STF cassa deputados: está criado o impasse

STF cassa deputados: está criado o impasse

Atualizado às 20h02:

Em entrevista coletiva concedida agora há pouco, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), jogou mais lenha na fogueira do impasse criado com a decisão do STF. “A decisão tomada pelo tribunal não encerra o assunto. É uma ingerência indevida que não dialoga com o bom entendimento entre os poderes”.

Maia informou que procurou a Advocacia-Geral da União para encontrar um enbasamento jurídico que garanta o não cumprimento da decisão do tribunal sobre a cassação dos mandatos dos parlamentares condenados no processo do mensalão.

Aguardam-se os próximos capítulos.

***

Ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal: “É inadmissível o comportamento de quem, não demonstrando o devido senso de responsabilidade, proclama que não vai cumprir a decisão do Supremo (…). A insubordinação legislativa a uma decisão judicial revela-se comportamento intolerável, inaceitável e incompreensível”.

Deputado Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara dos Deputados: “Não estamos numa ditadura onde a Constituição não é respeitada. Se o STF cassar os parlamentares, isso será inconstitucional. Quem cassa mandato de deputado é o parlamento. (…) Pode não se cumprir a medida tomada pelo STF. E fazendo com que o processo de cassação tramite na Câmara dos Deputados, normalmente, como prevê a Constituição. Isso não é desobedecer o STF. É obedecer à Constituição”.

Ao final do mais longo julgamento da história, o Supremo Tribunal Federal cassou, por 5 votos a 4, na tarde desta segunda-feira (17), os mandatos dos deputados federais João Paulo Cunha, Pedro Henry e Valdemar Costa Neto, 3 dos 25 condenados no processo do mensalão.

Está criado o impasse entre o Supremo Tribunal Federal e a Câmara dos Deputados. Celso de Mello, ao proferir seu voto, ameaçou processar os responsáveis por prevaricação, caso a decisão do STF não seja cumprida, crime que consiste em “retardar ou deixar de praticar indevidamente atos de ofício ou praticá-los contra disposição expressa de lei para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”, com pena que vai de três meses a um ano de prisão.

Em várias declarações que antecederam a sessão de hoje, Marco Maia defendeu que a última palavra é do Legislativo e que uma interpretação contrária representaria uma afronta à autonomia do Congresso e poderia gerar “um impasse institucional sem precedentes na história recente da política nacional”.

A maioria dos ministros decidiu que uma condenação criminal transitada em julgado leva à cassação de direitos políticos e, consequentemente, à perda de mandato. Caberia à Câmara apenas formalizar a decisão.

O revisor Ricardo Lewandowski discordou da maioria e teve o apoio de três ministros (Dias Toffoli, Rosa Weber e Cármen Lúcia). “Não estamos acima de outros poderes. Em nenhuma hipótese, o Congresso Nacional poderá rever o que nós decidimos aqui quanto à condenação. Mas nós, em contrapartida, também não podemos nos intrometer no juízo político de cassação de mandato”.

Para Rosa Weber, “um parlamentar não pode perder o mandato por decisão de outro poder, já que foi eleito pela soberania popular”.

Sem citar nomes, Celso de Mello fez duras críticas ao corporativismo da Câmara: “Equivocado espírito de solidariedade não pode justificar afirmações politicamente irresponsáveis, juridicamente inaceitáveis, de que não se cumprirá uma decisão do STF revestida da autoridade da coisa julgada”.

E agora, como fica? O que pode acontecer? Se os próprios ministros do Supremo Tribunal Federal ficaram divididos sobre a questão, como demonstra o apertado placar final, como é que eu vou saber?

Só uma coisa é certa: a saída para esse impasse ainda deverá tomar algum tempo, pois a medida hoje aprovada só poderá ser aplicada depois que as sentenças tiverem transitado em julgado e não houver mais possibilidade de recursos contra as condenações.

Depois de 53 sessões em 138 dias de julgamento, com penas que somam 282 anos de prisão para 25 condenados, ainda vamos ter que esperar algum tempo para saber como e quando tudo vai acabar.

45 thoughts on “STF cassa deputados: está criado o impasse

  1. Olá Kotcsho. Sabemos da importância do momento político, mas gostaria de ver seu ponto de vista sobre a vitória brasileira no Mundial de Clubes no Japão. Ano passado demos um vexame na final e teve um texto seu aqui sobre isso. Um vitória também merece um texto. Adoro quando vc escreve sobre futebol!

  2. Começar pelo julgamento. Testemunhas foram desconsideradas,provas ignoradas,ministros investiram-se de poderes autocráticos.Pronunciavam-se fora dos autos, atuavam como promotores e juízes simultaneamente,destratavam contestadores,faltou apenas a farda. Conseguiram transformar o STF,num arremedo de côrte superior, ajustada aos desafios que se avizinham,tais como a “lei dos meios de comunicação” ou a desconcentração do oligopólio midiático.

  3. O impasse sobre esta questão fora criado junto com a”CONSTITUIÇÃO CIDADÃ(?)”!.NO artigo quinto , a mesma determina uma situação.Entretanto n artigo ciquenta e cinco, apresenta outra solução para a mesma situação.OU SEJA É UM EMBARAÇO TOTAL Á APLICAÇÃO DA LEI!.No meu modesto entendimento.Será que o Brasil, entrará em “guerra cívil” DECLARADA.Dévido ao embaraço produzido,obra prima dos ilustres deputados da constituinte de 1988?.Agora entedo o motivo da morosidade do STF,para decidir no Tribunal esta questão poliítica criminal.Espero que o povo,tivesse maturidade política para fazê-lo nas urnas.Ilustre ministros depois de mais de 20 longos anos de hibernação despolitizante.FICA IMPOSSÍVEL TAL FEITO DA PARTE DO POVO. Ademais, o povo neste país, nunca participou de qualquer solução política,social,econômica etc,. LIBERTAÇÃO DA ESCRAVATURA (de fora)PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA(de fora como meros figurantes),retorno á democrácia(?) idem!.

  4. Quero só ver quantos dos 513 deputados vão assumir a defesa de si próprios na possibilidade de serem cassados por outro poder. Esse STF não tem a autoridade do voto.
    Alguém aí acredita que esses apagões são por falta de manutenção? Por que nos últimos anos não houve nenhum apagão e só nesses meses já houve 6 SEIS, SEIS ( como insistiu pela manhã o Bom dia Brasil) apagões? É SABOTAGEM!!!! Só pra atacar a Dilma. Afinal a raiz dela é das Minas e Energia. Até as eleições a oposição poderá bradar aos quatro cantos 10, 20 ou 30 apagões. O governo deve estar calado porque não conseguiu ainda provar as SABOTAGENS.
    Por fim, LULA, LULA e LULA!! Pra sempre Lula! Se até o Mandela ficou 27 anos preso, podem mexer com o Lula quanto quiserem. Ele está acima dessas mesquinharias.

  5. O impasse começou há 25 anos, quando políticos eleitos para o congresso resolveram assumir a tarefa de redigir uma constituição, e legislaram em causa própria. Vamos recomeçar e fazer o que deveria ter sido feito antes: uma assembléia constituinte exclusiva, que não tenha compromissos com partidos e que se dissolva após a redação da lei. O que tivemos em 1988 foi uma usurpação por parte de políticos profissionais.

  6. Eu confesso aos Senhores, que não me lembro de ter visto na Presidência do STF um Presidente tão arrogante e Prepotente como o SR. Joaquin Barbosa, Ele quer atrair todos os holofotes da imprensa e se coloca acima de tudo e de todos, será que o fato dele ser o Primeiro negro á assumir a presidência do STF o fez vestir-se de tanta arrogância assim? ele foi o primeiro á chegar lá, mas não foi o primeiro capacitado, outros foram preteridos pelo preconceito dos governos da elite.

  7. Só não digo que “isso é uma vergonha!” porque seu eventual criador não gosta de garis, o que eu acho uma vergonha. Que fique bem claro: o judiciário brasileiro, sob sua forma “excelsa”, faz a sua parte no golpe, nitidamente em andamento. Eles se venderam “como os bons” e, naturalmente, os “políticos são todos maus”. É com esse maniqueísmo grotesco que eles jogam lenha na fogueira. Há pouco tempo atrás não acreditava em golpe. Não pela insuficiência de intenções, mas por falta de financiamentovel e pelo alto custo para viabilizá-lo. Já não penso assim. Com meus cinquenta e seis anos, só não ponho as minhas barbas de molho por que não as tenho. A direita sempre se supera em mesquinharia, ganância e ódio à democracia.

  8. Juíz tem que ter mandato popular.O último a errar tem que ser o
    Povo e sòmente Ele. Servidor público que goza 60 dias de férias e tem dois recessos por ano é imoral, porque tudo que é ilegítimo é imoral.Todo Juíz que não reage contra esta imoralidade é também um imoral. Em todos os níveis até no STF.

  9. Sr. Ricardo Kotscho,
    parafraseando um ministro, que recentemente disse preferir morrer a
    ficar preso em nossas cadeias, em também prefiro a ser julgado por
    um stf, em minúsculas mesmo, tão confuso e atrapalhado.
    É papel que cai a toda hora das mãos de suas excelências, é sessão
    que acabou mais não acabou, é juiz que sai antes do término. Que bagunça!
    O Gremo Recreativo do colégio era mais organizado.
    Jésus da Silva

  10. chorem petralhada…chorem….’e de graca….o caso ‘e que , finalmente, a justica venceu a corrupcao, capitaneada pelos figuroes do partido dos trabalhadores…

  11. Dilma reclamou quando o relator disse que a medida provisoria do governo, aprovada, foi paga com proprinas ( o tal de mensalão) para votarem a favor. O relator ainda não divulgou os nomes dos que se venderam. A câmara deverá cobrar do STF os nomes de todos e as provas para fazer um julgamento justo.
    Será que eu estou certo ?

  12. Kotscho
    A atuação da imprensa e a falta de caráter do ministro Fux e Gilmar Mendes, aliados à falta de responsabilidade dos outros três ministros nesse processo todo me levou a desacreditar na democracia brasileira. Sempre tive esperança na democracia, mesmo não elegendo meus candidatos até 2002. Minha tristeza é saber que foi Dilma quem colocou Fux ali. E Lula, o que levou um poeta pusilanime e o primeiro negro ao STF. Não coloco Joaquim na lista de pessoas nefastas como Brito, Gilmar e Fux, mas ele foi muito irresponsável em todo esse processo. E de certa forma ele e o Ares de Cabrito estão implantando a ditadura donos da imprensa e STF. Que Deus proteja o povo brasileiro, mas acho que dessa vez a soberania popular foi pra cucuia.
    Um forte abraço e até a destituição de parlamentares e chefes do executivo devidamente eleitos.
    Manuel Marques

  13. No mínimo, a decisão por 5 votos a 4, não é uma decisão que possa legitimar integralmente a posição do STF, sobretudo se levarmos em consideração que FALTAM DOIS MINISTROS para completar o PLENO na sua INTEIREZA.
    Caso os dois ministros – cuja ausência retira do colegiado a efetividade da sua plenitude – votassem com ROSA WEBER, por exemplo, o resultado seria completamente distinto.
    Desse modo, o presidente da Câmara dos Deputados já deveria dispor de PARECERES DOS MELHORES JURISTAS no Brasil ( especialmente os CONSTITUCIONALISTAS) para legitimarem o posicionamento que do CONGRESSO NACIONAL espera-se: não abrir mão da prerrogativa de dispor, em última instância, sobre a CASSAÇÃO DE MANDATO.

  14. Penso que o momento é delicado, e algumas manifestações, especialmente de jornalistas, mas também de internautas estão exaltadas. Um jornalista com grande audiencia na rádio simplesmente desqualificou o deputado Maia e mandou ‘tacar’ fogo no Congresso. Nessa onda, acaba dado tsinami.Melhor analisar com a situação sem jogar a lenha.

  15. O que estamos vendo é a DITADURA DOS TOGADOS. Não vamos aceitar isso passivamente. É reagir frente a esta esculhambação promovida pelo STF. O Legislativo e o Executivo são eleitos pelo povo mas o Judiciário não, portanto estes não podem ter tanto poder, sem questionamento. Aí é ditadura. Portanto, resista Maia! O povo estará contigo.

  16. Tanto faz, no caso de maior interesse que é o do petista João Paulo Cunha. Cassado ou não, pelo judiciário ou legislativo, ele vai para a cadeia. Deste momento em diante é ver se absolvido por maioria absoluta no legislativo, 50% dos votos mais um, e não se duvide que o jaguncel do cangaço nacional faça isso, a autoridade permitirá sua ida ao Congresso, de camburão e algemado, na praxe do sistema prisional.

  17. Como criado impasse. A partir do momento em que eles foram condenados eles passam a ser legalmente ficha suja. Portanto. indigno de exercer mantato e o cargo em que ocupam deveria ser automaticamente interrompido. Os representantes do povo deveriam ser exemplo de honestidade. Os acusados nem deveriam ter podido concorrer as eleiçoes de 2010.

  18. Que beleza!!! Até acredito que a imprensa esteja prometendo mundos e fundos para o togado afrodescendente dar uma de Batman sem Robin. Mas isso passa dos limites! Está me cheirando o mesmo odor de 50 anos atras. A diferença é que àquela época, a imprensa trabalhou no escuro da noite e agora o apoio é às claras.Tudo o que esse juiz resolve, para a imprensa está bem resolvido.É ou não apoio às claras? Cada vez mais isso está me cheirando a golpe. Estilo paraguaio.

  19. Mais uma adição! Depois do vício do álcool, do fumo, do jogo, da programação da Globo, do “comprismo”, do açúcar, do facebook e do celular, mais um. A nova adição – a atingir mais a classe média do que as outras – é igualmente grave, pesada: o vício em togas! Quando os sócios ideológicos dos verdadeiros algozes verificarem que a parte ruim da coisa sobrou pra eles, estarão dadas as condições para a criação de mais uma ONG ou coisa parecida: T.A. – Togados Anônimos, reuniões de segundas às quintas-feiras nos fundos da Vara mais próxima de sua casa.

  20. Quando um médico esta preso ele pode clinicar?
    Quando um professor esta preso ele pode lecionar?
    Entao porque esses malandros deputados tem que continuar a legislar

  21. Será que a Constituição que esses ministros consultam está escrito em chinês mandarim, javanês ou grego? A que eu tenho aqui está em bom português e não deixa dúvidas. Até meu sobrinho, um ginasiano de 15 anos leu o artigo referente ao caso e entendeu direitinho. É o Congresso que decide. Eles podem até ser presos, depois do trânsito em julgado, mas perda de mandato é com o Congresso. Será que é tão difícil esses togados entenderem isso? Ou a intenção é mesmo de criar impasse e tumultuar o ambiente? Fico com a segunda hipótese. Eles querem armar um ambiente próprio a um golpe.

  22. Fernando Medeiros, não me parece que seja o PT que tenha motivos para chorar, levando em conta as últimas eleições municipais, as últimas pesquisas sobra a aprovação do governo e sobre a eleição de 2014, quem tem muitos motivos para chorar é a oposição. O sentimento entre os petistas é de indignação com a parcialidade da justiça e da mídia.

  23. Boa noite Ricardo!

    Difícil emitir alguma opinião numa situação dessas. Então, eu faço alguns “questionamentos”…; Existe, pelo que percebi, duas formas de interpretar a letra. A “maioria” dos Ministros democraticamente o fez.
    Como a interferência, por assim dizer, entrou no campo “criminal” deixando obviamente de ser do campo “político”, por que então o STF não pode julgar? O campo político não deixa de ser o do Congresso.
    Outra; Caso houvesse a votação no Congresso, ela seria “secreta”???

    Os Ministros votaram e mostraram a cara!!!!

    E finalizando. Por que fazer todo esse barulho? Para salvar o mandato do Valdemar da Costa Neto? Ou só interessa um mandato em questão?

    Em tempo; Bandido, pra mim, deixa de ter representatividade no ato. Onde já se viu o povo sendo representado por um criminoso condenado?

    Abraços!

    Robson de Oliveira

    http://ecoblog-blogeco.blogspot.com.br/

  24. Erasmo e quem disse a vc que os deputados são malandros,a mídia demo tucana?A história se repete e muitos não aprendem.Quando Oswaldo Cruz quis imunizar a população brasileira,a “imprensa” e muitos daquela época desceram o cacete nele.Quando Monteiro Lobato defendeu o nosso petróleo,muitos desceram o cacete nele.Exemplos exitem vários e sempre mostrando quem estava por trás,a casa grande. Mas muitos da senzala continuam na ilusão de que estão defendendo seus interesses.Agora se vc faz parte dos da casa grande,saiba que os da senzala já não aceitam que lhes coloquem novamente o tal do cabresto,nem mesmo os vampas de capa preta que se acham supremos.

  25. Uai, Robson, voce nunca reclamou do fato de termos um presidente que se reelegeu graça a compra de votos pra aprovar a emenda da própria reeleição !!!! FHC também é bandido, Robson ? Ou, na sua opinião, só é bandido se for condenado pelo Joaquim Barbosa ? E o Roger Abdelmassih que “ganhou” Habeas Corpus do STF é inocente, Robson ? Eu mereço !!!!!

  26. Victor, eu não sei onde é que você arruma tanta besteira pra escrever. Não usa de argumentos, só faz gracinhas. Se FHC, Alckimin, Serra, ou qualquer um que esteja condenado (vou soletrar) C O N D E N A DO pela Instituição Republicana chamada de SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL estiver solto, TÁ ERRADO. Não defendo, nem passo a mão na cabeça.
    O Congresso já foi descrito por um cidadão que dizia que lá só existiam não sei quantos “picaretas”. Obviamente, depois que saiu, ficou um a menos!
    Eu não me lembro de sequer um único comentário que fiz aqui a respeito dos Magistrados. Cabe a eles a interpretação das leis e da Constituição, e não a um bando de parlamentares sem conhecimento algum, nem prerrogativas para tal.
    Por fim. Joaquim Barbosa não condenou ninguém. Expôs sua interpretação das leis e foi seguido por seus pares no colegiado. Não atuou como promotor, mas como um Juíz.
    Se alguém não gostou, que processe a autoridade, pule em cima das calças, ou vá para Cuba!

    Desculpe Ricardo, mas argumentos são debatidos, porém, palhaçadas tem limite!

  27. O STF deveria mandar para a câmara o pedido e condenação dos envolvidos. A câmara deve acatar com as provas de cada um dos envolvidos. Se o STF não aceitou a defesa de caixa 2, os envolvidos,tambem, não devem aceitarem o tal de mensalão sem as provas.
    Todos querem que condenem pelo que fizeram e não pelo que os outros fizeram, com justiça justa.

  28. Impressionante como George Orwell, apesar de morto em 1931, conseguiu descrever tao bem o PT, desde a fundacao ate os dias de hoje, em ” A Revolucao dos Bichos ” .
    Ate as ovelhas balindo sem parar , para distrair as pessoas, lembram muito varios comentaristas do blog.
    Confiram, leiam ou releiam . Eh impressionante.
    JP

  29. Robson o Vitor Hugo é um bobalhão sem argumentos. É a própria caricatura do militante idólatra cego. Tem tudo a ver com a Revolução dos Bichos mesmo..hehe..quase nunca tem argumentos e bate sempre na mesma tecla quebrada. Joaquim Barbosa realmente não condenou ninguém, fez cumprir a LEI. E esperemos outros capítulos em 2013. A casa está ruindo.

  30. Yane, eu não acredito em casas ruindo. O PT pode e deve existir desde que siga os caminhos constituídos e não os tortuosos pelos quais sempre passaram os outros partidos que ele também sempre criticou.
    A reforma política foi engavetada pelos parlamentares. A CPI (sempre fui contra essas CPI’s) foi arquivada por “mexer” demais em alguns “interesses” que não os quais a prepararam. O país carece de infraestrutura, de estrutura, de justiça, mas não tão somente a justiça social. Precisa de justiça humana. Não aquela que pregam enquanto sacrificam os valores mais caros dos seres “humanos”. O Brasil precisa sim dos partidos, mas os partidos precisam (e isso é imperioso) de pessoas realmente sérias, comprometidas com seus ideais independente das siglas. Ideais sempre expostos durante as mentiras que proferem em público. Diferentemente do que fazem na privação de seus gabinetes suntuosos. Se eu for fiel a um amigo, serei sempre fiel, a menos que esse amigo se mostre demasiadamente cegado por suas idolatrias carregando-as como cangas sem olhar ao redor. Se esse amigo se apresentar de tal forma a distorcer todos os valores dele exigindo que inclua também os meus valores nessa empreitada, então. Não será mais meu amigo. Tal preço seria demasiadamente alto.
    Ao contrário do que muitos possam pensar, eu não odeio o PT, pois se odiasse, estaria era aplaudindo tanta enormidade. Estaria justificando cada passo errado, incentivando cada ato obscuro.
    Quanto ao STF, bem… se o congresso já está perdendo sua credibilidade exposta no aumento de votos nulos (que me incluo) e brancos, o judiciário não pode seguir o mesmo destino. O que é um país sem congresso e sem judiciário?
    Quanto ao Victor Yane, não adianta. Já existiram nesse espaço grandes debatedores que muito me ensinaram. A grande maioria desapareceu depois da moderação. Não os culpo, assim como também não posso culpar o Ricardo por deixar de publicar comentários evitando discussões infindáveis.
    Felizmente os arquivos estão lá, intactos no antigo baláio. De vez em quando vou visitar os amigos que tinha. Lembrar as discussões que na maior parte das vezes eram bem produtivas.
    Quem me conheceu daquela época, como o Everaldo, o Enio, a Norma, a Alíz, o velho Manoel Ferreira, o Luíz Carlos (ainda novo) rs, Thiagones, Maurício Barreto, o maravilhoso Simei, o saudoso Benedictus, entre tantos outros os quais discordávamos, porém, havia um sentimento de união tão bem expressado pelo Everaldo num post anterior. Sentimento este, que nos fez até criar um espaço à parte chamado “Boteco do Baláio”. Hoje, quase abandonado pelos reflexos das discussões políticas.
    Antes, dava para a gente escrever também com o coração, agora, temos que escrever mais com o fígado.
    Não podemos tratar fatos sérios com piadas, gracinhas, gozações. Mas sim, com críticas ou no máximo alguma ironia. Afinal, existem pessoas que ainda tem esperança de que algo vá mudar. Assim como milhões de brasileiros estão comemorando a “possibilidade” de haver realmente justiça e PUNIÇÃO para os culpados que forem julgados e condenados por essa justiça.
    O problema social no Brasil, deve sim ser tratado, deve sim ser, se não solucionado, ao menos reduzido, ´porém, jamais a um custo tão alto em valores morais ou éticos, além de financeiros.
    Talvez, quando essa hipnose coletiva desanuviar, quando essa nóvoa…digo névoa se dissipar melhorando a visão das pessoas, certamente a idolatria, e não a casa Yane, é que ruirão.
    Mas enquanto persistir essa “religião”, continuaremos a encontrar os “bichos esquisitos”. Não só aqui, mas em toda a blogosfera de direita ou de esquerda.

    Grande abraço!

    Robson;

    Em tempo; O aparente recado que citei acima sobre fidelidade aos amigos, se refere aos amigos dos meus amigos aos quais costumo dirigir minhas críticas. Não aos meus amigos diretos. Afinal, a diferença entre um amigo de 30 anos e um amigo de uma semana, é só de 29 anos 11 meses e três semanas. Nesse tempo, muita coisa muda, muitos pensamentos modificam, muitas verdades se enterram pela sombra do poder.

  31. Gostaria de saber como será resolvido este embrolio. Pelo que todos sabemos, Legislativo, Executivo e Judiciário tem os mesmos poderes segundo a Constituição e cada um é um poder autonomo. Como ficará agora que o presidente do executivo Marcos Maia, no caso a Camara de Deputados que não quer acatar a prerrogativa do STF? Este é um jogo de braço de ferro e o PT vai ter que desdobrar para manter os deputados que serão cassados pelo STF e que foram sufragados pelo voto popular. O STF está em palpos de aranhas pois terá que se defrontar contra a Câmara dos Deputados e a soberana vontade popular que elegeram estes deputados, além da Constituição. Eu acho que os togados não preveram esta dificuldade e por causa disto poderá ficar pior a emenda que o soneto. Prá mim isto é mais um tiro nos próprios pés e desta vez dado pelo próprio STF, coisa incrível.

  32. Robson, meu texto de 20h35 tem 4 linhas e 3 perguntas. O seu de 14h00 tem 45 linhas e não responde minhas 3 perguntas. Não há gracinhas ou asneiras lá, meu fíiii !!!! Como eu poderia escrever asneiras, gracinhas, formular 3 perguntas (que voce não consegue responder nem com a ajuda da Yane) em apenas 4 linhas e ainda mostrar-lhe que o STF, que manipulou datas no julgamento do mensalão pra prejudicar candidaturas Petistas é o mesmo que concedeu Habeas Corpus na calada da noite pra banqueiro corrupto e cirurgião estuprador de indefesos (mulheres sedadas) fugirem do país ? ACORDA, Robson !!!!!!!

  33. Caro Robson quando digo que a casa está caindo me refiro as máscaras caindo, a pantomina está terminando e o governo federal anda perdido em uma não-gestão e medidas aleatórias desesperadas. Não existe planejamento estratégico e muito menos uma agenda consistente. A corrupção é enorme, como nunca antes se viu no país. Também não odeio o PT e não tenho ligação com nenhum partido político,aliás votei no PT durante muitos anos. Mas é revoltante como sua cúpula tenta fazer do Brasil um feudo, uma extensão da sua ideologia reacionário – e que se diz progressista – UMA OVA que é!! Essa hipnose coletiva a que você se refere Robson, chamo de brainwash. No Brasil o analfabetismo é absurdo e isso leva ao controle social com meras bolsas quando os reais problemas ficam embaixo do tapete. Esse populismo barato do ex-presidente,idolatrado como se fosse uma pessoa do bem, é altamente prejudicial a sociedade e ao desenvolvimento. A economia está ruim, o social tbm, enfim Robson, espero que o julgamento do mensalão não pare por ai, se julguem todos os envolvidos, inclusive tbm a CPI do Cachoeira onde tbm tem muito político e empresário envolvido, e quem sabe assim o Brasil expurgue esses oportunistas que não têm um projeto de governo, mas sim de poder eterno. Quanto ao Vitor Hugo, esse não tem jeito, é sempre a mesma ladainha. Abraço

  34. Yane 10h26, dê uma olhadinha nos meus dois últimos comentários e aponte as asneiras, gracinhas ou ladainha. Voce deveria ter vergonha de fazer-me acusações estapafúrdias. O Robson nós perdoamos, mas voce deveria ter mais critério. Tenha um bom dia, Yane. Eu mereço !!!!!!

  35. Victor, você contou as linhas do comentário que fiz para a Yane. Se você voltar para a minha resposta a você às 21;06, verá logo na segunda linha, que fica antes da terceira e depois da primeira, a minha resposta.
    Nela, eu respondo suas três perguntas.
    Mas se estiver difícil, eu te ajudo.

    FHC não foi processado, portanto, não tem condenação, obviamente não é bandido. Se ele agiu ou não da forma como dizem, por que então aceitaram as reeleições posteriores? Usufruíram da mesma forma.
    E esse tal de Roger aí??? Foi julgado e condenado? Ou teve direito ao HC como rezam as leis. Ninguém ganha um HC depois de condenado e preso. Posso não concordar com elas, mas direito é direito. Infelizmente para uns, felizmente para outros.
    Coisas que o Luíz Carlos costuma citar aqui e que você mesmo já disse que tanto irritam vocês.
    Se o Ricardo publicar, encerro por aqui!

    Cara Yane, eu entendi sim. Concordo contigo. Só aproveitei teu “levantamento” pra fazer o “lançamento”. Você, por seu turno, aproveitou que ficou “kikando” e mandou pra rede.

    Grande abraço

  36. DEPOIS DO GOLPE, O POVO ÀS FAVAS – No caso do mensalão a única pessoa que deveria ter sido condenada chama-se Roberto Jefferson. Senão vejamos: O PT fez empréstimos junto à rede bancária privada , quintando-os prontamente, sem provocar prejuízos a quem quer que seja. Houve caixa 2? Sim. Isso é crime? Sim. No entanto crime prescrito, como foi considerado no caso do mensalão tucano, aquela história do arquivamento dos processos dos 79 réus do PSDB, embora se saiba que eles(tucanos) tenham desviado grande soma de recursos públicos, das estatais mineiras, o que não se verificou no caso petista. Voltando ao caso Roberto Jefferson. Pq este senhor foi o único criminoso na história do mensalão? Pq pegou 4 milhões do PT para que fossem gastos na campanha eleitoral do PTB, no entanto ele (Bob Jefferson) sumiu com a grana. Por incrível que pareça, o único criminoso não foi condenado a prisão em regime fechado, enquanto que Dirceu, que não teve nada a ver com a história, vai ter que puxar 11 anos de cadeia. Como isso seria possível de acontecer senão neste vergonhoso Tribunal de Exceção Midiático que se instalou nesse país, essa imprensa bandida conseguiu, com seu forte aparato de monopólio da informação e da fala, transformar criminosos em anjos e pessoas inocentes e em bandidos da pior espécie. Depois de tudo o que fizeram de errado ainda é pouco, a escalada golpista continuará, até mesmo pq, conforme disse Eliante Catanhede no artigo “Gran Finale”, Lula não será derrotado na democracia, enfim, para derrubar Lula vão ter que dar um golpe de Estado via Judiciário, uma vez que um golpe militar, quando mal acabamos de sair de um, não teria tanto apelo popular, o povo ainda acredita no STF, ainda acredita, até podem deixar de acreditar quando se darem conta do que aconteceu mas, a estas alturas do campeonato, os golpistas terão retomado o poder e, quando isso ocorre, o povo às favas.

  37. Robson..hehe..um grande abraço a você também e esperemos que em 2013 a justiça continue a limpeza dos gatunos dos cofres públicos, e que a presidenta tenha um insight de mudar sua malfadada equipe econômica.

  38. Eu leio boa parte dos comentários escritos neste fabuloso blog que dá show de democracia nos blogs “limpinhos” da silva, candidos, brancos como lirios do campo do Noblat, do Reinaldo Azevedo e outros da sabugada de tucanodemos defensores desta turpe de oportunistas que querem a todo custo fazer uma lavagem cerebral do povo que já está ficando instruido e dão de ombros prá estes caras duras. Perdem seu tempo precioso com esta intenção mas eu acho interessante que eles postem aqui porque sem eles o blog do Kotscho ficaria sem graça e nós não teríamos os judas para malhar. Eles não vêem mas eu dou grandes gargalhadas quando leio seus comentários indignados tentando sem lograr sucesso convencer o imenso publico que agora está bem informado com verdades sem mistificação e matreirismo que caracterizam o PIG. Perdem seu tempo comentando entre si próprios, aqueles 5% quando muito e quando alguns dos nossos postam também lá, aliás, eles nem sequer conseguem postar porque estes bolgs “limpinhos” ao notarem pelo conteúdo que são PTistas que postaram logo tratam de censurar não deixando eles serem colocados a apreciação dos leitores. Depois posam de defensores da democracia e dos bons costumes se nem sequer praticam este costume social, muito pelo contrário. Bem, eu acho que eles gostam mesmo é e encher o saco dos 80% de brasileiros que melhoraram de vida graças ao Lula e agora à nossa querida Presidenta Dilma. Sabem, não adianta ficar aqui falando coisas que a maioria dos eleitores nem liga, mesmo porque já ficaram no governo por 16 anos e nada fizeram pelo povo, só para os aimiguinhos do peito que usufruiram dos bens do povo leiloando-os a troco de bananas nanica, as mais baratas do mercado. Mas como democratico, acho bom voces ficarem por aqui como bonecos de malhação para sabermos o que pretendem e nos dêem os motivos de nos prepararmos para defender o PTismo, o Lula, o Genoíno, o Dirceu e os outros militantes do PT que tanto bem tem feito pelos cidadãos trabalhadores que soam suas camisas pelo bem do Brasil. É bom que voces tenham em memória e para sempre que depois desta experiencia de ter uma vida digna, não voltaremos mais a depositar nossos votos nesta turminha de oportunistas, nem que haja ameaça do mundo se acabar. Bom Fim do Mundo a todos os tucanodemos porque é isto que desejam depois que ficamos felizes com os governos do PT e eles nunca mais voltarão a governar a nivel de presidencia. O Mundo vai acabar, aliás já está acabando para voces os amantes do PIG, do PSDB, do Dem e do PPS. até nunca mais moçada reacionária. Viva Lula o eterno presidente, viva a Presidenta Dilma de hoje e de 2014 também. Feliz Natal a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *