A volta de Lula e as rejeições de Serra e Kassab

A volta de Lula e as rejeições de Serra e Kassab

Os candidatos dos dois maiores partidos de São Paulo, José Serra, do PSDB, e Fernando Haddad, do PT, vivem momentos bem distintos nesta etapa decisiva da campanha eleitoral.

Uma leitura mais cuidadosa mostra que as pesquisas do Datafolha publicadas neste final de semana só trouxeram números negativos para a campanha de Serra.

Empacado, desde que lançou sua candidatura, nos 30% de intenções de voto, o tucano viu Celso Russomanno, do PRB, subir para 26%, registrando o primeiro empate técnico.

Pior para Serra foi o seu índice de rejeição chegar a 37%, o maior já aferido pelo Datafolha nesta eleição, aos quais devem ser somados os péssimos números obtidos pelo seu principal aliado, Gilberto Kassab, do PSD, na avaliação dos prefeitos.

Kassab foi reprovado na pesquisa, com nota 4,4, a mais baixa entre os prefeitos das principais capitais do país. O seu índice de ruim e péssimo alcançou 39%, dois pontos a mais do que a rejeição de Serra. Estes números explicam porque 72% dos eleitores paulistanos declararam que não votarão em candidato apoiado pelo prefeito Gilberto Kassab.

Resta saber quem puxa quem para baixo e quem faz subir a rejeição, já que a propaganda tucana quer focar na continuidade da administração Serra-Kassab, iniciada em 2005.

Estacionado nos 7% de intenção de votos e com 12% de rejeição, o petista Fernando Haddad teve finalmente uma boa notícia nesta segunda-feira: a volta ao jogo do seu principal cabo eleitoral, o ex-presidente Lula, depois de tirar duas semanas de férias para se recuperar das sequelas deixadas pelo tratamento contra o câncer na laringe.

Lula ainda vai fazer novos exames no próximo dia 6 e, só depois disso, se for liberado pelos médicos, poderá se engajar de vez na campanha de Haddad, o principal trunfo do PT para tornar seu candidato mais conhecido da população.

Embora sua candidatura tenha sido lançada por Lula no segundo semestre do ano passado, 45% dos eleitores paulistanos ainda não sabem quem é Haddad e nem ligam seu nome ao PT, ao ex-presidente e à presidente Dilma Rousseff, que ainda não entraram na campanha.

Foi exatamente em razão deste desconhecimento que Russomanno cresceu como o principal candidato anti-Serra. Os números da pesquisa mostram que 27% dos petistas declararam voto no candidato do PRB, enquanto apenas 15% identificaram Haddad com o partido.

De olho neste indicador, José Serra já propôs um pacto de não agressão com Russomanno em reunião promovida no apartamento de Gilberto Kassab, com a participação de Marcos Pereira, presidente nacional do PRB, segundo matéria publicada hoje pelo “Estadão”.

Para os tucanos, o papel de Russomanno é importante neste momento para segurar o crescimento de Haddad _ previsto por todos os partidos quando a campanha começar para valer _, já que ele navega bem no eleitorado petista.

O problema é saber o que o candidato da coligação PRB-PTB ganharia com este chamado pacto de não agressão, se ele é o candidato que até agora melhor conseguiu encarnar a oposição à dupla Serra-Kassab.

Se o bom senso recomenda que Serra esconda Kassab na campanha, como fez com Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 2002, de outro lado Fernando Haddad também tem probemas na área dos apoios que só tiram votos: segundo o Datafolha, 77% dos eleitores declararam que não votam em candidato apoiado por Paulo Maluf, o novo queridinho do PT.

Numa campanha em que os marqueteiros tomaram o lugar das lideranças políticas, os valorizados publicitários tucanos e petistas devem estar quebrando a cabeça para ver como poderão reverter os números do Datafolha nos dois meses e pouco que faltam para as eleições.

Uma coisa é certa: não será apenas com o slogan do “homem novo” que o PT conseguirá dar uma cara à candidatura de Fernando Haddad, nem é fazendo seu candidato andar de bicicleta e quase cair de um skate que os tucanos diminuirão a rejeição a José Serra.

O que as pesquisas também deixam evidente é que Lula não faz falta só na campanha do PT em São Paulo, mas em todo o país. Nas principais capitais pesquisadas, o PT só lidera no Recife.

Como a presidente Dilma Rousseff já anunciou que não pretende se envolver na campanha eleitoral, com exceção de algumas incursões em São Paulo e Belo Horizonte, mais do que nunca o PT depende da saúde do ex-presidente Lula.

Veja mais:

+ Acompanhe a cobertura dos Jogos Olímpicos
+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!

+ Curta o R7 no Facebook

+ Siga o R7 no Twitter

+ Todos os blogs do R7

 

 

 

 

 

 

 

 

27 thoughts on “A volta de Lula e as rejeições de Serra e Kassab

  1. É claríssimo que a única salvação para Serra nesta eleição é ir a um 2o Turno contra Russomano e não por acaso seus marqueteiros estão reunidos com o próprio para estabelecer um pacto de não agressão. Russomano só cai nessa se for muito otário pois ele é o adversário dos sonhos de Serra que, com a ajuda fiel da imprensa paulistana, imediatamente exporá Russomano ao que ele de fato é, ou seja, uma piada, e de mau gosto. Contam também com a ajuda sempre pontual do Datafolha e do Ibope que tentarão levar os dois, empatados tecnicamente até as semanas que antedecerão o pleito, visando bloquear a ascenção de Haddad. A má notícia é que grande parte dos eleitores paulistanos se diz sensível ao apoio de Lula que, tudo indica, voltará com tudo a partir do Horário Eleitoral Gratuito. A chance de nos livrarmos deste câncer chamado José Serra de uma vez por todas, é grande. Oremos, irmãos…

  2. Imagina se o blogueiro é PT e contra o PSDB. Ninguém percebe como as matéias são sempre tendenciosas a depreciar os tucanos e elevar os petistas.

  3. Kotscho menos, por favor menos.
    Pô só aparece matéria a favor do zé bonitinho e contra o zé do caixão?
    Menos né kotscho pô.
    Se liga.
    Calma que o mensalão será julgado este mes, aí é que eu quero ver.

  4. Mesmo sendo simpatizante com Lula, nos tempos não muito remotos, tenho a dizer o seguinte: Lula, se for para trazer consigo o @+faz (Maluff), não precisa voltar, fique onde está que calado voce já está errado.

  5. O sr.deveria ser menos tendencioso na materia, pois esta muito claro a sua preferencia de candidato do PT.
    Por gentileza pelo menos tente disfarçar a sua preferencia politica.

  6. O Haddad tem baixa rejeição porque é ignorado pelos eleitores. Conhecido ele é. Assim como o Chalita e o Russomano. Na minha opinião, candidato que eu não votaria de jeito nenhum é o Russomano. O politico que tem coragem de fazer campanha a favor da volta das sacolinhas plasticas nos supermercados não merece o voto do eleitor que quer o planeta Terra despoluido. O Russomano venceu essa batalha. As sacolinhas voltaram mas. Eu continuo levando sacolas de tecido de algodão. quando vou fazer compras. Parece pouco mas. Se um milhão de pessoas fizerem como eu e levarmos em consideração de que cada criente leva no minimo 5 sacolinhas para casa quando faazem compras, são 5 milhões de sacolinhas que deixam de ir para os lixões.

  7. O KOTSCHO, CHEGA A SER REPUGNANTE VER ESTA FOTO DO LULA COM O MALUF. PÔ CARA, VOCE ESTÁ CEGO. AONDE VOCE QUER CHEGAR COM ISSO, VOCE SEMPRE FOI DIGNO NO SEU TRABALHO, TODOS TE ADMIRAVAM. ESPERO QUE VOCE ACORDE. ABRAÇOS.

  8. Impressionante a midia petista, dos ditos independentes, todos são à favor do Haddad e vê no Russomano um cara da direita, como já li em blogs petistas. Isso tudo é medo. Eu faço do s27% dos petistas que votarão no Russomano.1- Em SP sou “Martista” e pelo que lula fez com ela já merece um voto de protesto. 2- Haddad não apresentou nada, a rejeição do Kassab é um tiro no pé não só do Serra como no de Lula e Haddad que queriam o Kassab, e agora? Qual discurso usará o Haddad?
    Em 2008 a campanha de Marta bateu na tecla que Kassab seria um Celso Pitta e olha ai, a senadora avisou sobre Maluf, avisou sobre a aliança com Kassab e olha aí.Vidente?: Não, conhecedora da cidade, do povo paulistano que lula humilhou.
    Pode se puxar bajular o Haddad, mas que a saída da Marta tirou votos do haddad tirou, que a saida do netinho tirou votos do Haddad tirou e não é porque não o conhecem não.
    Mas oras não é o PT que propaga que a sigla por si só tem 30% e como seja qual for o candidato ele não faz essa pontuação? Me lembro muito bem da campanha 2008 da Marta em que foi avisada que de boatos estavam tirando votos dela na periferia por querer acabar com as creches conveniadas, a campanha achou que não era nada. Só foi falar de boatos no último debate. Lembro de 2010 quando menosprezavam Marina Silva e ela surgiu como terceira via. E agora fazem o mesmo com Russomano.
    E outra coisa Kotscho, os candidatos de lula não estão bem não é porque ele não esta presente não, e sim porque ele abusou do autoritarismo, do desrespeito, por ignorar a militância, por passar por cima de companheiros essa é a verdade. Tomara que a militância dê a resposta nas urnas pela falta de respeito como foi e esta sendo tratada.

  9. …é isto Ricardo…o Russomano esta apenas “ocupando o vácuo”, e ele sabe disto.
    O Maluf é a nossa grande “arma”. Qualquer bom candidato para vencer eleições em São Paulo tem que ter algo de “ruim” perto dele…é ou num é ???

  10. O Sr.Haddad realmente tem um índice de rejeição baixo pelo o eleitorado,agora conhecido *ELE É*,”por ter sido um péssimo Ministro da Educação,até agora não consigo entender o alto investimento que o Sr.LULA apostou nele.
    “Tenho a impressão” que desta vêz o *MIDAS DO AGRESTE* não vai fazer virar *ouro o Sr.HADDAD,mas enfim…milagres acontecem.
    “EU” particularmente acho que a *safra de candidatos a Prefeito está péssima*,não consigo me imaginar votando em nenhum deles.CRUZES!…

  11. Muita gente diz que ninguém tira a vitória do Serra em outubro. Eu ainda acho que poderemos ter surpresas. A grande questão é que não temos um candidato que possa de fato rivalizar e derrotar o tucano, que está de olho é em disputar a eleição presidencial em 2014. Eu, particularmente, faço qualquer coisa para não ver o Serra vitorioso. Aceito até o Russomano. Kassab foi o pior prefeito da história de SP. Para derrotar o Serra é preciso colar o Kassab nele. O que não é absurdo, uma vez que ambos são íntimos e partilham dos mesmos ideais.

  12. “”EU” particularmente acho que a *safra de candidatos a Prefeito está péssima*,não consigo me imaginar votando em nenhum deles.CRUZES!…”

    Para a Edna,2 das 22:10. Difícil não acreditar que você não votará no Serra. É a cara dele…

  13. Sem dúvida que o pior adversário para o Serra é o Russomano. E sem dúvida que o pior adversário para Haddad é o Russomano. Ele ganha fácil dos dois num segundo turno.

  14. Gostei da análise, mas não acredito que o papel do Lula será tão determinante assim. A aliança com o PP, da forma como foi feita, pode ter sido verdadeiramente terrível para a candidatura do Haddad. Ainda acredito que o cenário aqui em São Paulo, assim como em Belo Horizonte, está indefinido, e só poderemos tirar conclusões, após o início do horário gratuito e quando os partidos entrarem na disputa pra valer (e isso significa, muitas vezes, jogar sujo), após os debates eleitorais. Acredito ainda que o Chalita irá crescer e Russomano cair. Mas uma análise cuidadosa, no máximo pode indicar tendências. Poderemos fazer análises consistentes, a partir da metade do mês de agosto – acredito que já teremos uma linha mais definida.

  15. Mr Chance, a Edna 2 é o Luiz Carlos Velho de saias. Mas vou aproveitar pra lançar um desafio aos participantes do Balaio: alguem consegue apontar maior atestado de burrice que votar no Serra (não vale responder “votar no Alckmin”) ? E durma com um barulho desses !!!!!!

  16. Não voto em S.Paulo. Aliás, assim como minha filha, não voto em lugar nenhum. Mas, se votasse em S.Paulo, ideologicamente estaria ”inclinado” à votar na dupla sensacional; HADADDE X MALUF. Agora, não entendo os petebas reacionários votando nesta chapa capitalista, reacionária, ultraliberal e antipetista. Sim, antipetista, pois ‘ejetaram” a candidatura natural da Marta. Não, ao contrário do militante, não durmo com um barulho desse.

  17. “Acredite meu amigo virtual:MISTER CHANCE(MUITO ALÉM DO JARDIM),estou escrevendo a mais pura *verdade*”.
    Politicamente *EU* tenho verdadeira alergia ao *tio funério*,agora como pessoa,digamos…como ser humano(rsrsrsrs)*eu* não tenho nada contra,nem a favor…muito pelo contrário.
    O único *senão* é que se *eu* encontrá – lo de noite numa rua escura,eu não vou nem conseguir correr de tanto medo dele,o rosto dele me apavora…rsrsrsrsrs

  18. Luiz Carlos Velho, como voce parece sincero ao afirmar que não entende a escolha de Haddad, vou explicar. É muito simples e até um eleitor de Serra e Alckmim conseguirá entender: Marta venceu uma única disputa a um cargo executivo. Vínhamos de duas administrações catastróficas de Maluf e Pitta. Marta venceu e administrou admiravelmente a maior cidade da Sul América, mas cometeu dois erros infantis (taxa do lixo e sua antipatia e intolerância com imbecis da imprensa) que lhe custaram a releição e seriam explorados agora à exaustão pelos adversários. Lula que é muito mais inteligente que voce ou eu preferiu o Haddad que seria imbatível com Erundina de vice. O apoio de Maluf seria a cereja do bolo, pois agrada aos milhões de eleitores QI de ameba (que votam em Serra, Kassab e Alckmin), sem desagradar aos eleitores Petistas, que sabem da importância de derrotar os entreguistas e vendilhões tucanos em São Paulo. Se Lula estava certo, só o futuro dirá, a eleição ainda nem começou, mas concordo com Lula. Acho que Haddad tem mais chances de conquistar votos entre os eleitores tucanos, que parecem escolher seus candidatos usando os dois hemisférios do cérebro: o grosso e o delgado. Entendeu agora, Luiz Carlos Velho ? E durma com um barulho desses !!!!!

  19. O Serra faz qualquer coisa para se manter no poder. Os jornais já informam hoje que ele mandou sua tropa de choque agradar o chefe da campanha do Russomanno para tentar um acordo. Ele tem certeza que é um grande gestor, que tem uma vasta experiência pública e que é melhor entre todos os outros. O Serra é franco favorito como todos dizem, mas me parece que , mesmo eventualmente vitorioso, o caldo dele vai azedar muito. Porque a rejeição a ele é forte, numerosa, poderosa e inconformada com seu retorno. Vão fazer de tudo para tirar todos os mantos que o cobrem.

  20. Fernando Henrique, matou a inflação, Lulla só colheu os frutos do trabalho do mesmo… Lula lembra corruPTos, FHC lembra humildade. Serra vai ganhar em SP, e vocês petistas da imprensa vão ter que engolir! Quem vota em Russomano, é pra tentar escapar do PT e de Serra, mas se tiver que escolher entre um dos 2 vota Serra pra evitar os corruPTos!

  21. Luana, FHC acabou com a inflação, com os empregos, com os salários, com as aposentadorias, com a economia, com a paciência, etc . . . . .

  22. Tem que saber analisar direito sem ser “passional” como muitos aqui, é claro que todo mundo tem um candidato e torce por ele, o meu é o do PSDB, que no caso desta vez é o José Serra, mas enfim, rejeição é assim: 37% dos eleitores não votam no Serra, só que outros 63% poderiam votar.Sobre a gestão do prefeito Kassab é a mesma coisa, ele tem 41% de regular, ou seja o regular quer dizer que o cidadão que foi perguntado acha que ele acertou em algumas coisas e errou em outras e pode votar no candidato da situação ainda mais sabendo que o PT pode ganhar outra vez, e para alguns petistas que comentam aqui a Marta foi a candidata da taxa do lixo, dos túneis inúteis,do aumento dos ambulantes irregulares,dos onibus velhos, das contas da prefeitura arrombadas,e com fila de credores na porta, e olha que ela tinha bem mais verbas porque o Lula era presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *