Lula X FHC: os ex de volta ao ringue

Lula X FHC: os ex de volta ao ringue

Sabia que não iria demorar. Foi só o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quase 80, escrever daqui que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 65, respondeu de lá _ lá de Londres, no caso, onde se encontra no momento.

Na falta de protagonistas mais novos, os dois voltam ao centro da cena política brasileira, ou melhor, do ringue em que se transformou a interminável disputa pelo poder entre petistas e tucanos.

Com Dilma em visita oficial à China e José Serra dedicado ao twitter, foi Lula quem respondeu ao artigo “O papel da oposição” publicado na revista “Interesse Nacional”, em que FHC aconselha seu partido a desistir de disputar votos com o PT no campo do adversário, que teria aparelhado e cooptado os movimentos sociais e as centrais sindicais.

“Não sei como é que alguém estuda tanto e depois quer esquecer do povão”, respondeu Lula a FHC, que recomendou ao PSDB dar prioridade à classe média, deixando de lado “as massas carentes e pouco informadas” (tema do post anterior).

Lula chegou a comparar Fernando Henrique a outro ex-presidente, o general João Batista Figueiredo, que disse preferir “cheiro de cavalo ao de povo”.

Agora, disse Lula, segundo relato do Ultimo Segundo no iG, “tem ex-presidente que fala que é preciso esquecer o povão. Eu não entendo, não sei o que ele quis dizer”.

Como começou e até onde vai este confronto entre os homens que comandaram o país nos últimos 16 anos?

Conheci e fiquei amigo dos dois quando voltei da Alemanha, no final dos anos 1970, em São Bernardo do Campo, onde Lula comandava as greves dos metalúrgicos, com o apoio de personalidades da sociedade civil na resistência ao regime militar _ entre elas, o jovem professor Fernando Henrique Cardoso.

Em 1978, durante a campanha eleitoral, vi Lula entregando panfletos de FHC, ao lado do então candidato a senador numa sublegenda do antigo MDB, em portas de fábricas e discursando em comícios. Na época, eles chegaram a conversar sobre a criação de um novo partido, que viria a ser o PT de Lula. Fernando Henrique preferiu ficar onde estava.

Os dois se reencontrariam nas lutas pela Anistia e por Eleições Diretas, no ocaso da ditadura militar, e tinham perdido eleições antes de disputar a presidência entre si, em 1994 e 1998, ambas disputas vencidas por FHC no primeiro turno.

Sempre que ia tomar café para uma conversa em “off” com o presidente Fernando Henrique, levado pela amiga Ana Tavares, sua secretária de Imprensa, ele me falava com carinho sobre Lula e perguntava sobre os nossos amigos comuns no PT.

Até o início do primeiro governo Lula, em 2003, após as cenas emocionantes da transmissão de cargo _ em que o novo presidente disse ao antecessor “você deixa aqui um amigo”, na hora da despedida _, os dois eram adversários cordiais.

Pude testemunhar isso antes do início de uma recepção oferecida no Itamaraty, meses após a posse, em que Lula e FHC conversaram longamente no gabinete do ministro Celso Amorim.

Não me recordo em que momento e por qual motivo os dois se afastaram de vez e passaram a brigar pela imprensa, cada vez subindo mais o tom. Acho que sou um dos poucos jornalistas brasileiros que pode ligar no mesmo dia para os dois ex-presidentes e ser bem atendido por ambos. Da próxima vez, vou tentar esclarecer esta dúvida.

234 thoughts on “Lula X FHC: os ex de volta ao ringue

  1. Ah, voce não se lembra de quando a briga começou? Pois vou te lembrar. Foi quando o baiacú barbudo encheu o seu ego de vento e começou a dizer que era melhor que o FHC, que “nunca na história desse pais…” e blá, blá, blá.

    1. Pois ele, o Lula, é e sempre foi mil vezes melhor que o FHC. Os 8 anos de governo dele, do Lula, comprovam isso. Dá de 10 a 0 no governo que quebrou o Brasil 3 vezes e acabou com os empregos.

    2. LUCIO,o lula não só disse que era melho que fhc mas provou isso ao longo dos oito anos de governo,viva aos baiacùs que se importam com os menos favorecidos.e que morram de inveja os tucanos desesperados lula é lula, o resto é filosofia barata.

  2. Olha o Lula esta fazendo palestra dos jargões decorados a noite para dizer durnte o dia, me lembra algumas pessoas que decoram algumas palavras do dicionário para falar no final de semana.Isso é Lula.Esse negócio de PAC e casas para financiamento vai dar uma bolha imobiliária igual dos EUA, ai quero ver o jargão do metalurgico ir para o brejo.E tem mais o plano que ele usou iniciou-se no mandato do FHC, isso ele não fala.

  3. A BRIGA COMEÇOU QUANDO O ANALFABETO FEZ MUITO MAIS E MELHOR DO O ESCOLADO. ENTÃO AFLOROU O CIUME , E O FHC VIU O QUANTO PODERIA TER FEITO E NÃO FEZ P/ PAÍS. BATEU O ARREPENDIMENTO POR TER FEITO A OPÇÃO DE GOVERNAR P/ POUCOS.

  4. O Sr. Lula quer aparecer de todo jeito, a Presidenta Dilma esta dando um banho nele, fala pouco e age.Como os holofotes mudaram de pessoa ele quer aparecer de todo jeito. Vai para S.Bernardo ou SUA CASA no condominio que mora o ex-dep.cantor.

  5. Só mesmo as massas desinformadas não veem que Lula fez um grande mal a este país: intitucionalizou a corrupção e a gastança pública. Coitada da Dilma, pegou um abacaxi de todo tamanho.

  6. Olula atré hoje se acha o cara…pensa ele que ajudou os pobre sdando bolsa familia….empregio e salario digno que ele prometeu… neca…..ele morre de inveja dos politicos cultos, pois ele é um precario….ora bolas foram dar titulos ao sujeito e a ele i pensa que é um intelectual….o cara é ridiculo.

  7. Lúcio, tenho que discordar de você, pois o Lula, apesar do populismo inevitável, já que ele é uma figura do povo e é nele que ele se alicerça até hoje, não fez nada que não comparar, não só com FHC, mas entre todos os que por ali passaram. O que FHC não entende, é que o povo entendeu, que um bom presidente pro Brasil, não é um embaixador dos EUA com a caneta e sim um que mais contribua com a comida na mesa. Não podemos negar que o Lula fez um governo infinitamente melhor que o de FHC. E me lembro da resposta do Lula a primeira alfinetada de FHC, que foi aquela em que ele o comparou àquele ex-marido que não se conforma com a ex-mulher sendo feliz com um novo marido. Resumindo, FHC começou com suas ironias, tentando tirar o mérito do “semi-analfabeto” Lula, que é como ele considera o Lula, que disse bem, que inteligência em nada tem haver com tempo de escolaridade, que o cidadão já nasce com ela. E como a retórica caiu como uma luva, não se cansa até hoje e continua com seus artigos, que como o de agora, servem de fogo amigo aos companheiros de partido, estragando as estratégias da oposição atual de tentar voltar ao poder.

  8. Infelizemente que perde é o nosso Brasil. FHC, e LULA, precisa deixar a briga de lado e pensar no Brasil. Claro que ambos tem serviço prestado ao país. O povo quer trabalho paz,e acabar com a violência e não deixar um outro Welligtnon( aquele doido de Realego) voltar atacar.
    Portanto ex presidentes, vamos trabalhar e deixar de conversa fiada.
    Rosevelte Recife Pe

  9. Por ora o Sapo está na onda e o FHC vai levar uns solavancos, uns diretos de direita e esquerda, mas vamos ver daqui a alguns meses.
    O FHC não fez, segundo o que li, uma crítica ao povão e o Lula se apegou a isso porque é esperto. O que o FHC escreveu nem com toda assessoria o Lula conseguiria passar!

  10. Esse Lula tem uma inveja tremenda do Professor Fernando Henrique Cardoso, o porque isso,a cultura do FHC ele jamais
    terá,não soube entender a critica escrita imagina cade a leitura?

  11. Concordo com Lúcio; o “manto” de Lulinha cairá e, ainda mais agora, quanto sua “competência” (economia interna/externa/diplomacia) será confrontada pelas atitudes de Dilma.

  12. Infelizmente a classe desfavorecida, sempre foi e será, uma pedra no caminho dos politicos brasileiros, não foi só a frase do ex presidente Figueiredo que abolou, mas, as frases do também ex presidente Fernando Henrique, quando falou que o Brasil era um país de desdentados, e vagabundos porque queriam se aposentar cedo. Mas os politicos em geral são os verdadeiros vagabundos. Diante de todas as vantagens que eles usufruem por serem politicos, vantagem essas que eles mesmos votaram e aprovaram, é vergonhoso enquanto o povo carente sofre as consequências, nosso país é rico e a vida dos menos favorecidos pode mudar se houver honestidade e interesse por parte dos nossos representantes

  13. O Lula tinha que se preocupar com este Sindicalismo podre que assola o país, onde seus presidentes se perpetuam e vivem a custa do povo trabalhador.
    Os trabalhadores pensam que são protegidos pelos sindicalistas, mas na verdade são sugados dia a dia.
    Agora PT e Sindicato um veste a camisa do outro, pergunto?
    Quem defende os trabalhadores? Respondo de imediato – nenhum dos dois!

  14. …o coitado do F-agágá imaginava que o LULA não passava de um mandato, e este retornaria as suas mãos…o LULA surpreendeu…e…F-agágá endoideceu, pensa qui tá vivo, mas …há muito já morreu.

    …como dizia o Ageu…trem bão…é… refogado de cambuquira.

  15. Enquanto o Presidente Fernando Henrique Cardoso esteve na Presidencia ele não reclamava das administrações anteriores e conduziu o país mesmo com a intolerancia da oposição. O seu secessor tratou de desqualificar tudo que havia sido feito por todos os antecessores a ele, se sentindo o “deus” ou o “salvador da pátria”. Mesmo herdando tudo que o Presidente Fernado Henrique Cardoso criuou, o seu sucessor tratou de se apossar e tomar como obras suas. Eu não me lembro do Presidente Fernando Henrique Cardoso Cardoso ter faltado com respeito ao seu sucessor e muito menos ao cidadão antes e depois de sucedê-lo. Mas a meu ver percebe-se uma ponta de inveja do sucessor do Presidente Fernando Henrique Cardoso, quanto ao fato de ele ser uma pessoal culta, poliglota com vários diplomas. Pode não ter sido tão feliz na condução das políticas que desejou implementar, porém quem tiver um pouco de dissernimento (eu disse um pouco) conclui que foi ele quem plantou senão tudo, uma boa parte da colheita do seu sucessor.

    1. Quando voce saiu do coma?
      só pode ser isso, ou entao voce tem como fonte de informação alguma coisa que omite fatos.
      leia mais
      fhc nao falou do governo anterior porque ele participou do mesmo.
      ele apossou-se do real, coisa que ja estava pronta com Itamar Franco.
      e de que adianta ser culto e ter vários diplomas, se nao sabe colocar em prática.

      é só

    2. Saulo! Voce disse tudo. O Fernando Henrique não quer e nunca quiz esquecer os menos favorecidos. Os programas sociais que este último presidente disse que implantou no Brasil, foi somente a continuação planos implementados por Fernando Henrique para tão somente atender o povão; Esse Lula distorce tudo, não?

  16. Eu não entendi o motivo desta última agressão gratuita do Lula ao FHC. O artigo é muito bem escrito e apenas coloca de forma clara que o PSDB deve mirar a classe média, já que o PT cooptou os mais pobres com o bolsa família, que aliás, foi criação do FHC. E isso é óbvio, já que quem tem um mínimo de senso crítico sabe perfeitamente que foi FHC quem lançou as bases do salto brasileito dos últimos anos. Em vez de debater idéias, Lula, como sempre, parte para a demagogia barata. É o besteirol de sempre, não se consegue elevar o nível da conversa.

    1. Sr. Paulo

      Deve ser de São Paulo, pertencente a essa elite paulistana, que é hipócrita, que só enxerga o que quer ver.
      O FHC simplesmente disse: VAMOS ESQUECER DO POVÃO, VAMOS DEIXAR O POVÃO DE LADO, vamos ignorá-los, só isso. Vamos investir em quem está melhor agora (que um dia já foi povão, mas que agora é classe C), vamos fazer só por eles, é melhor investimento, quem sabe assim há a possibilidade do PSDB ganhar alguma coisa.
      Até o governador do PSDB em SP vai investir no povão e esse Farol de Alexandria, que tem muito papo, mas atitude zero, fala uma asneira dessa.

    2. Nível muito bom é quando esse maquiávelico seniu afirma que a economia brasileira está sem rumo e sem estratégia. O que é um bom rumo e uma boa estratégia, gerar desemprego, falências e concordatas de soteres produtivos como a metalurgia e a grande industria de navegação brasileira? Esse senhor que se diz pós gradiado em Sociologia é inteligente aconselhar a esquerda mais perdida que cego em tiroteio a convencer a classe média brasileira a votarem com os neoliberiais. Ele só squece que a maioria hoje da população brasileira, que é classe média, chegou a esse ponto graças os oito últmos anos que puream sair das C ou D e melhorem de vida. Enquanto o país teve o comando do FHC, a grande maioria pertencia justamente nas classes mais pobres. E o outro engano seu, o FHC não criou o Bolsa Família ou chamado de Bolsa Esmola pelo Álvaro Dias e o Serra até maio de 2010 e depois até prometido décimo terceiro do benefício não é criação do FHC não. No tempo dele eram várias alíquotas como Vale Gás, Vale Alimentação e outros que somados não chegavam nem perto do Bolsa Família. Voces vipuvas do neoliberalismo continuam tentanto se apropiar das idéias e ações dos outros.

  17. Ora…vejamos quem inventou o ovo…pois um é umtremendo enchelinguiça e o outro canastrão e populista e mentiroso,
    basta andar pelos hospitais do SUS, pelas escolas públicas, pelas Delegacias e ruas Brasileiras,que teremos vergonha de dizermos que o nosso querido Brasil esta Melhor…e agora , com of antasma da inflação de volta (descontrole de gasto do governo como nunca visto neste Pais)e o aumento da gasolina………, estou vendo o passado de volta também. Merecemos um debate melhor e Presidente mais antenados…….. ZERO PARA OS DOIS EX

  18. O Lula só se deu bem graças ao FHC, que inventou e implementou o REAL !
    se não fosse ele no governo Itamar Franco, estaríamos com 100% de inflação ao mês e jogados às traças na visão do mundo todo.
    Tem tantas imagens no youtube do Lula dizendo que o plano Real foi a pior coisa que fizeram, dizendo que acabaria com ele que é inacreditável a cara de pau do Lula mensalão se gabando de ser o melhor Presidente.
    Ele só se salvou, pois montou uma ótima acessoria para presidir o país.
    Todos disseram ao Lula: ” Faça exatamente o que estava fazendo o FHC que vc vai se dar bem”. E ele fez.
    Depois do FHC, se colocassem um cône na presidencia, daria certo.
    FHC, o melhor político e Presidente que este país já teve !!!
    Parabéns FHC, VC SALVOU NOSSO PAÍS !

    1. Deixa de ser burro o USP. O Plano Rela foi implantado pelo Itamar e o FHC não era ministro da economia nessa época não. Aliás, o Plano Rela que voce fala sr criação do FHC é na verdade o plano de salvação adotada pelo Reino Unido no pós guerra em 1945, com suas adaptações para o Brasil. Esse infeliz não salvou o país o ignorante, deixou um país estagnado, sem gerar empregos e oportunidades e por ele, faria como é feito em São Paulo, terceirizava tudo e entregava paras as Alstom, Mobil e outras tantas. Fico admirado com tanta ignorancia vindo dessas afirmações. Voce deve ter saudade de apagões, descrédito mundial em nossa economia e dívida mostruosas com o BIRD e o FMI. É só consultar e diminuirá o monte de asneiras que voce escreve, o anta de quatro patas quebradas. Se mude para o França, EUA ou o Chile e chore as pitangas lá, não esquecendo de chupar um picolé de chuchu antes de partir!!

  19. Essa comparação neurótica entre Lula e FHC vem do Lula, que quase abandonou a política depois de perder duas vezes para FHC no primeiro turno. Depois disso passou 8 anos tentando desfazer FHC, embora seguindo toda sua orientação na condução do país. Nosso pequeno Mussolini, que se auto intitula (seguido por um séquito perigoso de fanáticos) o melhor presidente do país, deixou um legado de inflação e talvez (tomara que não) recessão, dengue, apagão da educação (que não é de surpreeender para quem nunca se interessou em estudo), infraestrutura sucateada, instituições enfraquecidas e por pouco não nos transformou numa Venezuela mais sofisticada. Ainda deu seu nome para poço de petróleo e um trem bala de bilhões, que não vai atender povão nenhum que ele ainda diz que ama, só para passar para a eternidade. Quem é o megalomaníaco?

    1. O potência, sobre o nome do poço de petróleo que voce fala, há uma determinação para se usem nomes de crustáceos e animais vivos do mar. O petróleo vindo da camada do Pré-Sal foi averiguado e com confirmações feita em 1997 mas o seu grande privatirista FHC preferiu deixar sufocado o achado e sucutear a Petrobrás para sua liquidação para os grupos de exploradoras americanas, como em outubro de 2010 fez uma reunião em um hotel do Paraná com as maiores empresas desse setor para ratificar a promessa da privataria da Petrobrás logo após a vitória do Serra no segundo turno. Se tem algum indecréptido, mentiroso e sqafado nessa história é o grupo PSDB, DEM e outras nanicos envolvidos nessas mutretas. Procure as informações em sites de confiança, que não fazem parte da grande Bolsa PIG e verá a verdade. Antes disso, não escreva tanta inverdade porque foi tempo que dava qualquer informação e não havia como se informar!!

  20. SAULO. VC É POR DEMAIS DIPLOMÁTICO E RESPEITOSO. ESSA TURMA QUE SE INCOMODA COM O QUE DIZ FHC, VIA MÍDIA, NÃO POSSUIU QUALQUE DISSERNIMENTO, SE COMPARADA A UM COCO, O COCO PENSA MELHOR.

  21. parabens ao lula pela resposta ao fernando henrique, um homem que quase acaba com nosso Pais.e que só tem o apoio de magnatas com as mesmas idéias que ele, que só pensam neles..monte de filhos da ………

  22. Francamente………

    Até votei nas duas vezes em que o Sr. FHC foi eleito e me arrependi muito. Principalmente no segundo mandato. Não consigo entender como os eleitores dele lhe atribuem tantas conquistas. A não ser pela estabilidade econômica (admito. ja é bastante) toda vez que me lembro da administração dele so vejo coisas ruins: alta taxa de desemprego (foi o que mais me atingiu), aumento da carga tributária (mais que dobrou) , reeleição (a toque de caixa!!), fator previdenciário, e muitas outras coisas que (infelizmente) não consigo me lembrar agora

    1. Voce admite que diminuir drasticamente a inflação é bastante ? Pois se não fosse isso voce não teria comida em casa ou pior reberia hoje e seu salário estaria defazado em 70% amanhã. Isto foi a melhor coisa que aconteceu no Brasil nos últimos 100 anos. Se voce foi despedidaálgum motivo teve pois eu não fui portanto é melhor pensar nisso. outro ponto a carga tributária do governo FHC é 70% da carga tributária do governo LULA e aí o que vai falar??? No caso da reeleição eu concordo com voce achei um absurdo mas o barbudo poderia ter mudado e se aproveitou da situação, o que voce acha disso ?? o fator previdenciario também acho um absurdo mas o barbudo até prorrogou, o que voce acha disso também ??? O que falar das linhas telefonicas que hoje eles pedem pelo amor de DEUS para voce pegar outro número para usar !!! E o que falar dos celulares que distribuem de graça !!! E o que falar da Vale que era uma empresa falida e um cabide de empregos e hoje é a maior mineradora do mundo !!! Acorda voces que falam mal do FHC e outra teve muita coisa boa do LULA também só que ele se acha, mas não é isso tudo que mostra.

    2. Sr. Sidnei, perfeita sua memória em relação ao governo FHC. Complemento com a entrega das estatais aos empresários estrangeiros com financiamento do BNDS( ou seja, com nosso bolso), com a maxi-desvalorização cambial (logo após ter sido reeleito, logicamente). Foi tão ruim que não fez o sucessor. Lula não foi um gênio, mas
      conseguiu eleger sua sucessora, porque algum mérito teve? Não é mesmo!

  23. Ricardo,
    Obrigado por este texto!!!
    Por diversas vezes já comentei aqui em seu blog que esta briga foi o que de pior aconteceu para o país pois, por ficarem brigando , se aliaram ao que temos de mais nojento na político, os coronéis:Collor, Sarney, Barbalho, Maluf etc, etc, etc.
    Os dois preferiram se juntar aos defensores da ditadura ao invés de continuarem lado a lado.
    Só quem perdeu foi o Brasil!!

  24. ENQUANTO O PSDB NÃO APRENDER A FAZER OPOSIÇÃO VAI FICAR DEPENDENTE DA OPINIAO DO FHC. ENQUANTO ISSO O LULA CONTINUA COM SUA FALSIDADE POPULAR POIS ELE SÓ É AMIGOS DOS POBRES QUANDO LHE CONVÉM.

  25. Os argumentos do seu ex revelam contradição, ignorância, demagogia. No seu governo havia aquela propaganda, meio boba: Um Pais de todos. e agora é só do povão? Assim, a frustração é sem limite…

  26. O FHC vive alfinetando o Lula. No famigerado artigo o fez de novo. Só neste ano já foram várias vezes, inclusive quando da visita do Obama. Agora que o Lula comenta o que o outro escreveu (e não adianta negar – escreveu mesmo), fica essa turma tomando as dores. Ora bolas, me parece que FHC escreveu o artigo com essa intenção mesmo, despertar o debate. Ou não se pode comentar e nem ser contra?

  27. Como Lula é um político personalista! Em seu segundo mandato só pensou em fazer seu nome. O país está totalmente sem planejamento para o futuro, seja em infra-estrutura, seja na educação ou saúde, seja no setor produtivo, o qual foi reduzido ao comércio de soja e de minério de ferro.

  28. Estava até a fim de ler os comentários, mas pensando um pouco não vale a pena, aqui só tem um bando de insatisfeitos que só reclamam, reclamam e reclamam….

    VAMOS TRABALHAR GENTE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    PRECISAMOS GERAR MAIS RECEITA PARA O GOVERNO !!!!!!!!!!!!
    SOMOS UM POVO ALIENADO E IGNORANTE, SÓ NOS RESTA TRABALHAR, TRABALHAR E TRABALHAR, NÃO PERCEBERAM AINDA ????????????

  29. Não sei porque tanta opiniões defendendo Lula ou FHC, os dois são como carros velhos, ja deram o que podiam, e agora ja foram descartados. Podem ate pensar que mandam ainda, mas ja estão fora do centro politico do pais. O povo quer gente nova, com ideias novas.

  30. Boa tarde Ricardo!
    Boa tarde amigos balaieiros!

    Essa coisa de briga de um com outro não cola. Sempre haverá a possibilidade real de mais na frente os dois posarem sorridentes abraçados como amigos inseparáveis.
    Não me digam que política não é assim. Um dia veremos Lula abraçado com Maluf, com Serra, com FHC, entre outros.
    Viram o Collor? O Sarney? Quem sabe até o Bolsonaro.
    Na hora de pedir voto, é sempre a mesma história.

    Voce falou de “ringue” Ricardo?

    Pois então…O FHC já fez a proposta se não me engano, para que ele e Lula discutissem esses assuntos de uma vez por todas em público!

    “O Cara aceitou?”…não sei!

    ..vai dizer que não vale a pena…que não vai descer o nível…que não vai se afastar do povo…etc etc etc…

    O desafío foi lançado…

    No mais, é só bate boca de auditório.

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

  31. é seu paulo araujo, bem da verdade vc é o cara o resto é resto afinal de contas ficar grudado na tv e só ouvi noticias sem ao menos procura entende-la ai fica facil criticar os outros, para os pessimitas a pergunta que não quer calar é numa eventual disputa para presidente entre os dois qual dos dois teria mais chance de chegar la novamente obs façam suas apostas bandos de intelectuais

  32. Lula simplesmente ignorou tudo que havia sido conquistado, na política brasileira antes dele assumir o poder. Talvez por má influência de CACIQUES petistas, que buscavam desviar o foco da imprensa, do governo petista, para a pessoa LULA, ficando assim mais fácil bandalhar pelos MENSALÕES da vida. Por isso fizeram-lhe acreditar que tudo era sua OBRA, e vaidoso como poucos não foi dificil para que ele logo começasse a crer nisso. FHC, o outro meio pai do Brasil hoje pertencente ao BRICs, tão vaidoso quanto seu ex-amigo petista , se sentindo traído e injustiçado, começou a usar toda sua inteligência e prestígio internacional, para criticar seu sucessor. O interessante nisso tudo é perceber o quanto FHC é, e foi importante na vida de LULA, normalmente LULA não responde a críticas, preferindo sempre se fazer de morto, ou afirmando não saber de nada, mas quando a crítica vem de FHC, a resposta é imediata e áspera, bem típico de quem busca uma auto afirmação perante aquele a quem se quer superar. Esta é minha humilde opinião, um abraço a todos.

  33. Paulo, pelo que parece você deve ser membro do PSDBDEMO ou esquece de pensar que naquele período de 8 anos do FHC, o país regredia e nada de avançado gerava, e é revoltante remoer a política do século passado é também indigesto.

  34. A era Lula foi marcada pelos grandes lucros e grandes escândalos também.
    O que deveria ser uma obrigação, ajudar aos pobres, virou um grande negócio que engordou a conta de muita gente e a barriga de muitos cães de estimação.
    Na era Lula os lucros das organizações foram para a estratosfera, os bancos lucram na casa dos bilhões, e uma simples redução dos lucros já implica em demissão de bancários que já sofrem sem receber as horas extras que fazem. Os bancários são mesmo engraçados , companheiro da CUT e da CGT, se um bancário reclamar na justiça ele recebe mas vai para a lista negra. O banco quando não mata, aleija.
    Os escândalos até que não abalam tanto, o perigo não são os esquemas que vêem a público, o perigo são os que não vêem.
    O FHC sofre com as críticas das privatizações e das concessões de serviços, mas ninguém aparece em coro para reclamar da dilapidação do patrimônio sob concessão, feita durante o governo Lula-lá / Dilma-cá, conforme denuncia da Rádio Bandeirantes.
    O Lula reclama do FHC, mas durante o desgoverno daquele quem tirou a barriga da miséria foram os cachorros dos coronéis.

  35. Bom, se eu tomasse conhecimento desta coluna a 08 anos atrás sugeria o seguinte: Que o PT largasse este PMDB da boquinha e o Bispo Macedo e se juntasse ao PSDB que largaria a Arena, para fazerem um governo progressista. Mas hoje infelizmente MAMAM TODOS JUNTOS NA MESMA TETA, E QUE TETAS!

  36. Bom, é gozado ver estes comentários, de que o Fernando Henrique cardoso foi um bom presidente. então vamos falar o que ele fez no governo dele. Ele conseguiu quebrar quase todos os micro empresarios do brasil, só os banqueiros, os empresarios como antonio emilio de moraes ,que não gosta de pobre tambem como o FHC. Que vendeu quase todas as empresas brasileiras e que ficou devendo para o FMI que todos esqueceram. E o presidente LUIS INACIO LULA DA SILVA pagou não devemos mais nada para o FMI. que gerou renda para os mais desfavorecidos, que alias o FHC Nunca visitou uma favela, O Serra e o Alkimim (que só criaram pedagios em São Paulo). Tem muita ipocrisia no nosso pais a começar pela desigualde social que tem uns com muitos e outros com nada. Obrigado Presidente LULA voce foi e sempre vai ser o melhor Presidente do BRASIL.

  37. Como se vê nunca antes nesse país se viu um desequilibrado opinando sem saber o que fala. O fernando Henrique deixou uma herança maldita. O Lula passou a Dilma uma herança bendita. Então obsevamos: gasolina a R$ 3,00 – Inflação galopante, os apartamentos e casas do PAC são verdadeiras obras de arte. O trem bala será que sairá do papel? -Patrocinar a copa de 2014 será que o brasileiro inteligente acha isto lindo? – Com todos estes acertos vamos continuar a exportar minério, soja, algodão mas inteligência nunca. Vamos acordar do sonho…

  38. A questão do debate seria carisma e competência. De um lado não dúvido do quesito carisma do Sr. Lula , porém do outro lado devemos destacar o trabalho de FHC. Enquanto Lula desfrutou de uma base sólida herdada por FHC , o Sr. Lula deixou uma bomba relógio(para seu sucessor independente do resultado que foi obtido nas eleições) que já está fazendo tic-tac. Visto os indíces e metas econômicas e inflacionários dia a dia reajustados.

  39. Não creio que haja sinceridade de nenhum dos lados, trata-se apenas de joguinho politico para que se mantenham em evidencia.Politico só será levado a sério depois da fidelidade partidaria, fora isso é tudo BINCADEIRINHA.

  40. u era um jovem universitário em vias de me formar quando do governo do General João Batista de Figueiredo, parecia ser uma pessoa antipática. Quando ele se referiu preferir aos animais, cavalos, ao “povão”, não estaria se refererindo ao atual presidente do senado, que na época era governista e bandeou-se paravo governo da oposição. Saiu do governo da ditadura para encostar-se no governo da esperança da democratização do País?
    Pareceu-me, e passei a entender melhor com o passar dos anos, que aqueles que se apossaram ” da Democracia ” o fizeram para proveito único das camarilhas que os cercam. Estamos a muitos anos daquela data e o que vemos é o emperramento de tudo que deveria funcionar para a melhoria de vida da população. Alega-se que há falta de recursos, mas eles sobram quando querem “DAR” para os mais chegados.
    Você que é muito informado saberia dizer como se conseguiu formar tantas fortunas com os cargos públicos ao longo da vida?

  41. As vezes uma pessoa pode ser ou ter ideias boas na hora de se um gerente ou um agente publico, mais uma frase ou uma palavra mau colocada pode fazer com que uma população inteira no caso o (POVÃO PODE FICAR CONTRA E POR MUITO TEMPO).

    Veja bem que o FHC, cometeu dois erros que fica complicado de esquecer pois a cada eleição que tiver isto virá a tona e vai colocar sempre a ferida mais uma ver aberta, queo falou que APOSENTADOS ERA VAGABUNDOS.

    Em sua boa maioria as pessoas falam sem imaginar que no futuro proximo é ela que vai fazer parte da vagabundagem pois vai se aposentar tambem e dai como fica.

    Me parece uma certa pesoa que falou dentro de um clube onde sepre frequentava com sua familia que lé so tinha desonesto.

    Depois ao longo do tempo resolvi questionar porque ele teria de um momento para outro ter falado da forma que falou e questionei (voce não mais vai no clube não é? e ele simplismente falou que iria, e quando perguntei vai fazer parte dos desonesto tambem (perdi o amigo)

    Tudo na vida tem que ser meditado antes de falar pois pode custar caro no futuro ou no momento em que se fala quem move um pais quer queira ou não será sempre a grande massa fora disto é impossivel

    A respeito do seu lula não tenho ainda o que comentar no momento pois nunca vi uma frase dele se quer nociva ao povão, o que não significa dizer que no dia em que ele falar não estari aqui fazendo o mesmo.

  42. O que o pessoal falou aí em baixo á a mais pura verdade, só
    esqueceram de um detalhe, quando o Fernandão entregou o cargo para Lula deixou o caixa cheio e o Lula na foi cortes com a Dilma lhe entregou um abacaxi com uma divida de
    R$ 157 bilhões para pagar, inflação para resolver e outros pepinos mais, e ainda dizem que esta uma maravilha. O
    último que sair apague a luz

    1. onde voce ouviu cantar esse galo, cara palida? esse numero é o serviço da divida interna. Que é muuito menor como proporçao do Pib que o efeagácentico.

    2. Amigo Nelson, de que país você está falando? Cofres cheios? O FHC quebrou o país e o Lula o reergueu de maneira brilhante, reconhecidamente aqui e no exterior…

  43. Penso que o FHC tem inveja até hoje do Lula. Afinal mais de 80 % de aceitação não é para qualquer um. Outra coisa que o povo esquece é que o FHC além de não gostar do povo brasileiro, ele já chamou os aposentados de “VAGABUNDOS”, vocês se lembram? … Pergunte a um parente de vocês, não é possível que todo cidadão não tenha um pai, mãe, avós aposentados que se esqueçam do que ele disse. Se a classe média hoje é maior que as classes pobres da época do FHC, é porque o Lula olhou para eles e deu condições deles darem a volta por cima, e que não nos jogou nas mesmas situações de dificuldades dos outros países como EUA, Grécia, Portugal, Itália, Espanha … Hoje estamos de vento em popa porque precisou um operário com nove dedos e sem instrução, mostrar que é possível sair da penumbra econômica e ser reconhecido internacionalmente como uma das grandes economias emergentes do mundo e respeitada. Já o FHC só nos lembraremos das privatizações maléficas para o país. Já pensaram o que seríamos se ele conseguisse privatizar a Petrobrás? De que adiantaria descobrir petróleo no Pré-Sal ou em Campos? Então vemos que um o estudo do FHC de nada valeu. Afinal, para que estudou sociologia? Para governar para os ricos? Na época dos coronéis já se governava pelo cabresto e esses coronéis nem precisaram ser sociólogos. Então chego a conclusão que o FHC estudou para se tornar mais burro.

    1. Desculpe=me, sequer sou eleitor de FHC ou Lula, mas acompanho tudo o que se escreve na midia. Em nenhum momento houve essa frase do FHC. Ele simplesmente afirmou que se o PSDB tem projeçao para ser oposição, o que duvido hoje, ele tem que procurar o eleitor que está mais intelectualizado, e se este ultimo for povão, então eu sou também, e nada me atingiu.

    2. 80% de alienados, analfabetos e semi analfabetos, despolitizados completamente, Carlos Alberto Ortega.
      Como se pode apoiar alguém que permitiu tanta roubalheira em seu governo, tanto escândalo de corrupção e que na maior cara de pau disse que “num sabia de nada”?!!!
      Só alguém muito alienado, que não acompanhou os absurdos que aconteceram no governo passado, pode ainda apoiar alguém como Lula, a maior farsa já surgida na política do Brasil.
      Não adianta dar desculpa que em outros governos também houve roubalheira, maior, menor ou igual, isso é desculpa de corrupto. O PT sempre pregou que acabaria com a corrupção, isso era lema de campanha… e nunca se viu tanta roubalheira, tanto corrupto!
      Não tenha dúvida de que a massa mais despolitizada é o grande eleitorado dele.
      Ele é como o Edir, o Silas, RR, exploradores da ignorância do povo!
      Se você duvida, acabe com o voto obrigatório e verá o que acontecerá com a petralhada: acaba da noite para o dia!
      Cobre todos os impostos dos que iludem o povo, que arrecadam milhões pregando mentiras e verá quantos deles deixarão as máscaras de falsos profetas!

    3. Cara… Você é muito ignorante mesmo, estude um pouce e vai ver a Situção que o FHC entregou o Brasil para Lula comparada a que o Apedeuta entrou para Dilma… Tenho certeza absoluta que a Dilma gostaria de ter recebido o que o FHC entregou…

  44. Realmente Lula só entende o que ele quer e o pior é que tem que dá atenção as maluquices deste cidadão ( que saudades dos roupantes do Itamar ) , se ele realmente tivesse lido o texto saberia e até entenderia o que quiz dizer FHC …………Mas ele não consegue reconhecer a estabilidade que FHC deixou p/seu governo………………………………………….. so me resta recomendar ao Ex-presidente que releia o texto de FHC e tente entender ……………..

    1. Sr Manuel: de que estabilidade o senhor está falando? Nunca antes na história deste país alguém provocou um apagão, sendo um dos maiores já vistos no mundo. O apagão foi consequencia direta da privatização irresponsável do setor de energia elétrica. Todos os ativos construídos com o dinheiro dos nossos impostos e suor, foi vendido a preço de banana. Sem nenhum investimento em aumento da capacidade.A economia do mundo inteiro crescendo e a do Brail estagnada porque não tinhamos energia sequer para manter a produção. Ou o senhor se esqueceu o porquê da derrota de FHC? Com FHC vivíamos de chapeu na mão para o FMI e este mandava na nossa política econômica, restritiva, estgnadora, se lembra…ora, saudades do que Sr Manuel?

  45. Achar que o fhc é um santo, é pura hipocrisia, o fhc foi uma desgraça para a população e para o país, entregou a preço de banana podre as empresas estatais mais importantes (siderurgicas, telecomunicação, distribuidoras de energia eletrica), e quase entrega a petrobras, e as geradoras de energia eletrica, tambem queria entregar os bancos estatais federais (banco do brasil, caixa economica e banco do nordeste), e durante a crise financeira que abalou o mundo, ficou provado que os bancos estatais é importantissimos para o país, bem como as empresas estatais, notadamente a petrobras, que no governo de fhc foi sucateada bem como as geradoras de energia eletrica, a petrobras foi recuperada no governo Lula, e hoje é uma das lideres mundial, o setor eletrico que foi estraçalhado no governo de fhc, precisa de enormes investimentos e aumento da capacidade de geração, mas os falsos moralistas da ecologia, não permitem que se construam novas usinas hidraulicas (santo antonio e belo monte), essa ultima, os falsos defensores do meio ambiente, tem feito campanha sordida nos meios de comunicações do país, bem como no exterior, o objetivo deles é levar o país ao caos no setor de energia eletrica, e assim eles retornar ao poder, etes falsos denfensores do meio ambiente, destroem milhares de hectares de vegetação todos os dias, usam carros potentes que poluem o meio ambiente, e estão voando em seus aviões Brasil afora, nenhum deles defendem melhoria no transporte publico, aumento da frota de onibus, trens, metrôs, e aviões comerciais, para que eles possam tambem utilizar esses meios de transportes e que venha a não agredir tanto o meio ambiente com seus carrões e aviões, e seus desmatamentos criminosos que eles praticam em suas fazendas e em terras griladas por eles. O presidente Lula pode e deve criticar esses falsos moralistas, o que levou o Lula a se afastar do fhc, foi quando o Lula conheceu de fato o fhc, “a herança maldita” deixada por fhc, foi a verdadeira razão, esta mostrava o verdadeiro fhc, um falso moralista, um falso patriota, e um verdadeiro rato, o dinheiro das privatizações foram parar aonde?, ninguem viu a cor desse dinheiro, a divida externa triplicou, não foi paga um centavo, pior foi a divida interna que de 65 bilhões de reais, alcançou nos oitos anos de gestão de fhc a marca de 1 trilhão de reais, e o fhc, não construiu nada em todo o Brasil, a unica coisa que ele fez foi entregar tudo e paralizar o país, e Lula quando assumiu o governo, e tomou conhecimento do enorme rombo que encontrara, tinha duas opções: fazer uma ampla auditoria, que paralizaria o país e gastaria mais dinheiro, ou trabalhar, preferiu esta ultima, e dizer que Lula deu continuidade ao desastre de fhc, é de uma cegueira enorme, no governo Lula o Brasil cresceu, aumentou-se o numero de pessoas com carteira assinada, o salario minimo foi valorizado, reduziu-se a pobreza, construi-se novas universidades e escolas tecnicas, houve melhoria na malha rodoviaria, a petrobras cresceu e aumentou consideravelmente a sua produção, alguem viu isso no governo de fhc, como pode comparar que o governo Lula foi igualzinho ao de fhc, ou como pode dizer que Lula deu continuidade o governo de fhc, até um cego percebe essa enorme diferença, no mais é choro de um despeitado com o enorme sucesso que foi o governo Lula, e que Dilma, essa sim, dará continuidade e melhorará tudo de bom que foi implantado no governo Lula.

    1. Hoje vi um estudo que diz que você aplicar, todo mês,R$100, 00 no banco, você terá R$600.000,00 e o banco lucra
      R$25.000.000,00 em 25 anos. Entendeu porque os banco, lá de fora, quebraram e os daqui ficaram de pé?
      Segundo os estudos isso começou no período da Revolução que liberou a taxa e a capitalização de juros.
      O Banco incorpora os juros ao capital emprestado, por isso que as taxas nunca batem com as anunciadas.
      Por isso que Bancos apoiavam o Golpe de 64 perseguindo sindicalistas do Sindicato dos Bancários.
      O Banco Central nunca criou um teto para a taxa de juros.
      Os Bancos reinam há mais de 40 anos.
      Nenhum político, nenhum ministro limitou taxa de juros ate hoje.
      Os Bancos europeus estão despejando o seu dinheiro aqui
      Da mais lucro emprestar no Brasil que na Europa.

      http://jus.uol.com.br/revista/texto/3439/capitalizacao-de-juros-no-direito-brasileiro

      No Brasil, quem sabe matemática rouba, quem não sabe paga.

  46. Quem conhece a história deste país, sabe que brasileiros que amavam seu povo e brigavam por ele, foi D.Pedro,Tiradentes e outros do passado, e não essa corja de safados que enriqueceram as custas do suor do povo brasileiro, quem é Lula?Esse jamais quis governar para o povo,haja visto que agora que saiu do poder, que era o que ele realmente sempre quis, onde ele está? em Londres,(a que lindo?) e pergunto fazendo o quê?, se mal sabe falar,porque se ele realmente ama os brasileiros,(pobres) não está aqui fazendo algo util, por exemplo, brigando pelos flagelados das chuvas da região serrana,do sul do país que não tem onde morar e está abandonado pelo poder publico, da pobreza imperada nas escolas ,( c/ professores mal remunerados) e agora tb com massagres(fruto da desistrutura dos brasileiros), das mazelas dos hospitais publicos,(pessoas morrendo nos corredores e macas , sem assistência digna), da humilhação dos pobres aposentados deste país(com um salário de fome, uns dos salários piores do mundo), da desigualdade social, do desemprego galopante (pois o ibope não diz a verdade),É isso aí, Sr.Mula se vc ama tanto o Brasil e os pobres deste país, faça agora como cidadão comum o qual vc é (não contaram a ele que a fila andou, e que ele já não é mais o presidente ,porque ele se acha ainda o todo poderoso) o que não fez qdo estava no poder, até porque vc só viajava, e não teve tempo para ver o que ocorria no Brasil, com os brasileiros(pobres)( porquê os ricos estavam com vc,em viagem) os quais vc diz amar tanto, ora, foi muito mais presidente deste país em sua gestão o seu vice J.Alencar do que vc,deixe de ser demagogo, e deixe nosso querido ex presidente FHC, em paz, pois esse sim é culto, inteligente, e sabe o que fala(pelo menos fala direito) e procure saber de alguem mais próximo de vc, para que te digam que vc não é mais nada, hoje tem outra pessoa em seu lugar,a fila andou, acorda, o cargo de presidente já não é mais seu e nem do FHC, e espero que a Dilma mostre isso a vcs dois, o mais rapido possível.

    1. Iara, não sei em que país você vive. É muita pobreza intelectual. Ah! é a contaminação feita pelo FHC e você está igual a ele. Me cite quais as obras de FHC? Só nos lembraremos das privatizações. Quanto as viagens do Lula, durante o governo, estude um pouco de geopolítica. Para arejar o seu cérebro, essas viagens abriram muitos mercados mundo afora. Não podemos nos fechar feito uma Cuba e não comercializar com o mundo. Chacrinha já dizia “quem não se comunica se trumbrica”. Estude um pouco e veja que ele abriu o mercado com os países africanos como a Africa do Sul por exemplo, além de India e países que faziam parte da antiga União Soviética que tiveram suas independências e tantos países que o FHC nunca iria, pois ele só gostava de holofotes. O FHC também viajava, só que para os principais países da europa e EUA, para ganhar prêmios de catedrático(Para que? Para governar para os ricos? É muita pequenês. Vai morrer e feder como todos os mortais). Você se lembra de alguma obra feita por ele? Se lembra que chamou um parente seu aposentado de “VAGABUNDO”. Você se esquece? Quanto as viagens do Lula na atualidade, será que você consegue pensar que com o conhecimento dele e pela simpatia em todo o mundo, ele é muito mais útil em convencer outros países e empresas em investir no país. Dá para raciocinar? Não é possível que você é tão cega e não veja isso. Desculpe, não quero ofender você. É uma crítica positiva, infelizmente tem uma minoria que pensa como você por acreditar no PSDB (tucanalhas) e no DEM (ônios). Até o Kassab abandonou o barco dos DEM(ôniados).

    2. Quanta ignorância, dona IARA….quanta besteira junta…nunca antes na historia desse país se falou em DESEMPREGO GALOPANTE….só posso imaginar que a senhora é muito da despeitada, daquelas que não sabem nem andar e quer se meter a falar de política…mas ´so para lembrar para a senhora: LULA É O PRESIDENTE QUE OBTEVE O MAIOR ÍNDICE DE APROVAÇÃO PESSOAL E DE GOVERNO na hostória desse país. Hoje somos credores e não devedores liquidos, estamos próximos do pleno emprego, recebemos o grau de país com baixo risco para investimentos externos….mas a senhora não vê. Vá marcar uma consulta lá na unidade básica de saúde para tratar sua CATARATA a qual não está deixando a senhora ver o novo país que estamos vivendo….

  47. Para mim nobre colunista Ricardo, acho bem vinda a questão a matéria, porém os dois são farinha do mesmo saco.
    Ambos são culpados de estarmos nessa situação de mesmice.
    O intelectual que se aproveitou do plano real criado por Itamar Franco, e outro embalista do lula nada mais fêz deu
    continuidade de FHC- e se mistturou com a massa da sociedade, para ficar mais popular , e não criou nada.
    Copiou projetos do outro. È típico do PTaíras- tapeou todo munndo.
    Vai melhorar!!!

    1. É exatamente isso que aconteceu, ou melhor o lula investiu muito no populismo, que custou varios bilhões de reais para o país……………..cade as reformas prometida nas campanhas? o povinho ………

    2. O Mauro, voce deve ser uma daquelas pessoas que: ou

      1- não se beneficiou/beneficia de de tudo de bom que o governo LULA fez, ou seja, não obteve novo emprego, ou melhorou de renda no mesmo emprego, não abriu seu negócio num ambiente de crescimento econômico, não trocou de carro ou comprou o primeiro, ou não recebeu o bolsa familia, acha que vai ser ruim ter a Copa do mundo e Olimpíadas aqui,ou

      2 – é muito do mau caráter que se beneficiou/está se beneficiando mas gosta de “cuspir no prato em que come” ou seja, se beneficia mas fala mal.

  48. Bem quanto quen é quem é que não é nem do fhc o bolsa familia e sim dum orgão internacional a idéia que se cadastrace o cidadão e ajudasce a ele se erquer e caminhar com as proprias pérnas, só que com o seu lula as cpoisas melhorarão tem até bolsa telefone celular, é ? émole, vai pro nordeste que voce ganha mais do que trabalhar, dai é facil, e que o seu governo imprantou em oito anos de governo no social a não ser dar continuidade no que já tinha qual das obras socias que a primeira dama organisou ou fundou no seu governo, pra min nada, só a vimos na posse do primeiro mandato e no enterro de seu vice fora isto nada, é muito diferente mesmo, tenho uma exelente ideia, o SRº COM OS MEUS TRESPEITO DEVERIA SE CANDIDATAR A UM PILOTO DA AVIAÇÃO civil pois ja possue bastante horas de vooo que nem precisa dum curso de fazer horas pra ganhar carta de piloto…..e dai continuar com o seu belos discurso, pois quando getulio colocou a mão no pano por causa do petrolio ele tinha cinco dedos e o senhor como é mais esperto colocou só quatro , pra economisar um né

  49. Caro Kotscho

    Vou contar uma que nunca contei aqui no Balaio. Para os mais antigos freqüentadores daqui só contei pessoalmente para o Robson de Oliveira que se deslocou uma vez de Campinas onde mora aqui pra São Paulo para me visitar e nos conhecermos.
    Creio que pode ser uma pista para exclarecer a tua dúvida de quais os motivos e de quem partiu essas desavenças entre os dois ex-Presidentes.

    No ano de 2003, alguns meses depois da posse do Presidente Lula eu fui convidado para comemorar o aniversário de uma amiga tucana, filiada ao PSDB e uma das poucas que militam realmente no dia a dia daquele partido. Não vou citar o nome dela porque não é necessário e não sei se seria do seu consentimento. Mas a festa foi em um famoso bar da Vila Madalena. Ao chegar lá me surpreendi com a presença de quase todos os maiores caciques da tribo tucana. O serra não estava lá porque segundo me disseram nunca foi chegado a esses tipos de “aglomerações” e nem o Alckimin porque era o Governador do Estado, porém estavam lá o Goldman, o Zé Aníbal, o Arnaldo Madeira, vários deputados e vereadores de quem não me recordo os nomes e por acaso ( ou para o meu azar ) na mesa grande bem em minha frente se sentou o casal Fernando Henrique Cardoso e a Dona Ruth !!!
    Ela muito simpática porém reservada cumprimentava a todos do cordão de puxa-sacos com muita elegância contrastando com o FHC que falava pelos cotovelos e gesticulava bastante. Eu não imaginava que ele falasse tanto palavrão, o que não tem nada demais porém para mim que conversei pessoalmente com o sujeito pela primeira e única vez era estranho, Já havia assistido algumas aulas dele na USP no final da década de 70 e outra vez o vi na Igreja Matriz de São Bernardo durante as greves do ABC mas sempre distante. Não digo da diferença de comportamento entre o casal porque a Dona Ruth já morreu mas foi o que eu vi !!!

    Completamente estranho no ninho eu fiquei na minha e só ouvindo e observando. Cansei de ouvir da boca do FHC coisas do tipo: “Eles não tem lastro e nem competência para administrarem um país deste tamanho”, “são fracos…esse partido acaba neste mandato !!! “, “Quero ver quando tiverem que se relacionar com os outros países do mundo…”, “O Lula vai se perder !!!”, “O Lula não termina o mandato !!!” “O PT é bom de discurso mas não sabem tocar um país como nós fizemos” e falava, falava, falava sempre com o abano de cabeças de seus ouvintes seguidos de gargalhadas !!! Outra coisa que notei foi a constante citação do Bill Clinton !!! “Eu já conversei sobre isso com o Bill Clinton…”, “O Clinton também acha…”, “o Bill Clinton concorda comigo !!!” e por aí ele ía…
    Até que a aniversariante me apontou dizendo para o FHC:
    “- Fernando, esse meu amigo é filiado antigo do PT, é militante histórico mas é muito boa gente !!!”
    Pra que ela foi dizer aquilo ???
    Daí é que o “boca de sovaco” se empolgou !!! me disse assim:
    -” Estou muito satisfeito com a continuidade que deram para as minhas políticas, copiaram “todos” os meus programas mas sei que vão destruí-los…é só esperar !!!”
    Relutei em responder mas não agüentei. Perguntei para a minha amiga se ele teria comparecido antes de estar sem mandato nas suas festas de aniversário. Ela disse que não e eu emendei:
    -É triste não ter mais agenda !!! O Sr. agora vai até se for convidado para enterro de cachorro !!! Para quem sai de dois mandatos com uma rejeição tão grande como a tua, só mesmo indo em todas dos teus para ter com quem conversar !!! Deveria ficar esperto !!! Não sabe nada da capacidade da classe trabalhadora de governar !!! Vai engolir sêco !!! Vai morder a língua !!!”
    Daí que ele falou alto para que todos o ouvissem:
    -“Estão vendo ? PETISTAS !!! Mal educadoe e desrespeitosos como sempre !!!”
    Se levantou, pegou Dona Ruth pelo braço e se foi.

    Ficaram todos me olhando com fogo nos “zóio” como se perguntassem:
    “-Quem é esse filho da puta que insultou e fez com que se retirasse o nosso “príncipe” daqui ?”
    Eu continuei na minha !!!
    O FHC não bebe mas a “melhor impressão’ que ele me deixou ali naquela mesa foi o litro de Red Label ainda intocado que ele havia levado para a festa. ABRI E BEBI SATISFEITO !!!

    Toda vez que eu leio um artigo desse sujeito imediatamente sou remetido â lembrança daquela noite no bar da Vila Madalena. O conteúdo é o mesmo, o ódio é igual apenas que nos textos ele é mais requintado !!!

    FHC PAROU NO TEMPO !!! FICOULÁ EM 2003 !!!
    SÓ ELE É QUE PENSA ATÉ HOJE DE QUE FOI “THE BEST” PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO BRASIL !!!
    Talvez o “amigo” Bill Clinton, por pena também lhe conforte assim !!!

    1. Depois da penúltima do FHC publicada nos jornais desta semana fica fácil agora saber porque os Demotucaos só sabem falar de TELEFONE quando fazem suas campanhas…
      É por ser só essa a sua forma de se comunicarem com o POVÃO !!!

      De preferência através de Tele-marketing….uma coisa assim bem distante e sem vida !!!

    2. Olha, Enio, eu sempre achei que o PT era a solução para um Brasil melhor para as classes menos favorecidas, acabando com a desigualdade social, promovendo melhor atendimento público na saúde, na educação, na segurança.
      Mostrar números comparativos com governos anteriores, dizer que a classe menos favorecida hoje tem o bolsa família, o poder aquisitivo do povo melhorou, o número de estudantes no ensino superior aumentou, é tudo muito relativo, visto que é normal que todo governo tem seus avanços, seja Itamar, FHC, Lula, principalmente que a população aumenta a cada dia, os momentos econômicos se modificam, etc etc etc.
      Lula sempre foi a esperança de mudanças!
      Sua plataforma sempre foi a de que oneraria o setor financeiro especulativo e incentivaria o setor produtivo.
      O povo teria assistência à saúde gratuita com qualidade, educação gratuita com qualidade, assistência do governo à atividade no campo, segurança pública eficiente, e principalmente o combate ferrenho à corrupção etc etc etc.
      Não é preciso entrar em detalhes para admitirmos que tudo isso não aconteceu como deveria.
      Ao contrário, os hospitais públicos estão um caos, a educação é de péssima qualidade, a segurança pública uma vergonha, os sem terra continuam invadindo, os sem teto idem.
      Os banqueiros nunca obtiveram tanto lucro quanto nos últimos 8 anos; a corrupção nunca foi tão descarada quanto nos úlltimos 8 anos; a impunidade nunca prevaleceu quanto atualmente.
      Se você perguntar à classe economicamente dominante se estão satisfeitos com o governo Lula, eles aplaudirão de pé.
      Se perguntar aos menos favorecidos se estão contentes, eles aplaudirão de pé.
      Então alguma coisa está errada, alguém aí está sendo enganado, pois é impossível agradar a gregos e troianos, num país em desenvolvimento como o nosso.
      Afinal não estamos numa Suécia, onde os deputados moram em apartamentos funcionais, sem mordomias, com cozinha e lavanderia comunitárias etc e não reclamam, pois se colocam como verdadeiros “servidores do povo” e não roubadores do povo, como aqui.
      Como podem todos estarem contentes com um salário mínimo de 545 reais e um deputado ganhando 100 mil reais, fora a roubalheira dos mensalões diversos?
      Alguma coisa está errada, embora pareça que não.
      Alguém está enganado e alguém está enganando, consequentemente!
      Lula não fez milagre, Enio. Lula enganou. Lula veio para enganar, vestiu uma máscara de duas faces: de um lado, a cara do povo, do outro, a cara do poderoso.
      O engano começou com a escolha do vice, garantia aos poderosos que, se não andasse na linha, alguém “de confiança” ali estaria para ocupar a vaga.
      Só que ele andou na linha.
      Distribuiu algumas migalhas, porção suficiente para engambelar quem nada tem.
      Dependendo do lugar, do momento, usou a máscara certa. Só que é possível enganar até um certo ponto, Enio, um dia a casa cai. Pode esperar que você verá, infelizmente, um dia a verdade virá à tona.
      Devemos torcer para que a presidente se desvencilhe das raposas que a cercam, principalmente ” os três Zés”.
      Acho-a inteligente o bastante para saber que não resistiria aos escândalos de corrupção aos quais Lula resistiu, e que certos assessores muito provavelmente lógo estarão promovendo outros, pois são ladrões contumazes do dinheiro público.
      A presidente Dilma pegou um abacaxi, escreva, embora os especialistas econômicos apontem que tudo está bem.
      Eu sou aposentado, ganho 1400 reais por mês, vigio os preços, ou pereço. Tenho visto a inflação, dia a dia. Ontem mesmo, deixei de comprar 1 quilo de tomates a 1,80 o quilo. Fui comprar hoje, estava, no mesmo supermercado: 2,80 o quilo!
      Estamos começando a sentir o efeito Lula!!!

  50. Pra mim tanto um quanto o outro são coisa do passado, um soube atender aos anseios do povo melhor que o outro , mas tem um sério problema ético , o outro nem sabe oque é isso , passaram , que venham novas lideranças , que Dilma mantenha o nível que esta mantendo , que ela consiga conter os ataques de corrupçao dos companheiros e dos adversários , é tudo farinha do mesmo saco , o ideal seria uma legislação que punisse com pena de morte os que roubam dinheiro publico , mas ainda vai demorar um pouco para chegarmos a esse nível, enquanto isso estes corruptos são responsáveis pela morte de crianças por desnutrição , doentes em hospitais sem atendimento , isso tem que acabar.

    1. Concordo com você, “Dois lixos”!
      Deveria haver pena de morte ou prisão perpétua, além da devolução de tudo quanto for provado como produto de corrupção, para todo político corrupto.
      Quando se desvia dinheiro público comete-se indiretamente milhares de homicídios, por falta de recursos para atendimento nos hospitais, por falta de saneamento básico, por falta de medicamentos, por falta de melhor segurança pública etc.
      Milhares de brasileiros morrem a cada dia, por falta do dinheiro público desviado por políticos e governantes corruptos.
      O povo precisa exigir que a corrupção seja o crime com punição mais rigorosa que todos os outros, porque além de ser sempre cometido com dolo, é cometido por aquele que deveria zelar pelo que não lhe pertence, e sim ao que o colocou no cargo em que está : o povo!

  51. Dois Grandes Ex-Presidentes, FHC lançou as bases para um País moderno, o Lula, inteligente como é, teve a sabedoria e o bom senso de preservar e ampliar o que FHC fez de bom. Parabéns ao povo brasileiro, tomara que nossa DILMA, supere os dois, para felicidade geral da nação
    Esta troca de farpas é só para movimentar os noticiários. DEMOCRACIA É BOM DEMAIS SÔ..

  52. Senhores,

    São duas grandes personalidades…

    Se não fosse as privatizações , os que estão reclamando ei em baixo estariam sem telefone ( fixo e celular) dado o salto que demos no setor! Estariam ajudando a pagar as dividas do prejuizo da Vale que quando estatal só deu prejuizo ( tem gente que não entende que administrar empresa privada é mais facil..)
    Um grande presidente o Fernando!

    O Lula, bom ele fez o dever de casa, mas é um hipócrita, quando oposição era contra deus e agora enche a boca pra falar bobagem de um texto que certamente não entendeu ( como disse o colega) mas não é e nunca foi mal intencionado e VIVA democracia ! E espero que possamos viver educação para que as pessoas façam uma análise mais correta das coisa…………

    abraços

  53. Chega de século XX, FHC é passado, Lula ainda é presente.
    Importante:
    Entre China e EUA em acordos com o Brasil, eu sou mais China. Coisa que FHC não enxergou, mesmo porque com seus olhos vendados pelos americanos, não se enxerga nada.

  54. è realmente a memória é fraca quem fortaleceu a Petrobras foi o governo FHC , quando profissionalizou a presidência da estatal , não usou de cabide emprego igual o PT o faz , ( dando cargos a derrotados na eleição ) , energia elétrica basta ver os últimos apagões ( 8 anos de Lula + 4 de Dilma ) …….. Belo monte é esta vergonha onde fica o Partidos dos trabalhadores se até no programa minha casa minha vida /juntamente com essa tal de Belo monte os trabalhadores são contratados em regime de semi escravidão …………………. esta é a evolução propagada acima ………………….. Srs. o Brasil só esta onde está ( poderia estar muito melhor ) , pelos programas implantados pelos Governos Itamar/FHC ………. o resto é balela que só os xiitas do PT defendem……………

  55. Ninguém é santo mas Lula foi irresponsável. “Quitou” a divida externa deixando a interna em um trilhão. O povo aprovou mas depois quero ver quem vai encarar a conta.

  56. Quem foi rei nunca perde a majestade.
    Alguns brasileirecos recalcados acham que sabem mais que a comunidade inernacional que só homenageia Lula.
    E ele ainda deixou uma rainha!

  57. Sou PT e Lula desde criançinha, opção que faço por puro conhecimento das coisas. Mas, desta feita não só o Lula, como também os opositores (do país) erraram na interpretação do que disse o FHC. Ele está certo. Não é esquecer a classe mais humilde, mas sim voltar olhares para a nova classe média, que, graças ao bom governo petista, é maioria.

  58. Penso que o tiro saiu pela culatra.Quem esperava comentários a favor de lula ,em sua maioria,ficou decepcionado. tem muita gente a favor de FHC e tudo o que ele falou,”em sintonizar a classe média” tem nexo. A formação de opinião ocorre nas classes que tem mais acesso à informação e maior poder de discernimento e de análise crítica. Um governo, ou uma oposição, que conseguir sintonizar e satisfazer a expectatica da classe média conseguirá atingir seus objetivos,não só o poder,mas sim o de trazer o progresso sustentável que é o que precisamos. FHC não conseguiu fidelizar a classe média,e por isso foi derrotado nas urnas. A própria classe média que elegeu FHC, elegeu Lula e formou opinião nas classes menos esclarecidas. Agora, após 8 ou 12 anos de petismo,se a classe média não for satisfeita em seus objetivos e desejos com certeza o poder mudará de lado novamente.
    Não falo de ideologia , de burguesia ou proletariado,falo de estatística. A classe média é a média, onde está o ponto de equilibrio da curva de Gauss. Se pender muito para um lado a casa cai e se pender para o outro também. Todas as revoluções da história ocorreram porque a classe média,mais uma vez, a média estatística e não ideológica, estava insatisfeita.O poder democrático é matemático e não ideológico. Ditaduras são outra coisa.
    A classe média ,ao que me parece, está ficando novamente insatisfeita no Brasil. E as classes pobres que tiverem maior acesso econômico e cultural passarão a agir e pensar como classe média. E aí vão pressionar por mais e mais melhorias reais e não imaginárias. Até Lula e seu reino da fantasia vai por água abaixo como foi FHC.
    Essa é minha opinião.
    Esse é o meu ponto de vista!

  59. Isso tem ligação com essa exposição

    Nem precisamos ir ao teatro

    Robô Ed e a solução para os problemas

    Texto subtraído da ficção dentro da historia do bruxo de Benjamin Constant

    Essa e boa, e é uma coisa produtiva, um avanço que vem com a evolução da tecnologia, nada mais faz melhorar as coisas do que uma boa e saudável concorrência

    Porque uma matriz tecnológica serve para o mundo inteiro

    E só ver as besteiras que a nossa ignorância fez através do nosso pavio curto as dividas pelo mundo que esta custando o sacrifício da maioria dos vivos pelo mundo

    No lugar das guerras e das guerras comerciais já teríamos acabado com a miséria das pessoas do mundo varias vezes ainda estaríamos sem dividas

    No entanto as dividas são impagáveis, vai ser preciso usar os projetos idealizados pela ficção onde diz zerar tudo para começar de novo de zero, será o primeiro assentamento igualatório entre-nos ai e aonde entra a segunda frase depois da do Lula

    Onde o maior será igual ao menor abandonado, e todos serão iguais na formação a diferença vai ser no capital, porque a maioria prefere viver, e a minoria prefere viver

    Para novamente começar para diferença ser somente no capital, e não na informação instrução e formação profissional fica livre para todos

    Nessa balada que as coisas caminham pelo mundo, queremos o que um milagre que tire o desconforto da maioria das pessoas pelo mundo, para dobrar o conforto da maioria que nem sonho no lugar de imaginar como as coisas vão ficar depois do primeiro cheque mate da economia

    Que ta a caminho pela nossa ignorância que não abrimos mão nem para continuar no conforto que todos não têm ainda

    Esta escrito na ficção onde, diz que o Brasil entre todos os países do planeta terra que onde nos sofremos com a falta de manutenção na natureza do clima e na natureza humana a educação

    E o Lula chamou isso de marolinha, acertou, leu a ficção que o FHC deixou de ler, ainda deixamos de fazer as reformas incluindo a ONU FMI

    Para transformar os países como se fosse um campeonato, do maior capitalista ao menor, para unir todos de baixo para cima para vir de encontro com os de cima para baixo, onde todas as pessoas do mundo participam de tudo, por que nos somos gente em qualquer lugar e como o dia e a noite,

    Todos nos precisamos de alimento que e mais que um plano de saúde dentro do prazo de validade da comida e dos remédios

    Quanto mais polemica, mais forte vai ficar para produzir resultado o Robô Ed somado ao Leão da Receita e o novo logo da Previdência Social assim que passar para banco consignado

    Texto subtraído da ficção dentro da historia do bruxo de Benjamin Constant

    Onde três falecidos se candidataram a Presidência do Céu Deus ao analisar a ficha de cada um, disse vão ter que voltar para terra, limpar a ficha suja

    Enquanto limpavam a ficha, começou todas as reformas no Céu

    Lula fora do poder ou no poder e a mesma coisa poder e o mesmo poder

    FHC e seus aliados comandados eternizaram o Lula, pelo nada feito de baixo para cima zero de infra-estrutura, qualquer analfabeto sabe que a economia cresce junto com a distribuição de renda que realimenta

    Quando começar a distribuição de 50% das empresas diretos via o núcleo habitacional associativo sem juros vai ser o maior programa de realimentação alimentando a economia por quê?

  60. pra ficar bom meismo tem q aprecer outro atirador como do realengo e ir no congresso , lá ele iria fazer uma grande festa, poderia distribuir balas pra todo mundo lá, q ninguem iria chorar.

  61. Ricardo, alimentar o incêndio, creio que não seja um sinal de prudência, salientem-se os aspectos positivos de um e de outro. Sobretudo, exaltem-se os progressos, as conquistas e o reconhecimento interno e externo do Brasil e dos brasileiros que sempre trabalharam com muita energia. O que conta é o Progresso e que a Ordem se faça.

  62. As vezes fico a pensar sobre as criticas feitas a Lula, se e preconceito ou inveja?

    Se você analizar a história, você Vera no. Tempo FHC um cara que ridicularizou os aposentados, Professores, os trabalhadores quando houve uma das piores ressecoes do Brasil, comparad emindice de desemprego as dos anos 30, bem em 8 anos tristes, passamos poucas e boas, e a CPMF o que melhorou na saúde? As privatizações , cade o dinheiro? Em que foi investido? Quantas casas foram costruidas? Não adianta o FHC e comparar. Com o tsuname. Do japao no Brasil.
    Que Jesus intervenha e não mande mais um presidente deste nesta extirpe.

  63. ___ Caro, a questão é simples: Trata-se de uma guerra, entre o culto e o sagaz…rss. Na minha modesta opinião, vencerá o mais inteligente…

  64. Boa Noite,

    Caro Ricardo, penso que seria interessante para o Brasil e o povo brasileiro se ex-presidentes deixassem de opinar sobre quem está no poder. Todo mundo sabe que existem enormes dificuldades em se administrar um país. São muitos problemas. Não precisam criar mais um, por pura vaidade. Pensemos mais no Brasil.
    Um abraço.

  65. Eu aqui peço permissão, para defender a ditadura militar, ou a Ditamole?
    Tivemos, segundo petistas ilustres, sociologos e antropólogos os números que vou passar para os senhores: Os armados mataram, em confronto, cerca de 300 militantes de esquerda e sofreram uma baixa de cerca de 190 integrantes – Essa foi uma revolução sangrenta?

    Na argentina, segundo a jornalista Fátima Bernardes, no JN, declarou que na nossa querida Hermana Argentina, estima-se terem sido mortos cerca de 30 mil!!! Ufaaaa!!!!

    Aqui muita gente já recebeu indenizações vultuosas, tanto que o Ziraldo abriu mão da dele, se lembram? Mais de 1 milhão!!!

    Os Milicos, endemoniados pelos petistas e demais esquerditas, patas, pegaram o Br das mãos do Jango, com uma petrobrás produzindo cerca de 75 mil barris por dia(google) e entregaram ao Sarney 21 anos depois com uma produção de 750 mil barris por dia(google). e petrobras!

    Foram os milicos que fizeram a Rio Niteroi.
    A Belem Brasilia – a Itaipu – a Tucurui – a ferrovia sao luis/carajas( vale ) – era pública!
    Foram os milicos que construiram as primeiras usinas atômicas em Angra!
    Foram esses milicos nojentos que duplicaram a Rio/SP.
    Foram os milicos que abriram a picada da transamazonica e da Porto velho/Manaus!

    Morreram pobres como eram sem deixar filhos ricos!

    O que o Lula e o FHC juntos fizeram, enumere please!

    1. Sr. Vicente Gigliardi

      Ninguém pode te impedir de defender os assassinos que o Sr. bem queira !!!

      Mas o que mais nos tortura é a tua inacreditável devoção à “Santa Ignorância” !!!
      Quer dizer que os crimes cometidos só devem serem levados em consideração pelo número de cadáveres ? Pela quantidade de famílias torturadas ? SE TIVESSE SIDO ASSASSINADO UM SÓ DESTES BRASILEIROS JÁ DEVERIAM ESTES TEUS TÃO AMADOS “MILICOS” SEREM CONDENADOS PARA SEMPRE!!!

      “Morreram pobres como eram sem deixar filhos ricos”
      Só quem credita ao PT ( fundado somente em 1980 ) toda a responsabilidade pela luta armada ocorrida nas decadas de 60 e 70 acredita numa afirmação idota como essa tua !!!
      O Sr. já ouviu falar no Major Curiíó ?

      Está claro para todos que o Sr, nunca teve a chance de estudaf mas ainda é tempo !!! Se inscreva no PROUNI !!!
      Independente disso já te adianto o título de “Imbecil Honoris Causa” aqui do Balaio !!!

  66. A verdade é uma só, cada qual desfrutou de oito anos no poder maior e agora é só aproveitar a vida passeando pelo mundo e o resto que vá para a Praia Grande comer coxinha com varizes.

  67. SOCIALISMO AS AVESSAS; O que FHC ainda não aprendeu: ”enquanto mais de 150 milhões de brasileiros padecem em filas intermináveis — muitas vezes morrem sem atendimento— nós, os deserdados do socialismo ficamos sabendo que: Em 2010 o Ministério da Saúde pagou quase 100 milhões de reais à GEAP, uma fundação de seguro social, a título de ”assistência médica aos servidores, empregados e seus dependentes”. Isso significa simplesmente algo como 1900 reais por cabeça, ou 190 vezes mais do que o valor despendido pelo SUS para o cidadão comum”
    No ano passado, somando todas as despesas do setor, o governo federal pagou 223 milhões de reais por serviços privados de saúde a funcionários públicos federais através da fundação GEAP.
    CONVENHAMOS; ”O GOVERNO PAGA PARA QUEM GERENCIA O SUS NÃO USAR O SUS”
    Entendeu?
    Não?
    Nem FHC entendeu.

  68. Como dizia o velho preto;” O uso do cachimbo, é que faz a bôca torta, meu fio”.
    Nunca uma frase tão popular espelhou tanta verdade.
    Este pessoal que se diz culto, que se acham capazes de resolver todos os problemas do país foram na verdade quem o colocou na bacia das almas, juntamente com seu povo.
    A saúde, a educação, a mendicância, a pobresa aviltante, na verdade é a grande vergonha nacional que quem esteve lá no governo, deu de ombros a este problema e, como os antigos senhores feudais diziam que seus vassalos não tem direito a nada a não ser trabalhar.
    Sim, há um clima de disputas entre as classes sociais desde aquela época e se trata de firmar posto de conquista que resultaram de lutas de centenas de anos e de obscurantismo cultural a que foram subjugados a viver os menos favorecidos, obstados por vários tipos de impedimento perpretados durante todos estes anos e o maior, o mais cruel, foi e ainda é o da educação, aliados aos do direito a uma vida digna dentro da sociedade como a saúde, a participação nas decisões.
    Sabem os repressores das classes das bases da pirâmide social e entendem ainda, que o que tem que dividir com os vassalos é exatamente aquela quantia, aquela parcela que durante anos a fio foram para seus bolsos e a sua descendencia que agora, de uma hora para outra tem que dividir graças a quem o povo escolheu nas urnas para os representar e que cumpre o seu papel pelas benesses que agora estes vassalos experimentam.
    Trata-se de campo conquistado com lágrimas e até sangue que não fácilmente deixarão os autrora vassalos que volte ao poder dos senhores dos castelos feudais sob pena de ver os das suas descendencias novamente retornarem aos campos da servidão.
    A humanidade de agora está experimentando uma nova era, a era da divisão ao meio exatamente, do bolo que resulta da fôrça do seu trabalho, do suor do teu rosto que em centenas de anos foram para seus repressores.
    No tablado do rink, na carroceria do caminhão improvisado como palanque, temos dois ex-presidentes. De um lado quem prometia defender os injustiçados e não cumpriu com a promessa de que tudo ia melhorar apenas e tão somente e do outro lado quem até nem prometeu mas que por ter passado no cerne do seu espírito pela experiencia da vida cumpriu em parte e que delegou à sua sucessora a árdua tarefa de dar continuidade a este processo que já dura centenas de anos e que igualmente precisa de mais algumas dezenas de anos para se concretisar.
    Não tenham dúvidas, estes dois senhores ainda deixarão o tablado das lutas pela vida a seus descendentes na linha sucessória da sociedade que continuarão esta batalha pois assim como se intalou esta por longos decênios de anos, perpetuará ainda por mais alguns decênios, por que “O uso do cachimbo é que faz a bôca torta” e quem é dominador nunca deixará de o ser, até pelas duras penas.
    Saúde, Educação, Participação, Vida Digna, são conquistas que anseia a base piramidal da sociedade concretisar e que sem lutas e reivindicações a sensibilidade anestesiada dos Barões, nunca reconhecerá.

  69. Eia, ta danado, vejo que as opiniões divergem e muito, porém precisamos levar em consideração, osTEMPOS, a verdade de ontem pode ser meia mentira de hoje, e mentira deslavada amanhã, penso que é muito facil, dirigir uma empresa que esta sólida, e imagino que o foi o caso do Lula, se algúem tiver memória, lembrara que o pais estava numa M… sem fim, e com os acertos e erros de FHC e equipe, o sr. Lula recebeu de bandeja um pais que estava indo para frente e em constante velocidade, veremos o que dizer dentro de algum tempo, o atual governo, como se saira.pois é fruto do governo anterior.

  70. Esse FHC que roa seus cotovelos de inveja do Lula… o nao doutor deu um banho de competencia nesse pseudo intelectual entreguista do pais..Bem feito, o Clinton passou-lhe um grande pito

  71. O fregueis em duas eleições do FHC não esquece a derrota, sempre que pode critica, oh lulla põe o pijaminha e vai gastar o dinheirão que tem na poupança e deixa o povo livre da sua vaidade, vade retro satanás

    1. Viúva de FHC, com todo o respeito, vc q deve ser mais um da nossa elite q só pensa no próprio nariz, deveria pelo menos aprender a escrever: freguês e não fregueis.

      Abçs e viva o povo.

  72. Olá Ricardo, você aproveitou do meu vacilo ao chamar os Ex-presidentes de Vice-presidentes. Quando fui corrigir o erro, você já havia deletado.

    Eu havia feito um paralelo mencionando a política atual dos governos, com a Nova sociedade industrial, usando da metodologia de Marx frisando que a unidade básica para uma gestão pública não é a figura única e exclusiva da pessoa; mas a classe social, definida de acordo com seu papel na produção.

    – Não vou ficar com ressentimento da sua atitude. Reconheço que nem tudo que Eu penso, eu posso falar. E, sei que o excesso de luz também pode cegar! e como cega!

  73. Toda esta historia, se rezume em inveja da capacidade de FHC no plano real, lula nunca deve plano, se nao compra de vota bela bolsa, que ira levar os a mais baixa pobresa deste Brasil. Se alguem diz que povo esta melhor, vem ver nos interiores do norte e nodeste, venham ver a dura realidadeda.

    1. resume é com S… e pobreza é com Z… acho incrível as pessoas insistirem em comentar sobre política ou qualquer outro assunto complexo se não conseguem ao menos escrever direito em sua própria língua… quanto ao plano Real, foi implantado por vários economistas durante o governo Itamar Franco e depois continuou no governo FHC… se Lula mudasse a moeda todos iriam reclamar, mas ele acreditou no Real e manteve a moeda… pensei que todos ficariam contentes, mas algumas pessoas só querem reclamar e reclamar, não importa do que… o país é maravilhoso mas o povinho… lamentável!!!

  74. Kotscho tem mania de colocar lutadores fracos com fortes. Não tem sentido uma disputa do fhc com o LULINHA pois é uma luta desigual. Fhc se acha, o LULINHA é uma simplicidade. Fhc é bom de boca fechada, o LULINHA é o grande orador. Fhc pensou em fazer, LULINHA fez.

    1. Você só pode estar contando piada!! Pois o lulinha só deu continuidade nos projetos e plano de governo do FHC!! LULA só é e sempre vai ser um ex-sindicalista!! Pois presidente de fato nunca vai ser, pois precisa de muito estudo, coisa que ele não tem. Não porque ele não teve oportunidade, mas sim porque ele é preguiçoso, para não falar outra coisa!!

  75. inveja mata, o FHC não engole que o LULA é um dos politicos mas conhecido no mundo e é admirado, elogiado ,deichou o PÁIS com grande desenvolvimento indústrial, saiu da crise muito cedo, enquanto Páises da Europa ainda estão tentando sair e não conseguem, somos a quinta economia do mundo. muitos empregos, imvestimentos, o sálario mínimo valendo mais de 300 dólares, coisa que FHC não conseguiu,Lula nunca tomou um centavo do FMI e FHC vivia atolado nas dividas do FMI e no desemprego e vendendo nossas empresas a preço de banana, e o dinheiro onde foi parar? nunca se vendeu tantos imóveis e carros mesmo com a crise mundial o BRASIL deslanchou e e EUA patinava e graças a um Presidente opérario com pouco estudo mas inteligente e nordestino/ sim sinho/somos reconhecido mundialmente o nome fome zero deu esperança pros pobres deste País, e cauiu muito a miséria e o desemprego e o FHC açha que tudo nos vimos acontrecer no País não foi nada? não adinta o LULA vai ficar na história deste País coisa que o FHC não conseguiu humilhando o povo Brasileiro, de não terem cultura e nossos carros eram carroças e esquecer os nordestino a própria sorte e com poucas bolsa família e agora ele já mira a DILMA, o LULA já foi escolhido /entre as personalidades mais importantes do mundo ficou em entres os25 mais influentes isso não é pra qualquer um como disse o OBAMA esse é o CARA

    1. Você também está contando piada!! Pois o LULA só ficou conhecido, porque existe um monte de pessoas mau informada que votaram nele!! Ele é sim o maior comediante da politica, acho que ele te ensinou direitinho!!

  76. ‘Deixou a caixa cheia”. Cheia de quê? Só se for de embaraços e pepinos. Em 2003, foi um ano perdido, só para deixar a casa em ordem. Ninguém é tão tonto que não possa discernir o que é verdade e o que não é. Os dados econômicos e sociais de Lula são retumbantes. É só!

    1. É ……são mesmo retumbantes……0,5% da verba do PAC até agora….100 dias de governo da dilma…….veja se não esquece de por os pés no chão na hora de sair da cama…..sê tá é louco meu amigo.

  77. Esse embate se resume a 96% X 4%, só quem ganhou muito dinheiro no governo de FHC, engrossam esse clube dos 4%. ou então foi governo na era dele.

    1. Vicente Ggliardí

      Arrume só a cruz , porque a coroa de espinho o FHC já ‘enfiou’ nas cabeças dos 180 milhões de brasileiros na decada de noventa.
      Só os bajuladores foram poupados , o resto pagou a conta da incompetência do catedrático.

  78. Essa pendenga de FHC X LULA não tem mais sentido. Cada um já fez a sua parte. Não sou eleitor de nenhum dos dois, porém, reconheço que um, não fez um bom governo porém, deixou alguns frutos amadurecendo que o outro colheu, fez um bom governo, aproveitou se do carisma junto as camadas sociais e deu uma de esperto alardeando que foi ele quem criou isso e aquilo e se auto idolatrava. Agora, estão aí ainda usufruindo do cargo que ocuparamr e o povo feito uns bestas discutindo quem é Chico e quem é Francisco !

  79. P’ra todos que acham que o Lula é o maior eu pergunto: porque ele, quando teve a chance, não acabou com o fator previdenciário que o FHC criou? Existem vídeos, ou existiam (não sei se tiraram do ar), no You Tube que mostram o Lula discursando e, com licença da palavra, descendo o cacete no FHC por causa do “crime cometido contra os aposentados” e, no entanto, quando teve “a faca e o queijo na mão” para acabar com o “crime”, apenas o perpetuou.
    Lembrem-se que poucos meses antes ele declarou que a previdência estava até “superavitária” e que não tinha, por isso, problemas de caixa.
    Mas, o pior de ter havido um presidente de tão baixo nível de instrução é ter que ler esse monte de besteiras tremendamente mal redigidas na internet.
    No meu tempo de ginasio eu era um dos piores alunos na aula de portugues e, no entanto, para o nível atual da lingua coloquial brasileira posso ser considerado um tremendo literato.
    Acho até que vou me candidatar a Academia Brasileira de Letras.

    1. Rogério, parabens pelo seu exelente português, pena que isso não mude nada e nem faz diferença para milhões de brasileiros.Por isso que eu adimiro pessoas que seu condições faz a diferença ao invés de ficarem em rodinhas de amigos tomando cervejinha reclamando de presidente coloca a cara a tapa, defende um ideal se vai errar ou acertar não importa tem a coragem de fazer.
      Garanto pra vc quando LULA estava tomando barrachada da policia devendendo uma classe tinha um monte de brasileiros covarde e acomodato tomando cervejinha e reclamando reclamando da situação.
      Por isso Parabens LULA sem estudo e sem escrever bonitinho vez a diferença para muitos brasileiros.

    2. Concordo com você, Rogério.
      A internet é um veículo maravilhoso para que todos emitam suas opiniões, isso é muito bom para a democracia mas, convenhamos, que se respeite, em primeiro lugar, o Ricardo Kotscho que nos possibilita a oportunidade de nos manifestarmos e que deve “sofrer” para entender certas aberrações; em segundo lugar os outros internautas.
      Não é necessário ser um catedrático em português mas não é difícil consultar uma gramática para evitar os absurdos na regência e concordância, ou um dicionário para uma ortografia melhor.
      Bem, mas quem achará isso importante se hoje vem de cima a apologia à ignorância?

  80. O FHC e o PSDB são as escórias desse país. Agora mesmo estou ouvindo no rádio uma propaganda onde esses vermes atacam de incopetência os gargalos dos aeroportos. É bom lembrar que isso não é verdade hoje, o que é verdade é que sediaremos uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas que foram conquistas do governo Lula e que na ocasião desses acontecimentos “SE OS AEROPORTOS NÃO FOREM AMPLIADOS”, aí sim teremos problemas. Os ratos do PSDB e o FHC já dão conta de que já vivemos no gargaolo. Se não tivéssemos esses acontecimentos esportivos, não teríamos tantas obras para serem feitas em tempo record. Se esses pragas só pensaram em privatizar o país e atrasar o nosso desenvolvimento quando governo, deveriam ficar calados e deixar quem tem competência a realizar esses eventos esportivos, ao invés de começar a criticar. Será que esses pragas com alma de UDN só servem para destruir. Vivemos os melhores momentos de todos os tempos do país. Estamos crescendo e esses eventos vão dinamizar todos os setores da cadeia produtiva, como hotelaria, restaurantes, obras de infraestruturas, movimentando a economia desde o pequeno ao grande investidor. Esses acordos com a China por exemplo, jamais o PSDB faria, porque não tem competência. Ao contrário, se restringiria aos europeus e aos EUA, deixando de lado as demais nações. Precisamos é expandir a economia e não querer o que esses maléficos do PSDB querem para o país. Torceram para que o Lula se desse mal e tentaram de tudo nesses oito anos e o tiro siu no pé. Lula deixou o governo com mais de 80 % de aceitação e o Brasil hoje é visto com respeito internacional, que o FHC não teve competência em realizar, mesmo sendo sociólogo, catedrático e o escambal. Agora esses ratos já ensaiam e afiam as facas e apontam as metralhadoras para a Dilma dar errado. Será que esse partido imbecil pensa em destruir o que estamos construindo a duras penas, só para chegar ao poder para governar só para os elitizados? Vale lembrar que os elitizados não são burros. Veja o Serra no que deu. Até o Alckmin não quer saber mais nada dele. Acorda Brasil e não deixem se contaminar com o PSDB.

    1. POIS NÓS ESTAMOS MUITO FELIZES COM O PSDB EM NOSSO ESTADO, A JUVENTUDE DO PSDB É LINDA, DÁ GOSTO DE VER ESSA JUVENTUDE TRABALHANDO EM PROL DE NOSSO PAÍS E NÃO ESSES BARBUDOS COMUNISTAS DO PT E ESSAS MULHERES CHEIAS DE PLÁSTICAS E BOTOX QUE O PT TEM. SALVE A JUVENTUDE DO PSDB.

    2. Para de falar besteira!! Você tem que lutar não pelo Lula e sim pelo Brasil. Os Aeroportos estão muito ruins e sem previsão de melhorar!! O você é aquela pessoa que gosta de sofrer e ainda acha bom!!

    3. Prezado Carlos Alberto.
      A “uma Olimpíadas” a que voce se refere não foi conquista do governo Lula coisa nenhuma, como de resto várias outras “conquistas” alardeadas pelo PT.
      A verdade é que os jogos olímpicos são realizados de acordo com o interesse de grandes industrias que visam aumentar as suas fatias do mercado neste ou naquele país, de acordo com a possibilidade de crescimento do mercado consumidor no país escolhido. Para isso elas (as grandes industrias) investem pesado na “mala Preta” que é quem, na verdade, decide o ganhador.
      Vê se para de ler sómente a propaganda demagógica do PT e procure ler artigos escritos por jornalistas sérios, profundos conhecedores das matérias sobre as quais escrevem, mesmo porque pesquisam a fundo e com isenção sobre o assunto.

  81. Triste mesmo é ver que no país a briga constante é pelo poder e não pela qualidade de vida da população. Quando não é o psdb que fecha a rffsa é o pt que não coloca dinheiro algum na educação. Esses senhores deveriam se preocupar em tentar organizar um pacto pela justiça do país, que é isso que precisa mudar. Um país sem justiça é um país sem lei, e o que vem acontecendo em termos de violência e impunidade é incrível. Eles deveriam se dar as mãos e buscar uma maneira de melhorar o que precisa ser melhorado e não ficar disputando quem foi melhor presidente. Chega de luta pelo poder. Que o poder seja do povo para o povo. Que a burocracia dê lugar a uma nação mais aberta e mais confiante, sem tantos recursos legais para os mau-feitos.

  82. Kostcho, será que o FHC É “””””””PEOPLEFOBIA”””””, isso existe? (neologismo). E’ tivemos um sociologo como presidente, que “”””””NÃO GOSTA DE POVO”””””. Ja imaginou se tivessemos um economista, como presidente, que “NÃO SABE PLANEJAR”, mas que ja foi MINISTRO DO PLANEJAMENTO?

  83. Nelson,
    Não dá para comentar a besteira que você escreveu. Ou você está totalmente desinformado ou fumou maconha vencida.
    FHC deixou o Brasil desmontado, com uma divida interna e externa monstruosa e cofre que ele deixou foi cheio mais de furo.

    1. E O LULLA DEIXOU COMO? DEU 25 MILHOES À FAIXA DE GAZA, MANDOU DINHEIRO À GRÉCIA, PAÍSES DA ÁFRICA E OUTROS MAIS, DINHEIRO QUE AGORA DAVA PARA AUMENTAR O SALÁRIO MÍNIMO QUE É UMA MISÉRIA. CONHEÇO PESSOAS QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR UM ALUGUEL COM ESSE SALÁRIO MÍNIMOE VOCÊS FICAM IDOLATRANDO ESSA COISA. ESSES DESGOVERNOS DO PT FOIA PIOR COISA QUE ACONTECEU EM NOSSO PAÍS. VOCÊ PAGA O DÍZIMO DO PT PARA DEFENDÊ-LO?

    2. Cissa;
      E imaginar que esse salário minimo já foi de U$30,00, ou seja R$70,00 no ano 2000 prá tráz!!
      O Dinheiro a que se refere, foi frutos das exportações e investimentos estrangeiros em nossa economia, esses ‘dolares’ já foram trocados no Banco Central, ele não pode mais circular, só servem como reservas internacionais do Brasil, só os Reais gerados por essas entradas devem circular legalmente, cara Cissa, é comum paises emprestar ou aplicar em economias de demais países.
      Aliás minha cara Cissa, é bem melhor nos emprestarmos e impor as nossa regras, que ir aos organismos internacionais, como o FMI, Clube de Paris e Banco Mundial, sempre de cuia nas mãos a nos sujeitar as humilhações e chacotas, e ainda ‘rezar’ em cartilhas de fome, impostas por “eles”, para que no final haja exista o dinheiro para se devolvido. donos dos emprestimos não perdoam, massacram!.
      Hoje nós fazemos o mesmo que o FMI e congêneres faziam conosco.
      A Grécia menciopnada por voce, saiu da crise com o nosso dinheiro empresato ao FMI, agora Portugal e Espanha devem vir chorar nos pés dos nossos cabôclos, vem em busca de dinheiro, vem fazer, o que nos faziamos na decada de noventa.

  84. Esse tal de Lula, têm tanta inveja do FHC que não lhe dá sossêgo. Tudo que o Fernando faz ele quer fazer bambém, só que ele não têm gabarito para isso. Acorda Luiz Inácio, você não é mais, vc foi um dia por um aborto da natureza. Foram 8 anos de atraso para o país. Pegou o país em boa situação e apenas se promoveu andando pelo mundo afora, gastando o nosso dinheiro, não investiu na infraestrutura e ainda deixou o país em uma situação difícil para sua sucessora, que não sabe o que fazer para segurar a inflação. Este foi o governo Lula que os cegos não enxergam, são plolílticos analfabetos.

    1. ELES NÃO VÃO CONSEGUIR CONTROLAR A INFLAÇÃO, O GOVERNO ANTERIOR FOI O CAUSADOR DESSA INFLAÇÃO, COM TANTAS VIAGENS E DISTRIBUIÇÃO DE DINHEIRO EM TROCADE UM CARGO NA ONU.

    2. Adão não é atoa que a Eva te enganou.
      FHC é a serpente e esta te enganando também.
      Viva Lula, Viva Dilma viva o povo brasileiro que colocou para fora as ratazanas do PSDB, do DEM (PFL) e o Roberto Freire do PPS que se uniu as ratazanas da era FHC.,

  85. Todos planos anteriores ao plano real não deram certo porque os presidentes não deixou o povo sem aumento do salario pela inflação.
    O plano real, SEM DÓ, não deu aumento de salario ao povo
    sobre a inflação. O resultado foi o sacrificio do povo,por 8 anos, e o plano real prosperou.
    O Brasil estava se afundando por falta de politicos capazes
    de trabalharem pelo País.
    Com o presidente Lula, implantou o seu plano que foi muito
    trabalho, honestidade,responsabilidade e não deixou o povo
    sem aumento de salario mais que a inflação, etc., etc., etc.
    Um homem que valeu por mil politicos.
    .

  86. FHC X LULA: O duelo dos egos inflados. O primeiro se julgava um deus. O segundo tinha certeza. Sugiro que se mantenham em digno anonimato. Muito ajuda quem pouco atrapalha.

  87. “Foi só o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quase 80, escrever daqui que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 65, respondeu de lá _ lá de Londres, no caso, onde se encontra no momento. ”

    Lula responder o que, Ricardo? FHC não perguntou nada a ele…FHC nem estava se dirigindo a ele ou ao PT, mas á oposição em geral…
    Lula entrou no assunto porque é um boquirroto que não aguenta ficar calado….Algum psicólogo ou psiquiatra precisa nos explicar qual o problema do Lula…Inveja? Paixão recolhida? Ressentimento? Quem sabe Freud explica..

  88. …quando éramos moleques era assim:

    …se dois começavam a se estranhar, surgia um terceiro, colocava a mão entre as caras dos dois e dizia:

    -Quem for mais forte cospe aqui

    os dois cospiam, o terceiro tirava a mão,cuspe de um na cara do outro e o pau quebrava, era bofete até que a platéia resolvesse apartar.

    Certa vez o Surubim e o Pirrocha começaram a se estranhar. eu cheguei, meti a mão entre eles e antes que eu começasse a famosa frase: ” quem for mais…”, os dois partiram pra cima de mim, se eu não fosse bom de corrida teria levado o maior cacete.

  89. “Não me recordo em que momento e por qual motivo os dois se afastaram de vez e passaram a brigar pela imprensa…”.

    Imagine uma oposição raivosa, cujos principais quadros pertencem à elite do centro-sul do país tendo como arma o PIG.

    Agora, pense nessa gente assistindo ao crescimento do país e sua importância no mundo sendo reconhecida. Pense ainda que o dito cuja que comandava esse espetáculo era um nordestino retirante.

    Por derradeiro imagine essa gente toda articulando para quebrar as pernas desse nordestino fazendo ele sangrar até a morte.

    Talvez não encontremos um momento específico, mas os motivos certamente.

  90. Não concordo que a disputa por poder seja “interminável briga entre petistas e tucanos”. O que há é uma disputa de poder extremamente exagerada e a qualquer preço pela maioria dos nossos políticos e no caso, entre petistas e tucanos, há uma desrespeitosa falta de reconhecimento do alicerce (bem) preparado pelos antecessores do petista Lula. E mais, Lula é craque em despolitizar, desvirtuar e ainda, avacalhar o pobre do povão que ele tanto diz defender/entender. O que sabe na verdade é enganar: Dá uma ajuda, mas nega preparo. (2) Exemplo é esse caso sobre a carta de FHC, que não disse para esquecer o povão (Lula sabe disso, Ricardo Kostcho sabe disso, etc), o que disse ao seu partido e à oposição, foi para buscar outro caminho, pois o povo está encantado pela magia Bolsa-Familia e derivados, que será perda de tempo caminhar por esse caminho. (3) O momento em que Lula se afastou, ou melhor começou a ser mal educado, mal agradecido e exibir sua face chapeuzinho vermelho e caráter lobo mau na Presidência, foi quando recebeu a primeira crítica, pois todo ditador (sim, não se enganem, Lula é um ditador, um novo modelo de ditador que exibe suas garras em plena democracia, e por ser algo novo, ainda não percebido/estudado) não gosta de ser constestado, a partir daí usou do patrimônio público (receitas, empresas, vagas funcionais…) para apedrejar os opositores e calar a maioria do restante da nação.

  91. O Lula tem que dar GRAÇAS A DEUS, por ter um antecessor como o FHC… sem ele, e mentindo que nunca copiou o FHC, não teria elegido sus “puplia” … que tá com cara de dar um P… na B.. do padrinho dela!!! Desculpem, mas este Brasil só é que é, por causa deste cara que o lula desmerece!!!

  92. É mesmo uma piada querer comparar lula com Fernando Henrique Cardoso, não despresando a pessoa do lula carismatico o homem que tem o poder da transformação, fez uma bolsa escola virar bolsa familia, tirou o Brasil da miseria pagou toda nossa conta, fez do Brasil o pais das maravilhas so faltou tirar o cristo redentor e colocar uma estatua do cara la no corcovado… pelo amor de Deus gente vamos ser realistas sem partidarismo, o pais esta como esta graças ao governo do FHC o lula foi uma consequencia que so deu certo pela politica mundial.

  93. Lula com toda a popularidade que teve (ou dizem que teve) nunca ganhou em primeiro turno. Na época da ditadura a popularidade dos generais era entre 75 a 80%.

    Lula nunca engoliu FHC por ter ganho duas vezes em primeiro turno.

    Não dá para comparar FHC ao Lula. Lula foi inteligente ao não modificar uma vírgula sequer do plano economico de FHC, mesmo porque ele e sua equipe não tinham gabarito pra isso.

  94. Ricardo,

    FHC, apesar de seus 80 anos, continua ativo no que diz respeito a atuacão partidária. Nos últimos dias, numa entrevista ao IG chegou a recomendar uma oposicão ponderada ao Governo, ao invés de uma oposicão raivosa e de baixo nível. Foi tratado como inimigo enquanto presidente e depois enquanto ex-presidente. Lula, ao contrário, sempre exerceu uma oposicão raivosa a qualquer governo de situacão, inclusive classificando o Plano Real de “manobra eleitoeira” nos idos de 1994. Da mesma forma que achincalhou Collor e Sarney enquanto esses estava na presidência, uniu-se a ambos, no seu mandato, que acabaram por se tornar “esteios” políticos para que ele pudesse promover as “profundas reformas estruturais” que foram promovidas no seu governo. Lula realmente acende uma vela pra Deus e outra pro diabo. Já está sentindo falta de “aparecer”, pois, Dilma, aos poucos vai impondo seu estilo mais discreto e menos espalhafatoso e comeca a coloca-lo no esquecimento. Nada como pegar um “gancho” de FHC e voltar a fazer o que ele mais fez no seu mandato, além de viajar, achincalhar FHC por problemas que não dizem respeito a ele ou a seu partido. Porque não continua com suas palestras (faturando muito bem) e deixa os partidos de oposicao e seus líderes trabalharem em paz. Porque sente falta dos holofotes. Pobre Lula. Nào se contenta com o ótimo legado que deixou ao País e a sua sucessora. precisa estar nas manchetes falando as besteiras de sempre e se expondo ao ridículo.

  95. Ricardo,

    Se estes dois mestres da politica, um burguês assumido o outor proletário assumido (?), poderemos aprender algo sobre o assunto.
    O FHC pode ser o que for, pode ser hora de recolher ao pijama,o Lula, carismatico, pratico sem asa teorias FHCistas, vai ser bom para quem souber analisar os dosi lados.

  96. “Não sei como é que alguém estuda tanto e depois quer esquecer do povão”, ] Porém, Lula que entrou para história sociológica nacional por ter extinto o povão, que é o indigente social por natureza, agora acha que existe povão?

  97. Fernandinho aguentará esperar por 2023, quando Dilma terá cumprido seus oito anos de mandato, Lula terá tirado mais oito irá tirar merecidas férias, e ai quem sabe, se ele tiver aprendido a respeitar o povo, voltará a ter mais uma chance!!!!

  98. Aos 4% que vem aqui fazer comentários mais que batidos, meus pêsames, LULA será por muito tempo lembrado como um dos maiores líderes que o país teve. FHC será sempre sinonimo de privatização. Se conformem em serem ruins e tentem melhorar, nem oposição vocês estão sabendo fazer. Deve ser muito ruin jogar um jogo onde não se tem adversários

  99. Caro Daniel, só pra voce saber a divida interna do país hoje
    é de R$ 1.600 ( um trilhão e seiscentos milhões ) isso é´para os desavisados, inclusive se voce ler a pagina do IG de hoje o nosso Ministro da Fazenda disse que não sabe como FREAR A INFLAÇÃO E O DOLAR, isso é competencia?
    ou é herança do seu antecessor, que de cada 5 dias da semana viajava 3 dias, promovendo o Brasil e comendo as nossas custas.

  100. FHC, DEVIA CALAR ESSE BOQUINHA, AFUNDARAM O BRASIL E SE NÃO FOSSE O LULA NEM SEI SE ESTARÍAMOS VIVOS!
    ESSE AÉCIO É OUTRO, QUE DISSE QUE ELES COMEÇARAM A LEVANTAR O BRASIL, ACHO QUE ESSE ESTÁ É MALUCO! TODO MUNDO SABE QUE O BRASIL SÓ MELHEROU POR CAUSA DE LULA; LULA É O CARA! FHC, PSDB NUNCA MAIS!!!

  101. O povo deseja que estes dois grandes ex presidentes parem com essas baixarias, a atual conduta de ambos nao condiz com o passado glorioso, que queremos e que eles se candidatem a governador de SP, ai sim vcs podem tirar as diferencas.

  102. O afastamento se deu quando Lula, assumiu o governo e esqueceu quem era, quem o colocou lá, e contra quem lutava.
    Dizer que Lula governou para o POVÃO é brincadeira.
    Ele jogou o povo na dependência dos poderosos, veja o caso do Maranhão com Sarney.
    Quem gostou do Lula foi os banqueiros.
    Veja a lista dos homens mais ricos do mundo, e veja quem acumulou fortuna com a ajuda do Estado.

  103. Petistopatas, Se Alguns Intelectuais não Entenderam o FHC, outros Entenderam mas Distorceram, como É que o Analfa do “lula” entenderia, Ele diz Amar o Povão e está CERTO, agora pergunta se Banqueiros , Empresários , Investidores e Expeculadores Gostam do “lula” . O que o FHC diz É que estas Classes D e E já estão captadas pela Propaganda do PETISMO e sem Formação Inteleqtual não são Capazes de Compreender e Mudar , então É agir onde se pode ser Entendido . Simples e Sem Distorção e Demagogia.

  104. Esta é uma competição impossível, são 8 anos de dependência vergonhosa do Departamento de Estado em matéria de política externa e de desastres econômicos embalados por privatizações dolorosas e duvidosas x 8 anos de um governo eficiente no cenário econômico interno e no cenário internacional.

    FHC já deveria ter se retirado de campo. A permanência dele no cenário é prejudicial aos seus pupilos e só ele não percebeu isto. É claro que Lula e os seus tirarão partido desta fraqueza FHCiana.

    1. Desastre econômico? Onde você estava? As privatizações foram feitas com recursos do FGTS. Sabe o que é isso. Dinheiro do Trabalhador. Quem aplicou ganhou. Estima-se que mais de 500 mil trabalhadores dobraram o FGTS com isso. Foi ruím? Hoje as empreas privatizadas recolhem em impostos valores muito maiores que os lucro que tinham. Foi ruím? Geram mais emprego. É ruím? Acorda mané!

  105. Acho que toda divergência começou quando LULA, negou a importância da estabilização da moeda feita no governo FHC. Para aqueles desmemoriados de plantão na época do SARNEY A inflação chegou a mais de 86% ao MÊS. ESTÃO ESQUECIDOS?? Recebíamos pagamentos e corríamos ao supermercado porque as máquinas reajustavam os preços diariamente. Quem tinha dinheiro aplicava no OVER NIGHT.
    LULA achou que NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS!!!! HOUVE UM PRESIDENTE TÃO BOM QUANTO ELE. O LULINHA POP STAR! AFINAL PARA CONTINUAR NO PODER. VALE TUDO NÉ (BEIJAR MÃO DE JADER BARBALHO ISSO EU VI NA TV !! E DE OUTROS CORRUPTOS, DAR BOLSA FAMÍLIA PARA TER OS POBRES ANALFABETOS NA MÃO). CONSTRUIR UM PAÍS É INVESTIR EM EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA E COMO VÃO AS NOSSAS ESCOLAS PÚBLICAS? HOSPITAIS? SEMPRE ESTUDEI EM ESCOLA PÚBLICA.
    FALTA AO POVO CAPACIDADE DE JULGAR O QUE FOI ACERTO E ERRO EM CADA GOVERNO.

    1. FHC é invejoso, quando esteve no governo porque que nâo fez o que tanto cobra e apregoa e critica do RECONHECIDO GRANDE LULA. O cara quer aparecer nas costas do LULA E agora com essa conversa de estar afinadinho com a DILMA. Quer sair do ostracismo, ninguém sente a mínima falta de tal pessoa.Inclusive, PSDB….DEM….já eram!

  106. adoro ler esse balaio de loucos…

    E essa? – O programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida completou dois anos sem entregar nenhum imóvel às famílias da cidade de São Paulo que recebem até três salários mínimos (R$ 1.395).

  107. A inveja de FHC é óbvia e simples de explicar. Ao final dos seus dois mandatos de oito anos, FHC que entrou no governo com total confiança do povo brasileiro, que o elegeu duas vezes seguidas, saiu pela porta dos fundos e fracassado. Lula, que não tinha a confiança do povo e perdeu 3 eleições seguidas, uma para Collor e duas para o próprio FHC, saiu como o mais querido, admirado e aprovado presidente da História do Brasil, com 87% de avaliação de ótimo e bom. FHC sabe que se, por exemplo, em 2014 concorresse com Lula pela presidência, perderia a eleição de lavada no 1o turno. Deve ser muito duro para um homem com a soberba de FHC aceitar essa realidade.

  108. Quem achava uee o Lulinha não passava de 6 (seis) meses na presidencia, vai ficar com recentimento pelo resto da vida. Goste ou não mais o Lula foi o melhor presidente em toda historia do Brasil!

    Exemplo: O que FHC fez com a malha ferroviaria? E o Lula?

    Quem criou o projeto do trem bala? Este projeto que vai ser o maior projeto do Brasil nos ultimos 500 anos. Por que tem gente contra? E que é contra e por que?

    Por enquanto eu citei a questão da ferrovia, na proxima oportunidade poderei citar outros feitos do Presidente Lula e Dilma. A briga continua…

  109. O povo brasileiro nunca aprende a ver as coisas com a razão, percebemos que na maioria dos comentários alguns colegas defendem seus ídolos como times de futebol, ou seja, na verdade as personalidades são bem diferentes e não é de se esperar um debate de clareza entre os dois. Mas porém podemos sim, analizar o nosso país nos últimos dezesseis anos e veremos que muitas coisas mudaram no sentido econômico e estrural graças a administração comedidas dos dois ex.
    Portanto não vamos medir em nossas discussões quem fez mais, pois o dever de todos nós não só os politicos é fazermos algo para melhorar nossa nação.

  110. …o desespero tucano, e as alucinações de F-agágá, que agagô de vez, estão nos números abaixo:

    1)Orçamento do Ministério da Educação:

    2002, R$ 29 bi; 2011, R$ 70 bi.

    2)Desempenho no PISA (o ENEM internacional): Luxemburgo, Chile e Brasil foram os países que mais evoluíram.

    3)Rede publica federal ganha da escola privada nos exames do PISA, nas três categorias: Leitura, Matemática e Ciências.

    4)Prova Brasil (a cada dois anos, para alunos da 4ª. à 8ª. série):

    Alunos em 2005 – 3,3 milhões; em 2009, 4,5 milhões

    5)ENEM – exame nacional do ensino médio (que o Padim Pade Cerra boicotou)

    2002 – 1,9 milhão de alunos

    2010 – 4,6 milhões, (com o boicote do maior estado da Federação)

    6)Matriculas em educação profissional e tecnologia:

    2002 – 565 mil

    2010 – 1,1 milhão

    7)Unidades de ensino profissional

    Janeiro de 2003 – 140

    2012 – 435

    8)Municípios com ensino profissional:

    2003 – 118 municípios

    2012 – 388 municipios

    9)Escolas profissionais criadas ou federalizadas por presidentes:

    Lula – 214 contra 140 de todos os outros presidentes

    FHC/Cerra/Paulo Renato – 11

    Vargas – 15

    Jango – 8

    Geisel – o quindim de Iaiá de historialistas brasileiros: 1

    10)Matriculas em mestrado e doutorado:

    2003 – no Governo do Grão-Sociólogo, 638 mil

    2009 – no Governo do metalúrgico, 1 milhão

    11)Numero de matriculas em universidades federais:

    2003 – 596 mil

    2009 – 850 mil

    12)Vagas de graduação nas universidades federais:

    2003 – 109 mil

    2009 – 243 mil

    13)Numero de universidades:

    2003 – 45

    2009 – 59

    14)Campus e unidades criadas (não chegam a formar universidades)

    2003 – 148

    2010 – 274

    15)Criação de universidades federais:

    FHC – 6 (Geisel, 1; Jango 2; JK 11)

    Lula – 14

    16)ProUni

    De 2005, 2º. Semestre, a 2010, 749 mil bolsas, sendo 47% de afro-descendentes, 69% bolsas integrais e 89% cursos presenciais

    No fim de 2010 havia 410 mil alunos que utilizavam o ProUni

    17)FIES

    Juros caíram de 9% para 3,4% a.a.; financiamento de 100% das mensalidades; dilatação do prazo de pagamento para o triplo do tempo

    2003 – 51 mil contratos

    2010 – 426 mil

    18)Países que mais evoluíram na publicacão de artigos em revistas cientificas:

    China, Brasil, Turquia e Índia, na ordem.

    …e os malucos ainda pensam em voltar ao poder nos próximos 20 anos, pode ???

    1. Considerando que todos esses números estão corretos, Everaldo, falta apenas você comparar:
      1 – Qual foi o aumento da população no período dos últimos 10 anos;
      2 – Qual foi o aumento da corrupção no período dos últimos 10 anos, casos denunciados, apurados, punidos etc.
      3 – Quantos os casos de assassinatos de políticos da situação discordantes nos dois períodos ( tipo Toninho do PT e Celso Daniel).
      4 – Quantos os casos de ocupantes de altos cargos de confiança do governo federal pegos em corrupção.
      5 – Comparar o aumento de patrimônio dos ocupantes de altos cargos do governo federal, incluindo parentes dos mesmos.
      Ollha, Everaldo, desta forma ficariam bem mais completos seus números, além de contribuir melhor para o esclarecimento que só os números que você apresentou não são suficientes.

  111. O povo gosta de mentira. A verdade é dura. A popularidade de um político não significa que ele é bom o ruím. O Big Brother é um programa popular, porém é uma merda. Sinceramente, prefiro verdade à demagogia. O populismo é criado com imagens, oratória e cinismo. Dos últimos quatro presidentes do Brasil, Lula foi o que menos contribuiu para chegar onde chegamos. Faltou-lhe coragem de imprimir marca própria e tomar decisões que arranhasse sua imagem. Se você confia em político assim? Cuidado! Não passe atestado de idiota.

  112. Ricardo,

    Possa ser que a resposta seja simples e para alguns descolada da realidade, mas, para mim, é totalmente visível…Entre os dois, surge a derradeira fronteira; e qual é esta fronteira? Respondo: a luta de classe. Interesses opostos sobre a condução da distribuição da riqueza produzida no país. O jogo do poder é para adversários, não para amigos. E cordialidade tem uma fronteira definida, principalmente se o seu time está tomando de goleada….
    Abraços,….

  113. Dum, quem sabe? Como já é histórico em nosso Belo País, pode ser que estejam metendo a mãoooooo…né? E mais tarde, dirão que os recursos foram poucos, e que vai contestar? Alguns poucos como nós que lemos e comenta mos a coluna do Ricardo? Deus, na sua infinita misericórdia, continue nos dando discernimento para tentar, pelo menos, entender esses disparates.Abraços.

  114. Dum, quem sabe? Como já é histórico em nosso Belo País, pode ser que estejam metendo a mãoooooo…né? E mais tarde, dirão que os recursos foram poucos,e quem vai contestar? Alguns poucos como nós que lemos e comenta mos a coluna do Ricardo? Deus, na sua infinita misericórdia, continue nos dando discernimento para tentar, pelo menos, entender esses disparates.Abraços.

  115. Não concordo com a afirmação de que Lula respondeu a FHC … Dá a impressão de que Lula foi procurar a mídia para dizer o que pensava do artiguete de FHC, mas até as pedras sabem que os jornalistas é que o procuraram para saber o que ele achava das reflexões do Salieri de subúrbio. Queriam o quê, que Lula dissesse “nada a declarar”? Essa briguinha FHC X Lula só existe mesmo na mídia, onde proliferam os puxas de um e os puxas de outro. Sandro Vaia, por exemplo, já se apressou a explicar que FHC não quis dizer o que disse. FHC deveria parar de escrever; afinal, um sujeito que requer explicadores para traduzir o que ele quis dizer … O problema de FHC é o mesmo de alguns jornalistas, que têm perfeito domínio das ferramentas da comunicação (o idioma e as técnicas jornalísticas), mas quase nenhuma capacidade de reflexão. Quando redigem notícias são competentes; quando expressam opinião expõem o senso comum; quando ousam ser analíticos não ultrapassam as obviedades. Assim é FHC: o rei do óbvio ululante, num linguajar de acadêmico. Para deleite dos baba-ovos da imprensa paulista.

  116. Kotscho, a luta entre os dois ex-presidentes começou com a divulgação da Carta aos Brasileiros, em 2002, durante a disputa com Serra. Mas o PSDB – autista quando se trata de enxergar o Brasil de fato – subestimou o alcance do documento que garantiu – não só ela – a eleição de Lula. É preciso reconhecer que, se por um lado, a Carta teve os “poderes” que teve como garantia da estabilidade, por outro foi o freio que impediu o ex-presidente de fazer avançar a agenda do seu governo, sob pena de quebrar os compromissos assumidos com o povo e com a banca.

    Portanto, o documento lançado por Fernando Henrique é o reconhecimento de que a realidade mudou, e que cabe lutar com as armas disponíveis dentro do novo cenário. A crítica, inclusive nos blogs, limitou-se a enxergar mais do mesmo no calhamaço divulgado. É e não é, a depender dos olhos de quem o leia.

    O que percebi à primeira vista, foi a extensão e profundidade dos compromissos do PSDB com a comunidade financeira internacional e a agenda externa dos Estados Unidos. FH renuncia expressamente a qualquer gesto afirmativo na política externa brasileira. É como tivesse dito: “… o papel dos brasileiros na construção de um mundo melhor é sonhar com êle, enquanto outros o constróem ou destróem, não importa.”

    A avaliação de que a classe média emergente se comportará como aquela surgida pelas mãos de Getúlio Vargas, é pueril, não partisse de alguém que se intitula sociólogo, quando então revela-se erro crasso. Getúlio lançou as bases do Estado brasileiro moderno, obra que FH pretendeu para si, ao declarar morto e enterrado o getulismo. No que importa aqui, em meados do século passado, tal lançamento foi a criação do funcionalismo público, além da organização de algumas categorias profissionais consideradas essenciais para aquela etapa do desenvolvimento nacional. O modelo não contemplava a todos, o que pode ter sido a razão do comportamento “adesista” da então classe média emergente à teses oriundas da Casa Grande, como as da UDN e do PSD. Ao povão, restaram o PTB e outras poucas legendas, entre elas as de esquerda, que lutaram pelas chamadas “reformas de base”, capazes de resgatar da marginalização os setores ainda excluídos, então a maioria do povo, derrotada em 1964.

    O presente processo de inclusão social, iniciado em 2003 pelo ex-presidente Lula, tem o propósito de resgatar todos os brasileiros da miséria e da marginalização. A Presidenta Dilma reafirmou a intenção de aprofundar o processo. Com janelas de oportunidades abertas e disponíveis – cada vez mais – para qualquer brasileiro que se disponha a transpô-las, por quais motivos os beneficiados de hoje se atropelariam uns aos outros diante de umas poucas portas abertas ao paraíso, como ocorrido na metade do século passado?

    Acho que por isso, o ex-presidente Lula respondeu à jogada de FHC opondo a unidade do povo brasileiro à segmentação proposta no texto. A propalada carência de mão de obra para tocar o avanço da economia, é prova evidente da existência de muitos espaços a serem ocupados com trabalho e salários dignos, e da possibilidade de uma nova atitude da cidadania emergente, diferente daquela que apoiou o Golpe de 1964.

    Se Fernando Henrique quiser mostrar seus dotes de intelectual, talvez seja melhor escrever um tratado de sociologia sobre os milenares exércitos chineses de terracota. Com certeza, a milhares de anos, tudo que lá está representado continua como antes, e o tratado versará sobre a sociologia do reino mineral.

    O “spot” do PSDB repetido ontem – “ad nauseam” – no horário nobre da TV aberta, é significativo. Um jovem solitário, repetindo mantra orquestrado pela mídia comercial desde a reeleição de Lula, faz cobranças ao governo de forma desafiadora e, porque não, deseducada, a propósito do “caos aéreo”, em tudo parecido com o que de pior tem o PSDB.

    Enfim, tudo parece como antes, e eu penso aqui com meus botões: “- Menos mal!.Cão que ladra, não morde.”

  117. Alguns comentaristas teimam em dizer que Lula repetiu exatamente a receita de FHC.

    Vamos pensar ?

    . FHC não elegeu seu sucessor.
    . FHC terminou seu governo com desaprovação popular de 87%, e Lula, vice-versa.

    Se FHC e Lula usaram a mesma receita para fazer o bolo, por que o bolo de Lula, foi aprovado por 87%, enquanto o de FHC foi reprovado por 87% ?

    Lula é mais bonito que FHC ?

    Lula é mais culto que FHC ?

    As pessoas que, tendo experimentado de ambos os governos, mudaram de opinião, por que ?

    Alguém entre os 4% eternos insatisfeitos, saberia explicar ?

  118. Caro “primo”(?) Roberto Castro.
    Voce ainda não entendeu que o Lulinha não fez nada, só assumiu o que fizeram antes dêle.
    A especialidade do Lula é justamente enrolar o povão sem cultura que prefere uma pilula doce e dourada que só serve de paliativo a um remédio amargo mas que cura.
    E esse papo de que cultura não adianta nada é coisa de quem tem um baita complexo por não ter conseguido tê-la, pois os verdadeiros “chefões” do mundo, os que mandam de verdade por tras de seus “fantoches” políticos por êles patrocinados(os que são os donos do capital) tem muita cultura e os que fizeram sua fortuna começando sem escolaridade trataram de obtê-la assim que puderam.

  119. Se voce tem responsabilidade no que faz encontrará ajuda,
    Se voce for inresponsavel não encontrará ajuda,
    É o que acontece em tudo que se faz.
    Resumindo:
    Lula trabalhou muito com responsabilidade.e teve ajuda.
    Fhc ficou na poltrona e não conseguiu ajuda necessaria.
    Se voce acompanha o que esta acontecendo teras apoio.
    Se não acompanha terás desrespeito.

  120. E qual é o problema dos dois ex- presidentes divergirem (“brigarem”)? Não creio que sejam inimigos por isso, aliás não vejo na imprensa nenhuma declaração de ambos que não seja de natureza política. O que reforça ideia de que estão ainda movimentando-se em projetos diferentes para o país…

  121. É fácil achar o motivo pelo qual os dois se distanciaram: Enquanto um procurou tirar vantagens para o tucanato com um entreguismo desvairado, o outro procurou tirar vantagens para todo os Brasileiros e mudou o País, o Brasil na História será conhecido como antes e depois de Lula, e isto nem o FHC nem o tucanato não aceita, mas é o que a maioria dos Brasileiros sabem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *