Passe Livre, IPTU, Black Blocs e PCC: é a geleia geral

Passe Livre, IPTU, Black Blocs e PCC: é a geleia geral

Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo: até que enfim…

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, costumava dizer meu colega Juarez Soares, filósofo popular e comentarista esportivo, para separar os assuntos em pauta.

Os fatos dos últimos dias, porém, como mostram as manchetes desta quarta-feira, desmentem a máxima do velho amigo e nos mostram como uma coisa tem a ver com outra coisa, somando-se a mais outras coisas e, assim, vamos chegando à grande geleia geral, que mistura tudo num rolo só, deixando no ar um sentimento de descontrole e mal estar difícil de ser mensurado e explicado.

O que tem a ver o Movimento Passe Livre, com o aumento do IPTU, os atos de banditismo dos Black Blocs e o crime organizado do famigerado bando do PCC (Primeiro Comando da Capital), que, ao que tudo indica, voltou a botar a cabeça de fora?

Vou começar do começo para ver se consigo me fazer entender.

Em plenas férias de janeiro, com a posse do prefeito eleito Fernando Haddad e a massa curtindo férias na praia, estava previsto o aumento das passagens de ônibus, um ritual já marcado todos os anos no calendário, que costuma passar batido como as chuvas de verão.

A presidente Dilma Rousseff, às voltas com o controle da inflação que voltava a subir e a preocupar o governo federal naquela altura do campeonato, pediu a Haddad e aos outros prefeitos de capitais que adiassem o aumento para uma data mais conveniente.

O aumento de 20 centavos nas passagens, calculado abaixo dos índices de inflação, veio no começo de junho, sem aviso prévio nem maiores explicações à população. Junto com ele começaram os protestos do Movimento Passe Livre, de quem eu nunca havia ouvido falar, mas logo ganharia as ruas e generoso espaço na grande imprensa.

A princípio limitado a algumas centenas de estudantes que protestaram na avenida Paulista, o movimento cresceu e se espalhou por todo o país, a partir do momento em que a Polícia Militar de São Paulo resolveu partir para a porradaria generalizada, após os primeiros atos de vandalismo em São Paulo.

O aumento das passagens logo seria cancelado, por sugestão da própria presidente Dilma, mas a massa não saiu mais das ruas e foi multiplicando seus protestos e reivindicações pelo país afora, pedindo a melhoria dos serviços públicos em geral, a punição dos corruptos e a felicidade geral gratuita. Os índices de aprovação e popularidade da presidente Dilma e de governantes em geral despencaram.

Ninguém conseguia explicar direito o que movia as multidões sem líderes nem bandeiras unificadas, mas assim como surgiram do nada elas voltaram para suas casas no começo das férias de julho, deixando, porém, um rastro de atos de violência comandados por grupos de mascarados, os chamados “black blocs”, que apareciam ao final das manifestações para quebrar tudo, a cada dia mais ousados, desafiando os policiais.

Os protestos, agora cada vez menores, promovidos em geral por categorias profissionais em luta por melhores salários, serviam como pretexto para os vândalos barbarizarem dia sim e outro também, fechando as principais vias de grandes capitais, depredando, botando fogo e enfrentando a polícia com coquetéis molotov, bombas, pedras, barras de ferro e outras armas improvisadas. Na sexta-feira, espancaram e quase lincharam um coronel da PM no centro de São Paulo. Virou rotina.

Por lei, eu sei, cabe às polícias estaduais zelarem pela ordem pública, mas logo ficou claro que elas estavam perdendo a batalha, despreparadas para enfrentar esta nova criminalidade, que evoluiu para o banditismo puro e simples, com saques e roubos a lojas.

No começo de outubro, já se tratava de um problema nacional. No último dia 8, escrevi aqui mesmo no Balaio um texto em que perguntava: “Que espera o governo federal para agir contra a onda de vandalismo?”. Fui criticado por muitos leitores, para quem o governo federal não tinha nada a ver com isso e os governadores que se virassem para garantir a segurança dos seus cidadãos.

Voltei ao assunto ontem, cobrando novamente uma posição do governo central, e desta vez a resposta foi imediata: “Governo federal propõe ação conjunta com SP e Rio para controlar protestos”, informa manchete da página A18 do Estadão de hoje.

Diz o jornal: “Um dia após os atos de vandalismo na Fernão Dias, o Ministério da Justiça propôs uma frente de contenção conjunta da violência e discutirá com autoridades de Segurança de São Paulo e Rio procedimentos para investigar protestos, podendo até federalizar parte das ações”.

Quatro meses e um dia depois, a ficha, enfim, caiu. “Vamos discutir uma estratégia comum para enfrentar o vandalismo. A troca de informações e de dados pressupõe uma ação comum”, anunciou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que se reunirá amanhã com os secretários de Segurança do Rio e de São Paulo.

No mesmo momento em que Cardozo anunciava a entrada do governo federal na história, eu comentava com o Heródoto Barbeiro no Jornal da Record News:

“Quem está por trás destes black blocs? A quem interessa criar este clima de violência e insegurança no país? A bandidagem está mais organizada do que a polícia. E quem tem força para organizar estes atos e decretar toque de recolher, como aconteceu hoje na zona norte de São Paulo? Só pode ser o PCC, que comanda os presídios paulistas e o crime organizado”.

Até aquele momento, ninguém havia levantado esta hipótese. Era mera conclusão minha, por eliminação: se a violência não interessava nem aos partidos do governo nem aos da oposição, se não há nenhum golpe militar em marcha, quem mais poderia ser?

Manchete de hoje da Folha responde: “Facção criminosa é suspeita de atuar em protesto em SP _ Polícia investiga ação de crime organizado no ato que fechou a Fernão Dias”.

Ainda na mesma noite de terça, dois outros fatos interligados fecharam o círculo: a Câmara Municipal de São Paulo aprovou aumentos do IPTU (Imposto Territorial Urbano) entre 20% e 35%, exatamente para não ter que aumentar as passagens de ônibus e continuar subsidiando as empresas, ao mesmo tempo em que o presidente do Senado, Renan Calheiros, para fazer uma média com a moçada, prometia votar ainda este ano seu projeto para conceder passe livre aos estudantes de todo o país.

Como a gente sabe que não existe almoço grátis, alguém vai ter que pagar estas contas, enquanto as autoridades de segurança pública federais e estaduais, agora unidas, tentam descobrir quem são esses tais black blocs e qual sua ligação com o PCC. Segundo os cálculos do próprio Renan, o passe livre vai custar ao orçamento da União a bagatela de R$ 7 bilhões por ano, que obviamente vão sair do dinheiro dos nossos impostos para os bolsos dos donos das companhias de ônibus.

Para completar, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, meu velho amigo Gilberto Carvalho, defendeu um “diálogo” com os bandidos mascarados para “compreender este fenômeno”. Segundo ele, a “simples criminalização imediata dos black blocs não vai resolver”. Como assim? Banditismo agora é fenômeno, não é mais crime? Vai dialogar com quem, com quais argumentos, se o governo nem sabe com quem está lidando? Vai dizer o que? “Por favor, meninos, não façam mais isso, que é muito feio…”.

Depois do passe livre, vamos esperar que venha também o táxi livre, a passagem aérea com tarifa zero, a cesta básica grátis, o show do Roberto Carlos com entrada franca e, por que não?, perucas na faixa para todos os carecas. Caso contrário, nunca se sabe, novos protestos podem acontecer…

E o caro leitor o que pensa de tudo isso? Tem jeito?

***

Em tempo: hoje, dia 30 de outubro, o Bolsa Família comemora 10 anos que mudaram a cara do Brasil e a vida de 50 milhões de brasileiros. Sobre este assunto, escrevi uma longa reportagem, com fotos de Manoel Marques, na revista “Brasileiros” de outubro, que está nas bancas, sob o título “Como vive o povo do Bolsa Família”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

48 thoughts on “Passe Livre, IPTU, Black Blocs e PCC: é a geleia geral

  1. Engraçado o Senhor não achincalhar o senhor prefeito Fernando Maldade, com relação ao ABSURDO aumento do IPTU, para os pobres velhinhos aposentados, que aqui nunca são representados e defendidos. Caso fossem, já teriam reclamado do veto do senho Lula do fim do índice previdenciário, digo “fator previdenciário” (desculpe Vitor Hugo Chaves). Como sempre, vocês quando lhe interessam, imitam avestruz, enviam a cabeça na terra para não falar dos seus. Com a palavra o censor?

  2. Que anda conversando muito com o Heródoto, lendo e vendo muito a mídia do Millenium e indo pouco às ruas (não a toa nunca tinha ouvido falar no MPL, a Globo só resolveu divulga-lo, turbinando-o, em 2013. O por que, é o que deveria ter sido perguntado e respondido, mas até hoje ninguém fez a pergunta a Vênus Platinada). Não posso deixar de registrar que o PCC tem tanto a ver com black blocs, quanto a Globo tem a ver com democracia, mas concordo com a geléia geral, afinal acharam a pasta que o de Grandis procurava há três anos, né, não, Jack Palance?

  3. Prezado Kotscho: Sobre esse tema dos Black Blocs, no portal da Carta Capital de hoje 30/10/2013 tem um artigo do Pedro Estevam Serrano intitulado “Black Bloc e democracia” que conclui que “Pouco importam as intenções políticas desse movimento de desobediência, se anarquista socialista, anarco-capitalista ou de direita. Seus resultados são fascistas.” Como entendo que esse movimento é sim de extrema direita, muito bem organizado e materializado nas ruas sob a forma de banditismo, concordo com você nas suas indagações (e indignações) sobre as declarações do ministro da Secretaria Geral da Presidência Gilberto Carvalho quando pergunta: “Como assim? Banditismo agora é fenômeno, não é mais crime? Vai dialogar com quem, com quais argumentos, se o governo nem sabe com quem está lidando?”.

  4. De fato, você misturou tudo. Vamos aos fatos, primeiro, o que houve no Jaçanã: eu, que sou mais moço, já vi uma centena de vezes a população de regiões pobres de São Paulo fechar ruas, fazer barricadas e queimar carros em reação à violência policial. Se quiser “começar do começo”, portanto, não será em janeiro, ou com o aumento da passagem. Nesse caso a reação foi mais violenta, por duas razões, a proximidade da Raposo Tavares e, sim, principalmente, pela omissão da polícia. Nas imagens não vi um grupo vestido de preto e mascarado. O primeiro protesto, no domingo, aconteceu depois do enterro do adolescente assassinado, não partiu das redes sociais, ou de uma manisfestação qualquer, mas do legítimo sentimento de revolta, também não foi o PCC… mas, como as instituições são fracas, deu no que deu….

    É claro, seu texto vai além de Jaçanã. Quanto às manifestações de junho, você mesmo aponta as causas, o aumento da passagem, a reãção da polícia, a reivindicação por melhores serviços, etc… curiosamente, logo a seguir você diz que “assim como surgiram do nada elas voltaram para suas casas no começo das férias de julho” (sic). Surgiram do nada? E como desapareceram do nada?? O preço da passagem caiu, o governo deu respostas pontuais e acertadas. Concordo que ainda é muito pouco, mas as manifestações não durariam pra sempre!!

    Contudo, o ponto central é outro. Os vândalos pós-julho e o PCC. Vou levantar outra hipótese, mais simples que a sua. A polícia não reprimiu por pura incompetência, falta de treinamento, de inteligência. Reprimir dando porrada levou à manifestações de junho, não querem que se repita, mas a polícia não sabe agir de outro modo…. assim como os black blocs se aproveitam das manifestações, o PCC pode fazê-lo, mas o que ganham com isso?

    Enfim, diferentemente do Maurício Teixeira, não acho um absurdo o aumento do IPTU. Trata-se de um imposto progressivo, a faixa de isenção irá dobrar, e as passagem mais baratas favorecem os mais pobres. Toda medida que redistribua melhor a renda deve ser louvada!

  5. Não precisa ser mascarado pra ser bandido. Pelo Brasil está cheio deles sem máscara e destruindo sonhos todos os dias, e cadê a sociedade que se mostra pacífica pedindo cadeia e morte pra eles ? Essa mesma tem preguiça de ir ás ruas lutar, é a primeira a cobrar seus direitos.
    Objetos não sofrem violência, a vida humana sim, sofre.
    Você aplica de uma maneira superficial esse fenômeno Black Bloc, é uma ignorância dizer que a violência é gratuita e que só querem quebrar tudo. Se não houvesse injustiça não teria revolta. É simples assim. E meu caro, eu não consigo achar válido uma crítica como essa sua, pois só pelo o que escreveu aqui, imagino que nunca colocou o pé pra fora de casa pra lutar por algo, como nossa sociedade que se mostra tão indignada com grandes escândalos mas não tem coragem de partir para a ação. A sociedade é cúmplice do que acontece. O próprio sistema que criou essa revolta, e muito pelo contrário, os verdadeiros bandidos mascarados estão contra o povo, mas há de cair as máscaras deles ainda.

  6. R. Kotscho. Muito bom. É por isso que não paro de visitar o seu blog. Esse movimento passe livre deveria ter outro nome. Deveria chamar movimento dos esmoleiros. Em nome de quem eles reivindicam passe livre? Em nome dos trabalhadores não pode ser. Os trabalhadores estão consciente que o governo não da nada a ninguém. O governo trabalha com o dinheiro dos contribuintes e. Os principais contribuintes somos nós trabalhadores. Como dizia o Lula. “O imposto dos patrões é contabilizado como custo do produto e quem paga é o consumidor que somos nos trabalhadores” Os trabalhadores precisam de salario suficiente para dar independência financeira. Poder viver sem precisar de ajudas de governos. É para isso que temos que sair as ruas pacificamente. Temos que lutar pelo que é nosso que é a nossa força de trabalho. O menor salario tem que dar para o trabalhador viver dignamente.

  7. levando a idéia de criminalizar movimentos sociais a um novo nivel Sr. Kotscho, não bastasse relacionar o movimento black bloc com o PCC( que muito provavelmente compartilha de laços afetivos tão maiores com os grandes partidos que governam São Paulo e o Brasil do que com qualquer organização não-partidária) ainda exalta a idéia de que São Paulo iniciou um movimento que se transformou nacional quando na realidade chegou tardiamente no eixo Rio-São Paulo. Todo brasileiro fora desse eixo está mais que acostumado com esse comportamente da mídia e dos veículos de comunicação em geral, afinal as audiências (e consequentemente a grade) das televisões são regradas pelo publico Rio-São Paulo, salva-se a retransmissora que consegue com muito custo bancar algo de produção local. Esse post é talvez a pior opinião/relato que ja li a respeito de quase tudo citado, não porque não li coisas mais partidarias e imbecis do que o que aqui foi publicado, mas pelo alcançe, abaixo reproduzo a melhor parte desse texto, que enaltece o papel da nossa presidente(que vale lembrar, nao se anifestou diante dos protestos preferindo num primeiro momento delegar esta tarefa ao ministro da segurança, que ofereceu mais policia pras capitais[é Sr. Kotscho, foi dessa maneira que ela quis “cancelar” alguma coisa]) e justifica, em parte, a violencia policial já que eles partiram pra porradaria generalizada após os primeiro satos de vandalismo!

    “o movimento cresceu e se espalhou por todo o país, a partir do momento em que a Polícia Militar de São Paulo resolveu partir para a porradaria generalizada, após os primeiros atos de vandalismo em São Paulo.

    O aumento das passagens logo seria cancelado, por sugestão da própria presidente Dilma,” (Kotscho, Ricardo – Ministro de propaganda)

    PS: eu participei desde março dos atos contra aumento de passagens aqui em minha cidade e testemunhei que a porradaria sempre partiu da policia e o “vandalismo” nada mais foi que reação de um povo que não tem condições “ainda” de responder as agressoes policiais, sei tambem por midia e amigos que SP e RJ foram a mesma coisa, policia bate e povo reage! E pra quem sentir pena do coronel agredido na manifestação lembrem-se(ou procure ver) todas as agressões e assassinatos cometidos por essa policia desde março, desde 2012, desde sempre!

  8. A tibieza da esquerda não cansa de surpreender . A direita e a delinquência , aliadas, visam 2014,enquanto nefelibatas “procuram entender o fenômeno”.Vandalismo e destruição dispensam interpretações,são auto explicativas. A mídia ou PIG,tanto faz, procuram confundir a opinião publica,ora atacando as policias porque jornalistas foram atingidos ,ora criticando a inação das forcas de segurança por permitirem os “excessos democráticos” .
    Convenhamos que a situação ‘e propicia aos pescadores de ‘águas turvas.

  9. ”Por lei, eu sei, cabe às polícias estaduais zelarem pela ordem pública, mas logo ficou claro que elas estavam perdendo a batalha, despreparadas para enfrentar esta nova criminalidade,…”
    Não Kotscho.
    A situação atual é mais grave, pois trata-se de de rebelião contra o estado de direito e conflagração generalizada.
    Olha o que diz a lei;
    CF de 88.
    Título V :
    Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas
    Capítulo III =
    Da Segurança Pública:

    Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
    I – polícia federal;
    II – polícia rodoviária federal;
    III – polícia ferroviária federal;
    IV – polícias civis;
    V – polícias militares e corpos de bombeiros militares.
    Viu Kotsho.
    No plano Estadual, somente os incisos IV e V diz respeito à competência do Estado federativo.
    E a polícia, a rigor, não está despreparada. Está, isso sim, impedida legalmente de agir com mais rigor contra os insurgentes. Com cassetetes e escudos medievais não se pode confrontar com granadas e coquetéis Molotov.
    Não se trata de ”nova criminalidade”. Esta criminalidade é mais velha do que as outras e é produto da ”frouxidão” da repressão.
    E, convenhamos, há quem queira um cadáver para desfilar e fazer política contra o governo. Isso, como dizia Vó Filó, é mais velho que andar a pé.

  10. Muita falação, o país está precisando de gente com mais ação e mais atitude, acho engraçado tanta gente comentando em todos os cantos, se mostrando tão intelectuais perante o assunto, mas só querem saber se defender suas ideologias e vaidades. Por isso que o páis está assim, vandalismo é o nós cometemos, ser omissos na hora de lutar por nossos direitos. Conformados, alienados e conservadores que só ajudam a nação estar dessa maneira. Nós, jovens, que lutamos por um lugar mais justo, estamos cansados dessa palhaçada de vocês de ideologia e vaidade, um mostrando para o outro quem está certo, direito x esquerda. Enquanto a nação indo para o buraco. O nosso inimigo está sem máscara e dando risada da nossa cara !!!

  11. NINHO DE R$ 500 MI ENROLA KASSAB, RICARDO E SERRA

    DEMÓSTENES RECEBE MAIS DE MEIO MILHÃO SEM TRABALHAR

    PROCURADOR ESCONDE PROCESSO SOBRE CORRUPÇÃO EM SÃO PAULO

    …até eu que tenho algo há perder, fico com vontade de sair por aí quebrando tudo que houver pela frente.
    As chamadas autoridades não se aperceberam ainda desta nova rebeldia causada pelos novos meios de informação. Estes mesmos meios de informação que ajudam a organizar estas manifestações de rebeldia e revolta.
    Pra mim, a opinião mais lúcida foi a do ministro Gilberto Carvalho, que vê por trás dos aproveitadores, direita golpista, PCC, etc e o escambau, “anônimos rebeldes”, usados por estes como massa de pão, e que precisam ser ouvidos. As autoridades teem que chegar nestes, antes dos aproveitadores, dos marginais, e antes que esta revolta vire uma psicose coletiva.

  12. …um presidente do Supremo desmoralizado, por suas vaidades e contradições, transformando uma casa de justiça num tribunal político, um congresso abarrotado de vagabundos, mais preocupados com as suas vidinhas medíocres do que com a nação, uma oposição imprestável para sustentar uma democracia, só a nossa presidenta tem moral para conversar com o povo, mas não basta ela.
    Mesmo assim, deveria a nossa presidenta, a despeito dos gritos dos imbecis que lhe são contras, vir mais vezes à televisão apaziguar a sua gente.

  13. É impressionante como, nesta baderna que atrapalha a vida dos paulistanos desde junho, se ameniza a reponsabilidade do estado de SP. E agora, Glogo e outros (inclusive aqui) se joga a culpa no governo federal. Ontem o Jornal Nacional mostrou a falta de policiamento rodoviário para explicar o que aconteceu anteontem na Fernão Dias. Só que aconteceu coma demoradíssima intervenção da polícia, deu-se em perímetro urbano e começou nas ruas do bairro Jaçanã. Mas é preciso encontrar um culpado: o ministro Cardoso, da Justiça. Nada contra a leniência da PM que ontem ficou raivosa com o aumento de 7%; nenhum veículo informou o salário médio do PM paulista, quanto será beneficiado (beneficiado?) com esse aumento. Por que tanta omissão nos deslizes tucanos? A nossa polícia não sabe nem liberar uma pista de avenida, quanto mais uma estrada. Nenhuma reportagem mostrou se havia esforço para buscar alternativa que possibilitasse a chegada dos bombeiros. A imprensa (todos os canais) mostraram antes a baderna estrada e as autoridades… Nada. Foi culpa da polícia rodoviária? Quanto ao aumento da passagem de ônibus, o fato foi bem noticiado, não foi nenhuma surpresa. Mas, como escreveu alguém aqui, alguns querem impor a baderna. A quem interessa? Aos candidatos da oposição? A golpistas? Gostaria de ver aqui ou em outro espaço, uma análise da nossa polícia, porque ela é tão leniente. tão sem agilidade e por que ganha mal. Talvez se compreenda com esse enfoque, porque essa geleia geral prospera.

  14. Caro Kotscho
    Tu acertastes em cheio quanto aos quebra-tudo do Jaçanã: Foi o PCC !!!
    Sabia que a família do “governador” Marcola mora exatamente nessa região entre o Jaçanã e a Fernão Dias ???
    Pois é… Basta ver que é na Zona Norte da capital onde ocorre a maior parte das chacinas e onde se iniciam sempre os ataques do PCC à polícia quando há descumprimentos pontuais do acordão firmado entre a tal facção criminosa e o partido que governa nosso estado há 20 anos. Quem mora aqui sabe disso e quem não mora só dá palpites. Eu moro na ZN desde que nasci !!!
    Kotscho…
    GERALDO ALCKMIN é o maior e mais importante político da história do Brasil !!!
    Essa é a minha conclusão levando-se em conta que o sujeito é o favorito para ser de novo governador do mais rico estado da federação PELA QUARTA VEZ !!!
    Nenhum outro político alcançou tal façanha !!!
    A culpa é dele ???
    De jeito nenhum !!! A culpa é do eleitor paulista (o mais idiota do Brasil !!!) que prefere votar em um “picolé de chuchu” a ter que eleger um petista !!! A “catarata ideológica” do eleitor paulista só tem cura quando tiver que abrir o olho de que a criminalidade CHEGOU DENTRO DA SUA CASA graças à incompetência e à ruindade dos sucessivos governos do PMDB e PSDB de São Paulo. É assim desde 82 quando saíamos da ditadura militar e assassina !!!
    Quanto aos “Black tais”…
    Lembra do filme do Gianfrancesco Guarnieri ??? (Eles Não Usam Black-Tie) Tratava de uma família de operários na época das grandes greves do ABC no final da década de 70. Tenho uma sugestão de título de filme caso algum cineasta queira fazer um filme sobre o PT de hoje e que governa o país –> “ELES NÃO USAM BLACK-BLOCs”
    Quem usa ???
    Os interessados em desestabilizar o país a 11 meses da eleição, ou seja, As oposições e principalmente a MÍDIA… os “PIG-BLOCs” !!! Jornalistas mascarados que tentam todos os dias quebrarem nossa DEMOCRACIA conquistada na luta de nosso povo e também o nosso hoje maior patrimônio público que é o BOLSA FAMÍLIA !!! O programa que mudou definitivamente a cara do Brasil não pelo seu pequeno valor monetário mas sim pelos valores embutidos nele que são a “cabeça erguida”, a dignidade, a esperança e o respeito ao ser humano como NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS !!!
    Em Tempo:
    Já tem peruca de graça para carecas carentes !!!
    Assim como dentadura na faixa para os sem dentes, é o programa do Governo Lula “Brasil Sorridente” !!!
    Até nisso Lula pensou para dar alegria aos mais pobres !!!

  15. É RIDICULO criticar o Bolsa familia, que ajuda a quem PRATICAMENTE NÃO TEM O QUE COMER; e não criticar o “””””PROER””” criado pelo FHC para dar dinheiro para OS BANQUEIROS. A primeira cidade que recebeu o bolsa familia, no governo Lula, foi a cidade de Itinga no estado de minas gerais, governado pelo Aecio. E de lá pra, enquanto outras tantas cidades passaram a receber o bolsa familia, e muitas dessas cidades, “praticamente não utilizam mais o bolsa familia”, a cidade mineira de Itinga, ainda recebe e até ampliou o numero de familias que são atendidas pelo bolsa familia, o que mostra que o Aecio Neves, não fez nada ou quase nada pela aquela cidade e pela aquela região do Vale do Jequitinhonha, que é tão carente quanto o nordeste.

  16. Polícia: A que teria deveria ser a primeira a saber (até de ante-mão) pela inteligência operacional, espera acontecer para a seguir combater em confronto corpo a corpo esses baderneiros e criminosos infiltrados nesses protestos legitimos. Policia sem cabeça, só com corpo para combate

  17. kostcho, o Haddad do PT, ” realmente gosta de se meter em polemicas desnecessarias”. Quando era ministro, foi aquele negocio do Kit “guey”, e aquela cartilha que “ensinava errado”. Depois, já como prefeito “errou ao não pedir a REVISÃO dos contratos de onibus metropolitanos ASSINADOS PELO SERRA do PSDB e pelo KASSAB do DEMO”; que motivou os “manifestantes da Paulista” a fazer o que nunca fizeram contra os governos do PSDB do Alckimin e do Serra. Agora ele INICIOU o aumento de IPTU, que na realidade é uma REVISÃO considerada até legitima, pela Lei; mas com valores astronomicos de uma só vez. Acho que o Haddad deveria “tomar um cafezinho com o Lula” (mesmo que o do Lula for forte e sem açucar) , e se aconselhar, como a Dilma costuma fazer. Sobre os Black Blocs, acho que “OS MANIFESTANTES DA PAULISTA”, estão dando “muito passe livre” para os mascarados se infiltrarem nas sua manifestações. Meu, quando os manifestantes PACIFICOS perceberem a infiltração desse bando de arruaceiros mascarados, deveriam ENCERRAR A MANIFESTAÇÃO e solicitar Á POLICIA, para tira-los do meio do movimento. Por que esses manifestantes quebram tanto OS BANCOS, se NUNCA protestaram contra o PROER, que deu tanto dinheiro publico para os banqueiros? Mas “”””FUNDAMENTAL MESMO”””, é fazer as “duas perguntas” ja CORRIQUEIRAS ao Alckmin: “””””””Por que o governador Geraldo Alckimin do PSDB do Aecio e do FHC, não manda os lideres do PCC, em ‘especial’, o Marcos Camacho, vulgo MARCOLA, para ‘PRESIDIOS FEDERAIS’, como ja fizeram ‘com sucesso’ os governadores do Rio e de Santa Catarina, com os lideres de facções criminosas que agiam por lá, como o PCC age aqui; visto que a mesma rede globo, que mostrou o governador Alckimin, com ‘coragem’, dizendo ‘não temer o PCC’, também mostrou que o PCC ja atua em 22 estados, e o comando das operações nesses estados, é originário dos lideres do PCC, que estão dentro dos PRESIDIOS ESTADUAIS DE SÃO PAULO?””” E “”””Por que o governador Geraldo Alckimin do PSDB, não quis proibir as manifestações com pessoas usando mascaras como, TAMBÉM ja fizeram outros governadores?”””

  18. A imprensa também tem a sua parcela de culpa nessa história toda. Cobriram os protestos dia e noite, chegaram a derrubar a grade da programação de determinada emissora, só para transmitir os protestos ao vivo, como se fosse a oitava maravilha do mundo. Condenaram a ação dos policiais, jogando a população contra eles. Agora quem dá as cartas são os vândalos, pois sabem que tem o apoio da midia. Qualquer manifestante que for agredido por um policial, vai ter o apoio da mídia, os atores todos apoiando, mas se for o contrário o policial vai ser repudiado. Passou da hora do governo tomar uma ação, penso que só não tomou até agora, justamente por essa propagando positiva que a imprensa fez em torno dos protestos, qualquer atitude que o governo tomasse iria ser criticada, iriam falar que o governo estava reprimindo os manifestantes. E quanto ao IPTU está certo sim aumentar, os coxinhas não foram pra rua pedir a redução na tarifa? De onde vai sair o dinheiro do cartel do metro? Alguém tem que pagar a conta. Não querem morar bem, então tem que pagar o preço.

  19. Meu, mal comparando, mas, “quando um cidadão”, pega uma carreta, carregada de combustível, e faz uma manobra de carreteiro PROFISSIONAL, em que consegue voltar no mesmo lado da pista, com pouquíssimas manobras ; Isso é comparável aos terroristas do 11 de setembro das torres gêmeas nos Estados Unidos, pois “o poder de destruição de um caminhão carregado com mais de 20.000 litros de combustível”, é sem duvida tão forte quanto o de um avião em queda. O governador Alckimin do PSDB está muito pacifico.

  20. AÉCIO, EDUARDO….peguem esse primoroso texto do Kotscho!!!!! Depois de uma análise tão certeira assim, não tem casinha de faz de conta da incompetência deste desgoverno federal que aguente. Obrigado RK!

  21. Eu gostaria de saber se o Luis Carlos (o velho) o Vannelder e o J. LEITE já leram o Estado de São Paulo de hoje, lá estão estampadas duas noticias de tucanos e ex-funcinários do Kassab que foram pro xadrez (quatro – 4) e tiveram seus bens colocados à disposição da justiça. A boa notícia sobre tucanos foi a colocação em evidencia pela PF documentos enviados pela empresa Alstom que comprovam o pagamento de propinas a ex-funcionários graduados no verídico e mais que evidente caso do TRENSALO TUCANO. Viram só, a máscara já começou a cair. Quero ver se voces vão dizer que a PF está mentindo ou forjando documentos. E agora tucanóides, vão ficar caladinhos? Não vão dar seus bracinhos prá torcer? Com esta duas comprovações by-by governo tucano e até NUNCA MAIS. Esta é a pá de cal que faltava, só falta a extrema unção. Importante que se diga nos meus comentários que eu não sabia disto. PORTANTO O PROPINODUTO TUCANO ESTÁ COMPROVADO, meninos agora voces não tem subterfugios e se segura que terão de arranjar outro partido para se apoiarem para criticar o PT, tucanisdemos, já era.

  22. divaldo – 30/10/2013 – 19h08
    ”Eu gostaria de saber se o Luis Carlos (o velho)”
    O tema do post não este, mas, se ficar provado, o que eu desejo é que vão todos para o xilindró. Nada de se comparar com os outros e alegar que a culpa é da imprensa; cadeia!!! cadeia para todos os larápios ,venham de onde vierem. Nada de ”poupar” companheiros que, em eras priscas distribuíam benesses e lutavam contra a ditadura. Tenho dito.
    Que se faça como fez o DEM: SAIU A DENÚNCIA, afastou o acusado até que se esclarecessem os fatos. Comprovadas as acusações; expulsão do partido.
    Só isso.
    O passado, ainda que glorioso, —se fosse o caso— não é passaporte para impunidade.
    Mas, atenção. Muita atenção: Pela lei brasileira, só é culpado quem foi condenado em última instância. É o caso do DONADON e dos mensaleiros.

  23. Mais uma roubalheira do PSDB! Apenas mais 500, isto mesmo, Quinhentos milhões roubados da prefeitura de São Paulo. Em cana, braço direito do José Serra! E querem que esta curriola volte em 2014?

  24. Eu acho que quem acha vive se perdendo. Obrigado, Noel!

    Acho, perdido que sou, que passar anos e anos e anos fazendo jornalismo com gosto e vigor, contudo nos jornais de tardes outras e quejandos, minou sua capacidade de vislumbrar diferenças entre fenômenos às vezes mais, às vezes menos distintos. Distintos, todavia. Ricardo, continuo admirando o seu trabalho, honesto e apreciável. Porém terrivelmente contaminado pelos traços – assumidos, a bem da verdade – “paulistanescos”: meritocracia de araque, bandeirantismo feito de roupa lavada com Omo (manchas de sangue deletadas) e afetado complexo de locomotiva. Classe média, essa comedora de quimeras!

  25. Ricardo Kotscho, faz um favor para a gente. Encaminha uma mensagem para o R7, pois eles não querem papo com a população. Não há opção de Fale conosco. Por favor, comunica ao R7 que o município de Treze Tílias está situado no estado de Santa Catarina, e não no RS, como eles divulgaram.
    agradecemos tua gntileza
    Joana

  26. …parece brincadeira, meio bilhão…meio bilhão para os bolsos
    dos malas, e os pignojentos veem com aquela conversa fiada que o mentirão foi a maior corrupção da estória do Brasil.Não se viu um apartamento comprado, por Genuíno, Dirceu, Pizzolato, com aquela suposta corrupção. Com os tucanos não tem disto não, pre-requisito pra se filiar no partido é um atestado de ladrão.

  27. Lucio 13h16, magnifico teu comentário. Preciso e impecável. Folha, Globo, Band, Veja, etc . . . distorcem os fatos, como sempre, pra proteger seus apaniguados. Quando Kassab criou o estapafúrdio e absurdo “Controlar” pra tomar dinheiro do contribuinte, o PIG não protestou, Rede Globo e Folha fingiram-se de mortas. Mas apoiam toda medida que impeça Fernando Haddad de reajustar passagens de ônibus e impostos, ainda que abaixo da inflação do período, pois sabem que nas administrações Petistas os recursos são sempre aplicados priorizandos os que deles mais necessitam. O que disse o PIG quando o imprestável governador de São Paulo reajustou as tarifas de pedágios acima da inflação, apesar de prometer, em campanha, baixá-las ? Vamos a segunda parte de meu comentário, então: J Leite, meu fíi, voce tem dupla personalidade ? Sim, pois passa da asneira tipicamente Velhaca/Vennal-deriana para um texto magnifico como esse de 14h11 !!! J leite, voce nos estava devendo essa, pois foi na onda dois lunáticos do Balaio e só escreveu sandices nos últimos posts do Kotscho. E, se me permite, vou concluir seus brilhantes raciocínio e argumento: Se os Black Blocks não reinvindicam “Passe Livre” em nome da classe trabalhadora (que está feliz da vida com a alta da renda e com as baixas taxas de desemprego do governo Dilma), fazem-no em nome dos sabotadores dos sonhos e anseios dos trabalhadores brasileiros, fazem-no em nome dessa oposição calhorda e imprestável, que quer, mesmo, é voltar a explorar o trabalhador brasileiro e pra isso precisa derrubar o PT do poder a qualquer custo, mesmo que para isso seja necessário aliar-se ao PCC, Comando Vermelho, PIG, bandidos de toga (citados pela corajosa Ministra Eliana Calmon) e demais organizações criminosas do país. Tô errado, J Leite ? Ou não foi voce que escreveu esse magnifico comentário aí embaixo ? Se foi, continue assim, pois pra voce ainda há esperança, ainda há luz no fim do túnel, ao contrário dos outros dois casos perdidos do Balaio. Afinal, quem foi rei (Petista) nunca perde a majestade. Parabens, J Leite !!! Muito bom seu comentário. Boa noite e um abraço a todos os Balaieiros.

  28. Eu acho que a maioria dos baderneiros se infiltram nas passeatas só para se divertir quebrando tudo e rindo da cara de todos sem qualquer respeito à sua própria família e as pessoas que talves um dia irá precisar delas.
    Infelismente estamos numa era dos sem coração, sem respeito, muita maldades e aqueles que não querem trabalhar para que um dia poderá ser gente e não mais serem bichos.

  29. Não gosto de falar do comentário dos outros, por isso nem citarei nomes, mas xingar o eleitorado paulista é brincadeira. Os paulistas se esforçam ao máximo, se informam o máximo que podem e não merecem ouvir essas besteiras de um arrogante.

    Kotscho, bom texto.
    Gostaria que os ministros do governo Dilma dessem menos entrevistas, até pq só falam besteira.

    E lembrando que em SP o ex-prefeito Kassab apoia o PT de Fernando Haddad. Agora ninguém quer tê-lo ao lado, né? rsrs

    Abs

  30. Kotscho, os leitores que te criticam fogem da realidade brasileira e vivem no Fla-Flu entre PT e PSDB. O Brasil é mais, a vida da população vale mais e precisamos de informações.
    Por isso, parabéns pelo texto.
    Mas saiba que os PeTistas do seu blog o criticaram… até pq o problema foi compartilhado e eles não gostam de ser responsabilizados por nada.

    Abs

  31. Senhor Everaldo: “…um presidente do Supremo desmoralizado.”, de onde tirou isso. Claro que não conseguirá, mas tente passear com o mesmo pelo Brasil, e pergunte ao povo o que eles acham do mesmo? Faça uma pesquisa com os seus conhecidos, Eu disse conhecidos não fanáticos, iguais os Senhor, e depois me diga o resultado? Claro se tiver coragem. Fanatismo realmente cega o ser humano. Exemplos no mundo como os talibãs.

  32. Eduardo
    Pode citar o meu nome !!! Fui eu quem disse que o eleitor anti-petista paulista é o mais perfeito idiota deste país.
    A área de comentários do Balaio do Kotscho sempre foi também um espaço de debates dos leitores desde os tempos em que o blog era hospedado no portal IG. Aqui já aconteceram debates memoráveis, havia até briga mas NUNCA houveram exclusões. Por três vezes já nos encontramos todos pessoalmente para comemorarmos os aniversários do Balaio e a confraternização foi maravilhosa. Já aprendi MUITO aqui e até fui honrado com amizades que jamais poderia imaginar possíveis não fosse o Balaio do Kotscho.
    Mas voltemos ao motivo da tua queixa…
    Que tal rememorarmos a história recente de São Paulo ???
    1982 – Franco Montoro eleito pelo PMDB
    1986 – Orestes Quércia eleito pelo PMDB
    Aí deu-se um racha !!!
    Uma parte do PMDB inconformada pela falta de espaço (cargos e salários) no Governo Quércia rompeu para compor o PSDB. Como vê o PSDB surgiu por motivos NADA nobres.
    1990 – Luis Antonio Fleury eleito pelo PMDB
    1994 – Mario Covas é eleito pelo PSDB
    1998 – Mário Covas é reeleito pelo PSDB mas por motivos de saúde só governa o primeiro ano. Os outros três são do então vice Geraldo Alckmin
    2002 – Geraldo Alckmin é reeleito pelo PSDB
    2006 – José Serra abandona a prefeitura de São Paulo e se elege pelo PSDB
    2010 – Geraldo Alckmin volta a governar São Paulo pelo PSDB
    CONCLUSÃO:
    O PSDB só não esteve no Palácio dos Bandeirantes no período em que Luis Antonio Fleury governou o Estado de 1986 a 1990. No resto do tempo os tucanos estiveram SEMPRE LÁ !!! E eu conheço muitos assessores de todos esses governos que SE APOSENTARAM POR TEMPO DE SERVIÇO SÓ EM CARGOS COMISSIONADOS !!!
    E tudo isso por conta de um eleitorado mesquinho que historicamente vota em qualquer merda desde seja para impedir a experiência de um governo petista no nosso estado !!! São Paulo deixou de ser a locomotiva do Brasil para ser uma carroça puxada por uma tropa de bestas !!!
    Compare o crescimento do Brasil com o do nosso Estado. Compare os programas sociais em todas as áreas do Brasil com o do nosso Estado. E mais…
    Saia na rua e pergunte para qualquer cidadão se está feliz de morar aqui. Se não que ir embora desta que já foi um dia a terra das oportunidades. A MAIORIA VAI RESPONDER QUE NÃO AGUENTA MAIS, QUE QUER IR EMBORA !!!
    O diabo é que continuam votando no PSDB !!!
    Li uma frase hoje muito pertinente com esses tempos:
    “De que adianta sair às ruas como um leão se nas urnas vota como um jumento ???”
    Eu sou arrogante ???
    e quem é o idiota ???

  33. Caro Kotscho. amigos do Balaio

    Ouvi dizer que um locutor de uma radio de São Paulo, nos minutos que antecederam uma corrida de fórmula 1, fez menção aos protestos no Brasil, em um diálogo que teve com um policial e que sua voz nem saia de tão envergonhado que estava. A partir desse fato, percebi que esses movimentos fazem parte do quanto pior melhor. Naturalmente apoiado pela PIG.

  34. Um ex-presidente, ( fosse Lula, o PiG não lhe daria sossego) morando em Paris, e de lá lançando cartilhas de como a oposição deve se comportar, o “popularissimo” (para o PiG) Presidente do Supremo passando os finais de semana no seu AP em Miami, um candidato (pago por um lobista) vai a NY em lua de mel, fazer palestra para dizer que o Brasil não é confiavel. Esse é verdadeiro o retrato da oposição, é só passear pelo Brasil no meio do POVO, não em restaurantes e resorts frequentados pela elite decadente e reacionaria.

  35. Divaldo, Divaldo…você fala tanto do DEM. Mas quando comprovada a denúncia de corrupção contra o Arruda, o mesmo foi expulso do partido, idem com o Demóstenes. Agora quem o PT expulsou até hoje por envolvimento em corrupção e caixa 2? Que eu me lembre o PT expulsou a Erundina em 1994, quando ela quis colaborar com o governo Itamar, sem falar da Heloísa Helena expulsa depois do escândalo do Mensalão do Governo Lulla – o maior escândalo de corrupção nunca antes visto na história deste país. Agora, Divaldo, em vez de ficar me cobrando aqui pelo fato de haver denúncias de corrupção em relação a funcionários do governo paulista do PSDB, você deveria prestar ATENÇÃO no que já escrevi a respeito do assunto. Divaldo, pra mim, não importa o partido. Se houve corrupção comprovada, os corruptos e corruptores tem de ir PRA CADEIA! Lugar de corrupto é na CADEIA! A corrupção é uma doença moral, que vai corroendo a sociedade e transformando tudo em podridão. O custo médio anual da corrupção no Brasil representa de 1,38% a 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, gira em torno de R$ R$ 41,5 bilhões a R$ 69,1 bilhões. Esse dinheiro é seu, é meu, é nosso Divaldo, que fazemos parte do povo honesto deste país, que trabalha pra ter uma vida digna, e que depois vê o dinheiro dos impostos ir parar no bolso dos ratos corruptos. Então em relação a esse assunto, em vez de cobrar de mim, vá cobrar do seu ídolo que fica na campanha eleitoral de mãos dadas com notório corrupto, que se botar os pés nos EUA vai preso por fraude financeira!

  36. Luis Carlos, eu estou muito contente porque você deu mostras e provou neste seu comentário acima, ser o mais coerente e lúcido tucano do time de comentaristas exclarecidos do DEMOCRATICO blog do não menos democratico Kotscho. Voce fez o que os “braços duros tucanos” odeiam fazer, o reconhecimento que igualmente a outros partidos, há tucanos corruptos qud precisam ir pro xadrez. Por outro lado também penso que há Ptistas corruptos e creio que seu destino tem que ser igual ao dos tucanos corruptos. Porém, todavia, mas, contudo, (locuções adversativas, olha elas aí) existe uma diferenç, se realmente houvesse comprovação documentada que provasse a corrupção Ptista, eles estariam soltos? O que eu quero dizer é que se tivesse houvido provas tão contundentes como esta da PF no caso tucano, os supostos corruptos Ptistas estariam presos e estaria certo e meritoria a detenção e comonâo há comprovação de fato da corrupção, não tem como trancafiá-los, não há provas cabiveis para recriminá-los. A partir deste principio basico das leis concluo que são SUPOSTOS criminosos e supostos não podem ser presos de modo nenhum. Voce acha que a Sua Excelencia oMinistro Joaquim Barbosa os mandaria presos sem provas concretas? É porisso suponho que ele não fez mais nada no caso e ficou como csso findado. Já neste caso tucano, amigâo a porca enrrolou o rabo, não tem como pular fora, é a mesma coisa que mostra o livro Privataria Tucana riquesa de detalhes comprobatorias, meio livro são de documentos VERDADEIROS que por si só conta a história. É esta a dureza de compreenção que queremos que voces façam por compreender o que sempre comentamos aqui no blog, que reconheçam como voce fez no seu comentario acima que se há corruptos, devem ser denunciados e contabilizar como falha de carater de ALGUNS tucanos, não estou generalizando como os proprios tucanos fazem. Os nossos queridos colegss Vannelder e J. Leite JAMAIS fariam o que voce fez, reconheceu que no PSDB há corruptos, parto do suposto que eles nem talvez vistam a camisa azul e amarela com numero 45 mas se estavam lá é porque são do mesmo time que governou SP. Não fique irritado, este é um mal que procuramos corrigir dentro das convicções ideologicas, mesmo no que se diz do PT, é que no partido é dificil ter edte tipo de coisa e nos aborrece tucanos difamarem como corruptos PTistas trabalhadores sem comprovação documental, fica, além do ranço uma atmosfera de Fla-Flu que o nosso grande amigo Kotscho tanto luta para acabar, porque todos entendemos que isto não leva a nada, só a discussões sem fins construtivos. Eu fico satisfeito quando o governador tucano toma uma atitude pró povo mas em contrapartida, fico chateado quando ele não toma nenhuma providencia contra os aumentos dos pedágios como exemplo, quando diz disnte dos microfones que vai punir, provar e o escambau quem corrompe no seu governo e eu até entendo que é dificil controlar tudo, até a jacaré femea que é extremamente cuidadosa vê seus ovos, futuros rebentos, ser surrupiados pelos predadores. Um abraço fraterno, Luis e obrigado pela leitura dos meus comentários e um bom fim de semana extendido a todos.

  37. Kotscho, o aumento do IPTU não é apenas para subsidiar o transporte público não.
    Ele é muito mais que isso, e acho justo ressaltar a coragem e o senso de justiça social do Haddad, que com determinação está enfrentando elegantemente uma enorme campanha contra o IPTU, vocalizada pela velha mídia que defende os de sempre.
    Se você visualizar um mapa simples, que mostra o IPTU por bairro da cidade, disponível no Google, verá que se trata de uma proposta com elevado interesse de justiça social. Nele, há redução e até a isenção de IPTU para as áreas periféricas e mais pobres, que estão sendo compensadas pelo aumento nas áreas mais favorecidas. Justiça social que deve ser defendida.
    Conforme disse o Paulo Nogueira, “num país em que rico não paga imposto, é com satisfação que vejo a questão do novo IPTU em São Paulo.”
    Em várias áreas houve redução do IPTU. Só para dar um exemplo: no Parque do Carmo, o imposto ficou 12% menor.
    A imensa maioria da turma com renda mais favorecida está batendo no Haddad com seu habitual egoísmo e completa falta de solidariedade.
    Há um simbolismo na tabela de aumentos que merece aplausos.
    Continua o Paulo Nogueira:
    “Não é o primeiro episódio de escolha acertada de Haddad. Na questão da mobilidade urbana, ele já optou pelos ônibus e não, como sempre aconteceu em São Paulo, pelos carros. … Em breve, de tanto ver passar ônibus enquanto seu carro não anda, muitos paulistanos mudarão de ideia sobre a melhor forma de se locomover em São Paulo. Há ainda uma longa caminhada até sabermos se Haddad será ou não um bom prefeito. (Sabemos, com certeza, que prefeitos como Serra e Kassab foram uma tragédia paulistana, com sua miopia, falta de conhecimento e foco em quem já é mimado demais.)
    Mas Haddad parece saber para onde quer ir, como ficou claro no caso do IPTU e da mobilidade urbana. Na grande frase romana, vento nenhum ajuda quem não sabe para onde ir. Haddad parece saber.
    E esta é uma excelente notícia para os paulistanos. “

    1. Excelente é o teu comentário, meu caro Cláudio Freire.
      Te agradeço muito por nos dar informações que eu não conhecia.
      Foi o comentário mais lúcido que li sobre o aumento do IPTU e tenho certeza que vai ser útil para os demais leitores, que só têm acesso à grande imprensa.
      Só não entendo porque a própria Prefeitura não faz uma ampla campanha de esclarecimento público.
      Abraços,
      Ricardo Kotscho

  38. Vannelder
    Informe-se melhor quando for escrever sobre assuntos internos do PT.
    A Luiza Erundina NÃO foi expulsa do PT !!!
    Em 1991 ela foi convidada por Itamar Franco a assumir como ministra-chefe da Secretaria da Administração Federal. Por ter aceitado o cargo, contrariando a orientação do partido, o Diretório Nacional do PT decidiu SUSPENDER POR UM ANO todos os seus direitos e deveres partidários posto que a deputada teria rompido com a disciplina partidária, ao não consultar a legenda sobre o assunto, e ao desrespeitar a decisão do partido de fazer oposição a Itamar. Em 1993 ela deixou a Secretaria da Administração Federal principalmente devido a divergências com o então Ministro da Casa Civil, Henrique Hargreaves. Saiu atirando no Governo e VOLTOU ao PT. Tanto é que foi candidata ao senado federal PELO PT em 1994. Perdeu. Em 1996 ela vence as prévias internas contra Mercadante e é candidata a Prefeita. Perdeu par Celso Pita.
    Aí em 1997 Luiza Erundina queria ser candidata ao Governo Estadual no ano seguinte. E EU PRESENCIEI O DIÁLOGO DELA COM LULA em um Encontro do PT (em que eu era delegado eleito pela minha região)
    Deu-se assim:
    Luiza dirigiu-se bruscamente ao Lula EXIGINDO que fosse ela a indicada mas desta vez SEM PRÉVIAS. Lula calmamente e respeitosamente disse que CONCORDAVA que seria ela o melhor nome mas que ele, Lula, não poderia desconsiderar outros pleiteantes e até disse a seguinte frase:
    – Pô Luiza !!! justo você não quer disputar prévias ? Você que sempre ganhou TODAS ? Acho até que se disputar mais essa o teu nome sai bem mais fortalecido perante a militância do interior do Estado. As prévias são boas para você !!!
    Luiza respondeu que sendo assim sairia do partido.
    E SAIU !!! Saiu por vontade própria naquele mesmo ano de 1997 filiando-se ao PSB depois de 17 anos de militância no PT.
    Ela bem que poderia ter esperado mais um pouco posto que no andar da carruagem a candidata ao Governo do Estado em 1998 acabou sendo a então deputada federal Marta Suplicy que nem precisou disputar prévias já que ninguém mais queria.
    Sou amigo e admirador da Luiza Erundina até hoje de quem fui seu assessor quando Prefeita de São Paulo. Sempre que a reencontro lembramos deste episódio e posso garantir que ela no fundo se arrepende do que aconteceu.
    Quanto à Heloisa Helena, que era de uma corrente interna ao PT de extrema esquerda, ELA FOI EXPULSA SIM mas bem antes do tal mensalão !!! Ela foi expulsa porque enquanto senadora pelo PT, votava CONTRA O GOVERNO em praticamente tudo que chegava ao senado. A gota d’água foi a Reforma da Presidência que eliminava uma série de vantagens do funcionalismo público.
    Vannelder…
    A velha mídia informa errado !!! Ou pior, a velha mídia DISTORCE os fatos a seu favor E NUNCA A FAVOR DO LEITOR que é obrigado a passar vexame vez em quando por acreditar em tudo o que lê MAS NÃO VÊ !!!

  39. Caro colega Vannelder voce citou o ex-governador Arruda e o ex-senador Demostenes que foram expulsos do ex UDN – ARENA – hoje Dem mas eu lembro que foi dificil enxotá-los do partido e quase foi preciso levá-los numa viatura para fora do escritório do partido. Ambos foram arrolados em corrupção monetaria, um pelo escandalo dos panetones e o outro amigão do Cachoeira bicheiro. O caso deles teve até videos confirmando a corrupção, lembra deles pegando a grana e pondo num saquinho de papel de pão? Isto sim, foi evidencia, foi na cara e todos que viam tv constataram. Sobre a ex competente prefeita Erundina o Ênio exclareceu o fato acima e não deixou duvidas pois ele estava presente. O que me deixa preocupado é se os tucanos corruptos serão sequer apanhados porque já há até documentos comprobatorios, vide o pedido dss autoridades suissas que foi arquivado durante 3 anos.

  40. Vannelder
    Não seja dissimulado.
    Todo mundo sabe que aquela foto de Lula e Haddad com Maluf foi a exigência dele para que o seu partido formalizasse seu apoio à candidatura do Haddad para prefeito.
    Tempo de televisão nas campanhas de hoje em dia são preciosos. Se Maluf não “abraçasse” o Haddad o faria com Serra.
    Maluf tem voto, fazer o que ??? E principalmente votos de anti-petistas.
    Pra mudar isso só com uma REFORMA POLÍTICA com constituinte exclusiva que é o que propõe o PT.
    Tu assina a proposta ???
    O link é esse —> http://www.pt.org.br/noticias/view/reforma_politica_coordenacaeo_apresenta_novas_orientacoes
    Pra mudar o Brasil precisamos começar mudando as nossas próprias culturas !!!

  41. Até agora me envolvi no Fla x Flu e pouco pensei sobre o assunto black- blocs, mas a pergunta é se há como resolver os problemas da violencia e eu penso que sim, é só as autoridades estaduais agirem mais energicamente. O problema é que em 2014 teremos eleições para deputados, governadores e presidente da república e nada me faz pensar que não seja um motivo politico. Tanto os governos estaduais como o federal estão aguardando que um lado ou outro se desgaste, é quase um tipo de Fla-Flu entre nós PTista e os Tucanos que no fundo mesmo estamos lutanto para mostrar qual o partido merece os votos dos eleitores. Sabemos que jornais, poucos lêem e que a internet está em todos os niveis da sociedade e quase todas ss classes sociais. Quem não tem computador hoje em dis? O povo, já sabedor que especialistas em opinião politica e publica, querem pensar por eles, não querem mais ser conduzidos, eles querem escolher por livre e expontanea vontade e se errarem, querem errar sòzinhos, o que está certo. Talvez aí esteja uma das razões em que a imprensa está em tão má aceitação pelo povo e as vendas de jornais e revistas estão tão baixas. Estes agitadores black-blocs, sinceramente se tiverem alguma participação do pessoal do PCC, deve ser minima mas acredito ser mais um movimento politico que de criminosos, não é que eu defenda ou seja um defensor desta turma, muito pelo contrário, e penso assim porque estamos em inicio de eleições e como teremos Copa do Mundo já estão tratando de procurar destruir cada qual a preferencia dos eleitores. Eu entendo o porque a policia prende e o povo não sabe quem é quem nesta história de quebra-quebra. Os proprios fatos, por si só nos dá as diretrizes para pensarmos o que quisermos sobre esta violencia, até certo ponto creio ser um movimento terrorista para desestabilizar a paz social e com isto atingir a popularidade da Presidenta Dilma, uma vez que a oposição não acha como destruir o belo trabalho social que ela vem desenvolvendo e sabem que o povo reconhece.

  42. ”Maluf tem voto, fazer o que ??? E principalmente votos de anti-petistas”
    Entendeu Vannelder?
    O negócio fica esclarecido; é ganhar!!! Não importa como e com quem. Este papo furado de ética ,moral, coerência,respeito ao eleitorado e vergonha na cara, isso é coisa de burguês.
    Aliás, é verdade, Maluf disse que ele é mais socialista que os petistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *