Tem algo no ar além dos velhos aviões de carreira

Tem algo no ar além dos velhos aviões de carreira

A frase do título é antiga e a situação que vivemos não é nova. Paira no ar uma estranha sensação de insegurança em que algo pode acontecer a qualquer momento. Multiplicam-se os episódios de violência por toda parte, greve na PM da Bahia, protestos, manifestações, ocupações, acidentes em penca nas estradas durante o feriadão, ônibus queimados como lenha no Rio e em São Paulo, vazamento de gás na Marginal do Tietê às duas da madrugada, provocando um infernal congestionamento durante toda a manhã na maior cidade do país, obras da Copa que não andam, gerando só notícias negativas em todos os noticiários da grande imprensa, com destaque para os casos de corrupção a granel e ameaças de aumento da inflação.

Não há americanos nem militares à vista, mas o clima geral me faz lembrar os acontecimentos que antecederam o golpe cívico-militar de 1964, descritos em detalhes no livro que estou lendo sobre aquele período. Em “1964 _ O Golpe”, o jornalista e testemunha ocular Flávio Tavares mostra como se criou o chamado “caldo de cultura” para que “marchas da família” pedissem a derrubada do presidente João Goulart, pedido prontamente atendido pelos militares, que preparavam a conspiração desde a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, com a participação do governo dos Estados Unidos em plena Guerra Fria.

Acabou a ditadura, acabou a Guerra Fria, os militares voltaram para os quartéis, não há mais a “ameaça comunista” e os americanos agora têm outras preocupações, mas setores poderosos da nossa sociedade, entre eles a velha elite paulistana, os donos do dinheiro grande que vivem da especulação e o alto baronato da mídia, não se conformam até hoje com a chegada do PT ao poder central e simplesmente não admitem a reeleição de Dilma Rousseff, que daria o quarto mandato consecutivo ao partido.

Erros do PT e da presidente à parte, que não foram poucos, o fato é que há uma evidente orquestração para desconstruir a imagem de Dilma e do partido, na medida em que os dois principais candidatos de oposição não conseguem desempacar nas pesquisas.

Antes que algum leitor mais afoito tire conclusões apressadas, nem de longe imagino possível que alguém esteja preparando um golpe contra o governo, até por que as condições do Brasil e do mundo são completamente diferentes de 50 anos atrás, como disse o próprio Flávio Tavares no dia do lançamento do livro, na semana passada. Apenas constato as coincidências do tom do noticiário daquela época e o de agora, para criar um clima de medo e instabilidade. O objetivo é apenas desgastar a presidente até as eleições, para impedir uma nova vitória do PT, como até aqui apontam todas as pesquisas.

Por isso, jogam tudo no descontrole da inflação e no fracasso da Copa no Brasil, anunciando greves e manifestações, para depois colocar a culpa na falta de capacidade administrativa do governo, abrindo caminho para os salvadores da pátria que prometem mudar “tudo o que está aí”, mais ou menos como aconteceu em 1964. Os mesmos grupos de comunicação (com a honrosa exceção da falecida Última Hora, do meu amigo Samuel Wainer), que conspiraram contra Jango, estão aí até hoje, mais unidos do que nunca, disparando manchetes dos seus canhões de  papel. Eles não esquecem, não desistem e não aprendem.

 

 

 

 

 

 

 

 

33 thoughts on “Tem algo no ar além dos velhos aviões de carreira

  1. Pois é , o PT. partido dos trabalhadores poderia dar continuidade por longos anos no poder mais eles equeceram da revolução para o povo e pelo povo, como sempre o a riqueza fala mais alto no Brasil politiqueiros

  2. Prezado Kotscho, vc se esqueceu do herdeiro natural do Ipes e do Ibad, o Millenium. Ou vale um post só pra ele, quem ele reúne, quais são as mentes iluminadas e abastadas que o mantém vivo. Tá lá no http://www.imil.org.br/
    Um prato cheio. Vá na aba institucional e se divirta.

  3. Pois é companheiro Kotscho
    A grande imprensa,como se pode observar, continua com o mesmo problema de sempre, ou seja: a falta de ética. Com o seu poder, tentam, desde 2003, derrubar o governo de todas as formas. Abdicaram de fazer jornalismo. Infelizmente!
    E o que faz o governo? Nada! Apanha calado
    O governo já deveria ter feito um jornalão para se defender – estilo do saudoso Última Hora
    Continuo achando que, a despeito disso tudo, a presidente Dilma leva no primeiro turno
    Mas o desgaste poderia ser bem menor

  4. As guerrinhas estão formadas. Só o povão é que pode acabar com elas. Temos que formar passeatas para combater as passeatas maldosas, destrutivas,sem pátria, ignorantes e mal intencionadas. Será que estou exagerando ?. Ou será solução.

  5. A oposição sem votos apela para judicializar o pleito e conta com apoio firme no Judiciário . Prestem atenção nos nomes dos ministros do TSE . A ministra Weber invadiu prerrogativa do Congresso Nacional sobre criação das CPIs. Parece que cedeu aos encantos de certa mídia . Enfim, os tucanos são imbatíveis na Corte Suprema . O golpe está sendo preparado a luz do dia . São muitas convergências que somente pendem para um lado .
    Por essas coisas que não acredito em mudanças no país pela via eleitoral . As estruturas estão nas mãos dos poderosos . Não largam o osso com lero lero .

    1. esse seu raciocínio simplório é uma confissão de baixa capacidade de compreensão da realidade. a propósito, qual é mesmo a sua escolaridade ?

    2. De fato vão mesmo de encontro a quem tem escolaridade e informação além da maioria da população, porque “ir de encontro” é justamente não estar de acordo.

  6. Prezado Kotscho… não é só vc que sente o “clima sinistro”. Mas aí pergunto pra vc que é jornalista e pra muito jornalista que trafega aqui no Balaio: Como a gente pode ler uma Folha de SP, um Estado de São, O Globo etc etc sabendo que estes caras são os “dutos principais” da direita? Se um dia golpe vir (toc toc toc) será por intermédio deles! (não dá mais para acreditar que a Folha está rabo preso com o leitor, né Kotscho?) .. abs

  7. “Os mesmos grupos de comunicação (com a honrosa exceção da falecida Última Hora, do meu amigo Samuel Wainer), que conspiraram contra Jango, estão aí até hoje, mais unidos do que nunca, disparando manchetes dos seus canhões de papel. Eles não esquecem, não desistem e não aprendem.”
    Fecho de ouro para um Post histórico no Balaio… O Post em que um jornalista de verdade, demonstra cabalmente o que esta nossa inútil grande Imprensa vem fazendo contra o Brasil. Criminosamente, vão (sempre em segundo plano, covardes e insidiosos como são…) incentivando e apoiando qualquer tipo de iniciativa que possa desmoralizar o Brasil e, por tabela, a administração petista. Só está faltando uma coisa; conclamarem a torcida brasileira para torcer pela Argentina que, caso saia campeã, seria um final de Copa dos sonhos do PSDB e da mídia brasileira. Ou alguém tem alguma dúvida disso? Que continuarão torcendo contra o Brasil, dentro e fora do campo? Qualquer coisa para esse pessoal que comanda a grande Imprensa, o aparecimento de um Hitler brasileiro ou até mesmo a Argentina campeã na nossa Copa, seria válido e justificável para tirar o PT do Governo Federal. Parabéns pelo belíssimo Post, Kotscho e um grande abraço deste seu incondicional admirador.

  8. Caro Kotscho, que bela postagem; valeu Velho. Mas a bandalheira da mídia vai muito além do que apenas distorcer o noticiário; estão participando como protagonistas do Golpe em conjunto com outras Instituições que, em tese, deveriam fortalecer a democracia. Vejamos esta questão da Procuradora de Brasília que quer quebrar o sigilo telefônico da Dilma (é ela que estão visando…apenas ela…). A única coisa que se pode deduzir daquilo tudo é que o maior Serviçal da Casa Grande brasileira de todos os tempos, Joaquim Barbosa, continua prestando seus valiosos serviços e está mais engajado do que nunca na batalha para tirar o PT do Governo Federal. É mais do que evidente que toda essa trama começou com a notícia “informal” repercutida pela Folha de SP que, desde o início, com seus co-irmãos golpistas, os mesmos que instalaram câmeras no quarto do Hotel de Dirceu em Brasília tempos atrás, visavam estabelecer conexão entre Dirceu e Dilma. Sem Joaquim Barbosa e sua “Equipe” de juízes e promotores isso seria simplesmente impossível. Ficamos assim então: a grande Imprensa repercute algo que ela mesmo criou, JB alimenta o factóide, a grande Imprensa passa então a repercutir não mais uma denúncia informal mas um “processo” judiciário e… o JN tem seus quinze minutos de fama. Ou seja, nada de novo no front…

  9. …realmente, é muito estranha esta onda de “ruindades” acontecendo. Não podemos esquecer que são capazes de tudo para conseguirem seus intentos. Derrubaram as torres gêmeas em Nova York, para faturarem o Iraque. O que serão capazes de fazer para porem as mãos no pré-sal ??? Sei não…estou preocupado com este tal de Itaquerão. Estes “acidentes” podem ser um ensaio para algo pior. Deus queira que não.

  10. Prezado Kotscho: A partir dessa sua colocação “Antes que algum leitor mais afoito tire conclusões apressadas, nem de longe imagino possível que alguém esteja preparando um golpe contra o governo, até por que as condições do Brasil e do mundo são completamente diferentes de 50 anos atrás”, também acho que não é alguém que esteja preparando um golpe contra o governo nos moldes antigos como o de 64. Mas que o golpe é tirar a Presidente Dilma e o PT do poder não tenho dúvida e as ferramentas usadas pela direita organizada, com o seu braço estendido nas redes sociais e no limite da violência aos black blocs, são essas mesmas que você descreve com “os episódios de violência por toda parte, greve na PM da Bahia, protestos, manifestações, ocupações, acidentes em penca nas estradas durante o feriadão, ônibus queimados como lenha no Rio e em São Paulo, vazamento de gás na Marginal do Tietê às duas da madrugada”. Um trecho do artigo de 14/07/2013 do Leonardo Boff “Contra as tramoias da direita: sustentar a Dilma Roussef”, publicado no portal Carta Maior, sobre esse tema diz o seguinte: “É notório que a direita brasileira, especialmente aquela articulação de forças que sempre ocupou o poder de Estado e o tratou como propriedade privada (patrimonialismo), apoiada pela midia privada e familiar, está se aproveitando das manifestações massivas nas ruas para manipular esta energia a seu favor. A estratégia é fazer sangrar mais e mais a presidenta Dilma e desmoralizar o PT, e assim criar uma atmosfera que lhe permite voltar ao lugar que por via democrática perderam.”

  11. a imagem do PT foi desconstruída faz tempo, e não precisou de mídia ou oposição pra isso, o próprio partido fez isso. só os fanáticos acreditam que ainda há algo há desconstruir.

  12. Eu, como o Everaldo, temos a mesma preocupação, ainda mais depois do acidente do guindaste que ceifou a vida me parece de dois colaboradores. Eu penso que serviços terceirizados no Brasil é uma fria e os tucanos sofrem desta mania procurando baratear suas obras e depois fazerem disto um motivo de expressar competência na gestão, fato não verídico, haja visto o problema do buraco do metrô do bairro de pinheiros me parece linha amarela se não me engano onde tivemos mais perdas de vidas humanas. Ontem mesmo a empregada da minha esposa disse algo que lhe disseram sobre uma criança que profetisou antes tres dias de morrer doente, que poderá acontecer algo sinistro durante a copa. Bem, também com a oposição torcendo contra, pelo agouro, é bem possivel a coisa azedar, tal é a vontade de derrubar a popularidade da presidenta Dilma que nem vidas humanas valem nada por causa da ansia de voltarem ao poder.Do mesmo motivo me preocupa a inflação que tem cara de estar sendo fabricada pela oposição com o mesmo propósito, derrubar a popularidade da presidenta. Numa semana, sem motivo nenhum disparou os preços de tudo e comenta-se que será quebrada a meta da inflação prevista pelo governo. Eu já argumentei aqui que seria uma boa idéia a Dilma aplicar o “gatilho salarial do Sarney”, já que aumentos de juros não resolve e quem é penitenciado é o povo que vê que seus salários não tem omesmo poder aquisitivo de antes e nem dá para pagar suas dívidas.A oposição está é querendo criar insatisfação no povo para arranjar uma razão de criticá-la.Nisto, podem crer, eles são mestres e competitíssimos.

  13. Isto se deve à covardia do PT. Li, não sei onde e nem lembro o nome do autor, um artigo em era descrita a forma como a “mídia” tradicional trabalha no sentido de extinguir o PT. E tudo isto acontecendo e os palermas parados.

  14. “Na minha opinião o que está existindo há muito tempo é a impunidade que reina no *PAÍS DAS MARAVILHAS*.
    Não é privilégio do PT,PSDB,PP e outras letrinhas ridículas,tanto as letrinhas como os personagens que povoam as *letrinhas* cada um é mais ridículo que o outro.
    São *as nossas *leis*,que foram e continuam sendo feitas(se é que esses homens ridículos fazem alguma coisa) pelos nossos *DEPUTADOS,SENADORES,GOVERNO FEDERAL E OS NOSSOS MAGISTRADOS somente para benefício própio,e essas mesmas leis beneficiam o *CRIME ORGANIZADO E TAMBEM O DESORGANIZADO.
    Exemplo:um canalha desses que povoam o *PAÍS DAS MARAVILHAS*,matam,roubam,estupram,se embriagam deliberadamente e nos assassinam no trânsito etc,etc…
    E se *NÃO* forem pegos em flagrantes são liberados e ainda são *cantados em verso e prosa*,e não se fala mais do assunto.
    Quando *NOS TEMOS TEMOS A GRANDE SORTE* da polícia conseguir exterminar um crápula desses o que acontece:os comparsas deles *TOCAM FOGO NO PAÍS DAS MARAVILHAS* e consequentemente nas nossas vidas tambem.
    E FICA TUDO BEM NUMA BOA….ai de quem disser *qualquer coisa contra esses monstros.
    Tu Ricardo *estás viajando nesse livro,até acredito que seja uma história de terror:MAS A ATUAL REALIDADE É OUTRA…aterriza Ricardo.
    Outra coisa *essas briguinhas políticas,essas fuxicadas todas,estão acontecendo unicamente por causa das *ELEIÇÕES*,quando tudo isso passar e a Sra.DILMA for reeleita,*TODOS VIRAM GRANDES AMIGOS NOVAMENTE*.
    Na política *NÃO* existem amigos ou inimigos existem *CONVENIÊNCIAS*.

  15. …algo de novo, é que seus os principais instrumentos, Tvs, jornais, revistas, de tanto só falarem em coisas ruins, estão sendo trocadas por outros meios de informação e entretenimento.
    Aqui em casa, e na do meu sogro aqui ao lado, raramente se vê a Globo, a Bandeirantes nem sabemos mais se existe. E olhe que o meu sogro não ficava sem ver o JN e o Fantástico.

    1. Quer TV de verdade, faz que nem a família do Everaldo: TV Brasil 24 horas direto. Se quer saber, além das notícias maravilhosas sobre o bem-estar da população brasileira, notícias maravilhosas sobre o bem-estar da população venezuelana, é só acessar a Telesur e Venezolana de Televisión (VTV). Ah, o everaldo e seu sogro quando compram o Estadão, Folha de São Paulo e o Globo, vão direto para as palavras cruzadas e jogam o resto fora. Eita que é bão demais sô!

  16. Mestre balaieiro, não sei se a porção dona Solange irá concordar, mas do jeito que a tragédia tomou conta e impregnou o JN, sei lá se qualquer dia desses, em vez de Bonner e Poeta, não vamos dar de cara com Datena e Rezende, na bancada.

    1. Cyrus, se me permite, quero rir com você dessa falta de visão do mestre balaieiro. Onde já se viu não perceber a tragédia que esse desgoverno do PT, de Lula e Dilma, causa ao país, ao irresponsavelmente tirar da marginalidade econômica 40 milhões de pessoas e alça-las à condição de cidadãos plenos. Acabou com o charme, o sossego, o glamour, o algo mais e a alegria, em nossos aeroportos, shoppings, pet-shops, ruas, avenidas e prédios em construção. Que graça tem se agora, quando quase todo mundo pode ter carro, viajar de avião, sair de férias sem ser a ida a casa dos pais, dar rolezinho bacana e comer iogurte, né mesmo? E o pior, como se isso já não fosse suficiente, atentar contra a vanguarda da elite inteligente do país, ao promover o assalto do lumpém-proletário as nossas universidades, barbaramente invadidas por pobres, pretos e brancos da escola pública, através dessa praga da oportunidade através de cotas, Enems, Sisus, Pronatecs e demais excrescências criadas para nodoar a nossa cultura, ciências e conhecimentos, acumulados continuadamente. E o que dizer então do desastre econômico, ao estabelecerem através de lei estapafúrdia a regulamentação do emprego doméstico, contemplando a empregada também com direitos, além das obrigações, estabelecendo assim a cizânia, o contraditório, o desemprego e a falta de boas empregadas “como antigamente”, onde reinava antes a paz, a fartura de empregadas a procura de emprego e uma justa e equilibrada convivência entre patroa e empregada, “que tinha de graça, comida, bebida e dormida”. Para não estender e ficar ainda mais saudoso e fulo pelos bons tempos que espero voltem logo, o que dizer então da inflação hoje, metade da dos tempos do padastro do real, FHC, que permitia não nos misturarmos com a massa faminta que não tinha recursos ou posses, então, para o nosso consumo, sem não deixarmos ainda de esquecer, que esse atual quase pleno emprego, que os incompetentes mantém há 12 anos, nos obriga a fazer coisas que nunca imaginávamos fazer um dia, sem contar termos que registrar em carteira o emprego do infeliz, que não para em nossos empregos, em função do pleno funcionamento da tal famigerada lei da oferta e da procura. E se tudo isso ainda não esgotasse as barbaridades cometidas, não podemos esquecer que o apedeuta convenceu os desprovidos a sentirem-se com a tal da autoestima, seja lá o que signifique isso e fé no taco do Brasil, que tanto nos irrita e que, graças a Deus, hoje, a nossa valente mídia, JN à frente, está a caminho de extermina-la. É isso aí “amigo” Cyrus, adorei o teu vermelho de raiva, com ardor, ainda mais sabendo que lhe causa tanto rancor, pintei de branco o teu cenário preto, ficando completo o jogo de cor, aí espetei uma estrela no peito e renasceu desse jeito um novo bicolor. Gracias a Chico, a la vida e ao sempre tolerante mestre balaieiro, que tem agora também o “amigo Cyrus”, na cola.

    2. Uma síntese da propaganda eleitoral enganosa aqui destilada por Dias
      – 24/04/14 – 16:45: o governo do PT é pão e circo dos horrores!

  17. Erros do PT e da presidente Á PARTE?! ORQUESTRAÇÃO?!
    Kotscho, esse partido está se destruindo sozinho!

    Quando não se afunda em negociatas onde contratos não são lidos ou não está se refestelando no colo de algum doleiro, essa coligação PT PMDB ainda vai jogar no colo dos brasileiros a vergonha que está sendo essa (des) preparação para a Copa do Mundo.
    E a oposição não faz diferente, empurrando São Paulo para a maior crise hídrica num país onde água nunca foi problema.

    Nenhuma instituição, salvo em alguns espasmos do Supremo, defende os interesses dos brasileiros. E quando a população é colocada à margem por suas próprias instituições, quando essas não respondem mais aos anseios populares, abre-se espaço para todo tipo de aventura. E é essa falta de respostas e de comprometimento que está transformando esse país numa imensa panela de pressão. Não há projeto de governo ou de estado. Estamos à deriva. Hora propícia para aventureiros, como já tivemos Collor e Jânio.

  18. Pessoal, o que eu falei aí atraz sobre o fato do caso CPI Petrobras ir para o tapetão do STF? Tava na cara né não? O que me causa estranhesa é que o pessoal do PT aceitar esta passada de pernas da oposição! Cairam como patinhos nesta negociação. Das duas uma, ou o pessoal do PMDB não avisou sobre a esperteza dos tucanos ou os PTistas deram uma de marinheiro de primeira viagem. No final, teremos somente a CPI da Petrobras pura e eu que esperava ver esclarecidas as CPIs desde a época do FHC que estão sob o tapete da Alesp paulista e eu como cidadão sem saber de nada. Para quem quer a verdade sobre as CPIs do trensalão e outras peripécias tucanas, é uma grande decepção.

  19. Quando NÃO SE TEM UM GOVERNO FORTE nos estados, governos que por politicagem põem em risco as vidas da população e da policia, pelo simples fato de não aceitarem a ajuda do GOVERNO FEDERAL para encararem AS QUADRILHAS de frente; o CRIME PASSA ASSIM A SER ESTIMULADO por estes governos IRRESPONSAVEIS, porque qualquer IMBECIL se sente forte o suficiente para desafiar a ordem publica. Também quando esses justiceiros da TV e esses JORNAVIPs, conhecidos fila-boias, vêem a publico POR PICUINHA com politicos que não os convidaram para jantares suntuosos; dizendo que as UPPs no Rio, que DESARTICULARAM O COMANDO VERMELHO e devolveram A CIDADANIA e o DIREITO DE IR E VIR aos cidadãos de bem, não funcionam; e que não adianta o cidadão comum fazer denuncias para a policia; eles também ESTÃO PRESTANDO UM DESSERVIÇO à segurança. Nós cidadãos, precisamos cada vez mais termos a certeza de que no meio de 100 policiais poderemos ter 1 ou 2 bandidos dispostos a promover o mal; mas que no meio de 100 bandidos não existe nenhum que queira promover o bem. Bandido não tem amigo, não tem familia e não tem parente. Por isso, precisamos cada vez mais que cidadãos vão até outro bairro e de um orelhão denuncie os bandidos que agem na sua região, ou simplemente que peguem os seus celulares e de um cômodo seguro de sua casa, façam o mesmo; porque a denuncia é SIGILOSA.

  20. Nunca saberemos o dia de amanhã, senão amanhã. Em todo caso, para aumentar as nuvens escuras no horizonte, a direita está fazendo tudo direitinho, até mesmo produzindo a temerária excassez de água em Sampa. Mas creio que os EUA e seus prepostos no Brasil vivem um processo de crescente exposição que adiará suas pretensões de levar a cabo a agenda colonizadora que pretendem. E, na campanha eleitoral estará presente o ex-presidente Lula, o maior comunicador da atualidade. Não creio que os subterfúgios e as manobras em curso sobrevivam ao discurso cativante e esclarecedor de Lula.

    Eu estaria preocupado se Lula trabalhasse para a direita. Aí sim, os brasileiros estariam ferrados.
    stão suficientemente expostos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *