A farra dos candidatos do esculacho

A farra dos candidatos do esculacho

Pode alguém ser candidato a vereador num país sério inscrito com o nome de Cido Putão?

Pode, sim, e é bem capaz de ser eleito.  Tem um sujeito com esse nome concorrendo às eleições em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, um dos muitos personagens citados diariamente por José Simão em sua “Galera Medonha, a Turma da Tarja Preta”, a coluna mais séria da imprensa brasileira.

Nas eleições municipais de 2012, o esculacho é geral, pode tudo. O mais comum é o candidato ligar o nome à sua ocupação para transformar a profissão em sobrenome.

Em São Carlos, também em São Paulo, próspera cidade universitária e industrial, tem Mineiro Garapeiro, Baixinho Borracheiro, Boy do Algodão Doce, Julião do Lanche, Porteiro Barnabé, e por aí vai. Isso é o de menos.

Na mesma cidade, disputam vagas na Câmara Muncipal tipos como Xisto Mateus o Demolidor, Noemia do Piu-Piu, Luiz Pixoxó, Pedro Paraná do Escoramento.

Na capital paulista, o quadro não é muito diferente. Tem candidato para todos os gostos. A começar por Wadão e o Jegue Dente de Ouro, um dos que mais aparece nos programas eleitorais do PMDB, passando por Valdecir Cabra Bom, do PTB, Belê Belê, do PRB, Baxinho Dog, do PPS, e Marronzinho do Trânsito, do PT.

A esculhambação é pluripartidária entre os mais de 480 mil candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral disputando vagas de prefeito, vice e vereador em todo o país.

Um cidadão chamado Paulo Murilo de Oliveira, candidato a vereador pelo PTB em Bicas, no sudeste de Minas Gerais, registrou o emblemático nome de Picareta.

Também em Minas, um candidato a vereador pelo PSB em Divinópolis, abdicou do seu nome de batismo, Evangelista Ricardo, e para disputar uma vaga de vereador registrou-se como Safado.

A Resolução nº 23.373 do Tribunal Superior Eleitoral impõe restrições aos candidatos que registrem nomes “fora dos padrões normais”, adotando apelidos esdrúxulos, mas parece que ninguém dá muita bola a isso.

Uma exceção foi o juiz João Maurício Guedes Alcoforado, da 151ª Zona Eleitoral do Recife, que ameaçou caçar o registro de candidatos com nomes considerados um tanto estranhos como Furúnculo Maligno, Silvana de Toinho do Táxi e Roberto do Bloco Bimba Mole.

Tem um monte de candidato que adotou o “nome artístico” de Lula ou Obama, mas a campeã de xarás nestas eleições é a presidente Dilma Rousseff. São 143 Dilmas inscritas no TSE.

Um levantamento feito pelo jornal “O Globo” esta semana mostra casos bizarros como o de Maria Aparecida Oliveira, de Montes Claros, Minas Gerais, que resolveu adotar o nome da presidente da República com esta justificativa: “Desde pequena, uma madrinha me chama de Dilma e muitos pensam que é meu nome de verdade. Se isso influenciar na hora do voto, vai ser ótimo”.

É o que pensa também Eulina Avilino, de Santa Luzia, no Maranhão, que não deu explicação nenhuma para simplesmente adotar o nome Dilma do Povão. Em Pureza, no Rio Grande do Norte, Josilma Bezerra Gomes apenas achou bonito se candidatar como Dilma do Badú.

Casos como o de Cido Putão e outros ainda mais grotescos pipocam por todo o país, transformando a eleição num circo de horrores que certamente não contribui para melhorar a jovem democracia brasileira.

E na sua cidade, caro leitor do Balaio, como se apresentam os candidatos? Algum, por acaso, disputa a eleição com o nome de Honesto?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

29 thoughts on “A farra dos candidatos do esculacho

  1. Caro Kotscho
    Como eu sei que tu vota em Poramgaba está perdoado por não saber que na capital de São Paulo tem UM E APENAS UM candidato a prefeito que não só se registra como se auto afirma, JACTA-SE e centra a sua campanha com o nome de HONESTO !!! Além de HONESTO ele é o ético dos éticos !!! O puro entre os puros !!! O maior exemplo de decência deste país !!! O único que registrou em cartório essas suas todas tais virtudes !!!
    TRATA-SE DE JOSÉ SERRA !!!
    Ouvi e vi essas afirmações todas no programa eleitoral dele pela boca do maior presidente da história do Brasil, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, “o francês”.
    Kotscho
    Tu precisa acompanhar melhor o que fazem os candidatos a prefeitura da cidade em que tu mora. Se acompanhasse direito não terminaria esse teu hilário texto perguntando se sei na minha cidade se “Algum candidato, por acaso, disputa a eleição com o nome de Honesto.
    TÁ RESPONDIDO !!!
    SÓ SEI DESSE UM !!!
    Em tempo: O livro “Privataria Tucana” do Amaury Ribeiro Jr., que algum idiota no post anterior escreveu tratar-se de um “suposto livro”…está selecionado entre os 10 que concorrem esse ano ao Premio Jabuti ( o mais importante premio literário do Brasil ) na categoria jornalismo E DEVE GANHAR !!!

  2. Em Bauru/SP, tem um que veicula nas fotos dos cavaletes espalhados pela cidade, onde exalta sua honestidade e seu amor pelo trabalho. Semana passada seu nome apareceu no Jornal na coluna de um cartório local,noticiando haver recebido um cheque emitido pelo candidato para ser processado por falta de fundos.

  3. Kotscho por favor, peço para que você e alguns outros jornalistas façam alguma coisa a respeito da perseguisão que vem sendo desencadeada pela revista Veja e seus colunistas contra o ex-presidente Lula. Sério, é algo desumano perceber os comentários postados não apenas por estes colunistas mas o que é permitido que se publique nos comentários de cada coluna. Se de alguma forma este post for te complicar com seus “colegas de profissão”, que não seja postado. Grato, aguardo retorno.

  4. Não faz tempo que eu postei um comentário sobre este tema aqui no Balaio. Na ocasião eu comentava jocosamente o quão engraçado era a propaganda politica que deixava de assistir na tv os programas humoristicos para rir gostosamente das faces e apelidos dos postulantes a algum cargo na politica. Caros colegas, temos que divertir mesmo porque a politica só nos faz rir pelas suas particularidades tão exdrúxulas. Mesmo alguns se postando como bonecos de marionetes falando de si na hora da propaganda, ainda se pode dar risadas e o circo nem precisa mais ser armado nas cidades porque a hora dos saltibancos da alegria já passa na tv no horário eleitoral. O que posso deduzir disto é que se são tão esculachados no seu horário de esposição visando votos, não o serão na certeza se forem eleitos e o carnaval vai continuar com o dinheiro público, já que será tão fácil obtê-lo depois de eleitos. E isto sem contar com as maracutaias como fizeram a turma do PSDB e Dem quando governaram, onde enfiaram as mãos nos bolsos dos cidadãos nas formas de taxas de inspeção vaicular e pedágios aviltantes, humilhantes nos valores que ainda duram no estado de São Paulo. Mas o Hadad já vem por aí e este ano próximo nos veremos livres destas falcatruas institularizadas.

  5. Silvio Dutra, ninguem mais lê esse lixo. Só não faliram porque Alckmin e demais governadores e prefeitos demotucanos compram boa parte da produção pra distribuir em escolas e repartições públicas. Onde o Civitta enfia o resto, que não serve nem pra fertilizante, só posso imaginar. O verdadeiro inimigo do povo brasileiro tem nome e sobrenome: Rede Globo. //// Enio, se o livro “Privataria Tucana” ganhar o prêmio Jabuti o “suposto” gênio do post anterior vai alegar que foi graças ao “carnaval” promovido pelos Petistas. Felizmente, esses “supostos” gênios são apenas 3% do eleitorado. Um pouco mais de 3 % em São Paulo, pois aqui “é tudo dotô”, segundo o Johnny e o Dum. Seria cômico, se não fosse trágico, que o apoio do Dum enterrou o Johnny. Eu mereço !!!!! Ótima manhã nesse ensolarado domingo a todos do Balaio.

  6. RK, para falar de esculacho , o STF partiu para cima do PT e esculachou o partido da presidenta da republica, dias atras eu escrevi um comentário a respeito da covardia dos parlamentares do PT tanto na câmera tanto quanto no senado, o pt se acostumou-se com o bem bom, o lula carregava eles nas costas levava paulada por eles todos , se acovardaram deixaram a oposição deitar e rolarem nas frases de efeitos contra o governo , a Dilma tirou do fronte a sua unica soldada que enfrentava a oposição pau a pau a senadora Gleice hoffima, com isto o PT ficou levando pau a torto e a direita, quando o PT acordou para o confronto viu que a sua casa estava cercada pelo o inimigo, o PT tem um presidente que gosta de aparecer o bicho parece um pavão neste meu 30 anos de pt nunca vi um presidente do pt tão sem credibilidade quanto este tal de rui pavão , o pt tem que acordar para a realidade , hoje o lula não é mas o presidente o lula a hoje não tem o poder da caneta quem tem e a Dilma e ela tem uma preguiça desgraçada ou seja ela está se lixando para o PT o negocio dela é pousar ao lado de atrizes famosas

  7. Uhn… Honesto ainda não vi, mas tem Roberta do Bar. Confesso que se fosse “fulano de tal” da escola, da universidade, do trabalho daria para ficar um pouco menos descrente!

  8. rk aposto que se fosse a Dilma que tivesse sobe fogo cruzado com o lula no poder ele já tinha saído para o pau com a oposição, rk este tal de Eduardo cardozo e um sujeito covarde , esta resposta que a dilma deu ao stf era papel dele é por isso que amo o lula e vou morrer com lel no coração

  9. …sobemos que você não escreveu este texto por preconceito ou discriminação, mas apenas para levantar uma discussão.
    Na verdade estes exóticos candidatos raramente são eleitos, estão ali porque aqueles que os criticam não se apresentam para ocuparem os seus lugares. A nossa hipocrisia é ficarmos criticando a nossa democracia o seu processo eleitoral, os pobres candidatos, mas não colocamos a nossa cara ao crivo dos eleitores, nem mesmo nos filiamos a um partido, pois assim poderiamos influenciar, contribuindo para o seu aprimoramento.
    O pior é votarmos em Fernandos, em Kassabs ( olha que nome mais nobre !! ), Josés Serras, etc e o escambau, e assistirmos o que fazem conosco, com a nossa democracia.
    Quem sabe se em vez de discriminá-los, fossemos pesquisar os caráteres que estão por trás daqueles nomes, teriamos outros LULAs ( que nominho mais chinfrim, né não ? ), e há muito já teríamos uma democracia de fato.
    Já votei num Zé Porquim, foi eleito vereador, não se reelegeu, por ser muito hoonesto, abandonou a política, pobre, da forma que entrou.

  10. Tempos atras lembro-me do CACARECO.
    Hoje temos: Serra o mentiroso.
    Russonanno o defensor só.
    Soninha a pedalada.
    E outros nomes que não podem ser divulgado em respeito ao horário político e as criancinhas.

  11. Enquanto isso o IBOPE dá um tempinho para confirmar a “tendência” mostrada pelo Dr. Otavinho no seu Datafolha… será que as manchetes da Folha ajudaram Serra? Vamos ver…

  12. desde já convoco a todos os brasileiros, estudantes, sem terra e todos os políticos de esquerda a ficarem atento ao julgamento do mensalão, que está sendo pautado pela oposição e que eles estão querendo condenar o reu josé disseu sor porque eles presume que ele e culpado , se isto acontecer todos nos de esquerda estaremo sujeitos a ser condenado por suporem que cometemos crimes , isto vai abrir uma jurisprudência perigosa e pode até alguém entrar com um processo contra a Dilma por suporem que ela sabia dos desmandos dos ministros que foram demitido no inicio do seu governo e impedirem a de concorrer a reeleição com base na lei da ficha limpa, É o que eles estão tentando fazer com o lula para que ele fique inelegível , assim abrir caminho para a volta da oposição ao poder , vamos ficar de olho

  13. Concordo com você Idalui…e isso sem falar com o HA HA HA HA HA HA HA HA HA HA HADDAD…o FAZ-ME RIR DO ENEM. Senão, veja os fatos: em 2009, ocorreu furto de provas. Em 2010, houve erro de impressão. Em 2011, o vazamento de questões ganhou o noticiário nacional. Agora em 2012, o escândalo diz respeito à correção de redações. Em São Paulo, um estudante recebeu um zero na redação. Recorreu à Justiça e após nova avaliação obteve nota 880. Isso é que é esculacho…só rindo HA HA HA HA HA HADDAD mesmo!

  14. O Vannelder exagerou. Óbvio que erros aconteceram, mas não comprometem o êxito do Ministério da Educação, pois em contrapartida milhares de jovens das classes menos abastadas tiveram acesso ao ensino superior graças ao brilhante desempenho do Ministro Fernando Haddad. Mas usando a lógica estapafúrdia do Vannelder, vamos concluir que Serra deveria ter sido cassado e processado, pois no período em que foi “Ministro da Dengue”, milhares morreram por falta de atendimento médico, vitimados inclusive por Dengue (motivo do apelido) e Leptospirose graças ao descaso de Serra e dos governos tucanos com a Saude Pública. E olha que nem mencionei as privatarias. É lamentavel que o Vannelder não consiga nada melhor que esse argumento grotesco que extrai da Veja. E como sei que mais culpa tem a revista que o Vannelder, desta vez não vou lembrar dos mortos e torturados pela nossa (dele) ditadura militar, que ele defende com unhas e dentes, defesa que o descredencia pra participar de qualquer debate sério e responsável. Um abração, Vannelder.

  15. Esculacho é o que estão fazendo com a “Datafalha”, cada vez mais tendenciosa em prol do Serra. A piada: Pesquisa Datafolha informa: Serra é lindo. Você é que é cego!

  16. amigos do balaio tem uma homenagem do SulPampa.blogspot.com
    ao companheiro LULA.se os amigos quizerem dar uma espidinha é bem legal.o querido jornalista Ricardo Kotcho,com cereteza é um dos grandes amigo do nosso ex presidnte Lula,por favor avise para ele(lula) lêr esta homenagem que este humilde escritor escreveu para ele de coração e agradecimento por nos fazer andar sempre de cabeça erguida,sem nos contranger com os precalços da vida!.
    consierações deste leitor assidúo do balaio, e repasse tambem ao querido amigoleitor do balaio o Sr.VICTOR HUGO.
    ATT-João Batista Da Silva.
    e doa amigos que acompanham SulPampa.blogspot.com

  17. João Batista, ótimo o SulPampa. Recomendo a todos Balaieiros pelo bom gosto. Justíssima sua homenagem ao nosso eterno Presidente Lula. Tocantes as lembranças de seu amado pai. Impecáveis a poesia de Quintana e o “clip” de McKenzie. Vida longa ao SulPampa !!!!

  18. Ah Kotscho, tenho comentado com meu namorido que as eleições deste ano se transformaram de vez num espetáculo mesmo. E não apenas por seus personagens, mas nas alegorias também. Como estão investindo em carros alegóricos, bonecos que antes só víamos em Olinda e outras “grandes produções”! O pessoal está pondo a veia artística e cômica todinha pra fora este ano e as eleições se tornaram sinônimo de show de humor. Uma pena, porque demonstra o desrespeito e a falta de comprometimento de todos eles – e de todos nós, que não fazemos nada pra impedir – com a causa pública. Não há limites para o pior!

  19. Há no Paraná um anão cujo slogan é: “dos males o menor” -, outro que se denomina “linguiça de criança”, a dona do….etc. Estamos ainda engatinhando no processo democrático e haverá ainda muita palhaçada. Porém…acho pior os nomes de doutores, compostos, pomposos, tradicionais em várias peripécias (dezenas em Curitiba) que não acham nada mais a fazer – nem na indústria nem no comércio nem como profissional liberal -, além de tentar uma vaga na mamata da Câmara Municipal e/ou a releição.

  20. Kotcho, isso acontece no mundo “ocendentalizado”, a Italia é campeã em candidato tipo esculacho.

    No comentario sobre o STF, fica cada vez mais evidente que o julgamento é POLITICO, dadas as circunstancias em vespera de eleições, provas “tenues”, supostas evidencia…e por ai vai.
    A jurisprudencia desse julgamento ja se fez sentir no caso do Dep.Narcesian- PPS que recebeu “emprestimo” do Carlinhos cachoeira, dai podemos concluir que quem esta achincalhando Supremo é a SANHA
    da mafia midiatica oposicionista em ter que condenar PPP e PTista.
    A pergunta que fica para essa oposição midiatica (depois não sabem porque são chamados demotucanalha PiGuentos), quando chegar a vez dos seus, se vão endeusar como estão fazendo agora? ou vão “achincalhar” o STF?

  21. Amigo VIctor Hugo,não sou merecedor de sua generosidade.mas como sei que o amigo gosta de valorizar os mais humildes e simples de coração.me lembrei do amigo que sempre deixa boas reflexões aqui no balaio do amigo o jornalista Ricardo Kotcho para a gente lêr.
    fique sempre com a proteção divina de Deus,amigo Victor Hugo!.
    ATT- João Batista Da Silva
    e do SulPampa.blogspot.com

  22. Na reportagem A farra dos candidatos do esculacho quero salientar que Cido Putão é mesmo o nome dele ! Nome de registro em certidão de nascimento !!! Vcs estão afzendo uma injustiça !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *