Surpresa, incrível! Serra condena o governo

Surpresa, incrível! Serra condena o governo

Em tempo (atualizado às 18h50 de 1º/7):

Foi divulgado hoje, finalmente, o texto do julgamento de José Serra sobre os primeiros seis meses do governo Dilma Rousseff, que era para ter sido anunciado na quarta-feira, após a primeira reunião do Conselho Político do PSDB, um orgão criado para ele presidir.

Os conselheiros tucanos, porém, entre eles o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, acharam melhor adiar o anúncio, para consultar primeiro o senador Aécio Neves.

A sentença de Serra sobre o governo da petista que o derrotou em 2010 acabou sendo divulgada somente nesta sexta-feira, meio na surdina, no blog do ex-governador paulista. Não provocou, até o momento, grande comoção popular.

Nenhuma novidade nas críticas de Serra ao governo Dilma, mas nos elogios ao governo FHC, que ele esqueceu de defender em suas duas campanhas presidenciais.

A registrar, apenas o estilo capenga do texto, que se vale até de expressões em castelhano, lembrando muito os intermináveis artigos anti-Lula que levaram o jornalista Merval Pereira à Academia Brasileira de Letras.

***

No dia em que a presidente Dilma Rousseff completa seis meses no cargo, o candidato derrotado José Serra, após longa reflexão, reuniu o PSDB em Brasília para apresentar seu julgamento: o governo foi condenado.

Para surpresa de ninguém, Serra apareceu na reunião com um envelope na mão direita e uma cara de quem chega ao velório, ao lado do governador paulista Geraldo Alckmin.

Entre outros mimos, Serra qualifica o governo Dilma como “incompetente” e “autoritário”, segundo apurou a “Folha”, ao contrário do que vêm dizendo outros líderes tucanos, como Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso, que têm elogiado o desempenho da presidente.

Por isso mesmo, seu documento nem foi divulgado após a primeira reunião do Conselho Político do PSDB, uma gazua que o partido arranjou para colocá-lo em alguma presidência _ ele sempre quis ser presidente _ depois de ser derrotado nas últimas eleições internas tucanas pelo grupo do senador Aécio Neves.

“O governo não tem um rumo claro ainda”, proclamou à saída da reunião, como se ele e seu partido tivessem em algum momento apresentado um rumo claríssimo para o país.

Participaram do convescote de Serra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os governadores Geraldo Alckmin e Marconi Perillo e o presidente reeleito do partido Sergio Guerra.

O único ausente foi Aécio Neves, que se recupera do acidente da queda de cavalo. Foi este o motivo alegado para manter em sigilo a “análise” de Serra. O documento, segundo Guerra, precisa ser aprovado pelo ex-governador mineiro antes de ser divulgado, como se isto não pudesse já ter sido feito via e-mail ou telefone.

FHC levou tudo na brincasdeira. Primeiro, não quis comentar nada; depois, disse “eu sigo o Serra” e, por último, mangou com os repórteres: “Vocês querem que eu fale mal da minha presidente?”.

Ainda não foi desta vez que José Serra voltou às manchetes.

31 thoughts on “Surpresa, incrível! Serra condena o governo

  1. O bom mesmo são as 500 Unidades de Pronto Atendimento, as 8 mil Unidades Básicas de Saúde, as 800 Praças do PAC, os 2.800 postos de polícia comunitária e as escolas de educação infantil, fora o resto, prometido na campanha de 2010 pelo PT. Alguém viu? Eu não sei de nada!! Seriedade Kotscho!! Democrata.

  2. Se a oposição não presta, a culpa é do governo ?
    A oposição quer dizer que um governo autoritário impede o fomento de uma oposição de boa qualidade ?
    Agora o governo além de governar, vai ter de criar uma oposição a si mesmo ?

  3. O serra é um fanfarrão, incopetente, fez um pessímo governos na prefeitura e no governo do estado de SP, só que a midia Globo, folha, uol, veja, estadão acoberta os desmandos tucanos no país, mais isso ja, já acaba!!

  4. O José Serra, está fazendo de tudo para aparecer até os CACIQUES do seu partido não estão lhe dando apoio mas mesmo assim o mesmo (José Serra) está querendo tirar leite de pedra.
    Calma Serra, te conforma como um lider qua kjamais foi e será lider.

  5. Serra continua fazendo o que sempre fez. CRITICAR e ACUSAR parece que fez disto sua profissão. Pára Sr. Serra foi assim q perdeu a eleicão….

  6. Dum,eu te respondo,se voce conseguir construir tudo isso que voce citou em seu comentario em 6 meses de governo,sim,por que a dilma esta a seis meses no governo e voce se refere as promessas de 2010,eu te dou meu salario do ano todo.Aqui onde eu moro,sertaozinho, está construindo uma UPA ,deve inaugurar no proximo mes.Depois ptista que é burro.

  7. É isso mesmo, Kotcho, o Serra é bananeira que já deu cacho,quanto a opinião da, de sua leitora, Marisa, tá mais fácil o Brasil comprar os EUA, do que a América comprar o Brasil, só a divida da América, é de 14 trilhões de dólares, do tamanho do pib americano, até mais,

    Beto Silva

  8. “Anormal seria “ELES” se elogiarem :UM DIZ MATA A OUTRA DIZ ESFOLA”!
    Politicamente “ELES” são antagonistas,desde quando um vai colocar azeitona na empada do outro.É RUIM HEIM!
    Enquanto “ELES” estiverem vivos vão se criticar.
    Pra variar os políticos são uns chatos abestados!

  9. Ricardo,

    Dentro do meu parco conhecimento politico, vejo o pSDB como um partido em fase de reavaliação tanto de suas bases ( SPeMG) como do foco que tem que seguir para conseguir algumas vitórias em 2012, que será um “coach” para as sproximas eleições presidenciais.
    O Serra, tem que assumir que seu tempo chegou ao fiom. A derrota da ultima eleição presidencial foi a primeira pa de cal em seu caixão e o FHC, Alkimim e Aécio, so seguem o féretro por uma questão ética partidária. Mas, com certeza, ao meu ver, se tornará Serra em mais um Bobo da corte.
    Será que ele se canditará a prefeito de SP? Se for, realmente este camarada é doente.
    Será que ele não tem algum amigo sem interesse que pode dizer a ele que tempo dele acabou?
    Vai virar Bobo da corte!

  10. eu vejo essa declaraçao do ex.gov.serra como uma das maiores besteria que ele ja fez,minha querida vovó sempre falava quando nos nao temos o que falar e melhor se calar,porque boce fechada nao entra mosquito viu serra aprenda,gracas a Deus,voce nao foie eleito e se Deus quiser nunca vai ser presidente do brasil.se o senhor quiser fazer oposiçao ao gov.dilma faça com honestidade e nao criticar por criticar e muito feio p/um homem publico sempre ser contra o pais.

  11. Ricardo,

    Fico feliz em ver que muitos comentaristas estão aos poucos retornando ao BALAIO. Penba que o sistema deste portal não permite que retruquemos diretamente um comentário que não concordemos tendo que entrar novamente em comentário o que achoi que quebra o calor do debate.
    Confesso que estou um pouco tolhido em comentar algumas coisas e ser tesourado devido a principios da rede. |Mas, aos poucos o Balaio volta a ser aquele mar de visitantes e comentaristas.
    Olha o OROMAR AI GENTE!!!

  12. Tive o prazer de assistir sua entrevista, ontem, nos Bastidores da Notícia, da Record News.
    Penso que você saiu da entrevista com um dever de casa: descobrir por quê o Sarney mudou de idéia, ao aderir à MP do governo, estabelecendo sigilo sobre as obras da copa.
    Eu também fiquei surpreso pela mudança, mas lembro que um dos ministros da Dilma afirmou que, se os parlamentares lessem com cuidado a MP, entenderiam que essa MP visa preservar o erário público, ao contrário do que se alardeia, pelo não conhecimento prévio das empreiteiras, sobre o montante que o governo dispõe a aceitar pagar, além do que está nos editais. É sabido que elas se compõem para fechar seus pacotes de propostas aos governos.
    Então, Kotscho, sem querer ensinar o pai-nosso ao vigário, porque, como você afirmou, seu blog é primeiro a nos dar as notícias, prestando esse inestimável serviço, por favor, vá lá entreviste o senhor do Maranhão (e do Amapá), veja o que ele tem a nos dizer e esmiuce a tal MP do Sigilo.
    Abraço.

  13. Burro quando não carrega carroça reclama.

    VC Serra não consigui negociar uma aumento de salario da policia quando foi Governador de São Paulo. quanto menos governar um pais.

    Vc lembra do Vechame de 2 policias si confrotando?

  14. O Serra não está errado. Até agora a Dilma não disse para que veio. O governo dela está igual barata no pote de melado. Se mexe mexe e não sai do lugar. Até agora a unica coisa que ela fez foi aumentar juros para segurar o avanço do país. No governo Lula nós tinhamos o José de Alencar e o ministro mantega que batiam de frente com a equipe economica. O vice-presidente norreu e o ministro mantega ajoelhou aos pés da Dilma. A Dilma pode ser competente mas, é impossivel fazer um bom governo com PMDB, PSB, PTB e toda a gama de aliados sugando os cofres publicos.
    João Leite

  15. Não consigo entender: quando era governo, esse partido criou a CPMF dizendo ao povo que seria para termos uma saúde de primeiro mundo, depois, quando não era mais governo, rapidamente trataram de manobrara matança da propria cria. Agora, aqui em São Paulo, não dá mesmo para esquecer aquele absurdo episódio do confronto entre a PC e PM defronte ao palácio, quando uma delas peliteava um reajuste salarial, foi uma vergonha. Nem quero abordar aquela situação no RJ onde Serra teria sido ”bombardeado” por um ”míssil” (bolinha de papel). O que e a nossa politica!

  16. A inteligentzia tucana em Sampa aumentou os pedágios a partir de hoje. Valor na Imigrantes: R$ 20,10. Isso mesmo: vinte reais e DEZ centavos… Não é mesmo excesso de competência gerencial tucanista?

  17. Infelizmente energúmeno tem em todo lugar. Dizer que este governo não está fazendo nada é para tirar qual quer um do sério. Só o fato de dá continuidade aos programas que foram elaborados no governo anterior, já é por se só, um grande feito. Mas para os maus informados ou maus intencionados este governo, apesar de está no inicio, já desencadeou um programa de grande importância que é o Brasil Sem Miséria. Quanto ao Serra criticar o atual governo, qual a novidade? Ele não tem plano de governo. Portanto tudo que lhe resta é criticar que é o que ele sabe fazer.

  18. Enquanto isso o saldo da balança comercial bate outro record,a UFRJ adota o ENEM,o dólar em baixa faz com que os brasileiros “voem” pra outras plagas,a Record diz que 25 % das estradas estão precárias-(já foi pior,nove anos atrás era 100%,qual é a da Record hem?)- aumenta o consumo da carne de porco,- (em outros tempos era a dentadura o vetor)-e a renda do brasileiro continua subindo junto com o aumento dos empregos formais que bate record atrás de record. É “cerra”,vc sua “tchurma” e o seu PIG são os únicos que não querem ver o que está escancarado diante das suas caras de pau.Seboso.

  19. KOTSCHO o seu colega de bancada o jornalista eroldo barbeiro foi semsurado e demitido da tv mas chapa branca do mundo a tal de tv cultura de são paulo , tudo porque o jornalista mostrou uma reportagem mostrando o absurdo que e os preços dos pedagios de são paulo, a reportagem foi ao ar e eroldo saiu do ara,ahahaah, coidado amigo para vc nao falar muita verdades ai em sao paulo ,CUIDADO VC PODE SER DEMITIDO,AHAHAHAHAHAHAH

  20. Ele só disse o que está entalado na garganta do povo brasileiro, que tem um salário mínimo miserável, péssimas condições de saúde, segurança etc, e ainda tem que aguentar essa brincadeira que está a política brasileira. O Governo de São Paulo tem muito o que melhorar, mas o PT por estar há tempos no Governo Federal, já devia ter feito muito mais pelo Brasil. Mas a maioria lá em Brasília não está preocupada com isso.

  21. Michelle, o PT está mais preocupado com o Severinas e Rosalinas. As Michelles e Carolines dispõem de mesa farta, estudam nas melhores escolas particulares, e não lhes falta dinheiro pra viajens à Europa. É um pouco difícil de entender, mas com algum esforço voce consegue.

    Tenha um ótimo domingo.

  22. Sinto muito Michelle, mas discordo de você: o Cerra disse o que está entalado na garganta dele. Quanto a maioria do povo brasileiro, está vivendo um momento muito bacana, principalmente porque teve um presidente como o Lula,oriundo da classe pobre e que ensinou ao povo a ser protagonista da história e não mais viver de favores oferecidos pela classe dominante.Quanto a São Paulo, o PSDB está há um tempão conduzindo o estado e São Paulo perde economicamente para outros estados. A única coisa em alta em São paulo é o preconceito e a desinformação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *