O melancólico fim do pontificado de Bento 16

O melancólico fim do pontificado de Bento 16

Deixando para o próximo papa uma igreja dividida e um balaio de problemas, que vão dos escândalos de pedofilia abafados por cardeais, a negócios escusos flagrados no Banco do Vaticano e o roubo de documentos pessoais que se tornaram públicos, Bento 16 encerrou nesta quinta-feira (28) os oito anos de seu melancólico pontificado.

No ritual do “beija-mão” do qual participaram cerca de cem cardeais, o ainda papa Bento 16 resumiu assim seu trabalho como chefe da Igreja Católica: “Nesses oito anos, vivemos com fé momentos belíssimos de luz radiosa no caminho da igreja, junto a momentos em que algumas nuvens se adensaram no céu”.

Como tem feito em todas as suas aparições públicas desde que anunciou a sua renúncia em meio ao Carnaval, Bento 16 não explicou quais foram os momentos de luz nem a que nuvens ele se refere, “em que o Senhor parecia estar adormecido”, como disse no dia anterior em sua derradeira aparição pública na praça de São Pedro, diante de 150 mil fiéis.

O fato é que ele passou suas últimas semanas no trono de São Pedro se queixando das dificuldades que enfrentou na vida de papa, não vendo a hora de se retirar para o palácio de Castel Gandolfo, onde passará os próximos dois meses, enquanto não são concluídas as reformas do convento que escolheu para morar dentro do Vaticano.

Ficam para trás três encíclicas, quatro exortações apostólicas, a nomeação de 83 cardeais e 53 viagens, mais da metade dentro da Itália _ nada que tenha mudado os rumos da igreja, mas apenas reafirmado velhos dogmas.

“Prometo minha incondicional obediência e reverência ao futuro papa”, disse Bento 16, ao final do encontro com os cardeais reunidos para lhe dar adeus na Sala Clementina, em seu último dia de um papado que não deixará saudades. Melhor assim.

Afinal, pela primeira vez em mais de dois mil anos de história, teremos um papa e um ex-papa convivendo na minúscula Cidade do Vaticano.

Vida que segue.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

36 thoughts on “O melancólico fim do pontificado de Bento 16

  1. “Afinal, pela primeira vez em mais de dois mil anos de história, teremos um papa e um ex-papa convivendo na minúscula Cidade do Vaticano”

    Calma, Kotscho… calma… como fizeram com tantos outros, inclusive recentemente, eles ainda tem algumas semanas para conseguir ao Bento XVI um lugarzinho no Paraíso ao lado do Criador…

  2. Eu lembro de um brilhante comentário seu que a última que eleição que os reacionários daqui (principalmente a grande imprensa) tinham comemorado era a eleição desse papa.

  3. Caro Kotscho.
    Eis-me aqui ,novamente, com ‘boas novas”. Primeiro ,desejando ao ex-Papa, felicidades na sua nova vida e, anunciar ao pessoal do balaio que, o governo PT até parece que ouviu nossas preces e está privatizando tudo. Agora, por exemplo, está sendo licitado os Aeroportos do Galeão, no Rio, e Confins, em Belo Horizonte. A Secretaria de Aviação Civil (SAC) autorizou, em caráter definitivo, a realização de estudos técnicos preparatórios à concessão do Aeroporto do Galeão e do Aeroporto Confins.
    E, caro Kotscho, o governo PT estendeu o prazo de exploração de rodovias e ferrovias privatizadas, era de 15 ou 20 anos, o PT passou para 30 e 35 anos.
    Isso é, ou não é uma boa nova?
    Haja coração da militância estatizante!

  4. Há, e não é pouca gente, eu ateu no meio, que não acha melancólico o fim do papado de Bento 16. Em mais de duas décadas como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e mais os 8 de papado, fez um bom trabalho na Igreja. E a livrou da esquerda, especialmente dos socialistas desmaiados, começando pela pueril Teologia da Libertação, que enquadrou, não pelo olhar socialista de Marx nela contemplado, mas pelo materialismo – que não é mesmo aceitável na doutrina católica. Não é um fim melancólico do ponto de vista dos fiéis católicos, embora seja uma festa da esquerda, que Bento 16 enquadrou de forma exemplar. E seu trabalho fica, podem anotar. Podem guardar os rojões, que vem mais evangelho que política com o novo papa.

  5. …o papado, como os tucanos, é uma espécie em extinção.
    Só há uma salvação irmãos.
    Colocarem a riqueza do vaticano, o seu banco, para financiarem a formação de médicos e produção de medicamentos nos países pobres, em vez de investirem na industria armamentista e afins. Fora disto só lhes restam as labaredas do inferno.
    Quem sabe uma “cubanização” pode ajudá-los a, finalmente entenderem as palavras do Cristo.
    http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/94919/Cuba-50-verdades-que-Yoani-ocultar%C3%A1.htm

  6. Boa noite Ricardo!

    É melancólico, porém, Papas, apesar de serem considerados “infaliveis”, ainda são seres humanos, portanto, dotados sim, da mais pura falibilidade.

    Quando o Filho do velho e bom Zé aqui esteve, renovou proporcionalmente à época, o que queria de nós. Os tempos avançaram mais um pouco tornando-se necessárias várias mudanças. De comportamentos, de mentalidades, de fé! Religião para mim, tornou-se um assunto chato. Até porque não existe necessidade de se “religar” à Ele! O condição Papal portanto, nada mais é do que um bibelô de culto. A humanidade está adquirindo aos poucos aquela “consciência” que mencionei em outro post. Essa consciência é a mais poderosa arma contra aquilo que não nos serve mais. Já houve um tempo. Já se passaram os séculos em que a Igreja como instituição cristã ainda tinha sua utilidade. Hoje, ela mais engessa do que liberta.
    Aos poucos vamos conquistando nossa “consciência…
    De posse dessa consciência, encontraremos enfim, a verdade…
    E ela…a verdade…finalmente nos libertará…!

    Robson de Oliveira

    http://ecoblog-blogeco.blogspot.com.br/

  7. Até onde foi noticíado a respeito – Com base nas informações que nos chegam – O pontíficado foi curto.Surprendendo a muitos.Fica , para o mundo católico e para a poítica mundial,uma incerteza a respeito do próximo PAPA e de suas decisões frente a tamanha crise na Igreja.

  8. “Papas, apesar de serem considerados “infaliveis”, ainda são seres humanos”

    Que maravilha de pensata do Robson das 20:05… acho que ninguém, em tempo algum, se deu conta desta primorosa descoberta, de que eles são humanos, after all… Penso que a única finalidade do Banco Ambroziano é exatamente esta; nos lembrar, sempre, que o Papa é humano.

  9. Kotscho, o problema dos Pastores Alemães é que foram treinados a vida toda para montar guarda e proteger agressivamente a propriedade do dono. Como, no finalzinho da vida, dizer para eles ficarem quietinhos dentro de suas casinhas? Vai dar me(…)…

  10. Aliás, caro Kotscho, a Igreja até tentou, já no Século I ,por volta dos anos 60, sob direção do próprio São Pedro, implantar o comunismo. Segundo o Ato dos Apóstolos ”Todos tinham tudo em comum, vendiam suas propriedades e depositavam os valores arrecadados aos pés dos Apóstolos”. Mas, como em todo socialismo utópico, a corrupção degenerada acabou com tudo.
    Quem quiser ver, vá lá, na Bíblia, nos Atos, ”virtudes dos primeiros Cristãos”. Tem até nomes dos corruptos. E tinha pena de morte, mas nem assim.

  11. Senhor Gardner…por favor, eu sei que é difícil, mas leia toda a frase sim?
    A primeira parte da qual o senhor repetiu aqui, se refere apenas a uma afirmação ligada posteriormente a uma constatação (essa sim) da discrepância do título, no caso, a tal infabilidade ok?
    É isso que dá ir muito além ou aquém de qualquer coisa, no seu caso, o jardim.

  12. Kotscho, pelo cheiro do incenso, acho bom o Vaticano contratar a equipe que roteirizou, agendou e produziu a programação da 470 no STF, senão corre-se o perigo do conclave ficar sem quórum de interessados, meio prá baixo, e como resultado um cochilo que pode acabar elegendo o Papa certo, digo, o Papa errado. Acho bom pensarem em televisionar ao vivo e botarem o Bento Alemão para moderar, sabe-se lá onde esconde-se o capeta?

  13. …a corrupção só não corrói mesmo é o regime capitalista, porque ela é inrente ao mesmo, esta nos princípios que o fundamentam: em busca do lucro, da concentração da riqueza, tudo é permitido.
    Até mesmo o “santo padre” pode ser derrotado quando resolve entrar no seu jogo.Não esta em Atos, não esta em Corintios, nem sei se esta na Bíblia, mas esta nas cartilhas das máfias que controlam o “santo” sistema que tem por Deus o capital.
    Até ao classificarem os pecados, colocaram o pecado “capital” como o mais terrível de todos. Nem em dia de total benevolência, sublimando a si mesmo ao exaltar o amor, Deus o perdoa.
    Irmão…irmão…acordai enquanto é tempo.
    As labaredas do inferno são mantidas, pelo calor da queima das almas, daqueles que o amam.
    Aleluia !!!

  14. A coisa boa deste Papa é ter tido a noção de que não dava mais prá continuar e renunciou. Percebeu que a sua idade não coadunava com o vigor requerido para exercitar a função e saiu, nada mais justo e relevante. Neste quesito este Papa deixou claro que tem consciencia. Quanto a saudades ele na verdade não deixará e para mim o único que às vezes me lembro é o irreverente Papa Paulo II com sua alegria esfusiante que por sinal ficou bem pouco tempo e a oposição deu cabo nele. Desde em que eu li sobre a inquisição, as cruzadas na qual mataram muitas pessoas em nome do Senhor a igreja católica não tem a devida representação para mim. Com Papa ou sem Papa a vida não muda nada para mim, não que eu seja ateu mas às vezes vou à igreja e rezo na esperança de que eles pelo menos errem menos. De qualquer forma está havendo uma grande revoada de fiéis da igreja católica para outras religiões, notadamente pessoas indo para as protestantes, fato que me preocupa bastante porque eles são muito materialistas e tudo gira em troco do dinheiro que quando vivo até o Chico Anisio fez um personagem humoristico apelidado de Tim Tones que antes de tudo só se preocupava em passar a sacolinha, se lembram? Apenas estou na espera do novo Papa e que seja afrodescendente para confirmar as professias de Nostradamus e nada mais.

  15. “como em todo socialismo utópico, a corrupção degenerada acabou com tudo”

    O Velho voltou… e escrevendo pior do que nunca. Como é possível haver corrupção em algo utópico? Back to the future…

  16. Um pouco de história para o Everaldo. História, Everaldo, a gente a reproduz, não inventa. O fracasso do socialismo primitivo e o nome dos primeiros corruptos do socialismo. Atos dos Apóstolos Cap. 4 32. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum (TUDO ERA COMUM)
    e traziam o preço do que tinham vendido e depositavam-no aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade.
    Mas, no Cap. 5, eis que;
    1. Um certo homem chamado ANANIAS, de comum acordo com sua mulher SAFIRA, vendeu um campo
    2. e, combinando com ela, reteve uma parte da quantia da venda. Levando apenas a outra parte, depositou-a aos pés dos apóstolos.
    Ou seja;
    Mais grave do que surrupiar o socialismo era a falsidade. O ‘’socialista’’ foi condenado, não por ficar com suas propriedades ,mas por mentir e fraudar o sistema..
    Dai que/

    3. Pedro, porém, disse: Ananias, por que tomou conta Satanás do teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e enganasses acerca do valor do campo?
    4. Acaso não o podias conservar sem vendê-lo? E depois de vendido, não podias livremente dispor dessa quantia? Por que imaginaste isso em teu coração? Não foi aos homens que mentiste, mas a Deus.
    5. Ao ouvir estas palavras, Ananias caiu morto.

  17. A corrupção não é uma característica nata do capitalismo ,mas do ser humano de um modo geral. Mas, no capitalismo, acontece uma exacerbação da corrupção devido a liberdade que, —aí sim— é farta e para todos.
    Agora, o que está ”nas cartilhas da Máfia”, não sei, nunca as li e nem sequer as conheço. Sei que, nos últimos tempos, muito se tem falado sobre estas regras mafiosas e o seu uso constante.

  18. …aleluia irmão…aleluia…
    O peso dos anos obscurece a visão, entorpece a mente, mas…a glória se avizinha e, na glória, tudo cessará.
    …3. Pedro, porém, disse: Ananias, por que tomou conta Satanás do teu coração,…
    Hoje Pedro diria: Ananias, porque o egoísmo capitalista (Satanás ) tomou conta de teu coração…???
    …e o coitado do Ananias, responderia antes de cair morto:
    -Porque eu sou um miserável mestre, conheço as agruras do Inferno porém tenho medo de construir o paraíso e tê-lo como morada.
    E cai sobre o corpo inerte de Safira, que já morrera de vergonha por ser cumplice da mentira.
    …irmão…
    O Cristo foi crucificado entre dois ladrões, um bom e um mal, o mal, pelas descrições Bíblicas tem o perfil típico de um capitalista, além de eleitor dos tucanos…aleluia.

  19. A corrupção não é uma característica nata do capitalismo ,mas do ser humano de um modo geral.

    Pois é Luíz. Eu também vejo dessa forma, portanto ser apenas CONTRA A CORRUPÇÃO é o mesmo que ser contra a preguiça, a avareza, enfim, tantos defeitos naturais inerentes ao homem e a mulher. Uma bela aula de história bíblica meu caro.
    Já ser contra a impunidade é outra história. A impunidade é que alimenta a cadeia corruptiva com seu nefasto incentivo à prática.
    O problema aqui Luíz , é que; além de não entenderem as mensagens, ainda atacam os mensageiros, no caso, os comentaristas

    Abraços

    Robson de Oliveira

  20. Caro Kotscho, deixa-me explicar para um militante aí o que é utopia. Ele não sabe; UTOPIA É: Ideal impossível de ser realizado; FANTASIA; QUIMERA
    Mas, segundo a doutrina marxista, modelo abstrato de sociedade ideal, consitituído como crítica à sociedade moderna, porém impossível de se por em prática por não se vincular às determinações econômicas e políticas da realidade

  21. “História, Everaldo, a gente a reproduz, não inventa. O fracasso do socialismo primitivo e o nome dos primeiros corruptos do socialismo. Atos dos Apóstolos Cap. 4 32”

    Ai Senhor… A Bíblia, virou História… tudo bem documentado… Velho, por favor, quando citar textos, por favor, tente diferenciar ficção da realidade. O Balaio, agradece…

  22. …( voz cavernosa do Cid Moreira )…irmão…irmão…a luz existe, para vê-la basta abrir os olhos.
    Te libertas e conhecerás a verdade.
    Aí daquele que insiste em permanecer nas trevas, pois, mesmo sendo guiado por aqueles que condenam por tênues domínios dos fatos, não ficará imune à espada da justiça.
    Das terras de onde saiu Colombo, com 60% de seus jóvens sem trabalho, das terras onde vinheram os ensinamentos de Platão, com 60% de seus jóvens sem emprego, sairá as boas novas, que guiará a nova humanidade.
    Preparaivos irmãos descrentes…pois só há uma saída, tornar reais as utopias.
    Prósta-te de joelhos e orai dioturnamente para que passas suportar, a queda de teus valores.
    Aleluia.

  23. Pois é Kotscho, muito mais melancólico que o fim do pontificado de Bento 16 foi o nosso pibinho de 0,9%. Está na hora da Dilma começar a checar os numeros antes de anuncia-los pois, ou muito me engano ou ela anunciou no final de 2012 algo em torno de 1,4% e 1,6% o que já era melancólico. Se somarmos a isso a inflação que ultrapassou com folgas as previsões para 2012 e começou a todo vapor em 2013 e mais as “gambiarras” numéricas do Mantega para mostrar o superavit primário, chegaremos a conclusão que a economia em 2012 foi bem ruim. As previsões governamentais são que “a partir de Abril a inflação retrai e a economia começa a crescer”. A conferir.

  24. “UTOPIA É: Ideal impossível de ser realizado”

    Bem, depois dessa definição do Velho sobre UTOPIA, que é algo impossível de ser realizado fica a certeza de que não só é insano, mas um beócio completo que apenas repete o que lê no PIG. Velho quadrupede, UTOPIA esta relacionada com sonho, com ideal. Voar sempre foi uma utopia da humanidade, até que inventaram o avião. Ter uma sociedade justa e igualitária é um sonho em resposta a sistemas que privilegiam poucos. Já foi realizado? Não… O sonho acabou? Não… a luta continua? Sim… Sempre!

  25. …Bom dia Ricardo !!! Na boa aí ???
    Domingão ensolarado, o povão nas feiras, supermercados, shoppings, desfrutando do aumento de renda proporcionada pelo PT…o papa em sua clasura imaginando como irá implodir o papado…e eu aqui temperando um frango pra almoçar com arroiz e farofa…na boa.
    Bom dia Ênio !!!
    Pois é rapaiz…estava ali temperando o frango quando me lembrei de meu avô. O velho tinha um jegue por nome de Pitágoras, perdi muitos dias de minha vida tentando decifrar este enigma: como foi que meu avô, lá nos cafundós do sertão da Paraíba foi dar este nome ao seu jegue ??? Pitágoras ??? Até hoje não consegui.
    O velho também tinha uma moenda de cana, amarrava o Pitágoras na vara que girava a moenda, e o jeguinho ficava ali o dia inteiro radando em circulo. Estava tão acostumado, o jegue, àquela rotina, que quando era solto ia logo ficar girando em volta da moenda, mesmo quando era feriado. Quem sabe, o Pitágoras, vem daquele circulo que ele fazia ao andar…mas… daí, não poderia ser Euclides ???
    Esta história me veio à cabeça porque me lembrei de nossa oposição, que fica andando em circulos, dizendo, como o efeagagado FHgá esta dizendo, que ela precisa apresentar uma proposta, uma alternativa para o nosso povo, só que, como o Pitágoras, logo-logo voltam ao lengalenga de sempre e não saem do lugar.
    Sei não meu fii…mas, parece que a DILMA, já tomou posse antecipada para o seu segundo mandato.
    …e vamú qui vamú…né não Vitor Hugo ???

  26. Voar nunca foi uma utopia. Voar foi sempre um objetivo do ser humano e, desde a mais remota antiguidade já se sabia da possibilidade técnica de voar. Voar nunca foi uma utopia e jamais poderia ser ,pois trata-se de uma questão técnica.

  27. Mais melancólico que a aposentadoria de um senhor de 85 para 86 anos, é o PIB de 0,9% que o espetacular Governo Federal proporcionou ao povo brasileiro. E mais melancólica é a cara do Mantega ao anunciar isso e a Dilma tentando explicar o seu fracasso.

  28. No Brasil, mais especificamente, a realidade acaba de mostrar outra utopia: A REFORMA AGRÁRIA. A reforma agrária, ao contrário da imaginada pelos utópicos ,para funcionar deveria ser inversa da clássica utopizada, ou seja, ao invés de se criarem pequenas propriedade, o ideal é a formação de latifúndios altamente produtivos,assim como está fazendo o governo Cubano.
    No Brasil, conforme se concluiu recentemente, a utopia da reforma agrária criou favelas nos campos.

  29. Everaldo e amigos, meus 2 últimos comentários não foram publicados e (não por esse motivo) fui descansar alguns dias em Ubatuba, Trindade, Parati, etc . . . Estou de volta, mas sem muita vontade de participar. Um abração a todos.

  30. everaldo – 04/03/2013 – 12h08
    ”…só pra perguntar ao Vannelder, ao Ancestral, e aos demais da turma do “pibinho”, se teem alguma coisa a comentar sobre sobre esta péssima notícia, pra eles é claro:”
    Eu tenho everaldo.
    Vc, francamente, chutou contra o próprio gol e marcou. Isso aí é o resultado da forte atração que o programa neoliberal privatizante consegue entre os investidores. Só o liberalismo é capaz de atrair .
    investimentos.
    Vc investiria suas economias num governo que alardeia uma completa estatização, inclusive bancária(programa original do PT)? Não, claro que não. Mas, cá prá nós e que ninguém nos ouça; com garantias reais de retorno, como é o Brasil atual, aí né everaldo, é mole. Até eu!
    Everaldo, os ganhos dos bancos e dos investidores no Brasil atual são recordes. Nunca, tão poucos ganharam tanto na história do Brasil. E claro, não estou criticando, estou aplaudindo ,pois o efeito colateral disso é o que estamos vendo; taxas de desempregos em baixa. é assim que faz everaldo.
    Pois é everaldo, e vai melhorara ainda mais. O PT está prorrogando o período de concessões da infra estrutura de 15, 20 para 30 e até 35 anos e ainda empresta dinheiro para as concessionárias por longos prazos e com juros de paia para filho. Informe-se, meu velho!
    Mas, infelizmente, permita-me, caro Kotscho, lembrar ao everaldo e a outros tantos; a distribuição de rendas do Brasil melhorou muito pouco. Estamos a pelo o menos um Século ainda dos países desenvolvidos que ostentam índices do primeiro mundo.
    Atenção; programas assistencialistas não são tecnicamente distribuidores de renda. Renda só é aquela que é ”sustentada”. Carro que anda rebocado não é carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *