Carta de Natal aos amigos presos: por aqui, tudo igual

Carta de Natal aos amigos presos: por aqui, tudo igual

Caros Delúbio, Genoino e Zé,

nestes dias que antecedem o Natal, tenho pensado muito em vocês. Pelas voltas que a vida dá e o destino leva, como este ano não será possível dar um abraço em cada um, escrevo esta carta para contar como anda a vida por aqui.

Para não dizer que continua tudo absolutamente igual, como está aí no título, pela primeira vez na história a seleção de handebol feminino do Brasil ganhou o título mundial, com um técnico dinamarquês, jogando contra as donas da casa, em Belgrado, na Sérvia. Foi bonita a festa das meninas.

Fora isso, vocês não estão perdendo grande coisa. Parece que o Brasil já entrou no piloto automático de fim de ano, com a rotina das notícias se repetindo irritantemente. Denúncias continuam sendo publicadas a granel em todas as latitudes, mas investigações que envolvem tucanos se arrastam a passos de tartaruga. A CPI do trensalão na Assembleia Legislativa de Geraldo Alckmin, já devidamente blindada, arrasta-se a passos de tartaruga manca. Do mensalão tucano em Minas, então, nem se fala mais.

O cerco contra o Zé continua implacável. Não querem mesmo que ele trabalhe fora da cadeia, como prevê o regime semiaberto, nem para tomar conta de uma biblioteca. Para dar uma ideia do clima de intolerância e perseguição que persiste, o “Painel do Leitor” da Folha desta segunda-feira publica uma carta da presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Regina Céli de Sousa, para advertir:

“Em relação a emprego oferecido a mensaleiro, informamos que o exercício da profissão de bibliotecário é privativo do bacharel em biblioteconomia, conforme a legislação determina (…) As infrações à legislação são passíveis de autuação, procedimentos administrativos e criminais, quando necessários, com aplicação das devidas penas”.

Ou seja, pedem a aplicação de novas penas a quem já foi condenado, quer trabalhar e está há mais de um mês no regime fechado. A vida é dura, como costumava dizer o Zé.

Outro dia, saindo do elevador de casa na hora do almoço, um vizinho veio me interpelar sobre o que estava acontecendo com o trânsito todo parado há horas na nossa rua, provocando uma sinfonia de buzinas.

“Olha aí o que os teus amigos Haddad e Lula fizeram: esburacaram todo o nosso bairro só para a gente não poder andar”. Fiquei tão perplexo com a ira do provecto senhor que nem respondi nada e fui saber o que estava acontecendo. Houve um vazamento de gás numa obra da Sabesp e a Comgas recomendou o fechamento da Ministro na esquina com a Lorena, no Jardim Paulista.

Quando vi o tal vizinho passar na rua à tarde, fui lhe dizer quem estava interditando a rua: duas companhias estaduais, que trabalham sob a responsabilidade do governador Geraldo Alckmin (ver correção no final do texto). Portanto, o atual prefeito e, muito menos, o ex-presidente não tinham nada a ver com isso. Disse-lhe para se informar melhor antes de dizer bobagens e fazer cobranças indevidas. O sujeito balançou a cabeça e continuou andando. Para quem lê nossos jornais e revistas, não importam os fatos.

Por falar em Lula, fui almoçar com ele uns dias atrás, lá no instituto, e o encontrei disposto e bem de saúde, animado com o grupo de estudos que formou para discutir propostas que preparem o país para o futuro, já de olho nas comemorações do bicentenário da Independência, em 2022. Ter projetos e fazer planos para o futuro é o que mantém a gente vivo, com ânimo para enfrentar as dificuldades do presente.

Ah, não sei se vocês já estão sabendo, tem uma novidade que não chega a ser bem uma novidade: José Serra desistiu da terceira candidatura à Presidência, se é que desistiu mesmo, e o Aécio Neves apresentou um esboço de programa de governo, que não agradou muito nem à imprensa amiga, com exceção daquela apartidária e isenta revista semanal. Para mim, o principal adversário da Dilma em 2014 será mesmo o Eduardo Campos, ainda mais se conseguir convencer a Marina Silva a ser a sua vice. Melhor é esperar para ver o que acontece, já que as chapas só devem ser definidas lá para março, abril.

Vida que segue. Saúde e força pra vocês neste Natal e em todos os dias de 2014.

Um forte abraço,

Ricardo Kotscho

Em tempo/correção:

O bom de ter amigos bem informados é que eles não nos deixam errar sozinhos.

Ao contrário do que escrevi sobre a Comgás no texto acima, a informação correta me foi enviada pelo competente jornalista Carlos Brickmann:

“A Comgás não é estatal, não. É particular. O acionista majoritário é a British Gás, ou a British Petroleum. Já a Sabesp é do Governo do Estado, mesmo, e anuncia pesadamente no Brasil inteiro para que todos saibam que, se quiserem ter em Xambioara do Oeste um sistema de águas e esgotos igual ao dela, é só transferir a cidade para São Paulo e tudo bem”.

Obrigado, Carlinhos.

31 thoughts on “Carta de Natal aos amigos presos: por aqui, tudo igual

  1. “Minha terra tem Palmeiras onde canta o Sabiá, os passaros que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá, não permita Deus que eu morra sem que eu volte para lá, sem que eu desfrute os primores que não encontro cá. Nosso céu tem mais ESTRELAS, nossa varzea tem mais flores, nossos bosques têm mais vida, nossas vidas mais amores”. -? Caminhando e cantando e seguindo a Canção, somos todos iguais, perante a Lei OU NÃO?? O PSDB conseguiu engavetar mais uma CPI em São Paulo, e o numero de CPIs que o PSDB MATOU EM SÃO PAULO ja chegam a 80, mas o mensalão mineiro será julgado e o PSDB NÃO PODERÁ FAZER NADA CONTRA. ?Todo dia a insonia me convence que o céu faz tudo ficar infinito, e que a solidão é pretensão de quem fica escondido fazendo fita. Nos dê de presente um bis pro dia nascer feliz, pro povo todo acordar e a gente dormir, finalmente dormir?

  2. Kotscho:
    abraços de Natal e Ano Novo.
    Você poderia colocar na carta que já está muito claro que o julgamento da ação 470 faz parte da futura campanha do joaquim para presidente, ou governador, ou senador, ou chefe de torcida, ou qualquer posto em que possa exercer arbítrios.
    josé maria

  3. O comandante em chefe desse “nosso” Balaio, em sua oportuna e leal carta companheira, sem a ajuda profissional exigida, foi a seção e ao tomo certo, na Folha, que revela dona Regina presa à mesquinhez e ao atraso, que vestem à alma de “nossas elites”, e escancarou o ódio e o desespero da mídia da Casa Grande com Dirceu, pois, como previsto e sabido, o Zé não verga e sairá da cadeia, em que vergonhosamente e sem justiça de fato e de direito, o colocaram, ainda mais livre e com a mídia adversativa e terrorista ainda mais fula e rancorosa, por não terem conseguido de fato prende-lo como pretendido, pois os sonhos de Zé, Delúbio e Genoíno não se sonha só, sonha-se juntos, livres.
    Um dia quem sabe aprenderão que não se prendem sonhos, ideais, o passado de vida, de homens verdadeiramente livres e obstinados, pois os verdadeiros líderes são como o “eu passarinho” de Quintana, daí a raiva cega e rancorosa dos que inúteis, passarão, sem ao menos terem passado.

  4. Ouvindo o Bom Dia Brasil hoje pela manhã a respeito do emprego do José Dirceu, pensei “o que este homem fez contra a Globo? Que ódio é esse? Por que esta perseguição? Enfim muito triste esta situação, lamentável.

  5. RK, aproveita para informar pros teus amigos presos que tudo continua igual também nas previsões erradas do Mantega, que entrou 2014 falando de um PIB 4,5%, e que joga as mãos para os céus se fechar um pouco acima de 2,3%. Informa que este é o Natal mais caro dos últimos anos por conta da inflação. Informa também que na última estatística sobre aumento da violência, o crescimento dela nos últimos 10 anos foi estarrecedor. Por último, informa pro Zé que a profissão de biblioteconomista é tão regulamentada quanto a de engenheiro civil. Portanto, se ele deseja tanto o emprego de mais de R$ 2 mil para cuidar de uma biblioteca jurídica (veja que ironia), poderia fazer uma faculdade à distância, o que é permitido com certeza pela lei penal vigente neste país. E se permite uma recomendação: caso o Zé queira evitar muita exposição ao sol, que use um boné e não um chapéu Panamá.

  6. Para os anti-PT’s do Balaio, especialmente para o Johnny, Delúbio/ Dirceu/Genoino são um bando de ladrões que eu idolatro e estão em cana (no post “As barbaridades do secretário de Eduardo Campos” 20h46). Johnny, eu não idolatro ninguem. Apenas admiro Dirceu e Genoino e ao contrário de voce não tenho vergonha de admitir, não preciso dissimular nada. Espero que voce tenha a coragem de discordar do Kotscho com a mesma veemência, delicadeza e polidez com que discorda de mim sobre Dirceu e Genoino. A palavra é sua, Johnny !!!!!

  7. Estão exatamente onde tem que estar pelo que fizeram. Julgados, com amplo direito de defesa, como manda a Constituição, pagando os melhores criminalistas do Brasil e foram condenados. Aí está o resultado: o crime não compensa. Tomara que todos os criminosos, principalmente aqueles que desviam fundos públicos, sejam julgados e condenados como foram todos os envolvidos com a Ação Penal 470. Se o Ricardo Kotscho é amigo deles não importa. Os amigos dele foram julgados e condenados e ele tem o direito de homenagear seus amigos como bem entender. Para mim não há diferença entre Zé Dirceu, Genoíno, Delúbio, Roberto Jefferson, Kátia Rabello etc.etc.etc. Foram todos condenados e estão presos pois todos participaram e compactuaram com o desvio de fundos públicos para “subornar” membros do Legislativo.

    1. Hei Johnny com o perdão da palavra; e o ex-governador Arruda do Distrito Federal do Dem, aquele do escandalo dos panetones já lembrando o natal que se aproxima, está preso? Se sim era só para me certificar e se não está, até parce que vou acreditar nas suas palavras, né não?

  8. As bibliotecas das escolas públicas estão cheias de pessoas trabalhando sem formação em bacharelado em biblioteconomia, pode ir em qualquer escola pública do país para comprovar…qualquer escola.

    Acho que em todo o Brasil dá para contar nos dedos as que obedecem a legislação.

  9. É um muito antigo, mas nunca levado à prática: “A justiça para ser correta, deveria começar dentro da nossa própria casa”. Da maneira como RK (que é um grande jornalista, sem dúvida), trata seus companheiros Zé Dirceu, Delúbio Soares e José Genoíno, parece que para ele esses homens são verdadeiros santos, foram pegos pra Cristo, já que são puros, é a Santíssima Trindade em carne e osso, tadinhos, e estão presos, veja só!

  10. RK, desejo a vc e a todos os que frequentam o Balaio, um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo. 2014 promete muita luta, muita união de todos os petistas e juntos vamos conseguir melhorar SP votando em Padilha e continuar com Dilma pelo bem do Brasil. Dirceu, Delúbio e Genoíno que vcs sejam fortes e não desistam nunca. Vcs tem todo o nosso apoio e nossa disposição de lutar por vcs. Vamos desmascarar toda essa farsa da AP 470. Finalizando, desejo para Joaquim Barbosa um péssimo natal e um ano novo pior ainda.

  11. A tonica tucana é esta mesma, ou seja, atribuir culpa ao governo PTista de coisas que nada que a ele se refere. Esta prática, levada a repetição, acaba colando nas cabeças dos eleitores distraídos que devida a pouca escolaridade, acabam aceitando. Esta é a principal razão pela qual os tucanos no seu governo, não dá prioridade a educação. Todos já sabem que o poder da argumentação parte daqueles que tem maior discernimento e isto, só tem quem sentou num banco escolar de boa qualidade, condição sine-qua -non que a elite exige para seus filhos se perpetuarem no dominio dos incautos, humildes cidadãos. E por falar em enganação, está vinculando na tv um comercial do governador de poucas obras desejando por parte dele e sua dignissima esposa um feliz natal e um prospero ano novo. Sabem de quem ele me faz lembrar? Isto mesmo, do veterano vereador Toninho Paiva que nuca esqueceu a data do meu aniversário. Sabe, ele ja me fez lembrar deste dia que sinceramente, mais preocupados com as desditas da vida às vezes me faz esquecer, aliás, depois que temos uma certa idade nem queremos mais lembrar deste dia ou data, como queiram. Mas nunca ele fez esta deferença ao povo desde que se elegeu pela primeira vez e penso que quando a lembrança extrapola as fronteiras da realidade o santo desconfia. Sr. Governador, muito obrigado mas me parece que o enrredo ficou pior que o soneto, quem não percebe que esta pratica visa as eleições? Como não me lembro do Toninho Paiva durante as eleições, com certeza nem me lembrarei do Sr., principalmente depois do episodio de Pinheirinho, dos pedágios e da arrogancia, do mensalão tucano, trensalão e devido a isto eu quero é esqueçë-lo, mas valeu! De má vontade, muito obrigado.

  12. Mais uma coisa: segundo a turma que defende todos os direitos humanos dos presidiários, a prisão tem que garantir a dignidade e a integridade dos detentos. Tomara que os condenados da Ação Penal 470 não tenham que passar pelos constrangimentos que os novos detentos costumam passar quando ingressam no sistema penal brasileiro, afinal de contas todos eles já passaram dos 60 anos e seria uma tremenda humilhação passar por certas experiências a essa altura da vida. O crime não compensa já dizia o velho ditado. Feliz Natal Kotscho. Um abraço.

  13. Aproveitando o ensejo, quero desejar ao nosso grande amigo e amante da verdade e democrata Ricardo Kotscho que já faz parte do meu dia a dia como irmão, um FELIZ NATAL e muitos ANOS NOVOS de muita saúde e prosperidade junto aos seus familiares. Que Deus abençoe o seu trabalho de esclarecimento aos nossos patricios com muito amor como tem feito ao longo dos anos e que seu talento brilhe mais ainda. São os meus sinceros votos – Divaldo Melo e família. Deixo também aos meus colegas de combate no front um NATAL farto de amor junto aos seus e que no próximo ANO NOVO seja iluminada as nossas cabeças pelos anjos celestiais sucessores da vontade do Alto para o proseguimento do cumprimento e alavancagem do progresso do nosso querido Brasil. O PAÍS JÁ DO PRESENTE, assim já estava escrito. Obrigado.

  14. Aécio Neves lembra aquele técnico de futebol que está perdendo o jogo e não sabe o que fazer para tentar a vitória. Uma vez, como sempre sem ter o que dizer, falou que vai aprimorar o Bolsa Família. É rídiculo. O povão deve rir quando ouve isso. Em relação ao Eduardo Campos, ainda não é o seu momento de ser candidato. Está forçando a barra, movido pela vaidade. Não será adversário para a presidente Dilma Rousseff

  15. Caro Kotscho
    A você, à Mara, filhas, genros e netos os meus votos de um lindo Natal !!!
    A TODOS e TODAS, balaieiros e balaieiras a minha mensagem de Natal e de VIDA vem com essa maravilhosa canção “Papai Noel de Camiseta” do Celso Viáfora (para mim o melhor letrista do Brasil depois de Chico Buarque)
    Com o próprio e mais as crianças do projeto
    “Barracão de Sonhos” da favela Paraisópolis FELIZ NATAL !!!

    AO DIRCEU, GENOINO E DELÚBIO
    A minha certeza de que Amanhã Vai Ser Outro Dia !!!
    Porque A LUTA contra a injustiça aqui e em qualquer lugar desse mundo CONTINUA SEMPRE !!!

  16. Ao contrario da Helena/s.andre,eu desejo ao joaquim barbosa um excelente natal,e ele terá claro!graças ao JB eu não perdi de vez a esperança no brasil,quanto aos mensaleiros espero que o natal seja um tempo de reflexão pra todos eles pensarem melhor antes de fazer suas maracutaias,um otimo natal e um excelente 2014 sem o PT no governo se Deus quiser!

  17. Bom da meu amigo RK e a todos os comentaristas. Não é querer ser pessimista, mas, estou decepcionado em ver nossos irmãos em diversos estados com enorme sofrimento em virtude das enchentes, causadas pelas fortes chuvas, com perdas materiais e humanas, num sofrimento incalculável, sem ter sequer água para beber, enquanto temos políticos que usam aviões da FAB para fazer ”IMPLANTES DE CABELO”, um absurdo, falta de patriotismo e de amor ao próximo. Um desdém a toda prova. Essa é a minha opinião como brasileiro de verdade que sou. Por outro lado, vejo com muito orgulho, meus compatriotas de todas as classes sociais que estão lá in-loco, não se incomodando com o ”cabelo”, mas, auxiliando essas pessoas no meio da lama, levando alimentos, água, medicamentos, salvando vidas, oque me faz acreditar neste meu país, deste povo bom, honesto, de caráter. Posso dizer aos amigos: Se dedicarem 15 segundos de sua vida, elevando o pensamento a Deus, desejando o bem a uma pessoa que seja, tenham certeza, serão os 15 segundos mais proveitosos do seu viver. Se puder, dedique um tempo ainda maior, desejando que ”todas pessoas da Terra, pensem só em paz e jamais façam gerra”. Feliz Natal à todos, amem como Ele nos ensinou: – ”o próximo como a ti mesmo”.

  18. Prezado Enio Barroso Filho. Linda musica mas. Você também é um grande cantor. Já fucei o Yutube e ouvi suas musicas. São muito boas e gostosas de ouvir. Feliz na tal e prospero ano novo. Que Deus te de saúde para em 2014 continuarmos debatendo nossas ideias politicas

  19. Kotscho, quero aproveitar o espaço para desejar um NATAL FELIZ, para você e para “TODOS QUE PARTICIPAM AQUI”. Somos todos pessoas com opiniões, e opiniões não são exatamente VERDADES ABSOLUTAS. São as opiniões divergentes que nos engrandece, e nos fazem melhores. A verdade que hoje acreditamos, pode ser a mentira que nos envergonharemos amanhã. Por isso “NADA É MAIOR QUE A VERDADE DOS FATOS”, mesmo que a divulgação deles seja dificultada por parte da midia. Hoje é o dia no catolicismos em que devemos lembrar do nascimento do Cristo, que veio ao mundo para trazer a verdade aos povos, e cada um aqui sempre buscou a verdade em seus comentários. Uma coisa muito importante dos ensinamentos do Cristo na Biblia e de Deus na Torá, é o ARREPENDIMENTO e A CONFISSÃO, onde os ERROS SÃO PERDOADOS QUANDO A PROPRIA PESSOA OS RECONHECE e pede perdão. Por isso “não podemos ter MEDO DE ERRAR”, mas “NÃO PODEMOS PERDOAR QUEM NÃO RECONHECE OS SEUS ERROS”; porque é dito que o proprio Deus perdoa 70.000 vezes 7, mas SÓ PERDOA QUEM SE ARREPENDE E LHE PEDE PERDÃO. A pior coisa que fazemos, é quando brigamos para DEFENDER O ERRADO,e quando fazemos isso, pagamos MUITO MAIS CARO do que quando defendemos O CERTO. Nessas reuniões de familias e amigos no final de ano, é sempre a hora DOS SENTIMENTOS VERDADEIROS APARECEREM (geralmente do meio pro fim), e é comum que as reuniões fiquem MENORES A CADA ANO, mas certamente ficam com mais qualidade, pois onde ha a verdade é sempre melhor do que onde ha a omissão e a mentira. Novamente, um BOM NATAL FELIZ a todos, e que a verdade tanto prezada por Deus e por Cristo faça parte da vida de todos daqui do post e de seus familiares.

  20. Já não se faz mais Papai Noel como antigamente, lamentou, certa feita, a inolvidável Vovó Emilia, aos 90 anos de idade. Aparelharam até o Papai Noel, ao que parece. Portanto, hoje, existem papais noéis de todos os tipos e para todos os gostos. Existem até os que se identificam mais com os bestalhoides, mentes obtusas e pobres de espírito da turma do quanto pior, melhor, dos mais perdidos do que cachorros caídos de mudança, segundo os quais tudo no Brasil, até a Copa do Mundo, tem que virar um caos total para que possam derrubar a Tia Dilma nas pesquisas e tornar-lhes acessível a cadeira de Presidente do nosso Brasilzão. Deste tipo de papai noel tô fora, quero distância. E a elles não farei nenhum pedido. Prefiro, os que se identificam com o HoMeM do Mapa da Mina do bem comum do povo brasileiro, talvez o único que, em sua maluquês, alimenta a pretensão aparentemente impossível de ser o próximo Presidente do nosso Brasilzão, mas, assim como 70% da população lúcida deste país, conforme pesquisas, o quer melhor, Muito Melhor, para todos. E se possível, exacampeão mundial de futebol e, mais importante do que isso, campeão mundial de IDH, principalmente para as novas e futuras gerações que não têm culpa do legado barra pesada de 513 anos que aí está. Portanto, o meu pedido, dificílimo e quase impossível de ser atendido, é feito a Deus, diretamente, para que torne este país e este povo uma grande bênção e luz no mundo e exemplo permanente de sucesso pleno do bem comum, calcado no desprendimento, na riqueza de espírito, na bondade, no trabalho, na paz, amor, perdão, conciliação, união e prosperidade. Feliz Natal, Brasil. Fuja dos micos. Vem coMMigo. Simbora para o Futuro. Vem 2014, VeMM. E vem quente porque estamos todos fervendo, cheios de vontade de Revolucionar o Brasil e o Mundo, porque chega de mais dos mesmos, e, sobretudo, porque evoluir é preciso. Vivas ao HoMeM, Vivas ao Novo Brasil de Verdade. Vivas à RPL-PNBC-ME. LUTA ( Legião Unida de Trabalhadores Amigos).

  21. Johnny, grande sábio, por favor me esclareça, por que o PT teve que comprar seus próprios deputados e os do vice, José Alencar, minha inteligência inferior não alcança?

  22. Caro J. Leite
    Um imenso FELIZ NATAL pra ti !!!
    Cantor ??? Nada !!! Meu forte era o violão. Jamais me queixei da minha doença, sou grato a ela que me transformou. Só uma coisa me deixa triste que é não poder mais fazer os acordes que antes fazia depois de tanto pelejar. Hoje o meu braço esquerdo morreu, o direito já vai pro mesmo caminho e a minha única frustração é a de não poder mais tocar. “Fiz a cama na varanda” ou seja, toquei muito nas noites de Sampa pra poder pagar meus estudos. Foram meus melhores momentos na VIDA. Mas a VIDA não é só isso, porque ela segue, como bem diz o Kotscho.
    Que nos próximos “anos novos” continuemos ternos amigos na divergência.
    ABRAÇÃO !!!

  23. Do Delúbio, do Genoino e do Dirceu, certamente não é o caso de restauração à vida em sociedade. Acho que não tem nada a ver com eles.
    Mas cabe muito bem de teu post lembrar que a Justiça Restaurativa em nosso país é praticamente inexistente.
    O que existe no sistema é um grande depósito de presos e pouco a Justiça se movimenta – em todos os seus escalões – para recuperar o preso e torná-lo útil à sociedade.

  24. O que me deixa indignada é a justiça de Joaquim Barbosa (exibicionista) ser tendenciosa. Caso nao julgue c rigor o mensalao do PSDB só comprovará a incompetência atrelada à estupidez desse senhor! Há algo podre no reino desse juiz! Logo a globo o descarta e, então ele entregará a coroa!

  25. Professora de Direito, retornei à leitura do conto “O castigo de Prometeu” – (Karel Capek, Histórias apócrifas, Ed. 34) – por força do constrangedor espetáculo do julgamento do mensalão. Sordidez das autoridades ofendidas pela entrega do fogo aos pobres, embrulhada na solenidade das formalidades jurídicas. Os que forem inocentes, repitam a pergunta da criança: “- Papai, por que vocês condenaram aquele Prometeu à morte? – Você seria incapaz de compreender”. Nos autos, lá e cá, a resposta.

  26. Dá um aperto no coração ao pensar no sofrimento dos Zés Dirceu e Genoíno e no Delúbio. Gente correta como eles cumprindo pena em meio às comemorações pelo Natal e Ano Novo…

  27. Se o tucanuardo é considerado por você ‘o maior adversário’ da nossa Presi-
    denta aí é que é para se ter certeza mesmo da vitória dela,nossa e do nosso
    país logo no 1º turno!!! Como pernambucana,3ª idade,que acompanha a po-
    lítica atentamente há mais de meio século,pré-64,sei o tanto que esse indivíduo é carreirista,egocêntrico,prepotente e ganancioso.Deus nos dará
    a benção da reeleição de Dilma!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *