No São Paulo de Lucas, só falta tirar o Juvenal

No São Paulo de Lucas, só falta tirar o Juvenal

Como todo mundo podia prever, e até este Balaio antecipou, com a volta dos meninos do sub-20, que conquistaram o Sul-Americano da categoria no Peru, o São Paulo virou outro time em apenas dois jogos. Foram sete gols marcados e nenhum sofrido, algo que não acontecia faz muito tempo no Morumbi.

Lucas botou pilha naquele futebol burocrático, previsível e chato do técnico Paulo César Carpegiani e seus sub-40 liderados por Rivaldo e comandados pelo sub-80 Juvenal Juvêncio, o presidente que quer virar a mesa do estatuto do clube para se reeleger pela segunda vez.

Com sua mania de contratar veteranos em final de carreira e técnicos dóceis à diretoria, depois que demitiu Muricy Ramalho, Juvenal e seus diretores amestrados quase perderam Lucas, assim como deixaram escapar o meia Oscar, que era apontado como o novo Kaká e foi de graça para o Inter de Porto Alegre.

Até a semana passada, antes de fazer três gols e acabar com o jogo na final contra o Uruguai, ninguém dava bola para ele. Lucas ganhava salário (R$ 12 mil) e tratamento de juvenil, embora desde o começo do ano passado, com suas belas atuações na Taça São Paulo, ele já reunisse condições de ser promovido a titular da equipe, com a devida remuneração.

Dizem que a diferença entre o burro e o inteligente, como escrevi aqui outro dia, é só uma questão de timing: o primeiro leva mais tempo para descobrir o óbvio.

Só agora, quando perceberam que o empresário Wagner Ribeiro poderia levá-lo embora, sem pagar nada ao clube, caiu a ficha da diretoria e, de um dia para outro, Lucas passou a ganhar dez vezes mais, com o valor do seu passe passando a ser o segundo maior do país, só abaixo de Ronaldinho Gaúcho.

Os amigos de Juvenal poderão alegar que sob a sua direção o São Paulo conquistou títulos importantes (tri seguido do Brasileirão, uma Libertadores e um Mundial) e formou alguns craques como Breno, Oscar e Lucas em suas equipes de base no CT de Cotia.

Tudo bem, só que a lei tricolor não permite que ele seja novamente candidato e o caso foi parar na Justiça. Além disso, o São Paulo revelou um balaio de grandes jogadores e conquistou muitos títulos antes de Juvenal e certamente outros tantos virão para o Morumbi no futuro depois dele.

Mais do que ganhar títulos, o São Paulo tem tradição de democracia, de alternância no poder, o que o tornou um clube diferente dos outros. Não precisamos de um Ricardo Teixeira no Morumbi.

O belo futebol que vimos o São Paulo jogar na última semana é só o começo, tenho certeza, de um novo tempo. Dos cinco sub-20 que voltaram, três já entraram no time (Lucas, Casemiro e William José, que estreou no domingo e já marcou um gol) e ainda faltam Bruno Uvini (contundido) e o artilheiro Henrique.

Como vimos, jogador não falta mais para o São Paulo disputar todos os títulos este ano. Só falta agora aposentar alguns, junto com o presidente e, após a eleição de uma nova diretoria, procurar um novo técnico. Há esperanças.

42 thoughts on “No São Paulo de Lucas, só falta tirar o Juvenal

  1. É…o time está bom, faltando apenas uma acertadinha na defesa que está sempre dando um susto. Mas, essa diretoria que só pensa nos $$$ dá mais susto ainda quando deixam dúvidas sobre a permanencia desses jovens valores no clube.

  2. Prezado Kotscho,

    Concordo com tudo que vc disse e acrescento mais. Nosso ditador de plantão (precisamos de uma revolução árabe) caiu direitinho na tramioa da CBF ao receber a taça das bolinhas, deixando de lado nosso parceiro no clube dos 13,o Flamengo. Agora que a CBF reconheceu o título do Flamengo, terá que devolver a taça a ele com a maior cara no chão. Lamentável.

  3. Nova reeleição de Juvenal Juvêncio fere a constituição são paulina. Será JJ um novo Eurico? Com certeza!!! Oposição, lutem até o fim contra essa ditadura!!!

  4. Concordo com o comentário de Evandro abaixo. Realmente a visão política do Sr. Juvenal Juvêncio não vai além de um palmo. Caiu direitinho na armadilha da CBF para indispor o São Paulo com o Flamengo. Recebeu a taça das bolinhas e agora, de caso pensado, a CBF reconheceu o Flamengo como campeão de 1987, o que provavelmente vai gerar uma disputa judicial entre São Paulo e Flamento que sempre foram aliados. Parabéns Juvenal Juvencio, realmente a sua inteligência e perspicácia é algo impressionante.

  5. Faça apenas uma justiça, Kotscho: o Muricy foi um treinador que jamais apoiou as categorias de base do São Paulo, e só revelou 1 jogador, o Breno. Se ele tivesse colocado pra jogar atletas como Alex Kazumba e Sérgio Motta, por exemplo, essa renovação já teria começado bem antes. Mas o Muricy sempre preferiu atletas de 28 anos, altos, sem nenhuma habilidade, pra jogar aqueles balões na área e ganhar os jogos por 1 a 0 jogando mal. Isso também é fato e merece um comentário seu, que trata o Muricy como vítima e maior treinador do mundo (o que ele não é, nem de longe)..

  6. Ricardo,

    Futebol sempre será bola na rede, gol. As coisas satélites como o caso de não reeleger e Juvenal, a contratação do Rivaldo, são detalhes que infelizmente influenciam na atuação de uma equipe em campo.
    Politica não deve ser confunbdida com futebol. Politica é fria, corroe seja la quem for.
    Futebol é raça, é capacidade fisica, é emoção na ponta da chuteira é amor ao time e isso, infelizmente hohe está trocado pelo valor dos salárioos milhonãrios.
    Contratar Jurássicos como Ronalo Fenomeno, Roberto Carlos, Rivaldo é abrir uma brecha para que aconteça o que aconteceru. Ronaldo aposentou, Roberto Carlos, mercenbário, foi para a Russia, e o Rivaldo? O Gaucho? Veremos o que aprontarão.
    O pessoal sub 20 realmente dão um show a parte em todo este melancolico futebol aviltado pelos interesses de cartolas e empresários.
    Coimo temos hoje as Escolas de Samba S.A também temos o futebol S.A.
    Que saudade de Pelé, Rivelino, Ademir da Guia, Garrincha, DiDi, e tantos outros que jogavam por amor, por um salario bom mas não astronomico.

  7. Realmente, a re-re-releição do JJ seria lamentável!
    Na vida a renovação é natural e obrigatória! Somente os medíocres e inseguros não a aceitam!
    Abaixo JJ, Ricardão CBF, etc….

  8. Prezado Ricardo. Também sou paulista, paulistano, nascido na maternidade de São Paulo exatamente um dia antes da inauguração do Morumbi, sãopaulino e sócio do tricolor. Eu, como acontece quase sempre quando leio seus textos, concordo plenamente com o que vc escreveu. Já está na hora de tirar este cara, cujo nome mais parece de dupla caipira (Juvenal e Juvêncio), da direção do São Paulo. ele foi um dos presidentes mais inábeis e confusos da história do São Paulo. Por causa dele e de sua inabilidade política, perdemos a chance de sediar a abertura da copa. Acho que não teremos nenhuma partida lá. Também pudera, ele distribuiu caneladas a torto e a direito. Vai ser burro assim lá longe….

  9. Quanta maldade deixa o juju mumia lá, ta bom D+, o meu verdão ta abrindo as portas novamente pro mustafá, agora tem que deixar o juju lá, depois que o mustafá voltar, é só constriur na arena Palestra Italia e no Morumbi uma tumba para eles assistirem aos jogos entre Verdão e São Paulo, juntinhos!!!!!

  10. O Santos usou uma tática ousada com os valores de Neymar, agora o São Paulo numa atitude desesperadora também aplicou um valor astronômico para o passe de Lucas, na minha opinião o Santos vai ter Neymar por muito e muitos anos e o São Paulo va ter Lucas e Juvenal por muito e muitos séculos.

  11. O Futebol brasileiro nunca mais irá recuperar o seu brilho pois os velhos abutres corruptos e gananciosos que se instalaram tanto nos clubes bem como nas federações jamais irao abrir mão de seus polpudos e indecentes salários somados aos frutos da corrupção, o Ricardo Teixeira é um exemplo típico do que acontece neste país!

  12. Kostcho FICO FELIZ, porque “NÃO EXISTE TANTO JORNALISTA ESPORTIVO SÃO- PAULINO” e por isso “NÃO EXISTE TANTA PUXAÇÃO DE SACO, A CRITICA EXISTE e E TORCEDOR É SEMPRE BEM INFORMADO”.

  13. A questão da Taça de Bolinhas para mim ficou em segundo plano. O que me deixa chateado é a cara de pau dos nossos dirigentes dos Clubes Brasileiros. O Sr Juvenal Juvencio, era um dos dirigentes do clube dos 13 em 1987 (presidente ou vice-presidente, agora não me recordo), e por ordem do Clubo dos 13 que o flamengo não disputou aquela “final”. Ou vcs acreditam que o Flamengo perderia aquela, eis e escalação: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo, Andrade, Ailton Zico e Zinho, Renato Gaucho e Bebeto. VCS ACREDITAM QUE A SELEMENGO perderia para o Sport.

  14. RESPEITO MAS NÃO CONCORDO COM O ÁRTIGO DO SR. RICARDO. O DR. JUVENAL É O ÚNICO DIRIGENTE DE FUTEBOL QUE TEVE PEITO DE ENFRENTAR O SR. RICARDO TEIXEIRA E A REDE GLOBO. OS DEMAIS DIRIGENTES MORREM DE MEDO DELES.PARABENS AO DR. JUVENAL E MUITI IBRIGADO PELOS TÍTULOS CONQUISTADOS.

  15. Kotscho, “ASSIM COMO O XADÃO, O RODOLFO E O BRUNO NA DEFESA; O CASEMIRO E O JEAN COMO VOLANTES (ESTE ULTIMO ATÉ COMO LATERAL DIREITO); o LUCAS COMO MEIA E O FERNANDINHO NO ATAQUE, JA ESTÃO SE FIRMANDO COMO TITULARES, E OUTROS COMO O LUCAS GAUCHO, O HENRIQUE, O MAZOLA E O WILLIAM JOSÉ, ESTÃO SE MOSTRANDO PROMISSORES, “””””POR QUE O ‘DENIS E O FABIANO’, NÃO PODERIAM TER MAIS CHANCES NO GOL DO SÃO PAULO?””””””””””

  16. Concordo com o seu comentário, porém, faço uma ressalva, “a ideia de se opor ao Cacique que ta na CBF a um seculo, deveria ser um dever moral de qualquer dirigente de futebol”, não preciso escrever porque eles não fazem isto”. O problema do Sr. Juvenal Juvêncio é que ele não se preparou devidamente para se opor e isto fez com que ele apanhasse do cacique velho da CBF e prejudicasse o meu Tricolor. Quanto ao fato de alguns acusarem o Sr. Luis Inacio Lula da Silva por ter amizade com o Sr. R.T., considero um exagero.

  17. O SPFC em termos de Clube de Futebol nunca foi uma “republiqueta” onde um Presidente agarra o poder e se transforma em um “ditador”. No durante e pós Muricy teve início o desmonte do time, com vendas de craques para outras plagas sem a contrapartida de compra a altura. “Deus é brasileiro e Sãopaulino”, por isso surgem tantos novos valores no, históricamente bem montado “departamento de base” e por nossa sorte vwmos o time se renovar pra melhor, porém temos que disputar uma copinha do Brasil e torcer contra o Treze da Paraiba, um time nos padrões brasileiros de terceira categoría. Chega de obras, na decada de 60 já sofremos bastante até concluir o Morumbí. Mudança já!

  18. Ricardo, quando o São Paulo ganhou a Libertadores em 2005 e o Mundial de Clubes, Juvenal não era ainda o presidente, pois assumiu em 2006. Essas conquistas foram alcançadas no mandato de Marcelo Portugal Gouvea. O que Juvenal conseguiu, foram os três Brasileiros. Mas, como você mesmo diz, isso não interessa, o estatuto do São Paulo não permite três mandatos consecutivos e ponto.
    Quanto à Taça das Bolinhas, veja os milhares de comentários no twitter.

  19. Realmente Juvenal…Voce já está ficando ultrapassado…Indique um candidato a presidente mais novo para renovarmos a diretoria do clube, como está sendo feito com o time de futebol…
    Agora, essa CBF é uma corja de energumenos…Depois de tantas confusões no ano passado, validando como campeões Brasileiros os campeões dos Torneios Roberto Gomes Pedrosa (nome do goleiro tricolor e da seleção de 1938 e depois presidente do SPFC e da FPF), e da Taça Brasil (anteriores a 1971), valida também o campeão da Copa União como campeão brasileiro, só para o Flamengo ficar com 5 campeonatos…
    Ora,ora com todas essas alterações o Santos ou Palmeiras devem receber a tal taça das bolinhas, pois foram “campeão brasileiro pela quinta vez” antes dos outros…

  20. Ricardo. O Lucas é mesmo um CRAQUE. Mais que merecido esse reconhecimento. Mas gostaria de saber se o SÃO PAULO vai perder a taça das bolinhas depois dessa PALHAÇADA da CBF que criou hoje uma nova modalidade de TÍTULO para satisfazer o FLAMENGO? Antes tinha-mos o título de CAMPEÃO ao vencedor das competições. Hoje a CBF criou o título de “CAMPEÃO AO LADO” e o FLAMENGO é o PRIMEIRO TIME BRASILEIRO a conquistar este título. Um detalhe, a agremiação futebolística só terá direito ao e título de ‘CAMPEÃO AO LADO” caso tenha perdido por WO e com a condição que esta derrota tenha ocorrido ha mais de 20 anos como foi o caso do FLAMENGO em 1987. Esta mesma agremiação perdedora por WO também terá obrigatoriamente que ter sido derrotada em todas as instancias JURÍDICAS do PAÍS após tentativa de transformar uma DERROTA por WO em vitória como é o CASO do FLAMENGO. Francamente! No esporte o mais bonito é saber GANHAR e PERDER. O Flamengo é o legítimo campeão da COPA UNIÃO de 1987 e o BRASIL inteiro sabe disso, mas querer ROUBAR do SPORT essa glória que ele conquistou em CAMPO é uma vergonha. Isso mancha a história do FLAMENGO. seus dirigentes deveriam era se envergonhar de submeter o CLUBE a um RIDÍCULO desses. “Viva o FLAMENGO ! Primeiro CAMPEÃO ao LADO do BRASIL” Kia kia kia kia kia kia…….!

  21. Kotscho, excelente seu texto. Concordo com você. Lendo os comentários, me chamou a atenção o do Antonio Claudio. O mais irônico é que o maior contingente da torcida do Flamengo está concentrada justamente no nordeste. Região sede do SPORT RECIFE campeão brasileiro de 1987. Clube do qual o Flamengo quer Roubar o seu único título nacional conquistado ao longo de sua história. A forma como o time carioca está recebendo este “reconhecimento” é mesmo hilária. Quanto a taça das bolinhas, não muda nada. O São Paulo não é o Sport. Lamento pelos queridos pernambucanos, eles merecem mais respeito.

  22. Prezado Ricardo, Boa noite…

    Antes de falar do nosso Tricolor do Morumbi, apenas um breve comentário sobre o hospício que virou a CBF com seu Napoleão ensandecido, Ricardo Teixeira.

    É inacreditável… não contente em outorgar dois títulos de Campeão Brasileiro ao Palmeiras num mesmo ano (1967), agora consagra dois times, Flamengo e Sport Recife, campeões de um único ano, 1987.

    É para desmoralizar qualquer futebol, torneio ou campeonato.

    Mas vamos falar do nosso Tricolor que, finalmente, e mais pelo acaso do que por planejamento, acabou montando um timaço. É sempre bom lembrar que Lucas, antes Marcelinho, trocou o Corinthians pelo São Paulo porque não recebia ajuda de custo para o ônibus quando jogava pelo Timão.

    Concordo inteiramente com seus comentários e observações com relação às pretensões de Juvenal Juvêncio que, inteiramente na contra-mão da história do SPFC, pretende se transformar num Vicente Matheus (a quem eu respeito) chic.

    Juvenal tem que se mirar no exemplo recente do finado Marcelo Portugal Gouveia que, mesmo após as conquistas da Libertadores e Mundial inter-clubes, em 1995, passou o bastão – para o próprio Juvenal – com elegância e respeito às regras do jogo como é tradição no São Paulo um clube que sempre foi exemplo de administração e eficiência exatamente por evitar o culto à personalidade de seus dirigentes, mesmo os mais ilustres.

    Resumo da Ópera: Juvenal, muito obrigado pelo seu trabalho, pelos títulos conquistados, por ser um grande são-paulino mas… a fila andou.

    Abraços, Ricardo e ótima semana aos amigos Balaieiros.

    1. Breno, data vênia, que voce como torcedor não aceite o título do Flamengo é até aceitavel, porém o que nenhum ser humano de bom senso pode engulir é o fato concreto de por 2 vezes em diferentes épocas (1987 e 2005 se não me falha a memória) é um homem desprezar sua própria assinatura, nessas duas ocasiões o senhor juvenal renegou o óbvio, primeiramente ao organizarem (o clube dos 13) o campeonato de 1987 e depois ao aceitar como integrante deste clube o legítimo campeão da segunda divisão, que de joelhos pediu para entrar no clube dos 13. Quanto a taça das bolinhas, que o sr. juvenal faça bom uso desta, enfiando no seu devido lugar. E que o São Paulo se torne grande como merece ser, sem a presença nefasta de pessoas sem palavras, ou melhor sem assinaturas.

  23. Juvenal, o sr. perdeu o nacional, perdeu o tecnico, chamou uma duzia dos que naoservem pagando salarios que nao devia, perdeu a Copa, investimento, a moral, os juvenis, perdeu 80% do investimento feito em Cotia, nunca enxergou talentos, quase perde Lucas, entregou o estadio da copa ao inimigo, a noçao de realidade e agora quer voto de cabresto!
    Ao final do incrivel jogo do Sarriá em 1982, 3×0 Italia, quando
    o magnifico time do brasil saia e ia para as inevitaveis entrevistas, alguem, nao lembro que foi, teria tido um acesso de bom senso, muito necessario, e disse aos craques: “perdemos o jogo e a Copa. Nao vamos perder a dignidade”
    Isso cai bem pra voce, sr. juvenal
    Caia fora.

  24. Não quero aqui questionar a capacidade de São Paulo ou Flamengo, os dois são donos de grandes conquistas dentro do campo. Quero apenas mostrar o quão patética é essa nossa cartolagem.Em menos de um ano, o tricolor que era o maior campeão brasileiro, passou para quarto lugar, só na canetada do todo poderoso. Se continuar assim em breve estara em decimo, até porque existem rumores que no ano de 1500, quando Cabral aportou por aqui, tinha um time de indios que conquistou 10 torneios na epoca, e agora motivados pelas recentes e brilhantes conquistas de Palmeiras, Santos e Flamengo, exigem seus direitos.
    Quanto a taça das bolinhas é evidente que tem que ir para Palmeiras ou Santos, já que conquistaram cinco titulos muito antes de São Paulo e Flamengo. Olha a burrice que a propria CBF arrumou, fala sério…….

  25. Tem uma frase que sempre é lembrada por aí que diz “ninguém é perfeito”, mas o inverso também é verdadeiro e no seu caso posso afirmar “ninguém é imperfeito sempre”. Quando não está adulando a turma do PT em suas colunas você é ótimo, principamente quando comenta sobre futebol, sensato, honesto, competente e com muita propriedade. É uma pena torcer para o São Paulo, mas…Ninguém é perfeito.

  26. Kostcho, “A CBF PODE RECONHECER TODOS OS TITULOS QUE RECONHECEU”, mas “NÃO TEM ‘AUTORIDADE’ PARA RECONHECER ESTE TITULO DO FLAMENGO EM 1987”, pois se ja foi julgado o merito da questão pelo STF, “NEM A CBF, NEM A FIFA ‘QUE MUITAS VEZES ACHA QUE PODE MANDAR NO MUNDO’, E ‘MUITO MENOS O FLAMENGO’ Têm autoridade para SE SOBREPOREM À UMA DECISÃO DA JUSTIÇA BRASILEIRA”. “”””PRO INFERNO COM A COPA d 2014″”””””””, mas o “SPORT DE RECIFE ‘DEVE ENTRA NA JUSTIÇA CONTRA A CBF, A FIFA E O FLAMENGO’, mesmo que ‘SEJA PROIBIDO DE PARTICIPAR DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA CBF E PELA FIFA’, PORQUE COM A INDENIZAÇÃO QUE O SPORT IRÁ RECEBER , ‘DÁ PARA DISPUTAR QUALQUER CAMPEONATO EM QUALQUER PARTE DO MUNDO’, VISTO QUE A MAIORIA DELES SÃO INDEPENDENTES DA FEDERAÇÕES”””. “””””O CLUBE DOS 13 QUE FOI UM ORGÃO CRIADO PARA MORALIZAR O FUTEBOL, TEM QUE APOIAR O SPORT, BEM COMO A JUSTIÇA BRASILEIRA””””””. “”””””O SÃO PAULO E O SPORT,SE PRECISO FOR, TÊM QUE LEVAR A FIFA E A CBF ATÉ PARA ‘HAIA’, MAS “NÃO DEVEM ACEITAR’ A INJUSTIÇA!”””””””

  27. O importante é o tricolor mais querido do mundo, o resto é resto, leva esta taça das bolinhas e enfia na ‘testa’ da presidenta do Flamengo, ainda bem que meu tricolor pensa no futuro porque no passado já teve muitas glorias e conquistas.
    Daqui a pouco vão arrumar algum título mundial a mais para o Flamengo e nós vamos continuar dando risada de tanta palhaçada rsrsrsrsrs quem não tem capacidade para ganhar no campo de jogo fica lutando no tapetão e inventando títulos sem graça e sem historia.
    Podem colocar mil estrelas nas camisas destes medíocres, podem fazer mil festinhas, mas nunca terão o prazer de sentir o momento do gol ou o momento da conquista.
    Eu ficaria com vergonha de festejar algo tão insosso e ridículo depois de 23 anos de luta nos tribunais e dividir o título com o SPORT de Recife este belo e tradicional clube Pernambucano e que merece todo o meu respeito.
    O Sport de Recife tem um dos torcedores mais ilustres do país um grande escritor que respeito e admiro uma figura queridíssima e inteligentíssima que se chama Ariano Suassuna.
    O Sport de Recife já revelou muitos bons jogadores e pela característica esportiva do povo nordestino já exportou para o sudeste e sul muitos jogadores de alto nível.
    O preconceito é o argumento dos néscios.
    Saudações tricolores… Ah! Continuem torcendo por novos imbróglios judiciais que continuarei torcendo por novas conquistas do meu querido e amado tricolor.
    Saudações tricolores.

  28. Seria mais digno se o Sr falasse com todas as letras que não gosta PESSOALMENTE do Juvenal, agora criticá-lo, tá forçando a barra, coisa de jornalista mesmo.

    O caso Oscar, ainda bem q aconteceu, na seleção sub-20 vimos todos que pra variar a mídia “especializada” é quem fabrica craques ou não, esse moleke é uma farsa, trata-se apenas de + um jogador de promessa que nunca vira realidade, assim como já falaram de lulinha, dentinho, entre outros….coisa para se vender jornal.

    Quer falar sobre o estatuto tudo bem, agora falar de competência do presidente, já lhe ultrapassa a capacidade. Menos oba oba e mais pé no chão, seja responsável pelo que escreve, não seja mais um corneteiro irresponsável

  29. Vamos ler um bom livro ou assistir a um filme acompanhado de pipoca e cafezinho quente dando um pause para fazer xixi, vamos namorar jogar um vídeo game tomar um sorvete ou levar a garotada no parque ou na pracinha, vamos curtir nossa cidade e nossos momentos de lazer e esquecer um pouco o futebol e a televisão,
    Vamos nos desligar dos campeonatos e deste fanatismo futebolístico que vai arraigando e impregnando cada dia mais na nossa pele no nosso ser e envenenando nosso sangue.
    Sou um velho São Paulino e ontem coloquei minha velha camisa tricolor que ainda trás nas costas a frase bi mundial e bermudão e fui a loja de conveniência comprar uns sorvetes à tardezinha… Até me esqueci que estava com a camisa do mais querido, de repente comecei a notar que os olhares das pessoas eram estranhos, alguns tricolores que eu não conhecia passavam e diziam: é isso aí cara a coisa ta melhorando! Outros olhavam de atravessado fulminante tentando esbarrar no velho com a cara de mau, aí eu notei o porquê de todo aquele alvoroço a minha volta, gente resmungando.
    Um sujeito num carro e com família e filhos quase me atropelou e cantou pneu fazendo questão que eu notasse que ele não estava contente com minha camisa.
    Comprei meus sorvetes e voltei logo para casa com a sensação de estar na faixa de Gaza na palestina ou naqueles países do oriente onde cada esquina tem uma bandeira e o ódio impera há séculos e séculos.
    Até os velhos vizinhos que nunca me viram com a camisa do clube e nem sabiam que eu era São Paulino esboçaram reações de rejeição ou aquiescência.
    Seu Luiz um velho vizinho Palmeirense fez questão de cuspir no chão antes de me cumprimentar com olhar de desprezo.
    Ao entrar em meu portão falei pra minha esposa “minha filha” ou estou com síndrome do pânico ou a sociedade mudou muito em pouco espaço de tempo.
    Será que os torcedores de outros clubes também têm a mesma sensação quando saem com suas camisas nas ruas?
    Acredito que sim e isto é ruim demais a intolerância e o fanatismo está tomando o lugar da boa convivência e assim ninguém pode ser feliz.
    Agora para fazer tudo aquilo que eu propus no inicio do texto o melhor é sair sem camisa ou assumir o risco vestindo aquilo que você gosta sendo um cidadão livre e respeitado, mas sujeito a apanhar ou morrer na rua?
    Esta difícil.

  30. A espécie humana perdeu sua condição de seres racionais e se comparam aos animais inteligentes, que se não são racionais, pelo menos vivem do instinto inteligente que não é influenciado por um ego cego, onde prevalece a negatividade como patamar da ignorância, pois os seres ditos humanos, não correspondem mais a lógica de atos praticados de forma intensamente controversa.Por esse motivo destruiram a Natureza sem notar que estão se auto-destruindo em prol de uma compulsividade doentia para satisfação sensorial, sem a percepçãp de que irão seguir para o abismo existencial que as circunstâncias do momento demonstram com a ira do planeta que é uma entidade viva e não aceita o virus letal representado pelo predador mais feroz que é o homem sem pensamento, que busca a satisfação instantânea para preencher o vazio interior…Está expelindo a humanidade de seu CORPO como fazem os cães quando saem da água: sacodem de tal forma, que expelem uma grande parte das pulgas vorazes que sugam o sangue de seu corpo atacado…Eis uma visão das tragédias climáticas que estão ocorrendo no mundo inteiro, ceifando pouco a pouco o grande contingente populacional, como a ocorrência do terremoto que provocou o mega tsunami que vitimos mais de 10.000 vítimas, se contarmos apenas deste evento, mas depois a explosão das usinas nucleares vão dizimar mais outro tanto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *