Em defesa do amigo e cidadão José Dirceu

Em defesa do amigo e cidadão José Dirceu

Dez anos atrás, nesta mesma época, todo mundo queria ser amigo de José Dirceu, o coordenador da campanha que dali a alguns dias levaria Lula à sua primeira vitória nas eleições presidenciais.

Hoje, é tratado pela maior parte da imprensa como se fosse o inimigo público número um, alguém a ser execrado e combatido de todas as formas, embora ainda lhe restem muitos amigos.

Nomeado ministro-chefe da Casa Civil, Dirceu teve papel importante na formação do governo eleito, sem maioria no Congresso Nacional. Discutida durante várias semanas, a aliança com o PMDB, o maior partido no parlamento, não deu certo.

Nascem aí, a meu ver, as dificuldades políticas do PT, que três anos depois levariam o partido a ser denunciado no caso do mensalão, dando início ao processo ora sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

Bem antes, porém, do STF abrir suas portas para colocar em pauta a ação penal 470, José Dirceu já parecia condenado às penas máximas, e ponto — só não se exigindo a pena de morte porque não consta da nossa legislação.

O bombardeio contra Dirceu na opinião pública foi de tal ordem que não podia mais haver nenhuma discussão sobre os autos e as provas constantes do processo.

Simplesmente, não se admitia dos ministros do STF outra decisão a não ser condená-lo e mandá-lo para a cadeia, com ou sem provas, quaisquer que fossem os argumentos da defesa.

Programado para coincidir com a reta final da campanha eleitoral, o julgamento de José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares na próxima semana é tratado como causa vencida, antes que seja dado o primeiro voto no STF.

Dirceu tornou-se o símbolo do PT a ser destruído, mas na verdade o que se busca com a sua condenação é desconstruir a imagem do governo de Lula, aprovado por mais de 80% da população, e do seu partido. No noticiário, nas colunas, nos blogs e nos comentários das redes sociais, virou uma guerra de extermínio, a vingança de quem perdeu o poder em 2002.

É nesse clima de esfola e mata que um grupo de artistas, intelectuais e acadêmicos está preparando um documento, que já conta com mais de 200 assinaturas, em defesa de um julgamento que respeite os réus e não ceda ao massacre promovido pelos meios de comunicação.

“Não reivindicamos a inocência de ninguém. Mas esperamos que os ministros do STF saibam punir quem tem de ser punido. E inocentar quem tem direito à inocência”, diz um dos articuladores do texto, o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto, 82 anos, velho amigo do ex-ministro.

“Não é um manifesto. É um texto filosófico-doutrinário de cidadãos brasileiros preocupados com a manutenção de alguns direitos constitucionais, sobretudo o direito à presunção da inocência”, explicou Barreto a Fabio Brisolla, da Folha.

“Somos contra a espetacularização do julgamento, o pré-julgamento e a pré-condenação que vem se fazendo publicamente. Esperamos que o julgamento seja feito no tribunal”. O nome de José Dirceu nem é citado no texto.

Um dos signatários é o arquiteto Oscar Niemeyer, que disse a O Globo: “Desde o início há uma campanha contra o José Dirceu. Um exagero.” O economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, que foi ministro no governo de Fernando Henrique Cardoso, justificou sua adesão ao documento por se tratar de “um texto que fala sobre como se aplicam os princípios de direito em geral, que precisam ser seguidos”.

Os autores do documento ainda não decidiram se a mensagem será enviada aos ministros do STF. Entre outros, assinam o texto o compositor e poeta Jorge Mautner, a empresária Flora Gil, mulher de Gilberto Gil, os cineastas Bruno Barreto e Tizuka Yamazaki, o escritor Fernando Morais e o músico Alceu Valença.

Em outras palavras, questões jurídicas e político-eleitorais à parte, o que o documento dos seus amigos reivindica é respeito aos direitos do cidadão José Dirceu.

 

92 thoughts on “Em defesa do amigo e cidadão José Dirceu

  1. Alguns artigos a respeito da corrupção no nosso país, em todos os níveis, tem sido publicadas neste ano de 2012. Algumas são bem interessantes e servem como reflexão sobre os padrões éticos e morais do brasileiro.

    Posso enviar, de imediato: 1) Estudo sobre fraude em serviços voluntários, e é bem esclarecedor; 2) A suscetibilidade de líderes empresariais ao risco de fraude nas organizações.

    Estes estudos, entre outros, contribuem para um melhor entendimento do fenômeno da corrupção no Brasil, e ajuda a criar ferramentas para combatê-lo.

    Se for do seu interesse, retorne o e-mail que envio outros.

    Atenciosamente,

    Thiago Sant’Anna

  2. Pelo seu passado politico de militante, pela sua capacidade de lutas e pelo seu eterno desejo de ver este país mais justo, mais coeso em suas metas de desenvolvimento social, acredito piamente na inocência do companheiro Zé Dirceu.
    Eu também gostaria muito, e me sentiria muito honrado em assinar este documento!
    Força, ZÉ DIRCEU!
    jUSTIÇA SEM PODER DA MIDIA NO BRASIL, jÁ!

  3. Caro Kotscho
    Que fique bem claro os verdadeiros “crimes” cometidos por José Dirceu:
    CONSEGUIU LEVAR O OPERÁRIO LULA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA !!!
    Além desse seu feito maior José Dirceu “ROUBOU” dinheiro público que era destinado aos BARÕES DA MÍDIA !!!
    “ROUBOU” deles e repassou para milhares de jornais, revistas e outros pequenos e pobres meios de comunicação espalhados pelo Brasil.
    São esses os principais motivos para tanto ódio contra esse cidadão brasileiro corajosos e destemido. Mas tem mais um outro, ELES, os Barões Midiáticos SABEM, e por isso o TEMEM, que José Dirceu é HOJE um dos dois quadros políticos mais preparados, mais articulados e mais importantes da política brasileira !!! O outro é LULA !!!
    Não fosse o ataque covarde e violento promovido por essa mídia golpista e fuleira em 2005 e HOJE JOSÉ DIRCEU SERIA O NOSSO PRESIDENTE DA REPÚBLICA !!!
    E com muito mais força política do que o nosso Lula !!!
    Não que Dirceu seja melhor do que Lula, porque NÃO É !!!
    Mas sim porque atuaria em uma conjuntura política muito mais favorável do que Lula enfrentou em seus dois ( admiráveis mesmo assim ) mandatos.
    Eu quero ver o STF condena-lo !!!
    Eu quero ver as provas !!!
    Quero muito saber o que o Procurador Roberto Gurgel apurou entre quatro paredes !!!
    Se condenarem sem provas acaba de vez por todas a Justiça no Brasil !!!
    Se houver condenação política, TIREM DO STF OS JUÍZES e nomeiem lá as FOFOQUEIRAS DE PORTÃO !!!
    Joaquim Barbosa não age como juiz, mas sim como promotor de acusação pelo simples fato de que já é candidatíssimo à Presidente da República pela oposição !!!
    O Baronato midiático golpista e fuleiro já encarregou os seus jagunços ( colunistas que matam por dinheiro ) a rifarem essa oposiçãozinha mixuruca e sem rumo composta pelo PSDB, DEM e PPS e em seu lugar elevarem aos céus a sua nova criatura São Joaquim Barbosa !!!
    Sabem porque o ALCEU VALENÇA assina esse tão necessário e urgente manifesto ???
    Porque antes de músico, ALCEU VALENÇA É ADVOGADO !!!
    E advogado que presta não despreza e não destrói a JUSTIÇA !!!
    Onde é que eu assino ???
    “Tomara meu Deus, tomara
    Uma nação solidária
    Sem preconceitos, tomara
    Uma nação como nós”
    ( Alceu Valença)

  4. Os amigos do Dirceu talvez não saibam; a nossa Constituição, na verdade, não consagra por inteiro o princípio da presunção de inocência. Uma coisa é declarar que não se considera culpado quem não foi condenado, e outra, bem diferente, é afirmar que o réu se presume inocente até que seja condenado O Inciso LVII do Art.5º diz: ‘’ ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória’’. Ou seja, o acusado é inocente durante o desenvolvimento do processo, o que só se modificará por uma sentença final que o declare culpado.
    Exageram os amigos do Dirceu ao afirmarem que a publicidade do andamento do processo o coloca quase que ‘’em execração’’. Nada disso! Ele, assim como os demais réus, teve quase 8 anos para se defender e, como é público e notório, os réus deste processo contrataram os mais caros advogados do país—quiçá do mundo—. Alguém lembrou muito bem; o numerário envolvido em honorários neste processo é tão volumoso que chega a ser maior que o PIB de muitos países.
    Lembrando ainda que, em caso de condenação de prisão, o fato do apenado ter curso superior não lhe dá direito à prisão especial. A Constituição só prevê três tipos de prisão: 1º)Pela natureza do delito. 2º)Pela idade e 3º) Pelo sexo.

    Mas os amigos do Dirceu precisam saber que, a nossa Constituição, na verdade, não consagra por inteiro o princípio da presunção de inocência. Uma coisa é declarar que não se considera culpado quem não foi condenado, e outra, bem diferente, é afirmar que o réu se presume inocente até que seja condenado O Inciso LVII do Art.5º diz: ‘’ ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória’’. Ou seja, o acusado é inocente durante o desenvolvimento do processo, o que só se modificará por uma sentença final que o declare culpado.
    Exageram os amigos do Dirceu ao afirmarem que a publicidade do andamento do processo o coloca quase que ‘’em execração’’. Nada disso! Ele, assim como os demais réus, teve quase 8 anos para se defender e, como é público e notório, os réus deste processo contrataram os mais caors advogados do país—quiçá do mundo—. Alguém lembrou muito bem; o numerário envolvido em honorários neste processo é tão volumoso que chega a ser maior que o PIB de muitos países.
    Lembrando ainda que, em caso de condenação de prisão, o fato do apenado ter curso superior não lhe dá direito à prisão especial. A Constituição só prevê três tipos de prisão: 1º)Pela natureza do delito. 2º)Pela idade e 3º) Pelo sexo.
    Nunca é demais lembrar, inclusive aos amigos do Dirceu que, A Constituição de 88 no Inciso LX do Art.5º Diz: – A LEI SÓ PODERÁ RESTRINGIR A PUBLICIDADE DOA ATOS PROCESSUAIS QUANDO A DEFESA DA INTIMIDADE OU O INTERESSE SOCIAL O EXIGIREM”
    Como se vê, o sigilo é exceção. A regra é a publicidade.
    E todos são iguais perante a lei.

  5. Esse país precisa de um martir da corrupção , ele deveria sim, ser fuzilado , executado em uma cadeira elétrica . Para que proximos políticos pensassem bem em seus atos . Morte ao José Dirceu

  6. Gostaria de saber quanto estes 200 artistas levaram para assumir este documento , o Gil foi ministro do Lula , o Barreto teve filmes aprovados pela lei Ruane , enfim , não posso crer que estão todos totalmente inocentes nesse documento . Além disso , porque não fazem o mesmo documento com outros cidadão comuns que são injustamente acusados .

  7. Esse “julgamento” é uma provocação a todos nós! Total solidariedade ao companheiro José Dirceu , José Genoíno e os companheiros do PT. “Nao se abandona companheiros na estrada…”

  8. Quer saber de uma meu caro amigo Kotscho ???
    Diante do que vomitam as hienas por aqui e por acolá, EU AGORA QUERO QUE CONDENEM E PRENDAM o Zé Dirceu, o Genoíno e o Delúbio !!!
    Quem conhece a história de NELSON MANDELA sabe bem que esse homem mudou o mundo de dentro da cadeia !!!
    Essa nossa mídia golpista e fuleira é também muito burra !!!

  9. Esse “valmir dias” é o exemplo mais pronto e acabado do eleitor oposicionista no Brasil !!!
    É de tanto lerem trastes como ele que a maioria absoluta dos brasileiros elegeu o PT por duas vezes seguidas depois da campanha midiática do “mensalão” !!!
    QUE CONTINUEM ASSIM !!!
    O PT AGRADECE !!!

  10. Concordo com o conceito central, mas não adianta espernear:
    Tá condenado !!!
    Colecionou desafetos e tratou seus pares e subalternos com arrogância.
    Destilou soberba e se nutriu da vaidade de ser um político com inteligência acima da média.
    Foi pueril, não percebeu que fumava no paiol.
    Pretendeu subjugar o Jefferson, mas não contava com o efeito homem bomba. Ficou vulnerável, tinha muito mais a perder, que os demais políticos envolvidos.
    Não fosse o enorme talento político do Lula e uma incapacidade gigantesca da oposição, o presidente teria sido impedido.
    Abriu espaço e Lula mudou a face do governo, hoje temos uma trabalhista histórica, brizolista e oriunda do PDT como Presidenta e herdeira política do projeto petista.
    O PT está sendo enterrado junto com o Zé, terá que levantar da cova, bater a poeira e cal do terno e tentar se renovar para novamente reresentar os sentimentos éticos e de justiça social que ficaram muito no passado

  11. Kotscho,
    Eu gostaria de saber por que não foi julgado primeiro o mensalão do
    Azeredo que também envolve o Aércio e FHC que aconteceu em 1998 ?
    Será que vai ser julgado em 2014? Espero.
    E a Privataria Tucana, quando será julgado? Me responda, Kotscho.

  12. Estou abismado, como tem tanta gente no Brasil que não tem vergonha de defender o José Dirceu, afinal de contas ninguém roubou dinheiro de lugar algum, o dinheiro saiu sozinho do Banco direto pro bolso dos bandidos, Marcos Valério é um outro santo homem que foi sacrificado para poder aplacar o desejo da mídia golpista, não é isso? O Valdemar da Costa Neto é outro patriota, que segundo a sua ex esposa, tinha um “COFRÃo” em casa cheio de notas de dólares e que distribuía malas cheias de dinheiro a alguns políticos, isso tudo é uma peça de fantasia?
    Parece que tem muita gente que se deixa influenciar por opinião de gente do blog A ou B e se esquece que existe um negócio que se chama fato e outro troço que se chama documento e é por isso que esses senhores vão ser condenados, mas não fiquem tristes meus amigos eles não vão passar muito tempo presos.

  13. dentre as coisas que eu mais respeito na vida, sem dúvida alguma a fidelidade está entre as mais importantes, gosto e muito das pessoas que são fieis, taí uma virtude que vc possui de sobra Kotscho, mas, daí até presumir a inocencia de José Dirceu, vai uma diferença enorme, é uma diferença abissal, que existiu o mensalão já está mais do que provado, que o José Dirceu e o Lula fizeram e lideraram o mensalão, não resta a menor dúvida, foi uma tristeza e decepção para muita gente e, eu me incluo entre essas pessoas que ficaram tristes e decepcionadas, foi um baque, uma derrocada uma verdadeira catastrofe, tenho vergonha hoje de encarar as pessoas para as quais eu preconizava, que o PT não roubaria e não deixaria ninguém roubar, enquanto fosse governo ou estivesse no poder, ledo engano, lembrou um adagio antigo e infelizmente com o PT, mais atual do que nunca, aquele adágio que diz :” quem nunca comeu melado quando come se lambuza” e como o PT se lambuzou, lambuzou até as cuecas de uma maneira voraz e deprimente, deixando o Maluf parecer aprendiz de mago e, ainda por ultimo se juntou á ele Maluf, pasmem o PT e o Maluf juntos, quem diria que isso um dia iria acontecer e, para a minha desgraça aconteceu, pois é! como disse o Joelmir Betting com muita propriedade ” o PT nasceu com presos politicos e vai virar politicos presos.

  14. Como o Sinval, gostaria também de assinar este documento. Como cidadã brasileira, orgulhosa do país que teve Lula e tem Dilma como presidentes.

  15. Prezado balaieiro Kotscho,

    Extremamente oportuno este manifesto e acho que deveria ser ampliado com manifestações de todos os segmentos de lideranças da sociedade civil que condena o julgamento espetáculo.

    Militei muitos anos em partidos de esquerda, nunca fui filiado ao PT, e concordo que muitos erros foram cometidos por José Dirceu. Porém, ao assistir tamanha manipulação dos fatos e o afã de taxá-lo como chefe de quadrilha, exatamente por setores dominantes da sociedade que espoliam nosso Brasil desde sempre e condená-lo à cadeira elétrica – se fosse possível – entendo que as pessoas de bem e comprometidas realmente com a democracia e os direitos da cidadania não podem se silenciar diante de tamanha farsa.

    Por fim, parafraseando o saudoso Cláudio Abramo, afirmo: Somos todos Zé Dirceu.

  16. O Brasil assiste passivamente ao linchamento de um dos maiores brasileiros dos últimos 50 anos. José Dirceu deveria estar sendo reverenciado como um heroi nacional pela vida dedicada ao Brasil. E, foi exatamente este amor ao Brasil que o levou ao cadafalso. Confiou em pessoas indignas de crédito. Talvez por compaixão, não agiu da forma enérgica que seria necessária em momentos onde a vida está em jogo. Poderia ter resolvido de forma diferente no trato com seus inimigos e ainda assim teria o apoio popular. Mas, optou por acreditar na Justiça e agora encontra-se vulnerável, já que os amigos de luta dos tempos da ditadura cederam à pressão do PIG. Conte comigo, amigo José Dirceu! Não caia de cabeça baixa! Vamos mobilizar a população e ir rus contra este ato arbitrário. O povo não vai permitir este erro histórico! Força! Nem que tenhamos que manchar as mãos de sangue!

  17. Se for para absolver o José Dirceu, tudo será muito bem justificado pelo STF.
    Mesmo caso, para a condenação. Tudo muito bem encaixado e justificado.
    Com toda a certeza.
    Bom lembrar da Ministra Carmem Lúcia, com a paulada “bem no meio dos zóio” do João Paulo Cunha.
    E essa agora, pelos artistas.
    Não vai resolver nada mesmo!
    E nem pode Kotscho.

  18. Nada mais satisfatório e recompensador que apreciar a manifestação esperada e corajosa de Kotscho pró Dirceu, com o “Galvão” e o “valmir dias” (sic), sem o saberem, ilustrando-a à perfeição.

    Pensando politicamente, Dirceu condenado apressa o fim da Casa Grande, pois “eles passarão, ele passarinho”.
    Mas solidáriamente, Dirceu livre para o Brasil é o óbvio, além de justo.
    Voto nessa e como brasileiro apoio o manifesto.

  19. Sr. RK
    Entendo que a função do ST F é julgar livre de qualquer pressão. Seja ela da imprensa, de intelectuais e até dos amigos do Zé Dirceu. Acho que os ministros são isentos e aptos ao julgamento, mesmo que a maioria tenha sido escolhida pelo PT.
    O grave dessa questão e desse manifesto é que não se está levando em conta a grandeza desse crime. Omensalação é uma marca horrorosa na nossa história, e aí não importa se o governo do Lula foi ou não bom. O que cometido foi extremamente grave e merece ser punido com o maior rigor e, lógico, sem nenhuma pressão ao Supremo. O Zé Dirceu não é a vitima ele e o vilão, talvez não o principal, mas aviriam somos nós: o povo. Justça acima de tudo e de qualquer um é o manifesto que deveria ser feito.

  20. Preocupam-me os julgamentos populares e os midiáticos.
    Numa democracia amadurecida os assim chamados golpe de estado brancos, a ‘la paraguay’, são um golpe das elites contra a soberania do voto popular.

  21. O mensalão não existiu e o PT é imaculado,santo e puro e só pensa no povo e os ministros e o procurador geral da república estão loucos.kkkkkk

    E o Barbosa vai passa o rodo nesses ratos kkkkk,VIVA Joaquim Barbosa Presidente do Brasil!!!!!

  22. O que eu me pergunto é como o ex-chefe da Casa Civil foi cassado pelos seus pares no Congresso. Afinal, quando da votação da Reforma Tributária, 378 parlamentares a aprovaram. O Governo Federal na época tinha absoluta maioria no Congresso. Mas quando o ex-chefe da Casa Civil foi cassado, dos 513 deputados da Casa, 495 participaram da votação. Destes, 293 optaram pela cassação. Por que será? Até mesmo parlamentares do partido do ex-chefe da Casa Civil, informaram que votaram a favor da cassação. Na época não me lembro de ter havido tanta “indignação”. Não desde sempre uma FARSA? Agora que o STF se prepara para julgar o o que o MP classificou de chefe de quadrilha, há um movimento destes de um abaixo-assinado em defesa do mesmo, entre outros. É incrível.

  23. No comentario sobre o STF, fica cada vez mais evidente que o julgamento é POLITICO, dadas as circunstancias em vespera de eleições, provas “tenues”, supostas evidencia…e por ai vai.
    A jurisprudencia desse julgamento ja se fez sentir no caso do Dep.Narcesian- PPS que recebeu “emprestimo” do Carlinhos cachoeira, dai podemos concluir que quem esta achincalhando Supremo é a SANHA
    da mafia midiatica oposicionista em ter que condenar PPP e PTista.
    A pergunta que fica para essa oposição midiatica (depois não sabem porque são chamados demotucanalha PiGuentos), quando chegar a vez dos seus, se vão endeusar como estão fazendo agora? ou vão “achincalhar”

  24. Ricardo, você escreveu o livro “do Golpe ao Planalto, e pelo visto ainda não desceu a rampa… Também conheci o Zé, mas depois de tudo o que ele fez, nada tenho mais a defender. Sei que ele é um cara inteligente, mas nunca oderia imaginar que fosse capaz de dar “consultorias” em todas as áreas. Por acaso você já leu a entrevista do Prof. Ildo Sauer, que mostra tim tim por tim tim a forma de como as áreas de exploração foram entregues ao Eike, por 1/10 do valor? Será que eu tenho que acreditar que o ex sócio do Valério veio de Minas e comprou o apartamento da ex por coincidência? Ou que o emprego que o Valério arrumou para a mesma também foi acaso? Este negócio do diz-me com quem andas não pega comogo… “Cristo andava com Judas e Judas andava com Cristo” ( Millor Fernandes ).

  25. Lembram-se da frase de FHC, Lulinha paz e amor, então, nessa frase havia uma traição.
    O que se poderia esperar e acreditar neles , se por tras de FHC existiam PFL e PSDB e todos os caciques da época.

  26. Na cabeça dos demotucanos e do PiG,as decisões do STF são vieram a legitimar suas teses, embora baseadas em provas “tenues”, pois eles condenaram ja em 2005.
    Quando se toca em provas concretas na compra da reeleição do FHC, não se viu condenação ou indignação desse mesmos que hoje dizem ser horroroso o que aconteceu, e tem a soberba de insinuar que talvez Zé Dirceu não seja o principal vilão (tipico ilação de leitor do PiG) nessa historia.

  27. O JOSÉ DIRCEU É INOCENTE,EU SEI DISTO,A MAIOR PROVA DISTO É QUE ELE FICOU ATÉ O FINAL E SÓ SAIU QUANDO FOI CASSADO,ELE PODERIA TER RENUNCIADO PARA NÃO PERDER SEUS DIREITOS POLÍTICOS,ACREDITO NELE E A VERDADE VAI APARECER PODE TER,TODOS OS DIAS ORO A DEUS PARA QUE NÃO HAJA INJUSTIÇA NESTE CASO,AS CONSEQUENCIAS DA INCONSEQUENCIA E DA INVEJA DO ROBERTO JEFERSSON É SUA TRISTE HISTÓRIA,FICOU CONHECIDO POR ISTO,NUNCA FOI NINGUÉM,AGORA PIOR,A DOENÇA O PEGOU,CABE A ELE FAZER E FALAR A VERDADE.UM ABRAÇO

  28. Ilusão imaginar que a direitona e a imprensa golpista (organizações globo, folha de sp, estadão e editora abril) os mesmos que promoveram e apoiaram o golpe de 64, fossem engolir o Lula, sua sucessora e os seus colaboradores mais fiéis. O que está por trás do suposto mensalão e da condenação de Zé Dirceu é minar o PT para 2014, ou seja, tentar colar isso em Lula e atingir Dilma por tabela de qualquer jeito e martelar isso diariamente na cabeça do eleitorado até 2014. Simples assim.

  29. Não é por ter passado para o outro plano que não possa ser citado.Mas não vejo ninguem e muito menos o PIG falando sobre o que o conhecido como serjão,aprotou no desgoverno do FHC.
    Um bando de parasitas que sempre mamou na tetas da Mãe Pátria quando pefelentos hoje demos e tucanóides afundavam o País para atender os interesses dessa corja,estão revoltados porque hoje sabem que o BRASIL não os pertence mais.

  30. Até 2002 a corrupção era solta e livre sem nenhuma vigilância.
    A partir de 2003 a oposição, inconformada sem o poder em suas mãos,infiltraram o tesoureiro do PT nessa malditas falcatruas.
    Ainda incormomados e muita inveja, armaram um complô e caguetaram todos que eram petistas.para derrubar o governo Lula e seus aliados.
    Para o bom resultado, jogaram no ventilador o nome de mensalão, para que todos, pricipalmente da oposição, que fizesem o uso, de cada pedacinho do mensalão, o que de melhor aproveitasem o seu uso para detonar o partido do PT e derrubar o governo Lula.
    Com 7 anos, o mensalão, na mãos da oposição, fizerem o uso com muita covardia, injurias, desrespeito, sem moral nenhuma por ser deles o tal de mensalão.
    Se a justiça condenarem e também inocentarem os envolvidos , tanto os pequenos, os médios e os graudos, todos nós ficaremos contente e agradecidos por um Brasil bem melhor.

  31. É trite ver um amigo sendo condenado mas. Esses caras mataram o nosso sonho. Nós investimos todo o nosso esforço fisico e financeiro para ver um país livre da corrupção. O PT´era a nossa salvação. Ver toda a cúpula do PT metida em roubalheira foi muito doído. Agora vamos esperar que justiça seja feita. Não adianta reclamar da oposição. A oposição saiu em defesa do Lula. Se a oposição fosse igual ao PT o Lula teria sofrido impeachment.

  32. Paulo Ribeiro 16h02, assino embaixo seu comentário. Há muito mais que a condenação de inocentes em jogo. Esses traidores do povo e vendilhões da Pátria passaram dos limites e estão brincando com fogo. Mas se isso querem, isso terão. Todo meu apoio a Dirceu e Genoino. Contem comigo pro que der e vier.

  33. além de só ter chance de ganhar no Sudeste em vitória, O PSDB está totalmente fora da disputa em todas as capitais do sul e na rabeira em SP, onde não irá para o segundo turno.
    O PT já está na liderança em 5: João Pessoa, Goiania, Cuiabá, Fortaleza e Rio Branco.
    Poderá ainda ir ao segundo turno em SP, São Luís e salvador, onde é vice líder, em Vitória e Porto velho está em terceiro, mas com chances de ir para o segundo turno.
    Além de Vitória, o PSDB está na frente tb em apenas Maceió e com pequena vantagem e perspectiva de ser ultrapassado em teresina e São Luís.
    Na região Norte e Centro Oeste o PSDB não tem chance em nenhuma capital.

  34. Do Roberto Jeferson eu entendo a tentativa de detonar o Zé Dirceu. Afinal, depois de tanto tempo meio que perdeu a mamata das propinas a que estava mal acostumado.
    Do restante dos inimigos, e opinadores gratuitos, não entendo. É uma espécie de antipatia gratuita, é inveja ou é simplesmente a cabeça feita pela mídia?

  35. Vi seu nome no documento. Parabéns.
    Também o subscrevi pela internet, pelo email cartaabertaadesoes@gmail.com
    Espero que ajude os ministros do STF voltarem a pensar com equilíbrio e não com o espírito da Inquisição e com subserviência aos interesses dos barões da imprensa.

  36. …de um certo modo até torço pela condenação do Zé Dirceu, primeiro porque ele enriquecerá o seu já tão singular currículo, com o título de mártir de nossa democracia, o primeiro e único, segundo porque, o maldito PIG e seus lambe-rolas, verão que o grande presidente LULA, o grande PT, não sofrerão nenhum abalo, e então só lhes restarão irem catar coquinho na periferia do inferno.
    O Zé, sòzinho, é maior do que todos juntos, e o povo brasileiro não esta nem aí para o sorriso hipócrita destas hienas.
    Os medíocres membros da corte, receberão como pena máxima, o açoite diário, ininterrupto, com terríveis dores, no físico e na alma, do Senhor da Consciência. Alguns não sobreviverão um ano sob o efeito destes açoites.

  37. Sobre esse assunto, mensalão,tem comentarista que é ignorante ou cínico.
    Ignorante, se desconhece como são pagas as campanhas políticas no Brasil por todos os partidos, sem exceção, se desconhece como foi comprada a reeleição para presidente nos tempos do FHC, se ignora que já existiu o Engavetador Geral da República e se desconhece que o procurador atual, o Jô Rangel, acaba de declarar que não cabe denúncia para o Nercessian do PPS, que recebeu cento e tantos mil do Cachoeira em sua conta.
    Cínico, por saber como funciona e vir aqui deitar discurso de ético como se aqui houvessem néscios ou cínicos equivalentes.
    Vão pentear os gorilas do golpe nos blogs da mídia declarada de oposição, aquela do millenium.

  38. Assim como ninguém está acima da lei, tampouco pode estar apartado dela, nos seus deveres, mas também nos seus direitos. É até constrangedor ter que repetir tal obviedade, mas a isso nos obrigam alguns membros do Supremo e, logicamente, a estridência sanguinária da velha mídia cartelizada.
    José Dirceu, grande brasileiro e democrata, tem sido tratado com uma violência desumana, por articulistas e blogueiros cuja dignididade não chega aos pés daquele mostrada pelo ex-ministro em toda a sua vida.
    Parabenizo também o Ricardo Kotscho que age como amigo e como jornalista que sabe respeitar o ser humano e cidadão José Dirceu. Abusos contra seus direitos agridem a todos e à Democracia, que é maior que todos nós, o Governo Dilma, o PT, e o próprio Supremo Tribunal Federal.

  39. Ricardo…o IBOPE esta dizendo ali que agente já sabia, o Serra morreu…mooooorreu, e o pior, que o LULA vai dar o maior castigo no PIG, fazer todo ele trabalhar para a eleição do Haddad e o que é mais importante…de graça…meu nêgo…de graça. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…VIVA O MENSALÃÃÃÃÃÃO !!!

  40. Também os ministros do STF, neste julgamento autoritário, típico de ditadura, serão julgados, na Corte Interamericana dos Direitos Humanos.
    Vexame a eles, será pouco.

  41. Zé Dirceu é mais temido e odiado pela mídia conservadora e oposição de direita mais por suas qualidades de líder e operador pollítico do que por seus defeitos.

    Zé tornou possível a primeira eleição do Lula com sua política de alianças partidárias e o genial lance de colocar um empresário como vice presidente do Lula, o saudoso e fiel José Alencar, esse foi o pulo do gato que tranquilizou os estratos médios do eleitorado brasileiro e tornou possível a 1a. vitória do Lula, depois a reeleição e da Presidenta Dilma. Sem a presença e articulação política do Zé Dirceu nada disso teria acontecido, porisso o ódio mortal da mídia golpista contra esse grande brasileiro.

    Não existem provas de que o mensalão realmente existiu e além disso só provas testemunhais contra o Dirceu, nenhum documento ou ato de ofício que o envolva no processo, se o condenarem vai ser uma condenação política e não jurídica, o STF vai conspurcar sua história se condenar esse brasileiro sem provas, só porque a midia e a oposição demo/tucana que é mais suja que pau de galinheiro querem isso.

  42. Olha, confesso que não esperava que no meio de um linchamento,
    Feito por tanto Jornalistas, Blogueiros, políticos e internautas, Alguém
    tivesse á Coragem de levantar uma questão tão relevante, onde até os
    Senhores Ministros do STF “já estão jogando para a Plateia” Mas não se
    deram conta porque sem perceber, também já foram envolvidos pela
    euforia daqueles que há sete anos aguardavam ansiosamente por estes
    Julgamentos. Acho que este manifesto é muito importante, quem sabe
    Assim, Os Senhores ministros parem um pouco e pensem mais na
    responsabilidade De seus cargos e evitem possíveis exageros.

  43. quero que minha vóz não fique rouca nem chore nem soluçe;quero que minha vóz seja serena humilde e perene.quero ser julgado pela verdade não por fatos.quero ser punido pela meu silencio de inocênte e não ser condenado por ter me desabafado por me sentir perseguido como um cordeiro ao matador(STF.quero morrer em vida pelos humildes do que ser glorificado por ricos intoleráveis.e por ultimo quero a lberdade porque dela troquei pela minha mocidade.querido José Dirceu te agradeço por estar vivo entre a gente a tua postura como homem público só o tempo pode aflorar.mas a tua benIgdade como um robim hood das americas ao tirar dos ricos da midia e dividir com a midia parca finaceira dos pequenos blogs insurgente faz de ti um grande homem para este Brasil sujeito a todos os dias ao golpe!.
    Zé Dirceu,me perdoe se algum dia eu não acreditei nos teus passos é que o PIG faz e continua lavando as mentes de gente que não se acedita que um dia se trocariam se por uns minutos 15 minutos de fama no jornal nacional e por umas 02 matériasnas paginas amarelas da revista mais golpista do novo brasil de lula e dilma e zé dirceu!
    te desejo toda a sorte do mundo e que os ministros do STF não te condene por fatos…mas por provas cabáis!!!
    ATT-João Batista Da Silva
    e do SulPampa.blogspot.com

  44. Quem conhece o Dirceu sabe que ele não é nenhum bandido. Paga um preço alto por uma prática consagrada na política brasileira desde a proclamação da República. Foi “dedurado” pelo R.Jefferson. OK, nenhum reparo. Quem faz esse tipo de coisa sabe a oque está sujeito. A execração dele e de todos os demais réus do mensalão tem sido patrocinada pelos grandes veículos de comunicação e dentro das redes sociais. Não tenho visto nas redes sociais nenhuma defesa dele e dos demais réus. Tentativa de desconstrução do governo Lula ??? Com certeza. Da mesma forma que Lula e parte de seus seguidores desconstruiram tudo que foi feito no Brasil antes de 2002. Para eles antes de 2002 não havia vida no Brasil. Esse julgamento tem sido a grande oportunidade de a grande mídia e aqueles que participaram de outros governos anteriores a 2002, irem a forra contra o Lula e seu partido. Essa “sede de sangue” que assistimos em relação aos réus do mensalão ocorre em função da postura soberba e arrogante assumida por Lula, Dirceu e parte de seus seguidores durante um bom tempo. Aliás o Lula ainda ontem, num discurso, creditou a si próprio e a seu partido a redemocratização do Brasil. Continua discursando que o mensalão é uma fábula apesar de todas as condenações já ocorridas, como se o STF não tivesse avaliado nada nos autos do processo. Não é de se surpreender com toda essa execração. Muita gente não aguenta mais essas mentiras e esse “auto endeusamento” do Lula. O Dirceu e o resto dos réus estão pagando a conta. Lula saiu ileso. O que me causa espanto é que esse pessoal que está assinando esse manifesto só o está fazendo agora as vésperas do julgamento dos 3 réus petistas Dirceu, Delubio e Genoino. Os demais réus não mereceram o mesmo tratamento ??? João Paulo Cunha, Marcos Valério e seus parceiros, os pilantras do Banco Rural não tiveram nenhum manifesto assinado. Quando Dirceu se meteu nessa história ele achou que podia “tudo” assim como os demais. Jamais poderia esperar que fosse pego com as calças na mão em praça pública. Fez o que achou que tinha que fazer e está arcando com as consequências. Lamentável a execração pois todos nós sabemos que todos os partidos sempre fizeram isso e nunca foram pegos. Os membros do STF não permitiriam que o Judiciário ficasse ainda mais desmoralizado do que já está. Vão condenar boa parte dos réus principalmente aqueles que podem servir de “exemplo” para a classe política que é quase totalmente contaminada pelo vírus da corrupção.

  45. Prezado Ricardo,
    Tenho pensado muito no assunto e o que sinto é uma profunda tristeza. Não pela situação do José Dirceu que é um homem preparado para o combate. Mas, a repetição do uso por parte da imprensa de comportamentos, no mínimo, antidemocráticos. É muito triste! Fica a lição: precisamos de uma reforma política urgente, que implante o financiamento público de campanha, acabe com este presidencialismo de coalizão e das siglas de aluguel.

  46. José Dirceu é que é um nome e conhecimento a ser preservado – e não os dois juristas pelo qual o Sepulveda Pertence renunciou. José Dirceu faz parte da história, do processo que levou o Brasil a ser uma democracia – ainda que nova, claudicante – após os 20 anos de ditadura. Já mandei minha assinatura apoiando a causa. Nada mais sou de um um cidadão brasileiro. E isso significa muito, muito. Força aí, Ministro José Dirceu.

  47. Uma porrada de gente já foi condenada. João Paulo Cunha, que mentiu sobre o recebimento dos 50 mil reias numa agencia de Brasília- dinheiro saído da SMPEB de Valério. Cunha deu três versões para o sague – inicialmente disse que estava pagando conta de tv a cabo, depois mudou de ideia. A mentira já prova a culpa. Foi condenado por receber PROPINA de Valério por favorecê-lo em contrato com a Câmara- corrupção ativa, passiva e peculato.
    Todos os petistas envolvidos serão condenados; exceto, dúvida, o José Jenuino e o Dirceu.
    Jenuíno era presidente do PT e assinou a papelada para o tal empréstimo – falso emprestimo já devidamente provado. A dúvida é se, como presidente do partido, ele teria obrigação de assinar; se não, será condenado por corrupção passiva.
    Já o José Dirceu contra ele não existe o que se chama de prova material; mas há a prova testemunhal; além disso Marcos Valerio, conforme a denuncia, andou prestando favores a uma ex-mulher de Dirceu. Isso indica um “puchasaquismo” de valerio em relação ao dirceu em agradecimento a alguma coisa. Se esses fatos forem suficientes para provar o envolvimento no caso Dirceu será condenado.
    Portanto é uma questão de FATO e de PROVAS; não há conspiração alguma. Os ministros do STF estão de parabéns por cumprirem o seu papel constitucional.
    Quem disser que está havendo “golpe” ou não leu sobre o caso, ou é cego, burro ou está agindo de má fé mesmo.
    A grande maioria dos ministros foi indicada pelo Lula ou pela Dilma. Carlos Aires Britto já foi até condidato a cargo político pelo PT.
    Joaquim Barbosa foi indicado ao Lula pelo Frei Betto.
    Nas votações até agora a grande maioria dos ministros estão seguindo o parecer do relator Joaquim Barbosa – e por que ??? Porque as provas são contundentes, inquestionáveis, não deixam margem para dúvidas. Se o relator estivesse errado, o numero de ministros votando contra seria maior; mas o relator está CERTO.
    Joaquim Barbosa foi muito elogiados pelas esquerdas quando votou contra a extradição do italiano Cesare Battisti; foi muito elogiado pelas esquerdas quando votou a favor da reserva indígena raposa serra do Sol. Entre outros casos.
    Portanto é muita hipocrisia, ou falta de informação, vir querer agora difamar o ministro. Que está fazendo apenas o seu trabalho e condenando figurões do meio empresarial e político que roubaram dos cofres públicos.
    Dá-lhe, Joaquim !
    Celio Ribeiro, 29 anos, São Paulo.

  48. Mais uma coisa Kotscho. Parabéns pelo prêmio Comunique-se. São profissionais como voce é que fazem a diferença num país de tantas desigualdades injustas.

  49. Gostaria de uma informação sobre esse manifesto: é só para livrar a cara do Sr. Zé Dirceu ou quer mesmo que se faça justiça?
    E se o STF, praticamente todo escolhido pelo PT, condenar o Zé? Não estará fazendo justiça?
    Acho que o tal PIG hoje é composto por gente dos dois lados, já que todos estão esperando um golpe em favor próprio.
    Sr. intelectuais e formadores de opinião são seria o caso de fortalecer a instituição do STF e apoiar ser atos?
    E por último esse pessoal que não acredita no tal mensalão podia informar para que foi tanto dinheiro e de onde saiu, e porque esse dinheiro todo circulou bem depois das eleições.

  50. Kotscho, peço paciência a voce e demais participantes do Balaio, pois quebrando regra vou alongar-me. 1º – Quero parabenizar o grande amigo de Balaio JB (João Batista da Silva 23h33) pelo magnifico texto do qual vou repetir o trecho que mais me chamou a atenção: “O Brasil que queremos é este novo de Lula, Dilma e JOSÉ DIRCEU. Assino embaixo, JB. / 2 – Everaldo 20h17, tiro o chapéu pra seu comentário e vou além: ontem gozava dos holofotes e status de estrela da Globo Demóstenes Torres. O mesmo fim melancólico terá Joaquim Barbosa: o ostracismo e desprezo de seus concidadãos. Não apenas duvido que tenha coragem como lanço aqui um desafio ao Ministro Barbosa: que se candidate a qualquer cargo eletivo. Que submeta seu comportamento subserviente e desprezível à opinião publica. / 3º – Quero discordar da maioria, pois acho que todos, inclusive nós mesmos e todos os jornalistas sérios deste país estamos fazendo menos do que poderíamos em apoio a José Dirceu. Quero mais. Cobro dos Sindicatos de todas as categorias camistas e faixas em apoio a Dirceu e Genoino e em protesto ao julgamento politico do STF em Brasília. Quero numa mesma camiseta e faixa a foto de Demóstenes e Joaquim Barbosa unidos pelo o símbolo da Rede Globo e Veja. Podem contar com todo meu apoio. Repito: há muito mais em jogo que a simples condenação de inocentes. / 4º – Magnifica e oportuna a advertência da Regina 20h49. Que os Ministro “justiceiros” do STF ponham as barbas de molho. / 5º – Avisem o José Dirceu, que ele tem um amigo aqui o Balaio, o J Leite 19h07. Eu mereço !!!! / Ótima quarta-feira a todos.

  51. A derrota de Serra em SP, o bastião da direita brasileira, apenas reforçará o que está muito claro, ou seja, nem em seu maior reduto e contando com uma imprensa inteiramente engajada em sua campanha, fabricando manchetes diárias contra o PT, a oposição (entenda-se DEM/PSDB) está conseguindo vencer uma eleição. TUdo bem, os tempos são outros, a economia vai bem, está difícil fabricar outro atentado da Rua Toneleiros (até porque nem Carlos Lacerda a oposição tem…) ou mesmo resolver o sequestro de Abílio Diniz na véspera de uma eleição e colocar uma camisa do PT no sequestrador… convenhamos, não é algo impossível mas bastante inviável embora o arsenal de “bolinhas de papel” sabemos que é infinito. Desta forma, o que resta aos que julgam-se donos do Brasil? A exemplo de Honduras e do Paraguai, engendrar-se alguma artimanha “constitucional” para frear o fluxo progressista que emana da vontade popular. Nesta questão estão mesclados, e bem misturadinhos, interesses das elites locais e os interesses imperialistas americanos; difícil saber onde termina e onde começa os interesses destas duas macro instituições, que são complementares, e que podem ser exemplificados na origem e ascensão da Rede Globo e seus “Amorais Natos”. Já passou da hora de começarmos a nos mobilizar para evitar mais um golpe contra os legítimos interesses do povo brasileiro…

  52. Caro Kotscho, veja se pode me esclarecer uma dúvida cruel: por que todo mundo só fala do Dirceu nesse caso ? E os outros, já condenados pela midia e por esses trairas do STF, não merecem manifestações de indignação e apoio ? Afinal, não são todos inocentes vitimas do PIG e das nojentas elites ? Não vi uma palavra do PT de apoio a eles, por que ? Ou o Barretão só bajula os chefes, e nunca os comandados ?

  53. Caro Kotscho
    Não sou pró Dirceu nem contra.Também, não tenho, talvez, todas as informações pertinentes ao caso.E, justamente por isso, talvez eu esteja errado no que direi agora, mas, enfim, direi;
    Perdeste uma grande oportunidade de ficar em silêncio.

  54. E o Zumbi do Jardim Botanico, v ai para o trono ou nao vai?
    Me refiro a quem aos trabalhistas da uma de superbonder: gruda-os inseparavelmente.
    E aos tucanos
    ele da uma de jack estripador: desmembra todos.
    e tudo ex-officio.

  55. A corrupção política no Brasil é uma DOENÇA. A exemplar punição dos corruptos é a CURA. Estamos no estado democrático de direito: direito à acusação com o ônus da prova e o direito à ampla defesa. O STF tem total condição de determinar a pena de culpa ou absolvição. Não há motivos para se por em dúvida a capacidade jurídica deste Tribunal. Não podemos confundir preferências políticas com descumprimento da lei penal. Há provas? Houve corrupção e lavagem de dinheiro? Que os culpados respondam pelas suas condutas anteriores, mesmo que seja na CADEIA. Apenas quero recordar algo: se o MENSALÃO foi uma FARSA, por que o Silvio Pereira fez acordo com a justiça para escapar do julgamento? Como poderia alguém pagar a pena de 3 anos de serviços comunitários numa sub-prefeitura de SP, se não houve crime? Por que não se denunciou então essa INJUSTIÇA contra o ex-tesoureiro do PT? Por que não houve indignação contra isso? É tudo muito estranho.

  56. Bom dia RK e a todos os comentaristas.
    Peço permissão aos senhores para parabenizar o jornalista e blogueiro Ricardo Kotscho, por tanto sucessso e pelo prêmio Comunique-se que com muita justiça foi agraciado. Tenho num passado, não muito remoto, uma história que jamais esquecerei em minha vida, quando desesperado, acometido de um mal na prostata, necessitava de uma cirurgia e mesmo sendo um funcionário público, policial, não encontrava nos meus direitos como tal, assistencia suficiente para tanto, sendo obrigado por aproximadamente seis meses, ter uma sonda instalada na uretra. Foi no blog onde eu comentava sempre, o BALAIO, que encontrei amigos verdadeiros que me indicaram o caminho certo para que na ”Fundação” em Santo André, conseguisse tal cirurgia. Hoje estou muito bem de saúde, com 69 anos de idade e jamais poderia omitir este meu post. Do fundo do meu coração, agradeço a Deus, ao Ricardo e a todos do BALAIO, pois, se não fossem vocês, não estaria neste momento tecendo este comentário, talvez até partido deixando aqui esses entes queridos. Muito obrigado, mas, muito obrigado mesmo.

    1. obrigado, meu caro brasil de abreu.
      é por leitores como você e por histórias como a que voce contou que continuo na batalha tocando este balaio.
      abraços,
      ricardo kotscho

  57. Com todo respeito, gostaria muito de não ter lido este texto. É o típico texto que desmotiva o brasileiro. Se você estivesse falando do menino da favela que foi condenado a prisão em um mês, ok. Mas falar que há uma pressão exagerada naquele que é um dos maiores atentados da história ao povo brasileiro, e está a sete anos sendo julgado, é um tremendo desfavor ao Brasil.

    Você acha mesmo que alguém corre o risco de ser injustiçado? Ainda mais se tratando dos personagens políticos dessa história.

    Você que fala muito em jornalismo imparcial, traga nos fatos a favor do José Dirceu, caso contrário, você esta apenas fazendo o mesmo que está criticando, ou seja, pressionando, só que para o outro lado, o lado da absolvição.

    Bacana continuar sendo amigo, realmente não cabe desprezá-lo como pessoa. Mas justiça seja feita. E por tudo que temos visto, mesmo que lenta, parece que ela está chegando.

  58. Fernando, deixe seu antipetismo de lado, em todo blog que voce posta, vejo sempre que ressalta seu íntimo tucano.
    Falar em justiça no julgamento do mensalão é piada de mau gosto, quando a suprema corte faz tábua raza dos preceitos constitucionais da presunção de inocencia e do julgamento baseado em provas dos autos e não teses jurídicas ou meros indícios.
    O resto é torcida política pela condenação de um cidadão que, como hábil articulador político tornou possível a 1a. vitória do Lula e de todas as melhoras de vida que o povo brasileiro teve depois disso, ao contrário do governo desastroso de seu ídolo mór, o principe dos ociólogos FHC e seu governo medíocre.

  59. É mesmo, pessoal. Pensando bem, a corrupção no Brasil começou em 2003. Antes o Brasil combinava ótimos índices de desenvolvimento e corrupção ZERO. Houve casos como a privataria tucana, que envolveu a bagatela de uns US$ 60 bilhões. E o dinheiro sumiu!! Antes de 2003, 88 estatais foram privatariadas, sempre a preço de banana. 1.110 empresas privadas foram desnacionalizadas. Coisa pouca, ninharia.
    Houve alguns outros casos, mas insignificantes, como o Sivam, Proer, Marka/FonteCindam, compra de votos p/ a reeleição de FHC, a doação do Banespa para os espanhóis, a “venda” da Vale do Rio Doce por US$ 3 bilhões, quando o valor dela chegava a US$ trilhões, racionamento de energia por oito meses. Mixaria, mixuruquice.
    Subserviência aos EUnidos? Claro que não!! O chanceler Lafer tirou os sapatos na alfândela usamericana não por subserviência, mas sim porque ele estava com micose nos dois dedões dos pés. Que ele pegou do FHC.
    Puxa, antes de 2003 eu era feliz e não sabia…

  60. “Em primeiro lugar os meus parabéns”,eu vi e ouvi a reportagem na BAND NEWS,a Míriam Leitão *tambem como tu* foi premiada.
    “Quanto ao Sr.JOSÉ DIRCEU,é difícil ter amigos como tu,principalmente quando o *outro encontra – se numa situação delicada*”.QUE AMIGÃO!
    Acreditar na TOTAL inocência desse Senhor é um direito líquido e certo teu e longe de mim te contestar:MAS(como tudo nessa vida tem uma *mas*,para o pior ou para o melhor)*EU* não consigo acreditar na inocência total do referido SENHOR.
    “Eu olho para o rosto e principalmente para o sorriso dele,e me dá medo:vai que *eu* estou redondamente enganada…

  61. Tudo que esses todos mais querem é essa visão de um Dirceu poderoso, coordenador maior até de campanha. Quando de fato esse sempre foi um pé de chinelo dentro do petismo. Jamais assinou empréstimo algum, Delúbio e turma nunca sequer consultaram esse para nada, Lula nem pergunta nada para esse, pois se fosse assim o acordo com Maluf nunca teria sido feito. O que Dirceu sempre foi um subalterno humilde e cumpridor de ordens. Tanto isso é fato que esse sabia ser um imbecilidade fazer encontro segredo com mais mil particiapente duranta a ditadura, ficando mais provável um general maluco mandar bombear o acampamento e matar a todos, mas ordem é ordem e não tinha outra oção do que cumprir.

  62. Concordo com vc Victor Hugo, 8h53. Além das camisetas eu me disporia a fazer uma passeata pró-Dirceu. Dirceu não está sozinho. Ele tem muitos amigos e eu me incluo entre eles.

  63. Tenho muito respeito pela sua carreira e opinião, principalmente pelo sua postura de sempre deixar clara sua opção e idéias sobre o assunto reportado, atitude rara entre jornalistas brasileiro. Isto posto, e mais um vez, com o devido respeito, o texto da carta divulgada em apoio a José Dirceu é uma “pérola” de hipocrisia, em especial a parte: “‘Somos contra a transformação do julgamento em espetáculo, sob o risco de se exigir – e alcançar – condenações por uma falsa e forçada exemplaridade. Repudiamos o linchamento público e defendemos a presunção da inocência.” Engraçado é que não vemos esta mesma contrariedade ao espetáculo, nem o repúdio ao linchamento público quando se trata de “ladrões de galinha” exibidos e ridicularizados em programas policiais de quinta categoria, apresentados e produzidos por jornalistas que se mostram tão preocupados com a presunção de inocência de políticos famosos.

  64. amigo Brasil de Abreu,os meu parabéns pela sua gratidão á quem te indicou o caminho para sua recuperação fisica e de uma vida nova.
    como diz um velho ditado que sempre se renova todos os dias em nossas vidas “amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito”pois bem,os amigos do balaio se divergem politicámente democráticamente lucidamente.são nestas horas bonitas ao tomar uma atitude de apoío a um amigo do balaio onde mostram que são grandes seres humános e todos e todas são iluminados(as) por Deus!
    me emocionei no seu desabafo,da mostra que tem muita gente boa.
    ATT- João Batista Da Silva.
    e do SulPampa.blogspot.com

  65. José Dirceu e José Jenuino têm uma biografia e tal como disse alguns comentaristas, mas biografia não dá direito a ninguém praticar ilícitos não. Se eles resolveram jogar suas biografias no lixo; na lama, azar deles.
    Até agora um único petista foi inocentado, Luiz Gushiken. Pelo que li sobre o caso acho difícil os outros serem – há muita prova contra eles. Delubio Soares será o mais apenado. Provavelmente será preso.
    Tem muita gente dentro do PT que está torcendo pela condenação. E pelo seguinte motivo: há uma uma disputa interna pela sucessão no PT. Se essas pessoas forem condenadas outros dirigentes assumiram cargos e crescerão dentro do partido. Tem gente torcendo pela condenação justamente por isso.
    Aliás, isso tudo fará bem ao partido. Tem gente boa dentro do PT que mereceria mais espaço. E nao tem espaço justamente porque a banda podre atualmente manda no partido.
    Tomara que depois do julgamento isso mude.

  66. “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”. (Brecht) #ForçaDirceu #VidadeLutas #Imprescindível

  67. Não há defesa possível. O companheiro Dirceu é um corruptor que agiu baseado no princípio de que os fins justificam os meios. Ou seja, usar dinheiro público para comprar apoio no Congresso seria válido se fosse para sustentar os projetos do governo Lula. Ponto.

  68. Ora, senhores, vejam como são as coisas: O pessoal esta sendo julgado porque pagou para os partidos políticos votarem no projeto social do PT. Que deu certo,(não estão sendo julgado por enriquecimento ilícito) hoje temos: emprego, renda, milhões de Brasileiros sairão da miséria, rodovias de boas condições,construções de milhares de casas populares por este país a fora, luz elétrica em quase toda zona rural. Os benefícios foram tantos que passaria atarde descrevendo. ENQUANTO ISSO, o PSDB pagou para votar na mudança da lei que o impedia FHC de concorre a reeleição no cargo de presidente e não foi se quer investigado na época (conforme denúncias de alguns parlamentares ) que fez tanto mal a nação e ao patrimônio Brasileiro com suas privatizações. da para entender? Viva: Zé Dirceu, Lula, José Genuíno, Delubio Soares e o PT.
    Augusto de Oliveira

  69. -Amigos” intelectuais”, não sei o que é isso.., mas tudo bem. Gostei da idéia de Manifesto para Dirceu. Aproveitaremos o momento e faremos um “bem grande” para o Cachoeira e se der tempo um outro para o companheiro Escadinha.Art. 5º da constituição. São todos iguais.

  70. Caro Jornalista Kotscho
    Sou seu leitor e admirador há longo tempo. Tive um cunhado, já falecido, Dr. Leny, que era seu vizinho de sítio, e que também o admirava, e que comentou comigo, há muitos anos, sobre suas qualidades. Endosso e gostaria que me tivesse sido permitido assinar o manifesto em prol de Dirceu, de quem sou admirador desde o histórico epísódio da “guerra da Maria Antonia”, quando presenciu, da esquina da rua Veridiana, José Dirceu, atravessar a rua até o “murão” do Mackenzie, sob um enorme “outdoor” para tentar atacar os integrantes do famigera CCC, entrincheirados lá no alto. Inclusive, publiquei numa coluna que escrevia em um hebdomadário da cidadezinha onde moro, êste episódio.Nunca mais deixei de admirar e acompanhar a trajetória de José Dirceu. Espero que os ministros do
    STF sejam iluminados na votaçãoo e absolvam este cidadão José Dirceu. Ainda espero estar vivo, para um dia voltar a votar em José Dirceu, tão logo ele possa cadidatar-se a qualquer cargo público.
    Um abraço e cumprimentos pela justiça do título de melhor jornalista político do país, merecido, aliás, por ser um sãopaulino como eu.
    Saudações tricolores e lusistas.

  71. O ódio e a sede que a “redentora” nutria pelo José Dirceu,sem conseguir alcançá-lo,transferiu-se para a mídia,num verdadeiro massacre de reputação.Mal comparando,o Dirceu tornou-se a Geni do Chico,enquanto seus julgadores,na mídia e no tribunal,jamais serão lembrados na história como opositores da mais cruel e excludente ditadura que se abateu sôbre o País.Onde estavam estes juízes naquela época?

  72. Viva a liberdade de expressão e a garantia dos direitos fundamentais! Mas, como advogado que sou, só uma pergunta fica no ar: exatamente que direito constitucional dos réus foi desrespeitado??

    Parafraseando um ministro da corte: eu já li, reli e fiz uma “análise vertical” de todos os votos e do julgamento transmitido ao vivo e não identifiquei sequer um atentado ao Estado Democrático de Direito e ao Devido Processo Legal!

    Abraços democráticos!

  73. Lendo um texto desses é que me dá vergonha de parte da população brasileira. José Dirceu está sendo julgado pelo maior escândalo de corrupção dos últimos tempos. Há provas contra ele. Que defesa que ele acha que está sendo cerceada? Já fazem 7 anos!Será que não deu tempo de se defender? O cara compra apoio para o Governo Lula e quer se fazer de santo? De inocente? Ora, faça-me o favor!!! Esse manisfesto é hipócrita e quem o assina está sendo mais hipócrita ainda! Cadeia para os corruptos do Pais!!!

  74. Prezado Jornalista, Ricardo Kotscho, bom dia! Amigos balaieiros!
    Espero não ser extemporâneo…
    Hoje fiz um exercício de cotejo, lendo alguns posts e seus comentários, e não resisti à tentação sobre reler matérias sobre José Dirceu. Não vou adjetivá-lo, mas, que o “cara” é uma figuraça! isto ele é e com folgas!
    Não me surpreendi com os comentários, os dois últimos, principalmente, de Ana Paula Schmidt e de Saul Tebaldi, este último, um “dotô-advogado”. Vocês falam em cadeia para os corruptos do país! E nenhma afronta ao Estado Democrático de Direito e ao Devido Processo Legal! Ah, bom! Ufa, que susto! Confesso que vi outra coisa! Saliento: sou advogado (aposentado), não sou petista, nem lulista, quiçá dirceusista!, mas sou um “saudosista”! Estou umbilicalmente atado à observância dos preceitos legais que norteiam os fatos e as consciências (deveriam, pelo menos!), e o principal destes, nossa combalida Constituição!
    Com certeza estes nobres senhores pitaqueiros, não conhecem a CF, se conhecem usam-na conforme suas conveniências. É um livro que não deixa dúvidas e sua leitura é simples e clara. Há um velho jargão jurídico corrente nas lides forenses: “A demora no julgamento, o passar do tempo, beneficia o réu, o indiciado, o infrator”. Neste caso não beneficiou o núcleo político do PT. Fato que restou comprovado com o “fatiamento” do processo, pelas “cabeças iluminadas” do nosso Colendo STF.
    Agora vamos comparar: Será assim com os demais processos que estão nas pilhas do STF? Aqui especificamente, com o chamado mensalão do PSDB mineiro? Estes dois comentaristas têm convicção sobre isonomia, tratamento igual, análise de provas? Que reza a Constituição, o Código de Processo Penal? a doutrina, ah, bem a doutrina! O mensalão petista é fato, o mensalão mineiro, é bem, não encontro a palavra certa… bem, deve ser ficção… hehehe, já faz tanto tempo, né… vai prescrever…
    Ana Paula, isto é hipocrisia, ok? isto é casuísmo, isto é julgamento político e não jurídico, ok?! Dois pesos, duas medidas! E quanto ao “dotô-advogado”, vai estudar, vai… Recomendo que leia KAFKA, O PROCESSO, leiturinha, ah!, básica de qualquer cursinho de direito, mequetrefe… (perdoem-me os bons cursos de Ciências Jurídicas e Sociais!)
    Só para lembrar, o mundo é redondo, e pelo andar das carruagens, tudo que sobe, desce, fatalmente. Quando estivermos subindo, não vamos nos esquecer de olhar bem nos olhos dos que descem. Breve estaremos na mesma posição… Aguardemos, pois…
    Afinal, a nossa corte suprema, ainda não revogou (rasgou) a Constituição Federal, mas, está a um passo de fazê-lo.
    Abraços fraternos a todos e que nossos mentores espirituais nos mantenham vigilantes e serenos!

  75. Mauricio sacramento: verdade, ninguém faz manifesto pelo Genoíno. Só pelo PODEROSO CHEFÃO.
    J.Carlos Lima: realmente, tanto dinheiro desviado e tudo bem? O STF, com sete ministros indicados por petistas, está fazendo o trabalho que se espera dele: fazer cumprir a lei.
    Ana Paula Schmidt: sua indignação é a de todos que têm vergonha na cara!

  76. José Dirceu, além de ser do PT, que promoveu tantas mudanças que incomodam a classe média, é um homem que já era visado há muito tempo pela sua biografia e sua beleza física. Nota-se um ódio desproporcional nos homens que o criticam. Aprovo integralmente o seu documento e o dos intelectuais, liderado por Bruno Barreto (?). Infelizmente essa condenação já fora decidida muito antes do julgamento televisivo. Resta lamentar pela Justiça, não entrando no mérito da culpa ou não de José Dirceu.

  77. Defender o senhor José Dirceu? Que teve seus méritos no passado, mas hoje, tendo outras atitudes, ganancia para não relacionar muitas outras. O soberbo senhor é o responsável por muitas desgraças, vários chefes de famílias sofrem devido sua ganância, mas isso não lhe dói a consciência de herói do passado, pois hoje, suas atitudes possui outra face, tal qual a sua atual. Cadeia, sem regalias, para esse ex-herói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *