Partidos novos e velhos viram balaio de gatos

Partidos novos e velhos viram balaio de gatos

Enquanto, em Brasília, o rolo compressor da base aliada do governo federal aprova na Câmara projeto para dificultar a criação de novos partidos, em São Paulo, o PSDB velho de guerra promove novas cenas explícitas de disputa fraticida entre serristas e alckmistas, desta vez pela direção do diretório municipal.

Quando tudo parecia acertado para que um fiel escudeiro de José Serra, o vereador Andrea Matarazzo, fosse eleito presidente do diretório municipal como uma espécie de premio de consolação para o ex-governador, que se sente escanteado e ameaça deixar o partido, três secretários do governador Geraldo Alckmin se juntaram para derrotá-lo e elegeram em seu lugar o ex-deputado Milton Flávio, que é de Botucatu.

O clima esquentou, e até a PM e a Guarda Civil tiveram que ser chamadas, segundo a coluna de Sonia Racy, no “Estadão” desta quinta-feira. Milton Flávio é funcionário de José Anibal, secretário estadual de Energia, antigo desafeto de Serra, e foi eleito com o apoio dos secretários Bruno Covas, de Meio Ambiente, e Júlio Semeghini, do Planejamento.

O acordo para a eleição de Matarazzo havia sido costurado entre o governador e o ex-governador com a benção do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas na hora da votação virou tudo. Sob os gritos de “traidor” e “judas”, o vereador teve que deixar rapidamente o local da eleição e ainda tentou falar com Alckmin, mas o governador não atendeu ao telefone.

O pano de fundo da disputa paroquial é a longínqua eleição municipal de 2016, em que todos já se apresentam como pré-candidatos.  Se ainda faltava algum bom motivo para Serra abandonar o ninho tucano, e se bandear para o MD (Mobilização Democrática), que seu aliado Roberto Freire criou para abrigá-lo, ao fundir o PPS com o PMN, a toque de caixa, antes da votação na Câmara na noite de quarta-feira, que restringiu a criação de novos partidos, agora não falta mais.

Em comum acordo com Serra, o deputado federal Roberto Freire criou o MD para apoiar a candidatura presidencial do governador pernambucano Eduardo Campos, do PSB. Depois da nova rasteira que tomou dos tucanos, agora nada impede que José Serra se lance candidato a governador pelo MD justamente contra Alckmin, que tenta nova reeleição e, por tabela, ofereça um palanque forte para Eduardo Campos em São Paulo. O PT, que ainda não escolheu seu candidato a governador, assiste a tudo de camarote.

É só o que falta para agitar ainda mais o balaio de gatos em que se transformou a estrutura partidária no país, com novos e velhos partidos se dividindo, fundindo ou multiplicando, de casuísmo em casuísmo, a cada nova temporada eleitoral.

Estão em jogo os 3 mil segundos diários de propaganda eleitoral na TV e o rateio dos R$ 293 milhões do Fundo Partidário. Quem mais se habilita?

21 thoughts on “Partidos novos e velhos viram balaio de gatos

  1. “O PT, que ainda não escolheu seu candidato a governador, assiste a tudo de camarote”

    O PT assiste de camarote com a música “Sonhei que estavas tão linda” como fundo musical… Continuo achando que José Serra e essa besta reacionária venezuela, que atende pelo nome de Henrique Capriles, são a mesma pessoa…

  2. esta na hora do gov ciro gomes ir para um partido com plataforma desenvolvimentista, nacionalista, pro-inclusao social, nao-antilulismo e pisar no acelerador. Um partido “passo adiante”, com reconfiguraçao e modernizaçao.

  3. Kotscho, não gosto dessa avacalhação que você anda fazendo com os partidos e a política como um todo. Que existem centenas ou até milhares de falcatruas em todos os sentidos, ninguém tem a menor dúvida. Porém, colocar tudo em um mesmo saco, é típico de setores que acreditam ser melhor fechar o Congresso para que eles possam “esculhambar” à vontade, sem serem incomodados. Acredito que este não é o seu caso. Por que você não se deteve no balaio de gato do PSDB, pelo menos no momento, e quando necessário, criticasse outro balaio de gato?
    Quanto ao PT estar quietinho até o momento, é só esperar mais um pouco, para ver o rebuliço que será feito apenas quando Lula colocar a cabeça de fora, e anunciar a sua candidatura ao governo de São Paulo. Vai ser preciso uma farmácia inteira de lexotan, para fazer os tucanos dormirem com um pouco de sossego. É esperar para ver. Com Haddad e Lula governando São Paulo, a Rede Globo vai enlouquecer de vez.

  4. Completando e fechando esses “balaios de gatos” – Os deputados votaram ontem,uma lei impossibilitando o surgimento de novos partidos( “A NOSSA DEMOCRACIA”).Esta medida visa tão somente manter o grupo de partidos existentes unidos -Tudo pela “GOVERNABILIDADE”.Dentro do “PROJETO DE PODER”!.Isto é que é medida de REFORMA POLÍTICA !.Garante a permanência indefinida dos mesmos partidos e políticos(?)idem “ideologia”da VITÓRIA!.TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO MUDA”.

  5. Eles não usam Black-tie… Ou usam? Esse aspone chamado Andréa Matarazzo que, pasmém senhores, já foi nomeado Embaixador brasileiro na Itália (pelo nosso Fernando Thatcher Cardoso) não consegue sequer vencer um jogo de cartas marcadas… Sem a mídia golpista, o PSDB é um clube pequeno de bairro.

  6. Agora eu pergunto aos experts principalmete da oposição. Se alguns destes partidos ganharem como é que vai governar sem fazer aconchavos ou balcão de negócios como eles mesmos costumam dizer,ou vai iu será alá Janio Quadros com bilhetinho e medidas provisórias? quem foi diferente disto, é no minimo uma utopia pregada pelos postulantes ante qualquer eleição, nada diferente tudo a mesma coisa. O que menos prejudicou foi o PT, como disse aquele morador comentarista do balaio anos atrás que mora nos states, estou repetindo a palavra dele, que relatou com muita maestria.
    E é como estão enchergando nosso país lá fora nunca visto antes de Lula.

  7. …hoje ouvi uma estorinha muito interessante contada pelo Colemar, um veim que passa o dia bisbilhotando a vida dos outros e espalhando o que descobre sobre elas, sempre algo.
    Dizia ele que quando morava numa fazenda de seu tio, lá pras bandas de Orizona, havia um vizinho doido para tomar posse das terras de sua sogra. Um dia chegou em casa com um cavalinho magro, feio, daqueles que nem cigano quer. A sogra começou a zombar do coitado dizendo que nem comprar cavalo ele sabia, pois um daqueles ela não queria nem de graça. O genro então a desafiou:
    – AH! é ? Pois eu duvido qui a sinhora munte neste cavalim.
    No fim de semana ele estava fazende a feira no povoado da redondeza, quando recebeu um telefonema de sua esposa:
    -Beeem, corre aqui em casa que a mãe acaba de morrer !!
    Ele responde:
    -O que ? Ela muntou no cavalim ???
    …assim é a vida, nem tudo que parece é, aquele cavalim, magrim, feio, desdentado, era especialista em matar quem o montasse e cutucasse em suas virilhas. Derrubava e completava o serviço nos coices.
    Ao ouvir esta, me lembrei do nosso grande LULA, quem diria que aquele pernembucanim, zoiudo, barrigudo, finim, iria fazer o estrago que esta fazendo com estes coitados antigos donos do Brasil heim ???
    Seguuuuuuura peões !!! Segura pois tem muitos coices pela frente !!!
    ÈÊÊ mundão véi discuncertado !!! Né não Vitor Hugo ???

  8. Caros colegas petistas,
    vamos melhorar o vocabulário, acertar na gramática, na concordância. A acentuação está um horror. Acredito que o povão não tem acesso a este blog. Então nós, que estamos tentando ser formadores de opinião, devemos ser corretos. Chega de comentários difíceis até de ler. A língua portuguesa, grande patrimônio, agradece.

  9. adendo ao comentario: quando disse nacionalista queria destacar ”clara e programaticamente” nacionalista, sem chauvinismo mas com delimitaçoes ao capital controlado de fora nos setores mais necessarios e estrategicos.
    E nao é bani-los. É criar concorrencia lidimamente nacional por ex no setor farmaceutico que inclua estatais. E anti constituiçao? PEC neles!

  10. Voces perceberam que sempre sao os mesmos gatos que procuram uma brecha para enganar o eleitor . A Marina , o Serra, o Freire com novos partidos. Nos partidos que estavam, viram que as chances de governar vai acabando e tratam de sair por duas razoes, para enganar o eleitor e se livrar das inimizades de dentro do proprio partidos em que estavam.

  11. Dizer que o ex-presidente Lula e seus aliados entendem de partidos e “política eleitoral” está provado que sim.Agora,num paicular tem as ressalvas. Na Bahia uma ala do partido está cogitando o nome do prefeito doutor Guilherme a candidato ao governo do Estado da Bahia!!!.O prefeito Guilherme foi reeleito com dificuldades (só no segundo turno),Fica claro que é uma candidatura inviável – Pois até mesmo no seu reduto eleitoral sua imagem está desgastada natural – Grande parte do eleitorado petista conquistense,está a espera de novo nome do PT, para outras eleições!.A menos que o PT baiano,não esteja pensando seriamente na sucessão e continuação da administração petista na Bahia – Iniciado pelo governado J. Wagner.

  12. Ricardo , desculpe-me – A democracia(com todas as qualidades e oportunidades),deve ser como os raios do sol -Iluminar e aquecer, igualmente a todos – SEM PRECONCEITOS,E CRITÌCA INFERTÉIS!

  13. Coisa feia.

    Olha aí Ricardo Kotscho, outro Ricardo se passando por petista querendo afastar os balaieuros.
    Esse artifício que ele usou é costumeiro da oposição ao tentar menosprezar corrigir sem o mínimo conhecimento de causa do povão, e de maneira nenhuma é coisa de petista, petista é gente simples.
    Esse deve pertencer à partidos de aluguel, e da elite, coisa feia se achar melhor do que os outros.

  14. “Esse deve pertencer à partidos de aluguel”

    Não, prezado Paulo Barbosa das 15:26… É o mesmo ex-jornalista em atividade, um fóssil da Ditadura Militar que com Giba Um e Hebe Camargo formava o tripé de sustentação de Paulo Maluf na Imprensa paulista e que hoje “aluga” sua pena para o PIG de forma graciosa pois, claro, quem vai pagar pelo que este TRASTE escreve? Primeiro ele mesmo posta um comentário cheio de erros para, em seguida, criticar um “petista”. Sua pena continua dando pena…

  15. Ao Paulo Barbosa,
    Você acha mesmo que o povão tem acesso a este blog?
    Você acha mesmo que não existem petistas com curso superior?
    Em se tratando de divulgação de ideias, eu sou superior a um analfabeto, sim. Você já releu seu “post”? Você não aprendeu pontuação, não? E o “à partidos” ? Que dó!

  16. “Ô PARDALZINHO tua lista está muito pequena esquecestes de *tambem* acrescentar a besta que *TAMBEM* é reacionária do *MADURO* e outros mais….”
    O *MADURO* não vê estrelas demais…ele vê passarinhos demais.Ô DÓ!!!!…

  17. Não, meu caro elitista Fernando não aprendi a escrever, tento passar aqui mensagem escrevendo rápido nesse quadradinho/retângulo pequeno. Na minha profissão nunca fiquei sentado em cadeira de uma mesa só bolando ataques pessoais trabalhei sempre em campo. Minha área de projetos inventos, umas delas é a que você usa hoje transmissão de dados, pegando na massa. Não uso outras maneira para denegrir rebaixar quem quer que seja não faz parte da minha formação, só devo criticar divergir aqui no balaio certas posições quanto alguns temas políticos daqueles que querem ser mais real que o rei e não aceita que o Brasil desenvolveu muito na era Lula, aquele que pegou no pesado, inverta os papéis que você entenderá, fique um no lugar do outro e depois se torne um mediador, vai ver concluir quanta incoerência de alguns letrados.

  18. Errata,
    o meu recado foi para o elitista Ricardo – 20/04/2013 – 09h19,
    Desculpe Fernando Persona, foi no afâ de responder essas critcas pessoais troquei os nomes.
    Fernando Persona valeu sua intervenção, obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *