Diga-me quem te apoia e te direi quem és

Diga-me quem te apoia e te direi quem és

Ao contrário do que aconteceu em campanhas anteriores, quando tivemos uma luta feroz dos candidatos por apoios que pudessem multiplicar votos, desta vez a participação de artistas, atletas, intelectuais, líderes políticos e religiosos, e celebridades em geral, foi bem mais discreta.

A três dias da eleição, fiz uma rápida pesquisa no Google e reparei que, neste quesito, o candidato tucano Aécio Neves sai em vantagem, pelo menos no número de apoiadores anunciados ao longo do segundo turno, tanto que dedica boa parte do seu programa de televisão a eles.

Tem um muito de tudo nesta lista e, mesmo que, em seu conjunto, os apoios possam não ser decisivos na eleição de domingo, dão uma boa ideia do que pensa e defende o candidato, talvez até mais do que aquilo que Aécio fala nos debates.

Fui anotando aleatoriamente estes nomes e listo abaixo alguns deles entre os mais conhecidos do grande público.

Pró-Aécio:

FHC, Lobão, José Serra, Neca Setúbal, a família de Eduardo Campos, Silas Malafaia, Zezé Di Camargo, Roger, Ronaldo Fenômeno, Romário, Alexandre Frota, Jorge Bornhausen, Dado Dolabella, Fagner, Roberto Freire, Luciano Hulk, Regina e Lima Duarte, Alberto Goldman, Walter Feldman, Paulinho da Força, Marina Silva, Levy Fidelix, Eymael, Pastor Everaldo, Eduardo Jorge, Coronel Telhada, além de setores organizados da mídia e do mercado, que não podem oficialmente declarar suas preferências.

Pró-Dilma:

Lula e Chico Buarque.

E precisa mais?

É aquela velha história: diga-me quem te apoia e te direi quem és.

E o caro leitor do Balaio declara seu apoio a qual dos dois candidatos?

Bolão do Balaio

Por falar em apoios e palpites nesta reta final, chegou uma boa ideia da leitora Maria do Rosário, enviada às 9h09 desta quinta-feira:

“Para animar um pouquinho mais este Balaio de Gatos, sugiro que façamos um bolão para que cada balaieiro dê o seu placar para domingo”.

A própria leitora já abriu o bolão: cravou 56 a 44 para Dilma Rousseff.

Participe você também!

 

 

 

 

172 thoughts on “Diga-me quem te apoia e te direi quem és

  1. Prezado Kotscho: Num de seus recentes artigos do Balaio você perguntou qual era a novidade dos nanicos irem parar do lado do candidato do PSDB. Naquele momento comentei que a curva da margem direita de um rio é o local ideal para as tranqueiras pararem e que não havia novidade nenhuma porque esse era o caminho natural. Agora entendo, também, que é o mesmo caminho natural para esses nomes pró-Aécio que você cita. E como já declarei em outras oportunidades aqui no Balaio meu apoio e meu voto é para Dilma. Também concordo com a percentagem da Maria do Rosário que cravou 56 a 44, dando vantagem para a atual presidente que busca a reeleição.

  2. Pelas companhias eu voto no Aécio. Companhias de Dilma: Jader Barbalho, Collor, Maluf, … Quer mais? Vocês pensam que pobre não pensa, mas, pensa. Meu placar: Aécio 55% x Dilma 45%.

    1. É Zezinho….se tu dizes que és pobre, se aecim ganhar tu vais ser pobre 2 vezes. Aqui nós mineirim não votamos nele não….sabe pq???? Ele quer mais que a gente se ferre uaiiii. Não aposte nesse cabritim que ele vai te ferrar.

  3. Como a paleta de cores da política, assim como a da vida, não se resume ao preto e branco, faltou mencionar alguns aliados e apoiadores de Dilma. Entre eles, Fernando Collor, José Sarney, Paulo Maluf, Renans (pai e filho) e um longo etc. Em cada uma das cestas, há maçãs boas e outras bem podres.

    1. Cara Thereza,
      nenhum destes que você citou apareceu até agora no programa de TV apoiando a candidata Dilma Rousseff.
      Atenciosamente,
      Ricardo Kotscho

  4. Dilma, óbvio. Educação está em primeiro lugar. Emprego e segundo. Salários em terceiro. Aí completa com investimentos, saúde e combate a corrupção. Com o PSDB isto tudo não existe. Ao menos para os 90% da população brasileira que o PSDB só procura na hora do voto.

    1. Faltou os apoiadores da dilma os Ptralhas mor, Renan Calheiros e companhia.
      Quero Liberdade e Democracia fora Comunismo Ptista.
      Por isso VOTO AÉCIO 45.

  5. Tem mais artistas apoiando a Dilma do que artistas apoiando o Aecio, mas é que o Aecio “faz questão de colocar todos no seu programa”, enquanto que a Dilma, além de não ter condições de colocar todos artistas, ainda “erra ao colocar artistas de teatro, portanto, desconhecidos da maioria dos brasileiros, noveleiros de formação”; numa tentativa de mostrar que “os artistas mais intelectualizados, de cabeças pensantes, engajados em movimentos sociais; estão com ela, Dilma, mas isso é inutil, visto que ‘eleitor que se acha culto apenas por votar no PSDB’, não tem habito de ir ao teatro” . Outro detalhe é que “nenhum desses artistas que apoiam o Aecio são politizados”, Como: Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e etc; que declararam apoio à Dilma. Aliás, aproveitando o fato do Caetano Veloso e Gilberto Gil, que apoiaram a Marina no primeiro turno, e agora apoiam a Dilma, fica a pergunta: O que vale mais: O apoio da Marina Silva e da esposa e filhos do Eduardo Campos ao Aecio Neves; ou o apoio à Dilma de: grande parte da familia do Miguel Arraes, avô do Eduardo Campos; de eleitores que votaram na Marina e se sentiram traidos por ela, quando ela resolveu dar apoio ao Aecio Neves; dentre estes eleitores que se sentiram traidos pela Marina, além de artistas, estão também 90% da direção do partido rede solidariedade da Marina Silva; o presidente do PSB do Eduardo Campos, Roberto Amaral; e um grupo de notaveis brasileiros, de diversos setores da sociedade, que “são os mesmos que criaram o plano real no governo Itamar Franco, quando o PSDB sempre em cima do muro, jogou o inexpressivo FHC para ser ministro do Itamar Franco, sem se comprometer com a luta de nova eleição presidencial defendida pelo Mario Covas e o Lula; após o impeachment do Collor”? Em relação a ideia da colega de comentarios, Maria do Rosario, não vou ficar em cima do muro, como faz o PSDB do Aecio Neves. Vou dar o meu palpite, embora ache que o placar dela é um grande placar, pois foi praticamente o que a Dilma se elegeu contra o Serra. Eu sempre jogo em bolão na tentativa de ganhar sozinho, e embora seja São-paulino, arrisco placares dignos de corintianos (10 a 1, 9 a 0, 7 a 1. “não! 7 a 1 de novo não!), e por isso, arrisco em: 60% pra Dilma e 40% pro Aecio.

    1. Parabéns pela lucidez em seus comentários, principalmente quando menciona o momento histórico em que só Lula e Mario Covas (único que se salvava do PSDB) defendiam uma nova eleição presidencial após impeachment de Collor.

  6. Kotscho, faltou alinhar com o candidato tucano Merval, Eliane Cantanhede, Dora Kramer, Sardenberg, Miriam Leitão, Noblat, Fernando Rodrigues, Gaspari, Augusto Nunes, Setti e outros jornalistas menos conhecidos

  7. aqui no sul de sc so tivemos obras durante o mandato de lula e Dilma pois no tempo do psdb so tinha mto era desemprego. mais o Brasil e um pais sem memoria onde pobre e de direita.

  8. Hoje o PT/Dilma representa a falta de respeito ao cidadão, com mensalão, R$ em cuecas, declarações de diretores de estatais, e onde os desvios que vão para contas particulares ou para partidos. O povo é pobre mas o partido está rico. Logo seremos uma Cuba ou Venezuela ou Coréia do Norte, sem respeito na ONU ou outros órgãos internacionais e sem índices expressivos de crescimento econômico, apesar de todas as novas vantagens territoriais, climáticas e geográficas. E o PT combatia tudo isso a 12 anos atrás. É uma pena que este povo eleitor não tenha consciência do mal que estão fazendo a eles mesmos. Eu tenho vergonha do meu governo.

  9. Aécio. Primeiro porque não me influencio por artistas/cantores/apresentadores/intelectuais que apoiam ou deixam de apoiar candidatos. Segundo porque mesmo que me deixasse influenciar, a exemplo da foto postada, FHC X Lula = FHC de lavada. Melhor presidente que este país já teve. Lobão X Chico Buarque = Lobão. Autêntico. Fala o que pensa. Chico é um hipócrita genial. Mais hipócrita do que gênio.
    PS – a inspiração para esse post veio do Augusto Nunes da Veja?

  10. Meu placar é 55 x 45 Dilma.
    Mas precisamos trabalhar. Essa eleição será a mais difícil de ganhar, mas creio que essa vitória levará o PT para um pouco mais perto de suas origens: A militância e o engajamento.

  11. Que infelicidade Ricardo Kotsho,post pouco tendencioso,não?Mesmo assim Lula e Chico Buarque tão mto longe de representar anjos de candura,os 2 são esquerda-caviar e comunista.Vc devia por aqui quem apoia quem na politica,como Renan Calheiros,Collor,Famiglia Sarney,Maluf,etc.Bateu o desespero em vc tb?Ainda bem que seu blog é pouco acessado e ainda sim por meia dúzia de petistas fanaticos,como everaldo,dalvo,helena,viictor hugo,heraldo campos,gesiel,mr chance(quando esses mesmos não são a mesma pessoa ou usam alter-egos para duplicarem comentarios)que postam dez comentarios cada um em cada postagem sua,os comentarios aqui,ainda bem,e vc sabe disso,não representa um grão de areia da internet,por que se for pra basear por aqui esse governo corrupto já tava mais 4 anos no “pudê”.

  12. olha nesse site ai pessoal noticias no site do uol postado hoje.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1536703-governo-segura-divulgacao-de-dados-que-podem-afetar-campanha-de-dilma.shtml

    vamos votar no aecio se não mais quatro ano no fundo do poço. cade aquele monte de gente quando sairam na rua protestando e quebrando tudo não foi de besteira né… todo mundo sabe porque né, juro altos, inflação alta, desemprego alto, educação pessima, segurança ruim saude horrivel, precisamos fazer uma lavagem nesse governo do brasil.

  13. Dilma ganha com um placar apertado 50,8 para Dilma contra 49,2. Vai ser na trave, mas Dilma ganha para a felicidade da nação que foram beneficiada. Um abraço amigo Kotscho!

  14. Pois bem, a frase “Diga-me quem te apóia e te direi quem és”, é uma das melhores de tudo que já vi durante esta campanha. então vamos lá, não apoio corrupção, não apoio terrorismo com os necessitados fazendo chantagens, não apoio pagar tributos altos, impostos altos, IPVA mais caro do mundo, gasolina que é extraído em nossas terras e pagar mais caro do que o país vizinho no qual compra o petróleo do Brasil, não concordar que 5 meses do ano que trabalho são para impostos, não apoio o não controle da inflação pois reflete diretamente em nossas necessidades, remédio, compra do mês, a carne, o gás, a aguá, energia e por ai vai……não apoio a quadrilha que se instalou na Petrobras (Palavras do Presidente do Tribunal de contas da União), não apoio ter pago os Estádios mais caros da História, não apoio liberar milhoes para fazer um porto moderno em cuba, sendo que o porto em Santos está sucateado, não apoio comprar uma refinaria nos estados unidos superfaturado, não apoio o enriquecimento do filho do lula que em 8 anos é um dos homens mais ricos do brasil (Friboi, Oi telecomunicações, milhões de cabeças de gado no nordeste, milhares de hectares por todo brasil)…..uffa….vou parar por aqui que me deu tédio de tanto desrespeito com o povo brasileiro, a única saída é em mudança e a opção entre os dois voto em Aécio!!!! agora deixo uma pergunta, quem vc é amigo???

  15. Sou Dilma. Pois neste segundo turno, ficou provado para mim à seguinte forma:
    O PT procurou mostrar propostas, e o PSDB ficou falando somente em Petrobrás. Além disso o PT usou a classe baixa a qual ela luta mais por melhorias, já o PSDB mostrou pra quem ela quer governar. Em seu horário politico colocou só pessoas de forças financeiras elevadas como atores, artistas, cantores e jogadores. Posso está enganado mais não vi nenhuma pessoa de baixa renda dar seu apoio ao PSDB.
    Ole,Ole,Ole,Ola DILMA,DILMA.
    DILMA 59 x 41 Aécio

  16. Faltou colocar os apoiadores da Dilma, os Petralhas mor, Fernado Collor, Renan Calheiros e companhia!

    Quero Liberdade e não libertinagem, não quero meu país com ditadores.
    Por Isso VOTO AÉCIO 45!

    1. Hummm… Ditadura, né? Ditadura em que você pode dizer o que pensa neste blog (ao contrário do blog do Rodrigo Constantino, em que qualquer postagem contra o Aécio é sumariamente excluída), ditadura em que você pode declarar apoio ao Aécio sem ser perseguido pelo governo atual, ditadura em que você pode votar em quem quiser. Ditadura interessante essa que nós vivemos… Por acaso sabe o que Aécio fez com os jornalistas em Minas Gerais? Recomendo que leia a respeito.
      No mais, pela DEMOCRACIA, sou DILMA 13!!!!!!!

  17. Caro e prezado Ricardo, quem foi que disse que a Marina não vai votar na Dilma?
    Claro que vai, mas é outra Marina, a Lima. Ela bate um bolão como cantora e compositora.

  18. Uai?Se o PT e a Dilma são tão maravilhosos assim pq que até aqui no balaio ninguém botou mais de 55% para a presidenta?Ela devia ta com os pés nas costas hoje,com uns 70 e lá vai pedra %,será que 45% da população brasileira é “daziliti”?(das elites)como gosta de dizer o ex- presidente Lula.

  19. Amiguinho, no seu balaio é óbvio que vai dar Dilma, vc fez essa campanha chapa branca para os seus o tempo todo. Jornalista imparcial você…porque você não fala dos heróis do mensalão? Ahhh e pq não critica o apoio do Collor…Maluf…PMDB….Se queria fazer campanha deveria ter se unido a ele formalmente…e ainda tem essa histório do Vaccari…não vai falar nada?

  20. Um grande abraço Ricardo.Sou mais otimista:Dilma 57 X Aécio 43.Gosto e muito de fazer ilações.Vamos lá.Quando li a coluna de Elio Gaspari no domingo,vi,enxerguei que no ar tinha mais alguma coisa, que aviões de carreira.Daí,em cima da coluna de Gaspari,com certeza você leu,fiz uma pergunta a mim mesmo.Que diabos ganhará Serra e Alckimin(não necessariamente nessa ordem),com a vitória de Aécio?Respondi.Nenhuma.Aécio propõe o fim da reeleição para 2022.Serra e Alckimin não são mais nenhuma criança.Oito anos para ambos,équivalem a uma eternidade.E aqui para nós Ricardo,ambos não morrem de amores por Aécio.Lulercio e Dilmásia que os diga.Pronto Ricardo,a coluna de Gaspari era a cereja do bolo.A crise da agua em São Paulo,explodiu de vez,a mídia paulista, assim ou assado,dava uma mãozinha,e as coisas foram acontecendo naturalmente,Aécio derretiam mais rápido que picolé.Uma pergunta a você.Nesse caso(a coluna de Gaspari) não foi mera coincidência?Com a palavra,você.Sentiria-me honrado.Você sabe das coisas,meio medroso,mas sabe onde dormem as cobras.Um abraço em Mariana,tem o mesmo gene que o Pai.

  21. Nenhum nem outro. Cravo empate! Gostaria de ver mais uma vez outro vice assumindo…Eles foram tão competentes… que deu no que deu hoje…É corrupção tucana. É corrupção petista. Nenhuma melhor do que a outra. Tudo corrupção acompanhada do bla,bla,blas de sempre. Nenhum culpado. TODOS SOLTOS ou quase soltos…

  22. O fato é que vencendo Dilma ou Aécio, o Brasil sairá dividido “ao meio” das urnas no próximo domingo. Pela pequena diferença de votos que se vislumbra, mesmo o candidato (a) derrotado (a) sairá com um capital político enorme dessa eleição.

  23. Cravo 53,5 a 46,5 (votos válidos) Dilma é claro. Com certeza as forças progressistas irão novamente arremessar os retrógrados às profundezas do limbo.

  24. pelo brasil , pela dignidade brasileira, contra a tranqueira da direita hipócrita e opressora, DILMA VAI GANHAR COM 6 PONTOS DE VANTAGEM …SEJA SIMPLES LEMBRE DO NORDESTE DOS TUCANOS, E VOTE COM TUA COMCIÊNCIA E NÃO COM O ODIO…Q JESUS TE ILUMINE ELEITOR BRASILEIRO.

  25. Sou Dilma 13, mas o placar será apertado. O PT faz uma bela campanha mas temos que reconhecer que a globo e seus aliados souberam aproveitar bem as suas oportunidades (as malfadadas jornadas de junho e a morte de Eduardo Campos). O que só valorizará ainda mais a vitória do povo brasileiro no próximo domingo. Meu palpite é Dilma 51% X Aécio 49%.

  26. Amigos Balaieiros, a julgar pelo fiasco deprimente dos comicios tucanos ontem em SÃO PAULO, repito em SÃO PAULO, teremos 72% para Dilma e 28% para o outro. Everaldo, trabalho atendendo publico e tenho em minha mesa dois exemplares dos best seller’s “A Privataria Tucana” e “O Principe da Privataria”. Não há um só dia em que não ganho pelo menos 19 votos pra nossa Presidente Dilma Rousseff. Não há quem resista a curiosidade de perguntar sobre os livros, dos quais faço um resumo e aproveito pra distribuir cópias de denuncias concretas de corrupção comprovada contra os tucanos que encontro nos blogs progressistas. Não tem erro. Já sugeri aos marqueteiros do PT no Blog da Dilma: querem calar a boca do PIG ? Sigam meu exemplo. Mas em 2018 vou relaxar caminhando nas areias de Trindade, Parati-RJ enquanto Lula depena o que sobrar dos tucanos, se Deus quiser, numa chapa puro sangue com Fernando Haddad pra darmos um ultimato ao PMDB: ou colocam-se ao lado do povo, a favor das reformas ou RUA !!!!

    1. O que dizer de uma pessoa como essa? Apenas um ser digno de dó, sinto muitíssimo por você meu caro, que perde o seu tempo defendendo pessoas que roubam. Todo fanatismo é burrice, independente pelo que seja.

  27. O que me preocupa e que as pessoas não votarão em Aécio, mas contra Dilma. Ou seja: insatisfação total. Nada me faz crer em um futuro de mudanças. Ninguém fala em reformas amplas e profundas, ninguém diz o que a sociedade brasileira precisa ouvir, mas aquilo que ela quer ouvir. Temos que admitir que trazemos no nosso “DNA” a corrupção, a desonestidade, enfim o tão conhecido jeitinho brasileiro. Seja a tão propalada, neste momento de eleição, elite, seja a classe artística (como alguns lucram estando do lado do poder…), seja o simples cidadão ou o mais humilde morador de favelas, não estamos preparados para viver num pais afinado com leis mais justas, até porque gostamos da transgressão. Lamento, mas é puro desalento!

  28. Mesmo com o apoio de “famosos” raivosos, também aposto na Dilma, e ao contrário do que a mídia direitista tenta passar nas manchetes tendenciosas e pesquisas suspeitas, aposto em 59 a 41 pró Dilma.

  29. Tenho 57 anos, cursei uma faculdade de direito e passei na prova da OAB. Logrei êxito em um concurso público dificílimo e trabalhei por mais de 32 anos na CAIXA, começando como auxiliar de escritório. Na CAIXA fiz mais de uma centena de cursos de toda espécie. Para mim e colegas profissionais da CAIXA, a empresa foi uma universidade de vida.
    Agora, sou obrigado a ouvir de um folgado postulante à Presidência da República que ele vai “profissionalizar os bancos públicos”. O que ele quis dizer com “profissionalizar”. Será que minha passagem pela empresa foi amadora. ineficiente?
    Sou mineiro e dou um aviso aos desavisados: AÉCIO, quem conhece não vota.

    1. Você falou todo seu histórico na Caixa, menos seu salário e mordomias. Profissionalizar é vender a Caixa, BB, e Petrobras. Profissionalizar é acabar com a mordomia, e só a iniciativa privada faz isso.

  30. Caro Kotscho
    Que seja 50% mais o meu voto para Dilma conforme prevê a constituição. Não sou Mãe Dinah mas a única coisa que posso prever é uma debandada gigantesca de tucanos em direção a outros partidos da base governista porque ficar dentro desse PSDB perdedor passa a ser sintoma de burrice !!! Farão isso antes da Reforma Politica com constituinte exclusiva que é certo que virá.
    EM TEMPO: Agradeço a ti e a todos que manifestaram gestos de SOLIDARIEDADE a mim pela agressão que sofri de eleitores de Aécio na semana passada. Não esperem de mim o tiro de volta já que vingança é inerente ao ódio e para mim O AMOR AOS MAIS POBRES VENCERÁ O ÓDIO PELA QUARTA VEZ CONSECUTIVA !!! VIVA A DEMOCRACIA !!! VIVA O BRASIL COLETIVISTA !!! VIVA DILMA !!!

    1. Pois é, Ênio, esses coxinhas, lídimos representantes da direita sempre foram assim, em qualquer lugar do ocidente, mas no Brasil, estão se revelando mais agressivos do que os membros do Tea Party norte-americano. Na votação do primeiro turno, eu e minha esposa fomos de vermelho p/ votar e, na calçada, um indivíduo tentou me derrubar com uma “rasteira”, como se estivesse brincando. Acontece que apesar dos meus 78 anos, pulei p/ trás e consegui evitar o choque. Em volta, alguns riram, mas a maioria olhou-o seriamente, entre os quais, aparentemente um amigo seu, fez um largo gesto de reprovação. Ele, sem graça, afastou-se sem me olhar. Preferi não dizer nada p/ proteger a mim e à minha mulher, e fomos embora. Pergunta: um trabalhador de classe “d” ou “e”, teria uma atitude dessas contra um casal de idosos? Começo a achar que a Dilma corre algum risco daqui p/ a frente. O ódio está solto.

    2. Caro Enio, burrice é não ter coragem de enxergar a hora de dar um basta a tanta safadeza que há nesse (des)governo do PT. Burrice, é ter memória curta, pensar que o Brasil foi descoberto por Lula e sua turma. Burrice é não ser justo o suficiente para agradecer o que o governo de FHC fez, pois foi somente pelo bom governo do Tucano é que o Lula e a Dilma puderam fazer as suas obras. Penso que você poderia ser mais respeitoso com os que são Social Democratas. Ahhh, mas, lembrei agora, que vocês acham que o Brasil foi descoberto em 2002! pobres alienados!

    3. Kotscho! deverias ser mais discreto em suas preferfencias, visto que esta é uma página de noticias, não de manifestações pró esse ou pró aquele. Pega mal, a sua escancarada quando você escreve “e precisa mais?” (sobre os apoiadores da Dilma). Para mim, você perdeu a credibilidade, quando abandona a isenção!

  31. Lembro que perguntar não ofende, mas esclarecem as dúvidas. É o que diz o ditado.
    Se eu tivesse a oportunidade de perguntar ao presidenciável Aécio, faria duas perguntas já feitas a postulantes à Casa Branda: Primeira: O senhor já experimentou droga alguma vez na vida?
    Segunda: O senhor já bateu (surrou) em uma mulher alguma vez na vida?
    Sugiro à equipe de Dilma que faça as perguntas no próximo debate.
    E, na busca da imparcialidade, as mesma perguntas devem ser feitas pela equipe do Aécio. Mas, com todo o cuidado no caso de surra , mudando de mulher para homem.

  32. Esqueceu de mencionar que apoiam a Dilma o Collor, o Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Maluf… Poxa Kotscho, não vejo a hora dessa eleição acabar para voltar a ter prazer de ler o seu blog…

  33. Eu apoio Dilma. Chico Buarque não é somente o maior compositor brasileiro de todos os tempos, é também um sábio e por isso mesmo não muda ao sabor do vento. Nada como ser íntegro e honesto tambem intelectualmente. É isso aí mestre Francisco! Dilma la de novo.al

  34. Mestre balaieiro, sacanagem com Chico Buarque, tinha que ser justo o Lobão? Chico não merece a companhia, bem podia ser dos elegantes, Fernando Brant, Fagner ou Renato Teixeira, le décadent sans élégance Lobão, jamais. E por que deixar Lula e Chico carregarem o andor da Dilma sozinhos, tendo a disposição, Zeca Baleiro, Marina Lima, Renegado, Elza Soares, Otto, Chico Cesar, Beth Carvalho, Antonio Pitanga, etc. Mas o que queria mesmo é chamar a atenção do Mestre para o absurdo que o TSE está em vias de cometer na apuração em 26 de outubro. Encerrada a votação nos dez estados com horário de verão, correspondentes as regiões, sul, sudeste e parte do centro-oeste (RGS, SC, PR, SP,RJ, ES, MG, GO + DF, MT e MS), as 17hs de Brasília, inicia-se a apuração/totalização dos votos tendo conhecimento do andamento da mesma não mais de dez pessoas, entre membros do TSE e técnicos escalados. Enquanto o restante da nação fica aguardando a eleição terminar nos estados do nordeste (BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, PA, TO e MA), fora do horário de verão, as 18hs de Brasília, em seguida nos estados do norte e centro-oestes (AM, RR, RO, MT, MS), as 19hs de Brasília e finalmente o Acre, as 20hs de Brasília, quando então, faltando apenas serem apurados 0,36% do total de eleitores ou no máximo 510 mil votos, o presidente do TSE, o ministro Dias Toffoli anunciará, “The President is”… Vai dar certo isso, Mestre? Não seria melhor, enquanto há tempo, marcarem o inicio da apuração/totalização para após o término no Acre, ou seja, as 20hs? Qual a necessidade de iniciar-se antes para conhecimento apenas de Dias Toffoli e mais alguns membros do TSE, com toda a população e 144 milhões de eleitores sem informação, sem saber o que está acontecendo, em pleno ano da graça de 2014, onde a comunicação global é bíblia e cada individuo reza conectando-se ao mundo 24 horas por dia. Isso não vai dar certo e quem perder vai chiar, bem mais sensato esperar as 20hs para dar inicio a totalização, né, não?

  35. Bom dia Kotscho,

    Confiamos nas pesquisas e no ritmo da campanha na tv, Acredito que vai dar Dilma 54 x Aécio 46….Votei duas vezes em Lula e uma na Dilma, sou a favor dos programas como Minha Casa, Minha Vida, ProUni, Pronatec, Bolsa Família, porque vi a realidade mudar pra melhor aqui onde moro. Mas nesses doze anos, fui obrigado engolir o PMDB no governo, por isso Vou votar em Aécio pela alternância de poder. Da mesma forma que votei para governador em Aécio/Anastasia em Minas e agora votei em Pimentel.

    1. meu amigo, não te preocupa com alternância e vota dilma. se o problema é alternância, o pt está há apenas 12 anos. O que o outro candidato representa ficou 500. vai de dilma, vai. saudações gaúchas

  36. Quero que seja 60 a 40, mas creio que será pelo desgaste de todos este processos 55 a 45. Mas também pode arrumar outra turma, para disputar com o Lula em 2.018. Pois o PSDB acaba de ser enterrado nas memorias dos FHC Serra Geraldo das Neves, sem água sem luz

  37. 61% Dilma e 39% Aécio dos votos válidos. Como diriam os pedantes ministros do Supremo: é como voto. Acontecendo a vitória de Dilma, tomara que agora a oposição, que está ameaçada de passar mais de 4 a 12 anos ou mais no sereno, onde se inclui a mídia, aprenda que essa de desconstituir o opositor com mentiras, meias verdades, escondendo notícias de interesse geral da população, amplificando problemas e erros num verdadeiro tom histérico, além de usar as fragilidades do sistema Judiciário para tentar incriminar os opositores, e inúmeros outros meios espúrios para tentar vencer no grito, pode funcionar para fins de tentar um golpe de estado, que está em desuso, ao menos no Brasil, já que a dimensão a que chegou o país teria repercussões políticas e econômicas em todo o mundo. Somos a sétima maior economia do Planeta. Que tratem atuar dentro das regras do Regime Democrático de Direito, procurando servir a população e angariar sua confiança.

  38. Não dá para dar o placar da nossa vitória, porque a onda VERMELHA vem crescendo, vem crescendo, vem com força e vontade de vencer!!! Ninguém quer os TUCANOS na Presidência. Bastou o horror do FHC!!!! Aécio foi mostra-lo!!!

  39. Eu havia dito que o Silas Malafaia era Mick Jagger da política. Foi assim, quando apoiou Serra contra Dilma, depois Serra contra Haddad, depois Marina, no 1º turno e, tudo indica, Aécio, agora no 2º turno.

  40. Entre os que apoiam Aécio, há pessoas boas como o…, como o…, ah… lembrei, o Fagner; em compensação, Alexandre Frota, Lobão, Malafaia e Dado Dollabela também apoiam. Quanto ao bolão, depois das pesquisas de hoje (Ibope e Datafolha), cravo: Dilma 58; Aécio 42.

  41. Não vou arriscar palpite, mas acredito na vitória de Dilma. Porque a maioria decide e ela foi amplamente favorecida pelos programas sociais de Lula e Dilma. É só sair às ruas de qualquer cidade média ou grande e vê-las abarrotadas de carros, supermercados com filas, os programas para os postulantes ao curso superior e por aí vai. Os grandes empresários estão chiando ( como sempre) , mas o dinheiro está circulando entre os pequenos comerciantes e entre os trabalhadores sem carteira assinada. É, o povo se vira e o país está dando condições. E não adianta FHC vir com aquela conversa de que os eleitores de Dilma são ignorantes ou desinformados. Não estamos nem aí pra ele. O que queríamos, conseguimos: nossa vida aqui no andar de baixo melhorou.
    Em tempo: sou do povão, professora aposentada, graduada e pós-graduada. E adoro ser culta e simples ao mesmo tempo. Abraços, Kotscho!

  42. Prezado Kotscho, meu placar é 52 Dilma X 45 Aécio ( 45 em homenagem ao psdb ). Sempre falei no seu blog, que um governo com aprovação superior a 77% jamais perderá uma eleição. Aqui no RN a chibatada vai ser grande.

    1. “Chibatada” foi ÓTIMA,e esse aecio neves merece mesmo,ele é demasiadamente prepotente,petulante e arrogante,pra não dizer tb que é de longe o maior metiroso que já vi em meus 38 anos de vida.

  43. É fato o que está ocorrendo é que o povo não é bobo como algumas grandes mídias pensavam. Estamos em pleno emprego, financiamento subsidiado para a compra da casa própria, veículos e bens duráveis. Salário mínimo subindo acima da inflação. Daí ainda querem nos convencer a mudar para um Senhor que construiu um aeroporto com dinheiro público em terras de sua família. Dirigiu embriagado e se recusou a fazer o exame de bafômetro, está sendo acusado de ter desviado 4,5 bilhões da saúde daqui de Minas. Contratou parentes para cargos no executivo sem concurso público. Foi nomeado por várias vezes sem concurso apadrinhado por parentes. Não se engana todo o povo Brasileiro ao mesmo tempo o tempo inteiro.

    1. Triste é ver como o povo e mal informado, se vende por meia duzia de programas sociais quando se compra o carro mais caro do mundo, se usa o combustível mais caro do mundo, se come o alimento mais caro do mundo e é um dos maiores produtores de todos esses itens mencionado. O carro que aqui é fabricado e vendido por R$34000,00, é fabricado aqui e vendido na Argentina por R$22000,00, equivalente O Brasil esta entre os países mais caros do mundo para se viver. Eu como economista poderia citar 100 motivos para não votar no PT. Não farei isto pois não estou aqui para ensinar os ignorantes a não o serem. A única coisa que me deixa encucado é de como o povo faz uma Big manifestação contra os governantes a 2 anos atrás e agora colocam as mesmas pessoas no poder.

  44. …Ricaaardo, cheguei há pouco de minha militãncia eleitoral, hoje resolvi fazer umas horas extras pois soube que o Lobão disse que sairá do Brasil se a DILMA ganhar, e é com prazer que trabalho para despachar logo este vagabundo. DILMA 63% Aecim pinga ni mim 37% sendo muito otimista com o dito cujo. ” O caba quando num presta. Num tem jeito cunsertá. Num se aproveita o que resta. Nem há santo pá salvá. É pegá o vagabundo abrir uma cova e interrá “

  45. Terça-apareceu apareceu o apoio de Lindsay Lohan a Aécio. Depois, descobriu-se que esse apoio foi uma jogada de marketing. Porém, o resultado foi irônico. Como todo mundo sabe, Lindsay Lohan é usuária de cocaína e outras drogas. Além disso, já foi pega em blitz dirigindo embriagada. Pronto, o apoio virou piada no Brasil e nos EUA.

  46. Em resposta ao Sérgio de Souza – 23/10/14 – 19:32 Caro Sergio, nesse ano completo 40 anos de militancia politica diária e ininterrupta. Desde os meus 17, embora tenha me filiado somente aos 23 anos em 1980 no meu primeiro e único partido (o PT). Sou da politica e conheço além dos meus pares, também muitos parlamentares de outros partidos inclusive do PSDB. Não sou eu que digo que haverá uma revoada de tucanos para outras bandas caso se confirme essa quarta derrota seguida do PSDB. SÃO ELES PROPRIOS em off !!! Assim como ocorreu com o DEMo quando Kassab arrastou o que dele sobrou, ocorrerá o mesmo com os teus “sociais democratas” que hoje são a direita no espectro politico brasileiro. Dizem que é uma questão de “sobrevivência”. Na minha opinião isso ocorrerá assim que a poeira baixar pós eleição e as denúncias do funcionário da Petrobrás deixarem a seletividade e o oportunismo eleitoral para trás e focar na ampla verdade. Não vai sobrar ninguém !!! Muitas prisões e perdas de mandatos EM TODOS OS PARTIDOS !!! Não acho que seja tão ruim, isso levará o país a compulsivamente (ou repulsivamente como queira) CLAMAR por uma Reforma Politica com constituinte exclusiva URGENTE !!! E é aí que a debandada se dará de forma geral e irrestrita. Aguarde e verás com seus próprios olhos !!! Um país muito melhor surgirá depois disso.

  47. O meu placar é 56,05% para Dilma e 43,95% para Aécio. Em 2010 Dilma venceu Serra com 56,05% dos votos válidos e acredito que ela vá repetir a mesma façanha perante o Aécio. Aécio, apesar do apoio de cantores populares como Zezé de Camargo não consegue votos do povão porque seu partido não governa para essa parcela da população. Os tucanos só lembram do povão na época das eleições, no mais só querem companhia da massa cheirosa. No site http://www.viomundo.com.br tem um post intitulado “Juca Kfouri e José Trajano: Aécio e os corruptos do futebol” e li um comentário escrito por Franco Atirador, no dia 19.10.14, às 22:54 falando sobre a vida glamourosa de Aécio e sua turma aficionados por helicópteros, lanchas velozes e casas cinematográficas no paraíso dos endinheirados Angra dos Reis. É um comentário longo mas vale a pena ler só pra ter uma ideia de como é a vida cheia de glamour de Aécio e seus amiguinhos.

  48. “Onde consigo O Príncipe da Privataria ?” pergunta-me a Claudia Narducci – 23/10/14 – 17:37). Nem precisa comprar, Claudia, pois é possivel baixar da Internet. Boa leitura.

  49. Kotscho !
    Comentarísta político.
    Cadê sua imparcilidade. Nesta escolha de apoaiadores à A ou B, desculpe não a tens.
    Sempre que manifestares as tuas opiniões preocupe-se com o bem maior, e ajude-nos a ver os candidatos IMPARCIALMENTE, mas com inteligência. Pois não é citado nem por A ou B nessa campanha a nossa Nação, e sim somente seus Partidos que modificam seus Estatutos ao sabor do apoio e vantagens. A Nação está dividida em ódio. Quando troca-se a Nação por Partidos…… você não tem NADA.
    Perdes a oportunidade das oportunidades.

  50. Kotscho, hoje tive uma das maiores alegrias da minha vida: trabalho em uma multinacional e meu chefe me disse que finalmente consegui minha sonhada transferência. Irei pra Berlim em fevereiro. Uma viagem sem volta. Adeus pra essa República das bananas. Poderei morar em um país civilizado, onde as pessoas valorizam a cultura, educação, honestidade e meritocracia. Minha filha será criada num lugar onde existem oportunidades para todos. Pra quem fica aqui entre Dilma e Aecio que paste por mais 4 anos, comendo m. Adeus e até nunca mais.

    1. …kkkk…noiô…eu falei lá atrás, faltou a DILMA dizer quantos manicômios iria construir para abrigar este tipo de neo-malucos. Vai com Deus Luizão, vai, aproveita a companhia do Lobão.

    2. Isso mesmo Luiz..será muito bem recebido aqui. Moro há 10 anos aqui na Alemanha. Faco quase 100000 (cem mil) euros por ano, meus filhos tem educacao de graca (o garoto faz universidade), seguranca abslouta e saúde de qualidade. Posso planejar bem as minhas férias e as estradas…bem… as estrada sao uma maravilha…sem buracos como no Brasil..he,he..

      Mais do que isso, vc será tratado como um verdadeiro cidadao aqui, com muito respeito, mesmo sendo estrangeiro. Estranho que eu sempre me senti mais cidadao aqui do que no nosso corrupto e imoral país.. deixe o pobre país para os corruptos e ignorantes..Wilkommen!!

  51. Acho que Aécio acelerou até onde deu. O motor já está batendo e esfumaçando…já está travando, vai fundir, não tenho dúvidas. No bolão, assino: 63 a 37 para Dilma, é claro!

  52. Kotscho e amigos, que o Lobão vá embora do Brasil na segunda-feira eu não só aceito como apoio. Mas que o quarteto mais biruta do Balaio, Moe (Netho), Larry (Jose Eduardo), Curly (Marcio da Costa) and Joe (Lucas Freire) escafedam-se do Balaio eu não admito. Quero todos aqui no domingo a noite. Tô pagando pra ver o Nethucanão enrustido pedindo “volta, Lula”, em 2018. Né, não, Everaldo ???!!!

  53. Pelo Chico Buarque que é um cidadão digno do meu respeito apoio a Dilma ao contrario de alguns desses vermes que apoiam o candidato Aécio frota lobão malafaia zeze barraqueiro ai não da.

  54. Luiz, essa é pra você: “O problema do brasileiro é um problema de fé em si mesmo”, (Complexo de Vira-latas – Nelson Rodrigues).

    Quanto À ENQUETE: 55 x 45 – Pró-Dilma, claro!!!

    1. Eu tb. Aécio 45 e Dilma 55.
      Aliás, a lista de apoios do Aécio está superdimensionada: políticos do PSDB/DEM/PPS não deviam contar e a da Dilma faltam alguns artistas importantes: Gil, Caetano, Zeca Balero, Chico César etdc.

  55. Caro Kotscho aposto meu Fiat uno vermelho ano 2003 que dá Dilma 58 x 42 Aécio ( fácil-fácil ).
    Já no futebol meu Fortaleza bate o Macaé por 2 x 0 neste sábado aqui no castelão e volta para a 2º Divisão..Resumindo começo a “BEBEMORAR” hoje a noite e só paro na segunda…Abraços a todos.

  56. Caro Ricardo,como sou um adepto do ditado,”quem cala,consente”,você concorda,sem ressalvas,com o meu comentário postado ontem,as 14:00 horas.Tinham mesmo as digitais de Serra e Geraldinho,na coluna de domingo passado de Elio Gaspari.Alias Ricardo,eles operam contra Aecio desde o dia 06 de outubro.So cego não ve.Repito:Dilma 57 X Aecio 43.Ia me esquecendo,escreva alguma coisa sobre a capa da Veja.E de embrulhar o estômago.

  57. Não se me dá animação com quaisquer resultados.
    A margem de manobra da governança para um ou outro é muito estreita e há um rigoroso ajuste ou arrocho, a gosto, em andamento e inevitável, oculto e silenciosamente operado detrás da retórica triunfalista e gongórica.
    Os anos dourados da Era Lula não existem mais.
    Não se pode descartar o último debate, haja vista os formidáveis erros cometidos pelos institutos de pesquisa faz pouquíssimo tempo.
    Os menos jovens lembram-se do dia em que Lula levou Collor ao corner.
    As comissões temáticas que cuidaram do programa de Lula, já segmentada em áreas compartilhadas por inúmeros voluntários, comemoraram, e ruidosamente, tanto a ultrapassagem de Brizola por uma fração ínfima de votos, quanto a vitória esmagadora de Lula sobre Collor no primeiro, dos dois debates, patrocinados pela então denominada e abominada Vênus Platinada, a Globo, nascida sob os escombros de uma CPI abortada do Grupo Time/Life; que partejou o mais poderoso, influente e cortejado grupo de comunicação da América Latina, com dinheiro “estrangeiro”.
    Jovens e entusiasmados esqueceramos que o jogo acaba tão-somente quando termina.
    E havia um segundo debate…
    Quem esteve lá, perto do centro de decisão, muito bem sabe que uma boa parte dos apoiadores recomendava que Lula não fosse ao segundo debate, sob um simples e contundente argumento. Lula havia participado de todos os debates, sem exceção.
    Collor não havia participado de debate algum, sempre sob o argumento de que se encontrava liderando a disputa eleitoral.
    Assim sendo, nada mais natural de que Lula, não só fizesse Collor provar do seu próprio veneno.
    Em vez de fazer um segundo debate contra um adversário vencido no primeiro, Lula deveria anunciar o seu ministério de notáveis.
    Lembro-me de um nome, sob unanimidade absoluta: Raimundo Faoro para o Ministério da Justiça. Outro, não menos unânime, para a Fazenda: Maria da Conceição Tavares.
    Prevaleceu a tese burocrática de fazer o segundo debate para não deixar dúvida alguma a respeito da supremacia do operariado sobre o patriciado.
    Lula, antes do segundo debate, já estava eleito.
    Lula lá…Se sente, se sente, Lula presidente…e se ia por aí noite adentro.
    Mas havia uma emboscada e uma bala de prata escondida.
    Lula não aguentou o tiro disparado por intermédio da mãe de Lurian, manipulada por Leopoldo Collor.
    Naquele debate do segundo turno, simplesmente o espírito de luta e o carisma inato do operário que inflamava o estádio de Vila Euclides não estavam mais ali.
    Ali estava um peão arriado e arreado, igual aos tantos que sempre foram tangidos a pulso do senhorio.
    Haverá alguma bala de prata?
    Segundo a teoria de Mino, costuma ser do conhecimento até do mundo mineral que à Casa Grande não faltam balas de prata.
    Uma emboscada à espera, de tocaia?
    Com o poder de desestabilizar a criatura de Lula, no último debate, a exemplo do que ocorrera com seu criador, em 1989?
    Todas os institutos de pesquisa erraram demasiadamente, como se pôde constatar no primeiro turno.
    Todos fomos induzidos a erro, exceto os que desconsideraram os números, completamente, e apenas seguiram suas intuições.
    Só o último debate dirá o resultado, porque não é possível equacionar o efeito líquido das votações em São Paulo, Pernambuco e Minas.
    Nunca um voto teve tanto peso relativo em uma decisão de eleição presidencial desde 1989, quanto aquele confirmado por um pernambucano, um paulista e um mineiro.
    O vencedor – e suas batatas – sairá desse triângulo eleitoral.

  58. meu palpite é 53 x 47 pro Dilma.

    Abaixo publico um desabafo de meu filho Gabriel.
    Não quero mais aqui falar sobre politica, pois cada um temos um posicionamento a cerca do tema. A celeuma pode se tornar ríspida. Dou árduo defensor do projeto politico que visa a melhoria de vida dos mais necessitados dessa nação. Somos privilegiados por termos estudado em boas escolas, termos uma família relativamente estruturada, condições de vida relativamente equilibrada, acesso a informação e tecnologia, detre outros beneficios sociais. Temos que combater a exploração do trabalho infantil, pois quando levamos a lavar nossos carros encontramos nos lava jatos (trabalhando) crianças em idade escolar, sub nutridas e mal assistidas do ponto de vista social econômico e educacional. É certo que muito ainda precisamos avançar, porem 12 anos de governo não são suficientes para combater 50 anos de opressão vividos por nossos antecedentes (país e avôs) quando nem mesmo poderiam pensar diferente dos militares (e outros opressores). Senhores e senhoras em momento algum pretendo aqui ofender a quem quer que seja, pois tenho o respeito ao livre pensar que é uma prerrogativa sinequanon para o desenvolvimento da prática do debate democrático. Quero apenas fugir desse clientelismo e fisiologismo que o neoliberalismo insiste em cultuar: disponibilizar dinheiro para posteriormente desaparelhar o estado e ditar o direcionamento da economia através de um viés extremamente elitista e segregacionista. Espero sinceramente que o pais proporcione oportunidade de crescimento a TODOS e não só aos filhos dos aristocratas que acreditam ainda viver no Brasil colônia. Esse é p meu desabafo. Individuo pobre, humilde e pardo que deseja a continuidade desse projeto ao qual beneficiou milhões de brasileiros. Vamos em frente, Hasta la victoria, siempre.

    ,

  59. Querido Kotscho e todo(a)s que acompanham este belo Balaio: pode computar aí meu voto em Dilma. Ele será um voto de espectador atento (sou do PSOL, minha candidata ficou fora do 2º turno) e sobretudo de… expectativa. De que ela, junto com os movimentos sociais progressistas, encare o que faltou ser dito – para polarizar de fato com o tucanato e seus aliados: mudança do tripé macro-econômico (superávit, câmbio, juros altos); reforma política (nos moldes da iniciativa popular de lei OAB/CNBB); enfrentamento efetivo da crise hídrica e ambiental (metas para o desmatamento zero, legalização e preservação dos biomas); educação integral, gradativamente, e plano nacional de carreira para quem educa; saúde pública expansiva e qualificada, com maior controle sobre os planos de saúde privados; reforma agrária, limites para a propriedade rural e demarcação de todas as terras indígenas; reforma tributária com taxação das grandes fortunas; avanços na democratização dos meios de comunicação (iniciativa popular de lei da Mídia Democrática). Por fim, espero – aí sem muita expectativa, confesso – que, vencida essa batalha eleitoral, o PT faça o que v. pediu à época do ‘mensalão’: “venha a público reconhecer os erros cometidos e devolver a esperança a quem acreditou em seu projeto político original, baseado na ética e na igualdade de oportunidades para todos”. Vamos juntos!

    1. Chico, não precisamos que devolvam a esperança. Para fazer tudo isso que você elenca, precisamos que devolvam o dinheiro que roubaram. Só na PTrobras, estima-se 10 bi.

  60. Dizer apenas Lula e Chico Buarque foi muito conveniente né. Eu deixei de ser petista por causa das “amizades” que destruiram o PT e voce um grande jornalista fecha os olhos em prol de angariar votos ao PT e dizer aquilo que grande parte de seus eleitores querem ouvir.

  61. Esqueceu de mencionar que além de chico buarque, tmabém apoiam Dilma: Genoino, Delubio, Circeu, Familia Sarney, Collor, Maluf, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Tarso Genro, etc.

  62. Chiquinho devolver pra quem, se o pt roubou pelo menos fez muitos benefícios a população, e o pmdb roubou e não fez nada.
    E cadê as provas? vocês estão querendo de volta a época do fhc (aquele ordinário boca mole)
    Conformem-se que dói menos. Dilma 13

    1. Martha, eu conheci pessoalmente o FHC, ele era professor de sociologia da USP e eu era atendente de um medico endocrinologista, naquela época ( 1985), ele muito educado, simples, ja falava muito sobre politica e os problemas sociais do país, foi um presidente muito inteligente, e uma pena que todos que entram no poder ( com esse nosso congresso as vezes não consegue desenvolver as suas ideais, alguns ate tentam, mais quando os politico veem que as coisas pode mudar eles não votam, porque as coisas podem ser desfavorável as suas pretensões, principalmente quando se trata de interesses ex: Tiririca o que esse politico pode oferecer de bom para o nosso país, palhaçada), acho que os adolescentes deveriam ter aulas de politica na escola, numa próxima geração quem sabe teremos pessoas que saibam votar, e discutir politica com mais clareza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *