O efeito Maluf: Haddad cai e Russomanno sobe

O efeito Maluf: Haddad cai e Russomanno sobe

Cai a diferença entre Serra e Russomanno

Como eu já imaginava, a tentativa do ex-presidente Lula de dar uma tacada de mestre , ao levar seu candidato Fernando Haddad para tirar fotos com Paulo Maluf na casa do dito cujo, deu com os burros  n’agua, como se dizia nos tempos antigos em que os dois eram arquiinimigos.

“64% dos petistas rejeitam apoio de Maluf”, confirma a manchete sobre a última pesquisa do Datafolha publicada nesta quarta-feira. No eleitorado em geral, este índice é de 62%. Outro dado preocupante para a campanha do PT: 59% dos entrevistados declararam que não votam em candidato apoiado por Paulo Maluf.

Haddad não só não cresceu com o apoio de Maluf, como ainda caiu dois pontos — de 8 para 6% — e viu Celso Russomanno, do pequeno PRB, crescer mais três, chegando a 24%.

A diferença entre Russomanno e o tucano José Serra, o líder que continua no mesmo patamar desde março — oscilou de 30 para 31% no período —, caiu para sete pontos, a menor desde o início das pesquisas do Datafolha, em dezembro.

Nem seria necessário gastar muito dinheiro com pesquisas para constatar como pegou mal aquela já histórica foto dos três sorridentes senhores nos belos jardins da mansão de Paulo Maluf.

Basta andar pelas ruas, como eu faço todos os dias. Desde a divulgação da foto, não tive mais sossego.

Na padaria, no bar da esquina, na farmácia, na feira livre, no barbeiro, na banca de jornal, no ponto de táxi, nas redações onde trabalho, petistas e não petistas, tucanos e ateus, todo mundo se sentiu no direito de me cobrar a esdrúxula aliança do PT com o Maluf e, mais do que isso, o retrato publicado nos jornais. O problema é que os políticos não andam pelas ruas para saber o que o povo fala deles.

Foi mais ou menos como se o meu São Paulo tivesse tomado uma goleada do Corinthians, com direito a olé e tudo. Tem coisas que ninguém explica e é melhor deixar pra lá. Mas, que foi uma vergonha, foi.

Quem se deu bem nesta disputa do PT com o PSDB pelo apoio de Paulo Maluf, vencida pelo partido de Lula, foi o jornalista e empresário Celso Russumanno que, mesmo tendo uma aliança formada com quatro nanicos, e com pouco tempo de televisão, subiu sete pontos de janeiro a junho, mantendo-se firme no segundo lugar.

Os analistas de pesquisas, que não conseguem explicar o fenômeno desta grande surpresa das eleições paulistanas, atribuem o crescimento de Russomanno apenas ao pequeno programa Patrulha do Consumidor exibido nas manhãs da TV Record.

Se bastasse aparecer em programas de televisão para garantir votos, William Bonner, Gugu, Ratinho ou Faustão seriam imbatíveis se lançassem suas candidaturas a presidente da República.

Pelos comentários que li nos últimos dias aqui no Balaio, tenho uma outra explicação: há um cansaço generalizado com a velha política, demonstrado claramente pelos eleitores nesta campanha, um sentimento que se radicaliza sempre que surge um fato novo como esta aliança entre Maluf e Lula.

Cresce imediatamente o número dos que declaram que não vão votar em mais ninguém, a brava turma do voto nulo. E ganham apoio, por eliminação, outros candidatos que não pertencem aos grandes partidos — entre eles, o que mais se beneficia é justamente Celso Russomanno, deputado federal em quarto mandato, o nome mais lembrado de eleições anteriores.

O candidato do PRB firma-se desta forma como a terceira via dos que se desencantaram tanto com o PT de Haddad como com o PSDB de Serra. Vamos ver o que acontece a partir da próxima semana, quando Russomanno terá de deixar o programa de televisão em cumprimento à legislação eleitoral.

Neste sábado, tanto o PRB como o PT farão suas convenções. Pelas alianças até aqui formadas, com o PCdoB tendo indicado Nádia Campeão para vice de Haddad no lugar de Luiza Erundina, o PT terá o maior tempo no programa eleitoral na TV, entre sete e oito minutos, e Russomanno ficará com um dos menores, apenas um minuto e meio.

Os tempos finais de televisão e a indicação do vice de José Serra ainda dependem do julgamento da ação do PSD do prefeito Gilberto Kassab previsto para hoje no Supremo Tribunal Federal. Kassab reivindica tempo de TV e participação no fundo partidário correspondentes à bancada do novo partido, mas se o STF recusar o pedido o PSD ficará do tamanho dos nanicos, deixando de ter poder de barganha para negociar a vice na chapa de Serra, que perderá tempo de TV.

Em tempo: um dado meio perdido nos resultados do Datafolha registra o crescimento da rejeição a José Serra, que passou de 32 para 35% em apenas dez dias. Neste quesito, Haddad tem 12 % e, Russomanno, 11%. Numa campanha eleitoral, como sabemos, índices de rejeição são tão importantes quanto a oscilação ou não na intenção de votos.

39 thoughts on “O efeito Maluf: Haddad cai e Russomanno sobe

  1. Caro Ricardo. Voce detectou exatamente o sentimento de velhos eleitores como eu. Deixei de votar no PT a partir de 2005 justamente por causa do mensalão. Senti-me enganado pelo Lula e pelo Z.Dirceu. Tudo aquilo que pregavamos até então, para mim, ruiu naquele momento. Hoje,também vejo velhos amigos queridos petistas que insistiam em dizer que o mensalão foi uma armação das “elites”, totalmente desiludidos e constrangidos com essa aliança Maluf/PT. Para esses amigos essa atitude do Lula extrapolou limites. Alguns tem me ligado e dito que eu estava certo quando deixei de votar no PT. O sentimento é de tristeza, decepção e revolta. Os verdadeiros militantes petistas não engolem essa história. O Russomano não tem programa para SP. Está crescendo porque representa o “novo” que grande parte da população paulistana deseja. Aproveita-se da grande rejeição ao Serra e das cagadas do Lula pra abocanhar intenções de voto de ex petistas e ex tucanos. Vamos ver os próximos movimentos desse circo.

  2. vamos ver a pesquisa quando entrar o horario gratuito na tv, com Lula Dilma e Haddad.
    Cerra Ja mais
    Russumano nunca foi
    Haddad ja e sempre com Lula e Dilma!!!

  3. Algo interessante nessa pesquisa foi, que apesar que maior parte da população rejeita a coligação com o maluf, a taxa de rejeição do Haddad não aumentou, o que seria normal. Já ele ter baixado dois pontos, também não diz muita coisa, está na margem de erro. Outra coisa interessante, é o Datafolha fazer duas pesquisas em um curto intervalo de tempo, apesar da disputa ainda está a quatro meses de ocorrer; e essas pesquisas foram antecedidas de dois momentos importantes, a exposição do serra na propaganda partidária na primeira, e agora após o apoio do Maluf ao PT, e também a convensão do Serra no ultimo final de semana.

  4. Kotscho, o teu texto está coberto de razão. Infelizmente. Queria também ter me enganado quanto a repercussão negativa do famigerado encontro Maluf-Lula-Haddad. Foi mais um tiro no pé do PT (o outro foi a busca do apoio de Kassab). Uma candidatura que se apresenta como inovadora não pdoeria comter esses tropeços que estão sendo bem explorados pela mídia. Curioso, não lembro de pesquisa sobre o apoio de Maluf a FHC ou Covas. E estranho esse menosprezo ao crescimento de Russomano nas pesquisas. Como muitos que, de maneira alguma querem Serra, eu também o vejo com simpatia. ALiás, ninguém publicou nada contra ele, nenhuma relação em escândalo ou corrupção. Resta ver quem será o seu candidato a vice. Mas torço por ele, Chalita e Haddad que têm planos concretos.E contra os dois candidatos com S

  5. Caro Kotscho,
    Penso que essa matemática não é tão simples assim. O sr Russomano está na mídia deste o tempo do Aqui Agora, quando este programa batia os 30 pontos de audiência. Estamos no inicio de uma maratona, onde o desgaste natural ocorrerá ao longo desses noventa dias. É possível que o efeito Malufe tenha interferido, mas, não nos esqueçamos o eleitor paulista é na sua grande maioria, conservador, basta observar os 15 anos de PSDB no poder. 30% do eleitorado é petista, independente do candidato. Há uma sensação de decepção com aliança Lula-Maluf? há, mas ela se dissipará. Vai ser uma campanha duríssima, com tres ou até quatro candidatos bem proximos nas pesquisas.

  6. Tudo dentro da margem de erro. Sou simpático ao PT, não concordo com o apoio do PP, muito menos do Maluf, mas Haddad é o melhor candidato para São Paulo, e acredito que os petistas a as pessoas de bom senso não darão chances ao Sr. Privata Tucano.

  7. Meu povômetro diz para ter cautela.

    O povômetro do Lula é igual ao meu.

    Ele sabe que o horário político é fundamental numa eleição.

    O tempo Tv vale ouro.

    O efeito do impacto Maluf, já passou.

    Basta ele não aparecer mais na campanha e tudo estará resolvido.

    A campanha começa com o horário na Tv.

    Nesse quesito Haddad é robusto e Russomano é raquítico.

    Na Tv, Lula aparecerá tanto quanto o Haddad.

    E Lula saberá vender o peixe do seu pupilo: O Prouni, onde o filho do servente vira gerente, onde o filho do pedreiro vira engenheiro.

    Eleição é emoção.

    No calor da eleição, lá estarão Marta e Erundina, pedindo votos pra Haddad.

    Nessa mesma emoção, do horário da Tv, é que Haddad chegará ao 2 turno com o Serra.

    Isso se não faturar no 1 turno…

    Em outubro estarei aqui para lembrar essa profecia…

  8. com relação as pesquisas, é cedo para dizer o que acontwece pode inclusive ser uma artificio do instituto de pesquisa, o que nãos eia a primeira vez, enfim, nao acredito que Haddad, tenha perdido votos pelo apoio de Maluf, agora que a folha da uma forçada para Russomano, isso com certeza.

  9. Kotscho, ainda que o Datafolha esteja correto: pra onde correrão os eleitores do PT insatisfeitos com o Maluf?

    E qual o percentual de indecisos na pesquisa?

    Qual o percentual da espontânea?

  10. Russomano não cresce pelo seu programa de tv, quem fez e faz campanha na rua para candidatos por gostarem de política, por ter ideologia etc sabe muito bem que Russomano em 2010 apesar dos seus 5% tinha sido elogiado por muitas classes paulistas, os médicos, as policias sempre falam muito bem do Russomano, claro que em 2010 no embate presidencial se misturou com o governo e ai o PT mesmo perdendo no primeiro turno casou como o votos presidencial.
    Para prefeitura é diferente, Russomano surge sim como uma terceira via, inclusive pelos órfãos de Marta Suplicy na capital, e conheço muitos que votariam na senadora e agora em Russomano.
    Além de todas as trapalhadas de lula no comando do PT e percebe que pouco se importam com a cidade de SP. EStava claro que não queríamos o novo coisa nenhuma, queríamos a experiência da senadora Marta, novo por novo Kassab era o novo do Serra e deu no que deu, uma experiência desagradável.
    o tempo na Tv pouco vai importar, nos debates é que são elas e ai Russomano dá um banho no Hadedaço, isso porque já dera um banho em Mercadante em 2010
    Enquanto isso a Senadora Marta vai falando mais da cidade do que qualquer candidato ai.

    Russomano vem forte ai.

  11. Divirto-me com declarações de “ex-petistas desiludidos”.Basta ler o primeiro paragrafo para saber que o distinto amanuense, jamais votou em Lula, e no PT, só por engano.Essa pesquisa nada representa.
    Os politicamente esclarecidos, sabem o significado real dessa aliança: estrategia eleitoral. Maluf e seu partido,já se encontram representados pelo ministério destinado à agremiação de que faz parte. Quem manda,preside,decide e carrega a sigla das responsabilidades do cargo é o PT e a presidenta,Dilma.
    Curiosamente, as acusações a Orlando Silva e agora as de Palocci, forma consideradas infundadas pelo ministério público.Portanto,a mídia que fabricou crimes, e autores,acusou,julgou ,condenou e sentenciou,esfumou-se, como de hábito .Envolta no manto de sua tradicional irresponsabilidade,preocupa-se em enterrar o caso Cachoeira que lhe atrapalha os planos como braço operacional das candidaturas reacionárias, em São Paulo e outras praças menos votadas.

  12. he,he…o povo não é bobo e está acordando…a casa começou a cair. Finalmente veremos desmoronar esse partido nefasto chamado PT…é o começo do fim..

  13. Imagino o questionário:

    A indução…

    “O Senhor acha que a foro do Lula com o Maluf prejudica o Haddad?”

    Logo depois, a outra pergunta:

    “O Senhor votaria em quem para Prefeito”

    Se foi assim, haja indução!

  14. Qualquer candidato que ganhar certamente será melhor do que o Tucano, mentiroso, altamente hipócrita e medíocre, preconceituoso e protegido da grande mídia, excetuando a Rede Record, JOSÉ ” BOLINHA DE PAPEL DE 1 KG” SERRA.

    Repito, qualquer um dos outros é melhor do que este LIXO !

  15. O Haddad já dançou. Até agora não fez nada direito. Nenhum ENEM saiu sem problemas, a tal cartilha, os erros de português nos materiais no ministério.
    O mais digno para esse candidato biônico seria sua renuncia em favor da Senadora
    Marta, esta sim merecedora do nosso voto. Caso contrário vamos ter que ir de Serra mesmo, o mal menor.

  16. Haddad colocou milhões de pobres na Universidade.

    Haddad, ressuscitou as escolas técnicas federais,extintas, via decreto, por FHC.

    Estudei numa Escola Técnica Federal.

    Me graduei numa Universidade Federal.

    Sei a importância do legado do Haddad.

    Os ricaços nunca saberão…

  17. …parece que não entenderam ou se fazem de desentendidos, não é o PT apoiando o Maluf, mas sim, o Maluf apoiando o PT, os eleitores, entre eles os mais conscientes, logo-logo se darão conta disto. afinal estamos em uma democracia mais que pluripartidária.
    A questão é: o Maluf será quem dará as coordenadas no governo do Haddad ???
    Enquanto o PT, por purismo, rejeitava apoios, os que aqui o criticam agora, não lhe davam o voto, e o Brasil perdia tempo para chegar onde chegou.
    É preciso considerar que estamos falando de eleições em São Paulo, onde se concentram os eleitores, politicamente, mais abestalhados do país. Basta ver que manteem os malas dos tucanos ha tanto tempo os enganando.
    Haddad, agora com Maluf ao seu lado, vai ganhar no primeiro turno.

  18. O supremo chefe Lula dessa vez conseguiu um feito histórico: em vez de votos, transferiu ao seu anêmico candidato a rejeição ao foragido internacional Paulo Maluf, que na eleição de 2008 estava em torno de 50%!

  19. nao acho o lula o mago politico que ele tem direito de achar que é; mas longe de ser idiota a ponto de achar que compor com maluf, por si so, faria o haddad crescer; se politicamente, sem considerar pruridos éticos infelizmente, foi acertado ou nao, so vamos saber daqui a uns dois meses pelo menos, depois de algum tempo na tv no horario eleitoral; eticamente foi triste, politicamente é do jogo.

  20. Caro amigo, vamos com calma! Só poderemos ver se realmente houve essa repercussão negativa depois do inicio oficial da propaganda. Acreditar que a “queda” de 8 % para 6 %, isto é dentro da margem de erro, vindo de um DataFaia não pode ser levada tão a sério. Esse resultado dentro da margem de erro pode querer “mostrar” aos eleitores que os colunistas e nossa imprensa estavam certos em seus comentarios. Vc não pode em sã consciencia dizer que o Serra não esteja com 29 e o Haddad com seus 8….

  21. Roussumano surfa no malufismo,onde sempre militou,ele o plano B do pig!!!e os votos expontaneos do HADADD nao contabiliza!!!????

  22. Johnny disse 11h09: “Hoje, também vejo velhos amigos queridos petistas que insistiam em dizer que o mensalão foi uma armação das “elites”, totalmente desiludidos e constrangidos com essa aliança Maluf/PT.” //// Johnny, esses seus amigos podem ser velhos e queridos, mas Petistas, jamais. Um Petista de verdade jamais diria que o mensalão foi invenção da elite, mas do PIG. Jamais um Petista que se preze acreditaria na palavra do réu confesso, Roberto Jefferson, contra a de José Dirceu, antes de um julgamento idôneo, honesto e imparcial. Nem em mil anos um Petista com sangue nas veias permitiria que se imputassem ao PT o mensalão do Eduardo Azeredo, especialmente agora com o que foi apurado sobre a quadrilha de Demóstenes, Cachoeira e Policarpo da Veja. Que voces morram de vontade de ser Petistas , não duvido. Porque não conseguem, só Freud explica. Talvez falte café no bule. Abração Johnny. E durma com um barulho desses !!!!!!!

  23. everaldo – 27/06/2012 – 19h09
    ”…parece que não entenderam ou se fazem de desentendidos, não é o PT apoiando o Maluf, mas sim, o Maluf apoiando o PT…”
    Eis mais um compositor do ”SAMBA DO BRANCO DOIDÃO”. Ô Rapaz, vamos repetir; Há o apoio puramente ideológico e que para por aí. Mas aliança é outra coisa. Foi o PT sim, quem buscou o apoio do Maluf, mas ofertando-lhe uma aliança, inclusive com cargos na administração. Isso é ”ALIANÇA” Viu? Inverter esta lógica é cinismo.
    Mas, não pense que os liberais estão vendo isso com maus olhos não. Nada disso. O PT que, no poder já havia amansado muito, agora então, ao aderir à direita reacionária, aí sim, é como um Leão amestrado; não amedronta mais ninguém. Aliás, o próprio Maluf já disse várias vezes por aí depois da formação da chapa ”MALDDADE”: ”Agora, eu estou à esquerda do Lula”
    Tá certo Maluf, vc venceu!!!

  24. Ainda está em tempo – O PT pode muito bem desfazer a aliança com o PPS do Maluf.O mais importante é seguir a risca:”OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS”. E neste momento,depois da “propaganda” pesquisa do DataFolha.No qual o resultado dessa aliança,é NEGATIVO!. Nada mais justo e coerente que desfazê-la!. A MAIORIA DO ELEITORADO PETISTA EXIGE!.Por falar em aprendizado, o deputado Tiririca disse a respeito dessa aliança;”..Faz parte do jogo”.Aprendeu rapidíssimo.E deu uma resposta aos seus “VOTOCIDISTAS”= Aqueles que praticam o “VOTOCÍDIO”!!!.A menos que alguém tenha um neologismo melhor para o caso!.

  25. Desculpe-me Everaldo .Não confunda ANARQUIA PLURIPARTIDÁRIA,com democracia pluripartidaria.Até mesmo porquê a democracia exige coerência, ideologia.POSSIBILIDADE DE ESCOLHA.Neste caso, de forma evidentemente comparativa. É o mesmo que o povo ser obrigado a escolher entre o “CAPETA”! e o “DIABO”.Já não é o bastante o cidadão e a cidadã serem obrigados a votar?!.

  26. Luiz Carlos Velho, eu vou acreditar nessa sua lenga-lenga no dia em que voce conseguir convencer o PIG, que gasta fábulas astronômicas tentando impedir a vitória deste “leão desdentado” em São Paulo. Mas aposto 10 contra 1 que voce não consegue convencer nem ao Dum. E enquanto esse dia não chega: “Vira o disco dessa vitrolinha, Luiz” !!!!!! ////// Abração pra voce, Dum e Everaldo.

  27. …( falando sòzinho ) …este LULA não é de brincadeira, ou é ??? Gosta de torturar seus adversários, age, e os coitados ( coitos+desastrados) entram em euforia achando que ele cometeu um erro, logo-logo entram em estado de profunda depressão ao verem que ele acertou…este povinho tem sofrido muito nas mãos de LULA…Deus tenha pena destes miseráveis.

  28. …Ricardo …avisa ai pro Vitor Hugo, que um ativo aliado o PT já conquistou com esta jogada do mestre LULA, o Luiz Carlos ( o neolítico ), um paranóico-liberolês, esta que não se cabe de euforia, se houver prêmio para cabos eleitorais do Haddad, com certeza será dele. Que tal uma machadinha de pedra lascada, pra ele se lascar lascando lenha ???

  29. …enquanto isto, na terra da tucanalha, o secretário da segurança afirma que a “situação esta sob controle”…dos bandidos.

    ÊÊÊ mundão véi discuncertado, né sõ ???

  30. Tudo bem. Mas, que não se inverta a lógica e nem se propague mentiras; foi o PT que se aliou ao Maluf e, não ao contrário. Repita-se quantas vezes for necessária; para a elite paulistana, isso é um presente, pois assim, garante-se que o PT, nunca mais amedrontará aquela gente fina da fina flor.

  31. “E pensar que o Sr.RUSSOMANNO foi coleguinha do Sr.MALUF”.
    “EU” penso que a queda do candidato do PT se deu não tanto pela reforçada da alianda com o Sr.MALUF,pois aliados *ELES* já eram,não esuqueçam que o partido do Sr.MALUF já faz parte da base aliada do Sr.LULA e do PT”.
    “A única novidade nessa história é que *ELES DOIS*(Sr.LULA e o Sr.MALUF) ainda não eram tão íntimos,pelo menos oficialmente”.

  32. Sabe Kotscho eu apóio o PT nesta aliança com o Maluf … Cada vez mais tenho certeza que o Lula agora age costurando acordos, no subterrâneo da política, até para deixar a Dilma em paz e ñ obrigada a fazer o q ñ gosta. Lula sabe q o poder já se fi pra ele, resta esta tarefa, msm q custe seu capital político! Como dirigente partidário, serve ao PT! Esta é a realidade dele agora. Faz para a Dilma o q Dirceu fez à ele. Infelizmente política é pra quem tem estômago, pq é nojenta msm! O importante é o programa de governo! Um abraço!

  33. QUEM SÃO OS ESPECILISTAS NO BRASIL – nA “ARTE” DE ENGANAR O POVO.Com tanta admirável eficiência.ao ponto de este mesmo povo,duvidar dos fatos, ou até mesmo imputar-lhe o direito ao roubo dos cofres públicos.A velha e histórica frase atribuida a um politico de São Paulo – dr. Ademar de Barros …”ROUBA MAS FAZ”!.Retornar ás campanhas de todo o Brasil.Não duvidem

  34. Sempre admirei muito o sr.Kotcho como joranalista,cidadão de bem etc.. mas chega de falar dessa foto do LULA com maluf…não vi o sr, falar um “a” sobre o golpe de estado no paraguai…eu também não gostei daquela foto,mas bola pra frente ou prefere esses tucanos novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *