Gilmar e Demóstenes, Cachoeira e Veja: tudo a ver

Gilmar e Demóstenes, Cachoeira e Veja: tudo a ver

Imagens: Agência Brasil/Montagem R7

Para entender este misterioso encontro de Lula com Gilmar Mendes no apartamento de Nelson Jobim, o novo escândalo denunciado pela revista Veja com o único objetivo de atingir o ex-presidente da República e o PT, uma verdadeira obsessão do seu proprietário, é preciso recuar um pouco no tempo.

3 de setembro de 2008. A mesma revista denunciou que o mesmo Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, foi grampeado numa conversa com um senador da República pela Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, então dirigida pelo delegado Paulo Lacerda.

E quem era o senador? Ninguém mais, ninguém menos do que Demóstenes Torres, que era do DEM de Goiás, promovido pela revista em suas “páginas amarelas” como caçador de corruptos, aquele mesmo que está depondo agora na manhã desta terça-feira na CPI do Cachoeira, o “empresário de jogos” que é seu amigo e parceiro nos negócios, como revelou a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal.

Em 2008, como agora, também se criou uma enorme crise em Brasília, capaz de abalar os alicerces da República e ameaçar a independência entre os poderes. Gilmar chegou a marchar ao lado de outros ministros do STF até o Palácio do Planalto para “chamar o presidente Lula às falas”.

Até hoje, o áudio do grampo não apareceu. A revista Veja nunca mais tocou no assunto. O delegado Paulo Lacerda, da Polícia Federal, que tinha comandado a prisão de PC Farias e a investigação que levou ao impeachment de Fernando Collor, foi suspenso das suas funções e depois perdeu o cargo, sendo obrigado a se exilar como adido policial da nossa embaixada em Portugal.

Lula terminou tranquilamente seu governo, após inúmeras outras crises políticas que nasceram e morreram na imprensa, com mais de 80% de aprovação popular, o maior índice já registrado por qualquer presidente da República.

Gilmar é amigo de Demóstenes, que é amigo de Carlinhos Cachoeira, o grande contraventor que é “fonte” das reportagens de Veja, a ponta de lança do Instituto Millenium, que fornece munição para os demais veículos vindos a reboque.

Podem variar os enredos e os personagens, mas o “modus-operandi” da turma é sempre o mesmo. Conhecendo como conhece Gilmar Mendes e seus amigos na imprensa, que sempre darão a  versão dele sobre os fatos (ou não fatos), o que não consigo entender é como Lula entrou nesta fria aceitando um encontro secreto na casa do ex-ministro Nelson Jobim, amigo de ambos.

Só estavam os três no encontro e, até agora, não se falou em gravações de áudio ou vídeo, a especialidade da equipe de arapongas de Cachoeira comandada por Jairo Martins, cujo nome também apareceu no grampo sem áudio de 2008.

Lula e Jobim desmentiram a versão publicada pela Veja, segundo a qual Gilmar Mendes teria sido “constrangido” pelo ex-presidente a adiar o julgamento do mensalão, em troca de uma blindagem do ministro do STF na CPI do Cachoeira.

Outro fato bastante estranho nesta história é que Gilmar Mendes tenha levado um mês curtindo sua perplexidade antes de chamar os repórteres da Veja, a quem disse, depois de “decodificar” os recados: “Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula”.

O ex-presidente só respondeu à reportagem da revista na noite de segunda-feira, quando o assunto já havia tomado conta de todos os noticiários desde sábado.

“Meu sentimento é de indignação”, reagiu Lula, que confirmou ter participado do encontro na casa de Jobim, mas qualificou de inverídica a versão publicada pela revista Veja.

Tem certas coisas que a gente nunca vai saber como de fato aconteceram. Melhor seria, com certeza, se não tivessem acontecido.

74 thoughts on “Gilmar e Demóstenes, Cachoeira e Veja: tudo a ver

  1. Kotscho,
    você é uma piada.
    Você deveria ter vergonha de se prestar a este papel de ser um bajulador do Lulo-petralhismo e de tentar explicar o inexplicável.
    Todos estão sempre errados, apenas o PT está sempre certo e sempre é perseguido pela imprensa e pela elite, blá-blá-blá.
    Isso o que o Lula fez, foi nada mais nada menos do que um golpe contra a democracia do Brasil, assim como foi também um golpe contra a democracia o mensalão petralhista.
    Tenha vergonha na cara em se prestar a fazer este papel de defensor do Lulo-petralhismo.
    Os petralhas e a imprensa comprada por eles, enganam apenas os analfabetos e semi-analfabetos. MAs aqui na internet, todos sabem quem é Lula e o que é o PT, então, não perca seu tempo escrevendo esses textos protegendo e bajulando os petralhas.

    Abraço.

  2. Palavras de Gilmar Mendes à veja valem tanto quanto um grampo sem áudio. O desmentindo de Nelson Jobim, que é politicamente insuspeito, derrubou a farsa de Gilmar-Civita, ambos apavorados com os indícios que apenas começam a aparecer na CPMI. Aliás, Kotscho, não vejo porque estarmos pessimistas com a CPMI. Quem apregoa que ela está morrendo, que vai acabar em pizza, são os maiores suspeitos de envolvimento com Cachoeira, especialmente aqueles da velha mídia.

  3. Kotsho, meu amigo, perdi a esperança no meu país. Esta ação foi do crime organizado. No mesmo sábado que fiquei sabando da notícia imaginei que era mentira porque foi dito por Gilmar e publicado pela semanal controlada por Cachoeira. No mesmo sábado o Estadão publicou a entrevista com Nelson Jobim, que tomou até um susto. O Globo também o entrevistou e ele confirmou que era ficção o que foi publicado na revista marrom (lembrando que repórter do Globo diz que sentiu na voz de Jobim que poderia ser verdade a versão de Gilmar. Aliás o rapaz é fonoaudiólogo e não jornalista). Numa entrevista do Zero Hora, mais uma vez Nelson Jobim, a única testemunha, desmente o amigo Gilmar e o periódico do nosso Murdoc. Fiquei surpreso nesta segunda quando vi que o Estadão omitiu a entrevista do Jobim ná página impressa, o Globo idem e o resto a versão do amigo de Demóstenes tratada como se fosse um fato. E pior, mais de um ministro do supremo endossando o indignado tardio. A ação da imprensa foi a de crime organizado, um trabalho massivo de contrainformação, mas a atitude dos minsitros do Supremo sugere que o crime organizado liderado por integrantes do Instituto chegou na corte mais elevada. Talvez nenhum dos ministros desça ao subterrâneo onde habita Gilmar e seus protegidos, mas alguns deles marcham para chegar bem perto. Lamentável, lamentável e sem a perspectiva de luz no fim do túnel.
    Um forte abraço
    Manuel Marques

  4. Prezado Kotscho, esta autêntica armação de Gilmar e Civita, lembra muito aquela envolvendo Cesar Benjamin e o Dr. Otavinho, da Folha, lembra? ( http://www.notaderodape.com.br/2009/11/cesar-benjamin-lula-e-folha-de-s-paulo.html). Do nada, na edição do dia 27/11/2009, a Folha deu espaço para que um ex-petista e colaborador do jornal, lançasse as mais disparatadas acusações (graves) contra Lula. Como só e acontecer com a imprensa brasileira (PIG) imediatamente o assunto passou a ser amplamente divulgado (bem diferente do livro A Privataria Tucana, com farta documentação pública) e sempre do modo convencional, ou seja, o viés é pró bandido. Pois bem, agora, somente após 30 dias do ocorrido, vem este senhor chamado Gilmar Mendes, cujo benefício da dúvida está vencido desde os eventos (dois seguidos) envolvendo os Habeas Corpus para Daniel Dantas, através de quem? da Veja… sim, é muita cara de pau, afrontar a inteligência do brasileiro desta maneira tentando nos convencer de que Lula é burro. Sim… o que ele está tentando fazer é exatamente isso; pois somente um jumento tentaria aliciar alguém com o passado e o perfil de Gilmar Mendes. Fosse algo relacionado à FHC e sequer ganharia notas de rodapé… Mas como é Lula e temos eleições pela frente, é hora do PIG entrar de sola na eterna tentativa de prejudicar Lula e o PT. Vida que segue…

  5. Ótimo texto, Ricardo Kotscho! Mais um dos seus!
    Mas diga-me cá uma coisa: pelo fato de ser um grande conhecedor de Lula, gostaria de saber sua opinião a respeito de um texto de colega seu, Josias de Souza, em que são retratados, em prosa e quase verso, os atuais sentimentos do ex-presidente, dentre os quais aqueles que o motivaram a se reunir com Gilmar Mendes e Nelson Jobim.
    Confesso que fiquei assustado com a natureza de detalhes que o jornalista Josias desfia em seu texto. Então, fica a pergunta: será o benedito?
    Um abraço e parabéns, mais uma vez, pelo ótimo blog que sustenta com suas ideias.

  6. “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”Joseph Pulitzer. O que já ocorre no Brasil a um bom tempo, com os leitores da Veja, Estadão, Folha, etc…

  7. “Tem certas coisas que a gente nunca vai saber como de fato aconteceram. Melhor seria, com certeza, se não tivessem acontecido.”

    Essas palavras insinuam que Lula e Jobim podem estar mentindo? E que Gilmar Mendes estaria dizendo a verdade? Existe para o Senhor essa dúvida? Ou só quer puxar a orelha do Lula por ter se encontrado com esses personagens?

  8. Boa tarde Ricardo!
    Boa tarde amigos balaieiros!

    Essa confusão toda é bem simples de resolver. Basta que o Sr “cidadão” Luíz Inácio processe o sr Ministro Gilmar Mendes por calúnia e difamação, só isso. A Veja recebeu as informações do Sr Gilmar, não inventou nada, tanto é que foi posteriormente confirmado pelo Ministro.
    Lula não se defendeu, usou seu instituto (que não foi envolvido) para se defender. Jobim, buscou melhor colocação, mas só depois de deixar escapar argumentos contraditórios, primeiro insinuou que pode não ter ouvido tudo, depois que ouviu. Também não quis proferir nada contra o Ministro dizendo que ele estaria mentindo. Esse “diz-que-diz” não leva a nada. A menos que Gilmar Mendes tenha gravado algo. Se isso for possível, talvez seja uma arma “anti-processo” que possa ter em mãos, o que provavelmente responderia o motivo pelo qual o cidadão Luíz não vá às vias de fato, ou seja, processe o Ministro.
    Agora, processar a Veja por ter publicado uma matéria originada E CONFIRMADA pelo Sr Gilmar Mendes, me parece bem típico daqueles que desviam do foco para buscar somente a vingança.
    Outra coisa, o fato do Ministro já possuir antecedentes (descritos nesse post), não leva a obrigatoriedade de fatos atuais serem também criados por ele.
    Além do mais, Demóstenes e Cachoeira, não estavam nessa reunião misteriosa.
    O jeito é simples, Lula deve processar o sr Gilmar, Jobim deve dizer às claras que ele estava mentindo, e assim, a Revista veja, deverá publicar que cometeu mais um erro grave acreditando nas palavras do Ministro.
    Simples assim! Se complicar, é porque AÍ TEM!!!!!!

    Robson de Oliveira

    http://ecoblog-blogeco.blogspot.com.br/

  9. Não kotscho, não faça desse espaço um panfleto do PT. Prefiro guardar lula , o melhor presidente do Brasil, desse lula fora poder, esse sim vem cometendo desatinos, a começar dentro do próprio PT, onde desrespeita militância, passa por cima de companheiros, das prévias, como um rolo compressor por cima daqueles que ousam contraria lo.
    Dora kramer faz uma análise interessante, e você deveria ler.
    Lula não é um santo, e só ultrapassa limites por o endeusam e vocÊ um deles. Também foi capaz de criticar petista por que ousou contrariar lula.
    Você nada fala dos rumos do PT, aponta dedo no partido adversário, mas não teve uma unica vez avaliar o desmando do lula no PT.
    é BOM mesmo essa pressão, lula é igual a todos os brasileiros, tem que respeitar as leis. Foi lula também quem disse que iria lutar para desmentir o mensalão e isso faz parte, pressão para todo lado.
    nesse caso acho sim que lula foi capaz dessa abordagem, a arrogância e soberba o fez achar melhor que todos de dono de si.

  10. Diz o ditado de que quem fala demais da bom dia a cavalo. se é verdade Que o Lula fez essa proposta indecorosa o ministro Gilmar mendes deveria ter denunciado no ato. Deixar passar um mês para depois delatar em entrevista para uma revista anti-etico e prejudicou os dois.

  11. Meu Deus, Kotscho, quanto cavalheirismo do seu xará aí embaixo(Ricardo Batista).

    O cara tem a coragem de vir aqui despejar ataques a você dessa forma, despejando verborragias construídas por uma direita raivosa e perdida como cego em tiroteio achando que tá com essa moral toda???

    Senhor Ricardo Batista que história é essa de “explicar o inexplicável”???

    O que temos aqui é a palavra de um Gilmar Mentes, um notório mentiroso contumaz e embusteiro de primeira mão repetindo um enredo de uma estória patética como aquela do “grampo sem áudio” contra a palavra de um presidente de grande popularidade e que durante seus 8 anos de governo jamais acenou para medidas desse tipo, e você vem com esse papo de que as pessoas que defendem Lula são analfabetos ou semianalfabetos???

    Eita desespero!!

  12. Kotscho, mas aí tem!
    Eu, eleitor de Lula em duas eleições, acho que os três pisaram na jaca.
    Vou até pensar mais sobre o caso, deixar a poeira baixar.
    Pior o Gilmar Mendes, como MInistro do STF, em exercício da função pública, se prestando a isso tipo de reunião.
    Agora bem feito, abriu a boca. Quem mandou ir ao encontro.
    E tudo por causa da inhaca do Mensalão; já demorou demais para ser julgado.

  13. Caro bloguista…nao há argumentos sólidos para defender o ex-presidente. “Pinhead” virá do inferno para “cobrar” a alma de Lula…e nao haverá “conchavo” que salve a sua alma.

  14. O Kotscho velho de guerra, saca sua porção patologista e autopsia a dupla goiana, ora jurídica e não sertaneja, em consórcio com a “liberdade de imprensa” da Veja, da Abril, de Bob Civita, associados a quadrilha do bandoleiro Carlinhos Cachoeira.
    E se não bastasse a formidável dissecação à caneta (nada a ver com Policarpo Civita), concluí, homenageando o corintiano Lula, feito Luis Fabiano:
    “Tem certas coisas que a gente nunca vai saber como de fato aconteceram. Melhor seria, com certeza, se não tivessem acontecido.”
    Touchê!

  15. No caso em questão, tudo indica que o autor das denuncias é quem praticou o crime. Partindo desse pressuposto, por meio de que todas as provas indicam que o referido ministro praticou calunia, concluísse que o entrevistado em questão é quem pratica o crime, seja prejudicando a dignidade pessoal ou a fama profissional, retirando do indivíduo seu direito ao respeito pessoal. Neste capítulo estão tipificadas a calúnia, a difamação e a injúria. São crimes cometidos utilizando qualquer meio de comunicação que faça transmitir uma ofensa, entre os quais podemos citar a televisão, a internet, o telefone.
    Se conhecesse pessoalmente o Lula, aconselharia que ele procurasse um advogado e entrasse com um processo contra o ministro e a respectiva revista. Lembrando que no que se refere a esfera do Direito Civil, por se tratar de uma pessoa publica, como é o caso do ex presidente Lula, as indenisações geralmente são propocionais ao estrago cometido. Outro detahe importante aspecto que deve ser ressaltado, é que o ministro está sujeito a punições administrativas.

  16. Quem ainda acredita nessa revista??????………

    não era com ele que o Serra conversava no telefone na época da campanha presidencial? …pedindo alguma coisa sobre documento na votação…..???….acorda gente…..isso é desvio do foco….CPMI do cachoeira ..estão tentando abafar……tem muita gente grande com rabo preso……..a internet veio salvar as verdadeiras informações……..e internet tem memoria….ao contrario do jornal que vai pro lixo e as pessoas esquecem…..

  17. Dois pontos mereceriam destaque, se a imprensa fosse séria:
    > em O Globo de hoje, na página 3, reportagem revela que os ministros do STF não acreditam na versão do Gilmar Mendes. O título da matéria: Ministros duvidam de diálogo. Isso é gravíssimo. Se os próprios pares questionam a credibilidade do colega de instituição, quem há de acreditar no ministro Gilmar Mendes?
    > a lenta mudança no discurso de Gilmar Mendes. A O Globo, o ministro afirma (grifos meus): “Houve o encontro, houve a conversa, que é uma conversa de velhos conhecidos. Repassamos os diversos assuntos em comum ao nosso meio e o presidente insistia em falar sobre a CPMI. Falou várias vezes sobre isso(….) depreendi que ele estava inferindo que eu tinha algo a dever nesta matéria de CPI (…) Falamos sobre a questão do julgamento do mensalão e ele disse que, na sua opinião, o julgamento este ano seria precipitado. Eu disse que não via como o tribunal não julgar este ano”. Ou seja, o foco do ex-presidente era a CPI, demonstrando preocupação com a situação de Gilmar Mendes. Quando o ministro refere-se ao mensalão, o tempo de verbo que emprega é falamos.
    Ele está descendo o tom, e é preciso saber porquê.

  18. “A menos que Gilmar Mendes tenha gravado algo. Se isso for possível, talvez seja uma arma “anti-processo” que possa ter em mãos, o que provavelmente responderia o motivo pelo qual o cidadão Luíz não vá às vias de fato, ou seja, processe o Ministro”

    O vôo de um tucano é sempre curto, não é mesmo Robson? Defender um mentiroso é tarefa para outro mentiroso, isso está claro pela sua argumentação. Ou você acha que se Cachoeira-Demóstenes-Gilmar-Veja tivessem em mãos uma gravação dessas iria deixar por menos? Deixe de ser infantil, moço. Cresça… e apareça.

  19. A veja (e afins) desde de 2005 passou dos limites até os legais. É uma megalomania insana e doentia de que petista come criança e é portador de todas as meselas da política. Viraram Lacerdistas e vão entrar para História como em 89.

  20. o problema maior não é o mensalão ou o que o Lula falou ou deixou de falar. O problema gigantesco ocorre quando as pessoas deixam de apurar e treinar o espírito crítico e assumem uma postura de “fé absoluta”. Alguns argumentos denotam isso: ” como alguém ainda acredita nesta revista”….”o fulano não é aquele que andou no carro daquele outro???” como acreditar em notícias vindas deste cara ou veículo de comunicação?
    No meu ponto de vista, este é um passo para a “bestialidade”…fatos devem ser criteriosamente e sistematicamente analisados para que possamos chegar a conclusões racionais ( e não refutá-los sem ao menos analisá-los). Pessoas ou grupos espertos (e com intenção nebulosa) controlam pessoas de espírito crítico pouco desenvolvido de forma muito mais fácil.

  21. Preferências políticas à parte, vamos aos fatos, pois as versões deixamos a cargo da imparcial revista da Editora Abril: 1) são públicas as relações de Gilmar Mendes com Demóstenes Torres; 2) são públicas as relações de Demóstenes com Cachoeira; 3) tornaram-se públicas as relações de Cachoeira com Policarpo Jr. integrante da revista; 4) igualmente tornou-se público o fato do Cachoeira ter emprestado um jatinho para uma viagem que reuniu Demóstenes e Gilmar; 5) é público o fato da inexistência do grampo do senador com o ministro denunciado pela revista; 6) é fato que Gilmar demorou 30 dias para divulgar que se sentiu constrangido por Lula na reunião com Jobim; 7) é pública a declaração de Jobim que na reunião entre eles não se tocou no assunto do mensalão; 8) é provável que Policarpo Jr. seja chamado a esclarecer na CPI suas relações com Cachoeira; 9) é fato que Lula pode ser tudo menos pouco inteligente. Cada um que tire suas próprias conclusões sobre essa matéria da revista.

  22. Aos Bajuladores do Lulo-Petralhismo,

    Pau que bate em Chico, bate em Francisco.

    Por que tanto odeiam a Veja ??
    Se bem me lembro, quando a Veja denunciava o então presidente Collor, os petralhas andavam com a Veja debaixo do braço como se fosse uma bíblia sagrada.
    Hoje, juntos, Collor e Petralhas querem desmoralizar a Veja e todos da imprensa que denunciam as petralhadas do lulismo.
    Que papel ridículo, esse de vocês.

    Abraço.

  23. Caro Kotscho,
    Só a grandeza do cidadão Luis Inacio Lula da Silva, explica as razões para se submeter a um encontro à portas fechadas com esse cidadão chamado Gilmar Mendes. Ora, o que mais Lula teria a ganhar? Notoriedade? Prestígio? Na hipótese remota de exercer qualquer pressão sobre o supremo, em tese, não seria mais fácil sobre aqueles membros do supremo indicado por ele? O histórico do senhor Gilmar, é suficiente para deixar qualquer cidadão desconfiado, acerca da sua fala. Por outro lado, dado a teia de contato que envolve o esquema cachoeira, é de se acreditar que o senhor Gilmar esteja envolvido até o pescoço e maliciosamente, ancorou-se no presidente Lula como tabua de salvação. O Lula é grande demais, no entanto, sua generosidade precisa ser medida quando se tratar de determinados cidadãos “poderosos” que o cercam. Quanto a “não” veja, ela está se apegando a qualquer pedacinho de isopor boiando nesta imensa cachoeira.

  24. As coisas ficam mais claras a partir do depoimento do Plutarco de Goiás. Por essa razão, Gilmar conhecedor do conteúdo das gravações, escolheu o momento em que seu sócio fosse chamado a depor.Pois a menção da viagem a Berlim,certamente o alcançaria.
    A quem recorreu ,como medida preventiva, o nosso ministro? Ministério Público, delegacia de polícia, a seus pares? Nada disso: a Roberto Civita,o capo di tutti capi.Substituindo um outro Roberto que deve estar prestando contas, até agora. Eximia jogada enxadrista. Múltiplos xeques e cheques. Empastela a CPI, embanana moralmente os juízes do mensalão,joga lama em Lula empareda o PT e alivia Cachoeira via Demóstenes, como está acontecendo neste momento.

  25. Pois é, meu amigo jornalista (a intimidade se dá pelos anos de admiração e pelo acompanhamento do blog rsrsrs…). Também estou perplexa. Vc foi o primeiro a enfatizar a data do incidente – 26 de abril. Quando lia (ouvia) os comentários ficava sapateando por ninguém tocar no fato – importantíssimo, no caso. Só agora ele ficou indignado? Nenhum jornalista do pig fez esta pergunta. Mas, como vc, surpresa com a demora de Lula em responder, fiquei com insônia pensando: o que que o Lula foi fazer em reunião com tão doutas figuras? Fui militante a vida toda, desde o querido PCB, deixei a vida partidária mas não a luta social. Mas estou começando a me sentir meio boboca, e a raciocinar como um monte de gente por aí: dá vontade de anular o voto!!!

  26. E em pensar que no maior orgão do poder judiciário do Brasil tem um elemento deste nível e pior, nomeado por tucano,porque este elemento foi indicado ao STF pelo S.r Fhc,ainda bem que existe outros 10 ministros la no STF e que graças a Deus são pessoas de muito boa índole,diferente deste elemento(Gilmar Mendes),que é como unha e carne dos tucanalhas(veja,psdb,dem,pps,estadão,pig,globo).

  27. O que me deixa estarrecido é os tucanalhas,eles insistem em achar que o povo é aquele mesmo povo de 15 anos atrás pra trás,gente de 15 pra cá não tem quase nenhum idiota mais não,e a cada ano que vai se passando vai acabando mais e mais os idiotas,a internet não tem memoria curta não,e se os mais antigos não usam computador,teus filhos ou noras,ou netos,ou genros usam e deixam todos os familiares informados do que está acontecendo pelo País afora.
    Eu acho muito mais idiota quem pensa que ainda se tem muitos idiotas pelo País.
    O povo vai dar a resposta pra esses trambiqueiros é nas urnas,a Dilma continua batendo recordes de aprovação tanto nas pesquisas de institutos quanto nas minhas pesquisas particulares que eu sempre faço,assim como fazia na época em que era o Lula o nosso presidente,e que venha 2014 pra esta oposição CARA DE PAU verem onde eles vão parar.
    Antes esses nomes da oposição pra mim não fedia nem cheirava,depois passei a não gostar deles,depois passei a odia-los,hoje eu tenho nojo de gente do tipo de :Aecio Neves,Jose Serra,Geraldo Alkimim,Alvaro Dias,Agripino,os Maias la do Rio,Gilmar Mendes,Tasso Jereissati,Artur Virgilio,etc…

  28. Caro Eduardo, no Globo de hoje, na página 3, uma reportagem revela que nem os ministros do STF não acreditam na versão do Gilmar Mendes. O título da matéria: “Ministros duvidam de diálogo”. Isso é gravíssimo. Se os próprios pares questionam a credibilidade do colega de instituição, quem há de acreditar no ministro Gilmar Mendes?
    É importante registrar também a lenta mudança no discurso do ministro. As acusações de Veja vão ficando pra trás. Também no Globo, Gilmar Mendes afirma: “Houve o encontro, houve a conversa, que é uma conversa de velhos conhecidos. Repassamos os diversos assuntos em comum ao nosso meio e o presidente insistia em falar sobre a CPMI. Falou várias vezes sobre isso(….) depreendi que ele estava inferindo que eu tinha algo a dever nesta matéria de CPI (…) Falamos sobre a questão do julgamento do mensalão e ele disse que, na sua opinião, o julgamento este ano seria precipitado. Eu disse que não via como o tribunal não julgar este ano”. Fica claro que o foco do ex-presidente seria a CPI, demonstrando preocupação com a situação de Gilmar Mendes. O ministro nem fala mais que o presidente pressionou pelo mensalão. Reparem que quando trata da questão, o tempo de verbo que emprega é falamos, sugerindo que ele, Gilmar Mendes, abordou o assunto como um dos diversos “em comum ao nosso meio”.

  29. ” o que não consigo entender é como Lula entrou nesta fria aceitando um encontro secreto na casa do ex-ministro Nelson Jobim, amigo de ambos.”
    Falou tudo… de futebol é que não foram falar… tem muito CAROÇO nesse angú…

  30. Ricardo, conheço seu trabalho desde quando tinha vinte e poucos anos. Lembro do tempo que você atuou junto à primeira presidência do PT. Ajudei a oficializar este partido para concorrermos às eleições de 82 e fiz muita filiação em praça pública. Na verdade militando em uma corrente mais à esquerda e que era bem radical em certos pontos. Enfrentamos muitas e muitas intentonas da direita rasa, desde o preconceito com a falta de educação até a de sermos sem experiência para governar. Aos que se dizem desiludidos afirmo que estamos na rota correta. Se o Lula pensar direitinho verá que a nação ainda está com ele e que deve tomar as providências aqui reclamadas pelos comentaristas. Proponho um abaixo assinado para que ele processe esse tal Gilmar. Aos amigos que acreditam que estamos fazendo o melhor, por favor fiquem firmes. A direita não morreu. Se for preciso vamos às ruas. Eles que respeitem a vontade popular e parem de inventar casos.

  31. Depois doque a Veja arrumou nesse episódio, chego até desconfiar que tudo isso não passa de uma cortina de fumaça para camuflar a Lei Ficha Limpa, o pois, a população não está sendo esclarecida de como será aplicada e como vai funcionar, com o tempo das eleções municipais se aproximando e vão tecer mais discussões, para novamente empurrá-la com a barriga e tudo continuar como está.
    Cachorro mordido por cobra, tem medo de linguiça!

  32. Olhando por outro prisma, fico envergonhado em ver que o mais alto escalão da justiça, no qual eu suponho ser composto de pessoas imaculadas, envolvidas neste episódio virando notícia e até produzindo-as, pois, não li que nessa ”reunião” estivesse presente qualquer pessoa da imprensa.

  33. Refletindo sobre tudo que foi dito e reafirmado pelo Gilmar Mendes, pelo Nelson Jobin e pela fraca notinha emitida pela assessoria do Lula, cheguei a algumas conclusões:
    1) Ricardo tem razão, o Lula jamais deveria ter promovido esse encontro (por tudo que foi dito o encontro não foi casual e sim ele Lula foi quem promoveu o encontro).
    2) Se o Lula não reagir com truculência perante o Gilmar e VEJA, usando tudo que a lei lhe faculta, pra desmoraliza-los, existe uma possibilidade muito grande de o Gilmar ter falado a verdade.
    3) Se olharmos para alguns anos atrás veremos que as alianças construidas pelo Lula praticamente sozinho, demonstram que ele acende uma vela pra Deus e outra pro Diabo quando se trata de atingir seus objetivos. Isso é fato.
    4) Se essa história não for devidamente respondida e esclarecida pelo Lula com a veemência que sempre o caractrizou e se ele realmente fez o que o Gilmar afirma, ele conseguiu o milagre de dar a uma oposição combalida, destruida e sem rumo o único projeto viável pra tentar uma reviravolta nas eleições desse ano e de 2014. “Pra derrubar a corrupção”. Já estou até vendo os slogans “chega de corrupção”.
    Essa postura do Lula, se verdadeira, não ajuda a Dilma em nada. Fica cada dia mais dificil para ela governar um País onde o partido da situação e sua base aliada vivem fazendo cagadas e mais cagadas. Vamos ver os próximos movimentos das partes envolvidas.

  34. Gente,más é caso de dar muitas risadas e ao mesmo tempo é caso de polícia este episódio sórdido envolvendo este elemento do STF,veja e Lula.
    Caso de dar risadas por acharem que está escrito OTÁRIOS na testa do povo brasileiro,porque colocaram os mesmos atores com o mesmo enredo de outrora pra tentarem prejudicar o PT,más que montagem mais mal organizada,super mal tramada,não sei se por causa de serem os mesmos atores de outrora ou se por faltar um bom diretor pra dirigir esta turma dos tucanalhas.
    estou rindo atoa porque a cada dia que passa essa oposição fica mais desesperada e fazendo bobagens e falcatruas mal armadas com o único objetivo de prejudicar o Lula e o PT.
    E ao mesmo tempo essa palhaçada toda é um caso de polícia Federal,isso mesmo,polícia neles,tem que colocar estes canalhas atrás das grades,a começar la da mais alta corte,porque com todo respeito ao STF,em todos os setores de atividades do nosso País,Judiciário,Executivo,Legislativo,privado e Autonimo,tem as tuas laranjas podres,más em todos mesmo,sem excessão,e no STF a laranja podre é este elemento aí Gilmar Mendes,e ele ja deu várias provas desta podridão dele em outros casos no passado recente,como em HC concedidos a trambiqueiros a torto e a direito.
    O Ministro Joaquim Barbosa uma certa vez a pouco tempo atrás em uma discussão acirrada falou umas verdades na cara do Gilmar Mendes la no STF,verdades estas que tenho certeza que a imensa maioria do povo brasileiro tem vontade de falar também para o G.Mendes,más não tem oportunidade pra tal.

  35. O vôo de um tucano é sempre curto, não é mesmo Robson? Não sei Mr Chance, eu nunca tive tempo para ficar medindo o voo das aves. Prefiro organizar minhas observações por outros critérios como aquelas dentro das reais possibilidades! Já te expliquei que ficar além ou aquém, dificulta o raciocínio, não obstante a forma como entende uma mensagem. Quem está mentindo na sua opinião? A Veja? Gilma? Jobim? Lula? Quem está defendendo quem? Pelo que eu saiba, Jobim não quer atacar, Lula não quer se pronunciar o que é estranho para um homem que não para de falar nem um minuto. Se o Gilmar estiver de posse de uma gravação feita por um simples aparelhinho discreto, já que sabia do encontro, não vai obviamente distribuir entre os amigos. Vai ficar na dele quietinho esperando que a “outra parte” lhe processe para só então, lançar o dardo. Se Lula e Jobim sabem dessa “posse”, teriam que ficar quietos apenas “negando”, mas sem como eu disse, “tomar às vias de fato”. Por isso, até agora, não se manifestaram, simplesmente negaram. Se alguém caluniasse, difamasse, injuriasse qualquer cidadão dentro de um país com leis, a pessoa ofendida (se fosse o caso mesmo de ofensa), iria com certeza arrebentar a boca jurídica. O que não é esse o caso, ao menos por enquanto. Basta observar (e não medir voos de aves) por toda a blogosfera e noticiários, a atitude dos próprios militantes. Estão abismados (e com razão), pois apesar da denuncia gravíssima, não houve até agora uma resposta à altura. Só maledicências e desqualificações contra uma revista, um bicheiro, um senador, que nesse caso, não estavam presentes na tal “reunião”.
    Nem preciso crescer e aparecer. De todos os comentários semelhantes, você só critica o meu. Mas é só isso meu caro. Apenas um comentário.
    Como dizia o inglês; “-existem mais mistérios entre Gilmar e Lula do que supõe nossa vã filosofia”…
    Abração!

  36. Bom, se é para contar a história direito, vamos reescrever um parágrafo: “O delegado Paulo Lacerda, da Polícia Federal, que tinha comandado a prisão de PC Farias e a investigação que levou ao impeachment de Fernando Collor APÓS A DESCOBERTA DE VÁRIAS IRREGULARIDADES EM SEU GOVERNO E QUE HOJE É SENADOR DA BASE ALIADA, AGORA GRANDE AMIGO DO EX-PRESIDENTE LULA (JÁ TROCARAM JURAS DE RECíPROCA ADMIRAÇÃO), foi suspenso das suas funções e depois perdeu o cargo, sendo obrigado a se exilar como adido policial da nossa embaixada em Portugal.
    A busca da verdade e o fatos são apenas “detalhes” para a nossa imprensa. “Veja”, “Record”, “Globo”, “Carta Capital”, a verdade é que são todas iguais. Aqui não temos jornalistas, temos torcedores. Alguns são movidos por convicções políticas (o que até tem seu mérito, se forem explícitas), mas a grande maioria por interesses financeiros mesmo.
    Quanto ao fato em si, o erro já começou no encontro.

  37. Caro Kotscho, voce foi direto ao ponto.Custa crer a atitude do Lula.Ir ao encontro de dois personagens já “conhecidos”.Lamentável!

  38. Foi ao ponto: Gilmar amigo de Demostenes, amigo de Cachoeira, amigo de Policarmos Quaresma da Veja. Algué ainda tem dúvida desta quadrilha?

  39. Ricardo…se LULA foi ou não deveria ter ido a este encontro, não importa. Se LULA fez alguma insinuação nas conversas também não importa, LULA é hoje um homem público sem nenhum poder de pressão ou coisa semelhante. Agora…um ministro do supremo, utilizar qualquer coisa que tenha sido conversado neste encontro, para criar uma crise institucional em seu proveito ou de seus aliados, isto sim importa.
    O que teem a nos dizer os seus pares do supremo ??? Que atitude tomarão ???
    Que supremo é este ??? DE FRANGO ???

  40. “Para *esses Senhores EU não dou nem o benefício da dúvida”.
    “São histórias nebulosas,cheias de disse que me disse,e o pior um *bando de velhos que já possuem mais que idades de terem um pouco mais de compostura,umas conversas fiadas”.
    “EU” olho para orosto de todos *ELES* e tenho a sensação que TODOS estão mentido.

  41. Ô Robson de Oliveira, porque será que a Veja, a Globo, a Folha, etc. . . . . . jamais cobraram os Habeas Corpus na calada da noite concedidos pelo Gilmar “Dantas” ôôô

  42. Ricardo, após ler o seu texto fiquei sem assunto, pois a matéria abordada o amigo já falou.
    O presidente Lula, um político tarimbado, ir a uma reunião na casa de um Serrista, encontrar-se com um inimigo.
    Bom, tb não vou querer que Lula acerte todas, sempre haverá uns deslizes, mas uma reunião com un sujeito que tudo fez para derrubá-lo!
    Qdo será que a presidenta Dilma vai trazer o delegado Paulo lacerda, reabilitando-o contra esses marginais?
    A CPMI está aí para aprofundar a relação do Gilmar com Demostenes, Cachoeira, Policarpo e Marins (espião) assessor do Gilmar no STF.

  43. Pelo amor de Deus, RK. Vc, que tem uma certa intimidade com o Lula, fale para ele não cair mais neste tipo de armadilha. Ele jamais deveria ter participado desse encontro. Acho que agora ele deve estar muito arrependido de ter atendido ao pedido do Gilmar “Mentes” para participar desse encontro. Oh! Santa ingenuidade!

  44. AHHH. AGORA EU ENTENDO PQ VC DEFENDE O lula. VC FOI MILTANTE DO PT. TAMBEME STAVA NESTA GRACA NO INICIO DOS ANOS 80. VOTEI MUITAS VEZES NO PT. MAS, EU, FELIZMENTE, CRESCI E ABRI MEUS OLHOS. QQUER RADICALIZACAO LEVA A CEGUEIRA. CUIDADO CARA EM QUE PISO COLOCA TEUS PES.

  45. Kotscho não séria mais plausível e pertinente revelar as razões que o próprio Lula defenestrou o Paulo Lacerda.Reputado indiscutivelmente como um sujeito integro e incorruptível e considerado o delegado talvez mais probo a responder pela chefia da PF.

  46. O Demóstenes disse acreditou quando o Cachoeira alegou não ser mais bicheiro… Justo ele que foi Sec. de Segurança de Goiás… Muito competente… muito crédulo. E em cegonha, ele acredita?

  47. Amigos militei e votei durante muitos anos com o “PT”, hoje a decepção é enorme, a minha cidade, Fortaleza, sofre com os desmandos deste partido, que a governa durante 8 anos, incompetência, falcatruas, abusos, isso é o “PT” nosso de cada dia.

  48. …porque LULA não deveria ter ido ao encontro ??? Quem esta em desespero por sua armação não ter surtido efeito, não ter levado LULA entrar em seu jogo, e agora passa o dia aos gritos tentando sustentar sua mentira ???
    LULA sabe que um embate com esta corja, seria estar fazendo o jogo deles, e LULA não é otário.
    LULA esta fazendo muito bem em ficar calado, na boa, só assistindo o “bicho” se estribuchar, se autodesmoralizar. É uma forma sutil de tortura. VIVA LULA O DEMOLIDOR.

  49. Estou cada dia mais convencido que estamos envolvidos com uma
    grande “MAFIA“ politica comandada pelo PSDB e sua gangue.
    Vamos abrir os olhos enquanto e tempo. Não vamos deixar que esses
    mafiosos acabem com nossas reservas e com nosso Brasil.

  50. Jah votei muitas no pt. Acompanhei o lula no inicio de sua carreira politica. Mas eu cresci, vivenciei muitas coisas na vida, morei for do pais, viajei, tive filhos, viajei, chorei, ri, amei, fui amado e muitas lembrancas tenho. Sei que amadureci emocional e espiritualmente e que sei que neste momento eu NAO mais votaria no lula e nem no pt.

  51. Estranha coincidência ou o dito pelo não dito ou a meia verdade…
    Lembram-se de Lina Vieira, que falou do encontro com a presidenta Dilma, em que foi pedido para aliviar as contas do filho do Sarney na receita federal? Palavra contra palavra, a Lina perdeu. Parece que nesse caso vai dar no mesmo. Só que dessa vez o ministro Gilmar falou, continua falando, e não pára de dar entrevistas. Fica muito claro quem é a favor e quem é contra nessa UFC política enquanto isso a verdade, coitada, para que serve a verdade???

  52. A OPOSIÇÃO QUER RETIRAR O “FOCO” DA CPMI QUE INVESTIGA O SENADOR DEMÓSTENES, MAS NÃO VAI CONSEGUIR. LULA É O MELHOR PRESIDENTE DOS ÚLTIMOS 50 ANOS.

  53. Nunca Dantes, o ditado é antigo: quem com porcos se mistura farelo come. Sua vovó nunca te alertou sobre isso? Vamos para frente presidente, o senhor ficará para a história como excelente presidente e o dito cujo também, comparado a filhote do diabo.

  54. eu voltei no lula uma vez…com certeza o maior erro de minha vida…penso que recuperei a minha sanidade, pois nunca mais cometi o mesmo erro.

  55. Como um comentarista amigo do lula, afirma “o que não consigo entender é como Lula entrou nesta fria aceitando um encontro secreto na casa do ex-ministro Nelson Jobim, amigo de ambos.” É obvio que o objetivo era dos mais escusos, pois caso contrario não seria SECRETO, pior cego é o que não quer enxergar o que esta diante de seu nariz.

  56. O encontro não foi secreto e nem foi na casa do sr. Jobim e sim em seu escritório. Muitos certamente viram o sr. Luiz Inácio e o sr. Gilmar Mendes entrarem no prédio. Luiz Inácio não deveria se reunir com um serrista e um desafeto sem testemunhas. A propósito: por que o Min. Mendes precisaria de blindagem na CPMI? Será que descobriram algo sério sobre ele?? Mas disso tudo, fica algo de positivo: a Veja cada vez mais desmoralizada. Antes, Roberto Civita nem era falado, mesmo pelos seus amestrados. Hoje, seu nome é citado nas tribunas do Congresso, nas entrevistas dadas pelos políticos. O senador Collor chamou-o de “analfabeto”. Bonzinho, o Collor.

  57. O Chico Pio 21h35, o Mário 03h38 e o Alvaro Arenhart 22h24 eram PT de carteirinha, votavam no PT de olho fechado e o PT não ganhava nada. Agora que eles “se expulsaram” do partido o PT só ganha e mais ganha o Brasil. Obrigado pela contribuição, Chico Pio, Mário e Alvaro Arenhart. E durma com um barulho desses !!!!!!!

  58. é Ricardo…o ministro aí, foi na do LULA, e entrou numa sinuca de bico, vai ter que votar pela absolvição dos réus, sob pena de, perante a opinião pública, estar retaliando o LULA…né não ???
    Interessante deste episódio é que, o cara por ser ministro, não fica imune à idiotice.

  59. Existe dois tipos de Crenca. A Religiosa e a Cientifica. Na Crenca Religiosa, um indiviuo ou varios individuos acreditam, i.e., tem fe em um Deus. Esta crenca tem mais carater filosofico, emocional e pessoal, e nao pode ser questionada, pois temos o Livre arbitrio de crer ou nao em Deus. A Creca Cientifica, baseia-se no fato de haver um ou mais individios que tendo uma hipotese e deverao elaborar uma tese, que ira ou nao provar a hipotese. Como algo eh Cientifico, tal Tese podera ser contestada. No Caso que se delineia, entre o Sr. Gilmar Mendes e Luiz Inacio Lula da Silva, a minha hipotese eh de que existam as duas versoes, a Crenca Religiosa e a Crenca Cientifica. A Minha Hipotese eh que, verificando os fatos pos encontro lula-gilmar, o Sr. Gilmar esta sendo Personagem da Tese Cientifica. Explico. Ao verificar e estudar o que se apresenta em varios Blogs, sites e comentarios de leitores, o Sr. Gilmar esta sendo sitado a contar e a provar os fatos que ocorreram durante o encontro gilmar-jobim-lula. Isto eh, como existem duvidas a respeito da palavra do SR. Gilmar, este foi obrigado, diante da junta de Sabios Cientistas Politicos e Sabios Leitores Blogueiros, a provar sua hipotese de que lula estava coagindo a adiar o Julgamento do Caso Mensalao para o proximo ano. No caso do Sr. Luis Inacio, a Tese eh a Religiosa. A minha Hipotese eh que, ao verificar os mesmo sites, blogs e comentarios dos leitores, verifiquei que nao existe contestacao alguma a respeito da atitude do Sr. Luis. Isso me vem de encontro com a Hipotese de que o Sr. Luis Inacio Lula da Silva eh an Verdade um Deus em forma Humana. Provo minha tese, com base nas ideias colocadas nos diversos Blogs e comentarios dos leitores. E a prova final eh de que se Todos estes Jornalistas Cientistas Politicos, Blogueiros e Leitores escrevem a Verdade, entao, nao existe como discordar dos argumentos apresentados, de que lula Nunca Errou e Nao Precisa Provar Nada a Ninguem, Pois Ele Eh a Crenca Religiosa e para Muitos De Que Deus Existe e se Chama Lula.

  60. Uma das questões mais discutidos atualmente na área da Física é o multiuniverso, a ideia de que nosso universo não é único. Haveria outros muitos ou infinitos universos, cada um com suas realidades e leis físicas próprias. Se isso é fato ou não é uma questão que divide o cientistas. Quer dizeer, dividia. Finalmente temos uma prova de que universos paralelos existem de fato. É onde os editores da revista Veja vivem. A capa da revista que chegou às bancas neste fim de semana (“Um tiro no pé”) é a prova cabal disso. Eles não vivem nesse mundo. Vivem num universo que só eles veem, onde acontecem coisas que só eles notam. Para quem está de fora é muito engraçado. É como se víssemos um monte de malucos, falando coisas sem sentido, acreditando naquilo e se congratulando pelas verdades e descobertas em que só eles acreditam. Mas apesar do impulso incial de cair na gargalhada, no fundo dá pena. Um dias desses eles vão cair na real. E então, o que será deles? Terão que ser internados num manicômio de fato, deste universo mesmo?

  61. Pelo que eu soube até agora, foi a assessoria de Gilmar que solicitou o encontro com Lula. Em sendo assim, Lula não teria nenhum motivo para não comparecer, pois nesse aspecto, está acima do bem e do mal. E outra, o encontro foi no escritório de Jobim, e a céu aberto, portanto, nada para esconder. Por último, adorei a resposta de Lula, no programa do Ratinho “não quero falar sobre o assunto, pois quem fez a acusação, é que prove o que falou”. Falou e disse, o meu amdo animal político e eterno presidente.

  62. rikardo meu chapa.
    Estou jogando pesado nas loterias porque rico ri a toa e enfim nao custa nada imaginar.
    Quando eu ganhar vou montar uma farmacia de, ou melhor uma rede de Farmacias de manipulaçao!
    E ai vou anunciar pesado o meu negocio na Globo.
    Porque tem tudo a ver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *