Governo Dilma vive melhor momento desde a posse

Governo Dilma vive melhor momento desde a posse

Antes mesmo da divulgação da nova pesquisa Ibope nesta quinta-feira, em que a presidente Dilma Rousseff seria reeleita já no primeiro turno em três dos quatro cenários avaliados, mesmo se Marina for candidata, o clima no Palácio do Planalto já era tão b0m como faz tempo não se via. “Acho que esta é nossa melhor semana desde a posse”, disse-me um dos principais interlocutores da presidente.

Uma vez por semana tenho o hábito de fazer uma ronda entre meus amigos no governo para saber como andam as coisas e já me habituei a ouvir um rosário de queixas sobre a vida difícil de quem lá trabalha, os tiros no pé, as trombadas, a incompreensão da imprensa e dos empresários, e tudo aquilo que faz parte da rotina do poder.

Desta vez, antes mesmo de fazer a primeira pergunta, notei um ambiente mais descontraído e nenhuma preoucupação com a pesquisa que seria divulgada poucas horas depois. Não que eles tivessem alguma informação antecipada do Ibope, mas os fatos dos últimos dias justificavam o otimismo.

De fato, a palavra crise sumiu do noticiário nas últimas semanas e deu lugar a sucessos do governo como o leilão do pré-sal e a aprovação do programa Mais Médicos.  Hoje mesmo, os palacianos tinham boas notícias a dar: Dilma anunciou que vai liberar para mais de 1.000 prefeituras recursos da ordem de R$ 13,5 bilhões para investimentos em saneamento básico e asfaltamento.

Os índices de intenção de votos em Dilma oscilaram entre 39% e 41%. No cenário mais provável, quando seus adversários são o tucano Aécio Neves (14%) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (10%), a presidente tem 17 pontos a mais do que a soma dos dois.

Na verdade, quem ficaria em segundo lugar neste caso seriam os votos brancos, nulos, nenhum deles e não sabe, com impressionantes 35%

Dilma só não ganha no primeiro turno, se os adversários forem Marina (21%), pelo PSB, e Serra (16%), pelo PSDB, que somados teriam 37% contra 39% de Dilma, em situação de empate técnico. Neste caso, temos um [índice de 25% de eleitores que votariam em branco, nulo, em nenhum deles ou ainda não sabem em quem votar.

Quando Marina aparece no lugar de Campos, a ex-ministra do governo Lula teria mais do que o dobro dos votos de Eduardo Campos, por enquanto o candidato que está “colocado” pelo PSB. Da mesma forma, com Marina candidata e Serra no lugar de Aécio, o ex-governador paulista chegaria a 18%, quatro pontos a mais do que seu colega de partido.

Pode ser que com estes números aumente a pressão sobre Eduardo e Aécio para que abram mão das candidaturas em favor das suas sombras, Marina e Serra. No momento, isto parece muito pouco provável. Até abril, no entanto, quando PSDB e PSB prometeram anunciar quem será cabeça de chapa, tudo pode mudar.

Por enquanto, tanto faz quem será o adversário. Se houver segundo turno, Dilma também se reelege contra qualquer dos candidatos. Contra Serra, que Dilma derrotou nas eleições de 2010, a presidente ganharia por 44% a 23%, ou seja, com 21 pontos de vantagem. Se o segundo turno for contra Marina, a diferença diminui: 42% a 29%.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

44 thoughts on “Governo Dilma vive melhor momento desde a posse

  1. Acredita quem quer, desconfia quem tem bom senso… Outra pesquisa que me parece sob encomenda para que Serra saia candidato no lugar de Aécio. Para ler, dar risadas e… descartar. Non sense total.

  2. De fato a nossa querida presidenta tem todos os motivos para comemora este bom momento, afinal o bombardeio que o PT enfrenta dessa mídia golpista não é fácil. Quando não existe crise eles inventam alguma, na sua luta incansável para desmoralizar o partido. Agora o PSDB mesmo com o apoio escancarado dessa mesma mídia, não decola nem com reza braba…Dilma neles!!!!!!

  3. Boa noite. Ótimas noticias para o País e ao povo brasileiro, hoje com certeza vai ter muita insônia, repito as palavras sobre o governo do nosso grande ex.presidente Lula que “deixem bater, é igual bolo, qto mais bate mais cresce “. Viva o Brasil. Viva o PT. Viva esta mulher forte e corajosa chamada Dilma.

  4. Kotscho, não precisa aprovar o comentário. Escrevo só para dar um toque eu no penúltimo parágrafo do texto, parece que vc se confundiu e colocou o Aécio como sombra do próprio Aécio. Confere. Pelo que entendi, a sobra seria o Serra….
    Parabéns por mais esse texto. É ótimo poder ler seus textos sobre o termômetro político no Brasil

    1. Cara Maria Tereza,
      te agradeço por me chamar a atenção. Escrever correndo, em cima dos fatos, tem esses problemas. Já vou corrigir.
      Abraços,
      Ricardo Kotscho

  5. – José Serra: 47%
    – Aécio Neves: 40%
    – Eduardo Campos: 39%
    – Dilma Rousseff: 38%
    – Marina Silva: 31%
    …são os índices de rejeição.
    Analizando-os junto com os de aprovação dos candidatos em cada cenário, podemos concluir que, mesmo aqueles que dizem que vão votar em branco ou nulos, sabem em quem não votariam de jeito nenhum. E nessas o Serráqueo, o Dudu onqueutô?, e o Aecim pinga ni mim, já eram…sem nunca terem sidos.
    Antes de junho do ano que vem, DILMA terá sido aclamada para o seu grande segundo mandato.Só uma catástrofe de natureza econômica inimaginável pode mudar isto.
    Eu já sabia, depois daqueles ataques de junho ia dar nisto, eles não aprendem, quanto mais baterem em LULA/DILMA mais o PT se fortalece.

  6. …e o Padilha heim ??? cada dia mais com “aquele jeitão” de futuro presidente…que cara simpático e bacana !!! Ah! Sim! tem também o Haddad !!!
    Pra 2018 a oposição tem…o…o…o…quem heim ??? Vai sobrar pro Cachoeira…meu Deus do ceu !!!

  7. Kotscho, você disse que em abril, quando PSDB e PSB definirem seus candidatos, tudo pode mudar. Desculpe, Kotscho, você é muito bonzinho com os adversários de Dilma, já que o único fato que mudará o cenário atual será a entrada rotineira de Lula na campanha, em algum dia de 2013. Insisto: 38% dizem que votarão no candidato que ele indicar e, me parece que ele não está muito disposto a apoiar Aécio, ou Campos ou a madre Marina de Calculá.

  8. kotscho hoje eu comentei sobre como melhorou a equipe de comunicacao da Dilma. li comentarios dela sobre espionagem
    do estados unidos em angela merkil, isso mesmo tem de participar, comentar.. agora ficar atento a proximas edicoes da veja.

  9. Olá, Kotscho! Primeira vez que escrevo aqui, mas sempre leio os posts.
    Meu comentário é que, a continuar assim, aquela revista de esgoto, que de tão marginal a sede dela fica em duas marginais, vai ter um colapso. Coitados dela, daquele doentinho de chapéu e do escroto Augusto “Pau mandado” Nunes.
    Creio que até o vampirão vai correr dessa vez. kkkkkkkkkkkk
    Grande abraço e sucesso.

  10. Não acho tão pouco provável assim que Eduardo Campos abra mão da candidatura para Marina. Afinal, se ela não é candidata a presidente, por que filiou-se a um partido agora? Talvez seja exatamente isso que Campos queira, uma vez que havendo a possibilidade de Dilma se reeleger, e para não passar por traidor, ele deixaria que Marina seja a candidata agora, e, depois de quatro anos, ele aparece como a “opção natural”, independente de qual seja o resultado da eleição em 2014. E em qualquer das hipótese, sua situação é confortável. Se Marina vencesse em 2014, Campos seria um ministro e asfaltaria sua estrada para o Planalto em 2018. Se Marina perder em 2014, será ela quem ficará marcada e politicamente morta, e Campos terá quatro anos sem preocupações para estruturar sua candidatura.

  11. Se alguém retroagir a 2009, neste mesmo período, a cada nova rodada de pesquisas o PIG festejava a incapacidade de Dilma – e de Lula – de alcançar míseros dois dígitos nas pesquisas e colocava José Serra como praticamente eleito. Tudo bem que Dilma ainda era desconhecida para boa parte do eleitorado, isso é fato, mas os percentuais de Serra chamavam a atenção pois ele jamais foi visto como um candidato popular, daqueles que caem na graça do eleitorado e sempre se elegeu, tanto para Prefeito como para Governador de SP, reduto de reaças e fascistas, como uma espécie de agente do bem contra o PT, ou seja, nunca entusiasmou ninguém como continua não entusiasmando, muito pelo contrário. Concordo inteiramente com Mr. Chance, das 20:36, pois a única conclusão que se pode tirar desta pesquisa é que com Serra e Marina existe uma possibilidade de 2o Turno. Novamente a “Casa Montenegro” (a “Casa Frias” já havia feito seu dever de casa alguns dias atrás…) vem em socorro de seu candidato favorito e, novamente, tenta usar Marina como bucha de canhão, alguém que pode puxar parte do eleitorado que não engole Serra e, desta forma, tentar o tão cobiçado 2o Turno sempre torcendo pela deterioração econômica do Brasil,com a ideia fixa de, finalmente, desalojar o PT do Governo Federal. O roteiro é o mesmo, os marqueteiros são os mesmos, a estratégia pré-eleitoral é a mesma e as manchetes da Folha são as mesmas. Será que a surra eleitoral será a mesma?

  12. Eu nunca conto com o ovo ainda no bumbum da galinha. Assim, nem dou muita importância para essas pesquisas, devido o longo tempo que ainda falta para o vamos ver eleitoral. Já disse aqui, e repito, só vou ter alguma certeza de como vai ficar o quadro eleitoral, a partir do finzinho de setembro de 2014.

  13. Caro Diego
    Não são os 17 bilhões que estão a fazer a diferença e sim, o crescimento da economia no Brasil, a geração de quase 23 milhões de empregos formais, leilão do pré-sal, concessões de aeroportos, Programa Prouni, Fies, Mais Médicos, Bolsa Família. a defesa da soberania brasileira, BNDES forte, o combate aos desvios, ufa. É a prova de que é possível termos um governo para o povo (rico ou pobre) sem ser populista e demagogo.. abs

  14. …o banditismo neoliberal financeiro esta acabado, o sistema financeiro mundial esta quebrado, sobreviverá quem tiver “garrafas pra vender”, como disse um cara ali ao lado, cabe ao Brasil não jogar garrafas fora, que é o que esta fazendo o nosso governo.
    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/118805/Alan-Greenspan-sistema-est%C3%A1-quebrado.htm
    Ainda nem chegaram ao princípio das dores, mas as trombetas já estão tocando, quem tiver ouvido que ouça.

  15. Prezado RK, o governo deve estar vivendo mesmo o seu melhor momento, mas o povo brasileiro, fazia tempo que não vivia tão ruim como agora. Ontem, ao ver o programa eleitoral do PT, percebi que não há limites para quem quer fazer o povo acreditar no que não existe. Mas, pra quem tinha 68% de aprovação no início do ano, fechar com 38%, revela que ainda tem muita água pra passar debaixo dessa ponte. Aécio e Eduardo já não escondem o sorrisinho no canto da boca.

  16. Caro Kotscho, fiquei impressionado com o jeito com que os médicos cubanos tratam os pacientes. Os médicos são simpaticíssimos, o que já melhora o astral do doente. Ou o deixa mais aliviado.
    Vi na Band um médico (simpático, claro)recomendar a uma família para deixar o cachorro no quintal, pois dentro de casa o Totó pode causar alguma doença.
    O médico está certo, não dá para contestá-lo. Os médicos cubanos dão show de humanismo e humildade, virtudes que faltam a muitos médicos brasileiros, que querem viver no eixo Rio-São Paulo ganhando rios de dinheiro. Nada contra, mas não dá para todo mundo morar em Ipanema e nos Jardins.
    A camarada Dilma acertou não só na mosca como também em outros insetos ao viabilizar o programa Mais Médicos. O Çerra vai cortar os pulsos?

  17. O índice de aprovação da Presidente vai aumentar ainda mais.
    E melhor aos poucos, sem afobação.
    E fora do tema, algo estranho Kotscho.
    Está difícil imprimir guia de recolhimento do FGTS de empregada doméstica.
    Na CEF não consegue. E a CEF também não fornece senha ou código de impressão da guia pela internet (nem com reza).
    Por orientação da CEF a solução é ir a um escritório de contabilidade, (que possui a tal senha?) que imprime a guia.
    E aí voce paga R$ 50,00 só pela guia ao escritório, fora o recolhimento impresso na guia a pagar lá no banco.
    Pô, que sacanagem meu!
    Dá até vontade de urrar dentro da agência, não dá?
    Bom final de semana Kotscho.

  18. “”O PT ja ACHOU O PONTO FRACO DO PSDB””. E’ aquela VELHA HISTORIA, de que o PT da explicações e o PSDB oculta. E’ claro que a explicação de “EU NÃO SABIA” do Lula, NÃO É a melhor ou a que o povo espera; mas ainda assim, É MELHOR do que a do Serra, a do FHC e a do Alckimin de que “ISSO NÃO EXISTE, ISSO NUNCA EXISTIU”. O PSDB atual se esqueceu DO MARIO COVAS, que dizia: “O POVO PREFERE UM ‘NÃO’ DISCUTIDO, DO QUE UM SIM, QUE ELE SABE QUE NUNCA SERÁ CUMPRIDO”. A Dilma, “NÃO FOGE DE PERGUNTAS”. Ela vem a publico e esclarece qualquer duvida do cidadão. Na eleição, o Serra perguntou a ela sobre a Erenice Guerra. E ela respondeu, que “O caso ja estava nas mãos da justiça”; No entanto, quando a Dilma perguntou ao Serra, sobre o Paulo Preto, o Serra disse que: “Não tinha nada pra falar sobre ele, que as denuncias não existiam;” E PASMEM! O Serra ainda disse que a Dilma ESTAVA SENDO PRECONCEITUOSA, pois chamar o Paulo Vieira de Souza, de Paulo Preto, era uma deferencia PEJORATIVA! Também, nesse caso das manifestações PELO BRASIL, onde começou com os manifestantes da Paulista TENTANDO ATINGIR os governos do PT do HADDAD e da DILMA; a presidente veio a PUBLICO E ENCAROU OS PEDIDOS DAS RUAS, enquanto os seus opositores, FEZERAM DE CONTA que NÃO ERA COM ELES, e TENTARAM pegar carona. A Dilma e o MINISTRO DA SAUDE, virtual candidato do PT ao governo de São Paulo; VÃO ENTRAR LIMPOS NAS ELEIÇÕES de 2014. Ja o Aecio (se conseguir primeiro vencer o Serra nas previas do PSDB) e o Alckimin, VÃO ENTRAR CARREGADOS, de perguntas dos eleitores como: PARA O AECIO: “Qual o seu plano de governo para o Brasil?” E para o ALCKIMIN: “Por que não apurou as denuncias de corrupção nos governos do PSDB no estado de São Paulo? – E aí o PSDB vai ter que fazer uma coisa que ele não gosta que é EXPLICAR. Ou explica, ou PERDE MAIS UMA ELEIÇÃO.

  19. Parece também que acabou aquela tatica dos orgãos de pesquisa, de COLOCAR UM DETERMINADO CANDIDATO EM PRIMEIRO, e “NA ULTIMA PESQUISA”, colocar “O RESULTADO REAL”, chegando ao “ridiculo”, de mostrar uma virada INUSITADA como aquela da Marta no Maluf, onde em 3 anos os institutos de pesquisas (Datafolha e IBOPE) colocaram o Maluf em primeiro, COM UMA ENORME VANTAGEM SOBRE A MARTA, e “na ultima pesquisa, 3 dias antes da eleição”, os “numeros se inverteram”, e a Marta ganhou a eleição; “sem nenhum fato extraordinario que justificasse uma virada tão meteorica”; e ainda tiveram a cara de pau, de dizer que ACERTARAM A PESQUISA, pois “O RESULTADO DA ELEIÇÃO”, foi exatamente igual “aos numeros da ULTIMA pesquisa”.

  20. Se a presidente Dilma manter o programa liberal privatizante e continuar recebendo empresários e investidores capitalistas, respeitando-os e , sobretudo, repreender e não deixar brechas para militantes fanáticos, viúvos de Stalin e do muro de Berlim e adoradores do Bolivarismo que ora empesteia parte da pobre e sofrida A.L. e fazendo como fez, reatando relações com O Paraguai e Honduras, países que tiveram a coragem de expulsar os meliantes do podes, estejam certos, O PT e a Dilma vencerão qualquer eleição; Mudar o quê? Pra quê?
    A saúde pública foi, e é, como sempre disse aqui e no boteco, o ponto fraco, opinião que me custou debates e ofensas pessoais, mas com esforço está melhorando.
    Dentro pouco tempo, no governo PT, não haverá mais uma rodovia sequer , operada pelo DNIT , todas serão privatizadas; TODAS!!! E nem Aeroportos! A previdência do funcionalismo e os hospitais das Universidades, agora, só operam via privatizada e com contratos de funcionários pela CLT.
    Temos que desestatizar o SUS. Urgentemente!!! E isso vai acontecer. E breve.
    A presidente Dilma, com muita responsabilidade, e com muito custo, aprendeu que, empresários e investidores do capitalismo não podem ser demonizados mas tratados como parceiros preferenciais. Muito embora, infelizmente, mantenha ao seu lado, algumas figuras ideologicamente indesejáveis e perniciosos ao país.

  21. Concordo que o governo vive seu melhor momento, mas cá entre nós da situação no Balaio, foi muito cruel aquele programa, ontem, antes do JN, não precisava tanto, pode ter causado muitas baixas políticas nas cercanias e no interior da Casa Grande. A dose foi para lá de exagerada, para mastodonte pós Plistocénico cair de joelhos, não entendi até agora o Vannelder não ter sucumbido ao final, ouvindo a presidenta dizer, “e o fim da miséria e só o começo”, certamente estava em estado de choque e não percebeu o tamanho da trolha política que vem por aí. Mas tem que se reconhecer que o editor do JN foi providencial ao perceber que o número de enfartes políticos poderia multiplicar-se e ter limado a divulgação da pesquisa Ibope pelo JN, que mostraria a presidenta arrematando o lote logo na primeira rodada. Ufa! Sem o contraditório a democracia fica manca, mas está difícil a oposição colocar-se em pé sem livrar-se da liderança asinina exercida pela mídia do Millenium. Começo a desconfiar que o PT terá que criar as condições que façam germinar a verdadeira oposição que o Brasil merece, dado o obsoletismo, o rancor e a falta de competência de Psóis, Dudus & Marinas e partidos e o CCPT comandados pela mídia do Millenium, juntando toda a manada da Casa Grande ainda existente em solo pátrio.

  22. “Se a presidente Dilma manter o programa liberal privatizante…”
    O pobre do Velho anda tão afoito e descuidado para postar suas eternas sandices que até no português anda escorregando… O correto caro Velho, sempre tão cioso da normas e regras, seria “Se a presidente Dilma MANTIVESSE o programa liberal privatizante…”. Mas, claro… como nem você acredita nas bobagens que escreve, tropeça na gramática e pisa no tomate que, para sua tristeza, está cada dia mais barato…

  23. Dias – 25/10/2013 – 13h41
    “e o fim da miséria e só o começo”
    E você, claro, acreditou nisso?
    Pois é, o fim da miséria, no Brasil, não só não acabou como dificilmente haverá como acabá-la num prazo médio. O que o PT fez, —vamos ser repetitivos à exaustão— e até mesmo tediosos; o valor que transforma alguém em pobre era ,até 2003, algo como 175 reais. O PT, numa canetada só baixou este valor para 70 reais. Isso tirou da ”miséria” +- 10 milhões num passe mágica.
    E apenas para clarear; alguém aí sabe o que é um pobre Americano? Não? Pois vejam: qualquer família que receba menos do que 23800 dólares por ano é pobre( algo 10700 por mês). O cálculo leva em conta, 4 pessoas p família, ou 2675 per capita. DOIS MIL SEISCENTOS E SETENTA E CINCO REAIS ,ou +- 38 vezes acima do Brasil. Se usássemos a metodologia Americana, o Brasil teria algo como mais de 60% de miseráveis. E olha que, nos EUA, os preços regulam como os daqui. Mas, já foi pior com o PT na oposição, claro.
    Dias, seja sincero, você investiria num país que estava prestes a ser governado por um governo (PT) que prometia estatizar o sistema financeiro, criar impostos sobre fortunas e fazer una reforma agrária que , a rigor, não deixaria nenhum produtor rural com mais de 20 Hectares.Investiria? Seja sincero!!! Era o que acontecia no Brasil dos anos 80 e 90; sumiram os investidores e os dólares. Fácil entender, não?

  24. Prezado Luiz Carlos, o velho – 25/10/2013 – 12h01, é o que estou dizendo há algum tempo: o PT está rezando ainda mais intensamente pela cartilha do FHC. Pena que, na tentativa de disfarçar suas ações fhcistas, acabe promovendo, por exemplo, o sucateamento da Eletrobras e da Petrobras.

  25. Gesiel, para liquidar o Alckmim nem é preciso fazer perguntas prá ele, é afirmar que ele não cumpriu a promessa de reduzir os preços dos Pedágios e pronto. Isto foi promessa que não foi cumprida. Me lembro como se fosse hoje, ele até gaguejou para dizer que ia reduzir os valores do PEDÁGIO durante um dos debates que participou e durante seu governo este só sumentou. O Alckmim é o ultimo cartucho tucano que eles tem para queimar e é quase certeza que ele vai definhar nesta eleição, ainda mais que dia a dia o transito da cidade está se transformando no inferno de Dante e ele vem morcegando as obras tanto dos monotrilhos quanto do metrô.

  26. Caro Luiz Carlos , o Velho. Se continuar como a Dilma está fazendo, daqui a alguns anos não vai precisar nem de governo. Entrega tudo para a iniciativa privada administrar. Pra que governo só para sugar os lírios produzido pela iniciativa privada?

  27. Mas, prezado Kotsho, com sinceridade mesmo, se o governo PT continuar assim, vai levar meu voto. Ora, hoje, por decreto, o governo aumentou a participação estrangeira na sociedade com o Banco do Brasil que passou de 20 para 30%. 30% Kotsho? Era 10,5% no governo anterior. A CEF, operacionalmente já está quase privatizada por serviços de terceiros; as loterias, por exemplo, tornaram-se verdadeiros bancos. Estamos chegando lá mais rápido do que imaginávamos

  28. E segue o desfile das alegorias delirantes do Luiz Carlos Velho 12h01 judiando do Vannelder, que não cansa de afirmar exatamente o contrário do que apregoa o Velho, mas engole tudo caladinho, sem dar um pio. Que dureza, héin, Vavá ???!!!! Eu mereço !!!!!!

  29. …só faltava esta. Zombaram de DILMA, riram de seu discurso “infantil” na ONU sobre a espionagem, e agora vem a 2ª dama da terra, a 1ª é DILMA, claro, pois a própria Merkel admite, ao dizer: ““A Alemanha se une ao Brasil (e, não, o contrário) para buscar na ONU uma ação contra a espionagem “.
    Agora eles morrem ( PIG e comparsas ), não vão suportar esta…né não Vitor hugo ???
    FHgá, totalmente FHgado já deve ter encomendado o caixão…né não Vanvan ???

  30. O termometro da Dilma vai ser na abertura da copa do mundo,que antes com certeza vai ter outra grande manifestação nacional assim como houve antes da copa das confederações,no Itaquerão a vaia será sonora acreditem!

  31. Olha gente, eu tenho um orgulho danado por essa notável Presidenta Dilma, o que essa admirável senhora tem feito por nosso país, ela vem fazendo um governo cara do povo porque nem mau se pensa e lá vem realizações. Quand estiive nos EUA no Nebraska, viajando pela estrada rodoviaria paralela à ferrovia que liga o leste/oeste americano, vi ao longo da estrada que todas as fazendas tinham um silo para armazenagem de grâos, a região planta milho e é grande produtora e fiquei pensando no problema de perdas de safra aqui no Brasil por falta de silos. Pois bem, logo que retornei, logo alguns dias depois vi na TV uma propaganda do Banco do Brasil disponibilizando empréstimo para agricultores comprarem silos para armazenamento de grãos iguaiszinhos ao que eu vi no Nebraska. Pois bem, lá nos EUA o processo é o mesmo e o governo financia o agricultor para obter o silo e não perder a sua safra. Logo imaginei, o governo brasileiro anda bem acompanhando o país que produz largamente grãos e não perde sua produção e já dá a solução atendendo a logistica para também não termos perdas de produção e dar tempo de escoar esta produção a quem quer exportar colocando no porto maritimo sem perda para a espera do embarque nos navios. Ela porisso não dá tempo para a midia golpista falar e já mata a possivel critica que queiram fazer do seu governo. É neste ponto que admiro sua conduta que de certa forma administra com maestria o país. Antes, no governo tucano nunca tinha visto tal conduta e nunca ouvia alguém criticando o FHC pela sua inépcia, também pudera, um pais que não tinha crédito nem dinheiro em caixa para financiar o produtor estava de mãos atadas todas as vezes que pedia de chapeu nas mãos ao FMI e se encontrava inadimplente e quem empresta a quem não paga? Gente, é porisso que eu sempre falo; NOSSA NOTÁVEL E QUERIDA PRESIDENTE DILMA, tem que estar na frente e ganhar no primeiro turno em todas as pesquisas. Não tem prá ninguém. No nosso país não tem mais espaço para presidente que fica só morcegando, tem que TRABALHAR senão o povo bota prá fóra no voto. Eeeee tucanos são propensos a isto? Vide nosso metrô que não passa dos 100 kilometros! L Enquanto isso o da cidade do México que iniciou na mesma data e ano que o nosso já passa dos 200 km. PT, no governo paulista, só assim iremos alcançar o metrô mexicano.

  32. Voces já leram e compararam os textos do Luis Carlos (o velho) com o do Vannelder? Não é àtoa que eu falo que o Luis é o melhor tucano que temos, ele tem lógica e seus comentários tem poucas locuções adversativas como esta irritante MAS e nem TODAVIA e PORÉM ele usa. Suas criticas são construtivas e eu tenho dito aqui que privatização não é um mal nem é patente do PSDB só tem que ser bem conduzida, bem negociada, nos moldes do PT. Dizemos; queremos privatizar mas o preço do pedágio tem que ser a centavos por kilometro e todas as benfeitorias tem que ser feitas pelo concedido e não pelo governo, não entregamos a rodovia pronta e duplicada? O que foi feito pelo PSDB foi mau gerido e fizeram ao contrário, deixaram eles cobrarem o que queriam e os preços foram se aviltando e hoje estes pedágios são umas das causas da inflação que o governo luta tanto para controlar. Este exemplo é o indicativo de má gerencia, de desleixo de quem negocia o contrato de cessão para exploração e o povo é que sai explorado nos preços. Aí é que o empresário se dá bem e fica explicito que foi um contrato que o povo só tem que desconfiar, que foi uma camaradagem talvez por um possivel financiamento para campanhas eleitorais, o tal caixa dois. Deste modo até parece o tal de toma lá-dá cá essa camaradagem de tirando povo para aplicar em campanha, ASSIM SUPONHO, pelos motivos eles mesmos me confuzem a este raciocínio. Não há razões para pedágios serem acima de dois dígitos para cada praça e isto é que se torna tão caro cada viagensinha que se faz, fica até mais caro que a gasolina que se gasta. Viram só a contribuição que tucanos inteligentes dão? Se não fosse o Luis, como eu poderia ter feito uma analogia desta? Porisso que se ficarmos sem ele ficamos falando prás paredes, não dá eco, fica no vazio. Obrigado Luis, voce nos catapulta em prol da Presidenta Dilma e do PT. Nunca nos deixe, por favor.

  33. Sandro Villar, fiquei sabendo que os médicos cubanos, sabem o nome do paciente, se tomou o remédio na hora certa, se diminuiu a quantidade de sal e de açúcar, se for hipertenso e diabéticom, se dormiu bem na noite anterior, e outras perguntinhas do gênero. Não é um luxo de atendimento?

  34. Sem dúvida, cara e prezada Nona Fernandes: é um luxo de atendimento. A sua informação reforça a opinião geral (de gente sensata, óbvio) de que a Medicina cubana é a melhor do mundo, como o Jorge Pontual deixou bem claro na Globo News (foi legal o entusiasmo do Pontual ao falar da Medicina cubana).
    Pelo que sei, europeus, principalmente escandinavos, vão se tratar em Cuba. Até o lendário ator francês Alain Delon, que não perdoo por ter namorado a Romy Schneider (brincadeirinha, claro), fez tratamento de saúde em Cuba quando o calo apertou. Logo ele, um direitista de carteirinha.
    Aliás, esse negócio de ideologia, às vezes, atrapalha a marcha da Humanidade rumo a um futuro melhor. No caso do Jornalismo, profissão que exerço desde que Colombo descobriu a Confusão do Norte e Cabral achou a Confusão do Sul, a ideologia está matando essa profissão.
    Santo Deus do Céu, Nona: falei demais pro meu tamanho (1,70 de altura) e idade: 33 anos…em cada perna.

  35. Como outros, acho LC, o velho, o que se salva de “oposição com luz própria” ao governo central por aqui, e por isso mesmo, precisa aprimorar-se para que o contraditório não se perca e fortifique, não digo nem em relação as contas com que tenta delimitar a fronteira da miséria e consegue explicitar uma lambança “aritimética” de tal “desordem” que só pode-se acreditar ser fruto da afoiteza, ou em relação ao que diz sobre o SUS, onde ao contrário do que recomenda, precisamos urgentemente desprivatizá-lo, pois atende e banca custos de atendimentos de milhões de usuários de planos de saúde privados, pagos a peso de ouro e que na hora precisa não os atende, e fica sem receber dessas empresas privadas por esses atendimentos efetuados e previamente pagos pelos usuários, ou ainda as bobagens escritas sobre os golpes em Honduras e Paraguai, ignorando que reataram-se as relações somente após realizadas eleições e eleitos novos mandatários democraticamente, conforme exigido. O grande problema do “Velho” e onde exatamente precisa aprimorar-se, é que funciona em relação ao PT ainda na base do Epron, com informações gravadas na placa no século passado e que deixaram de ser atualizadas certamente em função da rápida evolução tecnológica e pelo desconhecimento. Em pleno século 21 continua pensando o PT do século 20 e o pior, confunde-o em seu começo com o Partidão, então nos estertores antes de transformar-se nessa aberração mercantil de direita, comandada hoje pelo bob freire. O PT nunca correspondeu ao figurino que o velho traça, muito provavelmente fruto de lembranças, estudos e leituras tendo por fonte, a ESG, Estadão, O Globo, etc., pois o PT que sempre foi contra o Estado mínimo, o lucro privatizado e o prejuízo estatizado, num tempo em que até o Pokémon evolui, também evoluiu a ponto de governar o país, há dez anos, promovendo uma transformação econômica, social e de estima, que visa tirar todos os seus cidadãos da miséria, como nunca antes sequer pensado, quanto mais tentado, em 502 anos do descobrimento e 113 anos da proclamação da República, como sua primeira e grande missão. É isso, LC, o velho, e sabemos muito bem o quanto machuca e aumenta o rancor no que restou da vanguarda do atraso abrigada na Casa Grande: “O fim da miséria é só o começo”, e acrescento, com o fim da Casa Grande, pois no Brasil de futuro não cabe a Casa Grande.

  36. O Velho e o “Fannelder” postam comentários radicalmente divergentes sobre o governo Dilma (podem conferir, pois está tudo documentado aqui mesmo no Balaio), mas conseguem concordar um com o outro. Na verdade eles concordam com qualquer asneira anti-Petista ou pró-tucanos. Pior que esses dois só o J Leite, que defende as privatarias tucanas, mas critica as Petistas. Pro J Leite privataria só é boa se for doação tucana. É doidice pra psiquiatra nenhum ficar ocioso. Né, não, Everaldo ?

  37. Caro Divaldo, NA REALIDADE o Alckimin disse que “NÃO IRIA TER PEDAGIO NO RODOANEL”. E pensando bem, sabe que ele não mentiu TOTALMENTE, pois se levarmos em conta que o Rodoanel AINDA NÃO ESTÁ CONCLUIDO, mesmo depois de 18 anos de governos estaduais do PSDB; 8 anos de governo federal do FHC do PSDB e 4 anos de “prefeito” do Serra do PSDB; realmente, SÓ TEM PEDAGIO NO RODOANEL, na parte que está pronta (rs).

  38. Gesiel, voce está melhor informado que eu, ele disse que O Rodoanel não ia ter pedágio? E eu que pensava que ele tinha dito que faria uma redução drástica nos preços do pedágio. Mas ele não prometeu durante os debates que reduziria os valores? Bem, de uma forma ou de outra, só sei que os preços são tão aviltantes e abusivos que até inventaram o PEDAGIÔMETRO. Kkkkkkk…….hoje estou espirituoso…Abração caro colega e bom inicio de semana. Obrigado pela leitura do meu comentário. Extendido aos nossos colegas de batalha. Eeeeee..vamo que vamos.

  39. Prezado Dias. Concordo com você que a saúde e a educação até o segundo grau deveria ser publica para todos. Não acho que deveria ser de graça. Poderia descontar uma porcentagem do salario de cada trabalhador para bancar os custos com saúde mas dar um bom atendimento a todos sem divisão de classes. Acho um absurdo planos de saúde patrocinar clubes de futebol. Bancos ganhando dinheiro em cima da saúde do povo. Os empresários que vão explorar as ferrovias, as estradas, os portos e aeroportos mas. A saúde do povo não. Os trabalhadores, em vez de pagar um plano de saúde deveria ter uma porcentagem descontadas em seu salario para cobrir os imprevisto com a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *