Chegada em SP pode se dar "focinho a focinho"

Chegada em SP pode se dar "focinho a focinho"

Foto: Getty Images

Depois de ruminar os números discrepantes das pesquisas da última semana sobre a eleição para prefeito, velha raposa da cena política paulistana compara a reta de chegada a uma corrida de cavalo. “Não vai ser nem cabeça a cabeça… Desta vez, vai ser focinho a focinho”.

Meu amigo de bar se referia à disputa pelo segundo lugar entre o tucano José Serra e o petista Fernando Haddad para ver quem enfrentará Celso Russomanno no turno final. Se bem que, do jeito que as coisas vão indo, não ficaria surpreso se, no dia da eleição, os três candidatos chegarem embolados, com final imprevisível para a corrida.

Em quase toda campanha eleitoral repete-se a mesma história com as pesquisas. Quando chega a hora da onça beber água, é um tal de candidato disparar ou despencar de repente, as curvas começam a dar um nó, é um sobe e desce danado abrindo e fechando a “boca do jacaré”, sem que nada de muito grave ou um fato novo fabuloso tenha acontecido.

De repente, começa-se a tentar aproximar as pesquisas da realidade a ser revelada pelas urnas, com o jogo sendo feito dentro das famosas “margens de erro” para explicar as diferenças entre os diferentes institutos de pesquisa.

Entendo um pouco do assunto porque minha mulher trabalha no ramo, mas nem ela consegue me explicar como Serra aparece quatro pontos à frente de Haddad no Datafolha e Haddad um ponto à frente de Serra no Ibope e no Vox Populi _ tudo dentro da margem de erro, é claro.

Só uma coisa é certa: todos estão jogando no chamado “empate técnico”, e qualquer desatenção pode ser a gota d´água, como na canção do Chico.

O ponto fora da curva no último Datafolha, divulgado na noite de quinta-feira, é a perda de cinco pontos (de 35 para 30%) registrada pelo azarão Russomanno, a primeira queda fora da margem de erro do candidato do PRB desde o início da campanha eleitoral.

É verdade que só agora Haddad e Serra resolveram atacar o líder nas pesquisas, depois de passar as últimas semanas travando uma sangrenta guerra particular entre eles. Resta saber se este é apenas um acidente de percurso ou uma tendência, o que só as próximas pesquisas poderão confirmar.

A nove dias da abertura das urnas, fortes emoções nos aguardam no Grande Prêmio da Prefeitura de São Paulo em que se transformou esta disputa eleitoral.

Em quem apostam os caros leitores do Balaio?

35 thoughts on “Chegada em SP pode se dar "focinho a focinho"

  1. O seu pensamento está correto caro Kotscho; só faltou dizer que este quadro que temos hoje é artificial pois foi inteiramente construído pelo Datafolha e IBOPE para convencer os simpatizantes de Haddad que ele não teria chances. Só não contavam com a ruindade de Serra (que deveria estar nesta altura do jogo com pelo menos 30%) que pode ter posto tudo a perder. Continuo com meu alerta de que Haddad estará no 2o Turno. O Datafolha ainda vai tentar uma última forçada de barra colocando-o alguns pontos à frente de Haddad mas não tem mais jeito. Não sei o outro, mas Haddad estará lá. À vitória…
    PS – Corre à boca pequena no Bom Retiro que aquela moça que beijou Serra ontem foi regiamente recompensada pelo ato insano contra a própria vida… O Privata, para parecer popular, topa qualquer parada…

  2. …seu amigo deve ser um tucano embriagado, pois não consegue nem ver que a onda vermelha esta chegando, e em quase todos os lugares do Brasil, e quando ela chega…sai da frente tucanalhas!!!
    Anote aí Ricardo, no dia sete, Russomano 27%, Haddad 32%, Serra 21%

  3. …é isto Ricardo…finalmente estão colocando o Haddad em TELA CHEIA, ( TELA CHEIA VIU SANTANA??? ), que continuem assim. O Haddad é o “produto” e quem tem um “produto” como o Hadad não tem concorrência.
    O grande trunfo do Haddad é que transmite confiança, credibilidade, carisma, e é isto que deve ser mostrado. Durante suas palavras não precisa citar LULA ou DILMA, agora é o Haddad sòzinho dizendo ao povo de São Paulo: ” Podem confiar em mim”. LULA e DILMA aparecem durante o programa. Durante o programa devem mostrar mais vibração do povo, pessoas dizendo:- “vou confiar no Haddad” até isto virar um jargão.
    Voce é o nosso canal, passa isto aí pro féla da mãe do Santana…e assim esta conversa de focinho a focinho, vira conversa de tucano apirolado.
    Falô meu fii ???

  4. Oi Ricardo, agora consegui enviar o email desculpa a confusão! O email que estava no corpo da mensagem que me enviou, era diferente do que você usou para me escrever. Tinha um “y” por isso deu erro! Mas agora foi! Obrigada de coração! Quando tiver tempo, leia, foi com carinho e verdade que escrevi!

  5. acho que continuam subestimando o PSDB e o Serra em Sp, por mais que se odeio o tucano, tem que se admitir ele levou o governado estadual no primeiro turno, ganhou da Dilma e Lula para presidente na capital nos dois turno e de quebra elegeu kassab e ainda sim o PSDB com Alckmin ficou com cerca de 22%. É muita coisa.

    Na zl só se vê carros do Haddad e Serra, claro são partidos de campanhas ricas, mas nas conversas só dá Russomanno. Eu acredito que o datafolha é que mais se aproxima daquilo que se percebe nas ruas, E aposto em Russomanno e SErra no segundo turno.

  6. Abaixo a melhor definição do PT pelo cumpanhero Everaldo….somente casca….”Falô nao meu fio”..volta pra sala de aula e aprenda um pouco sobre espírito crítico. Sinto muito, mas vc parece aqueles cavalos com viseira…vc só olha pra onde o seu patrão quer…no caso o Lula. Sad but true cumpanhero..

    “é isto Ricardo…finalmente estão colocando o Haddad em TELA CHEIA, ( TELA CHEIA VIU SANTANA??? ), que continuem assim. O Haddad é o “produto” e quem tem um “produto” como o Hadad não tem concorrência.
    O grande trunfo do Haddad é que transmite confiança, credibilidade, carisma, e é isto que deve ser mostrado. Durante suas palavras não precisa citar LULA ou DILMA, agora é o Haddad sòzinho dizendo ao povo de São Paulo: ” Podem confiar em mim”. LULA e DILMA aparecem durante o programa. Durante o programa devem mostrar mais vibração do povo, pessoas dizendo:- “vou confiar no Haddad” até isto virar um jargão.
    Voce é o nosso canal, passa isto aí pro féla da mãe do Santana…e assim esta conversa de focinho a focinho, vira conversa de tucano apirolado.
    Falô meu fii ???”

  7. Eu aposto que, ganhe quem ganhar, São Paulo estará em más mãos”

    Pelo seu comentário, Luiz Alberto Moura das 12:08, fica a impressão de que você acha que hoje, e nos últimos 8 anos, São Paulo esteve em boas mãos. É isso?

  8. Eu simplesmente não acredito nessa história de pesquisas mas acredito que o Hadad vai ficar com o Russomano para segundo turno. Engraçado é a propaganda que o Serra faz e mente descaradamente atacando os outros candidatos. O que eu estou vendo no desespero dos tucanos é que o Serra reflete a opinião do povo que já cansou dos tucanos, e não dá mais para acreditar. o próximo passo é a destituição do governador do sorriso de lagarto na forma mais limpa, no voto do povo. Outra coisa, o desespero na propaganda reflete a maracutaia que existe entre o governo paulista e a Controlar que vai simplesmente desparecer e a cachoeira da grana, ao fim da cobrança da taxa de inspeção veicular não havendo mais razões da existencia desta empresa de fachada. tudo isto está nas mãos do povo paulista que nem se percebe que está sendo subtraído como uma mão invisivel que entra nos seus bolsos todos os anos na forma de taxa de inspeção de veículos e pedágios aviltantes e humilhantes e acima de tudo, INCONSTITUCIONAL. Estamos a duas semanas para começar a limpeza tanto do governo da cidade como em seguida será o estadual para que possamos tomar outros rumos nas nossas vidas com candidatos que nos respeitem como cidadãos trabalhadores. Quero parabenizar ao grande amigo dos internautas, o Jornalista que engrandece a profissão pelo premio tão merecidamente recebido, o nosso amigão democrata Kotscho.
    Abraços do divaldo.

  9. Vou apostar em:
    1} “H“`maiúscolo
    2} Estando bom
    3} O mentiroso ( antigo bolinha)
    Ao vencedor: Confiança, esperança, honestidade, verdadeiro. É que o apostador quer.

  10. …estava ali ouvindo Maysa cantando Bom dia Tristeza, ela, com aquela sua fisionomia de permanente embriaguez, me fez lembrar do Formigão um colega de UnB quando estudávamos engenharia, naquela universidade, lá pela década de 70. Numa prova de Hidréulica, numa segunda-feira, o professor, nos passou uma questão em que, para ser soulucionada, se empregava o Teorema de Bernoulli. O Formigão, que passara o final de semana nos botecos em Taguatinga, tomando todas, e na segunda, mas por fora que joelho de piriguete, não sendo capaz de responder a questão, resolveu contar esta estória. Dizia ele, que na constelação de Ursa Menor, havia uma entidade, que de tempos em tempos saia pelas galáxias, montada em um cavalo manco, para conturbar as mentes desavisadas, e ele teria sido o escolhido naquele fim de semana e que por isto não estava em condições de dar uma resposta à questão proposta pelo professor.
    Estas coisas me vinheram à cabeça, depois que eu li o comentário do Fernando Matoso Reis aí embaixo…pensei comigo…será que aquela entidade, não esta de novo passando por aqui e seu cavalo se engraçou com tua eguinha, e a entidade, não tendo o que fazer, tomou conta da mente do Matoso ??? Tá tão azuretado o pobre jóvem, que se esqueceu que nós petralhas somos mil vezes Gonzaguinha, Metallica é pra filhote de tucano impuberido.

  11. Parece que esse jogo pode virar.
    Lula entra em campo agora jogando no ataque.
    As afirmativas dele tem procedência, estava calado até então.
    Julgamento do mensalão segundo revisor da ação penal 470 tem raízes lá atrás do Banco Oportuinit/ Daniel Dantas, e justamente na época da emenda da reeleição/ Privatizações.

  12. “Se realmente acontecer *essa história de focinho a focinho*,eu me convenço de vêz que o Brasileiro é tão bonzinho*,e tem uma memoriazinha tão curtinha ou melhor ínfima”.
    E o *tio funério chegando focinho a focinho com os outros candidatos(mesmo que não consiga vencer as eleições,mas *ELE* está alí contando com um bom eleitorado mas enfim…),sou obrigada a concordar com o *MR.CHANCE(MUITO ALÉM DO JARDIM)*.
    “NÉ QUE ELE TÁ CERTO MEU”.rsrsrsrsrsr…

  13. Everaldo, conheço um “candidato a advogado” que passou 4 anos nos mais caros cursinhos de São Paulo embalando o sonho de estudar na USP. Como não havia cursinho que resolvesse o “impasse”, seu pai concluiu que seria menos de$ga$tante matriculá-lo numa daquelas “Universidades” particulares que proliferaram na era FHC. Quatro anos mais tarde, depois de tornar-se o mais radical anti-PT que conheço, recebeu o diploma de “dotô” e passou a desdenhar dos que não tem curso superior. Criticar o Serra, mas principalmente o Alckmin em sua presença é certeza de confusão, pois é fã do Geraldo Pedágio. /// “Esta NÂO é uma obra de ficcão. Mas qualquer semelhança com . . . . terá sido mera coincidência”. Ótimo domingo a todos. (E durma com barulho desses !!!!!!)

  14. Qual é KOTSCHO! acordo cedo no domingo corro para o pc abro o seu blog e você ainda com esses cavalinhos sem nenhuma novidade. kkk, brincadeira eu sou seu fã.Bom descanso.

  15. Russomano perderá 7 pp na ultima semana.

    Destes 7 pp, 3 irão para Haddad, 2pp para Chalita e 1pp para o Serra que também ganhará 1 pp da Soninha.

    Acho que o resultado final do primeiro turno será o seguinte:

    – Serra 25%
    – Russomano 23%
    – Haddad 21%
    – Chalita 11%

    No segundo turno:

    – Serra 42%
    – Russomano 35%
    – Brancos e nulos 23%

    PS: qualquer candidato que for ao segundo turno contra Russomano vence.

  16. “TAQUES” – o otimismo se originou no dia em que tu nascestes,estás de parabéns.JESUS,MARIA E JOSÉ :SOCORRO!!!!!
    “Confesso que estou *com uma pontinha de inveja de ti* com tanto otimismo que tu tens”.

  17. …bom dia Vítor Hugo…falaí pro Ricardo, que estou aqui só para cumprimentá-lo, parabenizá-lo, por não ter corrido aqui e aberto uma janela em seu pôste para reverenciar a Hebe Camargo, não que eu tivesse algo contra a pessoa dela, nem mesmo por suas posições políticas, mas por ter dedicado uma vida a serviço da TEP ( tracional elite paulista ), entorpecendo a mente de nosso humilde povo com suas futilidades, e ela não foi a única, poucas de nossas medíocres celebridades midiáticas, merecem os salários que recebem, que em última instancia, vem do suor desta humilde gente que eles, inebriados e embriagados pelos seus falsos valores, parece que desconhecem. Se acham o máximo quando não passam do mínimo.
    A TEP, foi e continua de um certo modo sendo, a única responsável, eu disse a única, pelo atraso que viveu o nosso país até o advento de LULA.
    Falaí também pro Matoso, Fernando matoso Reis, um típico “sabe com quem está falando ???”, que nós consideramos isto o verdadeiro “espírito crítico”, o LULA estabeleceu a sua liderança sobre nós petralhas, não por bajular a elite estabelecida, muito pelo contrário. Com atos concretos, cativou aqueles cujo mundo vai além de seus intestinos.
    Vítor, falaí tambeém pro Ricardo, que depois que vi aquelas suas lindas netinhas, e sabendo que elas também devem ler o que aqui escrevemos, me senti envergonhado por muitas vezes escrever aqui, digamos assim, palavras desadequadas. Falaí pra ele que vou tentar evitá-las, eu disse: …”vou tentar”…

  18. Prezada Edna, 2,

    Apesar de sua pequena idade, apenas 2 anos, desde já agradeço pelas palavras carinhosas.

    De fato sou bastante otimista e creio que o melhor vencerá a eleição em SP.

    Abraços

  19. Ô TAQUES,não ficas *brabo* comigo mas é que dificilmente(não impossível,pois a única coisa impossível nesse mundo é a morte) vai dar o *placar* que tu escrevestes.
    Ô meu amigo virtual *não ficas brabinho comigo*…
    “Olha quando *eu* completar 3 anos *eu* juro que te convido para apagar as velinhas comigo:tá legal?”.
    Bjos.

  20. Edna, 2, eu fiquei bravo com você? Quando? Aonde?

    Só emiti a minha opinião e como ela não correspondeu ao seu desejo, você ficou é que ficou visivelmente incomodada dando uma resposta carregada de ironias.

    Se o contraditório a incomoda reclame ao dono do blog, não a mim.

  21. Eu acho que vai ser ´´Pau a pau´´
    Russomanno na frente e Haddad atras.
    Segundo turno: Haddad na frente e Russomanno bem lá atras, sem perigo de encostar em Haddad.

  22. Tradicional elite paulistana, PIG, advento Lula e outras baboseiras não encobrem o MENSALÃO camaradas!!! Quanta bobagem e gente manipulada!!! Lula o rei de um país que não existe!!! Saneamento básico em apenas 40% dos domicílios; sem planejamento estratégico de longo prazo; sem infra-estrutura; etc, etc. Para reconquistar os redutos petistas, Lula diz que é o PT que se dedica aos pobres. “Rico não precisa de prefeito, de presidente, de governador. O pobre precisa”, disse Lula.Fica a pergunta: como pode uma pessoa que diz uma idiotice dessas ter credibilidade para influenciar algum eleitor? Só mesmo se for do mesmo nível rasteiro dele!!! Um grande falastrão que ferrou o país com bolsas miseráveis e zero de educação [só ver o péssimo nível das federais e suas greves] e saúde. Não temos sequer uma marca mundial conhecida, a não ser a Embraer, muito por causa do ITA, aqui em SP. Ninguém deu a mínima para as tolices proferidas pela Dilma, na ONU, uma falácia tola e ingênua. Quando algum país sério dará uma cadeira permanente no CS da ONU a um outro país que se alinha a ditadores e esquerdistas bizarros???????

  23. Infelizmente tenho que discordar de todas as previsões. Acho que SP vai dar Russomano no 1º e 2º turno. O Povo (Povão) não aguenta mais a polarização PT-PSDB. Essa eleição mostrará se há sentido ou não para o Povo essa briguinhas.

    Nesse tempo que o debate ideológico está acima do de propostas, quem iluminar a politica com a razão, dose certa de populismo e viés administrativo, ganhará. Neste caso, Russomano. RSGS

  24. E a baixaria de fim de campanha já começou por parte do Serra e seu partido PSDB e asseclas e acredito que a cada dia, até o fim da campanha, vai aumentar ainda mais mas o povo está acumulando mais aversão a este candidato sujo. Na tv estão apelando para a história do mensalão para tirar votos dos eleitores incautos da cidade. Que pena que nossa gente não tem cultura politica senão este Sr. Serra estaria com menos de 1% de votos nas pesquisa e talvez nem citado seria e até atraz da Soninha e outros sem programa de governo. Bem, ainda temos mais esta semana e esta, se assim julgo quimera, possa se tornar realidade, a do Serra totalmente eliminado da vida pública pois a prefeitura seria a última instancia em matéria de politica para ele e seu partido sujo podem aspirar. Mas ainda há muita água a passar sob a ponte e tudo em matéria de eleição pode acontecer. As pesquisa já indicam que o Russomano está em queda e seus votos possa estar indo neste final, uma parte boa para o Hadad, outra pro Chalita, outra temeridade pois foi secretário do Alckmim sendo portanto, mercedor de descrédito como o Serra, isto é, farinha do mesmo saco. Meu voto está em quem tem o mais consistente programa, o Hadad e quero alardear aos colegas que o voto prá vereador é tão importante quanto o de prefeito pois se não fizermos uma limpeza na prefeitura, não adianta colocar um prefeito de outro partido que os veradores do PSD e PSDB podem muito bem boicotar as medidas pró povo que ele já disse que fará como exemplo o fim da cobrança da taxa de inspeção veicular e outras medidas importantes. Portanto o Serra já está técnicamente fóra do segundo turno mais por rejeição pois aliado a isto não tem programa de governo nenhum, aliás prá que programa se ele não cumpre nada do que promete.Portanto neste final de campanha acho que além do candidato, o partido também é importante porque quem governará será sob a batuta do esquema do partido que tem a sua cartilha à qual o eleito deve cumprir e a mais pró povo é a do PT sem dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *