Dilma não se abala com pesquisas e vai à luta

Dilma não se abala com pesquisas e vai à luta

Engana-se quem pensa que a presidente Dilma Rousseff tenha ficado abalado com a sua queda nas últimas pesquisas, que animaram o movimento do “volta Lula”, às vésperas da abertura do Encontro Nacional do PT, nesta sexta-feira em São Paulo.

No dia seguinte à divulgação da pesquisa CNT/MDA, em que pela primeira vez Dilma cai quase sete pontos, fora da margem de erro, e Aécio Neves sobe quatro, Dilma foi à luta. Em Camaçari, na Bahia, perguntada sobre as ameaças de debandada de parlamentares aliados, ela cortou de primeira: “Se não tiver apoio da base, toco em frente”. A disposição da presidente para concorrer à reeleição já tinha ficado clara na véspera, durante encontro com jornalistas esportivos , quando desdenhou os defensores do “Volta Lula”.

“Nada me separa dele e nada o separa de mim. “Sei da lealdade dele a mim, e ele da minha lealdade a ele”. Na Bahia, nesta quarta-feira, Dilma voltou a ser indagada sobre o mesmo assunto e respondeu que todas as especulações são possíveis. “Em ano eleitoral ocorrem fatos concebíveis e3 até os inconcebíveis”.

Alvejada por uma guerra sem tréguas de notícias negativas da mídia, cada vez mais isolada politicamente, Dilma tem uma boa oportunidade para sair da defensiva e contra-atacar dias, em dois momentos. Já na noite de hoje, véspera do Dia do Trabalho, ela deve fazer um pronunciamento, às 20h20, na mesma linha do seu discurso de ontem em Feira de Santana, na Bahia, onde afirmou: “Tenho certeza de que o povo brasileiro não vai retroagir, voltar atrás, desistir disso que conquistamos: a redução da desigualdade social, da maior criação de empregos que o Brasil teve”.

No Encontro Nacional do PT, sexta e sábado, tanto Dilma como Lula devem ir ao ataque, mostrando as conquistas dos governos do PT em comparação com os tucanos, depois dos ataques que, tanto o governo como partido, sofreram dos adversários nas últimas semanas.

É a grande oportunidade de ambos responderem aos que tentam jogar um contra o outro, a cinco meses e cinco dias das eleições. Na mesma pesquisa CNT/MDA, apesar de ter diminuído sua vantagem em relação a Aécio Neves e Eduardo Campos, Dilma Rousseff ainda vence no primeiro turno, mas o grande problema é a avaliação do governo, que caiu para 32,9% de ótimo e bom, abaixo do piso mínimo de 34%, apontado pelos especialistas como o mínimo para as chances de um candidato à reeleição.

Agora, é preciso ver se a oscilação negativa dos índices de Dilma e positiva de seus adversários é uma tendência ou apenas retrato do momento difícil que a presidente e o PT enfrentam.

 

 

38 thoughts on “Dilma não se abala com pesquisas e vai à luta

  1. Prezado Kotscho: Com relação ao último parágrafo do seu artigo de hoje “Agora, é preciso ver se a oscilação negativa dos índices de Dilma e positiva de seus adversários é uma tendência ou apenas retrato do momento difícil que a presidente e o PT enfrentam.”, entendo que é apenas um retrato do momento difícil que a presidente e o PT enfrentam. Sobre essas pesquisas, tem um interessante artigo intitulado “As perguntas que não são feitas nas pesquisas eleitorais”, de autoria de Wanderley Guilherme dos Santos, publicado no portal Carta Maior em 25/04/2014 que começa desse jeito: “Pesquisas de opinião são orientadas, claro, e as eleitorais não constituem exceção. Se alguém deseja saber quem prefere maçã ou banana deve perguntar justamente isso, sem confundir o pesquisado com as opções de abacaxis e mangas. Muitas pesquisas eleitorais desorientam os entrevistados ao introduzir opções que nada mais são do que abacaxis e mangas, nomes de candidatos sabidamente estéreis no contexto eleitoral efetivo. Obtêm-se antes de tudo uma idéia da dispersão aleatória da preferência eleitoral, não as escolhas sólidas a aparecer com perguntas focadas no que está, de fato, em jogo. Mas nada impede que se investigue se o freguês é mais afeito a frutas ácidas ou cremosas – um tanto mais geral e inespecífica do que a pergunta anterior.”, e formula 6 perguntas, sendo que a primeira delas é: “1 – o Sr(a) prefere: a) continuar com a presidenta atual (Dilma Roussef) b) voltar ao governo do PSDB (Aécio Neves) c) indiferente.”

  2. Força presidenta. Alguns brasileiros que resolveram não mais de informar pelos tradicionais meios de notícias, sabem que seu governo esta muito acima destas miseráveis críticas. Outros milhões de brasileiros sabem que seu governo foi feito para o povo e assim continuará sendo reeleita, já que foram beneficiados pelo mesmo. A oposição grita e esperneia enquanto pode, pois sabe que o horário eleitoral esta as portas e a senhora explicará tudinho, ponto a ponto seu governo. A oposição sabe que a precisa sangrar agora, pois depois ficará quase impossível. Se distrai, inaugure obras, estas não lhe faltam.

  3. meu amigo,você numca disfarçou que é doente pelo Pt,a ponto de não entender,que você escreve para leitores que tem opinião diferente da sua,é de dar enjôo esse seus comentários a favor do Pt,tá certo não sou obrigado a ler o que você escreve,é o que vou fazer.

  4. Para quem já foi presa política e foi torturada, a fibra da Dilma é maior do que a oposição imagina e a mídia crê. Ela não é de lagar o osso. Vamos ter uma disputa eleitoral para testar nervos e como diria o ex-presidente: “nunca antes na história deste país” uma disputa presidencial fará tantos cardíacos passarem mal 🙂

  5. Hehe,tem que vender otimismo mesmo e ter muito pensamento positivo Dona Dilma.A corda tá esticadinha pra ela e seu partido corruPTo, até a eleição vai aparecer mais sujeira do PT com a CPI da Petrobrás(ou seria PT roubás).A tendência é de queda livre,rejeição enorme dentro e fora do PT.O próprio “Volta Lula” é uma admissão de fracasso,a luz amarela já acendeu faz tempo e vai ficar vermelha,aqui no blog já não vejo ninguém falar de vitoria no 1º turno como há algum tempo atrás.”Seu Renan” que não é bobo viu que a população tá bem por dentro do assunto Petrobrás,mais no que se imaginava(depois das pesquisas) e desistiu de enrolar a CPI.Dilma ta fugindo das sabatinas,visto que ela não vai nem no Canal Livre nem no JRNews,tem que rezar muito pra Copa ser um sucesso e não ter nenhum probleminha,nem manifestação(o que eu acho difícil,não ter nem acontecer)se não babau reeleição.Quero só ver quando perguntarem a ela a respeito da redução da maioridade penal,que ATÉ AGORA ela e o PT são contra,acreditem esse tema vai ter muita influencia na hora voto.Os marqueteiros vão ter trabalho,e vão encher os bolsos pra vender esse produto ruim(Dilma ,PT,Lula).A tentativa é de passar tranqüilidade,mas pessoas mais influentes da agremiação petista já estão roendo as unhas faltando pouco menos de 6 meses para a abertura das urnas. Vai ser um Deus nos acuda se o PT perder a eleiçao,muita gente vai perder a boquinha no cabidão emprego que virou o PT.

  6. Sou admirador dos trabalhos da presidenta , confio nele, siga em frente,tudo vai correr bem,eu sou a pessoa que lhe enviou,um cd. com sugestões para um pre projeto para proteger o meio ambiente, e parece que esta sendo aproveitado um pouquinho da minha ideia na distribuição de maquinários para as prefeituras. parabéns a ela, e seus assessores,não desanime é bola pra frente, abraços a todos.

  7. Chega de PT, o povo dará a resposta nas urnas, o brasil vive em uma corrupção que eu nunca vi na minha vida, é Petrobras,copa, entre outras, tá na hora de dá um basta.
    Aécio presidente do Brasil.

    1. Aécio presidente do Brasil? Se depender dos trabalhadores, jamais, meu caro. Um candidato que tem a tiracolo um Arminio Fraga, que já disse que o salário mínimo está muito alto e que prega o desemprego como forma de conter a inflação, jamais terá o voto dos trabalhadores, mas nem que o pelego do Paulinho ex-Força gaste toda sua saliva pra nos convencer do contrário.

  8. Kotscho,pergunto:onde anda o jornalismo sério deste país.Acho q vc sério como é deve ficar constrangido com seus colegas de profissão.Desde o inicio do governo PT é um ódio descarado dessa imprensa marron,q quer fazer a população brasileira no quanto pior melhor.
    Eles são incapazes de escrever uma só nota sobre o q governo tem feito e com seriedade poderiam dizer o q poderia ser feito.Mas não,ficam igual fofoqueiros espalhando negativismo.
    Enfim tenho q me conformar porque a midia impressa,televisiva estão nas mãos dos roubapatria.E os jornalistas ficam pegajosos para poder ususfruir.
    Parabens Kotscho e obrigado,

  9. …hoje, nenhum povo na terra tem um governante que lhes dê tanto orgulho quanto nos dá a nossa querida presidenta DILMA.
    Obrigado presidenta, por nos proporcionar, com a tua postura, com tua nobre altivez, este prazer real, esta sensação ímpar de ser brasileiro, e que se torna ainda maior, quando vemos o estado deplorável, o desqualificável nível, dos viralatas que latem em agonia, por não terem a tua grandeza. A estes vermes só lhes restarão as carniças.

  10. Triste ver o Kotscho escrever sobre uma pequena parte dos acontecimentos.
    Não viu os Haitianos? Não é uma notícia importante?
    Ou, é algo que foi culpa do governo federal e o autor é petista, não fala mal do governo mesmo sabendo que está errado.
    E o Genoíno, não é notícia? Saúde tá boa, graças a Deus. Mas voltará pra prisão.

    Só estou dizendo isso, porque acompanho o Kotscho desde o “Balaio” no IG e o respeito.
    Abs

  11. Kkkk.
    Uma piado o seu texto, ao invés do Volta Lula, boa parte do PT que o SAI DILMA.

    Ela infelizmente é uma péssima presidente, fraca técnica e politicamente.

    Você tenta induzir seus leitores que tudo vai bem, mas vai mesmo? O povo esta acordando e vai dar um pé na banda da Dilma e PT, chega, não da mais.

    Peço que me respondam uma única pergunta, somente com argumentos técnicos e não políticos.

    Porque o nível de desemprego é tão baixo e os desembolsos de seguro desemprego tão alto?
    Porque a PNAD continua foi bloqueada? Não vale o FPM, novo cálculos a partir de somente 2015.

    Quem sabe mudo minha opinião sobre o que esta acontecendo.

  12. Escreva aí, caro Kotscho… Se Dilma chegar ao Horário Eleitoral Gratuito com 30% ou mais, já era para a Oposição e a grande Imprensa; e já era no 1o Turno. Aliás Mestre, o grau de histeria que imprimiram no noticiário mostra exatamente isso, que sabem que a única chance que existe é desconstruir completamente Dilma agora. Mas esta estratégia tem dois claros problemas… O primeiro é que falta combinar com os russos, ou seja, com o povão. E o segundo é a fragilidade dos candidatos da Oposição. E nem vou mencionar o que vai acontecer quando Lula for à TV falar sobre o que foram os últimos 12 anos e a comparação com o Reinado FHC. Mas em termos de histeria o pior ainda está por vir. O bombardeio midiático virá com a Copa. Uma mala extraviada de um turista ganhará ares de incidente diplomático assim como assaltos que fatalmente ocorrerão – como ocorrem em todas as grandes cidades do mundo – ganharão apelo de afronta bélica. Repito, Kotscho… tudo isso que a grande Imprensa está promovendo poderá virar dramaturgia Shakesperiana… Muito barulho por nada. Não por acaso, a tiragem dos grande jornais e revistas despencam e a audiência do JN já está quase nivelada com o Cantareira. E, claro… as pesquisas dos Institutos vinculados à grande Imprensa deve ser recebido com as ressalvas de sempre. Abraços, Mestre.

    1. Pardalzinho, brilhante, como sempre. Assino embaixo e vou alem. Dilma pode chegar com 10 % (segundo o PIG, claro !!!) e ganha no primeiro turno. Não há alternativa ao PT. Entenderam, reaças ? NÃO HA ALTERNATIVA AO PT !!!! Vocês não têm projeto, não têm programa e não têm CANDIDATO !!! É Dilma em outubro. Depois mais 2 mandatos de Lula e beijinho no ombro. Anotem aí e cobrem o Victor Hugo depois. Abração, Balaieiros !!!

    2. …kkkk…esta do JN ( jornal do nada ) já estar com o nível equiparado ao do Cantareira foi pra lascar.E o do Cantareira continua abaixando, dentro de dois meses seca.
      Vítor !!! quando a nossa grande DILMA, partir pra cima destes rolabostas, como fez ontem, o Aecim Cadê Vovô, e o coitado do Dudu Vovò Onde Tú Tá, vão virar cinzas.

  13. Dilma na tv respondeu aa midia pois não existe partido oposicionista . Acertou no alvo. Sem mentiras.
    Base aliada( algumas legendas ) desejam é mamatas .
    Dilma ganha e no primeiro turno .

  14. Obrigado Caro Ricardo pela “dica”. Meu “caçula” mostrou-me o “equívoco” e agora, ele mesmo colocou-o no ítem ” favorito”. É mole? O culpado de tudo isso é o rg amarelado… Vida que segue, como você mesmo afirma .

  15. Até onde vai a queda da Dilma nas pesquisas e as pretensas subidas do Aecio e do Eduardo Campos? Sim, porque JA NÃO DÁ MAIS para os institutos de pesquisas PROMOVEREM MUDANÇAS BRUSCAS como aquela FAMOSA do Maluf NA ULTIMA pesquisa da Folha contra a subida súbita da Marta. Hoje os institutos de pesquisas SABEM que têm que estar mais CAUTELOSOS, e as quedas e as subidas dos candidatos acabam ficando entre 2 a 3% a cada pesquisa, geralmente mensal, que CURIOSAMENTE, “É A MARGEM DE ERRO QUE OS INSTITUTOS DIZEM”, nos tradicionais para mais ou para menos. Uma queda brusca da Dilma, seria JUSTIFICADA se a CPI da petrobras conseguisse provar o envolvimento dela em alguma falcatrua, o que ATÉ AGORA NÃO ACONTECEU, pois a Dilma como presidente do conselho da Petrobras, ERA APENAS UM VOTO, como é apenas um voto, os votos dos presidentes da: camara dos vereadores, da camara dos deputados, do senado e ATÉ do STF; porque O VOTO DO PRESIDENTE, “VALE O MESMO QUE O VOTO DE QUALQUER OUTRO MEMBRO” de cúpula . A Dilma como presidente do conselho da petrobras, “TEM CULPA” sim pela aprovação da compra da refinaria, mas a culpa dela é compartilhada (tem o mesmo tamanho) com os demais membros do conselho que também votaram a favor da compra, que é uma culpa MENOR que a culpa do Nestor Cerveró, que avaliou mal o negocio e OMITIU INFORMAÇÕES fundamentais; e MUITO MENOR do que a culpa que o PSDB quer que ela tenha. Faz parte do jogo politico, mas o PSDB vai ter que procurar outra nova acusação para incriminar a Dilma nesse caso da petrobras, se quiser atingi-la de verdade. DE MINHA PARTE, continuo achando otima a criação da CPI da petrobras, porque NÃO IMPORTA quem vai se dar mal com ela; entre o PT ou o PSDB. O importante é o BRASIL combatendo a corrupção. A CPI é uma conquista do povo, e não de algum partido. Agora sobre o volta Lula: Aquele Bernardo Santana, deputado MINEIRO do PR, partido do Tiririca, deve ter feito uma PIADA, sem atentar para as pesquisas. Ele deveria falar serio e falar o que ele quer em relação ao Waldemar Costa Neto.

  16. calma dilma nao se desespera, tenha calma e muita calma mesmo, vc vai fikar mais velha com preoculpacao vai ler um livro e relacha, sabe porque? e porque se vc ganhar vai ser os troxas que vai votar em vc, o meu voto vc nao ganha vc nao fez nada de bom. agora porque quer ganhar de novo ta falando que vai aumentar o salario dos professores, so pra ganhar de novo porque vc nao fez isso enquanto estava no poder, isso e so pra enganar os bobos, agora quero que me fala o que vc fez? nada e nada,,

  17. Ricardo…tem um negócio, o marqueteiro do Dudú é um gênio, sabendo que 90% de nossa população é cristã, portanto suceptível a acreditar em milagres, chegou pro Dudú e disse:
    -Dudú !!! Já que o que temos pra falar é só asneiras, vai lá e diz pro povo, que tú
    vai reduzir a inflação a 3%, dar autonomia ao Banco Central, manter os empregos e as conquistas já conquistadas.Vai meu fii…vai.O pior é que o Dudú foi.
    Alguém sabe se este cara é alguma ovelha, algum missionário, da igreja da irmã Marina ??? Ou é algum adepto retardado de Antonio Conselheiro ???

  18. “Não se abala”,tá bom conta outra.O desespero é tanto que foi ontem na TV anunciar aumento pro bolsa familia e correção no IR(só não teve coragem de falar que foi de 4,5 %,abaixo da inflação).Só que agora já era,a imagem já tá desmoronada,principalmente quando grande parte da população acha que ela tem responsabilidade nas mazelas da Petrobras.Enquanto o Aécio e o Eduardo Campos participam das comemorações do Dia do Trabalho,cadê a Dilma?Se esquivando mais que tudo,tá perdidinha e parece que o EX(atual)presidente Lula tá bem preocupado,a tranquilidade de um tempo atrás acabou no PT.

  19. Caro Ricardo, sempre fui um grande admirador do seu trabalho e não misturo o profissionalismo com a política partidária. Mas como a grande maioria dos brasileiros, estou farto de tanta incompetência desse (des)governo, que em 12 anos teve todas as chances de tornar grande o nosso Brasil mas se amesquinhou diante dos prazeres do poder e tornou-se igual ou pior que seus pares. É cedo para apontar resultados, mas espero que Dilma realmente não se reeleja. O país precisa há décadas de uma reforma política. O PT teve a oportunidade e como os demais jogou para debaixo do tapete porque viu que sem ele seria mais fácil a permanência no poder. O discurso anti privatização que elegeu Lula o tornou refém dele próprio. O resultado é que a nossa infra-estrutura é capenga, cara e aquém das nossas necessidades. Os passos até agora dados são irrelevantes diante do tamanho do problema. Os PT que nasceu e foi oposição com bandeiras como a ética, a moralidade, a justiça social, esqueceu de seu passado e representa hoje o atraso e o neo-coronelismo. Transformou-se naquilo que sempre lutou contra. Tem em seus quadros uma corja de corruptos tão nefasta quanto é o PMDB. Hoje são irmãos siameses. É uma pena. Teve tudo para mudar o nosso país. Mas o amor e a idolatria ao poder o transformaram no que é hoje. O antigo, o atrasado, o corrupto.

  20. Prezado Kotscho, gostaria de saber sua sincera opinião sobre a manchete de hoje da Folha: “Dilma mente sobre reajuste do Bolsa Família, diz Aécio”… Nem vou mencionar que colada à citada manchete colocaram o Aécio rindo ao lado do comediante que ridiculariza a Dilma no programa Esquenta, da Rede Globo. Na boa, Kotscho. Você que já trabalhou lá e em praticamente toda a grande Imprensa, responda… Isso é jornalismo? Dar como MANCHETE o que um adversário político e candidato acha do que outro faz? Perderam completamente o sentido ético do que é fazer jornalismo ou eu é que estou completamente por fora? Obrigado.

  21. Nossos parlamentares precisam sair da defensiva e ter um discurso mais contundente, preciso e objetivo contra os deputados e senadores porta vozes da Globo e de outras mídias.Ocupar as mídias é muito importante neste momento de ataque da oposição. Os nossos aliados com exceção do PC do B são pouco incisivos na defesa do governo. Mas na hora dos cargos, ah! são tão agressivos!

  22. PSDB disse que vai melhorar o bolsa família. A Dilma fica dando 10% de aumento ao bolsa e: NEGA correção de inflação a nós, trabalhadores? Absurdo, flagrante compra e votos. Se ganharem por mais 4 anos, vocês verão como o governo vai cercear a mídia e outros setores. O governo já sabe que, se ganhar, estes são seus últimos anos de governo. Reforma tributária, por exemplo, ninguém verá. Do pobre ao empresário, quem votar no PT, prepare-se para a escalada do Estado sobre o cidadão (veja que o governo e o Lula acham que os impostos deverão ser aumentados no ano que vem). Comprar voto de analfabeto funcional a troco de bolsa comida, se aproveitando da miséria alheia, é uma coisa. Agora, o cidadão de bem que me vota nesta oportunidade de mudar, de novo: lamentável! Aguardem.

  23. Pode não ter se abalado; o que é extremamente duvidoso, mas não se pode negar que a tentativa de introduzir Lula como coordenador geral da sua campanha demonstra que, mais uma vez, Dilma apresenta-se como “cover”.
    Isso não dá pé!
    A situação passou dos limites do risco suportável e, verdadeiramente, o que se está fazendo é buscar um curso forçado para a reeleição de Dilma, cuja sustentabilidade vai custar caro ao PT e ao próprio Lula.
    O PT troca a eleição absolutamente certa de Lula, por um risco mal calculado da duvidosa reeleição de Dilma.
    Verdade que a pesquisa acusando a queda, cujo impacto levou Dilma a anunciar o aumento do BF e a correção da tabela do IRPF, não é o DATAFOLHA (que vai às ruas nos próximos dias).
    No entanto, o quadro é sombrio, porque até Aécio e Campos, sem se mexerem, também somaram pontos capturados da curva descendente de Dilma.
    Lula já fez dois milagres: escapou da sanha que degolou dois dos seus principais homens de confiança e elegeu sua criatura surfando a crise mundial de 2008.
    Dilma fez o seu papel de substituta do terceiro mandato de Lula.
    Não é pouca coisa.
    Insistir com Dilma, a partir de agora, é brincar com a sorte!

  24. O pessoal fica contando balela aqui sobre o bolsa familia e nem de longe sabem que nos EUA tambem existe este bolsa familia. Lá sim existe um bolsa familia rechonchudo, ele é dado para as familias cujos chefes são as mulheres PORÉM solteiras que arranjam filhos e recebe por cabeça a irrisória quantia aproximadamente US$ 500,00 por filho e como se não bastasse ainda recebe do governo americano um vale com o qual elas vão ao supermercado e fazem uma compra de arromba, eu vi com meus proprios olhos. Então levam seus tres ou quatro filhos ao supermercado , param seus carrões e voltam com seus carrinhos abarrotados de tudo que acham para comprar. Lá, alem disso elas aproveitam das promoções que todos os fins de semana são colocados nas revistas e jornais, recortam estes vales e ainda descontam na hora de pagar. Seus carros são novos, grandes e confortáveis, as crianças ajundam as mamães colocando as compras na caçamba nas camionetes ensaem garbosamente exibindo fartura. Meu genrro americano fica raivoso porque ele trabalha arduamente e paga um imposto tremendo que é descontado no seu salário e vê elas todas vaidosas. Durante o dia muitas delas não trabalham cuidandado da criançada e meu genrro as chama de chocadeiras. Outra coisa, não pensem as mulheres daqui que esta dádiva é dada para estrangeiras, não senhor,,, só é dada a mulheres americanas de nascimento e portanto esqueção as meninas que pensam em ser chocadeiras por lá, estrangeiros lá tem é que trabalhar duro, eu vi os mexicanos, mexicanas e latinos em geral lutando como escravos. Para morar o aluguel beira uns US$ 300,00 numa casa de quatro dormitorio, sala ampla, cozinha e sala de estar e em alguns casos tem até piscina, eu vi tudo isto em todos os lugares que fui e olhem que não foi em poucos lugares, conheço mais os EUA que o Brasil. Quando vou lá não fico como bobo olhando as belezas dos lugares, fico bisbilhotando como vivem para servir de parâmetro com o que vivemos aqui e vejo que nossa gente é explorada ao extremo, somos feitos de bobos, moramos como galinhas empoleiradas se comparando com eles e tudo isto é porque não temos justiça social, não tivemos até 2002 um governo que se preocupava com o bem estar social. Ricos vão todos os anos prá Europa e EUA, vêem tudo isto, sabem da história ficam calados para não dar bandeira e o povo se revoltar e portanto reivindicar, eu sei. Caros colegas, não fiquem portanto contando vantagens deste tal de bolsa familia, seria melhor que se estudassem um tipo de melhora salarial que permitisse, isto sim, que um homem pudesse viver feliz com sua familia não necessitando que sua mulher saísse tambem para trabalhar deixando seus filhos sózinhos em casa ou em creches.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *