Toda a tristeza do mundo na foto da avó na prisão

Toda a tristeza do mundo na foto da avó na prisão

Simone Vasconcelos é a primeira à direita na foto.

De tudo que li, vi e ouvi nas duas ultimas semanas sobre os prisioneiros do mensalão no Presídio da Papuda, nada me tocou mais do que a foto de Dida Sampaio, do Estadão, publicada na quarta-feira, mostrando toda a tristeza do mundo estampada no rosto de uma senhora de óculos escuros, que caminhava com uma garrafa de água na mão, no pátio da cadeia.

O nome dela é Simone Vasconcelos e dela pouco se sabe, além do fato de ser casada, ter dois filhos e um neto, ex-funcionária da SMPB de Marcos Valério, encarregada de entregar envelopes com dinheiro a políticos em Brasília, e por isso condenada a 12 anos, 7 meses e 20 dias de prisão, pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Trata-se de uma pena maior do que a dos políticos condenados no processo.

Ao fazer a sustentação oral no STF, no dia 7 de agosto do ano passado, o defensor de Simone Vasconcelos, Leonardo Yarochewsky, afirmou que  a ré era “simples empregada, e o dinheiro não lhe pertencia”.  Para o advogado, “isso remonta à idade medieval, em que o indivíduo era punido pelo Código de Hamurabi. O que mais se faz nesse processo é culpar pessoas pelo cargo que ocupavam, ou porque ocupavam cargo em determinado banco, ou em determinado partido, ou em determinada agência de publicidade”.

Yarochewsky argumentou que Simone não conhecia nem sabia quem eram os parlamentares que recebiam dinheiro. “O que o patrão faz com o dinheiro não cabe ao funcionário questionar”.

Até ontem, Simone estava presa, junto com Katia Rabello, ex-presidente do Banco Rural, condenada a 14 anos e 5 meses de prisão, numa cela do 19º Batalhão da Polícia Militar, instalado dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, onde Dida Sampaio fez a fotografia que me chamou a atenção, no período de duas horas a que elas tinham direito a tomar sol. A cela tem beliches, um cano de água fria que serve de chuveiro e uma privada sem assento.

Por ordem da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, anunciada nesta quinta-feira, as duas agora serão levadas para a Penitenciária Feminina da Colmeia, embora seus advogados tenham pedido transferência para Belo Horizonte, onde moram suas famílias. Simone quer trabalhar para reduzir sua pena e poder sair do regime fechado antes de completar 60 anos.

No meu tempo, nem faz tanto tempo, dizia-se que uma fotografia vale por mil palavras e, como já escrevi mais de 400, vou parando por aqui, deixando apenas uma pergunta no ar: que perigo estas duas mulheres podem representar para a sociedade, a ponto de serem condenadas a penas de prisão tão longas, em regime fechado, enquanto homicidas e estupradores andam à solta por aí e mais de 800 políticos aguardam julgamento no Supremo Tribunal Federal?

Com a palavra, os nobres ministros do STF.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

59 comentários em “Toda a tristeza do mundo na foto da avó na prisão

  1. O último parágrafo do seu texto diz tudo. O julgamento do que se convencionou chamar de Mensalão, lembra o julgamento de Jesus Cristo, apenas uma encenação para condená-lo. O STF realizou um julgamento político, onde o preconceito em relação ao PT prevaleceu, com a ajuda da grande imprensa.
    O tempo – penso eu – irá reparar as injustiças deste julgamento
    Em 2014 o povo dará sua resposta a tudo isso que aí está, como dizia o saudoso Leonel Brizola.
    Que Deus nos proteja

  2. A Globo, seus empregados, seus jagunços, seus imitadores, seus seguidores e assemelhados da midia, babam de prazer. O ódio ao PT é tão grande que sobra pra todos que de uma forma ou de outra se aproximam do partido. Essas pessoas entram numa lista negra e passam a serem inimigas que se devem combater com ódio. Só não condenam a morte porque não podem, mas querem chegar o mais próximo disso. A que ponto chegam os golpistas nesse pais. Eles não perdoam , até hoje a liberação dos escravos.

  3. Deu “azar” ao fazer parte do ornamento necessário para que a prisão de Zé Dirceu para atingir o PT, o real objetivo dessa pantomina jurídica, não fosse solitária, escancarando, mais que a falta de provas e o conveniente domínio do fato, a farsa jurídica e midiática montada para atingir o principal articulador e responsável pela chegada do PT ao poder central. Sabem que não basta, mas é o que restou-lhes e os ornamentos pagam um preço caro, para com a privação da liberdade sustentarem isso, pois se a farsa desmoronar antes da hora, adeus volta ao poder, adeus Casa Grande, adeus Brasil da miséria e do atraso. Não queira se enxergar justiça em corte onde impera a política e se permite a mídia, auto declarada de oposição (sic), tange-la. A liberdade de imprensa no Brasil é linchar seletivamente o direito a liberdade do outro, mesmo quando confessa de oposição. Durma-se na democracia com uma justiça dessas!

  4. O brasileiro é um povo ímpar. Num primeiro momento se revolta diante de tanta roubalheira, mas depois, fica penalizado com o destino dos mesmos. Pena, eu sinto são de milhões de avós deste Brasil que estão perdendo seus jovens para as drogas, porque terminado o Bolsa Família os mesmos não tem um encaminhamento na vida para terem uma profissão digna.

  5. A Globo e a mídia golpista e tucanalha terão um desagradável surpresa em 2014: Serão derrotados NO PRIMEIRO TURNO…pode até vir o Barbosa de candidato, que não terá jeito…
    Enquanto isso, esses imbecis dos tais 5% ( aqueles lacaios da elite que odeiam o Lula, a Dilma e o PT), ainda dão créditos aos cães ferozes da mídia…..
    Anotem: serão derrotados no primeiro turno!!!

  6. …depois de aceito o “domínio do fato” como instrumento para se julgar, é uma contradição se penalizar, qualquer inivíduo que faça parte de uma hierarquia, exceto a pessoa suprema desta hierarquia. É ou num é Joaquinzão ???
    Outra contradição de nosso sistema jurídico é: decisões do supremo serem adotadas sem que tenha havido unanimidade no colegiado, pois, se um membro do supremo, com todo saber jurídico, tem ponto de vista próprio sobre uma lei e nem por isto vai preso, porque um delinquente o deveria ser, se, por sua particular intepretação da mesma lei cometeu algum crime ???

  7. …fantástico este seu pôste Ricardo…fantástico, foi o primeiro que vi por aí, que leva a uma discussão mais ampla sobre o nosso sistema jurídico e prisional.
    A prisão, a retirada da liberdade de um réu, não deve ser instrumento de vingança, de uma família, de um indivíduo ou de uma sociedade a um criminoso. A prisão, por ser extremamente cara a todos, inclusive aos presos, deve ser um recurso, apenas usado, para afastar do meio social aqueles incapazes de conviverem socialmente sem causar prejuizos aos outros.

  8. Roubou dinheiro público. Devolve e não pode mais ter nenhum vínculo com as esferas estatais. Um dos fiscais da prefeitura de SP disse que não tem como devolver o dinheiro roubado porque gastou tudo. E agora? Vão predê-lo? além de roubar o contribuinte, ainda vai dar despesas aos contribuites.
    A injustiça está na impunidade. Se tivessem investigado e processado lá no esquema de compra para a re-leição de FHC, os tucanos que são os mesmos não estariam agora querendo mandar e dizer quem pode lhes investigar. Eles não querem ser investigados pela policia federal. Querem que os procuradores os investigem porque têm exemplos confortáveis de geraldo brindeiro, roberto gurgel, rodrigo santis, etc: engavetam. E dizem à luz do sol sem qualquer constrangimento. Os outros podem e devem ser investigados, esfolados. Tucanos são imunes à corrupção e já tem seus lugares no céu. Quando FHC morrer, ele vai direto pro céu substituir deus. Jornalistas da folha vão lhe fazer promessa para que serra seja eleito presidente da república e joquim barbosa seja o primeiro-ministro.

  9. Vannelder
    O teu comentário das 13h32 além de preconceituoso é abjeto, detestável, nojento e CRIMINOSO !!!
    Achar que mães de família pelo simples fato de serem pobres e receberem ajuda governamental para matar a fome dos seus filhos, feito isso, essas crianças virarão consumidoras de drogas !!! QUE NOJO !!!
    É bom esse teu comentário ficar aqui marcado para todos verem que tipo de gente é o anti-petista !!!
    Teus políticos SIM é que são farinha do mesmo helicóptero !!!

    KOTSCHO !!!
    É revoltante o que esse sujeito escreveu aqui !!! É CRIMINOSO !!!

  10. Nobres? Faltou nobreza, seriedade, compromisso com os fatos e com a justiça. Esses senhores estão mais para sinistros do que para ministros. E se imprensa canalha gera leitores canalhas, é o que estamos presenciando, basta ler alguns comentários em blogs, jornais, revistas….

  11. Valdenner. Diga qual foi a roubalheira? Caso você diga o assunto morre aqui. Os maiores magistrados do pais já desqualificaram o julgamento e só você sabe desta roubalheira. Por certo você deve está confundindo com as atuais em São Paulo. Reveja quem roubou e você ficou calado.

  12. Prezado Jornalista. Eu até poderia concordar contigo. Não vou concordar simplesmente pela existência de casos análogos espalhados pelas prisões brasileiras. Nossas leis, quando cumpridas pelos ladrões “pés de chinelos”, não merecem -como deveria merecer- os comentários que a grande mídia dedica àqueles que podem pagar grandes, famosos e caríssimos (R$) advogados. Não seria hora de comentar quanto é que os prisioneiros -petistas e associados- dispuseram em Reais -a título de honorários- o sério trabalho dos causídicos que a princípio acreditam na inocência de seus clientes. Daria para comparar o que cobram tais causídicos com os valores que cobram os seus colegas de porta de cadeias? Esses valores podem muito bem ser levantados pela imprensa investigativa. Ou não? De qualquer forma, a foto que nos comove -como pais e avós que somos-
    não deixa de ser um alerta para o regime carcerário existente em nosso Brasil varonil. Em Bauru/SP, a imprensa local -Jornal da Cidade- edição de domingo último- e Jornal “Bom Dia” de quinta-feira (ontem), anunciam um covarde ataque em plena 7 horas da manhã, a um jovem universitário da Unesp e da USC, ataque esse “importado” dos EUA denominado “NOCAUTE”. O jovem estava na calçada caminhando em direção a sua residência, quando foi atacado com um taco de beisebol por um veículo em alta velocidade, onde um dos indigitados atacantes atingiu-lhe o rosto levando-o ao nocaute. Ao recobrar os sentidos, chamou o pai que levou-o ao Hospital onde foi medicado. Felizmente, nenhuma fratura e nenhum ponto cirúrgico foi necessário. O jovem vem se recuperando lentamente da terrível e covarde agressão. Se vc meu prezado jornalista se interessar pelo assunto, saberá como obter as fotos do jovem universitário.

  13. Caro amigo Kotscho
    Sou um dos primeiros “balaieiros” que aqui cheguei. Aliás esse adjetivo para os frequentadores deste espaço, fui eu quem sugeriu.
    Pensei seriamente em deixar o Balaio assim como outros espaços da internet e redes sociais devido a selvageria de trolls de direita que mesmo sendo uma minúscula parcela, suas agressões são as mais terríveis. Compare o que escrevem os ditos petistas com o que fazem os seus contrários.
    O amigo Eduardo Guimarães do Blog da Cidadania vive mostrando o nível asqueroso dos comentários que chegam a ele. É sabido que o Edu tem uma filha acometida de paralisia cerebral desde que nasceu. A menina Victória tem 15 aninhos !!!
    Agora veja o que um animal desses anti=petistas escreveu para o Edu no twitter:
    “Apareço no seu quarto seu corno safado, e de quebra pego aquela perva da sua filha…seu a…….do de merda.”
    EVIDENTE que o Edu já acionou a Policia Federal por crime de pedofilia e que esse imbecil vai pagar caro pelo que escreveu, mas o clima é disso pra pior !!!
    Sou distrófico. Minhas únicas recomendações médicas são para me preservar ao máximo de esforços musculares e par fugir de estresse. Tenho como passatempo participar de debates na internet, Criei até um bloguinho pra isso. Outro dia um gerente de marketing de uma grande empresa me escreveu o seguinte ataque:
    ” Deus sabe o que faz…. te deixou manco por tanta merda que fala ! O pior é seu discurso de idiota puxa saco de plantão… espero que morra logo !”
    RESPONDI ASSIM—>
    Te esclareço que NÃO SOU “MANCO”. Sou sim cadeirante e não ando já há 4 anos devido ser eu acometido de Distrofia Muscular Progressiva, doença degenerativa e sem cura ou tratamento que tornou-se para mim a minha melhor amiga, apesar de saber que ela me levará SIM à morte mais cedo do que eu poderia esperar. Mas EU SEI da minha doença e pelo conteúdo do teu comentário, você não sabe da tua.
    Vivemos uma democracia onde é livre o pensar. Tenho o direito de fazer minhas escolhas políticas assim como você tem o direito E O DEVER de ter as tuas. Isso não me faz desejoso da tua “morte”, ao contrário, eu me considero antes de tudo um humanista, amante da VIDA a qual desejo em plenitude a TODOS os meus semelhantes. Principalmente para aqueles que por um motivo ou por outro se “atrasaram” em subir a ladeira da evolução humana. A esses eu espero… e lhes estendo a mão. Assim, creio eu, chegaremos juntos e abraçados ao destino final de nossa passagem por aqui.
    A VIDA É UMA ESCOLA E NÃO UM JOGO !!! Devemos aprender sempre sem esperar “diplomas” ou “certificados de conclusão” e não podemos fazer dela, A VIDA, um jogo onde se deva vencer a qualquer preço posto que para que um vença, sempre haverá quem deva perder. Eu não quero “vencer na vida”. Acredito em um mundo coletivista em que não precisemos de MUITO, mas apenas UNS DOS OUTROS !!!
    Só quem descobre cedo que vai morrer é que pode valorizar e amar tanto a VIDA como eu procuro sempre fazer.
    Te escrevo essa mensagem para que os teus familiares e amigos das redes sociais possam saber o que andas escrevendo na internet. Vou enviar também para o site e a página da empresa na qual você trabalha. Assim todos nós JUNTOS poderemos, não tenho dúvidas, ajudar-te no tratamento e tentar a cura da tua grave doença: A INTOLERÂNCIA !!!
    Tenho fé de que sigas FELIZ !!!

    Abraço

    Enio Barroso Filho
    PENSEI….
    PENSEI MUITO CARO KOTSCHO !!!
    Mas por fim resolvi ficar. Quero vencê-los pelos ARGUMENTOS e não pelas agressões !!!
    Se sairmos, os trogloditas vence. E ISSO NÃO VAI ACONTECER !!!
    Se depender de mim, JAMAIS !!!

  14. Kotcho, o STF tem que virar (ou tirar) essa pagina negra da historia, gilmar dantas abriu o buraco e jb se encarregou de encher, essa última onde ele designou uma junta medica para atestar se o delator do mentirão deve ser preso ou não, foi a pá de cal. Até o rola bosta mais fanatico esta envergonhado, exceto esse do comentario das 13,32.

  15. Enio Barroso Filho – 29/11/2013 – 16h22 – Criminoso é um cidadão ser acusado, julgado e condenado pela justiça brasileira e depois fugir para não pagar o que deve para com a sociedade. Você defende condenados e fugitivos da justiça, Sr. Enio. Não dou a menor importância para suas agressões, que revelam o tipo de personalidade lamentável que possui. Acha bom chorar por “injustiças”? Então veja esse vídeo e caia no berreiro http://www.youtube.com/watch?v=oEjfu3zmNiI, se a sua hipocrisia permitir!

  16. “Mas Ricardo *essas senhoras tiveram ampla defesa como os outros?”
    Inclusive os advogados dessas senhoras são caríssimos.
    No(os) escritório(os) do senhor Marcos Valério so existia essa senhora de funcionária?
    Não tinha como *ela* escapar desse episódio constrangedor?
    Volto a perguntar:so existia *ela* de funcionária?
    Ou entre tantos funcionários que esse senhor possuia no(os)seu(s)escritório(os) *ELA* era a única de extrema confiança e somente *ELA* é que poderia entregar os envelopes recheados?

  17. Vannelder
    TU ESCREVEU aqui que familias que deixam o Bolsa Família se tornam consumidores de drogas !!!
    Responda por este teu crime de preconceito e intolerância e não tente escapar pela tangente !!!

  18. “E o FHC namorando em Paris…”
    É isso caro Agamenon das 18:35… Cada vovô (ou vovó) tem o engavetador que merece. Deixa o velhinho namorar em paz…

  19. Força vennalder, que a vida lhe de cada vez mais energia, para que possa continuar a espalhar o que lhe pensam, mais e mais, não só no Balaio, mas em tudo quanto for meio e possibilidade disponível por aí, pois não há, por melhor que seja o argumentista favorável ao governo, que começou a limpar o país dessa pegajosa cloaca desumana e hereditária abrigada na Casa Grande, que consiga um efeito mais devastador no que representa os que te cevam e cegam, a ponto do governo nem mesmo perder tempo para combate-los, como gostaríamos, pois é explícito que quanto mais figureaças como você, espalharem à vontade por aí o bodum reacionário, da mesquinhez, da seletividade, da intolerância, da hipocrisia e do terrorismo político da desinformação, mais apanharão das urnas representativas da suprema vontade brasileira, de fato e direito.
    Aos vennalders, à perda das batatas, os camarotes, para que possam lamber angustiadamente, às derradeiras gotas de champanhe á custa da miséria do povo brasileiro. Escreve mais vennalder, escreve…

  20. Ricardo, você leu meus pensamentos! Eu realmente não consigo entender como essa senhora, que era uma funcionária cumprindo ordens do chefe e comprovadamente não teve nenhum ganho patrimonial nessa história toda (dado que consta do processo), pôde ser condenada a uma pena tão alta e tão mais alta do que os que tiveram vantagem nessa história toda. Simplesmente não faz sentido…

  21. Vejam que tudo isso acontece dentro do mesmo País, enquanto os membros do PCC comandam execuções e o Trafico de drogas de dentro dos presídios paulistas, em Brasília estas duas inofensivas presidiarias tem um agente armado para vigiar cada uma delas, como se uma possível fuga delas colocasse em risco toda a população de Brasília.

  22. … Vannelder lamentando que vovózinhhas estejam perdendo seus netos para as drogas ???
    Se isto não acontecer, como vão ficar ricos e poderosos os seus ídolos políticos heim Vanvan ???

  23. Concordo com a sra. Daniella! As duas senhoras presas, que não trazem perigo algum para a sociedade, pelo que temos assistido estão sem regalias como os outros mensaleiros homens e principalmente os parlamentares, e estes devem se safar e ainda sair por cima. Será que estas duas é que vão “pagar o pato” de tudo para que seja dada uma satisfação para a sociedade? Será que mais uma vez os poderosos vão se livrar? Fico revoltado vendo injustiças! Estou atento para ver como tudo isto vai terminar!

  24. “Criminoso é um cidadão ser acusado, julgado e condenado pela justiça brasileira e depois fugir para não pagar o que deve para com a sociedade.” /// Pois é, Vavá, mas voce é “loquinho” pelos ministros do STF que concedem habeas corpus pra condenados como Roger Adelmassih e Vittório Cacciola fugirem da justiça brasileira. Voce não cansa de elogiá-los e idolatrá-los e como dizia minha avó, “um gambá cheira a outro”. Abração, Vavá. (Eu mereço !!!)

  25. Caro democrata Kotscho e colegas, a sua pergunta no final do post para nossa apreciação, qual o grau de perigo que representa para a sociedade as senhoras que estão presas. Eu digo muito contrariado, as senhoras trabalhadoras foram condenadas só porque seus patrões cairam na perdição. Desde quando funcionários tem que responder por seus patrões? Empregsdos só obedecem ordens dos patrões. Desde quando empregados dão aulas de civilidade a patrões, chamam-no às responsabilidades? E se fizerem assim, são postos ao olho da rua. A cada dia, cada mes, cada ano me surpreendo com a suposta justiça e já começo a me preocupar com o que tenho da minha liberdade de expressar. Dizem que a ditadura já passou e que os direitos do cidadãos de bem já foram restabelecidos mas não é isto que as autoridades mostram pela sua intransigencia em respeitar ao direito dos cidadãos, aliás, direitos constitucionais e por conseguinte à vida. Será que eles querem reviver aqueles tempos sombrios, tempos caóticos da ditadura? Se eu fosse politico ou qualquer autoridade não ousaria repetir tal fato porque o povo daquela época estão no final das suas expectativas de vida mas com a moçada o buraco é mais embaixo, os exemplos dos black-blocs deveria fazer estes politicos repensarem suas atitudes. Retrocesso ninguem mais aceitará, disto não tenho duvidas, ainda mais que boa parte da população estão dentro da paz tentando recuperar aquele tempo perdido. Não se brinca com o sentimento das pessoas.

  26. Kotcho, o que você quer para ela? Uma pena mais dura? Uma coisa é ser amigo… Outra coisa querer injustiça…. Quando um criminoso NÃO é punido por seus atos é injustiça… Foi pela justiça que você lutou a vida inteira…. Vê uma foto e troca todos os seus valores… Está ficando caduco??? Abração…

  27. Ênio meu amigão estou contigo e não abro. Desde que o Kotscho tinha o seu blog junto ao Ig participo como voce. Sempre li seus comentários junto aos do mano Everaldo e outros que infelismente não lembro. Este fulano que lhe escreveu aquela porcaria de mensagem merecia um tratamento rigido mas voce com sua alta categoria o colocou no lugar certo. Nós temos uma árdua tarefa de sanear as cabeças deste pessoal arrogante, mmostrar-lhes que os temoos estão chagados e senfaz necessário acabar com as arbitrariedades e suas consequentes arrogancias. Não vamos fugir da luta jamais e eles não vão tomar conta deste nosso espaço e voce caro guerreiro não está só, vamos até o fim, porque somos aqueles filhos cuja à patria juraram não fugir à luta.” Verás que um filho teu não foge a luta” Avante bravos herois das causas justas, Deus está conosco porque defendemos a Sua causa. Desculpe, fiquei tão irado ao ler o post do Kotscho que passei logo a ofensiva sem ter lido seu comentario. Parabens, voce é uma pessoa de bons principos. Vamos em frente colegas dos bons combates.

  28. Não esqueça que esta Sra. estava fazendo maracutaia em Brasília, mesmo tendo sido processada pelo STJ. Têm muitas vovós, mães, tias e filhas na prisão sem ninguém para defende-las; Sr. jornalista, se é para defender este caso, vamos defender toda as mulheres que neste momento estão presas no Brasil. Como dizia a minha vó” ela não é flor que se cheire “”.

  29. só nesse blog mesmo pra ver comoção quando um ladrão é preso,inacreditavel!Dá uma voltinha na rua pra ver o que o povo acha dessas prisões!Joaquim Barbosa resgatou UM POUQUINHO do meu orgulho de ser brasileiro!VIVA JOAQUIM!

  30. “Será que mais uma vez os poderosos vão se livrar? Fico revoltado vendo injustiças!”. Fica nada, Sr Flavio !!!! Ou já teria enlouquecido com FHC, Serra, Alckmin, Aécio . . . . .

  31. Ricardo vc vai ficar comovido tb qdo prenderem o pessoal do mensalão mineiro, e o que vc acha do min da justiça ter entregue documentação forjada e manipulada por integrantes do pt, e os encontros de Cardozo com Arthur suposto lobista, muitas perguntas, poucas resposta, enquanto o pt fizer investigação ilicita para ferrar a oposição vcs não chegaram a lugar nenhum, pois esquecem de administrar e a fatura vai ser paga em outubro ou novembro de 2014.

  32. De fato, este processo parece que ocorreu durante a inquisicao. E nao tenho duvida que, se ainda existisse a pena de morte aqui no Brasil, o Joachin iria mandar reservar uma cadeira na primeira fila, ordenando uma tortura lenta antes de, ele mesmo, colocar fogo na lenha seca.

  33. Que dureza, Kotscho !!!! As hienas raivosas da direita entreguista nem lêem teu post antes de vomitarem aqui o ódio insano, bestial e doentio que sentem pelo sofrido e injustiçado trabalhador(a) brasileiro. E o pior, Kotscho e amigos, é que estamos certos em defender o direito desses débeis-mentais comentarem aqui no Balaio (ainda que a recíproca não seja verdadeira), pois está certíssimo, o Enio em seu comentário de ontem-17h12: são dignos de pena, esses asininos anti-PT’s do Balaio. (E que ninguem me ouça, mas acho que sou igual a esses debilóides, pois são eles a minha alegria no Balaio. O que acha, Fannelder ???).

  34. Graaaaande ÊNIO !!! Companheiro de madrugadas aqui neste Balaio. O seu comentário abaixo foi uma obra prima. Já copiei e guardei para repassá-lo pra frente, não é Divaldo ???
    É isto meu irmão, para nós eles são apenas insignificantes adversários, para eles, somos seus inimigos.
    É doentio o ódio que sentem pelo PT, uma psicose séria…seríssima.

  35. Vannelder – 29/11/2013 – 13h32 ”Pena, eu sinto são de milhões de avós deste Brasil que estão perdendo seus jovens para as drogas, porque terminado o Bolsa Família os mesmos não tem um encaminhamento na vida para terem uma profissão digna.”
    Pois é Kotscho.
    A militância transformou este desabafo numa guerra.
    Quanto ao consumo de droga, é outra discussão, mas as bolsas isso e aquilo, com certeza levam à indolência, desânimo e finalmente, como já disse com todas as letras, o ex-presidente Lula quando, já presidente da República, à VAGABUNDAGEM:
    Vejam>
    No dia 9 de abril de 2003, Lula fez um discurso no Nordeste, na presença de Ciro Gomes, em que disse com todas as letras que, OS PROGRAMAS DE BOLSAS LEVAVAM O POVO ASSISTIDOS À VAGABUNDAGEM.
    Antigamente, quando chovia, DISSE LULA, o povo logo corria para plantar o seu feijão, o seu milho, a sua macaxeira, porque ele sabia que ia colher. E, agora, o povo pobre fica esperando o ‘vale-isso’, o ‘vale-aquilo’, as coisas que o Governo criou para dar para as pessoas.” ACHO QUE ISSO NÃO CONTRIBUI COM AS REFORMAS ESTRUTURAIS PARA QUE A POPULAÇÃO POBRE POSSA VIVER COM DIGNIDADE, às custas do seu trabalho.
    Eu sempre disse que não há nada mais digno para um homem e para uma mulher do que levantar de manhã, trabalhar e, no final do mês ou no final da colheita, poder comer às custas do seu trabalho, às custas daquilo que produziu, às custas daquilo que plantou. Isso é o que faz as pessoas andarem de cabeça erguida. Isso é o que faz as pessoas aprenderem a escolher melhor quem é seu candidato a vereador, a prefeito, a deputado, a senador, a governador, a presidente da República. Isso é o que motiva as pessoas a quererem aprender um pouco mais.”
    Se os militantes esquecem, eu os lembro das verdades.

  36. Caro Enio,já o vi em alguns encontros, sei que és cadeirante que amas a vida e os viventes,mas a vida é mesmo assim, também tive câncer de laringe e muitos desejaram a minha morte, fiquei alguns meses parado, agora felismente o mesmo está sob controle não desejo om mesmo amim ocorrido para os meus detratores, uma vez que nunca pensei que iria partir naquele momento, por amor a vida e aos meus filhos, a sociedade que tento ajudar construir e aos meus ideais políticos e sociais que estão concretizando, fico feliz, procuro contribuir mais e melhor, pois sei que um pouco esse tempo será abreviado, mas estou bem, pois surgem algumas limitaçoes , mas agradeço pela vida por poder conhecer pessoas como voce, e poder ver a realização de um processo: a construção de uma sociedade menos desigual. Abraços, viva a vida e a liberdade,que nossa coragem e esperança sejam aumentadas.

  37. Ao “velho”, o que é o meio do “velho” no Balaio, as meias verdades.
    Como fã do “rola-bosta” (criação imortal de Leonardo Boff) da Veja, resgata dele, para variar fora do contexto, as verdades ditas por Lula em 2003, pensando contradita-las com seu grande ato, em outubro do mesmo ano, a criação do bolsa família. Esquecem, ele e o “rola-bosta”, que Lula chega ao governo naquele ano com o desejo de implantar o “Fome zero”, e ao tentar fazê-lo funcionar depara-se com outros processos exigentes de semelhante estrutura operacional, como o vale-leite, o bolsa-escola, o vale-gás, etc., e esperto como sempre foi, percebe que a desigualdade legada pela turma do “velho” e do “rola-bosta”, não seria beneficiada com aquele norte assistencialista tradicional, apartados e controlados descentralizados, incluso o novo candidato, o “Fome zero”. Daí o discurso criticando aquela forma assistencialista tradicional, pratica de herdeiros construtores dessa desigualdade, já dentro do seu governo, e a consequente criação do bolsa família, dentro de uma concepção sistêmica ampla de combate a desigualdade, via filhos, que vai sendo construída a partir das Cotas, do Enem/Sisu, do Pronatec, da expansão do saneamento básico, do Luz para todos, do Minha casa, minha vida e agora do Mais médicos, a travessia do Rubicão rumo a extinção da nossa secular desigualdade campeã.
    Lula é uma “metamorfose ambulante” a serviço do Brasil, o “rola-bosta” da Veja e seguidores, como o “velho” no Balaio, são “incompetentes invejosos” (bem definidos por Tom Jobim), não a serviço do Brasil.

  38. “Eu sempre disse que não há nada mais digno para um homem e para uma mulher do que levantar de manhã, trabalhar…” palavras ditas pelo maior dos petistas que eu conheço, o Velho, as 14:57.Pois é o que o PT tem mais feito nestes anos…dar condições de trabalho para o nosso povo.
    Por outro lado, não há maior motivo de riso hoje em dia, doque ver o Aecim, o Serrote, o Dudú, o FHgá cada vez mais efeagagado, dizerem que a ultima década foi uma década perdida.
    O problema deles é justamente este, enquanto o povo aplaude a década, eles menosprezam. E sonham ganhar eleições…pode ???

  39. Ou o Velho sofre de Alzheimmer ou não tem semancol, pois não se constrange de repetir sempre as mesmas baboseiras sobre o Bolsa Família, barbudinhos do PT, privatizações de aeroportos e rodovias e blá blá blá blá. Velho, por a amor a Jesus Cristo, vire o disco !!!! Voce lê sempre o mesmo numero de Veja, ou é a
    revista que escreve sempre as mesmas baboseiras sobre Lula, Dilma e o PT ? Crie Vergonha, Velho !!! A essa altura do campeonato, sua teimosia em ler esse amontoado de mentiras e asneiras é o fim da picada !!!! Abração, Velho.

  40. Quando leio os comentários do Vannelder, lembro dos empresários (conheço muitos deles e sei como pensam, frequentei seus escritórios com tapetes vermelhos) quando ouviam o caminhão do sindicato conclamando os trabalhadores à luta por salários melhores ouvia ss suas blasfemias contra seus “colaboradores” e quando o patrão não estava, me sentia mal ouvir o puxa-saco do gerente conclamando da mesma forma. Naquele mesmo instante passava como um raio pelo meu cerebro; queria ouvir o que este capanga vai dizer no dia em que rceber um pontapé no trazeiro, aí de puxa ele viraria o carrasco do patrão e deitaria impropérios para não falar palavrão. Estes caras são assim mesmo, enquanto o patrão não lhe olha com maus olhos ele, ompatrão è claro, um anjo mas às suas costas este patrão é um demonio. Este tipo de gente não merece nossa amizade porque são de carater “duas caras”., são facas de dois gumes ou dois legumes como diria o Vicente Mateus. Se dentre estes difamadores do Lula e da Dilma não haver mais de 80% de patrões inconformados, eu mudo de nome mas xingam, dizem que o ex-presidente é um pingunço, que é um sapo barbudo mas quando faturam às suas custas o ex-presidente é razoável mas nunca dâo o braço a torcer para pelo menos agradecer que graças a ele, o Lula, sua firmeca não foi à falencia. Se esquecem que a politica social que deu chances aos pobres poderem consumir mais e sua espelunca vender mais. É esta a faceta de carater que eu enxergo nos seus comentários arrogantes que espelham pensarem ser auto suficientes, que não precisam de ninguem mas sempre estão na dependencia dompobre trabalhador e sem este trabalhador humilde e ignorante sua firmeca não teria razões para existir.

  41. “No dia 9 de abril de 2003, Lula fez um discurso no Nordeste, na presença de Ciro Gomes, em que disse com todas as letras que, OS PROGRAMAS DE BOLSAS LEVAVAM O POVO ASSISTIDOS À VAGABUNDAGEM”

    Engraçado que o nosso amigo Kotscho é louquinho para censurar comentários que possam atentar contra a suposta honra de alguém… mas contra a nossa inteligência, nada. Pessoal, vamos fazer uma vaquinha aqui no Balaio e comprar duas camisas de força para o Velho pois desconfio que apenas uma não dará conta. No princípio achava que ele fosse apenas um pobre diabo, destes que na velhice desenvolvem síndromes que possam justificar sua irrelevância; depois achei que ele era mau-caráter mesmo e que apenas se fazia de bobo. Mas agora, a conclusão é clara… é um Napoleão de Hospício. E não se fala mais nisso…

  42. Para 87% dos petistas ação do ministro Joaquim Barbosa foi correta. Pelo menos 4 ministros agiram como se estivessem pagando um favor recebido do governo.

  43. Caro Kotscho.
    Agora sim, não há mais o que discutir e ironizar o ex-presidente Lula em suas falas : ”nunca antes neste país”.
    Nós ,Brasileiros que não militamos em nenhum partido e não somos instrumentalizados ideologicamente podemos repetir LULA: NUNCA ANTES!!! Nunca antes tantos poderosos do partido que está no governo foram para a cadeia…nunca, nunca! Na foto, uma banqueira e uma ex-gerente de uma grande empresa de publicidade. Parece até primeiro mundo.
    Os xingamentos e os insultos dos militantes exasperados que me atacam ferozmente, agora, soam aos meus ouvidos como elogios.
    Falta, no entanto, um cidadão, outrora, segundo um militante seu amigo, acima de qualquer suspeita, pois vivia entre os pobres em estrebarias, que deu nos calos; sumiu! O militante não sabia que o seu amigo, muito ao contrário, vivia numa cobertura TRIPLEX no bairro mais caro do Rio de Janeiro.
    Mas, caro Kotscho, vivi o suficiente para ver isso tudo no Brasil.
    O discurso de Lula do qual me referi no post anterior foi em Cabedelo na Paraíba junto ao então ministro Ciro Gomes, da Integração Nacional num encontro com os trabalhadores rurais na presença de Manoel Serra —presidente da Contag – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura—:

  44. Os “mensaleiros” sairão como “HERÓIS” eleitos e louvados por todos os petistas.Num futuro não muito distante, apontarão Lula e José Dirceu para presidente e vice numa mesma chapa.Esta será mais uma grande prova da “brasilidade” deste povo, deste país!.

  45. Kotscho, seu texto me emociomou, porque senti a mesma coisa quando vi essas mulheres semdo presas. Que perigo representam, E como se pode falar em baho de sol. Me emocionou porque apesar dos justiceiros dos programas de TV existem ainda jornalistas humanistas como você. Sim humanistas de uma outra geração, raríssimos nos dias de hoje.
    Reconforta um pouco. Obrigada pela solidariedade.
    Dalva teodorescu

  46. A reação irada e ofensiva à minha pessoa feita pelos fanáticos seguidores do esquerdismo barato revela o que acontece quando se coloca o dedo na ferida. É fato real que o número de jovens envolvidos no tráfico de drogas triplicou nos últimos 10 anos; e hoje quase 10 milhões de jovens brasileiros nem trabalha, nem estuda. Os dados estão aí, são fatos reais. O bolsa família só tem porta de entrada, não tem porta de saída. Quando acaba o benefício, ficam os jovens sem encaminhamento na vida. Enquanto famílias de bem, estão vendo seus jovens se perderem para as drogas esses esquerdóides metidos a hulligans ficam se compadecendo de corruptos julgados, condenados e presos (à exceção do que deu no pé pela fronteira, para não pagar sua dívida com a sociedade). Os senhores podem falar o que quiserem de mim, como já disse, pouco me importa suas ofensas. O meu direito de me expressar com base em fatos, não vão conseguir cercear. No dia em que eu me deixar intimidar por hipócritas, estarei morto.

  47. Vannelder
    Tu é o hipócrita !!!
    Lê só o que te interessa para malhar o PT e ainda assim lê errado
    Mostre aí de onde tu tirou esses “dados” que segundo tu, provam que o Bolsa Família triplicou o numero de drogados nos últimos 10 anos !!!
    Ninguém quer te “cercear”, pode escrever as besteiras que quiser !!!
    SÓ NÃO MINTA !!!
    É feio e te descredencia para qualquer tipo de debate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *