E agora? O que Dilma e Aécio ainda podem fazer?

E agora? O que Dilma e Aécio ainda podem fazer?

Caminhava tudo inexoravelmente para mais uma disputa entre PT e PSDB no segundo turno, como tem acontecido nos últimos 20 anos. Só se discutia se haveria ou não segundo turno. Aí caiu o avião de Eduardo Campos, do PSB, candidato da chamada terceira via, que nem chegou a entrar no jogo, não conseguindo atingir os dois dígitos nas pesquisas.

Faz apenas 17 dias. O furacão Marina Silva, que até outro dia nem partido tinha, entrou no lugar de Eduardo, varreu tudo que encontrou pela frente e, agora, é a favorita para ganhar as eleições presidenciais.

Para se ter uma ideia deste fenômeno eleitoral, na primeira pesquisa pós-tragédia, logo após os funerais de Eduardo, Marina já aparecia com 21% no Datafolha, deixando Aécio Neves para trás, e colocando quatro pontos à frente de Dilma Rousseff no segundo turno (47 a 43).

De uma pesquisa para outra, em apenas duas semanas, como mostra o novo Datafolha divulgado na noite de sexta-feira, Marina deu outra disparada, agora empatando com Dilma (34 a 34) no primeiro turno e abrindo dez pontos de vantagem no segundo (50 a 40). Aécio ficou na poeira da estrada, registrando apenas 15%, cinco abaixo da pesquisa anterior, praticamente fora da disputa no segundo turno.

E agora? O que Dilma e Aécio ainda podem fazer para furar a onda Marina Silva que se alastrou pelo país, cada vez mais forte? Não sei a resposta. Constato apenas que a nova candidata do PSB está fazendo um strike nos adversários, que vão caindo, tirando votos não só de Dilma e Aécio, mas até do Pastor Everaldo, que já não tinha muitos, e fazendo um verdadeiro rapa nos nanicos, indecisos, nulos e brancos.

Posso imaginar como está o clima nos comitês eleitorais de Dilma e Aécio. Já passei por isso, em 1994, quando trabalhava na campanha presidencial de Lula, que liderava com folga as pesquisas até a metade do ano. Em poucas semanas, com o lançamento do Plano Real, as curvas nas pesquisas foram-se invertendo até que o tucano Fernando Henrique Cardoso virou de vez e acabou ganhando a eleição no primeiro turno. Ninguém no PT sabia o que fazer para segurar a onda do Real, que virou uma febre com frenético apoio popular.

Agora, a reviravolta não se dá por conta de nenhum plano econômico para acabar com a inflação ou promover a volta do crescimento, mas em consequência de uma tragédia aérea, que provocou grande comoção no país e beatificou a herdeira política de Eduardo, que surfa em direção à vitória.

Claro que não se deve atribuir tudo apenas ao fator emocional causado pela morte do candidato, mas foi este o divisor de águas da campanha presidencial de 2014. Marina soube encarnar como nenhum outro todos os descontentamentos levados às ruas em junho do ano passado, juntando desesperançados com o PT a descrentes do PSDB, revoltados, mal amados, eleitores cansados da polarização entre os dois partidos e cidadãos de saco cheio, em geral.

Um comentário enviado ao Balaio às 7h37 da manhã deste sábado mostra bem qual é o clima que vivemos no país nestes momentos decisivos, a apenas cinco semanas das eleições gerais:

“Bom, essa Marina também não me parece uma solução ideal… mas tudo… tudo mesmo, menos o PT. Portanto, em um segundo turno, entre Marina e Dilma, vou com certeza absoluta votar em Marina. PT nunca mais…”

Como se vê, trata-se de um voto muito mais contra do que a favor de alguém, algo que tenho ouvido por toda parte: acima de tudo, Marina conseguiu catalisar o voto anti-PT, que hoje parece majoritário no país, algo que Aécio e Eduardo não lograram ao longo de suas campanhas.

Vida que segue. Bom final de semana a todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

51 thoughts on “E agora? O que Dilma e Aécio ainda podem fazer?

  1. Kotscho, o momento atual da campanha para presidente, em que ocorrem fatos surpreendentes a cada dia, faz com que reflitamos e venhamos a compreender o pensamento médio de nossos irmãos brasileiros. O eleitor está satisfeito ou insatisfeito. Essa dicotomia é própria da alma latina que nos envolve. Os sonhos dos cidadãos são, em essência, muito individuais e quase nada coletivos. A construção do processo de cidadania no brasileiro mal acabou de renascer, pois a redemocratização do Brasil não completou, efetivamente, um quarto de século. Visto isto, é natural que o componente emocional do nosso emotivo povo pesa e pesa muito em suas decisões. O momento indica uma escalada espetacular de Dona Marina, (mais) uma política sem partido e com compromisso relativo com os quais ela se compôs para esse pleito. Os que estão na luta para ganhar não podem perder a esperança, principalmente se considerarmos a volatilidade crítica de nosso povo. Ganhe quem ganhar, enfim, que seja um ótimo exercício de democracia e mais um degrau que a sociedade brasileira galgue para, quem sabe, atingir a consciência crítica de nossos irmãos franceses. Esses irmãos que botam a esquerda ou a direita, a cada eleição, quando percebem que não recebem dos eleitos a resposta daquilo prometido em campanha.
    Penso que a Dilma e o Aécio devem persistir em sua luta, mesmo que a bufunfa das campanhas deles já não tenham o mesmo combustível da ascensionária candidata. E viva o povo brasileiro!

  2. Primeiro sobre as pesquisas: As pesquisas do DataFolha e do Ibope, tiveram que “antecipar as suas costumeiras adequações para não ficarem tão distantes do resultado das urnas”. Sobre o Aecio do PSDB: Resta a ele “se explicar sobre o caso de corrupção do aeroporto que ele construiu nas terras do tio dele dando um prejuízo enorme aos cofres do governo mineiro”, para pelo menos tentar salvar a sua carreira politica. Já sobre a Dilma do PT: na pior das hipóteses ela estará no segundo turno, e aí vai confrontar diretamente com a Marina do PSB, onde poderá continuar expondo tudo que fez como presidente. Quanto a Marina do PSB: Ela terá que mostrar muito mais do que tem apresentado até agora, pois ainda demonstra aquele estilo de “coordenadora de comunidade de paroquia catolica, que nunca leu a biblia”. Mas o que temos mesmo até agora Kotscho, “é um bando de candidato à presidencia muito covarde”, incluindo o Eduardo Campos; pois todos eles criticam o governo Dilma do PT, “mas não têm coragem de criticar o Lula do PT”, e é justamente isso que favorece a Dilma, porque “quem está recebendo o apoio do Lula, que muitos candidatos até têm a cara de pau de elogia-lo é a Dilma do PT”. O Aecio neves do PSDB, “que como esperado ja escondeu o Fernando Henrique Cardoso do PSDB”, por exemplo chegou a dizer que o Lula do PT fez um otimo governo, mas a Dilma está acabando com tudo de bom que o Lula fez. Então o eleitor se pergunta: O que vale mais: a palavra do Aecio Neves do PSDB que de vergonha esconde o FHC do PSDB, ou a do Lula do PT, que diz que a Dilma do PT é a melhor candidata? Só lembrando que a Marina vai ter que lutar também contra o apoio do Lula à Dilma.

    1. Cara,se o Lula tivesse com essa bola toda o Padilha já estaria eleito,acorda querido.Agora ,cadê os petistas frequentadores do Balaio que estavam cantando vitória da Dilma no 1º turno?Sumiram todos?kkk….

  3. Sr. Kotscho, acompanho seu blog já algum tempo, isto é, assim q/ o descobri na internet, e o acompanho todos os dias sempre que posso. Me identifico com seus comentários, já havia dito a amigos q/ no dia da eleiçao, eu vou pescar, nao vou á urna, e não adianta insistir. Hoje tenho certeza disso. Estou triste com o que está acontecendo com esta onda anti-PT, mas acho que a Dilma não teve jogo de cintura para conduzir as coisas, ela não tem o carisma de Lula, apesar Dela ser muito competente. Mas não tô decepcionado, apenas triste com esta situação atual. Mas acho que esta onda não tem retorno, mesmo que descubram algum podre na candidata, acho que nem os poderes da República interverão caso haja alguma coisa. Colorarão até o diabo lá a esta altura para retirar o PT do poder, isto é certo e lamentável, mas se tivermos sorte e Marina ganhando e com o apoio correto, talvez se salve alguma coisa. Quem viver, verá.

  4. O diabo, Kotscho, é que a memória do brasileiro, em geral, é muito curta. Em 1989 apareceu o caçador de maracujás, com o mesmo discurso e ainda assim a direita teve que apelar para derrotar o sapo barbudo. Deu no que deu. Sem falar na campanha e no governo do Jânio.
    Incrível essa intolerância com o PT. Bastaria a esses “desiludidos” fazerem todas as comparações possíveis entre o governo desses últimos doze anos contra os governos desde 1986. E analisar seriamente, com total isenção, essa questão de corrupção. Mas parece ser muito cômodo e “muderno” ser do contra. Vide 2013.

  5. Kotscho, estou notando aqui no seu balaio os comentarios de “varias minas”, no qual concordo com alguns e outros não; mas isso não vem ao caso, o que eu gostaria de te perguntar aqui no seu “balaio”, é se você acha que estas estupendas porcentagens de intenções de votos que a Marina e a Dilma estão tendo se devem justamente a este interesse maior da mulher pela politica, visto que na eleição passada a maioria das mulheres votaram no Serra e boa parte da minoria delas votaram em branco e nulo; ou se devem mesmo ao fato do Aecio Neves do PSDB não ser um candidato consistente, do tipo que enfrenta as perguntas sem se furtar de prestar conta ao povo?

  6. Um fato novo.
    Somente isso é capaz de revirar, outra vez, as expectativas, e anular Marina.
    O impacto da renúncia de Dilma e a entrada de Lula na raia.
    Aécio já virou pó de mico. Com ele, até Dilma tinha chances de vitória no primeiro turno.
    O PSDB nada tem a fazer, exceto costurar já as alianças com Marina para governarem a partir de 2015; o que não seria difícil, dada a similitude das propostas dos dois partidos.
    O PT, não; tem alternativa no bolso do colete ou para tirar da cartola.
    Se Lula entrar na área, o PT vence de goleada.
    Isso exigiria, de um lado, humildade do tal “coração valente” para recuar, imediatamente.
    De outro lado, a coragem de Lula de sair da zona de conforto do seu Instituto e encarar o desafio de defender o seu legado evitando a solução de continuidade do seu projeto de poder e do PT.
    Dizem que o problema não é identificar a tal da “verdade”. O problema difícil é, identificada a “verdade”, não fugir dela.
    Se o PT e Lula não quiserem fugir da “verdade”, Dilma tem de renunciar para Lula ganhar a eleição.
    Lula eleger-se-ia em primeiro turno e asseguraria, certamente, mais oito anos para o PT.
    Fora disso, a crônica do ocaso precoce do projeto de poder do PT está anunciada e consumada.

  7. Primeiramente, Mestre balaieiro, deve-se ignorar Marineca e tocar a campanha conforme planejada a frente. A partir da segunda semana de setembro, quando Aécio, sem nada a fazer, estará definitivamente fora do jogo e ficará claro que duas correntes disputam o poder no Brasil, introduzir o componente ideológico na campanha, comparando o que o outro lado fez e o que nosso lado faz, em benefício do Brasil e de seu povo. Deve-se deixar a Marineca de lado, pois sua função é apenas a de emprestar cara de povo à turma banquenecateira da Casa Grande e fugir do BBB tão desejado por eles, a escolha entre Marina X Dilma, pois sabemos que a escolha que de fato interessa ao futuro do Brasil, passa pela escolha entre o Brasil que queremos e fazemos e o Brasil que eles querem e fizeram. O resto é dar milho pra bode, ou melhor, purpurina à fadinha da floresta e a chave do tesouro de volta a eles. Chegou a hora de mais uma vez a nossa incansável militância, na base do pé do ouvido a ouvido, teclado 24 horas e muita saliva, mostrar que é quem de fato faz esse partido.

  8. A grande imprensa brasileira atacou tanto os governos do PT que fez gerar um ‘odio em grande parte do povo brasileiro.Mas , o objetivo era eleger o Aecio .Deram com os burros nagua.

  9. Olha Kotscho, vejo que o povo brasileiro quer mudanças mas sinto claramente que a mudança propriamente do governo não vai resolver em 4 anos tudo que precisa ser feito. Vejo o governo Dilma com aprovação de bom e regular em 70%, isto é um valor muito elevado e demonstra que o povo não está totalmente insatisfeito com o governo do PT. A Marina subiu muito rápido, acredito que a comoção vai se transformar em reflexão e brevemente teremos uma visão realista das pesquisas eleitorais. Vença quem vencer, torço pelo um Brasil igualitário e solidário porém sou muito conservador.

  10. a politica no nosso país e uma vergonha, quando começa o horário politico tenho vontade de vomitar com tantas promessas e mentiras, como sei que eles não irão cumprir já nem assisto mais porque passa governos e mais governos a historia e sempre a mesmas, criticas e falsas promessas, não aguento ver a cara de cínico do Aécio, quando ele critica a Dilma e diz que fara o país crescer, a Dilma por sua vez diz que o Brasil esta crescendo, ela deve estar vivendo no país dos contos de fada da cinderela, não acredito nesses caras de pau, que vem na tv, comem no bandeijão e beijam o povo para pedir voto, isso e uma sacanagem, vale tudo para estar no poder.

  11. “Faz apenas 17 dias. O furacão Marina Silva, que até outro dia nem partido tinha, entrou no lugar de Eduardo, varreu tudo que encontrou pela frente e, agora, é a favorita para ganhar as eleições presidenciais.” O furacão Marina, Kotscho ? Não foi o furacão PIG ? Então, o que explica o furacão Alckmin, o furacão Arruda e o furacão Dunga ???!!!! Se não é graças ao PIG que essa farsa perpetua-se, que alguém nos dê outra explicação !!! Que dureza, Kotscho !!!! Ótimo fim de semana, Balaieiros.

  12. Reconheço humildemente que de pesquisa nada entendo.Contudo, intrigam-me, os números desta última. Qual a explicação para a preferência por Marina a ponto de promover empate no primeiro turno e na sequência derrotar Dilma ,por dez pontos de vantagem?
    Logo abaixo, vem os números indicadores de satisfação,ou não.Dilma ,soma 74% da preferencia desse mesmo eleitorado que deu vitória a sua adversária,classificada como ótima boa e regular. Confesso que é difícil decifrar a lógica do eleitorado ou método da pesquisa adotado.Prefiro a desconfiança à perplexidade.

  13. Como qualquer sensatez previa já apareceu e veio a seu estilo, felizmente, a tempo de uma guinada rápida. Silas Malafaia aparece dando picica no programa de Marina Silva e, PIOR AINDA, é que ela cedeu; JÁ IMAGINARAM MARINA PRESIDENTE DO BRASIL COM SILAS MALAFAIA DANDO PALPITE? Esse é um perigosíssimo possível real do governo brasileiro a partir de 1 de janeiro de 2015. Os avanços construídos a duras vidas e pancadas na diversidade de gênero, de cor, de religião, partidária e com racismo ofuscado e vivíssimo, corremos o risco de ter um governo sob influência homofóbica com composição da mais extrema intolerância à diversidade humana. E não sou gay. Imaginem os gays nessas alturas dessa metamorfósica eleição. Nem precisa lembrar outros setores, tais como agronegócio, sistema financeiro, desenvolvimento, energia… É uma pena que na oportunidade que o eleitor tem para sair da dupla PT x PSDB a alternativa seja composta por setores que não inspiram mudanças substanciosas a favor da sociedade pluralizada e heterogênea.

  14. Concordo plenamente com quase tudo o que foi exposto, exceto com sua opinião de que o brasileiro após o acidente mudou o seu voto por conta da comoção. Marina Silva tem um histórico na política inigualável, e o PSB só não alcançou os 2 dígitos com Campos, por um simples motivo: queriam Marina na cabeça de chave. Marina surpreendeu e descredibilizou todas as pesquisas realizadas em 2010, uma vez que estas apontavam 9 a 10% das intenções de votos, quando na verdade finalizou com 19%. O povo brasileiro ja queria Marina, pelo menos este 19%, o resto é sim por um voto de protesto.

  15. Graças a Deus o povo acordou,o maior culpado do PT deixar a presidencia são seus maiores protagonistas Dilma e Lula,Dilma pela ineficiência na economia com seu “mago”Guido Mantega e Lula por ter indicado ela ao cargo mais alto do país,fora os escandalos de corrupção que só se alastram nesses 4 anos,as desculpas não convencem mais,economia mundial,seca,copa do mundo,etc.E aqui em SP,Padilha tá colhendo os frutos da indicação do Lula.Haddad será o próximo a não se reeleger.Basta agora chorar,reconhecer os erros e juntar os cacos para,quem sabe daqui Ha 4 anos Lula se candidate,só o tempo a economia e a saúde e o pique de Lula é que vão dizer.Quanto a Dilma,está encerrou sua carreira política.Triste derrocada petista,voltára a ser como o PSTU.

  16. …não meu fii, tú tá equivocado, os eleitores que agora dizem que vão votar na Marina, não são todos anti-pts não, basta ver que antes dela entrar no páreo a DILMA poderia ganhar no 1º turno. O perfil dos eleitores da Marina, tenho eu que é o seguinte: 1_ evangélicos quase na sua totalidade ( eleitores que não estão votando contra o PT mas a favor de sua irmã de fé ).2_o eleitor novo, que despolitizado querem o novo, independentemente de quem seja. 3_os insatisfeitos e esperansosos ( foram incluidos na classe média pelo PT, conseguiram algumas pequenas coisas e agora querem mais, porem mais dificeis de serem conseguidas) 4_os idólatras ( pessoas que se sentem como a Marina, e teem na vitória dela uma sua vitória ) a5_ os idiotas ( os que odeiam cegamente como este aloprado que voce citou no texto, não são muitos mas muito aprecem pois passam o dia desocupados em frente a um computador derramando as suas frustrações e o seus ódios infantis, são normalmente classe média esclarecida, mais emburrecida pelo egoísmo e que sentem ter perdido as vagas das universidades pública, antes reservadas aos seus filhos; alguns aposentados esclerosados que achavam que o PT ia transformar o Brasil num paraíso de cossa-sacos ), a imprestável elite paulista e seus segos seguidores. É dentro de alguns destes perfis que a DILMA pode reverter o quadro. Do lado da Marina, só agora o capeta mandou o Malafaia ir para o aquecimento, quando ele entrar em campo o time desconcerta e não acertará mais uma jogada.PS. Não podemos nos esquecer que a Santa Madre ainda não esta participando do jogo, pois estuda a estratégia, é difícil acreditar que esta, no país onde ela mais tem fiéis e onde as evengélicas mais crescem, vai ficar omissa ao dar a elas uma presidente como peça de marketing. ÊÊÊÊ mundão véi discuncertado !!! …né não Vítor Hugo ??? CHOOOOORA TUCANALHAS BANDO DE VAGABUNDOS !!!

    1. vc esqueceu de citar um outro tipo de eleitor seu psicopata ignorante e bitolado: o eleitor que nao aguenta mais tanta corrupcao e ignorância….acabou velhinho… a casa caiu…choooooora petezada….

    2. Bom uma coisa é certa, os tucanos não vão poder bater no peito e dizer que foram eles que tiraram o PT do governo. O governo poderá passar de uma petista para uma ex petista…Chora tucanada!!! E Aécio, que vergonha, se duvidar perde até para o pastor Everaldo…kkkkkkkk

    3. Ricardo…esqueci de dizer que também são eleitores da Marina “aqueles que não aguentam mais tanta corrupção”, estes estão num subgrupo dos idiotas, que vou denominar de inocentes inúteis, são os mesmos que votaram no Collor para acabar com os marajás, no Jânio que, com sua vassoura, ia varrer toda a sujeira do Brasil, são tão idiotas que se tornam inocentes, acreditam em toda besteira que falam pra eles.

  17. kOTCHO: me perdoe, mas vc como jornalista, de bem, deveria exigir que o Ministério Público Federal, o STE, o TSE (sei lá!) investigassem a quem pertence o jatinho? Que é isso? A imprensa não pergunta (R7, por exemplo) por que? O que está acontecendo nesse país? Isso que está acontecendo é crime eleitoral. Isso simplismente impugna a candidatura de Marina! E por isso a “imprensa não envolvida em maracutaias” fica quietinha. Desculpe, Kotscho!

  18. Já vi acontecerem esses tipos de fenômenos quando o eleitor querendo sair da fumaça cai no fogo Esse é o caso dos eleitores de Marina. Eles não param para pensar. Não interessa o que ganharam ou bens que possuíram no governo trabalhista. Votam na Marina como se estivessem votando em Jesus Cristo. Ele, pelo menos, mostrou a que veio quando passou por nosso mundo. Marina só acredita Nele. Será que a candidata conseguira governar sem o PSDB? sem o PMDB? sem os nanicos que a apoiam? Quem viver verá…

  19. “Jogar a toalha:jamais.”
    Que partam para outra,a Sra.Dilma ainda tem idade e chão para caminhar.
    O Sr.Aécio…o que é que eu digo para ele?
    *perdeu playboy*,parte para a próxima,pois *ele* também tem idade e chão pela frente.
    Quanto a Sra.Marina:*eu* não faço parte do bloco do quanto pior melhor,eu não vou torcer para que tudo dê errado no nosso país na pretensa gestão dela.
    Pois *eu* vou dar um tiro no meu própio pé,quem vai sofrer é o povo.
    “E *eu* meus amigos virtuais,também sou povo.
    E digo mais,longe de mim achar que a Sra.Marina seja a minha candidata preferida,nunca ouvi e nem vi nada que desabonasse a conduta *dela*,aliás *esse mundo irreal que ela alardeia*,é o ideal.
    Mas esse mundo não existe na nossa realidade,é o ideal,é o politicamente correto,mas para mim….ela é uma lunática.
    Se ela for a vencedora…paciência,vou torcer a favor para o meu própio bem e o bem dos meus semelhantes.

  20. Caro Kotscho Marina quer ser Presidente…ou não, e para isso apoia o casamento gay desde que o gay não seja gay… ou não. Entendeu ??? Eu não. Já que está difícil combater as drogas no mundo de hoje é preciso urgentemente atenuar seus efeitos. Uns “mano”” e umas “mina” só porque se iniciaram outro dia na política puxando uma “marcha da maconha” já acham que podem mudar o Brasil, o mundo e “tudo o que está aí”. E o pior é que uma ruma de marmanjo anti-petista, psicótico e “zumbizado” já entrou de besta na marcha !!! Te digo e peço que me cobre mais tarde: Marina não é “Lula de saias” !!! Nem poderia !!! Marina tem todos os dedos !!! Tem o dedo do Itaú, tem o dedo da natura, tem o dedo da Globo… todos apontados e ajeitados para aquele buraco do povo onde as costas muda de nome. Marina não passa de “Celso Russomano de saias” que a apenas dois anos atrás, nesta mesma altura do campeonato, já estava “eleito” pela mídia golpista, fuleira e desesperada o “novo” Prefeito de São Paulo !!! É só deixa-la falar mais !!! Cada vez mais !!!

  21. Duvido que marina tenha alcancado um duzia de votos apenas pq seu antigo candidato nao esta mais na corrida eleitoral, ele era insignficante como candidato e ela tambem. Esses numeros ficticios sao para abalar a campanha de Aecio Neves. Lembrando que Aecio é 45. Vote certo.

  22. Para quem gosta de sofrer, vota em Marina.
    Para quem gosta de viver, vota em Dilma
    Para quem não sabe o que quer, vota em Marina
    Para quem sabe o que quer, vota em Dilma
    A escolha é sua. Pergunto: O que está faltando para um Brasil melhor sem o PT?

  23. Marina em si não é problema, mas ela se torna um problema para a sociedade brasileira a partir do momento em que se cerca de gente sem qualquer compromisso com os avanços sociais no Brasil. Qual o interesse de Jorge Bonhausen pela melhoria de vida das pessoas no Brasil? Desde quando Heráclito Fortes se interessa por ambientalismo? Silas Malafaia tem alguma credencial do eleitor brasileiro para intimidar uma candidata? A imprensa não desvela essa armadilha e cabe, agora, à Dilma Rousseff revelar essa trama nos debates na TV. Aécio espera que essa iniciativa ocorra torcendo para que a presidente transfira votos para ele. Pois os espertalhões se valem da vitrine de Marina como frágil e quem a atacar perderá votos. Mas se ninguém meter a cara, essa farsa vai triunfar.

  24. Ricardo, eu achoque se fosse o caso de voto anti-PT, o Aécio estaria melhor colocado há muito tempo. Na hora que as pessoas se tocarem do teor do programa de governo da Marina, a Dilma volta à frente. Uma pessoa que obedece um pastor evangélico fundamentalista vai ter coragem de enfrentar líderes mundiais ?

    1. Adieu, Aécio….adieu….PSDB….hi,hi….Foi bom enquanto durou, tucanada. Agora é Partido dos TRABALHADORES x Partido SOCIALISTA Brasileiro. Que vença o melhor !!! Né não, Jorjão ????

  25. Marina vai enfrentar o seu primeiro teste na área ética, após a denúncia da Folha de que teria recebido quase dois milhões de reais em palestras, cujos pagantes não seriam informados, com base em cláusulas de confidencialidade; o mesmo tipo de argumentação que já fez com que Pallocci tenha perdido sua chance de presidenciável, bem como tenha sido a causa da sua exoneração da condição de Ministro da Casa Civil.
    Ainda que Marina esteja, a partir de agora, literalmente na chuva, e raios não lhe vão faltar sobre a cabeça, não vejo a repetição do cenário já visto, anteriormente, com Serra, Ciro e Roseana;mesmo que a “Obama de saias” tenha deixado pontos mal costurados ao longo da sua vida pessoal, sindical, política e religiosa.
    As taxas econômicas de crescimento do PIB da Era Dilma e a memória tucana “maldita”, não teriam como empolgar uma reviravolta do quadro, ainda que Lula entre na horário eleitoral do segundo turno para valer; e não como tem feito até agora, à francesa.
    Só a renúncia de Dilma e uma candidatura de Lula de última hora, já o dissera e repito, ora teriam como reverter o quadro, imediatamente.
    Esta semana de desconstrução continuada e progressiva de Marina promete: a Folha quer saber quem pagou, e o Brasil também, cerca de mais de um milhão em palestras para Marina, sob alegação de confidencialidade, supostamente não reveladas. segundo o periódico.
    Vamos ver como Marina reage a esses tipos de raios intensos e fúlgidos.
    Se a representante dos cafusos e mamelucos matar essa radiação altamente destrutiva de quaisquer imagens éticas no peito (a confidencialidade no âmbito privado é compreensível, mas não poderia, em lugar algum, sobrepor-se à exigência de quem ocupa um cargo público, quaisquer que sejam, muito menos ainda a presidência da República), como fez com as outras alegações de falta de experiência e contradições exóticas, a eleição é mesmo finda.
    Ainda continuo desacreditando que se possa dar com Marina, os mesmos desdobramentos que ceifaram as candidaturas de Serra em 2010, Ciro e Roseana em 2002.
    Mesmo que os especialistas considerem cedo demais para quaisquer conjecturas, a impressão que fica no ar é a de que, quanto mais Marina for atacada, mas será possível da parte dela capitalizar a situação de vítima, e aos poucos seguir consolidando seu crescimento.
    Se isso é bom ou mau para o país; só o tempo dirá.
    O fato é que Marina, simplesmente, virou o ano eleitoral de 2014 de pernas para o ar.

    1. Sr.Netho, as *mesmas cláusulas de confidenciabilidade que a Sra.Marina,tem,essas mesmas cláusulas de confidenciabilidade também são aplicadas com o Sr.Lula,nas palestras que ele também faz*.
      Isso quer nos agrade ou não,está dentro da lei,*nós pobres mortais que sustentamos o cofre da *viúva*,com os nossos Impostos,é não podemos comprar uma mísera balinha que temos que *contar tudo para o famigerado Leão*,caso contrário:CRAU! no nosso bolso.
      E os dentes do *infeliz* são bem afiados.

  26. Ricardo e demais prezados, para mostrar um outro lado da situação pela disputa a Presidência da República, reproduzo abaixo a pesquisa do Ibope para Presidente, pesquisa feita em Santa Catarina, um estado de perfil conservador, no período de 25 a 27 de agosto, aonde a Presidenta Dilma mostra uma grande diferença a favor, mostrando inclusive a possibilidade de vitória em primeiro turno. Ressalto que no embate de 2010, com o candidato Serra, Dilma ficou atrás e hoje ela mostra um novo momento vencedor. Entendo que se em Santa Catarina ela sai vencedora, acredito que da mesma forma ela está com o mesmo patamar nos outros estados.

    ATENÇÃO :
    Pesquisa Ibope para Presidente no estado de Santa Catarina, no período de 25 a 27 de agosto de 2014:
    Dilma 34%, Marina 22%, Aécio 20%,, Pastor Everaldo 2%, Eduardo Jorge 1% e Outros com menos de 1% 1%.
    OBS: Margem de erro de 3% para mais ou para menos.
    Pela margem e dentro da margem de erro podemos supor:
    Dilma 37%, Marina 19%. Aécio 17% e demais candidatos zero %
    Soma de Marina e Aécio chega 36% e Dilma 37%
    Vitória de Dilma em primeiro turno
    Lembrando que Santa Catarina tem perfil conservador e o PT sempre teve dificuldades com relação ao voto majoritário, ficando abaixo da média nacional e atualmente mostra a Presidenta Dilma em novo patamar.

  27. Com referência a pesquisa Datafolha de 29 de agosto, gostaria de compartilhar e pondera com os prezados sobre a questão da avaliação da Presidenta Dilma.
    Se há um índice de 35% que avaliam Dilma com conceito ótimo/bom, podemos assegurar que esses 35% de avaliadores votam na Dilma. Agora citamos os dados da pesquisa que 39% avaliam a Dilma como regular. No mesmo pensamento da lógica e do bom senso, coloca-se que desses 39% do conceito regular, apenas 40% votem em Dilma, então isso seria algo em torno de 15%. Conclui-se, após a soma dos índices prováveis de avaliadores que votam em Dilma , que ela tem um percentual de 50% de votos.

  28. O fato preocupante que li nos jornais, que tem parte dos tucanos que ja discutem negociar com Marina uma eventual participação no governo (caso ela ganhe).

    Tambem que os R$ estam minguando para contas dos tucanos.

    Por que o PIG abandono o Aécio no primeiro tempo.

    será que o PSDB vai voltar a ser partido nanico como o DEM e PPS. Vai ser o abraço dos afogados.

    Quanto a Dilma, não vejo porque tanta preocupação, se a pesquisa Data folha esta certa, ela caiu dentro da margem de erro.

    Depois desta do MALAfaia, acretido que boa parte de brasileiros e brasileiras estão de orelha em pé.

  29. Ricardo e companheiros. dados da pesquisa Ibope do dia 26 de agosto em postagem no blog Contextolivre: Muito interessante.

    55% dos pesquisados acreditam que Dilma será reeleita e apenas 17 % apontam para Marina;
    67 % dos pesquisados se dizem satisfeitos com a vida que levam e 9 % estão muito satisfeitos;
    27 % dos pesquisados acreditam que a melhor campanha é da presidenta Dilma e apenas 13 % de Marina e 14 % de Aécio;
    Quando perguntado por qual partido o eleitor tem mais simpatia o PT dá de lavada com 19 % e em segundo lugar o PMDB com 4%.

    A pesquisa do Ibope diz muito mais coisas que a gente pode imaginar | Contexto Livre
    Página independente sobre política, mídia, música, filosofia, literatura, esportes…
    CONTEXTOLIVRE.COM.BR|POR Z CARLOS

  30. Este ano (diferente de 2010) as eleições estavam indo para um caminho tranquilo.
    depois que esta tal marina assumiu no lugar do Tutu, a questão religiosa esta canhando contorno estrondoso.
    Assuntos que jamais deveriam esta em primeiro plano numa discussão de plantaforma de governo, são colocadas, infelizmente chamuscando o bom debate.
    Pelo que estou acompanhado vai ser muito pior do que 2010.Este é o jeito de Marina fazer politica.
    Quem a conhece nem estranha.

    Lembro dela no Minsterio do Meio Ambiente, se não fosse o Lula, com o jeito de paizão, esta senhora não tinha completado um mes no Ministerio do Meio Ambiente.

    Quando o Lula queria fazer um auto-estrada para o desenvolvimento de nosso Pais, ela se preocupava com o ninho de “tiziu” que poderia ser deslocado.

  31. caro kotscho.
    lembra da eleição do haddad em sp?
    há muita campanha pela frente, o pt é partido de chegada.
    no mais será ótimo segundo turno entre as duas ex-ministras do lula – ele sabe escolher ministério, hein?
    viva o brasil!

  32. kkkk,pobres petistas,querendo vender otimismo aqui no balaio,com suas “estatísticas” de fundo de quintal com porcentagem e tudo mais,o caldo já entornou,a única coisa a se comemorar é que a Dilma não perderá para o Aécio,de resto,é só lágrimas.Padilha humilhado em SP,e Dilma passando a faixa de presidente pra Marina e descendo a rampa do planalto junto com o petismo pra nunca mais subirem,até os mais fanáticos comentáristas do balaio não ousam mais cantar vitória da Dilma no 1º turno como a um mês atrás hehehe,deve ser desespero por perder a boquinha no cabidaço do PT.

    1. Marcio… aproveita bem esta tênue alegria, aproveita, mas sem esquecer que, comemorar em véspera, pode aumentar a dor do choro do pós. Assim falou Necabeu aos seus seguidores :”Acalmai irmão, acalmai, não levantais as vossas taças sem a motivo ainda ter chegado, eu fiz isto antes de me casar com a Nequinha e me ferrei.” ALELUUUUIA ??? aleluuuia !!!

    2. Marcio e Everaldo [01/09] [[13:42 + 16:31]] – Não sei a idade de cada um, porém gostaria de lembra-los de quando Jânio Quadros e FHC disputavam a cadeira de prefeito municipal de São Paulo na véspera da eleição, FHC aceitando convite de jornalistas, posou para os fotógrafos presentes no gabinete do prefeito da época, e sentou na referida cadeira. Jânio acabou vencendo a eleição, e no dia seguinte, fez questão que os fotógrafos que o acompanhavam registrassem um inédito desinfetar, espargindo inseticida na referida cadeira que as partir daquele momento ERA DELE. Concordo que Dilma não perderá para Aécio. Isso me dá uma alegria danada, ver o tucano fora do segundo turno –se houver–. Quanto a Marina, só espero que não faça como o Lula no primeiro mandato. Foi omisso em não mandar apurar direitinho o que aconteceu com a Plataforma P-16 que afundou, e deu um prejuízo danado à Petrobras no mandato tucano. Grande abraço à ambos e bom final de semana à todos.

    3. Falta pouco para a Petezada contratar a Regina Duarte para falar que a Marina da medo. Os blogueiros do PT estão no desespero, já chegaram a mencionar artigo do Reinaldo Azevedo batendo na Marina. Olho o ponto que os caras chegam…

    4. Nicanor Amaro da Silva Neto. O Lula foi omisso em não mandar apurar os envolvidos no caso do mensalão. Se tivesse apurado e punido os responsáveis pelos seus crimes o PT poderia ficar no poder por 50 anos ou mais.

    5. Joswualdo Leite de 01/09 às 22:36. Concordo que o Lula tenha sido omisso. Aliás Lula sempre que teve oportunidade de conjugar o verbo, conjugou. Mesmo que fosse para atingir seus próprios companheiros. Foi descuidado e negligente com suas amizades. Tinha que dar no que deu.

  33. Os sujeitos vêm ao Balaio agora, e que até então nunca frequentaram este espaço democrático e de difusão de ideias, mostram o nível rasteiro com termos como “petezada”, “petralhas” e quejandos. Acostumados à cultura do ódio disseminado por Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Roger (?!) e outros fascistas menos votados vêm aqui proclamar vitória quando ainda muita água vai passar debaixo dessa ponte. Mostram que não conhecem a história política do país, nem não têm hábito de discutir conjuntura. Em suma: típicos coxinhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *