Falar com o Lula faz bem para a alma

Falar com o Lula faz bem para a alma

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Já passava das nove da noite quando o telefone tocou. Era o Sandro, filho do Lula: “Meu pai quer falar com você”. Antes dele, entrou na linha a amiga Marisa para reclamar que eu não tinha ligado, e ficamos um tempão conversando, enquanto o ex-presidente falava em outra linha.

Claro que eu já sabia da bela notícia de que o tumor na laringe de Lula tinha desaparecido, mas eles queriam me contar. Somos amigos faz mais de trinta anos. “Por que você não ligou pra nós?”, cobrou Marisa, que sempre cuidou de mim nas muitas viagens que fizemos juntos ao longo da vida.

Lula tinha acabado de aparecer nos telejornais falando como Marisa tinha sido importante na sua recuperação. Só ela não viu porque estava atendendo ao telefone que não parava de tocar.

Pois é, não  liguei para a casa deles porque imaginei que meio mundo estava fazendo isso e não queria incomodar. Ao ouvir a felicidade de Lula de própria voz, depois dos exames que fez nesta quarta-feira, fiquei emocionado como eles e me lembrei dos muitos momentos difíceis que passamos juntos nas campanhas eleitorais e no governo.

No fim, dá tudo certo, a gente costumava dizer um para o outro nestas horas duras, que não foram poucas, desde que Lula trocou a pacata vida de operário pela de líder político.

Deu certo mais uma vez. Aos muitos amigos comuns que me ligaram nos últimos dias e semanas para saber como estava o Lula, posso garantir, independentemente de boletins médicos, que o astral dele está muito bom e que não vê a hora de voltar à vida política.

Me perguntou o que achei e contou que ficou contente com o encontro que teve na véspera com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Eles são adversários políticos, mas nunca deixaram de ser amigos, ainda mais nestas horas.

Lula ainda precisa de alguns dias para recuperar a força e a voz que perdeu por causa do tratamento de radioterapia, mas agora falta pouco, e ele não vê a hora de entrar com tudo nas campanhas do PT, principalmente na de São Paulo, que virou seu grande desafio.

O amigo ex-presidente sempre viveu de desafios, de remar contra a maré, contrariar o senso comum, mirar o impossível. Falar com ele faz bem para o coração e a alma, ainda mais num dia em que mais uma vez Lula sai vencedor de uma dura batalha.

Fiquei na dúvida se deveria escrever aqui no Balaio sobre essa nossa conversa, mas não queria deixar de dividir com todos os leitores a alegria que sinto por ter falado agora há pouco com esta grande figura num dia tão importante na vida dele e, com certeza, na de todos nós, brasileiros, que acreditamos no Brasil.

Valeu, amigo Lula, bola pra frente, vida que segue.

46 thoughts on “Falar com o Lula faz bem para a alma

  1. No blog Balaio do Kotscho, cabe qualquer assunto. Quem manda é o freguês.

    **********************************************************************

    Na vida tudo é uma questão de escolha.
    Escolhemos da hora que acordamos a hora que vamos dormir.
    De pequenas a grandes escolhas elas definem muito do nosso dia e da nossa Vida.
    Quando escolhemos um canal de televisão não é diferente.
    Você vai extrair dali conhecimento, absorver seu conteúdo, compartilhar as notícias do Brasil e do mundo, como telespectador e como brasileiro também.
    Do lado de cá o telespectador.
    Do lado de lá, digamos ” dentro da tv” está o que te prende no mesmo canal. O que te chama atenção, o que você curte, lá dentro está o Brasil e o mundo resumido em pequenos “quadros de notícia” , sejam eles de LCD ou Tv Comum, ou até na Internet; “quadros” esses que podem nos fornecer a última fofoca das celebridades, como a notícia de última hora, aquela que faz todo o Brasil ir pra frente da Tv.
    Quadros esses que podem fazer você chorar, você aprender, você dar gargalhadas, você se emocionar.
    A televisão tem um poder de múltiplas faces.
    Pode ser a companheira de alguém que vive sozinho e só tem ela na sala, pode ser a diversão de uma turma de amigos, pode ser a fonte de trabalho de outros e por ai vai…
    É por isso que eu amo a Record News.
    NBlogs, Página 1, Eco record news amazônia, Hora News, Mundo Meio dia, direto da redação, estilo e saúde, Link Brasil, Brasília ao vivo, bastidores da notícia, cultura, música, internacional, cartão de visita, tempo news, record news paulista, sul, sudeste, centro oeste, nordeste, economia e negócios, esporte record news, arquivo Record news entre outros….
    Tudo na Record News é muito bom.
    Tudo na Record News é maravilhoso.
    Tudo na Record News respira Notícia, conhecimento, informação, entretenimento, atualidade, Jornalismo de verdade.
    O jornal da Record news com Heródoto Barbeiro é um luxo na TV brasileira. Ao ir para os comerciais e o internauta do R7 poder esclarecer dúvidas enviar perguntas, é o máximo. Moderno, diferenciado, elo – entre o público e a notícia.
    A Jornalista Roberta Marques prende você na frente do Jornal. Sua Credibilidade, faz você assistir o jornal até o fim, a maneira apaixonante que ela traduz a notícia nos deixa sem piscar na frente da Record news..
    Lidiane Shayuri é outra que nos cativa , sua postura seja na bancada ou no tempo é impecável.
    Mas gostaria de aqui destacar uma.
    Não como fã, apesar do tamanho absurdo do amor que sinto pela mesma, por sua competência e profissionalismo,
    Não pela minha paixão louca pelo Jornalismo.
    Mas porque eu, na minha visão de telespectador, considero esta sinônimo de Mulher, Profissional, Jornalista, e muito mais.
    Falo de Fabiana Panachão. Esta profissional é sem palavras. Divina! Absurdamente mágica!
    As notícias, a postura de Fabiana a frente ao NBlogs, EcoRecordNews, Hora News, Mundo Meio Dia ou o que quer que seja que ela venha a fazer dentro da emissora, tudo é com muita classe, de uma luxuosidade e simplicidade extremas.
    Amo de paixão.
    Andrea Beron respira inteligência. Classe. Faz o telespectador assistir o Jornal e entender todos os pingos nos “is” da notícia. Todas as nuances, e pode ser uma notícia chata, ou de um assunto que menos nos prende a atenção; com Andrea Beron, a notícia é bem maior. Vai mais longe.

    Existem muitos outros Profissionais nesta emissora que poderiam ser destacados aqui. Sei que deve ser uma enorme equipe que deve colocar no ar todas essas Princesas e todos esses Programas de Qualidade.

    A Record News é nova. Mas já representa muito.
    Prefiro uma “nova” emissora do estilo da Record News, do que estas que já estavam ai no mercado com seus Jornalistas sizudos, arrogantes e que se acham o “último google”.
    Record News está ligada todos os dias no lugar mais sagrado da minha vida. A minha casa.
    Local onde eu encontro todos os dias a minha família , os meus amigos, as pessoas que eu amo.
    Suas vinhetas, seus jornalistas, suas novidades, tudo eu acompanho bem de pertinho.

    Se eu pudesse desejar algo,
    eu desejo muito Sucesso a Record News.
    Que ela se torne uma Grande, Gigantesca e valorizada emissora de notícias da Tv Aberta Brasileira.
    Porquê é verdadeiramente um canal maravilhoso.
    Seus Profissionais são de primeira categoria.
    Sinto Orgulho de ser Brasileiro e de saber que no meu país existe um canal de Notícias com tanta informação, gente linda, profissionais da notícia, Gratuito, a qualquer lar, a qualquer família brasileira, no conforto da sua casa.

    Jornalismo 24 horas no coração dos Brasileiros.

    * Nunca trabalhei na Rede Record, não pertenço a família de ninguém ligado a emissora, apenas quis dividir neste espaço os meus sentimentos pra este que é o meu canal do coração.
    A todos vocês o meu forte abraço

    Dario Cesar Pinto em 28/03/2012 as 20:45- darionofacebook@r7.com
    Penha- Santa CatArina

  2. Kotscho:
    Essa sua manifestação de alegria por Lula, deve mesmo ser demonstrada. Porque voce o está fazendo por todos nós que admiramos Lula e não temos esse contato com ele. Continue sendo nosso porta-voz. E por favor, mande um abraço gigantesco ao nosso eterno presidente.

  3. Caro Kotscho
    A alegria do Lula, a força do Lula, a teimosia do Lula, a coragem e superação deste nordestino brasileiro que sem dúvidas foi até aqui o mais notável dentre todos os Presidentes !!!
    O mais amado pela maioria do nosso povo em toda a nossa história é o que faz do Brasil de hoje a potência que é !!!
    Quem não gosta pode ir chorar e se lamentar por mais esta vitória de Lula nas putrefatas áreas de comentários de veículos de imprensa golpista da marca de uma Folha.com, Estadão, Veja e G-1 que mais parecem privadas sem descarga tamanha a covardia dos que lá “escrevem” suas “obras” de ódio e rancor escondidos atrás de fakes, pseudônimos e nomes falsos.
    VIVA O PRESIDENTE DO POVO LULA !!!
    VIVA O NOVO BRASIL !!!

  4. Nós agradecemos Kotscho.
    Soube dessa notícia ÓTIMA pela internet e fiz questão de assistir à alguns jornais. O JN peguei no momento em que o Simpson e a Poeta davam a notícia – fiquei chocada, confesso. Numa leitura superficial: as expressões após o vídeo do Lula; carranca de ambos, seriedade e olhar inexpressivo – tudo em antagonismo total com a boa notícia que estavam passando ao público/povo sobre a saúde de alguém importante no e para o país. Esquizofrenia da notícia no ar.
    Cara ruim para dar notícia boa – cara boa para dar notícia ruim – para o DEM – sem nenhum alterar de sombrancelhas. Recomendo o JN, uma novela surreal.
    E abraço para a Marisa e o Lulão que a caravana está passando feliz….

  5. Kotscho,
    Sempre leio sua coluna, mas hoje quando entrei nela para ler tinha certeza de que o assunto seria a saúde do Lula. Tínhamos esperança e agora certeza de que Lula não capitularia agora. Ainda tem muito a fazer por todos nós, brasileiros principalmente.
    Tenho tanto a falar para ele, mas, por favor, transmita apenas a felicidade de muitos cearenses por sua franca recuperação e superação. Nós precisamos de vencedores do bem!
    Vida longa ao Lula!

  6. Concordo inteiramente com o comentarista anterior, LuizClaudio do ES. Com relação a visita do FHC, demorou muito, não? Talvez tenha demorado pra visita-lo para que, com Lula “falando”, ele possa aprender alguma coisa. Mais uma vez tiro o chapéu para LULA, o metalúrgico-presidente elegante.

  7. Que alegria, Kotscho. Como é bom a gente poder ver nosso eterno Presidente com a saúde restaurada e com pilha nova. Pra cima dos canalhas, Presidente…

  8. que bom RK assim vc também nos faz feliz,dê noticias sempre deste que foi o melhor presidente desde a redemocratização,vibrei tb com a noticia.

  9. Mais uma vez esta fantástica figura (LULA) induz nos brasileiros de que somos SEMPRE aptos a vitória!!!
    Claro, tem que QUERER!
    Nosso presidente é exemplo disso.
    Lula foi meu voto de protesto, mas me surprendeu (positivamente) tremendamente, e, foram 2 votos que não me causaram arrependimentos, e sim, orgulho!

  10. Sempre votei no Lula e tenho um orgulho imenso disso… ele é sinônimo de garra, de vontade de mudar, de lutar, de vencer!!! Vitóriaaaa… Parabéns meu grande Presidente e muita saúde, porque o senhor ainda tem grandes missões na sua vida.

  11. Apenas para me associar a todos aqueles que acompanharam e torceram muito para a recuperação do Lula.
    Estamos felizes.
    josé maria de souza

  12. Ricardo, nunca votei em Lula, não sou petista (para azar meu, pois sei que os companheiros sempre se protegem), mas também fiquei feliz com a recuperação de Lula e me surpreendeu a serenidade com que ele encarou esse sofrido tratamento. Que ele volte à atividade politica lutando por seu candidato, que não é o meu (votarei em Gabriel Chalita, que julgo o melhor para SP).
    Gostaria de saber, mudando de assunto, a sua opinião sobre o “caso oscar”,já ue vejo no seu perfil, que você é são-paulino. Escreva um post sobre isso.

  13. Lula deve descansar até julho e, a partir de agosto, voltar com tudo para combater um câncer muito mais agressivo e destrutivo que flagela São Paulo, o tucanato paulista.

  14. Uma das melhores notícias que já tive neste ano. Eu tenho a plena convicção que DEUS operou esse milagre. Se agarre nesse DEUS do Impossível cada vez mais. Lula, o mundo te ama e te quer bem pertinho, Grande Companheiro. Você faz muita falta, mudou a história do Brasil. Obrigada, obrigada meu DEUS pela cura do Lula!

  15. Só os predestinados e abençoados por Deus com o dom da coragem dos justos, que não estão imunes aos percalços da vida humana (vide o próprio filho de Deus e seu martírio quando se contrapôs aos poderosos de então), podem conduzir os seus semelhantes e prepará-los a uma perspectiva de convivência baseada na justiça que gera igualdade recíproca entre seus concidadãos de boa vontade, obrigado eterno presidente estadista pelo exemplo vivido e cristalino de como existir feliz e em harmonia com os demais, Deus o abençoe “NUNCA DANTES”.

  16. Não conheço o Lula pessoalmente,nunca tive essa oportunidade, mas posso dizer que sofro quando vejo comentários maldosos a seu respeito.
    Podem criticar e dizer o que for, mas dificilmente veremos um outro presidente como ele.
    Se a grande maioria o apoiava, ao fim de seu governo, é porque ele fez um bom trabalho. Então podem chorar e resmungar à vontade.
    Minha felicidade é enorme neste momento.

  17. Alegria dos vitoriosos do País Brasil e a tristeza dos derrotados, que são aqueles os que ostentam aqueles que se enganaram e diziam que Lula seria massa de manobra porque não tem diploma de universitário.
    Quero aqui externar esses sentimentos de alegria por esse canal do blog pronta recuperação e que a volta seja em breve ao cenário nacional, precisamos muito do Lula.
    Acrescentando a esse comentário à quem tem memória curta quanto à política do governo e a volta do Lula em relação a economia, mesmo não sendo economista universitário, mas com a escola da vida.
    Deu hoje de manhã na imprensa televisado comentário de Miriam Leitão.
    A falta de valor agregado em nossas riquezas fortalecem Países como China e Índia.
    Pois vejamos no mercado interno governo Lula distribuiu renda fazendo com que muitas pequenas e grandes empresas deixassem de quebrar fortalecendo o mercado interno da produção e do trabalho com muitos empregos e não como no governo anterior.
    Lula contemplando essa teoria pela distribuição de renda na base da pirâmide e fez com que se deixasse de especular financeiramente em papéis que não enche barriga e fosse usado para o consumo interno fortalecendo esse mercado, pois se ninguém compra ninguém vende quebra como está acontecendo nos países desenvolvidos, e Brasil de antes que só visavam e viviam do mercado capital da especulação financeira que não produz nada, tanto no comercio como na indústria.
    Como dizia sabiamente anos 80/90 o rei do cimento Antonio Erminio de Morais reclamando da política econômica, pra que vou investir nas fabricas se a especulação financeira dá muito mais sem fazer força. Mas isso só para uma grande parcela da elite.

  18. Kotscho, o presidente Lula é um guerreiro. E agora se tornou também um exemplo para todos os que foram surpreendidos, como ele, por um câncer. Obrigado, Lula, também por isso. Longa vida, companheiro!

  19. Olhe Kotscho, eu muitas vezes fui dura com você, quando cheguei a duvidar da sua sincera amizadade com o nosso eterno presidente Lula. Hoje nem tanto, porém continuo refletindo, agora não mais com a minha dureza, mas com a sua, quando bate desenfreadamente em Dilma, quando o correto seria bater nos chantagista que a colocam contra a parede, por causa de cargos. E nesse momento, acho que o presidente Lula deve ficar muito tristinho com você. Vou repetir, o que você não gosta, mas que, é o que mais faz a maioria absoluta dos jornalistas, quando o assunto é inventar “crises”. Já vem de outros canarvais, as observações que faço da mídia e dos jornalistas (que na verdade são uma coisa só), a respeito dos seus comportamentos, a depender de que partido político esteja na chefia do executivo. Quando o presidente/a cai no gosto dessa gente (midiática), a porrada vai para os chantagistas, com o objetivo claro, de proteger o chefe do executivo, junto aos seus interesse escusos. Mas quando o mandatário do País, pisa e fere os interesses (escusos) dos jornalistas e conglomerados midiáticos, a pancadaria cai em cima do/a presidnete/a, como aconteceu agora. Se não bastassem esses interesses, ainda existe o açodamento para vender notícias. Em relação à felicidade do presidente Lula, ontem senti vontade de dançar na chuva – a maior expressão de alegria – na minha opinião.

  20. A meu ver, você não devia ter vacilado um segundo em nos contar esta história.Da notícia eu também já sabia.Mas foi bom ler de alguém amigo próximo,que usou,além da caneta,o coração pra me falar do Meu Eterno Presidente.Claro que entendo sua dúvida.Mas,como diz petista,não tenha medo de ser feliz, Kotscho!Descobri há pouco o seu lado Lula e PT tão forte.Foi como descobrir o time do coração de um comentarista esportivo.Passei a gostar de você um pouco mais por isso.Só não estou plenamente satisfeito porque os comentários foram de uma unanimidade frustrante,quase burra.Curto demais com a cara de um tucano azedo,carcomido pela inveja, pelo despeito.Mas não apareceu nenhum.Digo a eles que aparecem por aqui,com a sua devida vênia,Kotscho. Serão, no mínimo, respeitados, garanto.Tô doido pra ver o Lula novamente barbudo e cabeludo.É o sapo mais bonito que conheço.

  21. Dizem por aí, que, quando a barba e cabelo de Lula estiverem como Nunca Dantes na história deste País, a oposição, diga-se PSDB, vai colocar a sua barb a de molho. Dizem também que Serra está morrendo de medo do retorno da barba e do cabelo de Lula. Com esses pelos renovados, ninguém vai mais segurar o homem.

  22. Caro Kotscho
    Agradeço pela oportunidade de, também, poder compartilhar essa felicidade, com todos os brasileiros que admiram e torcem pelo bem do nosso querido Presidente Lula. Vida longa com muita Saúde e com a proteção Divina para o grande brasileiro Lula! Viva o Brasil! Viva Lula! Viva Dilma!

  23. Vida longa para o nosso grande líder. Espero que, o que já venceu de obstáculos e venceu na vida tenha sido suficiente para ele amadurecer e saber distinguir seus adversários e seus aliados, inclusive na vida. FHC não é amigo de ninguém. E essa parceria entre os dois Institutos é apenas mais uma jogada oportunista de FHC para se promover e passar a idéia de continuidade nos dois governos o que não é verdade. Quem não o conhece que o compra.

  24. Beleza a amizade de vcs! E que alegria a cura de Lula! Nossas orações valeram! Lula ainda tem muito que fazer por este país! Viva a vida!Viva Lula!

  25. VIIIIIIIIIIIIIIIIIIIVAAAAAAAAAAAAA !!!

    LULA MEU AMOR
    NOSSO AMULETO
    PÈZINHO DE COELHO
    TREVINHO DE QUATRO FOLHAS

    …VAMÚ QUI VAMÚ, MEU FII…

    Ricardo ! Avaisaí pra ele que tem que pagar uma promessa que eu fiz, é a seguinte: Acabar de destruir com esta entidade, a TEP ( tradicional elite politica paulista ) que tanto estrago já fez a nossa gente.

  26. “Eles são adversários políticos, mas nunca deixaram de ser amigos,”…
    Eita,imagine se o fggc fosse inimigo.Eu heim…
    Mas o LULA é o LULA e será sempre o LULA,o CARA.

  27. Troquei muitas ideias com o Lula. Falavamos a mesma lingua. O nosso grupo era unido e as ideias combinavam. O nosso objetivo era conquistar independencia financeira a todos os trabalhadores. Isto no tempo que ainda nem existia o PT. O Lula mudou. Eu não mas. Nem por isso posso deixar de ficar muito contente com a cura do Lula. Desejo ao Lula vida longa e com muita saude e. Que continue lutando para os trabalhadores possam um dia receber o salario que está na constituição que está hoje valendo em torno de R$ 2.300,00 e foi integra a constituição devido a nossa juta.

  28. Presidente Lula, graças a Deus podemos tê-lo de volta, parabéns por mais essa vitória em sua vida, entre tantas outras vitórias já consquistadas!! Que Deus o abençoe, sempre!!

  29. O Lula é um tipo de cidadão que sabe viver, que sabe perdoar porque reconhece que o erro é humano e qualquer um pode normalmente errar. Um carater que poucos tem porque há nele a percepção de que ninguém é infalível. A visita do FHC e a aceitação do Lula demonstra bem este seu carater impar e que o faz ver no adversário um ser humano tal qual ele. A oposição de pensamento entre ambos não é razão para discórdias colerizadas e rancorosas e mesmo porque os maiores interessados que são seus eleitores sabem bem quem é quem nesta história toda e dá seu apoio aquele que mais os tem defendido nesta selva de pedra politica. Quem portanto só fez tramóias ou mara cutagens é que fica sendo persona nom grata para os prejudicados e esta leva não é pouca, haja visto pela aprovação popular que o Lula tem. Então a visita do FHC em nada adiociona ao Lula e deve ter sido levada assim como uma visita frívola qualquer, é como se a gente passasse por alguém na rua, que nem conhecêssemos e estendêssemos-lhe as mãos. Mas o FHC não despresou nenhuma oportunidade e tratou de subir na garupa tirando uma foto, talvez na intenção de se fazer demonstrar que há uma aproximação de pelo menos em pensamento e que pode ser interessante para ele e sua turma de emplumados pretos nº 45 e bicos grandes. Mas o povo, aquele que estão decepcionados com as suas extrepolias, isto é, do FHC não perdoa de jeito nenhum porque estão no prejuizo de uma maneira geral, seja pelo oportunista vilipendio das rentáveis empresas do povo, deixadas ao relento para serem depreciadas e vendidas a troco de alguns trocados para os “amigos do peito” e ainda financiados por um banco estatal. O Lula compreensivo como é entende este ponto fraco do seu opositor e antecipadamente já perdoa tão calamitosa fraquesa. Coisa que só estadistas tem de caráter e o FHC não entende, talvez por conveniência.

  30. “Que continue lutando para os trabalhadores possam um dia receber o salario que está na constituição que está hoje valendo em torno de R$ 2.300,00 e foi integra a constituição devido a nossa juta”

    Pois é, J. Leite. O salário mínimo que FHC nos deixou, após longos 8 anos de governo, reajustado pela inflação, estaria hoje na casa dos R$ 350,00. Não por acaso um deixou o governo com menos de 25% de aprovação e outro acima de 80%. Saudações.

  31. “Troquei muitas ideias com o Lula. Falavamos a mesma lingua. O nosso grupo era unido e as ideias combinavam”

    Caro J. Leite, fico me perguntando o que foi que te aconteceu para que virasse isso que virou…

  32. O melhor, disparado, presidente que o nosso Brasil já teve.
    Torci e me alegro com essa notícia tão auspiciosa e feliz.
    Que Deus continue o iluminando para o seu bem e de todos nós
    brasileiros que aprendemos a respeitá-lo e admirá-lo pela sua
    competência e dedicação a nós pobres da história desse país.
    Vida longa pra ti, LULINHA PAZ & AMOR!

  33. Como é bom ter notícia tão boa sobre o Lula. Venceste mais uma batalha, grande Lula. Estamos contigo e torcendo para que tude dê certo em S.Paulo com Haddad. Não é impossível conseguir realizar mais este sonho. Queremos Haddad como prefeito de Sampa e vamos ajudar Lula a conseguir realizar mais essa façanha. Cá entre nós, se o quesito beleza contar pontos, o Haddad vai ganhar de goleada do Serra.

  34. É claro que tudo em relação à Lula faz bem para a alma. Seu sorriso, seu semblante de homem forte, de vencedor só nos fazem bem. Agradecemos por ter um ex-presidente como ele e na certeza que ele continuará ao lado daqueles que necessitam de ajuda de todo tipo, quer material como espiritual, pois o período difícil que ele passou provou que mais uma vez ele está de volta para nos fortalecer em nossas caminhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *