FHC confirma que falou com Gilmar sobre Arruda

FHC confirma que falou com Gilmar sobre Arruda

Com Ibope novo e debate entre presidenciáveis na terça-feira gorda da política, um fato gravíssimo foi escondido pela grande mídia e só ganhou destaque na manchete do site político Brasil 247: em nota oficial do Instituto Fernando Henrique Cardoso, enviada à Folha, o ex-presidente confirma que ligou para seu amigo ministro Gilmar Mendes, nomeado por ele para o Supremo Tribunal Federal, para falar sobre o julgamento do recurso apresentado ao TSE pelo “ficha suja” José Roberto Arruda, candidato a governador de Brasília, que havia sido impugnado pela Justiça.

Leiam primeiro o que diz a nota, que está na edição impressa da Folha desta quarta-feira, no meio da matéria “TSE barra candidatura de Arruda para o governo do Distrito Federal”, publicada na página A10:

“O ex-governador Arruda falou comigo a respeito do seu recurso no TSE. Queria que o julgamento ocorresse a tempo de, se favorável, concorrer ao governo de Brasília. Como sempre, sou muito cuidadoso nessas matérias. Apenas indaguei o (sic) ministro Gilmar se havia chance disso ocorrer. Fui informado de que haveria um julgamento anterior que pré-julgaria o caso. Nada mais pedi a ninguém nem nada mais me foi dito”.

Nem precisava. Gilmar Mendes é o mesmo ministro que, em 2012, se disse “escandalizado” ao ser procurado pelo ex-presidente Lula para uma conversa sobre os prazos do julgamento do processo do mensalão, e denunciou o “assédio” à imprensa.

Desta vez, porém, Gilmar achou tudo normal. Primeiro, disse à Folha que não se lembrava do telefonema já confirmado por FHC. Depois, procurou minimizar o teor da conversa: “Posso ter falado sobre o tema, todos perguntam. Eu tenho dito a mesma coisa. A jurisprudência do TSE dizia que o que valia era o dia do registro da candidatura. Hoje, com a nova composição, não sei qual será o resultado”.

No final da noite, saiu o resultado, e o placar do TSE foi implacável: 6 a 1 contra o recurso de José Roberto Arruda, que assim continua inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa.

Adivinhem de quem foi o único voto a favor de Arruda? Acertaram: Gilmar Mendes, sempre ele.

Num longo voto contra o do relator Henrique Neves, que recomendou a rejeição do recurso e foi acompanhado pelos demais ministros, Mendes atacou a classe política “rastaquera” de Brasília e chegou a pedir a intervenção no Distrito Federal: “O Distrito Federal não tem sequer dignidade para ter autonomia política (…) Já deveria ter passado por processo de intervenção”, por conta dos sucessivos escândalos de corrupção, segundo o ministro.

Apesar de ter sido filmado recebendo propina no chamado “mensalão do DEM”, que até hoje não foi julgado, Arruda continua em campanha e, segundo o último Ibope, lidera as pesquisas com 37%. Seu caso é um retrato perfeito e acabado da falência do sistema político-partidário-eleitoral do país, com a generosa contribuição do Judiciário.

Como sabemos, Fernando Henrique Cardoso não é advogado nem parte interessada no processo. Cabe perguntar, então: por qual motivo o ex-presidente intercedeu por esta figura emblemática da política brasileira junto a um ministro do Supremo Tribunal Federal?

Num país civilizado, com independência de poderes, isto seria inimaginável. No Brasil, não sai nem na capa do jornal. É coisa nossa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

20 thoughts on “FHC confirma que falou com Gilmar sobre Arruda

  1. Moro em Brasília e não consigo entender como este senhor chamado Arruda está em primeiro lugar na pesquisa de todos os institutos . Já comentei sobre o anti-petismo que quer qualquer um no poder menos o PT, seja qual for o candidato. Estou com vergonha de Brasília, depois vão ás ruas quebrar tudo para pedir o fim da corrupção. Comentando o fato Gilmar Mendes foi o único ministro a votar a favor deste senhor que me recuso a pronunciar o nome novamente.

  2. É inacreditável a cara-de-pau desse candidato ao governo do DF. Ele perdeu o mandato de deputado federal por ter violado o painel de votação; perdeu o mandato de governador do DF e chegou a ser preso por ter sido filmado recebendo dinheiro indevidamente (improbidade administrativa, configurando lesão ao erário – em outras palavras, embolsando o dinheiro dos trabalhadores pagadores de impostos), e ainda aparece como “coitadinho” no horário eleitoral. E o mais incrível: a maioria dos eleitores do DF continua com a intenção de votar nesse ladrão.
    É incompreensível e inaceitável que um ladrão CONDENADO pela justiça em duas instâncias ainda requeira o “direito” de continuar a roubar o nosso dinheiro!!!!

  3. Agora é hora de renovar, mais renovar mesmo, chega de FHC, LULA, ARRUDA, MALUF, KASSAB, dentre outros o congresso, governo federal e estadual esta em nossas mãos, basta votar direito !!!!!

  4. E isso JUSTAMENTE NA SEMANA EM QUE A POLICIA FEDERAL PRENDEU o medico Roger Abdelmassih, que fugiu do Brasil depois que o “ilustrissimo” ministro Gilmar Mendes, que assim como o senador Aloisio Nunes Ferreira, também é a cara do João Plenario da Praça é nossa do SBT; concedeu a ele o direito de responder em liberdade as 54 acusações de estupros. O FHC é isso aí mesmo, e pouco nos surpreende com sua postura de sociologo. Ele nomeou o Gilmar Mendes como ministro do supremo, o José Roberto Arruda era deputado do PSDB do FHC, no escadalo do painel do congresso; e recebeu apoio do PSDB quando foi eleito governador do DF pelo partido DEMO. Bom lembrar também que o FHC, que com a ajuda da midia se elegeu e se reelegeu presidente mantendo uma postura de chefe de familia exemplar, conservador, FIEL a esposa, e defensor da moral e dos bons costumes, resolveu pouco antes das previas do PSDB PARA ESCOLHER O CANDIDATO DO PARTIDO A PRESIDENCIA DA REPUBLICA de 2014, adotar o discurso de que ERA A FAVOR DA LIBERAÇÃO DAS DROGAS, o que o fez entrar em rota de colisão com o SERRA. O Brasil PERDEU MUITO COM O ESPAÇO QUE O PSDB TIROU DO MARIO COVAS E DEU AO FHC; mas o PSDB PERDEU MUITO MAIS, porque perdeu a IDENTIDADE e a sintonia com o povo.

  5. Gostaria do mesmo empenho do senhor para escrever sobre a turminha do PT. Sou contra o Arruda, não voto e não votaria nele… Mas, sabe o que é incrível, senhor? O governo do PT aqui é tão, mas tão ruim, que a população está preferindo um ex-presidiário. Realmente, coisa de Brasil!
    Há muito tinha parado de ler o seu “balaio”. Assim como o jornalismo que o senhor tanto critica, não é isento e imparcial.
    Mas, felizmente, ainda vivemos numa democracia! Continue despejando aqui o que lhe convém. A propósito, o Sr. Arruda, assim, como o Sr. Agnelo são candidatos ao governo do Distrito Federal e não de Brasília. Não custa nada arrumar, não é?

  6. “Num país civilizado, com independência de poderes, isto seria inimaginável. No Brasil, não sai nem na capa do jornal. É coisa nossa.” Como assim, coisa nossa, Mestre? É escancaradamente sim, coisa deles, apenas deles, donos monopolistas da mídia e da justiça maçônica, e absolutos no uso da liberdade de imprensa e da justiça do domínio de fato, em causa própria, que merece o nosso repúdio e a nossa luta sem tréguas para acabar com a excrescência democrática, de cinco famílias informarem e desinformarem, de forma terrorista, os seus desinformados reféns, nós, os “ignorantes” cidadãos brasileiros.

  7. Infelizmente esse é o retrato atual da podridão política desse País, onde um ex-presidente liga para o “AMIGO” Ministro do falido STJ para votar a favor de um corrupto, impressionante como estamos “FERRADOS” com esses administradores do dinheiro público. Acho que é o FIM.

  8. Gilmar Mendes ,este e o ministro que representa o lado podre da elite brasileira ,seja ela politica ou empresarial este e tucano de carteirinha,porque que ele n veio a imprensa denunciar que o ex-presidente FHC pedio que apreciasse com carinho o recurso do ex-governador tucano ,ficha suja , Jose Roberto Arruda ,gostaria que ele tivesse a mesma capacidade de chamar a imprensa e denunciace que o ex-presidente FHC pedio que o mesmo desce uma força ao ficha suja e ex-governador do df psdb,jose Roberto Arruda.com o ex-presidente LULA ele teve acoragem de denunciar chamou a imprensa ,e fez o relato da conversa que ambos tiveram,porque n a fez agora da a entender que este ministro Gilmar Mendes ,tambem e um ministro ficha suja.

  9. O Fernando de sempre.
    Ambíguo, dissimulado, astucioso.
    O queixo mais doce e a cauda mais felpuda dos trópicos.
    Lembro-me de Plínio de Arruda Sampaio, ao voltar do exílio, meados dos anos 70, a contar aos seus alunos da EAESP/FGV, alguns anos mais tarde, a conversa com FHC, seu companheiro dos tempos passados no estrangeiro. Plínio em Cornell, FHC na Sorbonne.
    Plínio ia ajudar a construção do PT e queria levar FHC.
    Àquela época, Lula, ainda sindicalista, distribuía santinhos de FHC para candidato a senador pelo MDB.
    Resposta de Don Fernando, resumidamente, assim: Plínio, no PT seríamos “a direita”; já no MDB, sempre seremos “a esquerda”.
    É bem o sociólogo que Gilberto Vasconcelos descreveu como o “príncipe da moeda”.

  10. Até quando vamos assistir a esse tipo de atitude? Políticos sem escrúpulos e uma sociedade passiva. Nossas leis, feitas pelos políticos fichas suja, não valem nada. Um Tribunal condena o outro libera e assim vamos seguindo, sem mudança nenhuma. Basta olhar o cenário hoje. O cara roubo o que pode, é flagrado roubado, fica um tempo preso, sai da cadeia e logo nas próximas eleições pode concorrer, é muita esculhambação. DF, RJ e a corja que está no Planalto. É o fim da linha pra nós mesmo.

  11. D. Julia deve ser uma daqueles eleitores anti-petista de carteirinha e não quer reconhecer o que o Agnelo fez e está fazendo por Brasília, aliás ela acha que Brasília é só Plano Piloto o resto é o resto; pelo o que eu sei Brasília é toda a área que envolve o Distrito Federal , criaram essa Divisão não sei porque. Esse Senhor chamado Arruda deveria é ganhar um o vidro de óleo de peroba para passar na cara de pau que ele tem. D. Julia tem também outros candidatos que nunca foram presos pela Polícia Federal escolha um deles.

  12. Por trás do Sr. Arruda tem toda uma cambada da parte podre da política do DF: Sr. Paulo Otávio (que outro dia também foi preso) vice de Arruda, Joaquim Roriz, Luiz Estevão (aquele que junto com LaLau roubou o tribunal em S.Paulo) , pelo visto até ministro do STF e o Ex Presidente tucano é mole ou quer mais, e o povo querendo o fim da corrupção me poupem né rs. rs.

  13. Prezada Maria do Rosario,
    Sugiro, inicialmente, que faça um curso de gramática. Saber escrever para quem gosta tanto de se expressar como a senhora, é fundamental. Sugiro que dê ênfase à pontuação (sofrível), sintaxe, regência… Quem sabe matricular em uma das escolar do ilustre governador?
    Não sou a favor de Arruda, tampouco de FHC ter ligado para Ministro Gilmar Mendes. É tudo um absurdo sim!!!! Mas tenho discernimento para saber que o senhor que aí está é péssimo governador. Gostaria de pedir a gentileza de que não fizesse juízo de valor de quem a senhora não conhece. Texto ofensivo, debochado e mal escrito.
    A senhora não me conhece.Ffelizmente, para nós duas. Quero distância de pessoas que só aceitam a própria opinião, pessoas com olhar limitado e com esse velho discursinho.
    No dia 5 de outubro, Sra. Maria do Rosário, a população do DF, dirá se o Sr. Agnelo é tão bom governador assim e merece mais 4 anos para continuar a fazer “tantas maravilhas”.

  14. Gostaria de lembrar a D.Julia que foi um retirante nordestino semi-analfabeto que conseguiu colocar o Brasil nos trilhos; Na nossa época os jovens menos abastado não tinham tanta facilidades para frequentar uma escola ou faculdade como tem hoje , graças aos governos de Lula e Dilma. Peço desculpas ao Sr. Ricardo Kotscho e aos demais frequentadores deste Blog pelas minhas falhas no Português. Continuarei expressando o meu pensamento .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *