"Controlargate" faz Kassab viver inferno astral

"Controlargate" faz Kassab viver inferno astral

Cinco anos após assumir a Prefeitura de São Paulo, Gilberto Kassab, então desconhecido vice de José Serra, que ganhou nos últimos meses projeção no cenário nacional ao criar um novo partido, o PSD, vive desde a semana passada o pior inferno astral da sua administração.

O motivo é o “Controlargate”, polêmico contrato de inspeção veicular baseado numa licitação feita ainda na administração do prefeito Paulo Maluf (1993-1996), que Kassab ressuscitou dez anos depois, sem fazer nova concorrência, entregando-o ao Consórcio Controlar, formado pelas empreiteiras Camargo Correa e Serveng, principais doadoras da campanha de reeleição do prefeito em 2008.

Na semana passada, a 11ª Vara da Fazenda Pública decretou o bloqueio dos bens de Gilberto Kassab e determinou que nova licitação seja feita no prazo de 90 dias.

A ação proposta pela Promotoria do Patrimônio Público e Social da Capital foi avaliada em R$ 1 bilhão, valor a ser restituído por Kassab e pelo Consórcio Controlar aos donos dos veículos inspecionados e à Prefeitura Municipal de São Paulo.

Além do processo que corre na área cível, onde o prefeito já responde por improbidade administrativa, os promotores Roberto de Almeida Costa e Marcelo Daneluzzi encaminharam denúncia aos colegas da área criminal, acusando Kassab de participar da fraude de um documento importante para ressuscitar o contrato com a empresa Controlar.

A denúncia foi baseada no depoimento da funcionária Regina Fernandes de Barros, diretora do Decont (Departamento de Controle da Qualidade Ambiental), que havia inicialmente vetado a retomada do contrato com a Controlar.

Segundo a funcionária, um assessor direto de Kassb entregou-lhe uma nota técnica que legalizava a operação, mas ela não sabia que o documento seria utilizado para um aditivo contratual, com efeitos retroativos.

No último sábado, ao voltar de uma semana de viagem a Paris e Londres, o prefeito disse estar tranquilo porque não existe, na avaliação dele, nenhuma irregularidade. “No campo administrativo, agimos sob os critérios morais e administrativos”.

Não foi bem isso o que concluiram os promotores de Justiça Roberto Antonio Costa e Marcelo Daneluzzi ao final das 596 páginas da ação. “Se você perguntar o que está errado neste contrato, eu lhe digo: tudo. Está tudo errado. Esse contrato é uma fraude”, afirmou Costa.

Para os promotores, a contratação do Consórcio Controlar valeu-se de “um pretexto humanístico da preservação do meio ambiente e da vida”, mas que só serviu para o “enriquecimento ilícito” dos acionistas da empresa contratada.

Ao responder às acusações, Kassab afirmou em nota que “tomará as medidas judiciais que julgar oportunas” e garantiu que “a contratação do Consórcio Controlar, responsável pelo Programa de Inspeção Veicular na Cidade de São Paulo, seguiu rigorosamente a legislação em vigor”.

O tempo decorrido desde a contratação da Controlar, quando ainda pertencia à empreiteira OAS _ mais de dez anos _ e o fato da empresa ter sido condenada, em segunda instância, por improbidade administrativa, exatamente em razão deste contrato, está na base da ação movida pela Promotoria.

Dias após a assinatura do contrato ressuscitado por Kassab, em 2007, a Controlar foi vendida ao consórcio formado pelas empreiteiras Camargo Correia e Serveng.

Outra ponta deste novelo apareceu também na semana passada quando a Polícia Federal prendeu João Faustino (PSDB-RN), suplente do senador José Agripino Maia (DEM-RN), que foi sub-chefe da Casa Civil durante o governo de José Serra, na época em que a Pasta era comandada pelo hoje senador Aloysio Nunes Ferreira (PSD-SP).

O motivo da prisão de Faustino: fraudes na licitação para o serviço de inspeção veicular no Detran do Rio Grande do Norte.

O elo se fecha quando se lembra, como fez a coluna “Painel” da “Folha” no último domingo, que João Faustino tem ligações antigas e estreitas com Carlos Suarez, ex-sócio da construtora OAS, acusado de improbidade administrativa pelo Ministério Público paulista.

A conexão Suarez-Faustino, que passa pelos governos de Kassab e Serra, agitou ainda mais o ninho tucano no final de semana, no momento em que PSDB e PSD discutem a formação de uma aliança para as próximas eleições municipais.

Esta história do “Controlargate” ainda promete fortes emoções. Não percam os próximos capítulos.

32 thoughts on “"Controlargate" faz Kassab viver inferno astral

  1. vejo a luta nos bastidores dos jorneias e TV um esfoiço descomunal para abafar um escândalo que se for investigado como deve ser vai ser uma golpe fatal no discurso da oposição que vivem cantado de honestos pelo menos e que alguns jorneias e jornalistas tentam passar para os seus leitores, poies bem se eu percebo isto tenho certeza que o resto da população brasileira também percebe, já perguntei para vários colegas de trabalho , se eles não ver um certo direcionamento, midiático em favor da oposição e acredite Ricardo, em 99,9por cento todos tem a mesma impressão. poies então hoje e impossível tentar abar uma noticia, seja qual for a verdade se sobrepõem a desfaçatez

  2. Sempre importante o registro de que Kassab começou a ganhar notoriedade política quando assumiu a Prefeitura no lugar do Sr. José Serra que, mesmo tendo assinado um documento (com firma reconhecida em cartório) garantindo que exerceria a Prefeitura até o final de seu mandato, entregou a seu vice o comando da Capital paulista. A origem de todos esses males, tem nome e sobrenome; dificil acreditar que essa história de Controlar e Inspeção Ambiental sairam apenas da cabeça de Kassab…

  3. joão das 15:14, faça-nos um favor… vá tentar passar por analfabeto lá no Blog do Reinaldo Cabeção ou então tente encontrar a Soninha Francine para bater um papinho com ela. Xô, troll…

  4. Inteessamte são os nomes dos personagens, Camargo Correa, Serveng, OAS, todas afilhadas da ditatura.
    Vai demorar ainda muitas décadas até nos livrarmos totalmente daquela desgraça, que entregou à marginalidade a nossa pátria.

  5. Cacildinha!
    Está duro dessa vez, a corporação da dona Judith, conseguir abduzir das vistas de inocentes paulistanos, o enorme mastodonte de penas duras e eriçadas, o “Controlarserrassab”, que invadiu o planalto paulista, para desespêro das aves de arribação de bico longo, que por essas terras estenderam seu ninho.
    Para piorar as coisas, nas rédeas de duplicata de mesma espécime, capturada em terras potiguares, encontraram o amigo de mais de 50 anos de um dos que dão nome a novidade em Sampa e, como se pouco isso já não fosse, o distinto, além de ter dado o ar da graça através de denodados serviços prestados no governo dessa acidentada personagem, atualmente é suplente do senador Agripino do Dem, o probo.
    Como escondê-lo.
    É isso que aflige, e muito, colocando à beira de um ataque de ética, a turma da liberdade de empresa da dona Judith.
    O mastodonte, além de paquidérmico, ostenta penas, asas e bico colorido.
    Pode?

  6. É uma vergonha, Kotscho… Como esperado, os Blogs da velha mídia deram algum destaque a semana passada e… hoje nem mencionam esse escândalo. E o Jornal Nacional totalmente omisso. De passeatas contra a corrupção nem menção. E pensar que a Marta foi desmoralizada pela velha mídia, principalmente a indecente Folha, porque criou uma taxa do lixo que custava R$ 7,00 a cada residência. Canalhas… mil vezes canalhas.

  7. Vamos ver quanto dura essa história na imprensa, especialmente em São Paulo onde estão sediados dois dos maiores jornais brasileiros: Estado de São Paulo e Folha de São Paulo (sem esquecer que em SP está a sede da Abril que edita a Veja). Há também aquela história do Metro de SP (licitação forjada e afastamento do presidente) que passada uma semana não aparece mais em lugar nenhum. Certamente o Controlargate não passa de 7 dias, afinal o que importa mesmo é atacar o governo federal. O compromisso da imprensa de SP com a informação isenta é simplesmente nenhum. E ainda tem gente que se deixa levar pela conversa hipócrita de jornalistas que se dizem guardiães da moralidade. O problema é que falta ao governo coragem para colocar em votação o projeto de regulação da mídia que o ex-ministro Franklin Martins deixou pronto. Faltou coragem ao Lula e está faltando à Dilma.

  8. Kotscho, é ensurdecedor o silêncio dos jornalões – tão ciosos com o dinheiro do contribuinte – com esse megaescândalo da dupla dinâmica Serra-Kassab. Sem faltar na cara de paisagem dos formadores de opinião e da “sociedade organizada”. Cadê a a OAB-SP? Cadê o Cansei, Cadê as madames que estão em um vídeo que circula no YouTube no qual estão reunidas para debater “ações” contra a corrupção. Aliás, diga-se de passagem, entre elas está a socialite Ana Paula Junqueira, flagrada saindo de uma balada da pulsante noite paulistana ao lado do senador Aécio Neves,. Nada contra a baladeira, e sim contra o senador, que agora deu para bater cartão nos points chiques de Sampa durante a semana, além do Rio de Janeiro – isso, coincidentemente, depois de se recusar a fazer um teste do bafômetro ao ser barrado em um blitz policial na Cidade Maravilhosa. É repugnante a blindagem descarada de Folha, Veja, Estadão, Época a essas bandalheiras demotucanas. Aliás, Época publica laudatória reportagem com Aécio, na qual o senador tem a cara de pau de defender o aumento do rigor na Lei Seca!

  9. Fora o blog do Kotscho, será por que a mídia nativa não dá sequer uma linha sobre a prisão de João Faustino, o braço direito de José Serra? Seria um pacto para bico calado? Enquanto surrupiam a notícia sobre as ligações perigosas entre José Serra, Gilberto Kassab e João Faustino, preso sábado passado, no Rio Grande do Norte, todos os jornais e sites dos jornais da direita irada contra o governo Dilma, continuam mantendo em destaque, notícias sobre o ministro Carlos Lupi, e se ele teria viajado, ou não, viajado em uma Ong de um empresário. E vejam que até mesmo Kotscho falou do possível envolvimento de Serra, nas denúncias da empresa Controlar, de uma forma discreta e já no final do seu texto. Por que será? Não é uma gracinha essa nossa imprensa?

  10. Se tem o Serra envolvido no esquema, não vai dar em nada. Aliás, o Agripino Maia já está em tratativas com o Min. José Delgado (STJ) parra tratar do assunto, como se apurou nas interceptações telemáticas entre a quadrilha.

  11. Caro Kotscho
    Reparou nos valores ??? Ultrapassam os bilhões !!!
    Se somadas todas as acusações da mídia ( SEM PROVAS !!! ) aos dois Governos de Lula e a este primeiro ano de Dilma, no que se refere à corrupção teremos um valor insignificante se comparado a este “Controlargate”. O P.I.G. conseguiu destruir a carreira política do Dep. Fed. Prof° Luizinho do PT-SP por que ele foi se socorrer ao tesoureiro do seu partido ( legitimamente !!! ) de uma sua divida de campanha de R$ 20.000,00 !!! O P.I.G está há quase 7 anos, dia e noite seguidos chamando o ex-ministro Zé Dirceu de “chefe de quadrilha” mesmo ele não tendo sido ainda julgado por quem de direito, ou seja, o PODER JUDICIÁRIO . O P.I.G. já o julgou e o condenou por uma razão simples: O Zé Dirceu é do PT !!!
    E agora ???
    O P.I.G. vai plantar as suas vassouras nas portas dos Palácios Bandeirantes e Anhangabaú ???
    Vai pedir “kassabsão” de mandatos ???
    NADA !!!
    O P.I.G. vai fazer como sempre fez: Esperar um semana e abafar o caso !!!
    Foi assim com a Operação Castelo de Areia ( da mesma Camargo Correia ), com o Paulo Preto, com a Alston, com o “emendão” da Assembléia, com os 200 vestidos de Lu Alckimin, com o roubo de merenda escolar pelo irmão dela ( cunhado do Alckimin ), com o caso do filho do FHC que é sócio laranja de uma rádio da Disney, VIXE !!!….É escândalo que não acaba mais !!!
    Kotscho
    Essa nossa imprensa é SELETIVA !!!
    Isso todo mundo sabe.
    Por que não tirarmos disso proveito para alguma coisa útil e educativa ???
    CAMPANHA POR UMA “COLETA SELETIVA DE LIXO” !!!
    Papel ( Folha, Estadão, Veja, Época ) jogamos em um cesto,
    Lixo orgânico ( aves mortas, restos de “comidas”, detritos de maré baixa, etc. ) jogamos em outro…
    E o metal ( A VÊNUS PLATINADA E RADIOATIVA ) nós mandamos para o fundo dos quintos dos infernos !!!

  12. Olha aí, a Rádio Peão aumenta mas não inventa.

    Está tudo consumado,todos querelando, e a realidade vindo a tona.

    Enquanto estão querendo usar e achar só os malfeitos do o PT, o tiro está saindo pela culatra, a reciproca será verdadeira, mais discrentes nos tonamos quanto aos donos dessa midia e do sistema, na qual sempre manipularam.

    E o governo Federal mais forte do que nunca.

  13. Ricardo,

    Toda inspeção veicular, multas de trânsito, em fim, qualquer movilento ligado a DETRANs do pais inteiro é fonte de renda para caixa dois de partidos, caixa dois de poiliticos e cx dois para fiscais.
    A uma semana foi desbaratada uma quadrilha que forjava carteiras (carta) de motoristas aqui no RJ. Aqui o IPVA é o mais caro do pais e é obrigatorio anualmente fazera i9nspeção, não só quando vende o veiculo.
    Ora, Ali KASSAB, tem seua quarenta ou mais ladrões rodando como satelite a sua volta, como a de maioria dos politicos. O DETRAN é uma boa fonte de renda para os corruptos. Se fizerem uma devassa em todos os departamentos de tyrnasito do pais, em vez de DETRA, serão chamados de GASAN ( gabinete saniotario) de tanta titica que encontrarão.
    Nos moramos no pais das maracutaias. O grande Cayme, poderia ter feito aquele sambinha em homenagem aos politicos da época: ‘EU VOU PARA A MARACUTAIA EU VOU!!! EU VOU DE CHAPÉU NA MÃO, EU VOU!!!…

  14. A MÍDIA GOLPISTA TENTA ESCONDER !!!
    E nenhum tucano do alto escalão se pronunciou, até agora, para defender Faustino !!!
    O silêncio dos tucanos emplumados é gritante no caso desse João Faustino, suplente de Agripino Maia (DEM) no Senado e que foi preso pela operação Sinal Fechado, do Ministério Público do Rio Grande do Norte.
    PRESO JÁ NÃO ESTÁ MAIS !!! Como bom tucano, já tratou de ser transferido para um hospital por motivos “cardíocos” !!!
    João Faustino, é MEMBRO DA EXECUTIVA NACIONAL DO PSDB, !!!
    É o titular do Conselho Fiscal – ironicamente (ou adequadamente, para Faustino ), o órgão que fiscaliza as contas do partido.
    FAUSTINO É UM TUCANO GRAÚDO !!! Foi secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Além disso, foi subchefe da Casa Civil do então governador de São Paulo, José Serra (PSDB), durante dois anos e meio. Não é à toa que integra como titular a Executiva Nacional do partido !!!
    CADÊ O P.I.G. ???
    CADÊ OS PLANTADORES DE VASSOURAS ???
    CADÊ A OAB ???
    CADÊ OS INDIGNADOS ANTI-PETISTAS ???

  15. Como eu havia dito em um comentário anterior sobre a Taxa de Inspeção Veicular e o Pedágio que segundo o PEDAGIÔMETRO já beira os 6 bilhões, há coisa fóra do esquadro aí nos contratos tento de um quanto de outro, irregularidades neste imposto disfarçado. O Kassab já havia sido denunciado sobre o caso da formação do seu partido PSD sobre falcatruas com número de assinaturas junto ao STE que não queriam conceder-lhe a oficialização do partido. Agora surge o mesmo fato de fraude sobre os contratos da Controlar, CCR e Prefeitura justificando também as fraudes das assinaturas junto ao STE. Dizem aqui em casa que se eu vaticinar a coisa acontece mas não sou futurologo nem intuitivo mas que a coisa vai indo de vento em popa, haaa…isto vai e o Kassab vai ficar sem seu cargo. Isto vai facilitar a eleição do Fernando Hadad na prefeitura, podem crer. A próxima figura será o governador tucano com o caso do metrô, linha 5 (Lilás) e a compra das emendas na Assembléia Legislativa de São Paulo. Não gosto de vaticinar mas podem ir cotando como favas contadas que a coisa vai degringolar desta vez. Não ficará pedra sobre pedra sobre a administração tucanodemo. Outra coisa, quando foi levantado o esquema fraudulento dos contratos da CCR e prefeitura de São Paulo, as emissoras de rádio e TV começaram a fazer propaganda muito repetitivas tanto de um quanto de outro governo. Os tucanos já descobriram que a opinião do povo é movida por propaganda, só que desta vez é uma propaganda enganosa porque ela tenta encobrir os desmandos tanto da prefeitura quanto do governo estadual. Paulista, estão nos tratando como gente incauta, cuja opinião é movida por propaganda.

  16. Sugestão aos paulistas que ainda teem um pouco de vergonha na cara: já que gostam tanto de vassouras como símbolo político, domingo, levarem vassouras velhas e amontoarem na porta da sede do governo.
    Tem sujeira demais aí neste estado, O mau cheiro do Tietê lhes tirou a noção de limpeza ???
    Aonde está a turma, que defende aqui com tanto ardor, a nossa imprensa livre ??? Mergulhados também no lodo do Tietê ???
    E ainda qerem que os levemos a sério…

  17. Engraçado mesmo. Fosse um petista a imprensa paulista e a globo já teriam pendurado no pescoço da Dilma e do Lula . A mesma turma vomita isenção e imparcialidade cobrando “faxina” nos ministérios. Mas a prisão de um ex assessor direto do ex governador de São Paulo numa operação da policía federal é solenemente omitida. A mídia atua como protagonista na disputa político-partirdária. A seletividade na exposição de condutas ilícitas, a depender do partido atingido pelas denúncias prova que não há real interesse na moralização da gestão pública.

  18. “Paulista, estão nos tratando como gente incauta, cuja opinião é movida por propaganda”

    Ao Everaldo das 22:13. Amigo, tive a pachorra de levantar às 5 da manhã e checar os principais portais da velha mídia. Sabe quantos mencionam o escândalo do Kassab? Nenhum… repito, nenhum. O UOL ataca de Chevron (o que não deixa de ser um avanço…) e mesmo nas sub-manchetes ou notinhas, nada… absolutamente nada. O Globo.com menciona o problema do vazamento de óleo (sem falar da Chevron) e aborda a corrupção em… Limeira. Já o Estadão levanta uma possível cassação de governadores… ou seja, caro Everaldo, o que o Kotscho chama de Controlgate é uma ficção jornalística; não existe. Luis Carlos “Rolando Lero” Velho deve estar aliviado; se a velha mídia não está noticiando é sinal de que Serra e Kassab continuam dignos de credibilidade. E o Paulista, meu caro não está sendo tratado apenas como incauto, mas como autista. Alguém, no velho Balaio, já havia dito que o paulistano havia virado refém da própria estupidez. Alguma dúvida? Abraços.

  19. Volto com um trecho da entrevista do mais novo fio desencapado tucano (o tal de Faustino) no Blog do Azenha. E chama a nossa tenção o fato d que o PIG sempre tão atento a tudo que José Dirceu faz, nunca tenha “percebido” nem Paulo Preto e nem esse Faustino. Simplesmente assustadora a relação do cara com Serra. Confiram:

    “FAUSTINO – Eu conheço Serra há 50 anos. Fizemos política estudantil juntos. Participamos do Congresso (estudantil) de Santo André (SP), em 1963. Trabalhei com ele para que fosse presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), hoje transformada em casa de pelegos. Na época eu fazia política estudantil no Rio Grande do Norte e era presidente da UEE (União Estadual dos Estudantes) e Serra era presidente da UEE em São Paulo. Depois, ele foi para o exílio e eu fiquei por aqui. Fui perseguido pelo regime militar, preso, mas fiquei no batente. Com a volta de Serra, ele se elege deputado federal e me convoca para ser vice-líder dele. Depois, quando ele foi ministro da Saúde, servimos juntos ao governo Fernando Henrique. Já sem mandato, eu ocupei o cargo de secretário-geral da Presidência da República. Nós sempre tivemos um excelente relacionamento”

  20. A grande imprensa nacional e em particular a paulista silencia sobre esse caso gravíssimo e que ocorre na maior cidade da América do Sul.

    Não se vê, como no Rio Grande do Norte, repercussão diária na imprensa dada a importância dos fatos para o conjunto da população.

    Os crimes praticados nesse caso ultrapassam as fronteiras de São Paulo e alcançam a capital potiguar, mas com o mesmo “modus operadi” e certamente com os mesmos cérebros.

    Ainda assim a velha imprensa não se interessa sobre o caso.

    Quando se afirma que os interesses da velha imprensa beiram a criminalidade ainda há quem não concorde.

  21. Essa Controlar é só mais uma máfia como muitas outras criadas pelos nossos politicos.
    O fato é que eles ainda não perceberam que o mau cheiro é muito pior nos atos corruptos , que o exalado pelos escapamentos dos carros .

  22. Toda vez que levanto a tese da necessidade de se aparelhar ou resuscitar a industria ferroviária em São Paulo, logo vejo nos Uol, IG e outros, notícias sobre o setor. Por um lado é bom ler estas notícias mas por outro nos mostra que embora tenhamos empresas que estã por aí lutando para ganhar mercado e oferecer postos de trabalho, há o não interesse por parte do governo, mais o paulista de mantê-la fóra de atividade porque a existência dela fere os seus interesses, no caso a ferrovia poderá substituir a rodovia e o transporte rodoviário com reais vantagens que não polui e nem necessita tantos gastos com manutenção tão cara como a rodoviária e pela principal vantagem NOS DÁ UMA OPÇÃO DE SAIR DOS PEDÁGIOS EXCORCHANTES, AVILTANTES E HUMILHANTES, do governo do Alckmim que prometeu diante das câmaras nas eleições no mínimo diminuir os seus preços mas só vemos é aumentos.

  23. é a substituiçao de um esquema de financiamentos via empresa de Publicidade (marcos valerio) que ja estava muito manjado…
    Agora é via inspecçao veicular. Porque “dias depois (da aprovaçao e renovaçao da controlar) ela foi vendida para o Consorcio serveng-Camargo correia, os quais sao velhos conhecidos da classe politica .
    e tem ainda a vantagem de fonte de receita ilimitada e anual, pelo aumento continuo do numero de veiculos em circulaçao. Um ovo de colombo pra quem quer retorno das instancias politicas.

  24. Controlar, Consladel, etc., não é de hoje que faturam e o grosso começou em Santo André. Aquele tal de Klinger deve conhecer muito bem o esquema.

  25. OLHEM O TAMANHO “DA COISA”
    Ministério Público acusa Controlar de usar informações sigilosas de motoristas
    Para promotores, convênio com o Detran é ilegal porque empresa não poderia ter acesso a dados
    Marcelo Godoy – O Estado de S.Paulo

    SÃO PAULO – Um convênio entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Prefeitura de São Paulo permitiu à Controlar o acesso ilegal a dados sigilosos de milhões de donos de veículos. Essa é acusação do Ministério Público Estadual (MPE), que não só vê fraude e improbidade administrativa na manutenção do convênio como pede sua ruptura.
    VEJAM INFOGRÁFICO COM O ESQUEMÃO:
    http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,ministerio-publico-acusa-controlar-de-usar-informacoes-sigilosas-de-motoristas,804182,0.htm

  26. Bo tarde Divaldo. concordo com sua colocação e fico imaginando… Se ativado o sistema ferroviário no estado de São Paulo (diminuindo significativamente o número de veículos nas vias públicas) e se bem patrulhadas as rodovias paulistas (onde os usuários pela efetiva presença ostensiva da polícia, só transitariam dentro o limite de velocidade estabelecido), faliria sem dúvida a indústria de multas e a escorchante exploração dos pedágios. Voce já deve ter visto funcionários de ”tocaia” nas rodovias com equipamentos de uso exlusivo para aplicar multas, escondidos como bandidos que querem atacar alguém, sem que o estado se preocupe em prevenir ou reprimir criminosos que transitam com veículos produtos de crime ou mesmo que dirijam embriagados. Nota-se o

  27. desculpem, caiu. Nota-se o interesse apenas de faturar. Já não chega o seguro ”obrigatório” cobrado até para aqueles que têm seguro total do veículo, um absurdo! Um IPVA só pelo fato do cidadão possuir um veículo, pois, na área urbana já se paga o IPTU para a manutenção das vias e na área rural o IPTR (em algumas vias paga-se o pedágio municipal), sem mencionar o licenciamento pago à parte. É muita arrecadação sobre os veículos e esse ”Controlar” é mais uma delas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *