Ibope e Datafolha divergem sobre 2º lugar em SP

Ibope e Datafolha divergem sobre 2º lugar em SP

Caros leitores,

É com muita alegria que venho aqui dividir com vocês o Prêmio Comunique-se 2012, na categoria “Jornalista Nacional – Mídia Eletrônica”, que ganhei na noite desta terça-feira, em São Paulo, concorrendo com meus amigos Alexandre Garcia e Miriam Leitão, da TV Globo.

Sou antigo no ofício, como vocês sabem, perto de completar 50 anos de jornalismo, mas novo no ramo de comentarista político de televisão, trabalhando no Jornal da RecordNews, ao lado do grande Heródoto Barbeiro, desde maio do ano passado.

Agradeço a todos vocês que me acompanham neste blog, na TV e na revista Brasileiros,  onde trabalho como repórter. E sou muito grato também a todos os meus colegas destas três redações, pois jornalismo é um trabalho de equipe, ninguém ganha prêmio sozinho.

Para carregar os troféus, este ano tive a ajuda da minha neta mais velha, a Laura, já que recebi o prêmio também em nome da amiga repórter Eliane Brum, que não pode ir à festa comemorativa dos dez anos do Prêmio Comunique-se.

Dediquei este prêmio à minha mulher, Mara, e às minhas filhas, Mariana e Carolina. Sem o apoio, a paciência e o incentivo delas, com certeza não teria chegado até aqui.

Valeu, pessoal.

Após receber o prêmio, Ricardo Kotscho entre a neta Laura e Fabíola Reipert, do R7, também finalista do Comunique-se / Foto: Miguel Arcanjo Prado/R7

***

Na nova pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira sobre as eleições em São Paulo, Fernando Haddad, o candidato do PT, subiu três pontos e chegou a 18%, ultrapassando o tucano José Serra, que caiu mais dois e ficou com 17%, pela primeira vez na campanha.

Embora a diferença seja mínima e os dois candidatos que disputam a segunda vaga no segundo turno estejam em empate técnico, o que chama a atenção é a grande divergência dos números em relação à última pesquisa Datafolha, publicada na quinta-feira passada.

Nas duas pesquisas, as curvas de Haddad e Serra seguem o sentido inverso. No Datafolha, Serra subiu e abriu seis pontos de vantagem sobre Haddad: 21 a 15%.

Quem está acertando ou errando muito nesta história? Para desempatar a peleja, os números do Vox Populi, também divulgados esta semana, são praticamente iguais aos do Ibope.

Num ponto, os três institutos concordam: a disputa se limita ao segundo lugar, já que Celso Russomanno, do PRB, com 34%, mantém pesquisa após pesquisa praticamente a soma dos índices de Serra e Haddad juntos.

E também nas projeções para o segundo turno o ex-deputado federal mantém folgada vantagem: 48 a 24% sobre Haddad, e 51 a 23% contra Serra. Na improvável disputa entre Haddad e Serra, o petista venceria o tucano por 39 a 29%.

Outro índice em que todos os institutos coincidem é o da rejeição ao candidato José Serra, que nesta nova rodada do Ibope passou de 38 para 40%, enquanto Haddad registra 16%, dois a mais do que Russomanno. Não há caso de candidato que tenha sido eleito em São Paulo com tal índice de rejeição.

O PT e o PSDB planejam jogar seus últimos trunfos na batalha decisiva do próximo final de semana nos mesmos redutos: a periferia das zonas leste e sul, onde é maior a vantagem do candidato do PRB e o número de eleitores indecisos.

Serra pretende contar com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador Geraldo Alckmin em seus comícios, mas não está confirmada a presença do prefeito Gilberto Kassab. Já Haddad planeja contar com Lula em algumas das 20 carreatas programadas pelo PT por estas regiões consideradas estratégicas para definir quem vai ao segundo turno.

Qualquer lance nesta hora pode ser decisivo. A presidente Dilma Rousseff, que bateu novo recorde de avaliação do governo na pesquisa Ibope/CNI divulgada agora há pouco, chegando a 62%, com avaliação pessoal positiva de 77%, deixou em aberto a sua participação na campanha de Haddad.

Perguntada ontem em Nova York se vai aos comícios do candidato petista na zona leste, no sábado, ela fez suspense: “Eu não conto…”.

38 thoughts on “Ibope e Datafolha divergem sobre 2º lugar em SP

  1. Parabens Ricardo, vc merece! Quanto a eleição, qual sera o limite do Serra? Na eleição pra presidente, Serra insinuou que Dima queria matar criancinha. Agora a campanha diz que quando se vota no PT, volta entre outros Celso Pita. Pita morreu, portanto não volta! Serra não respeita nem defunto…… Qual sera o limite de Serra?

  2. Caro Kotscho
    Mais esse e incluindo TODOS os prêmios que tu recebestes na vida são mais do que merecidos !!! No jornalismo brasileiro tão judiado pela maioria dos teus “colegas” tu serás destaque SEMPRE pela tua coerência e dignidade profissional. Os outros… aqueles… também são coerentes porem já venderam a bom preço as suas dignidades já faz muito tempo.
    Pesquisas !!!
    Não me fio nelas !!!
    Só acredito naquelas publicadas quando na boca da urna que é quando terminam as campanhas de casa em casa para a eleição dos vereadores. É aí que tudo fica decidido.
    Os petistas estão nas ruas, nos bairros, nas casas. É a “Onda Vermelha” arrebentando na praia deles outra vez !!!
    Kotscho…
    E o debate da Record ??? Foi cancelado ???
    Só porque o Serra e o Russomano não irão participar ??? E o Russomano jogando em casa ???
    O Russomano não vai porque “debates” é um problema sério pra ele, PERDEU em todos os que foi !!! É péssimo !!! Não tem projeto de governo e nem sabe o que faz ali.
    Já o Serra… Bem, esse um já não tem mesmo mais nada para fazer nessa disputa. Foi abandonado e rejeitado até pelo seu próprio sapato !!!
    Mas e o debate da Globo ??? Será que eles irão ???
    Pelo menos serviria para que o povo brasileiro assistisse ao ULTIMO debate que José Serra faria na vida !!!
    SERRA !!!
    Vá ao debate !!!
    Não gostaria de perder essa cena por nada !!!

  3. É a desmoralização total do Datafolha… Na verdade, e como já dito aqui, por que imaginar que um Instituto de Pesquisa que pertence a um Jornal inedônio, que faz campanha aberta para um dos candidatos cujo programa eleitoral é inteiramente pautado em cima das manchetes mentirosos deste mesmo jornal vá ser honesto? O dono dos dois é o mesmo… o mesmo desequilibrado que acha-se investido de uma missão divina para exterminar o PT e Lula. E o que acontece? Serra derrete… três farsas unidas pelo mesmo signo do fracasso: Serra/Folha/Datafolha.
    PS – Não que o IBOPE seja muito melhor… Mas Montenegro, diferentemente do Dr. Otavinho, sabe que um mentiroso profissional não pode deixar levar-se pela emoção…

  4. Parabéns pelo prêmio! Essa conquista tem ainda um sabor especial pelo fato de você ter concorrido com dois integrantes do sistema Globo que praticamente monopoliza as (des)informações neste país.

  5. Até o meu cachorrinho de estimação, sabe, que o Datafolha manipula os números até os últimos dias de todas as campanhas eleitorais, mas, para não perder definitivamente a credibilidade, quando vai se aproximando do DIA FINAL, o instituto passa também, a se aproximar da verdade. O Montenegro, dono do Ibope, parece ter tomado um pouco de vergonha na cara, desde quando anunciou em 2010, em letras garrafais, que Dilma jamais seria eleita presidenta, e que Lula não transferia votos. O resultado das eleições de 2010 foi um verdadeiro puxão de orelhas em Montenengro.

  6. Parabéns pelo prêmio… na minha modesta opinião uma barbada se considerados os “adversários”, mas eles tem QI, então que valorizar ainda mais o prêmio mesmo 🙂

  7. Kotscho:
    desculpe-me voltar, mas não posso deixar de comentar a decisão da Record de não promover o “debate” político devido à ausência do Serra e do Russomano. É um desrespeito mais ao tele-espectador do que ao eleitor. Que os candidatos por questão tática não compareçam dá para entender, apesar de na hora de pedir votos eles estejam sempre à disposição. Mas a Record tem obrigação de mostrar ao seu espectador as propostas (ou não propostas) dos candidatos que não fugiram. A audiência não seria muito diferente com todos ou sem os fujões.
    Abraços,
    josé maria de souza

  8. Prezado, Kotscho, procurei no blog e não encontrei seu artigo de 19 de dezembro de 2011 sobre revelações a respeito da atuação do ex-ministro José Serra no livro “Privataria Tucana”. Por gentileza, se possível, me envie o referido texto. Grato Marco Tavares. mrctavares@yahoo.com.br

    1. caro marco antonio,
      tudo o que escrevi deve estar no arquivo do blog. fora disso não tenho como te ajudar porque não imprimo os textos.
      abraços,
      ricardo kotscho

  9. de todos os institutos acho o datafolha o que mais se aproxima dos números oficiais, apesar de todos na hora serem diferenças enormes. O vox populis não acredito, não dá. O Ibope nesse caso entrevistou menos pessoas talvez seja essa diferença dos institutos, cerca de 600 pessoas do ibope para o datafolha. E também não é que se percebe nas ruas, russomanno continua firme e forte na zl e Serra tem, pasmem, apoio dos servidores estaduais na região. Por isso acho que o datafolha esta o mais razoável.

  10. Olá Kotscho.
    Parabéns pelo prêmio!
    O candidato Russomano está simplesmente se resguardando de ataques dos demais candidatos que estão na rabeira das pesquisas. Para ele, Russomano, nesta altura do campeonato, tudo que deve evitar é bate boca e disse que me disse.
    Projetos? Que projetos tem os candidatos? São todos iguais. Qual é o projeto, por exemplo, do Haddade? O que diferencia o Serra do Russomano ou do Haddade? Se o problema é ”ganhar” as eleições ,tanto faz discutir como ficar calado e se os marqueteiros entenderem que ficar calado é melhor, por que então ir contra?
    Aliás, o candidato Haddade vem com um diferencial importante, que é a junção do PT ao Maluf. isso sim, é um projeto e tanto!!!
    Com Haddade, Maluf voltaria à administração Paulista com honras e glórias.

  11. Não poderia ter notícia melhor, Ricardo K derrotou Alexandre Maluf Garcia e Mirian Urubologa Leitão no pr~emiop Comunique-se.
    Parabéns Parabéns,Parabéns,Parabéns,Parabéns,

  12. Pesquisas… pesquisas… no Brasil, ninguém nunca sabe se o problema é a “metodologia” ou a “má fé-todologia”… vai entender. Mesmo assim, creio que todas apontariam sua vitória no prêmio do jornalismo RK! PARABÉNS!

  13. O Luiz Carlos Velho, ficou um longo tempo ausente do Balaio, diga-se de passagem, pra nossa tristeza. Mas ele volta e retoma sua repetitiva e enfadonha ladainha sobre o apoio de Maluf. Vira o disco dessa vitrolinha, Luiz !!!!!!

  14. Mas que o PT é aliado do Maluf…Ah isso é!!! Viu Vitor Hugo? E nem devia ser novidade, pois o próprio ministro Joaquim Barbosa citou este exemplo, referindo-se ao estranho, esquisito e desavergonhado sistema eleitoral do Brasil, onde o eleitorado, pobre coitado ,nunca sabe de nada, uma vez que agremiações tão diferentes (aparentemente) são aliados na governança. O PP do Maluf, segundo o ministro Barbosa, foi um fiel aliado do PT na votação da reforma da previdência; votou 100% com o governo. Vc, certamente, ignora isso né?

  15. que bacana,recebendo um premio tão importante na comunicação brasileira.laureado,pela sua netinha!os meus sociáis parabéns a vc jornálista Ricardo Kotcho.por vc se destacar no meio dos figurões e provasse que no meio da multidão sempre tem talentos lápidados!.
    ATT-joão Batista Da Silva
    e do SulPampa.blogspot.com

  16. parabens pelo seu pr^emio.
    Eu faco um exerc’icio di’ario: leio a sua coluna e a do Reinaldo Azevedo e tento analisar uma determinada questao como ^angulos completamente diferentes. Tento analisar o ponto de vista dos 2, geralmente diametralmente opostos, para chegar a uma conclusao. No final, nao h’a nada 100% ou 100% errado…H’a sim pessoas levantando bandeiras por causa de conflitos de interesse.

  17. RK, quemtem medo do hadahe? serra ourossomano? o fato é que a record se saiu muito mau desta historia de não realizar o debate. Com isto o candidato do PT vai aproveitar esta brecha para detonar os dois , serra que o serra e russano já estão prevendo que o jogo começou a virar , ou serar que os dois vão virar cavalo paraguaí

  18. Parabéns querido véim…tú é tú, eles não são eles, esta é a diferença.
    Agora…cá pra nóis…o cara que tem duas netas lindas como estas e ainda vive recebendo prêmios é porque deve ser assim-assim com Deus…né não Vitor Hugo ???
    Um grande abraço.

  19. Olá Ricardo , parabéns pelo premio, sua competencia te leva a isto! Uma sugestão : não fale que voçe é amigo da mirian leitão , pois isto pega mal para sua reputação. Tudo de bom e muita saúde para voçe.

  20. Caro Ricardo Kotscho
    Jornalistas da sua estirpe são poucos na nossa combalida mídia atual.Fico extremamente satisfeito em saber que você foi recompensado pelo seu brilhante trabalho.Nada mais justo que um verdadeiro profissional, com “P” maiúsculo, receba esse prêmio.
    Nem sempre concordei com sua opinião ou posicionamento com relação a determinados temas, mas o que vejo, ainda assim, mediante pesquisas feitas por mim, é que você trabalha apenas e rigorosamente com fatos, como deve ser um verdadeiro jornalista.Não cria factóides, não distorce nem omite o que de fato se passa.
    Parabéns, Jornalista!!!!
    Em tempo; Bem que poderias trabalhar para a Carta Capital, que diga-se de passagem, é uma excelente revista.

  21. Kotscho, parabéns! Mil vezes parabéns! Estou feliz com o merecido prêmio, seu e da Brum, que como te disse no Encontrão, é uma das minhas ídolas. Vocês dois são minha inspiração, minha esperança, em quem miro meu amor pelo jornalismo e me baseio para não desistir. Votei em vocês dois, lembrada pela Vanira, que nunca me deixa esquecer do Prêmio Comunique-se. Beijos

  22. O eleitorado brasileiro.Tem deixar de mirar e fixar resultados de tais pesquisas.Pois esta interessam mesmo aos candidatos e marqueteiros!.Se o povo brasileiro fosse devidamente politizado e educado.O RESULTADO DESSAS PESQUISA SERIA O MESMO – Do início da campanha até o resultado das urnas.Óbvio,com a fiscalização plena dos TREs.Evitando,qualquer novidade no decorrer da campanha(FATOS NOVOS).

  23. Ricardo voce Ganhar premios não é nenhuma novidade, é só mais um, com a mesma e primeira emoção.
    A humildade e a simpliscidade é umas das suas maiores virtudes, apesar de ser sãopaulino.
    O reconhedcimento é o maior troféu, e virá outros.
    Parabéns a voce e aos que o aconpanham.

  24. Parece que o pau está quebrando feio dentro da Folha… infiltrado dá conta de que é forte a revolta dentro do Datafolha pelas seguidas intervenções do Dr. Otavinho na formatação final dos resultados das últimas pesquisas. Ainda de acordo com nossa fonte (como gosta de dizer o PIG) Haddad já teria colocado 3 pontos de vantagem sobre o Privata. À conferir…

  25. Parabéns,como amigo,discípulo e seguidor de Carlito Maia,pelo qual recusei este ano fazer campanha pra um marketeiro salafr[ario que queria me contratar,mas queria que eu aceitasse a sua (dele)autoria do Lula lá de Carlito Maia (a letra a ideia do Lula lá -o bordão,etc)….lutamos contra não só os moinhos,mas principaçmente contra os canalhas….abraços Luiz Orchestra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *