Por que Dilma pode levar já no primeiro turno?

Por que Dilma pode levar já no primeiro turno?

Dez entre dez comentaristas, analistas e especialistas garantem que a economia brasileira vai mal, de mal a pior. Falta muito pouco para o apocalipse, garantem eles, a uma semana das eleições presidenciais.

Os sábios nativos gostam de citar uma frase atribuída a James Carville, célebre marqueteiro político, conselheiro de Bill Clinton nas eleições americanas de 1992, em que ele derrotou George Bush. “É a economia, estúpido!”.

Pois se a economia brasileira não é nenhuma Brastemp, longe disso, como explicar então que a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, continue aumentando sua vantagem nas pesquisas, abrindo a “boca do jacaré” na reta final, a ponto de poder liquidar a fatura já no primeiro turno?

Logo após a divulgação da nova pesquisa Datafolha, na noite de sexta-feira, em que Dilma abriu uma vantagem de 13 pontos (40 a 27) no primeiro turno, chegando a 45% dos votos válidos, Heródoto Barbeiro me perguntou no Jornal da Record News a que eu atribuía a derrocada da candidatura de Marina Silva.

As análises que já havia visto e ouvido eram unânimes em apontar a agressividade da campanha negativa do PT como responsável pela queda de Marina. Pode até ter influído, mas certamente não foi a razão principal para explicar o que aconteceu nas últimas pesquisas, que voltaram a registrar números muito próximos aos de abril, quando foi dada a largada para a corrida presidencial. Tivemos muito dinheiro, tempo, pesquisas e palpites jogados fora durante todo este tempo, para voltarmos ao ponto de partida.

Só foi ao ler a chamada do Blog do Moreno (meu chapa Jorge Bastos Moreno) na home do portal de “O Globo”, com a matéria de Clarice Spitz, que encontrei a explicação mais próxima da realidade. “Brasil: desemprego é o menor em 12 anos”, diz o título da nota.

O professor Delfim Netto, manda-chuva da economia brasileira nos tempos da ditadura, que misturava sabedoria acadêmica com bom humor popular, costumava dizer que a parte mais sensível do corpo humano é o bolso. É com este sentimento que a maioria dos eleitores vai às urnas: minha vida melhorou ou piorou? Se melhorou, vota no governo, na continuidade; se piorou, dá a vitória à oposição. Simples assim.

Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, divulgada esta semana, a taxa de desocupação ficou em 5%, a menor para um mês de agosto nos últimos 12 anos. É preciso dizer mais alguma coisa? Trata-se de um quadro próximo ao do pleno emprego.

Emprego e renda sempre foram os paus da barraca dos governos do PT desde que o partido chegou ao poder em 2003, por piores que fossem os dados macroeconômicos e as crises políticas, que a maioria da população nem entende, porque ninguém vive de PIB nem de CPI, mas de salário no fim do mês, quer dizer, dinheiro no bolso.

Quem ainda vota por ideologia? Só os muito ricos, os radicais de um lado ou de outro, os antigos intelectuais chamados orgânicos, ou seja, uma pequena parcela do eleitorado. Foi isso que os candidatos da oposição ainda não conseguiram entender. Só bater no governo não resolve. Parafraseando Carville, é possível resumir a ópera em quatro palavras: “É o emprego, estúpido!”

Mais uma vez, ao que tudo indica, sem querer saber de balas de prata, delações premiadas, notícias catastróficas, denuncias cabeludas, formadores de opinião e quetais, os eleitores votarão por interesse: os seus próprios interesses.

Bom final de semana a todos e vida que segue.

 

 

 

 

 

 

 

 

43 thoughts on “Por que Dilma pode levar já no primeiro turno?

  1. Qdo ouvia o Trajano da Espn falando do kotscho, achava q se tratava de um jornalista serio. Mas lendo seus textos, analisei q se trata de um vendido e parcial, nao tratando sua profissão com respeito e imparcialidade, como deve ser. Por isso esta na Record.

  2. Se estivesse no Brasil, James Carville seria famoso por outra frase: “É o Bolsa Família estupido!”. É quase impossível derrotar um governo que mantém cativo os eleitores miseráveis, num país onde eles são maioria. Veja o que está fazendo o Lobinho na capitania do Maranhão, e outros aliados do governo no Norte/Nordeste: MEDO. No Norte e Nordeste se acabar o Bolsa Família, acaba o comércio (Que é só o que tem por lá, parasitando na renda de aposentadorias, salário do funcionalismo e programas sociais) . Aquela situação tenebrosa ocorrida, justamente no Nordeste, quando espalharam o boato do fim do programa, deu para ter uma noção da importância do benefício (Os marqueteiros do governo viram com atenção). O político que os miseráveis acreditarem que vai por fim no programa não se elege, se algum eleito realmente acabar, cai. Faltou o PT contratar a Regina Duarte, até agora está funcionando.

    1. Sem essa de “é o bolsa-família, estúpido”. Se fosse assim tão simples, os governos que o Brasil teve antes de 2002 podiam ter se utilizado disso e se eternizado. Por exemplo, a ditadura militar. estaria no poder até hoje, com a Arena elegendo 90% do Congresso. É, sim, a economia, estúpido.

    2. Não é só o bolsa familia que dá ao eleitor a vontade de votar na Dilma e no PT, há dezenas de razões e o magistral texto do Ricardo Kotscho dá até ss entrelinhas prá se pensar nos outros. É faculdade para os pobres, é Escola técnica que garante emprego e salários melhores. É chances palpáveis e realizáveis, não é sonho como os oposicionistas oferecem ao já esperto eleitor que não se interessa por economia, por bolsa de valores, por difamações contra o PT. É certeza de que se o patrão envhe seu saco, pode dar-lhe uma banana que logo alí ne esquina arranja outro emprego talvez até para ganhar mais. Esta realidade é buscada pelos trabalhadores há anos e eu era jovem e metalurgico e os colegas já diziam isto e hoje já tenho quase 70 anos. Viram? Faz já algum tempo. Moçada; gostoso mesmo é voce ir a uma loja, gostar de algo e comprar sem remorsos nem medo que vai faltar no final do mes. O eleitor está descobrindo que votar certo, traz esta felicidade e o politico que puxa a sardinha pros poderosos da elite são inimigos daqueles que lutam para sobreviver, simples assim. Corrupção? Não tirando dos bolsos dos trabalhadores como redução de salários, pouco importa. Entendeu? Sabe, é condição vida, estúpedo!

  3. O índice Merval ,do Globo,aponta para essa tendência.Percebe-se que a única solução é juntar Marina & Aécio para um provável segundo turno, o que pode também não se materializar.
    Culpa do PIG! Povoaram as páginas com tantos escândalos, siglas,partidos ,personagens,que acabaram por desinteressar até quem por isso tinha alguma curiosidade. Houve congestão de
    de informações misturada com ficções,o que comprometeu a eficácia da estratégia.
    Merece uma breve reflexão: nem a mídia consegue ser “partido”,nem consegue informar com clareza. Os jornais,portanto, deixaram de cumprir com a mais elementar expectativa ou dever,tanto faz…

  4. “Quem ainda vota por ideologia ? Só os muito ricos….” Perfeito, Kotscho, mas pemita-me acrescentar: só os muito ricos e neuróticos votam por ideologia, mas sua (deles) ideologia resume-se em manter fortunas e privilégios a qualquer custo, mesmo que para isso seja preciso caluniar, difamar, derrubar aviões, condenar e assassinar inocentes. Perdoe a empáfia, mas acertei a quase totalidade de minhas previsões porque não brigo com a verdade. As Torres Gemeas de NY não foram derrubadas por nenhum terrorista fanático, mas por bilionarios americanos corruptos, neuróticos e assassinos. Baseando-se em verdades, ainda que doloridas (uma guarnição inteira do corpo de Bombeiros foi enviada para a morte no WTC), torna-se fácil acertar previsões. “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (Timóteo 1-6)”. Não dá outra. Bom fim de semana, Balaieiros !!!!

  5. Na verdade a população está descobrindo quais seriam as intenções de Aercio e Marina, a opção por Dima é simples, as pessoas não querem dúvidas, querem certeza de que as conquistas até aqui, irão prevalecer, PORTANTO VOTAR EM DILMA É GARANTIR QUES AS TRANSFORMAÇÕES CONTINUARÃO, E MAIS, MAIS FUTURO, MASI OPORTUNIDADES, ISSO SIM!! É COMPROMISSO COM O POVO BRASILEIRO! VOTO DILMA!!!!

  6. Caro Ricardo, concordo com sua análise. É isso mesmo. Eleitores votam com o bolso. E o PT sabe disso. Por isso jogou tão sujo com a adversária Marina Silva, plantando mentiras do tipo fim da comida na mesa, fim da casa sonhada, fim dos justos programas sociais. Mentira sobre mentira. Mais que isso, até. Calúnia sobre calúnia. A campanha do medo e da falta de ética, dos 11 minutos + 4 de Aécio contra 2 de Marina. Os eleitores não estão nem aí para ideologia, mas o PT sabe manipular com maestria princípios da propaganda do realismo socialista da era Stalin, jogando com o ódio de classes, o rico contra o pobre, o banqueiro contra o bancário, os protetores do povo contra os malvados. O eleitor não vota com base em princípios ideológicos, salvo raras exceções, como você bem destacou, mas o PT usa a manipulação ideológica, mesmo que para isso precise enterrar a ética em cova profunda.

    1. É o Bonde do PT, Thereza. Como o PCC, tocando o terror. ‘Vão acabar com o Bolsa Família, vão acabar com a CLT”. Daqui pra frente, os robozinhos do partido vão sair de licença remunerada das repartições onde estão mamando, e entregar santinho preenchido para analfabeto votar. Como já afirmou aqui uma militante, e afirmou com orgulho.

  7. Esta frase final resumiu tudo, os eleitores votarão por interesse: os seus próprios interesses. embora a imprensa conservadora tente convencer os eleitores a votarem em seus candidatos, mas o povo esta arisco, como se diz no interior, e sabe que os candidatos da imprensa conservadora na maioria das vezes não representa seus próprios interesses entre eles o emprego que é um dos mais sagrados.

  8. 1) O que vale realmente é a pesquisa espontânea;

    2) Os eleitores de Dilma são os mais fiéis;

    3) Os eleitores de Dilma sabem seu número na hora de votar;

    4) A capilaridade do PT é enorme;

    5) As pesquisas não conseguem alcançar o lavrador no meio do mato, o trabalhador no corre-corre, etc.

  9. IBGE? E alguém ainda acredita nos dados do IBGE? O sentimento da população é o contrário, de que os ganhos reais no salário durante o governo Lula foram engolidos pela inflação camuflada no governo Dilma e a revolta é geral. É claro que após 20 dias de bombardeio na mídia, na propaganda eleitoral do PT e do PSDB e nas mentiras e boataria nas redes sociais via “mensalet” (a tropa financiada pelo PT para apregoar o terrorismo de que, se Marina vencer “vai acabar com o bolsa família, com os direitos trabalhistas, com o 13] salário”. Tanto que o crescimento de Dilma se deu principalmente no nordeste, onde este tipo de terrorismo eleitoral sempre funciona. Não tem nada haver com a economia.

    1. Eu queria saber do Sr. Vasconcelos: De que trata a Consolidação da leis do Trabalho(CLT) que tanto interessa ao empresário? Não são as férias, o 13º salário (gratificação natalina), horas extras, adicional de insalubridade, entre outros direitos. O que trata a flexibilidade da CLT do programa da Sra. Marina (PSB que pena!) que interessa tanto aos empresários há muitos anos. O que existe de terrorismo na defesa dos trabalhadores que recebem esses direitos?

    2. Quando foi comentado que Marina iria acabar com bolsa familia, ou qualquer programa social e direitos trabalhistas, sugiro a aqueles que acham que é invençao do PT buscarem entender o que Marina quer dizer com REVISAO destes direitos…Ora meus amigos basta ver quem financia a campanha da Marina para ver o que ela que introduzir…Banqueiros fazendo campanha descaradamente em favor da dona Osmarina…querem mais???????????????www

  10. Bom se a fosse acreditar em todas as noticias ruins que a mídia que enfiar goela abaixo dos brasileiros a todo custo, acharia que estaria vivendo no país mais miserável da África e não no Brasil. A verdade é que falaram que não ia ter Copa, e teve. Que ia faltar luz, não faltou. Que o desemprego ia voltar, não voltou. Que Aécio iria ser presidente, mas pelo jeito não vai chegar nem no segundo turno. Que o PT tinha acabado, e não acabou
    Conclusão: a mídia mente e como mente…

  11. A velha e triste choradeira de perdedor, Sr Carlos Vasconcelos !!!! Perdemos por causa do juiz que não impediu os gols do adversário. A boa e velha choradeira de perdedor e só. Tá com pena, Everaldo ????

  12. Caro jornalista, consagrado, mesmo reduzindo seu trabalho é condecorado.Mas o nobre sr. Marcelo Duarte tenta desqualificá-lo, isso porque a decisão do povo que teve melhorias de vida social econômica torce pela grande Estadista Presidenta Dilma, que não tem medo de cara feia das grandes potências e traz desenvolvimento para o seu povo, povo garantindo principalmente a instrução para os mais necessitados entre tantos os negros principalmente. Parabenizo a sua coragem e determinação e podes fazer-me um favor, precisamos que o ministério das comunicações, volte a ser como dantes, então podemos começar a discutir tal fato, poderia o senhor voltar a ocupá-lo, “vida que segue”, até a vitória.

  13. olha eu quero que o proximo governo me der uma casa para morar pois sou escrita na minha casa minha vida nunca me chamaram na cohab tambem moro mal aqui em sao paulo quero um governo bom que ajude a nós pobres estas mentiraiadas destes candidatos nao vale de consolo para nós ou raca mentirosas nao fazem nada pela nacao isto e que é pior tudo nao passa de mentiras propaganda enganosas bando de ladrao o pt só rouba no BRasil nunca vi tanta roubalheira só o pt bando de bandidos ladroes sem vergonha sen carater raca ruim enfeliz é o pt

  14. Ricardo eu divirjo de sua opinião. Marina derreteu por vários aspectos , mas o que pesou mais foi ela mesma. As contradições na sua fala, seus companheiros e sua fraqueza moral detonaram suas chances. Num segundo turno quanto mais ela falar pior fica. O que mantinha era uma aura de misticismo, de salvadora da pátria. Bastou BC independente, PSDB do seu lado, um grito do Malafaia e um golpe de misericórdia com o choro ao ser criticada.

  15. Dilma pode ganhar porque quem acusa o PT de ladrão é ladrão também. No país de petralhas e tucanalhas, bandidos por profissão, resta votar pensando nos próprios interesses.

  16. Lamentável Sr. Kotscho!
    Quer dizer que não existe ideologia por parte do governo em querer garantir bem estar aos mais necessitados. Tudo isso se resume a um jogo de interesses para garantir a sua permanência no poder.
    Não dá para acreditar que um cara como você com um histórico brilhante no jornalismo e na política chegue a essa conclusão.
    Parafraseando o final dos seus textos…
    A vida segue, mas agindo assim, não sei aonde ela vai te levar.

  17. Dilma ganha no 1º turno igual a 2010,kkk,que já tinham uma festa preparada,mas depois da apuração ela veio com uma carinha super constrangida e uma tristeza indisfarçavél dizer:”a luta continua”,mesmo com a maioria das pesquisas dando acima de 45% pra ela.Agora esse ano se ela tiver mais de 35% dos votos validos do 1º turno pode estourar a champagne.Só em blog do PT pra ler essas coisas mesmo.

  18. Parabens cara que não vou escrever seu nome porque não dou conta mas vc disse tudo que eu estou tentando dizer desde o inicio das eleições em poucas palavras , concordo com tudo , vou votar no PT Dilma porque trabalham para os pobres do Brasil. O resto é pura demagogia da imprensa que não deveria ter tanta liberdade.

  19. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, divulgada esta semana, a taxa de desocupação ficou em 5%, a menor para um mês de agosto nos últimos 12 anos. É preciso dizer mais alguma coisa? Trata-se de um quadro próximo ao do pleno emprego.

    Emprego e renda sempre foram os paus da barraca dos governos do PT desde que o partido chegou ao poder em 2003(…)
    Não é só isso. Analise a abrangência do Bolsa Família como o maior programa de distribuição de renda do mundo atual. O minha Casa Minha Vida, com o record de construção e financiamento de casas populares, As rodovias federais, nunca tiveram tão bem cuidadas como na atualidade; O PRO UNE, ultrapassou um milhão de brasileiros fazendo curso superiores bancados ou financiados pelos governos LULA e ILMA. teria muitos programas para citar. Tudo isso o povo leva em conta na hora de votar. Algo que os governos do PSDB e outros não fizeram.

  20. O IBOPE não vai votar por mim! Não acredito em pesquisas, como uma pessoa tem tamanha rejeição e mesmo assim aparece na frente? Os números não batem, eu NUNCA MAIS VOTAREI NO PT!

    1. Voto em Dilma do PT, pelas mudanças sociais feitas ao longo do governo do PT, simplesmente coisas que os outros governos não fizeram. Aécio candidato dos ricos, Marina não tem condições nenhuma de ser presidente, troca de partido toda hora, troca de opinião, plano de governo fabricado por banqueiros, sem apoio do Congresso Nacional enfim citaria milhões de motivos para eleger Dilma que são os brasileiros.

  21. Essa senhora é minoria e no caso também deve ser aquela parcela rica que abomina a melhoria dos mais pobres. Neste governo, por mais safado que seja, mudou minha vida. Hoje tenho uma casa linda, tenho emprego e posso planejar um futuro, quem sabe até fora do país, com Brasil sem fronteiras. Diferente dos governos Tucanalhas que tem horror aos mais humildes. E que é blindado com uma mídia vendida e inescrupulosa. Sem falar no STF que se dizia tão aguerrido e agora esta varrendo os escândalos dos bilhões dos trens e metrôs de SP. Ora pois, pois!!!

  22. A atual situação politica pra essas eleições, não apresenta nada de novo, muito pelo contrária apresenta “uma música de uma nota só”. Aércio é retrocesso, representa FHC e seu neoliberalismo, não tem proposta e faz uma campanha apontando os erros do PT. Mariana está mais perdida que “cego em tiroteio”. Sua “proposta” é inconsistente e não tem um discurso convincente. Não um grupo formado para um eventual governo.Com quem se aliaria, caso eleita?
    Não tenho, particularmente, opção. Por falta de Opção voto em Dilma.

  23. Grande Ricardo e seus espaços democráticos. Outro dia lí que quase todos os vícios começam com a letra c (cachaça, crack, etc) e , agora, descubro – com sua ajuda – que a satisfação do povo também tem cês em suas iniciais. : Casa, Conforto e Comida. Realmente descobriu-se o sucesso dos governos no PT. Destarte, só teremos um turno mesmo. Vamos esperar 2018.

  24. Duas palavras: Bolsa-Família. Qualquer insinuação de que se a Dilma perder o programa acaba é eficiente para conter grandes avanços dos rivais.

    Quanto a taxa de desemprego aberto, esse dado tomado isoladamente não dá para identificar se a economia vai bem ou não. Um exemplo até positivo do que esse número escamoteia é a possibilidade que os programas assistenciais oferecem às pessoas de recusarem empregos ruins, excessivamente exploratórios, na lavoura ou na construção civil. Da mesma forma, autônomos e camelôs que acham difícil achar emprego com carteira assinada podem ser classificados como quem não esteja procurando emprego, apesar da forma precária de obter renda.

    A taxa de desemprego aberta deve ser colocada junto com outros dados: os dados da RAIS, do seguro – desemprego e da massa salarial, para se avaliar o quanto dos ocupados estão no mercado formal e para se avaliar a qualidade do emprego. No aspecto geral, vale comparar a taxa de desemprego com a evolução do PIB: se as duas não batem, então tem um grande contingente que desistiu de procurar emprego ou caminhou para a informalidade.

  25. Bom dia. Sou uma simples eleitora e pergunto?

    1) Quanto a pobreza na educação, onde escolas públicas viram moradia de traficantes e usuários de drogas? Pelo menos é o q acontece na minha cidade!
    2) Quanto a miséria na saúde pública, onde pessoas morrem todos os dias nos corredores ou mesmo ainda na porta de entrada dos hospitais por falta de atendimento? Isso tb acontece na minha cidade!
    3) Quanto as péssimas condições das nossas estradas e rodovias, onde veículos e motos caem em buracos à noite matando seus condutores? Vejo isso frequentemente na minha cidade!
    Será que tudo isso não faz parte do nosso próprio interesse, uma vez que a próxima vítima pode ser qualquer um de nós?

  26. Essa hipótese é simplesmente impossível de ser confirmada.
    As últimas eleições das quais o PT participou, e diga-se, em condições muito melhores do que as atuais, não foi possível levar a melhor no primeiro turno.
    Desta vez, as condições competitivas são muito mais adversas ao PT.
    A eleição não só vai para o segundo turno, como as anteriores, como o PT entra em desvantagem relativa, porque Marina disporá do mesmo tempo e não sofrerá o fogo cruzado do qual Aécio foi um dos atiradores mais obcecados.
    Dilma e o PT vão enfrentar o pior segundo turno de todos.
    A preço de hoje, Marina tem todas as chances de levar o segundo turno, considerando-se que disporá do que não teve no primeiro turno: tempo igual e um adversário como aliado.

  27. o povo quer e sombra e aqua fresca, como diria o eterno presidente lula fora do comum da silva, nunca na historia deste pais o povo comeu tanto bebeu tanto viajou tanto nunca assesou tanto a internet, o povo esta até mesmo talking yes we can. kkkkkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *