No rastro de Yoani, Fla-Flu de burrice e intolerância

No rastro de Yoani, Fla-Flu de burrice e intolerância

Grupo protesta contra blogueira em Feira de Santana, na Bahia, durante palestra com presença do senador Eduardo Suplicy, na noite da segunda-feira (18).

As deprimentes cenas de burrice e intolerância no rastro da visita da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil, desde a sua chegada ao Recife no domingo, passando por Feira de Santana, Brasília e agora São Paulo, fazem-me recorrer novamente ao sábio Frederico Branco, que nos ensinava na velha redação do “Estadão”: tem coisa que pode e tem coisa que não pode.

Não pode, por exemplo, um grupelho de furiosos militantes pró-Cuba perseguir a moça onde quer que ela vá, puxar seus cabelos, esfregar notas falsas de dólar na sua cara, impedí-la de participar de debates, de exibir um filme e até de dar autógrafos, como aconteceu na noite desta quinta-feira numa livraria aqui em São Paulo.

Pouco me importa saber se ela é agente da CIA, do Mossad, do Vaticano ou de Hollywood, se é financiada por uma entidade de jornais conservadores ou se está a serviço de quem quer que seja.

Yoani Sánchez tem todo o direito de falar o que quiser e quem não estiver de acordo que a conteste nos debates ou nas redes sociais. O que não pode é impedí-la de expressar o que pensa e impedir a sua livre circulação pelo país.

Além de tudo, é uma cretinice o que esses militantes estão fazendo, pois transformaram Yoani em celebridade de um dia para outro, deram-lhe uma visibilidade na mídia que jamais teria, se simplesmente a deixassem cumprir sua agenda no Brasil.

O resultado disso é que apenas atiçaram o ódio devotado desde sempre ao regime cubano pelos celerados blogueiros e colunistas abrigados no nicho de mercado dos neocons da nossa mídia grande, que aproveitaram a deixa para atacar o governo petista e jogar a blogueira no colo do PSDB, em mais um Fla-Flu de intolerância explícita.

Yoani (ao fundo) participa de debate em São Paulo, que teve que ser encerrado antes do tempo por causa da intensa manifestação. Foto: Fábio Martins/Futura Press

Pode Yoani ter ido além das chinelas, ao cobrar, por exemplo, em debate promovido sugestivamente no “Estadão”, mais “dureza ou franqueza” do governo brasileiro na defesa dos direitos humanos em Cuba, como se um país pudesse dizer a outro o que deve ou não fazer.

Pois não tem a menor importância o que ela diga, mas sim o direito de qualquer cidadão expressar livremente suas ideias em solo brasileiro. Até porque, as declarações críticas de Yoani sobre o regime cubano não trouxeram nenhuma novidade em relação ao que ela já escreve em seu blog faz mais de cinco anos.

A simples presença de Yoani Sánchez no Brasil, primeiro país visitado em sua volta ao mundo, deveria ser festejada como um sinal de abertura do regime cubano _ uma abertura lenta, gradual e segura, como aquela que tivemos aqui na ditadura brasileira, patrocinada pelo general Ernesto Geisel, no final da década de 1970.

O atraso mental e a truculência dos que ainda vivem nos tempos da Guerra Fria, transformaram a inofensiva Yoani, de quem poucos haviam ouvido falar, em vítima indefesa, e sua visita, em manchete de jornal, como se estivéssemos à beira de um conflito armado.

Deixem a moça em paz, e vamos cuidar da vida, que a gente ganha mais.

+ Leia mais sobre a vida de repórter de Ricardo Kotscho no R7 Livros 

58 thoughts on “No rastro de Yoani, Fla-Flu de burrice e intolerância

  1. Tua matéria precisa ser lida por esses manifestantes. Tens toda razão quanto ao resultado dessas manifestações. Tivessem deixado essa blogueira no seu canto, ela estaria no lugar que deveria estar: no alto de sua insignificância. Com essas manifestações transformaram a mocinha(?) em uma defensora dos direitos humanos, defendida por aqueles contrários aos direitos humanos, cujo expoente é o “brilhante” bolsonaro. Bem feito.

  2. Kotscho e sua eterna postagem pendular… uma cravo outra na ferradura. Kotscho, pelamordedeus! Bolsonaro, o que quer a volta dos Militares no Brasil – mas a democracia plena em Cuba – ao lado de Caiado foram seus recepcionistas no Congresso. E você quer que essa moça seja levada à sério? Bom final de semana a todos com muita cachaça, porque a seco, não vai dar…

  3. Concordo com vc Kotscho. Só que o PSDB não vai sair lucrando com tudo isso. PSDB está quase morto, principalmente com o NEVER, por que não o José Serra? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Te amo.

  4. é chato dizer assim na bucha, mas eu sou do flú.
    1º o brasil ja pertence a ‘n’ organizaçoes internacionais de DH, com as implicaçoes todas que isso tem 2º Quem tem os patrocinadores que a sinhazinha feia tem, nao tem moral pra falar em DH em parte alguma.
    3º Ficar falando do que o brasil deveria fazer: Nao! Porque desde os tempos gregos, rejeita-se “que o sapateiro nao vá alem do sapato”.

  5. Eu até nutria uma certa simpatia pela tal blogueira (temos uma tendência natural a nos solidarizarmos com os oprimidos). Entretanto, quando a vi ciceroneada por Jair Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Carlos Sampaio, tive asco e lembrei-me de uma frase que minha mãe muito me dizia quando eu era criança: “diga-me com quem andas e te direi quem és”.

  6. Corcordo Sr.Kotscho. Só que aqui no Brasil a liberdade de expressão só para: VEJA, GLOBO, J.FOLHA de S.PAULO, etc.. Os blogueiros que falam a verdade são processados. É muito bonito falar em liberdade, só que tem que ser para TODOS. Caia na real.

  7. Caro Kotscho
    Concordo contigo.
    É muita burrice hostilizar a blogueira cubana. É dar muita importância a quem nunca teve. Esses meninos e meninas da UJS não precisam ficar jogando caco de vidro, pedra. bosta de gato, acido sulfúrico ou urânio enriquecido por onde a blogueira passa. Somos um país conhecido pelo seu povo hospitaleiro e que trata bem TODOS os estrangeiros que nos visitam ( se for americano então… é “demás” !!! ). Por isso ouso sugerir que os meninos da UJS convidem educada e ternamente a blogueira Yoaní Sánchez para um “tour” noturno pelo lado capitalista do Brasil, para ela conhecer “coisas” que ela NUNCA viu. Por exemplo:
    Uma caminhada pelas ruas do centro de São Paulo durante a madrugada !!! Ali ela verá com os próprios olhos a quantidade de crianças que dormem “com alegria” ao relento. Poderá finalmente conhecer o que é um “morador de rua” (tão comum no mundo capitalista)
    Um passeio pela “Cracolândia” !!! Nem preciso dizer o quanto essa moça ficará encantada !!! E mais… Ela poderá publicar no seu blog que no Brasil capitalista a droga é vendida livremente aos mais pobres por R$ 5,00 a pedra !!! QUASE QUE DE GRAÇA !!! Quanto aos mais ricos, o passeio poderia se estender até os escritórios de negócios das avenidas Paulista ou Berrini e também uma visita nas redações de certas revistas da marginal onde a droga é mais cara porém “o barato” é maior.
    Pra conhecer e ver de perto pela primeira vez a prostituição não precisa ir longe. A vida noturna no Brasil capitalista vai da boate, passa pelas igrejas e chegam até nas “melhores” famílias das pessoas de “bens”.
    Outra novidade que essa blogueira poderia ver nem precisa sair do hotel. Basta ligar a TV e acompanhar as maravilhas que são possíveis de se adquirir nos canais de compra exibidos no Brasil capitalista. Certeza de que ela iria se encantar com o “hair cut experience ultrassonic” ou seja cortador de pelo das “partes”.
    Enfim Kotscho…
    Tem muita coisa pra ela ver. Basta convida-la com carinho como fêz o Instituto Millenium que bancou a estadia da blogueira no Brasil. Aliás, a única coisa boa dessa história foi ver finalmente uma BLOGUEIRA nas manchetes da nossa mídia estúpida, doente, corrupta e golpista posto que até então NUNCA DERAM DESTAQUE aos BLOGUEIROS BRASILEIROS que estão revolucionando a história das comunicações do Brasil !!!
    VIVA OS BLOGUEIROS !!!
    VIVA A LIBERDADE MAIS AMPLA E IRRESTRITA DA INFORMAÇÃO !!!

  8. Paulo Roberto. “Diga-me com quem andas que te direi quem és” Esta frase era muito usada pelo Lula quando ele era eterno candidato a presidente da republica para criticar o candidato que tinha o apoio de Maluf, Sarney, Jader barbalho e outros. Hoje ele está cercado dessa escoria da politica e mesmo assim é venerado por parte do povo brasileiro.

  9. É assustador ver nos blogs, simpatia por regimes ditatoriais. Quase não vejo condenações aos governo repressivos e anti democráticos, como o dos Castro (os irmãos) em Cuba há mais de 40 anos. Fidel virou herói porque lutou ontra uma ditadura. Só que instalou outra, pior,. mais cruel. Até há pouco, não existia o livre direito de ir e vir. E fazer blogs, como Yoani fez, era uma atividade de risco. Como somos felizes em poder discutir livremente na mídia. Pobre dos cubanos, em especial dos homossexuais que, por décadas, foram perseguidos (como mostrou o livro e o filme Antes do Anoitecer, com Javier Bardem). Quando leio certos comentários, tenho medo que o nazi fascismo volte. Quando vejo o desrespeito a Yoani, tremo.

  10. Boa noite Ricardo!

    Realmente minha admiração por você e a razão por que sigo este espaço está justamente na certeza da tua “consciência”, palavrinha essa tão cheia de significados mas ao mesmo tempo, tão alcançável na evolução da humanidade.
    Ninguém gosta de ver ninguém sofrer. Ninguém, a menos que tenha distúrbios patológicos que necessitem tratamento adequado, quer ver um povo passando necessidades. O fato é que “alguns” fazem desse sofrimento, plataformas políticas. Surgem como os “salvadores”, ou ao menos os “amenizadores” de tal mal.
    Eu converso muito com jovens viciados. Converso com suas namoradas também, suas noivas, até suas esposas. Muitas se prostituem para sustentar o vicio, delas e do companheiro. Mas posso te dizer com segurança que NINGUÉM FOI OBRIGADO A ADENTRAR NESSE ASPECTO.
    Todos, de uma forma ou de outra, tiveram, e ainda tem, oportunidades. O tal capitalismo talvez não seja o melhor, mas ainda é o que mais se aproxima. Um povo que precisa estar sempre vivendo dentro de limites estabelecidos por um Estado. Limites esses que impõe uma conduta restrita, que impede por diversos meios o direito a liberdade TOTAL e responsável de seus cidadãos apenas para tentar provar teses ou teorias ideológicas, na minha opinião dá nisso!
    O que vemos, e ainda veremos muito, é justamente esse comportamento idiotizado com argumentos no mesmo molde. Yoani não consegue se comunicar com liberdade porque não querem deixar ela ter essa liberdade. Se eles fossem as autoridades, imagine onde essa mocinha iria parar.
    Posso até estar errado, mas a liberdade para mim, é mais importante do que a própria vida. Liberdade para me expressar sem ser agredido ou diminuido ou ridicularizado ou desqualificado. Liberdade para tentar, errar, tentar de novo, fracassar, tentar novamente quantas vezes for, até finalmente conseguir ou não conquistar alguma coisa que pode ser um sonho, um objetivo, até simplesmente um detalhe insignificante. Desde que siga regras de convívio social, desde que não prejudique outros, posso e tenho o direito de, se quiser, me prostituir, me envenenar com drogas, ou até dormir na rua.
    Acontece que adquiri uma “consciência” que não é de esquerda nem de direita. Já é passado isso. Minha consciência me orienta independente de governos, ideologias, ou partidarismos a ajudar quem eu posso ajudar. Esses moços e moças estão seguindo orientações. São simples massa facilmente idiotizada e manipulada para atender interesses daqueles que NÃO ESTÃO LÁ.

    Ela (a Yoani) já disse de onde vem o dinheiro. De recursos enviados para ela de entidades dos Direitos Humanos. De prêmios que irá receber quando puder. Algum problema nisso? É dinheiro público? É dinheiro sujo?
    Por que não querem deixar a moça falar? Ela já escreve há muito tempo.
    Dificilmente, Ricardo você irá encontrar comentários aqui contrários a tua opinião. Intolerância é burrice mesmo, mas de um jeito ou de outro acaba produzindo esses espetáculos deprimentes.
    A questão principal que está sendo tratada nessa novela é a liberdade. Só isso. Yoani está maravilhada com a liberdade que temos até em impedi-la de falar.
    Mas enquanto houverem os participantes do “Fla”, enquanto existirem os participantes do “Flu”, ainda haverá essa disputa sem sentido, sem mais espaço, sem mais nenhuma consciência. Só a daqueles que mandam.

    Desculpe a lonjura…

    Robson de Oliveira
    http://ecoblog-blogeco.blogspot.com.br/

  11. O assunto é tão dispensável que a única consideração a fazer é que a mocinha chegou fora de época. Tivesse chegado uma semana antes, desenbarcaria em Salvador e por lá ficaria, no circuíto Barra-Ondina, fazendo dupla com o coreano da dança celebrity cantando guantanamera, e de trio em trio, com muito axé regado com cervejas e acarajés, esbaldaria-se até o sol raiar e caso insistisse em ser chata, dava até para descolar uns proselitismos momescos na Band, sem que ninguém a importunasse, salvo o Suplicy (aí nem Ogum resolveria), pois a turma da UJS estaria longe, lá atrás da cordas com a turma da pipoca abafados pela som comportado dos trios elétricos. Que beleza teria sido, sem contar que deslumbrada com o carinho dispensado pelo grampinho e toda a alta côrte bahiana, poderia até resolver ficar por território soteropolitano por mais ver e ensaiar até uma nova dupla com Marina Helena, na rede, para o carnaval de outubro de 2014.
    Que maravilha, que coisa linda é o nosso calor, certamente homenagearia-lhe, Caê, com backing vocal de Nelsinho Motta e Eduardo Suplicy.
    Agora fando sério, é bom nem…

  12. Segundo o jornal o globo, os blocos lidos são só os mantidos por eles, a grande mídia, segundo eles “profissionais”
    O resto é blog “chapa branca” e “blogs sujos”.
    Se assim for o que então é “rede social?”
    Segundo o jornal quem lê blog sujo e blog chapa branca, são só os convertidos!!!!!!!!!

  13. Se eu conheco bem o demotucanato paulista, ela já está sendo considerada, no melhor estilo Sarah Palin, como vice numa chapa com Serra para Presidente em 2014… Quem viver verá!

  14. Quem é essa milícia que persegue Brasil afora essa cubana que não se cala diante de uma ditadura sanguinária, que usou em ampla escala o famigerado PAREDON para eliminar os que não concordavam com sua ideologia? São pessoas que se vestem bem, com roupas de grife compradas em lojas caras, que usam aparelhos celulares moderníssimos, que ao final do achincalhe vão com os seus carros de marca estrangeira a restaurantes e pagam a conta com cartões de crédito de multinacionais com base nos EUA. Eles se locupletam com o capitalismo ao mesmo tempo que condenam os que desejam a democracia num lugar inimaginável de se viver com uma ditadura comunista ultrapassada e sanguinária que nos anos 60 se prestou a marionete da URSS e quase levou o mundo a uma 3ª Guerra Mundial com armas nucleares. Essas pessoas são o avanço de estágio daqueles que defendem com unhas e dentes o esquerdismo barato . Esta claque comunista agora age com pura intolerância. E são patrocinados por quem? Quem os defende? E ainda tem gente que faz chacota disso tudo. É uma vergonha tudo isso.

  15. Kotsho, é inacreditável como você consegue ser petista e ao mesmo tempo tão esclarecido. Agora com relação a uma moça que comentou e disse que há blogueiros que são processados como se tal fato, acontecesse somente com blogueiros petistas e fosse algo para cercear a liberdade de expressão, ser processado por falar algo de alguém faz parte dos direitos democráticos e com certeza não são somente blogueiros petistas que sofrem estas ações de direito. Se você quiser processar a Globo, Veja ou outros veículos de imprensa por achar que eles mentiram sobre algo, ou a ofenderam, terá toda a liberdade e direito para isto. E não precisa nem de advogado. Mas com certeza, o PT deve ter milhares de advogados que poderão ajudá-la nisto. Não confunda direitos democráticos e civis com cerceamento de liberdade. Isto só demonstra que você é muito ignorante, ou acha que os outros é que são. E não mande o Kotscho cair na real, porque vocês do PT só não passam mais vexame no país por causa dele, que é um dos raríssimos petistas que merecem ser ouvidos e fora da realidade está você, que é ignorante e muito mimada.

  16. “Além de tudo, é uma cretinice o que esses militantes estão fazendo, pois transformaram Yoani em celebridade de um dia para outro, deram-lhe uma visibilidade na mídia que jamais teria, se simplesmente a deixassem cumprir sua agenda no Brasil.”
    Nós sabemos muito bem, caro RK que a mídia corporativa já havia decidido que daria cobertura total à blogueira não importa o que acontecesse: por uma questão de afinidade ideológica. Os militantes, segundo vc “cretinos” marcaram posição contra não só contra a blogueira anti-Cuba, mas também contra a pauta imposta pela midia liberal burguesa.

  17. Claro que sou totalmente contra ao assédio violento com agressões contra quem quer que seja. Opiniões diferentes só se conesta com palavras, jamais com violência. É nessa linha que no mundo se declara guerra, pelo fato dos humanos ainda não saberem se fazer entender somente com palavras. Analisar ditaduras pelo mundo é muito difícil, principalmente quando temos democracias permissivas que derrubam quaisquer direitos populares em benefício de um pequeno grupo que se valia dos seus cargos de ”representação”. Grandes ditaduras, como a chinesa por exemplo, não sã criticadas por ser aquele país um dos maiores icones comerciais do planeta. Isso nao significa que tenho qualquer simpatia por esse sitema de governo e lembrando da inércia da OEA no caso da guerra das Malvinas, sendo a Argentina um país sulamericano; a situação de Guantánamo; a invasao e destruiçao do Iraque por uma suspeita de ter um arsenal de armas de destruição em massa, me deixa muito confuso para expressar minha opinião sobre qualquer sistema de governo no planeta. Infelismente é isso.

  18. Claudecir PSOL
    Sou petista e embora possa te parecer absurdo, sou esclarecido também. Não tanto quanto tu que vira e mexe aparece aqui para ofender, agredir e morder com todo o teu tom “professoral” exalando a “chuleza” de quem se acha o extremo da extrema “sinistra”. Não sei do teu passado político mas sou muito amigo do atual presidente do teu partido, Ivan Valente. Fiz duas campanhas dele para Deputado Estadual aqui em São Paulo em dobrada com Genoíno. Fui da coordenação. Pelo que o conheço, (e bem ) ele não aprovaria a tua conduta ofensiva e “fuleira” no trato da política. Respeito o PSOL. Acho fundamental a sua existência no espectro político brasileiro mas temo que pela conduta de militantes da tua marca esse partido poderá desaparecer, como já desapareceram o PSTU e o PCO ( Causa Operária ) Que pena !!!
    Falemos de blogueiros.
    Quero que tu aponte aqui QUAIS os blogueiros NÃO petistas ou simpatizantes que sofrem processos por atuação ou militância política virtual . Te faço este desafio !!!
    Como tu não serás capaz de me trazer nome algum de blogueiros NÃO petistas, vou te dar alguns FATOS que não são publicados pela mídia comercial e corporativa:
    Ali Kamel (diretor da Globo) abriu processos contra 6 blogueiros !!! Entre eles, Rodrigo Vianna, Luiz Carlos Azenha (colegas do Kotscho aqui na Record ) e o “Sr.Cloaca” do blog Cloaca News do Rio Grande do Sul ( ele é um cidadão comum e não jornalista profissional. E POBRE !!! MUITO POBRE !!!) Esses processos foram abertos logo depois da eleição de 2010 em que Ali Kamel foi derrotado ao lado de Serra. Não vou nem citar o PHA do Conversa Afiada e o Luiz Nassif porque contra eles os processos ultrapassam as dezenas !!! TUDO ISSO É PARA INTIMIDAR SIM SENHOR !!!
    Mas a coisa é pior e mais grave ainda.
    Em algumas regiões do país, a intimidação se faz a bala. Nas cidades pequenas, um blog é muitas vezes a ferramenta mais eficaz (e barata) para fazer o contraponto a lideranças locais que normalmente controlam Prefeitura, jornais e rádios. No Rio Grande do Norte, município de Serra do Mel, o blogueiro Ednaldo Filgueira, militante do PT, foi ASSASSINADO depois de colocar na internet uma simples enquete questionando a prestação de contas da Prefeitura. ASSASSINADO !!! Isso foi em 2011. E até agora ninguém foi a julgamento. O Prefeito de lá era do PSDB e seu vice do DEM !!!
    Há notícias de vários outros crimes desta natureza espalhados pelo país sendo que dois casos de morte ocorridos em Belém do Pará (dominado pelos tucanos ) mas que não dá para afirmar com absoluta certeza de que tais mortes de blogueiros ocorreram por suas ações políticas e eu, diferente de tu, prefiro não condenar sob suspeitas.
    No Paraná, Beto Richa (PSDB) conseguiu que a justiça suspendesse o “Blog do Esmael” por 6 meses !!! Agora o meu amigo Esmael de Moraes já voltou com o seu blog mas está condenado a pagar R$ 600.000 ao governadozinho de lá !!! È evidente que o Esmael não dispõe deste dinheirão todo, mas ele é OBRIGADO a recorrer das sentenças. Todo o dinheiro que ele tinha já gastou com advogados !!! Não tem mais de onde tirar MAS SEGUE FIRME !!! Sem ajuda do PT, do PSOL ou de ninguém !!!
    Somos assim, os tais blogueiros progressistas e “sujos” (alcunha que ganhamos de José Serra depois do episódio da “bolinha”) Combatemos a mídia golpista por ideologia, por convicção e por GRANDEZA política !!!
    Não somos “comentaristas do ódio” tal como tu !!!
    Não temos patrocínio de partido, de governo e de ninguém !!! Nossa luta é de graça !!! É de abnegação !!!
    PROCESSAR A GLOBO ???
    A VEJA ???
    OUTROS VEÍCULOS DE IMPRENSA ???
    Em que país tu tá morando “cara pálida” ???
    Essa gente manda no STF !!!!!!!!!!!!!!
    Em tempo: Não adianta tu babar o ôvo do Kotscho chamando ele de petista PORÉM esclarecido, que eu sei que ele não é chegado a esse tipo de “lambeção”.

  19. Esta moça goza de prestigio graças aos integrantes do PIG que fizeram dela um álibi para exemplificar que o comunismo já morto, incinerado e as cinzas, mesmo assim enterradas, possam ser algum perigo. Ter medo de algo que não existe é a mesma coisa que ter medo da mula-sem-cabeça, do boi tatá e até de discos voadores que muitos dizem que não existe e que não passa de alucinação coletiva do povo. Aliás, este estado de alucinação que manifestam é o mesmo medo que alguns tem do Lula , da Dilma, do PT que se resume no medo da perda da vida burguesa que levam explorando o pobre trabalhador. A coitada da moça virou “mote” da moçada do PIG, do PSDB, e por fim das elites exploradoras para tentar mostrar que a morta ideologia há tempos pela glasnost e perestroika do GOBARCHOV, que nem esqueleto tem mais, mas ainda mete medo sem fundamento nesta moçada que não quer largar o osso de modo nenhum. Eu só fiquei sabendo desta moça graças aos próprios blogs que por aqui são cognominados muito cortesmente de “limpinhos”, dos ditos “intelectuais”, “competentes” tucanos que até o presente momento não provaram nada disto e só fazem dar tiros nos próprios pés. Ela está, como mesmo já disse, fazendo o seu trabalho e ganhando seus trocadinhos para sobreviver como milhares de explorados fazem senão vai morrer da pior morte que é a da fome. Nós os PTistas, lulistas e ou populistas já sabemos e inclusive defendemos suas atitudes agindo de tal forma pois fazemos da mesma forma trabalhando e deixando ser explorados, apenas defendemos o pão, mesmo sendo aquele que o diabo amassou para sobreviver. Portanto é bom deixar a moça passear, curtir o Brasil de norte a sul para que ela mesma certifique-se que país capitalista tem coisas que os ditos ex-comunistas já eternamente sepultados, tem e diga e sentencie que a pobresa é uma desgraça de um e do outro regime inexistente e que há sempre um oportunista fazendo uso dela (a fome) e dele ( o regime) para se dar bem. Vai e conheça as nossas favelas, as nossas mazelas e fale da pobresa e mendicancia do povo e desminta este mito perante as tais de sociedades ilustradas do planeta. Mata a cobra e mostre o pau para o povo não viver na ilusão do que dizem os da elite, do topo da piramide social e conscientize o povão dessa verdade.

  20. Kotscho, pra que tanta celeuma com os protestos contra Yoani ? Essa meia duzia de aloprados que impediram-na de manifestar-se é tão expressiva quanto os 3% que não aprovavam Lula ou os 2% que não aprovam Dilma. Cleudecir PSOL, viu só ? Heloisa Helena esnobou o PT. E descartou o PSOL. Nada como um dia depois do outro. Abração a todos do Balaio.

  21. Kotcho, só faltou você sugerir tapete vermelho e banda de música na sua chegada. Os manifestante sabiam que a vinda dela tinha como objetivo se
    confraternizar com a grande mídia. Acima de tudo, ela passou a se meter na política brasileira e apoiar o cambaleante Aécio.

  22. Não sei como alguém pode considerar uma cidadã ou cidadão(blogueiro ou não) – ´Sendo(no caso) a mais notável voz a favor dos cubanos – NÃO TER IMPORTÃNCIA ALGUMA!.Quanto a ingerência , tratando-se de intervenção em assuntos internos de soberânia de outros países – Como citado no texto, a respeito dos direitos humanos em Cuba.Verifica-se,que está mesma atitude é uma exceção,exemplo;Honduras(cassação do presidente Zélaia,pela suprema corte daquele país soberano) e no caso do Paraguaí(cassação do presidente Lugo,pelo Congressodaquele soberano país).~Em ambos os casos houve manifestação da parte do governo brasileiro.Por quê este tratamento diferente?.Alguém sabe explicar?

  23. Como um GRANDE jornalista como Você não menciona uma linha sobre os verdadeiros mentores do ataque a Yoani. Não mencionar a reunião no consulado cubano, com distribuição de CD com matérias para difamar a moça. Não esperava realmente que VC falasse isso, mas estou apenas lembrando o grupelho foi previamente preparado e orientado pelos “companheiros” do PT e de Cuba ou estarei Eu mentindo? Será que meu comentário irá para o site?????

  24. Kotscho, não acredite nunca que sou seu puxa-saco pois minha admiração por você é genuína, apesar do que uns e outros disseram. É seu Victor Hugo nada como um dia após o outro.

  25. Alckmin prepara um pronunciamento onde manifesta sua indignação contra a natureza pela queda de barreiras hoje na Imigrantes e que paralisa, já por um longo período, uma das mais importantes estradas de São Paulo. Segundo ele o barro invadiu a pista em protesto contra a blogueira cubana… o que é inadmissível.

  26. VH, a celeuma é necessário (e Kotscho cai como um patinho aprendendo a andar…). Numa semana em que a democracia latino-americana reelege Correa no Equador por ampla maioria, o que o PIG teria para dizer? Claro… que Cuba é uma ditadura cheia de injustiças e que seu índice no IDH, o maior da America Latina, não reflete a realidade que só eles enxergam. Ora, bolas…

  27. Menos, sr. Kotscho. Ela seria manchete sendo ou não impedida de qualquer coisa por ativistas pró-Cuba. Ao que parece, a missão da blogueira é a de denunciar a impossibilidade de se fazer qualquer denúncia!

  28. perai meu caro, não e bem assim, criticar a moça nas redes sociais quando ela se utiliza da mídia escrita, falada, televisada do mundo inteiro com claros fins politico ao serviço de interesses claramente conhecidos e denunciados e burrice de quem tem essa ideia. Essa moça deve ser denunciada sim e quando não se tem os meios e o PIG trata ela como uma heroína, todos os meios para chamar a atenção e criar os fatos e necessário e valido. Ou como acha que ele ficou conhecida?? ela não faz o mesmo em Cuba??? Ta lendo muito o PIG Kotscho??

  29. Kotcsho, como sempre que é preciso, chama sua turma às falas. Só pioraram as coisas, pois ao sair de Cuba com permissão da ditadura a Yoani já perdera sua importância. Melhor seria ser ignorada pela esquerda. Entretanto, como Kotscho não é de negar sua origem petista, quebrou o galho da cumpanherada chamando os baderneiros de “militantes pró-Cuba”. Não. A ação foi toda engendrada pelos petistas, com a participação de membros do governo Dilma.

  30. Kotscho, chamo atenção para a surpreendente previsão do Everaldo no texto sobre o “cabeça de bagre” Tovar, em post anterior. Segundo o genial Balaieiro, o PIG encontrar-se em estado de falência irreversível e em breve vai implorar pra que votemos a Lei dos Médios, sua única saida honrosa. E o desempenho do PT nas últimas eleições, somente possível porque o eleitor ignorou sumariamente as farsas e calúnias do PIG, não nos permite outra conclusão. Everaldo, por sadismo da minha parte, torço pra que não votemos a Lei dos Médios. Que o PIG “se estrepe” por sua própria conta, de forma infame e vergonhosa. Quero assistir de camarote. Abração a todos do Balaio.

  31. …é o caso de se pensar:
    Porque as potências ocidentais ainda não derrubaram o governo cubano, tão hostil às mesmas ? Porque ???
    Se são capazes de fazer o que fizeram na Líbia, não conseguem fazer em Cuba ???
    Peguei o Google Earth e dei uma sobrevoada por Cuba.
    Fiz o mesmo, nos outros paises da região.
    Quem se dispuser a fazer isto, vai descobrir porque é tão difícil derrubar Fidel.
    A coitada da Yoani, ainda não percebeu, por qual tipo de liberdade os seus irmãos cubanos fizeram opção.
    Quando vir o que aqueles que agora a idolatram vão fazer com ela, quando ela não mais servir aos seus propósito
    não mais cumprir o seu papel,
    Quando a luz dos holofotes se apagarem,
    os microfones desligarem,
    ….e sentir
    a dureza de ser livre, plena de escravidão,
    …nas noites solitárias
    bebendo do seu fel,
    A pobre da Yoni
    envergonhada,
    beijará em sonhos,
    um velho retrato de Fidel.

  32. Caro jornalista,
    Que estória pra boi dormir é esta: “…a inofensiva Yoani, de quem poucos haviam ouvido falar…” Ela é articuladíssima, e é certo que somente os ignorantes e despolitizados não a conheciam, antes de sua viagem ao Brasil.

  33. Tá vendo, Robson, se não estou certo em cutucar o Enio Barroso pra que nos brinde com suas participações no Balaio ??? E quem mais tem a ganhar nem somos nós, os Petistas, pois o monumental texto do Enio 23h31, com o qual reduz a pó a falácia do Cleudecir, seria muito mais útil pra voce. O petardo era pra voce, Robson, pois no texto do Cleudecir, nem de longe, encontramos uma tolice como a sua quando afirma que Yoani é paptrocinada por entidades de defesa dos Direitos Humanos. Então, Robson, porque essas entidades só patrocinam quem se dispões a falar mal de Cuba ? Porque não patrocinam uma Yoani haitiana ? Robson, pensar não dói não, meu fíii. Tô errado, Mr Chance ???

  34. Já notaram como a PIG sempre apresenta a moça do lado direito? Querem mostrar que Cuba não trata o dente de seus cidadãos. Pelo sim ou pelo não, ela é cubana e desdentada.

  35. “Tô errado, Mr Chance ???”

    Caro VH, numa semana em que a democracia comemorava a ampla vitoria de Correa no Equador, consagrado pelo voto popular, o que o PIG poderia dizer? Claro… que em Cuba existe uma feroz ditadura. Surpreende alguém?

  36. …este Vítor Hugo, tem tudo pra ser carrasco, ainda bem que esta do nosso lado.
    Salve Vitão !!!
    Uma coisa não me sai da cabeça, como é que um cara tão sensível quanto o Robson, com uma visão tão poética de vários angulos da vida, que chora ao ver um beija-flor, assume posições tão retrógradas na política.
    Defitivamente, uma das coisas mais terríveis feitas pelos milicos da dita, foi a lavagem cerebral que fizeram no Robson. Féla das mães;

  37. Caro Ricardo, a blogueira cubana tem todo esse direito que o amigo diz, mas pela recepção das pessoas que a recebem.
    A extema direita é quem a recebe por onde passa.
    Sei que é um direito de cada um, mas me diz com quem andas que te direi quem és: Bolsonaro, Otávio Leite e outras figuras que não gostam de povo.
    Ela não representa povo e sim a direita reacionária.
    Quem financia a blogueira?

  38. Caro Kotscho
    Creio que a área destinada aos comentários dos blogs deveriam expressar somente as opiniões pessoais de cada leitor, sem aquele “copie e cole” mesmo que “enrustido” tão comum aos “comentaristas” anti-petistas que bebem na fossa da “grande” mídia golpista e vem depois vomitar aqui no Balaio ou em outros espaços da internet.
    Sempre procuro escrever de punho (ou melhor, “dedo” ) e cérebro próprio mas desta vez quero te pedir licença e permissão para indicar o link do texto “YOANI SÁNCHEZ, A ONÇA DE PAPEL” postado no blog “O que será que me dá” do blogueiro Roni Chira que considero definitivo ou senão fundamental ao debate para nos tornarmos “esclarecidos” sobre a tal dissidente cubana que o Jornal Nacional da Globo já elevou na sexta-feira à categoria de “jornalista”
    Eis o link —> http://oqueseraquemeda.wordpress.com/2013/02/22/4288/

  39. Meus caros! Hoje é domingo, dia em que alguns exageram nos comes e bebes, portanto, vou compreender.

    Primeiramente, não entendi ainda o ódio à essa moça. Tudo o que ela tem são “palavras”. Tudo o que ela pede é liberdade. Fidel só não foi “desentocado” porque os Russos à época, protegiam. Tentaram armar o País com mísseis mas tiveram que retirá-los pois perceberam a tempo que Fidel iria sim utilizá-los mesmo que com o suicídio em massa de sua própria gente.
    Meu querido Everaldo. Eu sou sensível sim, porém não sou estúpido. Nunca sofri lavagem cerebral de ninguém. Penso por conta própria e uso os sentidos para “turbinar” esses pensamentos.
    O que estamos fazendo com os africanos é exatamente o que os tais odiados “imperialistas” fizeram com o mundo. Com jeitinho vamos introduzindo nossas empresas verde amarelas lá para surrupiar seus recursos com a “divina” pretensão de ajudar a criar empregos. O mesmo que fizeram os tais criticados imperialistas. Por mim, tudo certo, só que não critico e depois faço o mesmo.

    Grande abraço meu véio!

    Victor.

    Eu gosto dos comentários do Enio. Já nos “comentamos” muito por aqui. Temos nossas diferenças, mas temos nossas “igualdades” senão, não caberiam aqui minhas admirações por ele. Você ainda não o conhece, senão, saberia que o tal “petardo” não foi pra mim, pois se fosse, seria dirigido diretamente. Mas cabe aqui uma notinha… Existem blogueiros sendo processados que acho que ele se esqueceu. Um mais recente foi o amigo Fábio Pannunzio processado pelo ex-secretário de segurança pública de São Paulo, por motivos de um texto publicado no blog dele.
    Eu seguia a participava de seu blog (do Pannunzio) não era exatamente um blog sujo ou limpo, porém, tinha opiniões contrárias a de vocês.
    Tem também a Adriana Vandoni, que foi processada e perdeu para um político safado (desculpem o pleonasmo), e seu blog ainda segue sob censura. Enfim, devem existir outros porque não tenho como acompanhar a quantidade.
    Alguns blogueiros tem seus recursos para responder aos processos, já outros não.
    Mas isso é normal numa democracia. Afinal, os blogueiros não tem imunidade “parlamentar”.
    Outra coisa, quem disse que essa entidade de direitos humanos só patrocina Yoani? Mais ninguém? Se houver uma alma para defender os direitos humanos em qualquer lugar onde haja …humanos, com certeza o órgão estará presente. Muito tacanha essa tua questão!
    Portanto, o que te dá a garantia de ser tolice dizer o que eu disse? Tem alguma prova concreta do contrário? Ou mais uma vez só fica pastando pelas pradarias das ilações?
    Outro detalhe. O amigo Enio não vem aqui só porque você “cutucou”, vem porque se sentiu no “direito” de “argumentar” , com bons argumentos diga-se, o comentário do Cleudecir, só isso.
    Enfim, PENSAR Victor, não dói…eu sei disso!!!…só você é que ainda não sabe, razão pela qual adota seus repetitismos do que os outros falam, bordões do que outros já fizeram e com isso, fica pulando pra lá e pra cá nos outros comentaristas.
    Infelizmente!!!

  40. Everaldo, por falar em sensibilidade: “E que as crianças cantem livres sobre os muros e e ensine sonho a quem não pode amar sem dor”.*** /// Everaldo e amigos, não conheço melhor explicação pro comportamento de um reaça. Não pode amar sem dor. Por isso, odeia. Viva Taiguara !!!!! Viva o PT !!! Viva Cuba !!! Viva o BRASIL !!!!!
    (*** Que as crianças cantem livres – Taiguara).

  41. Por quê quando critica “FiDEL”,muitos dizem estão criticando CUBA?.O “HERÓI” DITADOR é facilmente confundido com o prórpio país.Nesta condição Fudel é mais que “dono” de Cuba. É a propria.PENSARAM A RESPEITO?.

  42. Como sabemos se há liberdade de expressão num país? Como sabemos se há comida nas prateleiras para o povo comprar? Como sabemos que se há pelo menos dinheiro suficiente para o povo comprar comida? É só ir no Google Earth e dar uma sobrevoada lá. Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah….rapaz essa ganhou o FEBEAPA (Festival de Besteiras que Assolam o País) desse post. Esse pessoal é na realidade uma claque de pândegos e galhofeiros…uns gracistas…uns fanfarrões. E ainda ficam se elogiando mutuamente. Ah ah ah ah ah….é pura Praça é Nossa!

  43. Caro RK,
    Não foram os protestos que levaram a blogueira YS ao centro das preocupações da mídia corporativa. Já estava decidido que ela estaria na pauta de qualquer maneira. As pessoas que marcaram posição fizeram muito bem e não considero isso burrice nem intolerância. Ela falou o que bem entendeu e de forma bem resguardada. Em nenhum momento teve sua integridade física em risco nem aqui nem em Cuba. Ensaiou um puxão de cabelo que acabou não se comprovando, foi ,isto sim, uma bolinha de papel caribenha. Ao invés de ficar viajando pelo mundo para angariar não sei o quê – simpatia, apoio ou $$??. Não seria mais coerente atuar de forma política de modo a conseguir a adesão do povo cubano?? Os manifestantes fizeram exatamente o contraponto, o chamado “outro lado”,sabe? Suportaria YS um debate aberto e livre diante de alguém preparado e conhecedor do que é e representa Cuba diante de um poder como o dos EUA??
    Apenas mais uma observação caro RK. Exatamente o quê significa analisar toda essa movimentação ou a política nacional em termos de FLA-Flu? Se for uma crítica aos aspectos emocionais da política desista pois a emoção é inerente ao ser humano. Seria então uma crítica ao aspecto binário da política nacional? Começo dizendo que embora estejamos numa situação polarizada onde dois partidos PT e PSDB se revezam no comando do Estado o fazem de forma legítima, consequência da escolha livre dos brasileiros. Observo tbém que tal polarização se encontra nos EUA, Inglaterra. Situação bem diferente do Fla-Flu imposto pela ditadura (MDB-Arena). Qual a solução para o Fla-Flu?? A terceira via? Estilo Tony Blair? Bill Clinton? Obrigado Não! A Humanidade está frente a um dilema social,econômico e ecológico e frente a um dilema nos deparamos com duas alternativas ambas desagradáveis, mas a escolha é imprescindível RK A crítica no estilo Fla-Flu nos sugere oquê? Uma não escolha…

  44. E por que razão a velha mídia ainda precisa manter essas campanhas sórdidas contra Cuba. Toda ação não requer uma reação? E teve. Agora imaginem se a blogueira fosse amiga de Lula e do PT! A velha mídia teria vasculhado a sua vida, o finaciamento do seu “tour” pelo mundo, e tudo mais à sua volta.

  45. Enio, li o texto do Roni Chiro que voce indicou e faço minhas suas palavras: simplesmente definitivo. E o que dizer da magistral e impagável charge da “Yoani de cordas”, powered by USA e teleguiada pelo PIG internaconal ? Apenas discordo quando voce diz não ser a favor que divulguemos textos “alienígenas” no Balaio. Textos como esse seria, antes, nossa obrigação divulgar, pois qualquer “reaça” com pelo menos dois neurônios sadios que o lesse com a devida atenção entenderia a diferença entre o capitalismo americano que invade países pra convencer-lhes pela força a “negociar” suas riquezas e as parcerias da Petrobrás pelo mundo. Até mesmo um imbecil, analfabeto de pai e mãe, entenderia a diferença entre Cuba, que envia médicos e os EUA, que enviam porta-aviões. Abração, Enio e Balaieiros.

  46. Há dois tipos de antipatias pela Yoani em sua passagem pelo Brasil. A primeira não preciso dizer por que já está descrita aqui no texto to Kotscho que desaprovou a atitude dos brutamontes aloprados que defendem o regime da ditadura comunista de Cuba mais do que qualquer cubano. A outra antipatia é mais sutil e matreira que não deixa de ser menos grosseira do que a dos brutamontes, pois estes últimos apenas tentam desqualificar o clamor de Yoani pró direito humano e de liberdade de expressão para seu povo cubano. Isto só torna a Yoani muito mais importante e forte do que os dois tipos de antipáticos brasileiros tentam fazer parecer. Na verdade os dois comportamentos demonstram que no fundo se preza mais o regime de ditadura de Cuba do que a democracia do Brasil, esta é que é a verdade.

  47. É tudo que o PIG quer, criar opinião contraria a regulamentação da MÍDIA é para isto ela esta aqui, já tem gente com dó, caso o governo resolva legislar a respeito o PIG dira vamos ser igual a CUBA e mostrar ela sendo contestada. Foi só CIRCO para criar imagens para ser usadas no futuro. Chega de MORDAÇAS, só publicam o que o PIG quer.

  48. Também acho que a Yoani, independente de ser financiada por orgãos de imprensa conservadores do Brasil, ou pelos Yangs Americanos; deveria ter seu direito de se expressar “sobre Cuba”, o seu país; porque “é no minimo indelicado da parte dela”, ser recebida pelo Brasil de braços abertos e até protegida pelo governo, através dos seus correligionarios mais tradicionais; e “criticar a forma com que o país anfitrião age na sua politica externa”. Será que quando ela for pra e Eurpopa e pros Estados Unidos, ela “vai criticar a forma como está sendo tratado o fundadador do Wikisleaks, ou vai achar aquilo democratico?” Ainda nos Estados Unidos, será que ela vai criticar o embargo economico que eles impuseram ao país dela, Cuba?

  49. Ricardo Kotscho e amigos: a Folha de SPaulo de hoje publica coluna de Julia Sweig, do Conselho de Relações Exteriores dos Estados Unidos, entidade da elite política e acadêmica daquele país, que edita a prestigiosa revista Foreign Affairs, sobre o título “A grande notícia de Cuba”. Em análise extremamente lúcida, ela escreve:

    “Não obstante a fixação da mídia brasileira por Yoani Sánchez, não é ela a grande notícia do mundo vinda de Cuba.”

    Para Julia, o importante é a eleição cubana, que resultou na escolha de uma nova geração de políticos para o Conselho de Estado e na implementação da proposta de que seja permitido o exercício de apenas dois mandatos para ocupantes de altos cargos no governo e no partido de Cuba. E a grande frase dela está no finalzinho da crônica. Contundente e sintética, deveria envergonhar até a última raiz do cabelo os colunistas subservientes da mídia tupiniquim e políticos abobados, que babaram com a presença da líder fabricada sem reparar na sua artificialidade.

    Diz o seguinte a frase da colunista da elite estadunidense: “E YOANI? COMO DEIXOU CLARA SUA SEMANA NO BRASIL, A BASE POLÍTICA DELA FICA FORA DE CUBA”.

    É isso aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *