Aécio se contenta com o papel de ombudsman

Aécio se contenta com o papel de ombudsman

O tucano Aécio Neves sairá desta campanha presidencial levando para casa uma importante lição: se denúncia elegesse alguém, a mídia estaria no poder, nem precisaria de intermediários.

Sem um discurso claro, sem bandeiras nem propostas, o ex-governador mineiro se contentou em ser, ao longo de toda a campanha eleitoral, apenas um ombudsman, um crítico ácido do governo de Dilma Rousseff.

A apenas 10 dias da eleição, Aécio está saindo dela do jeito que entrou, sem empolgar ninguém, limitado à ponte aérea Rio-Minas, com raras incursões em outras regiões do país. Em 1982, na primeira eleição direta para governadores após o golpe cívico-militar, meus colegas se queixavam da cobertura aborrecida da campanha de Franco Montoro, que acabou eleito: “Ele fala todo dia a mesma coisa. Não dá lead…

“Lead” é a forma como os jornalistas chamam a abertura da matéria, que vai despertar nos eleitores, ou não, o interesse em ler o resto. Nesta campanha, Aécio repete Montoro e raramente consegue ocupar as manchetes, apesar do caudaloso conjunto de releases eletrônicos que seus assessores mandam todos os dias para os jornalistas, sob a curiosa rubrica “Aécio Minas 2014”.

Em nenhum momento, o tucano se colocou como candidato realmente competitivo, nem antes nem depois da tragédia com Eduardo Campos, com quem disputava uma vaga no segundo turno, e que acabou sendo um divisor de águas na campanha, alçando à disputa direta com Dilma a ex-senadora Marina Silva, do PSB.

A impressão que se tem é que Aécio acorda cedo para ter mais tempo de ler todos os jornais e ali buscar inspiração para seus discursos e entrevistas do dia. Em lugar de agenda própria, parece seguir uma pauta pré-determinada pelo noticiário da mídia aliada.

Para atacar a presidente, vale qualquer assunto, da subida ou da queda do dólar e das bolsas, das últimas denúncias contra o governo federal ao pronunciamento da presidente na ONU. Se não houver novidade, é só voltar ao tema Petrobras, um inesgotável paiol de munição para os candidatos oposicionistas de qualquer calibre.

O jogo está jogado e agora falta pouco tempo para a abertura das urnas. diretora-executiva do Ibope Inteligência, a analista Márcia Cavallari já deu o quadro por consolidado no primeiro turno, com Dilma e Marina indo para o segundo, em disputa que promete ser acirrada. Para ela, teremos um segundo turno bastante apertado. “O cenário está totalmente aberto para a vitória de qualquer uma das duas”.

O nome de Aécio nem entrou em consideração, mas ela deixou uma porta aberta, ao admitir que “qualquer novo episódio na campanha presidencial pode ter um efeito rápido nas intenções de voto”. É nisso que Aécio joga suas últimas fichas., enquanto não saem as revistas de final de semana.

De fato, as únicas esperanças do tucano para virar o jogo concentram-se agora em possíveis novos vazamentos de delações premiadas do doleiro e do ex-diretor da Petrobras presos no Paraná _ e só lhe resta rezar para que aconteçam logo.

É muito pouco, convenhamos, para quem se dispôs a disputar o mais alto cargo da República pelo maior partido da oposição.

Para piorar a situação, o tucano vai mal das pernas também em Minas, embora tenha terminado seu segundo mandato de governador com altos índices de aprovação, e de onde esperava sair com uma grande vantagem para compensar sua votação nanica em outras regiões, especialmente no Nordeste.

Tanto na eleição presidencial como na estadual, Aécio corre agora o risco de sofrer uma surra histórica em sua própria terra. Sem projeto político federal, embora seja o presidente do PSDB, é para Minas que precisará voltar para juntar os cacos, embora prefira morar no Rio. Resta-lhe reocupar sua cadeira no Senado e voltar para a coluna da página 2 da Folha, onde escrevia antes de sair candidato. É muito pouco para quem sonhou tão alto por tanto tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

26 thoughts on “Aécio se contenta com o papel de ombudsman

  1. Kotscho, na sabatina aos candidatos promovida pela Fiesp os empresários manifestaram reservadamente insatisfação com a exposição do Aécio, uma interminável crítica ao governo Dilma e nenhuma proposta. E assim tem sido, tanto é que vai terminar a campanha sem o candidato apresentar o programa de governo porque simplesmente não tem. Aécio é um candidato fraco, escolhido a dedo por FHC, que vai levar o PSDB a iniciar sua caminhada rumo ao nada. É o princípio do fim: os tucanos são a próxima encarnação do DEM, que já morreu. Só falta ser enterrado!

    PS: parabéns pela premiação no Comunique-se!

  2. Ricardo, acho um pouco cedo seu comentário. Ficar batendo na tecla que o candidato não tem proposta é forçar um pouco a barra. Eu vejo claramente suas propostas, mas bastaria só uma proposta. Acabar com a roubalheira. Que tal?

    1. Tenho assistido com a maior atenção à propaganda eleitoral do Aécio e a única proposta que ele apresenta é tirar o PT. Eu, como eleitor, fico pasmo. Por que e Pra que? Se o PT é o partido que mais combate a corrupção e o PSDB está entre os partidos com mais políticos cassados segundo o TSE, sua proposta de acabar com a robalheira soa ridícula.

    2. Lourdes Maria,vc realmente acha que Aécio é a pessoa mais indicada para “acabar com a roubalheira”? O aeroporto construído nas terras de sua família foi o quê? Esse discurso moralista do tucano mineiro já está mais do que furado,enganando apenas alguns poucos incautos que se recusam a enxergar o óbvio.

    3. Fernando, acho. E distorcer os fatos, apontar falhas, é discurso do PT. Tenho pena daqueles que para defender sua ideologia precisam acusar o outro. Procure saber a verdade.

  3. É o Aécio vai perder essa,mais volta a trabalhar no senado.Gostaria de saber o que a ex-“presidenta”Dilma vai fazer após o dia 1º de janeiro de 2015,onde ela vai trabalhar?Pela economista que é,acho que vai ficar um bom tempo no seguro-desemprego.kkkk…

  4. Quem resiste ao mar da zona sul do Rio? Aécio Montoro ,sem apetite e com desânimo prefere mergulhar na ondas do que na campanha . Dilma leva no primeiro turno ,apesar do Itau e da Natura.Triste mesmo, é o papel do PSB jogando pelo vaso sua história.
    Apesar do esforço hercúleo do PIG ,mais uma vez ficarão debruçados imprecando do alambrado
    contra o time,o juiz e o publico pagante.

  5. Coitados dos petistas, reclamam que são ”vitimas” de agressão dos candidatos rivais, mas não medem esforços para criticar, e espalhar boatos contra eles. Se fazem de vitimas sendo os verdadeiros vilões da historia. O desespero os faz sair batendo em tudo e em todos.

  6. Aécio deveria seguir aquele conselho que diz: cuida do seu quintal, que eu cuido do meu. Ficou tão obcecado com o quintal do PT que perdeu o bonde, como dizem por aí, perdeu playboy!

  7. Tão fraco que perde em seu próprio estado, FHC, Serra, Bornhausen, Pedro Simon, Jarbas Vasconselos ja se consideram futuros min. de um eventual gov. Marina. Essa é a “nova politica”.

  8. Prezado Kotscho: Se “para atacar a presidente, vale qualquer assunto” como você bem disse do candidato Aécio Neves, lembra-se que no debate com os presidenciáveis promovido pela CNBB no dia 16/09/2014, em Aparecida, conforme artigo o “Debate sobre corrupção volta-se contra Aécio” de Najla Passos postado em 17/09/2014 no portal Carta Maior, a candidata à presidência pelo PSOL, Luciana Genro disse sobre ele o seguinte: “O senhor é tão fanático das privatizações que consegue privatizar um aeroporto e entregar para sua própria família, e tão fanático da corrupção que consegue utilizar dinheiro público para construir um aeroporto beneficiando exclusivamente a sua família”.

    1. …( falando sòzinho )…meu deus do céu, se antes de sair os resultados do dia 5 já esta assim, imagina o que esta pobre alma não será capaz de fazer depois ???

  9. Caro Ricardo, em primeiro lugar parabéns pelo premio, muito merecido diga-se de passagem. Quanto aos resmungos dos peessedebistas e dos peessedebistas liga não! A grande mídia cegou esse pessoal de tal maneira que eles passaram a considerar o PT como o único partido corrupto no Brasil. Aquele televisionamento ridículo do processo mensalão, deixou muitos eleitores felizes e contentes! Porem, agora seria a hora do julgamento do mensalão tucano. Mas você viu a grande mídia cobrar isso? Não? muito menos eu. E com isso os ladrões ficam passeando pelo Brasil e vários deles até se candidatando. Por isso sou Dilma. Séria e trabalhadora. reconhecida até pelo Aécio que antes e iniciar a campanha disse “Dilma é uma mulher séria e eu não poderia lançar qualquer duvida sobre seu caráter. Mas não concordo de como ela esta levando seu governo” Pois eu concordo, caro Aécio. Eu e milhões de pessoas que respeitam a Presidente.

  10. A Copa foi uma vergonha
    A Petrobras é uma vergonha
    Criticar Israel e EUA é uma vergonha
    O Dolar baixo é uma vergonha, o Dolar alto é uma vergonha
    O BRICs é uma vergonha
    O Bolsa Família é uma vergonha
    O Mais Médicos é uma vergonha

    Poxa Ronaldo Fenônemo, eu já estou cansado disso tudo, vamos tirar umas férias de Iate, Claro Aécio, não vejo a hora.
    Só falta a Heliane Cantagnede dizer que o Aécio não tem o cheiro do Povo que o seu Cerra tem.

  11. Toda vez que olho para o Aécio, me vem na cabeça a dona Gerominha, aquela veinha que queria suicidar, mas não tinha coragem de consumar o ato, então resolveu ir para uma avenida movimentada da sua cidadezinha e ficava o dia todo atravessando-a de um lado para o outro na esperança que algum carro a atropelasse, quando os motoristas caridosoos se desviavam dela, ela gritava: Num tá me veno não féla da p.ta ??? Pois é, o Aécio estava a fim de abandonar a política, não encontrava um jeito, resolveu se candidatar a presidente pois sabia que seria derrotado e ninguém mais ia se lembrar dele. O Aécio é o “dona Gerominha ” desta campanha.
    PS. A escrita deste pôste, explica porque tú recebe tantos premios, parabéns, ficou muito bom, bom demais.

    1. Espero que nosso grande amigo Ricardo Kotscho compreenda, de uma vez por todas, que esses Institutos de Pesquisa vinculados à grande Imprensa são uma farsa completa. O Datafolha está “corrigindo” a posição de Marina, pra baixo, 3 pontos por pesquisa… Isso não existe; é impossível. Estavam mentindo descaradamente. Veja caro Everaldo que se Marina perder mais 3 e Dilma ganhar 2, um abraço, é 1o Turno. Vivemos no Brasil uma realidade paralela, criada por uma mídia venal e à serviço de interesses externos que não querem ver o Brasil e a América Latina independentes. Até quando isso? ////////// PS – Caro Mestre Kotscho, veja que eu tinha razão no post anterior… A forma envergonhada como a Folha divulgou esta nova pesquisa mostra que seguraram por um dia o que já deveria ter sido divulgado ontem… Safados!

    2. Pois é, meu amigo Pardalzim, e a situação da Marina tem muito pra piorar, pois só ontem o Malafaia disse que agora esta por completo na campanha da irmã Marina, antes ele apoiava o pastor Everaldo, que pra minha infelicidade o caba é meu xará. Há duas pessoas no Brasil que qualquer candidato deve pagar caro para que ele apoie o seu adversário, são o Malafaia e o FHC. Naquela cidade onde morava a dona Gerominha, só tinha um açougue, o Açougue do seu Dirceu. Por ser o único, e como era muito rabugento, o seu Dirceu não se importava com o atendimento aos clientes e todo mundo o detestava.Na primeira eleição que nela houve se apresentaram dois candidatos, o Miranda ( MDB) e o seu Idelfonso ( Arena ). O seu Idelfonso, apostando no poder do seu Dirceu, lhe prometeu reformar os seus chiqueiros se ele o apoiasse, o Miranda, num dia em que o açougue estava cheio de gente, ensaiou uma briga com seu Dirceu e assim ele, por mais motivo, foi apoiar o adversário do Miranda, o seu Idelfonso.O Miranda, passou a campanha toda pescando, e deixou sua eleição só pela participação do seu Dirceu, Foi eleito com quase 100% dos votos.È assim Pardalzim, burro nasceu pra comer capim, estes malas do PIG, até agora não aprenderam que falar mal do PT é fria, e não vão parar não, ainda não descobriram que quanto mais batem no LULA e na DILMA mais eles ficam fortes, para “nossa alegria”…aleluia ???

  12. Numa análise simples e desapaixonada é possível entender o fracasso de Aécio Neves. Primeiro, ele é tucano e, portanto, está vinculado ao último mandato de FHC, que, como se sabe, foi uma grande tragédia. Segundo, os tucanos de São Paulo – um verdadeiro curral eleitoral do PSDB – não gostam dele. Até porque ele não apoiou Alckmin em 2006 nem Serra em 2010. O troco, silencioso, veio agora em 2014. Terceiro, Aécio representa aquele tipo “engomadinho” próprio de tucanos, políticos que, como é possível facilmente constatar, não simpatizam com as classes mais baixas. Os tucanos, por mais que se esforcem, não conseguem uma interlocução com a sociedade, em especial as classes mais populares. Eles gostam da “massa cheirosa”, que é muito pequena, insuficiente para eleger um candidato a presidente.

  13. Fora de pauta: Mais uma de Marina. Segundo um post de Kiko Nogueira, para o site http://www.diariodocentrodomundo.com.br, essa história comovente que Marina contou no Ceará de que teria passado fome, não foi mencionada na sua biografia autorizada escrita por Marilia Camargo Cesar no livro “Marina, a vida por uma causa”. Será que Marina esqueceu de contar essa história pra Marilia ou será que é mais uma mentira que ela inventou para enganar os eleitores? Segundo Kiko a palavra “fome” aparece 10 vezes nas mais de 260 páginas do livro mas em nenhum momento encontra referência à história que ela contou no Ceará, de que seus pais teriam dividido um ovo para 8 crianças. Segundo Arnóbio Marques, ex-governador do Acre, aparece no livro dizendo: “É a única pobre mimada que conheço”.

  14. Kotscho, Everaldo e amigos, confesso que vou sentir falta do “Trio Mais Biruta do Balaio”, Netho, José Eduardo e Lucas Freire (Moe, Larry and Curly), que evaporará do Balaio quando estivermos comemorando a reeleição de Dilma. E o mesmo vai acontecer com a Lourdes Maria (o nome é falso, mas a imbecilidade é autêntica), autora da maior asneira que li no Balaio desde o sumiço do Luiz Carlos Velho, Robson de Oliveira, Dum, Johnny, etc… , que afirmou que precisamos conhecer a verdade sobre o Aeroporto construido por Aécio, com dinheiro público, em terras de parentes. Ou seja, somos nós que precisamos descobrir a verdade, já que a Folha mentiu pra prejudicar o Aécio. Eu mereço !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *