Sem candidatos, velho poder parte para cima de Dilma

Sem candidatos, velho poder parte para cima de Dilma

Desistiram de Serra, não conseguem confiar em Aécio, ainda não descobriram qual é a de Eduardo Campos e não botam fé na sustentabilidade de Marina Silva. Sem candidatos viáveis para enfrentar Dilma Rousseff, o antigo aparato midiático-jurídico-financeiro resolveu jogar todas as suas fichas para desidratar a popularidade e combater o governo da presidente em várias frentes, após a divulgação das últimas pesquisas que apontam seu amplo favoritismo para ganhar as eleições de 2014 já no primeiro turno.

Acabou a trégua que a grande imprensa concedeu a Dilma, na esperança de desgastar a sua imagem, a do seu partido e a do seu principal cabo eleitoral, o ex-presidente Lula. no episódio do mensalão. Também não deu certo a estratégia de jogar criador contra criatura, preservando a imagem de Dilma enquanto miravam todos os seus ataques em Lula e no PT.

Nas últimas semanas, enquanto criticam a antecipação da campanha eleitoral, colocando a culpa no governo, amplos setores da mídia parecem ter adotado uma pauta única em capas de revistas, editoriais e manchetes de jornais, que consiste em mostrar a inflação fora de controle e o colapso da infraestrutura e  dos serviços públicos, diante da inércia do governo.

A um ano e meio da eleição, as críticas já resvalam também para aspectos pessoais da personalidade da presidente, até das suas dificuldades para se expressar com clareza, que teria provocado a polemica em torno do aumento dos juros.

O estado d´alma dos dois principais jornais paulistas se revela nas manchetes políticas desta segunda-feira, que mostram uma estranha coincidência.

“Setor financeiro resiste a Dilma, mas aponta fragilidades de Aécio e Campos”, constata o “Estadão”, que ouviu “10  influentes integrantes do mercado sobre os principais personagens políticos do País”, sob a condição do anonimato.

“Corrida com barreiras” é a manchete da “Folha”, que conclui: “A um ano e meio da disputa, pré-candidatos à Presidência da República tentam neutralizar fragilidades e já atuam como se estivessem a poucos meses da eleição”.

A explicação está nos números que acompanham o infográfico com os problemas e as vantagens dos candidatos: no último Datafolha, Dilma tem 58% de intenções de voto; em segundo lugar, vem Marina Silva, com 16%, mas ainda sem partido, seguida por Aécio Neves, com 10%, e Eduardo Campos, com 6%. E Dilma, além da sua oceânica aliança, conta com o dobro de tempo de televisão dos seus três adversários somados.

Nem é preciso perder muito tempo lendo o noticiário sobre a corrida eleitoral, que é mais ou menos o mesmo em todas as publicações _ e assim será, pelo menos até que os antigos donos do poder encontrem um candidato confiável para chamar de seu. Até lá, Dilma vai continuar apanhando, já que não há outro jeito de mudar os resultados das pesquisas, embora esta estratégia também não esteja dando muito certo.

 

 

 

 

 

 

34 thoughts on “Sem candidatos, velho poder parte para cima de Dilma

  1. Ou seja, Kotscho… Preferem arrebentar com o Brasil a vê-lo continuar nas mãos do PT sob a magistral batuta de Lula. Graças a Deus, que é brasileiro, eles perdem credibilidade a cada dia que passa e o desespero é tal que até a velha mídia internacional está sendo convocada. Que vergonha…

  2. Kotscho, meu amigo
    Sou jornalista e confesso que hoje dá até vergonha de dizer isso em voz alta. No que se transformou o “jornalismo” brasileiro? Quem deu corda para que os criminosos da imprensa se tornassem iniputáveis foi o Ayres Brito e a maioria dos seus generais do STF. Como Lula conseguiu indicar uma criatura dessas para o posto mais elevado do judiciário? O que dizer então do Fux, indicado pela Dilma? Não vejo luz no fim do túneo e avisto um golpe a médio prazo. A diferença é que os golpistas de ocasião se travestem de “imprensa independente”, além de “notável saber jurídico e reputação ilibada”.
    Um forte abraço, meu amigo
    Manuel Marques

  3. Caro Kotscho,
    Esperar o quê? com esse ministro das comunicações que tem… E os parlamentares petista? Tudo calado, acovardado no canto das cordas.
    Voce ouviu o que o Requião disse: é raro um senador petista fazer um aparte nos seus pronunciamentos.
    Está faltando comunicação no governo.

  4. O curtido jornalista Kotscho, informa que “o antigo aparato midiático-jurídico-financeiro”, também impopularmente conhecido como Casa Grande, que passa na Globo, mas não se trata do comentarista e sim da responsável pela vergonhosa desigualdade brasileira, pai e mãe de todas as nossas principais mazelas, permanece onde sempre esteve nos últimos dez anos, em pleno “mato-sem-cachorro”, afastado do poder central, com aquela terrível sensação, cada vez mais profunda e desestabilizadora, ainda mais para quem deitou e rolou por mais de cinco séculos no comando dos desmandos no país, que se ficarem o Lula pega, se correrem a Dilma come e se deitarem o PT enterra.
    E da-lhe então o inócuo mais do mesmo, pelos mesmos, para mudarem o rumo das coisas e a cada pesquisa retornarem, à beira de um ataque de nervos, aos lexotan e genéricos de mesma inutilidade, para acalmarem a vanguarda do atraso e sua nova direção terceirizada, o atraso da vanguarda, cooptada em 1994.

  5. Há um erro elementar na candidatura Dilma.
    Lula fica isolado sob a sanha dos seus adversários.
    Há tempo de se garantir a continuidade: Lula candidato.
    Basta a presença de Lula para afastar Eduardo Campos, que não se candidataria.
    Isso seria suficiente para garantir a vitória no primeiro turno.
    Além disso, goste-se ou não, a economia vai mal.
    Isso atrapalha bastante.
    Lula 2014 é o único garante absoluto da continuidade, com vitória no primeiro turno.
    O resto são riscos, maiores ou menores, porque no segundo turno, a blindagem de Dilma (taticamente orquestrada pela midiocracia para isolar e expor Lula com o núcleo duro do PT histórico) vai deixar de existir.
    Aí….

  6. Olho no Ministro Joaquim Barbosa… Nem o personagem de Sam Jackson no filme “Django Livre”, interpretando de forma genial o negro servil, mais branco do que os próprios brancos, se comporta de forma tão subserviente e prestativa à Casa Grande como ele. Está jogando no lixo da história uma oportunidade de ouro que Lula colocou em seu colo.

  7. Na política , especialmente tratando-se de regime democrático – Não há nada pior, que a falta de verdadeiros políticos – Tanto na situação,quanto na oposição!.Tudo pela “GOVERNABILIDADE”!.Até medidas visando fortalecer esta “GOVERNABILIDADE”,são tomadas a todo e qualquer custo.

  8. Épocas atrás internacionalizaram O Brasil, isto é, queriam vender nosso país a preço de banana muitas delas conseguiram, agora fazer chamamento apelando para a mídia internacional é o fim da picada, já é desespero, estão apelando e isto mostra fraqueza de quem usa esses artificios.

  9. Olha que coisa mais linda mais cheia de graça…

    http://cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=6&post_id=1232&utm_source=emailmanager&utm_medium=email&utm_campaign=Boletim_Carta_Maior__23042013

    A campanha midiática pela alta dos juros nas semanas que antecederam a reunião do Copom, do dia 17, foi tão intensa e manipuladora que acabou prejudicando quem pretendia beneficiar.

    Vivendo a ressaca agora, o mesmo jornalismo informa discretamente, longe das manchetes arrebatadoras de dias atrás, que apenas um dos muitos iludidos pelo seu jogral, uma financeira conceituada no mercado, embolsou um prejuízo de quase R$ 100 milhões no carnaval do tomate rentista. Um exemplo, entre muitos.

    A instituição fixou posições especulativas com base na aposta de que o BC elevaria em 0,5% a Selic, num primeiro estirão de três, até completar 1,5% de alta este ano.

    Justiça seja feita, trabalhou-se operosamente para que isso ocorresse.

    Diariamente, não raro mais que uma vez ao dia, vendeu-se ‘informação segura’ de que essa seria a dosagem do BC para a taxa básica de juro em 2013.

  10. “sob a condição do anonimato.”
    Essa piada dessa mídia cretina que se acha jornal é tão velha que Matusalém perto dela ainda não saiu da casca do ovo.Covardões e cínicos usa o tal anonimato para especularem,mentirem,caluniarem e desrespeitarem a autoridade máxima,queiram eles ou não,do Brasil.E pensar que o Governo gasta BILHÕES com essa corja.

  11. VIIIIIVA O PIG !!!…finalmente Ricardo ( o velho Ricardo velho de guerra )…finalmente os deuses atenderam nossas preces, agora o Brasil vai, nossa presidenta despertou a ira destes vagabundos como nunca outro despertou, e nosso país só vai pra frente quando estes malas estão cheios de ódio pelo nosso presidente, neste caso presidenta, o que é pior pra eles pois, com uma mulher como a DILMA não se brinca…vem regulação dos meios por aí…pena que o Se-evita, já batendo nas portas dos infernos não vai ver…seguuuuuuuura peões !!!

  12. RK. Ao ler seu texto, não há outra saída para a oposição brasileira, a não ser ir embora do Brasil. De fato, tudo aqui está as mil maravilhas. Problemas não existem. São inventados pelo antigo aparato midiático-jurídico-financeiro. Na verdade vejo no seu texto o temor mal disfarçado da dureza que será para o PT a próxima eleição presidencial. Não dá pra tampar o sol com a peneira de inverdades e propaganda enganosa deste governo fraco e incompetente. E o Lulla agora assina uma coluna no NYT dos desprezíveis americanos? Nossa! Lulla na PIG Internacional? Ah não, agora que o Lulla tá lá não é mais PIG, não é mais desprezíveis americanos, é o que há de melhor, é o topo do mundo! Quando eu menciono sobre lunáticos em estágio avançado de senilidade é por conta dessas e outras.

  13. Pois é, sem candidato, sem propostas, sem prestigio popular, sem palanque, vai dizer o que!! No momento em estado de deteriorização das suas bases por causa de brigas internas. Cá entre nós, vão fazer o que? Acontece que quando tiveram todas as oportunidades de fazer, jogaram-nas no lixo pensando que as coisas continuariam como estavam e jamais apareceria alguém que fosse capaz de mudar os rumos do país. Apostaram na opção mais exdruxula porque na primeira vez deram tiros no proprios pés e dai por diante continuaram a dar justamente por causa do excesso de pensar serem competentes. Foram desmistificados pelo trabalho árduo do Lula e sua equipe que tiraram o Brasil da pobresa, da inércia, da desesperança e agora não tem mais como reverter este estado de coisas. As oportunidades que o povo lhes deram, jamais voltarão porque até o governador que os representa está sendo um fracasso em todas as áreas do governo estadual paulista. Em resumo, um fracasso total e o que lhes sobrou então? Muito fácil deduzir, usar as armas dos incompetentes atravéz da denuncia vazia, dos apontamentos de fatos irreais no governo federal, procurar derrubar o prestigio popular de quem de fato trabalha, que procura construir, que atende os anseios da população, que dá meios de sobrevivencia e oportunidades ao povo trabalhador. É isso aí. Não há luz no fim do tunel prá este pessoal e não vejo outra saída a não ser uma oportunidade de mostrar SERVIÇO, coisa que eles não são muito afeitos, o trabalho árduo. Então, que esperem por outra oportunidade que não aparecerá tão cedo.

  14. Vannelder disse 16h32: “Nossa! Lulla na PIG Internacional? Ah não, agora que o Lulla tá lá não é mais PIG, não é mais desprezíveis americanos, é o que há de melhor, é o topo do mundo! Quando eu menciono sobre lunáticos em estágio avançado de senilidade é por conta dessas e outras.” Onde, Vannelder, voce viu algum Petista comemorando a coluna de Lula no NYT ? O Everaldo apenas lembrou a “dor de cotovelo” que FHC (invejoso incurável) e seus admiradores devem estar remoendo. Acorda, Vannelder !!!!! Vai ser lerdo assim na Conchichina !!!!!

  15. “Não dá pra tampar o sol com a peneira de inverdades e propaganda enganosa deste governo fraco e incompetente”

    Nosso ex-jornalista em atividade perdeu o eixo… Lula no NYT deixou-o, literalmente, de quatro. Vannelder, achei que você tivesse aprendido com Maluf, nos bons tempos da Ditadura, a ter bons modos. Custava dar um telefonema à FHC de condolências e também levar umas cinco caixinhas de Lexotan? Ingrato…

  16. Será muito divertido, quando e se… algum membro do congresso ou figura publica atacada pela grande imprensa tupiniquim perguntar de publico aos marinhos, aos Firias ou mesquitas “Voce leu o NYT ontem , voce leu o online do NYT e tal ontem? La o luis inácio nove dedos escreveu tal coisa assim.
    A coragem tá escassa, é fato. Mas não tem preço.

  17. Hoje o Milton Jung cometeu um belo ato falho na CBN. Foi mais ou menos assim: Ele dizia que a imprensa poupou a Dilma nos 2 primeiros anos de governo e que ela só batia no Lula e no mensalão, mas agora, a oposição começou a bater na Dilma também.
    Esse Vannelder não se emenda mesmo. Eleição presidencial nunca foi fácil pro PT, fio. A próxima já sabemos que vai ter muita bolinha de papel também. E mais fio, tenta explicar porque você escreve “Lulla”.

  18. Os tucanos vinham bem com a estabilização da moeda e lei de responsabilidade fiscal, dai sairam da rota social democrata e implantaram o modelo neo-liberal, veio o desastre das privatizações e suas consequencias sentidas ate hoje nas teles, rodovias, portos, energia..e por ai vai…….coisa pra ser resolvida em 20 anos.

  19. Vannelder, todo cidadão minimamente informado sabe que as condições gerais do povo melhoraram indiscutivelmente. Da mesma forma que sabe que o caminho a percorrer é longo. Principalmente porque temos uma mídia descompromissada, preguiçosa e mentirosa. Mídia que torce, abertamente, pelo quanto pior melhor.
    Agora trocar o que está ai por uma oposição sem projeto, saudosa de um passado ainda recente em que quebraram o país por três vezes, faça-me o favor. Fico com o que está ai.
    Quanto ao Lula no NYT – ele não vai ser colunista do jornal, o grupo vai comercializar colunas na mídia mundial – ele vai substituir o FHC, que infelizmente não deu o retorno financeiro esoerado. Sinto muito, FHC é para poucos. Os poucos pra quem ele governou. Sorry, periferia!

  20. Ótima análise Paulo Guedes, não existe duvida quanto a isto, existe sim os 5% da midia partidária que sempre teve lado, o lado dos grandes interesses privados que recebem pelos comerciais e indiretamente repassam os custos para o consumidor.

  21. Ricardo…este texto é tão importante, que devemos dar-lhe o máximo de visibilidade.
    Alguém da mídia alternativa, deveria organizar um encontro em Brasília, convocando todas as forças, todos os indivíduos, que defendem a democratização das informações, convidar a nossa presidenta, o LULA, ministro das comunicações etc e o escambau, adotando como pauto este texto.
    http://www.conversaafiada.com.br/pig/2013/04/24/o-pacote-de-maldades-da-secom/
    ” Se o PT deixar o governo, com o nosso povo humilde, refém desta imprensa mentirosa e golpista que temos aí, sem ter lhe criado obstáculos para atentar contra a nossa democracia, acreditando que o controle remoto é o melhor meio para detê-la, tudo que tenha feito por este povo será nada.”

  22. Olá.
    Kotscho, parece que você, como jornalista, não acompanha a Câmara e o Senado ou não percebe o “golpe” que o PT tenta aplicar. De um lado, tentando reduzir a já minguada oposição, através do impedimento da criação da Rede e outros. Para ajudar o governista Kassab a regra valia, agora pra Marina que deseja ser candidata a regra deve mudar! Uhuhuhu
    E na CCJ, mensaleiros, tentando amordaçar o STF.
    Que isso, a presidente tem popularidade pra ganhar a eleição, de forma honesta, não precisa usar esses subterfúgios.

    E Kotscho, sim, a imprensa tem que falar dos problemas de infra-estrutura. Eles são reais e estão aí pra qualquer um ver.
    Governo faz propaganda, imprensa mostra problemas!!! Qualquer coisa diferente disso é ditadura.

    Abs

  23. …Eduardo, lendo o seu comentário, dá pra se perceber que você tem tudo pra ser mais inteligente, uma pena que enalteça a burrice, e a meledicência.
    Você sabe que ninguém esta impedindo a formação de novos partidos.
    Sobre a imprensa: E quando ela publica a mentira, falseia os fatos ??? Não seria o caso de quem se sentir prejudicado, apresentar na mesma edição, a sua versão ???
    Rapaiz…tú nasceu besta assim mesmo, ou fez algum curso pra sê-lo ???

  24. Olá.
    Sr. Everaldo, se “ninguém está impedindo a formação de novos partidos” o que nós estamos vendo nestas últimas 2 semanas?
    Sabe-se que o Congresso nunca vota nada com pressa, só qdo lhe convém.
    E não vim aqui ofender ninguém, apenas dialogar… respeito as ideias que discordam das minhas.

    Everaldo, minha maior esperança é que vc seja um garotão de 16 anos… ainda dá tempo pra aprender, se posicionar de forme firme e respeitosa.

    Abraços.

  25. Isso faz parte da *política*,hoje em dia o *velho poder parte para cima do novo poder,outrora o novo poder ou melhor “PUDÊ” partia *tambem* pra cima do atual(por enquanto) velho poder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *