Muricy na decisão: vitória do caráter

Muricy na decisão: vitória do caráter

No futebol, tem gente que é campeão por sorte e outros que deixam de ser por azar. Não é o caso dele. Pelo sexto ano consecutivo,  mostrando que não depende de sorte nem de azar, o técnico Muricy Ramalho chega à rodada decisiva do Brasileirão em condições de levar o  time treinado por ele ao título.

Até agora, ele conquistou o tri com o São Paulo (2006-7-8),  e perdeu com o Internacional (naquele campeonato polêmico de 2005, vencido pelo Corinthians, com jogos anulados por causa do juiz ladrão) e o Palmeiras, no ano passado.

No caso de Muricy, qualquer que seja o resultado de domingo, além do reconhecido talento e da capacidade de trabalho do treinador, esta será a vitória do sujeito de caráter sobre a malandragem que impera no nosso futebol.

No ano em que São Paulo e Palmeiras entregaram jogos para se vingar do Corinthians, que fez a mesma coisa no ano passado, contra o Flamengo, Muricy teve a coragem de recusar o convite da CBF para assumir o comando da seleção brasileira e cumprir até o final seu contrato com o Fluminense _ algo inédito na cultura do leve vantagem em tudo. Por ironia do destino, o beneficiário do vexame de São Paulo e Palmeiras foi o Fluminense e, o grande prejudicado, o Corinthians. 

Se vencer e levantar o caneco de 2010, o que é o mais provável, pois o seu Fluminense vai pegar o já rebaixado Guarani jogando em casa, Muricy será tetracampeão brasileiro e terá todos os motivos do mundo para dar uma banana aos seus críticos, na imprensa e nos clubes, a começar pelos diretores do São Paulo que nunca se conformaram por não poder mandar no time enquanto ele era o treinador.

Feliz da vida nos vestiários depois do jogo de domingo, cansado de ver seu time perder um caminhão de gols até chegar à vitória, Muricy foi humilde ao falar do momento que está vivendo:

“Não pensei que estaríamos nesta situação. Temos que ser realistas. Há três anos esta equipe luta para não cair. Não sou exemplo para ninguém, a não ser para meus filhos, mas ninguém segura ninguém no futebol”.

Num campeonato brasileiro que não mostrou nenhum grande time e nenhum grande jogador, o grande destaque ficou fora do campo.

82 thoughts on “Muricy na decisão: vitória do caráter

  1. Olé Ricardo

    Seria injusto ao tecnico Durval Junior se o Santos fosse o campeão esse ano, assim como o Alonso também o fosse. Santos humilhor Durval com a demissão imposta por neymar, um muleque que ainda anda de ‘fraudas’. Brasil inteiro torceu contra o SAntos. Se não me engano o Santos estava bem colocado na tabela, estava em 3º quando resolveu demitir seu tecnico por causa de desajustes teramentais de uma criança mimada.
    O mundo torçeu por Sebastian Vettel e detrimento de Alonso pela palhaçada com F.Massa e o Brasil torceu contra o Santos em todos os jogos, pelo episódio sordido da Vila Belmiro..

  2. Cada dia me ORGULHO mais de ser CORINTHIANO.

    Ver como esses ditos torcedores dizem torcer pelo time do coração me faz entender o peculiar CORINTHIANO, o palmeirense vaia seu jogador por fazer o gol, hostiliza o goleiro por fazer grandes defesas. Outros torcedores (modinhas sp) se unem ao adversário no estádio vibrando com o gol adversário mais do q outra coisa, passa a se preocupar mais com o Time rival, acompanhando o jogo deste como se fosse seu, suas conversas gira entorno deste Rival sendo mais importantíssimo o q faz ou acontece com Ele do q com seu time.

    Não me importei com meu Time quando perdeu para o fla, mas não vibrei com o resultado, não gritei pelo gol rival, apenas ganhei um motivo para gozar com os amigos.

    Quero ver meu adversário sempre em situação inferior ao Time do meu coração, mas não permitirei q isso aconteça se tiver q perder a essência o âmago da qualidade o dom do CORINTHIANO: AMAR SEU TIME INEXORÁVEL.

  3. vc tem CERTEZA disso? de que o palmeiras e o são paulo entregaram o jogo pro Flu? o palmeiras perdeu do goiás que já estava rebaixado, não pode ter perdido pro fluminense que tá no topo da tabela? será que não é uma acusação leviana essa sua? aliás falando assim vc tira os méritos do Muricy. ou não?

  4. Caro amigo Ricardo,

    A torcida do São Paulo gosta de acreditar que só perdeu o título de 2009, em razão da derrota do Corinthians para o Flamengo, há exatamente um ano em 29/11/2009, mas veja o que o UOL Esporte escrevia sobre o jogo entre Goiás e São Paulo, ocorrido no mesmo 29/11/2009, vamos, então, reestabelecer a verdade: o São Paulo perdeu o título de 2009, no Serra Dourada, diante do Goiás, o resto é desculpa de perdedor:

    “A torcida preparou a festa e sonhava com mais um título do São Paulo no Centro-oeste, assim como ocorrera em 2008, porém o Goiás não entrou no clima. O time esmeraldino ignorou o fato de as arquibancadas de seu próprio estádio, o Serra Dourada, estarem repletas de torcedores rivais e ganhou por 4 a 2.

    Com a derrota, o clube tricolor, que entrou em campo com a possibilidade de conquistar o sétimo título brasileiro, cai do primeiro para o quarto lugar na tabela. Flamengo, Internacional e Palmeiras ganharam na rodada e subiram. Já a equipe de Goiânia pula de nono para oitavo, agora com 54 pontos.”

  5. Muricy prova mais uma vez que além da competencia tem que se ter sorte, honestidade, trabalho e simpatia além de estar na hora e no lugar certos com o universo conspirando a seu favor.
    Eu gostaria que ele fosse campeão e se for será justo.

    1. A

      Carater é postar algo e colocar o nome todo verdade!!!

      Se não sabes da histópria, não de palpite, se cale, e busue se informar.
      Veja nos anais da CBF, em fim estude antes de qualificar algo.

  6. Enquanto tivermos aquele senhor que responde pela alcunha de Leco palpitando sobre futebol no SPFC a coisa fica preta. Basta ele se afastar que o time entra nos eixos.

  7. Comentário postado às 11h29;
    Abri o post às 13h09, e não havia nenhum comentário.

    Num texto que celebra o caráter ninguém sabe o que dizer.

    Se fosse um post sobre alguma tragédia – daquelas do nosso cotidiano na economia, na política, no esporte mesmo – talvez o Ricardo já tivesse que liberar uma centena de comentários.

    Não quero ser pessimista. Mas precisamos refletir: o que nos abate nessa hora?

  8. Não é coincidencia de falar de Muricy Ramalho, pois, o mesmo teve um excelente mestre Tele Santana, que também não aceitave interferencia de ninguém, os maiores culpados da decadencia do futebol no Brasil, é esses diretores incopetentes, que pensam no seu bolso, no lucro que vão ter, e não nos torcedores, esses sim merecem todo o respeito, juntamente co Muricy Ramalho,parabens

  9. Muricy está mostrando à malfadada diretoria do SPFC que ele entende muito, mas, muito mais de futebol do que aqueles ”gravatinhas” que contrataram Ricardo Gomes, mesmo antes de o demitirem. Foi realmente uma palhaçada e incompetência essa traição. E agora seus gravatinhas, vão continuar com a cabeça enterrada no chão? Por que não vêm à público confessar toda essa incompetência? Sou sampaulino e o que me revolta, não é não ter chegado às finais, mas, a incompetência daqueles que ”dirigem” o clube mais querido. Parabéns Muricy, seu trabalho é um direto que nocauteia essa diretoria incapaz.

  10. EM 2008 SAÍ 22 VEZES DE BLUMENAU PARA ASSISTIR AOS JOGOS DO SÃO PAULO. EM UM DELES, CONTRA O PALMEIRAS, NO MORUMBI, APÓS A VITÓRIA DO TRICOLOR POR 1 X 0, O TÉCNICO MURICY RAMALHO ANTES DE DESCER AS ESCADAS DO TÚNEL, REPETIU SEU GESTO TRADICIONAL, BATENDO NO BRAÇO E DIZENDO: AQUI, NÃO. ISSO AQUI É TRABALHO. COMO ELE ESTAVA OLHANDO NA DIREÇÃO ONDE EU ME SITUAVA, TENTEI MOSTRAR PARA ELE A BANDEIRA DE SANTA CATARINA, LEVADA POR MIM PARA O ESTÁDIO, PARA QUE VISSE O QUANTO VALIA PARA MIM AQUELE GESTO. ME SENTIA RECOMPENSADO POR SAIR DE MEU ESTADO PARA VER UM SÃO PAULO GUERREIRO, BEM MONTADO E MOTIVADO POR UM TREINADOR COMPETENTE COMO O MURICY. PENA QUE O SÃO PAULO NÃO O TENHA MANTIDO NO CARGO. MURICY, EU E MEUS AMIGOS SÃOPAULINOS AQUI DE BLUMENAU, SANTA CATARINA, TEMOS TORCIDO – E MUITO – PELO FLUMINENSE. NÃO PORQUE SOMOS “PÓ-DE-ARROZ”. CONTINUAMOS SENDO SÃOPAULINOS. MAS PORQUE GOSTAMOS DE VER A COMPETÊNCIA PREMIADA E O TRABALHO RECOMPENSADO. VOCÊ, MAIS DO QUE NINGUÉM MERECE MAIS ESTE TÍTULO. FLU, DESDE PEQUENO. SUCESSO, MURICY, BOA SORTE DOMINGO E QUE VOCÊ SEJA CAMPEÃO… MAIS UMA VEZ.

  11. Prezado Kotsho,
    Permito-me discordar de sua opinião, pois entendo que o grande prejudicado está sendo o Cruzeiro, e duplamente. Primeiro, foi prejudicado no confronto direto contra o Corinthians, com a ajuda da arbitragem, e agora o está porque, não oferecendo resistência ao Fluminense para prejudicar o Corinthians, os times de São Paulo também prejudicam o Cruzeiro, que deixa de vislumbrar chances de ser campeão sem ter sido beneficiado pela arbitragem.

  12. A partir de agora, se não mudar a forma dos pontos corridos, os campeonatos serão um vexame pq todos vão “entregar” pra beneficiar ou prejudicar alguém.

    Ao meu ver,uma regra só mudaria isso:

    O time que terminar a 38 rodada na frente do outro com 3 pontos é campeão, se for 2 ou menos, requer um jogo de ida e de volta como final entre os 2 primeiros.

  13. Verdade o Muricy é genial espero que ganhe porque o corintians nao merece meteu a mao pra variar no empate com vitoria roubou anularam gol do vitoria legitimo e no jogo anterior nosso elefante favorito porque o ronaldo todo mundo gosta, ronaldo arrumou um penalti que nao existiu ja que o corintians nao fazia gol o Husman ou Gusman, uma coisa assim, fez tudo bem, tem coisa pior , os juros chegam a 16% porque nao um gol malhado aqui outro ali em favor do tme que faz 100 anos ? Tambem o corintians é a cara do brasil torcida sofrida igual o povo e quem decide o dia do seu enforcamento sao banqueiros de nome enrolado, o corintians é a cara da vila cruzeiro dos tanques invadindo vielas cercando desempregado pretos magrelos e sem camisa que enlouqueceu na farinha por pura falta de chance porque as chances estao na vieira souto nas coberturas em ipanema na vieira souto vou até comprar um chevrolhet , modelo cadilhacc quem sabe um jatinho . eita timinho centenario tomara que nao ganha nada so mesmo um abraço da unanimidade sr. 85% e façam como vampeta saiam rolano na rampa e viva minas gerais

    1. Seria mais justo se o Corinthians tivesse um elenco e dirigentes estáveis. Se o Corinthians pagasse o salário dos jogadores do São Paulo e do Palmeiras, eles poderiam reclamar, mas me parece que não é o caso.
      Os corintianos já estão estabelecendo um bode expiatório para justificar a incompetencia do seu time.
      Lugar de chorar é na cama que é quente.

  14. Boa tarde Ricardo. Concordo com sua opinião mas sendo tricolor e torcedor do futebol sem malas, os grandes merecedores desse ano são o Fluminense e também o Cruzeiro.O Corinthians e uma verdadeira quadrilha. A última diretoria decente desse clube foi ainda no tempo do Vicente Matheus, dono de um discursso as vezes com um monte de abobrinhas, mas que nõ usava os expedientes cosntumeiros nesse clube a bastante tempo. Em 2005 foi uma vergonha e a anulação de 11 rodas do brasileirão só beneficiou o Corinthians, tirando o titulo do Inter, do Santos ou do próprio Fluminense. Esse ano acontece de tudo em jogos com esses mesmos juízes que só erram a favor desse time. O próprio dentinho, jogadorzinho, deixou bel claro que era favorável a mala branca e evidentemente a preta. É vergonhoso um time desse tamanho usar de todos os recursos sujos para poder salvar o ano do centenário. O Muricy provou a confiança que tem em si próprio está acima de todas essas muretas e que aceitando a seleção brasileira ele não mais escalaria um time e sim a NIKE. Por enquanto o mano está podendo fazer isso mas vindo competiçõe oficiais da FIFA muda tudo. Vão voltar a bicheira eterna do Kaká, se juntando a outras que continuam apagadas por mais ou menos 5 anos, apesar que fazer esse time de sucursal do Corinthians também não está correto, só falta ele convocar o Half, Chicão e o Dentinho. É isso aí torcida tricolor, apesar de todos os problemas que enfrentamos nesse campeonato e o Cruzeiro também, pois os dois perderam seus estádios que normalmente jogam, Maracanã e Mineirão respectivamente, segamos lá. Vamos lotar o Engenhão domingo e que Deus esteja com o Fluminense, que aliás é o único que depende de si próprio.

    1. Nilo,

      Quando você fala em benefícios acho que se esqueceu do
      maior deles: A carteirada que vocês deram passando da
      terceira divisão do Brasileiro para a primeira. Muitos times
      já foram beneficiados alguma vez e com o Fluminense não
      foi diferente.

  15. Indagado há pouco tempo numa entrevista na TV, se a recusa de treinar a seleção não teria fechado para sempre a indicação do seu nome ele respondeu “não faltam oportunidades pra quem trabalha honestamente”.
    Alguns criticos querem tirar o mérito da conquista – sob a alegação de que o Fluminense foi favorecido pelo descaso do Palmeiras e do São Paulo. Injustiça. O Flu foi o time que mais tempo ficou na liderança; e, o Corinthias – queridinho da maioria dos comentaristas de debates na TV – se quisesse ser campeão, deveria se empenhar melhor em ganhar jogo – como com o Vitória. Jogou muito pouco pra quem quer o título.
    Um abraço Cidadão K, só amenidades nesses dias de conflitos, pra melhorar nosso bom humor…

  16. Fala-se muito do “caráter” do Muricy. No ano passado, ele foi contratado pelo Palmeiras a peso de ouro. Pegou o time em primeiro lugar no Brasileiro. Ao fim do campeonato, o time do Parque Antártica estava em quinto lugar, eliminado inclusive da Libertadores. Muricy fez-se de desentendido e esperou até o ano seguinte para ser demitido e embolsar a multa que o time pagou pela demissão. Fosse assim tão ético, Muricy teria colocado o cargo à disposição depois do fiasco que foi a campanha do Verdão sob o comando dele.

  17. Ta acabando aos poucos a moleza dos grandes times e das estrelas

    Na medida em que a tecnologia vai avançando tudo vai evoluindo, assim no esporte na política na educação segurança saúde em tudo

    E o dia de entregar o jogo vai desaparecer aos poucos, porque jogadores vão perder o valor do passe e a moral

    Qualquer um dos três times que ainda podem ser campeão for campeão ta, bom agora se for o fluminense se deve ao técnico, indiscutivelmente

  18. Futebol já foi bom. Hoje temos verdadeiro lamaçal…Não quero acreditar naquilo que dizem neste final de campeonato. É vergonhoso. Tudo parece lama. Vejo outro absurdo, algo que as autoridades deveriam proibir: que a unimed, com o nosso sofrido dinheirinho, vire patrocinador de time com pagamentos exorbitantes e injustos…

    1. …e tendo mais segurados, podem oferecer melhores serviços. Se este patrocini atingisse o atendimento da seguradora a seus segurados, ai sim, poderiamos criticar o patrocinio.
      Mude o dial de sua revolta.

  19. Otima matéria e realmente o acho um ótimo profisssinal, porém acho que este ano foi dos goleiros ( que são jogadores sim , cito o Julio Cesar do Corntinhs e o Deola do Palmeiras duas gratas revelações, pena que os goleiros nunca são considerados revelação ou o melhor jogador do campeonato.Pena.

  20. Os corintianos estão chorosos. Mas pq o tão poderoso timão não fez a sua parte e não se tornou campeão com algumas rodadas de antecipação???? Agora, como sempre, coloca a culpa nos outros. Isso é ser frouxo.

  21. Voces jornalistas deveriam esclarecer com provas como os times paulistas (Palmeiras e SP) entregaram o jogo para o Fluminense. Ou então, digam que é apenas uma opinião. Voces colocam em duvidas profissionais honestos. Isso não é legal. O Deola foi desonesto??? O Rogério Ceni é desonesto?? O Felipão é desonesto??? Que pena que muitos jornalistas se achem os donos da verdade!!! Sou a favor da imprensa livre, mas entendo que os jornalistas deveriam ter mais cuidado com o que escrevem!!!!

  22. Muricy Ramalho é hoje o melhor técnico do futebol brasileiro.Pena que ele não aceitou comandar a seleção brasileira.
    técnico tem que ser assim, impor sua decisão ao diretoria de qualquer time. Diretor não ganha jogo e muito menos campeonato.
    O Palmeiras só não foi goleado por que seu agarrou tudo e, também porque Fred perdeu uns tres gols.
    O placar moral daquele jogo foi Flu 4 Palmeira 1.

  23. Concordo em gênero, número e grau com você Ricardo.

    Sou são-paulina e fiquei muito triste pelo Grande Muricy Ramalho, torço pelo tricolor e torço pelo Mugica… que deu a volta por cima depois de um ano tão dificil. Acompanho sua carreira de perto. Mas quiçá um dia este grande treinador voltará ao nosso Morumbi e estarei na arquibancada vendo ele bater no peito como tantas vezes fez e gritando É CAMPEÃO! Sei que naquele coração bate um coração tricolor.

  24. Ficou claro que tanto Palmeiras e São Paulo entregaram o jogo. O mesmo aconteceria se fossem os clubes do Rio. A imprensa e alguns técnicos de futebol como é o caso do Sr. Ricardo Gomes (disse ser favorável ao SP entregar o jogo em uma entrevista) tem papel nisso pois fomentaram esses pontos e agora vai virar moda. O que vocês acham que vai acontecer se o SP ou o Palmeiras precisarem de um esforço do Corinthians? Se se o Vasco, Flamengo Bota precisarem, o que vai acontecer?

    Mais uma vez o futebol brasileiro ficou manchado com um título que foi facilitado. O Flu ganhou sim com ajuda de outros clubes que não se esforçaram nenhum pouco para conseguir isso.

    Na minha opinião devem ser tomadas providências para que isto não aconteça mais pois senão no ano que vem vai virar palhaçada de novo.

    1. ta de brincadeira? o palmeiras entregou o jogo? voce por acaso assistiu o jogo pelo menos pra concordar com uma balela dessa que este colunista escrev eu? O Deola pegou tudo oque conseguiu.. só nao pegou as 2 bolas indefensaveis. fala serio…vamos paara de concordar com tudo quanto é lixo que esse senhor escreve aqui.

  25. Ricardo,

    Em um post seu a qual demonstrava uma mágoa, salvo erro de lembrança, pelo seu São Paulo e sobre o Muricy, parece que naquele momento eu tive uma prémonição e coloquei o “!Como gostaria de que Muricy fosse técnico do meu Fluminense”. Pronto os anjos naquele momento disseram AMEM, AXÈ, ALELUIA e SARAVA!!!! Realizando o que desejei e venmdo o meu tricolor que a tres anos lutava contra o rebaixamento, ver este tradicionaltime, berço de tantos craques, casa de tantos outros, estar na ponta e preste a ser campeão.
    O time, possui algumas estrelas, mas o que brilha é o conjunto. Muricy é uma especie de mago. Um olho divino que tem ligação direta com o OLIMPU, onde os deuses do esporte moram. Muricy chegou ne rearrumou a casa iniciada pelo CUCA, não podemos esquecer deste que tirou o time do rebaixamento, preparando os engridientes para o grande Bruxo fazer a poção e levar o Fluminense aonde está hoje neste brasileirão.
    Teve um gaiato ai ´por cima que questionou, enfatizando o carater o fato de o Fluminense ter subido da terceiira divisão para a primeira. Ora, este alienigena que subscreve A, não leva em conta que são dois campeonatos diferentes, não nego ser sorte do meu time, mas aguas passadas não movem moinho, apenas nos que hoje estão com dor de co…tovelo, buscam menosprezar o time, e não louvar uma campanha até aqui bonita, tecnica e humilde tendo a frente o desafeto de muitos técnicos e torcedores Sãopaulinos, o Muricy.
    Ainda não somos campeões. Ainda temos alguns jogos como o Coringa e o Cruzeiro, mas, por tudo que esta torcida passou, sem deixar um momento de incentivar o time, TIME DE GUERREIRO, já somos campeões,
    Em nenhum momento da fase dificil vimos um torcedor queimar a camisa do time, jogar dinheiro nos mesmos, vaiar o time, pelo contrário, incentivam, até o Washington que um tricolor babaca no treino ao ver o |Fred fazer gol, virou para o Washingtom e gritou ” VÊ SE APRENDE” e toda a trocida presente vaiou o torcedor afoito, que se retirou do recinto. Aconteceria em um São Paulo? Em uma FIEL? Em uma MANCHA? em um FLAMENGO/ VASCO? Não, claro que não, e junto com o Muricy, este senhor justo, honesto e humilde, faz com que este conjunto seja um conjunto e não um time.
    Talvez seja esta a diferença. Estrela só no céu e nas camisas. Em campo engrenagens de uma máquina que move o conjunto.

  26. São Paulo e Palmeiras entregaram os jogos para o Flu, com intenção de prejudicar o Corínthians. Certo? E o Vasco que perdeu para esse time horrível do Corínthians, com um gol contra que até agora eu não entendi (Dedé queria que a bola fosse para o gol, Fernando Prass toma por baixo das pernas e pior dá um tapa para dentro do gol), Zé Roberto força a expulsão e o Felipe disse abertamente: “prefiro não jogar a ter que entregar o jogo, não vou ajudar rival” e não jogou, com uma contusão estranha. Parecia que o Vasco não queria jogar. Entregou descaradamente o jogo. Eu não lembro do meu time jogar tão desmotivado como jogou. Por mim; nem Flu, nem Timão. Raposa neles!!!

  27. Leva a mçai não, mas ficar dizendo que SP e Palmeiras entregaram seus jogos é desrespeito não só com o Muricy como com o elenco do Fluminense, talvez o melhor time atualmente no Brasil.

    Esse choro incontrolável da imprensa paulista é que é uma tremenda vergonha de se ver nesse campeonato: seja no IG, na Globo, onde quer que eu leia, tem jornalista torcedor do “timinho” chorando querendo volta de mata-mata como se o pobre corintians estivesse sendo roubado ou injustiçado.

    Ele teve tantas chances quanto o Fluminense de ser capeão, pontos corridos é pra quem ganha seus jogos e não pra time de chorão que fica parecendo garotinha sem pirulito.

    Pior que ver tocedor chorando é ver jornalista, que devia ser profissional, falando asneira e torcendo descaradamente pra algum time quando devia estar fazendo seu trabalho com uma dose mínima de imparcialidade.

  28. O grande clube injustiçado foi o Cruzeiro! Jogou longe do Mineirão e ainda foi roubado nos jogos contra os times cariocas e paulistas!
    Ricardo Kotscho, de futebol e Doutrina Católica você não entende nada!
    Que tal tentar arte culinária?

  29. É inquestionável a competencia profissional e o bom carater do MURICY. Entretanto, não podemos negar que este campeonato só será ganho pelo FLU graças a MARMELADA do SÃO PAULO e PALMEIRAS. Tal como no ano passado o FLAMENGO foi beneficiado pela MARMELADA de GREMIO e CORINTHIANS. Assim fica bem mais fácil.

  30. Ricardo Kotscho.

    Viu as palavras de Faustão quando apresentou o seu livro nesse domingo 28/11?

    Disse: “Ricardo Kotsho, um dos maiores jornalistas desse país, com 43 anos de carreira, ele é um profissional que ama o que faz, trabalha como se estivesse começando na profissão, um incansável, um brilhante profissional, quem é do meio sabe do caráter e da competência desse grande jornalista”(Fausto Silva)

  31. E vai dar Flu!
    Corinthians, mais uma vez, não deu muita importância ao título. Ou, aos adversários, enfim.
    Mano Menezes, na reta final, convocou corinthianos, que claro, na volta, não iriam render.
    E a Diretoria, não protestou, não negociou, achando que contra o Vitória, seria moleza.
    E os jogadores, até agora não merecem o título; sacanearam para derrubar o Adilson Batista.
    E agora, corinthianos, vamos achar culpados?
    Sim… temos culpados.
    E pelo bem do futebol, na verdade, meus parabéns eu manifesto às outras dezenove equipes.

  32. Acho desrespeito para com o glorioso e aguerrido treinador Muricy Ramalho, quando dizem que o título (caso o Fluminense venha a ganhar o campeonato) está manchado em função da facilitação e do corpo mole que algumas equipes supostamente tenham feito, pois não é por mero acaso que a equipe carioca ficou por vinte e uma rodadas na liderança. Isso por si só já demonstra a qualidade técnica de seus jogadores, bem como o padrão tático imposto pelo seu treinador. Então temos de reconhecer que a suposta ajuda não pode de maneira alguma macular o quão justo será esse título ao Fluminense. Competência, conjunto e união são requisitos para esse resultado.

  33. Falar que os bambis e os porcos entregaram o jogo para que o Corinthians não fosse campeão é choro de quem não tem time para ganhar dos bambis cariocas. O São Paulo e o Palmeiras não tem time para ganhar do Fluminense o resto é bobagem. O Corinthians perdeu pontos que não poderia perder em um campeonato de pontos corridos. Parafraseando Shakespeare: “existem mais mistérios entre um corintiano e demais torcedores do que possa sonhar nossa vã filosofia futebolística”

  34. Caro Ricardo,

    Concordo plenamente com seu texto mas verdade algum cr;edito deveria ser dado ao Conca, e que dureza no país do futebol ter um argentino como melhor jogador uma vez mais.

  35. Caro Ricardo,

    Concordo inteiramente exceto pelo fato de achar que tivemos ótimas revelacões nesse Brasileirão. Conca e Mariano do Flu, Jucilei e Bruno Cesar do Corinthians, sem citar o Elias outro grande nome surgido há 2 anos, Lucas e Lucas Gaucho do seu SPFC, os meninos já consagrados do Santos, os ótimos Dedé do Vasco e Neto do Atlético PR, Deola do Palmeiras e outros.
    Quanto ao Muricy, por sua seriedade, ética, dedicacão, independencia e tudo amis ele merece esse 4o título, apesar de sua má educacão no trato com os jornalistas. Um abraco

  36. O que chamou a atenção foi o golaço do palmeiras que deveria ser comemorado a altura, mas parecia enterro, isso dá na cara, WO seria o certo, pelo menos seria mais emocionante.

  37. O Muricy Ramalho é antes de mais nada o mais esperto entre os espertos. O Fluminense esta jogando igualzinho ao São Paulo em tempos de Muricy como técnico. Não joga aquele colosso, mas ganha o jogo que deve ganhar e perde quando pode perder. É considerado um especialista em pontos corridos.En futebol tudo pode acontecer…mas o Guarani não vai aguentar a pressão no domingo. Vamos ter que ouvir domingo ao anoitecer o belo hino do tricolor das laranjeiras. É campeão brasileiro de 2010 ! É só conferir…

  38. Caro Ricardo Kotscho.

    Antes de tudo gostaria de dizer que sou seu fã. É um prazer acompanhar seu blog por conta dos posts políticos, mas claro, se o leitor como eu é um apaixonado por futebol, o prazer se torna ainda maior, inclusive, por que além de tudo sou são paulino.

    Dito isto, gostaria de estabelecer um pouco de contraditório sobre a competência do Muricy Ramalho, de minha parte foi um suplício ver o São Paulo seguidamente fracassar na Libertadores sob as mãos do hoje afamado treinador. Um amigo meu, gaúcho e colorado, havia me dito quando o Tricolor contratou o referido treinador que teríamos chances em pontos corridos, mas que em disputa mata-mata estávamos fadados a frustração e isso, de fato, se comprovou no período em que Muricy esteve no comando.

    Sem dúvida, não podemos ignorar os três títulos brasileiros que ele conquistou, no entanto, no mais recente é possível identificar alguns fatores que contribuíram e não são exatamente mérito da competência do profissional, pois o Grêmio só faltou nos entregar a taça em mãos, e nessa mesma linha de raciocínio, é curioso observar que no ano posterior Muricy pegou o Palmeiras com o título já ganho, mas não ganhou. No mais, não consigo identificar em Muricy um trabalho que se sobressaia sobre os demais técnicos, ele aposta no clichê da jogada aérea e passa a impressão de que não treina fundamentos, por exemplo, a questão das finalizações que era um martírio no São Paulo, prosseguiu no Palmeiras e agora no Fluminense. E claro, há o caso inexplicável de manutenção na equipe titular do Richarlison, sei que você também não é fã deste jogador e é difícil entender como ele teve tanto respaldo, inclusive, tudo indica, deverá se transferir para o Fluminense, aliás, o Muricy foi capaz de deixar Dagoberto de fora, jogador que mesmo jogando mal sempre leva trabalho para a defesa adversária, em favor da manutenção de Washington, que por sua vez voltou ao Flu já sob a batuta de Muricy. Não arrisco dizer que nesses casos possa haver algum tipo de má fé do treinador, mas são no mínimo bastante questionáveis essas escolhas dele. E pra fechar, em relação à opção do Muricy em cumprir o contrato com o Flu em detrimento do convite para dirigir a seleção, ao que me consta, o Muricy exigiu do Ricardo Teixeira um contrato de quatro anos! Ou seja, botou a faca no pescoço do presidente da CBF, e eu que estou longe, muito longe de levar a sério o Ricardo Teixeira, sou obrigado a reconhecer que nesse caso ele tinha razão, afinal, se a seleção não estiver indo bem, nada mais justo do que ter a opção de trocar o técnico após dois anos, portanto, a ‘versão’ sobre cumprir o contrato foi uma forma encontrada para não macular ninguém. De qualquer maneira, você que é jornalista, possivelmente tem como confirmar essa história junto as suas fontes.

    Enfim, a atual diretoria é mesmo muito ruim, mas o técnico que me traz saudades é Paulo Autuori, uma espécie de “alma gêmea” da filosofia tricolor.

    Por último, entro na polêmica sobre a “entrega do resultado” para o Fluminense, claro que é complicado defender um futebol em que se admite a manipulação dos resultados, mas de um lado, estamos todos cientes que ela existe através de inúmeras variáveis, a principal delas funciona através dos juízes, “ok”, isso não justifica adotar a premissa de que se está esculachado, vamos esculachar mais, agora, convenhamos, o futebol para além de um espetáculo plástico, só tem graça pelo fato de podermos encontrar no dia seguinte ao jogo um amigo torcedor do time adversário, e ‘tirarmos’ com a cara dele. Neste último jogo do Flu quando o Palmeiras começou ganhando, vi amigos palmeirenses preocupados em desmarcar reuniões nas quais teriam que conviver com corintianos, ou seja, muiiiito pior do que seu time perder é ouvir do torcedor rival uma brincadeira envolvendo um agradecimento pelo serviço prestado. E de mais a mais, o Corinthians não fez a parte dele, então, é muita sacanagem esperar de um time que ficou de fora da Libertadores por fracassar na sulamericana que o tal dê uma forcinha para o arquirival.

  39. Se tiver carater recusa os 6 pontos dados pelos 2 times paulista e pede para jogar direto com o corinthians ou cruzeiro que ficar em 2° lugar para decidir quem é o melhor deste campeonato de 2010 afinal ele perdeu os 2 jogos que jogou contra o corinthians e se não fosse a entrega com certeza a situação da classificação seria diferente ,o desafio está lançado vamos ver onde está o CARÁTER.

  40. Este site não deixa a gente falar a verdade. Só lamento. O jornalista pode atacar as pessoas livremente e falar mentiras sobre os mais diversos assuntos e tenta se passar por intelectual. Parece ser da turma do Jô Ponto no Ouvido. Já que falar bobagens é o forte desse espaço, por favor, publiquem a esta minha mensagem.

  41. Infelizmente o comentário do Kotscho fere e muito todos os torcedores do S. Paulo e Palmeiras, o que poderia gerar uma representação das torcidas contra esse cara(Estatuto do torcedor). Deve ele fazer outros comentários também, como por exemplo o Vasco e o Goiás que entregou e entregará o jogo contra o Corinthias, talves isso dê menos ibope – Falar que o Corinthias só ganha campeonato comprado, não é; senão como se explica a declaração do presidente do corinthias “se não formos campeões, podem me culpar” , só que não conseguiu comprar o Vitória que estava na zona do rebaixamento. Por que não comentar a compra do Juíz da partida contra o Cruzeiro, aquilo sim foi uma vergonha, não acha. Só que o Cruzeiro na final não da Ibope para a Globo, Band, Gazeta…… Legal isso né

  42. A discussão de antagenns e beneficios e roubos e carteiradas nao se restringe a um unico clube. Nessa bagunça do futebol de hoje, a desorganizacao e a falta de competencia abrem espaco para lances no minimo duvidosos de merito e de etica.

    Este é o futebol do Brasil e nao do Corintians, do Flamengo, do FLuminense ou Coritiba.

    Sou tricolor e posso ser tachado de parcial, mas acho que o Flu teve meritos importantes:
    – Indiscutivelmente seu tecnico está acima da media. Nao se pode usar sua passagem no Palmeiras para dizer que é ruim. O momento de um time é a coincidencia de varias boas fases individuais. O Muricy conseguiu ser feliz em varias oportunidades

    – a deslanchada do time logo no inicio do campeonato permitiu que a entresafra no meio, junto com a contusao de varios jogadores, pudesse manter o time na ponta.

    – a solidez da atuacao de Conca, um dos mais “consistentes” do campeonato

    – gols salvadores de jogadores como Gum, Carlinhos, etc

    – um esquema de jogo que mirava o ataque (no final do campeonato nem tanto). Esquema ofensivo e bom de ver como o Cruzeiro (talvez o mais esruturado na disputa, parabens Cuca). Time prá frente

    – ausencia de briguinhas politicas e disse me disse

    – e nao menos importante, contou com deslizes dos adversarios nos momentos importantes e decisivos (exemplo ? Empate do Corintians com o Vitoria, entre outros)

    Se ganhar o campeonato será justo. Se não ganhar terá mostrado que um elenco bom (mas nao otimo) com um comando na medida certa pode fazer coisas excepcionais (extamten como no trabalho, na vida).

    Parabens ao Muricy e principalmente à equipe, que se superou. Torcemos pelo titulo.

    PS: se o Palmeiras ou o Sao Paulo entregaram…? É dificil dizer. Mas o campeonato nao é só estes 2 jogos. Os idiotas precisam enxergar o todo. No todo temos 3 times acima da média geral: Cruzeiro (para mim o melhor), FLuminense e Corintians. Um deles ganhando será justo.

    Torço pelo meu Flu.

  43. Ricardo Kotscho

    Fica muito feio dizer que o São Paulo e o Palmeiras entregaram, seria mais confortável dizer só a realidade, que é; Simplesmente os dois clubes paulistas jogaram sem atrativos, pois a vitória ou derrota não lhes levariam a nada. Se São Paulo e Palmeiras tivessem ganhos seu jogos, será que alguém plubicaria – Clubes paulistas entregaram o titulo para o Corinthias?

  44. Eu não conheço Muricy, Deus queira que ela seja
    tudo isso, um canalha a menos na face da terra.
    Futebol não é “caixinha de surpresa” é caixa 2, a caixa dos sem vergonha.
    A Copa do Mundo vem ai, verdadeira mina de ouro para políticos e cartolas.

    http://terratv.terra.com.br/Especiais/Homem/Esportes-TV/4565-334577/BBC-reforca-denuncia-contra-Ricardo-Teixeira.htm

    Onde tiver dinheiro tem maracutaias, no céu, no inferno, no Vaticano,
    nas Igrejas, na política e obviamente no futebol.
    Pobre brasileiro, gasta seu tempo e dinheiro para prestigiar verdadeiras maracutaias.
    É dinheiro por baixo, por cima do pano, por todos lados e orifícios.
    É uma pressão tão grande que técnicos e jogadores se rendem a
    propaganda de bebidas alcoólicas, tão nefasta ao esporte.

    Não importa se torcedor vai encher a cara perder o emprego, a saúde, a família,
    virar um trapo. O que importa é faturar.
    Quantos atletas não tiveram suas carreiras interrompidas pelo álcool.
    É ou não é Mano Meneses? Caiu a mascara!!!!

  45. so na zebra para a vitoria do guarani .

    uma observaçao valiosa
    gente depois de 8 anos de psdb de Fernando Henrique e mais 8 anos de pt do Lula aprendi que o povo teve mesmo a grande sabedoria de tirar o pt do Lula da oposiçao ferrenha que parava o pais e nada ajudava e pois para aprender a governar o pais e eles aprenderão ja o psdb de Fernando Henrique foi colocado no papel de oposiçao e eles fizerao o melhor papel de oposiçao pra quem ja foi governo sabe o limite e contribuirao para a governancia do pais sempre na ordem progresso e trabalho

    -web-site-
    http://www.noboloblog.eev.com.br
    ============

  46. E o Renato Gaucho, se levar o Grêmio a Libertadores também será pelo caráter?, o Grêmio tem a melhor campanha do segundo turno sob o comando do Renato e dependendo do seu próprio mérito poderá conquistar um muito provável 4º lugar, o Renato acertou o Grêmio sem impor nenhuma grande contratação, já o Muricy…

  47. Kotscho e Blognautas. Sei que não tem nada a ver com o post, mas se possível dêem uma olhada nisso! Revoltante e constrangedor:

    Tá no Convresa Afiada:

    Morador é roubado em R$ 31 mil após ter casa arrombada na Vila Cruzeiro – Rio

  48. PARA UM TAL DE CLAUDIO ( Curto e Grosso ).

    Não é nescesário ser Corinthiano para falar de justiça neste Campeonato, O Cruzeiro ficou muito prejudicado com o favorecimento de São Paulo e Palmeiras ao Fluminense, Pois digo não foi justo para o Cruzeiro., menos ainda para o Flu.

  49. RK, sei que esse texto não é político, mas pergunto-lhe:

    Votei na Dilma, como torci pra ela ganhar. Acho que ela vai lutar para aliviar o sofrimento da sociedade no que tange à saúde, educação, segurança, etc. Como acredito nisso.
    Mas não concordo com a volta da CPMF, pois acho que tem muito gasto pra ser cortado e pode ser cortado. Além do mais não acredito que a verba desse imposto vá para a saúde.
    Ela deve explicar os escândalos do Enem, para começo de conversa, a sociedade está à espera disso.
    Outra coisa ainda é o estranho episódio envolvendo a Caixa Econômica e o Banco PanAmericano. Há muito que explicar neste caso.
    Estes casos sim, é papel da imprensa cobrar e não esquecer enquanto não for apurado.

    1. Venâncio! no caso da cpmf, que é um imposto justo, se é que imposto é justo!, concordo com a sua volta desde que seja trocado por outro, por ex; trocá-lo pelo que desonera a folha de pagamento das empresas e assim aumentar o número de empregos. Esse paga mais quem ganha mais! Quanto ao ENEM, sugiro que pesquise com isenção quem tá contra, alguns exemplos: dono do objetivo, anglo, positivo, faculdades particulares e adjacentes, inclusive os grandes jornais do Brasil. Lembra onde foi impresso o do ano passado, numa empresa que pertence a FOLHA DE SP e que de dentro dela foi “surrupiado” alguns cadernos de respostas, lembra disso? Sobre o Banco PanAmericano, vc. sabia que as 03 melhores empresas de AUDITORIA do país “aprovaram” suas contas? e elas sequer sofrerão algum apenamento. Pesquise isso! Saberás que “os poderosos” não são alcançados pela lei.

    2. simples.
      escandalos do Enem é interesse dos cursinhos, escolas privadas e de quem nao quer democratizaçao efetiva e real no ensino superior no pais. Termos somente 6 milhoes de universitarios e vergonha.
      Depois, tb. votei Dilma, ela nao se pronunciou a favor da cpmf, voce é contra mas eu sou a favor. 0.10% para pegar os sonegadores de alto turno e coturno.

  50. Parabéns Kotscho! Sua honestidade tá contrapondo a maioria dos comentaristas anti-corinthianos que dê alguma maneira tão “arrumando” desculpas pros “bambis e porcos”. De há muito sabemos que nunca foi hipócrita e por isso merece aplausos. abraços!

  51. Acho até difícil falar em novidade imagine eu que sou funcionário público estadual de São Paulo, meu “chefe-maior” foi Mário Covas, Geraldo Alckimin, Serra e Geraldo Alckmin, “dinovo” está bem difícil realmente de se visualizar uma alteração substancial, mas pelo menos no Governo Federal eu tenho um bom contato e vejo que são prestados bem mais e melhores serviços a população, enquanto no Governo Estadual a maior parte esta sucateada. Para quem for mais curioso procure entrar em um Hospital Público, uma Escola Pública e nas instalações de Delegacias e alguns Fóruns do interior paulista.

  52. Ricardo Kotscho,concordo contigo apenas que o Murici fez e merece ser campeão.
    Lá no ano de 2002,ano em que a Confederação Brasileira de Futebol resolveu fazer a moralização do futebol,mandando o PALMEIRAS(SP) e o BOTAFOGO(RJ) para a série B do Campeonato Brasileiro,não fez o que seria correto.
    Devolver o FLUMINENSE para série C,visto que tal clube não conseguiu se manter na Série B e ainda foi rebaixado para a terceira divisão.
    Desde a COPA JOÂO HAVELANGE,campeonato que substituiu o BRASILEIRO de 2000 o então clube carioca,ora convidado a participar do torneio,foi ”” ESQUECIDO”” na 1ª divisão de futebol,e ,não se fala mais nisso,colocaram uma enorme pedra em cima do assunto,calou-se!!!!!!!!
    Fico muito triste com este PAÍS,que tem no futebol sua maior alegria,ver um time prestes a ser sagrado CAMPEÂO da elite do esporte,não ter conseguido acesso para tal dentro de campo,onde realmente o FUTEBOL é jogado.
    É lamentavel saber que todos os outros clubes nen se prestaram a protestar na época em questão.
    Cono diria o BÓRIS CASOI,” ISSO É UMA VERGONHA”

  53. Boa tarde, meus amigos RK e todos os comentaristas.
    Meu comentário é curto e grosso:
    Muricy Ramalho 10 x 0 Diretoria do SPFC.
    Entenderam, seus ”gravatinhas” do Morumbi ou não têm poder de discernimento nem para isso?

  54. Leitores ai, arquibaldos e tecnicos de futebol nas horas vagas: com a licença de kotscho um comercial:
    Domingo 12 agora tem Brasil x holanda no Pacaembu as 16:00. Jogadores? Marta, e cia cristiane todas de verde-amarelo. E dias 15, 19/12/10 tem mais ao vivo. É barato.Detalhes procurem no google.
    Vao la prestigiar porque nao é todo o dia que vc vai ver a melhor jogadora do mundo (de longe, by far) e as moças do brasil. Ela nunca foge da dividida, nunca se atirou pra enganar juiz, e nunca calçou chinelinho pra ir pro depto. medico.
    Porque o torneio tem tanto mktg que parece clandestino e se depender da Cbf, as jogadoras estão roubadas.
    O que elas tem é esperança no futuro… e futebol nos pés. Alem do outro requisito em falta: vergonha na cara.
    Favor prestigiem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *