Haddad está rumo à vitória, mas Serra não desiste

Haddad está rumo à vitória, mas Serra não desiste

A apenas 72 horas das eleições do segundo turno em São Paulo, as últimas pesquisas Datafolha e Ibope dão ampla vantagem a Fernando Haddad, do PT, mas o candidato José Serra, do PSDB, continua no ataque para tentar virar o jogo a qualquer preço.

Os números das duas pesquisas divulgadas na noite de quarta-feira mostram um quadro estável em relação à semana passada, apesar da intensa campanha negativa desfechada pelo tucano contra o petista nos últimos dias.

Tanto no Datafolha como no Ibope, Haddad manteve os mesmos 49% de intenção de votos na pesquisa estimulada. No Datafolha, Serra subiu de 32% para 34%, dentro da margem de erro de dois pontos. No Ibope, foi de 33% para 36%, também dentro da margem de erro, que é de três pontos neste instituto.

Em votos válidos, Haddad ganha por 60% a 40% no Datafolha, exatamente os mesmos índices da semana passada, enquanto no Ibope este índice ficou em 57% a 43%.

O que torna uma virada de Serra praticamente inviável não é nem a diferença que o separa de Haddad nestas pesquisas, mas o seu índice de rejeição, que se manteve em estratosféricos 52% no Datafolha. Para ganhar a eleição, como se sabe, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos.

O número de eleitores que declararam não votar de jeito nenhum no candidato do PSDB é 18 pontos maior do que o seu índice de intenção de votos na pesquisa estimulada. Se não conseguiu diminuir até agora a própria rejeição, Serra viu aumentar a do adversário em apenas dois pontos, de 34% para 36%.

O que fazer diante de um quadro tão desfavorável? Esgotado todo o arsenal de mensalão e ameaça de caos na saúde empregado na sua propaganda no rádio e na televisão, com o prestimoso apoio da imprensa aliada, o candidato tucano resolveu partir para a guerrilha.

Bairros da periferia como Itaim Paulista, M´Boi Mirim e Cidade Tiradentes, tradicionais redutos do PT, amanheceram, segundo a Agência Estado, com 100 mil panfletos do PSDB acusando Haddad de querer acabar com os convênios entre organizações sociais e unidades públicas de saúde, a bandeira que Serra desfraldou nesta reta final de campanha.

A disputa entre PT e PSDB agora se dá nas ruas, no corpo a corpo com os eleitores, e é simplesmente impossível prever como poderá influir nos resultados de domingo. Os petistas despacharam militantes para os mesmos bairros para tranquilizar trabalhadores da saúde e pacientes, na tentativa de desmentir as ameaças feitas pelos tucanos.

Neste clima de vale-tudo, do tudo ou nada, a campanha termina oficialmente nesta sexta-feira, com o último debate entre os dois candidatos na televisão, marcado justamente na emissora que passou a semana dedicando a maior parte dos seus telejornais a fazer cobertura e retrospectivas do julgamento do mensalão.

Só uma parte do script não deu certo: com as divergências crescentes entre os ministros do Supremo Tribunal Federal na aplicação das penas, o final do julgamento atrasou, e não foi possível, como era previsto, casá-lo com a antevéspera das eleições.

Mais do que nunca, é bom lembrar nesta campanha eleitoral do bordão do velho Chacrinha, “um programa que só acaba quando termina”.

Com Serra na parada e a mídia que temos, tudo pode acontecer.

 

31 thoughts on “Haddad está rumo à vitória, mas Serra não desiste

  1. Sou de Rio Verde-GO e estou acompanhando pela mídia o desenrolar dessa campanha. Há exatos 3 meses nao assisto ao JN porque quando começou esse espetáculo midiatico em torno do STF vi que um grande golpe anti-democracia estava para se armar. E nao deu outra, fiquei sabendo por terceiros das ultimas edições que entram no ar justamente após o horario eleitoral em que o o Haddad tem de ficar desmentindo boatos. Mas estou certo de que mais uma vez a esperança vai vencer o medo. Pra isso os coloboradores dele nao podem redar o pé. Vão pras ruas…

  2. Quando a democracia brasileira irá enquadrar o TSE e a Rede Globo?
    Até quando dezenas de milhões de cidadãos brasileiros ficarão refém do capataz da hora, hoje Ali Kamel, à espera do estupro eleitoral?
    Até quando essa orgia global será permitida por sua excelência, a justiça brasileira?
    Quando o governo atendendo a vida, reunirá coragem para começar a demolir e escorraçar, às páginas da história, o entulho antidemocrático que sustenta a camarilha da casa grande, através de seus braços armados, a ordem do judiciário e a mídia do millenium.

  3. “Com Serra na parada e a mídia que temos, tudo pode acontecer”

    Perfeito, Kotscho. Uma definição arrasadora do que é a união do lixo com o mau caratismo. Novamente, você acerta na mosca. Parabéns!

  4. Com a derrota de Serra nas urnas, começará a queda do Alckmin e do PSDB, cujo desgoverno está deixando policiais, professores e funcionários da Saúde de SP em estado de miséria e desmotivados. Aguardemos também que o STF inicie a votação do mensalão do PSDB de Minas, bem como dos Planos Color e Verão.

  5. Prezado Kotscho

    Quando você coloca que “Bairros da periferia como Itaim Paulista, M´Boi Mirim e Cidade Tiradentes, tradicionais redutos do PT, amanheceram, segundo a Agência Estado, com 100 mil panfletos do PSDB acusando Haddad de querer acabar com os convênios entre organizações sociais e unidades públicas de saúde” me parece que isso é típico de gente que foi muito bem treinada.
    Abaixo reproduzo trecho de um texto que encontrei na Internet que pode dar uma pista de onde vem esse tipo de treinamento:
    “A biografia de José Serra (PSDB/SP) tem uns buracos difíceis de explicar.
    Após a implantação da ditadura no Brasil, ele fugiu para o Chile.
    Em 1973, quando houve o golpe de Pinochet no Chile, com apoio da CIA (Agência de Inteligência dos EUA), ele fugiu justamente para os Estados Unidos, que apoiou o golpe chileno.
    É preciso entender que nesta época era em pleno governo Nixon, com a política estadunidense de apoio às ditaduras militares, na época de Kissinger. Até o “beatle” John Lennon estava ameaçado de expulsão dos EUA nesta época.
    Como Serra conseguiu o green card nos EUA? Como ele se sustentou lá? Como ele conseguiu estudar nas caras Universidades estadunidenses? Ainda mais sem ter o diploma de Bacharel em Economia? E quem pagou essa conta, já que ele diz que o pai não era rico?
    É um dos mistérios mais bem guardados da política brasileira. É bastante improvável que um latino-americano exilado, realmente de esquerda, escolhesse os EUA como destino, nesta época. E se escolhesse, soa estranho encontrar facilidades de permanência, inclusive financeiras.”

  6. José Serra ganhou um novo beijo de uma “fãn”, só acho que o marketeiro não vai conseguir colocar esse beijo a tempo no programa eleitoral gratuíto. Tambem acho que eles não acertaram na personagem. O serra não gostou muito, se vc vê a cara vai perceber que a bronca no pessoal que trabalha pra ele vai ser muito grande. Só uma observação: O beijo(de outra mulher) anterior foi para o programa eleitoreal, mas para isso o pessoal(marketeiros) teve que caprichar na cena, tanto é que para sair bem feito, a outra “fãn” beijor e não acertou, na segunda o galã do psdb foi covardemente beijado na boca…assim vou me candidatar, pois se o serra faz sucesso com suas “eleitoras” porque eu não né grandes amigos do blog? rsrsrsrsrsrsrsr kotscho sou seu fãn!!!!!!!!!!

  7. Caro Kotscho
    Eu não me fio em pesquisas. Ainda mais essas de institutos “oficiais” como o Datafolha e Ibope da Globo que só prestam para ajudar seus candidatos tucanos.
    Mas se por acaso os números deles estiverem próximos da realidade das urnas, teremos em São Paulo o maior massacre eleitoral de toda a história das eleições nesta cidade !!! Nunca nenhum candidato a Prefeitura de São Paulo obteve tantos votos assim como parece que terá neste domingo o Fernando Haddad DO PT !!!
    Será uma eleição consagradora e que ficará para sempre na história !!!
    E ao meu ver os motivos são óbvios. O principal é a diferença monumental e acachapante das qualidades de projetos e propostas observadas entre um candidato e outro. José Serra, um sujeito que a mídia vendeu por duas décadas como o “mais preparado”, “o experiente competente”, “o maior e melhor Ministro Genérico da Saúde que viveu no planeta”, na verdade é um fiasco político !!!
    A partir de segunda-feira todos os “analistas” e “especialistas” da mídia golpista vão tentar explicar das formas mais complicadas e argumentos mais estapafúrdios as razões para tamanha derrota e humilhação, mas só não dirão e nem escreverão a verdade clara e objetiva que está consolidada nas mentes de todo o eleitorado brasileiro: O ETERNO CANDIDATO SERRA É MUITO RUIM !!! Sempre foi. Nunca mudou. Serra é o mesmo de sempre !!! Só não é ruim nas cabeças, bocas e penas daqueles comentaristas e colunistas dessa nossa mídia fuleira. Essa mesma mídia que vai junto na mesma descarga que O POVO está dando nos candidatos da oposição.
    O outro motivo, menos importante, é esse espetáculo teatral do “mensalão”. Essa gente é tão burra que não percebe que o povo, O POVO !!! , aquele “detalhe” que decide soberanamente quem deve ou não governar sua cidade, estado ou país, NÃO GOSTA SÓ UM LADO OU SÓ UM PARTIDO APANHANDO. Tente imaginar a cena de um bando de policiais violentos surrando todo dia um mesmo trabalhador. O povo se padece, se coloca no lugar do surrado. se solidariza com o pobre e se junta para defendê-lo.
    Por isso que essa será A QUARTA VEZ SEGUIDA que o povo derrotará o mesmo “mensalão” de sete anos atrás dando a vitória ao PT em todo o Brasil !!!
    O PT é o partido que mais cresce em número de votos a cada eleição !!!
    O PT É O PARTIDO QUE O POVO ESCOLHEU E SE AFEIÇOOU PARA SEMPRE !!!
    VIVA O PT !!!

  8. Sei que nem todas as promessas são verdadeiras, mas tambem sei que a área mostrada (entre Sacomã e SBC) na propaganda do Haddad já tem destino certo: população cadastrada e prédios planejados (tem uma associação que se reune toda 4ª feira, de cadastrados para morarem nesta áres, que era da Petrobras)

  9. Presença de Serra em eleições, é certeza de patifaria ou cenas pateticas. Ou alguem não se lembra que na campanha pra presidente, chegou a insiunar que Dilma queria matar criancinhas. Agora Ricardo, que historia e essa de bilhete amigão, fala serio. E essa coisa de colocar ex agente da febem, hoje fundação casa, em escola de pobre pra descobrir futuros bandidos hehehehe….. Retiro o que disse, não é patife, é patético mesmo……

  10. Ansioso ,o Othelo de Brasília saliva pela vilegiatura que o levará desfrutar de Zurich via Frankfurt. AH! O inverno nos Alpes,o aconchego helvético, o álibi germânico, a exclusividade da primeira classe(afinal se não suporta aquela poltrona cama do STF,como aguentará doze horas a noventa graus na classe econômica?),o reconhecimento dos cidadãos na sala de embarque. Quanto ao desembarque,tanto lá como aqui,ao fim e ao cabo da excursão 470 ,será melancólica: gloria sic transit…

  11. Parece que o PSDB está desesperado e estranho que na ultima hora Serra inventar de aumentar de 6 á 8 horas o “bilhete amigão”nos finais de semana com a mesma tarifa, e parte da sua propaganda eleitoral os ataques são dirigidos ao Haddad e mostrando as obras feitas na sua gestão anterior, na minha opinião Serra se for eleito pode deixar a cidade do jeito como está (e quem sabe largar a prefeitura de novo e colocar o vice dele), acho que está na hora de uma coisa nova, uma coisa diferente, vejo as propostas do Haddad como boas para cidade, enquanto Serra possui poucas propostas e muitos ataques, e as vezes me pergunto porque o PSDB só fica atacando os adversários nas propagandas eleitorais? (Não só de São Paulo, mas acho nos partidos do Brasil inteiro). Bom pessoal parece que é tudo perfeito na hora do debate e na prefeitura será o mesmo? Temos ter consciência em que devemos votar, porque tem uma emissora que apoia o Serra (já sabem de quem eu falando) e será 4 anos de despedicio e com os mesmos problemas. Não apoio Serra e nem Haddad ao contrario devemos votar para as propostas para cidade e não em ataques para prejudicar o outro.

  12. Ricardo, estava ali com lágrimas nos olhos, de pena Ricardo, de pena do Bonner e da Patrícia, dasapontados, desalentados, tristes, ao falarem do mensalão. Derrepente comecei a rir ao imaginar a cara do Civita…kkkkkkkkkkkkk…que qui ta passando dentro desta pobre e miserável criatura neste momento ??? Do Serra…kkkkkkkkkkkkkkkkkk…Dos lambe-rolas que todos os dias, de blogs em blogs, só falavam desta palhaçada…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk…Coitados…e agora heim ??? Se alegrar com o que ???
    Se eu fosse um psicanalista ou psiquiatra, no domingo cedo eu já colocava na Folha, no Globo e no Estadão o seguinte anúncio: ” Especialista em transtornos emocionais causados por frustração eleitoral, tristeza pós mensalão, “Sindrome do Tucano Doido”, Psicoserrose Múltipla, FHguice Reversa ( por mais efeagagado que esteja o paciente ), coloca os serviços a quem possa necessitar. Fone…”
    Vai ter que recusar clientes.

  13. O PHA do CAf praticamente disso o que vc acaba de dizer. Mas lendo ambos, chega-se a conclusão que o Serra deverá ganhar. Com toda a sujeira e ainda tendo um debate na Globo, dificilmente ela não conseguira reverter a situação. Por que eu acho isso? Por que os petistas estão apavorados! Vc, PHA, estão transmitindo uma insegurança total para aqueles que esperavam uma vitoria tranquila do Haddad. Outra coisa que nos leva a temer a derrota é que não vimos outro tracking depois do que vc mostrou aqui. Tracking é diário. Se não apareceu mais nenhum me peermite intuir que a siferença ja deve ter diminuido muito, caso contrario vcs não estariam assim preocupados.

  14. Ola sr Kotscho, sinto nas suas palavras muito medo do resultado dessa eleição. Só posso imaginar que o tracking deve estar apresentando uma mudança perigosa de direção. Hoje deveria aparecer outro tracking, mas não foi mostrado. Realmente estou muito preocupada. Sua preocupação é a minha,

  15. É só mostrar o caos que está a saúde de SP. Ainda hoje passei por um retorno com uma médica e fiquei surpreso quando mandou fazer 3 exames e ir no terreo para me orientarem. A orientação foi esta:
    Um dos exames eu teria que passar num posto para que eles agendasem. Os outros dois teria que marcar retorno para com a médica para fazer esses dois exames. A surpresa maior foi quando fui informado para marcar retorno só a partir do começo do ano que vem. Mais surpreso ainda quando fui informado que no ano que vem a médica, provalvemente, não retornará mais neste ambulatório.
    É por isso e muitas outras coisas que não quero Serra do PSDB.
    Acredito muito em Haddad para melhorar a saúde e muitas outras coisas.

  16. Ah!Ricardo por que o *tio funério* iria desistir?
    O *HADDAD* quando estava em desvantagem *ELE* desistiu?
    “Guerra é Guerra*,o tio funério vai lutar para sobreviver a essa eleição até não dar mais,ai *ele* deita no caixão e fica até a próxima noite…rsrsrsrs.
    “ELE” está certo,até eu que sou mais bobinha *tambem* não desistiria.

  17. Encontrei um amigo na rua. ele havia assistido uma sessão inteira do STF; atomizado, repetia: ‘data venia’ ‘data venia’ ‘data venia’ ‘data venia’ e…ministro Joaquim, ministro Joaquimministro Joaquim, ministro Joaquimministro Joaquimministro Joaquimministro Joaquimministro Joaquim; data venia’ ‘data venia’ ‘data venia’ ‘datadata venia’ ‘data venia’ ‘data venia’ ‘datadata venia’ ‘data venia’ ‘data venia’ ‘datadata venia’ ‘data venia’ ‘data venia’ ‘datadata venia’

  18. O Lula me lembra o Richard Burton no filme 1984….claro, semelhança apenas na moralidade (ou falta dela) do personagem…vcs vao cair….

  19. Quem acompanha a trajetória do SERRRRRRRRRRA, desde de quando foi Ministro da Saúde, que administrava por bilhetinho, sabe que ele está longe de ser uma pessoa normal…

  20. comentarista que assina roberto: voce precisa urgentemente estudar politica, eleiçoes e a alma do militante lulista.
    Disso vc nao entende nada ou mora em outro pais,coisa possivel e que nao é crime.

  21. Com esta insistencia dos tucanos em Serra para a prefeitura, me dá quase a certesa de que eles querem é acabar de vez com a trajetória politica dele e justamente no crepúsculo, no apagar das luzes da sua desastrosa e inconsequente vida de politico profissional. Estou vendo o final do túnel e sem luz alguma, tudo um breu só para este teimoso politico. Sr. Serra juntou duas coisas num só instante na sua existência; a idade que o obriga ao uso do botox e a falta natural do pique que o Hadad possui. Então, só lhe resta aceitar as circunstancias como ela lhe apresenta, fique por uns 10 anos sem fazer nada em termos de politica porque pelo menos esta postura, lhe dará um final mais decente, um final que lhe dê mais dignidade. A boa aceitação dos fatos, traduz em mais horradez e consequente honestidade para consigo, uma vez que não o foste para o povo que o elegeu várias vezes.

  22. Cadê o pessoal da campanha do Haddad uma hora dessas? NÃO PODE DEIXAR O CERRA JOGAR SUJO E FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS. O pessoal da campanha do Serra está espalhando por toda a cidade boato contra Haddad e fazendo terrorismo eleitoral, tem que colocar pessoas nas ruas pra desmentir, tem que reagir e fazer alguma coisa.

  23. Hoje pela manhã fui a caixa de correspondencia e estranhei achar lá o Hollerit da minha esposa aposentada e não entendi nada. Depois fui costumeiramente ver os outros blogs e no do Azenha encontrei a resposta; o pessoal do governo estadual e municipal resolveram numa tacada dar uma de benevolentes e adiantar o pagamento do funcionalismo estadual e municipal. Cá prá nós, isto não é querer usar a máquina publica para ludibriar o funcionalismo eleitor? Sabemos que eles nunca pagaram antes do final do mes e justamente porque agora estão usando esta estrategia? Para im isto não tem outro nome senão DESESPERO porque já sabem que perderam a prefeitura e o próximo será o governo estadual. Moçada, de um pulinho no blog do Azenha e comprovem o que eu digo.

  24. PRIMAVERA MANAUARA- O povo amazonense, esperou dois anos para mostrar sua revolta. Em 2010, Lula macomunado com Eduardo Braga e cia. conseguirar com votos do interior, tirar Artur Neto do senado. Com isso o Amazonas ficou sem senador.Vejamos: Alfredo Nascimento( que vergonha) é do Rio Grande do Norte.Eduardo Braga é paraense e Vanessa é do parana. Nenhum dos três tem compromisso com o estado. O povo amazonense não aceitou a forma republicana usada para usurpar a vaga de senador de Artur. Agora está mostrando que não gosta de ser traido. Artur com o apoio do povo vai consagrar a maior vitoria de um candidato a prefeito de Manaus. O povo vai derrotar Lula, Dilma, Eduardo Braga,Vanessa e o governador Omar. O proximo será Eduardo Braga, a hora dele vai chegar, e ele sabe…!Dilma afirmou que Vanessa jogava no time dela, (coincidencia, a candidata estava de verde). o TIME DA RESIDENTE VAI PARA A SEGUNDA DIVISÃO. Lição de vida “NÃO BRINQUE COM A INTELIGENCIA DO POVO”.

  25. A alta imprensa tem é inveja do governo do pt do Lula,ter engolir que um metalurgico, sem diploma de doutor foi presidente do Brasil,eles não aguentam isso,e ainda elegeu sua sucessora,presidenta Dilma,então o Haddad esta disputando não é só contra o serra do psdb do FHC,que foi foi presidente,chamou os aposentados de vagabundos,sendo ele próprio aposentado aos 37 anos,conforme o jornal, o comércio de pernambuco,mas o Haddad disputando também contra um bando de jornalistas oposicionista,que só não vestem a camisa da oposição porque tem vergonha de serem pegos combatendo um governo que esta dando certo,queiram eles ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *