A hora da verdade para Lula e o PT

A hora da verdade para Lula e o PT

Atualizado às 16h de 30.11

Caros leitores,

pelos comentários enviados até agora, dá para perceber como o tema do texto abaixo provocou opiniões polêmicas, com muitos discordando de mim, o que só mostra duas coisas: a riqueza da democracia e do debate na internet, em que não há espaço para a unanimidade, ao contrário do que ocore com o pensamento único da grande imprensa.

Só esqueci de responder uma coisa ao leitor Fernando Aleador, que me levou a escrever este post: imparcialidade não existe no jornalismo.

Todos os jornalistas e donos de meios de comunicação têm lado. Só escrevo o que penso e sinto, sem pedir licença nem querer agradar ou desagradar a ninguém.

Nem precisava dizer isso para quem acompanha meu trabalho há quase 50 anos, mas para os que estão chegando agora é bom repetir: meu lado é o do Lula, do PT e o da maioria do povo brasileiro, que venceu 500 anos de opressão e hoje vive num país melhor e mais justo.

Ricardo Kotscho

***

“Por que o bloguista inexplicavelmente não conta nada sobre Rosemary e o possível envolvimento do ex-presidente Lula em algumas operações ilícitas? Aonde está a sua imparcialidade de jornalista?”, pergunta o leitor Fernando Aleador, em comentário enviado às 04h57 desta sexta-feira.

Tem toda razão o leitor.

Demorei para escrever e dar esta resposta porque, para mim, estes últimos foram os dias mais difíceis da minha já longa carreira, posto que os fatos envolvem não só velhos amigos meus, como é do conhecimento público, mas um projeto político ao qual dediquei boa parte da minha vida.

Simplesmente, não sabia mais o que dizer. Ao mesmo tempo, não podia brigar com os fatos nem aderir à guerra de extermínio de reputações e de desmonte da imagem do ex-presidente Lula e do PT que está em curso nos últimos meses.

A propósito, escrevi no começo de novembro um texto que se mostrou premonitório sob o título “O alvo agora é Lula na guerra sem fim”, quando o STF consumou a condenação dos ex-dirigentes do PT José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares.

De uma hora para outra, a começar pelo julgamento do mensalão, até chegar às revelações da Operação Porto Seguro, o que era um projeto vitorioso de resgate da cidadania reconhecido em todo o mundo levou um tiro na testa e foi jogado na sarjeta das iniquidades.

“O que me intriga é saber por que agora, por que assim e por que tamanha insistência. É claro que o esforço para acabar com a corrupção é legítimo e louvável, mas não terminaram recentemente de sangrar o PT até a entrada do necrotério? Quem estaria sedento por mais?”, pergunta-se a colunista Barbara Gancia, na edição de hoje da Folha, e são exatamente estas as respostas que venho procurando para entender o que está acontecendo.

Talvez elas estejam na página A13 do mesmo jornal, em que se lê: “FHC acusa Lula de confundir interesses públicos e privados”. Em discurso num evento promovido pelo PSDB no Jóquei Clube de São Paulo, na quinta-feira, o ex-presidente pontificou, mesmo correndo o risco de falar de corda em casa de enforcado:

“Uma coisa é o governo, a coisa pública, outra coisa é a família. A confusão entre seu interesse de família ou seu interesse pessoal com o interesse público leva à corrupção e é o cupim da democracia”.

Sem ter o que propor ao eleitorado, após sofrer três derrotas consecutivas nas eleições presidenciais, e perder até mesmo em São Paulo na última disputa municipal, o PSDB e seus alíados na mídia e em outras instituições nacionais agora partem para o vale-tudo na tentativa desesperada de eliminar por outros meios o adversário que não conseguem vencer nas urnas.

Nada disso, porém, exime o ex-presidente Lula e o PT de virem a público para dar explicações à sociedade porque não dá mais para fazer de conta que nada está acontecendo e tudo se resume a uma luta política, que é só dar tempo ao tempo.

A bonita história do partido, que foi fundamental na redemocratização do país, e a dos milhões de militantes que ajudaram a levar o PT ao poder merecem que seus líderes venham a público, não só para responder a FHC e às denúncias sobre a Operação Porto Seguro publicadas diariamente na imprensa, mas para reconhecer os erros cometidos e devolver a esperança a quem acreditou em seu projeto político original, baseado na ética e na igualdade de oportunidades para todos.

Chegou a hora da verdade para Lula e o PT.

É preciso ter a grandeza de vir a público para tratar francamente tanto do caso do mensalão como do esquema de corrupção denunciado pela Operação Porto Seguro, a partir do escritório da Presidência da República em São Paulo, pois não podemos eternamente apenas culpar os adversários pelos males que nos afligem. Isso não resolve.

Mais do que tudo, é urgente apontar novos caminhos para o futuro, algo que a oposição não consegue, até porque não há alternativas ao PT no horizonte partidário, para uma juventude que começa a desacreditar da política e precisa de referências, como eu e minha geração tivemos, na época da luta contra a ditadura.

Conquistamos a democracia e agora precisamos todos zelar por ela.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

176 thoughts on “A hora da verdade para Lula e o PT

  1. O modelo capitalista funciona assim mesmo, o gov.Sarney levou o PMDB a fazer 20 governadores no auge do plano cruzado, Collor queria fazer um governo liberal, mas “se enforcou” quando confiscou a poupança, FHC foi eleito porque Itamar estabilizou a moeda e o governo de FHC estragou tudo fazendo privatizações desastradas, compra de reeleiçaõ, cambio artificial, apagão eletrico e por ai vai. O governo do PT se mantem firme e forte porque o povo esta bem, melhorou de vida, sabe que o mundo la fora esta numa pindaiba danada. mas se a ECONIMIA DESPENCAR, não havera complacencia, é será pior, pois nossa oposição como bem dito, NÃO TEM PROJETO, NÃO TEM NADA DE MELHOR A OFERECER. Segurando a economia esse governo tera mais 12 anos de poder, no minimo.

  2. Nada a acrescentar ao teu texto Ricardo, somente assinar em baixo e pedir o mesmo: explicação, autocrítica, é visível nas filas de qq lugar ouvir comentários desgastantes ao Lula e ao PT – “não disse qdo chegam ao poder todos ficam iguais” essa “campanha” de desgastes genérica e/ou baseado em fatos, mais uma crise econômica mundial que faz a economia patinar terá sim grandes reflexos nas eleições de 2014. O PT deve ganhar a presidência ( ou melhor a Dilma ) mas governos estaduais, número de deputados e senadores deve diminuir bastante.

  3. Creio que novamente o blogista está deixando se pautar apenas pela mídia golpista. Se por um acaso fosse mais imparcial leria também sites inteligentes como o Nassif ou o Azenha e saberia que a policia federal desmentiu tudo sobre telefonemas e email sobre o Lula. como o blogista reconhece, a Mídia e o PSDB não suportam mais sofrer derrotas consecutivas nas urnas e como toda direita, sabe que para derrotar o Lula, apenas por golpe. Foi assim com Getúlio, tentaram com Juscelino e conseguiram com o Jango. O blogista mesmo admitiu anteriormente que foi ingênuo anteriormente em outra tentativa de golpe contra o PT e seu alvo maior, Lula. Deixa de ser inocente útil.

  4. Desculpe, Ricardo, mas não concordo nem um pouco com seu texto. Qual explicação tem que ser dada? Que o chefe do executivo nomeou diretores de estatais? Que o presidente escutou seus assessores e recebeu indicações para cargos? O que há de errado nisso tudo? Cadê a corrupção, o mar de lama? Rosemary tentou emplacou um nome (mais de um ano depois, frise-se) e depois foi cobrar a fatura, num toma-lá-da-cá típico da política, mas que deve ser apurado e punido, caso se comprove o trafico de influencia. Mas querer envolver o Lula nas tramóias da secretária e tentar ir ao limite do limite do domínio de fato.
    Sds
    Leandro

  5. Parabéns Sr. RK. Concordo com o Sr. e o achei isento e totalmente profissional em seu comentário. Não dá para ficar culpando todos pelos próprios erros. A PF está sob o comando do Governo Federal há mais de dez anos, então dizer que todos são do PSDB ou de oposição soa meio estranho. O PT tem que vir a público e mostrar o que aconteceu de fato e tentar reaver a confiança da maioria. Petista será sempre petista, mas a população já não está tão confiante como antes. Estão dando espaço para a volta do PSDB e companhia.

  6. O pior cego é aquele que não vê, seria este o seu caso!!! A PF fez o trabalho dela por há Democracia e apontou os culpados. Quanto ao Mensalão vamos ver se o apetite do STF sera o mesmo para julgar o PSDB do mensalão mineiro alias o “Original” O PIG e o PSDB só tem uma saida é desqualificar o PT e o LULA com distoções da verdade.

  7. A meu ver, a situação nao e tao simples assim. Se Lula aceita o conselho, fica pior ainda. Quem divulgaria um seu suposto “mea culpa”? A mesma mídia que o detona. Os colunistas estariam a postos para voceferar: “viram, nos tínhamos razão”. Do jeito que você coloca a questão, me parece um beco sem saída. Se correr o bicho pega… Se ficar o bicho come. Acho que o Presidente Lula nao tem vocação para oferecer- se em holocausto no altar da nossa secular hipocrisia elitista.

  8. Mais uma vez o jornalista cai no canto da sereia da mídia. Não pode ser ingenuidade. Não é possível. E é uma insistência em subestimar a inteligência do eleitor!!! Meu Deus. Desde 2005, as pessoas sabem separar o joio do trigo. Meu líder Lula não tem que me explicar absolutamente nada! O PT continua sendo o partido preferido de toda a família e de amigos. Tá tudo certo e já estamos na campanha de 2014! Só isso, Kotscho!

  9. A verdadeira midia golpista é aquela que usa a derrota da oposição como motivo para o surgimento de inúmeros escândalos do PT, como se a derrocada moral do PT fosse culpa de FHC e cia. Essa midia chapa branca que usa o argumento canalha do “sempre foi assim”, esquece as promessas de moralização que o PT fez antes de se lambuzar no poder.
    Porque “só agora”? Ora, os escândalos se amontoam há anos, mas antes Lula tinha a blindagem mais forte. Enquanto presidente, tinha maior trânsito e poderes para encobrir seus mal feitos, enquanto Dilma tem se mostrado mais imparcial. Simples assim, sem nenhuma teoria conspitatória mirabolante.
    Abra os olhos Sr. Ricardo, antes de qualquer lealdade para com seus antigos companheiros de partido, preserve a lealdade para com sua própria dignidade e capacidade de discernimento.

  10. Desculpe Kotscho, mas imparcialidade não significa aderir à escandalização do nada promovida pela mídia, a própia Polícia Federal afirma não haver nada contra Lula e Dirceu.

  11. Mas o mensalão não é uma farsa? Tudo isto não é mentira? Na minha primeira reunião do diretório do PT em Pirituba/São Paulo, o então responsável pela mesma me alertou; “Nem todos estão aqui pela ideologia, muitos querem apenas se aproveitar”. Dito e feito.

  12. Tem que dar satisfações a seus eleitores. Golpista ou não, a mídia está aí pra fazer isso mesmo. É um escândalo atrás do outro. O MP e a Polícia Federal não estão a serviço da oposição ou da mídia e sim estão a serviço do País. Se estão pegando “mal feitos” tem que julgar e punir. A Presidente está fazendo o que tem que fazer: demitir, afastar e pedir rigor nas investigações. Se o PT só vive pra ganhar eleições e depois proceder dessa forma então o Brasil vai muito mal. Kotscho está correto. Tem que dar satisfações para os seus eleitores sim senhor. Ninguém votou no PT pra assistir a esse festival de “mal feitos”. Já passou da hora de o Lula se manifestar. Não pode fazer de conta que não tem nada a ver com isso.

  13. Olá, Ricardo, são paulino, paulista, paulistano! Em uma das passagens de seu saboroso livro, que li e reli, “Do Golpe ao Planalto”, se a memória não me trai, você se disse agradavelmente surpreso pela eficiência dos servidores públicos com quem lidou pelo período ministerial. Imaginaria diferente, afinal era outra, oposta mesmo, a visão dos que militavam (dos que militam hoje, nem se fala) na imprensa “grande”. E você, fato, trabalhou anos a fio (fazendo-o muito bem) nos jornalões da tarde e nas folhas nossas de todos os dias. Quem viveu aquela época, sabe bem o viés “anti-estatização”, “serviço público repleto de mordomias”, “xenofobia econômica” que grassava, senão diretamente nas redações, com certeza grassava dentre os que mandavam nas redações. E que mandam, versão piorada pela natural degeneração da carne e do espírito, vide Frias e sucessor, Mesquitas, etc. No livro, ainda sob o risco de lapso de memória, você teria “jurado” não mais reclamar dos barnabés. Vira que as coisas do mundo não correspondem às coisas do mundo ideologizado. Resgatei o trecho para destacar a impressão que você me passa quanto ao grau de sua adesão à crítica ao pensamento-padrão da classe média em geral, a paulistana em particular, que, creio, é natural ser feita pelos que percorrem a trajetória que percorreu. Refiro-me destacadamente ao moralismo, esse desvio de caráter, tão bem resumidor do comprometidíssimo pensamento dos chamados extratos médios (na verdade médio-altos) paulistanos (embora não só). É esse resíduo (grande, pelo jeito) de moralismo que deixa-lhe tão preocupado e que o impele a tão perigosamente frequentes sentenciações “terminais”, vendo divisores de águas definitivos onde, no máximo, há encruzilhadas com by-passes logo depois da primeira curva. Enfim, claro que vejo razões para preocupações, sim. Mas insuficientes para cobrar definições de quem, muito mais tem direito de fazê-lo – cobrar – do que dever de justificar-se. Ou dito de forma naturalmente caricatural, desde quando a vítima tem que ficar justificando as agressões que sofre? Além da ingenuidade dos bons, o que há senão o velho e introjetadíssimo moralismo pequeno-burguês em seu rogo – honesto, sem dúvida – de explicações definitivas a um partido?

  14. Será que os Blogueiros Limpos vão escrever coma a mesma isençaõ, no mesmo sentido os escandalos da direita ?
    Não sejam coniventes mas tem em todos os governos o trafego de influencia, isso não é novidade e existe sim um direcionamento em querer acabar com Lula, o imbatível.
    To falando Ricardo, o pior fato que aconteceu e incomoda em muito a oposição foi a eleição ganha pelo PT, incrível em São Paulo, vão procurar agulha em palheiro e divulga-la o máximo possivél como os email que recebemos quase que diáriamente numa campanha contra o governo Ferderal.
    O que extranha como é que documentos particulares caem nas mãos da midia em nome da liberdade de imprenssa, qual seria o preço ?
    Talvez isso até fortaleça mais ainda a esquerda.

  15. Sabemos das armações mídia e da oposição em desgastar Lula e o PT. O julgamento do mensalão que foi mais que um espetáculo, serviu de alerta. Mas mesmo assim, o partido não aprende, até parece que gostam de apanhar dessa velha mídia. Mas acho que o PT tem um rabo preso tão grande com essa mesma imprensa que o denuncia todo dia e todo momento. A CPI do Canhoeira pra mim foi a gota d´água. O Relator tirou o nome do jornalista da Veja e do procurador. Por que? O que está por trás disso tudo? Qual é o medo do PT? O partido se cala diante de uma enxurrada de acusações. Ficam calados, não reagem, deixam nas mãos da velha militância. Está realmente mais do que na hora do PT vir a público, e se explicar.

  16. Prezado RK. O ex-presidente vai vir a público para dizer a seguinte sequência: 1) Que não sabia de nada; 2) Que foi apunhalado pelas costas; 3) Que a Operação Porto Seguro foi uma farsa e que o tráfico de influência nunca existiu. Enquanto isso os comissários do PT irão atribuir essa situação à mídia golpista (a famigerada PIG) e a oposição, que derrotada nas urnas, utiliza-se de outros meios odiosos para atingir ao ex-presidente e ao PT. Também, insistirão de que a Privataria Tucana precisa ser levada às raias da justiça (a propósito, estou arrecadando alguns trocados aí para comprar várias edições deste best-sellers e enviá-los à PF, ao MP e ao STF com um apelo para que as referidas autoridades leiam o livreto e botem toda a tucanalha pra fazer companhia ao Zé Dirceu na cadeia. Quem quiser ajudar é so comprar o livreto, que injustamente as livrarias colocam na seção de FICÇÃO, ao lado de Dom Quixote e do Pequeno Príncipe). E no final, caso a situação seja denunciada pelo MP ao STF, vão baixar o sarrafo nos ministros esbravejando contra tamanha injustiça e autoritarismo barato. Ah! e sem esquecer de proclamar com o peito estufado de que essa bandidagem toda não é nada de mais, porque a turma do FHC que está aí explora o Brasil há 500 anos (isso é importante frisar).

  17. Kotscho, não se deixe influenciar. A ex-chefe de gabinete fez lobby por suas indicações. E o presidente Lula avaliava a conveniência. Isso ocorre diariamente em prefeituras, empresas, governos e no executivo federal. Vamos lá, Kotscho! Em frente. Não faça o que quer Ali Kamel, Merval, Dora e Reinaldo.

  18. Kotscho, do que foi divulgado até agora sobre a Rose, o que é crime????? Receber/repassar/indicar currículo é crime? Meu Deus, então vou me apresentar na delegacia, sou um criminoso contumaz….

    Ademais, não há nenhuma prova de envolvimento do Lula ou do Dirceu ou mesmo algo que os ligue vagamente a qqer crime cometido
    pelos indiciados.

    Quer saber, esta imprensa, além de anti-petista, fico cada vez mais convencida que é BANDIDA. Fica escandalizando o nada para encobrir os grandes malfeitos das grandes máfias, empreiteiras, etc, além de detonar adversários das máfias aliadas. Isto ficou claríssimo no relacionamento entre o mafioso Cachoeira e o pessoal da Veja.

    No mais concordo que o PT, deve, urgente, retomar a bandeira da ética, é o único jeito de contrapor este linchamento e manipulação diários.

  19. Kotscho, se você me explicar porque a Privataria Tucana não foi e não está sendo (e duvido que seja) um tiro de canhão na testa do PSDB, eu te explico porque o Lula não tem que vir dar explicação nenhuma ao PIG – e ainda faço um desenho.

  20. Muito me espanta o ex presidente FHC falar em corrupção, interesse público e privado. No governo dele, FHC agiu para salvar um grande banco, cuja herdeira era casada com seu filho. A corrupção no Brasil começou em 2003 quando o metalúrgico assumiu? Ora, façam-me o favor.

  21. Ricardo, quem “levou um tiro na testa e foi atirado à sarjeta” pela maioria esmagadora da população foram os adversários de Lula/Dilma/Hadad, há menos de uma quinzena. Ignorar a eleição e aderir à santa inquisição da PF & STF, exigindo a remissão dos pecados in extremis, é fazer o jogo da mídia-bandida; é escandalizar-se com o sumiço do tostão e esquecer o roubo dos trilhões por FHC e seus sequazes – que agora “pontificam” lições de ética com que moral? Não glorifique o joio e humilhe o trigo nessa campanha cínica e hipócrita por 2014, vamos primeiro enterrar esses monstros que venderam a Nação ao invés de propor sua ressurreição. Respeite mais o eleitorado e menos quem nos julga cretinos e beócios que engoliriam o golpe paraguaio em curso, em nome da TFP rediviva e sua moral que divisa cupins na casa salva do incêndio que atearam. Lute para que estes, os piromaníacos dos bens públicos, tenham agora a sua hora da verdade; basta de execrar a secretária que fez cruzeiro até Ilha Grande e santificar quem malbaratou a Vale do Rio Doce e demais patrimônios equivalentes que nos roubaram. Lula, Zé Dirceu e Genoino não merecem a câmara de gás e este campo de concentração a que foram condenados pelos adversários derrotados, abra os olhos, velho solerte!!!

  22. Kotscho, trabalhei com Olívio Dutra, Tarso e outros petistas – como eu – no RS de 1998 a 2003, na Casa de Cultura Mario Quintana. O quadro do PT gaúcho, guardadas as circunstâncias cronológicas, é muito melhor do que o paulista, que acho meio lerdo. Deve ser overdose de demotucanos, a praga se espalha por osmose. Acho que se deve cobrar dos petistas PAULISTAS, e não do projeto PT, do qual me orgulho de ser participante, inclusive sendo processado (e absolvido) pelo José Serra e sua súcia. Mas sou como o Dr. Spock, lógico. Vida longa e próspera ao PT, se necessário sem os paulistas!

  23. Boa tarde Ricardo Kotscho.

    Caprichei no teu sobrenome pra não errar.
    É isso mesmo meu velho. Fossem todos os petistas assim como você, sabendo corresponder aos fatos e, não apenas brigando e desviando deles, talvez o PT fosse até um partido hegemônico no cenário nacional. Acontece que a mídia não está inventando nada, está sim, cansativamente expondo os fatos. É perseguição? …É! É legítima? Também é. Portanto, não há como “silenciá-la”. O mal do “lulismo” é, e sempre foi, a exortação das qualidades quase divinas do partido e seus dirigentes , seguindo paralelo à demonização de todos os outros que não comunguem ou possam discordar de suas idéias.
    À satanização de todo e qualquer tipo de oposição.
    O que fazia o PT diante de escândalos da atual oposição na época em que estava na…oposição? Por acaso não levantava tudo o que podia? Das massas, aos sindicatos etc etc etc. Era sempre contra tudo o que o governo da ocasião criava. Contra tudo o que hoje em dia utiliza para sua própria governabilidade.
    Faltou…ou melhor, falta isso ao PT. Reconhecimento pelo que foi feito anteriormente, Disponibilidade de fazer ajustes e melhoramentos sem que, para isso, ostente aos “cinco ventos” que RECRIOU o que já havia sido criado. Basta ler os comentários diversos já publicados neste blog por aqueles considerados “anti-PTs” para fácilmente observar isso. Todos (sem exceção) queremos um Brasil melhor. Todos sem exceção, queremos governantes sérios, comprometidos de verdade com os interesses da nação. Todos, sem exceção, queremos respeito às leis, à justiça, à constituição, enfim, à democracia.
    Os homens são fracos e, conforme o poder que lhes cabem nas mãos, acabam por sucumbir diante do clamor do poder ou da corrupção. Exatamente por isso, já disse não ser contra ela, mas àquilo que a alimenta, a impunidade!
    Noto e percebo o teu pequeno desalento quanto às últimas notícias. Não gosto disso. Nunca gostei ou me senti bem quando algum amigo meu fica dessa forma. Também nunca fico tripudiando em cima dos fatos contrários à vocês que praticam essa idolatria a um mito. Respeito as pessoas pelo que elas são, não pelo que se dizem ser.
    Um militante, acima de tudo, tem argumentos sérios. Jamais se utiliza de desqualificações quando confrontado. Vejo o Luíz Carlos aqui sendo sempre ridicularizado por postar suas opiniões baseado nas leis….sim…Nas leis e na constituição. É constantemente agredido justamente por serem essas leis contrárias aos interesses demonstrados pelas militâncias. Já até argumentaram aqui que ,decisão judicial NÃO DEVE SER OBEDECIDA. Isso é argumento? Com base em que lei? Que diretriz? Que ordenamento? O do partido?
    Eu escrevi num post anterior sobre o PT estar privatizando o pais. Não foi porque o famigerado FHC escreveu não, fui eu que escrevi antes dele. Dá pra se notar que estão tentando isso de todas as formas, assim como também dá pra se notar o quanto certos meios jornalísticos estão partidarizados. Isso é que está causando essa guerra. Mas calar a imprensa, controlá-la seria o meio mais democrático?
    Perder eleições também faz parte do jogo. Quantas vezes o Lula ou o PT não perderam até conquistarem o poder???
    Agora é torcer para que essa “madame” jamais deponha. Ao contrário de outros países, no Brasil, a imprensa se limita a certos assuntos públicos, apenas públicos, não dos privados. Com exceções como no caso de um incômodo aliado!
    Por fim. Toda essa descrença na política não é de agora não. Há muito venho percebendo isso. Vem aumentando com a chegada da internet. Não vai mais adiantar espernear, gritar, alardear uma pseudo cidadania obrigatória. A democracia é um ESTADO DE DIREITO não de obrigações.
    Eu, sou obrigado a ser um cidadão honesto, cumpridor dos meus deveres e somente isso. Assim como os seus amigos que detém o poder agora também o são. Eu sinto muito por eles. Eu sinto muito pelos fatos estarem caminhando a um desfecho vergonhoso. Sinto mesmo, de verdade.
    Já disse aos meus amigos aqui que os invejo pela crença que tem. Pela fé inabalável, cega e até manca que mantém em cima de uma “doutrina” que não concordo e pronto.
    Certa vez eu disse aqui que não me importaria nem um pouco em me desculpar com todos caso visse meu erro. Até agora só vi o Lula se desculpando uma vez por aquilo que nem ele soube explicar, mas soube muito bem negar até hoje.
    Mas não fique triste não Ricardo. Você faz o seu melhor trabalho. Quem se dedicou à leitura do teu livro “Do Golpe ao Planalto” -Uma vida de repórter- entre outros ” vai saber entender um pouco dessa tua angústia de hoje.

    Essa “lonjura” foi em homenagem ao velho e querido Manoel Ferreira que faz tempo, abandonou o baláio!

    Abraços!

    Robson de Oliveira

    http://ecoblog-blogeco.blogspot.com.br/

  24. Caro Kotscho
    É natural na história da humanidade que partidos que chegam ao poder componham os seus governos com pessoas que pertençam a esses partidos e de confiança dos eleitos. Quando o PT sair do governo, os nomeados que estão lá sairão substituídos pelos nomeados de quem assumir. É simples assim !!! Portanto não me venham falar que o PT “inchou” a máquina, se “apropriou” dos cargos, se “apropriou” da nação ou coisa que o valha porque tais cargos estão lá para serem preenchidos e sempre os serão por qualquer partido que vença eleição !!!
    O CASO É QUE…
    Em relação ao PT, tem três tipos de “militantes” em condições de assumirem esses espaços:
    1- O militante que faz da política uma RAZÃO de sua existência.
    2- O militante que faz da política um MEIO DE VIDA.
    3- Os “encostos”
    Pode ter certeza, meu caro amigo Kotscho que 90 % dos cargos da máquina federal estão ocupados pelos tipo 2 e principalmente pelo tipo 3 ( os “encostos” ) que são exatamente aqueles que NÃO FAZEM CAMPANHA e não tem vida orgânica no PT !!!
    O militante ideológico, aquele que vai às ruas e que defende o seu partido ( no caso o PT ) com amor e paixão NÃO ESTÁ NO GOVERNO !!!
    Não está por dois motivos: Um é porque nunca é lembrado e o outro é porque, dada as suas convicções… PODE ATRAPALHAR !!! E atrapalha !!! Atrapalha porque não aceita o mal feito, não se cala quando vê alguém roubando, não admite que o partido ao qual ele dedicou a sua vida seja achincalhado por obra dessa legião de oportunistas !!! Gente que vai para o Governo pra “se arrumar” e que vira a casaca na primeira derrota. São os tais MILITANTES DE HOLLERITE !!! Acabou o Governo, acabou a militância !!! Bora lá se aliar aos novos “poderosos” e que se lasque o partido !!!
    Kotscho
    Eu não conheço essa Rosemayre, Nunca a vi !!! Estou no PT desde a fundação e não sei de quem se trata !!! Soube agora pela imprensa. Não sei se tem culpa ou não nesse novo episódio mas sei agora que a moça se vendeu por um show de Bruno e Marrone e que empregou a filha na ANAC e o ex-marido no Banco do Brasil !!!
    Só por isso, por mim pode E DEVE ser julgada e se condenada que seja presa, e que apodreça por lá !!! De mim e sei que da imensa maioria dos verdadeiros petistas ela não terá NENHUMA SOLIDARIEDADE !!! Que fique lá com os seus “encostos” ( os dois irmãos de que também NUNCA OUVI FALAR )
    ESSE CASO NÃO TEM NADA A VER COM O TAL “MENSALÃO” !!!
    Trata-se de uma coisa nojenta por se tratar de usar a coisa pública em benefício pessoal.
    Nem preciso de mais explicações !!!
    O que se já me basta !!!

  25. Caro Kotscho. Gosto muito dos seus textos e do seu trabalho, e várias vezes já comentei aqui, mas aviso logo que sou tucano. E o principal motivo é porque acredito que as decisões econômicas liberais são melhores para (sim) distribuir renda. Acredito que o maior acerto do Lula foi ter mantido as políticas econômicas do seu antecessor e isso a Dilma já está desconstruindo. Por isso vemos a economia patinando trazendo sérios riscos às conquistas para o povo na última década. Pra entender melhor o que se passa com a nossa economia hoje, e o que passa na cabeça da equipe econômica, sugiro que leia o artigo do Rodrigo Constantino de hoje http://rodrigoconstantino.blogspot.com.br/2012/11/o-mercado-dos-trinta.html

  26. Sr. Ricardo kotscho,
    não sou militante do PT, mas nos meus 72 anos de vida, foi somente com o advento do Partido dos Trabalhadores, que passei a ter a es-
    perança de deixar para os meus netos um país menos desumano pa-
    ra seus filhos. Assim come eu, acredito que milhões também este-
    jam na mesma situação, por isso o PT deveria ser maior que qual-
    quer um, inclusive o Lulla.
    Portanto, vamos deixar esta história de corno manso dizendo ter
    sido traído.
    Convoque a imprensa e explica estas maracutaias, põe tudo em
    pratos limpos, que a hora é essa.
    Não é amanhã nem depois de amanhã. É agora.
    Jésus da Silva.

  27. Ora, Kotscho, nem parece que você tem tanta inteligência e tanta experiência de vida e de politica: por que tanta dúvida existencial sobre um fato da vida que é o óbvio ululante ? Ninguém, nem mesmo o seu PIG, nega os beneficios trazidos pela administração Lula para a massa do povo. Isso não quer dizer, todavia, que a oposição deva se render incondicionalmente ao charme do Lula, do lobista guerreiro do povo brasileiro, et caterva. Vocês precisam parar de choramingar porque não conseguiram o pensamento único, ora, ora ! Guerra é guerra, um dos papéis da oposição é atacar a situação, como o PT sempre soube fazer com extrema competência, lembra-se ? E no caso, a oposição não é o PSDB, esses atuais e incompetentes bobocas, mas sim um segmento significativo e importante da midia, formado por gente inteligente e competente no que faz. Assim como o PT foi inteligente e competente ao ser oposição, feroz e injusta, como a oposição deve ser. Guerra é guerra, repito, e não brincadeira de jardim de infância. Que o PT agora é igualzinho aos demais, é do dominio público. Que fez (e talvez venha a fazer) muita coisa boa, também é. Mas, pelo amor de Deus, parem de reclamar das durezas do jogo politico, aceitem que a midia é, sim, o quarto poder, que noticia boa é aquilo que o governo não quer ver publicado, e parem de oferecer o lombo para apanhar. A cada oportunidade que vocês oferecem, a midia vai se deliciar, a vida é assim mesmo, não há nenhuma conspiração cósmica contra vocês, vocês fariam exatamente o mesmo, deixem de se julgar pobres vitimas da maldade universal. O FORA FHC e o FORA LULA são faces da mesma moeda, concorda ? Diga aos seus amigos para se profissionalizarem, deixarem de ser primários no exercicio das sujeiras do poder, que as há sempre e muitas. Pelo menos, o Lula deveria escolher melhor suas companhias de viagem, ou colocar um escudo nas costas, para não ser mais esfaqueado hahaha…E deixem de ficar amuados porque a oposição e a midia não se comportam como vocês acham que deveria, sejam adultos, pelo amor de Deus, e não se esqueçam das regras do jogo que vocês um dia jogaram tão bem. Forte abraço.

  28. Eduardo, o projeto neo-liberal afundou, o deus mercado sucumbiu até na maior economia do mundo, por isso que os demotucanos estão apanhando, não apresentam alternativas vivem enaltecendo as barbaridades que o governo FHC cometeu, se apegam a escandalos (no fundo acho que o PT estimula) , isso não ganha eleição, os PTistas levarem 20 anos para perceber.
    Apresentem projetos, propostas, alternativas, quem sabe em 2022 tenha alguma chance..

  29. Os comentários aqui reforçam minha opinião. A estratégia de defesa do seria: “Joãozinho foi canalha, então eu posso ser canalha também que tá tudo limpo e não devemos explicações a ninguem”‘. Ou seja, dane-se a antiga bandeira da ética e moralidade, hoje o PT é tão igual ou pior do que tudo o que havia antes. Então militantes históricos, ingênuos e idealistas, vocês foram enganados e agoram aguentem o Fora Lula..

  30. Ricardo , você está igual ao Willian Bonner quando fez aquela pergunta para Dilma , onde o PT errou ? a resposta foi um fuzilamento corretivo tipo , e os acertos do PT ? A direita elitista não erra , o mídia é limpa e o conservadorismo brasileiro , tenta de todas a maneiras manter a ordem e os bons costumes .

  31. Lendo este blog não há como não concordar que a paixão é cega; seja ela de que naipe for. Os culpados são sempre os que enxergam… E não se iluda, caro blogueiro: a corrupção (especialmente no Brasil) é endêmica ao poder, independentemente de seus ocupantes… O que varia é o grau de infestação; que, no caso em tela, é o maior da história. Fato !

  32. Sr. Kotscho
    É deprimente ter de ver petistas tentarem explicar o inexplicável. Chega de se enganar. Ou o senhor é a pessoa mais ingênua do mundo ou é igual aos aloprados. Quando pessoas históricas do PT abandonaram a barca , o senhor imaginou o que? Que saíram por inveja do sr Lula? Por favor…

  33. P/ que vir a público? Eu já lhe antecipo o que diriam se viessem a público Lula e o PT para falar sobre o assunto.
    Seria mais ou menos assim:
    Ninguém sabia de nada, nós estamos combatendo a corrupção, é a mídia que está contra nós, estão querendo nos derrubar depois do mensalão, há uma conspiração contra a gente que é do povo, que passa necessidade como o povo, blá, blá, blá.
    E se não for o bastante ainda lhe falo o que aconteceria após tudo isso, que é NADA.
    Continuaria tudo na mesma, moralmente o país afundando e todo mundo rindo, justamente por que a maioria dos eleitores, apesar das urnas deixarem claro que não é uma maioria esmagadora, acharem que não tem nada melhor que Lula e o PT que afinal não são nada demais.
    Melhor economizar saliva e nosso tempo ficando quieto mesmo.
    Já cansou toda essa baboseira.
    E se for para ter pelo que lutar como você disse que tinha na época da ditadura e virar um puxa saco do Lula e do PT como você virou deixa a juventude se afundar e seja o que DEUS quiser. Só um milagre e muitas décadas de boa educação podem colocar este país realmente no caminho de uma potência verdadeiramente desenvolvida.
    Esse texto é só para quem vai ler e excluir, já que algo me diz que tem pouquíssimas chances de ser publicado.

  34. Vale este texto
    Você só esqueceu algo fundamental: como alguém que nunca sabe de nada vai vir a público dar explicações? Outra: não é que a oposição está pegando no pé do PT sem trégua, mas sim a torneira de denúncias envolvendo os integrantes do partido e do governo que não para de pingar. Para dar uma basta, somente calando a PF. Claro, espera-se, isso não aconteça porque a PF ainda tem muito a investigar sobre os crimes do PSDB.

  35. É quase impossível cobrar coerência e coragem do PT! Somos logo taxados de direitistas ou, no mínimo, de tucanófilos. Como tenho uma vida de luta pelo Socialismo, tendo combatido a ditadura empresarial-militar, entendi muito bem o espírito do Kotscho, outro que jamais poderá ser confundido. Quem disse que o PT não deve explicações? Se tudo é jogada golpista (e 90% da onda é mesmo), cabe ao PT, a Lula, aos atingidos, virem a público e denunciarem. O que não se admite é ficarem nesta superioridade que mais lembra o ditado popular: “O bom cabrito não berra”… De silêncio em silêncio, de omissão em omissão, a direitona-burra (e sem votos) vai plantando mentiras na mente do povo. Aquela negócio de “caldo de cultura”, sabem? Quando estiver no ponto esses falsos moralistas da direita faz o de sempre: dá um golpe, e o povão acha que está sendo salvo. Já vimos este filme, em preto-e-branco e, aliás, em cores recentemente em Honduras e no Paraguai. Que as vestais desçam do salto alto e abram o jogo, sem deixar acusações pipocando sem respostas claras.

  36. Amigo jornalista você nunca se enganou com o seu círculo de amizades? Se até Jesus foi traído, por que um cara como o Lula não pode ser enganado? Mas tudo que os outros fazem de errado a culpa sempre é do cara (Lula) como querem os poderosos de plantão. Agora o cara (Lula) tem que ter bola de cristal?

  37. Meu caro Ricardo Kotscho, sou seu fã e admirador e não tenho a mínima pretensão de julgar o seu texto quero apenas dar uma pequena contribuição nesse momento. Você finaliza seu texto com “Conquistamos a democracia e agora precisamos todos zelar por ela” mais eu creio que esta na hora de acompanharmos e fazermos uma avalição mais apurada sobre essa deusa, a quem o saudoso José Saramago se referia a ela, “a democracia em que vivemos”, como sendo: uma democracia sequestrada, condicionada e amputada. Eu e porque não dizer nós, estamos cansados de ouvir falar da democracia americana como sendo um grande exemplo a ser seguido, mais de tempos em tempos o próprio PIG mostra um pouco sobre essa nação e claro jamais no jornal nacional; mais recentemente eu assisti ao programa sem fronteiras que abordava a corrupção causada por lobistas naquele país e um dos entrevistados Jack Abramoff conhecido como sendo um dos maiores lobista da historia recente, seu caso virou até filme estrelado pelo grande ator Kevin Spacey, pois bem Jack Abramoff relembra um fato histórico dizendo que na época do governo do presidente Lyndon Johnson era do conhecimento de todos que para falar com ele na casa branca todos levavam dinheiro em caixas de sapatos, portanto me parece que o velho Saramago tinha razão há tempos que a democracia esta acorrentada.
    Digo que não podemos, não devemos ficar apáticos diante dos ataques de uma imprensa golpista que criou essa fraude chamada Fernando Henrique Cardoso que hoje se manifesta atacando PT e presidente Lula falando em coisa publica e coisa de família; hora faça-me o favor, esse senhor acha que todos somos imbecis, ou melhor, o que seria dele se tivesse o PIG como inimigo nos casos do seu genro David Zylbernstein, no caso extra conjugal dele FHC com a jornalista Miriam Dutra o caso do filho dele Paulo Henrique Cardoso e o negocio da rádio Disney, ou o caso do banco nacional da nora de FHC Ana Lúcia Catão de Magalhães Pinto que gerou rombo de R$ 15,2 bilhões, o caso da filha do Serra são tantos que da nojo ver essa figura posando de sábio e quando na verdade ele estar pagando favores.
    Quanto ao caso da policia federal e a justiça desse país nós já conhecemos através de atos do passado como ela funciona, por exemplo, no caso do delegado que mostrou a pilha de dinheiro para repórteres da globo filmarem e fotografarem a vontade e o caso da entrevista exclusiva de Fernadinho beira mar a um promotor de justiça que foi para no fantástico mostrado pela TV Record em ótimo trabalho do jornalista Rodrigo Viana a novela do mensalão e sua cronologia perfeita com o primeiro e o segundo turno das eleições para prefeito, que todos nos conhecemos, portanto temos sim que considerar e encarar a realidade do jogo do poder democrático, essa é a realidade.

  38. Fiquei emocionada com sua coragem, cuja demonstração não tem sido usual em petistas paulistas, principalmente (sou paulista, moro em Salvador). Quando penso que estava acordando do pesadelo do “mensalão”, mais essa bomba. O tiro está pegando na testa dos militantes honestos e dedicados, dos simpatizantes do governo que tanto melhorou o país, como eu. Está difícil defender… estou simplesmente cansada. Parabéns jornalista. Sou sua “ouvinte” também no jornal do Heródoto.

  39. Infelizmente se os grandes nomes do PT viessem à público dizer algo, seria para reafirmar que nada disso existiu, numa tentativa de manipular a massa cega (que vem dando certo, diga-se de passagem) e continuar no poder.
    Vale ressaltar que falta educação para que o povo possa entender esses fatos e (surpreendentemente) muitos realmente acreditam que Lula de nada sabe. Essa questão já não é partidária há muito tempo, o capitalismo tomou a política brasileira e fez com que parlamentares passassem a vender seus votos na Câmara em troca de benefícios pessoais. Enquanto a impunidade reinar em terras tupiniquins, o ciclo da corrupção terá continuidade garantida.

  40. Não sou tão bom na escrita, mas irei fazer o máximo para que nas próximas frases saia com poucos erros gramaticais e/ou ortográficos.Porém, caso acontecer tente entender que apenas sou um um pré vestibulando pernambucano que está apenas começando a escrever algumas redações.NÃO ASSUSTE-SE, CARO RICARDO.Mas chega de blá blá e vamos logo direto ao assunto essa representação política que vai sempre contra o POVO brasileiro,O PSDB,está tentando mesmo que afetar o PT totalmente para triunfar em 2014,por que enfraquecendo Lula, ficará mais fácil ganhar para Dilma,ou seja,não terá a pedra no sapato do Lula que ainda é a esperança de muitos brasileiros para que volte em 2014,assim Aécio ou o falso do campos irá disputar o planalto com mais facilidade,por isso o soberbo do FHC joga de todas as armas que isso não aconteça.MAS O QUE ESTE MAIS SE ESQUECE É NÃO SOU E MILHÕES DE BRASILEIRO AMA O NOSSO AMIGO LULA DE CORAÇÃO VOLTA LULA.

  41. Acho que o LULA deveria aparecer, de agora em diante, menos em publico com a Presidenta, até o Natal e Ano Novo. Porque a imprensa facista, golpista vive atrás do LULA. É uma coisa altamente PRECONCEITUOSA, ARCAICA, ai a GLOBO-PIG perderem cada dia audiência. 1. Acho que o PT deve defender os réus que não foi encontrada provas, questionar o julgamento neste ponto o mensalão. 2. Deve aceitar o julgamento onde houver provas e partir para o CONTRA-ATAQUE em relação o MENSALÃO TUCANO DE MINAS.

  42. Bravo, Ricardo. Penso um pouco mais além. A dor na carne do PT está desiludindo muita gente. Acho que um ou outro pode errar e que temos que tirar fora o que é podre. Mas é quase insuportável ficar vendo tantas acusações sem nenhuma reação. Nesta semana pude assistir aquele filme documentário sobre a campanha de 2002 do João Moreira Sales (Entreatos). Ali eu fiquei mais apaixonado ainda pelo nosso partido e pelo presidente Lula. E olha que podemos ver na tela um monte de assessores que já estão fora do governo ou foram envolvidos em sérias denúncias de corrupção. Porém o cidadão Lula tem algo mais que os tais opositores não conseguem ter. Ele é a cara do povo. Ele fala para o povo entender. O PT precisa voltar a ter um texto mais popular, sem rodeios. Nós temos história e a verdade está nas nossas veias. É hora de aproveitar e abrir frentes de resistência aos que não conseguem engolir o povo no poder. Viva o PT. Viva o presidente Lula. Viva a presidente Dilma. Viva o povo brasileiro.

  43. pelo que vi ate agora o escandalo se resume a trafico de influencia em busca de emprego, no que diz respeito a responsabilidade do lula; coisa corriqueira no brasil e no mundo; um mal, porém menor; a partir dai pessoas, com curriculo para o cargo diga-se, foram nomeadas e passaram a usar o poder pra praticar mutreta; coisa de policia, que agiu, o o governo imediatamente demitiu; a partir dai é com a justiça.

  44. Gosto do Kotscho, por demais. Mas discordo dele quando diz que Lula precisa dar explicações a FHC. Ora, esse Ociólogo é conhecido como um invejoso, maledicente, fofoqueiro e oportunista. Não merece nenhuma explicação de coisa alguma. Quanto a dar respostas à opinião pública apenas e apenas se as informações forem divulgadas tal qual os fatos acontecem e não quando dadas pela Veja, pela Folha, pelo Estadão e pelo William Waack. Estes meios não merecem qualquer modalidade de respeito e tem que ser solenemente ignorados, mesmo.

  45. PT não teve nenhum papel fundamental na redemocratização. Até porque até Lula chegar ao Poder, o tamanho do partido sempre foi reduzidíssimo. Naquela época nunca teve bancada para bancar avanços, como a Constituição e novas leis. Conversa pra boi dormir.

  46. Ricardo, tambem tenho lado, sou Lula, Dilma e PT.
    Mas não sou José Eduardo Cardoso, Bernardo e Gleici no ministério.
    Temos tantos petistas, petistas mesmo que defendem o partido e seu lado social, mas temos esses em cima do muro, que eu chamo de tucanos.
    No Paraná tivemos o voto vencido do Dr. Rosinha, para o casal Ibernardo apoiarem o Fruta ou Frut, que tem ódio ao PT e ao Lula, esses petistas tem que se afastar de cargos do governo

  47. Vai ficar esperando a verdade do PT e de Lula. O que o ex-presidente em exercício (vertical e horizontal, pelo que se vê) e seu partido não tem é compromisso com a verdade ou com a transparência. O PT é mesmo, como definiu o STF, uma sofisticada organização criminosa. Mas depois dessa Rosemary, é uma organização também bastante brega.

  48. O Demóstenes era o porta-voz da pureza, da honestidade, da justiça, o queridinho da grande imprensa. Agora o FHC toma seu lugar e convenientemente todo o seu entreguismo, cinismo, arrogância, nepotismo, falsidade passa a ser virtude para o PIG.
    josé maria

  49. O PT-SP virou caso de polícia. É, por essas e outras, que os cursos de Direito jorram alunos pela janela. A turma não perde uma aula de CP e CPP, pois a demanda é grande.

  50. Só quero acrescentar uma coisinha: a “afinada” do relator da CPMI do Cachoeira, deputado Odair Cunha, retirando os nomes do Gurgel e do Policarpo.
    Você que conhece melhor esse povinho, me diga, O QUE ESTÁ ACONTECENDO???

  51. Vir a público. Como? Quem ouviria a voz que defende o PT e as personalidades atingidas pela presente infamante campanha? Quem das “quatro famiglias”, daria honesto espaço ao contraditório?Esse adjetivo, está em desuso desde que o PT assumiu o poder. Sem exageros ou partidarismos: essa campanha “delenda Lula et caterva”,começou bem antes da posse,ainda no correr do ano de 2002,quando as condições do governo comandado por FHC naufragavam numa crise que levaria ,certamente o país,mais uma vez ao fundo(sem duplo sentido).Profissionais de inteligência, contra inteligência,especialistas em agitação,propaganda e conspiração,empregam mão de obra terceirizada.Todo o serviço sujo, desde uma simples escuta telefônica até a eliminação física de um estadista é delegada à sarjeta.É ali que se encontram indivíduos disponíveis para todo o tipo de “serviço”. Lembremos o caso de Waldomiro Diniz, que ocorreu quando era presidente da Loterj,no governo Garotinho.Quem registrou o encontro com o famigerado Cachoeira e que foi divulgado no segundo ano do governo Lula atingindo José Dirceu? Depois o escândalo do Correios, fabricado por quem? Nessa, entra a VEJA, via Policarpo,Dadá,ex-SNI, Cachoeira e Demóstene, ao fundo. A partir dai, os personagens não mudam, pois a estratégia é só uma :desestabilizar o governo , seus líderes e execrá-los, definitivamente da vida nacional. Percebe-se que a tática recrudesce a partir da vitória de mais um poste de Lula. O pânico da reeleição de Dilma, o possível retorno de Lula em 2018 e a estabilização do PT como o grande e imbatível partido nacional,definiu os extremos dessa alucinada campanha que encontrou num deslumbrado magistrado seduzido pelo glamour dos holofotes, um aliado,que habilmente é explorado pelas sua semelhanças de origem social com o alvo a ser destruído e quem sabe substituído…

  52. Ola Ricardo ,quem vos escreve ,foi um petista por vinte anos,ajudei a eleger o Genoino e o Lula,infelismente,sim infelismente, pois é impossivel ,alguem ser chefe da nação e não saber de nada,que pena que vc apesar de tantas provas ainda é amigo do cara,perdoe a frase, é de meu pai(diga-me com quem andas que direi quem tu és),desculpe pois sou seu adimirador,não perco sua coluna,caia fora Ricardo ja passamos da hora ,o Brasil precisa ser limpo.

  53. Sr. Kotscho, com relação a sua atualização do texto: Para quem até a pouco tempo queria saber quem eram os 5% que não davam sua aprovação para completar a unanimidade do governo petista e agora louva a riqueza da democracia e o debate da internet, posso concluir que houve um progresso do seu pensamento.
    Quanto a sua parcialidade, é um direito seu, óbvio. Só não vale então cobrar imparcialidade do que o Sr. chama de “grande mídia”.
    Complementando, não acredito em “500 anos de opressão”. O Brasil, como todos os demais países, teve seu percurso evolutivo e se hoje ele é melhor e mais justo isso se deve a todos os brasileiros que assentaram esse percurso, não foi obra apenas de 10 anos de governo petista. Nem por mágica se passa da opressão ao paraíso em apenas 10 anos.

  54. Se for para aparecer qualquer tipo de corrupção onde outros candidatos ” diz que “nunca foi corrupto” isto é, não aparece nesse cenário escabroso, vou sempre votar no Lula que mais favoreceu uma maioria sem poder, que é a população de baixa renda, a população hiposuficiente.
    aí voto consciente, sabendo certamente que vai aparecer, onde os 5% vão querer derrubar, mas jamais conseguirá em uma democracia.

  55. Até tu, Kotscho!
    Ninguém melhor do que você sabe que o “fórum” adequado para o grande debate a respeito do futuro do país não é para ser tratado a reboque dos jornalões e da midiocracia que dita, superficialmente, o que é do interesse da Casa Grande.
    Sugiro que você se dirija ao futuro presidente da Fundação Perseu Abramo e, como especialista em comunicação, indique a pauta adequada para dar conta da realidade brasileira, que é muito mais complexa.
    Surpreendeu-me a o seu comentário, porque, como você, sempre vi a escalada do mensalão como um ataque orquestrado para varrer Lula da face da Terra (e olha que estou entre aqueles que não considera Lula o rei da cocada preta).
    Se meia dúzia de picaretas e aloprados decidem cair de boca na mesmice partidária e argentária imitando a lambança do padrão vigente no país, isso não significa dizer que Lula é o responsável por isso.
    Nesse passo, a entrevista do maior jurista do Brasil, Celso Antonio Bandeira de Mello, a respeito do mensalão – ele foi o único jurista que se perfilou contrariamente a privatização da Vale do Rio Doce – deveria ser transcrita no seu Blog e comentada por você.

  56. Se explicar para justificar o injustificável não seria o caso. Isto já foi feito lá em Paris, quando da revelação do famigerado mensalão que, aliás, o STF o julgou e jogou por terra a tentativa de relativizar ao dizer-se ser caixa-2. Há de se apurar o que realmente ocorre e tem ocorrido e punir os envolvidos, na frase de Lula, mesmo “doendo na própria carne”. O punhal nas costas mais sentido é aquele cravado nas costas dos eleitores.

  57. Que se apresentem as provas para todos os brasileiros. Só assim sairemos do campo das especulações.
    No caso do mensalão, que se diga quem e quanto ganhou, e de onde saiu o dinheiro. O mesmo vale para a Operação Porto Seguro. O que não pode acontecer é esse espetáculo de “possibilidades” e “suposições”. É preciso mostrar quem disse, quem não disse, quem fez e quem não fez, e pronto. Mostre-se os fatos e cada pessoa poderá fazer seu juízo.
    Kotscho, parabéns pelo teu posicionamento. Quanto ao leitor Fernando Aleador eu pergunto: Numa notícia sobre um assalto, o que seria imparcialidade? Seria passar metade do tempo mostrando o lado bom do roubo?

  58. Ricardo…este seu texto, um dos piores que voce escreveu aqui no Balaio, pois chegar a sugerir que LULA deva vir dar explicações a FHC, que já se efeagagou há muito tempo, sobre armações golpistas da Veja pode e deve ser considerado um desatino, endoidou os comentaristas. Doidura geral.
    Exigir dos componentes maiores do PT, aqueles que teem responsabilidade com o nosso povo humilde, sofrido e abandonado, um comportamento ético acima da “ética vigente e estabelecida”, é se posicionar contra aquele mesmo povo.
    O PT tem demonstrado ser o partido mais honesto que já governou este país, pois se somarmos todas as corrupções, verdadeiras e inventadas por esta mídia golpista, durante todo o seu período no poder, não chega aos pés do que se rouba aí em São Paulo em um dia.
    A prova maior da honestidade de princípios do PT, e principalmente de LULA, foi não se render à ganância da máfia que denominamos de PIG, pois a esta não interessa apenas as chaves dos cofres, estas são importantes, mas não querem apenas elas, querem, como sempre fizeram, ver o nosso povo cada vez mais na miséria. LULA não os convidou para o banquete, e eles não se conformam com isto.
    Entregue a eles o poder, como fez o governo FHC, que por encanto, todos os escândalos cessarão, e LULA/DILMA diariamente serão noticias elogiosas no JN.
    Enquanto não houver crise para o povo, não haverá crise no PT.
    Em crise esta esta oposiçãozinha medíocre, que em estado de total desespero, acreditam que podem até inventar um golpe.
    Estes idiotas ainda não viram que, o próprio grande LULA já é passado??? Ele mesmo já tem consciência disto, e esta é uma de suas grandezas.
    Este mundinho pequeno abrangido pelo PIG, pela própria intenet politica, é muito insignificante diante do grande mundo, que o PT, e especialmente LULA, abriu para o nosso povo.

    DILMA de 2014 a 2018, de 2018 a 2026 Haddad ou Eduardo Campos, de 2026 a 2032 Eduardo Campos ou Haddad.
    …é ruim heim ???
    …esta é a única crise que há hoje no Brasil, a crise da falta de uma oposição a altura.

  59. …só pra completar Ricardo…enquanto esta estrela vermelha, estiver plantada nos jardins do palacio da Alvorado será praticamente impossível tirar o PT do poder. Mérito da Grande Dona Marisa.

  60. Kotscho, acompanho vc desde quando comecei a sonhar com um país diferente e sem medo de ser feliz. Hoje o sonho está sumindo, sumindo…Sei que vc é respeitado dentro do partido, e respeitado por Lula, sei que vc é um homem de comunicação política, e está dando um recado, não um simples recado. Lembra do que disse Lula uma vez?, que “não teria o direito de errar” e se errasse, por muito tempo um trabalhador não voltaria a um cargo executivo. A base petista e de esquerda está muda e perplexa, mas no intimo esta clamando, gritando pelo que vc falou neste post.Olha!! a primeira porrada, deste ano, o partido já levou aqui na Bahia, perdendo a eleição pra prefeito.
    Este sentimento que vc externou, que parece tão recente, em mim repica todos os dias desde antes do Carnaval, lembra da greve da PM que poderia se tornar nacional? O que rolou por aqui em Salvador você nem imagina, o PT mostrou-se mais “sofisticado” que o próprio ACM quando vivo, jogou duro o mais que pode com os grevistas, e para arrematar, Jacques Wagner, o governador, convidou o Jose Eduardo Cardoso para ameaçar os policiais de que poderiam ser enviados a Catanduva, para uma prisão federal. Pra mim ali foi a gota d’agua, o transbordamento….a partir dali não poderia blindar mais, no meu discurso, o PT da Bahia (Não sou da militância, sou do movimento sindical no judiciário, acrescento que não sou do PSOL). Eu não estou feliz, assim como vc também demonstra, estou irritado, no momento, estou preferindo muito mais o silêncio, no entanto é um silêncio nervoso, doído.
    Neste caso da greve dos policiais até acreditava que PT teria uma carta na manga ao dificultar o entendimento na greve, o mais triste é que não possuía nenhuma, somente MAIS DO MESMO, talvez até pior do que em governos anteriores. As eleições para prefeito foram definidas ali e na greve dos professores que veio logo depois. Não ouve muito esforço de ACM Neto, o Grampinho ( uma alusão ao episódio dos grampos com ACM), Wagner, classicamente foi o seu maior cabo eleitoral, e gerou muita rejeição ao PT, rejeições explicitas.
    De rejeição em rejeição o partido pode sumir, está sendo desidratado a cada dia mesmo, até a autocrítica também (Outro dia no Facebook, conversava calmamente com uma militante, aguerrida, de carteirinha do PT em São Paulo, e eu falava destes episódios tristes que ocorreram aqui na Bahia, para minha surpresa ela não gostou, e me disse que eu era um direitista infiltrado entre os amigos dela, e que eu estaria me deixando levar pelo discurso da Globo, e se assim continuasse era eu seria bloqueado, aí meu susto foi maior, pois estava diante de alguém que aparentemente não entendia de auto-crítica, pra encurtar o caso, tive que provar que possuía um blog, digo, uma conta do no YouTube onde eu havia postado muita coisa em defesa do partido.)
    Enfim, é pra refundar o PT? A refundação passa pela volta pra base, por quem o gerou, o gestou e pariu. Me preocupa( embora eu esteja mais maduro com tanto golpe ao longo do ano) quando um dos ideólogos do PT, como vc é, respeitado, considerado sério fala neste tom, com muita sensatez, que o tiro foi na testa, tiro na testa não é mortal?
    Um amável abraço.
    Somente um PS: nestas ultimas eleições, alem da derrota do PT para prefeitura de Salvador, os trabalhadores-grevistas da PM conseguiram eleger 50 candidatos em todo estado para câmaras de vereadores, alguns também como prefeitos e vices, todos em oposição a Wagner, acredito que este tipo de reação seja inédito.

  61. Assim que vi, antes de ler a manifestação de Ricardo Kotscho, eu imediatamente compartilhei, no entanto, depois que li, decidi tirar. Não que o PT não mereça críticas, ao contrário, merece e muitas, sobretudo em suas relações de poder. E há sim um distanciamento do estatuto original do partido, mas não acredito em tomada de consciência, mas em renovação, constante, principalmente. Acho também indispensável dizer que a questão do PT é bem mais complexa do que o desvio de conduta de uma secretária tão próxima da presidência. Quanto ao mensalão, continuo definindo como uma farsa montada pela oposição e pela mídia para, junto com o STF, criminalizar não só Dirceu, Genoino, mas a militância, a esquerda, a política e, por fim, a democracia. Se pegarmos ponto a ponto, os ministros do supremo têm muito mais a explicar para a sociedade do que PT. A oposição em termos de ética, é uma piada. A mídia não tem graça. E muitos paladinos da ética, ex-petistas que hoje estão em outros partidos, é bom lembrar, não sairam do PT por conta de mensalão, sairam, na maioria dos casos, por perda de disputas internas ou por se sentirem preteridos em algum momento. O PT precisa sim se preocupar com sua história. Acho que essa crítica tem que ser melhor fundamentada, sobretudo numa democracia que tem que atender ainda a um exercício político que empurra todos os partidos a fazer alianças completamente contraditórias.

  62. Somente li os comentários agora, realmente é um bom debate, um debate realmente de idéias interessantes e de pessoas interessadas nele. Mas uma coisa ficou patente, há ou não há utopia em politica?

  63. Caro jornalista, a Op Porto Seguro, da Polícia Federal, trás e-mail, cartas originais, diploma falso (original), e contra os fatos não há argumentos, também já pertenci a um partido que caiu, e eu não fiquei tentando passar mão na cabeça de ninguém, apesar do grande tempo desperdiçado na filiação.

  64. “O que me intriga é saber por que agora, por que assim e por que tamanha insistência” (Barbara Gancia, inserida no texto do Kotscho)

    Simples, o governo PT no décimo ano, agora com Dilma, escancara que no chocoalhar dessa carruagem a persistir por oito ou mais anos nesse caminho, o Brasil acabará dando certo e o Brasil dando certo, dará errado à casa grande, que não se deixará desaparecer sem guerra e sabe ela que é agora ou nunca mais.
    Cabe ao governo deixar de fingir-se de morto, para conseguir o desaparecimento do inimigo civilizadamente, e partir para o confronto pois à casa grande não há alternativa e de há muito pintou-se para a guerra.
    A hora é de luta, não de reflexões ou de discutir a relação com o partido.

  65. Kotscho, um tempo atrás fui bastante duro com você.
    O seu texto de hoje é exemplar, triste e, na sua medida, isento. A questão deve ser levada de maneira apartidária. Uma eleição é a busca por um grande líder, o brasileiro exemplar. Pessoa com um projeto nacional que leve, com inteligência e honestidade, para um futuro melhor para todos.
    Apesar da democracia muitas vezes ser cruel, ainda é o melhor sistema de governo. Se o líder ou o grupo atentam contra os valores fundamentais da constituição, das leis e da democracia, devem ser punidos de forma exemplar.
    Não tem desculpa que elimine a verdade… Entendo sua irritação com os episódios envolvendo seus amigos. Ser amigo é algo além da razão. Pessoalmente podem ser pessoas amadas por você, terem uma história de vida, mas erraram. Tentaram assassinar a democracia.

  66. Tenho acompanhado diariamente os blogs e notícias sobre a guerra deflagrada pelos senhores da mídia e da direita contra Lula e o PT. No entanto, nenhum texto até então tinha me feito sair da inércia e escrever um comentário. Escrevo agora porque sua escrita me co-moveu, porque me vi nas suas palavras. Parabéns companheiro Ricardo, seu texto é nitidamente autêntico, pulsante, sai das entranhas… Simples, direto, franco, honesto… SÁBIO!!!!! Vc expressa a angústia e a esperança que todos nós da esquerda temos sentido (emocional e intelectualmente) nesses dias tão sombrios e perigosos. A ditadura (agora da mídia e dos juízes-reis) nos espreita, não podemos baixar a guarda. Tá na hora de nossas lideranças mais uma vez honrarem e reafirmarem o nosso Projeto Democrático Popular de resgate e reconstrução que idealizamos e operamos nesse país, vindo a público (inclusive através da grande mídia escrota) e confrontando e desmascarando as armações golpistas e as hipocrisias dos inimigos da democracia e do povo brasileiro. Mas também é hora de elucidarmos todas as nossas conquistas e nossos erros. Principalmente, é hora de reanimar a esperança num Brasil maior, mais democrático, mais justo e mais sustentável para todos e todas. Axé!!!!!!!!!!!!

  67. Não me venha culpar FHC ou quem quer que seja. Os que, como eu, elegeram Lula em seu primeiro mandato, o fizeram justamente para que tudo mudasse. Só que Lula e o PT traíram os brasileiros. Minha decepção foi tão grande, que nunca mais dei um voto a ninguém. Eu voto nulo e clamo pelo voto não obrigatório.

  68. Grato por responder ao meu questionamento.
    Meu pensamento é que um jornalista sim deve ser imparcial, ou pelo menos se esforçar ao máximo para sê-lo. Evidentemente é duro vc lutar por uma bandeira e depois ver que o mastro está todo apodrecido. Mas como diria Einstein..”Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes…” Mudanças são necessárias..inclusive mudanças conceituais.

  69. Prezada Cleovane
    No meu entender, imparcialidade significa “falta de viés”. Um exemplo prático é quando fazemos uma revisão sistemática de literatura científica e utilizamos uma metodologia que possa ser reproduzida em todas as suas fases. Desta forma, poderemos analisar a literatura científica de forma mais imparcial possível. Os resultados serão mais válidos do que os resultados oriundos de revisões narrativas (ou não-sistemáticas), pois os dados foram analisados de forma imparcial. No caso de um roubo, o jornalista deveria analisar e reportar os fatos e evidências de forma imparcial para que o público possa tirar as suas próprias conclusões. Evidentemente, o leitor deve ter um grau razoável de instrução e espírito crítico para que possa fazer associações e desenvolver uma idéia própria. Quanto mais instruído esse leitor, menor será a sua sensibilidade a notícias ou manobras tendenciosas. Infelizmente, neste blog, o viés ou imparcialidade é explícito….desta forma, infelizmente, o pensamento não se desenvolve, pois o bloguista (e maioria dos seguidores) já tem a pergunta e a resposta…pra que discutir então?

  70. Negar o mensalão foi a ultima etapa para acabar com o PT, se tivesse assumido publicamente e expulsado os envolvidos o PT teria provado para a sociedade que é um partido ético, negar que seus membros ´promoveram um escândalo de corrupção é se igualar aos outros partidos que roubaram e sempre negaram, o PT precisa entender que os corruptos precisam ser expulsos e o partido renascer sob a liderança de seu mais ilustre membro, a competente Presidente Dilma Roussef, é preciso enterrar e esta mancha do passado e renascer com o bom exemplo.

  71. O PIG já tentou rotular o presidente Lula como alcoólatra e fracassou. Como PIG não pode acusar o presidente Lula de homossexualismo ou drogado, busca agora caracteriza-lo como adúltero. Vai quebrar a cara de novo.
    Lula não precisa e nem deve prestar qualquer satisfação neste caso inventado pela mídia golpista. Não há nada que vincule o nome de Lula a qualquer escândalo. Chega de falsos moralismos!

  72. Fernando Aleador: eu também acreditei nesse partido apodrecido um dia e arranjei encrenca na família, com amigos e colegas de trabalho defendendo o hoje Don Juan de Garanhuns e o tal partido da ética. Um dos maiores erros da minha vida e não adianta por a culpa na juventude. Foi burrice mesmo. Mas caí fora a tempo. Vejo que muitos aqui continuando acreditando em Papai Noel sem barba agora…

  73. Nunca antes na história deste país aconteceram tantos escândalos provocados por desvio de verba pública ! A corrupção alcançou os altos escalões do Governo (ou será que partiu de lá ?) e políticos oportunistas enriquecem da noite para o dia de forma incompatível com os salários que recebem. Hoje o suborno tem valor de seis dígitos e políticos e juízes ensinam à população brasileira que o crime compensa. O Brasil é o país da corrupção e da impunidade. Até quando esta gente vai ficar no poder? Até quando? Um crescimento apenas maior do que o Paraguay, um ministro da economia péssimo!!

  74. Caro Fernando Aleator.
    Não existe “forma mais imparcial possível”. Considerando a questão de uma maneira exata, se é imparcial ou não. A forma mais imparcial possível continua sendo uma parcialidade. Então temos o que o Kotscho disse no segundo parágrafo: “imparcialidade não existe no jornalismo.”
    No questão do roubo, que propus, você se limitou a dizer que “…o jornalista deveria analisar e reportar os fatos e evidências de forma imparcial…”. Pergunto-lhe: como ele poderá fazer isso?
    Outro ponto é que este é um blog, onde há opinião e não apenas relatos jornalísticos. Você quer que as opiniões sejam imparciais? Como é possível ter uma opinião imparcial, ou seja, que apenas narre os fatos acontecidos? Deixaria de ser opinião e se tornaria uma notícia.
    No Brasil se criou a confusão entre a ambiguidade e a imparcialidade. O que você está cobrando do Kostcho não é imparcialidade, é ambiguidade. É defender ideias diferentes com a mesma forma e intensidade.

  75. Prezado Senhor, sou obrigado a dizer que o senhor é um iludido como muitos que defendem o projeto do PT e que se mostra não como um projeto para a Nação mas sim como um projeto de poder para o próprio partido. Muitos já descobriram isso e já não ficam mais escandalizados com os sucessivos escândalos porque sabem que o PT luta pelo poder a qualquer preço, com a filosofia escamoteada de que os meios justificam os fins, ficando a moral, os princípios e os valores à deriva, propositalmente, como projeto de dominação de uma sociedade onde não possa existir oposição e nem uma mídia que incomode, pois vendem a ilusão de “dar” aos “pobres” o paraiso aqui na terra. O PT institucionalizou a corrupção em todos os níveis e dá maus exemplos às novas gerações. A operação desmanche no País, que o senhor alude, não está sendo orquestrada pela oposição, não!!! Aqui se faz, aqui se paga!! Não dá mais para enganar todos por um longo tempo. O PT colhe hoje, o que vem plantando há anos. Ou o mensalão não existiu e nem os fatos atuais??? E eles vêm à tona, porque, meu senhor?? Pela sanha das elites de arrasar com o operário que nunca traballhou e que vive das benesses do Estado há tantos anos?? Ora, ora…Entendo. Cada um escolhe a ilusão que pode.

  76. everaldo – 30/11/2012 – 23h50
    ”…só pra completar Ricardo…enquanto esta estrela vermelha, estiver plantada nos jardins do palacio da Alvorado será praticamente impossível tirar o PT do poder.”
    Para seu conhecimento everaldo. A estrela do PT não está mais lá no jardim. Repito aqui, foi o ex-prsidente Busch quem ensinou o ex-prsidente Lula que o Palácio é do estado brasileiro e não de um partido político. Viu everaldo. Isso só demonstra o que nós, democratas ,mais tememos; a ditadura!
    Vc confunde o público com o privado e é isso que fez o atual escândalo.
    ALEX DE TOCQUEVILLE já intuía, há muito que, de alguma forma e subjacente à democracia existiam forças que poderiam fazê-la degenerar em um novo tipo de tirania. Uma tirania da conformidade que levaria os cidadãos a se submeterem ao poder tutelar de um governo que provê suas necessidades, INFANTILIZANDO-OS e que, enfim os poupam: ”DO TRABALHO DE PENSAR E DA AVENTURA DE VIVER’
    Pense nisso e não chame, nunca, os que pensam e não são dominados por ideologias e nem por paixões de doentes. Viu?

  77. Caro Kotscho.
    Sinceramente, estes escândalos não me surpreendem, mas também não vejo neles este dramalhão todo. O escândalo só é positivo na medida em que ,de certa forma, enfraquece um governo muito forte popularmente e que tem entre os seus filiados muitos elementos nocivos à democracia e ao estado de direito. Isso sim, é bom ,pois os colocam na defensiva e sempre sobre ataque. Mas, o governo PT, ate´agora, felizmente, mantém intacto todo o sistema liberal produtivo e afasta com firmeza os ataques dos sectários radicais que pretendem exigem leis contra a imprensa e o restabelecimento da CENSURA no Brasil.
    Fora com eles!!!
    A presidente Dilma teve uma recaída, há poucos dias, e atendendo maus conselheiros, tentou impor regras às renovações das concessões das elétricas: foi mal Kotscho. Muito mal. E o país pagou caro por isso ,pois as ações da ELETROBRAS despencaram no mercado. Os maus conselheiros insistem em ‘baixar” tarifas de energia na marra, quebrando contratos e com o ônus só das operadoras. Deu errado. Quase quebra a ELETROBRAS.
    Era isso que acontecia nos anos 80; tarifas de serviço público subsidiados .Resultado, inflação!
    Que, não se lembra dos telefones com tarifas ”quase de graça”? Era mole, mole! Mas não funciona e só favorece os mais ricos. E as rodovias nas mãos do DNER? Vixxiiiiiiiiiii!!!
    O PT aprendeu isso, mas os utópicos pressionam e tem votos.

  78. Sr. Kotscho a resposta do LULA já está pronta ele não sabia de nada ou isto nunca existiu ou é intriga dos meios de comunicação o triste é que qdo deputado dizia que haviam 540 picaretas no congresso e ele e o PT são os compradores de picaretas para a reforma agraria, esse discurso não convence quem tem um pouco de massa cinzenta

  79. Kotsho, lendo seu texto eu me lembrei do poema Se de Rudiard Kipling em que um pai dá orientações a seu filho. Em determinado momento o pai do poema diz o seguinta: ‘ Se todos se levantam contra você, porque defendes a verdade, e mesmo assim se manténs firme, serás um homem meu filho.’ Hoje vejo o quão digno você é, mesmo quando tantos que te aplaudiram antes, hoje te te reprovam. A sua dignidade de homem honesto é muito valiosa.

  80. J. Damião 09h09, não fique triste, meu fíii, mas ninguem que tenha sido burro na juventude melhora quando amadurece, pois os burros são incapazes de aprender com as experiências. //// Everaldo 23h45, assino embaixo seu comentário. O Kotscho errou até no título, pois “A Hora da Verdade para Lula e o PT” foram as últimas eleições. Ótimo fim de semana a todos.

  81. Olha, também queria explicações sobre o cachoeira estar livre depois do escândalo que foi abafado pelo julgamento do mensalão, que envolvia diversos políticos do PSDB, DEM….isso aí a mídia não fala mais….o cara está solto com a musa da CPI …
    As pessoas estão fixadas no mensalão e esqueceram do resto!!!…..
    E gostaria de lembrar que povo está mudando de opinião com essa lavagem de roupa suja…será que o PT e o PSDB não perceberam isso nas últimas eleições? … PSDB pode ter perdido para o PT…mas o PSDB e o PT em outros lugares estão perdendo para partidos menores….isso pq as pessoas estão cansadas dessa briga partidária….
    Vou te dizer que operação mensalão, porto seguro, etc. Não vai queimar o Lula, pelo contrário…se não conseguirem provas do envolvimento dele (COISA CONCRETA), o povo vai ficar com mais ódio do PSDB…todo mundo já percebeu como eles gostam de denegrir a imagem do seu adversário e isso conta ponto a favor daquele que está sendo esmagado pela mídia…será que não perceberam isso ainda? …ainda que o Lula esteja errado e tenha feito atrocidades, se continuarem a esmagar o sujeito, ele continuará mais popular!!! pq querendo ou não, ele foi o politico que olhou pelo povo, ao contrário de muitos que estavam no poder antes de sua chegada.

  82. De Feranado Aleador:
    Mas como diria Einstein..”Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes…” Mudanças são necessárias..inclusive mudanças conceituais.
    Fernando ajude-nos com seu conhecimento.
    Qual dos partidos é diferente disto que escreve ?, pelo menos o PT foi o que menos prejudicou, há sim aproveitadores de plantão em todas as áreas e partidos, e isso tem que vir a publico com a mesma e tanta enfase de agora, mas não é o que acontece, todo mundo sabe disso, é chover no molhado, nada de novo.

  83. O Lula, a Dilma e o amigo Kotscho tem que enfrentar esta desconstrução praticada pela imprensa que não aceita as modificações que Lula e Dilma fizeram no país. Lula mudou a face do país, transfomou o país do futebol no país do futuro, no país da esperança. Esta imprensa passou 8 anos chamando nosso presidente de bebado e analfabeto, e agora tenta outras sacanagens para manchar a reputação de Luis Inácio. Reajam que o povo está ao seu lado.

  84. Está na hora de os verdadeiros petistas, os que estão nos quadros políticos do país, ou os que se identificam com a ideologia inicial do PT, virem a público e pedirem mesmo reflexão sobre o momento e o resgate do que tornou possível o que se conquistou neste país com o povo delegando, através do voto, o governo aos representantes do partido.

  85. Caro Kotscho:
    na Folha de hoje, fica claro que você caiu na esparrela armada pelo PIG e deflagada pelo tal de Aleador.
    Dá para perceber que seu blog está invadido por um grupo anti-Lula e anti-PT muito bem coordenado. E não é coincidência que o Graeff passe a ocupar um grande espaço naquele jornal.
    Esse pessoal deve estar dando gargalhadas da sua ingenuidade e possivelmente o estar chamando de “nosso inimigo útil”. Para eles, só vale a expressão “delenda Lula” a qualquer custo.
    josé maria de souza

  86. È Kotscho, a casa caiu, tambem já perdi muito meu tempo atras deste povo, mas não quero nem saber mais, alis tenho saudade dos militares, tempo em que trabalhador ganhava dinheiro, bandido tinha medo de policia e quase não se ouvia falar em corrupção, mas agora a banana tá comendo o macaco, ´porque quando a bandalheira vem de cima todo mundo se acha no direito de fazer o que quizer, e esta é a grande culpa dos nossos governantes.

  87. Querido Ricardo,

    esse era o risco que corria, quando o PT mistificou Lula como deus e salvador da Patria.
    Hoje, minha consideracao a Lula e ao PT, se restringe aos seus creditos.

  88. O problema do PT é que ele não sabe assumir seus erros. Suas respostas sempre se tratam de revidar os ataques ou desqualificar quem os trouxe a público. Como alguém se diz defender a democracia e querer duvidar das instituições ? QUer dizer que as decisões do STF só servem se forem favoráveis ? A imprensa boa só é aquela que defende o governo (tipo Carta Capital ?). “Responder a FHC” significa o quê ? Dizer que o PSDB também fez ? O PT tem direito a sua cota de corrupção porque foi feito antes ? Os petistas ficam com sangue nos olhos e apelam para teorias conspiratórias sempre que contrariados. Essa é a democracia que você se refere, Ricardo ? A amnésia e negação de tudo que foi conquistado antes de 2003 e a ilusão que tudo foi feito por Lula ?

    Vocês estão a quilômetros de saberem conviver numa democracia. Para vocês é tudo conspiração das elites, da imprensa, do STF (cuja maioria foi indicada pelo PT). Sua maior inspiração é chavista, não democrata.

  89. Kotscho agora entendi de vez o seu post. Não me interessa a vida pessoal de ninguém, porém é triste saber que o nosso dinheiro tenha patrocinado tanta imoralidade e falta de ética. Espero que a Polícia Federal faça o seu trabalho de forma, apenas, a proteger o interesse do cidadão de bem e quem abusou da sua confiança ou do interesse público, seja devidamente punida (o) na forma da Lei. O povo brasileiro tem o direito de saber a verdade, doa a quem doer.

  90. Independente de ter já passado da hora de o Lula e seus principais partidários de manifestarem a respeito de todos esses eventos, o que preocupa é essa evolução inexpressiva do PIB em 2012 apesar de todas as medidas tomadas que acabaram por endividar grande parte das famílias brasileiras que trocaram de automóvel, eletrodomésticos e outros ítens que foram incentivados mediante isenção de IPI. Então, mesmo com as medidas tomadas incentivando o consumo o PIB cresce menos de 1% em relação a 2011. Crescimento pífio se comparado com outros emergentes da América Latina (Peru, Colombia, Chile) e de outros continentes. O Brasil vai mal moralmente e deixa a desejar economicamente. Perspectivas desalentadoras.

  91. “Quer dizer que para descobrir e vir a público *as trapalhadas do PT diga – se Sr.LULA,é preciso ter hora marcada e somente contar as *trapalhadas até a página 2*”.
    “Agora *as presepadas dos outros partidos(POIS TODOS SÃO EXATAMENTE IGUAIS) tem que ser divulgadas sem hora marcada e sem tempo definido,a qualquer hora está tudo bem *numa boa*:ME POUPE TÁ DONA BARBARA GANCIA…
    O Sr.LULA é um POLÍTICO e está envolvido na POLÍTICA,portanto…
    Pergunto:qual é o espanto,qual é o susto?
    “EU” já escrevi certa ocasião nesse *BLOG* que o Sr.LULA é um ser humano igual a qualquer outro ou seja passível a grandes acertos e erros,*ELE* nunca foi,não é e nem será nenhum santo.
    É ruim heim!!!!….

  92. Caro kotscho,

    A repercussão de seu post demonstra como os catões da moralidade brasileira estavam ávidos por um reconhecimento interno, e agora publico, dos malfeitos petistas. Parece ter sido a senha, há tanto esperada pelos falsos moralistas, de que a desconstrucao da imagem do Presidente Lula chegou a própria sala dele. Nao deve ter sido este seu objetivo, tenho certeza. Mas os chacais do oportunismo e do ódio pessoal divulgam isso nas entrelinhas dos comentários feitos Brasil afora nos blogs e sites que republicaram o post. A maioria das pessoas que o lêem entendem a sua lídima preocupação. Mas, nao importa o que o Presidente Lula faca, como no conto machadiano, ele apanharah sempre por ter ou por nao ter cão.

    Abraço de um admirador.

  93. O bom de uma democracia seria ver a renovação do grupo político a cada 4 anos. Dessa forma as falcatruas diminuem e são mais facilmente descobertas pelos novos governos e comandos do 1 e 2 escalão.
    E mais, a reeleição dos cargos parlamentares não deveria ser permitida indefinidamente.

  94. Boa tarde a todos, muito bom o texto Kotscho, principalmente a parte onde fala sobre as futuras gerações e as antigas.
    Fazendo uma metafora, sobre futebol, Vc tem um time e leva o seu filho ao estádio de futebol, o seu time só perde, o que irá acontecer? ele irá torcer para o time vencedor, pois aquele time não serve mais, ficando vc sendo torcedor do América, e o seu filho torcedor de qualquer outro time. é isso que está acontecendo com o PT, os novos estão procurando outros partidos de esquerda, como o PSOL, ou acreditando na conversa da oposição, que no momento está moralizadora e com razão.
    O que irá acontecer? tudo que acreditamos e que vimos acontecer nesta última decada com o Brasil e a auto-estima dos Brasileiros irá se perder, pois não iremos acreditar em mais nada.
    Duas frase para resumir o PT: Somente dando o poder vc conhece uma pessoa ou organização.
    Quem nunca comeu melado quando come se suja e se suja feio. Cresceu o olho para o dinheiro público, que nunca foi público e sim privado de quem tem o poder.
    Saudações

  95. Luiz Carlos Velho disse 10h39: “Quem não se lembra dos telefones com tarifas ”quase de graça” ? Era mole, mole !” /// O Luiz Carlos Velho e seu impagável, porém enfadonho e repetitivo, ilusionismo verbal !!!! Velho, voce, assim como as crianças, não consegue entender que quem compra um produto é quem paga por ele e não quem o busca na loja. Quando é que voce vai entender que graças à mega-maracutaia das privatizações, tão bem decifradas no Best Seller “Privataria Tucana”, temos a mais cara telefonia (fixa e móvel) do mundo e a pior e mais cara banda larga do planeta, e é isso que conta, pois não nos interessa suas comparações malandras, viciadas e estapafúrdias ? Eu mereço !!!!! Abraço, Velhão.

  96. Caro kotscho,
    Aprecio sua sinceridade em dizer que seu lado é do lula, do PT…
    não fica dando desculpas pela opção política.
    Fazendo minhas as palavras do Sen Pedro Simon ” como é linda a democracia”, e é nessas palavras que aceito seu posicionamenro, contudo:
    1) Uma reportagem deveria ser imparcial. O profissional que a divulga deveria primar pela imparcialidade. Mas quem disse que o mundo é perfeito.
    2) O Brasil não está melhor apenas por que o PT assumiu o governo a pouco mais 10 anos. o partido vem contribuindo positivamente tanto quando negativamente, haja vista a maré de corrupção que se instalalou em toas a sesferas do governo.
    3) A ditadura trouxe mazelas? sim, mas também avanços. O governo FHC teve sua contribuição: falo do bolsa escola criado e tão somente copiado pelo PT hoje chamado de bolsa família entre outras melhorias também se apossadas pelo partido.
    4) Se o ex presidente é tão bom como se divulga o partido, acredito que aquele não precisaria de blindagem para se esquivar. aliás acho que o nome blindagem nunca esteve tão em voga como nos últimos anos.
    Caro Ricardo Kotscho, antes o PT jogava pedra em tudo que era telhado, hoje o seu telhado é feito com uma película finíssima que não está agoentando nem pingo de chuva.
    Sua opnião é valiosa.
    “como é linda a Democracia”
    Até a próxima troca de opiniões.

  97. HÁ TEMPOS QUE VENHO AGUARDANDO ESSE PRONUNCIAMENTO, DESDE OS PRIMEIROS ESCÂNDALOS, E VENHO DIZENDO AOS AMIGOS, ONDE ESTÁ O PT E SEUS DIRIGENTES PARA RESPONDER A TUDO ISSO??!! É ÓBVIO QUE EXISTE UMA GANA, UM SANGUE, UM PRATO DE VINGANÇA SENDO DEGUSTADO PELOS ADVERSÁRIOS DO PT,MAS SE NÃO EXISTISSEM IRREGULARIDADES, ELES NÃO TERIAM ESSE PRATO PARA SABOREAR, SANTOS, NENHUM DELES SÃO, MAS SABEM SE PROTEGER BEM, COISA QUE O PT JÁ DEMOSTROU NÃO SABER…. MEU ÚNICO CONSOLO É SABER QUE PELO MENOS DE UMA COISA QUE ACUSAM O PT, ELES NÃO VÃO PODER RECLAMAR, APESAR DE VÁRIAS TENTATIVAS, DE NÃO RESPEITAR A LIBERDADE DE IMPRENSA E DA LIBERDADE DA PF TRABALHAR E INVESTIGAR, COISA QUE NO GOVERNO DO PSDB ERA IMPOSSÍVEL!!!!!!!!!!!!!

  98. lula sempre criticou a”elite”,agora que o bicho tá pegando em vez de da explicações vai fazer uma viagem de 12 dias pela europa.isso não uma tática da tal “elite”que criticava.

  99. …Ricardo, já falei aqui que, pior do que o cara ir para o inferno, é ficar na sua porta pedindo pra entrar e o capetão de portaria dizendo:
    -Aqui não…aqui não vagabundo !!!
    Esta página de comentários, demonstra que, além do Serra abraçado com o Malafaia, muitos outros estão nesta situação.
    Êstes coitados, teem como único prazer, semanalmente esperar os escãndalozinhos inventados pela Veja, para sairem por aí uivando suas frustrações por não terem um líder a altura de LULA.
    Este negócio virou uma nóia para eles, são os Vejadependentes, compram vários exemplares de uma mesma edição, acreditam piamente que no que ela publica. São tão fissuraddos nesta droga, que teem crises de insõnia na noite que antecede à sua distribuição.
    Este seu pôste teve o mérito de trazêr a eles um prazer extra.
    Se tú continuar assim, vais acabar sendo aceito no paraíso, como auxiliar direto de São Francisco, por ser tão caridoso.

  100. Como pode alguem duvidar da existência do mensalão? não acompanharam o julgamento? está tudo lá, provado, documentado, com assinaturas originais de Genoino e companhia. Foram julgados por um STF indicado pelo próprio PT !!

    Quanto aos crimes atribuidos à oposição, porque não são levados a julgamento? toda a estrutura de poder, legislativo, executivo e judiciário está nas mãos do PT, então porque não investigam, apuram, julgam e punem ? o que impede ? ninguem acha isso, no mínimo, curioso ??

  101. Grande abraço, Ricardo. Te conheço quase desde criança – e repito que você é um dos caras – e jornalistas – mais honestos (além de ótimo!) que tive e tenho a honra de conhecer. O Grandão (vinho da mesma pipa) já se manifestou? Saudade e carinho, CECIL

  102. Caro Ricardo, foi muito pertinente seu artigo. Sou petista e acompanho seu trabalho desde a epoca que escrevia na folha. Poucos jornalista tem autoridade profissional para cobrar do PT e do Lula uma resposta aos ataques. Eu sempre dizia que antes do PT chegar ao poder este pais era uma grande fazenda. Com o PT temos a oportunidade de refundar a republica. Dilma lutou por isso. Lula lutou por isso. temos muito o que caminhar.. Por exemplo estão atacando o Paulo Teixeira com ilações no caso da operação porto seguro… É importante que os petistas serios, que acreditam nas mudanças comecem a lutar para que o partido volte aos seus principios.

  103. Faço algumas perguntas:
    1. Alguem acha que algum dia, em algum pais do mundo a corrupção será eliminada? Quem ?
    2. Algum empresário brasileiro consegue afirmar que não e´roubado em sua empresa ? Quem?
    3. Alguem em sã consciência, a menos dos nossos ministros do Supremo (aqueles que desconhecem como todos os fugitivos da justiça deixam o Brasil sem passaporte) e da mídia, não percebe a diferença entre a ação dos escalões inferiores e aquela que parte do presidente da república? Quem?
    4. Distorção da interpretação do dominio do fato, para poder condenar o PT, Dirceu e Genuino, não grita a inocencia dos mesmos ?

  104. Concordo que imparcialidade e parcialidade são conceitos dicotômicos, como gravidez e não estar grávida (não existe 25% grávida). De qualquer forma, imparcialidade é uma utopia, como muitas coisas em nosso mundo. Todos têm algum conflito de interesse que obscurece, mesmo que de forma parcial, a elaboração de uma opinião imparcial. Entretanto, penso que a completa eliminação de conflitos de interesse seja também virtualmente impossível, mas nós (na minha opinião) como membros de uma sociedade democrática devemos trabalhar de forma árdua com 2 principais objetivos:
    1) Reportar de forma o mais transparente possível os nossos próprios conflitos de interesse numa discussão, como foi feito de forma corajosa pelo Kotscho
    2) Minimizar ao máximo esse conflito, analisando as notícias e fatos (é o foco aqui) de forma sistemática e imparcial (sim, penso que seja possível, depende de treinamento constante). Depois sim, baseado na análise criteriosa das notícias e comparadas com o contexto político e histórico, pode-se reportar a opinião, mesmo que ela seja parcial. O leitor bem informado saberá separar o joio do trigo e formar a sua própria opinião.

    Em minha opinião os debates tem sido infrutíferos como tem sido feitos até aqui, por exemplo, com esses 2 blogs (o do Kotscho e o do Azevedo). Cada um tentando colocar a sua opinião, mas nem sempre analisando todo a informação que suporta as suas opiniões de forma sistemática e, de novo, imparcial. Falo novamente, isso me lembra um ex-chefe meu…..ele fazia reuniões com o grupo e falava: “essa é a primeira questão do dia….”após alguns segundos de debate ele, invariavelmente, acabava com a discussão e reportava a resposta. Ou seja, ele tinha ao mesmo tempo a pergunta e a resposta. Eu me pergunto: qual é a utilidade de uma reunião destas? Qual é a utilidade de uma discussão em que grupos opostos tentam enfiar goela abaixo os seus ideais, com facas entre os dentes e olhos avermelhados de ódio?
    Chegou o tempo para um debate mais sério, adulto e profissional.
    Grato pela oportunidade para expressar meu pensamento.

  105. …Vítor Hugo meu nêgo, segura aí porque esta é forte.
    O Neolítico disse as 10:15: ” …Viu everaldo. Isso só demonstra o que nós, democratas ,mais tememos; a ditadura!…”, vou repetir porque eu também não acreditei: “…Viu everaldo. Isso só demonstra o que nós, democratas ,mais tememos; a ditadura!…”
    Desde quando estes caras que defendem a ditadura de uma imprensa marginal são democratas ???
    Abominam qualquer controle do estado sobre a imprensa, mesmo sabendo que, “numa democracia”, se este controle estiver favorecendo quem esta no poder, isto pode ser modificado com o voto. Agora….como nos livrarmos de uma máfia no controle da imprensa ??? E se esta imprensa usa o seu poder para colocar como reféns os agentes do estado, mesmo silenciosamente ???
    …ééé Vítor véi…não é fácil entender estes neo-democratas…compreendoo a tua dificulade em “dormir com um barulho deste”.

  106. Achei seu comentário, apesar de um pouco acido quanto aos adversários,como se a culpa coubesse exclusivamente a eles, bastante sensato. Nunca fui eleitor do PT, apesar de ter assinado na PUC, o livro de criação do PT, tambem fui agente contra a ditadura, entretanto, qualquer atitude minha foi pura escolha. O fato é que os lideres do PT sempre se acharam os senhores da verdade e da etica, o que não foi verdade.
    Conforme voce mesmo colocou, já passou sim, da hora do PT vir a publico explicar toda esta historia malcontada. O julgamento do mensalão foi um julgamento limpo e ético, diferentemente das atitudes que vemos dos condenados.
    Achei seus cometarios, alem de sin ceros, bastante corajoso…

  107. Diante mão aviso que não sou PT e muito menos PSDB, sou apartidário, pois no Brasil só existem dois partidos, os que estão no poder e os que querem estar no poder.
    Dito isto é notória a corrupção desde sempre, mas querer se resumir a uma comparação LULA x FHC, PT x PSDB, é no mínimo sub julgar a inteligência alheia, pq nã adimitem que o Lula e o PT, assim como os demais partidos são bandidos e pronto.
    Os resultados eleitorais no país é reflexo da falta de educação da população, mal sabem ler e escrever, já querem que tenham visão crítica com imparcialidade?
    Este quadro de corrupção é típico de países de terceiro mundo, caso achem agressivo, é só comparar debates pré eleitorais no nosso país com os que ocorrem em países de primeiro mundo.
    Admitamos somos sem educação e corruptos, inclusive Lula, FHC, PT, PSDB, PMDB, PV, PC do B, PP, DEM, etc

  108. …o que mais nos intriga, é o ódio que sentem por LULA, pelo PT.
    Somos contra as lideranças tucanas, mas não nutrimos por elas nenhum ódio, nenhuma raiva exacerbada, apesar dos estragos que fizeram ao nosso povo, ao nosso país.
    Eu pessoalmente, tenho até um certo carinho pelo FHC, apesar de o ver cada vez mais efeagagado, pois podia muito bem, em vez de, perder seu tempo com liberação de maconha, ter se dedicdo a a causas maiores, por exp, dar norte a uma oposição que engrandecesse a nossa democracia, e não a de atender os interesses mesquinhos de uma máfia midiática.
    Alguém precisa falar para o André aí em baixo, que corrupção não é típico do terceiro mundo, corrupção é típico de um sistema cuja cultura é tirar proveito um do outro, especialmente se este outro é mais fraco.
    Quando se fala em corrupção ninguém toca nos corruptores, naqueles que realmente são beneficiados com os desvios de recursos, financeiros e morais do estado.
    …o assenzamento leva alguns a dizer, …corupção é coisa do terceiro mundo…
    Praticou, o Bush, corrupção ao inventar uma guerra no Iraque, pois estavam cansados de saber que o coitado do Sadam não tinha nem um traque pra disparar, matando milhares de inocentes, para beneficiar seus apaniguados ??? Que qui tú me diz André ???
    E a campanha política americana teve alguma diferença com que foi feita em Catanduva ??? Tem André ???
    …( falando sózinho )…pelamordedeus…nem sei porque agente continua debatendo com estes caras…

  109. Leandro 17h28, quando voce afirma que “os novos estão procurando outros partidos de esquerda, como o PSOL, ou acreditando na conversa da oposição . . . ” ignora a votação históricas do PT nas últimas eleições e a vitória acachapante de Haddad em são Paulo. Ou seja, voce elabora opiniões segundo obervações do próprio umbigo, como fazem o Robson de Oliveira, Luiz Carlos Velho, Vannelder, etc . . . Se o PT fosse tão corrupto quanto voces afirmam, o Banco do Brasil, CEF, Petrobrás, etc . . . já teriam sido privatizados; José Dirceu e Genoino estariam milionários como Serra e FHC e seriam endeusados pela Veja, Folha e Globo. Mas o que vemos é justamente o contrário. Claro que só o mais rematado idiota acreditaria que a corrupção desapareceria por mágica no momento em que o PT assumisse a presidencia, da mesma forma que só um imbecil confiaria na lisura dos julgamentos políticos do STF, quando sabemos que alguns de seus ministros concedem Habeas Corpus na calada da noite pra estupradores de indefesos e banqueiros corruptos e os demais só agora descobriram que corrupção é crime, pois hibernavam na era FHC. ACORDA, Leandro !!!! //// Everaldo, e depois nós é que acreditamos em Papai Noel, como afirmou um “desatento” (09h09) aí embaixo. Eu mereço !!!!!!

  110. Se Lula fôsse, mandava um bilhete para o companheiro Kotscho:

    Companheiro e amigo Kotscho, recebi seu recado e sugestão e prontamente resolvi atendê-lo.
    Assim que a mídia informar ao Brasil sobre como foi a compra de votos para a reeleição de FHC e esse se explicar em público.
    Assim que a mídia informar ao Brasil o que foi a Privataria Tucana e o FHC e o Serra se explicarem em público.
    Assim que a mídia informar ao Brasil como se deram e para que, as relações da Veja e a quadrilha do Cachoeira e o Civita se explicar em público.
    Assim que a Globo informar ao Brasil como e por que tentou dar o golpe no Brizola, na apuração da eleição para governador no Rio em 82 e deu o golpe no PT na eleição para presidente em 89, com os três marinhos explicando, ao público, na falta do pai, o autor.
    Assim que a Folha de São Paulo explicar ao Brasil o que andaram fazendo durante o período da ditabranda e o Otávio Frias explicar em público.
    Assim que a mídia explicar ao Brasil o que vem a ser o caso Alstom, e Alckmin e Serra se explicarem em público.
    Ah, para explicarem não precisam exagerar e utilizarem o mesmo esquema utilizado no mensalão, tipo novela com capítulos infindáveis, pode ser uma explicação “simplesinha”, igual a essa que estão a fazer com a tal operação “Porto Seguro”, um fato por dia, né?
    Ah, não precisam utilizar ilações, deduções, suposições ou o domínio do fato e mesmo simples citações como fazem agora com o Paulinho Teixeira, basta aterem-se aos fatos existentes e estarei satisfeito.

    Kotscho, assim que o último desses se explicar, pode convocar que eu falo por horas, com todo prazer.
    Amigo, “vida que segue” e um abraço companheiro do amigo Lula.

  111. Nem vou perder tempo falando sobre a corrupção no PT ou qualquer outro partido. Também não acredito na visão “ingênua” do blogueiro, ao dar a entender que não sabia de todos os problemas éticos enfrentados pelo PT, mesmo vendo diariamente transitar pelos corredores do Palácio do Planalto pessoas como Renan Calheiros, Fernando Collor, José Sarney e companhia bela. O que chamou minha atenção foi a “descoberta” sobre a falácia da imparcialidade jornalística que, após décadas de trabalho, o blogueiro resolveu assumir. Sim, caro Ricardo, imparcialidade não existe, mas existem protocolos a serem seguidos que podem deixar qualquer material jornalístico bem próximo dela. O veículo assumir uma linha editorial pública clara, não aceitar publicidade de governos; não permitir relações promíscuas entre jornalistas, empresários, políticos, religiosos; mais de um jornalista e editor em cada matéria, sorteio de pautas; o simples e velho ouvir todas as versões e duvidar de absolutamente de tudo que se ouve são maneiras que veículos sérios utilizam para chegarem muito perto da imparcialidade. Você pode dizer que tudo isso é inútil, já que quem decide é o dono do veículo, o que não deixa de ser verdade, você sabe muito bem disso, já que sempre viveu trabalhando para eles. Mas há alguns poucos empresários e jornalistas que conseguem chegar muito próximo à imparcialidade. Já vi isso em jornais dinamarqueses e belgas. A primeira regra é abrir mão de paixões pessoais e ideológicas. Os leitores também tem parte importante na busca de uma imprensa melhor, mas isso depende de uma educação com mais qualidade, coisa que nem os oito anos de “demônios neoliberais” do PSDB, nem os 10 anos dos “ anjos socialistas” do PT conseguiram . Aos que querem informações mais próximas o possível da verdade, lembrem-se de uma regrinha: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”

  112. Concordo que um jornalista não pode ser imparcial, sua interpretação dos fatos pode e deve expressar seu posicionamento político e moral. Os leitores também tem o seu julgamento, e não precisam de tutores, defensores da “verdadeira interpretação” ou da verdade … Mas o problema ocorre quando a interpretação dos fatos interfere na divulgação do fato em si, assim tem-se uma distorção na qual surgem “versões” do ocorrido divulgadas como fato, e isso não pode ser mais chamado de jornalismo, mas sim propaganda partidária.

    Podem justificar o mensalão, dizer que todos os partidos roubam, que o PT decidir equiparar-se aos outros para manter-se no poder, mas negar a sua existência, negar o uso de dinheiro público, ou negar a participação de seu líderes no esquema é distorção, divulgação de mentira como uma versão…isso não é ser parcial, mas ser mentiroso a favor de uma causa.

    Achar que para defender uma causa, ou projeto político pode-se tudo, é um posicionamento que exclui do processo aqueles que se opõe a essa causa ou projeto, e no fundo passa a ser apenas uma expressão de AUTORITARISMO. Dizem então, eu estou do lado da verdade, não importam as leis, assim também não é importante prestar contas de nossos atos e escolhas… Saímos então do regime democrático para algo diferente, outro regime, no qual existem ungidos, seres especialmente classificados que não merecem o mesmo julgamento dos cidadãos comuns!

    Qual a resposta do PT a condenação de seus líderes no julgamento do mensalão por exemplo? E mesmo discutindo-se o mérito acadêmico das condenações, os fatos não ocorreram? Não merecemos uma resposta? Ou novamente caímos no autoritário argumento de que está am do lado da verdade?

    -“Eu sou a verdade e a vida, quem estiver ao meu lado, ainda que impuro terá como herança o reino dos cèus! ”

    O PT não é diferente dos outros partidos, sua verdade não é maior que a verdade do resto da população e deve ser submetido ao julgamento da sociedade através do aval das urnas e das leis do país… O argumento é o de que todos roubam, mas a verdade está do lado do PT?

    Não é um argumento aceitável para aqueles que não processam a mesma “fé”!

  113. “…mas um projeto político ao qual dediquei boa parte da minha vida.” Frase sua, neste post. Talvez agora você entenda a revolta dos brasileiros traídos por Lula e seu PT. Eles, como eu, também dedicaram boa parte de suas vidas às esperanças depositadas nesse tal projeto político, que faria a diferença, com seriedade, respeito, etc e tal. Acredito que você sinta uma dor parecida com a minha, embora nem sempre possa expressar.

  114. Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    São trezentos picaretas com anel de doutor
    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    São trezentos picaretas com anel de doutor
    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou

    Eles ficaram ofendidos com a afirmação
    Que reflete na verdade o sentimento da nação
    É lobby, é conchavo, é propina e jeton
    Variações do mesmo tema sem sair do tom
    Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei
    Uma cidade que fabrica sua própria lei
    Aonde se vive mais ou menos como na Disneylândia
    Se essa palhaçada fosse na Cinelândia
    Ia juntar muita gente pra pegar na saída

    É Sr. Ricardo o Luis Inácio falou o Luis Inácio avisou. Só esqueceu de dizer que os picaretas só mudariam seus nomes, ah! é mesmo, o Luis Inácio provavelmente não sabia de nada. Pois é essa música, infelizmente, continua muito atual. E pensar que já votei nessa turma!!!

  115. …Vítor Hugo meu nêgo…primeiramente, um bom domingo pra você e sua família.Tú leu aí o artigo do FHgá, que se efeagagou por completo depois dele ??? Alguém, algum amigo caridoso, deve avisar a esta criatura que ela já morreu, ainda não foi enterrada, porque não se encontra coveiros dispostos a executarem o serviço.

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/86763/Com-melancolia-e-revolta-FHC-quase-joga-a-toalha-Dilma-contesta-FHC-defende-era-Lula.htm

    Vê aí o que ele diz no terceiro parágrafo…kkkkkkkkkkkkkkk…kkkkkkkkkkkkk…é ou não é pra rir ???
    O sorbonado, o lamparina de alexandria, acha que deve-se aumentar os impostos dos véiculos, dos combustíveis, para se evitar os congestionamentos no trânsito !!!
    …né brincadeira não…o sábio…fala isto !!!
    Depois da Danusa, a musa tucana, achar que não há mais graça em se viajar para o exterior, pois quelquer porteiro de prédio, hoje, também o pode fazer, esta do Muso, vem apenas explicar porque LULA, é cada vez mais ovacionado pelas pessoas conscientes.

    Quando eu era pequeno, meu avô me colocava como contrapeso de cangalha, ao buscar água com seu jeguinho, em uma cacimba no leito seco do rio Piancó lá em Itaporanga-PB onde nasci…enquanto caminhávamos ele falava sòzinho para espantar a solidão. Um dia ouvi ele dizer:

    – O caba só conhece a verdade quando se torna livre. Enquanto isto num acontece, o caba é escravo da ignorância.

  116. A todos os incautos que afirmaram aqui que o PT é igual aos outros, peço apenas que convençam o PIG a não gastar fortunas astronômicas tentando evitar a vitória do PT, como aconteceu recentemente em São Paulo. Inventaram o Celso Fogo de Palha Russomano. Sustentaram por meses a mentira de que liderava as pesquisas e venceria no primeiro turno. Tudo pra evitar a vitória do PT em São Paulo. Se o PT é igualzinho aos outros porquê o ódio ao PT ? Se o PT é igualzinho aos outros porque Collor, Maluf, FHC, Roriz, Yeda, Arruda, Serra, Cassio Cunha Lima, etc . . estão impunes, mas Jose Dirceu, Genoino estão condenados sem provas ? E o pior é que inventam esses contos do vigário, (como o Caçador de Marajás das Alagoas) confiando na “inteligência” desses pobres diabos que acreditavam no Demóstenes e agora acreditam na Veja, na Globo, no STF, etc . . . Se o PT é igualzinho aos outros, porque os Petistas não são admitidos nos blog limpinhos, mas os anti-PT’s tem liberdade aqui no blog do Kotscho ? Ganha um poster do Alckmin quem conseguir responder a essas perguntas que não queremem calar. Pra finalizar: Voce, anti-petista, que afirma que é tudo igual, vote no PT pra governador em São Paulo, beleza ? Não é tudo igual mesmo ? Então, o que custa fazer essa gentileza pro Victor Hugo ? /// Everaldo, o PT é igualzinho aos outros, mas o que afirmam essa idiotice não votam no PT nem sob mira de revólver. Nem sob tortura. Eu mereço !!!!!!

  117. Repudio todo analista ou bloguista ou qqr ista que não coloca abaixo dos seus textos seu e-mail respectivo para receber ou os parabéns ou as criticas. Esse é o caso desse sr Gaspari. Tem como escopo de vida no momento: agredir a Presidenta Dilma. Ainda mais quem leu o artigo de Mario Quintana começa a conhecer bem esse Gaspari, o homem sem e-mail. Como fez com seus livros sobre a ditadura apenas coloca nos seus textos contra Dilma aquele ranço antipetista inerente aos ligados a grande midia e que não aceitam governos progressistas, mesmo os sérios como acontece com agora.
    Opiniões desse senhor nos deixam com o coração pleno de tristeza. Gaspari, Noblat, Reinaldo Azevedo, Merval Pereira (imagine que essa figura faz
    parte da Academia Brasileira de Letras, meu Deus) Eliane Cantanhede, Rosa Kramer, Renata LoPrete, Cristiana Lobo, Gerson Camarotti, são os expoentes do jornalismo direitista, bem como as organizações Globo, o Estadão, A Folha e a hipocrita Veja, aquela que possue em seus quadros o Policarpo Jr, amigo e companheiro do Sr. Cachoeira, fato mais que comprovado pelas gravações que tive oportunidade de ouvir. Esses srs citados por mim, não tem a coragem, o carater de cortar na carne e admitir que jornalista pode ser corrupto. Incrivel? não! simplismente imoral! Todos eles! Portanto, qual a diferença entre progressista e direitista? nenhuma! A sorte é que são lidos por pessoas ligadas a direita e a ditadura e que não cheiram nem fedem no contexto brasileiro.
    Adorariam um golpe, mas um golpe estilo paraguaio. E estão tentando fazem anos. Agora vieram com mais força pois não suportariam mais 4 anos de governo petista. Usam os holofotes da Globo para atrairem congressistas a aderirem a seus interesses. E não só os do PSDB e DEM pois ja perceberam que esses partidos ja não tem o que dizer, como eles. Procuram Joaquins Barbosas, Eduardos Campos e que tais para tentarem conseguir. Ainda mais com uma presidente que apoia totalmente a imprensa e sequer imagina que por ela poderá ser traída. Mas isso é assim mesmo, Dilma! das canetas ou dos computadores desses analistas só saem criticas e jamais verá apoio. Vão continuar lutando. E, se Deus quiser, perdendo.

  118. “A bonita história do partido, que foi fundamental na redemocratização do país, e a dos milhões de militantes que ajudaram a levar o PT ao poder merecem que seus líderes venham a público, não só para responder a FHC e às denúncias sobre a Operação Porto Seguro publicadas diariamente na imprensa, mas para reconhecer os erros cometidos e devolver a esperança a quem acreditou em seu projeto político original, baseado na ética e na igualdade de oportunidades para todos.”
    O Sr. Ricardo kotscho vai se decepcionar.

  119. É tanta denucia que dá na vista as tendencias nesse Brasil que cresceu assustadoramente com divisão de renda, e põe em duvida qualquer denuncia feita pela midia.
    Já imaginaram o que acontecerá se Lula ganhar para o governo de S.Paulo, ele ja incomoda a oposição elitista com a prefeitura ja ganha, imaginem se ganhar para governador de S.Paulo, a mais capitalista do Brasil, o que a midia e oposição vão querer aprontar ou fazer, se perder a derradeira boquinha dessa que não se conforma, com as derrotas.
    O Brasil está dando certo só falta S.Paulo para entrar no governo do povão, isto é governar pra todos.

  120. Sobre os casos de corrupcao que hoje ocupam as primeiras e as paginas policiais dos jornais e sites do Brasil, praticamente todos eles do PT, eu acabo nao entendendo as argumentacoes de alguns petistas mais “roxos” , por assim dizer, quando se abstraem do fato em si ( da corrupcao, do roubo, da picaretagem ) e ficam agredindo os outros partidos, que ele entendem ser ” de direita” .
    Ora, que me desculpem a franqueza, mas se a denuncia partiu da direita, do centro, de cima ou de baixo ou de ” outra esquerda ” NAO importa.
    Importa saber se os acusados perpetraram os crimes e se sim, cabe puni-los com o rigor da lei, lei , que diga-se de passagem , eh super branda, benevolente e morosa em sua aplicacao.
    Este caso da tal Rose, ha 12 anos com o PT, Ze Dirceu e Lula eh emblematico do quanto os corruptos c…m e a…m para a jutica e para a lei.
    Eh so ver que em pleno processo de punicao aos mensaleiros, a Rose e os outros estavam a pleno vapor.
    A justica, neste caso, deveria pura e simplesmente sequestrar todos os bens de todos os envolvidos, nao interessando ser PT, PSDB, DEM ou o raio que o parta.
    Ladrao e safado eh simplesmente isso : ladrao e safado.
    JP

  121. Caro Kotscho, tomo a liberdade de deixar aqui link do texto que publiquei em meu Blog a respeito do tema – “Sobre anjos, demônios e as respostas que o PT está devendo”- http://migre.me/cbmLa

    Peço paciência, é um texto longo, longuíssimo, resultado de um final de semana de trabalho, invadindo madrugadas. Torço para que possa ajudar a fomentar um debate que é urgente.

    Quando tiver um tempinho, passe por lá. Será um prazer.

    Muito obrigado e abraços,
    bom domingo,

    Chico Bicudo

  122. Caro Kotscho. Infelizmente VC acordou do sonho e passou a VER a REALIDADE. Não existe partido ou políticos honestos, todos estão baseados em 2 pilares: DINHEIRO e PODER. Até 2002 Eu participava, brigava, tentava conquistar votos para o PT, mas logo após 2002, percebi que todos são iguais, na forma de se manter no PODER. Deixando a ética, moral e a honestidade de lado para o verdadeiro objetivo: ”PODER”. Não existem pequenos delitos, todos são delitos. Quando as pessoas passam a praticar pequenos delitos para chegar aos grandes é um pulo. Como vimos na defesa do mensaleiros. “Não houve compra de voto e SIM CAIXA 2”. Segundo a Lei Eleitoral em seu art. 30 da Lei 9504/97, o caixa dois é crime eleitoral. Sendo assim, não existe defesa para isso. Como podemos condenar um Policial que para um carro com o documento atrasado e recebe um “agrado” para não multar, se um político para conquista o seu “PROJETO DE PODER”, se utiliza do caixa 2. Espero que a partir deste momento VC passe a brigar pelo voto facultativo, sem cabrestoS e moedas de trocas. Infelizmente após 2002 tenho votado NULO, não consigo votar no menos pior, pois eles não existem. Abraços. Espero que passe pelo moderador

  123. Caro, Rcardo gostaria de pedir ao nobre jornalista que faça uma campanha para que o Supremo pessa urgencia no julgamento de processos que estão para serem julgados no TRF1, ou em outros tribunais. Tiveram varios prefeitos que fora presos pela “operação rapina” no Estado do Maranhão e ninguem até agora não foram julgados. Alguns até voltaram ao poder nesta ultima eleição e os secretários que foram presos juntos com os prefeito estão voltando aos cargos juntos com os prefeitos. Foram desviado milhões de reais da saúde e educação com foi o caso da cidade de tuntum -MA.

  124. Grande Kotscho!
    Aqui entre nós, você já passou da idade de saber o que seria feito com o seu texto.
    Virou bandeira de alguns blogueiros bem à sua direita, na revistona marron, como sinal de que “até o Kotscho”.
    Mino Carta também entrou na dança das cadeiras de quem não vai ficar malhando “os Judas”.
    Não sou lá muito bom de cálculo político, alías, de cálculo algum.
    Algumas atitudes que me parecem óbvias de não serem adotadas, simplesmente o são.
    Mas alguma coisa deve estar dizendo ao Lula de que, ele mesmo, mais ninguém, tem de se apresentar em 2014, para uma espécie de JULGAMENTO PLEBISCITÁRIO, de modo que o ex-presidente possa dizer na campanha. Comparem-ME, E O MEU GOVERNO, COM TODOS OS DEMAIS. USEM todas as informações de que dispõem, inclusive de tudo o que foi produzido nos últimos 40 anos, a favor e contra mim, e me JULGUEM! Se você me mandarem de volta para Casa, ACEITAREI E NÃO RETORNAREI NUNCA MAIS.
    É isso!
    Não há outra maneira de lidar com tudo o que vem acontecendo!
    Faz-me rir, tanto a velha direita, a nova direita, o centro travestido de garotões modernos (não vou falar de uma esquerda que não existe, exceto a invertebrada no PSOL), a perorar o imperativo ético na política, a exemplo de FHC, que depois dos 80, e namoradas de 40, logo ele, El Narciso, deu para “melancolias” como se fosse o Senhor da Razão.
    É Kotscho, você está perdoado dessa derrapagem lamentável, até porque quem escreveu o insuperável DO GOLPE AO PLANALTO, que tenho na biblioteca, ao lado da coleção inteirinha de Lobato e Amado, autores de quem você se diz admirador, merece sempre muito crédito.
    Mas nesse assunto, não tem mais o direito de ser ingênuo, e não levar em consideração que o seu texto faz bem algum ao campo que você diz , e o sabemos, milita desde criancinha.
    É que um texto desses, seu, faz mais mal do que todos os blogueiros da VEJA juntos durante o ano todo.
    Boa sorte! Sáude e Paz!

  125. Concordo com o que disse Paulo Barbosa, às 13h06, é tanta denúncia de corrupção do PT que começo a desconfiar dessa verdadeira máquina de produção de notícias ruins sobre o governo petista. Aí me aparece um tal de Buzzo, jornalista do Grupo Abril dizendo que a corrupção começou em janeiro de 2003. Acho que o dito cujo estava em coma no período do governo FHC e acordou em 2003 pra falar tal besteira. Acho que como eu, muitos estão cansados de ficar só ouvindo essas histórias de corrupção no PT. O que me interessa é saber que o Brasil está cada vez melhor em termos de distribuição de renda, dando oportunidades para os jovens oriundos de escolas públicas estudarem em universidades federais, o que antes era privilégio só dos jovens nascidos em famílias abonadas que estudavam em escolas particulares. Temos hoje um índice de desemprego baixo e em certas profissões há até falta de mão de obra nacional, o que está ocasionando a vinda de estrengeiros para o país. Eu, que dependo de um fundo de pensão para complementação da minha aposentadoria para viver, estou achando ótima a administração de gente ligada ao PT junto a PREVI. Mas no tempo do FHC queriam simplesmente aniquilar a PREVI e os demais fundos de pensão sob a égide do Banco Opportunity de propriedade do nefasto Daniel Dantas. Podem falar que estou protegendo interesses corporativistas. Não ligo. Mas chamo a atenção para o que está acontecendo na SABESPREV, administrada por uma diretoria tucana, que está amargando um prejuízo estratosférico onde os aposentados estão tendo que pagar a conta. É por essas e outras que continuo apoiando o PT no governo, seja ele municipal, estadual ou federal. Porque é um governo que respeita os direitos trabalhistas. Pode ser que tudo não esteja perfeito mas é bem melhor do que no tempo do PSDB, onde a sujeirada toda foi totalmente blindada por um tal Brindeiro e uma PF totalmente submissa.

  126. Eu sou a verdade e a vida, todos que acreditam em mim se salvarão!

    Todos os partidos são iguais, mais o PT é mais igual que os outros!

    Não abra diálogo com o PIG pois não podemos retroceder… somos melhores que isso… diálogo com a oposição só para comprá-la

    Todos roubam, mas o PT rouba com intenção social…

    O que querem é macular a imagem ilibada de nosso líder, ninguém tem autoridade moral para criticá-lo!

    Enfim, arguementos autoritários de todo o tipo… e nisso resume-se a visão democrática defendida pelos progressistas?

  127. Maria Helena/Sto André, isso que tu escreve sobre fundo de pensão não é novidade, qualquer prejuiso com campanha/doação na politica e outros bichos simplesmente é jogado/transferidos aos fundos de pensão como se fossem despesas de um fundo de reserva, é uma mágica na contabilidade.

  128. Será que há quem queira acabar com a corrupção entre os que podem e devem? Há uns dias, li ou ouvi que neste país são desviados 200 bilhões por ano… repetindo: 200 bilhões… Portanto, não se trata de uma merreca de 200 reais de um batedor de carteira, é dinheiro grande… De onde se tiram tais números e conclusões? Do nada é que não deve – não poderia – ser.
    Se abrir tais discos rígidos, o Brasil quebra? Se investigarem tal construtora, a república vai abaixo… A maioria dos brasileiros e brasileiras não vai abaixo: quem vai abaixo é quem tem a mão suja, mas também tem influência de sabe lá com que instrumentos – chantagens? – para ser protegido (a).
    Os que ocupam cargos e funções na república querem acbar com a corrupção? Será? Por quê? Pra quê? Quando alguém enfrenta, acaba sendo investigado… E ainda tem aquelas três dúzias de classe média carioca fazendo passeata apoiando o julgamento do mensalão… Cadê que fizeram passeata cobrando investigação sobre a farra dos guardanapos nas cabeças que envolve (ria) o governador Sergio Cabral? Ainda se acham cabeças pensantes… enaunto pensam que pensam a farra corre solta às custas dos votos dos ditos cidadãos conscientes que votam conscientemente… Moral da história: não querem acabar com a corrupção, publicaçõea colá como se adiantasse alguma coisa.

  129. João Paulo de O Lepper 14h30 disse : “A justica, neste caso, deveria pura e simplesmente sequestrar todos os bens de todos os envolvidos, nao interessando ser PT, PSDB, DEM ou o raio que o parta.” João Paulo, meu fíii, é exatamente isso que exigimos nós, os Petistas, pois a compra de votos de FHC, as privatarias de Serra e o Mensalão das Emendas de Alckmin continuam e continuarão impunes. Só um retardado não gostaria que fossem execrados os corruptos do partido que apoia. Mas a execração deve ser fundamentada em provas e não em achismos. Como pode o RÉU CONFESSO Roberto Jefferson ser condenado com fartura de provas a 7 anos de reclusão e Dirceu a quase o dobro sem provas, graças a Teoria do Dominio do Fato porcamente interpretada pelo ministro Joaquim Barbosa, segundo o jurista alemão autor da teoria ? ACORDA, João Paulo Lepper !!!!!! Eu mereço !!!!

  130. Acho que esta faltando projeto de governo, projeto de pais e está sobrando deslumbramento de alguns “quadros” do Partido. O problema não està em Lula, mas na maioria das forças internas do PT que pensam de forma semelhante: ganhamos e assim podemos fazer de qualquer jeito e fazê-lo com qualquer “companheiro”, mesmo que não mereça qualquer confiança.

  131. O PT se sangra sozinho… Na minha opinião: que a corrupção venha do PT, PSDB, PMDB e etc…todos devem ser punidos, ninguém deve ser poupado. O povo está cansado de tanta corrupção, é tanto dinheiro desviado que é de deixar qualquer um sem esperança. Infelizmente esse câncer não tem cura.

  132. E eu que imaginava os jornalistas como sendo imparciais quando se trata de escrever para os leitores. Imaginava que o jornalismo tem como objetivo informar da forma mais imparcial possível e deixar ao leitor a liberdade para racionar e decidir-se pelo o que achar mais correto e mais justo.

  133. Caro Kostcho,se o jornalismo não é 100% por cento isento talvez o repórter tenha um compromisso inalienável com sua integridade e honestidade pessoal.Quanto ao desmonte da imagem do ex presidente não seria ele ingênuo demais em permitir uma das suas mais próximas assistentes pessoais utilizar seu prestigio e eventual poder, até onde se sabe, no MEC, em duas agências reguladoras , no BB e no Congresso Nacional.Tanto ingênuo seria ele se não conseguisse eleger-se( por duas vezês) e a sua sucessora na presidência da República.Como escreveu o jornalista Élio Gaspari :ou o PT decide acabar com esses esquemas de tráfico de influência e enriquecimento dos chamados companheiros ou esses próprios esquemas desonestos acabam de vez com o PT.Cabe ao partido decidir qual caminho a seguir.Tenho certeza que um país nesses moldes não será a herança que gostaria de deixar aos seus netos e futuras gerações.Abraço.

  134. Prezado Ricardo Kotscho,

    Sem dúvida alguma, Lula deverá se manifestar ao povo brasileiro. Nem tanto para responder aos ataques raivosos e estapafúrdios da imprensa livre, o já conhecido partido da imprensa golpista. Mas deverá trazer a todos nós que o elegemos e sempre o apoiamos sua opinião sobre o Brasil que ele ainda acredita, assim como nós acreditamos que permanecerá sob a gestão da presidenta Dilma, continuando seu legado de transformação de nossa querida Nação.

    Sem dúvida, também poderemos afirmar, está ficando difícil enfrentar essa situação onde até Mino Carta perdeu a paciência nesta semana com o editorial que fez publicar na Carta Capital, além de sua acertada cobrança política, Kotscho, nesta postagem que comentamos.

    Mais que Lula, o que falta mesmo e sentimos enorme ausência de conteúdo e de ação de nossas lideranças no exercício dos cargos de deputados, senadores, ministros, direção partidária e outros, é a defesa do governo e suas políticas. O governo que é responsável pela transformação do país a que todos assistimos e que o mundo reconhece não pode ser empurrado para a beira do abismo da corrupção e dos malfeitos, como quer a imprensa livre, numa luta política em que só um dos lados, o da oposição ao governo, parece ter voz e que por isso é a mais pura verdade.

    O indigesto prato da corrupção correndo solta no país e servido na mesa do julgamento do mensalão não é a realidade dos fatos, pois que sabemos que os erros – graves – cometidos naquela oportunidade são da mesma lavra em que foi classificada – pelo procurador geral da República – no caso do mensalão tucano, a atitude dos 79 parlamentares retirados daquela ação (por prescrição) o caixa 2 de campanha.

    Não lembrar desse fato e deixar que a imprensa livre repita sozinha a mesma história, sem a nossa contra partida colocando os pingos nos “is”, nos deixará a todos imóveis e permitirá o avanço das oposições num processo que mais parece a continuidade do período eleitoral. É isso o que estamos assistindo, provavelmente pelo temor das oposições – em função da fragorosa derrota na capital paulista – de não ter candidato para 2014, tamanha diferença de propostas para o país se percebe entre o atual governo e as forças derrotadas desde 2002.

    Por tudo isso, Lula deverá se manifestar em breve, colocando o trem nos trilhos, arregimentando novamente as forças que apoiam o governo Dilma, demonstrando os objetivos e os propósitos do governo, reafirmando seu compromisso com a maioria do povo brasileiro, e colocando os processos de desvios no patamar em que devem ficar, o da investigação policial, o do devido processo legal organizado pelo ministério público, e o julgamento pelo judiciário. Afinal, não foi o PT – nem seu governo – que inventou a corrupção e muito menos foi quem deu curso ao aumento dessa ação que ocorre em qualquer lugar do planeta.

    Na verdade, nunca houve um governo federal em que tantos foram investigados, condenados e presos por corrupção e outros crimes de colarinho branco. Já passou dos 5 mil os demitidos e afastados pelo governo, direta e indiretamente, por processo legal ou administrativo. Esta é a verdade. O resto é campanha política sem lastro.

  135. Kotscho,
    Admirável teu texto e mais ainda tua opinião. Democracia não é somente apontar os erros dos outros e sim, também assumir os próprios. Afinal desonestidade não não é uma característica partidária mas humana. E o poder não corrompe as pessoas, apenas ajuda a revelar quem são.
    Que os deuses o protejam, grande jornalista.

  136. Caro Kotcho,
    não resisti e espero que , mesmo muito atarefado, consiga ler esssas linhas. Ao longo do tempo acreditava no Pt e somei esforços nas campanhas presidenciais e proporcionais em que seus políticos participavam, mas acabou…. Lula, infelizmente, é um oportunista, caudilho que propagou, juntamente com o Campo Majoritário um modo operacional na máquinta petista semelhante aos partidos tradicionacionais. O resultado é esta degeneração que consome o partido , poupando algumas excecções. Veja o ministério inicial de Dilma: Palocci, Paulo Bernardo, José Cardoso, só esses revela a monstruosidade da política em curso. Conformar-se com a correlação de forças e por gravidade aguardar no poder as transforamações inadiáveis neste país ainda uma grande senzala. A tal propalada distribuição de renda é tão somente uma anestesia , porque ainda somos um dos países de mais desigualda na América Latina. Como se depreende dos acontecimentos que abalam o Pt este transformou-se em voracidade 100% e idelolgia zero. Esperar o que deste balaio de gato???????

  137. Victor Hugo – 02/12/2012 – 20h42
    ”Como pode o RÉU CONFESSO Roberto Jefferson ser condenado com fartura de provas a 7 anos de reclusão e Dirceu a quase o dobro sem provas…”
    Pode sim. Só pode! Jefferson colaborou com a justiça, fato que é premiado com a redução da pena, ao contrário do Dirceu que passou 8 anos tentando ”enrolar” e desprezar a justiça.
    Quanto as provas, foram 7 anos e 1450 páginas ,as quais, com certeza nenhum fã do Dirceu leu, que corroboram item por item as denúncias do MP.
    Domínio dos fatos trata apenas no estudo e na importância da co-autoria de um crime e o mensalão teve muitos ”ajudantes”.
    O mensalão foi, sem nenhuma dúvida, o evento delitivo mais comprovado na história da justiça brasileira. Os réus do mensalão, repita-se à exaustão para que se desmoralize versões mentirosas, tiveram à disposição os melhores advogados do Planeta, cujos honorários, somados, revelem cifras astronômicas.
    Lembre-se, para sempre, as privatizações do governo FHC, embora possa ter algumas irregularidades foi a maior e mais eficaz ação contra os desmandos que reinavam na economia do Brasil. Tanto é assim que, os países Europeus, em crise, estão adotando o mesmo processo de privatizações do Brasil na década de 90. Mas ,eles também têm, cada um ao seu modo, um PT na oposição atrapalhando tudo. O Brasil saiu da crise, não por ações do PT, mas, apesar do PT.

  138. Bem que eu gostaria que tudo acontecesse como você conclama, Ricardo. Em todas as razões apontadas por você, em especial a da construção de uma referência para a juventude, que se despolitiza de maneira assustadora, isto seria necessário e urgente. Mas tenho minhas sérias dúvidas sobre se isto vai acontecer, ou seja, que Lula e o PT virão a público para falar francamente, como, aliás, eles sabem fazer, sobre os últimos acontecimentos. Este e outros silêncios vergonhosos, como o da CPI Cachoeira, por exemplo, vão acabar nos ensurdencendo. E mais uma coisa: sabe o que mais incomoda nisso tudo? O fato deles deixarem pra gente que acredita neles a tarefa ingrata e impossível de falar por eles.

  139. O blogueiro teria toda razão se vivêssemos num país em que todos os partidos fossem cobrados onde governam. São Paulo, Minas Gerais, Paraná, etc, além do governo federal. O que o PT precisa fazer é sair das cordas e começar a mostrar todo o tabuleiro para o País. Errou em se acovardar na CPMI do Cachoeira/PSDB/Veja ao voltar atrás no indiciamento de Policarpo e Gurgel.
    O PT tem problemas, claro. Mas são ínfimos em relação aos que a Oposição, Mídia, STF e PGR têm praticado para a desdita desse nosso Brasil.
    É muita hipocrisia exigir tudo do PT e fechar os olhos para o restante das mazelas.
    O que a Oposição, Mídia, STF e PGR querem é o poder. Não têm qualquer preocupação com o combate à corrupção ou com o bem do país.

  140. Sua narrativa de Lula inaugurando uma ponte no Vale do Jequitinhonha, trazia a certeza da realização do sonho da mudança deste país. Se os protagonistas da mudança se perderem pelo caminho, outros surgirão, e não haverá tempo para saudosismos reacionários. A luta continua seguindo os padrões da ética não demagógica de esquerda. Traidores merecem que tipo de tratamento ?

  141. Kotscho, você tem toda razão. O PT, e ao que parece o Lula, têm adotado uma postura absolutamente alienada da realidade. A direita, partidária e midiática, já não pode suportar mais quatro anos de governos populares e buscarão a única saída que conhecem: o golpe, executado hoje por forças togadas e não mais diretamente pelos militares. Criticar, chamar à razão, está de acordo com o PT que ajudamos a fundar. A crítica só não é bem recebida nos partidos de tradição autoritária, contra os quais o PT se colocou no seu nascedouro. Frente à questão da CPI do Cachoeira, por exemplo, enviei mensagens a líderes petistas na Câmara. Nenhuma resposta, sequer protocolar. Ou seja, eles não querem o diálogo com as famosas bases ou com o povo que os elegeu e sustenta as políticas de inclusão dos governos Lula e Dilma. O PT precisa, sim, vir à público e explicar que a corrupção, entranhada na vida do país desde o seu descobrimento, é praticada por tucanos, petistas, demos, peesebistas e todos os demais. Que as práticas do chamado mensalão foram uma repetição de tudo o que se fez até hoje e irão se perpetuar enquanto não se der um passo no sentido do financiamento público de campanha. O PT precisa reconhecer que as Rosymeires da vida existem em toda agremiação, em todas as repartições públicas; mas precisa dizer que já não está mais disposto a tolerá-las. Enfim: o PT e Lula precisam sair do corner e partir para o ataque. Isto só pode ser feito utilizando-se da verdade como arma. Mas acredito, principalmente, que o PT precisa voltar às suas origens, incentivando a democracia interna e revitalizando seus núcleos. A burocracia partidária e a bancada parlamentar precisam entender que estão a serviço de um projeto de cidadania e não o contrário.

  142. Kotscho, só discordo do finalzinho. Não acho que o PT de hoje seja um partido que mostre uma opção de mudança, para a juventude. Mesmo com resalvas, acho o PSol uma opção mais viável e diferente. Mas mesmo assim, válida apenas em alguns estados. No mais, parabéns pelo texto.

  143. Na minha parca opinião,isso aqui não é uma Conversa Afiada, nome do portal de Paulo Henrique Amorim, mas sim, um montão de coversas fiadas (sem o a),como diria a minha mãe. Essa conversa fiada é mais ou menos como conversa para boi dormir. Por que esse blablablá todo em torno de Lula? Seria para agradar a mídia raivosa? Por qual motivo Lula teria que se explicar,se o delegado da Polícia Federal, fulano de tal Troncon, e a procuradora Fairbanks, foram unânimes em afirmar que não existe nenhuma conversa comprometedora envolvendo o nome do ex-presidente, na operação Porto Seguro? Será que Lula teria que se ajoelhar diante da mídia, leia-se Globo,para dar explicação? Sou completamente a favor de que Lula não explique nada, pois tudo que ele disser será usado contra ele. Eu tenho um amigo que disse odiar, quando a sua namorada tenta explicar,alguma que fez e acha que ele não tenha gostado. Esse amigo conclui,no que eu concordo, que, quem explica,tem rabo preso. Quem não fez nada de errado,explicar para quê? E tem mais, a procuradora Fairbanks disse ainda que não existe e-mails, nem fax, nem bilhete, nem telefonemas, nadinha de nada, contra Lula.Ela e o delegado chegaram a questionar de onde teria saído essas informações, pois ao longo dos quase quatro anos da operação Porto Seguro, não ouve nada nesse sentido e que tudo foi amplamente esmiuçado nesse período.

  144. Victo Hugo – 2/12- 20:42
    Veja, a aplicacao das penas nem sempre satisfazem. Eu mesmo fiquei indignado com a pena do Waldemar, um cara envolvido com 11 em cada 10 mutretas do pais.
    Ele vai pegar semi aberto, qual seja, vai trambicar das 8 as 17 e dormir numa confortavel cela. Se eh que nao vai corromper alguem e nem aparecer !
    Mas, VH, eu nao quero julgar o STF, como alguns petistas querem.
    O que eu acho eh que fica chato o PT, que sempre defendeu a democracia e o estado de direito, tentar ” um tapetao ” na hora que um dos seus eh condenado.
    Tenho ouvido coisas estapafurdias, daquele moco que nao conseguiu ser juiz de direito da primeira instancia, tipo ” se o crime foi pecuniario, que seja pago em especie “. Voce ve, nao dah para entender, pois se ele inocentou todo mundo , como falar em apenar alguem ? Depois, alguem disse : ” vamos buscar arbitragem num tribunal internacional ” . E ai, como fica a soberania do pais ?
    Alias, no caso daquele italiano terrorista, o STF manteve o cara no Brasil e o PT comemorou um bocado ! Naquela decisao, o STF foi ” super” , nao eh ? Ninguem falou em arbitragem internacional.
    Noutro dia, alguem me passou um youtube , com comercial da campanha do Lula, em 2002, com o titulo ” Xo Corrupcao ” . Voce lembra dele?
    Sao umas ratazanas roendo a bandeira brasileira e o off ao fundo dizendo: ” ou o Brasil acaba com a corrupcao, ou a corrupcao acaba com o Brasil” .
    Sabe, VH, ja sou bem coroa , ja vi algumas coisas neste Brasil e garanto a voce que eu nunca queria ver o PT nesta m…
    Lembra o Carlito Maia ? Lembra aqule cartazinho simples e objetivo : ” oPTei” , sendo o PT em letras vermelhas ?
    Pois eh, na decada de 70, trabalhando numa multi no ABC , eu mantinha o cartazinho na minha mesa, em destaque , e mais de uma vez ouvi dos chefes uma critica. Afinal, eu estava do lado dos ” inimigos” .
    Mas o tempo passou, o PT assumiu com o compromisso de mudar o cenario e em certa medida melhorou algumas coisas. Eu nao nego isso.
    O que o PT precisa fazer , sob pena de perder a credibilidade, eh cortar a propria carne qundo isto for necessario. O PT tem que entender que, ao fazer aliancas com todo mundo, de Sarney a Maluf, certamente em algum momento vai dar caca. Precisa saber que nao eh porque alguem carregou uma bandeirinha vermelha, pode ser nomeado . Diga-me, eh invencao de alguma ” direita ” aquela tal de Rose, secretaria em SP ? Caraca, eh muita cara de pau e certeza de impunidade , o pau quebrando no STF e ela arrumando um monte de trambiques , com uma familia do mal, no mesmo momento.
    Arrumando emprego para vagabundos e corruptos e colocando a filha para assessora-los, ganhando 8 mil por mes . E cada vagabundo daqueles , faturando 24 mil.
    Queiramos ou nao, chega a ser ridiculo o Lula continuar dizendo ” eu nao sabia de nada ” ou ” eu fui apunhalado” e coisas do genero.
    Olhe, a ditadura instalada em 64 foi uma droga e o PT ( e muitos outros ) lutou contra ela da maneira que podia, para ela nao se perpetuar no poder.
    Me explique a razao de agora o PT querer ele mesmo se perpetuar ?
    Vai ser o que: A ditadura da democracia ?
    Ai, VH, parece que voce precisa abrir os olhos e deixar de ser radical assim.
    Finalizando, por ora, vamos combinar : dentro dos partidos, qualquer um deles, nao mais existe ideologia ou preocupacao com o povo.
    O que existe hoje eh aquele corrupiao do LF Verissimo : ” o Queromeu, o corrupiao corrupto ”
    Cordial abraco,
    JP

  145. Blog do Noblat deu a pista de que o “stablishment” acusou o ponto fraco.
    Procuram afastar Lula de 2014, como se o julgamento da AP470 e a prisão do núcleo duro do PT, mais o “Rose Affair”, fossem suficientes para repelir o desejo de Lula a um justificado “plebiscito triunfal”. Única forma de legitimação inquestionável para servir aos seus detratores e opositores.
    Não há outra alternativa para o PT.
    O nome do filme é: LULA, O RETORNO!

  146. Ricardo Kotscho, boa noite, não estou aqui para defender ninguem. Todos são adultos e respondem por si. Dirceu e Genuino estão se defendendo das acusasões, é uma reação normal de quem se sente ofendido. Ficar calado é dizer sim aos fatos. Lula deve falar, não para a oposição e sim para os militantes do PT. Não podemos pensar como na epoca da fundação do partido. Naquela época o PT era um sonho, hoje é realidade. Confesso que foi vergonhosa a postura do Delubio quando da convocação na CPMI, postura DEBOCHADA , não digna das tradições do PT. O PT tem que ser um partido nacional e não paulista. Concordo com voce,mas a diretoria do partido tem que deixar de ser regional , tem que ser renovada.

  147. Puxa, Kotscho: quem bom que você nos esclareceu que seu lado é do Lula e do PT. Se não dissesse, nunca saberia. Agora, espere um pouco: Cabral chegou por essas bandas em 2003, é? Todo o trabalho de estabilização econômica, responsabilidade fiscal, moeda de verdade e controle de inflação etc, etc não contam? Bastou o São Lula assumir a presidência e tudo se resolveu. Que primarismo…

  148. “… mas um projeto político ao qual dediquei boa parte da minha vida…”. Mas o Brasil não nasceu em 2003, com a eleição do São Lula? Claro, segundo a bíblia do Kotscho…

  149. Que hora da verade, que nada. Olha, estou entre os que percebem que Lula, Dilma e menos o PT deixam a mídia solta, porque no mundo real as notícias que alardeiam em manchetes nos meios de comunicação e as críticas que fazem seus analistas amestrados, ou não batem com a realidade no mínimo são distorções, ou são pura e simplesmente mentiras. Todos sabem que na entonação da voz, no olhar e nos gestos são observados muitos detalhes, que as palavras por si sós não transmitem. Quando esses fatos são repetidos ad nausean, e ocupam todo o espaço da mídia, como aconteceu com a Ação Penal nº 470 e, agora, com a operação que envolve o Gabinete da Presidência em São Paulo, qualquer pessoa percebe os exageros o afã de denunciar, de pura e simplesmente denegrir reputações de adversários, fatos estes que também as pessoas simples do povo não deixam de perceber, principalmente quando verificam que as denúncias envolvem principalmente membros do Governo. Todas as ações que os beneficiam, ou não são divulgadas, ou transmitidas sempre com um rebate para reduzir seu alcance e impedir a sua real compreensão, ao tempo em que passam a denegrir a imagem dos que possam estar ligados a muitas dessas ações, que são políticos da base aliada, que vão de vereadores, deputados, senadores, ministros e o Presidente (Lula e agora Dilma). É compreensível evitar dar resposta a esses canalhas (desculpem não há outro termo), não tem porque ficar batendo boca com essa gente. A experiência tem mostrado que não terão sucesso, não atingirão o poder com os meios de que se utilizam, já que tudo tem perna curta, vai sendo desmentido e desmistificado no passar dos dias (as coisas hoje andam mais rápidas e há fontes de informações alternativas). Por isso Lula fica na dele, fica rouco de tanto escutar. E faz muito bem. Não tem porque discutir essas tentativas de atingí-lo, de denegrir sua imagem e de seus aliados, misturando fatos, mentiras, ilações, ridículas comparações. Que todos se enredem em suas próprias teias. É desgastante, até quem se diz aliado sente-se incomodado, mas tem dado certo, que é o que tem de ser visto.

  150. Caro Ricardo, sou leitor frequente do “Balaio do Kotscho” e confesso ter ficado desapontado com seu artigo “A hora da verdade para Lula e o PT”. Sobre seu comentário: “De uma hora para outra, a começar pelo julgamento do mensalão, até chegar às revelações da Operação Porto Seguro, o que era um projeto vitorioso de resgate da cidadania reconhecido em todo o mundo levou um tiro na testa e foi jogado na sarjeta das iniquidades.”, minha sugestão é que você leia a crítica feita pelo Ethevaldo Siqueira no início deste mês. A expressão “De uma hora para outra” realmente não ficou bem, vc não concorda? Aliás acho que o artigo citado merece uma tréplica, vc não acha? Vamos aguardar então…

  151. Kotscho,
    É muita coragem debater sobre temas que lhe são tão difíceis. Não sou petista, muito menos lulista.
    Mas gosto de ver as opiniões das pessoas que pensam diferentemente de mim e você é um ótimo exemplo de um apoiador coerente, sensato e autocrítico.
    Parabéns. Continuarei sendo oposição, mas você tem o meu respeito.
    Sempre estarei lendo seus posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *