Furacão Marina atropela Aécio e já ameaça Dilma

Furacão Marina atropela Aécio e já ameaça Dilma

 

Caros leitores,

aos que estão chegando aqui pela primeira vez, reitero que este blog não publica comentários escritos só em caixa alta (letras maiúsculas). Não adianta insistir nem enviar o mesmo texto várias vezes.

Grato pela compreensão,

Ricardo Kotscho

***

Apenas 13 dias após a trágica morte de Eduardo Campos, o cenário da campanha presidencial de 2014 virou de ponta cabeça. O furacão Marina Silva já chegou a 29% na nova pesquisa Ibope divulgada agora há pouco, no final da tarde desta terça-feira, 10 pontos à frente do tucano Aécio Neves, e já encostando em Dilma Roussef, que ficou com 34% das intenções de voto no primeiro turno.

Num mais do que provável segundo turno, Marina derrotaria Dilma por 45% a 36%, uma diferença de nove pontos, bem fora da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos.

Como fogo morro acima e água morro abaixo é muito difícil de mudar de rumo, Marina Silva passa a ser, na minha avaliação, a nova favorita da eleição presidencial, por uma razão muito simples: além da larga diferença que abriu sobre a atual presidente neste primeiro levantamento do Ibope após a morte de Eduardo Campos, a ex-senadora poderá contar, no segundo turno, com a ampla maioria dos votos tucanos.

A se confirmarem os números do Ibope nas próximas pesquisas, teremos duas mulheres disputando, pela primeira vez, o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil. A entrada de Marina na disputa agora deixou Aécio Neves, que vinha mantendo a segunda posição, bem à frente de Eduardo Campos, praticamente fora do turno decisivo.

Em relação à pesquisa anterior do Ibope, Aécio e Dilma cairam quatro pontos cada um, ao contrário dos números do Datafolha da semana passada, em que Marina apareceu com 21% (Eduardo tinha apenas 8%), enquanto seus principais adversários pemaneciam com os mesmos índices de julho.

É importante lembrar que, no último Datafolha, quando seu nome aparecia ainda como provável candidata a presidente, em abril, antes de Marina entrar como vice na chapa de Eduardo Campos, ela já alcançava 27% das intenções de voto, apenas dois pontos a menos do que agora.

Duas semanas após a comoção provocada pela morte e os funerais de Eduardo Campos, Marina continua ocupando todos os espaços como protagonista do noticiário na mídia grande, com o gentil apoio do chamado mercado, apesar da arca de Noé que está se formando à sua volta, sob o comando da coordenadora do programa de governo e sua principal conselheira, a banqueira Neca Setúbal, uma das herdeiras do banco Itaú.

Claro que esta é apenas a fotografia do momento em que escrevo. Já ficou mais do que provado nesta campanha eleitoral que os ventos podem mudar a qualquer momento. Nosso país não está acostumado com furacões e tsunamis, mas a reviravolta provocada por Marina Silva mostra que o Sobrenatural de Almeida, grande personagem de Nelson Rodrigues, está mais vivo do que nunca, solto por aí. Só espero que não caia mais nenhum avião.

 

 

 

 

 

 

24 thoughts on “Furacão Marina atropela Aécio e já ameaça Dilma

  1. Faz alguns no penúltimo post, comentei que pouco importava se Marina fazia parte de uma fauna exótica cercada de um espectro ideológico incompatível.
    E ressaltei o fato de que se mostra o fator novo e imponderável capaz de provocar ondas concêntricas capazes de se propagarem e dar conta de absorverem os humores de junho, quando Dilma despencou mais de 40%, com um grau de recuperação paulatino incapaz de lhe assegurar a vantagem eleitoral necessária à vitória no primeiro turno.
    Já reiterei algumas vezes que o único líder imbatível em uma eleição presidencial no Brasil seria Lula.
    E só ele!
    Dilma era e sempre foi uma aposta de alto risco.
    Insistir com Dilma mostrou-se o grande erro de Lula, do PT e da própria Dilma, que não teve a humildade de reconhecer que não basta uma executora, gerente ou gestor que o valha para tocar a nau presidencial.
    O mar crispou e o céu escureceu.
    A natureza da situação exige um gigante para mudar as expectativas e virar o tabuleiro eleitoral a favor do PT e do Brasil.
    A hora de Lula voltar chegou.
    E essa hora é agora.
    Esperar para ver como é que fica, é assistir a vaca a caminho inexorável do brejo.

  2. Julgo que com a Marina no páreo, não teremos tanta baixaria e conseguiremos colocar na balança o que Dilma x Marina tem como plano de governo.
    Só pelo fato de Aécio Neves nem ir para o segundo turno, o BRASIL já ganhou.
    Que venha Dilma e Marina para analisarmos.

    1. Francisco, só de pensar que os conselheiros financeiroa da Marina sáo o Lara Resende e a Neca Setúbal me dá um calafrio. Estranho que uma Marina que se dizia da “nova política” se una a banqueiros e aos Bonrhausen….para mim, não tem analise alguma a ser feita. É Dilma.

  3. Dilma teve sua oportunidade, mas não soube qual era a verdadeira função de uma Presidência, pensou que era ser uma gerentona que jamais, repito jamais se dignou a se comunicar com o povo, espero que diante deste resultado Lula esqueça que pode magoar esta tecnocrata e e que ela tenha a grandeza de entender e abrir caminho para a volta de Lula!

  4. Alguém acreditou na nota oficial emitida pelo PSB sobre os jatinhos utilizados por Eduardo Campos? A situação agora ficou pior porque ninguém vai indenizar as pessoas que tiveram prejuízos em seus imóveis causados pela queda do avião. Se eu fosse uma dessas pessoas nem sei o que faria. Que fatalidade! Agora, quanto a Marina é só ela começar com o seu discurso desconexo e vazio, eu duvido que essa sua subida meteórica nas pesquisas se sustentam até as eleições.

  5. caro Kotscho,temos que analisar essa ultima pesquisa do ibope com cuidado.Não acho que a Marina tenha se tornado favorita nessa corrida presidencial.Você lembrou bem que pouco tempo se passou desde o acidente que vitimou Eduardo campos e as pessoas estão sendo “bombardeadas”diariamente com a presença da marina na grande mídia,mas esse fato tende a diminuir gradativamente.
    Contando a partir de hoje,faltam exatamente 40 dias para as eleições,é muito tempo,a candidata Dilma tem disparado o maior tempo no horário gratuito,tem a maquina governamental ao seu dispor,tem o Lula e além do mais todo furacão que começa forte demais acaba virando uma simples tempestade tropical.

  6. Brasil quem veio falar de banco central independente foi NECA DO ITAU isso se fosse vindo da Dilma o do Aecio seria motivo de ataques sem fim!!!

  7. Me valendo apenas pelo impoderável, digo que se na próxima pesquisa de opinião pública a MARINA ultrapassar a Dilma, digo que o PT e aliados vão, em coro, pedir: VOLTA, LULA!!!. Até aqui e pelas razões já conhecidas, o PT vai amargar uma acachapante derrota já no primeiro e único turno…aquele movimento de junho/2013, vai ecoar agora nas urnas de outubro/2014. Escrevam aí no caderninho de voces!

  8. Caro Kotscho Participo ativamente de campanhas políticas desde 82 (ainda com ditadura militar) e de lá pra cá já vi muitos “furacões”, “tsunamis”, e “vendavais” que viraram “marolinhas”. Há dois anos atrás, nessa mesma época, Celso Russomano já estava decidido pela mídia como o novo Prefeito de São Paulo. Mas teve que abrir a boca e deu no que deu. Marina ainda não falou nada, ainda não explicou o seu “bioma”, mas vai ter que falar, não vai ter jeito, e aí é que os cocos se ajeitarão na carroça. Kotscho… Tem um “detalhe” que quase ninguém fala, nunca dá fé mas que DE FATO decide todas as eleições —> MILITÂNCIA !!! É aquele povo que vai para as ruas distribuir de casa em casa, de amigo em amigo, o material de campanha dos seus candidatos PROPORCIONAIS, as “colinhas” como são chamadas !!! E isso só se intensifica de forma massiva a 15 dias até o dia do pleito !!! E aí não tem pesquisas, análises ou projeções que se sustentem, É A “CHAPA”, caro Kotscho, A CHAPA COMPLETA !!! VAI DAR DILMA !!!

  9. Caro Kotscho O debate de ontem na Band deixou claro que Aécio Neves e o seu PSDB estão definitivamente fora da disputa pela Presidência pela primeira vez em 20 anos (desde 1994). O bico quebrou !!! Deixou claro também que Dilma é a única dentre todos e todas candidatas e candidatos capaz de governar o Brasil com tranquilidade e competência rumo ao pleno desenvolvimento e com distribuição de renda aos que mais necessitam. Mas o que mais ficou evidente para quem assistiu é que Marina Silva é de longe e pelos próprios “méritos” a personalidade política MAIS CHATA E ENROLADA dentre todos e todas que já disputaram qualquer eleição no Brasil !!! E ainda sem dó da história e da nossa inteligência deixou lá cravados os dois maiores absurdos ditos no debate —> Que a Neca Setúbal é tão “educadora” quanto o Chico Mendes fazia parte da elite deste país !!! E lascou essas duas asneiras numa frase só !!! Ela é demais da conta sô !!!

  10. O erro de Aécio Neves, começa a aparecer.
    A aposta em pretender contrariar a realidade como se o país estivesse quebrado, todo paralisado, mal administrado e no fundo do poço, é o grande equívoco de suas dicções.
    Ora, o Brasil segue em frente, se trata de uma grande economia e a cada dia avança mais e mais para se fortalecer como uma grande potência; aliás muito invejada por outros países em situação de incertezas muito maiores quanto ao futuro.
    Temos problemas sim, e todo o povo sabe disso, só que a certeza é que o Brasil avança, segue em frente, tem futuro, mesmo diante da situação mundial que não está lá aquelas grandes coisas.
    Aécio é o primeiro que afunda, ou, no máximo, com muito esforço, conseguirá empacar.

  11. Os anti-petistas são inconsequentes, para eles não importa quem vai governar o país desde de que não seja o PT; não reconhecem o que o PT fez e está fazendo pelo país.Assisti o debate ontem e não vi nada de novo apresentado por Marina , continua a usar a tragédia de Eduardo Campos para fazer chantagem emocional com o eleitor. Abra o olho Brasil!. Tem que ser Dilma de novo para o bem de todos nós.

    1. Maria do Rosario – 27 de agosto de 2014 – 11:33 – Graças a Deus que a Senhora não depende de uma aposentadoria de R$724,00 mensais. Tenho certeza que a Senhora sabe muito bem que o valor de 1 salário mínimo o aposentado não consegue viver, apenas sobreviver, pois passam a mingua com essa vergonha paga pelo PT. Não esqueça que aposentado e pensionistas conquistaram o direito de receber uma aposentadoria que pelo menos lhe garanta 30 dias com dignidade. Não imagino que a Senhora entenda que apenas os que estão nos programas sociais do PT é que são detentores de direitos? Caso discorde e afirme que o valor é suficiente para viver, por favor, explique essa mágica?

    1. Já eu fiquei mais impressionado com as realizações do Aécio quando governador de Minas e queria que ele voltasse a governar aquele estado, pois nesse caso eu (e milhões de outros brasileiros espertos) me mudaria pra lá imediatamente. E nem ficaria sem praia, pois certamente seria ativada a ponte aérea Cláudio-Rio de Janeiro, com voos fretados por aquela peixaria não sei da onde.

    2. Na verdade, norueguês quer é morar nas propagandas do PSDB, especialmente aqui em Minas, onde, na TV, nenhum problema se vê! Também.. com tamanho investimento em publicidade, não seria de se esperar outra coisa!

  12. A marginal Mauro Paulino será paralela à Oscar Freire! Claro que não dá pra acreditar nas pesquisas do ibope e do datafolha, e não ha duvidas que os dois institutos e a midia conservadora provam que sabem disso, quando fazem questão de divulgar que a pesquisa tem a credibilidade de 95%. Meu, essa conta de credibilidade de 95%, simplesmente não existe, pelo menos não da forma que anuncia a globo, quando diz que se fossem feitas 100 pesquisas o resultado seria o mesmo. Ora uma unica pesquisa não pode considerar supostos resultados de 100 pesquisas, porque essa unica pesquisa representa apenas 1% de 100 pesquisas. Ou seja para que esta credibilidade passada pela globo, pudesse ser valida teriam que serem feitas pelo menos 51 pesquisas, e que apontassem os mesmos resultados, de forma que a partir daí pudessem ser consideradas essas 51% pesquisas como tendencia da maioria do eleitor. Portanto no momento, o que se pode notar é somente a falta de credibilidade dessa pesquisa do ibope que mostra o eleitor como bem informado e analítico quando migra para outras variantes da pesquisa, derrubando a Dilma do pt no ato do envolvimento de seu nome com as denuncias contra a petrobras, e até mesmo quando não a eleva na mesma proporção quando o tcu a inocenta; e não mostra a mesma coerencia desse mesmo eleitor que diante dum escandalo muito mais direto ao Aecio Neves do PSDB, como este caso dele ter comprado de forma superfaturada com o dinheiro do estado de Minas Gerais, as terras do tio dele para a construção de um aeroporto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *