É Dilma subindo, os outros caindo e o rancor de Freire

É Dilma subindo, os outros caindo e o rancor de Freire

A presidente petista Dilma Rousseff subiu mais 8 degraus no Ibope, foi a 38% das intenções de voto, e abriu 22 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, Marina Silva (sem partido), que caiu de 22 para 16%. Na nova pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, só a presidente subiu, todos os outros candidatos caíram. Aécio Neves (PSDB) foi de 13 para 11% e, Eduardo Campos, caiu de 5 para 4%.

No mesmo dia, Dilma recebeu outras duas boas notícias, que devem se refletir positivamente nas próximas pesquisas: a taxa de desemprego caiu para 5,3%, a menor do ano, e a renda média dos trabalhadores subiu 1,7% em agosto.

Enquanto isso, a rede nacional de televisão foi ocupada durante 10 minutos pelo PPS de Roberto Freire para denunciar, mais uma vez, que os governos petistas estão acabando com o país. Carregado de rancor, o programa parecia uma novela de época dos tempos da Guerra Fria, que fez lembrar a imagem assustadora das viúvas globais fantasiadas de negros fantasmas após o voto do ministro Celso de Mello a favor dos embargos infringentes na semana passada.

A impressão que me deu é que o programa foi gravado há mais tempo e estava na gaveta aguardando o momento oportuno para ir ao ar. O proprietário do PPS, velha linha auxiliar do PSDB, caminhando para a irrelevância, certamente não poderia ter escolhido dia melhor. Pena que os fatos não o tenham ajudado.

Após as manifestações de protesto de junho e o julgamento do mensalão, Freire deve ter avaliado com o seu estado-maior que Dilma e o PT estavam no chão, e chegara a hora de soltar os seus canhões, já um tanto desgastados pelo tempo. Sem noção do seu tamanho, acreditando no espaço que a mídia sempre lhe deu, na proporção inversa da sua importância política, Roberto Freire chegou a ser candidato a presidente da República, em 1989, quando foi contemplado com 1,06% dos votos

Com seu conhecido senso de oportunidade, carisma, simpatia e sofisticada estratégia política, o dono do PPS, partido que ele fundou em 1992 para substituir o antigo Partido Comunista Brasileiro, e preside até hoje, deputado federal eleito por José Serra em São Paulo, em 2010, Freire escolheu como assistente de palco Stepan Nercessian, ator reserva do segundo time da Globo. Até Soninha Francine (lembram-se dela?), agora sem mandato e sem uma boquinha, deu uma aparecida. O resto nem sei quem é.

Freire entoou o discurso “ético”, bufando contra a inflação, os desmandos administrativos e a corrupção, mas só se esqueceu que o artista convidado para ser o âncora do programa, também deputado federal, foi acusado no ano passado de ter pedido e recebido R$ 175 mil do notório bicheiro Carlinhos Cachoeira, o que não o impediu de caprichar no sorriso sarcástico para atacar Dilma e o PT. Na época, o ator deputado garantiu que devolveu o dinheiro, o caso foi arquivado e não se falou mais no assunto.

Memória e coerência não são o forte desse pessoal. Ainda esta semana, o jornalista Sebastião Nery lembrou em sua coluna que o “comunista de carteirinha” Roberto Freire fora nomeado para seu primeiro cargo público, o de procurador do Incra, no Recife, pelo general Médici, no auge da repressão dos anos 1970.

Este ano, Freire ensaiou, primeiro, uma aliança com Eduardo Campos. Depois, tentou fazer a fusão do seu partido com o PMN para criar o MD (Movimento Democrático) com o objetivo de  abrigar uma nova candidatura presidencial do parceiro José Serra, que até hoje não decidiu o que pretende fazer da vida. Sempre em negociações, o führer do PPS também ofereceu a sigla a Marina Silva, que até agora não conseguiu viabilizar sua Rede da Sustentabilidade, seja lá o que isso quer dizer. Sendo contra o PT, para Freire, qualquer candidato serve.

Na salada de siglas da política brasileira, que ganhou mais duas esta semana, chegando a 32, o PPS ocupa atualmente o 13º lugar no ranking, atrás do PCdoB, com 12 deputados e R$ 8 milhões do Fundo Partidário para gastar este ano, sem falar nos seus valorizados minutos na televisão, que Freire pode destinar a quem quiser, dependendo da conversa. Na próxima semana, quando se encerra o prazo para filiações e criação de novos partidos, saberemos finalmente  em qual onda o PPS vai surfar desta vez.

Já escrevi aqui outro dia e repito: com estes candidatos e esta oposição, Dilma corre o risco de ganhar as eleições do próximo ano por WO.

63 thoughts on “É Dilma subindo, os outros caindo e o rancor de Freire

  1. Kotscho,

    É de morrer de rir, eu estava cobrando algo sobre esse mercador de siglas Roberto Freire, ele já ofereceu o PPS ao Serra, Aécio, Marina, Eduardo Campos, e do jeito que as coisas andam com o oportunismo dele vai acabar oferecendo ao PT, pois ele tem senso de sobrevivência, igual a Roberto Freire no campo da demagogia temos também Jarbas Vasconcelos, Pedro Simon, Christovam Buarque. É impressionante a cara de pau desse Roberto Freire, figura sem moral, sem valor, sem votos, denuncia tudo o que vem do PT, temos que fazer uma representação contra ele por conta dessas estripulias de oferecimento da sigla que ele fundou e virou dono supremo. Viva o PT, viva o Lula!

  2. Freire é o cara que não se tornou o que poderia ter sido. A presumível trajetoria de líder dos avanços sociais virou uma carreira de político auxiliar do reacionarismo. Seu azedume deve vir da propria frustração.

  3. Gostaria de saber porque o rancoroso e pouco produtivo Roberto Freire trocou Pernambuco por São Paulo, por volta de 2009. Naquela ocasião, provavelmente graças ao amigo José Serra, então governador, dizem que ele ganhou cargo em dois conselhos do estado e que, em cada reunião, fazia jus ao salário padrão de 6 mil reais por presença. Nada mal, em 2009. Sendo verdade ou não, gostaria que ele, tão reclamão na propaganda partidária, falasse desses altos jetons que os governos costumam pagar nesses conselhos, se é ético ganhar do poder público em um só dia, algo equivalente a dez vezes mais o valor do salário mínimo mensal. Algo pouco coerente para quem se diz ou se disse socialista e/ou comunista

  4. Aviso aos navegantes. Urge fazermos a Travessia. Abram alas, abram alas, o HoMeM do Borogodó pede passagem. Não é à toa que brancos, nulos e abstenções já somam 50%, e vencem todos os candidatos do velho continuísmo da mesmice juntos. E nem precisamos do IBOPE para constatar isso. Esse quadro só irá se alterar, abruptamente, a partir do dia em que vocês se dignarem colocar no cenário eleitoral o contraponto ao continuísmo da mesmice, o HoMeM do borogodó, digo, do Projeto Novo e Alternativo de Nação e de Política-partidária-eleitoral (HMM-RPL-PNBC-ME). E caso continuem excluindo o HoMeM, e caso consigam de fato cercá-lo outra vez e excluí-lo das próximas eleições outra vez, Dilma leva no primeiro turno, até porque, em sã conciência, ninguém é louco de trocar 12 por meia-dúzia. E daí, restará ao HoMeM e à RPL-PNBC-ME, e ao povo, apenas a via direta, logo após a Copa, com o nosso Brasilzão hexacampeão, é claro, porque com a RPL é assim: quanto melhor, MMelhor.

  5. Sem esquecer que quando era deputado federal por Pernambuco o tal RF tinha uma boquinha de conselheiro numa estatal de São Paulo. E ainda morava em Recife. Lembram?

  6. Perfeita a tua avaliação Ricardo. Fico impressionado com o grau de degeneração do PPS. Fui filiado ao partido por 13 anos. Ainda no tempo em que o PPS ainda podia ser chamado de esquerda. Porque hj, lamentavelmente, já não pode mais ….. .Um partido que hoje aceita em seus quadros, personagens da política que são verdadeiros inimigos da classe trabalhadora. E que também se alia a tantos outros da mesma estirpe. Subleganda do PSDB. Por mais que os governos Lula e Dilma estejam longe de ser uma maravilha, ainda assim representam uma avanço para o país e para os trabalhadores. Até porque, a chegada dos mesmos ao poder, foi fruto da luta da classe trabalhadora. Mas se o PPS quer ser oposição, poderia até ser, mas nunca se aliando a quem está aliado. Mas seguindo a política na qual Freire adotou, só podia dar nisso mesmo. Nos últimos 20 anos, ou seja desde que deixou de ser PCB para ser o que é hoje, o partido deus as costas para o movimento social. Se tornou um partido de gabinete.
    Vc colocou muito bem quando disse que Freire é o dono da citada sigla partidária. Pois dentro do PPS, quem discorda de Freire, de sua linha política, é alijado. As posições discordantes são vistas como verdadeiros absurdos. O referido parlamentar trata o PPS como sendo de sua propriedade, transformando-o assim em seu gueto partidário. Enfim, LAMENTÁVEL!!!!!!

  7. A Oposição brasileira me lembra muito o meu Palestra que após a terceirização de seu futebol para a Parmalat não só foi para a segundona, e por duas vezes, como jamais voltou a encontrar a forma de tomar as rédeas de um clube vencedor para sí. O PSDB/DEM pensou que o PIG (sem trocadilho com o Palestra) supriria todas as suas deficiências programáticas… e deu no que deu. Triste Palestra Itália; triste Oposição brasileira.

  8. Mais que merecido, Bob & Freire e seus assistentes de palco, Stepan e Soninha, receberem os “elogios” abaixo, de mestre Kotscho, no exercício de sua porção Butantã light:
    “Com seu conhecido senso de oportunidade, carisma, simpatia e sofisticada estratégia política, o dono do PPS… Freire escolheu como assistente de palco Stepan Nercessian, ator reserva do segundo time da Globo. Até Soninha Francine (lembram-se dela?), agora sem mandato e sem uma boquinha, deu uma aparecida. O resto nem sei quem é.”

  9. Kotcho, a oposicao foi “engolida” pelo instituto millenium, enquanto durar essa formula, os que gravitam em torno do PT podem ficar tranquilos.
    Quanto ã pesquisa, vc nao acha estranho os votos de Marina migrarem para Dilma?.

  10. Fazia muito tempo que não lia um artigo tão bem escrito e também com muita clareza para entendermos como é nossa oposição. Um cara como esse tal de freire (minúscula mesmo) que serviu aos desmandos dos golpistas vem agora dar uma de crítico do governo. É muito melhor ele largar essa boquinha do partido dele… recuncia animal, deixa outras pessoas que sejam honestas dirigir o partido. Cúria.

  11. Este Freire é um comunista de extrema direita. Com esta incongruência político filosófica zoando dentro de sua cabecinha, o seu Roberto deve estar a beira da loucura. Por isso tanta raiva!

  12. Caro Kotscho, mas, afinal, o que esperar de um político que, mesmo pertencendo ao saudoso PCB, só manifestou apoio a Lula no segundo turno da eleição de 1989 após o tucano Mário Covas. Ou seja, desde aquela época, ele espera o PSDB se posicionar para só então seguir os passos de seus líderes.
    Resumindo, a definição do PPS de Freire deveria ser a seguinte: Papagaio de Pirata do Serra.

  13. Depois do resultado desta nova pesquisa (que não pode ser levada lá tão à sério… mas é ótima porque nos diverte…) a Caravana do Aécio agora ficou conhecida como a Caravana Holiday… do filme Bye Bye Brasil… Cacá Diegues era visionário e não sabia.

  14. Se o quadro não mudar substancialmente até 2014, a presidenta Dilma nem vai precisar fazer muito esforço para ganhar no primeiro turno. Vejam que ela foi a mais desgastada após as manifestações de junho, não devido a algum erro seu, e muito mais pela forma como a mídia tentou colar nela, toda a insatisfação dos manifestantes. Todos se lembram que, durante as manifestações não havia nenhuma reivindicação específica focada na presidenta. Eu não gosto de contar vantagem antes do tempo, mas do jeito que está, e posso estar absolutamente errada, mas não vejo ninguém com chances de chegar lá (no Planlato), a não ser a própria Dilma, de ficar onde está.

  15. Kotscho:
    um retrato muito bom do Freire. Faltou lembrar que durante muito tempo, mesmo morando em Recife, onde sempre atuou politicamente, era membro muito bem remunerado (junto com o Raul Jungman) de Conselho de um dos órgãos do Município de São Paulo, indicado pelo Serra ou pelo Kassab.
    josé maria

  16. O Freire poderia mudar o nome do seu partido para -Os Ressentidos- lá só tem ex- comunistas e ex qualquer coisa. As suas inserções na tv dão na cara que ele tem é ressentimento e pela sua incopetencia sø tinha que estar mesmo ao lado do PSDB e dem, nada mais natural. Já o partido do Kassab, o PSD anda mais sumido que alfinete na palha de arroz, talvez esperando a decisão do Serra que aliás está preterido pelos demais partidos ainda mais depois das suas estrepolias das ultimas eleições prá presidente. Já a dona Marina Silva só serviu para adiar a vitória da Presidenta Dilma no primeiro turno, foi usada pelos tucanos como boi de piranha, sem chances, outra ressentida. É Kotscho, também penso que a Presidenta Dilma ganhará por WO, já estão jogando a toalha sobre o tablado e nem precisará fazer campanha, vai ser a campanha mais barata dos ultimos tempos, quero ouvir o pessoal tucano depois dizer de caixa 2.

  17. Kotscho, estranho vc falar de coerência e falar bem dos petistas. hahaha
    É justo a oposição, representada pelo PPS, falar mal do governo e com fatos reais. A inflação está aí, discorda, vai ao mercado e faça as compras do mês.

    Agora falar sobre o aumento do analfabetismo, neste blog, dificilmente acontecerá.
    Vamos debater, não brigar!!! Mais tolerância.

    Abs

  18. Caro e prezado Ricardo, como diria o escrivão, saibam todos que adoro e amo de paixão o Roberto Freire. Grande Roberto Freire! Um brasileiro sensacional, homem bom, patriota e profundo conhecedor da alma humana.
    Acalmai-vos, caros e prezados! Joguem as pedras fora. O distinto aqui refere-se ao grande jornalista e psicanalista Roberto Freire, que deixou sua marca no mundo.
    Isso mesmo, o saudoso Roberto Freire, que trabalhou com grandes jornalistas, como, por exemplo, Mylton Severiano, o Myltainho, Sérgio de Souza e Narciso Kalili.
    Já o outro RF virou um stalinista empedernido, chato para cachorro. Por que ele tem tanta bronca do Lula e da Dilma?
    Se ainda estivesse neste insensato mundo, o psicanalista Roberto Freire explicaria o comportamento do xará.

  19. Fiquei perplexa com o discurso deste cidadão ontem, o ódio pelo PT, pelo ex-presidente Lula e pela presidente Dilma me impressionou, querendo resumir a gestão petista somente em mensaleiros e mais nada. Uma vergonha.

  20. Até você Ricardo acredita nas pesquisas fajutas e manipuladas do Ibope? Até uma criança sabe que é mentira! Teste a popularidade da sargenta, pedindo p/ela sair às ruas! Aí você verá o verdadeiro termômetro dessa hipocrisia toda! Pensei que fosse mais inteligente…

  21. “Se o quadro não mudar substancialmente até 2014, a presidenta Dilma nem vai precisar fazer muito esforço para ganhar no primeiro turno”
    Prezada Nona das 17:20; diga-nos algo que ainda não saibamos. Please.

  22. Kotscho, já expliquei aqui minha tese do porque o PT não perde mais eleição: no passado não tinhamos Internet e também não tinhamos como comparar o PT com seus adversários, pois eram raros os eleitos do PT para os cargos do Executivo. E por falta desses “dados comparativos” a maioria seguia a orientação do “JN”. Pra encurtar conversa: agora “Ignez” é morta, pois mesmo que o PT perdesse as próximas eleições, se elegerem um imprestável qualquer, como Aécio ou Alckmin, o pobre diabo não dura uma semanas no cargo (ainda não caiu a ficha do Vavá e do Bom Velhinho. Ô dó !!!!), pois vamos todos pra rua e fim de papo. O BRASIL TOMOU SEU RUMO, DOA A QUEM DOER !!!!. Tô errado, Balaieiros ? Koscho, posso aproveitar e mandar um recado a um grande petista aqui do Balaio ? Desnecessário citar-lhe o nome, e tratá-lo-ei simplesmente por “Petista”. Se permite, vamos lá, então: //// Amigo “Petista”, gostaria que lesse o trecho de uma mensagem que enviei para um parente/amigo que chamou-me de petista com clara intenção de ofender-me. É o trecho a seguir: //// “Fulano de tal, jamais usei camisa do PT. Jamais cogitei filiar-me a qualquer partido que seja. Sou covarde e acomodado demais pra ser um petista, pois os petistas de verdade não têm medo de enfrentar a tropa de choque do imprestável governador de São Paulo, de peito aberto; de enfrentarem, como enfrentaram, uma ditadura militar assassina e torturadora. Tenho inveja dos Petistas. Conheço o passado e admiro, SIM, os “José’s” Genoino e Dirceu. Do primeiro admiro o carater, a coragem e determinação. Do segundo, invejo (no bom sentido, claro) a altivez inquebrantável, a inteligência, a lucidez e competência. Quem sabe um dia eu chegue lá. Sou jovem ainda, graças a Deus. Mas, fulano de tal, sua defesa da herança benigna de FHC é patética e deixa claro que voce esta mais pra tucano doente, que eu pra Petista nojento. E se pensa que vou ruminar ódio ou guardar-lhe mágoas, engana-se. Prefiro dizer-lhe na “lata” que voce está errado a meu respeito, seu anti-Petista doente !!! Não sou eu, o petista doente. É VOCE O ANTI-PETISTA ESQUIZOFRÊNICO E INCURÁVEL. Fulano de tal, não fiz por mal. Há uma frase árabe, Mak Tub, que significa “Está Escrito” (nas estrelas). Os árabes, não todos, claro, acreditam que tudo acontece, inclusive a “digitação” e envio desse email, independente de nossa vontade. Mas não é nisso mesmo que acreditam os católicos e crentes, etc . . . ? Pra esses, tem algo que aconteça sem que Deus queira ou permita ? Pergunte a um pobre-diabo papa-hóstias e confira a resposta.” //// Amigo “Petista”, considere esse texto para o “fulano de tal” minha homenagem a você, pois apesar de não conhece-lo tão bem como gostaria, tenho sérias razões pra acreditar que voce, sim, fez por merecer a honra da qual sou, infelizmente, obrigado a declinar. Mas, como disse, sou jovem ainda. Quem sabe não chego lá !!! //// Pra terminar, um recado aos adversários do Partido dos TRABALHADORES do Balaio e do Brasil: Infelizmente, repito infelizmente, voces não tem autoridade pra elevar-me a categoria de petista. Só um petista de verdade poderia condecorar-me com essa medalha (estrela). Quem sabe Dirceu, Genoino ou mesmo o amigo “Petista” aqui do Balaio possam fazê-lo um dia. Enquanto aguardo, com ansiedade, esse dia: “luta que segue”. Ótimo fim de semana a todos.

  23. …se esta pesquisa fizer com toda a base da oposição o que fez aqui com o Sirineu, eles estão realmente assados como o frango que comprei.
    O Sirineu é um fucionário aqui da prefeitura conhecido por ser defensor ferrenho do PSDB, pra ele é Deus no céu e os tucanos na terra.
    Parece que era, pois esta pesquisa fez alguma coisa muito séria com o Sirineu. Fui ali comprar um frango pro almoço, táva lá o Sirineu na fila:
    -Iaí Sirineu, viu a nova pesquisa ???
    -Por favor…não falo mais em política, resmumgou o Sirineu.
    Vazei, fui comprar o frango em outra banca.

  24. Estava pensando…. 
    Meu cachorro dorme em media 20 horas por dia. 

    Ele tem toda a comida preparada para ele. 

    Pode comer qualquer coisa que ele queira. 

    A comida é dada a ele sem custo. 

    Ele visita o veterinário uma vez ao ano ou quando necessário, se algum mal aparece. 

    Por isso ele também não paga nada, e nada em troca é pedido a ele. 

    Mora em boa vizinhança, em uma casa muito
    maior do que necessita, mas não precisa limpar nada. 

    Se ele faz sujeira, alguém limpa. 

    Ele escolhe os melhores lugares da casa para dormir e
    recebe essas acomodações completamente de graça. 

    Vive como um rei e não tem mesmo nenhuma despesa. 

    Todos os seus custos são pagos por outras pessoas
    que têm que sair de casa para ganhar a vida todo o dia.

    Estive pensando sobre isso e, de repente, veio a trágica constatação:
     
     
    MEU CACHORRO É DO PSDB!

  25. É Ricardo! A Dilma vai ter que lutar muito para vencer. Penso que tudo pode acontecer até as eleições de 2014, ou nada. E manter o quadro com o está. A Veja está a postos com seus colunistas raivosos, com medo de mais quatro anos de PT no poder. Quem assiste só a Globo news, acha que o Brasil está dentro da lama, da Lama não, da areia movediça. 2014 vai ser quente. espero que os candidatos tenha propostas revolucionária para educação. Dilma tem que ficar esperta quanto a esse assunto.

  26. Tia Tuta tinha uma empregada chamada Tata. Um dia, a Tata chegou em casa e disse “Tia Tuta, sabe que o dotô Zezim criou um partido novo?”. Tia Tuta quis saber qual, e a Tata respondeu: “É o Pros, tia Tuta.” E a tia Tuta, satisfeita, confirmou: “Sim, é o Pros, Tata”. Esse o meu Brasil varonil.

  27. …melhoral, melhoral, é melhor e não faz mal.
    Melhoral, cibazol, pílulas de vida do dr. Ross e pomada iodofríxon, com estes quatro medicamentos, minha avó curava todas as enfermidades da família, claro, com a ajuda de Nossa Sehora do Perpétuo Socorro,
    da qual era devota devotada. Até o Xerém, um cachorro velho que meu avô criava desde antes de nascer, era tratado com suas receitas.
    Certo dia, o Xerém, tava morre não morre com uma diarréia braba, adivinha o que ela colocou em sua comida ? Isto mesmo, pílulas de vida do dr. Ross.
    A veinha morreu com 83 anos, fumava um cigarro de fumo de rolo desde os quinze, e sua dieta preferida era arroz, feijão e carne gorda, quanto mais gorda melhor.
    Um dia ela me disse:
    -Meu fi, cuidado com as más companhias, cuidado, quanto menos a gente espera elas nos jogam em pricipícios.
    Todo mundo sabe disto, nenos os políticos de nossa oposição. Em completo descuido com esta máxima, resolveram se agrupar para um suicidio coletivo, e pra não deixar por menos, chamaram para o abraço a nossa medíocre mídia. Não sei se é suicidio consciente, ou prazer mórbido os seus comportamentos, quem sabe vendo suas impotências diante de LULA/DILMA, resolveram praticar um haraquiri tupiniquim, em que um esfaqueia o outro, dando risadas de si mesmos.Maluquice pra maluco nenhum se sentir complexado.
    Hoje de madrugada, dançando forró, lá no Nova Edição, um melacueca terceira idade que temos aqui em Goiânia, ao som de DÁssis e seus Dartanhãs, me lembrei dela, de nossa oposição, quando vi uma veinha que chegou acompanhada de dois rapazes jóvens, elas contratam rapazes para irem dançar com elas, que não parou um minuto de dançar, das 11 horas às 3 da matina. Ainda quero descobrir qual o energético que toma aquela veinha.
    Aquela veinha deve ter feito uma promessa pra morrer dançando, como a nossa oposição, que não se cansa de dançar nas eleições que disputam com o PT.
    ÊÊÊ !!! Mundão véi discuncertado!!!!…né não Mr Change ???

  28. Tá errado não, Victor Hugo. Como diria o ex-mano Caetano, você falou lindo, tudo agora está lindo, a minha Bahia é linda, e Lula e
    Dilma são lindos!! Aqui na Bahia a semana tem oito dias. Domingo, segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado, e amanhaaaaã. Vou tirar uma soneca na minha rede. Quem vai me balançar é o meu cacorro de estimação. Ficaram com inveja? Então venham curtir a indolência.

  29. Tá “discuncertado” não, Everaldo. Esse mundo véio tá é muito do bom. Mesmo não sendo muito religiosa, estou batendo os joelhos no chão todos os dias, para agradecer por Lula e Dilma existirem. E como tô muito cansada, vou voltar para a rede para continuar a minha soneca. Amanhaaã eu volto.

  30. Oi Vitor. Que texto maravilhoso e muito obrigado pelas palavras elogiosas a respeito do grau necessário para ser um PTista de fibra. Eu sou tudo isto que voce citou no seu comentário, e a única diferença é que atingi os 69 anos mas a disposição é a mesma de guando eu frequentava à noite as reuniões lá na Rua do Carmo como simples metalúrgico que era, mas não perdi minhas origens como vários ex-colegas que “jogaram a toalha sobre o tablado da batalha”. Não sou também filiado ao PT mas fui metalurgico com muito orgulho quando jovem e até Torneiro Mecanico. Mas como voce disse, vida que segue e não vamos deixar a peteca cair porque repousa em nossos ombros a responsabilidade de tornar este país um oasis de justiça, paz, concordia e oportunidades para nossos descendentes neste deserto que a elite amealhou nestas décadas de batalha por dias melhores. Muito obrigado e um bom fim de semana a todos.

  31. Everaldo, nesta manhã de Domingo, cometi a insanidade (de masoquista e de louco todos temos um pouco) de conversar com o “fulano de tal” de meu comentário de ontem-11h56. Por ser um parente/amigo muito próximo e querido, não posso deixar que morra estrebuchando, como certamente morrerão boa parte dos virulentos anti PT’s do Balaio e do Brasil. Retomando o raciocínio: conversei com o “sem alça” e, pimba !!!, contaminou-me com seu incurável baixo astral. Mas lendo seu impagável texto de 09h53 esqueci até o nome o “fulano de tal”, apesar de ser muito próximo e querido. Obrigado, a voce, Everaldo e ao José Tenório. Faltou saudar os demais Balaieiros, especialmente a Nona e o Dias 23h41. Dias, concordo em genero/gráu/numero com seu comentário. Acho que o programa do Freire deveria abrir o programa eleitoral do Padilha e de Dilma Roussef. E se aceitarem nossas sugestões, Dilma e Padilha só não ganham no primeiro turno se ganharem antes, por WO. Não concordam, Balaieiros ? E sempre lembrando que, pra desespero do Vavá, do Bom Velhinho e do Flavio Costa 02h49, que se der tudo errado (tóc tóc na madeira 3 vezes) e elegerem dois peralvilhos, como o Picolé de Chuchu Diet, Geraldo Alckmin, e Aécio Never, o pobre-diabo não dura uma semana no cargo. Vamos todos pra rua e fim de papo. Quem mandou o PIG mexer com quem estava quieto, feliz da vida, com o governo Dilma ?
    Em tempo: Everaldo, não é ficção, o que disse acima, ou seja, que o seu (texto) desopilou-me o fígado, pois conversei mesmo com o “sem alça” nesta “indecisa” manhã de domingo. Abração, meu grande amigo.

  32. com o que vejo pela ai estamos muito preocupados, gente.
    E nao é pra menos. A oposiçao ao PT e dilma – e mais ainda sua empresa terceirizada que é a Midia, estao como animal acuado. Nao tem proposta de nada.
    Agarram-se a Hayek, Thatcher , Persio arida e Merval .
    Assim sendo, peço aos petistas, aos independentes, aos trotskistas e anarquistas em geral que enviem sugestoes para o Programa Oposiçao 2014. SPPO-14, veja que sugestiva sigla para isso. Se precisar de mais um servidor para armazenar tudo, o Balaio providencia.

  33. Em tempo: ainda sobre a idéia de abrirmos os programas eleitoras do PT com os pronunciamentos do Roberto Freire, imaginem o Lula narrando e mostrando as incongruências do comunista de fachada que recebia mesada do prefeito Kassab (cargo de conselheiro “virtual” na Companhia de Engenharia de Trafego de SP (CET). Olha o “mesadão” do Freire aí, STF !!!! É o fim da picada !!! O falso indignado com o mensalão do PT recebendo mesadão do Kassab !!! Que dureza héin, Vannelder!!! Ótima semana a todos.

  34. Divaldo, só agora, 00h45, li seu comentário de ontem 12h26. Parabéns, Balaieiro !!! Receba meus cumprimentos por sua luta, coragem e determinação. Graças a Homens como você, o Brasil segue rumo ao amanhã radiante que o futuro nos reserva. Receba meu abraço e gratidão. Ótima semana, Divaldo.

  35. Se os “indignados” com o mensalão petista continuarem agindo do mesmo modo, isto é, fingindo acreditar que a corrupção é uma invenção petista, Dilma pode começar a preparar a sua posse para o segundo mandato. Sim, essa hipocrisia de uma classe que se acha “informada” acabará por provocar um efeito contrário, como já ocorreu em outras eleições. Existe um seguimento muito forte que não tolera essa arrogância daqueles que se acham superiores apenas por propagar o antipetismo raivoso. Como diz o ditado popular: “o tiro poderá sair pela culatra”.

  36. KOtscho, um dia escreva um texto sobre a Alternância de poder, que é algo tão bom e importante pra democracia.
    Nenhum partido deve ser perpetuado no poder!!! Principalmente comprando e aparelhando os outros poderes.

    Aécio presidente!!!
    Abs

  37. O caldo engrossou a partir da descoberta do pré-sal e todos devemos abrir o olho, porque aumentou e muito o interesse em tirar o PT do poder, principalmente por parte de forças externas, que estão assumindo uma postura mais ativa, como foi comprovado no caso da descoberta de espionagem contra a Petrobras por parte do governo dos EUA, e a recusa das petroleiras estadunidenses em participar do leilão de Libra, o que acabou beneficiando o Brasil, pois não foi uma perda, mas um ganho a ausência das mesmas, pelo menos nesta etapa, destas malditas empresas que já destruíram tantos países, portanto já vão tarde, todavia o troco virá, não tenham falsas esperanças de uma tranquilidade que está sim não virá.
    A “REPORCAGEM” da The Economist, e o tal evento que será promovido pela mesma com os palestrantes do nível de Gustavo Franco (faliu o Brasil), o Marconi Cachoeira Perillo, e o curinga do pig, Joaquim Barbosa, são outro exemplo, que há uma pressão mais intensa dos EUA e GB na política brasileira, no pano de fundo o P-E-T-R-Ó-L-E-O.
    As recentes descobertas em Sergipe, e grandes possibilidades no litoral norte (Amapá e Pará), só fazem aumentar a ganância no NOSSO petróleo.
    O fato de por decisão do Presidente Lula da fabricação preferencialmente no Brasil da fabricação dos equipamentos para a exploração do petróleo e do gás, e dos investimentos no refino e na indústria petroquímica por parte da Petrobras, e com isso vamos industrializar no NOSSO país pelo menos uma parte do NOSSO petróleo, aumenta o descontentamento dos imperialistas, e vamos nos preparar para o chumbo grosso (denúncias forjadas, movimentos de massa manipulados, traições na base governista e no campo progressista, e vai por aí), e não ficar comemorando com tanta antecipação pesquisas de opinião.

  38. E’ verdade. O grande ator Stepan Nercessian, falando de politica, estava bem melhor que o politico Roberto Freire na canastrice de tentar interpretar um texto infundado, no melhor estilo de discurso: “projeto boato” contra o governo Dilma. Infundado, porque depois do programa eleitoral do PPS, até mesmo a rede globo no seu jornal nacional, que ainda cultua o “padrão globo de jornalismo”, que outras grandes midias adotaram, falou da recuperação da econimia brasileira, onde a inflação ficará abaixo até das previsões do governo Dilma, e da necessidade do programa mais medicos do ministro Alexandre Padilha, visto que medicos se recusam a bater ponto e outros batem ponto e vão embora sem cumprir o horario de expediente.

  39. Ainda sobre estes horarios politicos. Não ha novidade nenhuma no fato do PSDB estar novamente “escondendo o Fernando Henrique Cardoso”. No entanto, o Aecio está aparecendo, dizendo coisas como: “Quem governa é você!” e “Vamos conversar?”. Então, eu gostaria de saber, se esse “você” que ele diz que governa, é uma referencia a irmã dele Andreia Neves, que dizem que “o ajudava” governar o estado Minas. E sobre esse vamos conversar, eu gostaria de conversar sim, mas gostaria primeiro saber “se ele vai responder o que o povo quiser saber”, pois o costume do partido dele é não responder. Por exemplo: Por que o FHC, o Eduardo Azeredo e ele Aecio; não apuraram as denuncias do “mensalão mineiro”, que a globo quer chamar de “valerio duto”?
    Por que o FHC não explica as privatizações?
    Por que as rodovias de minas gerais é que mais mata? Por que ele não fez um projeto de irrigação no norte minas, no vale do jequitinhonha, que é tão seco como o nordeste?
    Por que tem tantas ambulancias saido de minas, levando paciente mineiros para outros estados?
    Qual foi o custo da cidade administrativa?
    Qual foi o custo dessa nova reforma do mineirão?
    E, por que o PSDB não fala mais do dociê tucano, que foi amplamente falado na epoca da campanha do Serra e da Dilma?

  40. Prezado Eduardo,
    A PERSPECTIVA de alternância de poder é que é algo tão bom e importante pra democracia, não a alternância tão propriamente, tipo um rodízio pré-estabelecido pois cabe ao eleitor decidir quando deve substituir um partido ou grupo político por outro, e não existe um parâmetro, tipo um prazo de validade, pois não se trata de um produto.
    Pode-se até limitar a reeleição, como é o caso do Brasil, mas não se pode obrigar o eleitor a tempos em tempos ir mudando o partido que está no poder, porque o mesmo já ficou muito tempo na visão de uma minoria.
    O Presidente Roosevelt, do Partido Democrata, foi reeleito diversas vezes, depois isso foi limitado a uma única possibilidade de reeleição, ele morreu no cargo, e seu vice Truman assumiu, e foi reeleito, num longo período de hegemonia dos democratas, rompido com a eleição de um republicano na eleição seguinte, e voltariam ou poder com John F. Kennedy, conforme a vontade dos eleitores, e não rodízio pré-estabelecido, o tempo no poder dependo do desempenho no mesmo.

  41. Novamente posto aqui meu comentário, ignorado anteriormente, por questões de conveniência deste blog. A política rasteira implementada pelo PT do “MENOS PIOR MELHOR” jogou na vala comum a corrupção. Mensalão? Ministério do Trabalho? Temos aí o Carlinhos Cachoeira! No que tange a inflação, pra que se preocupar? O analfabetismo voltou a crescer? Mas não era o Haddad o super-ministro da Educação? E o que dizer de um governo que tem 0% de competência administrativa e 100% de marketing eleitoreiro? O importante é manter o PT no poder, custe o que custar. Em junho, RK, você se dizia aqui desorientado pela explosão das ruas. Agora, nem disfarça a felicidade de ver que tudo parece estar voltando ao normal. Quanta parcialidade! Mas não se engane. Dilma voltar a subir é normal. Ela tem a máquina e a caneta para produzir manchetes sensacionalistas (como o discurso inútil na ONU), que fazem a alegria dos seus cabos eleitorais (sim, por que hoje o PT não tem militância, tem cabos eleitorais). Mas, a sua repentina e brusca queda nos meses passados mostra que o eleitorado não é tão fiel assim. Quando o PT sair do governo, e isto será para breve, aí sim você vai poder mesmo entender o real significado da palavra rancor!

  42. Caríssimo Vannelder, voce verá o que é rancor se talvez um tucano ou assemelhado for eleito. Acredito que ele não durará 6 (seis) meses de governo se o povo sair às ruas por causa da inoperança do seu governo, ainda mais que o povo já está acostumado com um governo trabalhador e progressista como o PT. É certeza de retorno dos caras pintadas e do povão às ruas pedindo impeachment como fizeram com o Collor, não tenha duvidas, será um chute no trazeiro dos incomprtentes que gostam de um tapetinho vermelho. Portanto, não é racional que percamos tempo com incompetentes, pois já tiveram no governo por longo tempo e só entregaram o que era nosso aos oportunistas.

  43. Obrigado grande colega de combate Vitor Hugo, a companhia de voce do Everaldo, do Pardalzinho, da Nona Fernandes e dos colegas exclarecidos que pacientemente procuram incutir nas mentes endurecidas dos oposicionistas que talvez por conveniencia se opõe às nossas claras idéias evolucionistss e progressistas que empurram o nosso querido país rumo ao cume do reconecimento como a maior nação da Terra. Voces nos estimulam nesta batalha sem tréguas porque eles nunca desistirão pois acreditam que ainda existe comunismo e que estes comunistas comem criancinhas, tenho que rir hahahahahaha, desculpem-me pelas gargalhadas. Só assim mesmo eeeee….durma-se com um barulho deste. Abração e muito obrigado.

  44. Atenção, atenção, marketeiros do Padilha e Dilma: Na impossibilidade de podermos usar os pronunciamentos do Roberto Freire em nossa propaganda eleitoral gratuita, usaremos os comentários do “Fannelder” mesmo. Eu mereço !!!!!

  45. Li agora lá no IG que verba gasta pela Siemens juntamente com Alston em propinas do “Trensalão tucano” pode chegar a 1(hum BLIHÃO) de reais. Gostaria que o pessoal tucano que comentam aqui com tanto alarde sobre o suposto mensalãozinho PTista o que pensam sobre esta macabra corrupção tucana? Na certa dirão que é invencionisse dos PT’istas mas não somos nós que o disse mss as investigações da justiça na Suissa e não no Brasil, isto dá um voto de autenticidade ao dominio do fato. Será que teremos desta vez uma CPI na Assembléia Legislativa de São Paulo ou empurrarão prá debaixo do tapete como fizeram com outras denuncias verdadeiras? Ou o sêbo adicionado ao sabão deixará os tucanos escaparem mais uma vez? Vamos vez se colocamos eles diante de um tribunal como fizeram no caso do suposto mensalãozinho PT’ista? Ou será que usarão o na duvida pro réu e nesta hora darão graças a Deus aos juizes ditos por eles PT’istas terem citado o enbargos infrigentes? Quero ver até onde irá a cara de pau.

  46. “Eduardo disse: Kotscho, um dia escreva um texto sobre a Alternância de poder, que é algo tão bom e importante pra democracia.
    Nenhum partido deve ser perpetuado no poder!!! Principalmente comprando e aparelhando os outros poderes. Aécio presidente!!!” /// Kotscho, se vai atender o pedido seja rápido, ou já teremos trocado o Alckmin pelo Padilha, pois concordamos com o Eduardo: está mais que na hora de alternarmos o poder em São Paulo, pois ninguem mais aguenta as denúncias de corrupção e incompetência do governo Alckmin. Abração, Dudu. (Eu mereço !!!!)

  47. Divaldo, provoca não, meu fíiii (rsrsrsrs). O que não faltam na blogosfera são imprestáveis que defendam bandalheiras tucanas como essa do Tremsalão tucano, em que o investigado, Geraldo Alckmin, quer posar de investigador. Pode ???!!! E o “Mesadão” do Roberto Freire, Raul Jungman, Marco Maciel, etc . . . na CET de São Paulo ? Amigo, Divaldo, esse termo “Mesadão”, acho que foi invenção do Victor Hugo do Balaio do Kotscho, que tá todo prosa e assim ficará até que lhe provem que plagiou, inconscientemente, claro. Abração, Divaldo.

  48. Nona Fernandes, “então o Aecio quer conversar com o Lula?”(rs). Se for assim, por que que ele não aceitou o desafio/convite do Lula, para fazerem um comparativos entre as administrações do PSDB e as do PT, para verem quais eram as mais corruptas? Será que o Aecio não sabe que o Lula vai apoiar a Dilma do PT, e está querendo pedir o apoio dele? O Alckimin do PSDB por exemplo, está aparecendo tanto ao lado da Dilma do PT e do Haddad do PT, que parece que ele não sabe que a presidente Dilma e o prefeito Haddad e também o Lula, vão apoiar o ministro Alexandre Padilha do PT, para o governo de São Paulo. Olha Nona, não sei se isso contribui de alguma forma, para comprovar um pouco da honestidade do Lula, mas o fato é que o imposto da cachaça é de 80% enquanto o do vinho importado Francês é de “apenas” 45% (rs). Ah, vale lembrar que na epoca do Collor, ele chamou os carros brasileiros de carroças e reduziu os impostos das mercedes e das Ferrari; e até hoje eu não vi nenhum taxista de mercedes e nenhum consorcio de Ferrari.

  49. Outro assunto: Estou esperando a mídia direitista e tucanalha , os “colonistas” lacaios da Veja e da Globo, os blogueiros “independentes”, jornais, etc, e seus bovinos leitores as ironias e repúdios aos tucanos José serra e Geraldo Alckimin que estão dizendo ( como o LULA no assunto “mensalão) que NADA SABIAM do escândalo do Metrô de São Paulo ( o Trensalão Tucano) cujos valores somam mais de UM BILHÃOI de reais desviados do governo de SP…….que fazem o tal mensalão ser considerado dinheiro de pinga perto deste dos tucanos….
    Quero ver o que vão dizer os éticos, probos e imaculados direitistas e tucanalhas agora…

  50. Prezado Kotscho
    Sobre essa sua colocação “Enquanto isso, a rede nacional de televisão foi ocupada durante 10 minutos pelo PPS de Roberto Freire para denunciar, mais uma vez, que os governos petistas estão acabando com o país. Carregado de rancor, o programa parecia uma novela de época dos tempos da Guerra Fria, …”, pra mim fez lembrar mesmo foi o macarthismo. O macarthismo foi caracterizado como uma prática política lastreada no sectarismo, notadamente anticomunista, inspirada no movimento dirigido pelo senador Joseph Raymond MacCarthy (1909-1957), durante os anos de 1950, nos EUA. Esse senador conseguiu desencadear um processo de perseguição inquisitorial. Toda pessoa que pensasse diferente ou que tivesse um comportamento considerado “anormal” era tachada de comunista. O cidadão comum passava a ser perseguido, privado de seus direitos e impedido de trabalhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *