A apenas 70 dias da eleição, cenário é desanimador

A apenas 70 dias da eleição, cenário é desanimador

Apareceram esta semana as primeiras bandeiras de candidatos nos cruzamentos, alguns carros já circulam com adesivos, mas não encontro ninguém animado a discutir os rumos da campanha eleitoral em São Paulo.

A apenas 70 dias da abertura das urnas, o eleitorado ignora solenemente os candidatos, e não é para menos. Quais são, afinal, os temas em debate que possam animar a disputa na maior cidade do país?

A campanha deste ano é tão pobre de ideias que, no mesmo final de semana, três dos principais candidatos (Chalita, Haddad e Serra) tiveram a mesma: sairam pelas ruas para passear de bicicleta, devididamente fantasiados de ciclistas, com capacete e tudo. E daí?

Vale tudo por uma fotinha no jornal: vestir quimono, desequilibrar-se num skate, visitar igrejas e feiras, andar de ônibus e trem, carregar criancinhas no colo _ tudo o que os candidatos não costumam fazer em outras épocas.

Parece que todos sofrem da síndrome de Cesar Maia, aquele folclórico ex-prefeito do Rio de Janeiro, agora candidato a vereador, que entrava até em açougue para comprar sorvete e fazia qualquer coisa para aparecer.

Já acompanhei dezenas de campanhas na vida, antes e depois do período militar, quando não havia eleições diretas para as prefeituras das capitais, e nunca vi um cenário tão desanimador, cada vez mais gente dizendo que não vai votar em ninguèm. Ou que tanto faz, ganhe quem ganhar, não vai mudar nada mesmo.

Como sou um sem-carro, ando muito a pé e de táxi pela cidade, o que me faz puxar conversa com todo tipo de gente. Desta vez, nem a velha rixa entre tucanos e petistas é capaz de despertar o interesse dos eleitores, uns e outros sem vontade de defender seus candidatos, que não empolgam ninguém.

De um lado, Serra já foi candidato tantas vezes que não chega a ser uma novidade. Com o seu tradicional uniforme de campanha, camisa azul clara de mangas arregaçadas e calça beje, já não inspira confiança nem nos tucanos, com seu hábito de não concluir os mandatos.

De outro, o petista Fernando Haddad, lançado como “o novo homem para um novo tempo”, ainda é desconhecido por metade da população. E a outra metade, incluindo os petistas, não descobriu ainda a que veio, quais são as suas bandeiras, o que pretende fazer se for eleito.

Foi neste vazio de propostas e falta de carisma dos candidatos dos dois maiores partidos da cidade que correu por fora e cresceu o nome de Celso Russomanno, do PRB, com sua campanha de uma nota só, prometendo levar a defesa do consumidor para dentro do serviço público.

Desde o começo de julho, os partidos estão autorizados pela Justiça Eleitoral a fazer propaganda, levar as suas campanhas para as ruas, mas não parecem muito interessados nisso.

Todos só estão esperando o dia 21 de agosto quando começa oficialmente o horário gratuito no rádio e na televisão, o período de 45 dias de propaganda em que cada um fala o que quer.

Serra e Haddad levam vantagem neste quesito, com quase oito minutos diários para cada um, enquanto a coligação PRB-PTB de Russomano tem apenas dois minutos e alguns segundos. É preciso tomar cuidado: dependendo do que você tem ou não tem para falar, o tempo pode ajudar ou atrapalhar.

Será que até lá os marqueteiros que comandam as campanhas conseguirão criar alguma proposta realmente nova e viável _ qualquer uma _ para melhorar a vida na cidade, que não seja só mais um factóide para um poder falar mal do outro?

 

26 thoughts on “A apenas 70 dias da eleição, cenário é desanimador

  1. São Paulo, caro Kotscho, assim como a maioria dos municípios do Brasil prescindem de gerentões e sabidões. S.Paulo, principalmente, só precisa não ser atrapalhado, pois a máquina, lubrificadinha, não sai da linha. Pode até não avançar ,mas não sai dos trilhos. Aí tanto faz ser o Zé, O Mané, o Chico ou o Francisco. É por isso que o PT move Rios e montanhas para abocanhar esta maravilha dos Trópicos que, sozinha, arrecada 1/4 do total da União.

  2. kotscho, como não desanimar quando um político imprestável como José Serra, apesar da quebra de palavra, abandono de mandatos, das privatarias tucanas, baixarias em campanhas, etc . . . . ainda detem 30 % das intenções de voto ? Como entusiasmar-se quando Serra invade redações exigindo do PIG retaliação a Maluf pelo apoio a Haddad, quando qualquer candidato deveria, isto sim, pedir a Deus e implorar ao diabo pra que Maluf não lhe manifeste apoio ? Como eleitor paulista e paulistano fico indignado quando meu grande amigo de Balaio, Everaldo, “esculaxa” o eleitorado de nosso estado, mas tenho que lhe dar razão. Só mesmo aqui, estrupícios como Paulo Maluf, Gilberto Kassab, José Serra, Geraldo Alckmin, etc . . . são levados a sério vitaliciamente e têm poder para que seu apoio influencie o resultado de uma eleição. E durma com um barulho desses !!!!!!

  3. Caro Kotscho
    As propostas de mudança para a cidade do candidato Fernando Haddad são claras !!! A principal é trazer para São Paulo a parceria com os programas do Governo Federal que tanto sucesso faz nas cidades onde ocorreram e que foram boicotados ou impedidos durante os oito anos da dupla Serra / Kassab. Em São Paulo por pura birra política nenhuma dessas parcerias foi praticada daí o desastre social que aqui ocorre. Além disso assim que começar a televisão o povo verá o que propõe Fernando Haddad como novidade para a maior capital do país. Garanto que todos se surpreenderão !!!
    Quanto ao candidato Russomano, além desta conhecida e batida “defesa de consumidor” ( duvido que enfrente o mercado !!! ) temos que lembrar ao menos de duas propostas suas quando ele era deputado federal:
    1- Russomono apresentou projeto de lei para a “castração química” de SUSPEITOS de estupro !!!
    2- Russomano apresentou projeto de lei de aumento da pena para quem OFENDESSE POLÍTICOS com mandatos !!!
    Já em relação ao Serra…. Nada de novo, é a mesma calça, a mesma camisa, o mesmo ódio e o ressentimento.
    O PSDB precisa receber URGENTE uma ordem de despejo do Brasil por inadimplência moral e política !!!

    Em tempo: Ah !!! Tem o Chalita !!!…. Tem o Chalita ???

  4. não sou paulista nem paulistano, vejo de longe, são paulo parou mo tempo, por birra de seus governantes com o governo federal, demotucanos ja cansaram, é hora de mudança e renovação no modo de governar.

  5. Creio que aqui em SP, toda classe política está em total descrédito. Todas as denuncias que tomam conta da mídia só faz com que grande parte da população se decepcione e se desanime com tudo que cerca o Poder Público. Os problemas da cidade não podem ser resolvidos em 1 ou 2 mandatos. Precisam de pelo menos 15 anos. A ladainha vai continuar a mesma. Serra com o mesmo discurso, mentiroso, cansativo. Haddad (leia-se Lula), com sua falta de carisma, posando junto com Maluf, prometendo mundos e fundos pra ganhar e botar a mão no cofre ( o Maluf conhece bem os caminhos) e conseguir se reeleger no 2o mandato. Russomano com sua falta de carisma e suas propostas vazias e o Chalita representando o grande partido aliado do PT na esfera federal. Num quadro como esse o eleitor da capital tem que estar desanimado mesmo. Voto nulo deve alcançar índices históricos nessa eleição.

  6. Sabia, agora o Russomano,segundo os petistas, vai virar um direita radical, vai ser pior que kassab. Bastou aparecer o “novo” diferente do petista, para que os ataques chegasse rápido. É a mesma turma que humilhou a senadora, que humilhou João da Costa, que diz que vai mover a multidão para defender os acusados do mensalão, os mesmos que ignoraram a militância etc.
    Candidato que vive na rabeira do lula, não tem proposta a não ser as mesmas que os outros tem.
    Vamos ver se nada mudar e Serra e Russomano forem para o segundo turno, se o discurso do lula e do pt para 2014 sera o do novo para o estado numa disputa com Alckimin e Kassab. já se fala no Luiz Marinho , ou então no eterno progressão continua Mercadante, só esse o discurso dele.
    Desde o novo para o governo do estado se chama Marta, a única petista que conhece a cidade e o Estado.
    Para o Haddad e Serra, tá russo ,mano.

  7. Ricardo…cheguei em casa, tomei um banho, liguei o computador, li o seu pôste, e saí para fumar um cigarrinho em meu fumódromo particular ( a féla da mãe de minha mulher, terrorista, delimitou um pequeno espaço de nossa varanda como o único lugar onde posso fumar em paz ).Olhando a bela lua que cresce, me veio a idéia…poluição, a poluição além de outros males, torna os eleitores abestalhados, azumbizados, só isto explica o que acontece com os eleitores paulistas, para, elevarem figuras como Serra, Kassab, Maluf, Pita, Jânio Quadros, etc e o escambau.
    Talvez mudando o dia da eleição para 5 de fevereiro, mês menos poluido, consigam ver mais a frente, e. pela sugestão. me homenejariam ( é assim mesmo que se escreve ? ) pois neste dia eu nasci.
    Parece brincadeira, mas…só há esta justificativa para que um estado deste tenha tanta gente besta, né não ???

  8. Discordo, Kotscho… O cenário está desanimador para Serra e os tucanos que acharam, sabe lá Deus por que, que dariam um passeio. É assustador o nível de rejeição à Serra que, perdido, agora deu para culpar os Blogs pela sua provável derrota. Um triste fim para um medíocre político.

  9. “S.Paulo, principalmente, só precisa não ser atrapalhado, pois a máquina, lubrificadinha, não sai da linha”

    O Velho faz parte da folha de pagamento do PSDB? Porque só sendo muito imbecil, ou muito corrupto, para fazer um comentários desses. Como diz o VH, durma-se com um barulho desses…

  10. Luiz Carlos Velho disse : “S.Paulo, principalmente, só precisa não ser atrapalhado, pois a máquina, lubrificadinha, não sai da linha. Pode até não avançar ,mas não sai dos trilhos.” /// Luiz Carlos Velho, a única máquina azeitadinha que restou em São Paulo foi a da corrupção, com suas peças muito bem ajustadas e sincronizadas nos quatro poderes, Executivo/Legislativo/Judiciário/PIG. Essa máquina genuinamente demotucana joga por música, como o Barcelona de Messi, quando entra em campo pra abafar as centenas de denúncias de corrupção (Controlar, Rodoanel, Metrô, Mensalão das Emendas de Alckmin, Privatarias, etc . . .) e só um alienado, analfabeto de pai e mãe, pra ignorar o caos do transito e do transporte público em nossa capital e a escalada da violência e inseguranca em nosso estado. ACORDA, Luiz Carlos Velho !!!! Ou durma com um barulho desses !!!!!

  11. Caro Enio Barroso Filho. Parceria com os programas do governo federal. Que programas do governo federal? O governo federal não tem programas nenhum. As estradas federais estão esburacadas.Os portos brasileiros nâos suportam um crescimento vigoroso do país. As ferrovias são antigas e cheias de curvas e subidas que não permitem velocidades aos trens. Os aeroportos o governo entregou para as empresas privadas para que façam investimentos para melhorar. Nada do governo federal sai do papel. O estado de São Paulo melhorou muito nos ultimos anos. as estradas de são Paulo são as melhores do país. Os trens de São Paulo que a alguns anos andavam com as portas abertas e apinhadas degente. gentes dependuradas nas janelas, engates e tetos. Morria gente quase todo dia eletrocutadas ou que caiam linha do trem. Hoje temos trens novos, com ar condicionados com intervalos de 5 minutos. aos trens são ainda mais modernos do que os do metrô. Os eleitores paulistas sabem muito bem escolher os seus administradores. Não vão entregar a administração do estado nas mãos de aventureiros.

  12. 70 dias para a eleição. Qual é a infomação que o legislativo e o judiciário está prestando à sociedade sobre a aplicação da Lei Ficha Limpa? Qual e o meio de comunicação que está prestando esse serviço dando a devida importância assunto de real interesse público? Essa lei veio para ser discutida, somente isso e vamos continuar empurrando-a com a barriga? Como está funcionando as apurações para provar a inidoneidade à se impugnar a candidatura dos desnestos? Uma vez provada a desonestidade vai poder candidatar-se nvamete? Quando? De nada disso o povo é informado e depois virá aquela ”ladainha”, fica para a próxima e tudo continua como dantes no quartel de arantes.

  13. Nós os Não Votantes estamos no caminho certo. Primeiro em lançar a TEORIA dos (3N’s&3P’s) que é você não depender de NADA, NADICA de NADA deste PODER PÚBLICO PODRE. Segundo por que hoje somos uma realidade anunciada pelo próprio TSE – SOMOS 37 MILHÕES DE NÃO VOTANTES entre VOTOS BRANCO/NULOS/ABSTENÇÕES e nestas eleições a tendencia é que esses números aumentem passando dos 40 milhões! Dar pra votar neste fdp’s denominação nossa para os – FAMIGERADOS PELO DINHEIRO PÚBLICOS! visitem o endereço: http://naovotantes.blogspot.com.br/2012/06/teoria-dos-3ns3ps.html, nós os Não Votantes não mais nem que a ‘VACA TUSSA” enquanto não houver uma REFORMA POLÍTICA GERAL E IRRESTRITA NOS MOLDES MAIS OU MENOS como mostra neste vídeo: vhttp://www.youtube.com/watch?v=xHvqAZ71ahEeja. Nossa orientação é: NEM VOTOS NULOS E NEM VOTOS BRANCOS: ABSTENHAM-SE! Só assim terás um comprovante para comprovar que és um NÃO VOTANTES! Onde posteriormente irás precisar deste comprovante para participar desta TEORIA, AVANTE BRASIL, FORA CORRUPTOS DE UMA FIGA!

  14. ”Victor Hugo – 27/07/2012 – 21h29
    Mr. Chance (Muito Além do Jardim…) – 27/07/2012 – 20h57”
    Neo Malufistas estão com unhas e dentes afiados. Eram petistas, agora, levam para o Malufismo suas técnicas difamatórias, nas quais,convenhamos, são exímios na arte. Pois é Malufistas recém convertidos. Não se desesperem com os números ,há muito caminho ainda pela frente e, como se sabe, o novo e poderoso Malufista, o Lula, poderá reverter este quadro a favor de vocês e, até mesmo levar a uma vitória nas urnas. Mas, lembrem-se; será uma vitória com sabor amargo de derrota (UMA VITÓRIA DE PIRRO),pois, além de dividir com o Maluf, ainda assim, levarão a pecha eterna da virada de casaca que, assim como o mensalão, não há paralelos históricos ,pois será um evento único, exclusivo e inigualável do petismo.

  15. 6%, 7%, 6% 7% e o homem não sai disso, e o Serra esta com trinta de rejeição esse é o papo ridículo deles.
    E o Serra tem trinta por cento de rejeição, tudo bem mas o do ENEM não sai dos 6% 7% 6% 7%.
    TCHAM TCHAM TCHAM TCHAM… e o desespero começou, e até parece que o barbudo vai dar jeito, vai falar oque no horario gratuito? oque? que fez aliança com Maluf porque o Kassab não quiz?
    É como diz nosso amigo Alexandre Silva tá RUSSO-MANO

  16. J Leite, está claro que voce conhece sobre tudo que falou, especialmente sobre os trens de São Paulo, através de reportagens da Veja e Globo. Eu os conheço porque sou usuário e posso garantir que voce disse um monte de baboseiras e como ninguem é obrigado a acreditar em mim ou você, sugiro que confiram suas verdades tentando embarcar nessas maravilhas descritas por voce, com ar condicionado e intervalos de 5 minutos, em horários de pico, ou que os filme chegando as estações a cada 5 minutos nos horários de menor movimento. Depois tente embarcar na estação Sé (ou em qualquer outra que escolher) do Metrô pela manhã ou as 18 horas. E vou te dar um desconto: não vou lembrar que esse sistema apresenta 2 falhas por semana, segundo a Folha de São Paulo. J Leite, vá ver se estamos na esquina, viajo de carro pela Fernão Dias e pelos complexos Anhanguera/Bandeirantes e Anchieta/Imigrantes e não vejo nenhum motivo para o pedágio extorsivos do Alckmin custar 20 vezes, eu disse VINTE VEZES. mais que os do governo Federal ou de outros estados como o Rio Grande do Sul, por exemplo. J Leite, é muito comodo e confortável ficar analisando o Brasil refestelado na poltrona reclinável da sala, trajando um confortável pijama de flanela, lendo a Veja e assistindo a Globo. Bote a cara fora da janela, J Leite !!!!! Mas fique atento aos estampidos, pois a insegurança em São Paulo chegou a indices alarmantes e a polícia de Alckmin colocou barreiras e barricadas em frente aos quartéis e postos policiais pra se proteger dos bandidos. E nós, J Leite ???!!!!!!!! Tenha um bom dia e um exelente fim de semana. Voce e todos do Balaio.

  17. O ELEITOR BRSILEIRO, A MUITOS ANOS PERDEU A MOTIVAÇÃO PARA VOTAR ,SE É QUE TEVE ALGUM DIA. EU JA VOTO NULO JA FAZ ALGUMAS ELEIÇÃO,E ACHO QUE ESSE PODE SER O CAMINHO PARA MUDAR O SISTEMA POLITICO BRASILEIRO.O POVO TEM QUE ANULAR O VOTO, SÓ ASSIM SERIA FORÇADO MUDAR ESSA VEGONHA NACIONAL, QUE É ESSA POLITIICA BRASILEIRA. NÃO ESPEREM NADA DESSA NEM DAS OUTRAS QUE VIRÃO.COM CERTEZA VAI CONTINUAR COMO SEMPRE ESTEVE UMA PORCARIA.

  18. J LEITE, MOSTRA QUE VC VOTA NO PSDB QUE É OUTRO PARTIDO PORCARIA TAMBEM, COMO É O PT/PMDB/PDT/PPS/DEM/ETC NENHUM PARTIDO BRASILEIRO TEM IDEOLOGIA,SÃO UM AGLOMERADOS DE PESSOAS DEFENDEDOS SEU INTERESES PESSOAIS
    E SE LIXANDO PARA O POVO. ME ADMIRA AINDA TER GENTE NO BRASIL, QUE DEFENDE PARTIDOS E POLITICOS.

  19. “Tadinho” do Luiz Carlos Velho !!!! Não se conforma com o apoio de Maluf a Haddad. Velho, esse apoio já está valendo a pena só por ter deixado voce e o Serra nesta pindaíba que dá dó. Tá feia a coisa pro seu lado. Depois de Collor e Sarney, foi a vez de seu outro ídolo, o Maluf, bandear-se pro PT. O Maluf agora é petista, pra desespero do Velho. E pode negar o quanto quiser, pois só a/o Tomires vai acreditar mesmo !!!!!

  20. …pelas expressões de desespero que já se começa ver nos blogs, por parte dos coitados dos tucnopatas, tudo indica que vai dar Haddad no primeiro turno.
    Começaram a desqualificar o desqualificado do Russomanno,…e agora? Para quem irão os seus votos ???
    Pelo ânimo do J. Leite, e dos mumáticos assumidos, a coisa tá ficando preta.
    -Este pessoal gosta de sofrer,…por isto, no fundo mesmo, adoram LULA, por os fazer sofrerem tanto, né não Vítor Hugo ???

  21. Vitor Hugo. Eu falo o que eu tenho conhecimento. Uso os trens sim senhor. Os trens novos são com ar condicionados, silenciosos, limpos e com intervalos muito curtos, mesmo fora dos horarios de pico. Usei muito os trens japoneses que andavam com as portas aberta apinhadas de pasageiros nas janelas, nos engates e noteto. Morria gente quase todos os dias eletrocutadas e que caiam sobre a linha. Hoje o transporte ferroviario é um paraiso comparado com os trens de alguns anos passado. Viajo muito pelas estradas de São Paulo e do Brasil. Em São Paulo os pedagios são caro mas. As estradas são boas, mesmo as não pedagiadas. Se o carro quebra rapidamente o guincho chega com mecanicos. Se não conseguem consertar o carro levam até a oficina mais proxima gratuitamente. Tem médicos e dentista que atendem os motoristas de graça. Ja as estradas federais, mesmo as pedagiadas deixam muito a desejar. Bom fim de semana

  22. Victor é o Tomires, mas eu acho que voce esta com ciume por eu ter acreditado no velho, pois não fique com ciumes não,(eu tenho ações na bolsa de valores) se liga rapaz, a sua opinião é aceita ainda onde tem cartão bolsa familia, onde as pessoas simples e necessitadas ainda acreditam em tipos como voce Collor, Sarney, Maluf e tantos que agora prestam.(AGORA PRESTAM)

  23. “DESANIMADOR?”
    Está uma *DEPRÊ so*:cruz credo….
    “Agora RICARDO *eu* sei a que veiu,a que vem e aos que virão..todos que entram na política…*ELES* vieram e vão vir *se locupletar*.
    Calma aí…não é somente de dinheiro,*eles* se locupletam de prestígio,de jeitinhos,favores e por aí em diante…
    “Volta a dizer *a safra para prefeito,so não está pior por falta de espaço”.

  24. Caro Kotscho, não é que o Serra “não empolgue os tucanos” como voce diz…é claro que muita gente queria as prévias, e isso seria uma renovação e uma “oxigenação” no partido, Serra não queria ser candidato, foi pressionado pela hipótese de perder para o PT com um candidato que iria largar entre 3 e 6% dos votos. (caso de Andrea Matarazzo e Bruno Covas respectivamente os dois com mais chances nas prévias).Eu acho que até daria pra ganhar do Haddad aqui na Capital com um desses 2 nomes, só que o governador Alckmin teria que se “esforçar” muito mais pra não deixar PP e PTB “escaparem”, e se fosse o Matarazzo(que era o favorito nas prévias) ele não se “esforçaria”, como não se “esforçou” com a candidatura Serra, só que o Serra já larga com 30% o que já é suficiente para o PSDB estar no segundo turno, Serra ainda sobe uns 2 a 4 pontos até o final na minha opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *