É hora de abrir a caixa-preta das agências reguladoras

É hora de abrir a caixa-preta das agências reguladoras

A iniciativa de chamar os presidentes das agências reguladoras para dar explicações ao Senado sobre as investigações da Operação Porto Seguro foi do líder do PT, Walter Pinheiro, o que é um bom sinal.

Está mesmo passando da hora de abrirmos a caixa-preta destas agências criadas para fiscalizar as empresas privadas concessionárias de serviços públicos e cujas atividades pareciam uma terra de ninguém, antes da chegada da Polícia Federal.

Acabaram caindo na vala comum dos cargos distribuídos em nome da governabilidade aos partidos da base aliada e seus dirigentes ganharam vida própria sem dar satisfações a ninguém.

O caso mais emblemático é o de Paulo Rodrigues Vieira, diretor da ANA (Agência Nacional de Águas), que teve seu nome rejeitado duas vezes pelo Senado em razão do seu prontuário e acabou sendo indicado assim mesmo numa terceira votação patrocinada pelo governo com a ajuda do presidente José Sarney.

Preso pelos policiais da Operação Porto Seguro sob suspeita de tráfico de influência e apontado como o “chefe da quadrilha” de servidores públicos que criavam dificuldades para vender facilidades, Vieira era ligado a Rosemary Nóvoa de Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, nomeada pelo ex-presidente Lula, exonerada nesta segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff.

Agora, a ANA criou uma comissão especial para investigar as atividades de Paulo Vieira, que não se limitavam à agência. O ex-diretor também agia no Ministério da Educação para alterar dados financeiros de faculdade pertencente à sua família, segundo nova denúncia publicada hoje pela Folha.

Aberta a porteira, caiu também Rubens Carlos Vieira, diretor da Anac (Secretaria de Aviação Civil), irmão de Paulo Vieira, e foram afastados de seus cargos altos funcionários da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

ANA, Anac e Antaq, essas siglas todas que surgiram após o processo de privatização, acabaram se tornando novos cabides de empregos e, como vemos agora, fontes de corrupção.

Como já aconteceu no ano passado, a presidente Dilma pode fazer do limão uma limonada e promover uma faxina para valer nessas agências que infernizam nossas vidas no ar, na terra e nas águas.

Para isso, Dilma terá que conter o apetite dos aliados ávidos por “boquinhas” no serviço público e basear suas nomeações para as agências apenas em critérios técnicos e competência profissional, depois de analisar os currículos e também os prontuários dos indicados.

Chegando ao final da primeira metade do seu governo, Dilma reforça assim a marca de executiva disposta a mudar certos usos e costumes da nossa velha política, que acabam virando casos de polícia.

26 thoughts on “É hora de abrir a caixa-preta das agências reguladoras

  1. Concordo, Kotscho… E também passou da hora de abrir a caixa preta da Privataria Tucana. Vamos aproveitar a hora e colocar tudo à limpo.

  2. Perfeita a sua materia Ricardo Kotscho, é nessas agencias criada no governo FHC que podem estar os ovos da galinha de ouro da oposição com tanta informação previlegiada, fora os das teles, e se fuçarem vem mais por aí.

  3. Prezado RK. Como pode em 10 anos de governo federal do PT ter havido tantos casos escabrosos de corrupção? Não dá para acreditar que o Governo não saiba de nada, que a presidente não saiba de nada, igual ao ex que nunca soube de nada! Acaba um escândalo começa outro. E novamente aparece a figura sombria de Zé Dirceu sendo citada. Como pode o governo do PT conviver com caixas pretas? Conviver com corrupção de gente indicada pelo próprio ex-presidente? Isso é uma vergonha! Até viagens de cruzeiro estão rolando pelo meio das coisas. Mas já se tem um culpado disso: é a oposição! Porque hoje a PF tem liberdade pra agir, coisa que não tinha no passado. Se tivesse, teria deflagrado infinito ao cubo de operações para prender toda a cúpula do governo do PSDB, blá, blá, blá. A verdade é que já se vão 2 anos de governo Dilma e qual é a grande realização deste governo? Coitada. Passando um vexame atrás do outro por conta dessa máquina de influências corrompedora que ela herdou. É uma herança realmente maldita!

  4. Caro Kotscho!Olhe como a história é maluca(Complexa).Coube a nós petistas e aliados verdadeiros, promover uma depuração ética de 500 anos pra trás.Simples assim me parece!Todos sabemos que o PT está longe de ser um partido homogêneo.Portanto, falamos de 3 frentes simultâneas de depuração:uma, interna(tucanos infiltrados, ligação com Dantas,etc), mas o PT é muiiiito maior que essas figuras;2) uma depuração de parte dos aliados que muito sabemos sobre sua reais intenções;3)depurar ou deixar de faciltar a vida deles, oposição sem rumo, midia partidarizada até a mêdula,interesses que trabalham contra nossa soberania plena!…é molo ou quer mais?!O Petezinho veio de guerra até que tá segurando a bronca!Falando sério…isso foi só pra que tenhamos a Dimensão das mudanças das forças Udenistas, mais vivas que nunca!Creio que enquanto o POVO estiver com a gente e a gente com ele teremos boas chances de construir um Brasil Para Todos, mas a batalhas serão, em minha opinião, cada vez mais duras!Forte abraço!!!

  5. RK, não é de hoje que os cidadãos minimamente informados sabem que essas agências foram criadas no governo FHC para abrigar aliados e aparelhar o estado, mas hoje, a situação piorou, pois além da corrupção e do empreguismo, tais agências tornaram-se braço auxiliar das empresas que deveriam fiscalizar. Nesse caso, faxina não resolve, o certo é fechar todas e devolver suas atribuições aos ministérios correspondentes. Qualquer atitude diferente dessa, é sinal de pactuação com essa excrescência.
    Também, de forma prévia, qualquer indicação da família Sarney, ou Sarnenta, deveria ser proibida, porque, com certeza, embute algum grau de contágio. Espero que não tenhamos de vir a pensar o mesmo sobre as indicações do ex-presidente Lula, já que várias delas apresentaram defeitos a médio prazo.

  6. Eu quero ver se o governo tucano tem coragem de dispensar os seus Aloprados. Governar com um partido desses é a mesma coisa que andar numa corda bamba tendo embaixo uma porção de estacas de bambú afiadas. A presidente Dilma não tem medo porque ela governa sem nenhum compromisso com nomeados do partido e assim também deveria ser o governo tucano que tem uma porção de “chapas” colocados lá para usufruir da moleza que este partido de compadres oferece. Felismente logo, logo o prefeito Hadad vai fazer um ótimo governo e nunca mais o partido PSDB terá mais chances de governar o municipio e o estado e o povo vai esquecer deste entulho tucano.

  7. As agências reguladoras doram obra da gestão FHH, criadas como órgãos de Estado, a garantir as relações duradouras com investidores privados, mantendo as regras dos mútuos fora de ações políticas. O PT nunca gostou da ideia, a ponto de acusá-la até de interferente na soberania. E para elas nomeou gente incapacitada e ao alcance de tramóias, como se viu, e se verá mais, no caso dos dois irmãos que estão presos pela Operação Porto Seguro. Esse estilo da presidente Dilma combina com o rapa que precisa ser feito, ela fez bem em abrir essas duas caixas pretas, pequenas, há muito maiores.

  8. É hora de perder o mêdo e reagir a canalha da casa grande, caso contrário, em não muito tempo, virá o golpe paraguaio (até o vice ideal está disponível) e restará o muro das lamentações, que não fica no Brasil e sim em Jerusálem.
    Os eleitos por nós, para mudarem o Brasil, não tem o direito de se acovardarem, de se entregarem ao golpe fazendo-se de abobados bananas de pijama, sem reação, sem luta, covardemente.
    Não dá para deixar nas mãos do marqueteiro, a condução política e ficarem assistindo, vai terminar em golpe.

  9. Faz doze anos que o PSDB saiu do governo e para muitos, ainda, tudo que ocorre de errado é culpa deles, da privataria tucana e coisa e tal. Votei no FHC no primeiro mandato e depois nunca mais votei no PSDB, só para esclarecer. Mas ta na hora do pessoal do PT assumir seus erros e sua culpa: são tão ruins ou até piores que os anteriores no que diz respeito a utilização de cargos públicos para interesses particulares. E vergonhoso um partido que dizia-se ético deixar as coisas ocorrem dessa forma. A cupinização desse governo está sendo extremamente prejudicial ao País. Tá na hora da Presidenta botar para fora a companheirada incompetente, que aliás são a maioria. Não bastasse essa sujeirada toda em casa ainda tem a base aliada…
    Sinto pela Dilma, que acho tem boas intenções, mas muito mais escândalos estão por vir.

  10. Parabéns, caro Kotscho, essa matéria é prova cabal de sua integridade e honestidade intelectual. Pena que a administração pública, em geral, não pense assim. Muito pelo contrário, é preciso garantir tetas para os politicos e seus afilhados, não é mesmo ? O que, a meu ver, explica pelo menos parte da grita contra a privatização. Já pensou, Kotscho, quantas vagas de diretoria foram eliminadas com o fim dos bancos estatais e a privatização das teles, tudo existente em 26 estados ? Pena que eficiência, qualidade de gestão, meritocracia, e outros palavrões, não façam parte do vocabulário da atual administração pública.

  11. “Faz doze anos que o PSDB saiu do governo”

    Prezado J. Carlos Lima, das 08:48… A sua firmação acima é prova cabal de que o governo FHC acabou em 2.000 (e não no final de 2.002) quando foi anunciado o famigerado APAGÃO. Obrigado pelo seu esclarecimento… eu ainda tinha na cabeça o final de 2.002 (Lula assumiu em 2.003) mas, você está corretíssimo na observação. Abraços.

  12. Mauricio F. Sacramento, voce se engana quando se refere a eleiminação de diretoria das antigas estatais, quem foi prejudicado não esquece.
    Essas diretorias continuaram pós privatizações e passaram a ganhar em 1 mes o que levariam 1 ano para ganhar como estatal , foi até uma questão de extrategia em continuar na direção tinham as informações previlegiadas.
    Os únicos que foram demitidos foram os peões que como sempre ganhavam micharia, muitos tiveram que se empregar em empresas tercearizadas ganhando 1/3 do salario dessas empresas privatizadas, muitos desses profissionais especializados ja tinham idade acima de 45 anos e beneficios sacramentados reduzidos drasticamente quanto às suas possiveis apósentadorias , o regime sempre foi CLT apesar de serem estatais, essa foi a justiça das privatizações.
    Na época hoveram várias matéria sobre isso.

  13. “…do limão pode-se fazer uma limonada”.Tendo todos os ingredientes.Mas, da “vassoura”, pode realizar-se uma “vassourada”, com os ingredentes necessários;O POVO,OS ALIADOS E VONTADE DE REALIZAR UMA COMPLETA E URGENTE LIMPEZA”!.

  14. Bom dia Ricardo!

    Tem que abrir a caixa-preta sim, aliás, todas as caixas pretas. Vejo que muitos estão direcionando os tucanos como responsáveis. Provavelmente o sejam, mas o que acontece AGORA, e, somente agora, é o ENVOLVIMENTO desses e dessas aí. Vão começar de novo com as velharias das privatarias, dos tapetões, etc etc etc…!
    Sempre que aparece um penininho qualquer, lá vem a militância desenterrar ossos? Não é melhor “focar” esse primeiro? Admitir que existem esfaqueadores de costas dentro das fileiras petistas?
    Lula foi esfaqueado OUTRA VEZ e culpam o PSDB? Culpam a mídia golpista?
    O que eu vejo na verdade, é a Dilma até que tentando governar, tentando aos poucos se afastar do “desencarnado” mas com extrema dificuldade. O “desencarnado” não quer desencarnar e continua “encarnando” e atrapalhando o país. É certo que ajuda o partido, porém, o PARTIDO é o PARTIDO e o PAÍS é o PAÍS. Existe uma diferença que parecem não enxergar!
    A Presidência da República não é do partido, é do PAÍS. O Congresso não é do partido, é do PAÍS. O Supremo Tribunal Federal não é do partido (como puderam perceber) é do PAÍS.
    Tudo o que é público não pode, portanto, ser tratado como privativo do partido. Estão privatizando o Estado e as Instituições…dá nisso!
    Se os tucanos criaram essa “maracutaia” que se ferrem também. Quando é alguma coisa criada por eles que DÁ CERTO, ninguém fala, mas quando são pegos com a boca cheia de “melado”, aí, já apontam para a passarada gritando que é culpa deles.

    Tenham dó!

    Tá mais que na hora de assumir certas responsabilidades também. Assumir culpas também, honrar as calças que vestem, ou as saias dependendo do gênero.

    E parar com essas “esfaqueações” nas costas do pobre desencarnado que não consegue desencarnar coitado”

    Robson de Oliveira

    http://ecoblog-blogeco.blogspot.com.br/

  15. Caro Paulo Barbosa (das 10h37): mil perdões, expressei-me mal, não foram diretorias as eliminadas, mas sim as oportunidades de emprego para os indicados pelos politicos. Pensei que isso fosse evidente, retrato-me, contrito. O senhor, ao que parece, deve ter saudades da telefonia pre-privatização, e do porte da CVRD de então. Respeito sua opinião, gosto não se discute. E a qualidade da gestão pelos indicados dos politicos, essa também não se discute. Estão ai a Infraero, o DNIT, as agências reguladoras, a transposição do S. Francisco, a VALEC et caterva, para que todos (todos ?) vejam. Mas, não nos desiludamos: ainda há muitas tetas disponiveis, não é mesmo ? Que não se percam as esperanças de tantos!

  16. Sr Vannelder (sempre o sr) esse papinho que “a presidenta devia saber” é conversa para peéssedebista dormir. Se eu conhecece melhor sua vida poderia lhe mostrar quantas coisas ja devem ter acontecido sem que o sr tivesse sabido. Claro que pode acontecer cara! Dilma não meteu a mão em dinheiro e esses indiciados estavam ha anos por lá e fazendo tramoias bem feitas!! Aliás, quem pode dizer que não foi ela que pediu para a PF dar uma olhada nessa Rose, que quem ela nunca gostou tanto que após ser eleita ,Rose jamais teve contato de trabalho com a Presidente. Por isso dizer que ela deveria saber é irrelevante. Te garanto que se soubesse ja teria mexido com essa canalhada. Dilma não aceita malfeitos e para conseguirem passar por ela tiveram que fazer uma tramoia muito bem feita.

  17. Pois é Kotscho. Temos um herói. Parece que todos os povos precisam de um herói. Coube ao ministro Marco Aurélio de Mello, do STF, nomeá-lo: ”No contexto, ROBERTO JEFFERSON acabou prestando um grande serviço a essa pátria no que escancarou as mazelas existentes” Disse o ministro.
    Claro, com a nomeação do herói oficial temos então o anti herói oficial, do qual esquivo-me citá-lo aqui, posto que, pelo que sinto e vejo ele tem multidões de admiradores no PT, e como tenho ”síndrome do pânico” horroriza-me multidões raivosas.
    E, para quem ainda não sabe, trago aqui e agora auspiciosa notícia; O jornalista Policarpo Junior, da Veja, foi definitivamente afastado de qualquer ameaça de indiciamento na CPI do Cachoeira. Viva,pois, a imprensa livre e democrática, a qual nos presenteia sempre com informações corretas e isentas e sem afetações ideológicas.

  18. Mais um escândalo do governo petista!! E Policarpo Junior, de Veja, foi definitivamente afastado mesmo das investigações, para o bem da democracia e da imprensa livre. Rosemary Nóvoa foi nomeada pelo ex-presidente Lula, portanto tem o dedo dele. Que apure-se a fundo e puna-se os culpados. É de enojar essas negociatas feitas por malfeitores nomeados por petistas no poder. Aja corrupção!! E vamos aguardar ainda novos desfechos do Marcos Valério. E dizer que ” Dilma não aceita malfeitos [corrupção]” é eufemismo, pois o que faria ela? Aceitaria? Chega de idolatria e de ilusão, o Brasil vai mal.

  19. Luiz Carlos Velho 16h19 disse: “Pois é Kotscho. Temos um herói . . . ROBERTO JEFFERSON . . . . . . E, para quem ainda não sabe, trago aqui e agora auspiciosa notícia; O jornalista Policarpo Junior, da Veja, foi definitivamente afastado de qualquer ameaça de indiciamento na CPI do Cachoeira.” /// Como se pode ver, a alegria do Velho ficaria completa se devolvessem o mandato pro Demóstenes Torres. Ê Velho, voce não toma jeito mesmo !!!!

  20. Realmente o *politicamente correto* é abrir a caixa – preta das agências reguladoras,*MAS* é perigoso demais….
    “Se realmente a *abrirem a ferida* vai jorrar sangue para todos os lados,diga – se 99,99999% dos políticos,inclusive para os políticos do PT”.
    Mas enfim….

  21. Neste caso do Senado chamar as agencias reguladoras , Anac, Anateel, Antaq ou quaiquer outras para ” se explicarem” , alem de ser hilario e um verdadeiro absurdo:
    Me digam, quando que o Senado teve moral para ” chamar alguem as falas ” ?
    O Senado eh um amontoado de ” malandros velhos” , corruptos, que nem pagar o IR devido eles querem. Preferem pendurar a conta nas costas do povo.
    Po, vamos cair na real: Um Senado, cujo presidente eh o Sarney, onde o Renan Calheiros eh um dos donos, onde um Collor eh senador, nao tem moral nem para questionar o preco da noitada em qualquer Casa da Luz Vermelha do Brasil.
    Po , senhor jornalista, me erra numa dessa !!
    JP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *