Lula está se comunicando só por escrito

Lula está se comunicando só por escrito

MACEIÓ (AL) _ A voz rouca que é sua marca registrada desde os tempos das portas de fábrica de São Bernardo do Campo e das primeiras assembleias de metalúrgicos no Estádio de Vila Euclides, está momentaneamente silenciada.

Depois de fazer uma biopsia na laringe, no sábado de manhã, que confirmou a existência de um tumor maligno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva só está se comunicando com a família por escrito, até para pedir um copo d’água.

Posso imaginar a dificuldade do amigo Lula para se adaptar à nova realidade, ele que construiu no gogó toda sua carreira de líder sindical e político, até se eleger por duas vezes presidente da República.

Só neste domingo de manhã consegui falar com a família de Lula _ e as notícias que me deram são tranquilizadoras. Ele deixou o Hospital Sírio-Libanês às nove da noite de sábado e na manhã de segunda-feira já começa o tratamento de quimioterapia.

Os médicos acreditam que não será necessário fazer cirurgia para que Lula possa se curar do câncer na laringe e voltar a ter uma vida normal. Mas agora vai ter que dar um tempo nas conversas políticas, nos discursos e nas viagens, tudo o que ele mais gosta de fazer na vida.

O câncer foi descoberto por acaso. Roberto Kalil, médico dele, meu e de mais um mundão de gente, passou rapidamente na casa de Lula na quinta-feira para lhe dar um abraço no dia do seu aniversário de 66 anos.

Marisa, a mulher de Lula, queixou-se de uma renitente dor de cabeça e Kalil lhe cobrou mais uma vez a necessidade de fazer um check-up. Lula ouviu a conversa e prometeu levar Marisa ao hospital no dia seguinte.

Enquanto ela fazia seus exames, Lula pediu a Kalil “uma pastilha melhor” para a garganta, porque a que estava tomando não aliviou sua rouquidão. Kalil e um outro médico examinaram a garganta do ex-presidente e lhe receitaram um antibiótico e outro remédio para alivar a dor de garganta, com a condição de que ele voltasse no sábado para também fazer um check-up.

Lula não queria, achou que não era nada grave, mas acabou mais uma vez cedendo à mulher. Desta vez, foi ela quem levou o marido ao hospital no sábado cedo _ e o resto da história todo o Brasil já sabe.

Quando ele chegou ao hospital, Kalil já tinha reunido uma equipe de especialistas para examinar o ex-presidente. A pedido do próprio Lula, os médicos divulgaram um boletim oficial do Sírio-Libanês informando que o ex-presidente tinha um câncer na laringe, assim que saíram os resultados dos exames.

Bilhete para Lula

Aqui em Maceió, onde estou participando da V Feira Internacional do Livro de Alagoas, quem mais se abalou com a notícia sobre a doença de Lula foi a estudante Mariana, de 17 anos, filha de Vanira e Audálio Dantas, que é o patrono do evento.

Mariana chorou muito sozinha na porta do hotel e passou o dia amuada. À noite, enquanto os jornalistas e escritores falavam alto numa mesa com cerveja e sururu no bar Massaguerinha, Mariana pediu um papel e uma caneta e escreveu uma carta para Lula. Transcrevo-a abaixo:

“Oi, Lula, tudo bem com você? Quando eu soube a notícia que você estava com câncer fiquei preocupada. Até chorei com medo que você morresse. Eu queria te visitar, mas infelizmente não posso.O teu amigo Ricardo Kotscho vai te entregar este bilhete. Tomara que você melhore logo. Eu conheço o seu irmão, o Frei Chico. Eu gosto muito de você.

Mariana Adélia Kunc Dantas

29/10/2011”

[r7video http://noticias.r7.com/videos/ricardo-kotscho-comentarista-do-r7-fala-sobre-a-saude-de-lula/idmedia/4eae7e5d3d14484e9e102753.html]

37 thoughts on “Lula está se comunicando só por escrito

  1. Companheiro Lula, nesse momento, seremos sua voz. Não se preocupe em declarar nada você já fez isso pelos seus 66 anos. Nessa nova fase de luta deixe com seu porta voz, esse povo que tanto você lutou.
    Mais uma batalha, mas a guerra esta ganha meu amigo.
    UM GRANDE ABRAÇO

  2. Kotscho, você nã acha estranho que quase todos os líderes progressistas foram acometidos de câncer no continente sul-americano. Chávez, Lugo, Evo, Dilma, Lula. Além disso, Fidel teve que se afastar por uma doença misteriosa, Kirchner morreu precocemente. Alguém lembra do Arafat, morto supostamente envenenado? E aqui no Brasil, antes: Jango (envenenado), Tancredo, Juscelino em acidente não esclarecido, Getúlio (se matou), Brizola disse que no dia que entrasse em um hospital não sairia vivo, e foi o que aconteceu (entrou com gripe e saiu morto). Seria a CIA/Mossad? Seria uma maneira torpe de se livrar dos líderes inconvenientes? (enquanto isso os ditadores de direita vivem até os 90 anos – vide Pinochet) ou permanecem na ativa, como Maluf, Sarney e FHC.

  3. Querido Lula, guerreiro por excelência e amante de nossa Pátria Brasil, quero aqui juntamente a Almir me unir ao povo brasileiro e ser sua porta voz “A VOZ DO POVO”.Vc Lula q conhece entende e respeita o povo brasileiro e transformou nosso Brasil “num país de todos” e no MUNDO INTEIRO UMA PÁTRIA RESPEITADA. Em breve vc estará nos informando a sua cura Lula porque o Jesus q te fez o maior e melhor Presidente do Brasil de todos os tempos e o mesmo Jesus que te deu a cura. Creia confie e deixe Jesus continuar trabalhando em sua vida meu amigo e amigo de todos os brasileiros e brasileiras. Nós te amamos e precisamos de vc ainda por muito tempo. Fica com Deus e a Virgem Maria “NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA SEJA SUA EMFERMEIRA E JESUS, O SEU MÉDICO !! 🙂

  4. Ricardo, estava ansiosa esperando vc escrever alguma coisa sobre a saude do Lula. Não foi só a Mariana quem choru, eu tambem , passei o dia ontem deprimida , mas confiante que tudo vai dar certo. Transmita a ele nossa torcida e nossas orações. Bjs Helena

  5. Presidente Lula, graças a voce o Brasil está em boas mãos. Cuide-se bem, Presidente, e receba meu caloroso e fraterno abraço. Em tempo: Dona Marisa, se ele não seguir à risca o tratamento, denuncie aqui no Balaio do Kotscho.

  6. Sei que tem muita gente da mídia fazendo festa com a doença do presidente, mas essa turma vai morrer engasgada com o próprio veneno, pois Lula é abençoado por Deus que o apontou como divisor de águas. Que Deus ilumine seus médicos, presidente Lula e lhe de forças para passar por mais essa peleja.

  7. LULA nosso AMOR
    Nosso amuleto
    Pèzinho de coelho
    Trevinho de quatro folhas

    VAMU QUI VAMU MEU Fii…este negócio aí é só pra te deixar mais fortalecido.
    Caldim de feijão de corda com maxixe
    Um cuzcuiszim com leite
    Jirimunzim amassado
    …e vamus em frente
    Qui nada vai dá errado

  8. Acho que quem é contra a recuperação de Lula é a mesma minoria que lê determinada revista e acredita que está bem informado. Kotscho, você percebe o que está acontecendo? Está se criando um grupo de pessoas, normalmente de boa condição financeira, normalmente de direita, formação escolar razoável, e que lê os mesmos jornais, a mesma revista, assiste o mesmo canal de tv e estão se tornando gente extremista, preconceituosa, racistas, homofóbicos, xenofóbicos, etc.
    VIVA LULA.

  9. Lula é um ídolo, que se recupere e continue o seu trabalho a nível mundial contra a fome, a miséria e contra esse sistema econômico tão injusto.
    Aproveito a oportunidade para desejar força a todos os que estão passando por problemas semelhantes ao de Lula.

  10. Faço minhas as palavras de Paulo Ribeiro (30/10/2011 – 13h41), muito estranho os líderes progressistas todos morrerem cedo ou então ficarem doentes desta forma, sei não heim…

  11. Tenho serteza que o Lula vai sair dessa numa boa. Ele está nas mãos dos melhores médicos. Tenho amigos que tiveram esse mesmo problema. Foram operados e hoje estão curados e sem nenhuma secuela. Inclusive falando normalmente.

  12. Caro Ricardo, voce como amigo pessoal de Lula e como jornalista que ainda dignifica esta atividade e tem acesso a um grande portal, tem a obrigação moral de escrever alguma coisa sobre o que a sua, infelizmente, colega Lucia Hippolito falou na CBN sobre a doença do Lula, no blog do Azenha tem o Link,é nefasto faça isto pelo Lula se voce realmente é amigo dele, por favor seja a nossa voz. Veja que a radicalização começa pela Direita, particularmente com a campanha do Serra.Por favor Ricardo ajude a nação a repudiar comentarios nefastos como este da Sra Hipplito, não quero baixar o nivel, mais a minha indgnação é muito grande. abraços fraternos.

  13. Boa noite Ricardo!
    Boa noite amigos balaieiros!

    Também torço para que o Luíz supere esse mal, assim como todos que tem de enfrentar essa doença terrível.
    Tenho um exemplo nesse mesmo momento na família e sei quanta dor pode causar.
    Mas me causa mais dor ainda, ver pessoas “politizando” tanto para um, quanto para outro lado.
    Desejo força para Lula, que ele consiga se restabelecer o mais cedo possível para que esteja novamente nos “palcos” da vida.
    Minhas críticas sempre foram e sempre serão contra os atos, jamais contra as pessoas, sempre deixei isso bem claro.

    Vou por hora me afastar desse assunto já que ele está muito bem assistido.

    Só peço que não “politizem” uma doença tão terrível que geralmente não escolhe raça, credo, nível social, ou ideologia.

    Força Lula!!!!

    Robson de Oliveira

    http://ecoblog-blogeco.blogspot.com/

  14. Lula vai tirar de letra essa doença vil.Vai sair mais forte e com a voz mais afinada prá fazer aqueles discursos bonitos que deixa todo brasileiro emocionado. Disso eu tenho certeza absoluta.Força meu Presidente e força também para a Dona Marisa.Nós sabemos que ela cuida com muito amor do Lula.Ela pode estar certa de que tanto Lula quanto ela estão em nossas orações.

  15. É triste ler essa notícia. A voz que mostrou a todos os brasileiros que ”este país tem jeito”, que disse ao mundo ”vamos acabar com a fome e a miserabilidade”, ”somos credores do FMI”, hoje ameaçada de calar-se. Estamos torcendo pela sua cura Presidente Lula e com Fé em Deus vamos vê-lo são e em atividade. Sim, Presidene com ”P” maiúsculo.

  16. Lula, meu querido e eterno presidente, tenho certeza que está havendo em todo o Brasil uma corrente de oração pela sua recuperação. Eu faço parte dessa corrente de milhões de brasileiros que esta torcendo por ti. Vc é um guerreiro e tenho certeza que vai vencer mais esta batalha. O Brasil te ama Lula!

  17. Infelizmente, muita gente está se sentindo feliz com a doença de Lula. Partindo da elite, não seria diferente. Duro é ouvir de um pobre, ou desses da nova classe média, ao volante de um carro popular, com 60 prestações pela frente, que ele deveria ser tratado no SUS. Mas pobre é assim mesmo: não quer melhroar de vida, mas quer que o outro piore para ficarem iguais. Esses ainda têm um pé na escravidão e outro na colonização. Acho que LULA, para preservar-se desses ingratos, deveria ir se tratar em Cuba. No Brasil não pode ter um governo que preste. Mas LULA é forte e vai vencer o mal.

  18. A … Cantanhede(não consigo lembrar o primeiro nome dela) esteve falando na rádio CBN, sobre o a doença do Lula. Ela teve a cara-de-pau de ficar teorizando sobre um possível aumento de popularidade do Lula por causa da doença. Por pouco ela não falou que ele contraiu a doença já com esse propósito… Que criatura !

  19. Lula, mesmo sem voz, comunica-se melhor que todos os demais políticos brasileiros juntos… Vida longa ao nosso eterno Presidente; o homem que conseguiu olhar o Brasil da perspectiva certa; de baixo para cima.

  20. O que o Paulo Ribeiro escreveu não é nenhum absurdo. Os métodos da CIA são conhecidos. Mas o Pres. vai vencer mais essa batalha. A corrente positiva que se formou em torno dele é muito mais forte do que esses urubus que querem que ele nos deixe. Esses urubus esquecem da Lei do Retorno, uma lei universal, inexorável e implacável.

  21. Sobre a doença de Lula, Gilberto Dimenstein escreve hoje que se sente envergonhado com “uma enxurrada de ataques desrespeitosos, desumanos, raivosos, mostrando prazer com a tragédia de um ser humano” que recebeu em sua coluna e reclamou que a internet transformou-se em “uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância”. Maravilha que tenha reconhecido isso! Mas ele descobriu agora o que você vem dizendo há meses, talvez anos. E ainda ficou devendo discutir e avaliar o quanto a Folha contribuiu, no caso de Lula, para detonar tamanho índice de raiva espumante!

  22. Kotscho, a torcida e o time do Corinthians fizeram ontem uma homenagem emocionante ao Presidente Lula no Pacaembú. Como a gente quase não viu detalhes disso no PIG, você não poderia ir atrás e nos contar o que de fato aconteceu? Obrigado.

  23. ninguem está livre de ter uma doença dessa.
    acho que quem está torcendo a favor da sua doença, é a pessoa mais pobre e doente que possa existir na face da terra.
    eu mesma não simpatizo por vários politicos, mas jamais vou desejar o mal a ela.
    eu sei que o lula deve estar muito apreensivo, pois a sua voz é uma preciosidade, e de muita importância em sua vida.
    foi com ela que ele conquistou milhões de pessoas a aprovar sua ideologia politica e admira-lo, assistindo seus debates e comícios.
    sua voz é o seu carro chefe.
    seu carisma e suas piadas inteligentes já está me deixando com saudades.
    sei que logo-logo vai passar e ele vai está novamente falando como um tagarela.

  24. Caro Ricardo, a exemplo dos locutores e outros profissionais, Lula passou a ganhar dinheiro com a voz na condição de palestrante mundo afora. Ele é um dos mais bem remunerados palestrantes da atualidade, superando até o Clinton e o ínclito FHC. Salvo engano, Lula ganha mais de R$ 1 milhão por conferência, o que deve matar de inveja certos adversários políticos. Evidente que Lula, que já está com o burro na sombra, ficaria milionário só fazendo palestras. E o mundo quer ouvi-lo, muito mais sobre economia do que acerca de política. Com o câncer na laringe, terá que dar um tempo. A doença interrompeu também as cerimônias de entrega dos diplomas (já recebeu vários) de doutor honoris causa. Ele ainda tem mais 50 diplomas para receber. A Oposição, com o Aleluia à frente, vai cortar os pulsos (por falar nisso, vão-se os Rolex, ficam os pulsos). Abração fraternal do Sandro Villar, autor do livro “As 100 melhores crônicas de humor de SV” (olha a propaganda).

  25. Ricardo,

    Parece até item de c urriculun de presidente ou vice ter algum tipo de cancer. Mas, não é hor fazermos forfé mas sim de nos concentrarmos em orações, cada um com a sua forma particular de crença em prol a um ser humano que possui um carisma enorme.
    Lula teve um grande mestre em tal doença, que deixou a pouco tempo e garanto que Lula aprendeu a lição e vai passar por esta de cabeça em pé.
    não é hora de malhar o lula em um sabado de aleluia como muitos vem fazendo. Não é hora de culpa-lo pelos ministros cafetões que continuaram no poder apos sua saida. Quem está ali não é um ex presidente, um mundial mas sim um ser humano em umj momento dificil que, sei de cadeira, que é muyito dificil superar o psiquico da coisa. Só muita força, muita oração para ajudar a cura.
    Força Lula, voc~^e tem mais amigos do que pensa!!

  26. Toda vez que falo sobre o nosso Presidente Lula digo que ele é um predestinado, ou seja, uma pessoa incumbida pelas forças do Alto para tirar a nação da inanição economica, da pobresa dos seus cidadãos, da estagnação do progresso e com tantos recursos naturais. Deus nos deu um país rico, riquíssimo com tantos bens naturais e só faltava um Presidente à altura das suas potencialidades e necessidades de progresso. Durante a sua tarefa de construir um Brasil justo, o Presidente Lula fez a lição de casa promovendo a ascenção das classes sociais menos favorecidas e propiciou dias melhores aos cidadãos pobres desta terra riquíssima, à qual não é possível ter tantos pobres e miseráveis filhos no abandono, na desesperânça e sem futuro. Se esta foi a deliberação do Alto, voces crêem que o instrumento no qual a divina providencia preparou para a nossa libertação vai ficar sem a sua assistência?
    Este é apenas um percalço, uma pequena pedra em seu caminho de libertação dos irmãos menos favorecidos e tenho certeza de que assim como a Presidenta Dilma teve a assistencia do Alto e está completando o inicio do árduo trabalho do Lula, ele voltará mais forte ainda para dar continuidade a sua luta para concluir o destino que lhe foi confiado pelo Alto depois que a Presidenta Dilma completar o seu também predestinado trabalho de libertação do povo. Dentro deste pensamento, tenho plena certeza de que o nosso grande Presidente de sempre, será curado integralmente para a nossa alegria. A minha fé e dos nossos patrícios se encarregará de realizar esta recuperação do Presidente e em muitos aniversários dele nós cantaremos os parabéns.

  27. Zanfra, Gilberto Dimenstein disse neste mesmo texto que Lula compactuou com a corrupção. Só um energúmeno diria tamanha asneira. Lula foi, isso sim, vítima da corrupção, pois desde sua primeira candidatura tem sido injustiçado e caluniado pelos meios de comunicação. E também concordo com Paulo Ribeiro. Melhor Lula abrir o olho. Ótima terça-feira a todos.

  28. …acredito que muitos não queriam estar na pele dos diretores, médicos e enfermeiros deste hospital, é grande a responsabilidade, grande demais, esperamos que estejam consciente disto.

  29. O Lula esta se comunicando apenas por escrito? Acreditem isso é superável. já passei por coisa similar: por erro médico perdi uma coda vocal, três anos depois perdi o nervo vago e parte da minha laringe nao funciona, fiquei sem voz e minha deglutição ficou toda ferrada… com MUITA,mas MUITA fonoterapia eu recuperei a minha voz e a minha deglutição! Basta o Lula ter bastante paciência e fazer as seções de fonoterapia com muita dedicação e assim ele vai conseguir recuperar a voz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *