A peleja do “PT Malvado” contra o “Pobre Tucano”

A peleja do “PT Malvado” contra o “Pobre Tucano”

 

Em tempo: URGENTE (atualizado às 18H30 de sábado, véspera da eleição)

Saíram agora há pouco, no final da tarde deste sábado, as novas e últimas pesquisas presidenciais.

Ibope: Dilma 53 X Aécio 47

Datafolha: Dilma 52 X Aécio 48

Este domingo promete fortes emoções até o final.

Acompanhe tudo na cobertura da Record News (canal 78 da NET), onde estarei, ao lado de Heródoto Barbeiro e Nirlando Beirão, a partir das 17 horas.

***

Em tempo (atualizado ao meio dia de sábado, véspera da eleição):

acabei de ler tudo o que os outros escreveram hoje e decidi não escrever nada por não ter encontrado nenhum fato novo importante que o justifique, além dos factóides de sempre.

Faltam menos de 24 horas. Boa sorte amanhã para nós todos e viva a democracia brasileira.

Ricardo Kotscho

***

Em busca de uma razão para explicar a nova onda vermelha de Dilma e o derretimento de Aécio, na antevéspera da eleição presidencial, a velha imprensa familiar criou uma narrativa comum que, de tão fantástica, lembra a literatura de cordel: “A Peleja do PT Malvado contra o Pobre Tucano”.

Dava até pena de ver experimentados profissionais se contorcendo nas cadeiras dos telejornais noturnos, visivelmente contrariados, diante das novas pesquisas divulgadas no final da tarde desta quinta-feira, que apontavam a reeleição de Dilma no domingo, por uma diferença entre 6 e 8 pontos dos votos válidos. Ver análise sobre os números do Datafolha e do Ibope neste link:

O chororô do pensamento único vinha acontecendo já há alguns dias, desde que o Datafolha e o Vox Populi mostraram Dilma na frente de Aécio, no início da semana, pela primeira vez no segundo turno, e foi chegando próximo à histeria, diante da confirmação da inversão das curvas nas novas pesquisas, abrindo a boca do jacaré.

Tudo era culpa do “PT Malvado”: baixo nível, jogo sujo, má-fé, mentiras, leviandades, agressividade, terrorismo, desconstrução. Ou seja, acusa-se o adversário pelas dificuldades enfrentadas por Aécio na reta final da campanha, depois de entrar com a bola toda no segundo turno. Engraçado que falam de baixaria e violência contra o candidato deles como se não tivessem passado os últimos 12 anos batendo sem dó nem piedade em Lula, na Dilma e no PT, com ou sem razão. E como se o tucano não tivesse usado as mesmas armas.

Se procurassem as razões da derrocada na própria campanha tucana, os “istas” e “ólogos” de plantão poderiam descobrir que as entrevistas desastradas de Fernando Henrique Cardoso sobre os eleitores do PT e de Armínio Fraga sobre bancos públicos foram mais danosas para Aécio do que todas as propagandas negativas do PT focadas no nepotismo e no patrimonialismo, tão coisas nossas.

Em política, como sabemos, o papel de vítima indefesa diante do adversário malvado não funciona. O coitadismo nunca deu certo, o povo não aceita. Marina Silva que o diga. Lula e o PT só passaram a ganhar eleições quando perceberam que isso não dá voto.

Por acreditar demais na mídia amiga, Aécio parece ter levado um susto ao ver a ave de bico grande indo para o brejo, quando já posava de presidente eleito, e não se conformava de ter sido chamado de “filhinho de papai” pelo ex-presidente Lula: “Ver um ex-presidente sendo protagonista dessa campanha sórdida, e a meu ver criminosa, é lamentável”, queixou-se.

Após visita a d. Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, Aécio ainda pediu aos seus eleitores que saiam no sábado vestidos com as cores da bandeira brasileira, sem se dar conta de que o mesmo apelo já tinha sido feito por Fernando Collor, pouco antes de ser afastado da Presidência da República, em 1992, acusado de corrupção.

“Nos aguardem. Domingo falarei com vocês como presidente eleito”, anunciou o candidato tucano, após incorporar um Collor básico, que não combina com ele. Algum assessor deveria lembrá-lo que naquele episódio, em vez de verde-amarelo, o povo se vestiu foi de preto para protestar contra o então presidente.

Desta vez, a cor predominante nestas últimas horas de campanha eleitoral, fora de São Paulo, claro, é o vermelho. Por aqui também já bateu o desespero nos tucanos pouco antes da divulgação das pesquisas, como relata Nilson Hernandes, de O Globo, sobre o confronto entre tucanos e petistas diante do Teatro Municipal, no centro da cidade, envolvendo 500 apoiadores de Aécio:

“Ao se depararem com cerca de 50 petistas que faziam campanha para a presidente Dilma Rousseff, com bandeiras e distribuição de material de campanha, um dos cabos eleitorais de Aécio atirou uma bandeira em direção a um correligionário de Dilma. O militante petista, então, revidou contra o ônibus no qual os apoiadores do PSDB estavam embarcados. Nesse momento, cerca de dez militantes tucanos desceram e começaram a dar socos e pontapés contra os petistas, que também desferiram agressões contra os adversários”.

Era previsível e até estava demorando: todo o clima de ódio e agressões do Fla-Flu eleitoral alimentado por pitbulls nas redes sociais e também por blogueiros da grande imprensa acabou chegando às ruas, em cenas que lembraram os recentes confrontos entre torcidas organizadas do futebol.

Uma nota pitoresca em meio à batalha final entre tucanos e petistas foi registrada pela revista britânica “The Economist”, que apoia abertamente Aécio Neves, em despacho do seu correspondente Jan Piotrowski, sobre a manifestação tucana da véspera, que reuniu 10 mil pessoas no largo da Batata, em São Paulo.

Encantado com o que viu, o jornalista chamou o ato pró-Aécio de “Revolução da Cashmere”, uma referência à lã macia usada em roupas caras. “Foi um espetáculo talvez sem precedentes na história das eleições e não apenas do Brasil. Vestidos com camisas com iniciais bordadas e bem passadas empunhavam bandeiras de Aécio. Socialites bem-vestidas protegidas por pashminas para se proteger do frio fora de época entoavam frases anti-PT. As únicas coisas que faltaram foram taças de champanhe e o próprio sr. Neves, que fazia campanha em Minas”, escreveu o correspondente.

Agora, meus caros leitores, como diria o professor Heródoto Barbeiro em bom latim, “alea jacta est!”. A sorte já está lançada, o jogo está jogado. Só faltam dois programas de televisão, na hora do almoço e à noite, e depois o debate na TV Globo. A campanha está acabando. Faltam menos de 48 horas para a abertura das urnas.

Bolão do Balaio

Continuem participando do “Bolão do Balaio”, que está bombando por aqui desde ontem.

É bem simples: basta entrar na área de comentários e mandar seu palpite sobre o resultado final (votos válidos) que o TSE vai anunciar neste domingo, a partir das 20h.

A partir das 17h, estarei ao lado de Heródoto Barbeiro e Nirlando Beirão aqui no R7 e na Record News acompanhando a marcha das apurações do segundo turno. Não percam.

Bons votos para todos.

153 thoughts on “A peleja do “PT Malvado” contra o “Pobre Tucano”

  1. Meus palpites para o Bolão do Balaio são: Dilma = 53,7%, Aecio = 46,3% dos votos válidos Um grande abraço Mestre Kotscho, que a saude e alegria em familia o acompanhe, sob as bençaos dO Criador!

  2. Só pode ser uma piada.

    Falar que a campanha do tucano deu uma de vítima e que teve uma Revolução da Cashmere só pode ser uma piada. Primeiro imagine como seria bom se São Paulo tivesse 10 mil alto executivos que se dariam ao luxo de ir para as ruas protestar. O argumento é tão burro como aquele que diz que apenas os que tem bolsa-família votam da Dilma. Os dois candidatos tiveram milhões de votos em todos as classes sociais. Segundo, dizer que reação a uma campanha do ódio da Dilma é se fazer de vítima é para lá de bobo.

    No Brasil dos 12 anos de PT a dívida pública pulo para 2,3 trilhões e a externa para 330 bilhões de dolares. Nesse período, em juros foi pago ao andar de cima mais de dois trilhões. Os 40 miseráveis que o PT diz ter tirado da pobreza vive com menos de 500 reais por mês. Os Lulinhas pipocaram para todos os lados, esses são poucos comparados com os milhões que estão vivendo na pobreza, mas realmente deixaram de catar merda de animais para vivarem milionários.

    Acho que as urnas podem deixar muita gente muda a partir de domingo a noite. E depois ainda vão querer saber as razões.

    Gil

  3. Kotscho, Você viu a pesquisa Isto é/Sensus? Duvido que tenha visto. Não me diga que acredita mais no Datafolha e Ibope do que na Isto é/Sensus. E já viu hoje a revista Veja? Será que aquilo que o Youssef disse é tudo mentira? Será que o Lula e a Dilma não sabiam de nada do Petrolão? O tucano não pobre mas o PT é muito malvado mesmo, como o Brasil e seus cidadãos. No bolão agora, com as novas notícias, ofereço novo palpite: Aécio 70% x Dilma 30%.

    1. O que me espanta nos tucanos é o desespero. Usar a Veja detrito sólido de maré baixa, mostra que lama é com eles mesmo. O advogado do Youssef já desmentiu. Por outo lado, não falam absolutamente nada sobre a denuncia contra Alvaro Dias e outros do PSDB metidos nesse imbróglio. Alias, quem lé a Veja, bom sujeito não é ou é ruim da cabeça ou doente do pé….Por favor Kotscho. essa é minha opinião. Não modere.

  4. Prezado Kotscho: Se “a ave de bico grande indo para o brejo” não escolher direito onde pousar, pode perder sustentação e acabar mergulhando em parafuso até cair no brejo que está virando o sistema Cantareira. Renovo meu palpite dado no post anterior “Diga-me quem te apoia e te direi quem és”, de 56 a 44, dando vantagem para Dilma nesse segundo turno das eleições de 2014.

  5. Não estou tão pessimista em relação ao 2o mandato de Dilma. Por algumas razões…

    1) A grande Imprensa familiar entrará neste novo mandato do PT inteiramente esgarçada e com a credibilidade ainda mais baixa… Continuará vertendo o seu veneno, que é a única coisa que sabe fazer, mas este veneno está cada vez menos eficaz…

    2) Se é verdade que a grande Imprensa entrará ainda mais enfrquecida, o que dizer da Oposição? E do PSDB? Kotscho… eles não tem NOMES… Aécio era um desastre anunciado (como alguém pego numa blitz embriagado, negando-se a soprar o bafômetro poderia sair candidato à Presidente da República? É surreal…) e, ainda assim, foi pra disputa…

    3) Segundo mandato (como o próprio Lula nos mostrou…) tem menos pressão emocional que o primeiro. Tá certo que os inimigos da Pátria de sempre já levantarão os olhos para 2018 com verdadeiro pavor de que Lula volte… O que é uma real possibilidade dependendo do terrorismo jornalístico que aconteça.

    4) E por fim, mas isso é um autêntico “wishful thinking” se Dilma vence com uma diferença, digamos, de DEZ pontos, a tese do País dividido pode cair por terra. Na verdade, minha opinião, temos um problema sério apenas em São Paulo. O fascismo que se respira aqui não deve ser nada diferente do que se respirava na Itália de Mussolini e na Alemanha de Hitler.

    Um abraço a todos, que tenham uma boa eleição e que vença o melhor (para o Brasil).

    1. Quem está atolado na lama, J.Leite, é o povo paulista e o seu volume morto. Se a Sabesp e Alckmin ficarem insistindo nessa irresponsabilidade de utilizar toda a 2a. cota do volume morto sem racionamento, só restará o lodo. E aí eu quero ver: não haverá hospital e postos de saúde que darão conta dos males que a população irá sofrer. A elite paulista, certamente, nada irá sofrer pois já deve ter providenciado um estoque considerável de água Perrier.

  6. Eu sempre falei que nas pesquisa que ia sair na quinta feria a Dilma, já estava bem na frente porque ela sempre teve na frente.Aqui fizeram um bandeiraço pro Aecio, tinha meia duzia de médico e empresario, que para tirar as fotos foi obrigado o fotográfo pede para juntaram para pode sair na foto emquanto o pt enterditaram as ruas

  7. Incrível esse final de campanha, cutucaram a militância com rancor e ignorância pura e conseguiram fazer ressurgir o “bicho político” nas ruas e, como rastilho de pólvora, incendeiam-se corações e mentes como há muito não se via e lógico, com toda essa adrenalina no ar, só podia o velho Mestre de tantas batalhas, como desembarcado do tempo das caravanas da cidadania, fazer-se presente revigorado e atento repórter em nova “Vaca Brava”, agora eleitoral, para desencavar desse macunaímico e antropofágico país de Bispo Sardinha e do velho Chacrinha, o frescor glauberiano e dissecar o invertido, “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, em magistral texto, do genial Mestre balaieiro, em que escancara os fatos explicando a razão, com precisão, ironia, humor, sarcasmo dos bons, verdade e tempero, sem perder jamais a ternura e a tolerância que o diferencia e o distingue. Voltei no tempo, o Brasil vive e tem futuro no ano da graça de 2014, graças a essa gente espetacular e tão incompreendida por essa rancorosa e preconceituosa elite hereditária do atraso, o generoso e misturado povo brasileiro. PS: Que marcha das apurações vai ser essa? Só se for para governador nos estados, pois para presidente saberemos apenas após as 20hs, através do presidente do TSE, em primeira mão ao país e a 144 milhões de eleitores, o resultado final informando que foi eleita(o) presidenta(e) do Brasil com x% dos votos válidos… Como já comentado, isso não vai dar certo, deveriam adiar o inicio da apuração/totalização para as 20hs, permitindo ao Brasil acompanha-la, minimizando possíveis desconfianças e conflitos.

  8. Bom dia,mestre Ricardo.Você que é do ramo,deve imaginar que Aécio,furioso e suando em bicas,virá para o debate logo mais na Globo,.com a faca nos dentes,e com a revista Veja dentro de uma pasta,quiçá debaixo do braço.Com aquele olhar do serial killer de Goiania,vai soltar:Candidata,a revista Veja,informa que “você” e o ex presidente Lula sabiam do “mar de lama” da Petrobrás,o que tem a dizer sobre isto.Dilma com a cara marota,de quem não quer nada,abre uma “pasta rosa” e começa a responder:Bem candidato,não fui eu que comecei,mas eu tenho aqui um artigo do jornal Estado de São Paulo de fevereiro de 2009,assinado pelo jornalista Mauro Chaves,com o título “Pó Para,Governador”.Tenho também,notas de vários jornais brasileiros dando conta que o senhor,parado em uma blitz da Lei Seca,se recusou a fazer o teste do bafômetro.Argumentou que a carteira estava vencida,outros dizem estar embriagado.O jornalista esportivo Juca Kfouri,publicou em seu blog em 2011,que o senhor em uma festa no Copacabana Palace,agridiu com um tapa no rosto sua namorada.Tenho aqui também,uma copia de uma Carteira da Policia Civil do Estado de Minas Gerais,datada de 19 de abril de 1983,que o senhor apresentou como comprovante de Identidade, ao Conselho Regional de Economia de MG,com vistas ao seu registro na categoria.Não tenho informações que o senhor candidato,pertenceu aos quadros da briosa Policia Civil do Estado de Minas.Por fim candidato,tenho uma copia de uma entrevista que senhor,então com 19 anos de idade,em intercambio nos EEUU,fez comentários poucos republicanos sobre as mulheres brasileiras,ao que parece o senhor demonstra não muito apreço por elas,terminando por dizer,que nunca tinha feito sua cama.E aí candidato,que me dizes.Num movimento rápido e brusco,Aécio salta a bancada que dividia os dois candidatos,e parte para agredir a Presidenta.No domingo,Aécio perde a eleição,e retira para o seu palácio Versalhes em Cláudio,não antes de pedir ao “titio”que abra a porteira do aeroporto da fazenda.

    1. …Dermeval meu irmão, quanto tú tá cobrando de mensalidade pra gente ser teu amigo ??? Pode falar !!! Tú é muito mal, muito mal. Já vi muitos nêgos maus nesta vida, mas tú os superou de longe. Tú vai acabar indo pro céu, pois num há capeta que te queira junto deles. Rapaiz, rapaiz…este teu comentário vai mandar, daqui até a hora do debate, muitos tucanos para os prontos socorros. Ô Ricardo !!! Este comentário do “meu amigo” Dermeval, tem que chegar à DILMA ainda hoje…faz alguma coisa aí Véim ! Eu terminaria assim Dermeval: Candidato Aécio, já que voce dá tanto valor ao que escrevem na imprensa, para o senhor e para quem nos escuta, estas coisas que citei devem então ser verdades ??? Ela tem que usar este seu argumento independente dele tocar ou não, na reportagem da Veja, basta citar algo que viu na imprensa. FANTÁSTICO !!!

    2. Demerval tenho que tirar o chapéu para você, mandou bem demais. É por isto que não voto no Aécio jamais. Respeito quem está se enganando com ele, mas de bom ele não tem nada.

  9. Querem um Brasil melhor humano para todos vote no Aécio ,este sim tem propostas e vai melhorar o Brasil se Dilma ganhar vai afundar sofrer até morrer.

  10. Finalmente, meu caro Ricardo, deu-se a disputa empolgante que vc há tempos pedia? Os programas de TV da Dilma melhoraram… nosso povo voltou às ruas…

    Meu palpite é Dilma 60 x 40 Aecínico. Meu desejo: 100 x “zero”. Tudo de rombo, como a gente diz por aqui!!!!!!

    Um abraço

    1. Aécínico? Ok, e o que dizer de um ex-presidente que afirmava que não sabia de nada sobre o mensalão? E de uma presidenta afirmando que um ex-diretor que desviou aquela nota preta da Petrobras teria prestado “relevantes serviços” à companhia? E daquele ex-ministro que multiplicou por dez seu patrimônio pessoal enquanto esteve no governo e teve o desplante de afirmar que conseguiu isso com suas atividades na iniciativa privada? E daquele ex-ministro da Casa Civil, que foi inclusive chamado de “chefe de quadrilha” por representante do Supremo Tribunal Federal, e ao ser condenado à prisão teve a cara de pau de afirmar que sua condenação havia sido um “golpe político”?
      Depois é a Veja que mente. Façam-me o favor!!!

    2. Sr. Plinio, e o que dizer do silêncio do governo PSDB em relação ao escândalo do trensalão e Metrô-SP? Uma corrupção que ocorre há 20 anos e eles dizem que não sabem de nada. É mole…

  11. Muito bem escrito, hoje no último dia da propaganda eleitoral me deparo com a veja que tenta por todos os meios mudar a opinião pública com relação as eleições de domingo para presidente, não sou leitor da veja, mais li que o habitual é ela sair de sábado para domingo, e no entanto já saiu hoje nos meios de comunicação para confundir o eleitor e menos avisado, está na cara que se trata de uma postura mesquinha e que deveria ser severamente combatida e punida por esse ato, fico pensando como chegamos a esse ponto, você joga no ventilador para ver o que vai dá.
    Kotscho estarei com você estarei no domingo o acompanhando na record, e espero que o povo possa mais uma vez decidir sem agressão e sem transgressão o seu voto a favor de quem realmente fez alguma coisa por esse pais

  12. Malvadeza seria um retorno de tucanos ao poder central em Brasília, onde seria jogado por terra, todos os avanços conquistados nos últimos 12 anos, onde a desigualdade social se reduziu visivelmente no Brasil. Se cada eleitor analisar como era sua vida 12 anos atrás com a vida que leva hoje, fatalmente irá perceber a diferença. O crescimento individual é fruto de uma política implementada para a coletividade. Simples assim.

  13. …Onda ???Que onda rapaiz ??? O que esta vindo aí é um tsunami. Pelo menos é o que estou sentindo em minhas andanças pelas periferias ! È bom as autoridades de saúde irem se preparando, colocando o SAMU em alerta com um bom estoque de “sossega leão”, e camisas de forças, o Corpo de Bombeiros com suas equipes especializadas em conter suicidas, o pessoal do Mais Médicos, especialmente os cubanos, pois a nóia deles é irem embora do Brasil, e, ao serem atendidos por um cara que fala em outra lingua, se acalmam pensando que já estão fora. A coisa vai ser séria no domingo após as apurações, já preveni minha família pra ninguém sair de casa, nimguém soltar foguetes, fechar bem portas e janelas…uma loucura pra doido nenhum se sentir com complexo de inferioridade AH Sim !!!.Alguém ligar para o padre Chiquinho para reunir as suas Veinhas Rezadeiras de Caruarú, e ficarem de plantão em ladainhas e benditos em defesa das almas tucanas angustiadas. Ouvi dizer que até o capeta vai fechar as portas do inferno.Outra coisa: é bom os parentes do Lobão, que ainda conseguem sentir alguma compaixão por ele, ao o despachar no aeroporto, pedir que o amarrem, pois pode sair atacando os outros passageiros, numa overdose de loucura.Aleleuuia ???

  14. Caríssimo Kotscho, em função das últimas pesquisas, que mostram uma onda “em progressão” à favor de Dilma em todas as classes sociais e em todas as Regiões do Brasil, reformulo meu palpite… Dilma 55 x 45.

  15. Independente do resultado das eleições, algo tem que ser feito em relação aos Institutos de Pesquisas. Ontem, DataFolha e Ibope deram vantagem à Dilma fora da margem de erro de 2% e hoje Sensus e Veritá deram o mesmo resultado mas com Aécio a frente. As diferenças são gritantes e só saberemos quem mente descaradamente depois da apuração das urnas. Em tempo, no 1º turno Sensus e Veritá se sairam melhor do que os seus pares mais “famosos”.

  16. Sabe o mais dura é a gente trabalhar, trabalhar e de repente vem uma revista desqualificada destas quere detonar tudo aquilo que a gente trabalhou, os caras não tem ética escrevem qualquer coisa na base do desespero, mas o eleitor ja esta vacinado contra estas revistinhas tipo veja e isto é, que a cada eleição estão se sucumbindo do planeta exatamente pela falta de credibilidade de seus jornaslistas e editora.

  17. A Istoé/Sensus foi a que mais se aproximou do resultado real do 1º turno,e agora divulgou a pesquisa mais sensata.Hoje o Aécio “frita” a Dilma no debate da globo,essa hora já deve ser um Deus nos acuda nos diretórios petistas,eu sabia que o Lula e a Dilma estavam metidos na petro-roubalheira,a Veja com o depoimento do Youssef veio só fechar a tampa do caixão petista.
    Bolão-Aécio 62% e PassaDilma 38% dos votos válidos.E de quebra Tarso Genro cai fora dos pampas,pra minha alegria Tchê!

  18. O PT vai pagar caro com o que fez com a Marina,o Sensus já mostrou Aécio lavando a Dilminha.Voltara a ser um PSTU da vida,mesmo se a Dilma ganhar,o que eu acho difícil,já se apequenou,Lula não conseguiu sequer levar seus postes pro 2º turno em SP,RJ,PR,e já perdeu no RS e AC.Nem o Suplicy que eu acho um cara bonachão se elegeu,levou uma “coça” do Serra.Vou votar no Aécio(voto de protesto) só pra ver a sujeira da Petrobrás emergir depois que o PT sair do governo,o PT no qual eu já votei morreu não existe mais e que fez eu enfiar meu FGTS numa empresa que eles afanaram e hoje eu estou perdendo meu dinheiro a duras penas conquistado.Agora só falta a Dilma pra limpeza ser completa,afinal tudo que é contra o PT eles consideram golpe,domingo darei meu golpe no PT,apertarei 45 na urna,espero que seja o golpe de misericórdia.

  19. Esses tucanos arrebentaram com o Brasil, quando este Aécio neves “filhinho de papai”, fala que ele pegou o estado de minas quebrado ele deveria lembrar que pegou das mãos de um tucano e o pior, ele entregou o estado quebrado para seu sucessor Anastásia e este esta entregando quebrado para Pimentel, o que este “filhinho de papai, este desrespeitador de mulher”, tem muito é lábia não é atoa que a globo o maquia todos os dias.

  20. Toda eleição a revista veja com a bala de prata, não muda. Isso é muito ruim para a democracia e para a imprensa em virtude da generalização que se faz. Não entendo a dificuldade que se tem em reconhecer os avanços na qualidade de vida das pessoas com DILMA e LULA. Mas isso da veja com certeza em nada muda a maturidade do eleitor. Podem escrever: DILMA 56 x 44 aecio.

  21. Rkotscho ótimo em sua análise como sempre o foi, parabéns. Na verdade com o passar da campanha as pessoas começaram a enxergar o verdadeiro Aécio, e daí quando se percebe isto não tem como votar nele. Embora a grande mídia tenha tentado de todo o jeito, percebe-se que o povo Brasileiro não é bobo e não aceita mais ser manipulado.

  22. Na verdade o Aécio não conseguiu enganar a todos ao mesmo tempo o tempo inteiro. Sou mineiro com muito orgulho e por conhece-lo bem, nós rejeitamos este cidadão de vez.

  23. 51 X 49 pró Dilma pra testar os corações brasileiros e para que o PT saiba que precisa fazer ainda mais melhorias e as reformas necessárias no Brasil, bem como enfrentar de uma vez por todas os lixos midiáticos ( Veja, Estadão, TV Globo, Band, SBT ) que tanto mal tem causado ao Brasil e principalmente à SP por esconder, omitir, mentir e deturpar as sacanagens ocorridas nos governos tucanos por aqui.

  24. Uma “revista” que é divulgada sempre aos domingos, essa semana estranhamente é divulgada numa sexta, véspera de eleições. Um partido que articula isso, que pivota toda essa situação, fará o que no poder, gente?! Minha opinião: deram um tiro no próprio pé, hj a noite a Dilma vai dilacerar o Aécio mais do que nunca no debate. Parece que sim, mas o povo não é mais bobo, Veja!! Vamos Dilma!!! Coração valente!!!

  25. eh, mas de coitado os tucanos nao tem nada, eles tbem falam mentiras batem e tbem sao corruptos, acho que athe mais que o pt, pque na epoca do governo deles,esconderam muitas coisas, enterraram varias cpis,eh so pesquisar a nivel estadual em sp, qtas cpis foram enterradas, e esse fhc ultrapassado,falando dos nordestinos, nao fale mal de um povo sr fhc que tem muito mais carater que vc, eh 13

  26. Tambem não concordo que Lula chame Aécio de “filhinho de papai”. Prefiro almofadinha. Quanto ao palpite pra domingo, anotem aí mais uma profecia infalível do Victor Hugo: Dilma vence em SÃO PAULO. Repito: Dilma vence Aécio em SÃO PAULO !!! E o placar de domingo será: Dilma Coração Valente: 72% . Aécio/Marina/viúva e filhos/W Bonner/Ricardo Boechat/B Casoy/Silas Malafaia/Gilmar Dantas/Joaquim Barbosa, ETC…: 28%. ./// Viva o Brasil !!!! Viva o povo Brasileiro !!! Viva o Enio, Everaldo, Pardalzinho, Dias, Mr Chance, Mariah, Marita Cavalcanti, Helena Sto André, Nona Fernandes, Hildemar, etc…

  27. E o Diretor da Sabesp, sr. Paulo Massato está dizendo que é melhor os paulistanos deixarem a cidade de SP pois ficarão sem água. Jesus! o que os tucanos fizeram com SP…. Será o caos… todos fugindo para algum lugar atrás de água. Olha, eu acho que é tanto ódio que os paulistas estão destilando nessas eleições, que a natureza está se vingando e deixando-os sem água. E o sr. Alckmin, pelo visto, não irá fazer nada pra amenizar o problema. Só vai ficar naquela conversa mole que não convence mais ninguém. A Dona Dilma Pena, presidente da Sabesp, já disse que foram “ordens superiores” que a proibiu de dar ciência da verdadeira situação do Cantareira à população. E esses tucaninhos se preocupando em bater nos petistas…..Aff!….

  28. Bateu o desespero no minerim e na tucanagem, vão ter que esperar mais um tempinho, fazendo essa campanha suja e difamatória não vão a lugar nenhum. DILMA ” malvada” 56% X Bicudo 44%.
    É DILMAAAAAAAAAAAA 13

  29. Querido Ricardo, adoro seus textos! Minha aposta é 57% para Dilma e 43% para o garotão do Leblon. Mas, obviamente queria que a vantagem fosse muito maior para nossa presidenta, o ideal seria uns 76% para ela e 24% para ele. Sou do RS e a situação do Tarso aqui está mais complicada, mas torço muito pela vitória dele. Uma boa votação a todos!

  30. Eu pensei que quem estava sendo a “coitada” era a candidata do governo, já que tanto ela quanto Lula acusaram Aécio de ser “violento” por chamar a candidata de Leviana, diante das mentiras ditas por ela em debate.
    Ao contrário do seu texto, o que se viu foi uma enorme manifestação no sentido de que o PSDB era malvado e o PT era o coitado, acusado sem motivo…
    No que tange às pesquisas, tanto Datafolha e Ibope erraram feio no 1o Turno, assim como vão errar neste 2 Turno.
    E vai ser um adeus da “imprensa amiga” do poder, que vive à base de anúncios do governo federal e suas empresas.
    Quanto à questão de socialites, citada em seu texto, o PT empata bem o jogo, com o empréstimo imoral dado à socialite Val Marchiori pelo BB.
    É o velho jogo do rico x pobres, do embate, sendo aqui colocado.
    Não trate os leitores com tamanha hipocrisia.

  31. uma carta de um português a seus amigos e amigas brasileiros:

    Aos meus amigos e às minhas amigas do Brasil.
    Não votarei nas eleições do próximo domingo, no Brasil, como é óbvio. Compete ao povo brasileiro escolher. Mas sinto-me suficientemente próximo do Brasil – quase um manezinho – para poder ter e dar opinião.
    Acompanhei nos últimos anos o enorme esforço realizado pelo Brasil para promover os direitos da criança. Programas sociais como o Bolsa-Família, ações de promoção da qualidade educativa na primeira infância como os programas Pro-infantil, Educação Infantil em Tempo Integral e apoio à constituição dos Centros Municipais de Educação Infantil, apoio à pesquisa e ao desenvolvimento da formação de educadores e professores nas novas e nas velhas universidades federais, orientação pública para a consideração dos bebés como destinatários primeiros das políticas de promoção de direitos, apoio a programas de intervenção junto de meninos e meninas de rua e a crianças vítimas de maus-tratos e de violência sexual, constituem, entre outros, programas e ações que pude observar e, em alguns casos, apoiar ativamente. Sobretudo, pude sentir como as políticas públicas brasileiras para a infância são participadas ativamente por professores, pesquisadores e outros agentes públicos no quadro do diálogo, por vezes tenso mas sempre presente, entre os ministérios e estruturas como o Movimento Interfóruns da Educação Infantil e o Fórum Nacional da Educação, entre outros.
    A política de infância no Brasil apresenta indicadores recorde na recuperação das taxas de frequência das creches e escolas infantis e na assistência à infância, de acordo com os relatórios mais recente da OCDE e da UNICEF.
    Sei que há muito por fazer, ainda, mas o Brasil é sempre uma referência nas minhas aulas sobre políticas públicas para a infância.
    O povo brasileiro não deixará fazer recuar os avanços tidos. A ameaça é a confluência com as políticas mainstream nos países mais avançados do capitalismo financeiro: entrega a uma lógica privatística dos serviços da infância, prossecução de uma política securitária, com regresso aos castigos corporais e à antecipação da idade de imputabilidade infantil, introdução de uma conceção ultra-competitiva nas escolas, a pretexto da orientação meritocrática da educação, indutora de mais desigualdades e do abandono dos mais frágeis.
    Mas o que se passar domingo, no Brasil, não será indiferente também por aqui. Gostei de ver Dilma bater o pé a Ângela Merkel acerca do sentido das políticas austeritativas na Europa e ainda ressoam as palavras de Lula contra a devastação que sempre causa o FMI onde intervém. Gostaria muito pouco de ver os aliados naturais dos “senhores do mundo” a desfazer o papel progressista que o Brasil tem tido na política internacional.
    Domingo, não votarei, mas envio daqui, com um cheirinho a alecrim, um pouco da minha energia para apoiar o indicador direito de tantos brasileiros e tantas brasileiras que digitarão o 13 nas urnas eletrónicas.
    Um abraço amigo,
    Manuel Sarmento

    1. Caro Joel Ferreira
      Manuel Sarmento, além de ser um professor universitário português de prestígio internacional, especialista em temas relacionados com a infância, conhece bem o Brasil e as suas políticas públicas nessa área, país onde vai frequentemente convidado pelas mais prestigiadas universidades brasileiras.
      tal como ele, eu como portuguesa que viveu em São Paulo por quase 10 anos, também apelo a todos os amigos que digitem 13, no próximo domingo.
      só quem está passando por uma crise que, para além de degradar todo o bem público, empobrece a população e sequestra a vida de várias gerações, entende que os políticos neo-liberais, austeritários e, comummente, demagogos, não são alternativa a projectos de democracia consolidada e criadores de sinergias que facilitem a prossecução de políticas públicas sustentadas e sustentáveis.
      cumprimentos,
      Ana Paula Barros

  32. Com todo respeito caro Kotscho, vejo que seu texto tem algumas imprecisões. Você escreveu:

    “Desta vez, a cor predominante nestas últimas horas de campanha eleitoral, fora de São Paulo, claro, é o vermelho.”

    Seu colega de trabalho Rodrigo Viana relatou o evento do PT no teatro Tuca e me parece que a onda vermelha também andou tocando em SP. http://goo.gl/ztVLxW

    Gosto do seu blog, mas acho que ele foi muito mal nessas eleições. E o foi porque não conseguiu ver no horizonte o que estava por vir durante a campanha. Óbvio, tivemos uma eleição com muitas surpresas, mas o blog comenteu muitos erros. Tanto que você abriu um post somente para se defender. Vejamos seus últimos posts:

    “Se depender do programa de TV, vai dar Aécio”. Ora, você ignora que a popularidade de Dilma voltou a crescer justamente por causa do programa de TV. E a desconstrução de Marina? Foi mágica?

    “Eleições 2014 vão deixar um país dividido”. Uma análise feita por José Roberto de Toledo diz que as últimas pesquisas apontam para um movimento inverso. (http://t.co/IhSmn8eY0H). Entendo que você não poderia adivinhar, mas a imagem que ilustra o seu post mostra uma divisão equivocada dos votos, pois ignora que Dilma venceu no Rio, RS e Minas.

    Por fim esse erro foi o mais nonsense. Você menospreza os acordos de Aécio: “Nanicos apoiam Aécio. Qual é a surpresa? Que diferença faz?”. No post seguinte você entra em contradição, diz que a “Eleição agora está mais para Aécio do que para Dilma”, e enumera, entre outros motivos, o fato de Aécio ter fechado acordo com vários partidos…nanicos. Ou seja, fez diferença, correto?!

    Acredito que o blog fez análises açodadas sobre o contexto político. Escrever no calor da emoção sem tentar entender as consequências dos fatos foi um dos grandes erros, talvez por isso você tenha recebido tantas criticas. Agora que Dilma está na frente das pesquisas você diz “Dilma volta a ser favorita em nova virada”. Pense bem: se os leitores só lessem o seu blog, conseguiriam entender o porquê de Dilma ter virado favorita? Suas análises indicavam vitoria de Aécio.

  33. Oi gente! Que bom que o bolão está bombando, serviu para descontraí um pouco desta tensão pre eleitoral. Acho que o tiro da veja saiu pela culatra. Até a vitória companheiros .Viva a Dilma , Viva o Lula , Viva o Brasil.Oi nóis aqui travéis, é nóis.

  34. Marta/AGU/DF
    Nunca gostei tanto de ler uma coluna como a do espetacular jornalista Ricardo Kotscho…jornalismo de fibra…jornalismo verdade…jornalismo de identificação com o leitor.
    amo a coluna…divido com amigos…com parentes…com meus filhos…
    finalmente temos uma coluna diversificada…de conteúdo que nos leva a ler e ler cada vez mais…que nos leva a saborear o que há muito já não existia…
    Parabéns senhor jornalista de verdade Ricardo…pelas maravilhosas e sérias reportagens neste site…é de jornalistas assim que o Brasil precisa…não daqueles que atrás de uma bancada querem dominar o Brasil (e o mundo) se sentindo Globais e perdendo cada vez mais seu espaço e sua audiência…
    grande abraço, minha família e amigos agora só lê….Kotscho!

  35. Com mais uma das tantas tentativas da imprensa se dá o direito de direcionar o voto do eleitor para o candidato dela, Dilma aumentará chances de vitória, pois a truculência já foi posta de lado inclusive nesta campanha eleitoral. Se torna desagradável o outro candidato falar de censura enquanto que até os mais desavisados sabem quem é o verdadeiro e truculento censor. O que a folha de sp fez escondendo a informação sobre o gravíssimo problema de água é objeto mais do que suficiente para ser chamada aos tribunais. Alckmin omitiu informações sobre o fornecimento de água para não perder votos. Repito: negou a gravidade sobre água, não foi sobre um jogo de futebol ou qualquer outra coisa dispensável para qualquer ser vivo: humanos, galinhas, plantas, cachorro, etc. Deputados estaduais e Alckmin devem ser chamados a sério e de maneira imperativa agirem como seres humanos e homens de verdade. Deputados estaduais porque não tomam providência em nada. São omissos e agem em seus interesses eleitorais escondendo da população a gravidade de um problema seríssimo. DILMA 61 o outro 39. A IMPRENSA PAULISTA TAMBÉM TEM SUA PARCELA SIGNIFICATIVA NESSA CAMPANHA DE MENTIRA DE ALCKMIN E NA ELEIÇÃO NACIONAL.

  36. Parabéns Kotscho, vc faz um bom trabalho e com seriedade. Neste tempo de eleição está difícil encontrar algo que preste na mídia parcial. Acho que deveríamos ter um impeachment da mídia.

  37. É sensacional o trabalho jornalístico do Ricardo Kotscho…até que enfim começamos a ler uma reportagem sem acha-la longa ou chata…lemos e cada vez queremos ler mais…
    parabéns R7.com por ter em seu site esse espetacular jornalista que prende impressionantemente o eleitor.
    Parabéns reportagem justa que mostra a reação dos Tucanos quando sentem que estão “derretendo”…
    Parabéns Ricardo …sua coluna já faz parte da minha vida, dos meus filhos, dos meus amigos…lemos, comentamos,,,repassamos.
    Graças a Deus temos o que ler…pior é ver jornalistas atrás de uma bancada, tentando dominar o público e o Brasil nas esferas Globais…perdendo (ainda bem) cada vez mais espaço e audiência…
    Abraços grande jornalista

  38. Não sou Mãe Diná, mas vai o resultado final – Votos Válidos:

    Dilma – 54,6% – 60.150 milhões de votos
    Aécio – 45,4% – 49.990 milhões de votos.

  39. Materia tendenciosa. Nao esta sendo diferente dos outros jornalistas q critica por defenderem aecio. Nao q o Aecio seja a soluçao assim cm a Dilma no o e´. Os dois deveriam perder. Estao impondo ao pais uma derrota q nos trara mais corrupçoes, enquanto existir materias tendenciosas para este ou aquele canditado. Deveriam implodir os partidos politicos q existem hj principalmente o PT e o PSDB e começar td de novo com pessoas novas c ideias novas e um combate serio a corrupçao. Juntando Dilma e Aecio o Collor de Melo é santo. E aqui no Rio juntando Crivela e Pezao o garotinho tb é um santo. Lamentavel estamos sendo obrigados a votar nestes caras e ainda aturar comentarios infelizes como o do senhor. E ainda tem o Lula o maior picareta q existe na politica. Nojo de vcs.

  40. O Aecio “ja chegou na fase” de “mania de perseguição”. Se a campanha da Dilma do PT, fala em Lei Maria da Penha, o Aecio do PSDB ja acha que estão falando “que ele agrediu a sua esposa, num famoso restaurante do Rio”; Se a campanha da Dilma fala em combate a corrupção, o Aecio já acha que estão falando “do Aeroporto que ele construiu com o dinheiro do estado de Minas Gerais, nas terras do tio dele”, ou que estão falando da “justiça” de Minas Gerais, que sexta-feira passada disse que o Aecio “fraudou” as contas do governo de Minas, para apresentar um balanço positivo e favoravel à sua administração; Se a campanha da Dilma fala de Lei Seca, o Aecio acha que estão falando da “carteirada” que ele deu numa “blitz no Rio, quando se recusou a fazer o teste do bafometro”; e se a campanha da Dilma fala de “liberdade de expressão”, o Aecio acha que estão falando “de quando ele pediu a cabeça de jornalistas que o criticavam”. E as “alucinações” do candidato Aecio “não param”, imagine que depois que ele “usou no segundo turno inteiro as pesquisas do IBOPE e do DATAFOLHA, para se mostrar à frente da Dilma, agora ele quer desqualifica-las, e mostrando no seu programa eleitoral uma pesquisa de um instituto desconhecido por muitos”, onde os numeros entre ele e a Dilma “milagrosamente se invertem”. -Mas Aecio, acalmai-te, pois acho que “a margem de erro das pesquisas do IBOPE e do DATAFOLHA”, agora é de 8%.

  41. Sr. Kotscho, sempre defendendo os PTralhas, acredito que o senhor tenha bastante cultura e inteligência para saber tudo de mal que esse partido e seus coligados vem fazendo de mal a todos nós, inclusive o senhor que também paga altos impostos que são revertidos em corrupção.

    O gran capo analfabeto dedeta faz e desfaz do nosso pais, comandando não só a presidANTA como demais políticos corruptos que o apoiam.

    Essa quadrilha tem que ter fim, senão será o fim do Brasil e do pobre povo brasileiro.

    1. Esse é nível do eleitor tucano: de cloaca. Um sujeito movido ao ódio, com o discurso moraista da UDN no bolso e indginação seletiva na atitude. Esse cara não diz nada sobre mais de R$ 1 bilhão desviados do Metrô e da CPTM e do estelionato eleitoral cometido por Alckmin na crise hídrica, desmascarado com a gravação da reunião da cúpula da Sabesp. Vai ter de engolir outra vitória do PT: é Dilma de novo com a força do povo!

  42. Pô literatura de cordel hien? Bem apropriado para os nossos dias em São Paulo atualmente. Que venha “morte e vida Severina” de João Cabral de Mello, do nordeste de ignorantes que o FHC disse que votaram na Dilma; ou “Grandes Sertões veredas ” de Guimarães Rosa, das Minas Gerais que coroou a Dilma nessa eleição, embora o Aecio prefira acreditar que “a mineira Dilma perdeu onde ambos nasceram,” pois pra ele se juntados os votos que ele e a Marina tiveram, são em numero maior do que os que a Dilma recebeu. Então, sejamos nós paulistas otimistas também, como o Aecio Neves, e acreditemos que a agua não vai acabar; bem como sejamos crentes como os personagens de Guimarães Rosa e de João Cabral de Mello Neto, para crermos que com mais 4 anos do Alckmin, São Paulo ainda será a terra dos sonhos de prosperidade.

  43. Gostaria de saber quais são as mudanças que Aecim está propondo para o Brasil? Há não ser a volta ao passado.Eu sou aposentada da CEF e senti na pele a era FHC.Voto na Dilma pesando num país mais justo.Espero que domingo consigamos depenar mais um tucano que se julga acima do bem e do mal.

  44. Acompanho eleição pra presidente a muito tempo. A Globo, Veja sempre tomou partido do PSDB. O povo acordou. Pode ser coitadinho ou qualquer outra coisa. Sou nordestino com muita honra. O nordeste já decidiu é Dilma. Juazeiro do NorteCeara..

  45. Hilário o relato do correspondente da The Economist.
    Retrata exatamente o perfil dos eleitores do tucano, pelo menos dos “fazedores de opinião”, minoria, o resto é gente desinformada, ou mal informada, ou ainda aos aspirantes a estarem “Vestidos com camisas com iniciais bordadas e bem passadas” e a “socialites bem-vestidas e protegidas por pashminas” evidentemente adquiridas na Oscar Freire ou nos boulevards de Miami.

  46. Acabei de observar o primeiro bloco do debate global.
    Aécio não soube usar a sua “bala de prata”: a denúncia do doleiro Youssef levando a corrupção diretamente ao Planalto, desde Lula até Dilma.
    O mineiro abriu o debate fazendo menção à denúncia da revista, sem saber aproveitar o potencial de destruição da matéria, mentirosa ou não, improvada ou não, no momento da tréplica.
    A “bala de prata” era a única munição suficientemente forte para desestabilizar Dilma, que não acusou o golpe e, como de outras vezes, simplesmente não passou recibo e deslocou a denúncia para o âmbito dos órgãos institucionalmente responsáveis pela apuração e imputação.
    No geral, o primeiro bloco resultou em um solene empate.
    O que para Dilma, supostamente em vantagem pelos indicadores dos institutos de pesquisa, pode ser considerado um vitória a esta altura das urnas.

  47. Segundo bloco do debate na Globo, novamente, não permitiu nenhuma vantagem significativa para Aécio, que se saiu melhor no caso do fator previdenciário, embora tenham sido os tucanos os responsáveis pelo arrocho das aposentadorias e pensões.
    Dilma, contudo, demonstra não dispor de coisa alguma para adicionar à mesmice tucana, exceto conservar o arrocho dos proventos da triste memória tucana; aliás, onde tucanos e petistas mais se assemelham é no âmbito das aposentadorias.
    O efeito líquido do debate é um empate, o que favorece Dilma, que foi para a Globo mesmo para empatar, dada a enorme desvantagem de entrar ao vivo com uma denúncia gravíssima colada na testa.

  48. Esse tal de Ricardo é um alieado do PT? Ou vai querer dizer que é jornalista imparcial?
    Se ele escrever na Folha, então está explicado! grana!!

  49. Dilma contra a baixaria

    Merecem risos de escárnio as acusações de que a disputa eleitoral ficou manchada pelo “jogo sujo” da campanha petista. É exatamente o contrário.

    Dilma Rousseff sofreu, desde muito antes do primeiro turno, um bombardeio de ataques inescrupulosos. As mentiras sobre a Copa do Mundo (não, não nos esquecemos) e o espetáculo das acusações infundadas foram apenas dois de muitos exemplos da malícia desses mesmos veículos e comentaristas que hoje posam de perplexos.

    Só Aécio Neves desfruta do apoio de uma revista de circulação nacional que espalha calúnias sobre seus adversários. Só ele tem a seu lado uma rede hegemônica de televisão que reverbera aqueles crimes eleitorais em horário nobre.

    O discurso do antipetismo compartilha diversos enunciados com os discursos fascistas tradicionais. Basta analisar o tratamento negativo dado ao PT e a sua militância nas redes sociais e compará-los com léxico semelhante nas manifestações contra judeus, negros, homossexuais, etc. Aécio repetiu esses jargões cotidianamente.

    A propaganda tucana, além de preconceituosa e autoritária, embute falsificações irresponsáveis. A mais grave delas é falar em “libertação” (“dessa gente”), como se o país vivesse um simulacro de ditadura; como se, aliás, não fosse Dilma a candidata que mais sofre com o partidarismo do Judiciário.

    Até onde lembro, foi a polícia de Geraldo Alckmin (PSDB) que espancou manifestantes no ano passado.

    Outra mentira muito cômoda é justamente a falácia da baixaria, que tenta associar a petista à sujeira dos seus adversários. Não há limites para o excremento verbal atirado em Dilma. Se ela reage, no entanto, vira terrorista.

    Assim transcorrerá a campanha até domingo. A militância petista precisa ter em mente que a baderna e a agressividade são favoráveis aos eleitores de Aécio Neves. No mínimo porque extravasa a ansiedade e talvez a frustração que eles sofrem no momento. No máximo porque ajuda a melar um jogo perdido.

    A grandeza simbólica de uma eventual vitória de Dilma Rousseff será proporcional à imbecilidade dos seus oponentes.

    http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

    1. Se o PT manipular as urnas? Vc está delirando. Só pode. Pelo artigo escrito pelo professor da UnB, Sr. Adriano Benayon, “Posso saber em quem votei?”, publicado no site http://www.redecastorphoto.blogspot.com.br, corremos sim o risco das urnas serem manipuladas mas pela direita. Todo mundo estranhou a alta votação do sr. Sartori no RS, contrariando a boca de urna feita no dia da eleição no 1o. turno bem como a alta votação de Aécio Neves. Aécio surpreendeu com uma votação acima de 30% quando todas as pesquisas estavam dando abaixo de 30%. Olívio Dutra no RS não conseguiu se eleger para o senado quando a boca de urna lhe dava vitória certa com 6% de diferença.Todos estranharam um congresso eleito mais conservador do que nas eleições passadas.E essa alegação do STF de que é inconstitucional a urna imprimir o nosso voto só engana os mais incautos, já que vários países já abandonaram as urnas que são utilizadas ainda no Brasil pois, ao que tudo indica, não nos dá nenhuma segurança de que os votos não são passíveis de manipulação. Eu não esqueci do caso Proconsult que aconteceu no RJ em 1982.

  50. …as pessoas íntegras e honestas, que por quaisquer motivos vão votar contra o PT, acham que fazem bem ao país, acham que fazem o melhor, votando nesta corja de marginais representada pelo Aécio??? Como ficarão as suas consciências???

    1. Everaldo, a ideia é trocar de corruptos, só isso. Em 12 anos o PT (Esquerda em geral) já roubou o que podia. É o que resta ao eleitor brasileiro. E por falar eu roubo, revista Veja, se o PT não rouba, não tem conta no exterior, como pagou o Duda Mendonça? Ele confessou o crime, pagou multa pela estripulia, só não foi preso graças ao ilustre advogado Kakai. Explica pra nós?

    2. …Dudúca, se é pra contar tempo de roubo, o PT ainda tem direito a 498 anos pela frente, e, pelo nível desta oposição sua, pelo nível dos candidatos que nos apresentam, vamos chegar lá. O PT tem a vantagem que: um corrupto petista é menos pernicioso ao nosso país do que dez tucanos honestos,. Há tucanos honestos ???. Esta foi um pouco difícil, pois o povo, por um breve tempo, esqueceu das maodades tucanas, mas na próxima, com o Picolé de Xuxú como candidato vai ser facim-facim. Inté 2018 viu Dundoca !!! Vai logo na farmácia assegurar o teu Rivotril.

  51. “O efeito líquido do debate ……. favorece Dilma, que foi para a Globo com uma denúncia gravíssima colada na testa (Netho – 24 de outubro de 2014 – 23:07)”. Netho: o que há de gravíssimo em mais esse factóide da revistinha semanal de fofocas ? Que gráu de gravidade voce atribuiria a denuncia da Folha de São Paulo sobre o Aeciporto do titio, se considera gravíssima essa fofoquinha infantil da Editora 1º de Abril ? Nethão, tá dando uma vontade danada de votar na nossa impecável presidente Dilma Rousseff, não tá ? Tá com inveja ? Então deixe de ser trouxa e digite 13, amanhã (cá entre nós, seus amiguinhos debilóides não precisam ficar sabendo de nada, captou ???!!!).

    1. Parece que não atinaram (ou atinaram e arriscaram assim mesmo…) que o problema de uma delação premiada é o mesmo de uma denúncia da Veja… A menos que o criminoso apresente provas robustas do que está delatando, sua credibilidade, porque está delatando em causa própria, é próxima de ZERO. Simples assim…

  52. A frase final de Aécio definiu não apenas o debate, mas a campanha: “Termino de pé”. Quem diz isso sabe que perdeu, não por nocaute, mas conseguiu, mesmo perdendo, terminar de pé. Ato falho tremendo do moço. Perdeu, Playboy…

    1. com a máquina governamental do seu lado vc queria o que???? pode tá na realidade 90% pro Aecio e 10% pra Dilma que ainda assim a Dilma ganhará…por que? ora, simples manipulacao das urnas eletronicas…o PT NUNCA vai deixar o poder porque ele criou um sistema de seguranca para nunca perder o poder…o que discutimos aqui nao faz sentido algum….as pessoas se enganam apenas…eu já sei o resultado com 100% de certeza…a ditadura do PT forever…infelizmente…

  53. Amigos do Balaio, só nesta manhã converti dois votos pra Aécio + dois votos nulos em “seis” votos pra Dilma. Everaldo, Dilma deveria ter respondido assim a pergunta sobre a capa da Veja no debate de ontem: candidato Aécio, o povo brasileiro conhece bem essa revista por seu histórico e passado vergonhosos, que me permitem afirmar em rede nacional de TV, sem pestanejar, tratar-se de publicação mentirosa, sem ética, sem moral e principalmente sem CREDIBILIDADE. Candidato Aécio, tenho aqui um exemplar da Folha de São Paulo de dd/mm/aa com a gravissima denuncia contra V Senhoria na página xy sobre o aeroporto construido por V Senhoria, com dinheiro público, nas terras de famíliares seus e gostaria de saber se sua opinião sobre o Jornal Folha de São Paulo coincide com a opinião que acabo de manifestar sobre a revista Veja. E após o silêncio ensurdecedor (da réplica) de Aécio: candidato Aécio, o povo brasileiro não merece ser governado por quem perde tempo com as asneiras da revista Veja enquanto um problema gravíssimo de desabastecimento hidrico atormenta o estado de São Paulo, há 20 anos governado por seu partido, o PSDB. //// Everaldo, é assim que se mata cinco coelhos (Aécio, Alckmim, PSDB, Veja e Folha) com uma raquetada só, em rede nacional !!! Bom voto, Balaieiros !!! /// Kotscho, acho que enviei, por engano, um texto incompleto. Se enviei, gentileza deletar.

  54. Não apenas uma questão de campanha do “coitado” por acaso é correto, e para ganhar a eleição vale qualquer coisa? colocar carros de som, subir em palanques e ligar para beneficiários do bolsa família e dizer que se o Aecio ganhar vão cancelar o Bolsa família? Que foi justamente o FHC que criou. Que vão cancelar o minha casa minha vida, e por aí vai a apelação… Isso vale? É por pessoas que agem assim que Vcs lutam? Vale tudo? Rouba mas faz? Mais que o Aecio é preciso mudar para que não se perpetuem na Petrobras e e outras empresas e órgãos. É de assustar como fazem mais do mesmo e pessoas defendem apenas com outros atores mais do mesmo “rouba mas faz” e “currais eleitorais”.

  55. Depois de ontem,que o Aécio passou o trator na Dilma no debate,sendo muito mais consistente,não gaguejando e deixando a presidenta perdidinha,ganhou os votos aqui de casa 4 no total,íamos anular,queríamos o Eduardo Campos e a Marina,mas agora vamos de Aécio,Dilma se mostrou incompetente e sua resposta pra tudo é pronatec,o Brasil tem 25 milhões de beneficiados pelo bolsa familia,o que é motivo de orgulho para o PT,mas que devia ser motivo de vergonha.Quantos sairam da pobreza e hoje não dependem mais do bolsa familia?Alguém tem esse número?Agora é só lágrima pros petistas,domingo a noite vcs podem ir chorar na cantareira,quem sabe não enche de vez pra ajudar São Paulo e a falta de agua,kkkk…

    1. Curly, que me perdoem os demais participantes, mas no Balaio só não podem faltar os comentários do Enio B Filho e as baboseiras de um impagável pândego. E nesse ultimo quesito voce está imbatível. Voce tem superado o Larry (Zé Eduardo) com um pé nas costas. (Eu mereço !!!)

    2. marcio da costa-Aécio não só passou o trator,mas fulminou Dilma,Presidenta gaguejando,atordoada pelas denúncias da Veja,não consegue formular uma pergunta clara quanto menos resposta,não respondeu o que pensava a respeito do José Dirceu,aliás por essa pergunta ela não esperava,o João Santana não preparou resposta pra essa.Faltou sensibilidade ao mandar uma economista desempregada de 55 anos e qualificada como disse a própria economista fazer pronatec pra se colocar no mercado de trabalho(é brincadeira),e outro cara que reclamava do aluguel caro ela manda ele se inscrever no minha casa,minha vida,como se o preço do aluguel não tivesse a ver com a inflação,Dilma foi só Dilma,ou seja um fiasco total.Aécio 60% e Dilma 40%.

  56. Olha, vi um vídeo imperdível no site http://www.ocafezinho.com fazendo uma sátira com o apoio da atriz Lindsay Lohan a Aécio. Esse video é feito por uma revista chamada TMZ norte-americana e já assisti alguns programas no canal pago Universal Chanel. É um programa que esculacha com os atores, atrizes, cantores ou qualquer celebridade que fazem alguma coisa que chama a atenção, mais pro lado engraçado. E não é que Aécio ficou famoso nos EUA por causa desse vídeo. Quem quiser acessar o link é esse: http://www.ocafezinho.com/2014/10/24/aecio-fica-famoso-nos-eua/

  57. Para perenizar-se no poder vendem a alma ao diabo, quem em tempos idos defendia a alternância no Poder. Anda tem muita gente grossa pra comer nessa panela. Ao Povo, as migalhas.

  58. Marita Cavalcanti, voce relatou sua angustia com a eleição de amanhã e sugiro que relaxe um pouco com as charges do Bessinha no “Conversaafiada”. A última, sobre os tiros no pé do PIG, está impagável. E justiça seja feita: nenhum blogueiro trabalhou tanto, com tanta competência, talento, criatividade e dedicação para a reeleição de Dilma Rousseff. Acho que PHA não aceitaria, mas Dilma, caso reeleita, começaria com o pé direito sua batalha pela “Ley de Medios” se oferecer-lhe o cargo de “Ministro de Caça do PIG”, pois bastaria seu talento, competência, criatividade e humor pra reduzir a pó o JN, Folha e Veja, com um pé nas costas. Boa tarde, Balaieiros.

  59. Amigos Balaieiros, amanhã por volta de 12:30, apos teclar 13, tocarei o rosto de nossa querida Presidente Dilma num beijo simbólico, antes de confirmar e reafirmar-lhe minha mais sincera admiração, carinho, gratidão e respeito, mas preocupou-me o desgaste que tanto Dilma quanto Lula tem sofrido nessa campanha. Assistindo ao ultimo programa eleitoral e recordando a recente luta de ambos contra a terrivel enfermidade, emocionou-me demasiado a forma com que Lula dilacerou as cordas vocais num discurso inflamado em favor do povo sofrido e injustiçado do Brasil e do mundo. Fiquei consternado e quero mandar-hes um recado: queridos e eternos Presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, saibam que não admitimos excessos e descuidos com a saúde de ambos. Já “fizestes” muito mais que o combinado para merecerem nossa gratidão eterna e não podemos prescindir de “vosso” exemplo, pois novas e desafiadoras batalhas virão, estamos apenas no começo de um longo e árduo caminho. Cuidem-se, queridos Presidentes. Desejo-lhes um ótimo, longo e merecido descanso. Contem conosco, sempre, pra lutarmos o bom combate e saibam que tem sido um privilegio contribuiur com “vossa” causa. “Que Deus “vos” abençoe !!! /// Balaieiros, chegou a grande noite que antecede o grande dia !!! Abraço e bom domingo a todos.

  60. Caríssimo Victor Hugo, o verdadeiro Papa deste balaio é você, amigo!!!
    Seu texto sempre revela generosidade e profunda consciência política… Coisas de quem, e só e somente só de quem, sente e se coloca no lugar do outro. Dá orgulho interagir com gente do bem, inteligente e politizada. Este balaio proporciona isso. Obrigado Ricardo. Obrigado V Hugo. Obrigado Lula e Dilma!

  61. Boa noite, meu amigo RK e a todos os comentaristas. Espero que os brasileiros saibam e votem conscientes. Analisem o passado de cada partido, lembrem-se de cada governo, quem fez o melhor. Em qual deles o povo se sentiu mais ”gente’. Até segunda feira minha gente…Que Deus ilumine a todos.

  62. Conforme a verdade estatística comprovada na série de eleições em segundo turno, Dilma está eleita e eles sabem disso, pois segundo as pesquisas dos institutos Ibope e Datafolha realizadas à véspera (no sábado) das eleições anteriores acertaram precisão suíça o resultado conforme pode ser visto na série obtida em comentário na internet: “Em 2002 – Ibope (Lula 62 x 38 Serra) + 0,72 para Lula, Datafolha (64 x 36)+ 2,72 para Lula, resultado (61,28 x 38,72) / 2006 – Ibope (Lula 59 x 41 Alckmin)-1,83 para Lula, Datafolha (61 x 39)+ 0,17 para Lula, resultado (60,83 x 39,17) / 2010 – Ibope (Dilma 56 x 44 Serra)- 0,05 para Dilma, Datafolha (55 x 45)- 1,05 para Dilma, resultado (56,05 x 43,95). Com exceção do Datafolha em 2002 com erro de 2,72, jamais houve margem de erro superior a 1,83, portanto Dilma está eleita.” E completo, caso não haja fraude na totalização das urnas, que deve ser acompanhada por todo o país e não apenas por algumas pessoas do TSE, que pretendem apenas anunciar o resultado e quem venceu ao país e seus 143 milhões de eleitores, assim que terminada a votação no Acre, já que seus votos não alteram o resultado final (teríamos já apurados 99,94% dos votos do país. Portanto olho nos gatos, e frieza quanto ao último programa do Aécio no JN de hoje, não mudará nada, a única coisa que tira a vitória de Dilma e do Brasil maioria é o golpe na totalização das urnas. PT pressão neles e forçar a totalização começar as 20hs para ser acompanhada por todo o país e confirmar as pesquisas conforme registro incontestável da matemática e da história. O golpe em pleno 2014, na 6ª economia mundial dessa vez não pode ser aceito.

  63. Uma última pergunta aos petistas antes da sua derrota eleitoral deste domingo: quem inventou o ódio e a ladroagem como métodos de política no Brasil?

    1. Certamente não foi o PT, que só chegou ao poder em 2003 com Lula, quando a corrupção ja havia sido institucionalizada pelo governo anterior e vou lembrá-lo apenas os casos mais escabrosos: compra de votos pra aprovar emenda da reeleição de FHC, bolsa familia pra banqueiro falido-PROER, mensalão tucano de Eduardo Azeredo, obras do TRT-SP do ministro Lalau, privatarias tucanas do Serra e Danial Dantas, escandalo BC/Salvatore Cacciola/Banco Marka, afundamento da plataforma P-36, Pasta Rosa, Caso Sivam, fraude nao painel de votação do congresso por ACM, etc… Edson, sr voce prefere ser bobo da corte no Balaio a ser rei no Blog do Reinaldo Azevedo, é sinal de que nem tudo está perdido. //// Hildemar, ser elogiado e chamado de amigo por quem admiro tanto não tem preço. Muito obrigado e tenham todos um bom domingo.

    2. Victor Hugo, concordo com essa lista de corrupção de antes do PT chegar ao poder. Mas ele não chegou ao poder justamente para combater “Tudo que ai está”? Fez o contrário, profissionalizou os métodos, aproveitando inclusive os antigos operadores. Como dizia minha avó: Nunca tinha visto tanto mel quando viu se lambuzou, e adorou.

    3. O PT pode nao ter inventado a corrupcao, mas aprimorou-a de forma inquestionável, como mestres de uma máquina de comprar e vender almas…Nem Hitler e sua turma chegaram a um nível tao alto. Este partido nefasto ajudou a retroceder o nível moral do povo brasileiro…se é que isso é ainda possível…espero que a partir de hoje, a história comece a ser refeita…do zero…

    4. Edison, esta foi a pergunta mais fácil que já me fizeram. Claro, está na cara a resposta; são aqueles da classe média-ALTA. Quem não quer que os pobres ascendam na sociedade. A classe média-ALTA, geralmente patrões acham que pobres tem que viver no limite entre mendicância e pobresa para explorá-los oferecendo trabalho com salários pífios. Isto ocasiona nos pobres, impossibilidade de poder comprar um bem como casa, rádio, tv, automóveis, boa alimentação, calçados de boa qualidade, enfim, obter o que o trabalho lhe poderia proporcionar com salário digno. Hoje mesmo, ouvindo uma rádio PIG, 99% delas são desta categoria, logo haver ter ido votar na reeleição da notável Presidenta Dilma ouvi um cientista politico, professor da PUC (Pontificia Universidade Católica) respondendo sobre o que ocasiona a violencia observada em SP. ontem quando houve confronto entre manifestantes PTistas e Tucanalhas. Ele falou com muita propriedade sobre a ascenção social dos pobres na sociedade, os por quês há este ódio todo contra os PTistas em todos os lugares dizendo que os poderosos acham que os pobres não tem direito a se informar, frequentar universidades, voar de avião, alimentarem-se melhor, enfim ser um cidadão que goze dos seus direitos plenos na sociedade. O que me deixou PASMO foi que, embora seja hoje proibido manifestar-se politicamente, o radialista disse que antes de convidar uma pessoa de notório saber, é antes averiguado o seu cabedal cultural para alocá-lo a dar entrevista e não esperavam que ele dissesse o que disse ao responder aos ouvintes que lhe enviaram mensagem pelo watsap contestando o que disse o professor. Mais engraçado ê que este locutor não citou o que disse aqueles que acharam que o professor foi feliz nos seus exclarecimentos, ficando a impressão de que quem o criticou são os que estão com a razão. É porisso que se faz necessário que se aplique a lei de medios porque se deixar como querem o povo JAMAIS será informado de forma honesta. Entendeu meu caro gafanhoto?

  64. Aécio Neves está usando a capa criminosa da Veja para angariar votos, portanto precisamos fazer o contraponto contra este ato insano que é usar uma revista condenada pela Justiça Eleitoral para manchar as eleições. Por isso é necessário que você leve este direito de resposta ao eleitor e faça isso de de todas as formas, seja repassando aos seus contatos, aos amigos, familiares e militantes, presencialmente, bem como distribuindo cópias nas ruas. Não podemos permitir que a bandidagem triunfe sobre a democracia, temos que fazer esse direito de resposta chegar a milhões de eleitores o quanto antes possível, antes que eles votem enganados pelo crime organizado disfarçado de jornalismo.

    Segue o link para a foto da Veja com o direito de resposta publicado na capa

    http://josecarloslima85.blogspot.com.br/

  65. Mestre balaieiro, o partido da mídia do Millenium prossegue hoje na campanha. Dilma faz pronunciamento ao votar e diz, para quem quiser conferir, que “a campanha teve momentos lamentáveis”, a líder da oposição midiática, a globo, mancheteia no site, “Dilma reconhece que campanha teve ‘momentos lamentáveis'”. É linda a cínica democrata mídia brasileira, né? Esperemos que Dilma, Lula e o PT, tenham aprendido de uma vez por todas, que com essa gente não se brinca de civilizado, são brucutus congênitos, disfarçados como bípedes e diplomas de formados, os piores gorilas da espécime golpista, no zoológico do rancor, do ódio, da mesquinhez e do atraso.

  66. “O PT pode nao ter inventado a corrupcao, mas aprimorou-a de forma inquestionável e blá blá blá blá blá blá…..(Joao Pedro Pietrobom – 26/10/14 – 12:21)”. “Pietrobobom”, o PT aprimorou-a tanto que agora a palavra corrupção virou sinônimo de geração de empregos, distribuição de renda, ascensão social, educação superior (Pró-Uni) para pobre, curso técnico (Pronatec) e habitação (Minha Casa Minha Vida) pra famílias carentes, etc… (Bobom sou eu que perco tempo com um traste destes).

  67. Triste pagina da imprensa. Direcionou as reportagens, condenou sem provas e, triste, está a promover luta de classes sociais, a classe rica tucano dissemina ódio ao PT. Crianças e idosos estão dirigindo palavras de baixo calão ao PT.

  68. Bem pessoal, o mal foi afastado e a culpa é do PIG. Quem mandou apoiar o Aécioporto? Quem mandou ficar fazendo esta marmelada, estes boatos e mentiras de corrupção na Petrobrás contra a notável Presidenta Dilma? As emissoras, os jornais, rádios, revista Inveja estadao, folha estiveram o tempo todo só enchendo o saco do povo. Esta foi a resposta das urnas e aonde foram parar o Vannelder e os MARRECOS? Vão fugir da raia agora? A pobresa venceuu a malandragem a mentira a conversa fiada. GRANDEEEEEE VITÓRIA, AGORA VAMOS EM FRENTE TIRAR O BRASIL DO BURACO DEFINITIVAMENTE, GRAÇAS A DEUS. Deus seja louvado. Devolvemos agora os palavrões, as ofensas que a ela foi dita durante a copa do mundo. Esta foi uma MARAVILHORA VITORIA NA PRORROGAÇÃO.

  69. um grande abraço para os Merval Pereira da vida a grande revista Veja e demais empresas que que se dizem imprensa, eu estou indignado com o nível de profissionais da nossa imprensa, gostaria de saber qual vai ser o candidato deles na próxima eleição, o a Brasil tem muito a evoluir ainda com pessoas que usam os meios de comunicação para influenciar as eleições.

  70. Boa noite meu amigo K e a todos os comentaristas. Dilma Presidente do Brasil!
    É como comentei dias atrás: Confio na sabedoria do povo brasileiro.
    Parabéns Dilma pela reeleição, seu oponente em nenhum momento demonstrou ser um cavalheiro, mas sim portador de atitudes muares, com um sorriso sarcástico e produzido. Ficou na sombra do avô que está no mundo do além e de um político que lá também está, vítima de um acidente aéreo, inclusive, estribado numa notícia irracional dada por uma revista, baseada num ‘’depoimento’’ de um delinquente, preso, a título de uma delação ‘’premiada’’ na tentativa de diminuição de pena referente à condenação sobre corrupção praticada com abuso de confiança à nação. Não foi um ‘’depoimento’’ de pessoa idônea, sobre o qual não apresentou provas e tampouco a justiça exigiu isso. Deixou claro que totalmente despreparado, não está à altura para conduzir o destino deste país continente, chamado Brasil e sucumbe com a sua arrogância, derrotado. Presidenta, o povo mostrou a confiança que tem na senhora, contando que governará com inteligência, sabedoria, diálogo e braço forte, inclusive, selecionando aqueles que a carcam, sempre preservando a democracia, combatendo com afinco a corrupção e a impunidade. Que Deus lhe abençoe sempre, dando muita saúde, sabedoria e disposição para bem governar nosso País, fazendo as reformas tão importantes e necessárias. A sabedoria do nosso povo, não permitiu retroagirmos aos idos tão trises, por isso a reelegemos. Os idosos aposentados, não são vagabundos como outrora foi chamado por outro governante irresponsavelmente. Toda sorte o mundo a este povo e País que tanto amo.

  71. Que ótimo que a Dilma ganhou. Agora o pete não vai ter desculpa para justificar o fracasso da política econômica medíocre de sua gerentona arrogante. E tem mais: o molusco e a sua cria anencéfala tanto tentaram que conseguiram rachar o país. Basta ver que os votos da oposição somados aos brancos e nulos são maiores que o da doutora presidanta. Agora somos nós contra vocês petistas. O “partido” conseguiu criar o Brasil do Norte e o Brasil do Sul. Rogo a Deus que a Dilma cumpra o seu mandato até o último dia pra olhar para trás e ver tudo o que destruiu. Mas acho que antes do primeiro ano ela será deposta junto com o seu vice quando eclodir toda a podridão da Petrobras.

    1. Sr. Luiz,
      só uma pergunta: em que região do país ficam Minas Gerais e o Rio de Janeiro, onde Dilma venceu e por isso foi reeleita presidente?
      Atenciosamente,
      Ricardo Kotscho

    2. …Vítor Hugo ! Este Luiz aí não é aquele noiado que disse que iria para Berlim caso a DILMA fosse eleita ??? Trabalhei em dobro para que ele e o Lobão inaugurassem um novo tipo de exílio, o exílio democrático, e o cara está aí na mesma nóia, agora sonhando com um golpe ???…Ô Luis, fica firme aí meu irmão, num vai ter golpe não, mas em 2018 tem novas eleições, é bom começarem o trabalho pois num vai ser fácil não, tú já pensou o Picolé de Xuxú enfrentando o LULA, depois de matar a metade da população de São Paulo de sede ??? Meu deus do céu…tem doido demais neste mundo…como este povo sofre !!!

    3. Kotscho, a divisão a que me refiro não diz respeito à população. Não sou leviano a ponto de querer menosprezar a inteligência e as escolhas do valoroso povo do Norte e Nordeste, brasileiros como nós e a quem admiro muito pela garra. E também sei que MG foi o fiel da balança na eleição. O que quero dizer, é que com esse clima de FlaxFlu, o PT principalmente (basta ver os discursos do Lula) demonizou o Sul/Sudeste vendendo a ideia que nós “daqui de baixo” detestamos o povo “lá de cima”, fomentando essa visão deturpada de que ricos e classe média odeiam as pessoas humildes, querem lhes tomar tudo e são todos safados. Isso talvez seja irreparável, pois como o próprio Lula disse, na eleição “vamos fazer o diabo” para vencer. E o diabo foi feito. Vai ser duro exorcizá-lo. E antes que me ataquem (reaça, coxinha, direita, demotucano, etc,), não sou e nem nunca fui eleitor do PSDB.

    4. Caro Jornalista, os eleitores do Rio e Minas que deram a vitória a Dilma, são das regiões desses estados com os mesmos índices econômicos do Nordeste. Foram os eleitores pendurados nos programas sociais, das favelas do rio e das regiões miseráveis de Minas. O nobre jornalista sabe que Minas não é Savassi e Rio não é aquela belezura das novelas da Globo. Não foi a Veja que tentou um golpe, golpe foi essa eleição, na qual o PT e seus cúmplices aterrorizaram os miseráveis com o suposto fim do Bolsa Família em caso de vitória do Aécio. Foi a maior eleição de cabresto da história do Brasil.

    5. Divertido! Enquanto o Luiz faz esforço para imputar a Lula o que fez FHC, tentando assim disfarçar o que não dá para ser disfarçado, pois acontece aos borbotões, por todos os meios, protagonizados por certa classe ascendente, tentando negar-se a realidade de onde veio e a clássica classe média que sonha-se divina, maravilhosa e merecedora do reino da Casa Grande, vem o José Eduardo e chuta o balde escancarando que, nóis brilhamos na fita e no camarote, luxo é luxo, lixo é lixo e estamos conversados. É, pelo jeito parece que o VH vai ter que expandir o elenco atrapalhado (tucanando, para não ferir suscetibilidades) no Balaio.

    6. Eleição nos moldes dos anos 30: Vota em quem o Coronel manda, senão não pega o mantimento no armazém do Coronel. Voto com estômago, não de consciência.

    7. os eleitores bissextos do psdb vestiram suas camisetas e foram para as ruas comemorar o reveillon, ou a copa do mundo ou uma despedida de solteiro, ou sei lá o que. política é outra coisa. é avaliação das políticas públicas, é avaliação do fortalecimento das instituições..não é avaliação do candidato A ou B. O que o PT faz para se manter na liderança da política no nível federal (que detém 70% da arrecadação tributária e, portanto, MANDA) é fazer política pública e fortalecer as instituições direitinho. É fácil. Mas tem que ter quadros, pessoas que aprenderam a se inserir (leiam Peter Evans) e trabalham na ponta (street level). desculpa o inglês, De foulard e usando “aneis burocráticos” não dá mais. Muda mais..

  72. As emissoras de rádio e tv, revistas e jornais PIG, apesar da darrota, não perderam a pôse. Agora, depois da surra que levaram não admitem a concórdia a união do povo brasileiro e dizem que a Presidenta terá enormes dificuldades. A reforma politica será importante e regozijo a razão pela qual empresas não poderão mais financiar politicos e partidos e corrupção advinda daí. Logo de cara já sinalizou o que disse, combater a corrupção. Agora minha preocupação é a falta d’água e a eliminação do Pedágio. Meu banho, minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *