Aécio toma conta do arraial tucano

Aécio toma conta do arraial tucano

Entre mortos e feridos, salvaram-se todos, mas não parecem ter ficado felizes

Um detalhe que passou batido nas análises sobre a  convenção tucana do último final de semana: pela primeira vez desde a sua fundação, o PSDB deixou de ser o recreio dos paulistas, que controlavam o partido mesmo quando o cearense Tasso Jereissati foi seu presidente.  

Em plena época de festas juninas, agora é o mineiro Aécio Neves quem manda no arraial, saindo na frente na disputa interna pela candidatura na campanha presidencial de 2014.

Como escrevi aqui ontem, Aécio fez barba (presidência do partido), cabelo (secretaria-geral) e bigode (Instituto Teotonio Vilela). O mineiro deu uma lavada nos paulistas.

No final da brigalhada que atravessou a madrugada de sexta para sábado, José Serra ameaçou não brincar mais e acabou levando de consolação a presidência de um “conselho político” que nunca existiu _ e há dúvidas de que venha um dia a funcionar.

Sem orçamento nem estrutura, o cargo decorativo que inventaram para o ex-governador paulista não ficar sem nada terá seis membros: de um lado, o presidente Sergio Guerra, que foi reeleito com o apoio de Aécio, seu aliado; de outro, três paulistas que não se entendem (FHC, Serra e Alckmin) e o governador goiano Marconi Perillo, que não apóia ninguém e aproveitou a confusão para também lançar sua candidatura à Presidência da República.

Ficamos assim, então: com dois aliados que se tornaram nanicos no Congresso Nacional (PPS e DEM), o principal partido da oposição saiu da convenção tão fraco e dividido como estava antes, sem oferecer nenhum perigo ao governo.

Na verdade, o governo Dilma dispensa oposição, pois esta já é feita pelos próprios partidos aliados, a começar pelo PT de Rui Falcão e o PMDB do grande estadista Michel Temer. Leio no noticiário que o PMDB já entregou sua fatura: quer 50 cargos do segundo escalão para continuar defendendo o encalacrado ministro Antonio Palocci. É bem capaz do PT oferecer outros 50 para Dilma mandar Palocci embora.

Estamos bem arrumados. Assunto é o que não vai faltar para a dança das quadrilhas e as setilhas dos repentistas políticos nestas festas de São João. Anarriê, anavantu, puxa o fole sanfoneiro!!!

Veja mais:
+ Navegue pelo Jornal da Record News
+ Siga o R7 no Twitter
+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7

8 thoughts on “Aécio toma conta do arraial tucano

  1. É mesmo um balaio de gatos o PSDB.Tanta gente fina e cheirosa, mas pelas costas tudo traíra.Muita gente boa estava presente no encontro.Do líder dos Demos ao sr.Roberto Jefferson.Aquele mesmo que foi defenestrado do Congresso e que inventou o mensalão.Esse é um balaio de cheirosinhos mesmo.

  2. Bom dia Ricardo, como sempre seu comentário sobre a situação atual é ótima, o Aécio levou tudo no PSDB, ele faz parte até com “conselho Politico”, mas isso é sinal de novos tempos na politica nacional, nos últimos anos SP mandou e desmandou, agora mesmo nos partidos da situação, a coisa esta se revertendo, politicos de outros estados também querem sua fatia de poder. e isso é ao meu ver é ótimo.

  3. Serra foi derrotado, mas, pelo jeito, não jogará a toalha. Pode aliar-se a Kassab e sair candidato a Presidente pelo PSD do prefeito de Sampa. Aí, provavelmente, tudo seria decidido no segundo turno. Serra ainda deve ter mais votos que Aécio.

  4. AÉCIO É BOM DE URNAS EM MG!
    A NÍVEL NACIONAL NÃO EMPOLGA,NÃO HÁ REGISTRO LUTAS OU DESAFIOS EM SUA BIOGRAFIA .PQ FOI SEMPRE A SOMBRA DO AVÓ TANCREDO NEVES QUE SE IDENTIFICA A SUA TRAJETÓRIA POLITICA.

  5. Boa noite Ricardo!
    Boa noite amigos balaieiros!

    Ah! Tá muito atrapalhado tudo isso! Nada se define realmente. Tudo se complica, e tentam simplificar inventando mais complicações!

    Mas valeu o post! Engraçado…me lembrei agora da minha infância, e os três que me divertiam muito…o Shemp, o Moe, e o Larry…eita que saudades!!!!

    Não sei porque lembrei disso!!!

    Abraços!

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

  6. Ricardo,

    De todos os nomes da oposição o Aécio me é simpático. Mas, o PSDB é o cover do exercito de Brancaleone. Meu Deus, o que não fazem políticos “desesperados”!

  7. SR AÉCIO ENTÃO VAI TOMAR CONTA DO ARRAIAL ? MUITO BEM ! SÓ NÃO PODE SE ESQUECER DE TOMAR CONTA DE SI PRÓPRIO,COMO ACONTECEU ALGUNS DIAS ATRÁS,QUANDO FOI PEGO PELA POLICIA DIRIGINDO COM SUSPEITA DE ESTAR ALCOOLIZADO.

  8. Olá Kotscho,
    Por falar em PSDB…
    Você viu na TV no último final de semana, que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, incorporou, de uma hora pra outra, o espírito de combate às drogas, e segurou a bandeira levantada pelo PIG, de combate às drogas ?
    De uma hora pra outra o boquirroto virou especialista em drogas, junto com seu fiel escudeiro Dráuzio Varella.
    O PIG quer ressuscitar o FHC ?
    Agora com a bandeira do combate à drogas, pois aquela do desemprego acabou com a carreira dele no passado.
    Vamos ver nos próximos capítulos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *