Russomanno e Haddad devem ir ao 2º turno

Russomanno e Haddad devem ir ao 2º turno

Muita água ainda vai rolar e tudo pode acontecer. Feita a ressalva, todas as pesquisas divulgadas até aqui, após os 10 primeiros dias do horário eleitoral, clarearam o cenário da disputa em São Paulo e indicaram as mesmas tendências, repetindo até os mesmos números.

O novo Ibope divulgado nesta sexta-feira confirma: Celso Russomanno, do PRB, consolida-se na liderança e abre uma vantagem de 11 pontos sobre o segundo colocado, José Serra, do PSDB.

Enquanto a candidatura do tucano derrete, batendo recordes de rejeição, dispara a do petista Fernando Haddad, e agora os dois já aparecem em empate técnico:  20 a 16, dentro da margem de erro de 3%.

Em relação à pesquisa anterior, feita antes da estreia dos programas no rádio e na televisão, Russomano subiu 5 pontos, de 26 para 31%; na curva inversa, Serra caiu 6 pontos, de 26 para 20%, e Haddad saiu de 9 para 16%.

Conclusão: mantidas as atuais condições de tempo e teperatura, as próximas pesquisas de Datafolha, Ibope e Vox Populi já deverão indicar uma disputa entre Russomanno e Haddad no segundo turno, deixando de fora o candidato tucano, algo inimaginável no início da campanha.

A bem da verdade, o marqueteiro petista João Santana já vem prevendo há tempos em conversa com amigos meus que José Serra não iria para o segundo turno por absoluta falta de discurso e fadiga de material.

Em outras palavras, como acontece com os iogurtes e as salsichas, Serra já entrou na campanha com seu prazo de validade vencido.

Aí não tem marqueteiro, por mais genial que seja, capaz de dar jeito. Assim como não dá para brigar com o consumidor que rejeita o produto, também não convém contrariar o eleitor.

Se numa primeira fase da campanha Russomanno vinha avançando no eleitorado petista de Haddad, agora ele recolhe os votos anti-PT que estavam indo para Serra.

Navegando entre os que não querem mais a dupla Serra-Kassab governando a cidade, nem aceitam a volta do PT, Russomanno firma-se como o candidato da mudança, desejo de 85% do eleitorado, segundo o último Datafolha.

Assim como causa espanto para alguns o tamanho da queda de Serra em tão poucos dias, e não chega a surpreender a vigorosa subida de Haddad, o que me intriga é a inanição do candidato do PMDB, Gabriel Chalita, estacionado em 5%.

Com o terceiro maior tempo de TV, em torno de 5 minutos, a bordo do principal partido aliado do governo federal, que tem o vice-presidente da República e o maior número de prefeitos e vereadores do país, Chalita ainda não encontrou espaço para se apresentar como a terceira via entre PT e PSDB, o candidato da mudança que Russomanno encarnou.

A candidatura Chalita encruou, com o PMDB paulista pagando o preço dos anos de domínio da máquina pelo grupo quercista herdado por Michel Temer.

Serra agora só tem dois caminhos para se salvar do naufrágio anunciado, ambos arriscados: ou parte para o ataque contra seus adversários, tática adotada nas últimas campanhas, ou bota a cara na televisão para defender o legado do seu aliado Gilberto Kassab, que atingiu o maior índice de ruim e péssimo entre os prefeitos de capitais avaliados no ranking do Datafolha.

Sem entrar em divididas, tocando a bola no meio de campo, Celso Russomanno, que não parou de subir nas pesquisas desde maio, assiste de camarote à disputa entre Serra e Haddad, os candidatos dos dois maiores partidos da cidade, para saber quem vai disputar com ele o segundo turno.

Contra todas as previsões, quem despencou nas pesquisas com o início do horário eleitoral foi Serra e não Russomanno, que só tem dois minutos na televisão. Ao que as pesquisas indicam, quanto mais aparece na telinha, mais o tucano cai.

A apenas 37 dias da abertura das urnas, este é o cenário das eleições na maior cidade do país, que já foi ademarista, janista, malufista, petista, demotucana e agora pode virar russomanna.

Bom fim de semana a todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

30 thoughts on “Russomanno e Haddad devem ir ao 2º turno

  1. “Como acontece com os iogurtes e as salsichas, Serra já entrou na campanha com seu prazo de validade vencido”

    Eu elegeria esta, como a frase do ano… Grande Kotscho!

  2. O SILÊNCIO SEPULCRAL DA MÍDIA PIG

    sex, 31/08/2012 – 09:33

    Do Blog do Miro

    Pagot acusa a Veja. Silêncio na mídia!

    Por Altamiro Borges

    Em depoimento nesta semana na CPI do Cachoeira, Luiz Antônio Pagot, ex-diretor do Dnit, afirmou com todas as letras que o mafioso bancou reportagem na revista Veja para tirá-lo do cargo. “O contraventor [Carlos Cachoeira] mais um representante da Delta [Claudio Abreu] se uniram a um jornalista [Policarpo Júnior] para me derrubar”, desabafou. No Reino Unido, denúncias similares levaram Rupert Murdoch, imperador da mídia, ao banco de réus. No Brasil, o depoimento sequer virou notícia nos jornalões e nas emissoras de tevê.

    Pagot deixou o governo em julho de 2011 em decorrência de denúncias contra o Ministério dos Transportes. Uma matéria da Veja foi o estopim da crise e da exoneração. O ex-diretor do Dnit foi acusado de superfaturar obras e receber propinas. “Foi um episódio amargo na minha vida. Sentia-me um morto vivo, um fantasma. Quando começo a me reestabelecer, tive a brutal notícia que um contraventor e um agente de uma empresa seriam os responsáveis pela reportagem que gerou o afastamento e posteriormente a exoneração”.

  3. quero ver o serra chegando em terceiro ou quarto o povo tem que mostrar a esse senhor sem palavra que não é besta pois só a palavra já se deve respeitar quando mais um documento feito em cartorio se fosse ele pediria pra sair a vergonha seria menor

  4. Não acredito que a campanha do mano russo irá bem até o final. Basta que um concorrente mostre a dificuldade desse partido em montar o secretariado sem fazer coligação com outro partido. E quem será esse partido, senão aquele cujo candidato está “com a validade vencida”.
    Isso pode ser feito até pelo partido do candidato “empacado”.

  5. Caro Kotscho,
    O que o sr Serra está colhendo, nada mais é, e tão somente é, os frutos da Canalhice que fez com Geraldo Alkimin em 2008. “Não se abandona um companheiro ferido na estrada” ja dizia o Paulo Preto.Quem acredita mais nesse cidadão? Atropelou as previas do partido, menosprezou os correligionários, tudo em nome de um ego pessoal. Agora vai sair da sena politica, da forma mais humilhante possível, perdendo pela terceira vez para o LULA. Quanto ao Chalita, foi um projeto precipitado do PMDB, que expôs um bom nome na ora errada. O celso Russumano é uma incógnita, poderá ser uma opção desastrosa, visto que, um político que em tão pouco tempo, já saltitou por tantos partidos, não merece tanta confiança, além do mais, sem apoio maciço dos governos Federal e Estadual, dificilmente conseguirá fazer uma administração a altura dos desafios que é São Paulo. O Hadad, indiscutivelmente, pelo perfil, apoio político e experiencia administrativa reúne as melhores condições para resgatar São Paulo.
    Um abraço

  6. Kotscho, kotscho experiente como é e vivido de tantas eleições sabes que não pode cravar nada. A urna é uma caixinha de surpresa. E também a pesquisa indica que o horário do Russomano é o melhor. Interessante.

    Continuo dizendo não subestime a direita, eles não fazem campanha a favor, fazem contra o adversário. Os votos da direita surgem ali na última semana indicando o surgimento, assim me parece com o Serra, assim como foi com a Marina, assim como Serra conseguiu mais votos que o Alckmin quando candidato à presidência.

    O Chalita não sei como ainda não subiu nas pesquisas, ele é muito comentado na zl, nas igrejas assim como Serra.

  7. Fiz a previsão dum segundo turno Russomanno x Haddad à uns três meses atrás.Vejo que está se cumprindo…Confiar em Serra é coisa para mega desavisado e o povo está ficando espertinho… Os índices ainda estão assim em consequência da “mídia marron” ter divulgado por bastante tempo que Russomanno não era candidato, quando o povo entender que de fato é, subirá como um foquete e aí é que só vai dar Russomanno nas cabeças.

  8. Alexandre, Alexandre das 15h12
    O Kotscho pode ter mt experiência, mas eu sei como funciona cabeça de mulher: vai vencer o mais bonito e nesse caso é o Haddad. Bato uma aposta com quiser!

  9. Sei que voce é um torcedor fervoroso de todas as idéias lulistas.Mas,naturalmente,esta disputa não ocorrerá.Ficará entre o Serra e o Russomano!.

  10. Com os violinistas do Titanic Tucano ainda tentando aparentar calma e tranquilidade, os ratos começam a abandonar o navio que faz água por todos os lados…

    Autor: Da Folha de São Paulo
    Candidatos a vereador tentam descolar sua imagem da de Serra
    Aspirantes à Câmara Municipal omitem o nome do tucano em panfletos e não pedem votos a ele.
    Rejeição de Serra e falta de ajuda financeira dos tucanos para despesas de campanha provoca afastamento de aliados

  11. Para quem imaginava que àquele abraço constrangido do Lula no Maluf pra foto tinha afundado o Haddad, agora está vendo que os quase 3 min( do programa eleitoral do PP de Maluf(1,35 a mais para Haddad e 1,35 menos para o Serra) fazem toda a diferença, principalmente para um candidadato desconhecido como é Haddad. Lula tá anos luz na frente de nós em termos de estratégia politica. Também acertou quando trocou Marta por Haddad porque percebeu antes de todo mundo que SP queria mudar, o novo. Abraço

  12. Estou mais aliviado com essa possibilidade,a nossa torcida é de alguem que governa para a cidade para o povo, e não para si mesmo qie é o caso do atual KASSAB postado por SERRA .precisamos de gente nova ,gente que valorisa gente .ou seja são precisa de um prefeito que governa para o povo ,so assim podemos ter uma cidade melhor.

  13. Boa Noite Kotoscho, sou leitor assíduo de seu blog, acompanho diariamente seus comentários político nos programas de televisão, mas quero discordar de sue ponto de vista quando diz que 85% do povo de são paulo terá mudança com Russomano, por enquanto velha amigo, deixe os paulistanos tomar conhecimento da pratica dele no congesso nacional. Eu vivo aqui no RN, nesses cafundor já sei quem é Russoamo, se mor asse e votasse em SP não vo taria nele de jeito nehum. Aguarde!

  14. Serra já deu entrada no cartório da sua certidão de óbito e contratou, também, a funerária para o dia da eleição. Agora estou acreditando no que Serra promete.

  15. O Cerra caiu numa arapuca feita pelo próprio PSDB, em apenas uma pedrada mata o Cerra duas vezes, primeira elimina o Cerra do controle de São Paulo, ao mesmo tempo que tira ele da campanha para presidente, simples, quem não ganha em São Paulo, não vai ganhar o Brasil.

  16. Os marqueterios de Serra estão entre a cruz e a caldeirinha. Terão que antecipar a desconstrução de Russomano, programada que estava, em parceria com o PIG, somente para o 2o Turno pois davam de barbada que Serra lá estaria. Porém, o efeito colateral desta subida vertiginosa de Haddad é que ao tentarem desconstruir Russomano, podem proporcionar à Haddad uma vitória consagradora já no 1o Turno. Difícil a vida do Privata…

  17. “Com os violinistas do Titanic Tucano ainda tentando aparentar calma e tranquilidade . . . . ..” //// Pardalzinho, essa frase vale por tudo que já foi escrito pelos anti-PT’s do Balaio. Pardal, estou sinceramente preocupado com o nosso participante predileto, Luiz Carlos Velho, que não dá notícias desde que Serra liderava com folga as pesquisas em São Paulo. O Johnny, Dum, Álvaro Danton, Alexandre Silva, etc . . . já era esperado que sumissem com mais esse vexame de Serra. Um maravilhoso, Estupendo e ensolarado fim de semana a todos do Balaio. VIVA O BRASIL. VIVA O SOFRIDO E INJUSTIÇADO POVO BRASILEIRO !!!!!! ////// Kotscho, falando sério: alguem realmente acredita que Serra chegou a liderar mesmo essas pesquisas ? “Me engana”

  18. Eu pensava como o Olivero, preferia a “dupla do quibe”, Haddad e Chalita, mas depois que Michel Temer recebeu um filho do Roberto Marinho – não sei qual – e aceitou pressão para proteger o Policarpo Jr. na CPI, pensei duas vezes…

  19. O mapa das urnas na capital paulistana sempre esteve polarizado entre o PT e PSDB e os outro candidatados( Maluf) que representam o viés ante petista conservador. É verdade que Celso Russomano recolhe os votos anti-PT que estavam indo para Serra, assim como colhe votos também petista de Haddad, como afirma o jornalista Ricardo kotscho na sua coluna no R7. Mas, que ninguém se engane: hoje esse reduto conservador paulistano esta pulverizado beneficiando, Russomano que tira mais votos de Serra, que vem minguando. Já Haddad continua sempre onde esteve (como representante petista) vai para o segundo turno, porque não tem rejeição alguma, isto é se tornando uma alternativa real de poder em São Paulo.

  20. Eu penso que o povo associou o psdb ao pinheirinho, usp e cracolândia. Se o serra acusar o Russomano de algum dossiê e mesmo que o eleitor acredite, os votos do Russomano vão para o Chalita ! Mesmo sendo o Chalita do pmdb, partido que não conta com a simpatia da maioria dos paulistanos e, principalmente, sendo amigo do alckmin como ele vem dizendo nas propagandas, Chalita ainda oode contar com a possibilidade de receber alguns votos que o serra eventualmente, dependendo do dossiê ou da bolinha de papel, pode tirar do Russomano.

  21. Não se preocupe com o Velho, amigo VH… Ele deve estar pendurado na saia de algum Ministro do STF tão comovido e emocionado deve estar com o “julgamento” do “Mensalão”. Ou então, deve estar em alguma UTI, tentado recuperar-se das últimas pesquisas em SP. Acho que esta semana teremos notícias… Abraços e um ótimo domingo a todos.

  22. Este sr. Serra não tem a menor sensibilidade com até ele próprio. Será que ainda não percebeu que o povo o odeia? Prova disto é a sua altíssima rejeição que já chega quase aos 50%, incrível é o recordista na história politica no Brasil, até mais que o Maluf. Acho que ele, como já está mesmo perdido, assim penssam seu asseclas de partido é que deve ser atirado ao rio como boi de piranha para os demais passarem. Não aprovo seus métodos de concorrer a uma eleição mas tenho até dó dele justamente pela coragem em enfrentar, no fim da sua vida a um vexame deste que experimentará nesta eleição para prefeito. O danado nem para segundo turno ficará e não me admirará se ele não ficar até atraz de outra “coisa” como a Soninha do PPS. Sr. Serra´, está na hora do Sr. admitir que está no fim da linha na sua desastrosa vida politica mas tenha palo menos um pouco de amor próprio; não se esponha a tanto, porque verás que nem para vereador, o sr. serve mais e isto não diminuindo a importancia do cargo. Nem para síndico o senhor ganha mais votos. Ligue seu “Sitocômetro” e recolha-se ao lugar que lhe é devido, chega de humilhações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *