Anúncio do PIB é um cala-boca nos pessimistas

Anúncio do PIB é um cala-boca nos pessimistas

Esta não é apenas uma boa notícia, como há tempos vinha procurando, é ótima: para calar a boca dos pessimistas (eu mesmo às vezes sou acometido por esta síndrome), o IBGE anunciou nesta sexta-feira que a economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano, bem acima da taxa registrada nos Estados Unidos, que ficou em 0,6%, e em outros países (ver outras informações aqui mesmo no R7).

Escrevo apenas para registrar uma consequência importante: este número pode animar os investidores daqui e de fora, o principal entrave da economia brasileira no momento, que afeta todos os outros índices. Criou-se um clima de fim de feira que desanimou muita gente, como se o Brasil não tivesse condições de recuperar os níveis de crescimento registrados até 2010 que chamaram a atenção do mundo e atraíram novos investidores.

A economia não é feita só de números, eu sei, mas também do humor de quem decide como e onde aplicar o seu dinheiro. Por aqui, este humor andava péssimo. Após a leitura do noticiário da nova e da velha mídia dava até vontade de desistir e nem sair de casa. Agora, nem parece tão utópica a previsão de um crescimento de 4% no próximo ano feita nesta semana pelo ministro da Fazenda Guido Mantega.

Depois de tantas más notícias e trapalhadas em diferentes áreas, a semana não poderia terminar melhor para o governo porque, depois de nove trimestres consecutivos de crescimento abaixo de 1%, o Brasil inverte os sinais, o que certamente refletirá também no campo político, tornando menos indócil a tal da base aliada.

Para se ter uma ideia do que mudou, surpreendendo todos os analistas e comentaristas econômicos, em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 3,3%. Claro que não faltarão abutres para prever que estes números não representam uma nova tendência e podem não ser confirmados no próximo trimestre. Afinal, toda notícia boa por aqui sempre vem acompanhada de um inevitável “mas…”.

Uma coisa é certa: o nosso País sempre nos surpreende, para o bem ou para o mal. O Brasil, positivamente, não obedece às regras dos velhos manuais.

 

 

 

 

 

 

 

51 thoughts on “Anúncio do PIB é um cala-boca nos pessimistas

  1. Noticias alvissareiras não dão manchetes tampouco são bem-vindas.
    Essa do PIB,pode ter certeza, arruinou do dia da Miriam Leitão e do Sardenberg. Merval continua divertindo-se com seu onanismo entre apostas de vinho e as penas do mensalão. O Globo ate encarcerou ,por conta própria , Ze Dirceu.O que mais falta para contarem os pulsos?

  2. Mas meu caro Kotscho, você que é jornalista há tanto tempo, me responda com sinceridade… é apenas incompetência desses economistas inúteis ou o componente maior é o político? Até anteontem garantiam que o PIB de 2013 ficaria abaixo de 1,5% e agora já tem gente falando em 5% de crescimento; em que mundo vivem? Que fontes consultavam para uma discrepância tão grande? E essa manchete de hoje da Folha, mentirosa como as anteriores, que garante que as Prefeituras estão demitindo médicos para pegar os do “Mais Médicos” quando as regras do programa são claras e proíbem demissão de médicos com o intuito de fazer economia? Já seria uma tentativa da Folha de contrapor esta notícia, que praticamente garante a reeleição de Dilma, que o PIB brasileiro será muito acima do esperado? Que Imprensa é essa que coloca seus interesses mais sórdidos na frente da notícia? Francamente… dá vontade de chorar.

  3. Kotcho, num mês a oposição jogou no lixo tudo que o MPL deu de mão beijada e eles, ao defender causas nobres e extremamente populares, a começar pelo apartidario, apolitico maycon “veja” de freitas, depois o “menos medico”, por ultimo o diplomata trapalhão, mais novo heroi da “opinião publica”. É um desastre atras do outro.

  4. ”Uma coisa é certa: o nosso País sempre nos surpreende, para o bem ou para o mal. O Brasil, positivamente, não obedece às regras dos velhos manuais.”
    Obedece sim Kotscho. E muito.
    O Brasil é um país essencialmente agrícola , e se ninguém atrapalhasse este setor, sem dúvida ,os números seriam mais altos ainda. É por isso que no outro post eu respondi ao militante dizendo que o crescimento ora verificado, não foi por honra e mérito do governo. O nosso maior produtor, que é senador, (Blairo Magi) é hostilizado pela turma dos barbudinhos por ser o maior exportador de soja do mundo. Entendeu Kotscho?
    Quer dizer, apesar deles, tem um Magi que faz o PIB Brasil.
    Não se esqueça caro Kotscho, o Brasil é o maior exportador de suco de laranja do mundo e, como todos sabem, os heróis , os Cutralles, são vítimas de predadores do MST.

  5. Manchete da Folha “Gustavo Patu: Crescimento do PIB surpeende, mas não deve durar”. Olhem o danado do “mas”. Não deve durar, como? Não entendi. Ou será que esse crescimento vai se dissolver?
    Agora é com você, Lotscho. Lembras-se de uma matéria que fez há pouco dias, que começava mais ou menos assim “Só faltava essa:….” Eu ainda não entendo como você pode se basear em dados desse tipo de imprensa, para fazer os seus comentários aqui. Com o tempo de estrada que tem, será que ainda não entendeu o jogo das mídias golpistas. E já imaginou quanto o Brasil já deve ter perdido em investimentos de outros países, por causa do pibinho e da inflação “lá em cima”. Que eles tentam de tudo para ver o governo em dificuldades, isso nunca foi novidade para ninguém, acho que deve ser para você, né Kotscho?

  6. os cutrales nao sao vitimas – estao bem mais para algozes e com assento permanente nos cartorios de imoveis rurais do pais…
    >a agricultura exporta mas nao dá emprego. Quem dá e construçao civil, naval e calçados, por exemplo.
    > o que a taxa do dolar dá em soja, ela em boa medida tira em calçados exportaveis, e faça uma conta ponderada da taxa de emprego nos dois setores.
    >se o blairo ja tem a soja, o bndes e a midia pra que quer a cadeira de governo? Voce e eu sabemos a resposta…
    > os serviços tem o triplo aproximadamente do peso agricola no PIB total, entendeu velho? Tem ano que cresce um e tem ano que cresce outro. MAS na boa aritmetica, qualquer 1% a mais em naquele representa mais que 3% neste.

  7. “o crescimento ora verificado, não foi por honra e mérito do governo”
    Claro que não, Velho… Somente a sua Ditadura Militar tinha o condão de fazer o Brasil crescer e evitar que você fosse assaltado 3 vezes no mesmo dia. Que falta ela faz, não?

  8. Ricardo, de certa forma, este post é uma resposta adequada a outro post seu, de dias atrás, em que você não fazia nada mais do que reverberar – possivelmente sem perceber – o cenário desenhado pelo rentismo e defendido com unhas e dentes por seus agentes midiáticos, uma situação de calamidade absoluta. Realmente, apesar da admiração que eu e creio tantos outros temos por seu trabalho, não posso deixar de “aconselhá-lo”: Ricardo, não embarque nas canoas furadas do PIG.

  9. augusto2a – 30/08/2013 – 17h19
    ”> os serviços tem o triplo aproximadamente do peso agricola no PIB total, entendeu velho?”
    Não. Não entendi e, muito menos você. Aliás, vc não entendeu nada! Grande parte do crescimento do PIB(70%) foi puxada pela produção de soja, que subiu 22,8% no país e alcançou 81,5 milhões de toneladas, e pela de milho, que aumentou 6,9% na safra 2012/2013, para um recorde de 78 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
    A produção da soja cresceu mais de 85% no Rio Grande do Sul, superando 12 milhões de toneladas. Nacionalmente, a área plantada aumentou 10,7% e atingiu o recorde de 27,7 milhões de hectares no país, impulsionada pela alta do preço no mercado internacional, interno e pela comercialização antecipada.
    E a CUTRALI é sim, vítima preferencial dos predadores dos campos (os nossos Pol Pots) Os Pol Pots odeiam o sucesso empresarial. E a agricultura Industrializada gera empregos sim, e muito, mas empregos de qualidade, enquanto àquela dos Pol Pots, miséria.
    Os serviços entraram em 3º lugar, logo atrás da construção civil, outro setor que o Khemer Vermelho odeia.
    Ou seja; o crescimento se deu, apesar do PT. Não me refiro evidentemente, ao núcleo central do PT, àquele que, de fato governa, falo dos militontos.

  10. Sargento Tainha – 30/08/2013 – 17h55
    “o crescimento ora verificado, não foi por honra e mérito do governo”
    Leia ,se informe, e verifique de é ou não é como falei.
    Você não sabe o que é uma ditadura rapaz?
    Vá nos alojamentos dos médicos Cubanos e procure saber o que eles ouviram: ”Os Cubanos são proibidos de deixarem os alojamentos”
    Isso eu nunca vi na minha vida!!! Não me fale dos combatentes de 1970, no Brasil, que sabiam das consequências de uma luta.
    Entendeu?

  11. Fazem 13 anos que não tomo nem uma purinha . Mas hoje desceu um vinho seco . Sinceridade, acreditar no que falam esses idiotas da sonegadora GLOBO e asseclas… E a visita dos Marinhos ao LULA em que dizem que o barbudo é um estadista ??? Dinheiro fazem coisas .

  12. Para ser mais exato.
    PIB:
    AGRICULTURA: 3,9%
    INDUSTRIA 2%
    SERVIÇO: 0,8
    Ou seja, a agricultura cresceu quase 5 vezes mais que os serviços. E qse 2 x da Indústria.
    No segundo trimestre de 2012, a AGROINDÚSTRIA bateu geral o PIB . Também com destaque para agropecuária, que teve alta de 13,0%, seguida por indústria (2,8%) e serviços (2,4%).(
    Isso, vamos repetir à exaustão, com MST ameaçando diariamente.

  13. Os colunistas da Veja devem estar arrancando os cabelos, e quebrando a cabeça para criar um novo factóide visando desmoralizar o governo. Sempre acreditei no PT, no Lula e acredito na Dilma, que fizeram e fazem um Brasil melhor. Quem nunca me enganou foi essa mídia preconceituosa e mentirosa

  14. Aécio tem que consolidar nome com população, diz FHC, sinalizando insatisfação com o desempenho do pupilo. É o que capturou Guilherme Waltenberg , da Agência Estado .
    “ Para o ex-presidente, o PSDB e os outros partidos de oposição têm de encontrar um discurso claro para a população e traduzi-lo em plataforma eleitoral. “O problema do PSDB e da oposição é que nós temos que ter uma mensagem clara, que mostre como sair desse momento que estamos e que fale a coisa principal: o povo quer participar mais do processo de deliberação e quer mais qualidade e não só quantidade”, disse.
    “As ideias em política são encarnadas em pessoas. No momento em que a população sente uma pessoa como capaz de abrir um caminho na direção disso, que interessa ao povo, ela (população)segue. Não adianta discutir tese, não adianta discutir conceito”, explicou.

  15. Pedro Rocha – 30/08/2013 – 19h41
    “tem um Magi que faz o PIB Brasil”
    ”Cala a boca, Velho pessimista…”
    Eu citei, por acaso, o Maggi, por ele ser achincalhado pelo nosso Khenmer Vermelho, pois trata-se do maior produtor de Soja do mundo e a soja entra com a maior parte da fatia das exportações que geram o PIB. E outro, CUTRALLI, não por acaso, ou por simpatia, mas por ser o maior produtor de suco de laranja, que também fermente as exportações.
    Agora, os acampamentos dos ”assentados” do MST ( o Khemer) não produzem sequer o suficiente para eles mesmo que precisam das bolsas e das tetas do governo.
    Atenção; O Brasil é 2º maior mercado consumidor de jatos executivos (1º é EUA) e está no Brasil os 15 felizes proprietários dos GlobalStar, bi reator que custa 100 milhões de dólares e pode cruzar o mundo todo sem escalas.
    Tudo isso apesar do PT.

  16. Desculpe-me,R. Kotscho,retornar ao assunto mais preocupante do Brasil – A falta de punição.Estive lendo um comentário de um ilustre senador baiano do PT – Walter Pinheiro.Criticando a todos que ensejaram o triste episódio no caso da manutenção do mandato de deputado do N. Donadon.A atitude do deputado e presidente da Câmara,presidindo a votação,ao invés de decidir de ofício pela cassação do mandato – É algo digno de um ” SACANA”!.Deveria ter consequência. No minímo,o impedimento do presidente e sua imediata substituição.Algo que poderia ocorrer sobre pressão de um abaixo-assinado de iniciativa popular.

  17. Luiz Carlos Velho, deixe de dizer asneiras. Qualquer criança sabe que 99% da produção agrícola no Brasil é resultado do esforço dos pequenos agricultores e o governo tem, sim, parte do mérito destes resultados, pois os bancos públicos são instrumentos essenciais neste processo. Sua incompatibilidade com a Matemática é moeda corrente no Balaio, mas que fugia das aulas de Geografia e História é novidade. (A visão que o Velho tem do mundo é mais limitada que a de um náufrago analfabeto que aportasse numa ilha deserta agarrado a um baú de Veja. Eu mereço !!!!!).

  18. Eu fico imaginando o que seria do Brasil se o atual governo federal não atrapalhasse tanto o país. Se Dilma cortasse gastos públicos, investisse não no consumismo que endivida as famílias brasileiras, mas sim na infraestrutura (melhorias nas estradas, mais ferrovias, portos e aeroportos), na logística, na tecnologia agrícola, no fortalecimento da indústria, enfim….Em vez de 1,5%, o Brasil iria manter uma média de crescimento sustentável muito maior. Mas infelizmente, esse desgoverno sufoca o PIB brasileiro com sua gestão centralizadora e retrógrada.
    Mas temos a certeza que esse período de pibinho, a partir de 2015 vai acabar!

  19. Coluna do Remindo Sauim

    A Presidenta já está reeleita. Com o crescimento da economia no segundo trimestre de 1,4%, só superado em nível mundial pela China, a oposição e a mídia tucano/democrata perdem a última bandeira para a campanha de 2014.

    Com programa Mais Médicos, Dilma se equipara a Lula na mente dos brasileiros e vai pavimentando o caminho para seu segundo mandato. As oposições ficarão mais quatro anos afastadas do poder, inclusive podendo perder estados que hoje dominam para a base aliada do governo federal.

    Ao abrirem os jornais aliados do último sábado, Aécio Neves, Eduardo Campos e Marina devem ter sentido um frio na espinha, ali estava escancarada em manchetes números, a continuidade do PT no comando do País.

  20. Os pessimistas, precisam entender de uma vez por toda que “a midia não consegue eleger mais ninguém!” O que elege algum politico hoje em dia é, “um bom plano de governo”, e “”””principalmante””, “””transparencia e prestação de conta junto a opinião publica”””. O governo da Dilma, mandou bem, quando veio a publico desmentir os boatos do fim do bolsa familia, e está mandando bem, “com atitudes”, que desmentem os boatos de volta da inflação e desaceleração da economia. Precisamos cada vez mais de CPIs, mas “não só no governo federal”. Precisamos de CPIs na prefeitura de São Paulo e “nos estados”; que nos esclareçam, denuncias como esta de corrupção do governo de São Paulo nas obras do metrô. Precisamos de CPI lá em Minas para “apurar aquele que teria sido o ‘primeiro’ dos mensalões”, conhecido como “mensalão mineiro”, afinal, a justiça tem que ser igual pra todos e “não se pode entender uma historia contada pelo fim. “

  21. Kotscho, se me permite, quero falar mais um pouco desses hipocritas que se dizem preocupados com o suposto regime de escravidão dos medicos cubanos no Brasil. Primeiramente, é preciso dizer que “não tem só medicos Cubanos”, mas sim “medicos até da Europa que foram atraidos por estes salarios que o governo brasileiro está oferecendo”. Segundo, quanto aos medicos de Cuba, são maioria, “não sei o numero exato”, mas seguramente “algumas centenas de profissionais”. Então fica a pergunta: Se numa olimpiada, onde vai de Cuba “mais ou menos o mesmo numero de atleta que o numero de medicos que virão para o Brasil”,e sempre acontece de um ou outro, pedir asilo politico; por que nenhum medico ainda não pediu? Esperemos agora que os pessimistas, venham e digam: “Não fez ainda!”

  22. Em Política, prefiro os idealistas e sincericidas aos covardicidas, traiçoeiricidas e canalhicidas. Nesse sentido, gostariamos muito de podermos contar com a Família Gomes, Ciro e Cid, esses Leões da Política do Ceará, junto com o HoMeM do Mapa da Mina do bem comum do povo brasileiro, no comando do Projeto Novo e Alternativo de Nação e de Política-partidária-eleitoral (RPL-PNBC-ME), a Mega-Solução, o Novo Caminho de Verdade para o Novo Brasil de Verdade.
    Por outro lado, FHC, Serra, Álvaro e Aécio, ao que parece, erraram de Novo, tomaram outra vez o rumo errado do continuismo da mesmice tradicional (situação, oposição e gollpismo-ditatorial) e já estão arrependidos, a julgar pelas palavras do próprio FHC.
    ” Aécio tem que consolidar nome com população “, diz FHC, sinalizando insatisfação com o desempenho do pupilo. É o que capturou Guilherme Waltenberg , da Agência Estado .
    “ Para o ex-presidente, o PSDB e os outros partidos de oposição têm de encontrar um discurso claro para a população e traduzi-lo em plataforma eleitoral. “O problema do PSDB e da oposição é que nós temos que ter uma mensagem clara, que mostre como sair desse momento que estamos e que fale a coisa principal: o povo quer participar mais do processo de deliberação e quer mais qualidade e não só quantidade”, disse.
    “As ideias em política são encarnadas em pessoas. No momento em que a população sente uma pessoa como capaz de abrir um caminho na direção disso, que interessa ao povo, ela (população)segue. Não adianta discutir tese, não adianta discutir conceito”, explicou.
    Portanto, trocando o comentário acima em miúdos, urge dizer que Ciro Gomes, o Leão do Nordeste, está repleto de razão quando diz que sem Projeto Novo e Alternativo de Nação e de Política-partidária-eleitoral o povo dirá em 2014: vade de retro oposição. E, naturalmente, será obrigado a optar pela continuidade da situação cujos resultados apresentados até esta parte da história são mais satisfatórios, muitíssimos maiores e melhores do que os seus antecessores. Pelo visto, até as grandes lideranças deste país, mais conscientes e mais politizadas, honestas, cujas fichas não demoram a cair, desta feita, a esta altura do campeonato, estão inclinadas a apoiar o Projeto Novo e Alternativo de Nação e de Política-partidária-eleitoral, o Fato Novo de Verdade, independente de qual seja a sigla partidária, a plástica, a quantidade de dinheiro envolvida, e o nome da pessoa que encarna o Novo de Verdade, qualitativo. Bons sinais, no sentido da Evolução.

  23. Agora só falta o Velho fazer sua mea culpa…

    31 de Agosto de 2013•19h45 • atualizado às 19h52
    Pressionado, jornal O Globo admite que errou ao apoiar Golpe de 1964

  24. Victor Hugo – 31/08/2013 – 11h52
    Luiz Carlos Velho, deixe de dizer asneiras. ”Qualquer criança sabe que 99% da produção agrícola no Brasil é resultado do esforço dos pequenos agricultores”
    ERRADO. ERRADO!!!
    Com exceção dos hortifrútis, tudo, mas tudo mesmo, é da agroindústria. Os pequenos, menos os cooperativados, produzem pouco mais do que a subsistência, isso é óbvio.
    Não existe mais pequena agricultura que entre no segmento exportação.
    Até o Nordeste, em Juazeiro, na Bahia, exporta frutas e produz vinhos, mas tudo, tudo, tudo a nível empresarial.
    Não sonhe rapaz…
    Mas como vc é desinformado hem rapaz?

  25. Luiz Carlos velho, se voce não consegue entender a diferença entre safra recorde e recorde de exportação de produtos agrícolas, eu desisto !!! Abração, Velho.

  26. …Tem um chineszim ali dizendo que: ” Só um idiota não investe no Brasil”…de outro lado dois doidos, um, o tal de Arida, pregando que o governo aumente o desemprego em nosso país, outro demente, o FHC, com a mente totalmente esfumaçada, todo efeagagado, dizendo:”que o barco do Brasil esta afundando…”
    Tão ou num tão doidos Vítor Hugo ??? Tão ou num tão com a Síndrome dos Derrotados ???
    Meu avô sempre dizia pra seu irmão um fumante inveterado: ” O caba deve ter muito cuidado com o que fuma, fumo bom só o de Arapiraca”

  27. Sargento Tainha – 31/08/2013 – 21h43
    ”Pressionado, jornal O Globo admite que errou ao apoiar Golpe de 1964”
    Os homens e as instituições que viveram 1964 são, há muito, História, e devem ser entendidos nessa perspectiva. O GLOBO ”NÃO TEM DÚVIDAS DE QUE O APOIO A 64 PARECEU AOS QUE DIRIGIAM O JORNAL E VIVERAM AQUELE MOMENTO A ATITUDE CERTA, VISANDO AO BEM DO PAÍS”.
    O Globo mudou quando percebeu que as eleições de 1966 não se realizariam conforme o prometido pelos militares.Esta foi a cisão. No entanto, o Globo não apoiaria ninguém que pretendesse implantar uma outra ditadura, como aconteceu logo a seguir, em 1974, no Camboja; eles perderam aqui e ganharam lá e lá, entre 1974 até 1978 mataram a metade da população (pelo o menos 3 milhões de pessoas). (eram os mesmos, viu, Maoistas)
    O resto é história.
    E a mim não me cabe defender quem quer que seja, muito menos ainda O Globo, mas a verdade sim, esta é intocável: Não minta!
    Ideologicamente, o Globo, agora é mais alinhado ao governo, e com RAZÃO!!!

  28. Victor Hugo – 01/09/2013 – 10h47
    ” …eu desisto !!! Abração, Velho.”
    Não desista não, vc está progredindo!
    Veja>
    Documento oficial: O sistema familiar de produção agrícola —a pequena propriedade— não foi dissolvido pela modernização da economia brasileira, mas foi subordinado e integrado às necessidades do capital urbano e industrial e da agricultura empresarial.
    A produção agrícola dos camponeses familiares está voltada, principalmente, para as culturas alimentares de mercado interno (arroz, feijão, mandioca …) A estagnação dessas produções é um reflexo do fato de terem se tornado “culturas de subsistência”, não interessando aos empresários agrícolas.
    Os camponeses familiares normalmente dispõem de estabelecimentos agrícolas reduzidos, com menos de 50 hectares, incapazes de prover integralmente o seu sustento.
    Atualmente, no Estado de São Paulo, um operador de máquina colheitadeira de cana ganha 2000 reais p/mês com carteira assinada, + plano de saúde TOP de linha além da aposentadoria garantida pelo INSS.
    Nem laranja e nem café é colhido manualmente mais…

  29. E nos EUA, em junho, os laranjais da Flórida foram atingidos por uma praga que devastou boa parte da produção a qual será, claro, substituída pela CUTRALE. Quem cedo madruga, Deus ajuda.

  30. Lendo os comentários dos colegas me veio na cabeça o que eles representam para a nossa casa, o blog do Kotscho, é claro se ele nos permite. As estrelas que sempre estão presentes cujos comentários eu gosto de ler são os do Everaldo que dá aquele toque do luar do spertão, o do Victor Hugo, sempre pés no chão, os do Luiz Carlos ( o velho) que dá o toque da andorinha só, que quer fazer verão mas digo e repito, não pode faltar porque ele dá o prisma por onde devemos agir para combater os tucanos e o PIG, ele é a nossa diretriz e sem ele ficaríamos falando prás paredes. Eu comentei aqui outro dia que considerava uma espécie de transtorno de percurso esta queda de popularidade da nossa querida presidenta Dilma e que dentro de algum prazo tudo retornaria aos patamares anteriores inclusive achando curto o prazo de recuperação mas este pib recuperando não há nada que a atrapalhe a reconquistar seus níveis de aceitação popular e sua reeleição já são favas contadas. Voltando aos colegas eu ia me esquecendo das outras estrelas que gosto de ler e me desculpem não citá-los. Eu penso que a humanidade está num processo de mudar este atual estado social uma vez que ele já se desgastou com o passar das dezenas de anos e não houve progresso humano nenhum, é a mesma lenga-lenga nestes séculos desde a revolução industrial e das brigas de classes sociais. O desgaste é tanto que a humanidade já não crê mais em nada e enrredraram para a auto punição no intuito de se auto eliminar, haja visto o advento das drogas. Bem, vamos deixar prá-lá, senão vão me chamar profeta das desgraças humanas e foi só uma divagação momentânea e só. Bom domingo a todos.

  31. Caros amigos, Divaldo e Sg Tainha, o Velho debate com ele mesmo e por esse motivo foi diagnosticado Autista por um genial participante do Balaio. Cedo ou tarde o Kotscho escreverá sobre o mais recente lançamento da Editora Geração, “O Principe da Privataria”, do jornalista Palmério Dória, que nos conta em detalhes como FHC vendeu o país pra comprar seu segundo mandato. Neste dia o Vannelder fingir-se-á de morto, mas o Velho continuará discursando pra si mesmo sobre as maravilhas das privatarias de FHC. Osso duro de roer, o Velho. Mas concordo com o Divaldo: sem ele o Balaio não teria a mesma graça. Ótima semana a todos.

  32. Sargento Tainha – 01/09/2013 – 18h30
    ”Velho, abra seu blog e fale sozinho… por favor. Está criando constrangimento para o Kotscho com suas sandices. Obrigado”
    Isso é o que vc quer!!!
    Mas o que vc entende por ”sandice”?
    Por acaso vc está ”estupefato” por, afinal, descobrir o que é, de fato, uma ditadura (Camboja e Cuba).
    Eu não tenho partido, já disse isso aqui mil vezes. Defendo um ideal e, seja quem for que o siga eu admiro. Não tenho nomes, não sou fanático. Sou liberal total e antiestatista e, se é para ter um guru, eu o tenho, é Milton Friedman, o papa do liberalismo, prêmio Nobel de economia, já falecido. Na política não tenho ídolos e a todos vejo com certo desprezo, principalmente os ”bons de urnas”
    Uma frase de Friedman:
    Se o deserto do Seara estatizasse a venda de areia, na semana seguinte o produto acabava. E, O DNA do Nazifascismo é o nacionalismo. Todo nacionalista exacerbado é um fascista introjetado.

  33. Kotscho, tem gente que fala de agropecuária sem entender absolutamente nada.
    Sequer sabem o que é pequena propriedade rural, a base da diversificação.
    Que mesmo pequena produz muito milho, soja também (e muito), arroz e feijão.
    E a farinha de mandioca então, será que não vem da mandioca mesmo?
    A banana.
    O leite.
    A produção integrada de suínos e frangos.
    O gado leiteiro que produz milhões de machos, que no final se converterão em milhões de toneladas de carne, que com as vacas de descarte abastecem os açougues por todo o Brasil.
    A diversificação da nossa alimentação vem das pequenas propriedades!
    E em todas as cidades existe o cinturão verde e que produz os hortifruti.
    Antes de tudo, pensar o que nós brasileiros consumimos.
    E dá para listar mais uma centena de produtos vindos das pequenas propriedades rurais.

  34. Bom dia…vamos para mais uma semana de embate com os reaças deste boteco…né não Divaldo ??? Obrigado amigo, pela referência sobre meus comentários. Um dos grandes feitos da internet, foi nos tirar do isolamento, fazendo com que um boteco virtual como este, se tronasse ponto de encontro de pessoas tão simpáticas quanto você. Pena que muitos se afastam, talvez por falta de entendimento da natureza destes nossos debates, e, mesmos “os do contra”, muitos deles nos deixam saudades. Por ex. : o Manoel Ferreira, o Robson, o único direitão, o único coturneiro que chora, um fenômeno inexplicável, se afastou por ter recebido uma bronca do dono do boteco, por ter cuspido no chão…pode ??? O cara bebe, não quer pagar a conta, e ainda cospe no chão ??? As pessoas, especialmente os da direita, se levam muito a sério…uma pena.
    Deus ao nos dar como o maior presente, a morte, queria nos dizer:
    – OH!!! Pessoal ?!!! Aproveitem, brinquem a vontade, para mim a terra é um parque de diversão, e voces, meus animaiszinhos de estimação !!! Me diverte muito, a extrema importância que voces dão às suas ignorâncias.
    ” Deus é um cara gozador, adora brincadeiras”…
    Concordo com você, o Velho véi de guerra, com a sua mania de viver procurando comunistas atrás das portas, debaixo dos sofás e camas, antes de dormir, é, por mim, uma pessoa muito querida, todos os dias rezo pra Santa Clara, lhe dar muita saúde, para o termos por muito tempo, como nosso saco de pancadas.
    Conheceu o Ênio ??? Pois é rapaiz…este sim…dá prazer sentar em sua mesa.
    …e…vamú qui vamú…né não Mr. Change ???
    Pau nestes vagabundos que dizem que não vão para o interior cuidar da saúde de nossa gente por falta de condições:
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/09/1335532-hospital-recem-inaugurado-em-sobral-ce-busca-de-aviao-medicos-em-fortaleza.shtml

  35. É meu caro Everaldo, vamos tocando o Balaio do jeito que Deus quer e o Kotscho permite… Reconheço que às vezes sou meio paranóico, acho que o VH (e mesmo o Divaldo com este seu “laudatório” comentário…) é fruto da mesma cabeça que gerou o Venal-Der (criação imortal do Pardalzinho) mas, na boa; prefiro ser odiado pelas verdades que falo, e sinto, do que ser admirado por falsidades bem redigidas. Portanto, e especialmente ao VH, que eu admiro, seja ele quem for, continuemos marchando na mesma estrada e na mesma direção. E concordo com ele interamente, o Velho não pode nos abandonar… é um exemplo vivo do poder destrutivo do capitalismo que consegue o milagre trazer para as suas fileiras gente, como ele, explorada e que sequer pode sair à rua sem que seja assaltada, mas que… gosta. Fazer o que? Vida que segue, gente… e atentos para as novas rodadas das “pesquisas” que Dilma (é certo, depois do Pibão do 2o trimestre) dará novo salto.

  36. JG…o Velho sofre de fanatismo anafilático, leu a bíblia errada, e se apaixonou pela capa. Olha só o que ele defende:
    Um intelectual coxinha, que deixou 12,5% de inflação, 25% de selic, 15% de desemprego, um PIB de 560 bilhões, e recebeu de Itamar com 680 bilhões. Isso, voltem com FHC e reduzam o PIB de 2,6 trilhões de dólares e 370 bilhões de dólares em reservas para o saldo negativo de 25 bilhões em dívidas com o FMI que esse monumental intelecto FHC deixou para o nosso país.

  37. Entrei neste post, pois este assunto me é muito caro, uma vez que o PT é contra tudo que se fala em agroindústria e transforma os grandes produtores rurais em virtuais inimigos, mas não se sentem ”constrangidos” em festejarem a alta do PIB puxada, exatamente por este setor. Parte do crescimento do PIB foi puxada pela produção de soja, que subiu 22,8% no país e alcançou 81,5 milhões de toneladas, e pela de milho, que aumentou 6,9% na safra 2012/2013, para um recorde de 78 milhões de toneladas.
    Os pequenos produtores entram no processo como ”fornecedores” das grandes indústrias. Os laranjais de Araraquara e Bebedouro não são todos da CUTRALLE—aliás, a maioria não é propriedade da empresa— tanto é que é por isso mesmo que o ministério da Trabalho aplicou multas impagáveis ao grupo (pela terceirização da atividade fim). A Sadia e a Perdigão, por exemplo, não produz diretamente, nem um porquinho ou um franguinho, tarefa entregue aos cooperados. Então, é isso que chamo que a produção familiar, ou pequena, na prática, não entra com nada na pauta de exportação.
    Caro Kotscho;
    Antes que os Pol Pots digam, vou lembrar; as gigantescas multas aplicadas à CUTRALLE, todas, foram anuladas em 2ª instância da justiça. A empresa se comprometeu, e cumpriu, apenas, em pagar a passagem de volta para os trabalhadores do Nordeste, na entressafra, o que, legalmente, não é sua obrigação.

  38. Prezado Luiz Carlos, o Velho, infelizmente este Balaio é frequentado por um cidadão ou que é dono ou funcionário de um cyber café; ou é pago mesmo para fazer o seguinte: se clona em diversos alter-egos (exemplo: Júlio Cézar; Mr.Magoo (muito além do Jardim de Infância); Marco Marceneiro; Recruta Zero; Selena/São Bernardo-SP; Canarinho, etc…) e com diversos e-mails e ip´s passa o dia todo desancando os sensatos que aqui frequentam este balaio e contribuem para o debate sério com FATO e DADOS VERÍDICOS. Agora, o que me causa espécie, é ver o mesmo cidadão se auto criticando por meio de seus alter-egos [exemplo: Mr. Magoo (Muito Além do Jardim de Infância) falando mal do Júlio Cézar]. Bem, eu usei esses nomes equivalentes, mas todo mundo sabe de quem se trata. É caso de loucura mesmo. Imagino nas eleições que ele senta no metrô ou mesmo nos ônibus com o JORNAL ESQUERDISTA aberto e fica falando sozinho em voz alta mal do PSDB o dia todo. Tomara que no meio dos médicos cubanos tenham vindo psiquiatras para ver se o caso do referido maluquete esquerdóide tem cura!

  39. E quando eu digo que é caso de amor eterno pelo inesquecível FHC, a gente sabe que é verdade, né não Everaldo? Toda vez que o coitado olha para uma nota de REAL se lembra do FHC, o coração bate mais forte e uma lágrima escorre pelo canto dos olhos….

  40. Fora de pauta: foi lançado o livro “O Principe da Privataria” do jornalista Palmério Dória. Para deleite dos admiradores do FHC e seu desgoverno, desejo uma ótima leitura. Por favor, não percam.

  41. Gosto do Velho, admiro o seu empenho em defender o obsoleto, por puro idealismo avesso. Acha, o pobre Velho, que, por defendermos o trabalhismo, somos contra a cerceamento da livre iniciativa, somos a favor do burocracismo estatal, somos agentes comunistas disfarçados.
    Caratado em sua caverna paleolítica, defende que uma nação, encare a informação, o controle sobre a moeda, a produção e comercialização do petróleo, da mesma maneira como deve ser encarada, a produção, e comercialização de coadores de café, mamadeiras para cachorros e bijuterias.
    Ainda bem que existe a reencarnação, para que pessoas como ele, tenham outras oportunidades de evoluirem, antes de serem esquecidos nos corredores dos infernos. Aleluuuuuia!!!

  42. Helena/S.André (SP) – 02/09/2013 – 12h50
    ”Fora de pauta: foi lançado o livro “O Principe da Privataria” do jornalista Palmério Dória. Para deleite dos admiradores do FHC e seu desgoverno, desejo uma ótima leitura. Por favor, não percam.”
    Só leio se for para saber que o PT vai privatizar, de vez, e sem meias palavras, a Petrobras o B.B e a C.E.F. Aí sim. Estamos chegando lá.
    Em 2008, os estatistas ,durante a crise, invadiram o Palácio do Planalto exigindo que o então presidente Lula, diante da demissão de 4 mil funcionários, reestatizasse a EMBRAER. Lula olhou para um lado, respirou fundo e foi taxativo; NÃO!
    As privatizações, ainda que, aqui e acolá tenha ocorrido algum desvio, mesmo assim, foi positivo , alavancou e deu sustentabilidade e credibilidade ao país. O Brasil pós privatizações é outra nação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *