Dilma age rápido para espantar crise

Dilma age rápido para espantar crise

Faz algum tempo que a palavra crise não aparece no noticiário político, ao contrário do que aconteceu durante todo o primeiro ano de governo de Dilma Rousseff, na época da chamada “faxina”, quando a presidente teve que demitir seis ministros acusados de irregularidades diversas.

Desta vez, a presidente Dilma Rousseff agiu de forma fulminante para espantar uma nova crise envolvendo denúncias sobre uma rede de corrupção no governo federal.

Supreendida pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, deflagrada na sexta-feira, Dilma não esperou o fim de semana passar.

Convocou ministros para uma reunião de emergência no sábado, no Palácio da Alvorada, e determinou a demissão ou afastamento imediato dos funcionários denunciados, entre eles a chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, e o advogado-geral-adjunto da União, José Weber Holanda Alves.

Demitir Rosemary, funcionária indicada no começo do primeiro governo do ex-presidente Lula e mantida no cargo por Dilma a pedido do ex-presidente, indiciada pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento com uma quadrilha que traficava pareceres técnicos de orgãos públicos, foi a decisão mais delicada tomada pela presidente até agora.

E foi mais um sinal de que ela continua implacável com os autores de “malfeitos”, como costuma dizer, quaisquer que sejam os seus nomes e ligações políticas. “Se ela faz isso com uma indicada de Lula, imagina o que não fará com um dos nossos”, comentou um preocupado ministro do PMDB, segundo a coluna Painel publicada na “Folha” desta segunda-feira.

Entre os 18 indiciados pela Polícia Federal, oito são servidores públicos e cinco estão presos. É mais uma demonstração de que as instituições estão funcionando plenamente no país, um dos motivos que podem explicar a alta popularidade do governo, apesar das dificuldades vividas pelo PT em consequência do julgamento do mensalão.

Prova disso é a pesquisa espontânea do Ibope sobre a sucessão presidencial, divulgada no último fim de semana, em que Dilma aparece com 26% das intenções de voto, pela primeira vez à frente do ex-presidente Lula (19%) e bem distante dos possíveis candidatos da oposição, José Serra (4%) e Aécio Neves (3%).

Dos 2002 eleitores ouvidos pelo Ibope entre 8 e 12 de novembro, 55% indicaram espontâneamente a sua preferência  _ e 4 entre cada 5 eleitores citaram os nomes de Dilma ou Lula.

O saldo positivo do governo de Dilma saltou 19 pontos entre julho de 2011, no meio da “faxina”, e setembro deste ano, com o índice de bom e ótimo passando de 48 para 62 pontos percentuais.

A 22 meses da sucessão, a presidente eleita com o apoio decisivo do ex-presidente Lula, que deixou o governo com mais de 80% de popularidade, ganha agora vôo próprio para enfrentar as turbulências que vêm pela frente no caminho da reeleição.

À oposição só resta repetir um velho ritual cada vez que aparecem denúncias envolvendo membros do governo: convocar ministros e pedir explicações. Só que Dilma chegou antes e antecipou as providências.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

30 thoughts on “Dilma age rápido para espantar crise

  1. Prezado RK. É o de sempre. Corrupção acontecendo debaixo das barbas do Governo Federal que sempre é “apanhado de surpresa” por alguma ação da PF. E de gente ligada ao PT, ligada ao Lula, ao Zé Dirceu, etc. São 10 anos desse disco furado no Governo Federal. Enquanto isso, o Brasil cresce a passos de tartaruga. E aproveito para perguntar: fora os estádios super-faturados para a copa do mundo, que grande obra a Dilma fez nesses 2 anos de governo? Que marco ela estabeleceu? É um vazio constrangedor!

  2. Ricardo, se for verdade isso que a midia está colocando, só acho uma coisa, como tem gente sem vergonha que se aproveitam de uma situação favorável quando são nomeadas, e não tem partido são todos, é um bando, não pensam no povão, não horram nem a calça que vestem, aceitam qualquer tipo de oferta que lhes vem às suas mãos.
    Agora como é que podemos saber se fulano ou beltrano vai horrar com dignidade o cargo que ocupa nas nomeações, e como pode ser essa seleção para que não haja esse tipo de aproveitadores profissionais infiltrado nos governos, e ou de qualquer governante, que querem ficar ricos em pouco tempo e saem pelas portas dos fundos, quando são pegos, isso me parece um cancro, são valores de familia que eles não tem em sua formação.
    Não está bastando nem as condenações do STF, falta vergonha na cara, desafiam as instituiçoes, corruptos e corruptores.
    Uma ideia, tem que colocar cameras online nessas salas para sabermos quem são eles, esses traidores do da causa pública.
    Agora armações para provocar esse tipo de coisa está cheio, besta de quem aceita sempre procurando vantagens.

  3. É importante ressaltar aqui o quanto a policia federal, que é um órgão do Governo tem atuado no combate ao crime a partir de 2003; e porque será que antes esta mesma Policia não pegava ninguém! Será que todo mundo era santo! Será que ninguém do governo ou da iniciativa privada cometia qualquer Irregularidade! Ou não tinham liberdade para investigar!

  4. Fez bem a presidente em afastar de pronto o bando instalado em seu gabinete paulista. Não é à toa a reação positiva a ela nas pesquisas. Incomoda, sempre incomodou a leniência de Lula com esses bandos instalados na administração pública. Mais que a pronta decisão, Dilma mostrou que sabe com quem está lidando. Ela pressentiu, ainda ministra, ao negar a nomeação de um dos imãos petistas que estão presos, que estava diante de um meliante. Dilma engoliu muito sapo para o gosto dela, tendo que aceitar uma baciada de indicações para seu governo. Quanto mais reagir pelos seus botões nesses casos, mais aplauso e mais voto.

  5. Com a liberdade de ação da Polícia Federal muita “pena vai voar” ainda. Antigamente, pelo que sempre ví, a PF só tinha como função principal emitir passaportes e apreender bugigangas vindas do Paraguai. Agora, bandidagem, se cuida que os “homi” estão com o apôio geral do povão. Dilma, não afrouxe. Bote pra quebrar!

  6. Kotscho, a presidente Dilma Rousseff é a melhor coisa que aconteceu ao Brasil, em termos políticos, nos últimos 30 anos. Ela é a presidente e por extensão figura política, mais corajosa que eu já vi neste país, em toda a minha vida. Eu me sinto honrado em ser brasileiro quando eu a vejo enfrentando de frente e sem medo de ninguém a sujeira e a corrupção. O PT não a merece, ela é muito honesta para fazer parte dos quadros deste partido imoral. Pessoas como ela, a Marina Silva e a Heloísa Helena deveriam criar um partido em que figurasse somente as três. Deste modo teríamos certeza de honestidade, honra e caráter na condução política. E por fim eu gostaria de saber quando o Eduardo Azeredo outro símbolo nojento de sujeira política vai ser julgado. Eu estou vibrando porque a máscara de honestidade do PT está caindo. Agora eu quero continuar vibrando com a queda também da máscara de falsa idoneidade do PSDB, que inventou o mensalão e foi tristemente imitado pelo PT. Lula, Fernando Henrique Cardoso, Eduardo Azeredo, José Dirceu e Delúbio Soares fazem parte do mesmo saco imundo da sujeira e corrupção política no Brasil. E eu não livro a cara nem do partido de minha admiração o PSOL. Se ele se envolver com sujeiras e corrupção, eu vou ser um dos primeiros a denunciar a podridão e desonestidade. De fato eu já repudio algumas bandeiras do partido como a liberação do aborto e a equiparação do casamento homossexual com o casamento entre um homem e uma mulher. Eu sou de esquerda, mas antes de tudo eu sou um cristão convicto em agradar a Jesus Cristo. E não me chamem de homofóbico, pois eu não tenho medo de homossexuais e muito menos ódio. Eu respeito homossexuais, mesmo não concordando com sua opção e prática, eles são detentores de todo os direitos de qualquer cidadão brasileiro e devem ser respeitados e protegidos quando isto se fizer necessário. E por fim, só para terminar de firmar meu ponto de vista, eu odeio quem faz mal aos homossexuais, mais ainda do que eu rejeito a prática do homossexualismo. Quem agride um homossexual por causa de sua opção, para mim comete um crime hediondo que deveria ser punido com a punição mais severa prescrita na lei. Voltando a falar do assunto do post, a esquerda, tem o dever de ser honesta para que possa ser uma alternativa verdadeira, não hipócrita, para o povo brasileiro. E a Dilma é a heroína do Brasil. Esta mulher é mulher de verdade. Ela é o supra-sumo do povo brasileiro.

  7. O PIG sempre no divã… quer pegar Lula de qualquer maneira, mas ao fazer estardalhaço sobre mais esta ação da PF acaba trazendo luz, indiretamente, ao fato de que somente após Lula a PF de fato age como um órgão autônomo que, de fato é. E o mesmo se pode dizer do STF ainda que tenha virado um “Reality Show” da Globo. Ponto para o Barba…

  8. Com esses amigos para que inimigos? Com todo respeito, mas acho que até para o Sr. está ficando difícil defender esse povo. Mas é interessante saber se essa Rose tinha tanto poder assim, como influenciar senadores para conseguir as nomeações, ou será que estava falando em nome de alguém mais graúdo? E lógico que vão dizer que não sabiam de nada, que foi uma surpresa, que o importante é que agora a PF investiga: é sempre o mesmo discurso, aliás cada vez mais frequente.
    O que a Sra. Presidenta está fazendo é nada mais que sua obrigação, mas o que ela deveria fazer é um trabalho preventivo junto com a PF, que afinal não está sob o seu comando. Acho que se houvesse de verdade vontade politica esses escândalos seriam descobertos com antecedência bem maior e menos desconforto à Presidente.
    Desejo boa sorte à Dilma.

  9. Mais um “escândalo” trazido à luz pela republicana PF. Tudo coordenado pelo inimigo número 1 da operação Satiagraha, aquele que dificultou o trabalho do delegado Protógenes, o mesmo que ajudou a afastar o valoroso delegado do comando da operação que tinha tudo para mostrar ao Brasil os tentáculos da corrupção em torno do Banqueiro Daniel Dantas… E que hoje é o Superintendente da PF em São Paulo. A PF é republicana, sim, claro!

  10. Antonio Lopes, voce tá certo,
    o perigo de qualquer outro partido de direita ganhar eleições é nada mais aparecer por baixo do tapete, não porque não tenha, e sim blindagens como aconteceu no passado, causando estagnação do Pais, fazendo com que o eleitor usado ficasse como marionete ou fantoche, “elegendo seus representantes” e tudo mudou para melhor, hoje tudo aparece e impunidade está deixando de aparecer.
    Aqueles que criticam e armam contra Lula e Dilma foram os que mais se beneficaram com esse sistema, que são os grandes de ontem e continuam grandes hoje, não querem largar o filé da impunidade e usando os mais rasteiros artificios e vão fazer de tudo para desclassificar o governo que mais se assemelha com as bases da piramide que éra esfoliada à muitos e muitos anos.
    É só analizar e fazer uma analogia, como que um país rico, na época das vacas magras, pais quebrado, devendo a Deus e todo mundo, os grandes conseguiram e não foram ao fundo do poço junto com a população e se mantem no topo da pirâmide até hoje, e insistem em querer com o sistema continuado de antes, não importando qual o governo, não tem lado, jogam como coringa em todas as posições.

  11. Sr Yannelder, saia de sua cadeira e vá dar uma volta pelo Brasil. Pare de só assistir a Globo e procure aprender o que está acontecendo de bom nos recantos do nosso País.Estude a economia mundial para crescermos menos de 2% este ano. Veja a queda das esportações pois a crise é muito profunda no mercado europeu e americano. Se fizer isso, (embora ache que o sr é oposicionista) mas mesmo assim, se fizer isso verá que a Dilma está levando o Pais “no braço” .Desemprego baixissimo. Sabe, falar é facil. Se posicionar pelas deduções da rede Globo mais fácil ainda. Agora segurar a peteca e tocar em frente é o que mostra o tutano da minha Presidente.

  12. O PT está sendo desmascarado e vai cair em desgraça. Chega dessa boçal idolatria a um partido que apenas visa o enriquecimento de seus integrantes e “aliados”. Se no Brasil tivéssemos uma população mais instruída e menos acomodada, já estaríamos com diversas manifestações exigindo que a corrupção fosse caracterizada como crime hediondo. Já tentaram imaginar todos os danos indiretos causados pelo desvio de verba pública ? A grande maioria não sabe que pagamos impostos de primeiro mundo e recebemos do governo serviços de terceiro mundo. Até quando ? Somos uma piada internacional. O Sr. Ricardo pode liberar esse comentário?

  13. André Terra, acho que você não compreendeu o comentário do Antônio lopes. O que ele quiz dizer é que no tempo do FHC a polícia federal não investigava nada, engessada pelo PSDB, que não deixava nenhum escândalo, e havia montes deles (projeto do radar SIVAM, ambulâncias do Serra, Privataria tucana, Banestado e as contas CC5, estes os que envolveram rombos de bilhões de dolares, digo, BILHÕES, não milhões). Já no governo do PT, a Federal atua livre tendo o poder de investigar o próprio escritório da presidência em São Paulo. Não é melhor o governo petista que é investigado 24 horas por dia que o governo do PSDB que tudo é escondido e nada investigado? veja o exemplo de São Paulo, rodoanel, metro, caso Alston, Paulo Afrodescendente, algo foi investigado?

  14. Com uns colaboradores como essa sra. Rosemary, o governo precisa de adversários? Outra coisa: muito estranho a PF investigar o escritório da Presidência em SPaulo e o Min. da Justiça Cardozo não saber de nada. Ou sabia e não avisou à Pres. Dilma.

  15. Será que existe tanto monitoramento aos governantes de direita e ex governantes como está sendo feito agora ?
    Nunca vão se contentar em ter perdido as eleições justamente em S.P. o estado mais rico e mais capitalista da união, onde a divisão do capital é mais acima.
    Maior erro do PT, ganhar eleiçoes em S.Paulo.

  16. Realmente, a melhor coisa a fazer – É ESPANTAR A CRISE!. E não resolvê-la.Até mesmo,porquê, os problemas apresentados – Fazem parte da solução.

  17. E a tal oposição,tão ética e tão assanhada não?
    Com a ajuda inestimável de uma midia fajuta e inescrupulosa,esconderam o paulo preto e enfiaram a propina da ASTLON no buraco da linha amarela.Arrotam CPI’s,desde que sejam contra o Governo Federal.Cínicos desde sempre.

  18. Basta de pisar em ovos.
    Essa operação Porto Seguro teve como objetivo principal grampear Lula através do gabinete da presidência e da secretária do mesmo, dando prosseguimento a estratégia do golpe paraguaio, vazar pela PF e MP, enfraquecer com a mídia e golpear com o judiciário.
    Os pareceres e outros fumaçês investigativos divulgados, redundando na secretária com cruzeiro de três dias,Rio/Santos, com Bruno e Marrone, armário e camarote no carnaval, são apenas acessórios para obterem a ordem judicial do grampo e assim disfarçar com o “sem querer”, o “querendo”.
    Ou pune-se todos os responsáveis e envolvidos, inclusive do judiciário, nesse atentado aos direitos assegurados pela república a presidência ou entrega-se de vez o poder a manjada turma golpista da casa grande.
    Derrota-se de vez a casa grande ou eterniza-se a desigualdade no Brasil.

  19. “E o mesmo se pode dizer do STF ainda que tenha virado um “Reality Show” da Globo. Ponto para o Barba…”

    Na mosca, Pardalzinho das 06:04 (você é um pardal ou um rouxinol? acorda cedo o garoto). Joaquim Barbosa já está sendo cogitado pela Globo para substituir o Bial no próximo BBB. Menos, Joaquinzão… menos…

  20. “O PT está sendo desmascarado e vai cair em desgraça. Chega dessa boçal idolatria a um partido que apenas visa o enriquecimento de seus integrantes e “aliados”.
    Pois é yane, virgilios,agripinos,alvaros,judiths,noblats,erreás,castanhedes,camelos,jaburus,garcias e outros cinco por cento de brasileiros alienados por eles, como vc,estão dizendo isso desde a primeira eleição do LULA.
    E como sempre, continuam quebrando a cara e usufruindo das conquistas feitas pelos governos petistas.

  21. “usufruindo das conquistas feitas pelos governos petistas”. Pois é Gersier, só se for usufruir de corrupção, mentiras, desindustrialização, crescimento baixo, inflação alta, PIB ridículo, falta de infraestrutura [ pouco foi feito em 12 anos]. Isso sim é usufruir da incompetência pura e total falta de estratégia de gestão. O que Dilma fez em dois anos que merece se lembrado? NADA!!

  22. A presidenta Dilma está ditando moda e normas que o governador Alckmim, já que seu governo é um fracasso em termos de administração, principalmente na segurança pública onde teve de fazer trocas dos seus servidores que perderam o crédito, inclusive da população também. O bom disso tudo é que são eliminados os tais de “aloprados”, aqueles caras que metem os pés pelas mãos quando estão no governo pensando que não são olhados, que o governo do PT não dá importancia como acontece com o Alckmim que até hoje já passa dos 200 cidadãos mortos violentamente. Não tem desse negócio de alisar a cabeça de tucanos e nem de Ptistas aloprados. Só falta agora o Hadad fazer o mesmo na prefeitura e sacar de lá todos os Demostucanos “aloprados” que estão por lá. O tempos do PSDB estão no fim e se Deus quiser vamos ter o fim da cobrança da maldita taxa de inspeção veicular e junto a tal de Controlar, que será mais um passo na pelo menos socialização dos preços do pedágio que só faz aumentar a inflação ao ser repassado para os preços dos alimentos os pedágios alviltantes e humilhantes criado pelo ex-prefeito e governador Zé Padágio da Serra o criador deste imposto disfarçado de taxa em prol do ambiente. Uma vergonha.

  23. Yane, eu não costumo rebater comentários de alienados,mas no seu caso vou abrir uma exceção.
    Isso porque naturalmente vc só deve assistir a globo,ler a veja e folha e desconhece a realidade brasileira.Vc desconhece que nos governos Lula/Dilma foram implantadas centenas de estações de tratamento e redes de esgoto Brasil afora.Desconhece que as estradas que os tucanos sucatearam foram quase todas recuperadas,algumas duplicadas e outras totalmente refeitas.Desconhece que estão sendo construídas estradas que nos ligará a portos no Oceano Pacífico.Desconhece a malha ferroviária que está sendo implantada.Desconhece programas como o Luz para todos e Minha Casa Minha Vida.E isso é apenas uma parte da infraestrutura que os tucanos nunca fizeram.Desconhece que a indústria naval sucateada pelos tucanos foi totalmente recuperada e hoje constrói navios para a PETROBRÁS que os tucanos tão doidinhos para “doar” aos interesses estrangeiros como fizeram com várias estatais brasileiras.Desconhece que os incentivos fiscais dados a várias indústrias brasileiras geram milhões de empregos,empregos esses que na época do sociólogo era quase zero.
    Para encerrar, a diferença entre a corrupção de agora e a de outrora é que essa era enterrada pelos tucanos como fazem ainda em São Paulo e Minas,e aquela é apurada e os culpados punidos.A PF hoje aparelhada trabalha e muitas das vezes investigando o próprio governo,já na época dos tucanos,além de sucateada e de pires na mão,pra variar,só servia para perseguir “adversários”.Que o diga a Roseane Sarney.
    O Brasil de hoje que vc e sua sua turma desconhecem,é muito diferente daquele de dez anos atrás.
    Hoje os nossos diplomatas não tiram sapatos para os agentes americanos e muito menos estão agendando visitas do FMI.
    E o Lula que nunca foi chamado de incompetente por um presidente norte americano,foi chamado de “o cara” por um deles.
    Te garanto que a mídia golpista e seus “colonistas”, conhecem,mas fazem questão de esconder de vcs.

  24. Querida colega Yane, voce deve estar sentindo uma grande alegria por poder escrever aqui no blog DEMOCRÁTICO, dar os seus pitacos contra o PT e o Lula e a presidenta Dilma e não ser barrada. Nós até que gostamos porque esta é uma oportunidade de dar lições aos tucanos e demotucanos de democracia. Voce já pensou se o tal de Reinaldo Azevedo, o Noblat, o Mainardi e outros “limpinhos” se atrevessem de postar algum comentário aqui? Aposto que seriam tratados como juizes de futebol que erra uma falta ou penalte pelos colegas mais exaltados. Esses seriam os eligios que os colegas PTistas escreveriam prá eles e até eu que não gosto de falar palavrão, se o democrata Kotscho deixasse, também abriria minha maleta de ferramentas prá eles. Mas voces são sempre bem recebidos por nós e até achamos graça quando voces abrem as suas malas vazias prá deitar difamações ao PT, Lula e Dilma, e sabe porque? Esta é a única arma de que voces os tucanos possuem e acho que é duro procurar o que falar de um governo com tamanha carga de realizações fantásticas. Mas lá nos blogs “limpinhos” como falar mal de um governo realizador como o do PT?, Eles NÃO NOS DEIXAM entrar para nos defender porque quando falamos, os comentaristas tucanos não tem como rebater e nem deixam nos entrar e postar e já dizem que estamos em blog errado. Sabe o que é isso? É medo de deixar os PTistas entrarem e rebatê-los com fatos verídicos e constatados, ainda mais com as seguidas derrotas dos tucanos para o governo federal e agora em São Paulo para a prefeitura. Este partido nanico de sigla PSDB não realiza nada sobre a qual voces podem se gabar e então só resta difamar, isto mesmo, porque não tem no que se apoiar para denunciar, a não ser mentiras bem arquitetadas às quais damos de ombros e julgamos como despeito. Mas voce pode continuar a difamar que aqui voce tem a resposta educada e tem a chance de aprender com os colegas as realizações PTistas a nível nacional e internacional, coisa que é rara lá nos blogs “limpinhos”.

  25. Tas brincando não é Yvonne? ja falaram aqui tudo o que eu poderia dizer. Só faltou uma coisa, minha pequena sereia: Dilma está levando o Brasil no braço!!Se a pequena sereia não fosse tão tucanazinha, deveria saber que a queda das importAções brasileiras foram enormes pois a Europa, a propria China e teus amiguinhos americanos, não tem grana, dindim,money, para comprarem! Dilma está dando um show como Presidente!(a). O PIB deabaixo de 2% é excelente na atual situação mundial mas não é importante. O importante é que o Pais está em pleno emprego, sereizinha, e o ganho dos brasileiros só fazem subir! Só para lembrar a princesa dos mares, a média do PIB nos 8 anos de governo do seu líder, foi de 2,23%, e SEM CRIsE ALGUMA! Portanto, jovem, volte para as aguas e continue seu canto…O canto da sereia…Serra ja ouviu esse cantar.

  26. A Dilma parece diarista preguiçosa, dessas que varrem a sujeira que está à vista. Falta tirar o tapete, arrastar os móveis etc. Mas imagino a dificuldade disso: a cidadã está no governo, em posto chave, desde sempre e me parece IMPOSSÍVEL que não tenha notado nada, ou pior, que não seja conivente com TUDO ISSO QUE ESTÁ AÍ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *