Lula em Paris: imprensa sabuja dá vexame

Lula em Paris: imprensa sabuja dá vexame

Por que Lula e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição?

Começa assim, acreditem, com esta pergunta indecorosa, a entrevista de Deborah Berlinck, correspondente de “O Globo” em Paris, com Richard Descoings, diretor do Instituto de Estudos Políticos de Paris, o Sciences- Po, que entregou o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, na tarde desta terça-feira.

Resposta de Descoings:

“O antigo presidente merecia e, como universitário, era considerado um grande acadêmico (…) O presidente Lula fez uma carreira política de alto nível, que mudou muito o país e, radicalmente, mudou a imagem do Brasil no mundo. O Brasil se tornou uma potência emergente sob Lula, e ele não tem estudo superior. Isso nos pareceu totalmente em linha com a nossa política atual no Sciences- Po, a de que o mérito pessoal não deve vir somente do diploma universitário. Na França, temos uma sociedade de castas. E o que distingue a casta é o diploma. O presidente Lula demonstrou que é possível ser um bom presidente, sem passar pela universidade”.

A entrevista completa de Berlinck com Descoings foi publicada no portal de “O Globo” às 22h56 do dia 22/9. Mas a história completa do vexame que a imprensa nativa sabuja deu estes dias, inconformada por Lula ter sido o primeiro latino-americano a receber este título, que só foi outorgado a 16 personalidades mundiais em 140 anos de história da instituição, foi contada por um jornalista argentino, Martin Granovsky, no jornal Página 12.

Tomei emprestada de Mino Carta a expressão imprensa sabuja porque é a que melhor qualifica o que aconteceu na cobertura do sétimo e mais importante título de Doutor Honoris Causa que Lula recebeu este ano. Sabujo, segundo as definições encontradas no Dicionário Informal, significa servil, bajulador, adulador, baba-ovo, lambe-cu, lambe-botas, capacho.

Sob o título “Escravocratas contra Lula”, Granovsky relata o que aconteceu durante uma exposição feita na véspera pelo diretor Richard Descoings para explicar as razões da iniciativa do Science- Po de entregar o título ao ex-presidente brasileiro.

“Naturalmente, para escutar Descoings, foram chamados vários colegas brasileiros. O professor Descoings quis ser amável e didático (…). Um dos colegas perguntou se era o caso de se premiar a quem se orgulhava de nunca ter lido um livro. O professor manteve sua calma e deu um olhar de assombrado(…).

“Por que premiam a um presidente que tolerou a corrupção”, foi a pergunta seguinte. O professor sorriu e disse: “Veja, Sciences Po não é a Igreja Católica. Não entra em análises morais, nem tira conclusões apressadas. Deixa para o julgamento da História este assunto e outros muito importantes, como a eletrificação das favelas em todo o Brasil e as políticas sociais” (…). Não desculpamos, nem julgamos. Simplesmente, não damos lições de moral a outros países.

“Outro colega brasileiro perguntou, com ironia, se o Honoris Causa de Lula era parte da ação afirmativa do Sciences Po. Descoings o observou com atenção, antes de responder. “As elites não são apenas escolares ou sociais, disse. “Os que avaliam quem são os melhores, também. Caso contrário, estaríamos diante de um caso de elitismo social. Lula é um torneiro-mecânico que chegou à presidência, mas pelo que entendi foi votado por milhões de brasileiros em eleições democráticas”.

No final do artigo, o jornalista argentino Martin Granovsky escreve para vergonha dos jornalistas brasileiros:

“Em meio a esta discussão, Lula chegará à França. Convém que saiba que, antes de receber o doutorado Honoris Causa da Sciences Po, deve pedir desculpas aos elitistas de seu país. Um trabalhador metalúrgico não pode ser presidente. Se por alguma casualidade chegou ao Planalto, agora deveria exercer o recato. No Brasil, a Casa Grande das fazendas estava reservada aos proprietários de terra e escravos. Assim, Lula, silêncio por favor. Os da Casa Grande estão irritados”.

Desde que Lula passou o cargo de presidente da República para Dilma Rousseff há nove meses, a nossa grande imprensa tenta jogar um contra o outro e procura detonar a imagem do seu governo, que chegou ao final dos oito anos com índices de aprovação acima de 80%.

Como até agora não conseguiram uma coisa nem outra, tentam apagar Lula do mapa. O melhor exemplo foi dado hoje pelo maior jornal do país, a “Folha de S. Paulo”, que não encontrou espaço na sua edição de 74 páginas para publicar uma mísera linha sobre o importante título outorgado a Lula pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris.

Em compensação, encontrou espaço para publicar uma simpática foto de Marina Silva ao lado de Fernando Henrique Cardoso, em importante evento do instituto do mesmo nome, com este texto-legenda:

“AFAGOS – FHC e Marina em debate sobre Código Florestal no instituto do ex-presidente; o tucano creditou ao fascínio que Marina gera o fato de o auditório estar lotado”.

Assim como decisões da Justiça, criterios editoriais não se discute, claro.

Enquanto isso, em Paris, segundo relato publicado no portal de “O Globo” pela correspondente Deborah Berlinck, às 16h37, ficamos sabendo que:

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido com festa no Instituto de Estudos Políticos de Paris – o Sciences- Po _, na França, para receber mais um título de doutor honoris causa, nesta terça-feira. Tratado como uma estrela desde sua entrada na instituição, ele foi cercado por estudantes e, aos gritos, foi saudado. Antes de chegar à sala de homenagem, em um corredor, Lula ouviu, dos franceses, a música de Geraldo Vandré, “para não dizer que eu não falei das flores.

“A sala do instituto onde ocorreu a cerimônia tinha capacidade para 500 pessoas, mas muitos estudantes ficaram do lado de fora. O diretor da universidade, Richard Descoings, abriu a cerimônia explicando que a escolha do ex-presidente tinha sido feita por unanimidade”.

Em seu discurso de agradecimento, Lula disse:

“Embora eu tenha sido o único governante do Brasil que não tinha diploma universitário, já sou o presidente que mais fez universidades na história do Brasil, e isso possivelmente porque eu quisesse que parte dos filhos dos brasileiros tivesse a oportunidade que eu não tive”.

Para certos brasileiros, certamente deve ser duro ouvir estas coisas. É melhor nem ficar sabendo.

 

 

 

 


111 thoughts on “Lula em Paris: imprensa sabuja dá vexame

  1. Prezado Kotscho, ficamos na espera dos “comentaristas sabujos”, Velho, OROMAR e DUM, para que eles apresentem as sempre imparciais explicações para mais este enorme vexame a que nós brasileiros fomos submetidos por intermédio de uma imprensa suja, asquerosa e só faz torcer contra o Brasil.

  2. Bom, pelo menos o tal instituto não deve estar degradado como a UFBA, na qual o Lula também recebeu um título assim. Existem uma imprensa sabuja também pró-lula, que mostra que o Brasil começou em 2003.

    Nesse balaio, muitos estão dentro.

  3. Nenhuma linha na Folha, nada de chamada de capa no Estadão. Não estranha, não, Kotscho. A Imprensa brasileira avança celeremente em direção ao século XVII.

  4. vergonhoso! Lula não fez um governo livre de corrupção, nem de escãndalos e nem conseguiu acabar com a fome. Mas ele fez o melhor governo que o país já teve, e isso deve doer muito nos que não conseguiram dobrá-lo e agora tentam desaboná-lo. O governo Lula tem muitos méritos sim, e o mundo reconhece isso. Se um torneiro fez tanto, sinal de que faltou alago aos diplomados, empenho, humildade, trabalho…

  5. Obrigada pelas suas palavras, pois parece que “os outros” morrem de medo de dar boas notícias quando se trata de Lula, é chique jogar pedra… Mas ele é a prova viva de que, querendo muito, se chega onde quiser. Parabens por ser um jornalista como eu achava que todos eram mas me enganei.

  6. Lamento, Kotscho, mas, se a imprensa é sabuja, você também o é em relação ao Lula. Ele não é o presidente que mais fez universidades na história. Vc já visitou um dos campi avançados no interior do país? Em nenhum local do mundo, aquelas construções podem ser chamadas de universidades. Tampouco o Brasil emergiu durante seu governo, como o diretor da SciencePo acredita. O momento maior da mudança brasileira se deu sob o governo FHC, que, sim, teve muitos erros, inclusive escândalos de corrupção. Foram os tucanos que criaram os programas sociais aos quais o diretor da SciencePo se refere, assim como ações de eletrificação em regiões pobres. Por fim, Lula–por mais méritos que tenha–não estudou porque não quis. De fato, ter um diploma não diz muito sobre as habildades políticas de alguém, e, na juventude, o ex-presidente não teve oportunidades. Porém, tal como outros sindicalistas, entre eles Vicentinho e Luiz Marinho, Lula poderia ter, sim, estudado depois de ascender socialmente. Abs.

  7. Parabéns, pelo artigo é desse tipo de visão que nossos jornalistas precisam, chega de jornalista tendencioso e esse lixo da rede globo e toda sua corja de revistas e jornais.

  8. infelizmente a elite desse país não se conforma que um pobre conseguiu chegar na presidencia,e até hoje estão se remoendo de raiva que além de eleito e reeleito foi capaz de fazer uma sucessora,mas queridos,a Dilma tem diploma e pelo jeito é cobra criada,sabe com quem esta lidando e conhece a imprensa brasileira,em sua maioria uma merda.

  9. Essa imprensa brasileira principalmente as vinculadas a rede globo ,só querer derrubar e fazer investigações para derrubar as coisas boas que o Lula vez para Brasil,,,Só sabe lembrar e tentar colocar na cabeça das pessoas que o ex-presidente fez e foi conivente com algumas situações não favorável para um governante,Simplesmente a grande parte do governo do Lula foi muito melhor que outros governantes anteriores,isso porque ele era um metalúrgico e não uma pessoa com um nível superior..

  10. Ricardo tenho restrições a todos políticos mas reconheço o que o Presidente fez pelo pais, assim como o seu antecessor. é preciso que um jornalista argentino escreva isso, minha nossa senhora que imprensa brasileira e essa?

  11. Excelente texto. Me orgulho do Lula, foi meu primeiro voto pra presidente na minha adolescência e sigo -o como um exemplo saudável. Parabéns meu x-presidente!!!

  12. Se o próprio Lula reconhece a necessidade de melhorar o nível de instrução do brasileiro médio, criando mais faculdades/universidades ele realmente está se contradizendo quando comete a bravata de orgulhar-se de nunca ter aberto um livro.Seria ele o novo profeta que levaria a humanidade a desprezar todo esforço milenar para aumentar o conhecimento e saber, uma apologia à uma sabedoria instintiva e desorientada? (tal qual um rinoceronte em desabalada carreira nos corredores do Louvres. ) Temos um novo messias político que já nasceu pronto e vocacionado sem necessiadade de polimento nenhum? Precisa ser um homem da elite para entender que os perfeitos, já prontos profetas não têm mais espaço/credibilidade na civilização cada vez mais humanamente evoluída do século 21???
    Convenhamos, queremos mais um caudilho de república de bananas? Se a imprensa/povo que representa quer, então merece, estamos desesperançados e queimem-se todos o livros, principalmente os em mão das elites!

  13. Eu nao aguento esse problema de auto-estima baixa do brasileiro. Essa mania de achar que só o que vem do exterior é que presta. Quando recebemos um título desse, considero “recebemos” pq é o nosso nome que ficou bonito na fita, vem uns idiotas de uns jornalistas desses pra fazer esse papelão. É triste viu!!!

  14. Como diria um famoso jornalista, “isto é uma vergonha”. Imprensa hipócrita, desacreditada, principalmente o pessoal que trabalha para a Rede Globo de Televisão. Será que só os que estão la fora enchergam o que ocorreu no Brasil nos últimos 08 anos? Esta publicação lava nossa alma.

  15. Realmente “Os da Casa Grande estão irritados” faz muito tempo. Lula teve seus problemas encobertos por excesso de publicidade, mas mesmo com problemas fez um bom trabalho, com avanços sociais importantes, aumentou a participação internacional do Brasil, mudou a imagem do país e elegeu uma sucessora. Mereceu o título, as elites que engulam!

  16. Deborah Berlinck, o Richard Descoings, diretor do Instituto de Estudos Políticos de Paris, o Sciences- Po, entregou o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente LULA porque ele não é cego. Não entregou a o “outro” porque ele e os seus pares avaliaram LULA como mais importante para o seu país e para o mundo.
    Já nós, brasileiros, avaliamos/constatamos que vc. não está preparada para participar de eventos desse nivel porque envergonha-nos com sua grosseria.

  17. Até quando as zelite vai querer mandar nesse Brasil Varonil e só querem pra eles, e distorcendo os fatos, não se comformam com um operario no poder e o perseguem até hoje depois de acabar os seus 8 anos seu mandato.

  18. PARA O ESTADÃO O IMPORTANTE É O “ESTUDANTE QUE ATACOU LULA”
    O outro lado da foto do estudante que “atacou” Lula na Bahia

    por Conceição Lemes, do Blog Viomundo – 28-09-2011

    Terça-feira, 27 de setembro, do meio da tarde ao início da noite. Durante todo esse período o Estadão on-line não destacou na capa nenhuma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebendo o título de doutor honoris causa do respeitadíssimo Instituto de Estudos Políticos de Paris – o Sciences-po.

    É a primeira vez que a instituição pela qual passou parte da elite francesa concede o título a um latino-americano. É sua sétima condecoração.

    Diferentemente de terceira-feira passada, 20 de setembro, quando Lula recebeu o honoris causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Estadão on-line manteve na capa, do início da tarde ao final da noite, esta foto, abaixo do “estudante atacando o Lula”:

    http://www.viomundo.com.br/humor/o-outro-lado-da-foto-do-estudante-que-atacou-lula-na-bahia.html

  19. Jornalista,
    quanto a sabujice da imprensa, a gente atura, nunca existiu isenção. não vale a pena incensar A ou B, discutir FHC ou Lula é bobagem, foram presidentes e para ser presidente tem que enfrentar um “deserto de homens e idéias”. cada governo encara o seu período, ambos foram dignos, agora, a galerinha em volta deles… governaram, praticamente, com as mesmas pessoas. parabens àquele que seduz aos de versalhes e parabens àquele que seduz nos trópicos. ricos nunca ganharam tanto e os pobres nunca carregaram tanto os ricos nas costas no Brasil, se o senhor souber como se enriquece nesse país diferente de se montar no cangote do povo, me conta, por favor, que eu vou pra onde isso acontece.
    abraços cordiais.

    se puder dê uma olhadinha no documentário Nação Inconclusa, eis o link: http://www.youtube.com/watch?v=IoX2riBqG7c

  20. Infelizmente vivemos um momento nunca antes vivido neste País. A roubalheira, a corrupção, a inflação e principalmente os feudos do PT estão conseguindo mostrar que só existe vida após o Lula, quando na verdade eles estão levando este País para o buraco. Logico que temos q reconhecer a bravura do Lula, que saiu de metalurgico a presidente de um País como o Brasil. Mais gostaria de perguntar as custas de quem? O cara nunca trabalhou, virou sindicalista, politico e hj tem uma verdadeira fortuna, como? O debate não é pq ele era um metalurgico, ou por causa da burguesia brasileira não aceitar, e sim o como tudo isso aconteceu em nosso País! Se o titulo oferecido é por causa de um operario ter chegado a presindencia da republica, otimo, “merecido”, mais se for por competencia faça-me o favor.

  21. Interessante artigo, nos provoca uma reflexão oportuna sobre diferentes pontos de vista, a visão dos estarangeiros, a nossa visão, o legado de ambos presidentes, enfim, a forma como nossa imprenssa age, enfim, muito bom ler um artigo como este !

  22. Só posso parabenizar o Lula, o nosso eterno presidente. Quanto à imprensa sabuja é de se lamentar o que ela faz ao tentar desqualificar a premiação do Lula. Essa elite preconceituosa e arrogante não perdoa o fato do Lula ter sido o melhor presidente que o Brasil já teve e por ele não ter diploma universitário. Simplesmente lamentável o papel ridículo que a nossa imprensa golpista desempenha aqui e lá fora.

  23. Estou orgulhosa em poder ler está matéria e saber que fora de nosso país, existem jornalistas q reproduzem verdades sobre o nosso Brasil e reconhece o quanto nós podemos destacar cada vez mais, infelizmente existem pessoas sem conhecimento de causa que tentam denegrir a imagem deste país. Temos muito que aprender a agradecer o quanto essa terra é maravilhosa com todos os problemas que sabemos que ela tem, mais não basta lamentar os problemas que temos e sim juntos tentar construir um país cada dia melhor.

  24. Parabéns ao Presidente Lula por mais esta conquista!

    Ao ser reconhecido internacionalmente por unanimidade ficou clara a diferença entre os que sabem e os que se acham sábios.

    Caro Presidente se no seu governo não houvesse corrupção e escândalos não seria um governo humano, pois o governo que os ignorantes históricos e contestadores de plantão imaginam, nem os seus pares e a nenhum ser vivente seria possível, pois essa condição de governo é sobrenatural e somente “para os que crêem”, existirá no País Eternal.

    Quem viveu as dificuldades dos anos 50,60,70,80 e 90 aguardando e acreditando que algum dia seriamos um País recebido em outros continentes no mesmo nível do chamado primeiro mundo tendo como representantes homens ilustres e formados, surpreendem-se pela façanha gigantesca de um torneiro-mecânico representar o BRASIL e ser reconhecido mundialmente por suas conquistas revolucionárias.

    Que me perdoem os mais céticos, analistas desinformados e incultos, esse homem está mudando e transformando os conceitos ortodoxos de Políticas, sejam nos conceitos de economia interna ou de relacionamentos e negociações externas.

    É impossível agradar aos supostamente ricos, acomodados e mal intencionados quando se pratica uma política em benefício aos verdadeiramente paupérrimos.

    Não devemos nos esquecer de quantos irmãos brasileiros deixaram de passar fome e migrar para a criminalidade em busca da sobrevivência nos últimos 8 anos.

    Parabéns Ricardo Kotscho pela sobriedade e equilíbrio.

  25. Moro na França e fico muito feliz ao mérito dado à Lula.
    É questão de inteligência, de um querer e não de um diploma. Será que nossos avós tiveram a oportunidade de ter um diploma? Mas quanta experiências maravilhosas eles nos deixaram. Até os franceses reconheceram a benfeitoria que nosso ex-presidente Lula fez em nosso país, agora vem uma imprensa imunda e desleal como a Globo tentar frear àqueles que não querem ficar à mercês dela. Deborah Berlinck vc é jornalista diplomada? Se sim, vc se lembra do juramento que fez? caso não eis ai para aguçar sua memória:
    “JURO CUMPRIR MINHAS OBRIGAÇÕES COMO JORNALISTA DENTRO DOS PRINCÍPIOS UNIVERSAIS DE JUSTIÇA E DEMOCRACIA, COERENTE COM OS IDEIAS DE COMUNHÃO E FRATERNIDADE ENTRE OS HOMENS, PARA QUE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO REDUNDE NO APRIMORAMENTE DAS RELAÇÕES HUMANAS QUE RESULTARÁ NA CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO MAIS DIGNO, MAIS JUSTO, PARA QUE OS QUE VIRÃO DEPOIS DE NÓS”.

  26. E como lambem meu caro Kotscho !!!
    Essa nossa midia esquizofrenica, desenganada, sem cura, sem moral, corrupta pela propria natureza, GOLPISTA de origem e de formação e acima de tudo…VENAL já não esconde mais os seus laços com o que há de pior na vida politica brasileira: A EXTREMA DIREITA ENDINHEIRADA !!!
    Até o inicio deste seculo essa gente se auto declarava como o 4° poder !!! Como os formadores de opinião !!! ACABOU A FARRA COM O ADVENTO DA INTERNET !!! Já não falam sozinhos, tudo o que escrevem, mentem ou tentam manipular agora é facilmente detonado pela chamada “Blogosfera Progressista” !!!
    Não fosse o artigo do Eduardo Guimarães no seu Blog da Cidadania e as leituras de muitos outros blogueiros em publicações do exterior e mais essa demonstração de intolerância e ressentimento politico nem seria notada !!! Ontem a tag #PorquenaoFHC ficou em primeiro lugar nos TTs ( Trending Topics Brasil ) da rede social do “Twitter” por toda a tarde e até a madrugada !!! Milhões de brasileiros no mundo todo souberam do vexame histórico também por ali !!! Em determinado momento a tag apareceu até entre as mais comentadas no TT mundial !!!
    MAS ELES NÃO PUBLICAM NADA CONTRA SI !!!
    Agem como uma máfia nas comunicações do nosso país através do tal “Instituto Millenium” onde confabulam, combinam, conspiram contra a democracia no Brasil e planejam os seu golpes políticos e econômicos também !!!
    É por isso que precisamos urgentemente de um “Marco Regulatório das Comunicações no Brasil” como existe em qualquer outro país do mundo menos aqui !!! Gostam muito de comparar o Brasil com os EUA e os paises da Europa POREM quando se trata da sua “reserva de mercado” essa nossa midia se esquece de fazer !!! LÁ TEM REGULAÇÃO DA MÍDIA HÁ SÉCULOS !!! Não fosse isso o magnata Murdoch não teria sido desmascarado.
    Para tentarem manter o seu poder político e de intimidação de governos para obterem mais lucros essas ORGANIZAÇÕES – MAFIOSAS – MIDIÁTICAS tentam enganar os incautos se valendo do falso escudo da censura ou de que se atentaria contra a liberdade de expressão que são cláusulas pétreas na nossa constituição !!!
    Ninguém pretende censurar ou tolher a liberdade de ninguém !!! O que se pretende é desconcentrar as comunicações no nosso Brasil democratizando as informações e distribuindo os meios de comunicações ( impressa, de radio e de TV ) além das seis ou sete famílias !!!
    A CASA GRANDE PODE ESTREBUCHAR MAS A SENZALA SE LIBERTARÁ OUTRA VEZ !!!
    Falta pouco…
    E não adianta ficar só por aqui “comentando” ou dando palpite !!!
    É preciso ir à luta contra esses barões !!!
    é preciso denuncia-los e combate-los nas ruas se for o caso !!!
    É O QUE EU ESTOU FAZENDO !!!
    O meu nome é esse mesmo que está aqui !!! Não me escondo atrás de pseudônimos ou “fakes” para me expressar na internet sobre os destinos que prefiro para o meu país !!! SOU DE LUTA e não fico “sentado com a boca escancarada e cheia de dentes” só comentando ou escrevendo bobagens nos espaços da mídia !!! EU PREFIRO FAZER !!! Exercer cidadania em plenitude !!! NÃO DÁ MAIS PRA ESPERAR !!!
    A luta contra eles é agora !!!
    Sou mais um dos chamados “Blogueiros Progressistas” !!! Tive a honra e a surpresa de ser convidado para em junho passado estar na mesa de abertura do 2° Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas ocorrido em Brasilia. Fui até homenageado pela unanimidade dos mais de 500 presentes que lá estavam vindos de todo o Brasil como o “Blogueiro do ano” QUE RECUSEI caso não fosse distribuída a tal homenagem para TODOS BLOGUEIROS DO BRASIL INTEIRO que lutam na internet contra esses absurdos que assistimos e lemos todos os dias nos nossos jornais, revistas imundas, nas radios e nas TVs !!!
    Registrei neste vídeo aqui:

    E também fui pra rua no “ATO CONTRA A CORRUPÇÃO DA MÍDIA” há 15 dias atrás que ocorreu no vão do MASP em São Paulo:

    A LUTA CONTINUA ….SEMPRE !!!
    ELES NÃO PASSARÃO !!!

  27. Tenho pouco a dizer. Os caras do Sciences-Po falaram tudo.É o que todos os homens (e mulheres!) livres, de verdade, neste Brasil, já estão cansados de saber. Para mim, é definitivo. Não discuto mais sobre o assunto. Mas é bom que gente de fora, de bem longe, de um grande país como a França venha desmascarar esta nossa “Imprensa Sabuja” (gostei da expressão!), estes patéticos jornalistas (de meia-tijela…)! Tristes figuras! E estão por aí, posando de intelectuais, cheios de si! É de dar ânsia de vômito! Que será do nosso Brasil, quando a grande, enorme Imprensa (jornais, revistas, emissoras de televisão…) é tão medíocre…!!! Eu teria vergonha de me dizer jornalista, se estivesse sujeito a seguir tão infame “linha editorial”! Porque é assim, no mínimo, que deve ser. Nunca é possível que toda uma equipe de jornal, revista, radio ou televisão tenha uma só opinião. Mais nojento ainda é que existe uma tal “linha editorial”, que desonra ainda mais ao profissional jornalista. LULA, o meu Grande, Eterno, Insuperável Presidente! Não será esta imprensazinha (parte) de merda que me fará esquecer LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA!!!

    Tenho pouco a dizer. Os caras do Sciences-Po falaram tudo.É o que todos os homens (e mulheres!) livres de verdade, neste Brasil, já estão cansados de saber. Para mim, é definitivo. Não discuto mais sobre o assunto. Mas é bom que gente de fora, de bem longe, de um grande país como a França venham desmascarar esta nossa “Imprensa Sabuja” (gostei da expressão!), estes patéticos jornalistas (de meia-tijela…)! Tristes figuras! E estão por aí, posando de intelectuais, cheios de si! É de dar ânsia de vômito! Que será do nosso Brasil, quando a grande, enorme Imprensa (jornais, revistas, emissoras de televisão…) é tão medíocre…!!! Eu teria vergonha de me dizer jornalista, se estivesse sujeito a seguir tão infame “linha editorial”! Porque é assim, no mínimo, que deve ser. Nunca é possível que toda uma equipe de jornal, revista, radio ou televisão tenha uma só opinião. Mais nojento ainda é que existe uma tal “linha editorial”, que desonra ainda mais ao profissional jornalista. LULA, o meu Grande, Eterno, Insuperável Presidente! Não será esta imprensazinha (parte) de merda que me fará esquecer LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA!!!

  28. Lula pode conseguir 100 títulos honoríficos, mas são todos de favor, obtidos com esquerdistas de charuto e só servem para enfeitar parede. Já FHC conseguiu os seus graças a estudo, concurso e aprovação em banca. Precisa dizer qual vale mais?

  29. Nao adianta ter diploma e nao ser sabio.LULA e sabio.Parabens a ele e ao povo brasileiro por esta conquista que foi dada a poucos.Parabens Ricardo pelo comentario e oportunidade que nos da para expressrmos.A imprensa sabuja boicota mas oitenta por cento dos brasileiros ou mis o aplaude de pe.Abraços.

  30. O Jornalista argentino sentiu ” vergonha alheia ” frente a cara de pau e desonestidade dos jornalistas brasileiros em tentar diminuir o título concedido ao ex-Presidente Lula.
    O PIG – Partido da Imprensa Golpista consegue envergonhar o Brasil perante o resto do mundo.
    Como disse um empresário brasileiro: se voce quiser ler notícias boas, positivas sobre o Brasil, leia a imprensa estrangeira. Isso é uma vergonha.
    Lei de Mídia já !

  31. A empregadinha do globo com a sua pergunta idiota, mostrou como funciona a imprensa golpista brasileira para o mundo.
    Gostei das palavras dela, porque não deixa a menor dúvida do preconceito desta imprensa vendida, corrupta.
    Mostrou a cara dos Murdock ou Cidadão Kane brasileiro como quiserem adjetivar o PIG, no qual o globo é seu representante maior.

  32. A Presidenta Dilma ao se aproximar dessa imprensa venal e lesa-pátria, está brincando com fogo, “dormindo com o inimigo.”
    Com essa gente, não existe trégua ou armistício, tem que democratizar e regulamentar as atividades da midia no Brasil.
    O monopólio e oligopólio na área das comunicações é proibido pela Constituição Federal em vigor. Tem que regumentar isso.
    Isso é um direito da cidadania.

  33. A roubalheira deste país não começou no governo Lula, isso vem de muitos e muitos tempos. Queria ver se fosse para ganhar salário mínino se teria tanto político assim e ainda colocando seus parentes.

  34. Ei, vocês da imprensa, acham que todos somos tapados, burros, idiotas? Ei, grande mídia brasileira, ei folha de Sp, tão grande no tamanho como foi pequeno neste exemplo. Salve blogueiros, salve internet, que ninguém mais segura a informação de verdade, não adianta esconder, não dá mais para esconder!! A Casa Grande já não é mais tão grande assim!! Parabéns Kotscho! Parabéns Granovsky!!

  35. Ricardo, já tinha lido o texto do jornalista argentino e fiquei chateado por ter omitido o nome dos perguntadores ao diretor da universidade.
    No seu texto menciona um dos perguntadores que é a correspondente do Globo na França Deborah Berlinck (só podia ser da Globo).
    Não sou de fazer pedidos, mas por gentileza dá o nome dos outros perguntadores e quais os jornais ou revistas que eles representam.
    Para melhor entendermos quem são os reacinários da nossa imprensa, além a quem eles representam.

  36. ´inacreditável como existem pessoas que não conseguem pensar de forma autonoma, mesmo que a realidade se mostre, elas preferem seus argumentos esteriotipados.Não dão a mínima para a história, não pesquisam antes de emitir seus preconceitos.
    Dizer que o Lula não trabalhou por ser sindicalista é um duplo erro.
    1. Sindicalista é uma atividade profissional, representativa que conquistou diversos ganhos trabalhistas, olhem a história do movimento metalúrgico.
    2. O sindicalista começa sua atividade depois de despontar dentro da su acategoria com poder de liderança(olha a história do sindicalismo)
    Rico pode ter fortuna, pobre não pode, pois fortuna de pobre é fruto de roubo(eta preconceito, deve estar encravado no insconsciente)
    O critério do título apesar de ter sido já mencionado no artigo parece que não foi percebido por alguns comentadores e pela jornalista da globo.
    Para finalizar, a história vai mostrar que em alguns estados do brasil não vai exisitir nem viela com o nome do lula, igual ao que aconteceu com o presidente Getúlio Vargas.
    Alguém conhece.em são paulo, algum logradouro ( rua, praça, ponte, viaduto, biblioteca, …) público com o nome dele?

  37. Lula não só investiu em universidades…criou escolas técnicas, institutos federais de educação, programas de subsídio ao ensino privado e etc. Isso só em termos de educação. Digo, afirmo e defendo. Sou Dsc. em Engenharia e fico orgulhoso do Honoris que o Lula recebeu.

  38. O Brasil se encontra hoje, a nivel de importância mundial, num patamar que nunca esteve antes. E é inegável que boa parte deste reconhecimento se deve a Lula. A elite e a oposição podem atacar da maneira que quiser, sob a desculpa que “nunca antes na história deste país” a corrupção chegou a níveis tão vergonhosos. Concordo. Só discordo quando pintam essa imagem de superpresidente de FHC. Fernando Henrique foi sim um grande presidente, com uma grande importância pelo o que o país se tornou, porém não consigo imaginar o país seguindo esta trajetória com FHC no comando. Cada um dos dois presidentes, cabe também uma menção ao finado Itamar, teve sua importância para que o Brasil fizesse parte deste novo cenário pois cada um teve seu tempo. E, é claro, temos muito, mas muito mesmo, a melhorar ainda, principalmente na educação, coisa que não se limita a construir escolas, mas o Brasil não era essa maravilha toda que os tucanos pintam antes do Lula!

  39. É muito mais um caso pra um bom profissional da area psicologica. Eu e vc, sabemos muito bem o que se falou de Lula durante anos. ¨Ele não pode ser presidente porque não fala ingles, não é catedratico, o pais quebra, o FMI rompe com o Brasil, o MST invade as nossas casas, os militare tomam o poder, etc e tal……. O Lula não foi apenas um grande presidente, ele mostrou quanto a nossa elite é burra, mas não perde a pose, e se quer pede perdão por tanta bobagem dita……

  40. Aqueles patricinhos e patricinhas só iriam dar valor ao operário Presidente Lula se conhecesse a nobresa de perto e também a pobresa, participando ou terem participado diretamente dela e nela.
    Porque nobresa é hipocresia pura, falcidades, quem tem o melhor carro, casa, afrontando, tentando mostrar que mélhor que os outros, discriminando. É mais fácil e provável um pobre resistir e alcançar seus objetivos, do que um Patricinho ou Patricinha após cair de seu pedestal se levantar, daí a ignorancia de quem não conhece os dois lados, jamais vão dar a mão a palmatória.
    Até hoje recebo emais de um amigo da globo que me envia aqueles emails de antes das eleições, denegrindo imagem do operário presidente é uma pena meio de comunicação ter partido com capital extrangeiros e do antigo BNDES só mostrando o lado ruim e nenhuma boa noticia, induzir eleitores à muito tempo, e até eu quase cai nessa,(promessa acabar com os marajás) epoca do Collor mas votei em Lula, agora me parece está sendo tudo desmascarado e acertei em minha escolha.
    Como ja escrevi no antigo balaio.
    Antes só gostava de um futebol não entendia o mínimo de politica para escolha de meu voto, mas vi que nossas vida eram decididas para um lado pior por não entendermos nada de politica, hoje estou me parece vacinado quanto aos meios de comunicação, tentando entender mais essa ciência esquisita, o porque das preferências, o porque país Brasil tão rico e 10% detem toda essa riquesa. Cuidado Patrinhos/patricinhas dos sabujos voces estão sendo induzidos, tenha personalidade, inverta os papéis, também poderá ser uma vitima desse sistema.

  41. Me emocionei e fiquei muito orgulhoso ao assistir o dircurso do nosso querido Presidente Lula. Ele pode dar lição de moral a elite, porque ele fez, ele mostrou que é possível um mundo mais justo.
    O título de Doutor Honoris Causa concedido pela Science Po, assim como todos os outros, foram ou serão mais que merecidos. Um diploma universitário proporciona conhecimento em uma área específica, e não, por consequência, garante inteligência a alguém. Conheci tantos imbecis que se formaram em universidades. Aliás, me parece ser o caso da jornalista Deborah Berlinck. Lula é extremamente inteligente, conhece muito de muitas áreas, e não precisou de um diploma universitário pra conseguir isso.
    Infelizmente o PIG e a elite que ele representa nos envergonham a cada dia. Mas, como disse o nosso querido Ênio, que conheci pessoalmente no 2° Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas e que já havia batido papos muito bons na Rede Liberdade (www.redeliberdade.net): hoje a mídia esquizofrênica já não fala sozinha. A internet possibilita um contraponto a essa mídia golpista.
    Bom, agora só falta o Nobel da Paz para o Lula. O que será muito mais justo que o Nobel concedido a um certo presidente de um certo país do Norte.

  42. Eu não sei os outros jornais, mas O Globo é uma nojeira.
    Para esta empresa jornalistica se constitui um verdadeiro crime quem não ache o sr. Fernando Henrique pelo menos a oitava maravilha do mundo. E merece a danação eterna quem não renda a este rei-sol todas mesuras e beija-mão que Sua Majestade é merecedora,
    Blarghhh!!!-

  43. E lembrar tambem que todas as cobranças que jamais foram feitas ao sr. Fernando Henrique são feitas em dobro ao sr. Lula.
    Como, por exemplo, o fato de ambos se hospedar nos hoteis mais luxuosos da Europa e dos states.

  44. Esse pessoal realmente não conhece o Brasil atual, que foi inventado pelo Lula. Ainda estão tentando entender o que aconteceu e levantam questões que já foram absorvidas até pelos conservadores francêses.
    Vão acabar aprendendo.
    Parabéns ao Lula!!!

  45. Esplêndido!
    A Globo nunca lucrou tanto no período em que o Imundo Ex-Presidente FH esteve no poder. Isso em troca da escapadela (pulada de cerca mesmo) com a Mirian Dutra (para quem não sabe, ela é jornalista da GLOBO), fato esse que a imprensa da época escondeu a 7 chaves. Cadê o direito à informação? Pois é, a Globo quer como nunca esses tempos de volta! Apesar de Sociólogo, FH achincalhou os projetos sociais em favor de uma pequena fatia do empresariado. Até o José Serra (do mesmo partido) evita sair com ele nas fotos! Mas a Globo não dá ponto sem nó, e agora tenta minar os esforços governistas, amaciando o ego da Presidente Dilma. Ela que não abra o olho, ou então o PMDB (traduzindo para o bom português -O CÂNCER DA DEMOCRACIA DO BRASIL S/A) dá um jeitinho de tirá-la do poder, assim como fez com o Collor.
    Adorei a reportagem, observamos que parte da mídia está atenta, não está relapsa. Parabéns ao LULA, que deu uma bofetada nas últimas eleições presidenciais nos globais, que até alarmaram no JN com bobinas de papel na cabeça do Serra, aliás, que palhaçada foi aquela?
    Portanto, a Globo não vai descansar até colocar um desses tecnocratas factoides alimentados lá fora (sociólogos enlatados) no poder de volta.
    Essa cobertura vergonhosa… só lamento pela Globo e pelo Brasil mal educado, apesar de frequentar as “melhores escolas” e tomar aquele tapa de luva do LULA.

  46. Por mais que a imprensa castrense Brasileira tente de forma preconceituosa e convarde, apagar tudo que o nosso Luiz Inacio Lula da Silva fez pelo povo e pelo Brasil, vocês não consiguirão. O lula deixou o governo com mais de 80% de aprovação, quitou a divida com o FMI, emprestou dinheiro para o FMI, moralizou o Brasil no campo Internacional, melhorou as condições dos mais humildes, gerou milhões de novos trabalhos, somos exemplos no campo econô- mico, conquistamos a copa do mundo e as olimpiadas, estamos discutindo ajuda econômica aos países da união europeia e outros, descobrimos o pre-sal que vai gerar muitos e muitos empregos. O Lula foi o único que falou, foi e esteve com o povo trabalhdor. Temos muito e muito para avançar. Mais não e facíl administrar um país que ficou tanto tempo sendo governado por aqueles que dizem ter diploma de nível superior mais que usaram este diploma para construirem imperios, individar o país junto ao FMI, chamar o povo de caipira, emprestar dinheiro público para que empresas internacionais comprasse nossas estatais, escravizar o povo negro, matar milhões de indios, entregar a juventude a propria sorte, chamar aposentado de fagabundo. Bombeiros foram presos em condições ilegais, recebidos com tiros de fuzíl a mando daqueles que dizem ter diploma de nível superior e pior, são essas mesmas pessoas com nível superior que dizem terem sido perseguidas pela ditadura militar. Dos 100% dos crimes de colarinho branco, 99,9% são pessoas da raça branca e com nível superior, quem criou as grandes guerras, quem matou milhões de pessoas no mundo, quem invade terras para roubar petróleo, quem criou e mantém as armas nucleares, quem afundiou navios comercias, quem dividiu a africa para que gerasse discordia e violência, quem falou que deveria livrar a africa dos africanos, onde esta o povo que vivia na australia antes da 2º guerra mundial, e os indios que viviam na america, quem criou e derrubou o Collor de Melo. Portanto, vocês que dizem terem diploma de nível superior são péssimos exemplos a serem seguidos, quando estiveram no poder fizeram tudo que um cidadão de bem não pode fazer, qual seja, roubaram, mataram e destruiram, melhor, vocês são os verdadeiros demônios. Deixem o Brasil, o povo e o nosso e sempre nosso Lula crescer, nós da crase trabalhadora não precisamos de vocês. Saia da frente, deixe o caminho livre para o Brasil e o povo crescer. O Brasil é nosso e o Lula mais ainda. Lula, o povo trabalhador esta com você. Volte logo para presidência deste país e mate de raiva aqueles que odeiam o povo trabalhador.

  47. Senhores,
    Dentre as certezas para 2012 podem anotar a seguinte:
    Lula não irá ler seu primeiro livro e irá receber mais títulos honoris causa, pelo mérito de não seguir a sua cabeça e ser guiado pela cabeça dos outros, não seguir os apelos dos companheiros , mas dos banqueiros, os quais nunca ganharam tanto quanto no seu governo, segundo elle mesmo!
    KOTSCHO,
    Você ainda não saiu do Centro Acadêmico e não abandonou as fraldas políticas. Graças às cabeças como a sua que no Brasil a burrice tem um passado brilhante e um futuro promissor.

  48. Quando FHC, foi presidente, esperava-se que sua postura acadêmica e sociológica, predominasse sua ação governamental. Ele respondeu que a teoria era superada pela realidade da função. A teoria ficara la na cátedra. Quando o Lula na mesma função, a massa operária esperava que a ideologia, determinasse sua atividade governista, Ele disse que a ideologia tinha ficado lá com os companheiros. Presidente é Presidente. Até a barba desarrumada de sindicalista, tomou uma forma refinada característica de psicanalista. A América do “CARA” é igual a França do “HONÓRIS CAUSA”, estão de olho é no PIB e no Território.

  49. Não há muito o que dizer diante da resposta do ex Presidente Lula: “Embora eu tenha sido o único governante do Brasil que não tinha diploma universitário, já sou o presidente que mais fez universidades na história do Brasil, e isso possivelmente porque eu quisesse que parte dos filhos dos brasileiros tivesse a oportunidade que eu não tive”.
    Ele sim, transformou a educação de poucos para muitos. Há muito a se fazer, mas foi feito no governo dele o que nem se foi pensado durante TODOS os anteriores.
    A grande diferença de FHC e Lula está no ponto que olham, o 1° para seu próprio umbigo e os de seus próximo, já o Lula olhou por todos os brasileiros tão dignos de oportunidades quanto as elites.
    E viva o Lula! E que ele volte porque meu voto será sempre dele.

  50. …esta atitude desta elite nojenta, fedorenta, repugnante, mas finalmente por LULA, destroçada, reflete as razões de tantos séculos de atraso em nosso país. Freiaram o quanto puderam a emerg~encia de nossa gente que só veio acontecer no governos deste que será o nosso ETERNO PRESIDENTE…
    LULA MEU AMOR,
    NOSSO AMUULETO
    PÈZINHO DE COELHO
    TREVINHO DE QUATRO FOLHAS…
    …VAMÚ QUI VAMÚ MEU FII…os ratos que se afogam nos esgotos da Av. Paulista, jamais conseguirão ver a tua LUZ

  51. …pra mim, a maior obra de LULA, foi ter arrebentado com a IEP ( imprestável elite( política) paulista ), fonte de todas as desgraças pelas quais passou nosso país em toda a sua história. Sempre esteve contra os governos que procuraram fazer, alguma coisa pela nossa gente.

  52. O que muitos não aceitam é que o Lula fez o Brasil aparecer para o mundo, o FHC pode ter tido seus méritos, mas Lula fez acontecer. Só temos que agradecer ao jornalista argentino que enalteceu ao Lula e mostrou a vergonha dessa imprensa ridícula e elitista. Só me resta aplaudir: clap, clap, clap…

  53. PARABÉNS KOTSCHO PELO EXCELENTE ARTIGO, E GRAÇAS A VCS JORNALISTAS SÉRIOS + INTERNET + RECORD PARA NOS ESCLARECER SOBRE O QUE ACONTECE EM ESSE MUNDO NOJENTO DESSES BURGUESES QUE SE ACHAM OS MELHORES E POR TEREM CURSADO faculdades, estudado fora como esse FHC sociólogo E Ñ FEZ PORR…………NENHUMA, Q SE CONSIDERA INTECTUAL sociólogo DEVERIA FAZER MUITA COISA E ENTENDER MAS SEU POVO, SUA GENTE, MAS ACHO Q ELE NEM BRASILEIRO 100% É COMO ESSES JORNALISTAS Q QUESTIONARAM E SE ACHAM NO DIREITO DE ESCREVER,FALAR QUALQUER COISA SÓ PQ SAO JORNALISTAS DE QUINTA (esses q questionaram) O PQ?, SE MATEM MAS LULA É O MELHOR PRESIDENTE VAI SER POR SEMPREEEEEEEEE, MORRAM DE INVEJA ELITE PORQUE A INVEJA MATA E ELES Ñ VAO CONSEGUIR APAGAR LULA NUNCA. POR FAVOR KOTSCHO NOS INFORMA SEMPRE O Q ESTIVER ACONTECENDO E PORQUE Ñ VIGIAR TB, ESCLARECER, ALERTAR, INFORMAR OS TEUS IRMAOS DE PÉTRIA Q QUEREM O MELHOR PARA O BRASIL. SORTEEEEEEE.

  54. Caro Kotscho
    O assunto aqui é sobre a esculhambação em que se tornou a nossa midia sabuja, partidarizada, GOLPISTA e corrupta pela propria natureza !!!
    Não é para se discutir mais quem foi o nosso melhor Presidente. Isso o nosso povo já decidiu, basta ver o índice de aprovação com que terminou o mandato o nosso eterno Presidente do Povo Lula com 86 % de ótimo e bom comparado com FHC que saiu do seu governo com menos de 20 se tornando um politico mais rejeitado do que carne de porco em hospital !!!
    Essa mesma midia safada no intuito de desqualificar o Governo Lula e tentar dar linha política para o Governo Dilma ( onde já se viu perdedores de eleição quererem governar ??? ) vem promovendo e chamando para as ruas manifestações e “atos cívicos”contra a corrupção. O máximo de gente que conseguiram juntar até agora foram os 2500 presentes no Ato da Cinelandia no Rio que contou com a ajuda dos familiares dos bombeiros de lá em guerra com o governador Sergio Cabral. O ato que promoveram em Brasilia no dia 7 de setembro não conta porque somaram as pessoas que foram assistir o desfile oficial do Dia da Independência. Aqui em são Paulo apareceram uma “multidão” de 500 pessoas no vão do MASP mesmo com todo o empenho de divulgação por parte da imprensa golpista.
    Pois bem….
    Ontem esses imbecis fizeram mais uma manifestação em Brasília com 594 vassouras que amanheceram fincadas na grama da Esplanada dos Ministérios em frente ao Congresso Nacional. Só deu tempo dos organizadores do ato ( a imprensa e uma ONG ) fotografarem a manifestação para publicarem nos seus jornais.
    Em menos de meia hora ROUBARAM AS VASSOURAS TODAS !!!
    A notícia está aqui : http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2011/09/28/vassouras-contra-a-corrupcao-sao-roubadas-em-brasilia/
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..
    Kotscho…
    Essa é a prova cabal de que O POVÃO NÃO ESTÁ NEM AÍ para esses “Atos cívicos” promovidos pela nossa mídia estúpida, esquizofrênica, perdida, sem rumo e TOTALMENTE DESPREZADA pela maioria do povo brasileiro !!!!

    Eles não acertam uma !!!
    Nem com as suas “vassouradas” !!!
    É DE MORRER DE RIR !!!!

  55. Ainda bem que temos o “Balaio” que nos deixa informado sobre o que não veremos através desta imprenssa imprestável, toda vez que age de forma tendeciosa prestando um desserviço a sociedade.

  56. Matéria totalmente sabuja. Kotscho, releia o que escreveu e reflita. São palavras dignas de dó. Este Honoris Causa do Lula tem tanto valor quanto o título de Presidente do Senado da República (exercido por um nefasto), ou Presidente da CBF (que “heroicamente” trouxe uma Copa do Mundo para o “poderoso” Brasil” – inclusive em parceria com o homenageado). É obvio que nenhum outro presidente brasileiro também mereça qualquer título desta natureza. Basta ver o povo morrendo por falta de atendimento nas filas dos hospitais públicos e, em contra-partida ver jorrar recursos para encher os bolsos de nossos políticos com super-salários. É o Brasil e o mundo dando as costas à honestidade, ao trabalho e ao merecimento e contemplando gente comprometida somente com seus próprios projetos pessoas, sem qualquer compromisso com a ética, com o respeito, com a responsabilidade pelo dinheiro público. Seu texto é borra-botas.

  57. No mesmo dia que Lula recebia seu diploma de doutor honoris causa, o jornal francês Médiapart que hoje é acessado por mais de 100.000 pessoas por dia publicava a entrevista com o grande amigo de Lula Gilberto Carvalho. http://www.mediapart.fr/journal/international/270911/la-construction-de-la-democratie-bresilienne-nest-pas-terminee
    Alors que Lula reçoit, ce mardi 26 septembre, le titre de docteur honoris causa à Sciences-Po, Mediapart publie dernier volet de la série consacrée au Brésil: un entretien avec Gilberto Carvalho, homme de confiance de l’ancien président, aujourd’hui bras droit de Dilma Rousseff. Philosophe, issu du mouvement ouvrier catholique, désormais secrétaire général de la présidence, Carvalho est un fervent défenseur de l’intégrité du personnel politique. Pour Mediapart, il balaye les progrès accomplis dans les années Lula et dessine les perspectives d’un pays toujours à la recherche de la justice sociale.

  58. Parabéns ao Lula.
    O Povão sabe o valor do Lula.
    E o Povão muito bem sabe e não esquece do governo fracassado do FHC.
    E vamos para a quarta eleição.
    É a TETRA!

  59. O despeito e a raiva a mídia elitista do ex-presidente Lula, para mim, só mostra o quanto a elite brasileira é burra e mau educada. Ela ainda não entendeu que a Roda de Fortuna mudou a direção. Ela tem vergonha de ser brasileira por que é complexada e vive sonhando que européia. Coitada! O Brasil pertence a quem realmente o ama, o povo brasileiro, muito bem representado pelo GRANDE DOUTOR Luís Inácio Lula da Silva. E que a elite preconceituosa e sua mídia murdockiana se dane e se arrebente com seu próprio veneno.

  60. Quanta injustiça, eu acho que outras “personalidades” do mesmo nível desta pessoa que nunca leu um livro, deveriam reivindicar o mesmo, ou seja, Renato Aragão, Xuxa, Ratinho, o gari da minha rua e qualquer analfabeto deste país, afinal um presidente que passou 8 anos e não sabia a roubalheira que havia em sua ante sala, deveria realmente ganhar este premio mas com outro nome, “Doutor Honoris cara de pau”.

  61. O comportamento da velha mídia brasileira envergonha os brasileiros conscientes por agredirr os principios mais elementares do jornalismo. Mas ela que se contorça em seus estertores raivosos que em nada diminuem o brilho e a admiração do mundo por essa estrela ímpar que é Lula do Brasil. Parabens Lula e aos franceses também pelo reconhecimento do líder inato surgido em nosso país.

  62. No meu dicionário diz que: SABUJO é; ‘Indivíduo servil, bajulador e PUXA-SACO.
    Em ambos os casos Kotscho, no do Mino ou no meu, o puxaquismo não pode ser atribuído à imprensa brasileira, como insistem os militantes. Ao contrário, eles reclamam da ”indiferença” sobre um evento que é caro para eles e para o markenting eleitoreiro. O fato foi noticiado nas primeiras páginas dos jornais, exceto, parece, no JN da TV Globo que, no mesmo dia preferiu dar destaque a outro evento que era da emissora. A premiação teve cobertura adequada dentro de sua importância jornalística. Mais que isso seria, aí sim, puxação de saco e sabujagem.
    E é de se entender que, não cabe à imprensa privada, numa democracia tecer loas de homenagens e concessões de títulos honoríficos de quem quer que seja, muito menos ainda de políticos, mesmo os bem sucedidos junto ao eleitorado, como no caso do Lula. Isto pode nos remeter aos malfadados anos 40 e 50 do Século passado, onde os líderes carismáticos eram incensados com o ”CULTO À PERSONALIDADE”
    Não se pauta a imprensa livre, isso é sagrado. O diretor da Instituição outorgante fez a ressalva de que, o crescimento da economia do Brasil foi alavancada por políticas anteriores ao governo Lula. E, francamente, aqui prá nós, brasileiros; políticas que o presidente Lula e o seu partido eram visceralmente contra. Que o diretor da instituição, Richard Descoings não fique sabendo deste detalhe. O diretor da universidade, Richard Descoings, abriu a cerimônia explicando que a escolha do ex-presidente tinha sido feita por unanimidade . A instituição vem, cada vez mais, investindo em sua relação com países da América do Sul, sobretudo o Brasil.
    Richard Descoings, discursou sobre como o embate de ideias faz uma democracia e elogiou o homenageado ao afirmar que Lula havia combatido as desigualdades e sempre foi uma pessoa com “curiosidade infinita para conhecer o mundo”. No discurso, ele ressaltou que o seu sucesso foi “certamente” alavancado pelo antecessor – o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
    Fosse a imprensa mais engajada, a manchete poderia se algo assim: ”Lula é premiado por feitos alavancados por FHC”. Não seria mentirosa, seria, quando muito, parcial.
    Que tal?

  63. Dizer que Lula foi tirado do Brasil e premiado na França e Polonia para preservar sua imagem enquanto o PT votava contra a revisão da Lei da Anistia selando assim o acordo infame com o Exército e enfiando longas facas nas costas das vítimas da ditadura é “politicamente incorreto” ou “jornalisticamente proibido”?

    A notícia é recente:

    http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/09/28/comissao-rejeita-revisao-da-lei-da-anistia-punicao-para-torturadores-925460294.asp

    O PT votou CONTRA a revisão da Lei da Anistia e, portanto, a favor da preservação da impunidade dos militares e policiais que torturaram e executaram brasileiros durante a Ditadura.

    Desde que Lula começou a expandir de maneira assustadora e consistente os gastos militares ficou claro para mim que o PT e seu amado líder enfiaram “longas facas” nas costas dos parentes das vítimas e daqueles que foram mortos e torturados pela Ditadura, muitos dos quais ajudaram Lula a chegar lá.

    Lula usou as lágrimas, os cadáveres e os corpos torturados das vítimas da Ditadura como uma escada. Depois que chegou ao último degrau chutou-a.

    O PT e Lula repetiram no Brasil a mesma trapaça infame praticada por Hitler e seu Partido Nazista na Alemanha. O repudio dos camaradas pelos nazistas quando eles caíram nas graças do Exército Alemão é chamado de “Noite das Longas Facas” http://pt.wikipedia.org/wiki/Noite_das_Facas_Longas e agora nós temos uma versão da mesma no Brasil.

    Tudo isto me deixa bastante magoado. Afinal, minha casa foi invadida a chutes pela Ditadura quanto eu tinha 3 anos e eu também empenhei muitos anos e esforço para ajudar a construir o PT em Osasco. Uma “longa faca” foi enfiada por Lula/PT justamente numa ferida bastante dolorosa. Imperdoável!

  64. Antes que a midia golpista, sabuja e esquizofrênica DESVIRTUE a notícia como SEMPRE faz ou só anuncie o valor em dinheiro….
    O ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (29) em Gdansk, na Polônia, o prêmio Lech Walesa, criado em 2008 pela fundação do ex-presidente polonês para reconhecer personalidades destacadas por seu respaldo à liberdade, democracia e cooperação internacional.

    Após receber o prêmio de 100 mil euros, Lula propôs a Walesa, em seu discurso de agradecimento, que o valor seja doado a um país africano, que será escolhido pelos diretores do Instituto Lula junto aos membros da fundação polonesa.

    O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, compareceu ao evento e disse que Lula ajudou a tornar possível um sonho impossível. Ele afirmou que o ex-presidente brasileiro e Walesa fizeram mudanças radicais em seus países, mas que não resultaram em caos como costuma acontecer com os sonhos radicais, mas sim em crescimento econômico e bem estar para as populações.

    Segundo nota divulgada pela Fundação Lech Walesa, Lula foi escolhido “em reconhecimento por seus esforços para conseguir uma cooperação pacífica e a compreensão entre as nações, especialmente para reforçar o papel dos países em desenvolvimento no mundo dos negócios, e por sua contribuição para reduzir a desigualdade social”.

  65. Pois é: os sabujos pensavam que estavam diante de outro sabujo.
    Aqui no Brasil os sabujos só falam para outros sabujos. Resultado, pensaram que na França também era assim…

  66. Lula é por demais cruel com os desafetos do millenium e adjacentes.
    Onde já se viu, churrasquear lentamente a cansada turma da Dona Judith, no rolete, ao agendar receber seus prêmios, a conta gôtas, após sair do governo.
    Resultado, a indiferenciada gente de Higienópolis permanece à beira de um ataque de nervos, enquanto ele, entre um prêmio e outro, não sai da mídia.
    Pode?
    Assim não dá!
    Assim não pode!
    Responde o outro, amigo do Kotscho.

  67. Eu, como brasileiro, tive a a honra de ter a oportunidade de assistir a cerimônia. E juro que pensei: “que engraçado enquanto no Brasil pessoas ecoam (repetem sem pensar) coisas más sobre o Lula, aqui na França, na melhor universidade de Paris (sim melhor que a Sorbonne), onde o Sarkozy estudou e tomou bomba, onde estudou tbm o mitterand e outros Presidentes e primeiros-ministros franceses, ele é ovacionado em pé, é recebido como um novo Ghandi, onde os alunos ensaiaram a musica do vandré para cantar em sua homenagem. E nós, no Brasil, somos tão idiotas, tão carentes de aceitação mundial que temos vergonha de um torneiro-mecanico-presidente, como nós somos ridiculos….” Tudo isso pq a elite quer se parecer tão européia que tem vergonha de que um cara que não tem um diploma (que é nada mais que um papel, uma instituição social, algo que derão e dão valor por causa da tradição – olha q eu sou mestrando) isso é querer e precisar se autoafirmar, é não ter autoconfiança, é não ter orgulho de sí mesmo das suas raizes, é se entender brasileiro só por causa do futebol e da lingua portuguesa só pq ela tem origem européia! é simplesmente ridiculo, o brasil tem que aprender a não querer ser Europa, não seremos e nem mesmo não temos que ser!!! ao invés de receber influencia, temos que influenciar! somos o maior potencial do mundo, mais até q a china, pq somos uma democracia! temos que clamar não por bons modos e ser poliglota, temos que lutar para que cada simples individuo brasileiro tenha a chance de entender o mundo, raciocinar sem uma TV globo ou um Pastor de igreja fazendo sua cabeça, que tenha a chance de ser consciente e levar esse pais pra frente, ta na hora de realmente formarmos o sentimento de nação brasileira, exaltarmos oq temos de bom e nao querermos ser o q nunca seremos, europeus. Somos, e com muito, orgulho torneiros mecanicos, silvas, brasileiros!

  68. Por que será que jornalistas dos blogs progressistas ou sujos (como diz o bolinha de papel), se omitem em dizer o nome dos perguntadores do diretor da universidade. O Ricardo só deu o nome da Deborah Berlinck e os outros capachos, não podemos saber quem são?
    Para que serve a imprensa, para nos informar. Fico aguardando.

  69. Depois do que escreveu aqui o Mauricio Pereira das 18h46…
    QUE ESTEVE PRESENTE NA CERIMÔNIA EM PARIS
    Qualquer comentário fica sem sentido !!!
    Maurício,
    MUITO OBRIGADO !!!
    Você emocionou a mim e a maioria absoluta do povo brasileiro !!!
    EU ME ORGULHO DE SER BRASILEIRO porque tenho compatriotas do teu quilate !!!
    Eu vou ali tentar parar de chorar de alegria…
    QUE MARAVILHA DE TEXTO !!!

  70. Para aqueles que falam de Lula tenho algo pra falar, sou do vale do mucuri mg divisa com vale do jequitinhonha morava em uma casa de abobe de 3 cómodos(um quarto, eu e meu irmão dormiamos na sala) meu pai passou nossa infância toda trabalhando em SP, e hoje moro em uma casa bem estrutura de 8 cómodas, meu pai tem um carro zero (popular mais zero) meu irmão faz faculdade com nota do enem, passei em um concurso publico e agora vou tentar a faculdade, meu pai é pedreiro despensa trabalho na nossa cidade pela agenda lotada pois hoje as facilidades a creditos são enormes, e eu estou no momento no meu pc no quarto (um luxo até então so sustentado pela patys) emquanto meu IPHONE toca (é nesse fim de mundo agora tem celular ) não somos so estatisticas somos a nova classe C e acho que isso encomoda muito porque foi tudo graça a um Zé “povinho” ou melhor a um Luiz “LULA” da silva

  71. …Satanás desocupado
    Sem ter nada pra fazê
    Resolveu criar o PIG
    Pra atazanar o PT

    Depois do PIG criado
    Sacana foi satanás
    Votou em LULA pra presidente
    Abandonou aquela gente
    E o que ele tem na frente
    O PIG,…passou, a tumá atrás

    O PIG…não ouviu… o que dizia meu avô
    E…o que dizia meu avô ???
    “Meu fii, não se fie em satanás,
    Pode sê ruim mas não é besta
    Sabe que o que cria num presta
    E quando vê algo bom
    Larga tudo e vai atrás”

    Hoje o PIG abandonado
    Por Deus e por satanás
    Como zumbis tresloucados
    Moribundo e sepulcrais
    Perguntam uns para os outros:
    “E agora ??? Que qui nóis faiz ???

  72. ASSIM PENSOU ZÉ DE TUSTRA, enquanto tomava uma talargada de cachaça e vendo um caba comprando uma Veja na banca em frente a ele.

    “O caba sê besta de graça …vá lá, mas…pagá pá sê besta é demais.!!!

  73. Os sabujos dos escravocratas do PIG não conseguem domar seu ressentimento e seu ódio de classe, nem mesmo em outro país, em solenidade acadêmica para condecorar um brasileiro ilustre, mundialmente reconhecido e valorizado, que tanto nos enobrece. Quê vexame esses jagunços do PIG protagonizaram! Inveja, preconceito e ódio também matam! Enquanto os cães ladram, a carvana passa, soberamente! Podem dizer que o sol é feio, ruim, mas ele continua a brilhar todos os dias, como estrela de 5a. grandeza…

  74. PARABÉNS LULA!!! BELÍSSIMA REPORTAGEM. ESTOU FELIZ POR ESTE “CARA” SOFREDOR, RETIRANTE NORDESTINO E VENCEDOR. FOI ATÉ AGORA O MAIOR LÍDER DESTE NOSSO AMADO BRASIL. OLHOU PARA OS NECESSITADOS. E…”quem não errou que atire a primeira pedra”.

  75. É Luiz Carlos, o Velho, dor de cotovelo é uma desgraça. Dói mesmo, ainda mais quando a pessoa é mais velha e fica cavocando letras no discurso alheio para encontrar o que não se pode achar porque não existe nem como intenção. O Pai dos Sociólogos é uma triste figura e já tem o seu lugar na história, apontado por Clinton, e com entrada pela porta de trás, quisera eu que fosse para entrar no xilindró. Mas nosso querido Lula, presidente duas vezes do Brasil e quantas mais vezes quiser é Doutor Honoris Causa, sem choro nem vela, muito menos com perguntas de quinta por comensais da elite, que se roem de inveja.

  76. Ricardo, acho que nem na ditadura a nossa mídia cartelizada chegou a tal nível de colonialismo e sabujismo. Retorno de mais três meses na Europa e nos seis países que visitei desta vez tive que responder a dezenas de pessoas, da Romênia à Alemanha, da Hungria a Luxemburgo, sobre como Lula pode elevar tanto nosso País e driblar uma crise que os atinge tão profundamente.
    A maioria ainda não memorizou o nome de Dilma Roussef, mas todos sabem que elegemos uma mulher, o que consideram uma demonstração de civilização e modernidade.
    Só aqui dentro, a meia-dúzia de “donos” da mídia envergonham-se do Novo Brasil: eles preferiam o Estado Novo…

  77. É no que dá o monopólio deste setor da economia, a comunicação.
    Por falta de abertura os jornalistas se formam e ficam desempregados, são poucas as empresas fora do oligopólio formado pelo coronelismo midiático
    O Brasil tem que lutar pela abertura destes setor da economia, isso tem a ver com democracia

  78. Agradeço ao SR; Luiz Inácio LULA da Silva por nos devolver a Auto-Estima e sentir orgulho de ser Brasileiro e espero que a cada dia mais pessoas vejam o mal que a GAFE (Globo,Abril,Folha e Estado) nos faz mantendo a censura na midia e só permitindo a divulgação do que é certo ou bom para eles.

  79. É uma pena que brasileiros que se dizem inteligentes não estejam percebendo o objetivo da homenagem a Lula. Primeiro foi o aerolula, depois os submarinos e agora os “rafalle” são o alvo. Será que os italianos, os alemães, os ingleses, os suecos do premio Nobel, os americanos são tão burros que não conseguem perceber as virtudes do Lula ?????? Só os franceses conseguem perceber tantas virtudes??????

  80. Escrevei este poema há um certo tempo atrás. Acertei em cheio!

    (Infelizmente, mandei para a Cidade de Caetés, telefonei e não me deram resposta. Passei por lá em 2008, tirei foto numa placa da rodovia e nada vi a respeito do filho ilustre… É o ue sempre digo: Parte do brasileiro tem um pé na senzala e outron a colonização)

    ***************************************************************************
    A PROFECIA

    Paulo Gondim
    27.10.2002

    E tu, Caetés,
    Das pequenas, a menor és
    Como estava escrito
    No manuscrito
    Da eterna espera
    De quem não se cansa
    Pra quem a esperança
    É a marca da terra

    E da terra seca, tão hostil
    Como muitas no Brasil
    Haveria de brotar a vida
    Pois assim a crença
    Que não calaria
    Sempre a insistir
    Num novo existir
    Não esperou em vão
    E o refúgio veio
    Do grito das ruas
    Do poder do povo
    Na nova era, no sonho novo

    Assim ele veio, e assim chegou
    Nascido da fome,
    Um pobre sem nome
    Com os pés descalços, só com a vida
    Um homem comum, a procura do pão
    Um ser tão pequeno, tão comum no sertão

    Sua história vulgar, como tantos “josés”
    Tão ignorados,
    Como tu, Caetés
    No sertão, escondida, de tudo esquecida
    Descrente na fé

    Mas, tu, Caetés
    De tão pouca memória
    Entrarás na história
    Com pompa e com glória
    Como profecia
    Pois de ti foi gerado
    Aquele que um dia
    Ao povo traria
    De novo a esperança

    E tu, Caetés
    Há de ser bendita
    E seu fruto há de ser ditoso
    E que a fome maldita
    Mãe de tanta desdita
    Deixe em paz o meu povo
    Que possa sonhar seu sonho
    Que possa gozar seu gozo
    Pois chegou o dia, em que
    A esperança venceu o medo

    E todo um país desperta
    Para um novo tempo
    Tempo de plantar a nova semente
    Tempo de perdão, de amor permanente
    Tempo de romper com a velha forma
    Tempo de viver a nova porfia
    Que tornou real esta profecia

    E tu, Caetés, tão pequenina
    De tudo sofrida, de tudo impotente
    Acorda pra vida, acorda pro mundo
    Celebra com todos
    O teu presidente

  81. Quem armou essa marmelada? O cara do Le Monde? Esse elite francesa acha que está premiando o bom selvagem, não entende nada de Brasil, está premiando a bandalheira, é bom para o terceiro mundo, mas não para eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *