Maior legado da Copa no Brasil é a força do povo

Maior legado da Copa no Brasil é a força do povo

Faz duas semanas, deixei um país em guerra, afundado nas mais apocalípticas previsões, e desembarquei agora noutro, na volta, bem diferente, sem ter saído do Brasil. Durante meses, fomos submetidos a um massacre midiático sem precedentes, anunciando o caos na Copa do Fim do Mundo.

Fomos retratados como um povo de vagabundos, incompetentes, imprestáveis, corruptos, incapazes de organizar um evento deste porte. Sim, eu sei, não devemos confundir governo com Nação. Eles também sabem, mas, no afã de desgastar o governo da presidente Dilma Rousseff, acabaram esculhambando a nossa imagem no mundo todo, confundindo Jesus com Genésio, jogando sempre no popular quanto pior, melhor.

Estádios e aeroportos não ficariam prontos ou desabariam, o acesso aos jogos seria inviável, ninguém se sentiria seguro nas cidades-sede ocupadas por vândalos e marginais. Apenas três dias após o início da Copa, o New York Times, aquele jornalão americano que não pode ser chamado de petista chapa-branca, tirou um sarro da nossa mídia ao reproduzir as previsões negativas que ela fazia nas manchetes até a véspera. Certamente, muitos torcedores-turistas que para cá viriam ficaram com medo e desistiram. Quem vai pagar por este prejuízo provocado pelo terrorismo midiático?

Agora, que tudo é festa, e o mundo celebra a mais bela Copa do Mundo das últimos décadas, com tudo funcionando e nenhuma desgraça até o momento em que escrevo, só querem faturar com o sucesso alheio e nos ameaçam com o tal do “legado”. Depois de jogar contra o tempo todo, querem dizer que, após a última partida, nada restará de bom para os brasileiros aproveitarem o investimento feito. Como assim? Vai ser tudo implodido?

A canalhice não tem limites, como se fossemos todos idiotas sem memória e já tenhamos esquecido tudo o que eles falaram e escreveram desde que o Brasil foi escolhido, em 2007, para sediar o Mundial da Fifa. Pois aconteceu tudo ao contrário do que previam e ninguém veio a público até agora para pedir desculpas.

Como vivem em outro mundo, distantes da vida real do dia a dia do brasileiro, jornalistas donos da verdade e do saber não contaram com a incrível capacidade deste povo de superar dificuldades, dar a volta por cima, na raça e no improviso, para cumprir a palavra empenhada.

Para alcançar seus mal disfarçados objetivos políticos e eleitorais, após três derrotas seguidas, os antigos “formadores de opinião” abrigados no Instituto Millenium resolveram partir para o vale tudo, e quebraram a cara.

Qualquer que seja o resultado final dentro do campo, esta gente sombria e triste já perdeu, e a força do povo brasileiro ganhou mais uma vez. Este é maior legado da Copa, a grande confraternização mundial que tomou conta das ruas, resgatando a nossa autoestima, a alegria e a cordialidade, em lugar das “manifestações pacíficas” esperadas pelos black blocs da mídia para alimentar o baixo astral e melar a festa. Pois tem muito gringo por aí que já não quer mais nem voltar para seu país. Poderiam trocar com os nativos que não gostam daqui.

Que tal?

Em tempo: a 18 dias do início da Copa, escrevi um texto de ficção para a revista Brasileiros que está nas bancas, com o título “Deu zebra: ganhamos e o Brasil fez bonito”. Repito: trata-se de um exercício de ficção sobre um possível epílogo do Mundial.

Para acessar:

htpp://www.revistabrasileiros.com.br/2014/06/24/deu-zebra-ganhamos-e-o-brasil-fez-bonito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

39 thoughts on “Maior legado da Copa no Brasil é a força do povo

  1. Kotcho, tirando os coxinhas do cercadinho VIP, muitos outros brasileiros de boa indole se sentiram ludibriados pelos rola bostas do PiG e aos poucos estão retornando ao bom senso. A verdade vai prevalecer sobre a desinformação e a mentira.

  2. Prezado Ricardo.
    Não tenho seu endereço eletrônico. Gostaria de enviar-lhe um texto de minha autoria, só para seu conhecimento. Agradeço sua atenção.
    Abraços.
    Nicanor (Bauru/SP)

  3. Prezado Kotscho: Isso que você propõe no texto de hoje “Poderiam trocar com os nativos que não gostam daqui.” é uma boa. Para começar poderiam ser trocados com os nativos yellow blocs que pagam 1500 Reais para xingar a Presidente Dilma na Arena Corinthians, no dia abertura da Copa, que após o campeonato mundial vai voltar a se chamar Itaquerão, porque lá é o campo do Corinthians.

  4. Pois é Kotscho, “essa gente” como disse o Lula, não se emenda…. falam…. falam…. e falam…. quando é para falar mal, mas, na hora de alguma retratação necessária e devida, perdem a voz…. o rebolado…. e a vergonha na cara.

  5. A expectativa é uma componente importante na economia, o terrorismo da midia tem adiado investimentos e impactado de fato os resultados. Em valor, este prejuízo é ainda mais significativo que as desistências de vinda ao Brasil. Quem paga? Os brasileiros vítimas de um imprensa concentrada e pouco democrática.

  6. Mais um brilhante texto, Kotscho. Faço minhas as suas palavras. Fico só imaginando a cara de decepção dos profetas do apocalipse, ao constatar que o fim do mundo que eles pregaram incansavelmente não chegou. Bem feito, eles perderam o Brasil ganhou! Dilma estava certa esta é a Copa das Copas!! Nunca vi jogos tão emocionantes, e a energia do povo é contagiante. É de arrepiar, mesmo que o Brasil não seja o campeão, já somos vencedores! Conseguimos provar ao mundo que sim, somos capazes! Como diria o Obama: Yes, we can!!!!!!

  7. É bonito e salutar essa alegria, mas é preciso chamar a dona Joana Avelange Teixeira pra ela dizer quem, quanto, de onde e como foi roubado. Alegria geral, José Ribamar Sarney vai se aposentar, o homem mais astuto da política brasileira e que mais tempo permaneceu no poder, no entanto, Maranhão é a região mais pobre do país. Foi banido pelos militares no finalzinho da ditadura enquanto Tancredo foi acolhido pelos mesmos militares. Sarney assumiu e conduziu à força a redemocratização porque não tinha outra saída. Portanto, não me venham com essa de que o Brasil deve a Sarney a redemocratização. Ele, com sua peculiar esperteza, é que deve muitíssimo ao contribuinte brasileiro.

  8. …saúde padrão FIFA, educação padrão FIFA, e, principalmente segurança padrão FIFA só quem ainda quer é o sujeito pra lá de Vanneldizado, né não Divaldo ??? ÊÊÊta nóis…Coxinha é aquele salgadinho que só tem barriga, não tem cabeça, não tem cérebro.Coxinhas unidos sempre serão vencidos.

    1. Como coxinha-mor dos fanáticos seguidores do esquerdismo barato, o sr. Evenenaldo continuar sem saber do que diz. E como menciona RK: “Pois tem muito gringo por aí que já não quer mais nem voltar para seu país.” Eu mesmo já vi uns 200 cubanos que não querem voltar pra Cuba de jeito nenhum. Mostra a Cuba maravilha pra eles, Evenenaldo, no Google Earth de patente yanke.

  9. Perfeito. Estou por dentro das manifestações, oriundas de reinvindicações pertinentes e elas jamais tomariam este estilo black bloc não fosse a falsidade da mídia branca do País.

  10. Esse é o Brasilzão real. Essa partidarização do irreal e do desejável por parte de bilionários que pagam alheios à ética humana para escreverem besteiras raivosas é coisa pequena. Querem mídia para ver se aparecem. Há 12 anos o Brasil real vem vencendo a publicidade enganosa. E Sergio Cabral? Queria ser ministro porque os manifestantes não o queriam mais no governo do RJ. Dilma, com total razão, o barrou e ele não gostou. Pegou o pezão e foi se acompanhar com Francisco Dornelles (sobrinho de Tancredo e ministro da Fazenda que não disse a que veio) e completou o coquetel com César Maia. Será que vão jantar em Paris pra colocar o guardanapo na cabeça? Recuou ao ver o artilheiro Romário se aproximar do embate. Jogou César Maia pra ver se o resuscita politicamente, quem sabe Maia dê certo como retalho de tecido velho, Janio (que já estava aposentado) ganhou de FHC em 1985. FHC só ganhou eleição empurrado por Severo Gomes, Franco Montoro e por Itamar Franco. Aécio que Armino Fraga pra levar o escritório da Gavea para o Planalto. Ellen Grecie, a assessor de Eike Batista pra vice. A reprovada na ONU. É debochar de nossas memórias e inteligências.

  11. Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e do Emprego nesta terça-feira mostram que a criação de emprego em maio foi a pior para o mês desde 1992. No acumulado do ano, o saldo é o pior desde 2009.

  12. Trecho da nota à imprensa de Sarney divulgada ontem:

    “Sarney diz ter sido convidado pessoalmente pela AMIGA E ALIADA Dilma Rousseff, presidente do Brasil e entusiasta do programa de habitação popular iniciado ainda na gestão de Luís Inácio Lula da Silva (sic), outro COMPANHEIRO DE SUA ESTIMA.”

  13. Kotcho, frase bem colocada, “essa gente sombria e triste perdeu, e a força do POVO brasileiro venceu mais uma vez”. (contraste com aquela menina de 10 anos, orgulhosa cantando o hino nacional com os jogadores da seleção).
    A canalhice sem limites desses “formadores de opinião da imprensa isenta e independente”, gerou uma legião de inocentes úteis que se dizem envergonhados de ser brasileiro. Os fomentadores do ódio deveriam seguir o ex. de JB, se mudar para Miami e deixar os que querem trabalhar, em paz.

  14. > Para alcançar seus mal disfarçados objetivos políticos e eleitorais,
    > após três derrotas seguidas, os antigos “formadores de opinião”
    > abrigados no Instituto Millenium …

    Kotscho,

    Apenas uma sugestão: adotar a expressão “mídia familiar” para falar da nossa “grande” mídia.

    Essa expressão tem o poder de mostrar como a nossa mídia é pequena de alma, e representa poucos.

    Abraço!

  15. Só pode ser piada mesmo, fico imaginando de que países seriam esses “gringos” que querem ficar no Brasil, por que sinceramente dizer que a festa é bonita e tudo parece bom é fácil, difícil é viver em um pais tomado pela corrupção, com uma infraestrutura RIDICULA!, e com um governo que se preocupa mais com sua imagem do que com o povo!

  16. O bom mestre a casa torna e melhor, no padrão FIFA. Terminado o merecido descanso, após suportar e neutralizar a invasão bárbara de xiquetes no Balaio, sem perder a ternura e a tolerância, retorna e já peteleca texto centroavavante, estufando as redes vira-latas, sem a necessidade uruguaia de morder os ladradores além do merecido. Boas vindas ao “comandante-em-chefe” e vamos que vamos, pois mais à frente tem um Chile na banguela desde os Andes, tentando abalroar nossa chegada ao Maraca. PS: “Deu zebra”, nada, deu a lógica, perderam mais uma vez para o povo, de novo.

  17. Li este artigo no site do Azenha, e resolvi vir aqui agradecer ao Kotscho por este artigo importante e muito oportuno. Quem vai pagar pelo prejuizo provocado pelo terrorismo midiatico ?

  18. Kotscho, a cara de pau da velha mídia é inacreditável. Com o sucesso da Copa, jogaram no colo da imprensa internacional as previsões furadas de caos durante o Mundial. Convidado de um programa do SporTV, canal da Globo, o Ruy Castro desmascarou a turma do Instituto Millenium: disse que as matérias da imprensa estrangeira foram ancoradas na cobertura “espírito de porco” da mídia brasuca, a mesma que insufla o complexo de vira-latas, o mantra dos coxinhas, como o Venal que empesteia o Balaio com seu discurso udenista. A Copa já um símbolo perfeito da cobertura fracassada da mídia bolorenta: a incrível entrevista com o sósia do Felipão!

  19. Existe um pensamento em todo o País: não importa o resultado dentro de campo. O Brasil já ganhou a Copa. O Povo Brasileiro já ganhou a Copa. O Governo Popular já ganhou a Copa!!

    1. Valeu, Kotscho. O “padrão fifa” caducou. Nas próximas copas o mundo vai exigir o Padrão Brasil.
      Desculpe amigo, mais hoje eu falei ali no buteco que frequento, eu falei a mesma coisa que vc.
      E hoje a gente tem que celebrar duas coisas, o sucesso da copa e o nosso bom e querido brasileiro Kotcho, ele estava andando meio para baixo, mais hoje a gente pode cantar e com toda alegria.
      O bom e otimista Kotcho voltou.. o Kotcho voltou, o Kotcho voltou….. fica sempre com a gente Kotcho, a gente precisa muito de você.

  20. Falei com belgas e argelinos em BH, com camaronês, colombianos e marfinenses em Brasília. É muito bom isso, ver a nossa cidade cheia de gente de culturas e linguas diferentes. Pra completar, tive o prazer de entregar ao taxista que me trouxe do Royal Tulip uma cämera Sony que algum passageiro esqueceu no banco de trás do carro. Imagino a cara de felicidade do turista e o ótimo conceito que ele vai ter de brasileiro ao ter sua câmera devolvida.

  21. Contrariamente a todas as previsões dos contra a copa ela está um sucesso só e importante se diga em todos os sentidos. Os estádios sempre com lotação máxima e a alegria é sua marca registrada. O Lula, quando festejou dando pulos quando o Brasil foi escolhido, estava profetisando a alegria dos povos quando se reuniriam como agora acontece. O que nosso país precisava é ser mais lembrado pelos outros povos, que não teríamos só futebol, escola de samba e mulheres bonitas. Na Europa, quando se fala em Brasil eles os europeus é claro, logo falam, indios, selvas, cobras piton e matas fechadas. Eu me lembro de um amigo que tinha parentes italianos, quando da visita destes ao Brasil e eles os foi buscar no porto de Santos, na subida da serra na rodovia Anchieta os alertava pedindo que fechassem os vidros do carro por causa dos indios. Ele assim dizia dando muitas risadas dos parentes mas quando chegaram em São Bernardo do Campo ele mostrou a fábrica da Volkswagen e as demais fábricas e a cidade e os italianos ficaram boqueabertos pois imaginavam e acreditavam que corriam risco de vida. Com os olhos vidrados de pavor ele os exclareceu falando em italiano que indios na redondeza só havia lá, nos idos de 1800 e agora era um local como Gênova, Turin, Milão, Veneza e dava gargalhadas deles. Ainda hoje há muito disso e ignorância em Geografia não é um fenomeno brasileiro, até nos EUA eu presenciei isto ao ter de dar aulas à familia do sogro da minha filha explicando-lhes que matas e indios, só há na Amazônia e que eles, os indios já até falam ingles e sabem usar computadores e tem camionetes pick-ups sendo como fazendeiros em suas reservas territoriais como acontece lá. Portanto esta copa será como uma vitrine do Brasil lá fóra e todos saberão que nosso país tem potencial é desenvolvido e é capaz de fazer uma copa do mundo como as que se faz na Europa e países desenvolvidos. O Lula disse que esta copa seria um desafio e aceitou acreditando no nosso potencial e que acreditava que nós éramos e provamos ser competentes para tanto. Para mim só falta uma coisa; justiça social porque nos EUA não existe favelas, fui até em locais onde moram pobres e vi, além de carros semi-novos estacionados em frente das suas casas feitas no tipo de traillers, havia em frente jardins floridos e não como acontece aqui, há regos em frente dos barracos, fétidos e crianças barrigudas com verminose mas lá havia sim ruas urbanizadas com redes de esgotos e asfaltadas e não senti mal cheiro algum. Nossa gente tem fibra e lhes falta é oportunidade e alem disto, que as classes empresariais juntamente com alguns politicos como do PSDB, parem de explorá-los salarialmente. Outra coisa, nossa midia está sendo ridicularizada pela midia internacional e merece pois mentem sobre a realidade da melhora das condições sociais que ainda não estão no nivel ideal, porém, estamos a caminho. Esta midia, ao noticiar sobre os protestos havidos por aqui não dão crédito porque sabem que nossa midia tupiniquim é mentirosa e que estes protestos são obras de baderneiros. Esta copa dá o testemunho da midia tupiniquim ser mentirosa pois não mostra o que dizem e não encontra guarida com os fatos que ela mostra.

  22. Caro Kotscho, vc não viu as invasões nos estádios? Não viu estádio com arquibancada provisória liberada sem o aval dos bombeiros? Não viu quebra-quebra e destruição de lojas de automóveis?
    E os aeroportos estão funcionando pq não tem nem metade dos turistas que sonharam em 2007.
    Logo, não será arrecadado nem metade do que sonharam (governo).
    E o legado? Os estádios tem donos, nós só pagamos!!! Os que são públicos são elefantes brancos.
    Mas vc só vê o que quer, né?
    hehehe

    E sim, dentro de campo a Copa está fantástica!!!

    Abs

    1. Como é que é?
      quem superestimou os numeros de turimso imaginariamente foi voce com a midia coxinha, exatamente para prever o CAOS.. Eu li mas voce nao sabe, muito antes da Copa e o ministro disse que o movimento, ao menos para
      Rio, salvador e Recife seria muuuuuito menor que um reles Carnaval!! E por razoes de preferencia e do que naturalmente pára em SP, RJ em razao da copa. Por ex. outros eventos em SP, visitas que voce nao faz. QUEM inchou os numeros para conseguir VENDER a ideia de caos foi a midia na qual voce se informa…

      Nós so pagamos quanto, dos 7 bi nos estadios, me diga? O BNDES pode ou nao emprestar $$ a qualquer empresa ? e isso faz 50 anos, quico!Emprestou para as empresas que explararao os estadios , vai receber de volta e pronto.
      Alias trate de nunca mais passar na ponte RIO Niteroi, nunca consumir energia KWh de Itaipu e das outras, nem passar no Robanel de sampa porque foi tudo muuito superfaturado.
      Agora que a tua ideia foi comprada… barato : trate de livrar-se dela porque deu xabu, belo!
      A propria PLIM plim ja se livrou disso: achou o bode expiatorio chamado “imprensa estrangeira”

  23. sr JEROME VALCKE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    e agora aonde está voce, Valckinho dengoso?? Apareça!!
    VOCE o porta-voz da Mafia de zurich?
    Quer me explicar porque deixou faltar comida nas lanchonetes
    em varios estadios? pq nao cuidou da segurança pra impedir invasoes?
    Como foi q a PM recebeu comida estragada,coisa de responsa da FIFA?
    porque eh relativamente facil falsificar ingressos?
    QUE diabo de empresas voce contratou e treinou… para trabalhar nas ARENAS , e os caras sao tao mal pagos que 30% nao aparecem?
    e os encarregados de usar o equipamento de ‘revista pessoal’ com detectores, tb faltaram em Recofe e Natal, aumentando assim as filas?
    PRECISAS de um pontape na bunda pra aprenderes?

  24. “”IMAGINE NA COPA?”” A globo entrou numa sinuca de bico com a copa, porque SE A COPA NÃO DESSE CERTO, ela teria PREJUÍZO mas o PSDB ganharia um discurso, como se OS GOVERNADORES: Alckmin de São Paulo, Beto Richa do Paraná e o Antonio Anastasia de MInas Gerais, e ATÉ O CANDIDATO DO PSDB e ex governador de Minas Gerais, AECIO NEVES do PSDB, não TIVESSEM RESPONSABILIDADE POR TER COPA NESSES ESTADOS. E assim sendo, entre A AMIZADE e o LUCRO a globo NÃO TEVE DUVIDA EM TORCER PARA UM LADO. Resta agora ao Aecio do PSDB, candidato que é o da simpatia da Globo, da Veja e da Folha de São Paulo; ESQUECER O ULTRAPASSADO DISCURSO “Imagine na copa”, e quem sabe se preocupar com o “E AGORA DEPOIS DA COPA?”. – E agora depois da copa senhor Aecio Neves candidato do PSDB à presidencia da Republica e senhor Geraldo Alckmin candidato a reeleição em São Paulo, O SENHORES PRIMEIRAMENTE, precisam “TENTAR CONVENCER ALGUEM A QUERER SER VICE nas chapas dos senhores, e depois no caso de senhor Aecio Neves, ARRUMAR URGENTEMENTE UM PLANO DE GOVERNO e o no caso do senhor Alckmin, o senhor deverá ser preocupar EM EXPLICAR os GATOS DO SEU GOVERNO COM A COPA, como por exemplo QUANDO O ESTADO DE SÃO PAULO ESTÁ DEVENDO AO BNDES do governo federal e quanto custou AS ARQUIBANCADAS DE TRÁS DOS GOLS DO “MEU ESTADIO MINHA VIDA” do corinthians, o famoso ITAQUERÃO que a globo NÃO CONSEGUIU TRANSFORMAR EM ARENA CORINTHIANS; porque A Dilma, “QUE TEVE A CORAGEM DE IR ENCARAR O POVO NA ABERTURA DA COPA”, também prestou conta UM DIA ANTES DO INICIO DA COPA, sobre os gastos da copa, que segundo ela: RETORNARAM COM JUROS AOS COFRES DO GOVERNO FEDERAL ATRAVÉS DO BNDES e de que os gastos representam apenas 9% do que os governos federal, estaduais e municipais; gastaram com saude de 2007 a 2013.

  25. Não só não se DESCULPARAM, como ainda CULPARAM a imprensa internacional pelas ” matérias ácidas” contra a Copa no Brasil ! Desfaçatez é isso aí …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *