Últimas 24 horas de José Alencar

Últimas 24 horas de José Alencar

Segunda-feira, dia 28, 14 horas. Com fortes dores abdominais, José Alencar chegou de ambulância para ser internado mais uma vez no Hospital Sírio-Libanês.

A equipe médica rapidamente se reuniu na UTI e avaliou a gravidade do quadro _ tão grave, que não havia mais nada a fazer, a não ser sedar o paciente com morfina para que ele não sofresse com as dores.

O ex-vice-presidente estava consciente ao chegar e mostrou bom humor quando fez seu último comentário aos médicos, antes de receber o medicamento:

” O doutor Raul não vai falar nada? Se o doutor Raul não está falando nada é porque estou mal, a situação deve ser grave mesmo…”

Terça-feira, dia 29, por volta das 14h30 horas. O médico Raul Cutait, 61 anos de idade e 37 de medicina, que cuidava de José Alencar desde a sua primeira cirurgia, em 1997, e passou com ele as últimas 24 horas, recebe uma ligação do ex-presidente Lula, querendo saber notícias do seu amigo.

Dez minutos depois, Cuitait daria a notícia da morte de José Alencar a Lula, que soltou um palavrão e começou a chorar ao telefone.

A imbatível dona Marisa, acompanhada dos filhos Josué, Patrícia e Maria da Graça, ficou ao lado do marido até o fim. Nas muitas visitas que fiz a ele no Hospital Sírio-Libanês, nos últimos dois anos, nunca o encontrei sem a mulher a seu lado.

A última vez, umas duas semanas atrás, foi no dia em que Alencar, cansado de tomar remédios e se submeter a tratamentos dolorosos que já não faziam mais efeito, decidiu comunicar aos médicos que preferia voltar para casa.

Queria apenas que a família lhe providenciasse uma garrafa da cachaça “Maria da Cruz”, que ele mesmo fabricava, para tomar um “golo”, como ele dizia, com os amigos.

A companheira de mais de 50 anos só não estava com ele no momento em que foi internado na segunda-feira porque tinha passado a noite em claro a seu lado, e queria descansar um pouco antes de ir para o hospital.

No final da tarde, quando ela chegou, o quadro médico já era gravíssimo. “Procuramos apenas dar conforto ao paciente”, lembrou Cutait, na manhã desta quarta-feira, ao me relatar os últimos momentos da vida de José Alencar, de quem ficou muito amigo também.

Na hora do almoço de terça-feira, fui informado por um amigo que estava no hospital, o eterno assessor Adriano Silva, que já não havia mais esperanças de que Alencar conseguisse sobreviver a mais um dia, como tantas vezes aconteceu antes.

Ao saber da notícia de sua morte, fiz apenas um breve registro no Balaio. Tudo o que tinha a dizer sobre José Alencar Gomes da Silva escrevi enquanto ele estava vivo, em inúmeros posts nos quais os leitores puderam acompanhar a sua longa luta contra o câncer.

“É fácil falar das pessoas depois que morrem, porque todo mundo fica bom depois que morre. Mas o Zé Alencar era bom em vida”, disse Lula sobre seu melhor amigo, e disse tudo. Faço minhas as palavras do ex-presidente.

Os dois, Lula e Alencar, eram os melhores amigos um do outro _ um exemplo raro na vida, raríssimo na política.

***

Abaixo, os links dos textos sobre José Alencar publicados no iG e no site da revista Brasileiros:

Entrevista da edição 25:

O “vice-cara”

http://www.revistabrasileiros.com.br/edicoes/25/textos/672/

Quando a política pode ser nobre

http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/balaio-do-kotscho/noticias/2089/

Lula e José Alencar, amigos para sempre

http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/balaio-do-kotscho/noticias/2076/

Um dia na vida de Zé Alencar, a unanimidade nacional

http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/balaio-do-kotscho/noticias/1252/

Prosa de fim de tarde com José Alencar no hospital

http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/balaio-do-kotscho/noticias/817/

A valente luta de José Alencar pela vida

http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/balaio-do-kotscho/noticias/359/

Zé Alencar dá mais uma bela lição de vida

http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/balaio-do-kotscho/noticias/285/

Entrevista com o Josué Gomes (filho de José Alencar):
“Eu só não posso fazer coisa errada”

http://www.revistabrasileiros.com.br/edicoes/31/textos/877/

Outros textos e posts relacionados:

Morre, aos 79 anos, José Alencar

http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/o-lado-b-da-noticia/noticias/2055/

A nova rotina de Lula fora do poder

http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/balaio-do-kotscho/noticias/2129/

Alencar se emociona ao falar de Minas

http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/balaio-do-kotscho/noticias/1912/

Enquanto isso, nos Jardins…

http://www.revistabrasileiros.com.br/edicoes/30/textos/848/

Na homenagem a José Alencar, estilos opostos de Lula e Serra

http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/balaio-do-kotscho/noticias/1096/

Um guerreiro

http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/o-lado-b-da-noticia/noticias/873/

“É um colosso”, diz Alencar sobre nova pesquisa

http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/balaio-do-kotscho/noticias/713/

243 thoughts on “Últimas 24 horas de José Alencar

  1. …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
    O Brasil vivia a campanha eleitoral mais suja de sua história recente quando a Globo atiçou um de seus soldados mais truculentos contra alguém que teve que suportar insultos e sucessivas humilhações em meio àquela loucura que se apossou daqueles que, mais uma vez, viam esvair por entre seus dedos a chance de voltarem ao poder através do despachante que escalaram para lhes representar os interesses.
    Um blogueiro da Globo, em menos de um mês, disparou verdadeira saraivada de posts nos quais, no momento de maior empenho por demonstrar aos patrões do que é capaz de fazer sob suas ordens, chegou a qualificar esse homem que tanta saudade deixará como sendo alguém “rude, cruel e mesquinho”, adjetivos que, agora, fica fácil demonstrar que se aplicam muito mais ao pistoleiro da família Marinho.
    Não reproduzirei os ataques, mas, se alguém tiver dúvida de sua natureza ou mórbida curiosidade, pode encontrá-los aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e, principalmente, aqui.

    (Do blog do Eduardo Guimarães)

  2. ZÉ e LULA

    Uma bela amizade de um empresário com um operário, chega a nos induzir até a romper todos os paradigmas de CAPITAL x TRABALHO que aprendemos na dialética marxista.

    Existiu uma coisa em comum entre eles que foi fundamental para tamanha sinergia: os dois eram ex-alunos formados na Universidade da Vida!

    Bem aventurados os homens de boa vontade que tem boas intenções.

  3. Caro companheiro Kotsch
    A morte de Zé Alencar para o Brasil foi um acontecimento que entristeceu toda a nação, e sem o Zé ser uma figura midíatica como foram outras que não vale a pena citar os nomes aqui. Alencar foi o grande companheiro de Lula, em todos os momentos, em todas as situação. Mesmo milionário, foi sempre uma pessoas amável e simples, querida e respeitada em todo o país pelo seu ar de mineiro do interior, que amava dedilhar uma viola e a cantar canções populares. Aprendi a gostar de Alencar p também pela sua forma de lutar pela vida e contra a morte, pelas suas frases de efeito, ricas e até irônicas, capazes de nos deixar sensibilizados, a ponto de lagrimar.
    Nunca o vi, nunca fui aresentado a ele, mas por ser duas vezes vice do companheiro Lula, dá para medir um pouco sua grandeza. Leonel Brizola dizia que “o vice quando não trabalha, conspira”. Isso é até histórico, vice -em qualquer situação- querer “derrubar” o titular. Com Zé de Alencar a coisa aconteceu diferente. Os dois – Presidente Lula e ele como vice- tornaram-se muito mais que grandes amigos. Foram, na verdade, dois grandes irmãos. Um forte abraço.

  4. EU COMO MUITOS ACOMPANHAMOS ESTA LUTA ÁRDUA QUE ESTE HOMEM TRAVOU NÃO CONTRA O CANCER, MAS SIM PELA VIDA; E HJ ME SINTO EXTREMAMENTE TRISTE PELA PERDA DE UMA PESSOA IMPAR, MAS POR OUTRO LADO ME SINTO ALIVIADA POR SABER QUE O SOFRIMENTO DELE SE ACABOU E QUE ELE ESTARÁ BEM DE AGORA EM DIANTE.
    SENTIMENTOS À FAMÍLIA.

  5. Existem homens de bem neste planeta. Só uma meia dúzia que não presta. O Bom Homem é humilde e por isso compreende a humildade do outro. A vida na terra é linda, mas a Natureza é lindíssima. O Dinheiro é bom, em certos casos é ruim. Não sabemos de onde viemos e para onde vamos. Não sabemos o porquê de nosso planeta ficar suspenso no ar, nem se realmente Deus Existe. O que sabemos e vemos é o azul do Universo. Descanse em paz José Alencar.

  6. Um homem honrado. Talvez estas palavras soassem bem aos ouvidos de José Alencar, que como Sócrates, enfrentou com dignidade seu longo calvário, afirmando: “não tenho medo da morte, tenho medo da desonra.”

  7. Não tive oportunidade de conhecer José de Alencar, não faço parto da politica. nunca pensei que fosse sentir tanto pela morte deste grande GUERREIRO!!!Que ele seja bem recebido nesta sua passagem.Seu exemplo de coragem esta ai!Deviamos ter mias homens “bravos” como ele.

  8. Grande brasileiro, discreto, criador de empregos, politico polido que não se pode criticar, se achegou a Deus nos seus últimos tempos; nos deixou uma boa lembrança assim como tantos outros importantes brasileiros: Getulio…, Juscelino…, Airton…

  9. Deus soube determinar a passagem de Alencar para o plano espiritual,sem que a querida companheira sofresse tanto em ve-lo partir, tendo em vista que não pode acompanha-lo para a ultima visita ao Sirio-Libanes.
    Deus esta e esteve sempre ao lado dos filhos que humildemente passam pela vida terrena

  10. Morrer é a única certeza da vida!

    Bom saber, apesar de um pouco de desconfiança que José Alencar, apesar de ter se tornado político, não se corrompeu, como a grande maioria e era bom, como deve ser o homem, independentemente de sua condição financeira, formação, profissão, etc.
    Que a família tenha o conforto dos bons momentos vividos e o exemplo de cidadão correto, que todo ser humano deveria seguir. Faço de suas palavras, as minhas – Não tenho medo da morte, tenho medo da desonra e que esse passe a ser o jargão de Brasilia daqui por diante!!! Que Deus o acolha!!!!

  11. No meu caso, que conheci José Alencar erm vida (cumprimentei-o quando ele esteve em Caxias, Maranhão, para receber, na Prefeitura, a Medalha “Gonçalves Dias”), sei que ele era uma pessoa simples e afável, capaz de compreender os problemas do Brasil e as dificuldades dos seus filhos mais humildes.
    Sentirei saudades dele.

  12. Sr.Kotscho.
    Minha profunda tristeza pela morte tão dolorosa do Sr. Alencar,que o Deus do Universo conforte seus familiares neste momento de dor e saudade.
    O mundo esta sedento de demostração de amor , amizade,
    lealdade e honra, este é o legado deixado pelo Sr. Pres.Jose de Alencar.
    Parabens pela sua sincera reportagens.

  13. Santa Clara ó Santa Clara
    Faz uma coisa pra mim
    Recebe aí com carinho
    Este nosso mineirim
    E olha aqui pra nóis tudo
    Qui tamu bastante tristim

    Fala aí pra Jesus Cristo
    Pra abri uma exceção
    Que deixá ele entra
    Com a garrafa na mão
    E pode inté experimentá
    Pois vai dizê: ‘ Qui trem bão !!!”

    Homi iguali a este
    Tem poucos aí no céu
    É raro nascer aqui
    É escasso pra dedéu
    Até mesmo o Poderoso
    …vai tirar…
    Para ele o seu chapéu

  14. que Deus lhe de o eterno repouso , sofreu muito aqui com esta doença , coitado, fiquei triste mas fazer o que , quem somos nós para reclamarmos do nosso destino, ele foi um bom homem , que Deus o guia na jornada dos anjos.
    descanse em paz, que sempre sera lembrado como um guerreiro , lutou ate o fim, e meus sentimentos á familia que vai sentir muita sua falta. mas fazer o que , parou de sofre, sentir dores. um abraço e que vá para junto de Jesus e todos os santos.
    Rosi.

  15. Os super-heróis são fictícios, mas às vezes neste mundo aparecem alguns deles e só depois que percebemos. Talvez ele não tenha sido um Tony Stark, mas…..
    valeu IRON MAN!!!!!!!

  16. Acompanhei através de sites, revistas e tv, toda luta desse grande homem por quem eu tenho muito admiração e não o admirava só como homem politico, mas a grandeza de alma, a calma e toda confiança que passa em cada batalha vencida.Que descanse em paz por toda a eternidade

  17. Descanse em Paz Alencar, vc é Exemplo p/ todos nos BRASILEIROS, nem parece que tinha tanta riqueza de bens materiais, mais a sua maior Riqueza era sem duvidas o cuidado com a comduda e principalmente com a Honra… Gde CARA!!!. Parece uma dilema… qdo temos alguem bom no meio Politico, Logo ele nos Deixa… Vamos cuidar melhor do nosso POVO Srs. POLITICOS.

  18. Um homem que nem conheci pessoalmente, mas sempre me passou a leitura de um ser humano honesto. Quem dera os outros políticos seguissem seu exemplo!

  19. Tenho uma doença grave,luto desde os 33 anos para ser normal,ele foi minha inspiração,várias vezes me vi amargurada e triste,mas gdo o ouvia sempre retratando momentos dificeis eu ate esquecia dos meus problemas.
    muito triste……

  20. quem dera que todos os politicos brasileiros tivessem um pouco da honradez e vontade de viver que esse homen tinha, viver com honra sem nunca ter ninguem que falasse mal dele, o destino deveria ter invertido os cargos, ele presidente e o lula vice, como vice lula poderia viajar o mundo todo enquanto o Zé Alencar comandava a nação, ai sim poderíamos ter tido um Brasil melhor, livre de mensalões, dolar na cueca, dolar na mal, videos de propinas e aí afora.
    ” VAI COM DEUS ZE, SERÁS UM DOS POUCOS A SER LEMBRADO COMO HOMEN DE BEM NESTE PAÍS DE TANTOS CORRUPTOS E LADRÕES””

  21. Um Luiz, um José e duas Marisa deram a este País uma lição de humildade, honestidade união e prosperidade. Agora esta aliança se rompe não pela desunião e nem tão pouco pelas costumeiras contendas criada pela nossa má imprensa, mais sim pelo chamado do Criador. Até logo Zé amanhã estaremos juntos. Obrigado.

  22. Grandes seres humanos como Zé Alencar não morrem, apenas adormecem. Todos sabemos que foi um empresário bem sucedido, mas decididamente não vivia uma espiritualidade materialista. Suas falas são verdadeiras aulas de uma autêntica espiritualidade cristã.

  23. Você ter colocado este trecho no seu post:

    “” O doutor Raul não vai falar nada? Se o doutor Raul não está falando nada é porque estou mal, a situação deve ser grave mesmo…”

    deve ter levado, como a mim, muitas pessoas às lágrimas.

    Só um ser de altíssima hierarquia, tem um comportamento deste diante da morte.

    Uma vez eu disse aqui que ele não lutava contra a morte, mas sim, brincava com ela, e, ela não o levava, por estar adorando aquela brincadeira.

    Mas enfim…a morte foi vencida em seu egoísmo, de mante-lo brincando só com ela,

  24. Já passei por sofrimento parecido com mamae. Realmente deixamos de lado nossos interesses e passamos a viver a vida do doente. Ainda bem que ele (Alencar) já estar em um lugar melhor e sem dor.

  25. das inúmeras vezes em que abri a Folha de São Paulo, na década de 80/90, sempre encontrei um texto enxuto e inteligente de sua lavra Ricardo, permita-me, desta vez, não foi diferente, e me atrevo a comentar por ser o texto que melhor retrata a situação vivenciada por todos nós, quando perdemos um grande Brasileiro, um grande cidadão , e um dos raros políticos que não nos envergonham e são leais até seu último suspiro.
    Parabens ao Zè Alencar!!!!
    Tem poucos como ele.

  26. Sou portadora de um câncer tb, e desde que descobrí luto pela vida tb com a ajuda do nosso eterno amigo e ex- presidente tenho 34 anos e me trato no inca no rio de janeiro espero que onde ele estiver continue olhando e passando energias boas como nos passou até hoje.

  27. Dois garotos pobres, Lula e José Alencar; um originário do interior de Pernambuco; o outro, do interior de Minas Gerais; um se tornou presidente do Brasil e o outro, seu vice.

  28. José Alencar Gomes da Silva, conheci o grande Industrial na decada de 80 em Belo Horizonte-Mg, na sede da Amicon, Assoc. Mineira de Confeções quando trabalhava no Jornal Estado de Minas, onde estava acontecendo uma solenidade tendo na epóca me entregado um cartão seu que até pouco tempo ainda guardava comigo, me passou no momento a impressão de uma grande personalidade e que já tinha trejeitos e sotaque politico, depois o vi em outras oportunidades pois tenho um parente muito ligado a ele Dr. Rogério Colombini de estreita amizade, que me convidou para a grande festa de 50 anos de empresariado, onde fui juntamente com a minha mulher, e tenho também outros amigos ligados a ele o Sr. Honório Carneiro de Ubá empregado da Coteminas e o Ex- Secretario particular dele o Sr. Adriano Silva, enfim desejo a ele um bom lugar ao lado do Pai e que Deus lhe abencoe! pessoas deste quilate fazem falta a nossa politica nacional, Adeus Guerreiro!,
    Eugenio Pereira Botelho
    Publicitário-Belo Horizonte-MG

  29. Passei por uma situação bem parecida,com essa triste doença, em decorrencia da morte de meus queridos pais,resta dizer a familia, que não há palavras que possam aliviar a dor que eles sentem, mas creiam apenas que Deus
    estará com ele num bom lugar

  30. Tenho 41 anos e acho que nos últimos anos sempre acompanhei tudo que se falasse de José Alencar. Numa entrevista dada à rede Globo, me emocionei de ver tanta disposição de viver, como ele, diante de uma doença tão devastadora.
    Era tão sua fã, que meu marido me ligou para dar a notícia e eu disse: “ele era um fofo”. Vou sentir saudades…

  31. José Alencar um exemplo de um Homem, de um Politico Honesto, de Um Empresario,
    Podia ter vivido mais 10 anos.

    Sempre foi uma refrencia para mim.
    Que pena !!!
    Fará falta.

  32. Senti muito a morte de Zé Alencar. O País perdeu um grande homem. Que Deus dê o conforto a família, e que Ele tenha a Luz e o descanso eterno.

  33. Ele era um homem no sentido mais abrangente da palavra. Temos sim que falar dele para que gerações futuras reconheçam este exemplo genuinamente BRASILEIRO. Bjs Condolências

  34. José Alencar, um Brasileiro (assim mesmo, com maiúsculo) de quatro costados, como dizemos aqui no Sul .
    Sua passagem por estes pagos não foi em vão !

  35. Sinto muito pela morte de ALENCAR, porém, acredito sempre, que DEUS sempre faz o que é certo, e com certeza o ALENCAR não estava mais conseguindo lutar para sobreviver, então, não resta dúvida, o melhor realmente é o descanso. QUE DEUS TENHA PIEDADE DELE.

  36. Exemplo de humildade, de bom caráter, de honestidade, e de respeito com a “coisa” pública.~são algumas das qualidades de Jose Alencar.

  37. Que exemplo de homem, que exemplo de político, como
    Lula disse na posse ao lembrar de Alencar:acho que no
    mundo nunca existiu um vice com ele! Quem bom que ele ainda estava vivo para receber tão nobre elogio!

  38. Lula não queria botar fogo no País, mas melhorar a vida do povo. José Alencar vai ficar na história como alguém que foi o fiador de Lula junto ao empresariado. Foi muita coragem em um país de elite econômica tão reacionária como o Brasil.

  39. Devemos render homenagens a este grande homem, por vários motivos.
    Por ter sido um homem batalhador que se projetou como empresário de sucesso, com trabalho honesto.
    Por ter ocupado poucos cargos na política ( senador e vice-presidente) porém ter deixado exemplo invejável de conduta e seriedade.
    Por ter aceito ser vice de Lula, fator inquestionavelmente decisivo para a vitória no primeiro mandato, funcionando como o “aval” diante da classe econômica dominante, que olhava Lula com maus olhos e que, provavelmente teria articulado com todos os recursos para evitá-lo como presidente.
    Pela fidelidade demonstrada a Lula durante os dois mandatos, mesmo diante dos inúmeros escândalos causados pelos desatinados “petralhas”, sem dúvida influindo decisivamente para que se evitasse um “Impeachment”,
    Com certeza, ao vermos Lula chorando, sem duvidar de seu sentimento pessoal, podemos ter certeza de que um pouco de suas lágrimas são de agradecimento a Deus pelo fiel vice que, mesmo não sendo “companheiro”, mostrou-se muito mais “amigo” que muitos que deveriam sê-lo mais que ele.
    Que os políticos corruptos que infestam hoje nosso universo político nacional, tomem nosso querido José Alencar como exemplo, criando vergonha em suas caras, não legislando em causa própria, não roubando o dinheiro do povo.
    Que aproveitem o momento não para aparecerem diante das câmeras de tv, rádio, jornal, para falar sôbre os méritos desse grande homem, mas para meditar em suas condutas de homens públicos e passarem a seguir o exemplo desse grande e admirável homem.
    Com certeza nosso querido ex vice presidente descansa, ao lado daquele que resolveu honrá-lo com um lugar no céu.

  40. José Alencar realmente é um exemplo de vida e um exemplo na política.
    Uma rocha onde todos nós nos espelhávamos tentando conseguir um pouco de sua auto estima e vontade de viver para levarmos o nosso dia a dia.
    Engraçado nunca ter visto alguém e considera-lo tão próximo.
    Mas é impossível ouvir sua história e não querer ser uma parte dela.
    Viveu e morreu de forma digna. Alguém que com certeza fechou os olhos e sabe que teve sua missão perfeitamente finalizada.
    Abraços a familia. Esses sim hoje precisam de apoio e alento… parabéns pela grande pessoa que José Alencar sempre foi.

  41. JOSE ALENCAR FOI UM GRANDE HOMEM,NÃO SÓ POR SUA TRAGETÓRIA BRILHANTE, MAS POR SUPORTAR TODOS ESSES ANOS DE DOR COM RAÇA, FÉ E ESPERANÇA.
    PARABÉNS!

  42. Estou triste. Como se tivesse perdido alguém próximo, muito querido, pois sempre foi essa a sensação que tinha ao ver José Alencar como vice de Lula. Talvez isso se deva justamente porque, mais do que qualquer coisa, ele era íntegro, decente. Tanto na sua vida empresarial como na política. Coisa rara em nosso Brasil, infelizmente. Hoje comentei com uma amiga que bem que poderiam ter morrido uns 20 ou 30 desses corruptos que emporcalham o país e JA continuasse vivo e atuante por aqui…

  43. Sr. Jose Alencar foi morar junto de Deus mas vai estar em nossos corações para sempre.Vai deixar muitas saudades!
    Que sua familia receba o conforto que só Jesus podera lhes dar.

  44. Assim como a maioria eu não conhecia o sr. José Alencar antes dos seus problemas de saúde terem se tornado públicos, mas depois de vêlo vencer diversas batalhas contra o câncer com coragem, bom humor e fé posso dizer que o Brasil todo o considera um herói. Lamento sua morte, lamento não podermos salvar sua vida, lamento não termos outro como ele. Descanse em paz filho do Brasil, você nos orgulha vice presidente. Sem dúvida vcs foram uma dupla inesquecível pro bem do nosso país.

  45. José Alencar foi um grande homen, não só por sua tragetória
    brilhante, mas por suportar todos esses anos de dor, com raça, fé e esperança.
    Parabéns!

  46. DIFÍCIL DE SE ENCONTRAR NOS DIAS DE HOJE, JOSÉ DE ALENCAR FOI UM EXEMPLO DE HOMEM, TANTO EM SUA VIDA PÚBLICA, QUANTO NA PARTICULAR. SOUBE CONVIVER COM A DOENÇA DE UMA FORMA ADMIRÁVEL E COM CERTEZA VAI NOS DEIXAR SAUDADES, MESMO NAQUELES QUE NÃO TIVERAM O PRIVILÉGIO DE O CONHECEREM PESSOALMENTE.

  47. “Sei o quanto essa pessoa sofreu, pois qdo perdi minha mãe há exatos 1ano,5 meses, da mesma doença, eu sofria junto com minha mãe, e sempre colocava o Jose Alencar, como exemplo de Vida, mesmo condenado queria viver.
    Sofri e derramei lagrimas ontem qdo vi a noiticia de sua morte, ele ´q eum nos confortavam, qdo no momento ele q precisava de consolo. Descanse em paz …

  48. Escrivi para o Sr. Jose Alencar, falando de sua doença me solidarisando e passando-lhe algumas palavras de conforto. E ele prontamente me respondeu agradecendo.
    Homens como o ex-vice presidente é difícil apontar no mundo político de hoje.
    Não tenho dúvida, da seriedade das palavras e da demonstração de carinho a apego e sentimento que o ex-presidente Lula, expressa por Jose Alencar . Lealdade entgre dois amigos.

  49. DIFÍCIL DE SE ENCONTRAR NOS DIAS DE HOJE, JOSÉ DE ALENCAR FOI UM EXEMPLO DE HOMEM, TANTO EM SUA VIDA PÚBLICA, QUANTO NA PARTICULAR. SOUBE CONVIVER COM A DOENÇA DE UMA FORMA ADMIRÁVEL E COM CERTEZA VAI NOS DEIXAR SAUDADES, MESMO NAQUELES QUE NÃO TIVERAM O PRIVILÉGIO DE O CONHECER PESSOALMENTE.

  50. COMPLEMENTANDO:

    QUE A FRASE DE JOSÉ ALENCAR DAQUI POR DIANTE SEJA O LEMA DE BRASILIA:
    – NÃO TENHO MEDO DA MORTE, TENHO MEDO DA DESONRA; AFINAL, NÓS, CIDADÃOS DE BEM SABEMOS QUE BRASILIA VIVE DA DESONRA E TEM MEDO DA MORTE!

  51. Vá com Deus José… Espero que encontre um local com muita paz e tranqüilidade para que possa descansar. Você fez muito por nós, e merece descansar. Adeus.

  52. Nunca, desde Brasil República, houve um Presidente e Vice-Presidente tão afinados e tão ligados um ao outro. Um exemplo que deverá ser sempre lembrado, independente de ideal político. Dessa união veio sem dúvida benefícios a nação que esperamos crescer e se tornar uma potência em todos os sentidos.

  53. Sem palavras………….resume todo o sentimento do povo brasileiro. É uma pena que são poucos os que se salvam no meio de tantos políticos.

  54. Pois é Sr. Ricardo Kotscho, infelizmente para nós, felizmente para ele… tanto sofrimento nesses últimos anos e meses, mas o Senhor que rege os destinos de todos nós sabe o que faz.
    José Alencar vai fazer muita falta aqui… mas, com certeza a outra dimensão para onde ele se foi, está mais rica e abençoada com sua presença…
    Que Deus nos dê mais políticos de seu quilate.
    À família, os sentimentos.

  55. Acompanhei os fatos pertinetes à saúde do ex-presidente José Alencar, eu cheguei acreditar e dizer que o homem era imortal.

    Quando anunciavam o estado de saúde do José de Alencar, alguns meses do final de 2010, as pessoas ao meu redor falavam, que ele não virava o ano.”eu então respondia, duvido!!, ainda vai interrar muita gente”.

    José de Alencar enfrentou uma das doenças mais graves que o mundo já viu, com coragem e dignidade de um homem que passa segurança e força.

    Poucos respeitam o ar que respiram como José de Alencar, ele me passou uma sensação de que “aconteça ou que acontecer vale a pena viver até o último segundo “.

    Para mim é um exemplo a ser seguido, um verdadeiro guerreiro.

  56. Exemplo impar de Homem Publico,
    uma Raridade Preciosa atualmente.

    Pena que a vida seja assim: quem é
    bom se vai, quem não presta fica dando
    trabalho, prejuizo e despesas.

  57. O “patrão que se tornou empregado de seu empregado.” Quando patrões visam explorar seus empregados em benefício de lucros, aqui uma metáfora onde o patrão, José Alencar com suas empresas milionárias e do outro lado Lula um mero metalúrgico, sem divisas que unidos inverteram o modelo de sociedade capitalista e exploradora. Uma união que teve princípios, dignidade e honradez pelo Alencar e acima de tudo, mais uma vez, mostrou aos brasileiros a força de vontade em vencer e que tudo podemos, assim como Senna fazia ao tremular a bandeira do Brasil em suas vitórias memoráveis, infelizmente ambos se foram mas deixaram seus legados de honra, perseverança e fé e que mudam a história de um povo como o nosso.

  58. Conforme meu sogro dizia : “O José de Alencar é um homem que demonstra seriedade, compromisso e honestidade.” . Faço dele minhas palavras, uma vez que não mais o temos entre nós assim como o guerreiro José de Alencar.

  59. UM EXEMPLO DE PESSOA ,O BRASIL PERDE UM GRANDE POLITICO DEDICADO E ACIMA DE TUDO DE UMA HUMILDADE IMCOMPARAVEL,QUE DEUS LHE RESERVE O MELHOR LUGAR.

  60. O Brasil perde um grande homem, ela sabia o que queria e lutava por isso, pois mesmo participando do governo do Lula e sendo grande amigo do Lula por várias vezes criticou a política de juros altos, sem com isso se tornar inimigo do Lula, pois ele era sincero e o nosso presidente o respeitava muito.
    Que Deus acholha esta grande alma.

  61. infelizmente so posso dizer uma coisa, É UMA GRANDE PERDA para a naçao, em ver um homem de principios, luta, carater, e principios se ir, porem fique com deus, jose alencar aonde o sr estiver… que com certeza o sr ira deixar saudades… e uma grande historia para a naçao

  62. Teria sido ainda melhor se ele não tivesse se recusado a fazer o teste de DNA para o (possível) reconhecimento de paternidade da professora mineira. Incrível como ninguém fala disso. Insignificante, não?

  63. Alencar deixara´saudades…e Lula consegue mais uma vez resumir TUDO nesta frase… se supera a cada comentario…os criticos eternos de Lula so´entendeão sua grandeza e sabedoria so´depois de sua morte…dai´sera´tarde…sinto-me privilegiada em viver na mesma epoca dele…UM HOMEM BOM …QUE FEZ E FAZ HISTORIA ,ASSIM COMO O ZE ALENCAR

  64. Estou de luto, e creio que a nação também…
    Deveria ser luto nacional…alguém tão integro e com tanta vontade de viver…e a exemplar resignação em momentos tão dificeis…Admirava muito este homem. O mundo carece de pessoas como ele…mas Deus quer também por perto filhos assim.
    Ivone

  65. Faço questão não de comentar, mas de orar por este Ser tão especial que É, pois continuará vivendo nos seus exemplos de Fé, perseverança como Humano especial.

    Vera Lucia Ferreira Caetano
    ( professora )

  66. José Alencar, além de um homem de caráter, responsabilidade e um patriotismo invejável, era muito MINEIRO.
    Vai em paz ,” ZÈ “. missão cumprida.

  67. Campo Grande/MS, 30 de março de 2010.

    Raramente lamentamos com sinceridade a perda de um político. Nossa geração poucas vezes teve este privilégio. Esta é uma destas raras vezes. José Alencar Gomes da Silva é um homem sobre o qual muito foi falado e muito foi escrito. Sobre ele, muito ainda será falado e muito ainda será escrito. Muitas homenagens ainda nos farão lembrar sua presença, sua vida, sua trajetória, sua história. Mas hoje, hoje não é dia de falar de José Alencar Gomes da Silva. Hoje é dia de noticiar seu descanso. A partir de agora a História do Brasil falará por ele e sobre ele. Hoje é dia de refletir, de pensar, de homenagear, dia de calar. Dia do descanso de José Alencar Gomes da Silva. Morreu mais um brasileiro. Morreu mais um homem honrado.

    Hamilton Aparecido Pipoli

  68. Meu caro Ricardo, como comentário sobre a morte do senador José Alencar, eu diria apenas que ELE ERA UM HOMEM QUE FAZ FALTA A QUALQUER PAIS DO MUNDO.
    Que Deus o receba com honras.

  69. Que a todos nós possa ser dado encarar o momento supremo da existencia, com a coragem, paciência e resignação com que Alencar encarou sua morte….Rest In Peace!!!!

  70. RESUMINDO TUDO,PERDEMOS O VERDADEIRO VERDADEIRO EXEMPLO,DA POLITICA,E DA VIDA..PODERIA SER LUTO NACIONAL,PORQUE NAO?ELE MERECIA ,TODO MUNDO,LAMENTA PROFUNDAMENTE,E MERECIDAMENTE,MAS NAO RECONHECERAM PRA DECRETAREM LUTO NACIONAL..

  71. O BRASIL PERDEU UM GRANDE HOMEM. MAS SEU EXEMPLO FICARÁ NA HISTÓRIA! JOSÉ ALENCAR ESTÁ DIALOGANDO COM DEUS E FELIZ COM AS HONRAS QUE RECEBE NO DIA DE HOJE! FICA COM DEUS!!!!

  72. PERDEMOS UM GRANDE HOMEM, GRANDE POLITICO E AMIGO DE MUITOS.UM HOMEM QUE FEZ SUA BELA HISTORIA DE VIDA, MAS SABEMOS QUE DEIXOU MUITOS ENSINAMENTOS E QUE OS EXEMPLOS DEIXADOS POR ELE SEJAM SEGUIDOS PELOS NOSSOS POLITICOS. GANHOU SEU LUGAR AO CEU……….PORQUE VIVEU E MORREU COM DIGNIDADE.

  73. Existem homens de bem neste planeta. Só meia dúzia que não presta. O Bom Homem é humilde e por isso compreende a humildade do outro. A vida na terra é linda, mas a Natureza é lindíssima. O Dinheiro é bom, em certos casos é ruim. Não sabemos de onde viemos e para onde vamos. Não sabemos o porquê de nosso planeta ficar suspenso no ar, nem se realmente Deus Existe. O que sabemos e vemos é o azul do Universo. Descanse em paz José Alencar, volte para onde você veio, do NADA.

  74. Só tivemos 2 politicos que merecem ser chamados 3H:
    H de honesto
    H de honrado
    H de humilde
    1) Humberto Alencar de Castelo Branco, descendente do José de Alemcar escritor, e
    2) José Alencar Gomes da Silva
    Quis o destino que ambos falecessem pouco depois de deixarem seus cargos. Um quatro meses depois e o outro 3 meses depois.
    Este ultimo, alem de 3H foi um exemplo de guerreiro como nenhum outro de quem eu me lembre.
    O Brasil perde um baluarte, e por muito tempo não surgirá outro igual. Deus lhe reserve um bom lugar, e console a sua familia
    Xavier

  75. Acompanhando toda a trajetoria do Ex Presidente Ze de Alencar nas ida e vindas do leito de um hospital fico orgulhosa de saber que ainda existe brasileiro com força, coragem e por que não dizer raça de luta e perseverança.
    Descanse em paz brasileiro dos brasileiros.

  76. É para ficar na história, jamais em tempo algum irá nascer um homem tão integro, honrado, corajoso e honesto como nosso querido “ZÉ”. Que ele sirva de exemplo para muita gente, principalmente os politicos corruptos, governantes, ministros do STF e pessoas do poder deste nosso querido Brasil. Adeus ao imortal José de Alencar….

    1. Esse homem não era santo como ninguém é… o que vimos foi um homem que foi exemplo de amor à vida. Os defeitos dele não vêem ao caso. Já os seus!!! É claro que ele não era santo mas imagino que tipo de gente é você. Continue assim e vá, não muito longe, como ele…. rs!

    2. Cristiano, procure no dicionário “Aurélio” o significado da palavra “santo” e você verá quantos significados tem essa palavra.
      Você verá que um desses significados é: “respeitável”, e isso acho que até você concorda que esse digno homem foi um homem respeitável!
      Quanto ao sentido que, creio, você talvez queira tomar como parâmetro para considerá-lo santo, ou seja, no sentido de “perfeito”, só existiu um: JESUS CRISTO!
      Só Ele foi o Santo Perfeito, Cristiano, e é por isso que Ele é o Salvador da humanidade.
      Só Ele viveu nesse mundo dominado por satanás e conseguiu ser perfeito, sem pecar, o Santo Perfeito, e com isso Ele conseguiu, como homem, vencer satanás, o deus atual desse mundo.
      Com isso, todos os que crêem em Jesus, como o Filho unigênito de Deus, que veio ao mundo para derrotar satanás, que tornara-se o deus desse mundo ao enganar Adão e Eva, criaturas criadas por Deus à sua imagem e semelhança passam a ter condições de também vencê-lo, porém sem nunca atingir a perfeição.
      Homem algum, Cristiano, nem o papa, nem pastor, nem bispo, nem apóstolo, nem missionário, nem líder de nenhuma religião é, e nem nunca ser[á perfeito: só Jesus Cristo o foi.
      Se algum homem conseguisse ser perfeito neste mundo, Cristiano, Deus não precisaria ter mandado Jesus para a missão de derrotar satanás.
      Leia a Bíblia e, com certeza, você se convencerá que, neste momento, José Alencar descansa nos braços do Pai, ao lado do Filho e do Espírito Santo.

  77. O nosso querido vice-presidente deixou um legado ao povo brasileiro: a certeza de que devemos amar a vida, a simplicidade e a pátria! Grande José Alencar, Grande brasileiro!!! Que Deus te receba e te abençoe com a alegria e o humor que tanto lhe eram familiar!!!

  78. Que este homem sirva de exemplo a todos nossos políticos, podemos afirmar com absoluta certeza”este homem era um político honesto” . Ele está com Deus.

  79. Que os nossos politicos aprendam a ser mais huimanos e fazer projetos de leis que beneficiem a população de bem e não so os bandidos, e que possamos ter uma vida melhor neste pais.

  80. Foi uma honra ter vivido na era de José Alencar vice predidente da República Federativa do Brasil. Os anos passarão e seu exemplo de garra superação, serão lembrados pela eternidade.

  81. um grande homem, e quem o critica por suposta paternidade não reconhecida, deveria antes de julgar alguem, olhar para os seus proprios erros!! quem é você para julgar alguem, e principalmente um HOMEM, raro no cenário mundial de hoje, com sua integridade, honestidade, caráter, e acima de tudo humildade!! ao ficar rico, sempre aparecem as aproveitadoras de ocasião , querendo sempre ou aparecer, ou surrupiar bens de quem trabalhou muito como JOSÉ DE ALENCAR!!!! Parabéns a Familia que teve o privilégio de contar um grande Pai, Esposo, Avô, um exemplo de Homem como foi José de Alencar !!!!

  82. O nosso querido vice-presidente deixou um legado ao povo brasileiro: a certeza de que devemos amar a vida, a simplicidade, a família e a pátria! Grande José Alencar, Grande brasileiro!!! Que Deus te receba e te abençoe com a alegria e o humor que tanto lhe eram familiar!!!

  83. “…………………………………..JOSÉ ALECAR………………………………., SIMPLESMENTE UM VERDADEIRO BRASILEIRO, E UM BRASILEIRO NÃO DESISTE NUNCA, NUNCA. ESPERAMOS QUE SEU ENORME EXEMPLO DE DIGNIDADE E PERSEVERANÇA DEIXE MUITOS SEGUIDORES, POIS NOSSO PAIS PRECISA DE PESSOAS COMO O SENHOR. SUA FALTA SERÁ SENTIDA POR UM BOM TEMPO. VAI COM A CERTEZA DE DEVER MAIS DO QUE CUMPRIDO. VAI EM PAZ…………………………………………………………….., EXEMPLO DE VIDA.

  84. “_ Cheguei, Senhor”- disse o mineiro bonachão, ontem, às 14:42 hs. – “Desculpe o atraso…”
    “- Atraso?”- respondeu o CRIADOR – “Não, Zé, fui Eu quem lhe deixei lá mais um tempinho…para dignificar ainda mais a nossa querida “Terra Brasilis”…

  85. vamos sentir falta do homem, do politico, coerente, que nos ensinou que é possivel ter honestidade na politica, valeu Zé vc se tornou mais um “grande” homem da nossa história

  86. Os dotores pedantes , que a única coisa que fazem é falar díficil , devem estar a pensar ” quem fez e faz este País são os homens simples sem diploma mas com coragem e honra , assim como Lula e Zé alencar . “

  87. Sinto como se tivesse perdido alguém muito querido da minha família…
    Durante esse período em que José Alencar lutou tão bravamente contra o câncer, ele sempre esteve presente nas minhas orações e meus pedidos a Deus era para que Ele o fortalecesse física e espiritualmente e creio que fui atendida , pois em nenhum momento vi esse homem lutador esmorecer o seu espírito. Que descanse em paz e que Jesus o receba em seus braços.

  88. Caro Kotscho

    A ultima vez que vi pessoalmente o nosso eterno Vice Presidente do Povo José Alencar foi em fevereiro do ano passado em Brasilia por ocasião do 4° Congresso do PT. Já contei aqui como foi a participação dele mas encontrei os vídeos !!!
    Não são inéditos mas tenho absoluta certeza de que JAMAIS serão exibidos ou comentados por essa nossa midia golpista, venal e agora também “sem palavras” …FORAM CALADOS E SUFOCADOS PELAS HISTÓRIAS DE VIDA DE DOIS DOS MELHORES BRASILEIROS JÁ NASCIDOS !!!

    Seguem os vídeos:

    Eu tive o privilégio de assistir tudo isso da primeira fila !!!
    Na saída do evento eu pude conversar rapidamente com ele, fiz questão de lhe dar o meu abraço e em troca ele me deixou marcado PARA SEMPRE um sorriso e uma frase:
    – NINGUÉM VENCE SOZINHO !!! A MINHA LUTA SÓ É VITORIOSA PORQUE SEI QUE NÃO LUTO SÓ !!! EU TENHO “COMPANHEIROS” !!!!

    É isso Kotscho…Zé Alencar se foi mas dentre todos os seus exemplos e lições nos deixou também a sua humilde porém grandiosa tradução do significado do tratamento de COMPANHEIRO !!!
    Tratar o próximo como “companheiro” é expressar a certeza de que não estamos mais sózinhos !!! A melhor tradução para “companheiro” é amor e é SOLIDARIEDADE nas horas mais difíceis !!! Nas horas fáceis qualquer um faz !!!
    E José Alencar não é “qualquer um”…
    O Brasil jamais vai perder o José Alencar !!!
    E nem o José Alencar jamais perderá a nós todos !!!…..”

    Estamos vivendo as páginas mais esplendorosas da História do Brasil !!!

    1. É lastimavél ver que tem pessoas que ainda acreditam em lendas…., principalmente fazer esse tipo de comentário num momento deste, amigo, todos estão consternados com a perda de um grande homem, não somente um grande politico mas sim um grande ser humano, já o fato que está mencionando, creio ser um problema particular, agora da familia do Zé de Alencar, e não seu ou de qualquer outra pessoa! Da forma pejorativa que coloca, até parece que está preocupado, mas não com a suposta filha e sim em tentar macular a imagem de um homem que o brasil respeita. Ademais quem é vc para falar ou sugerir qualquer coisa a respeito da imagem de alguém, vc nunca errou, vc é Deus, creio que não!
      Uma boa tarde!

  89. José de Alecar foi um grande exemplo de luta e coragem para viver… a coragem foi tanta que até se preparou para morrer; e ajudou sem querer a família a se despedir aos poucos. Quanto esta reportagem, parabés pela sensibilidade do texto e gratidão com Joséde Alencar.

  90. UM LIÇÃO DE HISTÓRIA DE VIDA, “JOSÉ DE ALENCAR” É COM GRANDE ORGULHO DE UM POVO PODEMOS DIZER UTILIZANDO-SE DAS PALAVRAS DE UM OPERÁRIO QUE SE TORNOU PRESIDENTE, ” NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAIS UM VICE PRESIDENTE FOI TÃO IMPORTANTE E AMADO PELO SEU POVO,QUE DEIXA O SEU LEGADO A NAÇÃO BRASILEIRA E AOS POLÍTICOS,O QUE É SER PATRIOTA,HUMILDE,LEAL,INTEGRO,JUSTO,HONESTO,E HUMANO,UM HOMEM QUE FOI PARTE DESTA HISTÓRIA E QUE AJUDOU E CONTRIBUIU PARA UM BRASIL MELHOR AO QUAL SONHAVA.
    O SEU LEGADO É PARA SER ENSINADO NAS ESCOLAS PELA SUA CONDUTA POLÍTICA ,EMPREENDEDORA, E COMO UM HOMEM HUMILDE PODE SE TORNAR UM GIGANTE SEM PERDER A TERNURA E A FÉ EM DEUS.
    ADEUS JOSE DE ALENCAR, O POVO BRASILEIRO JAMAIS ESQUECERÁ,OBRIGADO PRESIDENTE.

  91. Pois é…. Muitos, como o José Alencar, que já viveram muito, já criaram seus filhos, viram seus netos e bisnetos nascerem, já realizaram seu sonhos, se apegam ao último sopro de vida que existe dentro deles, dão valor a cada segundo vivido… Já outros, como a Cibele Dorsa, com filhos pequenos e uma vida inteira pela frente, jogam tudo pelos altos em nome de um amor (ou seria de uma obsessão?…. Parabéns, Alencar, pelo exemplo de coragem e luta frente às adversidades!

  92. José de Alencar realmente foi um politico raro pois criticou por varias vezes seu proprio governo quando se falava dos juros abosivos que existe no Brasil colocamos que não podemos acertar este juro alto que temos aqui, a familia de José de Alencar que Deus esteja com eles ajudandu e consolondo, pois eu creio que ele já esta junto a Deus.

  93. QUEM PODE NEGAR A VIDA, SE DEUS A QUER DOAR?
    QUEM PODE RETER A VIDA, SE DEUS A REIVINDICAR?
    VIDA…PRECIOSA VIDA QUE TE VAIS
    NO SILÊNCIO DOS MEUS AIS.

    ADEUS, JOSÉ DE ALENCAR, PRECIOSA VIDA…

  94. é uma pena perder essa maravilhosa pessoa quando muitos que deveriam ir a gente tem que suportar, mas afinal o paraíso não é aqui, né?
    fica com Deus Sr. José e que Ele abençoe a sua família que neste momento precisa muito.

  95. O guerreiro José Alencar certamente deixará um legado que deverá servir de exemplo aos nossos políticos, pois como dizia, “política não é profissão”, primeiro se trabalha e reúna condições de disputar um cargo público.
    Subjetivamente mandava um RECADO que infelizmente nossos representantes atuais não entenderem ou não quiseram.
    Descanse em paz estimado “ZÉ ALENCAR”.

  96. FORTE, JUSTO, HONRADO; que DEUS o receba, cubrindo-o com seu MANTO SAGRADO. DESCANSE EM PAZ, GRANDE e DIGNÍSSIMO GUERREIRO da moralidade política, da paz, harmonia e do bem estar social, ultimamente, tenaz combatente da própria, já debilitada, saúde. Profundos sentimentos à dígna familia enlutada. ALFREDO DONALD FILHO

  97. PARABÉNS ZÉ, MAIS UM ZÉ, DENTRE TANTOS GUERREIROS EXISTENTES EM NOSSO PAIS, UM ZÉ, QUE, COM MAESTRIA SINGULAR EXTERNOU UMA DAS CARACTERISTICAS DE UM BRASILEIRO – LUTAR PELA VIDA – QUE AS NOVAS GERAÇÕES POSSAM TÊ-LO COMO EXEMPLO, DE UM VERDADEIRO GUERREIRO, UM “SAMURAY” TUPINIQUIM, HONRADO, NOBRE, DESTEMIDO…
    ADEUS “SAMURAY, ADEUS…

  98. DEFINO APENAS JOSÉ ALENCAR COMO EXEMPLO DE VIDA. A CORAGEM DELE PARA ENFRENTAR A DOENÇA, ME ENCORAJOU, POIS ESTOU COM MUITOS PROBLEMAS, MAS TODOS SÃO ÍNFIMOS EM COMPARAÇÃO AOS DELE, E ELE SOUBE ENCARÁ-LOS ATÉ O FIM
    NÃO O CONHECI PESSOALMENTE, MAS VAI FAZER-ME MUITA FALTA.

  99. Pô o José !!!!!!!!!! trabalhei na empresa dele, Cotenor em Montes Claros, e tenho certeza perdemos um grande homem, com muito + e – como todos nós, que agora igulmente a todos Brasileiros iremos sentir falta dessa figura simbolica do nosso Pais, perde a politica. Mas de tudo o José ganhou milhões de fãs.

  100. Nos últimos 20 anos, dois brasileiros nos fizeram chorar pela saudade e demonstração de dignidade. Ontem, o Brasil ficou pior e o céu melhor. Querido josé, agora que estás com Jesus, sai de fininho e da um abraço no Ayrton, com certeza ele deve estar perto de você.
    Fique com Deus grande colega..Você era honesto demais para o seu tempo político.

  101. O Sr. Jose De Alencar me transformou em seu grande fâ. Perdemos um grande Homen, digno e de bom coração.
    A família nos engajamos nessa hora de dor, pois perdemos um grande guerreiro.

  102. O Brasil perde mais um dos poucos homens decente, honrado e grande lutador pela vida e pela politica honesta .
    O Brasile José te deseja um bom descando nos braços de nosso pai celestial. Esperamos que os poderosos de Brasilia consiga pelo menos consiga ter um pouco de sua honestidade

  103. Morreu na carne, mas viverá na imortalidade dos atos e do legado que deixou. Infelizmente são raros os Politicos que sentimos quando nos deixa. Zé Alencar era um destes homens.

  104. Juntar numa única pessoa, como cidadão e empresário a franqueza e honestidade, e, como, homem público, a probidade e a cultura, como registrou no imortal Presidente José Alencar, é raro de ser ver num Pais do abandono e do despreso por outras pessoas de seu gênero.
    Que Deus esteja sempre com Ele.

  105. O Brasil perdeu um grande politico um homem de bem ,com bom carater e de grande personalidade um guerreiro ,um lutador pela vida, a sua passagem foi linda um verdadeiro exemplo de um ser humano que soube cumprir o seu papel de forma maravilhosa nesta vida.

  106. José de Alencar foi um grande exemplo de pessoa e principalmente de politico, pena que os outros não sigam seu exemplo. foi um exemplo de vida e de morte pois falava dela sem medo e passando muita coragem e garra para todos.

  107. É realmente uma desventura perdermos esse grande cidadão, exemplo de honestidade e humildade, espero sinceramente que outros tantos brasileiros o tomem como exemplo e passem a contribuir para um Brasil cada vez melhor.

  108. Não sou religioso nem um pingo. Sou sim apaixonado pelo homem, creio que o homem é capaz de todo o tipo de superação. O exemplo do eterno vice-presidente de Lula, José Alencar, herói do Brasil faz-me lembrar que acima de qualquer diferença, o que mais importa é o respeito. E o respeito a um homem que enfrentou momentos tão dolorosos é obrigatório aos homens que tem respeito pela vida. Viva José!

  109. Lindas suas linhas! Eu admirava muito José Alencar, por sua garra, humildade, bom humor e amor à vida!! Quantas pessoas se revoltam com a doença e ele brigou contra ela até o fim. Outro dia mesmo eu disse para meu marido que o meu exemplo a seguir seria o dele, que não se deixou abater diante de seu drama pessoal. Como não se identificar com uma criatura que nos passava uma imagem de “vovô querido” ? Que José Alencar esteja na paz de Deus! !

  110. VIDA PESSOAL ILIBADA! VIDA POLÍTICA IRRETOCÁVEL! VIDA PROFISSIONAL VENCEDORA. O QUE MAIS DIZER? QUE DEUS O TENHA EM SEU GLORIOSO REINO. COMO DIZIA O TAMBÉM SAUDOSO “DIDI” (VALDIR PEREIRA) CERTAS COISAS E CERTAS PESSOAS NÃO DEVERIAM ACABAR. ESTE É UM CASO. ENTRETANTO, SÃO OS DESIGNIOS DO CRIADOR QUE TUDO SABE. RESTA-NOS HUMILDEMENTE ACEITAR;.

  111. O brasil perde um grande lider, um lider familiar, um lider empresarial e linder em politica, nós brasileiros ficamos orfão quando perdemos alguém como o ilustre Alencar, oito anos como vice presidente ele deixou um recado muito valioso a toda classe politica, ele deixou um exemplo de perceverança, de dedicação e de humildade devemos aplaudilo pelo feito……..

  112. Não é dificil falar desse homem , basta ser simples como ele,direto como foi , deixa-nos o legado que todo político deveria seguir e assim seriam tbém respeitados . Como dizia, não tinha medo da morte por que os honrados e dignos das causas populares não morrem jamais,a comoção popular nesse momento marca sua/nossa vida eternamente. Políticos tentem ser um pouco do Zé.

  113. Kotscho. Um depoimento pessoal. No dia seguinte do resultado das eleições em 2002, que elegeu Lula e Alencar, eu viajei para o Rio, com escala em Belo Horizonte. Ao sentar-me no meu lugar, sentou-se logo em seguida ao meu lado o Zé Alencar. Fiquei olhando para ele, não acreditando ser o vice-presidente eleito no dia anterior. Para tirar minhas dúvidas eu perguntei a ele se era o Zé Alencar. Ele respondeu que sim. Perguntei a ele como ele estava ali num avião de carreira, sem ser de primeira classe e tão simplesmente ali sentado, sem nenhum segurança, acompanhado apenas por um simpático assessor. Ele riu de mim e perguntou-me em que área eu trabalhava. Respondi que trabalhava na área ambiental e que tinha feito muita campanha para ele e Lula. E que era ambientalista do PT. Ele disse-me que precisaria muito da ajuda dos ambientalistas do PT e se interessou como nós fazíamos as discussões do meu ambiente, tema que considerava importante para o Brasil e o novo governo. Queria saber como estavámos organizados, quais eram os principais temas que nos preocupavamos e gostaria de ter uma conversa conosco. Pediu-me para deixar meu nome e telefone como o assessor dele, e que eu o procurasse quando ele estivesse no palácio. Nunca o procurei. O avião desceu em BH e nos despedimos com um forte aperto de mão. Nunca o procurei mas fiquei impressionado com a simplicidade dele e o carinho para comigo. Um simples vizinho de cadeira num vôo de Brasília para Belo Horizonte. Esse foi o Zé Alencar que conheci, pessoalmente.

  114. O Brasil perdeu um homem digno que soube conquistar a admiração de milhares de brasileiros e milhões do mundo. Oxalá que seu exemplo seja seguido pelos nossos políticos.

  115. Um Zé guerreiro, meu ídolo, um homem admirável! Um exemplo de força e superação para mim! Descobri que estava com cancer em Maio/2010 e sempre que eu desanimava me lembrava da luta desse ser iluminado chamado José Alencar. O Brasil está de luto! eu estou sentindo como se o conhecesse pessoalmente! muita tristeza…

  116. Se todos os políticos fossem igual ao José de Alencar,certamente aqui seria um paraíso.descanse em paz José,sua missão já foi cumprida.que Deus te ilumine.

  117. DIZEM QUE OS DESEJOS DE UMA PESSOA QUE SE VAI TEM QUE SER REALIZADOS, O SR. JOSE DE ALENCAR DEIXOU UM RECADO QUE GOSTARIA QUE TODAS AS PESSOAS TIVESSEM ACESSO A MEDICINA DE PONTA.
    SRA. DILMA VAMOS ATENDER O DESEJO DELE………………………………………………………………………..

  118. Eu tive Câncer, sei o quanto é dificil…sempre me espelhei na garra do Zé Alencar…
    Esta terça feira, quando soube de seu falecimento, não tive como não me emocionar…saí de meu local de trabalho e chorei de tristeza…não o conheci pessoalmente, mas acho que esta luta que travou bravamente, fez com quem eu criasse forças, serenidade e otimismo que sempre demonstrara..

    Obrigado por tudo que fizera para nós !!!

    Meus sentimentos aos familiares e amigos de Zé Alencar.

  119. Que DEUS o tenha em conta, que possa retornar mais vezes, como tantos outros iluminados, para ajudar na construção de um novo tempo que já principia; tempo de regeneração, decerto,

    Muita Paz e Prosperidade neste retorno à pátria espiritual para o “Dr” José Alencar.

  120. zé Alencar, homem de honrra, simples e de fé… parecia uma criança sempre feliz. agraciava a todos e sertamente está ao lado de Deus. Zé, a propósito dá um abraço aí em cima a um companheiro de igual honrra cujo nome que recebera aqui na terra: Antonio Gracindo.

  121. O Zé foi tão sábio e ousado que mesmo muito rico soube escolher o lado nobre da vida. Juntou-se ao povo. Apoiou Lula quando a elite só se preocupava em manter o sistema e os privilégios que excluia o povo. Sempre dizia o trabalho surgiu primeiro que o capital, sendo assim…………….não era preciso dizer mais nada. Lula governou 8 anos e muito deve o seu sucesso á grandeza do Zé. Pena que politicos como estes é raro em nosso país corrupto plntado por décadas pela direita, pelo capitalismo selvagem, pela arena, pelo pds, pelo pfl, pelos psdb, por FHc e outros intelectuais que só se preocupavam em servir ao capital e com isso nos legaram um país miserável.

  122. È muito pouco para demonstrar o quanto foi querido pelo Brasil principalmente nos 2 ultimos anos de luta contra a doença ,a grande maioria boa deste pais torceu para voce ficar mais entre nós! mesmo o quanto pouco se conhecia da gloriosa vida pessoal e pública que teve…mais uma vez a prova de como somos carentes de politicos honestos e idolos neste pais de gente boa em grande maioria! que a minoria podre sempre perca ! é só mais um desejo…visto que os “vasos ruins” não quebram! ou melhor que a lição de dignidade perdure e trinque os maus vasos de nosso pais!

  123. José Alencar me fez e faz sentir orgulho de ser brasileira e mineira! Homem de fé, digno,honesto,simples e transparente: nunca escondeu a doença, mas também nunca se fez de pobre coitado. Enfrentou com dignidade, talvez ciente de que demonstrar sua garra era dar um pouco de alento e força pra o povo brasileiro! Como se dissesse: não desanimem, não se entreguem confiem em Deus e lutem! Alô Pedro Bial: este sim, é um herói, nada a ver com os “seus heróis bbb”. Deus permita que nossos políticos se mirem neste homem; e todos brasileiros também. Tenhoc ertezaq que a famílai se sente confortada pro saber que ele foi e é muito amdao pelo povo. Que Deus console e conforte os familaires, amigos e nosso povo.

  124. Vou repetir.

    11/11/2009 às 10:56Quando o Zé Alencar for embora estaremos todos pensando assim.

    TA FALTANDO ZÉ NO GOVERNO !
    TEM O MÁRIO QUE É AMIGO DO FERNANDO QUE É AMIGO DO PEDRO QUE É AMIGO DO ANTONIO QUE É AMIGO DO PAULO; QUE TEM MUITOS AMIGOS!
    MAS TÁ FALTANDO ZÉ NO GOVERNO.

    ZÉ, QUE VESTE MANGA DE CAMISA, TEM A MÃO CALEJADA E CARA QUEIMADA DE SOL; QUE NÃO FALTA AO CHURRASCO, NÃO FALTA A PELADA.
    NÃO FALTA NA ENCHENTE, NA TROVOADA, NA COLETA DE SANGUE, NA VIGILIA DE ORAÇÕES.

    TA FALTANDO ZÉ NO GOVERNO.

    ZÉ, QUE EMBORA FORTE, NÃO USA DA FORÇA QUE, EMBORA SÁBIO, NÃO PERDE A HUMILDADE.

    BOM PAI, BOM FILHO, BOM MARIDO.
    ATÉ OS CACHORROS DA RUA CONHECEM O ZÉ, POIS ATE PARA ESTES, ZÉ TEM UM GESTO AMIGO,

    TÁ FALTANDO ZE NO GOVERNO.

    SINCERO, HONESTO, NÃO ILUDE, NÃO PROMETE, NÃO COCORICA.
    PROFUNDO CONHECEDOR DE MATEMÁTICA MAS O QUE MAIS SABE É DIVIDIR.
    TANTO QUE NAS FESTAS ZÉ NÃO APAGA AS VELINHAS, MAS DIVIDE O BOLO.

    PRIMEIRO OS MAIS VELHOS, OS MAIS IDOSOS, AQUELES COM SUOR E LÁGRIMAS CONSTRUIRAM ESTE PAIS MARAVILHOSO.
    ZÉ NOS ENSINA A RESPEITA-LOS!

    DEPOIS AS CRIANÇAS, A OUTRA PONTA DA VIDA, A FONTE DAS ESPERANÇAS.
    POR FIM, OS JOVENS, A QUEM, AOS POUCOS, DEVEMOS PASSAR O BASTÃO.

    ZE JÁ VIVEU OUTRAS VIDAS, JÁ TEVE OUTROS NOMES, MAS HOJE ELE É ZÉ.

    QUEM NÃO CONHECE O ZÉ, NÃO CONHECE NINGUÉM.

    Targino Silva

  125. QUE FALTA NOS FAZ, ZÉ ALENCAR! O BRASIL TE CHORA QUERIDO CONTERRANEO. VOCE ESTA LEVANDO UM POUCO DA GENTE. HOMENS DO BRASIL…….

  126. um grande homem, uma grande historia de vida, e chegar onde chegou é um privilegio para poucos, porem eu acho que os bons exemplos de jose alencar ficaram para sempre em nossas memorias descanse em paz guerreiro ao lado de jesus em sua manção celestial.

  127. Ricardo,

    Ontem postei um segundo comentario sobre a homenagem feita poelo Enio em seu blog.
    Lá, dizia eu, que a minha ficha não tinha caido. Que estava meio catatônico em fim, a noticia da morte do Zé, me pegou desprevinido.
    Não sou politico, muito menos me importo em analisar atos e fatos relativos a plolitia, talvez me alçienado, ou me protegendo, sei lá, provavelmente um erro meu. Meu limite em politica sempre foi saber os nom,es e reconhecer as figuras para fotografar, o que fez ou deixou de fazer, era um consequência que sabia pois lia as matérias as quais minhas fotos ilustrava.
    Mas, o Zé me cativou. O Zé arrancou de mim uma simpatia, um carinho de neto para um vovo fofo, que ele transmitia pelo menos para mim.
    Lula falou bem. Muitos lembram das obras e feitos após a morte de alguém. Prefiro lembrar das obras do Zé vivo.
    Não, consigo escrever , compor uma Ode a este mineiro. Não consigo rebuscar e rabiscar frases poéticas para homenagear este senhor.
    Creio que sua figura, pessoa, carater supera o material e incorpora o que é etério pois sua aura sempre brilhou, sempre esteve presente a sua frente, emoldurando seu rosto tosco, curado pelo sol da labuta, mas sempre esboçando um sorriso em todas as situações que se encontrava.
    Puxava o comico das piores tragédias quebrando paradigmas idiotas, quebrando os idiotas que sempre disseram que empresários não poderiam estar a frente de um governo do povo.
    A revista BRASILEIROS foi muito feliz em manchetear “O VICE CARA”, sim ele também é o cara, foi o cara que soprava ao pé de ouvido do Lula formulas que deram certo.
    Homen de fibra. Homem de brios. Politico sério, vulto nobre da nova democracia brasileira.
    Pedra preciosa mais rara das MInas Gerais dos tempos modernos.
    Que se mirem nele, senhores politicos. Que sirva de exemplo sua vida, seus principios e sua ética.
    Que seu amor a vida e desapego a morte seja ponto de questionamento e meditação pois , como ele falou , temia mais a desonra do que a morte, Enquanto muitos preferem a desonra de enriquecerem ilicitamente do que a morte.
    Pois é, como alguem falou por aqui, o céu está mais lindo. Retruco, não, não so o céu esta mais lindo, mas a terra, o Brasil os brasileiros que hoje sabem o quanto este Mineirão, bebedor de pinga boa de seu alambique, pururuca, queijo branco e pão de queijo é sim o nosso herói, que a história escreve sem rebusco ou inventos, apenas com o que viveu.

  128. José de Alencar parabens pela sua perseveranca, coragem e bom humor, mesmo diante de um problema tão grave! Eu te admirarei para sempre, como um homem trabalhador, guerreiro até o final dos seus dias!

  129. Prezado Ricardo, Boa noite…

    Minha humilde e singela homenagem, através de uma das mais belas obras poéticas do indianismo brasileiro, cujos versos finais (I-Juca-Pirama de Gonçalves Dias) me lembram demais a trajetória de nosso bravo guerreiro José de Alencar:

    – “Meninos eu vi!
    “Eu vi o brioso no largo terreiro
    Cantar prisioneiro
    Seu canto de morte que nunca esqueci:
    Valente, como era, chorou sem ter pejo;
    Parece que o vejo,
    Que o tenho nest`hora diante de mi.
    “Eu disse comigo: Que infamia d`escravo!
    Pois não, era um bravo;
    Valente e brioso, como ele, não vi!
    E à fé que vos digo: parece-me encanto
    Que quem chorou tanto,
    Tivesse a coragem que tinha o Tupi”
    Assim o Timbira, coberto de glória,
    Guardava a memória
    Do moço guerreiro, do velho Tupi.
    E à noite nas tabas, se alguém duvidava
    Do que ele contava,
    Tornava prudente:
    “Meninos, eu vi”.

    Tivemos a honra e o privilégio de poder conviver com este grande brasileiro. E ao contar sua história, como o chefe Timbiras, poderemos dizer aos nossos netos sem medo de errar ou exagerar:

    “Meninos, eu vi”.

  130. quantos muitos desses politicos estao dividindo o mensalao. Ze Alencar queria so dividir um pouco de dignidade,alegria,sabedoria,honra,ombridade.e o mais dificil de todos.superar a dor com sorriso no rosto…… descanse em paz Ze.concerteza estara ao lado de Deus.

  131. Minhas homenagens ao grande politico que foi José de Alencar. Acredito que José de Alencar foi mal aproveitado no governo Lula. José de alencar deveria ter sido o presidente do Banco Central. Com José de Alencar no Banco Central o Brasil teria crescido na média de 8% ao ano nos oito anos de governo Lula como cresceu Argentina, India e China. Com o conservador Henrique Meireles cresceu média de pifios 3 % ao ano.
    João Leite

  132. Que Deus receba esta alma boa… E que lá de cima possa interferir nas decisões deste País. Decisões esta que fizeram dele um ícone em nossa política.

    Descanse em Paz

  133. Exemplo de fé, e de honestidade….Ah, como foi bom sua presença na política….Óbvio, não mudou pensamentos e ações da maioria inescrupulosa, mas deixou-nos um alento e uma certeza; É possível encontrarmos outros Zé´s…”Oxalá isto aconteça em breve e vire moda…..”

  134. Eu me sinto triste. Canso de dizer que, as pessoas boas estão diminuindo no mundo. As guerras dizimam milhares de homens bravos e valentes, todos os anos; os bombeiros morrem salvando as nossas vidas em tragédias horrorosas; policiais honestos são postos em ciladas ao enfrentarem de frente os bandidos; professores bons se cansam e adoecem tentando tapar os buracos da Educação no Brasil; bons profissionais morrem lutando nas suas áreas etc… Porém, há fartura de ladrões, estupradores, homicidas, canalhas e monstros, todos bem defendidos pelos “Direitos Humanos” e a tchurma de vagabundos, viciados, adúlteros, pedófilos, tarados e estelionatários aumentam mais e mais, em número e maldades… Que inferno é o nosso mundo… Helinho, de Madureira/RJ.2011

  135. ADEUS saudoso Zé , deixaste uma marca inconfundível de um Homem , valente ,sincero e honesto.Marca esta ,que dificilmente alguém deixará.Valeu grande , espero que muitos politicos espelhem esta grandeza e deixem de ser egoistas e ambiciosos ,deixando o povo passar fome enquanto suas fortunas lá fora, financiam a fome no mundo na mao de banqueiros sem escrupulos que cobram jusros estratosféricos fazendo o povo pagar com suaor e fome.ADEUS , MUITO OBRIGADO PELO SEU LEGADO.DEUS COM CERTEZA DARÀ UM LUGAR DIGNO A VOCÊ !

  136. ESTOU MUITO TRISTE COM A MORTE DO ZÉ ALENCAR. ELE ME DEIXOU UMA GRANDE LIÇÃO DE VIDA.ESSE HOMEM FOI UM EXEMPLO DE CIDADÃO, POLÍTICO E SER HUMANO. DESCANSE EM PAZ, ZÉ. VOCÊ MERECE ESSA PAZ. VOCÊ DEIXARÁ MUITAS SAUDADES.

  137. O homem era uma grande ficha limpa. Tomara que os politicos tomem vergonha na cara e procurem se espelhar pelo o nosso vice-presidente. Siga em paz, Alencar, FICHA LIMPA., você deu uma grande contribuição ao país e também a Minas Gerais.

    Rosevelte Recife Pe

  138. Que surjam novos políticos com a dignidade de José Alencar! Que seus exemplos tenham deixado discípulos!Como sonhamos com um Brasil , com justiça social, onde todos tenham obrigações, mas também direitos. Que tenhamos, junto de Deus um grande intercessor nosso. Descanse em paz, amigo!

  139. A última ajuda do Zé de Alencar ao amigo Lula

    A amizade entre Lula e José de Alencar, como disse o próprio Lula, foi mais do que uma convivência entre um Presidente e um Vice. Foi um amizade de quase irmãos, um exemplo que dois políticos com P maiúsculo deram a esta Nação e o choro do Lula ontem, como qualquer um de nós quando perde um grande amigo, foi a demonstração mais explícita desta amizade…

    E, por coincidência do destino, mesmo após sua morte, José de Alencar prestou mais um favor a seu grande amigo: o PIG não teve como deixar de mostrar Lula e Dilma mais juntos do que nunca, apesar de todas intrigas dos últimos dias e meses….

    Como última homenagem a este grande homem e político, quem sabe ainda possamos sonhar com o dia em que a Dilma consiga fazer com que a nossa economia tenha taxas de juros razoáveis, como sempre desejou José de Alencar…

    Que ele continue a fazer sua pregação lá do Céu…..

  140. Se o mundo tivesse mais pessoas como o Sr. José de Alencar, certamente viveríamos de uma maneira mais feliz. É magnífico ver como Deus dá a um ser humano: amor, sabedoria e humildade para uma vencer os obstáculos que a vida impõe. Fé, esperança, carinho e amor foram a receita do nosso ex presidente durante estes anos.

  141. Eu conheci o Sr. José Alencar em uma epoca que eu
    estava com situação bem dificil,Fui convidade p/ dirigir
    um carro que funcionaria como Guia da comitiva do Vice Presidente Sr. José Alencar;-. Como chegar em Botafogo na Clinica Pro Cardiaco ( Se houvesse nescessidade), depois ir
    na Igreja Presbeteriana na Praça Tiradentes.
    Foi muito gratificante poder ficar perto dele por momentos…..

  142. Sinceramente. Dizer que o homem foi um santo ou foi uma perda irreparavel para o Brasil parece uma piada. Tudo bem que ele enfrentou uma doença com otimismo e com muita vontade de viver. Agora dizer que ele foi um exemplo de amor e humildade isso ja é sacanagem. Esse homem tinha a seu favor os melhores medicos do pais e muito dinheiro para pagar exames, internaçoes, remedios e tudo oque a moderna ciencia pode oferecer hoje. Ele ficou vivo tanto tempo graças a perseverança que tinha em viver e ao dinheiro que desenbolsava todo mes para se manter vivo. Quantos brasileiros estão por ai morrendo a cada dia de cancer sem ter a minima condiçao de pagar um exame ou uma cirurgia que sao caras, muito caras? Nesse pais em que os hospitais publicos nao oferecem a minima condiçao de dar apoio ao doente com cancer, onde nao tem medicos, onde a pessoas são tratadas como lixo, onde tem seus direitos a saude negados pelo estado e onde pobres e mais pobres morrem a cada dia sem ter um atendimento medico de qualidade. Respeito esse homem como ser humano que foi. Tinha defeitos e qualidades como qualquer pessoa aqui. Agora dizer que foi uma pessoa digna só Deus pode dizer isso pois só Deus conhece o ser humano perfeitamente.

  143. Saudosos Sr. José Alencar e Família.
    Expresso com muito pesar, minhas sinceras condolências e acima de tudo o orgulho deste homem ter nascido no Brasil! Sinto muito orgulho!

    É com muita satisfação que comento sobre o senhor. Um homem digno, humilde, acima de tudo, um Brasileiro como nunca ao longo da história Brasileira existiu. Um homem que sempre lutou contra a doença do Brasil “OS JUROS ALTÍSSIMOS PRATICADOS PELOS GOVERNOS QUE AVASSALAM A POPULAÇÃO NACIONAL. DEIXANDO OS RICOS CADA VEZ MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES” Um homem que realmente têm o espírito de um Brasileiro, um HOMEM QUE NÃO SE OMITE NUNCA! UM VERDADEIRO CIDADÃO BRASILEIRO QUE NÃO SE DÁ POR VENCIDO!!

    Espero que Deus conforte com seu infinito perdão, a família Alencar e ao povo Brasileiro, pois o Brasil sentirá esta perda sempre!

    Outro homem como este, creio eu, não veremos tão cedo!

    Mais uma vez o Brasil sofreu outra grande perda!

  144. José Alencar deixará saudades, mas com certeza já está em um bom lugar. Sentiremos a falta das suas palavras de FÉ, de Esperança. Seu corpo descansou. Seu espirito continuará sua trajetória em outro plano.
    Que sua familia continuem com as lembranças maravilhosas desse Guerreiro e que a paz se faça presente para confortá-los.

  145. “…escrevi enquanto ele estava vivo, em inúmeros POSTS…”Ah, por favor, lamentável que todos os bloqueiros, (e olha que só acompanho os que valem a pena), insistem em usar o termo sem qualquer preocupação em substituí-lo por um vocábulo correlato da nossa língua.

  146. Kotscho, não tenho dúvidas que o futuro fará justiça a Lula e Alencar.

    Cedo ou tarde serão reconhecidos como os maiores políticos desse país.

    Como dizia Brizola, vice não governa. Conspira.

    E no passado conspiravam o Vice, o Presidente e seus ministros.

    Conspiravam contra os pobres. Governavam para os poderosos.

    Descanse em paz, querido e bravo, José de Alencar.

    Meu abraço e meus sentimentos a seus familiares e amigos, em especial ao nosso eterno presidente Lula.

  147. José de Alencar….nos deixa saudades, mas com ele aprendemos o significado da verdadeira amizade.
    Jose de Alencar…justo, honesto,leal e fiel, ao ex-presidente Lula e ao Brasil….Que Deus conforte a Esposa,Filhos, Familiares e o Brasil. Exemplo a ser seguido por quem deseja ser politico no Brasil.

    Sivaldo Costa
    Guaianazes-São Paulo-Capital

  148. Até agora abstive de colocar um comentário sobre o passamento do nosso eterno vice-presidente José de Alencar. Irmão para mim não é só aquele ao qual estamos consanguinamente ligados, mas é aquele ao qual também estamos ligados ideológicamente, carregados do mesmo propósito na vida e na sociedade.
    Eu me sinto assim como se tivesse este passamento sido de alguém da minha familia e na verdade estou enlutado.
    Este bravo brasileiro, do qual tenho orgulho de tê-lo como patrício, foi um exemplo de homem. Como muitos locutores e comentaristas de rádio disseram que ele foi o baluarte da candidatura do Lula, aquele que deu e pediu a confiança da classe empresarial que a sua candidatura ( a do Lula, é claro) não era perigo algum para a sua classe.
    Realmente estou de acordo com este pensamento e vou mais além, só com este seu proceder ele também edificou a posição do Brasil no cenário mundial ao pedir este crédito aos seus amigos de lides empresariais que aceitaram a sua sugestão dando apoio ao então candidato metalúrgico Torneiro Mecânico e foi a atitude mais acertada das suas vidas. Ele acreditou no Lula e o Lula não o decepcionou, foi um casamento mais que perfeito entre duas almas que ja tinham traçadas as suas posturas mesmo antes de nascerem e cumpriram “a risca esta determinação.
    São dois homens mais que irmãos, muito conscientes das suas prerrogativas de traçar o destino de mais de 200 milhões de almas brasileiras que hoje estão enlutadas.
    É verdade que tinham divergencias, notadamente no campo dos juros, mas ele soube entender as razões pelas quais o Lula, apesar das suas reclamações dava a entender porque não o atendia.
    Há algo de muito grande nesta sua postura mas o obstáculo ao trabalho dos dois na presidencia, o bem comum, não permitiu que os seus insistentes pedidos ao irmão não puderam ser atendido e ele então se contentou ficando apenas vendo o desenrrolar dos acontecimentos, mas trabalhando ao lado do seu mais que amigo, um irmão até o fim do mandato.
    A respeito disto seria bom que todos analisassem o problema juros e pesassem os prós e os contra de uma decisão tão dura prá governabilidade de ambos quando estiveram lá no planalto. Nisto está, para mim , o agigantamento da sua grandeza de homem público e sabedor das responsabilidades com a massa de patrícios seus. O Sr. José de Alencar, até neste momento foi grande foi conciso com seu posto, ele levou e entregou a “carta a Garcia”, deu o recado, mostrou aqui no porque veio.
    Este sim, foi o grande vice, foi aquele que soube honrar com a palavra e cumpriu soberbamente a sua missão. Vai em paz, grande irmão, que Deus o ilumine nas novas provas que só os grandes sabem enfrentar.
    Meus pesares à sua família com a qual juntamente me enluto.

  149. O Jose Alencar perdeu a luta pela vida para o câncer, assim como durante 8 anos perdeu a luta pelos juros baixos para o Lula. Agora o Lula chora. Quem sabe de arrependimento …
    gil.di

  150. José de Alencar…a politica chora a ausência deste mineiro maravilhoso…homem muito à frente de seu tempo…brasileiro empreendedor…que vida marcada por vitórias…extraordinárias vitórias…o Brasil vai sentir saudades e o céu vai recebe-lo com todas as honras de quem chega prá brilhar lá em cima o tanto que brilhou aqui conosco…José de Alencar o humilde…o maravilhoso mineiro de coração e de orgulho de ser brasileiro!!!

  151. Foi-se embora o grande e honrado José de Alencar Gomes da Silva, deixando saudades, exemplos de honestidade, integridade, amor ao seu País e ao povo brasileiro.
    Lutou com valentia até os últimos minutos, não só para continuar vivendo, mas para continuar sendo um exemplo pra todos nós!!! Um verdadeiro orgulho para nós brasileiros!
    Obrigada José de Alencar, vai com Deus, Ele te espera de braços abertos e nós fechamos os nossos braços num único e gigante abraço.

  152. O Dignissimo Sr. José Alencar nos deixa saudades. Foi um grande homem, uma grande pessoa, uma grande ser humano e um Enorme Político, nos deixando um grande excemplo de dignidade e honra. “Que Deus Ilumine o seu Caminho Sr. José de Alencar” pois esteve na politica sem se esquecer das necessidades dos brasileiros, e, sem onerar o nosso erário, que Deus levante outras pessoas como o senhor!

  153. Sr. Ex Vice Presidente José de Alencar “O seu lema foi sempre a homra”, desejo que o senhor seja honrado por Deus, o melhor de tudo é termos a consciencia tranquila e o dever cumprido. pois dessa vida não levamos nada, somente as boas açõs!!!!

  154. O vice presidente Jose de Alencar nos deixou o exemplo de humildade,coragem e muita fe em Deus,o unico que sempre fortaleceu sua vida.Parabens a sua esposa mulher forte e corajosa.Sra..Marisa,que junto com ele carregou sua dor e sofrimento.Que Deus conforte o coracao dos familiares.Muitos casais hj em dia,na primeira desavenca,se separam,a Sra Marisa esteve com o Jose Alencar nas horas mais dificeis de sua vida,isso sim `e exemplo de fidelidade ecompanheirismo,que possamos refletir sobre isso.forte abraco.

  155. Para o Mário que no dia 30 às 17,31 h comentou.
    A sua sinceridade é própria que só quem passou por isso pode narrar, mostra que todos que encontram-se nessa situação ou mesmo aqueles que não passaram, devem ter José Alencar como exemplo, não só por isso, mas, por colocar-se nivelado com todos os semelhantes, quando disse: ”Gostaria que todos tivessem o atendimento médico que tive como vice-presidente da república” e em outra frase sobre a honradez do ser humano: O ”Homem Honrado’ não morre, mas, o desonrado morre ainda que vivo”. Frases que nós todos devemos ter em mente, principalmente os políticos corruptos que devem neste momento devem estar enterrando a cabeça no solo de vergonha, perante o que é ”O Homem de Aço”, título que ouso chamar José Alencar pela coragem e honestidade apresentada à todos nós. Mário, que Deus o abençoe e tenha certeza que este espaço que Ricardo Kotscho nos cede, sempre o receberá de braços abertos, como faz a todos os comentaristas. Parabéns pelo post.

  156. Deve ser o comentário mais lindo que li sobre a morte dele. Foi nisso que fiquei pensando: como ele enfrentou a morte. Chega a dar inveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *