Quem ainda segue o que diz Bento 16?

Quem ainda segue o que diz Bento 16?

Atualizado às 7h29 de 23.11

Pessoal,

viajo novamente daqui a pouco para Ribeirão Preto e outras cidades para fazer uma reportagem, que deverá sair na capa de dezembro da revista Brasileiros, com um balanço dos oito anos do governo Lula. Volto amanhã, quarta-feira.

Abraços,

Ricardo Kotscho

***

Com todo respeito aos fiéis seguidores da Igreja Católica Apostólica Romana, entre os quais me incluo, mas não dá para ficar calado diante das últimas manifestações do papa  Bento 16 sobre o que podemos ou não fazer nas nossas vidas. No meio do bestialógico publicado ou levado ao ar neste final de semana sobre as declarações dadas num livro-entrevista, como se alguém ainda estivesse interessado em ouvir o que pensa e diz este papa, salva-se a carta do leitor Renato Khair, publicada na Folha desta segunda-feira:

“Se o papa Bento 16 e a Igreja Católica são a favor ou contra o uso da camisinha (ou do aborto ou da união entre pessoas do mesmo sexo) é absolutamente irrelevante e não deveria fazer a menor diferença”.

É o mesmo que penso a respeito deste assunto, como se a palavra do papa continuasse sendo lei a ser obedecida cegamente por todos os católicos. Seus novos “mandamentos” sobre o uso da camisinha são de tal forma fora de tempo e de lugar, de propósito e de sentido, que o sumo pontífice mereceria uma advertência dos editorialistas do Estadão, como já aconteceu em outros tempos, quando a Igreja Católica defendia os perseguidos pelo regime militar.

Qual o efeito prático de tanto barulho em torno da manifestação papal sobre o uso de camisinhas? Vai mudar alguma coisa? Já posso imaginar os sindicatos de prostitutas em todo o mundo convocando assembléias extraordinárias. Gigolôs em polvorosa. Farmácias e camelôs providenciando reforço nos estoques de preservativos e indústrias comprando novos equipamentos para aumentar a produção.

Depois da sua extemporânea e infeliz intromissão na recente eleição presidencial brasileira, em que ressuscitou a questão do aborto, já estaria na hora de alguém mais próximo ao papa recomendar-lhe um bom repouso, antes de voltar a se manifestar sobre o uso de preservativos por prostitutas, o que obrigou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, a sair dos seus cuidados e vir a público no final de semana para “explicar” o que Bento 16 queria mesmo dizer.

“No raciocínio do papa, está claro que não se trata de uma mudança revolucionária”, mas de uma “visão compreensiva”, para levar uma humanidade “culturalmente muito pobre rumo a um exercício mais humano da sexualidade”, disse Lombardi, em nota distribuída pelo Vaticano. Ah, bom…

Sempre me pergunto o que padres, bispos e papas entendem deste assunto, já que estão condenados ao celibato eterno, a ponto de dar lições de moral a nós pecadores, ainda mais depois das reiteradas denúncias da prática de pedofilia envolvendo religiosos que agora vêm a público. Não seria mais razoável cuidar primeiro do seu próprio quintal?

No livro-entrevista publicado pelo jornalista alemão Peter Seewald, o papa disse que não ficou “totalmente surpreso” com os escândalos dos padres pedófilos, mas que a repercussão do caso provocou-lhe “um choque enorme”.

Menos mal que Bento 16, nesta mesma entrevista, tenha questionado a infabilidade papal _ “já que um pontífice também erra” _ como ele mesmo tem feito questão de provar desde que assumiu o trono de Pedro.

“Obviamente, o papa pode se equivocar. Ser papa não significa se considerar um soberano cheio de glória, mas alguém que dá testemunho do Cristo crucificado”, afirmou ainda o papa alemão. Aos 83 anos, ele admite que “as forças vão diminuindo”, o que sugere aplicar a ele o mesmo “silêncio obsequioso” que recomendou ao frade franciscano Leonardo Boff, meu bom e velho amigo, antes de expulsá-lo da igreja.

Diante da contínua perda de fiéis para outras denominações religiosas, seria de bom senso recomendar ao chefe da Igreja Católica, que disse não pensar em renúncia, para ocupar seu tempo mais com o seu público interno para saber o que acontece nas sacristias e menos em dar lições de moral ao rebanho.

Como bem diz o leitor Renato Khair:

“É realmente espantoso que, em pleno século 21, milhões de pessoas ainda abram mão da sua liberdade de escolha, de sua racionalidade, de suas convicções íntimas e aceitem que alguma suposta autoridade (papa, igreja, presidente, general) lhes diga o que é certo ou errado e como devem viver as suas próprias vidas”.

631 thoughts on “Quem ainda segue o que diz Bento 16?

  1. Quem quer ver um bom exemplo de como a Igreja pode ser nociva quando sai de sua ceara, é só assistir “Vincere”, de Marco Bellocchio, em cartaz nos cinemas. O filme conta a história de Benito Mussolini.

  2. Oi Ricardo,sabe o que fiz quando ouvi as últimas bobagens do Papa, que eu estou longe de considerar um sando, ri.Dei gargalhadas.Usar camisinhas com as prostitutas ?Eu pensei, esse cara não é sério.Fico com pena dos católicos fervorosos que são capazes de endossar todas as bobagens da “Santa Igreja Católica”Depois do qua conteceu nas últimas eleições aqui no país, eu perdi, realmente o pouco de respeito que eu tinha por ela.Estou relendo “Memórias de uma Mulher Impossível” , de nossa grande Rose Marie Muraro.Aquela IGREJA, sim, era digna de respeito e de reverência.A Igreja de Dom Helder Câmara, Frei Leonardo e de João XXIII.

    1. Muitos ironizaram, se escandalizaram com Jesus na Cruz, mas não há ninguém que escape de sua cruz.
      Cuidado com aquilo que você pensa, critica de modo escandalizadora e zombadora.
      Este Papa está firmando o povo de Deus na fé de Pedro. você entende isto? creio que não. Pense e Reflita e faça sua confição.

  3. Quem se importa com que diz Kotscho?

    Estranho alguem que se diz católico fazer um texto tão agressivo ao papa. Não me estranharia ver tal afirmações partindo de um ateu por exemplo. Afinal, se o senhor se afirma católico deveria lembrar do 4º mandamento: Honrar pai, mãe E SUPERIORES. E gostando ou não caro Kotscho, se você é católico, o papa é seu superior…

    E afinal de contas, o papa está fazendo apenas seu papel, que é de guiar todos os católicos em diversos temas, incluindo moral e ética. Ele não é eleito para apenas vestir um chapéu estranho, distribuir beijinhos e visitar um monte de países. Se a igreja condena o aborta, é papel do Papa sim orientar seus fiéis a não votar em canditados abortistas. Se a igreja condena a camisinha, é papel dele sim orientar os católicos sobre o tema. Não quer seguir tais orientações? Simples, deixe de ser católico. Caso não deseja tomar tal decisão a igreja pode até toma-lá por você, expulsando como fez com seu tão amigo ex-frei Boff, comunista, mas não católico. Graças a Deus…

    Agora quer continuar a seguir a Igreja? Então siga-a por completo, não só nos pontos que te favorecem ou te agradam…e para tanto é necessário sim uma submissão ao papa..”E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16.19)

    1. Não dá para falar direto com Deus, não ?

      Tem mesmo que passar pelo papa ?

      Igreja precisa cuidar de salvar os seus fiéis. Um país é formado por diversas religiões, e todas elas precisam ser respeitadas pelos governantes. Nenhuma igreja pode e nem deve prentender transformar em leis, as suas próprias doutrinas.

      Se cada religião se achar no direito de interferir na legislação de um país para alinhá-la com suas doutrinas e crenças, as religiões das minorias não serão respeitadas.

      A “salvação” junto a Deus, é uma coisa que não pode ser confundida com as normas e leis de convivência em sociedade de um país.

      Qualquer tentaiva de interferência de um no outro é indesejável e inoportuna.

      Os países onde essa prática existe, são os piores lugares do mundo para se praticar a liberdade. Não existe liberdade religiosa nesses países.

      Pense bem antes de apoiar essas atitudes bestiais de interferência da igreja no estado, e vice-versa.

    2. Esse Gustavo é um babaca de grandeza celestial. A religião tem que ser apreciada e usada com muita moderação e cautela. Caso contrário,bestas acéfalas como essa são criadas todos os dias,cheios de intolerância e vazios de vergonha na cara. Trata os de crença distinta com desprezo e não aceita críticas à sua própria religião. É um otário. E a natureza é sábia em só dar voz a esse tipo de lixo em blogs pela internet mesmo.

    3. Cara demais parabéns é isso mesmo, estou com você falou bem, Vai embora então, mas se ficar aceita, aposto que no trabalho dele, ele aceita as regras vem aqui criticar o sucessor de Cristo e a igreja que ele fundou. É… ele é amigo dele rsrsrsrs, fiz uma critica também vamos ver se o ig monstra.

    4. São as pessoas como o Sr. Gustavo que representam o verdadeiro perigo para a nossa sociedade. Xitas de cabeça oca, que se recusam a pensar, dialogar e considerar.

      São eles que nos levam às guerras, principalmente as de cunho religioso.

      Deus não terá piedade.

    5. Caro Gustavo, concordo plenamente com você, não me importo com o que ele diz, me importo sim de continuar fiel a Igreja de Cristo sob o comando de um legado que Nosso Senhor deixou, ele deveria ter vergonha de criticar ferozmente não só o papa , ( isso porque se diz católico ,rsrs) mas a instituição papal que vem perdurando pelos séculos somente pela promessa de Jesus Cristo. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mateus 16:16-18). Abraço e fique com Deus.

    6. Gustavo;

      Realmente nosso povo ainda está mais para vaca de presépio que para seres racionais,
      Gustavo só porque voce gosta ou segue determinada organização é ogrigado diante do errado emudecer, cegar e silenciar-se como fizeram os três macaquinho chineses?, não tecer criticas aos erros é ser pior que os errados.

      Perdão Ricardo outra vez cito Nietzsche:

      “Não devemos deixar a má Consciência Inibir nosso instintos”
      (Friedrich Nietzsche)

    7. Hahahahahah……conversa de rebanho, de zumbí-alienado

      Oh! Coroinha, nem todo mundo é ignorante nem submisso como você, entonces guarda essas histórias pra boi dormir pra voce!!

    8. Caro Gustavo, enquanto na sociedade e principalmente nas religiões existirem pessoas como vc toda essa vergonha que estapam nossos jornais diariamente continuará, enquanto o povo abaixar a cabeça pra tudo o que dizem os governantes e lideres religiosos, esses por sua vez, continuarão a enganar e surrar a gente e no ultimo caso nos dar bom dia e ler a biblia em voz alta e por trás dos bastidores “traçar” nossas criancinhas, por que na verdade só servem mesmo pra isso, o que nos dizem pra incentivar são só frases tiradas da biblia e que se quisermos as tiramos nós mesmos. Pense sozinho, não deixe que um homem velho que passou sua vida estudando linguas e ciências mas não como enternder a sociedade e como aliviar o sofrimento dela, te diga como agir ou pensar, porque muitos que pensam como vc estão com suas casas cheias de filhos passando fome e outros com doenças graves como a AIDS, creio que a religião deva fazer o que o Senhor Jesus ensinou e fazer o que ele fazia,,,,pregar o amor e ajudar a aliviar o sofrimento dos necessitados e desamparados. Fique com Deus e só com Ele.

    9. Gustavo,
      Você é o Malafaia da Igreja Católica.
      O quarto mandamento: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.
      Portanto, esse SUPERIORES não está inserido no quarto mandamento.
      Os católicos não são obrigados a concordar com tudo que o papa manda, sobretudo em se tratando de Bento XVI, que já foi da juventude hitlerista.

  4. A igreja católica tenta criar um realidade que não existe.
    Por mais que ela martele vai perdendo sua força perante
    a realidade explicita do mundo.
    Lembro-me que quando criança entrei na fila comunhão.
    Nunca havia comungado.
    O padre colocou a hóstia na minha língua.
    A hóstia seca grudou na minha língua e eu não conseguia engolir.
    A solução foi cuspir fora na saída da igreja.
    Quando o padre soube que eu cuspi a hóstia ele foi na porta da igreja
    e recolheu pedacinho por pedacinho da hóstia e colocou num copo.
    Aquilo era o corpo de Cristo que não podia ficar no chão.

    Mas o tempo foi passando… as visões se clareando…
    Veio o cólera, a tuberculose, a hepatite a aids, a gripe suína, as doenças virais.
    O padre não coloca mais a hóstia na língua das pessoas.
    Coloca nas mãos para as pessoas colocarem na boca..
    O corpo de Cristo pode transmitir doenças de boca em boca.
    A igreja demora muito para aceitar a realidade.
    Não terá como fugir dela.
    Quanto mais tempo postergar mais descrédito vai conseguir.

    1. Caro Targinosilva;

      Sem falar na desagradável sorte de pegar um padre ‘porco’, um que vai ao banheiro e não lava as mãos. tenho lembrança de um fato desses, eu devia ter uns 12 anos, minha mãe católica fervorosa, dessas que só entravam na igreja com lenço na cabeça, terço bizantino nas mãos e tudo que fazia um católico, ser católico.
      Minha mãe entra na fila para receber a hóstia, recebeu, chega a minha vez, quando o padre aproxima a mão para introduzir o sagrado ‘pão hostial’ em minha boca, subiu um cheiro terrível de côco, quando senti virei a cara, e disse, ‘mãe o padre Luis Abergarazzi não lavou a mão está ‘fedendo’ , cara, só voltei a ouvir o galo cantar, uns quinze dias depois que sarei da tabefa que esse padre me deu no ouvido.
      Foi uma tapa tão grande que o fedor da sua mão, ficou impregnado em meu rosto pelo mesmos quinze dias da dor e da surdez.

    2. Targinosilva… como Deus te deu o lire arbtrio… você pode se expressar como quiser, mas O que você diz sobre o Corpo de Cristo é uma blasfémia… Misericórdia!!!

  5. Pelo mernos no Brasil, 62% dos católicos não ouvem mais o seu Papa (números das pesquisas do DataFolha de Outubro/10).
    Tem uma frase de Nietzsche que se enquadra a Sua Santidade Joseph Alois Ratzinger.

    “Há uma exuberância na bondade que parece ser maldade”.
    (Friedrich Nietzsche)

    1. Ailton tem uma de Jesus Cristo ” Pai perdoa eles não sabem o que faz” esse cara não é aquele que cometeu suicidio?? Entre esse cara e Jesus você fica com quem? ele vai morrer por você??????

    2. Célio Gomes

      Confunde Jasus Cristo com Catolicismo? Cristo está em todas s igrejas que o chamam, em todos os lares que o convida a entrar.
      Célio voce faz tudo que manda a igreja católica? Faz sexo só para procriar? usa camisinha em desobediência a igreja para evitar AIDS, quando conhece uma linda mulher?
      Essas são as proibições mais comuns, dentre outras que a igreja proibe, más ninguém obedece

    3. Marcos

      Citei a fonte DataFolha, ( procure no Google que vai achar).

      ´Quem fez a pesquisa foi o DataFolha, para saber quantos e quis religiosos votariam e em quem votaria nas eleições de 3/10 e 31/10.
      Do total de eleitores católico, 62% diz que não ouvirá os lideres catolicos na hora do voto.

      Portanto!

    4. Hahaha

      Como se o niilista Nietzche fosse alguma referência em matéria de moral e religião. Esse cara cita este “ser” (nem dá para classificá-lo como filosofo, só os papagaios que repetem irrefletidamente o que ele escreveu o consideram) sem ao menos conhecer seu “pensamento”. Uma piada! Pseudo-intelectual.

  6. Bento XVI endossou a camisinha. Trocou a tradição da batina pelo preservativo. Fez exatamente o mesmo que os padres gays e os bispos comedores de criancinhas.

    O que Bento XVI quer realmente evitar: padres com aids e bispos com filhotinhos!

  7. Lula sobre o ‘santo bedelho’ introduzido nos ultimos dias das eleições brasileiras:

    “A igreja parou há dois mil anos”

    “Ela ainda é a mesma da época de Paulo. (sabe…) quando Paulo a levou para Roma, então ela não diz nada novo”

    Lula se referiu ao atraso, em verdade ela parou, foi criada e nada mais se modificou, ainda em 1600 queimaram Nicolau Copérnico na santa fogueira por afirmar que a terrra gira em torno do sol e não o sol em torna da terra, como era da verdade absoluta da igreja, também fim identico teve Galileu Galilei ficou preso por 50 anos em um calabouço da igreja por afirmar que a terra era redonda, só receberam indulto em 2004 e mesmo assim sob muita contrariedade por parte sua santidade João Paulo II, ele achou que dizer que a terra era redonda e girava em torno do sol era uma heresia aos conhecimentos da santa igreja..
    E as ultimas palavras de Galileu Galilei na hora da extrema unção disee: “Que é redonda! É

  8. Mas quem elege o papa? Não é um seletíssimo grupo de graduados companheiros?
    No dia em que a escolha do papa for democraticamente aberta a todos os fiés, eu passarei a acreditar na chamada “autoridade” papal.

  9. Sr. Kotscho (também poderia se chamar Quevedo, se prece não é?), bom dia, realmente é uma pergunta que merece ser “pensada” e discutida, o que o PAPA diz já não é a LEI há algum tempo, mesmo em Roma, apesar do que ele disse: “usar camisinha com prostitutas”, se os católicos precisassem da AUTORIZAÇÃO DO SUMO PONTÍFICE para usarem camisinha, a sua grande maioria já estaria infectada pelo vírus da AIDS, ou outras DSTs, espero que o PONTIFEX ALTISSIMO PATRI APOSTOLORUM seja mais realista em sua próxima missiva. Que DEUS nos ajude.

    1. E quem é vc para falar da instituição papado? Um relativistinha! O papa pode não ser referência para vc… quem se importa com vc. Desde quando a maioria é referência para verdadeiro e falso, bom ou mau? Veja os candidatos que a maioria escolheram nestas eleições.
      “Daquilo que se ignora a melhor coisa é calar-se”(Nicolau de Cusa)
      Siga este sábio conselho. Suspenda seus juízos. Vc não tem condições de emiti-los.

  10. Caro Ricardo Kotscho,
    O foco de um excelente jornalista é a percepção, face isso estimule, antes de fazer perguntas de pateticas… que não merece resposta!

  11. Caro Amigo,
    O Que vc sabe da Igreja Catolica ? Pelo visto nada.
    Acho que vc deveria usar esse seu extenso curriculo para se aprofundar ainda mais na sua profissão, pois, se dependermos de pessoas como vc para divulgar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo estaremos perdidos e é por isso que a Igreja Catolica perde seus fiéis, pois Catolicos Ignorantes, como o Senhor, migram para outras seitas, pois querem fazer da Religião um Pluralismo Religioso, onde se oferecem varios produtos, tipo um supermercado, aonde vc entra e compra o que lhe convem. Já dizia o Papa Pio XII que o plano de Satanás é convencer as pessoas primeiramente que não precisamos da Igreja Católica, depois que não precisamos de Cristo e por final que não precisamos de Deus…” Portanto seja mais um pouco educado e reveja seus conceitos e ate mesmo se retratar. Um abraço e que DEUS tenha misericordia no dia do seu Juizo Particular.

    1. A função de um jornalísta não é de divulgar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, Esta é a função do clero. E Cristo não espalhou seu evangelho dentro de paredes luxuosas em templos suntuosos. Ele andou junto ao povo. Ouviu suas súplicas, compadeceu-Se de suas dores, respeitou sua ignorância. Quem precisa rever posições é essa igreja que aí está, rica, opulente, ostensiva e intolerante.

    2. Caro Edson

      A verdade é intolerante. A luz não “convive com as trevas”, num mesmo local não pode haver luz e trevas. A verdade não é “ecumênica”.
      Quanto a pobreza, não vou discuti-la com uma pessoa de seu nivel intelectual. Mas que tal parar de apontar seu dedão e praticar um pouco? Vc é capaz de abster-se do que é supérfluo, de seus pequenos luxos??? Que tal seguir seu próprio conselho e abster-se deles em favor dos mais necessitados? E vc, o que tem feito?

  12. Deus nos deu a liberdade de escolha, e Jesus Cristo instituiu o papa como chefe da Igreja Católica. Portanto é muito simples: você não é obrigado a seguir a religião católica.

  13. Vamos lá. Você católico?? nunca foi se fosse não ia escrever tanta besteira. Você diz para o IBGE que é católico mas, para mim que sou praticante não. Nunca li o que vc escreveu foi a primeira e última, você acertou ele é o sucessor de Pedro, então é igreja que tem que mudar? a igreja que Cristo fundou e não o mundo? Cristo que tem que se dobrar para os outros? e não eu?. Ele morreu por causa de você(s). Como eles sabem de sexo se não praticam? não sou cientista mas sei que a gravidade é quem me mantem no chão. A igreja esta perdendo fiéis? ótimo só vai ficar quem é fiél a Cristo quem estava de fachada vaza, vão embora mesmo. maçã podre vai embora, não contamina a todos. Você católico? rsrsrsrs.
    Amigo de Leonardo Boff? ta explicado muita coisa. Se converta ainda da tempo.

    1. Essa Igreja realmente não se modificará e continuará a pregar o que não pratica. O Sumo Pontífice continuará a se vestir de casemira inglesa e se ornando de ouro, enquanto seus fiéis procuram o pão.

    2. Essa Igreja não foi fundada pelo Cristo, Ele nunca se vestiu como os Papas, nunca fez uso do luxo como modo de vida, andava no meio do povo, nunca ouvi falar do “Cristomóvel” blindado. Andava ao lado de seus apóstolos e não cercado de seguranças.

  14. Gustavo, quero endossar tudo o q vc falou.
    Vc esta certissimo.
    Louvado seja Deus por sua manifestaçao.
    Nao da pra ficar calado diante de tanto absurdo.
    Agora, vc ve, um cara q se diz catolico falando dessa forma……e lamentavel. Se nao quer seguir a igreja catolica, fundada por Cristo…….larga, ne? E simples assim.
    Coitado, ele nao entendeu nada.
    Vamos rezar por ele.

  15. Ao menos um comentário condizente com a livre realidade de quem é realmente católico.
    De resto, apenas comentarios baratos, sem conteúdo e cheios de rancor, rebatendo os conceitos e realidades da igreja que nenhum deles conheceu.
    E quanto ao Kotscho… lamentável. Fraquissimo conteúdo. Nota-se que é alguém que tem uma série de problemas não resolvidos. Posta um monte de besteiras apenas por postar.

  16. Apesar do extenso curriculo, do editor deste blog, ainda lhe falta muito conhecimento sobre assuntos que envolvem as declarações do Papa. Como ele mesmo disse, existem assuntos que não se tem competência para manifestar-se, resumindo-se a palpites. Entendo que o Papa quando se manifesta a respeito de um determinado assunto, o faz em nome do seu predecessor Jesus Cristo. Assim, seria melhor que se manifestasse sobre assunto que realmente entende, deixando os ensinamentos cristãos a quem tem autoridade. Além disso, Jesus nunca obrigou ninguém a seguir seus ensinamentos. Quem tiver ouvido que ouça!

  17. Gostaria de dizer que ser católico não é ser escravo da igreja. Não precisa ser católico para usar camisinha para ter relação com as “mulheres da vida”, prefiro chama-las assim, precisa ser inteligente, como elas são, que não nos permitem que façamos sexo sem a tal em questão.

  18. Ninguém é forçado a ser católico. O engraçado é que o Papa não faz mesmo a questão que prestem atenção no que ele fala,
    Mas prestam.
    A igreja não é para estar na moda, alinhar-se com o tempo demonstrou através deste, que é desalinhar-se com os princípios da coexistência entre os homens.
    A opinião da Igreja não é para incomodar.
    Quando o Papa condena políticas armamentistas ou excludentes ai ele serve.
    Não pode ser.
    Quem vai nos mais sombrios recônditos da cidade, nas cadeias, nas cracolândias, nas favelas,se não as pastorais. Qual foi a instituição abrigou os presos políticos, e quantos foram livrados se não pelo trabalho dos eclesiáticos.
    Qual outra que lutou e luta contra a desnutrição infantil aqui no Brasil principalmente na figura da Zilda Arns, ou o irmão dela que não permitiu que muitos terroristas fosses mortos?
    Daqui a pouco vão criticar também o que o Papa faz!

    Para quem não crê nenhuma explicação é possível, para quem crê nenhuma explicação é necessária.

  19. Quem é Ricardo Kotscho?
    Ah!, é apenas mais um repórter que usa de sua posição de prestígio para vomitar sua opinião como se fosse uma verdade absoluta e, que todos os leitores são obrigados a acreditar que ele seja o papa da imprensa brasileira.
    Quanta asneira ditas em tão poucas linhas, ah!, mas o repórter ou o jornalista é imparcial, ele escreve ou descreve a opinião do povo. Quando não se tem mais competência para escrever, ou seus artigos são despresados pelos leitores e, o eminente fracasso bate à porta do velho jornalista, vem a depressão. O que fazer? Já sei!. Hoje, dá ibope criticar a Igreja Romana ou o seu Chefe. Ai meu amigo, a conta bancária no vermelho fala mais alto. Você se esquece do seu passado e bafóra sua estupidez cuspindo no prato que comeu e o fez homem. Os textos e livros do senhor Ricardo são despresados pelos sábios leitores modernos, que só o leem, como esse artigo sobre Bento 16, para criticá-lo e aconselhar a aponsentadoria. è deprimente a opinião desse sr.

  20. RICARDO: sejamos sinceros! Sim, tem muita gente que se
    preocupa e muito com as palavras do nosso Papa! Entre
    os fiéis e não-fiéis muitíssimos ponderam sua opinião! Até
    jornalistas superados, como você, assim procedem! E ai /
    daqueles que ignorarem suas palavras! Faz só 2.000 anos
    que o Papa é ouvido, criticado, elogiado, ponderado, et!!!

    1. Pois é, 2000 anos que incluem guerras, massacres, perseguições, conflitos e, não podemos esquecer, a inquisição. Bons tempos, não é mesmo? Quem precisa de paz afinal!

  21. Acho que é preciso saber relativizar. Se 62% não ouve o Papa, tentem pegar estes mesmos 62% e achar outro tema no qual eles concordem. Tenho certeza que entre estes mesmos 62% acharemos pessoas que concordam em algumas coisa com o Papa. Tentem achar filhos que concordem plenamente com os próprios pais. Tentem achar cidadãos que aceitem plenamente as leis de seus respectivos países. Tentem achar pessoas que concordem plenamente com o Kotscho… Tanto o nosso nobre colunista quanto o nosso Santo Papa estão nos seus papéis de falarem o que pensam para o bem de quem os ouvem. Eu concordo e “disconcordo” dos dois. Se você concorda comigo, Obrigado… se discorda, obrigado também. Ter opinião é o que interessa.

  22. ola, meu amigo , primeiro lugar voçe nao e catolico, porque se foce nao falaria tamta besteira , voçe nao digno de falar de um padre ou bispo muito menos falar de um santo papa, e mais a igreja catolica nunca perdeu um so fiel , porque essas pessoas nunca e jamais foi um catolico e sim um ateu ou praticante dessas outras ceitas que tem afora e isso serve para voçe tambem ricardo que se acha assima de DEUS e do evangelio deixado por JESUS, lei a biblia antes de falar besteira .

    1. Você é católico. E porque escreve tão mal? Católicos não falam besteiras? São seres dotados de suprema divindade, perfeitos, incapazes de errar? Ora meu amigo! você discrimina quem não venera sua igreja. Cristo não discriminou ninguém. Reveja seus conceitos e respeite a opinião dos outros.

  23. Católico, você?!
    Me poupe, vc tá mais pra um otário do que um católico, não me envergonhe.
    Católico pra mim é quem pratica as palavras e ordens da igreja, não um tonto que acredita em reencarnação e espiritismo como vc!
    Vc é espírita!
    Respeito sim é escutar a voz do papa.

  24. Vocês que se dizem católicos mas ficam tripudiando em cima das afirmações do seu líder máximo precisam se decidir. Ou seguem à risca o que ele determina, afinal é o pretenso sucessor autêntico dos discípulos de JC, ou param de se declarar católicos. Que negócio é esse de ir à missa e desautorizar ou ridicularizar seu líder supremo? Se não acreditam nele, o que estão fazendo ali?

    O catolicismo não precisa ser moldado do jeito que vocês querem. Ele é o que é e quem concordar que continue fazendo parte. Caso contrário, vá procurar uma religião mais liberal e que aceite o que vocês querem.

    Católico do tipo não-praticante é a coisa mais hipócrita e contraditória que existe. Muito cômodo: me declaro católico pra me adequar a um padrão solicitado pela sociedade, mas só sigo o que me interessa e é conveniente.

    Eu, como já deixei de ser católico faz tempo, antes mesmo de me concluir ateu, jamais daria ouvidos ao que um Papa diz, pois ele não me representa em nada e não estou nem aí se ele é contra camisinha, divórcio, etc.

  25. Kotscho, acrescento os pastores protestantes na lista do Renato, que vivem metendo o bedelho onde não são chamados e se arvoram em detentores dos destinos de seus “fiéis” determinando o que devem, ou não, fazer

  26. Não foi só a Igreja católica que parou no tempo há 2000 anos. Aparentemente seu deus também. Onde já se viu orientar os seguidores a não usar camisinhas!!? Claro, neste ponto não é a única religião retrógrada. E pra quem acha que ser católico é ser uma boa pessoa, pense duas vezes. Ser fiel é uma coisa, ser bom é outra.

    A verdade é que as religiões são instituições irrelevantes no mundo de hoje. Nós, como seres humanos, sabemos diferenciar o que é certo, socialmente aceitável, e o que não é, sem precisar que uma suposta entidade sobrenatural nos diga. Claro, existem pessoas más, no entanto não existem forças sobrenaturais influenciando-as. Sabemos hoje que são doenças genéticas que criam assassinos, estupradores, pedófilos. Sabemos que é a própria estrutura da nossa sociedade que cria ladrões, seqüestradores, assaltantes. Quem não sabe disso deve realmente começar a ler e pesquisar sobre o tema. O conhecimento humano vai, mais cedo ou mais tarde, substituir todas estas crenças supersticiosas.

  27. Naquele tempo disse Jesus ao seus discípulos…

    Assim começava uma preleção católica,,,
    Era o Evangelho de Cristo.. pregado nas Igrejas Católicas,
    Vieram os evangélicos, adoradores de Cristo focados no Velho Testamento.
    Citam capítulos, versículos como verdades supremas.
    O que muitos não sabem é que a Bíblia foi escrita 300 anos depois da morte Cristo..
    Que foi reescrita por um Papa que colocou nela tudo que era de seu
    interesse político e econômico. (fez a fortuna do Edir Macedo)
    Existe até uma Bíblia escrita por Judas o que quer dizer que Judas
    não morreu enforcado.
    É preciso discutir a Biblia sem sentimento de culpa (carro chefe da igreja),
    a luz da ciência, levando em conta que eles não tinham conhecimentos científicos,
    para descrever fenômenos naturais e que tudo era atribuído a divindades
    desde o começo da humanidade.
    Com a evolução do conhecimento cientifico da para supor
    que as águas do Nilo ficaram vermelha com a maré vermelha (uma espécie de alga)
    e que Deus foi muito cruel e vingativo para libertar o seu povo do Egito.
    Uma atitude não muito recomendada para um Deus misericordioso.

  28. Cada um tem o direito de escolher a quem ouvir, se não ouvir ao Papa ouvirão a voces, leitor que escreveu ou jornalista que concordou, então de uma forma ou de outra vão sempre ouvir alguem então deixem a esolha por conta de cada um, que ouçam e sigam o que quizerem!

  29. Falar de religião é tão polêmico quanto falar de futebol, pois cada torcedor, em hipótese alguma, abrirá mão de suas convicções.
    Mas fica difícil acreditar numa religião que tenta monopolizar o próprio Deus, quando diz que ela é a única e verdadeira igreja cristã.

  30. Pena que um homen que se diz tão culto e diz ser catolico nao conheça a palavra de Deus, o mesmo Deus que o criou. Lastimavel. Mas os caminhos que levam a Deus parte pelo conhecimento de sua palavra a profissao de fé (nao acredito que ele saiba o que é) e a obediencia. Quando desejamos ser deus pensamos dessa forma. Mas que Deus pai criador de todas as coisa possa ilumnar a sua vida. Nao se esqueça a criatura não é maior que o criador.

    1. Voce acredita que veio de Adão? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      e a Mulher veio da costela de Adão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Voce deve acreditar em Papai Noel, mula sem cabeça, saçi

      Cansei dessa ignorância em pleno Século XXI, pensei que a Idade Média já tinha acabado, mas pelos comentários não acabou!!

  31. Valioso texto do Kotscho. Objetivo e claro, como o de costume. Gostei da sinceridade na escrita de quem assume sem se portar como “acima de todos os demais”, como o costume no meio eclesiástico católico. Ditar normas, estipular regras e determinar lições e comportamentos, até fariam algum sentido se a fonte (produtora), igualmente se submetesse aos ditames. Acontece que todos os ditos valem para todos, menos para quem os diz. Pior ainda, quando a postura é de quem se vê acima do corriqueiro cotidiano “mortal”. A Igreja Católica e sua voz oficial pelo Papa poderiam ocupar-se de suas questões internas e das orientações significativas aos fieis. Envolver-se com a vida social, para nós, marcadamente urbana, é participar muito mais do que dizer se pode ou não e em quais condições, usar do preservativo. É difícil escapar da resposta de indiferença quando se é extemporâneo e absolutamente, desnecessário. 22/11/10

    1. A Religião está na base de toda enganação, corrupção, trapaça, e pelos comentários brilhantes que vi aqui defendendo essa instituição falida, ainda vai permanecer por algum tempo!!

  32. Enquanto vocês ficam discutindo sobre as palavras do papa sobre o uso de camisinha, aborto, pedofilia(dentro da igreja católica) etc, eu me pergunto: quanto será que custa aquela sapatilha vermelha(Yves Saint Laurent? Louis Vitton? sei lá…), muito sutil que o senhor Ratzinger usa?E quanto será que ganha aquele seu secretário bonitão?
    esse papa seria cômico, se não fosse tão ridículo rsrsrsrs…

  33. Rsrsrs… Lendo os comentários, eu não sei quem está mais perdido: se é o autor do artigo ou se são os leitores que o comentam.
    Sou católico, procuro a medida do possível respeitar o que diz a moral da Igreja, principalmente porque ela mesmo diz que a última instância moral da pessoal é a “sua propria consciência”. A Igreja no seu pronunciamento oficial não fala simplesmente para um caso individual e específico, ela fala em forma geral e para todos os fiéis. Existe a normal geral, e existem também a aplicação pastoral dessa norma geral. O geral para a Igreja é defender a vida, a aplicação pastoral desta norma geral é dever de cada um, em sua liberdade, de colocar em prática o valor e a norma de “defesa da vida”. Não acredito em homens, acredito nos valores e na prática do Evangelho… Por isso, entendo o Papa e entendo também o limite de seu pronunciamento em sua aplicação pastoral…
    Caro, amigo… Isso depende de nós. O seu papel foi feito, estando nós de acordo ou não, cabe a nós avaliar a partir de nossa consciência e intensão se isso ajuda ou não a valorizar e defender a vida… Valeu a tentativa Ricardo!!!
    Um abraço!

    1. De todos os comentários que li aqui, o seu foi o mais parecido com o meu pensamento como católica praticante e participante. Nós temos a consciência que distinguirá o plausivél ou não. Quando o Papa proibi a camisinha, no meu entender, ele se refere a vida promiscua. E como um cristão que defende a vida pode ser a favor do aborto? Não tem propósito.

  34. Ricardo, se realmente respeita os católicos que tem no Papa um líder espiritual e moral deverias parar de atacá-lo. Afinal de contas como revelas estás te lixando para o Papa. O teu pedido de desculpas aos católicos no início do texto e depois atacando o Papa de forma desproporcional transparece um cinismo que não cabe a um profissional experiente.

    Como católico que dizes ser deveria saber que a fé católica é uma proposta de vida e não uma imposição. Ninguém impõe uma fé e sim se propõe. Quem não quiser seguir as orientações do Papa, sem problema siga a sua vida e respeite aqueles que desejam. Aliás, isso se aprende na catequese na infância. O lastimável é que muitos permanecem com esta catequese pueril e quando se tornam adultos opinam como verdadeiros “teólogos”. Sim, não dá para chegar a uma outra conclusão depois de amontoado de tolices que falam a respeito do Papa. É uma pena.

    1. Concordo com tudo o que você disse José Antonio. Ainda acrescento que não dá para aceder uma vela para Deus e outra para o Diabo. Católico que se presa e respsita os mandamentos da Santa Igreja Católica acata os ensinamentos do Santo Papa.Para os descrentes materialistas e subversivos, deixo a seguinte frase do Pe. Léo ( Comunidade de Bethânia ) ” A IGREJA CATÓLICA NÃO PERDE FIÉIS, MAS SIM INFIÉIS “

    2. Se ele não se metesse na minha vida eu não o atacaria.
      Ele que aprenda a separar a Igreja do Estado,
      os católicos dos não católicos.
      Tire todas as imagens das repartições publicas.
      Eu não pago imposto para Cristo eu pago para o César.

    3. Interessante como algumas pessoas declaram seu “mais claro repúdio” ao autor da crônica, mas lê até o fim e perde tempo precioso tecendo críticas com a profundidade de um pires. Da mesma forma que alguns “fiéis” defendem o Papa e a Igreja Católica, deveriam utilizar esse tempo ao apoio e colaboração ao próximo, na ajuda aos carentes e se sobrar um tempinho, a um bom estudo teológico para discutir certas coisas sem se expor como simples “carola” e não como fiel que se alardeia ser.

    4. Caro José Antonio,

      Você escreveu:

      “Quem não quiser seguir as orientações do Papa, sem problema siga a sua vida e respeite aqueles que desejam.”

      O inverso precisa valer também. Os que decidem seguir a igreja católica, o Papa e tudo mais, precisam respeitar o direito dos que não querem. Eu tenho o direito “sagrado” de não querer seguir o que reza a igreja católica.

      Esse meu direito não pode ser ameaçado pela criação de leis que me obriguem a seguir os dogmas católicos.

      E se o papa começar a orientar os seus fiés a votarem em candidatos que prometam fazer leis contra o uso da camisinha ?

      E se o candidato for eleito ?

      E se o eleito conseguir aprovar essa lei no congresso ?

      Vou ter de sair do país para ter o direito de usar camisinha sem ser com prostitutas ?

      Ou vou ter de passar a fazer sexo só com prostitutas, no caso de querer usar a camisinha ?

      Deus deu um cérebro a cada um !

      Vamos usá-lo, cambada !

  35. Quem não se lembra do Santo Papa João Paulo I, de nome Albino Luciani ? Franzino, novo para a media dos papas, apenas 65 anos de idade, esse Papa chegou cheio de idéias progressistas, falou em mudanças estruturais da igreja, lançou idéias revolucionárias para permitir sexo entre casados sem a necessidade de ser com um único propósito de procriação, ele veio com idéias de fazer uma igreja Católica mais popular para evitar a perda de fiéis, aproximou o Judaísmo a a Igreja Ortodoxa, Russa da igreja Católica.
    Foi ai que o colegiado de Bispos e Cardeais disseram: “Não habemus mais Papam” e ‘faleceram’ sua santidade João Paulo I ( com apena nove meses de papado), elegeram João Paulo II, um papa mais conservador e doutrinários ferrenho de bases dogmáticas..

  36. Faz muito tempo que o Papa diz uma coisa e os católicos vivenciam outra. O Papa faz recomendações que a sociedade católica não vivencia. De duas uma: ou ele terá que mudar seu discurso ou muitos “católicos” terão que se adequar a Igreja e aos seus mandamentos. Na verdade, na verdade, é só para inglês ver…porque a maioria dos ditos católicos não seguem o que o Papa diz e também não deixam a Igreja. Acreditar em Deus é uma coisa (para mim lenda), agora acreditar na Instituição´é totalmente retrógrado. Não conseguem perceber as relações ideológicas e o todo o mal que já fizeram para a humanidade. Ser bom é uma coisa, seguir a igreja outra….

    1. Mas como é possível acreditar em deus ou outra entidade e não fazer parte de uma igreja? O conceito de deus está diretamente relacionado à igreja. É a igreja e sua bíblia quem define quem é deus. Se você acredita num deus que não faz parte das principais religiões, você acredita num deus “ainda mais imaginário”.

  37. “Quem ainda da ouvidos ao Kotscho?”
    O que faz as pessoas acharem que meia duzia de atributos em seu curriculo lhes dão o direito de opnar sobre o que não conhecem a fundo.
    Antes de opnar publicamente, esse tal Kotscho deveria primeiramente aprofundar-se sobre a doutrina da sua própira igreja. Neste caso em especial poderia ter discutido por exemplo com professor Felipe de Aquino.
    A idade do papa está realmente avançada, mas a sua t.bém. Cuidado vc pode estar ficando gagá.

  38. Babaca, imbecil, etc., é este tipo de adjetivo mesmo que estou lendo por aqui? Estranho, meus primeiro comentário por aqui foi retirado por “conter” ofensas como estas. Estranhos critérios…

    Em tempo, porque tanta raiva de alguém que como voce mesmo diz, não tem significado algum? Não se deve mesmo levar a sério nada que este homem, o papa, escreve, nem o que o criacionista Boff escreve. Estranha raiva, será voce um neo-evangélico, assiste a Record?

  39. Lamentavel o seu texto!
    Correto seria perguntar.
    Quem ainda ouve o Ricardo Kotscho?

    Concordo plenamente.
    Você não é católico, jamais. Católico que é católico sabe as doutrinas da igreja e sabe que o Papa é um “representante” de Deus. Se você não concorda, o problema é seu, mas não diga que é católico sujando a imagem do Papa.
    O uso do preservativo não é correto, assim como o sexo fora do casamento. Se todos seguissem essa doutrina, não precisaria usar camisinha, e não teria epidemia de Aids. Mas infelizmente não é assim, porque existem pessoas como você no mundo.

    1. O uso do preservativo não é correto? Você provavelmente nunca usou um. Deve ter uns 5 filhos, deve trabalhar pelo menos 16 horas por dia pra sustentá-los e sua vida social deve se resumir à igreja. ¬¬

  40. Caro jornalista, para nós que somos católicos, ou, mais abrangentemente, cristãos, pois tenho vários colegas não católicos, porém cristãos, as palavras do Papa são muitíssimos relevantes, pois nos serve como referência, nos dá discernimento para determinadas situações da vida. Creio que você, na sua profissão, e de maneira a lhe proporcionar atributos em sua área, usa de fontes de consulta, com certeza, defendendo causas ou posições daqueles que respeita. Agora, você postar algo, falando em nome de “todos” ou quase “todos” é, no mínimo, inconsequente, pois creio que eu também posso falar em nome de “todos” ou quase “todos” e vir aqui lhe informar que respeitamos e muito as palavras do Papa e de nossa Igreja, concebida por Jesus a 2000 anos atrás. Admira-me você se intitular como católico, pois quem diz ser de uma determinada denominação deveria, no mínimo, respeitar aquele que conduz a sua Igreja.

  41. Prezado Ricardo,

    Novamente você nos brindou com um excelente texto, pena que ainda existe uma pequena parcela da população que vive como se estivessemos em plena idade média, não sabe usar utilizar a conciencia para ir além do preconceito e acha que proferir criticas ao Papa é a mesma coisa que ir contra todos os preceitos religiosos.

    Viva a democracia.

    Viva ao país Laico.

    Abraço

  42. Sou evangélico e discordo de você… ou você não é católico ou você respeita o que diz seu líder. Se dizendo católico você diz seguir o que a bíblia diz, não tem como você acreditar em alguma coisa e não em outras.

  43. Acho que para criticar tanto o Bento xvI épreciso conhecer a findo a palavra de Deus, os ensinamento de Jesus Cristo. E vc se diz católico, mas se vê que não entende nadinha da igreja de Cristo.

  44. Para o sr. joacir paulo silveira:

    Você recomendou em seu comentário que o jornalista que escreveu esse texto (por sinal, muito bom) criticando o papa lesse a bíblia, pois eu recomendo que você leia um livro de Português antes de escrever as besteiras que você escreveu.
    É por causa de pessoas burras como você que pessoas autoritárias e atrasadas como o papa ainda tenham quem as escute…

  45. Gostaria de agradecer ao Sergio por suas palavras… ou vc é ou não é… o homem moderno quer que a religião se adapte as suas necessidades e vontades.
    Antes ser ateu do que católico não praticante ou que vive criticando as diretrizes da Igreja.
    O que a Igreja faz é direcionar a vida do cristão, se vc pratica ou não, é lá com vc… por isso nos foi dado livre arbitrio.
    Mas uma coisa é fato, sendo o papa lider do corpo que é a Igreja e a cabeça é Cristo, basta lembrar das palavras de Jesus para saber se devemos ou não obedecer ao que ela nos diz: “quem vou ouve, a Mim ouve.”
    Me desculpe Ricardo Kotscho, mas sua matéria foi bastante infeliz.

  46. O problema da Igreja é não aceitar o óbvio
    que esta, a cada dia, mais ululante.

    É uma religião baseada no temor a Deus e ao Satanás.

    O Satanás é um pitbul que Deus solta ou prende
    de acordo com as ofertas e orações.

  47. Eu ouço o que o Papa diz… Sou católica, reconheço falhas humanas na minha e em qualquer religião. mas acho que esse texto é preconceituoso e afronta o catolicismo. Ao contrário, são pessoas tão “liberais” como o autor que fazem o mundo ser o que vivemos hoje.
    Lamentável.

    1. E como é o mundo em que vivemos hoje?? Cheio de guerras?? Sim. Motivadas por que? Religiões principalmente. Violência nas cidades? Sim. Sabe o quê motiva essa violência? Religião. Já fui assaltado algumas vezes na rua e, sabe o que é engraçado? Os assaltantes, antes de irem embora, dizem pra você “deus te abeçoe”! oO
      Parece piada?

  48. Com todo respeito Sr Ricardo Kotscho. Se vc é Pai o que diz para seu filho nao deve ter relevancia ???!!! Se esta certo ou errado nao vou questionar. Se o seu patrao de der uma ordem voce pode escolher entre obedecer ou procurar outro servico. Religiao tem algumas regras minimas, algumas voce aceita outras voce TENTA obedecer. Mas questionar da maneira como vc fez no seu texto !!! Deixa até uma duvida pois se vc se denomina catolico, deveria saber que a verdadeira fé cristã esta acima do certo e errado ou razao. Ou vc acredita e tenta lutar por aquilo, ou procura algo que se molde aos seus desejos “seitas diversas”. Quando voce dá uma ordem ao seu filho ele obedece ou faz do jeito que quer. Se os filhos respeitassem e dessem ouvido ao que os pais falam eu acredito que o MUNDO estaria BEM MELHOR. E as palavras do Papa em termos gerais seguem aos primordios ensinamentos do proprio JESUS. Isso é comprovado em diversos textos biblicos, e outros estudos ja explicados até pela ciencia. Mas para finalizar. Desde quando TENTAR fazer o certo é errado. Ou o correto é fechar os olhos e virar as costas p/ os verdadeiros problemas e erros. Qual seria o IDEAL, ter apenas um parceiro sexual ? Ou atraves do uso da camisinha ter infinitos parceiros ? Matar nao pode mas se usar silenciador ninguem fica sabendo ai pode ?!?!?!?

    1. Como assim acima do certo ou errado ou da razão?? Você acabou de dizer que a fé cristã está acima de tudo e de todos.
      É por esse tipo de pensamento e outros que as religiões acabam sendo atacadas. Mas claro, não é o principal motivo.
      E se as crianças fizessem tudo o que os pais mandam, ainda estaríamos vivendo na Grécia antiga e venerando Zeus, Atena e outros. E claro, não estaríamos tendo esta discussão.

  49. “Quem ainda ouve o que diz Bento 16?”

    Você Ricardo!
    Você é um dos que ainda ouve essa bestialidade. O chama de “chefe” da igreja e ocupante do trono de Pedro.
    Caso a imprensa, você e qualquer cidadão não desse pelota para as bobagens desse padreco inquisidor a sua pergunta já teria resposta.
    Não comente, não dê espaço, não publique nada dessa vergonha – que diz que se espanta mais com a repercussão do que com a dor dos humilhados pela pedofilia não merece nenhuma atenção – e o mundo vai viver melhor, mais saudável, porque livre dessa poluição bestialógica.

  50. Bento 16 Apenas representa a imbecilidade dos que seguem qualquer religião.

    Para todos vocês que acreditam em Deus da maneira como a biblia impões, não existe diferença nenhuma entre a imbecilidade de vocês e a do Bento 16.
    Você está criticando o Que Kotscho???

  51. Ops!
    Faltou uma letra que muda o sentido da frase.
    Queria escrever:
    “quem diz que se espanta mais com a repercussão do que com a dor dos humilhados pela pedofilia não merece nenhuma atenção”.

    Faltou o “m” e saiu ‘que’ diz. Correto é ‘quem’… não merece nenhuma atenção.
    Valeu

  52. Que tal solicitar ao vaticano que se faça um autópsia nos restos mortais de João Paulo I para confirmar se ele foi envenenado ou não?
    A Igreja, assim como máfia, partidos politicos, presedentes e congressistas são todas facções defendendo interesses próprios. E muitos jornalistas se locupletam com uma dessas facções para defender seu dinheirinho.

  53. Pelo que vejo, vc ouve e se importa com o que o Papa fala, tanto que, quando ele fala alguma coisa que desagrada aos “modernos” o mundo cai sobre ele de críticas e xingamento. Ele exerce o direito sagrado de toda democracia que é a livre expressão, ele é o chefe de uma Igreja e tem o direito de dizer o que ele acha certo sobre tudo e qualquer coisa. Se as pessoas fazem o que prega aí é outra coisa, cada um paga o preço de seus atos e chegará a hora de prestar contas deles .

  54. fico pensando se o que o papa diz não tem importância, por quê então tanta polêmica?
    Que as autoridades hoje em dia já não são ouvidas não é nenhuma novidade, o que dizer dos próprios pais que sequer conseguem exercer e conhecer os próprios filhos e ficam perplexos quando surpreendidos por atitudes como a da violência gratuita aos jovens na Paulista?
    Não ouvir alguma autoridade nem sempre significa que a mesma não tenha nada de importante a dizer, até porque há surdes que o são por não quererem ouvir.
    Em relação ao papa só não consigo entender como alguém que se diz católico pode achar que ele não tenha nada a dizer ou representar; é um contracenso, pois a figura papal não é novidade alguma por óbvio!
    Por fim não é de se espantar se aquilo que diz o papa nãoo é seguido por muitos, primeiro porque o evangelho é proposta e nunca foi apresentado como caminho fácil, deixa livre a escolha mas aponta não ameniza a exigência diante das escolhas que se há de fazer!
    Jesus quando falava também da exigencia do seguimento e necessário comunhão de corpo e sangue com ele, ficou também falando sozinho porque muitos não aceitaram sua proposta, nem por isso Ele tentou negociar; simplesmente deixou livre a todos ao dizer até para os discípulos se estes também quizessem poderiam ir embora! Paulo em seu apostolado afirma que se quisesse agradar ao mundo não teria seria servo de Cristo, que não cruz também não teve tantos a apoiarem sua mensagem…
    Não somos obrigados a seguir o que quer que seja, mas se dizemos “católico” ou cristão há que se ter coerência com as escolhas feitas, fácil é optar pelo caminho da porta larga, mas o que Jesus propõe parece ser bem diferente disso. Quanto aos outros que não professam essa fé não podemos esperar que comunguem desses valores mas quem se diz parte do rebanho e nem sequer para para considerar o que diz o pator me pergunto se de fato é ovelha ou é um lobo travestido. Católico de fato ainda que discorde precisaria no mínimo dobrar os joelhas e economizar a lingua para peder que o Espírto Santo areje cada vez mais a vida de todas as igrejas, afinal só a verdade conduz a liberdade; e a verdade é Jesus!

  55. Não sou católico, mas observo que a maioria dos católicos que conheço não segue tudo o que diz o Papa. Parece que hoje em dia filtram aquilo que vão seguir ou não. São os chamados católicos não praticantes.

    1. Isso acontece porque o ser humano é perfeitamente capaz, por si próprio, de analisar e julgar o que é certo e errado, o que é aceitável e o que não é. O ser humano é, antes de tudo um ser sociável, ele precisa se adequar constantemente para que possa fazer parte de sua sociedade. Assim não é surpresa que muitos religiosos, não apenas católicos, filtrem certas coisas consideradas absurdas na sociedade moderna.

  56. É incrível como nossa religião Católica desperta tanto euforia na hora de criticar e com os brios até mesmo de quem tem a infâmia coragem de dizer-se Católico. Simplesmente sem o menor respeito, repudiar a Maior Autoridade para nossa Fé, que é BENTO 16, PARA NÓS QUE ADREDITAMOS EM UMA IGREJA UNA, SANTA E TRINA, lamentos se suas experiências são baseadas em preconceitos e frustrações com o catolicismo… claro, que ser católico é uma questão de fé… e coragem . E só para constar, sim temos um Pastor que se manifesta sobre os mais variados assuntos que o mundo secular demanda, mais se não agrada a maioria, é por ter como princípio: A verdade, doa a quem doer e é sobre o coração da Trindade que recaiu todo coração ferido por consequências de escolhas livres, porém, caríssimas. Mas, Sr. Ricardo se acha tão moderno, oriente as pessoas como devam agir… tem a solução para a quantidade de pessoas doentes, física e mentalmente por serem tão modernas que esquecem as vezes que são seres humanos, nos apresente. Não gosta de Bento 16, lamento mais não nos afetaram suas opiniões que por sinal pode ser manifestadas… como também a do Pontífice. Que Deus o abençoe… muito obrigada!

  57. Realmente vendo estes comentários, posso afirmar que todos deveriam ter suas opiniões, tais como a do Ricardo Kotscho mais que ficasse pra si e não as colocasse para julgamento.

    Ahumanidade no que se refere a religião é uma pura brincadeira e ai faço minhas esta frase (Não adianta ir a igreja rezar e depois fazer tudo errado).

    Se cada um parar para meditar verá que pode ter sua fé mais sem querer ser demagogo ou melhor do que ninguem
    talvez se caso ao ivez de bater pra valer no Ricardo Kotscho, todos fisessem uma autocritica para ver se um dia nunca falou coisas bem mais graqves do que ele e tentasse ao menos perdoar não seria melhor?

    A todos que neste momento batem no Ricardo Kotscho leiam os dez mandamentos e vejam se estão erradno tanto ou mais do que ele ao so saber bater reflitam

  58. Do jeito que vai, os lideres vão ter que ouvirem eles mesmos

    Parabéns Sr Ricardo pelo postado era mais que preciso um titulo assim que combina perfeitamente com a realidade presente, que pede uma atualização

    Não e só das religiões, não estão subestimando a capacidade dos seus próprios semelhantes

    Não e só das religiões, não exemplos a seguir e um sinal de alerta para se atualizarem urgente, se não as crianças já vão nascer no cargo

    Sem dar apoio educacional altura para todos os nossos descendentes serem instruídos na hora certa da vida os lideres, vão ter que ficar sozinhos na frente do espelho para eles ouvirem eles mesmos

    “Uma câmera na mão, um direito de lutar”

    Um direito de lutar para vencer todos os obstáculos além dos necessários os desnecessários pede mais que uma câmera na mão, para produzir solução

    Tudo que se cria. Poe no ar, se ajudar poucos, e prejudicar muitos, com o tempo começam a sair do ar diluindo e se dissolvendo por si só, o que não da chance

    Câmera na mão

    Câmera na mão e solução e breque de mão ao mesmo tempo ficando como credito no cobre para os lados negativos

    E solução positiva para tirar do ar as partes negativas as informações e as contras informações

    Zico numa entrevista ligada ao goleiro, disse, você que e alguém importante ou ainda vai ser tenha cuidado quando sai da sua casa do seu trabalho, para as baladas e outras coisas se não for positiva fica ligado

    Porque por todos os lugares onde passamos sempre tem gente com tudo que a tecnologia produziu de melhor para fotografar gravar filmar e postar

    Dizem que essa matéria foi a causa do desligamento dele do clube, mas por outro lado isso vai eleger ele como Presidente do Flamengo

    Porque a visão dele vem no mesmo sentido deste postado, para equilibrar as ações de baixo para cima e solução dos problemas de cima para baixo, que e bem diferente dos problemas de baixo para cima e a falta de infra-estrutura geral do básico

    E de cima para baixo, e o risco por ter muito, vindo pelos que não tem nada por isso que todos os problemas são nossos, e toda solução tem que ter a participação de todos por que tem tudo haver com a vida de todos

    TelepovoTV No ponto de Parada de Ônibus, porem tudo indica que em breve, a mania vai ser o canal produzindo solução de tudo por todos, ta escrito na ficção, que a diversão precisa de renovação, tudo tem custo por isso vem a nova era fisgando todos na mesma direção, com o vácuo da economia no ar o cheque mate vem mais rápido

    Iniciativas como essas não só baixa os preços como beneficia a economia em muito, isso devia ser incluído na bolsa família, aumentando o valor para um salário mínimo, no lugar dar fim as transferências de todas as aposentarias, porque todos que ficam já recebem em vida

    As câmeras estão ajudando a melhorar as condições de vida de muita gente que era despercebida

    Parabéns aos estudantes

    Que começaram a levar tudo da vida real por conta própria para as salas de aulas das escolas, decisão inteligente

    Uma iniciativa inteligente tomada pelos estudantes que vão substituir a gente
    Isso e uma solução produzida pelo entendimento, o certo e que todas as estudantes e os estudantes deviam ter acesso a todas as despesas independentes da instituição que estuda ser publica ou privada

    Afinal e para isso que estão estudando para aprender, e nos temos que deixar uma estrutura educacional que ensine todos os nossos descendentes melhor que nos em tudo
    http://www1.folha.uol.com.br/saber/834067-unifesp-desperdica-r-12-milhao-com-alugueis.shtml

  59. E´muito engraçado quando pessoas questionam os ditames da igreja mas não são capazes de discutir leis no Brasil, digo leis pois as mesmas devem ser seguidas a risca caso contrario sofrerás as penalidades cabiveis.
    Vamos aos exemplos:
    A igreja é contra o aborto, camisinha.
    A lei diz que um assasino, estrupador etc, não pode ficar preso por mais de vinte anos e que com um terço da pena já pode respoder em liberdade.

    Isso posto, pergunto:
    Não existe discussão mais importante?
    Uma norma é uma recomendação, e uma lei é um codigo que deve ser seguido.

  60. Que tristeza, ficar sabendo que mais um catolico pensa assim, por isso que nossa Igreja esta perdendo seus fieis, devido a certas pessoas dizerem ser catolicas, rssss na verdade nao sao, disse bem minha irma em Cristo (protestante) que ele nao e catolico e sim um seguidor do Papa, cuidado… foi assim que Saulo (Paulo) caiu do cavalo perceguia Jesus seus irmaos…ficou cego e depois foi um grande apostolo, Creio em Deus em sua Misericordia que em breve voce caira do cavalo..ai sim sera um grande seguidor ao nosso querido e amado Crito Jesus…A PAZ DE CRISTO E O AMOR DE MARIA…

  61. Ricardo, escreva sobre o Lula, sobre as Piramides, sobre as marginas, Banco Central, Partidos Políticos e ou sobre que quizer. Acompanho-o há tempos, mas que peso tem o Papa para vc? Certamente não é o mesmo peso que tem para mim. A bravura das palavras são sempre vãs quando são desreipeitosas. Quer ver? Eu concordo com o Papa. E se eu lhe falar que tambem falo na preservação da vida? Quem é voce ou quem somos nós para recriminar? A diferença entre nós é que eu não tenho a pena. Não está certo incentivar o desreipeito, o desapego à vida e aos outros.

  62. Sobre um comentário referente ao balaio eu gostaria de também dar minha opinião.
    Antigamente se usava mais o balaio para buscar mantimento na roça e era muito agradável ver as mulas carregadas de balaios em contrapeso eram coisa boas que se carregavam.
    Também eram usados para colocar e carregar roupas sujas para levar na bica e no ”batedô”.
    Balaio também era usado em alguns casos pra colocar bebê dormindo enquanto a mãe trabalhava.
    Balaio se usa pra carregar comida pros porcos no chiqueirão.
    Balaio se usa para carregar pão.
    Pra gata dar a cria.
    Em um balaio se carrega quase tudo depende do material que se dispõe para colocar dentro dele ou se aproveitar do que dentro dele foi colocado.
    Penso que depende do gosto de cada um.
    O blog tem nome perfeito e criativo.

  63. Li com todo cuidado todos oa comentarios e cheguei á conclusão que todos estão cértos, segundo os seus pontos de vista.E u ainda me esforço para seguir os ensinamentos de verdadeiro e único representante do atraves dos mestres do .

  64. Se você acha que a Igreja é retrográda ou não se deva se meter em assuntos aqui no Brasil, você desconhece a sua própria condição de cristão! A séculos que a Igreja é um instrumento de contradição entre os povos que tetam seguir rumos diferentes a todo tempo. É politicamente correto falar de igualdade de homossexuais, legalização do aborto, laicidade do Estado de Direito, mas vemos a realidade brasileira muito afastada de valores morais e eticos. A Igreja deve sim organizar a sociedade de fiéis sob o olhar de Cristo, o Papa é porta voz e guardião desta fé. A Igreja , segundo pesquisa da Escola de direito da FGV é a segunda instituição mais confiavél, perdendo apenas para as Forças Armadas, enquanto a imprensa, como você, não tem credibilidade perante a sociedade. Atente-se a isso e amplie seu conceito como cristão .

  65. Eu me importo e muito!,toda a minha família é católica e recebi minha educação com catolicismo, e acredito que se talvez muitos que não concordam criassem seus filhos acreditando nas palavras de Deus,tendo uma religião à seguir,talvez não tivessemos tanta libertinagem,tanta violência,crueldades e desamor.Ninguém mais respeita a igreja católica,mas a maioria é hipócrita o bastante para comemorar o Natal,a páscoa e até porque não o carnaval,todas festas religiosas,com datas da igreja católica.

    1. Se você procurar no Google, vai saber que essas datas que você citou já existiam muito antes da igreja católica existir, esses feriados são cultos pagãos, procure saber sobre o 25 de dezembro pro exemplo:
      http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091207051512AAj1OP6
      Nesse link tem uma explicação muito boa. Sobre a páscoa segue outro:
      http://erivaldokadosh.sites.uol.com.br/
      e basta você procurar no google, esses feriados a igreja criou para que o real motivo das comemorações fossem esquecidos e substituídos por uns de interesses deles.

  66. acho que as pessoas deveriam mostrar mais respeito ao Papa e demais ministros da Igreja, é bom lembrar que o Bento XVI e seus antecessores dedicaram uma vida inteira a se santificar e suas opiniões são embasadas em um conhecimento milenar da espiritualidade do homem, um conhecimento que nossas mentes pequeninas, egoístas e consumistas de século XXI têm dificuldade em compreender. O Papa e demais ministros da Igreja têm autoridade para falar o que quiserem sim e são voçês, sem dúvida nenhuma, quem deveriam estar cuidando do quintal de voçês, abraço.

  67. Os católicos são os que mais discordam do Vaticano, em diversos assuntos e temas. Seriam inteligentes em permanecerem católicos? Um padre alemão sugeriu 95 mudanças a Roma, quase parou na fogueira por isso. Lutero mudou a história da Alemanha, Europa e planeta. Que a América Latina acorde once in a lifetime.

    1. A america latina precisa acordar mesmo e voltar ser 100% católica para que Jesus possa reinar em nosso meio, chega de marqueteiros do evangelho.

  68. É por essas e outras que essa igreja está falindo. Veja o sucesso dos filmes do Chico Xavier, onde o Kardecismo tem explicação para tudo. Sempre com uma palavra de conforto, isso sem contar com as inúmeras igrejas Evangélicas.
    Essa mesma igreja que desde a época da inquisição matou, queimou e acabou com varias pessoas, que hoje está infestada de padres pedófilos, vivem se metendo na política e ainda querem controlar o que as pessoas fazem em suas vidas.
    Acordem, Graças a Deus essa época ACABOU !!!

    1. Nada como um bando de “pseudo-intelectuais” para “explicar” tudo e afirmar que se pode fazer qualquer bestialidade, afinal tudo pode ser corrigido “na próxima”.
      De pessoas interessadas em fazer propaganda do fácil, todos estamos absolutamente cheios.

    2. Sr. Moacir falido está voce com seu radicalismo, Kardek precisa explicar se no dia da ressureição vai faltar espiritos para ocupar os corpo ressucitados,a igreja evangelica a maioria acha que faz barganha com Deus,nós os católicos somos da igreja do pão nosso da partilha da comunhão do amor. voce deve ser da igreja do pai meu.

  69. É claro que a Igreja tenha uma visão mais tradicional, ela vive de dogmas.
    Algumas pessoas se importam com o que ele diz, acham que ele conduzirá o caminho dos fiéis à Cristo. Se existem pessoas que acreditam, cabe a nós criticar?
    Ambos os lados deveriam ter respeito pelas escolhas que as pessoas fazem. Vejo que não é só o papa que quer controlar pessoas, a mídia que recrutar algumas também.

    1. Sim, cabe a nós criticar. Criticar não é ruim. Ruim é se fechar para tudo (ou quase tudo), como as igrejas fazem. Sem críticas não há melhorias. Não há avanços. Imagine se a ciência não fosse feita de críticas. Ainda estaríamos andando de carroças e navegando em caravelas.

  70. Nesse mundo banalizado, onde o traseiro é quem da ordens, fica-se bestalizado quando alguem como Sua Santidade, com toda a dificuldade que deve ser impor a moral nesses tempos de devassidão, tenta abrandar, mesmo sabendo que as leis de Deus não atenuam com o tempo, e na minha opinião, errou. Porque quem realmente o segue, sabe dos mandamentos, do certo e do errado, e realmente não se abala com abrandamento da falta de moral, vergonha e da prepotencia dos que se acham o máximo, né sr. ricardo?

  71. O problema não é a não obediência ao Papa.
    O problema é a total degradação humana em todos os sentidos.Hoje, se fala muito em drogas. Contudo, a maior epidemia é o consumo desenfreiado do comprimido de Fluxetina, cujo efeito, provoca um falsa alegria.
    Como as pessoas estão vazias, de corpo, alma e emente, precisam recorrer a esse artifício em subtituição a Deus.
    Pobres miseráveis!!! ganhariam mais com uma prece.

  72. Gostaria de registrar que existem certos assuntos que podem ser melhores esclarecidos por pessoas que dedicam suas vidas ao estudo da palavra de Deus. Excessos acontecem em todos os segmentos da sociedade, desde politicos, (o que siceramente eu acho que deveria ser mais relevante nos levantarmos contra o regime atual) policia, medicina, igrejas. Cometário feitos por jornalista sensacionalista que pelo jeito não entende nada a respeito do que a palavra de Deus diz sobre a vida, acredito não ter nenhum fundamento a não ser causar polemica barata e para os que acham que a igreja é retrógrada, meu conselho é que leiam a palavra de Deus, vocês se supreenderiam e entederiam melhor o seu propósito e para que foi escrita. Registro que ainda a Igreja Católica comete erros como qualquer outra igreja ou religião, mas os trabalhos feitos junto a pessoas necessitadas que eles fazem são de tirar o chapéu, não podemos ser insensatos ao ponto de rotular uma instituição de bem por causa de um ou outro que sujam o nome dela. Enquanto isso Sr jornalista, me diga algo de bom que o Sr já fez a alguém? Se já o fez meus parabéns, se não, siga a sua vida e deixe as pessoas serem livres para escolherem o caminho que queiram seguir, alías quem tenta impor que a igreja não é boa para o ser humano, também prega um tipo de crença e isso não tem haver com liberdade.

    1. Pastor, concordo com você. Não se pode falar do que não se conhece, portanto tolerância é a palavra da vez.
      Tolerância com os homosexuais, nordestinos, negros e também com quem escolheu seguir uma religião e com os pastores destas. Viva a tolerância!

    2. …eu nao tiro o chapeu pras obras das igrejas aos necessitados, acho q poderia fazer muito mais, os padres e pastores ,nao todos, mas d maneira geral sao arrogantes e pedem muito..muito mais q oferecem, claro q as igrejas tem um papel basico na sociedade, importantissimo diria, ate porque nao pagam impostos, tem obrigacao de ajudar, o q faz pouco ainda, mais explora a fe dos humildes, contudo a maior importancia ta nos limites q ela impoe a deterninadas pessoas, especialmente algumas q postao aki q sentem-se no diteito d julgar ,condenar , oferecer o ceu ou o inferno usando loucamente o SANTO NOME. Imagine vc se nao fosse guiadas por um lider como padres e pastores, nem o NAO MATARAS elas seguiao. Essa é a obra da religiao dar limtes a vcs q nao tem o verdadeiro DEUS dentro de si. CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ…inclusive o papa, q vcs q o trata d santo ja comentem o pecado da IDOLATRIA.

  73. Esse Sr. Ricardo se diz católico, pode ser, mas católico de araque.

    Os verdadeiramente religiosos pregam unica e exclusivamente os mandamentos da Lei de Deus e os Sacramentos de Jesus Cristo. Todos que querem fugir das regras ficam criticando papas, padres e religiososo.

    Quem quer fazer qualquer coisa que a igreja não prega que façam, esqueçam que a igreja existe.

    Nos dias de hoje quem ainda segue a igreja seguem porque ainda acreditam nos ensinamentos de Jesus Cristo, e com certeza não ficam dando desculpas para as suas ações como o Senhor.

    Voces parecem que esquecem que Jesus Cristo morreu crucificado exatamente porque não aceitou a hipocresia, diga-se de passagem continua bem viva nos dias de hoje.

    Quer ser gay que seja, quer ser prostitutas que seja, quer ser bandido assassino que seja mas parem de querer a igreja católica mude para o bem estar dos mesmos.

    Será efetivamente que estas pessoas ligam ficam com a consciencia pesada por iram contra o que a igreja prega.

    Hipocresia tem que acabar, senhor Ricardo, nunca se esqueça que a igreja é composta de serem humanos, como em todo o seguimento de uma sociedade. Alguns ou uns tantos erram mas nem todos. O Papa continua pregando (e algumas vezes irá errar, por ser humano), o que todos os outros pregaram. porque a igreja tem que mudar somente porque vcs querem isso.

    Basta disto não acha não, vá criticar os poderosos que criam as armas nucleares, aqueles que realizam diariamente desmatamento, os corruptos desta nação que não são poucos, a criminalidade.

    OU será que criticar a igreja e o papa é mais fácil, pois ninguém vai vir tirar satisfação pessoalmente.

  74. Críticas desnescessárias feitas ao Papa pelo Kotscho.

    Todos nós seres humanos somos dotados de livre-arbítrio,sendo até mesmo ensinado o seu significado em aulas de religião.

    Quando Ricardo Kotscho mistura a manifestação do Papa com ditadura,Estadão ,Leonardo Boff,e apela p/ a pedofilia para tentar confirmar tudo o que escreve,está na verdade tentando desqualificar a Instituição Papal,tendo em vista que João Paulo II,pessoalmente, foi o artífice da derrubada do muro de Berlim.

    As viúvas daquele antigo comunismo jamais perdoarão e não medirão esforços para tentarem fazer valer a sua visão dos fatos.

  75. Em minha opinião o Papa e sua turma deveria ajudar mais financeiramente as classes pobres e se calarem sobre assuntos que eles não deveriam conhecer, pois como alguem que nunca se relacionou sexualmente e nunca constituiu uma familia pode aconselhar? , não incentivar o não uso de preservativos, pois quem irá cuidar dos enfermos por DST e quem irá amparar os bebes que são largados a esmo?, com certeza não será o papa e muito menos o Vaticano que esta sobre milhões de euros conseguido sabe-se lá como, inquisição talvez, com certeza se isto acontecer ou melhor acontece, vão querer que os governos tomem provitencia e se eximem de qualquer culpa.

  76. Francamente…em pleno 2010 ainda há ladainhas como essa, é o fim da picada. Agora, se dermos uma pequena olhada ao redor, num desses canais de tv ou estação de rádio onde pululam nova e velhas seitas, veremos que não é só papa que se intromete em assuntos que não lhe são da competência.

  77. Lamentável que a Santidade Sr. Sebento 16 ainda pense que tem algum poder sobre essa instituição falida cheia de escandalos de pedofilia e opiniões fora de propósito. Amém!

  78. Parece que o iG não aplica o mesmo critério de veiculação de artigos a autores de blog que se acham tão acima de tudo e postam verdadeiras aberrações preconceituosas. Sou católico, amo minha Igreja e o papa. Sigo os preceitos da Igreja, defensora da dignidade humana. Quem discorda de sua doutrina é convidado a ficar no seu canto, tem liberdade para isso, mas é necessário respeitar a fé de mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo, isso sem contar os antepassados. Não entro no mérito da falha de ministros da Igreja, pois todos estão sujeitos a falhas e será diante de Deus que terão que prestar contas. Falam-se de preservativos como se fosse a solução de tudo quando, na verdade, tem levado também a promiscuidade a tantos lugares.
    Enfim, cada qual tem sua opinião e siga da forma como melhor lhe convir. Eu sigo a Igreja e ouço sim o papa e não é preciso ter conhecimento de causas para poder ajudar o próximo, quando se faz por amor, doação, fraternidade, valores tão menosprezados nos tempos atuais.
    Recomendo que aprofunde seus conhecimentos na Palavra de Deus e na doutrina da Igreja antes de jogar palavras ao vento.

  79. O que o Papa faz não é uma imposição, mas uma indicação de caminho que, certamente, humaniza cada vez mais o ser humano. E hoje, o que temos, são pessoas desumanizadas, sem virtude e dignidade. É claro que os tempos mudaram, muitos valores foram perdidos, mas isso não significa que a Igreja tem que concordar com tanta desvirtuação moral que a sociedade constantemente vive. O que é preciso é que o ser humano saia de seu egoísmo e perceba que a vida é um dom de Deus, e que sexo não é somente prazer e satisfação, mas coisa sagrada. No entanto, considerando uma realidade (que é tão antiga) como a prostituição, é preciso sim ter um cuidado maior para evitar cada vez mais a disseminação de doenças. O Papa tem, sim, todo o dever de mostrar o caminho que a Igreja propõe como a voz de Jesus Cristo. Cabe a cada um aceitar ou não.

  80. Concordo com o autor que o homem tem, por decisão do próprio Deus, a TOTAL liberdade de escolha de como viver a sua vida terrena, enquento Ele, tem a total liberdade para escolher a vida dos homens na eternidade. Toda escolha leva a uma consequencia. Todo bônus tem o seu ônus. Devemos respeitar a amar as pessoas sejam quais forem as sua escolhas. Vale, no entanto, lembrar que este caminho é de duas mãos. Serve pra lá e serve pra cá.

  81. É perfeitamente compreensível que a Igreja e seus comandantes tenham visões dogmáticas. Se abrirem mão das convicções existentes ao longo dos tempos, seriam como outras filosofias de vida que determinados movimentos pregam como uso de métodos contraceptivos, sexo antes do casamento. Mas a mensagem do livre arbítrio e suas consequências deve continuar a prevalecer nos dias de hoje.

  82. …ah, esqueci de dizer, para mim, religião e Deus, o criador, são duas coisas completamente distintas. A primeira é invenção do homem que historicamente abusou e abusa de uma pretensa autoridade para sufocar seu semelhante. já Deus, seja qual for o nome que se lhe dê, é anterior e superior a tudo, sem intermediários.

  83. Quando decidimos ser Catolicos Apostolicos Romanos, decidimos que seguiremos todos os Dogmas da Igreja e a palavra daquele que é o eleito para falar em nome do Cristo para nós. Quando uma mãe decide ensinar sua filha de 4 anos a dançar o “Rebolation” colocando-a em roupas dignas de prostitutas, não imagina que se um mentalmente perturbado a ver, vai estupra-la. E também não imagina que, supondo que se ao invés de 4 ela tiver 14, devido ao estupro, a mãe terá de dar todo o apoio quando a filha decidir que vai abortar.
    O Papa pode errar quanto quiser e os padres também. O que acho errado é o fato de não haver punição da justiça pra crimes hediondos praticados pelos padres.
    Católicos… Não aceitem ataques de colunas ridiculas como essa que acabei de ler. Ricardo Kotscho precisa nascer e ser batizado de novo pra querer criticar a igreja pois não conhece nem mesmo os mandamentos que é a base fundamental na qual o Papa se baseia pra criticar certos comportamentos.

  84. Prezado Ricardo:

    O que o Papa Bento XVI diz é a Verdade (digo com “V”, não apenas no sentido teológico, mas também no mais puro sentido racional), tendo como constituinte todo o arcabouço desses 2010 anos de estudos doutrinários da Igreja Católica.
    Esta Verdade é única e imutável, e o “mais impressionante” é que serve, é comum, e pode ser praticada por qualquer ser humano sem distinção alguma; por isso o Papa Bento XVI fala para todos! (católico = universal)
    Quanto à Verdade, explico melhor: se alguém não quer contrair DST ou AIDS, deixe de ser promíscuo, preze pelo respeito ao seu próprio corpo, e tenha relações com um único parceiro (que por sinal será a Mãe ou Pai de seus filhos), desse modo talvez a AIDS e outras DST possam ser até extintas; se a vida é o bem mais precioso que temos, lutemos para garantir a vida de qualquer pessoa, seja bandido, seja rico, seja pobre, seja prostituta, seja professor, seja ignorante, seja velho, seja doente terminal, seja ainda alguém que está por nascer. A Verdade aplicada nesses exemplos é uma só e tem apenas um único sentido! Não carece de tergiversações!

    Outra coisa, o Papa pode errar quando trata de assuntos comuns, por exemplo: “Qual foi o goleiro menos vazado do campeonato gaúcho de 59?”. Porém em assuntos de Fé ele é e sempre será infalível, caso contrário a Verdade cujo maior portador é ele mesmo, deixará de ser a Verdade, para se tornar uma verdade qualquer.

    O clero pode e tem o que ensinar à humanidade sobre sexualidade ou outros temas relacionados à moral. Seguindo a sua linha de raciocínio, um médico que nunca teve um infarto não poderia ser cardiologista, afinal o que ele entende de ataque cardíaco!

    Afirmo-lhe que tudo o que eu lhe disse pode ser encontrado no Catecismo da Igreja Católica (é um livro, e deve custar de R$ 15,00 a R$30,00, ou pode ser baixado de graça na internet) e são coisas que qualquer criança de 7 ou 8 anos que tenha recebido uma catequese decente sabe, mas os “católicos” ou “os que se dizem católicos”, teimam em ignorar, além de saírem por aí em “conversas de botequim”, ou em comentários de textos levianos, propalando asneiras a respeito do catolicismo.

    Com relação aos excertos de Renato Khair, são expressões sem fundamentação sólida, é “achismo” e “senso comum”. Não podem servir como referência a uma coisa tão séria quanto à moral humana.

    Por fim lhe digo que o Sr deveria ouvir o Papa, como eu devo e como todas pessoas do mundo devem, para o nosso bem e de toda a humanidade.

    1. Segundo a própria bíblia, nenhum ser neste mundo é infalível, isto inclui o Papa. E seguindo a sua linha de raciocínio, em assuntos de cardiologia, um cardiologista não é infalivel, mas acontece. Seres humanos erram. Os melhores seres humanos são aqueles capazes de admitir que erraram, diferentemente dos religiosos, que não são capazes de admitir que estão errados. Mesmo quando evidências apontam em direções totalmente opostas.

  85. Todos católicos que acreditam em Jesus se importam com o que papa diz, e o número de pessoas é bem grande.Independente de ser católico ou evangelico o certo ou errado é para todos.A liberação do uso de camisinha é incentivo para o sexo desregrado.Lamentável que em pleno secúlo XXI, o papa precise nos alertar para o certo ou errado.

  86. Não que eu seja seguidora assídua da Igreja Católica, nem mesmo venho aqui fazer uma crítica defendendo ou não a Igreja. Porém, é preciso perceber que, religião, política, ciência, não se misturam, e cada um desses seguimentos têm dentro de seus propósitos, respostas para apontarem aquilo que acreditam ou não.
    A crítica é coerente sim, mas o desrespeito é desumano. Cada um com sua liberdade, com seu livre arbítrio, tem direito de seguir aquilo que quiser se é feliz assim, isso já é o bastante. Cada instituição de per si tem o direito de lutar por aquilo que acredita. Assim como a religião prega a bíblia (a palavra de Deus), esta convicta de que é preciso transmitir o que Deus deixou para todos. E a quem diga que pagaremos caro por não ter seguido suas palavras. A política, no entanto, precisa tomar providências acerca do que vem transformando a população humana. (vivemos dentro de uma guerra civil sem fim). O governo precisa interferir em certas situações para garantir direitos e deveres de todos. Distribuir camisinhas, por exemplo, é sim, uma forma de prevenção, nem por isto, outras instituições devam criticar a ação governista. A saúde pública é dever do Estado, e este precisa chamar para si soluções para enfrentar tantos maléficos causados na sociedade, (que acredito ser pela própria ação humana). Por outro lado, a ciência tem lá suas convicções, e suas experiências a cada dia nos causam espanto. Mas, tem dado respostas significativas a toda população. Transformando situações que um dia pensamos ser impossível de ser transformado. (corações de um passa a bater em corpo de outro). Aplausos a Ciência! Contudo, acredito que não podemos descartar convicções de quer que seja. Somos humanos, e por sermos assim, somos diferentes. Não precisamos acatar convicções que não acreditamos, todavia, não precisamos desrespeitar convicções alheias. Convivemos o tempo todo com convicções diferentes, a começar por nossa casa, nossa família. Será que deveríamos descartar nossa própria gente? Ou devemos partir do pressuposto de que devemos respeitar cada um do seu modo? Fico com essa última opção. O respeito! Se houvesse respeito entre os povos, muita coisa seria diferente, provavelmente passaríamos a conviver com aquilo que tanta gente sonha. A Paz! Não é abrir mão de liberdade de escolha, de racionalidade e, convicções. Cada um convive com aquilo que acha que lhe conforta.
    Faço uma observação: (…), Papa, Igreja, Presidente, General, não são supostas autoridades, eles são sim, autoridades. Respeito é sempre muito bom ao tratar essas pessoas. É difícil exigir respeito para si quando nem ao menos se respeita o outro. Respeito é uma via de mão dupla!

  87. Mateus 7.1, “não julgueis e não sereis julgado”, quem é você para julgar seu semelhante? Eu não vou julgá-lo para não cair no mesmo erro, mas sugiro a todo cristão que faça uma autocrítica antes de julgar alguém. É aquela velha e antiga palavra:” quem dentre vós não tenha pecado, atire a primeira pedra”.

  88. Quem segue o que Bento XVI fala? Eu e mais milhões de pessoas no mundo. Ou seja, muito mais que as suas palavras que terão talvez mais uns 10 anos de uma fulgaz importância. Aliás, os padres não são condenados ao celibato, mas o fizeram por amor a Deus. A esse respeito (celibato), Jesus disse: Quem puder compreender, compreenda. Você, caro Ricardo, apesar de se dizer católico, não é capaz de compreender. Peça a Deus luzes e quem sabe üm dia compreenderás”.

  89. Concordo plenamente com o leitor da Folha de São Paulo, Renato Khair. O que esse senhor Bento XVI fala ou deixa de falar não me interessa. Como também não me interressa a opinião de pastores, médiuns, pais de santo e afins.
    Sigo minha vida tranquilo seguindo minhas convicções. Ou seja, o que eu faço com meu corpo diz respeito somente a mim e a mais ninguém.
    Não faço parte de rebanhos. Nem dou o direito a líderes religiosos de tutelar minha consciência.

  90. Olha cada um segue realmente o que acredita e vive. É uma quesntão de Escolha, é um grande absurdo essa velha história que o Papa é ultrapassado e que a Igreja não se atualiza. O mundo sim, que está passando do limite, não tem mais paz, não tem mais amor. E querem liberar a camisinha, bom isso não depende do que o Papa pensa, só que o que Ele orienta é o que Jesus faria hoje só isso. Não esta obrigando ninguém a seguir isso. Agora quem se diz cristão e católico como o Sr. Ricardo, não é de verdade qdo repudia o que o Sto Padre declarou.

  91. Esse jornalista deveria falar por si próprio, e ainda se dis católico. Os Catolicos devem sim houvir o que o Papa fala é de grande importancia e principalmente nos dias atuais, que tudo é relativo, não é verdade. Cada pessoa vai ser cobrado por Deus as suas má atitudes. Isso é uma certeza.
    Vim dizer que é católico e falar mal do Papa que representa Deus na terra é um absurdo. Essa pessoa só foi batizado, não sabe o que é segui o Cristo Ressusitado e a igreja que ele criou.

  92. Primeiro se vc fosse realmente católico saberia mais da Biblia e entederia o que o Papa quer dizer.Segundo respeitaria a Santidade e não falaria mal da própria religião. Você pensa que sabe tudo que é o maior cuidade cara .Deus disse quem persegue os meus discipulos é a mim quem persegue .Cuidade com a lingua senão vc podera beber seu pr´prio veneno.Pense antes de falar qualquer coisa numa rede de comunicação.

  93. Em setembro de 2008 o Vaticano concordou com a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin. Então se evoluímos de seres com pouca inteligência para o que somos hoje, está claro que as religiões foram criadas por nós mesmos e não por uma divindade. Então, não tem sentido haver ainda a figura de um papa pregando o que nunca existiu de real.

  94. Raciocinemos em cima disto: antigamente, acreditava-se que cada ser humano era criado à imagem e semelhança de DEUS. Hoje, cada ser humano cria o seu deus à sua imagem e semelhança e, de acordo com a suas necessidades. O deus de um nunca é igual ao deus de outro, de forma q

  95. Meu caro amigo jornalista, voçe se diz católico, graças a Deus. Mas é preciso ouvir a voz da igreja no tocante guando fala em nome de Deus e do Santo Livro (a Bíblia Sagrada), o Papa por sua vez é também um homem errante: pos sabemos que só Deus é inerrante. Em vez de voçe queirer enxugar a lingua no chefe da igreja católica,por que voçe também não critica outros cheves que pautam suas vidas em nome de uma “verdaDE” PARA O SEU BEL PRAZER. Fica o meu protesto contra o Sumo Pontície da Igreja Católica .

  96. Olhe meu caro Ricardo, acredito que o senhor deveria sentir vergonha de dizer que é um seguidor da Igreja Católica Apostólica Romana. Se achas mesmo que os ensinamentos do nosso Papa são da Idade Média, então jamais deveria ser considerado um verdadeiro seguidor dessa Igreja, que tem mais de dois mil anos de história para contar.
    E para o outro amigo que citou logo acima o Kardecismo e Chico Xavier (…que tem explicações para tudo …)…com todo respeito, sugiro também que estude a história do Catolicismo, os ensinamentos de Cristo, e verás realmente o que faz sentido ou não. Não critico aqui unicamente sua crença, pois quem sou eu para fazê-lo? Mas não me venha dizer que apenas o Kardecismo faz sentido ou explica tudo.
    Nosso mundo de hoje está sofrendo as consequências que está, justamente por achar que o Catolicismo está velho e ultrapassado. É obvio que a Igreja Católica e seus membros errou e erra até hoje, mas, sua doutrina é isenta de qualquer falha e sabem porque ?? Porque esta Igreja foi fundada por ALGUÉM que está muito acima de qualquer um de nós e nossas opiniões – Jesus Cristo. E nosso Papa, sucessor de Pedro – um dos maiores apóstolos de Cristo, tem a missão de conduzir seus fiéis de acordo com aquela mesma doutrina que nos foi ensinada, repito, há mais de dois mil anos atrás, e que resiste implacavelmente ao tempo que não pára.

  97. meu caro jornalista, vou fazer uso do testo de Brasigois Felicio. “O poder devora jornalistas até mesmo poetas: e parece ter devorado o bom repórter e militante Ricardo Kotscho. Uma vez transitando como inquilinos aceitos nos corredores do poder, mesmo jornalistas sérios como ele só enxergam o que o mandante supremo os autoriza a ver. Muitos jornalistas, vendilhões antigos, voltaram a se vender. Outros, como Franklin Martins, mesmo com tremendo currículo como sequestradores e subversivos armados, uma vez chegando ao poder, mesmo falando em democracia e liberdade, fazem maquiavélicos e titânicos esforços para sufocá-las. Lamentável, mas previsível. É a natureza humana, e sua natural propensão a não deixar o poder, depois de provar seu gostinho.” assim, diga-se de passagem, ficastes revoltado por que? ja sei, fez se necessário destilar seu veneno em prol do seu cachimbo? deverás ser mesmo ditador guardados a chaves a defesa de Bento XVI em favor a vida, por que em vez de criticar não usa a mídia em favor da mesma? é mais fácil ficar ao lado daqueles que injetam “dim dim” em seu bolso cidadão?
    você precisa crescer muito, em pequenez e humildade para então tentar pronunciar o nome deste ser que faz historia desde que Cristo instituiu a pedra angular, será que ja leu isso em algum canto das sagradas escrituras? acho que não, se um dia tivesse feito isso, descobriria como a vida é mais importante que seu medíocre curriculum perto destas pessoas a quem criticais…

  98. Nao acho que seja espantoso, nem que seja bom ou mau o fato de que em pleno seculo XXI milhares de pessoas sigam o que diz um papa, uma igreja ou quem quer que seja. Cada um que siga o que bem enteder e seja feliz!
    O que me revolta é essa imposicao de convicçoes religiosas, em um estado que se diz laico, e que nos obriga a conviver com leis atrasadas no que se refere a aborto e uniao entre pessoas do mesmo sexo, pra ficar sò nos exemplos citados no post.
    Quem è religioso que nao se case com uma pessoa do mesmo sexo, nao use preservativo e nem faça aborto; mas por favor, nao obrigue o resto do mundo a seguir suas crenças.

  99. Acredito que o autor é um falso catolico, pois se compreendesse o que o Papa disse não o estaria criticando. Sexo desragrado, drogas surgiram quando começaram a diminuir os valores da Igreja. Lembro que um casal era fiel até que a morte os separe, hoje é até a primeira briga ou traição os separe. Houve um engano do autor pois sou CATOLICO e tenho minhas escolhas e convicções e acolho as palavras do Papa pois ele leva a palavra de Deus. Faça uma pergunta você acredita que algum Pai queira mal os seus filhos? Acredito que não.

  100. Meu caro autor, eu engrosso a fila dos que se importam com a opinião do Papa e, em respeito ao grande jornalista que vc já foi, peço que se contenha nas suas palavras ao se referir ao pastor de tantos e reflita: E QUEM SE IMPORTA COM A SUA OPINIÃO A RESPEITO DO PAPA? É triste ver que a imprensa usa uma arma mais poderosa do que as escolas na formação de opinão em nosso país sem que, para isso, use do mínimo de ponderação!
    Eu me importo com o que o Papa diz e quem é católico de verdade também… Chega desses católicos de IBGE! Quem não conhece a Igreja, e tb não a ama, faça o favor de nos poupar de sua infundada opinião, já que esse posicionamento a respeito da camisinha não tem nada de novo e, por isso, caro Ricardo, não pode ser chamado de extemporâneo! Como um bom jornalista, INFORME-SE!

  101. Está escrito:

    Crescei, multiplicai-vos e enchei a terra !

    Acontece, que a terra já se encheu. Está lotada.

    E agora ?

    Podemos parar de nos multiplicar, ou vamos continuar na mesma balada até morrermos todos pela simples exaustão de recursos naturais ?

    Na terra existe 1.260.000.000 km cúbicos de água, doce, salgada, líquida, congelada ou em vapor.

    O corpo humano é formado por 75% de água. O peso médio de uma pessoa é 75kg. Logo, cada pessoa precisa de 56,25 litros de água para formar seu próprio corpo.

    Se a humanidade continuar a crescer na taxa atual de aumento de 1,2% ao ano, em menos de 10 mil anos,toda a água do planeta será transformada em pessoas.

    A partir desse ponto simplesmente não haverá como nascer mais ninguém, e cessará a multiplicação das pessoas sobre a face da terra.

    E aí ?

    Como crescer e multiplicar ?

    É óbvio que muito antes disso, teremos problemas com alimentos, energia e espaço físico.

    Mesmo que a ciência descubra mil e um maneiras de alimentar e reutilizar a água, chegará o dia em que toda a água disponível estará dentro do corpo das pessoas.

    A não ser por reações nucleares, não é possível criar mais água do que a que existe hoje no planeta. Ainda assim, a possibilidade seria a fusão nuclear que usa como combustível inicial o hidrogênio, do qual 99% do existente na terra já está na água.

    Deus vai ter de mandar um novo recado, recomendando parar a multiplicação dos homens em menos de 10 mil anos.

    Não se Deus vai mandar o recado pelo papa, ou se vai mandar por e-mail, torpedo, ou twitter. Aguardemos.

  102. Ainda segue o Papa Bento XVI,quem tem família,filhos,acredita em Deus e é Católico de verdade e vive pela fé.Acho que voce nem católico é.Qual o grande mal existente nas declarações de Bento XVI

  103. É realmente de entristecer o coração quando vemos “católicos” como este, se posicionar, não contra o papa Bento, mas contra o próprio Deus, pois o que ele sugere no seu pensamento é que os filhos amados de Deus, objetos do seu Sangue Precioso Derramado na Cruz tornem-se meras cobaias das aberrações que o mundo globalizado propõe… Deus tenha misericórdia de ti.

  104. So quero perguntar ao jornalista o porque de tanta indignaçao com as palavras do santo padre ? Se nao se importa com ele e a igreja, so posso lamentar pela sua vida de sofrimento e horror..sim porque a falta de fé tras apenas sofrimento…Deixe as pessoas de ´fe em paz…que nossa senhora tenha pena da sua alma nos momentos finais..ah voce nao é catolico nao fale mais que é…

  105. Tem gente e tem Ricardo Kotscho…É o Ônus de ser alfabetizado, ler esse tipo de jornalismo dessacralizado.
    Ele deve viver em outro sistema solar: o “SISTEMA RICARDOCENTRISMO”.

  106. Essa matéria é delicada. É muito difícil para um católico praticante desprezar o que a sua maior autoridade diz… Entretanto, católicos e outras dissidências, têm por hábito, não aceitar críticas de quem quer que seja. Mas, isso acontece em todas as esferas, inclusive, com a famigerada imprensa e todos os partidos políticos que eu conheço. “O ser humano não veste a carapuça”.
    Não pratico religião alguma e nem prego o ateísmo, contudo, respeito posições e conotações de todos os meios… Ao contrário de Kotscho(pessoa a quem adimiro), tenho plena consciência que as pessoas podem devem acreditar naquilo que lhes é conveniente.

  107. Referente a preservativos e aborto, ninguém precisa explicar as declarações de Bento 16, basta entender o óbvio. A posição da Igreja Católica é clara e ética. Questionar isto, é voltar a barbárie. O texto do jornalista é confuso e contraditório.

  108. o problema é que muita gente diz que segue o catolicismo, mais na verdade não seguem nada, nem ao menos vão as Missas e depois ainda questionam, Deus deu o livre arbitro a todos, segue quem quer, depois todos serão cobrados por suas atitudes, quanto ao que disse o Papa Bento XVI, assino em baixo e leio tudo que ele publica e diz, ao contrário de colunas sem nexo que vemos por aí

    1. O problema é que muitas pessoas, como eu, precisamos dizer que somos católicos, judeus, islâmicos ou que for, pois corremos o risco de sermos marginalizados, excluídos de atividades sociais.
      Eu já fui demitido várias vezes quando meus chefes católicos, evangélicos e judeus descobriram que eu sou ateísta! E ai, como fica??

  109. Caro Sr Ricardo lamento o vosso comentário que critica de maneira desinformada o Sucessor de Pedro, pois cabe a Ele como pastor do rebanho orientar não só os fiéis seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo, como também guiar todos os filhos de Deus, numa sociedade injusta; egoísta e ao que se vê nas ruas e também na mídia, uma total inversão de valores morais. Esquecendo-se que não é a Igreja ou o Papa que é conservador, mais Jesus é o mesmo ontem hoje e sempre e do mesmo jeito que Jesus é a pedra Angular que os pedreiros rejeitaram a Igreja também é sinal de contradição no mundo.

  110. se ele não pode nos dizer o que fazer, quanto mais você, um mero reporter que tem a liberdade de escrever o que quiser, só que bem menos pessoas vão dar importancia, religião é um assunto onde cada um deve ter a sua e ficar na sua.

  111. Segundo vc é´preferivel ouvir o Edir Macedo pois este apoiava e apoia o mesmo tipo de governo que vem por diversas vezes atentado contra as liberdades neste pais ele é bem a sua cara e como disse um comentário aqui tem mais gente lendo que o para diz do que o que vc diz, vc vai dizer ‘ é mais vc leu’ e para.Não concordo com tudo que o para diz mas ele é bem mais sensato que vc e esta petralhada que tomou conta de nossa nação.

  112. Eu acho que você também não conhece a estória da igreja católica e também não conhece os ensinamentos de cristo,o proprio Senhor Jesus falou em conhecer a verdade e ela libertará,um ensinamento sobre a verdade é a solla escriptura,ou seja somente através das escrituras e,acho que não a lês,porque Jesus falou no livro da revelação no cap 22-15 ,lê e tira sua conclusões, e te digo mais que satanas já entrou e faz tempo dentro da santa igreja católica por causa de seus dogmas e conceitos que desvirtuaram o povo de conhecer a verdade;isto é AS SAGRADAS ESCRITURAS E SEUS ENSINAMENTOS.

  113. Lhe respondo:
    Aqueles hipócritas que ainda seguem o lema:
    “Faça o que eu mando e não o que eu faço”!
    Ou mais popularmente: as vaquinhas de presépio!

  114. Não acredito que vc seja católico. Primeiro que se para vc a palavra do Papa não serve de muita coisa, então TODOS os ensinamentos de Cristo não servem para sua vida, pois, o Papa é o representante da Igreja FUNDADA por Cristo. Agora, pessoas como vc fazem com que a moral e os bons costumes estejam levados para segundo plano. Se a sua filha (caso tenha uma) deseja transar aos 12 anos de idade, vc como ótimo pai e muito moderno, pode aconselhá-la a usar o preservativo e indicar um motel com ótimo atendimento. Ou melhor pode deixá-la transar na sua própria cama.

    Agora, o que se vê, é que vc está muito mais chateado por leonardo boff ter sido expulso da Igreja.

    A Igreja é feita de santos e pecadores, e tem AUTORIDADE (dada por ninguém menos que JESUS CRISTO) fala sobre um tema temos que ouvir, sendo CATÓLICOS ou não.

    Seu texto é altamente tendencioso e proselitista.

    Como Católico deveria pelo menos ter respeito pela figura do Papa e pela instituição que ele representa.

  115. Prezado Escritor, aprecio seus textos e respeito, mas acredito que o seu comentário desta vez foi infeliz.
    Primeiro, porque o que o Papa faz é indicar orientações ao seu “rebanho”. Orietações que os fiéis podem ou não acatar. Somos livres. A mão do fiel não será cortada, a mulher adulterá aqui não será apedrejada. Mas perante a doutrina da Igreja é inaceitável certos comportamentos socialmente aceitos são incompatíveis. O casamento, por exemplo, perante a Igreja, é indissolúvel. Desde de que o sacramento tenha verdadeiramente ocorrido.
    Entretanto o que se vê é uma orientação cada vez maior pelo afrouxamento e facilitação dos divórcios. Pessoas casam e descasam com uma facilidade espantoso, refletindo nas pessoas e nas relações pessoais, aquilo que é próprio do consumo. Ou seja tudo é descartável, inclusive as relações interpessoais. Agora, os conflitos sociais decorrentes de tais medidas, revelam-se por ai, com um número acentuado de homicídios passionais, de famílias esfaceladas pelas drogas que permeiam as famílias enfraquecidas, que deixaram o essencial de lado. A igreja, formada por membros humanos, que são falhos, cometerá erros. Mas os erros de alguns, não podem justificar comentários como estes que fazem remissão velada a pedofilia na Igreja. Mas se esquecem muitas vezes de divulgar o belíssimo trabalho feito pelas pastorias, em bairros humildes, nos diversos orfanatos, nas missões da igreja católica espalhadas pelo mundo todo. Não julgo o senhor. Não sei também se o senhor tem tempo de participar dos movimentos pastorais da sua comunidade. Senão deveria fazê-lo. O que por certo impediria de fazer comentários desta natureza.
    A igreja e o Papa tem missão das mais difíceis na atualidade, vez que aquilo que se prega, vai de encontro a todas estrutura consumista egoista. Aqui não me retiro. Não sou santo.
    A complexidade da função exercida pelo Papa vai muito além de nossa Compreensão. Para aqueles que tem fé, por certo.
    Agora quanto a perda de rebanho, diria o seguinte. Milhões de católicos vão a igreja em Batizados, casamentos, missa de sétimo dia. Boa parte destes fiéis, que debandam para outra religião se enquadram neste grupo.Muitas vezes motivados pela Teológia da Prosperidade, que vai de encontro a tudo que é pregado nos evangelhos, e no antigo testamento.
    Sugiro que o Sr. Pense no Assunto

  116. Vejam eu não sou catolico, mas para mim e uma questão de logica o Papa ser contra seu uso. Se a igreja e a favor de um casamento onde as mulheres devem ser virgem ( na teoria) e o casamento tem que ter fidelidade e a mulher ter relação apenas com seu marido e seu marido apenas com sua mulher . Para que o uso da camisinha?
    Agora em relação a prostutuição, se prostituir ja é errado e você legalizar, incentiver ou até criar regras a respeito disso e um engodo.A humanidade esta caminhando para um caminho sem volta e tremebroso cuidado!!!!

    1. Prostituição é tão errado, que é um mercado mundial que movimenta trilhões de Reais. Errado é basear a lei da proibição numa religião. Se você tirar o fator religião do contexto da discussão desta lei, não há motivos para que ela seja proibida. Muito pelo contrário, será muito mais fácil controlar doenças, consumo de drogas (geralmente relacionado à prostituição), casos de violência, entre outros.

  117. Estamos dando muita corda para esse artigo do fracassado jornalista plantador de árvores. Seus livros e artigos não despertam a leitura dos modernos e exigentes leitores, então como cativar a discórdia?. Como fazer com que seus texto sejam lidos e/ou comentados? simples, criticando o que dá Ibope: “a Igreja Romana e seu Lider”. O desespero e a conta bancária no limitre do Ch especial faz você cuspir até na Mãe, em troca de alguns reais. O sr. Ricardo pensa que é o papa do jornalismo brasileiro e com que esse artigo devolva um pouco de prestígio. Para ele pouco importa o que nós pensamos e sim, que estamos lendo seus textos ofensivos e desrespeitosos e se debatendo ou até ofendendo uns e outros. Continue a descançar em Porangaba, e se dedicar a reflorestar ou plantar árvores.

    1. Se com “plantador de árvores” você quis insultar nosso querido colunista, então você certamente não tem nem idéia do que está acontecendo no mundo. Todos deveríamos ser plantadores de árvores!

  118. Ah, tá o Papa tá “errado”.
    Quem está certo é o Boff, que, quando se fala dos países “socialistas”, é como o “nosso” Lula: torturas podem fazer, requerer o $ dos capitalistas e da Petrobrás podem (afinal nós, contribuintes brasileiros, pagamos pela exploração petrolífera em Cuba, da modernização da infraestrutura cubana, etc e tal).
    No mais, acho uma baixaria vc colocar que a Igreja, o Vaticano, o Papa apóiam a pedofilia, que, existente noutras instituições, na Igreja ganhou repercussões que os pró-abortistas, pró-gays e órfãos marxistóides ADORAM. Além de ampliar os fator de maneira sensacionalista, nem se apercebem que atacam bispos que eram/são esquerdistas, seus aliados.

  119. Repudio totalmente seu artigo. Você seguidor da Igreja? Não me faça rir. Nós nos importamos sim com o que diz o Papa, porque como católicos cremos sim que é o sucessor de Pedro e que cremos na infabilidade papal. Se você nao acredita, não ofenda nós católicos! Seu artigo é de extrema lástima e repúdio.

    Não sei como alguém que se diz jornalista falar tantas asneiras.

  120. Catolico vc de jeito nenhum.
    seu amigo o frei tinha quer ser dessa linhagem mesmo.
    não somos pessoas q recebem ordens temos principeos.
    por isso digo vc não é catolico mesmo não diga isso não suje mais a imagem da igreja não como catolicos como vc o inferno ta cheio.

  121. Penso que a Igreja deveria preocupar-se mais em ser mais com a diginidade da pessoa human, que dia a dia vem se degrandando, deveria ser mais justa ao ensinamento que Cristo deixou e, não ficar em cima de um pedestal achando que o povo ainda é cego em relação a religião católica; deveria estar tentando passar mais amor, mais respeito entre os povos e não continuar sendo autoritária, achando que é dona da razão, enquanto os escandalos sobre pedofilia não param; não desmercendo muitos religiosos que fazem um belissimo trabalho em prol dos menos desfarecido, religiosos estes acabam sendo ofuscados pela arrogância da igreja católica; deixem as pessoas serem livres e felizes com suas escolhas . Há muita gente precisando de atenção e ajuda, enquanto a sua Santidade fica pensando no uso ou não da camisinha, tem muita gente fazendo aborto, matando e morrendo por caoisas banais, enquanto sua Santidade fica pregando contra o aborto e contra o uso da camisinha….o povo quer paz.

  122. Caro Sr Ricardo lamento o vosso comentário que critica de maneira desinformada o Sucessor de Pedro, pois cabe a Ele como pastor do rebanho orientar não só os fiéis seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo, como também guiar todos os filhos de Deus, numa sociedade injusta; egoísta e ao que se vê nas ruas e também na mídia, uma total inversão de valores morais. Contrariando o que disse sobre ser católico, quero lembrar que o verdadeiro católico ama; houve e segue o que diz o Papa e a doutrina da Igreja. Não esqueça! A Igreja ou o Papa não é conservador, mais Jesus é o mesmo ontem hoje e sempre e do mesmo jeito que Jesus é a pedra Angular que os pedreiros rejeitaram a Igreja também é sinal de contradição no mundo.

  123. SOBRE O ASSUNTO CITADO, QUALIFICO ESSE SR DE PATETICO, CONCORDO QUANDO ELE DIZ QUE EM PLENO SECULO 21 ALGUEM AINDA TENTE NOS DIZER O QUE FAZER, O DITO CUJO FALOU DE SI MESMO, NÃO PEDI PARA QUE SEU ARTIGO FOSSE ESCRITO E NEM LEVO EM CONSIDERAÇÃO O QUE PENSA E DIZ ESSE SR.
    QUE SE TORNA IGUAL A AQUILO QUE CRITICA. LAMENTAVEL E DA-LHE ESTADAO….

  124. Ah, vcs se esqueceram de dizer sobre o Boff, dito por ele mesmo.
    ” São” Boff, falou na entrevista , na qual Kotscho participou, da revista “Caros Amigos”,disse que o “grande capítulo foi em 1984, com o livro Igreja, Carisma e Poder. Era uma coletânea de estudos sobre a questão do poder na Igreja e o carisma, e a questão central era se a Igreja como instituição pode se converter ou não. Eu dizia que não, enquanto ela é poder não se converte. Ela é vítima do seu próprio sistema, de sua própria dogmática. Dei o livro para o meu irmão ler, o frei Clodovis, que é teólogo, e ele me disse: ´Esse livro vai ser condenado. E, se o Vaticano não reagir, é sinal de que está moribundo, não vale nada. Agora, se tem um mínimo de vida, vai reagir´. E reagiu – me convocaram.

    Frei Betto – No programa Roda Viva, da TV Cultura, ouvi um jornalista dizer: “Mas porque agora você não está mais na Igreja…” Na verdade, você continua na Igreja.

    Leonardo Boff – Tem de ser mais formal aí. A Igreja fundamentalmente é essa comunidade de fiéis, comunidade organizada, portanto tem o seu governo, sua hierarquia. E eu pertencia, nessa comunidade, ao lado hierárquico, era padre. Padre e teólogo. Então renunciei a uma função hierárquica na Igreja, deixei de ser padre…

    Frei Betto – Deixou de ser franciscano, da ordem…

    Leonardo Boff – É. Deixei de ser franciscano porque está ligado aos dois, se deixei de ser padre, deixei de ser franciscano. E voltei ao mundo de Jesus Cristo, porque Jesus foi leigo, não foi padre.

    Carlos Moraes – Você formalizou esse desligamento?

    Leonardo Boff – Engraçado, encaminhei os papéis e o Vaticano até hoje não me respondeu. Então, oficialmente, posso entrar em qualquer igreja, celebrar, pregar, casar, quer dizer, foi um desligamento unilateral.

  125. 1° lugar vc não é Católico, vc faz parti dos membros não participante, então vc tem sua liberdade para ir para qualquer religião do mundo, agora se mesmo assim quer ser Católico, tem o dever de respeitar e obedecer o Papa, isto é uma lei e dogma maior da Igreja, se tive algum Católico que não quer seguir os ensinos dos papas e da Igreja, estar excomungado automaticamente, pois pode se considera herege, ou um membro morto da Igreja, saia e vá para onde vossa presunção e arrogância achar melhor, se não tens humildade para respeitar os fundamentos mínimos da fé Católica o que então vc ainda tem o escândalo de dizer ser ainda Católico,o estas botando a igreja em escândalo dizendo vc ser um Católico, nem vc nem nenhum Padre ou bispo pode se dizer Católico sem antes respeitar e praticar as crenças minas da fé Católica, como obedecer o papa é uma delas, se não quer saia,

    2° – Pedro, foi o primeiro discípulos escolhido por Cristo, Pedro foi o primeiro Apostolo escolhido, Pedro foi o primeiro a reconhecer Jesus como o Cristo o filho de Deus, e a partir deste momento Cristo fundou a Igreja sobre a fé de Pedro, e disse tu és Pedro e sobre esta pedra edifico minha Igreja, e disse te darei as chaves dos céus, e disse tudo que ligares na terra será ligado nos céus e o que desligares será desligado dos céus, e disse mais apascentais minhas ovelhas, no caso cuide delas, me represente pois Cristo iria para o pai e deixou um chefe visível, e no meio dos 12 apóstolos perguntou Jesus a Pedro se ele o amava mais dos que os outros, e Pedro disse que sim, E Jesus perguntou de novo, e Pedro disse tu sabes senhor que eu te amo, e Jesus perguntou pela terceira vês, e Pedro respondeu Senhor tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo, e Cristo pelas três vezes disse a Pedro apascentais meus cordeiros, no caso o mesmo de pastorear governar, cuidar, disciplinar, ensinar leva-as para o bom caminho como o pastor delas incluindo todos os bispos e membros, apascentar toda a Igreja e não apenas parte dela,

    3° – Pedro depois de fundar a Igreja em Antioquia fundou junto com São Paulo a Igreja em Roma, Paulo estando Preso em domicilio em Roma passou mais de 2 anos ali numa casa que ele alugou catequizando os romanos Católicos convertidos, até vim Paulo ser decapitado, Pedro estando em Roma como bispo (apostolo) passou 25 anos sendo Bispo desta mesma Igreja, assim junto com São Paulo fundou a Igreja Católica em Roma, a onde estando os apóstolos estava a Igreja de Cristo, Pedro seria levado para ser morto crucificado, e disse que não era digno de morre como Cristo, pediu para morre de cabeça para baixo, e antes de ser morto escolheu um substituto, ligou aos céus, com a sua autoridade dada por Cristo inegável ligou e passou a sua responsabilidade de bispo de Roma, a São Lino, sendo assim segundo Papa, e de Pedro a Bento XVI são mais de 266 papas, sendo sempre de Roma a onde se encontrava os dois maiores apóstolos de Cristo São Pedro e São Paulo de lá sempre e continuou a administração das outras comunidades Cristã, os apóstolos morreram por esta Igreja para fundarem a onde ela se encontra, e como Cristo disse as portas do inferno não iriam prevalecer contra ela, realmente resistiu a estes 2000 anos de historia,

    4º Somos Pedras vivas da Igreja todos os membros, pedra vivas, mais na Igreja Deus assim estar escrito, que na Igreja Deus constituiu em primeiro lugar apóstolos em segundo profetas em terceiro doutores e quarto e sucessivamente fazedores de milagres e por ultimo os que falam em línguas, então todo membro abaixo dos apóstolos tem o dever de respeitar e obedecer quem Deus na Igreja constituiu em primeiro lugar, somos pedra da Igreja não somos pedras fundamentas que a governam, as pedras fundamentas são as que fazem parte da coluna a quem sustenta a Igreja, sendo Cristo a principal angular, e estar escrito que as colunas da Igreja são os apóstolos, por uma pedra a Igreja não cai mais uma coluna sim, por isto Deus constituiu e deu autoridades as sua colunas e são assistidos pelo espírito de Deus, e sobre estas colunas que são os apóstolos Cristo sobre eles e todos colocou um chefe visível como já amostrei em textos anteriores, vc não é o fundamenta da verdade e sim a Igreja, pois estar escrito que (1 Tim 3,15) A Igreja é a coluna e o fundamento da verdade”, olha coluna da verdade é a Igreja e quem são as colunas os Apóstolos, desde já em nome de Deus respeite os apóstolos que são bispos do altíssimo, respeito o que sobre todos eles Cristo disse apascentar minhas ovelhas e as ovelhas são toda a Igreja.

  126. Falar mal dos ensinamentos do papa, mostra uma falta de conhecimento do livro mais importante que existe na terra que é a biblia ou seja a palavra de Deus, é Deus que nos ensina através dos seus ensinamentos que todas as coisas devem ser feitas com ordem e decência e de acordo com a vontade de Deus, recomendo-lhe que leia a Biblia e ela transformará a sua vida, sua maneira de pensar.

  127. UMA COISA EU GARANTO. SE FIZEREM UMA PESQUISA DE QUEM OUVE O PAPA OU LÊ A TUA COLUNA, VOCÊ PERDE FEIO.+1

    disse td…RS

    E SIM EU ME IMPORTO COM QUE O PAPA DIZ

    E SIM EU SIGO A JESUS

  128. O nosso Papa,diante de tantas questões mal resolvidas,deveria renunciar.A Renovação carismática ,com pensamentos mais flexíveis e menos autoritários ,deveria tomar frente.Com padres mais modernos(digo modernos e não jovens)que aceitam melhor a evolução de toda a sociedade.Basta de tanta soberba,anéis ,roupas seculares,queremos pessoas mais normais.Acho que todo esse distanciamento e leis mal explicadas,é que afastam os fiéis ,digo os normais ,não os fanáticos.

  129. A Igreja Católica já não perde fiéis como antigamente. Pelo contrário, em lugares como a África e a Ásia, além da Oceania e EUA, o crescimento do número de fiéis católicos é vigoroso. A informação de que a Igreja perde seguidores é bem antiga, da época em que partiu para a luta política e os evangélicos assumiram o seu lugar junto às massas nas periferias. Essa migração, até no Brasil, já foi bastante estancada.

    Quanto a “seguir o Papa”, se é católico, tem que seguir. Dizer que é católico apenas com o objetivo de poder criticá-lo é horroroso.

    Boa parte da imprensa não percebeu ainda, como refletido nesse artigo, que Bento XVI fala mais com os fiéis católicos, prega para dentro. É a maior religião do mundo a defender o secularismo, o humanismo, o respeito às mulheres, à vida, e ainda assim é perseguida em todo o mundo ocidental e pela imprensa, ignorante em assuntos católicos.

    O Papa fala para os fiéis. SE ha católicos que não pretendem segui-lo, que não se digam mais católicos, pois há no Brasil liberdade de culto e escolha, ninguém é obrigado a ser católico.

    Diferente de outros países, apoiados infelizmente pelo nosso Governo, onde ser de religião diferente da do Estado dá pena capital.

    Viva a liberdade, inclusive a de se falar mal da Igreja Católica. Mas se for realmente católico, tem que entender o que o Papa fala, ler os seus escritos, conhecer dos dogmas da Igreja, antes de sair criticando e achar que ele falou besteira.

  130. Vamos ao início: Pedro o burocrata e Paulo o evangelizador; deu Pedro; leiam a estória de Paulo. Fato: se existe uma maioria catolica no Brazil ela é uma farsa pois nem todos seguem os ditâmes do Papa (em bom português são hipócritas ou fariseus como diria o Jesus); esse sacerdote, teria sido o inquisidor que cuidou de afastar o nosso Frei Leonardo; eu caí fora, se não me engano em 1973, quando do pulpito um pároco escrachou com um ser humano, que havia morrido num acidente de avião, de nome Leila Diniz – levantei-me e saí no meio do sermão. Como disse o Umberto Eco: a Igraja Católica é isso há mil e poucos anos, não mudará, logo quem não estiver de acordo saia já.

  131. Penso que algumas pessoas preferem tapar o sol com a peneira do que enxergar verdades simples, preferindo adequa-las as suas necessidades.
    Por exemplo: se as DST são tão temidas qual seria o melhor remédio? Alguns vão optar pela camisinha, outros esperam que os cientistas achem logo a cura da mais temida (AIDS) e assim sucessivamente ao inves de assumirem que se nós aderissimos ao plano salvífico de Jesus as coisa seriam bem diferentes.
    O que a Igreja faz e ter a coragem de denunciar , mesmo que tenha que cortar na prória carne, as atrocidades (orgias, vicios etc) que a nossa sociedade megulhada na hipocrisia e dominada pela midia que independente dos resultados querem unicamente lucrar.
    Gostaria também de dizer que não basta se dizer Católico, tem que se dispor a mudar de vida, violentar-se e fazer a vontade de Deus.

  132. Cada um segue o quiser, da mesma maneira que cada um tem o direito de opinar o que quiser, sejam eles, católicos, protestantes, umbandistas, ateus e o que mais existir.
    É um direito de expressão. Siga quem quiser

  133. Caro Kotscho ,entre a sua opinião e a de um homem que é o representante de cristo na terra, eu prefiro ficar com a opinião dele. Como ele disse a sabedoria DELE é loucura para o mundo e vice-versa. O papel de quem está acima de mim é ensinar , e a minha , é pelo menos tentar obedecer.

  134. A maioria dos católicos é como você, Kotscho: não dão a mínima para o que o papa diz ou pensa. Aliás, nem sabem por que são católicos, já que foram levados ao batistério sem ter consciência de nada! Como cristão não católico, sugiro que pessoas assim nem mencionem que são católicas e procurem participar de outra agremiação religiosa. Ou é ou não é. Não dá para dizer que é sem acatar as decisões do papa, que é o líder máximo dessa igreja. Ser um adepto apenas nominal de qualquer religião é uma imbeotice sem tamanho!

  135. Tenho certeza que este jornalista e outros que comungam dessa idéia, de fato NÃO SÃO CATÓLICOS, pois é notório a total ignorância sobre a Igreja Católica Apostólica Romana e o Catecismo que do princípio ao fim não há contradição. O fato de alguns padres não exercerem a vocação, a qual escolheram livremente, com a devida responsabilidade, não é jus condenar e generalizar a indecência de poucos como se fossem todos a ter comportamento leviano.
    Também não se deve generalizar a falta de respeito e mentiras em relatos jornalísticos praticados por uns, como o autor acima, e condenar a todos com a leis que limitam a atuação. O que me faz realmente questionar sobre o que esse cidadão escreveu, era sobre o que exatamente ele queria falar? Criticar o papa e a Igreja? Isso muitos já fazem, ele só é mais um “católico” que não assume o que é ou que deseja ser. E não tem mais o que fazer a falar erroneamente sobre Jesus e seus discípulos, que eram falhos, por serem humanos, mas foram firmes e coerentes nas suas falas e condutas. O que vale é refletir em qual situação esse jornalista se enquadra. Claro e coerente no que diz e faz? Ou Só se preocupa com a aparência como vários exemplos que nem precisa citar, tenho certeza que quem tem um pouco de curiosidade e massa encefálica terá entendimento claro sobre exemplos desse tipo e consequentimente começará um estudo crítico sobre o Catecismo da Igreja Católica e a Bíblia, a Teologia. É só ir atrás. Assim como perdem tempo com besteiras poderia aproveitá-lo com coisas mais produtivas. Isso vale pro autor também. O respeito e o conhecimento devem andar paralelo, se falta um ou ambos tem algo errado.

  136. A sua matéria é relativista, você só pode dizer ou afirmar algo que você vive e não se basear em teorias revolucionárias e opiniões que assim como o Papa, você também impõe indiretamente aos seus leitores.
    Toda comunicação deve formar opiniões e não impor .
    quem ainda segue o Papa Bento 16? Não interessa

  137. Ricardo, li com muita tristeza seu infeliz artigo. Vc diz que o papa e o clero nao entendem nada sobre o assunto, mas meu caro vc é o mais desinformado de todos, a instituiçao que mais tem Nobel de ciencia é a igreja que junto a pesquisadores cirstãos e ateus mantem um belo trabalho, aquela maquina que construiram ou estão construindo para refazer o “big ben” tem cientistas do Vaticano desenvolvendo junto com outros. Vê-se tb Ricardo a sua completa desinformaçao sobre o uso da camisinha – vc sabia que o virus da AIDS é bem menor que os poros da camisinha??? Antes de vc Ricardo começar a vomitar seu catolicismo e achismos faz-de-conta sobre a santa igreja catolica procure pesquisar sobre o assunto. A igreja erra, mas quem erra são os maus sacerdotes eassim como há maus jornalistas e desinformados como vc, nao podemos julgar o que diz o chefe da instituiçao ou de um jornal por aquilo que seus subalternos fazem de errado. Procure-se informar melhor sr. Ricardo sobre o porque dos anuncios papais.

  138. Bem Kotscho,

    Desculpe-me pela intimidade, mas como leitor assíduo me sinto um amigo.

    Com todos o respeito as religiões, tem uma frase, que não lembro quem a disse, que é a seguinte: “O que atrapalha a fé é a religião”. Concordo plenamente com ela, pois todas(eu disse todas) as religiões restringem ou colocam barreiras no comportamento dos seus seguidores, doutrinam suas vidas e dizem o que devemos ou não fazer.

    Religião ,significa no meu entender, religar com Jesus, com Deus, seja em pensamento, em atitudes, palavras. Eu amo ter fé, mas não preciso de um padre, pastor, rabino ou um aiatolá qualquer para me dizer o que fazer.
    Deus é bem maior que estas entidades frágeis e sujeitas às falhas humanas de comportamento.

  139. Creio que neste primeiro parágrafo seja mais interessante que eu manifeste primeiramente o seguinte: Sou um estudioso da Bíblia Sagrada, já a li inteira, da primeira letra do Gênesis a última do Apocalipse, e alguns livros várias vêzes.
    O primeiro fato ao qual os convido para uma reflexão é que “religião” não faz bem. O que faz bem verdadeiramente é fazer a vontade do PAI dos céus Altíssimo Todo Poderoso! Dentre os inúmeros ensinamentos do Senhor e Salvador Jesus Cristo, fazer a vontade do Pai dos céus, é um dos principais, senão o principal. A partir deste ensinamento, o melhor lugar para saber qual é a vontade do Altíssimo Todo Poderoso é O LIVRO SAGRADO, que chamamos de Bíblia Sagrada.
    Então, proponho que entendamos de uma vez por todas que não devemos seguir religiões e nem mesmo seus líderes, a não ser, e somente o que nos ensina a Bíblia Sagrada.
    Na Bíblia Sagrada, aprendi que todas as religiões, inclusive a católica, da qual minha família faz parte, divergem das Sagradas Escrituras em vários aspectos, sobre os quais não farei menção dado o teor polêmico que esta afirmação produz. A quem quiser confirmar o que estou a dizer, recomendo a leitura da Bíblia REPETIDAS vêzes.
    O fato é que até há pouco tempo, o Papa Bento XVI vinha a adotar uma postura convergente com as Sagradas Escrituras, quando afirmava ser contrário ao uso do preservativo, faltando tão somente deixar bem claro, que daquela maneira se manifestava, em virtude de ser o correto para a vida de uma pessoa que não seja casada, a vida casta. Ou seja, de acordo com as Sagradas Escrituras, quem não é casado não pode ter vida sexual ativa. Todos gostamos de sexo, mas não podemos vivê-lo ao bel prazer. E quem não concordar com isto, que tenha assegurado o próprio respeito, segundo o sagrado livre arbítrio de cada um. Em particular, uma vez que aprendi que não posso usar meu corpo e o de outra pessoa para a busca de momentos de prazer, primeiro preciso partir para o domínio de meus desejos, e mesmo que ainda não os domine, não posso ser desonesto, ao afirmar que não haverá nenhuma consequência a todos os que se entregam ao domínio das próprias vontades.
    Se eu ou quem quer que seja domina ou não esta vontade, é um ponto particular de cada um, mas não posso me furtar a dizer o que é o certo, ou seja, a vida da pessoa tenderá a se complicar se ela se entregar deliberadamente ao sexo. Porque? Também convido novamente a cada qual fazer a busca desta resposta no LIVRO que já indiquei. O que posso afirmar, é que até mesmo para os casados há limites para a vida sexual, e a fronteira que pode ser ultrapassada sem que se perceba, e produzir então, consequências negativas ao casal é bem estreita. Sei que escandalizarei a muitos com a afirmação que farei a seguir, mas: SEXO NÃO É BOM!
    As pessoas, em sua maioria, precisam identificar com maior precisão qual a diferença entre duas palavras: ” Bom e Gostoso”
    Alguém discorda de que sexo seja GOSTOSO? Já sei a resposta é respondemos igual, tenho certeza!
    Agora eu pergunto, tens certeza de que sexo seja algo bom?
    Sugiro refletir bastante antes de responder!
    Então, a postura que o Papa mantinha até a semana passada, era a correta de acordo com as Sagradas Escrituras, porém lamento, não ter ouvido alguém do Vaticano se pronunciar como portador da Palavra Sagrada, ao ensinar que se vivermos uma vida casta para fazer a vontade do Pai dos Céus Altíssimo Todo Poderoso, não precisaremos do preservativo. Este é o ensinamento correto! Cada indivíduo sempre seguirá e exercerá o direito de viver a própria vida como melhor entender, porque o livre arbítrio é SAGRADO, mas não posso afirma ao resto do mundo, que estará tudo bem, porque não estará.
    “Deve-se ensinar que se jogar de um navio em alto mar será fatal, porém, quem assim o desejar, que seja por conta de cada qual.”
    Enfim, esta mudança de parâmetro do Papa, já me mostra algo previsível, conforme uma nova ordem mundial que se aproxima e que se instalará, mas para não fugir do tema, paro por aqui.
    O que espero com este meu comentário é que quem tiver de lê-lo, o faça e busque o aprendizado que há reservado dentro das Sagradas Escrituras. Mas, prepare-se para o desafio que se descortinará diante da realidade da diferença brutal que há entre tudo o que é gostoso e tudo o que de fato é bom. Costumeiramente, saboreamos, por exemplo um pudim de leite e exclamamos: ” Esta muito bom!”, quando na verdade está muito gostoso. Se duvida de minha tese, coma um pedaço de pudim de leite todos os dias para ver se após uns 30 ou 60 dias, seu colesterol não atinge as nuvens. Então, pudim de leite é DELICIOSO, mas DEFINITIVAMENTE, não é bom!
    Espero que este meu comentário seja publicado, se não o for, já vou copiá-lo e salvá-lo em um editor de texto, porque quem sabe um dia ele sirva para alguma coisa?

  140. Meu caro Ricardo, depois de várias décadas admirando o seu trabalho como jornalista, geralmente concordando com as suas posições, hoje estou muito decepcionado, com a sua infeliz manifestação. Eu acho que um jornalista do seu nivel, não tem o direito de publicar tantas besteira de uma só vez.
    Voce, muito mais do que eu, sabe perfeitamente o que é o Papa. Uma grande quantidade de estúpidos, de ignorantes não sabem, por isso dizem besteiras (o que vem de besta), voce não é nem estúpido, nem ignorante, muito pelo contrário, por tanto, voce sabe o que é o Papa.
    Para os estúpidos e ignorantes, digo-lhes que o Papa é o lider, o dirigente máximo de uma religião fundada por Jesus Cristo, da qual constam dogmas, regras e preceitos imutáveis, os quais o Papa, na qualidade de dirigente máximo, tem a obrigação de obdecer.
    Eu pergunto Ricardo; você diria a mesma coisa dos sumos dirigentes do Budismo, do Islamismo ou do Judaismo?
    Você perguntaria a eles porque são contra ao homoxessualismo, contra o aborto (ou infanticídio), e o séxo livre ?
    Com relação ao aborto, conciderando-se que a partir da fecundação já ha uma vida, eu pergunto:
    qual é a idade que alguem indefeso pode ser assinado impunemente ?
    Quando embrião, quando criança, quando adulto ou quando idoso ?
    Meu caro Ricardo, desculpe-me mas essa vez voce jogou no time dos ignorantes e pisou na bola.

  141. Concordo em absoluto com você, Ricardo, mas penso que poderia ser pior. Longe de mim defender o Papa ou a parte mais nefasta da Igreja Católica, bem representada por aquele bispo Luizinho do interior de São Paulo, entre outros. Mas já imaginou se o “chefe” da Igreja Católica fosse o Silas Salafraia, o pastor metrossexual Paschoalino Piragibe Junior, ou aquele misto de pastor e frakestein Valdemiro Santiago?! O Bento XVI pelo menos já chegou ao Século XVIII e até recomenda camisinhas às prostitutas … Imagino que em breve recomendará KY gel para os padres pedófilos e os padres celebridades. Ou não? – como diria o Caetano.

  142. Ta com raiva tá…..

    Só por que o Bento falou a verdade sobre a eleição…

    Vc é Catolico nada…
    Vai procurar sua turma meu caro que não é essa..
    Respeito e caldo de galinha faz bem…. experimente…

  143. Realmente não precisamos de ninguém nos falando o que é certo ou errado. Quem é que precisa?
    Olha que mundo lindo que vivemos, o egoismo impera, o que importa é o prazer a qualquer custo, seja através do sexo, das drogas, da corrupção. Pais que matam filhos, filhos que matam pais, crianças sendo violentadas e mortas. E o nosso querido presidente, que maravilha, ainda me diz que a saúde no Brasil está perto da perfeição. Vivemos no mundo de Alice! Quem é que precisa de Deus?

  144. Usar camisinha não pode. Pedofilia pode (qual a ação da igreja para acabar com ela?). Vamos esperar o papar aconselhar: pedofilia pode, mas sem camisinha.

  145. Minha avó, velha espanhola sem papas (papas no sentido de freio e não se sumo pontificie), dizia que “existem três tipos se sexos: o homem, a mulher e os sacerdotes”.
    Bem… relembrando: Ló comia a sua filha mais velha (Gênesis 19:33); Ló comia a sua filha mais nova (Gênesis 19:35); Abraão desposou sua meio-irmã (Gênesis 20:12); Rubens comia a esposa do seu pai (Gênesis 35:22) – aliás, o Livro do Gênesis se parece muito com aquela música dos Mamonas Assassinas: “no mundo animal, existe muita putaria…”
    Aarão casou-se com a sua tia (Êxodo 6:20); Judá comia a sua nora (Gênesis 38:15-18), Amnon teve filhos com a sua irmã (Segundo livro de Samuel – 13: e 14); Absalão transava com as 10 esposas do seu pai (Segundo Livro de Samuel 15:16, 16:21 – 22); Herodes casou-se com a cunhada (com a sua mulher ainda viva) (Marcos 6:17-18); “um homem com o seu pai podem coabitar com a mesma jovem” (Amós 2:17).
    Naturalmente, creio que não podemos esquecer que Caim e seus irmãos (Abel e Sete), só podiam tiram um atraso com suas irmãs ou com a própria mãe.
    E, também, disse Deus a Abrahão: “circuncidareis a carne do vosso prepúcio” , (pra quem não se lembra, a pele crescida que envolve a cabeça do pau), “isso será um sinal de aliança entre mim e vós” (Gênesis 17:9 a 11).
    Depois vem o papa ser contra a camisinha…

  146. Como Católico procuro seguir as Leis de Deus, mas não concordo em muitas coisas que vem lá do Vaticano, como ficar a margem de tudo de ruim que tem acontecido em nossa igreja, sem que nenhuma providência seja tomada.

    Este Papa deveria primeiro tomar providências no sentido de moralizar a igreja, o começo de tudo está lá dentro, punir que deve ser punido e só assim poderá ter moral o bastante para dizer aos seus fiéis o que é certo ou errado, enquanto isto não acontecer não posso seguir inteiramente o que os padres dizem.

  147. Sr. Ricardo. Eu sigo. Sigo porque busco o conhecimento na espiritualidade, na doutrina e no sentido da vida, de forma responsável. Quem tem princípios cristãos verdadeiros, não teme andar na contramão da história. Ficaría mais coerente e honesto de sua parte, retirar de seu artigo a expressão: “dos quais me incluo”. Talvez isto “alivie” a sua “consciência”, caso o senhor se envergonhe da suposta doutrina que afirma seguir. A experiência relatada em seu currículo ainda não lhe dá bagagem suficiente para comentar de tais assuntos. Sugiro uma leitura mais detalhada e profunda dos livros escritos pelo ainda Cardeal Ratzinger e por seu antecessor, para reavivar os compromissos assumidos, livre, consciente e amorosamente, por ocasião de seu Batismo. Que Deus o abençoe.

  148. Opnião é opnião, e não passa disso, seja a do Papa ou de quem escreveu esta critica, entretanto a Igreja ainda é uma das poucas instituições que defende a manutenção da familia, tão desprezada pelo ditos entendidos….mas como disse opnião é opnião e não passa disso.

  149. Ricardo,

    Você está certo, evidentemente. Mas a questão principal não é que o Papa não fala coisa com coisa. É que a religião em si deve acabar. Leiam Richard Dawkins, Sam Harris e Cristopher Hitchens, entre outros. A religião teve sua vez na infância da humanidade, quando ouvíamos um trovão e não sabíamos o que era. Agora, não precisamos mais dela. Ela divide e emburrece a humanidade, atrasando e incentivando a pobreza e a ignorância. E sem essa de “é preciso tolerar” porque a própria natureza dogmática da religião é contrária a tolerância. Nós, ateus, não somos dogmáticos: se você me mostrar Deus, eu acredito na hora. Mas quem tem que provar é quem diz que existe. Paz.

  150. Impressionam as manifestações de virulência por parte de alguns comentaristas aqui presentes, que ao invés de reconhecer as bobagens que o papa fala (e faz), preferem atacar a capacidade ou integridade do jornalista. Demonstram que a pedofilia, praticada por muitos pastores da igreja romana, não é seu único pecado.

    A Ciência prevaleçerá sobre o primitivismo, e logo todas as religiões serão apenas uma lembrança distante…

  151. a alguns anos atras, o motivo do crescimento da violencia era a falta de emprego para +- 15% da população ativa e a baixa remuneração das classes “baixas”. hoje as classes “baixas” tiveram um ganho real, tanto é que as classes que mais gastam com celular é C e D. Então o desemprego caiu para 5%, ganho real dos salarios de trocentos por cento, economia a todo vapor, perspectivas boas p/ as proximas decadas. Este país é o paraiso? pelo jeito não. maior exôdo na migração de todos os tempos, violencia crescendo a galope etc…O que explica isto? seria a constante degradação dos valores morais, éticos, da familia, dos pais. Dinheiro tá tendo pra todo mundo e de rodo (quanto vai custar e se vamos pagar é outra conversa).
    Creio que seja melhor tirar algum minutinho desse vidão que voce leva para ouvir o papa, nem que seja para ter uma opinião mais bem formada.

  152. Creio que o que este pobre jornalista quer é aparecer mais que o papa, pois uma pessoa que se diz católica não age tampouco fala assim do líder de sua igreja. Ter opinões a respeito da posturo dos outros é uma coisa; ridicularizar e menosprezar o próximo é outra completamente diferente. O celibato não é uma condenação, e sim, uma opção de vida. E acredito que pessoas estudadas conseguem ter opiniões e entender sobre qualquer assunto. Não é necessário experiência para se ter entendimento.

    Para aparecer, caro jornalista, não era preciso tanto. Bastava pendurar uma melancia no pescoço e desfilar pelas ruas….

  153. Nos atendo ao estrito comentário do leitor Khair, nesta parte do globo o palavrório do Sr. Ratzinger tem pouco efeito, mas em países africanos paupérrimos a seita papal tem grande influencia sobre determinados povos…isso explica em parte o alto número de infectados pelo HIV naquele continente.

    1. Ah, é culpa do que o Papa diz o alto indice de infectados pelo HIV como também a miseria que assola parte consideravel daquele continente. Esta realidade africana não têm nada haver com os seus comandantes Tiranos, suas pessoas sendo escravizadas a seculos, o ocidente virando as costas para aquela população desprovida de tudo. Você realmente têm razão…Não têm nada haver com a corupção e a exploração que sempre devastaram aquele povo…

  154. …na minha opinião não cabe a ninguém criticar, os católicos que realmente acreditam na igreja com certeza acham relevantes as palavra ditas por seu líder, agora as pessoas que vão na igreja todo domingo (só por esporte) ou que nem vão e se dizem católicos, provavelmente pra eles isso é indiferente…mas também não tem o direito de opinar.
    Enquanto aos padres pedofilos …acho estranho as pessoas julgarem uma parte como um todo, é como dizer que todo policial é corrupto ou que todo pastor é ladrão, é fácil lembrar das coisas ruins mais existem milhões de padres trabalhando em obras assistenciais.
    Enquanto a inquisição…foi um momento terrível na estória da humanidade, mas não foi só a igreja católica que a cometeu, igrejas protestantes também tiveram a sua caçada mas ninguém lembra disso.
    Não sou católica…mas entendo que no mundo que estamos um líder de “dicas” para o grupo que o segue, a diferença é que a instituição católica é enorme, e essas dicas não se restringe a um centro espírita ou a um grupo evangélico, ele é divulgado pelo mundo e isso abre brechas para que as pessoas em geral critiquem o que deveria interessar somente aos fieis da igreja….
    Não concordo com certos dogmas, claro que não, mas não cabe a mim criticar, se a pessoa esta bem lá e se sente a vontade com o que pratica, que seja feliz…

  155. Penso que 16 se escreve assim XVI, o que pela lingua portuguesa já é uma ofensa. Se o autor é catolico, jornalista (significa que estudou) deveria saber disto.
    O que a igreja prega, é que se tenha principios. Principios de vida, principios de dignidade, principios de ser humano. Se voce não entende isto, entende muito pouco de religião. E ai fica dificil de falar, mas facil de julgar pelo que ”’penso”’ que é.
    Quem assiste a Rede Vida, a uns tempos atras passou uma reportagem sobre estas questoes polemicas como cita o artigo. O entrevistado, esclareceu de forma simples, varias questões, inclusive esta aqui aborda.
    Qdo vemos a TV(diga-se Globo, band, sbt, record) destruindo familias por suas novelas e seus ”’valores”’, ninguem fala nada!!! Pq??

  156. eu me importo muito… e nao fico por ai ofendendo quem nao acredita… o respeito que tanto se exige hoje, deveria valer para todos, principalmente estes intelectuais que nao possuem o basico para falar sobre assuntos da Igreja, isto é, a fé.
    Bento XVI estamos com vc… porque és escolhido de Deus.

  157. O Papa quando expõe seus pensamentos se utiliza de uma orientação religiosa, e não política ou econômica. Se ele apenas enxerga religião, não haveria como exigir dele fidelidade a saúde internacional, pois ao que parece cada um no seu quadrado e na sua realidade, não? É claro e óbvio que a camisinha é necessária para qualqer um, pois mesmos os casados desrespeitam a regra ‘fidelidade’, e mais e mais os homens contaminam mulheres e vice-versa. Assim, falta humanidade nas pessoas, pois responsabilidade de não prejudicar o próximo, essa já acabou faz um tempão. E por isso Jesus apareceu – para lembrar disso. Talvez a forma que ele coloque transmita certa imponência, e por isso tantas críticas ao seu jeito de falar. Quanto a ele não entender do assunto, acredito ser uma colocação infantil, pois ao que eu tenha aprendido, sujeira somente aparece em roupa branca. Todo ser dedicado a santidade deve ser respeitado. Quem negaria uma vida sexual para servir um único própósito? Ainda que fosse a fé? O Papa e outros religiosos que acreditam em sua fé merecem total respeito e entendimento dos que se dizem mais evoluídos ou esclarecidos, se assim, o fossem, entenderiam. Por fim, a Física já ensina sob os pontos de referência, e a depender onde se encontra vc enxergará de um ou outro jeito. Daí a importancia de primeiro se perguntar: quem é a pessoa, o que ela faz, qual o grau de instrução dela, onde ela vive, a que deus ela serve e se serve, etc… depois entender ‘por que ela disse o que disse’. Cristiane Conti

  158. fica dificil ler um artigo de alguem que parece ser estremamente precossentuoso contra os catolicos , pois para qualquer pessoa de bom senso se parae para refletir sobre o que o papa diz e seguise seus conselhos certamente teriamos um mundo muito melhor e feliz para se viver

  159. kkkkkkkkk…. tem que rir pra não chorar, to me sentido na Idade Média, estamos no século XXI e aqui to vendo comentários do Século XII XIII… Pensem um pouco: quem é a campeã de falsas promessas e exageros?? R- Religião. George Carlin na introdução do filme Zeitgeist define melhor: “A Religião realmente convenceu as pessoas de que existe um homem invisível, que vive no céu, e observa tudo o que voce faz, a todo minuto, todo dia, e o homem invisível tem uma lista especial com 10 coisas que ele não quer que voce faça, e se voce fizer quaisquer dessas 10 coisas, ele tem um lugar pra voce, cheio de fogo, fumaça e queimaduras e angústia para o qual vai te mandar para voce viver sofrer, arder, sufocar e gritat e chorar para toda a eternidade e para o fim dos tempos – MAS ELE TE AMA – ele te ama e precisa de dinheiro, ele sempre precisa de dinheiro. Ele é o todo-poderoso, todo perfeito, sábio coisa e tal, mas por alguma “razão” não sabe ter dinheiro, não sabe administrar. A Religião recebe bilhões de dolares, não pagam impostos e sempre precisam de um pouco mais. Agora venham voces com mais uma história pra boi dormir (conversa fiada). Hollyshit = m…. sagrada”.

    1. Concordo, religiões são quase uma desgraça mesmo, sempre fui ateu, mas as tais 10 coisinhas, como “não matar”, por exemplo até que são legais. Como seria um mundo com todos fazendo o contrário das 10 coisinhas? Não dá né? Perdeu…

    2. Se basear em filmes para ter opinião…É realmente um pensamento do século XXI. Por isso que estamos querendo voltar ao seculo XII. Para saber onde erramos em forma otimos pensadores como voce. Que se baseiam em filmes de ficção com diretores excentricos e loucos. Parabéns…

    3. Perdoa, Senhor… ele não sabe o que diz!

      tem gente q fala o que quer, mas não assina né?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk será que tem personalidade? Será que realmente é convicto do que diz

    4. Experiente em história do Novo Testamento, o Dr. Chris Forbes, [5] [6] professor da Universidade Macquarie (Sidney, Austrália), criticou severamente em uma entrevista a primeira parte do filme, como carente de base no mundo académico sério. Declarou que as fontes antigas, confiam em fontes que “tomam ideias emprestadas umas das outras, reciclando as mesmas tolices,” e que nem “uma só fonte séria” pode ser encontrada nas listas de referências citadas no filme. [7]

    5. Faz notar que Rá, não Hórus, é o deus egípcio do Sol, e que não há nenhuma evidência nas fontes egípcias que a deusa Ísis, mãe de Horus, seria virgem. Igualmente, Krishna (o oitavo filho), Dioniso (cuja mãe tinha dormido com Zeus) e Átis, não teriam nascido de vírgens. Assinala que o jogo de palavras com “son” (filho) e “sun” (sol) não funciona nem em latim, nem na antiga língua egípcia, nem em grego (koiné), e que a data 25 de Dezembro não é parte de nenhum dos mitos, incluindo o de Jesus, para o qual no dia do Natal foi instituído como feriado já com conhecimento pleno de que a data real do nascimento deste, era desconhecida.

    6. Também critica o uso de fontes romanas para sugerir que Jesus não existiu, afirmando que a longa lista mostrada rapidamente de historiadores supostamente contemporâneos, que não mencionavam a Jesus é, na realidade composta de geógrafos, escritores sobre jardinagem, poetas e filósofos, dos quais não se espera que o mencionassem. A alegação de que a citação de Flávio Josefo sobre Jesus foi acrescentada mais tarde, é criticada como falsa. Josefo, na realidade, menciona Cristo duas vezes, e somente uma das referências é tomada pelos eruditos como acrescentada na Idade Média, para mudar uma menção dele já existente.

    7. Argumenta que o filme apresenta erroneamente Constantino, ao mostra-lo como aquele que tornou o cristianismo a religião obrigatória (quando apenas a legalizou) e de ser o criador do Jesus histórico (quando os antigos registos da igreja mostram que a historicidade de Jesus tem sido um elemento determinante na fé desde o princípio da crença).
      Sobre o filme diz:
      “É extraordinário quantas coisas ele afirma que simplesmente não são verdadeiras.” [7]

  160. Meu filho estuda em colegio católico, pude constatar em feira de ciencia que havia tendas onde se podia aprender como usar os mais diversos metodos anti-contracepitivos, como pilulas, DIU, diafragmas, e camisnhas – masculinhas e femininas, com um penis e uma vagina para aula pratica. Então por que esta celeuma?

  161. Existem certos posts que poderiam não ser postados da forma que são, né? Minha mãe me educou na fé católica e aprendi a riqueza desta religião. Uma infelicidade muito grande criticar o Papa Bento XVI, sabendo que a Igreja sempre foi contra o pecado mas que acolhe o pecador. Acredito que distorções como essa registram o quanto a religião ainda é pouco vivida pelos católicos. Não podemos de forma alguma generalisar as situações, dizendo que na Igreja só existem padres pedófilos, e que mulçumanos são agentes Kami-Kazes em busca da destruição e etc… temos que agir com o bom senso ao ponto de reconhecer os esforços dos grandes líderes que buscam um mundo melhor… um mundo melhor para todos. A questão da utilização da camisinha é compreensível quando o risco de doenças é eminente. Ou seja, a preocupação do Santo Padre, não foi apenas com a postura da Igreja sobre os métodos contraceptivos, mas sim, a favor da vida! De fato, acredito que a Igreja Católica no mundo e especialmente no Brasil vêm sendo bem conduzida e sempre atenta a ação Missionária-Evangelizadora, assim como pede o nosso amado Senhor Jesus Cristo.

  162. Sr. Ricardo …

    Presumo, que V.Sª não deveria fazer nenhum comentario, sobre um assunto que vc não domine ou tenha um conhecimento aceitavel sobre o tema …..
    Lamentável …

  163. está escrito:’tudo que ligares na terra será ligado no céu’ o cristão católico que não respeita a autoridade papal e os princípios do evangelho ou pelo menos não aceita como líder, aceitando apenas o que é de seu interesse próprio, não serve para seguir Jesus Cristo. é melhor dizer que não tem religião. erros existem, é por isso que a igreja é santa e ao mesmo tempo pecadora, cabe aos seus seguidores rezar pela santidade de seus membros. é o que falta; muita oração.

  164. Meu comentário não saiu no Facebook porque eu não estava conectado por problema de senha. Então vou repetir o meu comentário: “Em setembro de 2008 o Vaticano concordou com a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin. Então se evoluimos de seres com pouca inteligência para o que somos hoje, está claro que as religiões foram criadas por nós mesmos e não por uma divindade. Então, não tem sentido haver ainda a figura de um papa ou outro dirigente religioso pregando o que nunca existiu de real.

  165. Sou casada, advogada, catequista de jovens/adultos, e é com profundo pesar que acabo de ler esta coluna de idéias, no mínimo, repugnantes! Sr. jornalista, é de pessoas que “pensam” como o sr., que este mundo está virado na baixaria em que está. Não existe mais respeito com nenhuma autoridade, qualquer “cabeça oca” se acha no direito de dizer “o que pensa” (ou acha que pensa… pois vão na onda de revistas de moda, novelas, reportagens baratas e mais um monte lixo e de cultura de morte que jogam na nossa cara todos os dias…) Eu e minha família NOS IMPORTAMOS SIM, pelo que diz o Santo Papa!!!! O Papa é o sucessor de São Pedro, e São Pedro fez o que Cristo ordenou. Defendo ele até a morte, se preciso for!! Portanto, sugiro que o Sr., que se diz “católico”, reveja seus cadernos de catequese e leia ao menos um pouco da vastíssima literatura católica e aprenda mais sobre esta Igreja fundada por Cristo, da qual, me representa que o Sr. não sabe nada!!! A Igreja é santa e pecadora, pois que existe nossa parte humana nela, mas acima de tudo guiada por Deus, portanto, se existem pecados ou equívocos, SE ERROU, TENTANDO SE ACERTAR !!!! Eis a minha fé !! E, te garanto, não é cega!

  166. Quem se importa com o que a Folha escreve? O Papa é o lider da maior religião cristã do mundo. Será que ele falar que a melhor forma de combater a AIDS é tendo relação com apenas uma pessoa e ainda assim após o casamento, isso é errado? Acho uma infelicidade deste colunista da folha escrever tal besteira é este bloguista concordar. Na realidade que vivemos, os meios de comunicação apoiam a prostituição não remunerada praticadas pela sociedade moderna. Portanto, acho que o Papa só faz a sua obrigação em orientar o que talvez Cristo orientaria. Mas, quem ouve o que Cristo tem a dizer? Pelo menos a Folha não esta nem ai…

  167. Interessante lermos estes comentários, criticam, criticam o Papa, fala-se que ninguém dará ouvidos para o que diz, mas comentam, comentam, esbravejam, ficam remoendo, enfim, não entendi nada, o interessante que os livros que ele lança no mercado são sucessos de venda. prefiro errar com o Papa que tentar acertar sem ele, Deus Salve o Papa!!!!!

  168. Os católicos se dizem seguidores de cristo, mas quando alguém os contraria eles mostram logo seu lado verdadeiro. São agressivos, anti-democráticos e outros adjetivos que prefiro não citar para não me alongar. Onde fica aquele trecho da bíblia que diz para perdoar o seu irmão 70 x 7 vezes?? Não seria o Kotscho digno de piedade e não de apedrejamento?? Leiam a bíblia e pratiquem o que está escrito nela, parem de agir como ‘carregadores de livro’ e pratiquem o que vocês rezam.

    1. Ateu,

      A Biblia é um compendio de varios livros que foram manipulados atravcés dos séculos pelos escribas, reis e teólogos.
      Antes de comentar algo que venha a criticar ou aconselkhar, se aprofunde na história e estória que este livro dito sagrado fala.

  169. Sou catolico e nao dou a minima pro papa! A igreja fala muita besteira.
    Padres que abusam de criancas nao me parece um ato de amor ao proximo! A igreja encoberta muita coisa, fatos historicos destorcidos e muitas mentiras para atrair seguidores.

    1. Meu amigo,
      vc. não é católico! vc. se diz católico, pois o católico verdadeiro conhece a verdade em Cristo, entende e segue o que o Papa quer dizer e não fica falando bobagens como as suas que diz não dar a mínima para o Papa. Quanto aos padres que são errados com certeza são em menor quantidade que os pais que violentam e estupram seus próprios filhos. Que Deus lhe ilumine e que reflita, não só você mas todos que falam do nosso Bento 16.

    2. Gustavo.
      Ninguém é contra a alguém acreditar em Deus.
      A critica aqui é o fato do crente não questionar as questões da sua religião.
      É esse tipo de crente que eles querem.
      Fácil de levar, fácil de tirar dinheiro.
      Como diz o Edir Macedo: um não da o outro da.
      Muitos não conhecem a historia da própria religião que defende.
      Se ele estudar desde o principio das religiões politeístas ate as monoteísta,
      os conflitos , os interesses que envolveram as religiões,
      provavelmente ele deixara de ser religioso.

      Em Portugal me contaram uma historia do frade tomava sopa de pedra.
      Ele saia pelo vilarejo pregando carregando uma pedra.
      Na hora do almoço ele entrava numa casa e pedia licença para fazer uma sopa de pedra.
      Colocava uma panela com agua e pedra no fogo.
      Quando a agua começava a ferver o frade perguntava.
      Não tem ai uma batatinha para colocar nessa sopa?
      Não tem ai uma linguicinha para colocar nessa sopa?
      Assim ele ia engordando a sopa.
      No final tomava a sopa, guardava a pedra no bolso e ia embora.

  170. Acho nogenta a forma de usar comunição para defamar pessoas.Principalmente, o PAPA.
    PORQUE não vai direto ao PAPA e diz a ele oque pensa sobre ele e suas ações, inclusive de ter expulso( seu amigo frade da igreja?)aproveite e passe uns dias lá para ver e aprender o que é ser CATÒLICO APOSTOLICO ROMANO, e não venha dizer que é dificil ir a ele não, pois um policial Brasileiro foi mandado ir ao PAPA por seu comandante ao reclamar do seu salário e ele assim o fez ,teve coragem e conseguiu mostrar seu contracheque ao PAPA.
    Então… não acuse a Igreja CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA tenha coragem e vá tirar seus pormenores Seja justo.

    PAPAS para nós CATÓLICOS APOSTOLICOS ROMANOS sempre virão graças á Deus
    mas e quanto a você?
    procure usar seu trabalho de forma positiva
    pois ja está Velho e pense como seria bom ser lembrado como uma pessoa do bem.
    assim como é o PAPA.

    1. Concordo com voce Simone, A Igreja Católica é uma instituição de mais de 2.000 anos, e que Satanás quer destruir, causando inveja aos outros seguimentos pois não têm um Líder para os conduzir. Jesus disse; SIMÃO ÉS PEDRO, E NESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA E NÃO AS MINHAS IGREJAS.
      E como pode ver, a Igreja Católica é única ao contrário das outras tantas derivadas de Martinho Lutero e não pelo próprio Cristo com a desculpa que a Católica estava errada. Quem era ele para julgar a decisão do próprio Cristo e desfazer de Sua Igreja??

  171. Ricardo,

    Você está certo, evidentemente. Mas a questão principal não é que o Papa não fala coisa com coisa. É que a religião em si deve acabar. A religião teve sua vez na infância da humanidade, quando ouvíamos um trovão e não sabíamos o que era. Agora, não precisamos mais dela. Ela divide e emburrece a humanidade, atrasando a ciência e incentivando a pobreza e a ignorância.

    1. Está escrito na Bíblia que no fim dos tempos as pessoas irão se recusar a seguir a Deus. Então quando começamos a questionar os ensinamentos religiosos será que já não estamos vivendo esses dias.

    2. Caro amigo, o poderoso Império Romano caiu, e a Igreja Católica permaneceu, os tempos de violência que estamos vivendo é por falta de Deus nos corações, pois quem ama verdadeiramente a Cristo não abraça a violência e vê o próximo como a si mesmo.
      Que Deus lhe ilumine, lhe guarde e lhe guie.
      Laura

    3. Concordo! Creio que a religião também deveria acabar! Sobretudo aquelas religiões que matam em nome de Deus, que perseguem minorias religiosas ou não , que ensinam as pessoas que se elas nascem mendigas vão continuar assim sua vida inteira! Contra estas religiões eu sou ateu de carteirinha! Mas sou mais ateu ainda daquelas religiões que colocam o perdido e pecador ser humano como Deus! Tem religião pior do que esta? Eu creio que não.

  172. È triste ver pessoas achando que essa sociedade atual, é muito boa, sociedade dos seus pais e suas mães, as crianças hoje tem vários pais e varias mães,sexo livre, o que chamam de liberdade é na verdade libertinagem, que nome daremos a uma jovem de boa formação,familia decente, mas que num ano, teve relações com mais de 50 parceiros(nem precisa falar),e a moral, que moral, ninquem respeita ninguem, nem autoridades, e ainda a midia se incumbe de fomentar mais rebeldia, não é senhor Ricardo,sabe do que essa sociedade precisa é de Jesus Cristo, porque sem ele e com a mentalidade contemporanea, fica do jeito que o diabo gosta, cuidado gente, logo,logo, estará se cumprindo o que Jesus revelou no livro do apocalipse,os que não aceitaram Cristo, vão ser lançados no lago de fogo e exofre,onde estão a besta,o falso profeta e o diabo e serão atormentados para todo o sempre. Um recado para o comentário da Cristina, os protestantes não estão divididos, o que voce não entendeu e que todas essas denominações que não tem vinculo com a reforma protestante do século VI , estão mais para os apostatas , pois estão pregando um evangelho da prosperidade e não a salvação das pessoas, por que Jesus disse eu vim buscar e salvar o que estava perdido., que DEUS tenha misericordia desse nosso país.

  173. Caro autor,

    Eu não só me importo com o que o Papa fala, como também acredito, como defensora da liberdade de expressão, que ele, assim como a Igreja Católica, tem o direito de expressar sua opinião. Além disso, a missão dele é orientar os seus fiéis (os que não são católicos ou os que se dizem católicos, mas não são fiéis, realmente não devem seguir o que diz Bento XVI). Por fim, acredito que o senhor se sente tão incomodado com as palavras do Papa porque vê que, mesmo não tendo poder algum (como o artigo frisou), a Igreja não perdeu a sua vida nem a sua capacidade de fazer o homem refletir, sem se dixar levar pelos seus mais selvagens intintos…

  174. Não tenho nada contra a nenhuma religião, todos temos que ter uma religião e segui-la. Mas daí a impor o que devemos fazer ou deixar de fazer, com certeza é hipocresia.

  175. Aff não creio em nada disso, muito menos em “deus”! bacaquisse pura, ficam se guiando por algo que alguém escreveu milhares de anos atras…nao consigo entender mesmo e espero morrer sem entender.

    1. Que pena amiga, se vc. descobrisse Deus com certeza seria uma pessoa feliz, por dentro e por fora.
      Realmente é uma babaquisse dar a vida pelos outros, ser torturado, ser esbofeteado, ser cuspido, ser urinado, ser chicoteado, ser ridicularizado e ainda ter uma coroa de espinhos cravada em Sua cabeça por amor aos outros~e alguns desses outros ser você! Mas cada um dá o que tem. ÊLE tem amor, e vc? amargura! Que pena…..

  176. esse jornalista ta mais pra ateu que pra catolico quem e vc? suas opinioes e ideis não passam de pura porcaria.
    L`Osservatore Romano, mais uma vez, prejudica o Papa
    Alberto Zucchi,

    Nestes últimos dias a imprensa noticiou com grande alarde a divulgação, pelo L’Osservatore Romano de um trecho de um livro de entrevistas do Papa. O referido livro ainda não foi publicado. Anuncia-se que isto deve ocorrer em breve.
    A imprensa, sempre favorável as teses contrárias a doutrina católica, tem festejado as supostas afirmações do Papa, divulgadas pelo L’Osservatore Romano considerando-as como uma aprovação inicial ao uso de preservativos e uma mudança nas posições do Papa. O pequeno trecho apresentado, apesar de permitir interpretações diversas, parece ser insuficiente para levar as conclusões divulgadas pela imprensa. É curioso como, apesar desta dificuldade de interpretação, existe uma verdadeira orquestração para que toda a imprensa apresente uma única versão do texto. De qualquer forma, em se tratando de um livro de entrevistas, e não um documento oficial da igreja, o texto apresentado certamente não envolverá a infalibilidade Papal.
    Nós que nunca acreditamos na “imparcialidade” da imprensa, consideramos que não é possível fazer uma avaliação dos ensinamentos desta entrevista, sem ter conhecimento do texto completo do livro. É importante ainda notar, que a divulgação realizada pelo L’Osservatore Romano, assim como ocorreu nas notícias publicadas em relação a Dom José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife, prejudica o Papa, pois a publicação parcial desse trecho sabota todo trabalho e os ensinamentos apresentados pelo Santo Padre em matéria de cumprimento dos preceitos sobre a castidade e defesa da vida. O jornal L’Osservatore Romano, sem dúvida, está muito mais alinhado com a imprensa internacional do que com a Igreja Católica.
    Rezando, e nos colocando sob a proteção da Sempre Virgem Maria, aguardamos a publicação do referido livro para que se possa fazer uma análise adequada do seu conteúdo.
    Alberto Luiz Zucchi

    fonte http://www.montfort.com.br

  177. Sr, Ricardo,
    Acho que vc perdeu uma grande oportunidade de ficar calado, pois o que no Santo Padre, o Papa Bento XVI fala, é seguindo sim, por aqueles que são católicos, e ñ por pessoas como vc que mancham nossa religião ao dizer que é “catolico”. É bem capaz de vc ser um daqueles que se dizem “católicos espiritas” como se existisse essa religião.
    O simples fator de ir na missa, uma vez ou outra, ñ te faz um cristão católico. E se vc acha que o Papa está errado, é mais um motivo para ñ dizer que é católico, pois todos nós que seguimos a religião fundada por cristo e governada por Pedro ( atualmente Bento XVI ) seguimos o que nosso pastor diz.

    Faria

  178. Aloôô, democrata de carteirinha, não é verdade que é o povo que tem razão. Então por que não se dobra à vontade popular você não está com a razão. Melhor é entender o povo que quer se subjugar aos preceitos morais. Ou o homem não deve ter moral?

  179. O maior problema da Igreja Católica, e de nós católicos, é a Biblia. Porque não nos livramos logo dela e a deixamos para os crentes.
    Se querem viver de acordo com o que Deus disse é um problema deles.
    O bom de ser católico é ser livre e fazer o que convier a minha consciência!!!!

    1. “Nós católicos”…Meu caro, voce não sabe o que é ser católico. Teus pais te ensiram mal. Você pode ser tudo, menos católico. Que Deus te abra os olhos, os ouvidos, o coração e a mente.

  180. A Igreja Católica fundada por Jesus Cristo há dois mil anos sob princípios, que eram válidos e continuam a ser. No episódio da mulher que estava preste a ser apedrejada, por prostituição, ele disse: “Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra, sorrateiramente um a uim daqueles senhores foi se retirando, ficando apenas Jesus e a mulher, quando ele disse se ninguém te condenou eu também não condenarei, vá e não peques mais”. Como um jornalista que se diz Católico Apostólico Romano, faz as afirmações que fez em seu artigo. Na Bíblia quando Jesus disse a Pedro, cujo nome judeu era Simão “Tu és Pedro (que quer dizer Pedra) e sob esta pedra edficarei a minha Igreja” São 2000 mil anos de história com erros de homens mais nunca da Igreja. Antes de acusarmos temos fazer uma análise crítica de nossos próprios corações em todas as ações de nossa vida, quer no mundo civil, religioso, político, familiar. Criticar por criticar é muito fácil informar a verdade é dificil. Há 60 dias atráz o Brasil estava vivendo um cenário maravilhoso, após a eleição tudo mudou, as últimas 24 horas no Rio de Janeiro, estão fragilizando a segurança fluminense.

  181. Kotscho, você é tão católico quanto japonês! Acho que você deveria se preocupar em comentar temas e assuntos que dominasse, e não que desconhecesse totalmente, como os que se referem à Igreja e ao Papa. Se você não ouve a voz do “vigário de Cristo na terra”, você não é católico. Ou se é católico por inteiro, ou não se é de jeito nenhum. Ou se aceitam as palavras daquele que recebeu de Cristo a missão de apascentar seu rebanho, ou não se pode falar em ser católico.
    As pessoas esquecem que, se não fosse o catolicismo, o mundo provavelmente sofreria os mesmos males morais que sofria antes dele, e que eram considerados normais: pederastia, pedofilia, escravidão sexual, prostituição sagrada, etc e tal… foi o cristianismo quem primeiro se manifestou contra tais situações e que, graças a Deus, conseguiu extirpá-las. Se hoje se tem aversão à pedofilia, é graças à Igreja! Mas basta um sacerdote, minoria no clero, cair nesse erro, e todos os outros ministros são julgados pela falta deste. Seria justo pensar assim?
    Mas uma coisa é certa: se o mundo se manifesta, positiva ou negativamente, ao que o sucessor do apóstolo Pedro diz, isso quer dizer que ele ainda é uma voz ativa e incômoda, nesse mundo marcado pelo relativismo religioso e moral. Ele ainda é considerado uma referência moral! Ora, quem não é católico, deveria ficar na sua, visto que as palavras de Sua Santidade só dizem respeito aos fiéis católicos. Você mesmo responde à sua própria pergunta: se alguém ainda escuta Bento XVI? Sim, você mesmo o escuta. Mesmo que vindo a um meio de comunicação dizer baboseiras e opiniões sem fundamento a respeito daquilo sobre o qual ele de pronunciou. O caçador caindo no seu próprio laço! Um conselho: ou aceite a fé católica por completo, sendo um verdadeiro e COERENTE fiel, ou então vá procurar qualquer igrejinha por aí, que contenha a doutrina a seu favor e segundo as suas vontades, e não segundo a de Deus.

  182. Oba, gostei do veredictum deste Renato Khair, citado e endossado por Ricardo Kotscho! Chega de mandatários para dizer o que podemos ou não fazer! Quem sabe não seria bom também abolir a Constituição Federal que também faz exatamente isto: definir o que se pode e o que não se pode fazer! Viva Mikhail Aleksandrovitch Bakunin! Ah, e como disse alguém em outro comentário, delete-se a Bíblia também com tudo o que ela proíbe ou permite, especialmente os dez mandamentos!

  183. Muito me decepciona esse colunista e a postura do novo Papa cedendo aos encantos e artíficios do Anjo Caído.

    O Santo Padre não deveria ter cedido quanto ao uso de camisinha,esses pecadores que fazem sexo que não visa a perpetuação da espécie são pecadores que sofrerão nos vendavais do círculo da luxúria,no Inferno após suas almas danadas term sido julgados por Minos.

    O Santo Padre deve representar a resistência celestial contra a pederastia,o divórcio,a camisinha,a luxúria,e todas as seitas primitivas não ocidentais que visam lançar as trevas sobre a terra.

  184. O assunto é pertinente, e gostei de algumas colocações, mas não todas.
    Hoje em dia, os de cultura pobre ainda dão vida aos mitos criados desde os primórdios da humanidade, e hoje é representada por esta instituição completamente desprovida de valor e sentido. Não nos acrescenda NADA, não nos prova NADA, não tem NADA para nos dar.

    É completamente embasada em contos que a história não vislumbra, não comprova, enfim, não há verossimilhança.

    Achei injusto não mencionar o movimento forte nos EUA e Europa referente ao crescimento do ateísmo, fruto direto dessa crença, e as mudanças irreversíveis que tem sofrido o mundo nesse sentido.

    O anticristo chegou, a INFORMAÇÃO. Aos de cultura pobre, fechem seus navegadores….

  185. Deus nos deu a liberdade de escolha; Ele não nos obriga a nada. Jesus Cristo instituiu o papa como chefe da Igreja Católica; mas você não é obrigado a seguí-lo. É muito simples: escolha ser católico ou não.

    1. Vanice.
      A Igreja Católica tem dois mil anos de historia.
      Para ser católico ou não voce deve estudar
      o que a igreja fez nesses dois mil anos.
      Eu garanto que voce não gostar.
      Não vai gostar da inquisição, da catequese dos índios na América,
      das guerras religiosas, das luxurias do Papa,
      do apoio a escravidão negra, da cobertura ao nazismo.
      Na Idade Media a França tinha três classes sociais,
      a nobreza, o clero, e a burguesia.
      O clero era dono de 2/3 do território francês.
      O Papa passava mais tempo num lombo de um cavalo guerreando,
      do que pregando o evangelho, o Vaticano era uma alcova.
      Não foi sem motivo que a igreja se separou em varias correntes.
      É pena que muitos defendem uma coisa que não conhecem.
      A coisa continua ate hoje,
      O Banco do Papa lava dinheiro, da calote na praça.
      A eleição do Papa se da entre 4 paredes e ninguém
      sabe que tipo de acordo eles fazem la dentro.

  186. É indescritível o alívio que passei a experimentar,como também a inédita sensação de liberdade nunca antes imaginada, quando há alguns anos fui intuindo,sentindo e depois comprovando a milenar escravidão das mentes e consciencias imposta pela igreja católica aos seus seguidores, através das crenças que defende e perpetua.

  187. Não sou católico, mas as palavras do Papa são referências para aqueles que, antes de se declararem católicos, são praticantes.

    Não adianta dizer que é católico, que foi batizado quando criança. Tem que agir como tal. E aqueles que agem como católico pensam de maneira bem próxima ao Papa. Não questionam sua autoridade, por se tratar da escolha do Espírito Santo.

    Quem critica o Papa ou as doutrinas católicas de maneira nenhuma pode se intitular “Católico”. É ilógico.

    1. Acho que o colega confundiu as coisas: o que foi dito é que o Papa é um ser humano; que embora represente a Igreja, é um ser humano, logo falível. Pergunto a ele: se um padre comete um crime, quer dizer que foi o Espirito Santo quem o impeliu ao ato, ao erro? Ora, assim estaria o colega anulando o que se chama “livre arbitrio” do ser humano. Ser católico não quer dizer obediência cega ao Papa. Mesmo dentro da Igreja, há correntes de pensamento, divergências, logo se admite quem quem pensa e tem personalidade, atitude, pode e deve questionar e discordar.

  188. Se optamos (ninguém é obrigado) por seguir a Igreja Católica Apostólica Romana, devemos sim, nos ater as recomendações do Santo Padre, pois o Católico da seu sim a Cristo. Não é o que achamos e sim a quem seguimos, caso contrário não somos Católicos autenticos, verdadeiros.
    Seguimos uma Bíblia, e o Santo Padre nós lembra e relembra todos os dias o que nela está escrito. Seguir a Cristo não me faz um ser sem cerebro, ou incapacitada de minhas faculdades mentais.
    Eu realmente não entendo o porque das pessoas ao defederem um ponto de vista ou pseudo verdade (que é absoluta para alguns e não para todos) precisa desrrespeitar o próximo.
    O Papa quando emite uma opinião, está falando apenas para os Católicos.

  189. Realmente Juscelino!!!
    Fala-se, fala-se e nao entendi nada e olhe que li duas vezes, mas digo como diria Jesus: “Ricardo Ktscho nao sabe o que diz”!
    Mais um a opinar que o problema do mundo é o uso ou nao da camisinha, a camisinha nao nos previne de um problema muito mais grave, que nos afeta nos ultimos dias, nao nos sentirmos amados. Deixa o Papa fazer o que é de sua missão!!!
    Deus o abençoe!

  190. Gente, eu sou novo por aqui mas que tal parar de maltratar a língua? Este é o blog mais “analfabeto” (também não sou perfeito) da internet. Por favor, não custa nada, usem ferramentas para corrigir seus textos.

  191. Devemos lembrar que temos a nossa Igreja Católica Apostolica Brasileira, que segue os mesmos ensinamentos de Cristo da romana, mas que aboliu o celibato, e os seus Clérigos podem casar, e ter atividade economica própria para o sustento de sua familia, e on de laico não ministra a Eucaristia.

  192. Respeito é bom e eu gosto. Respeito o comentário do cidadão Ricardo, que se diz católico. Aliás, a grande maioria dos que não tem religião nenhuma, se diz católico; por isso, os seus dizeres são compreensíveis. Não questiono se o Papa está certo ou errado, apenas que, toda religião que se preze tem um líder. No caso da católica é o Papa, sucessor de Pedro. E, como tal, deve ser respeitado. Por isso, respeito é bom e eu, católico, gosto.

    1. CJ Ser catolico é ser CRISTÃO, JESUS é o nosso tudo. Não seres humanos que se acham melhores do que qualquer outro, lembre-se que nosso papa foi nazista, o irmao dele esta envolvido com pedofilia. Pergunto a voce: Acredita em que?

  193. Acredito que a Dilma faz muito bem em tirar O Henrique Meireles da presidencia do banco central. O Henrique Meireles é muito conservador. Ele não deixa o país crescer. A sua politica de juros alto funciona como um freio de mão que segura o crescimento do país. Tem que nomear um presidente do banco central alinhado com o ministro Guido Mantega que é mais desenvolvimentista.
    João Leite

  194. Senhores, o Papa e a Igreja, como representantes de Deus na terra, tentam apenas fazer colocações que, supostamente seriam as que Jesus faria.
    O Papa erra, os padres erram, nós erramos, e assim vai. A própria doutrina católica (leiam o novo catecismo) informe que o Papa é falível assim como os padres. A Igreja é composta por todos os católicos, inclusive os padres, bispos e outros.
    Além disso, a Igreja (ou melhor, Jesus) prega, antes de tudo, o amor. Se transou o não sem camisinha não é o maior problema da humanidade. Já viram a quantidade de pessoas se matando por aí? Acho que estamos perdendo tempo em discutir algo que até a Igreja através de seu catecismo já prega: os Papas, padres, etc, erram e erram muito. A mídia, composta por jornalistas desinformados que nada sabem sobre a parte teológica e filosófica da Igreja é que fazem um estardalhaço desnecessário quando o Papa fala besteira. Quem conhece a doutrina católica a fundo sabe que isso é normal. Como diria o próprio Jesus: quem não errou que atire a primeira pedra. Vamos discutir
    assuntos mais relevantes!
    Qualquer dia ficarão surpresos quando a Igreja declarar a um jornal que não vê problema algum em um casal com um dois parceiros com HIV usar camisinha. Isso a Igreja já permite, mas ninguém sabe. Quando vier a público, esse monte de jornalista ruim por aí, tenho certeza, farão o maior barulho.

  195. Ricardo Kotscho quem é você para falar do Papa alias você é qualquer coisa menos Católico pois um verdadeiro Católico obedeceria o Papa como fosse o proprio Cristo pois ele é seu representante na terra.
    Papas, Bispos e Padres não são condenados ao selibato pois ninguém é forçado a ser sacerdote e isso é uma virtude não uma condeção.Quando se refere as pessoas do Clero Usa-se Letra maiuscula

    1. Blésmam,

      Quem é você para julgar, sois um pecador que acaba de pecar.
      Se possui antolhos como aqueles que puxam carruagens de lxo e luxuria como o vaticno, calates, poie é uma das provas vivas de que a maioria dos católicos e evangélicos não conhecem nada sobre Cristo. Essa de representant3e de cristo jna terra foi de mais!!!

  196. Diferenças entre religião e espiritualidade

    A religião não é só uma, mas centenas. A espiritualidade é uma.

    A religião é para os adormecidos. A espiritualidade é para os despertos.

    A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer, querem ser guiados. A religião tem um conjunto de regras dogmáticas. A espiritualidade é para os que ouvem a sua voz interior.

    A espiritualidade convida a raciocinar tudo a questionar tudo. A religião impões, ameaça e amedronta.

    A espiritualidade dá paz interior. A religião fala de pecado e de culpa.

    A espiritualidade faz aprender com o erro. A religião reprime e torna falso.

    A espiritualidade descobre. A religião não pergunta nem questiona.
    A espiritualidade questiona tudo, pois sabe que tudo muda.

    A religião é humana, é uma organização com regras. A espiritualidade é Divina, sem regras.

    A religião é causa de divisão. A espiritualidade é causa de união.

    A religião lhe busca para que creia. A espiritualidade tem que ser buscada por você.

    A religião segue os preceitos de um livro sagrado. A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.

    A religião se alimenta do medo. A espiritualidade se alimenta da confiança.

    A religião faz viver no pensamento. A espiritualidade faz viver na consciência.

    A religião se ocupa do fazer. A espiritualidade se ocupa do Ser.

    A religião alimenta o ego, pois uma se diz melhor que a outra. A espiritualidade faz transcender o ego.

    A religião faz renunciar ao mundo.A espiritualidade faz viver em Deus, não renunciar a Ele.

    A religião é adoração. A espiritualidade é meditação.

    A religião sonha com a glória e o paraíso. A espiritualidade faz vivê-lo aqui e agora.

    A religião vive no passado e no futuro. A espiritualidade vive no presente.

    A religião é prisão na memória. A espiritualidade é liberdade na consciência.

    A religião crê na vida eterna. A espiritualidade faz consciente dela.

    A religião dá promessas para depois da morte. A espiritualidade é encontrar Deus em seu interior.

    1. Como texto ,é bonitinho para adolescentes sentimentais, mas só.Quando chegar a hora, e vai chegar, os que não crêem nessa “espiritualidade” que é só um eufemismo para espiritismo, só que mais intelectual (pseudo),tem uma chance: morrem , e pagam suas faltas em trocentas reencarnações – cartão de crédito do além! Mas se nada disso for verdade aí literalmante o bicho vai pegar !Ninguém jamais voltou para dizer como é.Obs.: “espírito” não tem carteira de identidade ele diz que é fulano que morreu e tal e acredita quem quer.É esperar pra ver !!! Abçs!

    2. meu caro. Disseste tudo, ou quase tudo. Com uma precisão extraordinária. a espiritualidade em seu amplo significado, é o que liberta pelo esclarecimento.

  197. É muito impressionante, que mesmo depois de dois mil anos da fundação da Igreja, como se cumpre as palavras do evangelho: “com muita perseguição….”. Será que o autor deste “comentário” sobre o Papa, e se diz católico apostólico romano, sabe quem é o fundador primeiro da Igreja, e por quem foi dado o poder para isso? Foi Jesus Cristo, que recebeu muito, mas muito mais ofensas do que a de Bento VI, e sabemos como terminou seus dias nesta carne. Mas ressuscitou… O importante é a vida, e ETERNA…

  198. Caro Ricardo Kotscho,
    Causa-me espanto e admiração ler que vc se considera católico, tamanha a falta de entendimento e compreensão que vc aparenta ter sobre a Igreja Católica. Só para ficar na questão da camisinha: a igreja não é contra simplesmente por ser, ou por não querer que as pessoas se protejam de DSTs, mas por ter uma visão não instrumentalizada do sexo, onde reinam o respeito ao próprio corpo, entendido por qualquer católico como “Templo de Deus” (catequese básica, né?) bem como o respeito e fidelidade ao parceiro. A Igreja sempre vai anunciar a verdade evengélica, não importa o quanto isso incomode nossa sociedade pós-moderna. Se as pessoas não católicas não conseguem compreender isso, tudo bem, mas se alguém quer se arvorar como católico e não quiser seguir o ensinamento da Igreja, é tudo, menos católico, pois o “catolicismo de conveniência” não existe. A sexualidade para a Igreja é questão por demais complexa, então paro por aqui para não extender-me demais. Quanto a indisfarçável antipatia que vc nutre pelo papa Bento XVI, só tenho a lamentar que vc não o conheça melhor, pois é pessoa extremamente gentil e muito inteligente, mas evidentemente a visão que vc dele tem deve ser a que o Leonardo Boff te contou, alguém que teologicamente perdeu o rumo, e culpa papa Ratzinger até hoje pela correção que a Igreja precisou dar a algumas de suas ideias. E Boff saiu da Igreja porque quis, nunca foi expulso. Aliás, se na Igreja Católica tivessem prevalecido as ideias de teólogos como Boff e Hans Kung, certamente seríamos hoje uma nova Igreja Anglicana: cada vez mais dividida e fraca, pois permitiram que sua doutrina se afastasse dos pilares queridos por Jesus, pois optou por moldar sua doutrina ao sabor das correntes de pensamento do momento, que sabemos, não duram nunca mais que uma geração.
    Espero sinceramente que vc possa algum dia ler as obras de Ratzinger de espírito desarmado, e vc vai ver que grande e brilhante pensador de nossos tempos está escondido por trás da imagem de “rotwailer de Deus” que certos segmentos da mídia e da sociedade tentam em vão colar nele.

  199. Sei que o Sr. não lê o que se comenta nesse espaço, mas, assim mesmo aí vai: Fé , religião é opção!Ninguem é obrigado ou deveria ser , a seguir os dogmas de uma religião! A iGreja Catolica preconiza o respeito entre seus fieis. Sendo assim, preconiza o sexo após o casamento. É irrealista nos dias de hoje? para alguns sim. Mas não para todos! Seria logico esperar da Igreja Catolica um liberou geral? aprovar o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo ou união , como queira ? A questão da camisinha se insere nesse contexto. Agora, não estando de acordo, cada um age de acordo com sua consciencia. E que assuma suas responsabilidades. O que não dá é querer que a Igreja endosse tudo aquilo que determinadas pessoas ou grupos acham que tem que ser feito. Se não estão satisfeitos, paciencia. O Papa não é soberano, não é Deus, nada disso. É um líder, assim como, o Aitola, o Patriaca, o Guru, etc…Há outras religiões cristãs ou não que podem talvez, satisfazer ao que esses grupos defendem. Que sejam felizes. E se a palavra do Papa não tem importancia, então poequê voces se preocupam tanto? ao ponto de escorrerem litros e litros de tinta espinafrando o Papa? Não dar bola e não comentar as suas palavras não seria mas eficaz para alcançar seu objetivo? que se faça o silêncio então. O problema, é que a palavra dele incomada. Tras à superficie o problema maior, que é o sentimento de que somos incapazes de resistir, de renunciar, de sermos fieis, como Jesus foi. É a consciencia dessa nossa incapacidade, que faz com que as pessoas fiquem iradas, pois, lhes joga na cara aquilo de que nnão são capazes de supotrtar. Isso frustra determinadas pessoas, que não gostam de ter seus desejos mundanos , as suas irresponsabilidades expostas. E não me venham com a estoria de que a questão é de saude publica, porque o Papa não recomenda a nimnguem a Morrer com AIDS. Ao contrario, dá a seus fieis uma alternativa ao uso da camisinha ou mesmo da pilula. Agora, se somos desprovidas da capacidade de resistirmos, aí é problema nosso. É nossa fraqueza, é nosso pecado. Seria melhor admitirmos isso, em cez de ficarmos espinafrando o Papa, a Igreja ou terceiros. Somos nós que somos oncapazes! Muito obrigado!

  200. Caro Ricardo,

    Que pena que você também não usa esse seu critério de avaliação para analisar as besteiras que o Lula fala… Ele pode, né?
    Quem sabe um dia você ainda irá escrever um artigo com o seguinte título: “Quem ainda segue o que diz o Lula?”

  201. é necessário termos mais cautela ao se julgar um ato de algum religioso. Expor uma opinião é uma coisa, mas se utilizar de um texto tão rude é entristecer aqueles que até hoje sim, seguem normas e regras ditas por alguma autoridade.
    As pessoas se espelham em autoridades religiosas para seguirem seus caminhos, realmente, não seguem ao pé da letra, mas também não criticam uma posição tomada pela autoridade.
    Seria mais correto cada um seguir seu caminho fazendo o bem sem se procupar com pequenas coisas, pois assim perdem tempo enquanto tem coisas mais importantes a serem criticadas ou defendidas.

  202. Ora se não devo respeitar e seguir uma recomendação do santo padre, como católica que faço questão de ser, e com cérebro, bastante desenvolvido, a ponto de enxergar que também não devo escutar tampouco entender o seu ponto de vista. Do fundo do coração, lamento que tenha desperdiçado seu tempo com críticas que não lhe acrescentam em nada como ser humano! Você deveria rezar, como católico que diz que é, e pedir dias melhores ao mundo!
    É como se vocês não tivessem mais o que fazer, parem de apenas atirar pedras, construam castelos, abriguem os seres humanos, o Papa é um ser humano que quis seguir a risca o que a bíblia diz, tão só!
    Com indignação,
    Cynara Moreno

  203. Jessus nasceu judeu, cresceu seguinda a doutrina judaica e morreu judeu, seus seguidores nos 3 seculos seguintes eram judeus, sua igreja era um judaísmo sectario, a Igreja Romana só foi ceiada por Constantantino m 308, e suposta divindade e toda a parafernália dogmática foi decidida por Constantino no concílio de Nicea, ou seja essa atual Igreja Catolica Romana é uma criação humana, nada tem aver com o Jesus original, o qual foi sequestrada por essa Igreja romana e montar essa multinacional da fraude… que de tão bem feita se sustenta a 1690 anos. Jesus era um ser humano e um profeta judeu, todo o restante acerta do cristianismo atual é uma invenção…mas quem procura aprender a história, todos preferem se aferrar a essa Biblia escrita sob medida por Roma para dominar e continuar com seu poder temporal sob a capa de Jesus, que nunca foi consultado ou deixou qualquer escrito autorizando qualquer pessoa a falar por ele. Catolincos, protestantes ambas seitas são patéticos e ignorantes a respeito da hoistoria.

  204. É incrível e espantoso como tem pessoas que emitem suas opiniões e nada tem de conhecimento teológico. Para se comentar ou falar sobre qualquer coisa é necessario dominar a questão do assunto em pauta, quando se usa palavras tais como: eu acho, eu sinto e etc, denota-se duvida; e veredicto e afirmações ou apelação para exprimir a legitimidade de algo ou de outrem nesses parâmetros e com medidas tão descabidas são tão frívrolas como a visão dos que assim atestam. O Ricardo com viva propriedade contesta o que todo mundo vê e quando digo todo mundo é todo mundo mesmo porque a ínfima minoria discordante é irrelevante.

  205. Senhor Ricardo, penso que sua colocação foi descabida, você não entende de doutrina, não faz parte desta Igreja, para tentar dar uma opinião tão inoportuna como como esta, então faça o favor de olhar para se mesmo e se alto avaliar o seu comportamento desrespeitoso para com o papa e os fieis da igreja Católica.

    1. Neide Neide,

      Olha, desrespeitoso é o que esta igreja católica vem fazendo a séculos.
      Pare a senhora, leia mais, estude a história, e depois qualifique de descabida a opinião de quem quer que seja.
      A fé não tem nada a haver com igreja. Mas sim com o coração.
      O Papa é um Homem, igualzinho a mim. Faz XIXI, coco e come todo dia..

  206. Ricardo,

    O que me chama mais a atencão é a pretensão de alguns líderes das diversas religiões que permeiam o mundo. Pregar o uso da camisinha ou não, aborto olu não, união entre pessoas do mesmo sexo etc.. Que coisa mais ridícula. Aqui no Brasil alguns líderes evangélicos já sairam a público “pregando” comportamento social, sexual etc. Então não podem criticar o Papa pelas bobagens que anda falando já há algum tempo. Creio que seja muita pretensão desses líderes quererem ditar comportamentos aos seguidores das diversas religiões que existem no mundo. Se vc se predispuser a escutar alguns sermões de padres católicos assim como alguns discursos de pastores evangélicos vc cairá durinho de ver o quanto o povo brasileiro ainda é influenciável. Ao menos, ainda existem grandes figuras tanto na igreja católica como nas evangélicas que realmente cumprem seu mandato com dignidade, bom senso, e ponderacão. Um abraco

  207. A sexualidade para os catolicos, não são tratado de forma simples e normal, o sexo, a pratica do sexo é somente para procriação, dar continuidade a vida. Sexo e tudo que é relacionado, não é ensinado em catequese e muito mesmo em curso de noivos, e encontro de casais.

  208. As pessoas podem seguir o que quiser. Ninguém é obrigado a ser católico. Quem é, procura seguir os mandamentos da Igreja.
    Esse pessoal que tem tanta raiva do Papa é, no fundo, profundamente autoritário. Chegará o dia em que defenderão o fechamento das igrejas e a condenação dos religiosos por manipularem as consciências…
    Ricardo Kotscho pergunta: “quem ouve Bento 16?” Eu pergunto: “quem ouve Ricardo Kotscho?”.

  209. Gostaria de saber se o papa é a favor ou contra a utilização de camisinha pelos padres, bispos e cardeais pedófilos, quando estupram crianças.

  210. Sabe Ricardo;

    A crise ética no Brasil é tão forte, tão forte! Que até um jornalista como V.Sa se esconde já de inicio numa falsa alegação de que é católico, para mascarar a verdadeira face e então passar a ideia de que é um católico revoltado contra o Papa.

    Agora, quando falo “um jornalista como V.Sa”, não se sinta projetado para o alto…Não! Em tese, deveria sim, estar num patamar acima da média, tendo em conta por onde passou etc mas isso vale para quem exerce as funções com ética, com polidez, com dignidade, servindo de BOM EXEMPLO! Não é esse seu caso.

    Infelizmente do seu grupo não é o primeiro que sai à público para dizer que é católico e depois mostrar as garras contra o Papa e contra a Igreja Católica. Infelizmente muita gente tem se deixado levar por pessoas com táticas tão levianas e sujas.

    E isso não se resume a atacar a Igreja e os Cristãos, mas atacar a Instituição Família, a Cidadania e o próprio país.

    Inspiro e Transpiro um desejo: Que esse véu sombrio que embassa a visão de parte do nosso povo caia e percebam o grande engodo e armadilha que V.Sa e sua turma representam…

    Que a mão de DEUS paire sobre essa nação em agonia.

    Pense nisso!

    Alírio Cavalcanti

  211. Como ja li em outros comentários, você não é Católico, é um Zé ninguém. Certamente sua coluna, se é que tem uma, deve estar muito em baixa, a ponto de extinção, então para tentar capturar leitores, lança como título um assunto curioso, porque se trata de pessoa ilibada de referência mundial como o papa Bento XVI, aí a gente acaba perdendo tempo pra ler um amontoado de asneiras. Certamente é por comentários ridículos como esse que fez, que sua coluna deve estar naufragando. “Escritores” como você colaboram para o afundamento cultural do Brasil, para não dizer moral.

  212. ESPERO QUE VOCÊ NUNCA SE ARREPENDA POR TER ESCRITO ISSO . SE EXISTE ALGUEM NO MUNDO QUE ESTÁ PERTO DE DEUS É O PAPA POIS ELE É GUIADO PELO ESPÍRITO SANTO.

  213. É POR ISSO QUE TEMOS IMÃO MATANDO IRMÃO, FILHOS MATANDO PAIS, CRIANÇAS QUE NÃO SABEM O QUE É RESPEITO, PROFESSORES SENDO ESPANDADOS EM SALAS DE AULAS, E POR AI VAI, DEPOIS DE FAZE DE TUDO NA VIDA, VC NÃO ACHA QUE AGORA QUE JÁ ESTA PERTO DE MORRER, NÃO DEVERIA CONTRIBUIR PARA VOLTASSEMOS A TER FAMILIA, OU PELO MENOS TENTARMOS RECONTRUIR “FAMILIA”, AQUELA QUE VC TEVE E LHE DEU ALGUMA EDUCAÇÃO QUE HOJE VC PODE DESFRUTRAR E NÃO PASSAR FOME?

  214. Seu artigo transpira ódio e ignorância completa. Uma visão absolutamente unilateral da questão.

    Um esforço para impor “inerrantemente” uma verdade particular como se fosse absoluta. Se você parte do que acha ser a sua verdade, no mínimo a Igreja e o Papa têm o mesmo direito de ter suas posições próprias. No mínimo.

    E se a Igreja lhe fizesse uma crítica tão feroz e pessoal como essa do artigo, o que diria? O que diriam? Liberdade de expressão?

    Se não, censura ao Papa? É assim que sempre começa…

    Em princípio me surpreenderam ambos – o ódio e a ignorância do artigo.

    Mas a explicação é simples, “dize-me com quem andas”…

    Ivan

  215. Caríssimo, boa noite
    Gostaria de informá-lo que os seguidores do catolicismo são as pessoas que seguem realmente a Deus, buscando sempre a Palavra do Senhor Jesus, O Nazareno.
    Os que se dizem católicos mas não seguem o que a Santa Mãe Igreja manda, estes não sabem dicernir o que é seguir a Cristo verdadeiramente, mas sim, seguir a achologia ( o que Eu acho o que é certo ou errado), sempre buscando o que é melhor pra mim e não visando a busca da salvação.
    Estou sempre buscando o que manda a Santa Mãe Igreja e respeitando o meu próximo. Quanto aos Padres Pedófilos sempre estaremos rezando para que se convertam realmente a Jesus. Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida interceda pelos Padres pedófilos, por voce, por mim e por todos os pecadores desta Igreja Militante. Amém.

    1. Nazareno,

      Sabe por que Jesus era chamado de Nazareno? È devido a ele ser membro de uma facção essênica chamada de nazarenos, ou seja, aqueles que trazem a boa nova. Uma espécie de revolucionariuos locais!!!

  216. Conclamo todos os que estão se dizendo católicos praticantes e fervorosos a fazerem um exame de consciência:

    Quantos de vocês têm mais de 10 filhos ?

    Quantos de vocês usam algum método contraceptivo ?

    Quantos de vocês praticam sexo somente com o propósito de procriar ?

    Vocês se importam mesmo tanto assim com o que diz o papa ?

    Por que então não seguem à risca, e param de usar os métodos contraceptivos ?

  217. Um pricípio básico: respeito à fé dos outros. E quem é você para se arvorar em criticar ou censurar um dos homens mais sábios e cultos de nossa história. Não sei qual o motivo que o levou a ser católico e detilhar tanto desrespeito aos seus irmãos… Nem quando escreve sobre política ou eleições você não me parece sensato, quanto mais quando se intromete a fazer comentários sobre assuntos que poderiam fazer parte de uma norma de determinada instituição cristã. Não sei se tem lembrança: quando Paulo Henrique Amorim escrevia o que bem entendia no ig, os leitores conseguiram que fosse afastado… Pergunto, que tem a ver se Dilma ou o seu chefe militante dependem ou não dependem um do outro? Isso não tem importancia alguma para a república. Penso que cada um, inclusive você deveria ficar no seu lugar e não se intrometer em assuntos de foro íntimo, da consciência de cada um. Que lhe interessa se uso ou não uso camisinha, se obedeço ou não. Ademais, não é muito sensato para um homem ficar imaginando coisas de foro inteiramente de cada casal ou de cada pessoa. Dizer coom todo respeito, como disse, faz parte de toda critica, é costumeiro e não vejo sinceridade nisso

  218. Continuando….me refiro à segurança pública. (No RJ e SP) Vejo na telinha as últimas notícias que dão conta de diversos veículos incendiados na região central do RJ, inclusive um da Aeronautica (não respeitam nem as forças armadas). Sei da política de ocupação dos morros pela polícia comunitária, mas, esses crimes espalhando terror, estão ocorrendo por todos lados, deixando a população assustada como num estado de guerra. Nesse mesmo noticiário, aparece o secretário de segurança informando a população de sua impotência na contenção e repressão de imediato. O RJ deve pedir apoio ao governo federal (que deve mandar tropas, haja vista o ataque à uma viatura do Ministério da Aeronautica). O que esperar, que esses marginais ataquem aeronaves da FAB? (Porque da Polícia já abateram uma.) Está passando da hora de mostrar quem manda!

  219. tá com raiva Kotôcho… óps Kotscho… pq o São Paulo perdeu vergonhosamente de 4 a 1 pro Flu… deixa quieto o Papa q ele não faz mal a ninguém,,, só serve de escada pra quem quer aparecer. Agora, pra subir na escada tem q ser bão, não pode se valer de qq comentariozinho babaca, Tem q ter fundamento principalmento com argumentos do tipo “relevante” ou “irrelevante”. Isso é papo de quem não tem argumento, fica só na superfície. Vai curar tua ressaca e espera o ano q vem. Quem sabe até lá o “sãopaulino” vai ter o que comemorar.

  220. a fui a favor do Controle Social da Mídia que o PT e nossa presidente defendem, mas diante de textos tão sen noção como esse, acredito que será noecessário. Renato Khair e Kotscho deveriam antes de escrever algo tão pode como publicaram, que religião segue quem quer e que se o que esse ou outro papa diz não serve para eles, milhões de pessoas levam a sério. Não falamos de saúde pública, falamos da hipocrísia desses jornalistas que deveriam criticar a fome no Brasil, Ktscho autor de tantos livros criticando a misério no País, Vamos para 12 anos de PT no governo e o maximo que fizeram foi um programinha de transferência de renda que mal da para comprar camisinhas e o povo vive sem educação, saúde e sem diginidade.
    Kotscho e Renato Khair se vcs não acreditam na igreja, nesse papa ou em qualquer outro guardem para vocês! Afinal o que vcs pensam é muito mais insignificante!

  221. Considerando-se que o Catolicismo só nasceu no século 3, qdo da conversão de Roma ao cristianismo, é mais que certo que Cristo nunca foi católico, nem Pedro, nem nenhum dos discípulos originais. Quem segue o Catolicismo, segue apenas a seita cristã dominante e vencedora históricamente. existiram várias. Esta vitória não sucedeu sem controvérsias e violência. Cristo está dentro de cada um de nós e não precisa de intermediários. Um gde abraço

  222. Lamentável que com tantos problemas mãos sérios, como a pobreza a miséria e principalmente como midiaticamente falando, vocês se utilizam da mídia para fazer lavagem cerebral nas pessoas.
    Não freqüento assiduamente nenhum templo…
    Mas acho que a opinião do papa interessa a uma grande maioria sim, e os católicos estão acompanhando isto via internet e jornais… Então ele deve se posicionar sim !!!!
    Quem vai ler ou deixar de ler isto é coisa de foro íntimo…
    Conveniência pura, pois cada um lê o que lhe convém.
    Recentemente eles se encontraram em Roma para decidir mediadas a serem tomadas sobre os casos de pedofilia.
    O Papa revelou que não é o homem quem faz a Igreja… mas a Igreja que quando seguida corretamente, ela funciona como orientador espiritual, coisa que hoje muitos pais não fazem, e nada é feito como vocês falam… lá não existe lavagem cerebral.
    Será que todos os cristãos que lotam as missas de hora em hora na Igreja de N.S. da Paz em Ipanema, estão sob poder da lavagem cerebral ????
    Ah…. façam-me o favor de falar menos asneiras !!!!
    Sou cristã, e sou absolutamente normal…..!!!
    Aliás toda a minha família é cristã e somos pessoas normais !!! Médicos, advogados, professores, comerciantes e ninguém tem rabo preso com nada na vida….
    BEM…. acho que está chegando a hora de se criar uma LEI sobre cristionofobia.
    Esta fobia sim… uma LEI para era será ótima, colocar nos seus devidos lugares as pessoas que dão opinião sobre aquilo que não vivenciaram, nem estudaram, nem se arriscaram a fazer um curso mínimo de teologia…. e querem se fazer de jornalistas e julgadores , falando do que nunca vivenciaram….
    Quando foi que você saiu para distribuir uma sopa aos pobres na madrugada ?
    Quando foi a última vez que você visitou com a Pastoral dos Vicentinos uma família doente ou passando fome, para levar além de remédios e mantimentos, levar o que O estado não dá e nem você? que é o tal do importantíssimo AMOR ?
    Aff… como tem falso intelectual espalhado por aí, iludindo os quem com ele se afiinizam e se fazendo de grande jornalista internauta pra então executar a sua lavagem cerebral sobre os seus seguidores…. kkkkkkk
    É possuir uma mente muito pequena, imaginar que a igreja não vai tomar uma decisão par resolver os escândalos… Só que devagar é pressa… A igreja não é omissa, mas cautelosa, pois sabe que a mídia adora escândalos para desmoralizá-la….
    Mas religião é pura prática de ensinar institucionalmente o que é o verdadeiro AMOR, e sem cobrar nada.
    Fica aqui o convite…. assista toda quarta feira, na http://www.cancaonvoa.com.br às 22 horas o Padre Fábio, assista palestras do Yotube do Padre Léo… veja o que ele fez e fundou.
    O estado não faz… os intelectuais que vivem pendurados o dia todo na internet escrevendo abobrinhas também nem lá vão…. e muito menos metem a mão na massa…
    Você está precisando retirar as vendas dos olhos e ver a igreja de hoje.
    Muita gente diz que a igreja era por dar o pão mamterial que é função do estado… quanta burrice…. levar o pão material é apenas um meio de chegarmos até elas e mostrar que nós a amamos de verdade, não temos distâncias , em nosos corações de visitantes não há estratificações sociais….
    Tudo ainda está cristalizado e tendencioso dentro de você, no seu coração, na sua verborragia…. e conseqüentemente na sua matéria jornalística aí de cima… que pobreza….!!!!
    Uma pobreza ímpar…..!!! Ser jornalista assim é fácil…. fazer o que né ?
    Estou pensando em sair até do IG como meu provedor… só leio abobrinhas por aqui….

  223. O assunto pegou fogo. Vamos relaxar um pouco…

    Um bêbado estava passando pela porta da igreja, quando olhou pra dentro e ouviu o padre falar:
    “Dentre vós, aquele que nunca errou, que atire a primeira pedra.”
    Imediatamente o bêbado pegou uma pedra no chão e tacou na cabeça do padre que caiu.
    O padre levantou-se e disse:
    “O que é isso meu filho, você nunca errou?”
    O bêbado respondeu:
    “Dessa distância, nunca ! “

    1. póis é,

      Esta parabola quando Cristo viu a multidão com a mulher para ser apedrejada ele falou QUEM NUNCA ERROU QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA!!!
      Veio voando um tijolaço que pegou em cheio em Cristo. Ele levantou, limpou as vestas passou a mão noi rosto e falou:
      PORRA MÃE A SENHORA NÃO VALE!!!

  224. Ricardo Kotscho, por favor, lave a boca e as mãos antes de falar do Sumo Pontíficie. Ele fala tão somente para os católicos. Pessoas sem cultura religiosa como você só podem escrever porcarias como essa. Você não se conforma que o Papa tenha, ainda que indiretamente, apoiado a campanha do Serra e agora quer se vingar, o que é tipo em comunistas como você. Continue publicando sua defesa do governo Lula, ops, governo Dilma e deixa de exibir a sua ignorância em assuntos relativos à Santa Igreja Católica.

    1. Fernando,

      Que atitude anti cristão!
      Jesus falaria diferente, não é?
      Talvez ele falaria assim PAI PERDOAI….
      Mas no caso, acho quie ele falaria para você
      PAI PERDOAI O FERNADO POR SER TÃO BABACA!!!

  225. Ricardo, eu vejo que você ouviu e leu o que o Papa disse ele nos lembra o que a bíblia no traz como verdade e por isso ler ou ouví-lo é nosso dever como católicos, mas temos nossolivre arbítrio, podemos seguí-lo ou então pecar. temos sempre duas possibilidades.
    quanto a cuidar do seu quintal pensoque ele está pois o quintal dele é bem grande e complexo. mas e o seu quintal o quintal da imprensa brasileira que ainda pensa que são formadores únicos de opinião. Penso que você poderia também cuidar melhor do seu quintal que anda sujo e perverso, sensacionalista e não anda contribuindo muito com o povo brasileiro, naquilo que é necessário.
    Mas continue emitindo sua opinião, pois o Papa, você, eu, todos nós, podemos aqui no Brasil falar o que pensamos. Mas não menosprezemos a inteligência dos leitores.

  226. Ricardo,

    Quando Cristo em meio a sua vida terrena, e após sua pascoa, surgindo em espirito aos apóstolos apontou para Pedro, que era Simão e após ser escolhido por ele para dar continuidade ao que pregava junto com seus apostolos, passou então a se chamr Pedra, pois seria assim o inicio da igreja católica. Balela pura. Estória para engambelar o povo.
    Em Petencoste, encontramos a maior prova cabal no assunto religiosidade de que Cristo e seus apostolos eram mediuns que se comunicavam com espiritos de luz, o qual Jesus realmente foi enviado a nós para mostrar coisas que os povos estavam se pérdendo. Como mencionou Chico Xavier, os dez mandamentos foi o ,primeiro livro psicografado da história.
    Vamso lá no inicio do cristianismo. Os primeiro cristãos tinham um comportamento diferente dos demais judeus ou romanos pois, o monoteismo pregado pelos cristãos era libertador, norteador da vida dos humanos na terra.
    O cristianiosmo puro em sua excência é espírita, em conseguinte, espiritual pois conforme Jesus ensinou, cada passo que damos, cada ato que praticamos eleva ou derruba nosso espírito. O que é retirar os demônios? Não seria afastar, dando luz em oração os espitritosa obsessores que se atrelam a quem esta vivo, nesta encarnação? O que pe falar em linguas se não o fato de os apostolos terem conhecimento dos diversos dialetos existentes na época, como Idiche, Aramaico, egípicio em fim, Grego, latim, e tantos outros que os apostolos tinham conhecimento.
    Como Roma cruxifica Pedro de cabeça para baixo e depois Constantino, imperador Romano agrega e faz com que seus exegetas cosntruam uma nova religião, pois os cristianismo estava desesatabilizando oImpério Romano?
    E por ai caminhamos , criaram os chefes da igreja os chamados Papas, para que como um Rei, abalisado por “Cristo” como alguem pór ai falou que o Papa é o representante de Cristo na terra.
    O que é a figura do Papa senão um factóide divino a serviço de interesses que se alastram desde os primórdios?
    Será que os católicos conhecem a hist[ória do rei Felipe da França? Alguem já ouviu falar no Bispo de Bordéis, aclamado Papa por uma conspiração do Rei Felipe com os cardeais, chamado Bertrano Villardrant e se passou a ser Papa Clemente V?
    Não, claro que pouquíssimos conhecem a história e os meandros desta religião que desde a idade média, prende seus fiéis pelo medo, pela figura de um Deus, policial, que castiga a quem não o bajula.
    Lembremos da persegui~ção da igraja aos judeus, batizados de novos cristãos para não serem mortos nas fogueiras sagradas da inquisição. Conhecem a história da ponte dos suspiros em Veneza?
    Não, como a grande massa católica desconhecem e não param para observar os absurdos atribuidos ao Cristo, que por necessidade de controle das massa o colocou como um mágico, como um ser sobrenatural, quando na verdade ele foi um homem igual a nós.
    Quer maior absurdo do que os católicos venerarem o instrumento de tortura romano, a cruz e pior, com um cadáver pendurado? Se dizem monoteista mais dividem um em três embolando o divino, sendo no fundo triteistas. O que pensar de um povo de Deus que pratica a teofagia?
    0 que esperar de uma religião que bloqueia em seus sacerdotes a força criadora, a sensualidade, que é a continuação da obra de Deus, ou seja, a criação?
    Ora bolas, a igreja sempre esteve aliada ao poder, sempre ditou normas e posturas que os cegos sempre abaixaram suas cabeças como vaquinhas de presépio.
    Negar a concepção, a fecundação de Jesus digamos pelas vias normais é negar plenamente o obra de Deus.
    Corram as estórias das diversas mtologias e encontraremos filhos gerados por obra e graça de um espirito santo.Isso não é fé! é embotamento mental e ignorância.
    Alguem sabe o que se passa nas cuchias do vaticano? Sentem que estão perdendo a força. Caindo no ridiculo devido aos varios absurdos ditados ainda amarrados a séculos e séculos a trás.
    O Clero está acordando. Aos poucos posições como estas do Papa Bento vão surgir pois de uma forma ou de outra a força da evolução tira da inércia o marasmo papal, o marasmo da igreja católica.
    Por que onde Jesus nasceu quem dita as normas é o Islamismo? Por que os Judeus encaram Jesus diferente?
    Olha que o carinha era descendente de David, Salomão, em fim uma linhagem real judaica. Creio ser simples a resposta como a de um Dalai Lama falou. “NO OCIDENTE SURGIU UM GRANDE PROFETA QUE OS OCIDENTAIS SIMPLESMENTE DISTRUIRAM SEUS ENSINAMENTOS”.
    Por que o Papa João Paulo 1° morreu tão rápido?
    Ora bolas, é um grande jogo de interesses, um grande jogo de manipulação de massa. E surgem os padres pedófilos, homosexuais, tarados como aquele padre peruano que transava com a empregada e o marido traido o pegou filmou o clérico em pleno movimentos pélvicos com a mulher.
    è muita titica vindo a tona e um monte de gente não raciocina apenas falam AMÈM.
    Fui educado nos bancos do colégio Salesiano. Fui coroinha, fui da cruzada, iniciei grupos jovens em Niterói, fiz varios encontros de jovens, dei testemunhos em cursílhos e encontro de casais, mas sempre questionando até que chegou a um ponto que explodi, e fui literalmente escomungado com cartinha e o escambal.
    Grandes merda!!! Continuo tenod minha fé, minha crença, meus momentos de oração meu contato com Deus, com Jesus, em fim, sendo cristão e não católico. Obedeço sim, a voz do meu coração que sei ser tocado pelos mestres, pelos chamados anjos ( espitritos de luz desencarnados) que me amparam espiritualmente. Não estou ligado a dogmas, a codigos canonicos, estou ligado sim a agir conforme Cristo veio ensinar, ou seja,tentando ser justo, tentando amar próximo, tentando perdoar, tentando si perdoar, tentando ser tolerante, aceitando o que tenho no momento, não em um conformismo besta, mais na compreenção das leis divinas tão adulteradas pelos senhores cardeais, padres, bispos e seus anéis de ouro a qual era obrigado a beijar e, lamentavelmente pelos catolicos apostolicos romanos.
    Ora, POR QUE NÃO TE CALAS BENTO XVI!!!!
    Podem falar o que quizerem, pode mandar criticas e o escambal, prometo que analiso cada uma. Mas, nada tira de mim a fé pura, simples de um vivente que reconhece não ser nada perandte o grande criador!!!

  227. Infelizmente para nós internautas brasileiros é desagradável ter que suportar certos comunicadores de opinião, que transsudam ódio contra a religião, ofendendo toda uma população católica do maior país católico do mundo.
    Quem é este tal de Coxo para se insurgir contra a maior autoridade de nossa Igreja, contra a figura sacrossanta de um Papa tão bondoso, que é tão amado por todos nós católicos. Coxo, enrole a língua, e respeite-nos!

    1. João, João!

      Pedoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido!!!

      Se és tão católico assim para se revoltar contra o Kotsho, pecastes mortalmente pois fostes contra a uma oração que Cristo nos ensinou.

      Na minha terra isso se chama HIPOCRISIA!!!

      Aliás são reações como a sua e de outros que me revoltam.

  228. Concordando com um leitor acima e ampliando sua afirnação, podemos imaginar o quanto a humanidade deixou de experienciar por imposição não só da Igreja Católica mas de todas as igrejas cristãs, de uma maneira geral.
    A mensagem crística nada tem a ver com o que as instituições religiosas, sedentas de poder, pregaram ao longo dos séculos.
    É realmente lametável que muitos e muitos ainda permanecem sob seu domínio, abrindo mão do direito ao livre pensamento e ao livre arbítrio.

  229. Perfeito o comentario do blogueiro Pilistrika, as religiões, não só a catolica, tenta manter o ser humano escravo, e o papa comporta-se e sempre se comportou como um lider politico, não aceito ser dominado e obedecer cegamente as ditames de religião alguma, já fui catolico, e uma das razões que me levou a abandonar a religião catolica, é essa opressão, o pior de tudo, é que a igreja catolica cometeu as maiores atrocidades, muitos seres humanos foram mortos, e atualmente, com os crimes de pedofilia, e sem punição alguma para quem cometeu, a igreja catolica fica sem moral alguma para criticar o uso da camisinha e outros contraceptivos, querer que milhões de pessoas morram por doença ou por fome, é ser a favor da morte, e não da vida, há hoje na igreja catolica, padres que levam vida dupla, fora da igreja, eles tem mulher e filhos, não são casados porque a igreja catolica proibe, tambem há muitos homossexuais padres bispos e etc, só o papa que não enxerga nada disso.

  230. Sr. Kotscho, concordo com tudo o que o senhor diz. Só não entendo sua primeira frase onde você se diz um fiel seguidor da igreja catolica apostolica romana.

    Releia o seu texto e constate que esses dois posicionamentos revelam uma enorme contradição. Definitivamente não dá pra entender.

  231. ASSIM FALOU ZÉ DE TUSTRA…

    “Todo cego precisa de um guia para lhe guiar.”

    …e depois de duas talargadas ( de uma boa cachaça )…disse:

    ” Te libertas e conhecerás a verdade ”

    …tumou outra e…finalizou…

    …Deus em sua infinita sabedoria, jamais usaria como prepostos, este bando de vagbundos, que vemos por aí, vendendo suas palavras.

    1. …depois de tomar a saideira, ainda FALOU ZÉ DE TUSTRA:

      “eis o salmo da libertação :

      Senhor…
      …livra-nos de :

      Papas. bispos. padres e pastores.
      Deste bando de exploradores
      Que usam a tua palavra
      Para encherem os seus cofres
      E aumentarem as tuas dores.

  232. Somos livres para acreditar, a ter fé naquilo que nos convém, ser favor ou contra a qualquer assunto.Deus nos deu o dom de crê, de evoluir, nascemos livres e somos livres na medida que nos convém.Contudo o que me preocupa e muito é a desmoralização das instituições sejam elas religiosas,democráticas.Julgamos, nós do século XXI, sermos tão livres e somos servos mais do que nunca de um mundo de ilusões e frações de felicidades inventadas.Um homem jamais pode impor sua verdade ao seu semelhante e nem este julgar o outro.A verdade absoluta é aquela que em nós está, pois somos templos e moradas do Espírito Santo assim diz a escritura sabrada cristã, a Biblia.

  233. sou cristão catolico, acredito que o este senhor Ricardo deveria se preocupar com tantas outras coisas ao inves de ficar se preocupando com o que o Papa diz, sem saber o que significam suas palavras….. o Papa não é a favor da camisinha e do homosexualismo ou dos anticonsepçionais, simplesmente por que ele quer… gostaria que este senhor me respondesse qual destes assuntos citados acima geram vidas…. e outra se este senhor se acha tão superior para criticar ao Papa e aquilo que milhoes de pessoas acreditam , porque ele perde seu preciosissimo tempo falando dele……

    1. Incoerencia é a Igreja condenar a camisinha pois sexo é a concretização do crescei e multipicai e proibir os padres e demais militantes oficiais da igreja de praticar este ato.
      SAí, dá no que dá!!!

    1. Fredy,

      Francamente, desdenhar o Boff e o Kotsho por ambos serem amigos?
      Provas que a sua leitura preferida são aquelas fotonovelas ou aqueles livrinhos de FAR WEST.
      Católico isso não pes, podes ser apenas um comedor de óstia!!!

  234. Parabéns Ricardo Kotscho,eu não tinha a dimensão da quantidade de leitores em seu balaio,quanta gente nova resolveu escrever!

    O texto virou um bem-sucedido golpe de mídia,parabéns mesmo.Eu pensava que eramos só nós,aquele bando de “pé-rapados” (nos quais me incluo) que tinhamos disposição para nos digladiarmos,mas não,apareceu um monte de carne nova,tomara que continuem e com disposição. Parabéns mais uma vez Kotscho.

  235. O PAPA nada mais fez do que retroagir uma situação que ha muito tempo esta fora do dominio da igreja.Porém não foi pelo erro da igreja que sómente agora ele fez esse pronunciamento, mas para se atualizar e liberar uma quase liberdade sexual para o impuro povo catolico.

  236. Antes de escrever este comentário eu li a seguinte recomendação: “o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei…” Daí decidi apenas questionar: Então por quê publicaram o infeliz, desrespeitoso e imoral artigo do sr. Ricardo? Senhor Ricardo, se ainda se diz católico, saia desta religião que não comporta cristãos desta natureza. Respeite a vida humana e a sua família!

    1. Isso mesmo!!!

      Ricardo sai desta religião, pois tens bom senso, ética, e poder de discernimento. Continue sendo cristão dentro da mais pura realidade do que significa.
      Deixe estes embotados de lado!!!

  237. infelizmente .nosso unico dever é eentender que não somos capazes de perceber o amor e que o exercito cristão é o único que atira nos própios soldados,

  238. …e…enquanto isto…lá em Jeremoabo, sertão da Bahia, seu Manoel Galdino, feliz com a eleição de DILMA, chega em casa cançado depois de praticar a verdadeira religião, fora levar um jogo de fraldas, feito por sua velha companheira, para a filha de um vizinho que acabara de dar a luz.
    Antes de entrar em sua cazinha, olha para aquele lindo céu sertanejo, no exato momento em que uma estrela caia, sentiu o verdadeiro Deus vibrar em seu interior, começou a falar baixinho para si mesmo.
    “Obrigado meu Deus, por nos ter dado LULA, pois assim podemos dar algo para quem mais necessita”, e… sem perceber grita:
    “- NÉ NÃO ZEFA ???”
    -ééé meu véio…responde dona Zefa, enquanto crocheteia, mais uma blusinha para ser dada a outra pessoa.
    …e continua cantando baixinho …

    A mão de Deeeus, incendêa a luz
    A luz qui alumêa
    A mão que Deu o seu flho Jesus
    Qui incendêa.

  239. Vejo que são contraditórios à própria liberdade que tanto falam. É impossível existir vidas sem influencia de outra pessoa. Liberdade humana, de uma vida aprisionada ao próprio egoísmo, sem pensar no bem estar do próximo.No dia a dia todos nós nos manifestamos, e influenciamos em menor ou maior nível a vida alheia. Falar que é irrelevante a opnião do Papa sobre os assuntos, é ser simplesmente parcial a uma outra parte, à daqueles que pregam a falsa liberdade, é escolher simplesmente os caminhos mais fáceis, à liberdade que leva à morte por doenças, ao assassinato de vidas humanas. É estar escolhendo um outro lado, que por sua vez os influenciam e está sendo relevante na formação de seu ponto de vista.
    Ao sensurar a liberdade de opnião da igreja, vocês contrariam as suas próprias ideologias de liberdade, e para mim, isso demonstra mais do que nunca que é necessário a igreja continuar a se manifestar a favor vida, dando o seu ponto de vista. E ouça que tiver ouvidos, entenda quem é capaz. de compreender.

    1. Caro Fábio, não consigo entender suas afirmações.
      Pessoas que só vivem influenciadas por outras, são seres amorfos, não-inteligentes e incapazes em si mesmos. Não são fiéis; são fanáticos.
      Portanto, é incoerente dizer que “É impossível existir vidas sem influência de outra pessoa” – o que podemos e devemos é concordar, ou não, com o outro.
      Também não existe imparcialidade ao se criticar a palavra de um Papa que, além de dizer e se desdizer o tempo todo, emite opiniões que nem mesmo se coadunam com a da doutrina católica (aliás, a Igreja, ela, sim, censura e pune – conforme apontado por Kotscho, citando o famoso caso de Leonardo Boff).
      O que existe neste artigo é simplesmente uma crítica e ela reside, muito apropriadamente, no fato de Bento 16 intrometer-se desrespeitosamente em assuntos dos quais não tem a menor noção, nem tem neles a menor autoridade. Desconhecendo assuntos de seu próprio papado, se deixou levar, como no caso da politicagem rasteira de uma chusma de bispos brasileiros, que negligenciaram até mesmo a opinião majoritária da CNBB.

  240. Não intendo o porque dessas críticas bestas – Ninguém é obrigado a ser católico ou a obedecer o que o Papa diz, e ele sabe disso, mas há pessoas que por liberdade e inteligência confiam nas palavras do papa e é pra essas pessoas que ele fala – eu quero ouvir o que ele fala. se você não quer ouvir não procure sobre o assunto 🙂

  241. É lamentável como algumas pessoas, como o Sr. Ricardo, ainda se dizem catolicos! Se você não considera importante o que o Papa diz, então largue essa religião que se diz pertencer. O Papa fala para os que CREEM E SEGUEM A RELIGIÃO CATOLICA APOSTOLICA ROMANA VERDADEIRAMENTE, goste você ou não! Seus comentários só me levam a crer o quanto és um ateu!

  242. EU ACREDITO EM BENTO XVI!!!
    E É DEVER DOS CATÓLICOS DEFENDER SUA IGREJA!
    PERGUNTO! POR QUE ESTE JORNALISTA ATACA AO PAPA? O TRATA COMO SE FOSSE UM BOBO! PORQUE? A QUE INTERESSES ELE DEFENDE? O QUE SE GANHA MENOSPREZANDO O LIDER DA MAIOR RELIGIÃO DO MUNDO, E RAIZ DA NOSSA CIVILIZAÇÃO?
    QUE TAL – QUEM AINDA OUVE FIDEL? QUEM AINDA OUVE PRESIDENTE DO IRÃ? QUEM AINDA SEGUE MAOMÉ?. ATUALMENTE TUDO É TAXADO DE PRECONCEITO, DE RACISMO, DE HOMOFÓBICO, MAS ATACAR CATÓLICOS PARECE SER POLITICAMENTE CORRETO, EXISTE ALGUMA PUNIÇÃO PARA QUEM DISCRIMINA UM CATÓLICO? E PARA QUEM DISVIRTUA AS PALAVRAS DO PAPA E SE USA DA DEMOCRACIA APENAS QUANDO LHE É CONVENIENTE, E AO CONTRÁRIO VALE A ” REPÚBLICA DOS AMIGOS”.
    IGREJA TEM DEFEITOS? CLARO QUE SIM, ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NÃO OS TEM, MAS NÃO ME VENHA COM ESSE DISCURSO PSEUDO MODERNINHO COM CHEIRO DE NAFTALINA DE STALINGRADO.

  243. A IGREJA CATÓLICA

    “Nossa família é feita de todas as raças

    NÓS somos jovens e velhos

    ricos e pobres, homens e mulheres

    pecadores e santos

    Nossa família se difundiu pelos séculos…

    …e pelo mundo

    Com a graça de Deus, NÓS abrimos hospitais

    para cuidar dos doentes

    Estabelecemos orfanatos e ajudamos o pobre

    NÓS somos a maior organização caritativa do planeta,

    trazendo alívio e conforto para aqueles que precisam

    NÓS educamos mais crianças do que qualquer outra

    instituição educativa ou religiosa

    NÓS desenvolvemos o método científico e as leis de evidência

    NÓS fundamos o sistema universitário

    NÓS DEFENDEMOS A DIGNIDADE DE TODA VIDA HUMANA

    E PRESERVAMOS O CASAMENTO E A FAMÍLIA

    Cidades foram homenageadas com o nome de nossos venerados santos,

    que percorreram um sagrado caminho antes de nós.

    Guiados pelo Espírito Santo, nós compilamos a Bíblia

    NÓS somos transformados pela Sagrada Escritura

    e Sagrada Tradição, que têm nos guiado consistentemente por 2000 anos.

    NÓS SOMOS…..A IGREJA CATÓLICA

    Com mais de 1 bilhão em nossa família compartilhando

    dos sacramentos e da plenitude da fé cristã

    Por séculos, NÓS temos rezado por você e todo o mundo, a cada hora, por todos os dias, sempre que celebramos a Santa Missa.

    O próprio Jesus lançou as fundações para a nossa fé,

    quando disse a Pedro, O PRIMEIRO PAPA,: Tú és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja.

    Por mais de 2000 anos, NÓS tivemos uma linha ininterrupta de pastores, guiando a Igreja Católica com amor e verdade, num mundo confuso e doloroso para se viver.

    E nesse mundo cheio de caos, dificuldade e dor, é confortante saber que algumas coisas permanecem coerentes, verdadeiras e fortes: nossa fé católica…

    … e o eterno amor que Deus tem por toda a criação.

    Se você, caro jornalista e demais leitores, esteve afastado da Igreja, NÓS convidamos você a um novo olhar.

    NOSSA FAMÍLIA É UNIDA EM JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR E SALVADOR

    NÓS SOMOS CATÓLICOS.

    SEJA BEM VINDO.

    Acredite: os conselhos de nosso líder espiritual não fazem mal a ninguém.

    1. Eu não acredito mais na palavra deste Papa padre depois que ele se pos contra a nossa felicidade que Deus acabou por obrar por nós dando a vitória a ministra Dilma.
      Ela foi a demonstração que o Papa padre está “de modê”, já era. O Brasil vai avançar para o país de maior desenvolvimento graças à derrota do Nosferatu Serra e sua gang de Chicago. Tucanos eu vejo o fim da linha e seu turno não há luz lá no final, está tudo escuro, felismente.

  244. Quem conhece a igreja católica desde a inquisição, sabe muito bem o que eles querem e fazem.
    O papa não pode dar lição de moral pois existem diversos deles que tem família (mulher e filhos) e outros pedófilos.
    Temos que ter amor e temor a Deus e não a um papa que é um homem como a gente.

  245. É inacreditável que existam pessoas que ainda estão cegadas pelo véu da igreja católica. A Bíblia que deveria ser o guia de todo aquele que se diz cristão (e não o que um padre, papa, pastor, etc) mostra claramente que Deus, o Todo-Poderoso nos deu livre-arbítrio para fazer escolhas em nossa vida. Parabéns ao sr. Ricardo!! As pessoas precisam saber a verdade!!!

  246. Se diz que é “bestialógico, absolutamente irrelevante e não deveria fazer a menor diferença, Seus novos “mandamentos” sobre o uso da camisinha são de tal forma fora de tempo e de lugar, etc..” por dar tanta atenção ao Papa? Acima de tudo é preciso respeito e como escreveu um comentarista, fiquem os que não concordam com o Papa com o direito [possivelmente dever, prá esses] de abandonarem a Igreja Católica. Antes de sair falando besteira sobre o que não sabe, devia ler mais um pouco prá não passar por bobo.
    Eu diria que bestialógico é quem escreve uma estupidez dessas. O duro é ver pessoas que só por terem um blog acham que podem usar esse tipo de linguagem, que prá falar o minimo, mostra uma falta de educação enorme.
    Garanto que se deixar de se dizer católico, não fará a minima diferença, até porque soa falso.

  247. É Lamentavel se deparar com um comentario tão fragil e sem conteudo teológico,social ou que simplismente possa agregar algum valor a sociedade,antes de se dizer católico,pentecostal,batista,socialista,comunista,anarquista etc..,aquele que tem a sua disposição um meio de comunicação,deve primeiramente entender os principios basicos formadores, educadores de uma sociedade, de uma religião….Em uma sociedade “Democratica”, um comentario deste nivel,agride e desagrega.O cristianismo ainda é uma referencia, em uma sociedade que necessita cada vez mais de boas referencias.A falta de conteudo, conhecimento e respeito contidos em suas palavras,demonstram o despreparo e carencia em sua formação, e de todo aquele que a principio, deveria sinalizar os erros e propor ideias.Se intitular pecador,ainda não dá direito de incentivar comentarios de um “filhote de inquisidor”, que de inicio pensei ser, um comentario deste nivel, de um Jovem ainda em “formação”, que ganhou um espaço para escrever sem um responsavel que pudesse controlar a divulgação deste material…,vejo um Senhor que não conseguiu aproveitar ou não teve a oportunidade de conhecer as virtudes de ser um verdadeiro Cristão.Antes de julgar um pecador,ou se intitular um, tenha uma experiencia Religiosa Verdadeira e Util a sociedade.Ser Amigo de Leonardo Boff,pode sim te ajudar a alcançar este conhecimento, e se aproximar mais da Luz.Peça a opinião dele, sobre este texto que o Senhor escreveu, não acredito que ele esteja feliz com as suas infelizes palavras.
    Fique com Deus.

  248. Querido Kotscho. Qualquer um, calado, se passa por sábio. Você desta vez falou besteira. Você nunca foi nem é católico.
    Se o ig não pulica comentários obscenos, onfencivos que vão contra a lei. Porque permitiu então a publicação de um artigo tão infame?

  249. A autoridade de um general não é “suposta” como a do papa, da igreja ou de um presidente. Um soldado que não obedece a ordem de superiores pode ser preso e expulso do exército. Sem falar que um exército só funciona dessa maneira, pessoas (teoricamente) mais preparadas, estudadas e com maior experiência comandando e treinando outras. Sem isso, nem uma guerrilha sobrevive. Acho que o leitor não diz tão bem assim hahahaha…

  250. É por causa desses falsos católicos que o mundo vive nesse caos. Se dizer católico é muito fácil, mas seguir a Cristo em seus princípios é para poucos.
    Sr. Ricardo Kotscho deveria se envergonhar de se dizer católico fazendo declarações como essas ao Santo Papa.

  251. Olá Ricardo, antes de mais nada, li como sempre o seu verossímil texto referente á evangelização de Bento 16 tentando definir uma saída clara para essa juventude confusa, pois vê na proteção da Sexualidade a defesa únca da vida. Vida que é um dom do Altíssimo.

    É muito difícil incumbir essa tarefa a um homem de oitenta e três anos vividos. Ele está sempre apaziguando esse Universo humano que já tem 2/3 de pessoas passando fome. Sem falar dos variados preconceitos por que perpassa essa humanidade. Por exemplo, Eu, que em seu último blog(Professor que está se aposentando depois de 31 anos de sala de aula), fui convidado por um colega comentarista dessa Geração – Pós 1985 – da era FHC; a voltar-me para a Escola /por achar que eu não sei escrever direito.

    Você não acha que isso não é uma forma preconceituosa de se discriminar os mais velhos?(Eu imagino também como aquele Velhino do Vaticano tambémé discriminado).

    Nessa trajetória de purificacção da vida não existe meio termo (o Frei Leonardo Boff sabe muito bem do que eu estou falando): – Ou você está progredindo verticalmente no sentido de baixo para cima – Ou você está regredindo! olha que eu estou trabalhando com o verbo no presente.

    Salvar é muito difícil – e as pessoas que já morreram, agora, estão sofrendo muito lá no pugatório ou lá no inferno… No céu? tem poucos ou alguns gatos pingados.

    – Somente através do sonho cada pessoa consegue se comunicar com uma pessoa que já morreu/ isto se esta pessoa que morreu vier até você para ser perdoada.

    Caso contrário ela continuará indefinidamente com seu sofrimento até você perdoá-la. Pois se você não perdoá-la nem ela e nem você ganharão o Reino de Deus.

    Em outras palavras: – se você ofendeu uma criatura: enquanto você não perdoá-la de verdade – e de coração -você não ganhará o Reino do céu.

    Bento 16 é teólogo, mentor da Doutrina da fé. E está vendo como a maior parte da juventude está caminhando para a perdição.

    Não devemos e nem podemos confiar em nenhum homem aqui na Terra.

    O Salmo 90 ou 91 deve ser lido por cada cristão, todo dia, se quiser salvar a sua alma.

    Título: O justo confia em Deus.

    “Você que habita ao amparo do Altíssimo,
    e vive à sobra do Onipotente,
    diga a Javé: “Meu refúgio, miha fortaleza,
    meu Deus, eu confio em ti!”
    Ele livrará você do laço do caçador,
    e da peste destruidora(…)

  252. Prezado Sr. Ricardo.

    Gostaria de dizer apenas uma coisa: o sr. deveria ter mais cuidado nos seus posicionamentos, pois V. Sa. pode influenciar negativamente muitas pessoas. Creio que é muita falta de, no mínimo, educação quando vc se posiciona dessa forma em relação ao Papa. Procure saber por que ele, como autoridade máxima, e representante da Igreja deve se posicionar dessa forma em assuntos tão delicados. Eu entendo os motivos e concordo plenamente com o posicionamento Papal. Por favor, reflita sobre isso. Atenciosamente. Marcio Cabral.

  253. Bom sr Ricardo ,e leitores desta coluna ,se abaixo um texto muito util nessa discurssçao toda .Como disse outra pessoa ja disse antes ,ninguem e obrigado a ouvir o Papa e muito menos a ser Católico,mais só lembrando sr Ricardo,e creio q o senhor com os 62 anos de catolico deve saber que o proprio catecismo da igreja diz , “que a fé e o amor a Deus eu uma adesão livre e racional”.
    Este texto que segue e alguem q estuda comunicação de forma critica e sincera q o senhor poderia ler os artigos deles parar e pensar um pouco antes de publicar certas coisas.
    18/10/2010
    JURÁSSICOS E MESOZOICOS

    Como não poderia deixar de ser, o debate sobre o aborto descambou para a ironia, a agressão e a invectiva. Um colunista da Folha de São Paulo, 11.10.2010, na chama de mesozoicos; outro coloca todos os religiosos no mesmo barco de ultrapassados e há quem declare moderno quem é pró-grávida, ainda que em prejuízo do seu feto. Considera assunto de saúde pública e não de fé e moral. Em outras palavras, imoral é deixar uma mulher morrer de aborto mal feito, mas, com a devida assepsia não é imoral abortar o feto! Não o consideram um ser humano!

    Ainda bem, que a era do eufemismo terminou. Agora já se sabe quem quer e quem não quer uma lei que declare que o aborto não é um crime. Não esta matando um bebê, uma criança ou um adulto. Está apenas interrompendo um feto!… É luta que se trata em torno de conceitos. O que é vida? O que é ser humano e pessoa? O que é crer? Existe um criador ou não existe? Se ele existe, pode alguém interromper uma vida da qual ele é o dono?

    A maternidade é um chamado e uma reposta, tanto quanto o é a sexualidade humana. Uma decorre da outra. Homem e mulher se entregam e um outro ser humano é concebido. Aí os dois precisam dar sua resposta: querem aquele fruto? Aceitam enfrentar as consequências de uma gestação? Querem gerar o que acabam de conceber? Deixarão que ele amadureça, ou no momento não convém que ele fique naquele ventre?

    As leis de agora dizem que o feto tem o direito de nascer e que matá-lo é crime. E é por mudança nesta lei que se batem os que defendem o direito de não ter que gerar o fruto de sua relação. E querem que o Estado descriminalize sua decisão. Agora seriam declarados criminosos. Mataram um ser humano. Como não consideram o feto um ser humano e não o veem como filho, não querem a pecha de criminosos pelo fato de terem causado a morte do seu filho em formação.

    Alguém que os defende decide, então, que isto é moderno e que defender o feto é pensamento jurássico. Incidentalmente está todo mundo querendo entender melhor aquele período!…Pareceu menos mortal para o planeta do que os avanços de agora!…Mas , segundo eles, o mundo avançou o suficiente para não mais considerar crime tirar a vida de um feto humano.

    Laicistas atacam a visão religiosa, dizendo que a religião não tem o direito de mandar no ventre de quem não crê. Religiosos atacam a visão laicista dizendo que não aceitam ser governados por quem assina uma lei que extermina fetos humanos indesejados. Se somos contra a pena de morte para um frio assassino, também não admitimos a pena de morte contra um feto indefeso cujo “crime” foi nascer em ventre errado e na hora errada.

    O debate vai longe. Acirrou-se. Caiu no terreno da agressão e da desqualificação do outro. Mas o fato inconteste é que se luta por uma lei que legitime a interrupção de uma vida humana nas primeiras semanas de seu trajeto. Se Deus não existe, então o direito é do Estado e do casal. Se Deus existe, o dono da vida é ele e de ninguém mais.

    Aí, então, o articulista faz piada dizendo que crer num Deus autor da vida é coisa de período mesozoico ou resquício da Idade Média, típico de república de aiatolás… E os religiosos de hoje, que no Brasil chegam a quase 90% da população reagem dizendo que eliminar uma vida inconveniente é que é retrocesso, coisa do tempo das cavernas.

    Se não há modernidade em defender um feto, mesmo com o risco de saúde para a mãe, também não há modernidade em sugá-lo para fora do ventre e declarar que, por lei soberana de um povo democrático e livre, o aborto já não é mais crime!

    Virou confronto!

  254. Veja a pura e limpa verdade de um mundo inteiro em vários séculos de religiosidade absurda:::::::!!!!!!!!!!!!

    Sr, Brandão! saio em defesa do Sr. Ricardo e falar a verdade nem pedado pode ser, tendo em vista de quantas atrocidades esta igreja já fez, começando pela matança de cristãos seguidores dos apostolos, matança nas cruzadas, matança na inquisição da qual sou vítima antecipada, da pedofilia(que é uma vergonha para quem se diz relioso e seguidor de d”us) do papa q interfere em um processo político de um grande e soberano país, de bispos q fazem propaganda e propaga o mau e o preconceito, isto não é religiosidade, seria o q então: CRIMES< BÀRBAROS CRIME ABSURDO, está totalmente certo o Sr. Ricardo e alguem tem q acordar estes para não mais cometerem tais crimes e deveriam ser julgados e condenados pelos tais!!!!!Se eles deixam de ser reliosos e cometem tais crimes, deveriam ser condenados como homens errados e não como religiosos, pois deixaram de ser religiosos ao cometer os erros dos homens e passaram a ser homens comuns!!!!
    Vão pagar pelos assasinatos por não aceitarem nas cruzadas o povo comum, pelos que inocentemente foram queimados e só por defender YAVÉ, D'US de abrão, Itzac e jacob, matança de Arabes q defendia o seu Deus ALÀ e quantas outras atrocidades, principalmente o pai q teve o filho molestado por um padre, um bispo, um religioso, e, se fosse o seu filho, Sr. Brandão!!!!!??????
    Q saudade do karol boitilla (João Paulo II) este sim um grande homem e um grande PAPA!!
    Encha sua sacola de coisas absurdas, crueis e traumáticas e vá para roça!!!!!!!!!!!!!!!!
    Com todo respeito, se isso for possível!!!!!!!!!!
    Nós devemos tentar melhorar o mundo, as famílias, as vidas e quando aparece alguem cm o Sr. Ricardo Kotscho que tem corágem de falar e se manifestar quanto aos absudos das sociedades, temos que aplaudi-lo e dar-lhe parabéns e também ao IG por permitir q a verdade pura venha a tona!!!

    Jonas Duarte Fernandes

  255. Resposta à pergunta título: EU. E o senhor deveria repensar nesta maneira grosseira de falar de nosso Pedro o papa Bento XVI ele é quer o senhor entenda ou aceite ou não – o representante de DEUS aqui na terra – pense bem pois um dia terá que dar contas disso face à face com Jesus. Paz e bem.

  256. Parabéns Kotscho! Se todos pensassem assim o mundo seria muito melhor!

    O mais incrível, é que as pessoas acreditam nas besteiras bíblicas até hoje! As igrejas em geral escondem partes grotescas da Bíblia e mostram só partes belas. Mais uma estratégia para enganar o povo trouxa, dessa vez pra tirar dinheiro dos otários.

    Ponham isso na cabeça: metade da Bíblia são leis pra controlar o povo, a outra metade é mitologia pura! O Deus bíblico é um ser mitológico como qualquer outro deus cultuado pelos povos antigos. Jesus é uma farsa (assim como Hércules, que também era cultuado como um filho de um deus pelos gregos). ACORDEM!

    E parem com essa desculpa esfarrapada de “não podemos levar a Bíblia ao pé da letra”. Está tudo claramente escrito! Se é um livro feito para guiar a humanidade, deveria ser escrito para que todos pudessem entender claramente (e na verdade foi feito assim mesmo). Se vocês não conseguem aceitar que a Bíblia é isso aí, problema é de vocês, afinal, não há pior cego do que aquele que não quer ver.

    Existem ainda muitas outras razões para não usarmos a Bíblia como base de nada, e talvez uma que deva ser mencionada é o comportamento alienante, perigoso, violento e intolerante daqueles que acreditam nesse livro cegamente. Se pelos frutos conhecemos a árvore, as pessoas que se alimentaram aqui estão passando mal. Os versículos da Bíblia têm sido usados para justificar mutilação física, xenofobia, homofobia, machismo, racismo, guerra e perseguição política e religiosa. Não apenas isso como é usada para justificar a restrição a muitas coisas, desde pequenos prazeres inofensivos até cuidados médicos a crianças que sofrem com a religião dos pais.

    Concluindo, a Bíblia teve um papel importante na história. Talvez tão importante quanto o Tráfico de Escravos e o Holocausto Nazista. Assim como estes, ela é cheia de erros, contradições e absurdos. Sem medo, posso dizer que muitos dos problemas de hoje existem não apesar da Bíblia, como crêem multidões, mas justamente graças a ela.

  257. Ricardo,

    Entrei em campó novamente devido a uma série de comentários ofensivos a sua postura, e logico, ao que escreveu.
    Religião é tão ólemico como politica. Futebol pérde de longe.
    Mas, dentro desta polemica toda creio que os que te escarneiam se dizendo cristãos, ou melhor católicos, e a prova de tudo q qual me debato, mostrando que estes católicos, que são muitos, se encouraçam de uma postura cega, exatamente o que quer e sempre quiz a igrejaq, ter ao seu lado pessoas cegas, doutrinadas que desembainham sua espada em defesa de uma filosofia, digamos assim, caótica e decadente mas que ainda possui muitas riquesas e poder econômico o que a mantem de pé.
    Pergunto, porque a igreja não leiloa algumas obras de arte de pintores renomados como Da Vinci, Michelangelo, Donatelo e tantos outros para diminuir a fome e a miséria na Àfrica?
    Se assumes que é católico ápostólico romano não significa que saejuas burro e não tenha condição de raciocíniop e analise. Você estpá ali por Deus, por sua fé, não pelo papa ou por quem seja.
    Se criticas o óbvio, não é critica mas sim contestação de algo que salta ao bom senso que infelizmente estes senhores de terno, cueca samba canção e fraldão teimam em não enxergar, ou melhor, não enxergarão nunca pois sofreram um espécie de lobotomia.
    Apesar de toda esta aversão a instituição igreja católica, evangélica petencostal e o cacete, não recrimino aqueles que tem a fé pura. Aqueles que vão a missa, para realmente ter um contato com o transcedente, com pureza, mas estes beócios que te ofenderam se intitulando católicos, nossa, quero distancia, quero passar de longe.
    Já fui ao Vaticano, visitei não como a sede de uma igreja, mas sim como um miseu. Fotografei o Papa na Janelinha como ponto turistico apenas, não como o embaixador celeste como encaram.
    Será que estes carinhas pensam que no isolamento do conclave em determinado momento um cardeal começa a tremer, a fazer HUMHUMEIXE!!! e incorpora o espirito santo e diz que fulano tem que ser o Papa? Ou a fumacinha branca é o caximbo da paz que os cardeais estão fumando em homenagem ao novo babalorixá, perdão, Papa?
    Claro que não! È todo um conju8nto de i9nteresses as quais o veterano cardeal MarcinKus, chefe do banco do vaticano, sabe muito bem.
    Na primeira vinda do Papa Loão Paulo 2° ao Brasil, acompanhei de perto suas andanças pelo Rio de Janeiro.
    Quando estava na Missa do maracanã, minha credencial permitia eu chegar a 20 metros do pontífice, e então, naquele momento, em plena ditadura militar, a qual o Papa, um provavel passifista foi saudado com tiros de canhão, e não com uma revoada de pombos, pois queira ou não ele representa a paz, pude ver o quanto o povo Brasileiro naquele momento precisava de um lider, de um idolo, e não estavam vendo aquele senhor de voz grossa como a figura divina, mas sim como uma esperança sei lá algo como liberdade. A ditadura terminaou com isso no pais.
    Quando o Papa foi para a curia descanças, acompanhei o cortejo e vi o pontifice se afastar do forte cordão de segurança e vir aperatar as mãos dos reporter que ali estavam inclusive a minha.
    Olha, não nego que foi emocionante, me emocionei muito mesmo como todos ali, mas depois, no butequim nas laranjeiras, a emoção não era pela religiosidade mas sim por ter um chefe de estado, um lider ter a humildade de ter vindo agradecer a nós. Agora entre ele ser infalivel ou ser o embaixador de Deus, isso é outro assunto.
    Tem muito católico que está em uma paróquia apenas pelo social. Outros pelo fator psiquico de prescisarem de uma tabua de salvação. Outros pela carencia afetiuva e por ai vai.
    Agora, desrespeitar você nos escritos que li, foi a atitude mais anti cristã. Como fala minha Tia, “Estas pessoas ao fazer a passagem sofrerão tanto!!”.

  258. “Se o mandamento sexto é não pecar contra a castidade é feliz que ainda o considera em sua vida.Ele é par você caroa autor desse artigo pois se diz católico o bom católico obedece e não cria suas proprias leis. Você é criado honre seu criador ai será verdadeiramente feliz. Sexo faz parte da vida mas não é a vidao caminhao a verdade e a vida você o sabe:?Acho que pouco conhece Jesu Cristo e sua mensagem apesar de escrever tanto.

  259. Realmente, o que o papa quer? Nós temos o direito de fazer o que quisermos, principalmente o dever de assumir nossas atitudes inconsequentes. Esse blá-blá-blá de pessoas que não querem assumir nenhum compromisso e tentam justificar desmerecendo e desacreditando uma autoridade instituida é no mínimo desonesto, eu sou católico sim graças a Deus, tenho 35 anos, sou formado em contabilidade, tenho meu emprego e sou questionador em muitas coisas, das quais eu mais questiono é a imbecilidade e mediocridade de pessoas que acham que podem brincar de ser fiéis de uma igreja e que devem e podem discordar na hora que querem, como se a igreja fosse um capacho para atender a seus caprichos. O que deve haver nesse mundo é tolerância e respeito, se você, que se diz católico, comporta-se desse jeito com o chefe de sua igreja, quem dirá se fosse você quem estivese no comando, como católico sinto-me ofendido com suas palavras, respeito sua liberdade de dizê-las, mas saiba assim como você acha que não merece crédito o papa, também acho que não merece crédito as suas palavras.

  260. O homem é um animal que tem os olhos voltados para a frente. Assim, só enxerga na direção em que olha. Só os católicos vêem santos, só os espíritas vêem espíritos, só os umbandistas vem exús e pombas giras. O Papa é um mago, um ilusor, um magnetizador que controla as massas. A massa católica está voltada para ele e ele para a massa. O Deus dos católicos é o Papa. O censor dos meus comentários só olha o que eles tem de ruim. Dele, não vou dizer nada.

  261. concordo plenamente com o senhor Kotscho.
    as igrejas sofrem uma crise de identidade e não podem mais controlar a vida dos fieis por que não possuem moral
    nenhuma lá desde o concílio de Nicéia em 326dc.

  262. É muito esquisito ver petista querendo criticar algo quando lhe falta decoro. Fale a respeito dos crimes cometidos pelo governo petista. Fale do caso erenice, mensalão, telemar, quebra de sigilo, dossiês e outros crimes. Falta vontade ou coragem? Medo de perder a boca? Fale dos 2 anos de lula fazendo comício pela dilma.
    No geral, eu digo: se petista disser que estou fazendo algo bom, é sinal de que estou errado.

  263. ai ricardo pare de falar vc tambem não conhece o que e bom- o papa luta pela decencia ,da humanidade sendo catolicos ou não,a criação de hoje esta levando os jovens para o caos,o papa usou a palavra prostitutas- sendo que hoje vc não sabe quem não e-a falta de moral esta geral, porque ficar a favor de aborto e bricadeira e desleal ,vc não nasceu? todos tem esse direito- quem faz aborto e um assassino, -so e cabivel aborto em cranças que sofrem estrupos ou mulheres que tem aborto espontâneo- sr. ricardo presta atenção o mundo no que diz, guarde sua opinião p/vc.

  264. Antes de falar e bom a anlisar o que se fala ,e primeiramente o que se foi falado.
    A baixo segue suas proprias palavras:

    Sempre me pergunto o que padres, bispos e papas entendem deste assunto, já que estão condenados ao celibato eterno, a ponto de dar lições de moral a nós pecadores, ainda mais depois das reiteradas denúncias da prática de pedofilia envolvendo religiosos que agora vêm a público. Não seria mais razoável cuidar primeiro do seu próprio quintal?

    Se a dinamica do bom conselho e do respeito e segundo as suas palavras.

    Me pergunto que direito qualquer pai ou mãe tem para opinar na vida dos filhos.Já que somos todos Pecadores.
    Se suas filhas seguinsem sua linha de raciocinio,TENHO A CERTEZA QUE JAMAIS OUVIRIAM UM CONSELHO SEU,OU JA MAIS VC OUVI CONSELHOS E ENSINAMENTOS DE SEUS PAIS.

    OU SERA QUE UM ERRO QUE O SENHOR COMETE,EM HIPOTES,EU PODERIA CRETIDAR ESSE ERRO A TODA A SUA FAMILIA.

    OU SE POR VENTURAR SEUS ERROS COMETIDOS QUANDO JOVEM,E SEI QUE OS COMEUTO COMO TODO MORTAL E PECADOR COMETE,SEJA POR FRAQUEZA INDOLE OU DE PROPRIA VONTADE ,EU O PODERIA DIZER QUE OS COMETEM HOJE,O QUE VC OU SUA FAMILIA OS FAZEM …EU CREIO QUE NÃO.

    É SEMPRE ESSA MESMA COISA ,SOBRE ESSES ASSUNTOS DE ABORTO,EUTASIA ,CAMISINHA…
    A IGREJA A SEU PARECER ESSES ASSUNTOS,NÃO CONDORDA SEMPRE USA ESSES ARGUMENTOS VC FIZERAM ISSO SEUS FAZEM AQUILO E TUDO MAIS ,PARECEM POLITICOS EM CAMPANHA DESESPERANDOS POR VOTOS ,OU ATENÇÃO, QUE ATACAM AQUELES QUE CHAMAM DE ADVERSÁRIO,FALO ADIVERSÁRIOS PARA NAO USAR OUTRAS PALAVRAS Q UTILAZAM PARA DIMINUIR AS OUTRAS PESSOAS.

    A IGREJA E UMA GRANDE FAMILIA ,TEM FILHOS OBEDIENTES E OUTROS DESOBEDIENTES,HA AQUELES Q SEGUEM OS CONSELHOS SEUS PAIS E AVÓS.OUTROS NÃO SEGUEM SEUS PROPRIOS DESEJOS E VONTADES.

    COMO PAI EU TENHO A ABSOLUTA CERTEZA Q O SENHOR JA MAIS DEUS MAUS CONSELHOS PARA SUAS FILHAS,E POR VEZ OU OUTRA ELAS NAO SEGUIRAM O QUE O SENHOR DISSE ,E NAO TIVERAM EXITO COM ISSO .POR NÃO OLHAR O POUCO PARA TRAZ E ,OU MAIS PROPRIAMNETE PARA SI,E VER Q TAMBEM POR VEA NAO FIZESTE A MESMA COISA COM OS SEUS PAIS.

    NA IGREJA ACONTECE A MESMA COISA, ASSIM COM NA SUA PROFISSÃO A QUELES Q HORAM A PROFISSÃO DE JORNALISTA OUTROS ,SÃO SENSASIONALISTA NAO SE PREOUCUPAM COM O Q DIZEM OU PUBLICAM ,MAIS A QUELES QUE AGEM COM ÉTICA E VERDADE,EU CREIO Q COMO O VASTO CURRICULUM E O SER TEM SE ENCAIXE NESSA ULTIMA OPCÇAO.

    APENAS QUERO Q REFLITA NO Q ESCREVEU E O OBJETIVO PELO QUAL ESCREVEU …

    E ANTES TE ENUMERAR O ERROS SEJAM DE PESSOAS OU DE INSTITUIÇOES, NAO ESQUEÇA DE LEBRAR Q TAMBEM TEMOS ERROS,COMO TAMBEM ACERTOS…

    OU COMO JÁ DIZIA UM CERTO SACERTODE,E COMO EM QUALQUER OUTRO LUGAR QUE TENHA PESSOAS, TEMOS BOAS E MAS .
    “UM ERRO NA VIDA NÃO E UMA VIDA ERROS”

    E COMO O SENHOR DISSE SER CATÓLICO EU RECOMENTO AO SR A LEITURA DO LIVRO

    DE VOLTA AO CATOLICISMO, ED PAULINAS

    ELE VAI LHE AJUDAR MUITO A REFLETIR SOBRE SUA FÉ.
    COMO EU DISSE É UMA REFLEXÃO…

    A CONCLUSÃO VAI CONTINUAR SENDO SUA]

    PAZ E BEM…

  265. Ó mentiroso, Kotscho, o Papa nunca expulsou Leonardo Boff da Igreja, na verdade o próprio Leonardo se expulsou…E você, caro mentiroso, também se expulsa da Igreja quando atacas, com teus preconceitos, o Papa Bento XXVI…Aprende o que significa ser fiel aos mandamentos da Lei de Deus…e para de falar abobrinhas preconceituosas como se fósseis o dono da verdade…

    1. Joshua vida, ou Jesus vida,

      Pare e reflita sobre o comentário que fizestes neste blog.
      Não aplicas nas suas palavras o que apontas ao kotsho?
      Quando o chamas de mentiroso, o julgas.
      WQuando praguejas e o ameaça de expulsão não estas tu pécando?
      Se alardeia as Santas escrituras como um livro da juistiça divina, não estás blafesmando?
      Não estas tu sendo preconceituoso em relação ao Kotsho^?

      Peerdoai as npossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido.
      Isso existe é para ilustrar o Pai Nosso ou para ser praticdo pelso chamdos cristãos?

  266. Acho que esta chegando a hora de + uma santa inquisição. E mandar pra fogueira e as salas de torturas todos esses infieis que duvidam do poder da IGREJA…

    OPS!!! esqueci que já não temos mais tanto poder como nos velhos tempos da ignorância religiosa… Bons tempos aqueles…

    google:

    “Os mais terríveis instrumentos de tortura utilizados pela Santa Inquisição”
    .

  267. Se você assistisse a TV Aparecida, a tv Século 21,A TV Canção Nova não duvidaria que tem gente que segue o Papa.Cada um segue quem quer, desde a si próprio no total como o Capeta.
    Não consegui ler a entrevista completa , portanto não sei bem a intenção do que ele tenha falado mas duvido que o Papa incentive a prostituição.E mais,seria a glória para seus detratores que o Papa distribuisse camisinhas enquanto passa no Papa Móvel.Já pensou? Ele metendo a mão nos bolsos e jogando camisinhas para a a turba?

  268. CARÍSSIMO RICARDO!

    POR FAVOR!
    SEJA RAZOÁVEL. NÃO PENSE EM SE JUSTIFICAR TENTANDO MANCHAR O NOME DA IGREJA E O DO PAPA BENTO. PERDERÁ O SEU TEMPO!

    ASSUMA-SE NA SUA CONDIÇÃO, NÃO SE DIGA CATÓLICO!
    E PROFUNDAMENTE LAMENTÁVEL QUE PESSOAS QUE SE PRETENDEM TÃO BEM INSTRUÍDAS NÃO CONSIGAM ENTENDER O MAIS IMPORTANTE DESTA VIDA AQUI NA TERRA. CARÍSSIMO RICARDO! ADQUIRA UMA BÍBLIA COMPLETA, NEM QUE SEJA APENAS PARA ESTA OCASIÃO E TENTE ENCONTRAR O LIVRO DE SÃO MATEUS NO CAP 16, 18 EM DIANTE E DESCUBRA VOCÊ MESMO PORQUE A HUMANIDADE AINDA SE CALA PARA OUVIR O QUE DIZ O PAPA. É CLARO QUE SEU PRONUNCIAMENTO É EXTREMAMENTE RELEVANTE E SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ ANALISADO POR TODA A HUMANIDADE. ISSO NÃO SERÁ TIRADO PORQUE FOI DEUS QUEM COLOCOU E OS INTERESSES PARTICULARES HUMANOS E PEQUENOS NÃO TÊM FORÇAS PARA ABALAR ISSO. NÃO CONFUNDA A CABEÇA DAS PESSOAS. EU RESPEITO A SUA SOLIDÃO, MAS DIGO: AINDA DÁ TEMPO DE SE CONVERTER, A VOLTA DE JESUS PARA O JULGAMENTO ESTÁ PRÓXIMA. COMO QUERES SE APRESENTAR A DEUS? EM CONTENDAS COM ELE? E COM A IGREJA QUE ELE MESMO CRIOU?

  269. Caro Kotscho,

    que o papa fale para os católicos, dê diretrizes para eles, é normal. E, se são católicos, devem segui-las, obedecê-las. (Nosso amigo José Maria Mayrink deve fazer isso). O que o papa não pode é querer falar para (e por) todo mundo, que todo mundo, inclusive os ateus e os não católicos, o sigam. É muita arrogância e prepotência dels. Aliás, todas as religiões têm essa prepotência. Daí o mal que fazem ao mundo.

  270. NÃO COMPREENDO! COMO O IG PERMITIU QUE UMA PESSOA PUBLICASSE UM COMENTÁRIO TÃO INFELIZ, DESPROVIDO DE ARGUMENTAÇÕES, SEM FUNDAMENTO APENAS PARA ALIMENTAR O PRÓPRIO EGO E AGREDIR A IMAGEM DA IGREJA CATÓLICA? IG, COMO ASSIM????????

  271. OBRIGADO KOTSCHO!!!

    Eu sofro de insônia, não estava achando nada interessante na internet, até que achei essa fantástica coleção de piadas.

    Uma sugestão: procure um site chamado Bule Voador e vá se divertir por lá…

  272. Caro Kotscho

    Se observarmos a história teremos que admitir que o ultimo grande papa foi São Pedro !!!
    De lá para cá foi só disputa e interferência onde a religião é o que menos importa. Teve quem queimava mulheres vivas !!! teve quem torturava os “hereges” com as piores maldades já produzidas pelas mãos humanas E TUDO EM NOME DE DEUS !!! Sem falar no dinheiro onde se apoderaram do “que era de César” e que se lascasse o que erade Deus !!! E nas coroações de reis os papas eram quem faziam as escolhas !!! Sem falar nas cruzadas com o unico intuito de barbarizar seres humanos que não comungam da mesma forma de fé !!!
    Nos tempos modernos Nem um “Pio” de 1 a 12 contra as atrocidades dos mais poderosos !!! Se calaram diante de Hitler e do nazi fascismo !!!, Se calaram diante das barbaridades do capitalismo e dos seus capitalistas !!!
    Esses dois últimos, João Paulo II e Ratingger, são as faces mais identificadas da Direita !!!
    Os católicos apostólicos romanos só terão alguma salvação quando se livrarem para sempre da Opus Dei e no caso do Brasil, da TFP !!!
    CORAGEM !!! LIVREM-SE DELES !!!
    Tentem pensar como o Boff !!!
    Escolham a Libertação !!!
    Façam a opção pelos pobres !!!

    Jesus era assim !!!

  273. À inquisição para os herejes. Foi assim pela igreja católica a anos, mas já passou e até tentaram uma desculpa pública. E agora, como se chama este comportamento dos ditos formadores de opiniões modernistas – jornalistas nas suas santas execrações públicas dos pensamentos alheios? Inquisição moderna…hitech? Com todas as suas mazelas humanas a igreja sempre teve rumo e o mesmo, pois sobre tais questões não vai haver mudança e não tem que ter reciclagem do pensamento. Boff falou e fala besteira também e a igreja, como organização que perpetua uma grau de saber humano não se resume a Paulos, Bentos. Leonardos e a Kotchos…vai além pois de qualquer forma conduz com milhares de esperiências humanas (acertadas ou não) pois de uma forma ou outra nunca se contentou com o concretismo e concisismo imediato do humano. Não somos capazes de ser deus, mas a modernidade não nos fara diabo assim tão fácil. O difícil não é ouvir um Lula ou uma Dilma, o difícil é ouvir.

  274. E para essa leva de carolas que apareceu aqui pra de forma AUTORITÁRIA se acharem os verdadeiros e únicos filhos de Deus…
    Que rumem de volta para o inferno e o diabo que os carregue !!!

    Chega de darem lições da moral que lhes devem ser tão rara !!!

    Sou católico SIM !!! Não quis ser batizado por outra igreja !!!
    Mas essa hierarquia não me representa !!!!

    E nenhum beato desses que deram as caras por aqui vai me excomungar !!!!
    Se essa Igreja retrógrada não mudar eu me auto excomungo !!!!
    Aliás deve ser muito chato passar a eternidade no “Paraíso” deles E AO LADO DELES !!! Se o “céu” for como eles pensam…aquilo deve ser um inferno !!!

  275. PERCORRI RAPIDAMENTE PELAS PÁGINAS DE COMENTÁRIOS E ME DEPAREI COM UMA TRISTE CONSTATAÇÃO: Um grande número de pessoas ” fervorosas e fiéis ao extremo a um homem” produziu uma “lapidação eletrônica” capaz de encher de orgulho líderes de países que ainda praticam esta pena de morte, com requintes de crueldade. Até considero que o respeitável jornalista, pegou pesado demais também. Mas partamos para uma rápida memorização de um passado de poucos mêses, não chega a ser de anos, quando quase o mundo todo condenou a firme posição do Sumo Pontífice, que até então, em cumprimento das Sagradas Escrituras, não aprovava o uso do preservativo. E agora? E aqui quem pergunta é quem já leu a Bíblia inteira e várias vêzes vários dos livros e todas as cartas. Há alguém que me prove que um parecer favorável ao preservativo esteja em consonância com as Sagradas Escrituras? Fiz a pergunta e já posto a resposta, NÃO HAVERÁ NINGUÉM!
    E agora vou relembrar o que foi dito coerentemente quando da reprovação do uso do preservativo. ” Temos de buscar a prática da castidade ” Com vida casta, não é necessário o preservativo. A POSTURA É DURA, mas quem disse que cumprir as Sagradas Escrituras neste mundo, a jazir nas mãos do malígno, é mole??? Me preocupou um pouco esta nova postura, e ao mesmo tempo, como sou um “pesquisador” de questões do final dos tempos, percebo com mais clareza o forte movimento para a implantação da nova ordem mundial. E o ponto é exatamente o que mais aflige a existência humana: A SEXUALIDADE!
    A maioria esmagadora das pessoas não se conforma em pensar na busca da castidade. Afinal de contas, sexo é tão “bom”. Primeiramente é preciso que se reveja alguns conceitos, e que tal, saber diferenciar duas palavras, na essência do significado de ambas? Lanço o desafio: uma palavra [ BOM ] a outra [ GOSTOSO ]. Não vão querer me dizer que são sinônimos, certo? Então reflitam!
    Todos nós tendemos ao erro, o Sr. jornalista se excedeu e muitos comentaristas da mesma forma, em um ato de excomunhão do mesmo. QUEM QUE ESTES COMENTARISTAS PENSAM QUE SÃO? Não faço aqui a defesa do jornalista. Minha expectativa é que ambas as partes reconheçam os excessos cometidos.
    Quem já leu as Sagradas Escrituras como a mim foi concedido fazê-lo, sabe sem medo de errar, que nenhuma pessoa deve se ajoelhar diante de outra, seja que for que esteja sobre a face desta terra. Ajoelhar-se, somente diante do TODO PODEROSO. Quem conhece a passagem das tentações no deserto, sabe bem o que o Senhor nos ensinou, naquela ocasião, em relação a este aspecto. Até quando líderes não farão a devida correção quando um fiel se ajoelhar diante deles??? Estão a me entender?
    De qualquer forma, tenho plena certeza de que acerto ao recomendar a todos que LEIAM AS SAGRADAS ESCRITURAS E LUTEM PARA COLOCÁ-LAS EM PRÁTICA, PARA ENTÃO, FAZER A VONTADE DO TODO PODEROSO!
    O que estiver fora das Sagradas Escrituras, não é digno de confiança. OU ESTOU ERRADO, a afirmar que a VERDADE se encontra na Bíblia Sagrada?
    Com todo o respeito, o Sr. Ricardo, é mais católico do que muita gente que se enfureceu nestas páginas de comentários, ao expressar fidelidade a um homem, ao invés de se felicitarem por buscar uma VERDADEIRA FIDELIDADE AS SAGRADAS ESCRITURAS. E não me venham dizer que é a mesma coisa! Antes de quem quer que seja pensar em fazer esta tentativa, lembre-se, me foi concedido ler a Bíblia inteira e vários livros e cartas várias vêzes!
    RESPEITO DEMAIS O PAPA! Mas para mim, acima dele, está a Sagrada Escritura! Ou vão me dizer que ele ocupa o mesmo patamar! Antes de pensarem neste intento, nem ele se posicionaria no mesmo patamar das Sagradas Escrituras. Então, pensem bem!
    O Papa merece todo o nosso respeito, em especial, por ser um humano como nós. Sejamos coerentes, para o nosso próprio bem, e até mesmo para o bem do próprio Pontífice.

    Entrei novamente aqui, apenas para postar o comentário que segue abaixo, em defesa das Sagradas Escrituras, mas não resisiti comentar o que senti, como o fiz acima, diante de tanto fanatismo cego e implacável para com um ser humano. Lembremo-nos de que Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é o portador da infinita misericórdia.

    Há um comentário, até agora na página 9, com o nome de dois homens, duas iniciais [SS], que faz menções blasfêmicas de passagens das Sagradas Escrituras. Fiz a tentativa de responder, mas como não consegui, faço uma nova postagem.
    Gostaria apenas de alertar a todos os que possam ler o comentário, que o inimigo, conhece toda a Bíblia muito mais do que todos nós no mundo inteiro! Lembrem-se de que o inimigo tentou Jesus no deserto, exatamente com o artifício de destorcer passagens da Bíblia Sagrada, mas claro que ele não obteve êxito em relação a AQUELE que era destinado a ser e É Nosso Senhor.
    Então, a abordagem acima, deve ser respeitada, porém não a acolha, em virtude do teor blasfêmico com o qual foi escrita. Se leu, creia nas Sagradas Escrituras, porque nenhuma pessoa é digna de confiança. E os que amam sexo, tendem a detestar a Bíblia, apenas porque lá, nos é ensinado que sexo não nos fará bem.
    Curiosamente, cinco comentários após o meu, em defesa das Sagradas Escrituras, “surge” um para destorcer as mesmas.
    Mas jamais agrida estas pessoas que destorcem a verdade. Façamos como o Arcanjo Miguel fez frente a frente com o inimigo: ” Que o Senhor te julgue! ” Nenhum de nós pode julgar, jamais!!!
    VOCÊ NÃO DEVE CRER EM NENHUMA PESSOA QUE ESTEJA SOBRE A FACE DA TERRA, MAS NAS SAGRADAS ESCRITURAS, SIM!!!
    E sigamos em paz!

    1. ”Laura Schlessinger é uma personalidade evangélica do rádio americano que distribui conselhos para pessoas que ligam para o seu show. Recentemente ela disse que a homossexualidade é uma abominação de acordo com Levítico 18:22 e não pode ser perdoado em qualquer circunstância. O texto abaixo é uma carta aberta para Dra. Laura, escrita por um cidadão americano e também disponibilizada na Internet”.

      “Cara Dra. Laura obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito às leis de Deus.

      Eu tenho aprendido muito com seu show, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quanto posso.

      Quando alguém tenta defender os homossexuais, por exemplo, eu simplesmente o lembro que Levítico 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. (Fim do debate).

      Mas eu preciso de sua ajuda, entretanto no que diz respeito a algumas leis específicas e como segui-las:

      1. Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, (churrasco) eu sei que isso cria um odor muito agradável para o Senhor (Levítico 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?

      2. Estou passando por sérias dificuldades financeiras, gostaria de vender a minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?

      3. Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levítico 15:19-24). O problema é: como eu digo isso para ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.

      4. Levítico 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens como mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?

      5. Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu posso pedir a outra pessoa para matá-lo ou sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo?

      6. Um amigo meu acha que comer moluscos é uma abominação. (Levítico 11:10) Entretanto, pensa que se trata de uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto para mim?

      7. Levítico 21:16-21, deixa muito claro que se eu tiver algum defeito, não poderei me aproximar do altar de Deus. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?

      8. A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levítico 19:27. Como eles devem morrer?

      9. Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levítico 11:7-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (descobri que as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco)

      10. Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levítico 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levítico 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliéster). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade de Houston para apedrejá-los (Levítico 24:10-14)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levítico 20:14)?

      Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar-me.

      Obrigado novamente por nos lembrar que a Palavra de Deus é eterna e imutável.
      Seu discípulo e fã ardoroso.

      Aaron

  276. O Bento 16 foi a favor do Serra com os olhos voltados nas imensas terras que eles possuem no Brasil com medo que a Dilma faça uma Reforma Agrária, isto sim.
    Se o Papa padre agiu assim ele deu o pior passo da sua vida pois Jesus disse ao jovem rico que se ele o quisesse seguir, que antes Doasse os seus bens aos pobres e só em seguida o poderia seguir.
    A Igreja precisa doar os seus bens aos pobres para em seguida acompanhar doutrina de Jesus.
    Kotscho estou com voce nas suas considerações, esta gente não sabe o que fala, se ouvesse uma nova Inquisição os olhos deles seriam Abertos.

    1. Caro Dorival,

      Apreciei seu bom senso em colocar entre as linhas escritas por si uma defesa ao Ricardo Kotsho.
      Mas, no entanto, venho discordar de sua opinião com relação as sagradas escrituras pois elas, simplesmente foram escritas por homens, traduzidas por homens que geralmente tinham cultura e educação bem maior que o povo por isso estavam a serviço dos senhores de estado ou seja, imperadores, reis, politicos em si.
      Costumo dizer que na chamada religião católica não existe cristianismo mais sim o “PAULINISMO’ pois se baseiamnas espitolas deste pseudo apóstolo que naõ viveu a época de Cristo e não o conheceu.
      Intelectual, Paulo pppupilo de gamaliel, sábio que o educou, desenvolveu uma cultura que o colocou acima da educação media da época. Notou que o cristianismo poderia ser a sua oportunidade de3 fama então se envolveu com a nova filosofia, fazendo assim uma espécie de fiel da balança entre os interesses Romanos e o povo que seguia o cristianismo.
      Ora, as escrituras sagradas são livros frutos de verdadeiras situações politicas de momento. Se pegarmos o velho testamento temos a figura de Deus em uma matiz diferente da pós Cristo.
      Não é conhecendo as sagradas escrituras que um cristão ou ser humano poderá viver dentro de uma caminhada correlata e concreta a visão de Deus, ou como falam denttro da vontade de Deus.
      Cristo não fundou nenhuma religião. Cristo era Judeu, nunca negou isso e vivia conforme as leis judaicas. Praticava o sabat, festejava o exodo do egito, em fim, era um Rabi, descendente direto de david, portanto portador de sangue real, só que Deus, permitiu que ele viesse a terra com conhecimentos superiores, como homem para assim poder ensinar, mostrar, orientar os terráqueos, ou seja, as almas aqui encarnadas a seguirem um caminmho espiritual, cminho este que se olharmos friamente veremos ser o que chamamos hoje, aqui no Brasil, de espiritismo, (Nãoconfunda com a umbanda, que não é uma religião afro, mas tipica brasileira).
      A máxima do cristianismo é amor, justiça e perdão. Só, e fizeram uma miscelania de escritos, epistolas, cartas, parabolas que transformaram a simplicidade de cristo em um grande filme hollywoodiano e a bíblia em um best seller.
      As agradas escrituras infelizmente são um grande engodo que um concíliuo convocado por constantino decidiu qual evangelhos deveriam constar nas escrituras que hoje chamamos de novo testamento, o metodo aplicado, existem varias teorias sobre mas o mais acediado é de que os exegetas convocados jogaram sobre uma mesa os pergaminhos e os que ficassem sobre a távola, seriam as que dDeus queria que fossem divulgados. Ora, seria a mesma coisa que fazer com um trevo a brincadeira do “Bem me quer, mal me quer”.
      O fato é que surgiram Marcus, Lucas, Mateus e João sendo este ultimo um duvida entre ser João ou “Joana” em uma menção a ser este evangelho uma parte do evangelho de Madalena, descoberto mais tarde por arqueologos.
      O fato é que conhecer as sagradas escrituras não é aval para alguem se cristão. Ser Cristão é agir conforme as bases ditadas por |Cristo, no sermão da montanha, nas bem aventuranças, na meditação dos Salmos de David, no chamado Pai Nosso, que é um mantra poderoso como a Salmo “O SENHOR É MEU PASTOR…”.
      Temnos sim que nos libertar deste ranço que nos enfeitiça com relação a religião. O verdadeiro religare está no nascimento quando nosso espirito inicia seu caminho de volta a eterniocade de onde veio para cumprir tarefas e se snatificar. Posso atestar que somos religiosos por medo, por querer uma proteção divina, da mesma forma que um bandido procura um pai de santo para fechar seu corpo. A essência é a mesma.
      O fato de um jogador de futebol entrar em campo, pegar um puinhado de grama fazer o sinal da cruz beijar a medalinha de Nsa AQparecida é fé, religiosidade ou supertição? ( é assim que se escreve?). Pois é, temos que começar a analisar fatos, atitudes e separar o que é realmente fé. E as Sagradas escrituras não nos mostra isso, nos leva a isso por sua imagem deturpada de deus, sendo ele o policial, o que adora ser bajulado em fim o Deus bipolar, o que ajuda mas também o que castiga.
      O Torá. o Alcorão, possuem uma uniformidade e coerencia sobre Deus e jnão confudem o mensageiro com a mensagem. A biblia, confude. Transforma Cristo em Deus, e por cimaainda criaram em um concilio lá de trás um terceiro chamado espirito santo. Transformaram o monoteísmo pregado por Cristo em Trieteismo. Manipulação pura e inteligente.
      Quando a mente humana não consegue entender algo, atrinbuem a um ser transcedente, sobrenatural em fim a coisas divinas. E o que é mais divino do que o homem? criação de Deus.
      Por tanto, o que propago não é o exterminio da fé, não! Pelo contrario estimulo a fé, a crença em Deus mais de uma forma diferente, uma forma verdadeira e não cheias de factóides, estórias fantasticas como a negação da natureza feminina de maria, ao legar nas entrelinhas o sexo a uma coisa pecaminosa, quando na verdade é o sexo que dá continuidade a obra de Deus.
      Maria, concebida sem pecado original. E o que ´´e pecado original? Provavelmente seja o que trazemos das outras reencarnações, ou seja da nossa origem. Por que não mefditar sobre estew tema? È mais facil renegar segundo as escrituras do que chegar a uma conclusão que desmascare tudo aquilo a qual acreditamos a vida toda.
      O mal não está em ser católico, não é seguir as ordens do Papa. O grande erro é não questionar.

  277. Alguém ae se lembra da inquisição?? De Martinho Lutero??
    Alguém ae quer comprar a salvação?? A tão adorada igreja que vendia pecados e comprava enganando a todos, agora quer dar uma ovelha… HAHA lobos devoradores!!!

  278. Kotscho

    Perdi o sono. Mas fiz questão de ler TODOS os comentários deste post. O que mais me deixou estarrecido foi a “ladaínha” dos carolas que vieram aqui defender o Papa. É tudo igual !!! Só vale o que aprenderam no catecismo dos padres, qualquer palavra que destoe do que está “pregado” virá danação do satanás !!! SÃO O JURI DE DEUS !!!
    Quem não seguir à risca o que manda o Papa tá condenado !!!
    Sabe o que mais faz essa gente ?
    PROMESSA !!!
    Sabe o que pedem ?
    DINHEIRO !!!
    MULHER !!!!
    MARIDO !!! ( se bem que tem muita “vitalina” por aí que nem Santo Antonio ajuda )
    EMPREGO !!! ( com maior quantidade de dinheiro !!!)
    E CURA DE DOENÇAS !!!
    Será que nunca irão descobrir que a doença vem para que o cristão possa dar o verdadeiro e devido VALOR À VIDA !!!
    Não há caminhão de mudanças atrás de carro de entêrro !!!
    Pra fazer caridade como se deve…DEVEM ENTREGAR TUDO e não as sobras !!!
    Devem ser como São Francisco de assis ou como o Chico Xavier !!!

    A musica “Permuta dos Santos” do Edu Lobo e do Chico Buarque DIZ TUDO : Podem trocar os Santos de lugar, podem peregrinar de igreja em igreja …mas o que não há como trocar ou se perder nessa gente é a hipocrisia !!!

    Quer saber ? VOU DORMIR !!! É “beatice” demais pro meu gosto !!!
    mas antes vou ouvir de novo a musica:

  279. Caro amigo Ricardo Kotscho, assim como um católico sem opção como você, depois deste seu manifesto aviso-lhe que como eu já fui, (por mais de 5 ou 6 vezes), você será excomungado. E…para desespero geral dos carolos e carolas de plantão, em nada mudou a minha vida! (ehehehhe). Agora sobre DEUS – aí é outro papo – isso é coisa séria. E passa a anos-luz da bestialidade retrógada das igrejas em geral – em especial a Católica Apostólica Romana e seus seguidores de alto e baixo clero – todos infantis (segundo Freud) alienados (segundo a lógica).

    1. Renato,

      Sou excomungado e de vez em quando, vou a igreja aqui pertinho, assistoa a missa e comungo. Isso de excomunhão é uma babaquice tremenda que funcionava na idade média, hoje é folguedo de padre na doce ilusão de que ainda possuem o mesmo poder.
      Acorda rato de sacristia!!!

  280. Estava engasgado em sua garganta e transformado em escrita sua revolta petista sobre o caso do aborto que fez com que sua candidata tive que rebolar para retirar o rótulo de a favor ao aborto após anúncio do PAPA sobre o tema que interferiu sim no pleito devido que muita gente muita gente mesmo ouviu ao PAPA.

  281. Discordo de quem se diz um “católico que não segue o que diz o papa”. A Igreja é um clube. Quem quiser fazer parte dele, tem que aceitar suas regras. Quem não gostar delas, é livre para ir embora, mas não pode continuar se dizendo membro do clube. Não tem essa de “sou católico, mas…”. Ou é, e aceita todas as regras, por mais idiotas que sejam, ou não é.

  282. Interessante é que ninguém questiona o radicalismo Islâmico e nem mesmo o do Judaísmo, extremamente rígidos em suas convicções, e questionam a seriedade das tradições e convicções dos verdadeiros católicos: aqueles que praticam a sua fé e respeitam o Santo Padre. Aí me vem um jornalista inimigo da Igreja e de Cristo, que se diz “pertencente à Igreja Católica”, condenar o que o Papa orienta aos fiéis católicos. Ah, meu senhor! Não me venha com suas falsidades! Lobo em pele de cordeiro, com fala mansa e argumentos inteligentes, que convencem até a muitos pseudo-cultos! Não me venha com essa de se dizer “católico” e questionar à infalibilidade do papa que é falível sim, em assuntos particulares, enquanto ser humano que ele é, mas é infalível quando o assunto é a fé e a moral católica. Poupe-me com seus argumentos de “bom moço”, de “bom samaritano” e “humanista”. Ninguém é mais humano e compreensivo da condição humana que a Igreja Católica, que somente quer o bem (o verdadeiro bem) dos seres humanos e cujos conselhos só conduzem ao bem e à paz, aquela verdadeira paz que ninguém pode tirar. Faça-nos um favor: saia da Igreja Católica! Vá procurar outra doutrina que satisfaça a seu modo de pensar e ser e declare-se publicamente “não católico” ou “ex-católico”. Vá embora de nossa Igreja, por favor!

  283. A igreja preza pela democracia e liberdade de expressão, que o digam Leonardo Boff, Galileu e as vitimas da Inquisição.
    O Papa da juventude hitlerista deve ser ouvido apenas por seus seguidores, que não usam anticoncepcional, muito menos fazem sexo por prazer só para procriação.

    1. Kotscho, e o que se poderia esperar dessa Anta, Bento XVI, que resolveu se meter em politica partidária no Brasil e pelo lado errado ?

      Entrou a favor dos irmãos siameses pra ajudar a fud….os pobres e injustiçados do Brasil.

      Vade retro . . . . .

  284. Você se diz católico?
    Como uma pessoa que se diz católica critica o nosso Papa e suas ações?
    Em quem você acredita?
    A nossa igreja é Una, Católica, Apostólica e Romana.
    O representante de Jesus Cristo na terra é o Papa
    Se você não tem assunto para falar em sua coluna, não procure assntos polêmicos que afetam a fé cristã.
    Procure fazer algo de bom em sua vida, se você não esta satisfeito com a igreja católica, sia dela, ninguem é obrigado a segui-la.
    Mas por favor não critique nosso Papa
    Tem tantos outros assuntos no mundo para você polemizar, então deixe a igreja católica em paz.
    Não procure ver as coisas que você acha errado na igreja católica procure ver e se informar as coisas que ela fez e faz de bem a humanidade.

    Tenha um bom dia

    Claudia

  285. Deus da a liberdade pro individuo(a) escolher, quem houve e obedece seus ensinamentos se da bem, quem nao obedece se perde se da mal, e por isto que o mundo esta uma desgraca, ea falta de Deus.
    prestem bem a atencao,houve e segue o que o papa ensina
    voces vao ficar muito bem, o mundo vai mudar para melhor
    totos nos vamos ser felises.

  286. No mundo de hoje temos uns que se dizem católicos, evangélicos, ateus etc. e tal. Mas poucos são os que realmente seguem os verdadeiros dogmas cristãos, pois está na biblia “Maldito homem que confia em outro homem”, tais palavras não são minhas, cada um tem a livre escolha de professar sua fé, se acham que podem errar uma vida inteira e praticar os mais absurdos atos, pensando que pode alcaçar o perdão na última hora…, como o ladrão na cruz com Cristo… Então continue e no final dos tempos não reclame que não foi avisado, pois a morte não escolhe hora e nem local, somos todos pegos de surpresa. Leio estes artigos, para melhor entender como muitos são usados e manipulados por seitas e doutrinas enganadoras que só pensam em sua glória terrena e se esquecem que tem uma alma e que um dia terão que prestar contas a DEUS.
    JCEZAR

  287. Já se esqueceram que o Papa é o representante legítimo de Cristo na terra. Ouví-lo não vai fazer mal a ninguém. Refletir com o coração limpo (sem maldades ou pecado) nunca deixará que o bem atinja primeiro a si próprio e depois aos que são justos e tem bom coração. Dizer que o que o Papa fala não tem muita importância, é virar as costas para o que Cristo quer do homem. Reflitam melhor anter de se pronunciarem, pois em boca fechada não entra mosquito e dela não saem coisas ruins.

  288. Boa resposta Gustavo. Na história sempre foi e será assim. Pessoas que não tem a menor idéia do que seja a Igreja Católica vem dar sua opinião. O papa fez muito bem em condenar o herege Boff, apesar de ser muito brando.

  289. Respeito a opinião, porém para falr com tanta propriedade melhor seria conhecer melhor a igreja Católica, não basta se dizer católico e não conhecer, por isso jornalista como o senhor escrevem opiniões particulares como se fossem a mais pura realidade.
    É possivel a manifestação, contudo desde que não se falte com a verdade!!!!

  290. O Sr. Ricardo deveria deixar bem claro que essa é a opinião dele e não de todos os católicos praticantes uma vez que ele pode até ser católico mas só de nome, euu duvido que ele vá à missa todos os domingos e ainda assuma qualquer serviço em sua paróquia se é que ele frequenta uma. O grande mal de todos esses pseudos católicos é falar de coisas que não diz respeito a eles e sim à maioria católica praticante, se não pratica sua religião não pode ser chamado de católico, não existe católico não praticante.´Realmente pessoas como o senhor não estão interessados em ouvir “este” Papa como o sr diz e é justamente por isso que estamos vivendo dias nublados, com guerras, mortes, desrespeito à vida e à pessoa, arastões no Rio de Janeiro, desrespeito ao ser humano. Talvez o senhor seja contra o Papa e a favor de tudo o que está acontecendo atualmente, mantenha sua opnião somente ao Senhor não site os católicos pois estes sim respeitam e fazem o que diz o Papa.

  291. Prezado Sr. Ricardo,

    Fico feliz em poder ler a sua opinião sobre Bento XVI, líder da IGreja Católica, pois isto reflete a importância da liberdade de expressão. Porém discordo de tudo o que se afirma no referido artigo acima. O Papa é sim escutado por muitos, diria até que ele é escutado por todos. O que eu quero dizer é que basta o Papa emitir uma opinião para que quem é contra se manifeste e quem é a favor escute. Tenho 36 anos e conheço muitos outros, mais jovens do que eu, que param para escutar o que o Santo Papa diz e com isso tentam colocar em prática em suas vidas, pois o fim do católico é buscar a santidade. Mas gostaria de enfatizar que o Papa fala para o mundo, porém em particular para os católicos. E quando digo católicos, não o digo no que tange aos que nasceram em famílias católicas, digo daqueles que acolheram a fé católica e a amam e compreendem os seus preceitos. O catolicismo é muito mais do que uma proposta religiosa, ele é o fundamento da sociedade ocidental da qual se gerou a sociedade em que vivemos (nas suas estruturas hierarquizadas). Não vou entrar aqui em detalhes de história pois tomaria mais espaço. Porém quero deixar registrado aqui a relevância das catequeses e direcionamentos éticos que o Santo Papa emiti de sua catedra para guiar os que realmente são católicos e não os que se consideram católicos. Boa sorte e grato pelo espaço.

  292. muito infeliz tua colocaçao, mostrando ignorancia e muito pouco conhecimento naquilo que tu está julgando. tu que se julga catolico e nao tem como pastor o vigario de cristo na terra, nao pode e nao deveria se chamar catolico, pois quem reza o creio, reza assim, vou lembrar: ….creio na igreja catolica, ou seja, creio naquilo que a igreja, inspirada pelo espirito santo, nos ensina como doutrina e moral, para regular nosso natureza decaida do corpo. entao porque será que DEUS DEIXOU OS MANDAMENTOS, SE PODEMOS FAZER TUDO DA NOSSA CABEÇA. O PAPA E OS PADRES NAO ESTAO ENSINANDO COISAS DA CABEÇA DELES, MAS APENAS O QUE DIZ OS MANDAMENTOS, NAO PECAR CONTRA A CASTIDADE. CONTRA A MORAL, CONTRA OS VALORES QUE EQUILIBRAM O SER HUMANO. A HISTORIA JA PROVOU PRA ONDE FOI A HUMANIDADE POR QUERER LUTAR CONTRA DEUS. VEJA O QUE ACONTECEU COM SODOMA E CADA UM SE JULGUE A SI MESMO. O PAPA FOI ESCOLHIDO POR JESUS: SOBRE TI PEDRO, VOU CONSTRUIR A MINHA IGREJA. TUDO O QUE LIGARDES SERÁ LIGADO, TUDO O QUE SERÁ DESLIGADO, SERÁ DESLIGADO.”
    SE TU NAO ACREDITARES NISSO, TALVEZ TUA OPINIAO SEJA MAIS IMPORTANTE QUE ISSO, E TALVEZ MAIS IMPORTANTE QUE O PAPA. POR FAVOR NAO EMITA JUIZO DE VALOR NAQUILO QUE TU É IGNORANTE, POR FAVOR, PRA NAO DESTRUIR AINDA MAIS OS VALORES MORAIS E RELIGIOSOS NA CABEÇA DAS PESSOAS DE POUCO CONHECIMENTO COMO VC, COMO SE APERCEBE.

  293. Cala a boca Ricardo….
    Vc não é católico é Ateu.
    Se é ateu por que se incomedar com o PAPA.
    Só que quando precisar dos votos dos católicos não manda seu amigo lula e amiga Dilma dizerem que sempre foram católicos. (falsos, fingidos).
    Somos obrigados a aturar vocês como ateus, mas vocês não querem nos aturar como católicos praticantes.
    Vai cagar…

  294. A igreja católica está mais perdida que cego em tiroteio, cada vez mais distante da realidade e das dificuldades cotidianas do seu rebanho. Essa história de ser contra o uso da camisinha seria engraçada se não fosse de uma ignorância e insensibilidade insanas. Enquanto isso os miseráveis do continente africano estão sendo dizimados pela AIDS e colocando no mundo mais coitados para passar fome e sofrer com a miséria. Talvez um dia desses a igreja católica pegue no tranco.

  295. O papa, fala a todos, principalmente aos católicos que seguem as suas orientações e é claro que todo o mundo ouve suas palavras, agora quem ainda segue o que ele fala são aqueles que respeitam sua posição e o que ele representa, aos outros cabe apenas ficarem espantados já que não estão sendo capazes de fortalecer a sua fé e crer.
    Discordo do princípio de seu comentário, onde diz que fala com todo respeito aos fiéis onde também se inclui. Em verdade acho que não teve nenhum respeito ao lider que dedicou toda sua vida a igreja e chegou onde está.
    Percebi inclusive que gosta que saibam que é católico, mas, será que é mesmo?

  296. Ao que me conta, vivemos em um país ainda com liberdade de imprensa. Portanto, qualquer pessoa, ou instituição como a Igreja Católica pode colocar sua opinião. A internet aceita tudo, até mesmo uma reportagem na qual quem publicou-a não tem muitos conhecimentos da Igreja e mesmo assim se diz católico! O mundo está cheio de católicos mornos que não aceitam nenhuma regra! Quando você vai participar de alguma instituição ou clube, tem que aceitar as regras desse local. Já foi extensamente pesquisado que sociedades que não tem regras se auto-destroem. Será esse o fim da nossa também?

  297. …condenados ao celibato. Ninguém é obrigado a ser padre, qualquer um pode servir a igreja e casar, mas se quiser ser padre deve seguir as normas. Tb não entendo esta discussão sobre o aborto, com tanto métodos contraceptivos esta discussão já era. Tem assuntos mais importantes para serem discutidos.

  298. Ricardo Kot, seu perfil é realmete de tirar o chapéu, parabém pela carreira de sucesso. Porém quando se trata de religião vc é totalmente vedado, não ve um palmo a frente do nariz, assim como a maioria, voces não percebe que o papa esta com a razão, ele não diz que não e para usar camisinha e sim não fazer sexo antes do casameto.
    Indepedente da época que vivemos Deus não muda seus conceitos e esta pratica ainda é pecado e o papa como sarcetote de Deus tem a obrigaçao de alertar pessoas como vc que acha que tudo pode é só vc ler a biblia que vai ver que ele esta com a razão.
    QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DAS NOSSAS VIDAS.
    NÃO PRATICO O CATOLESSISMO.

  299. Você deve ser muito católico, se não vejamos: Se apresenta como sendo de São Paulo capital e torcedor do são paulo, muito bem, já eu, católico, me apresento primeiramente, como católico, casado, pai de três filhos maravilhosos, etc….Áh! e se der tempo informo o meu time do coração.

  300. Está vendo Sr. Ricardo, tenho certeza que já sabia disso, o que queria era mostrar ao responsavel pela publicação de vossos comentários, como seus artigos são muito lidos.
    Mas, criar polêmica usando a igreja católica é muito facil, basta um questionamento idióta como esse que fez., agora peço a todos os católicos de verdade que evitem postarem qualquer coisa sobre os comentários feitos por esse ” jornalista”, pois estaremos apenas mostrando para o editor chefe que ele sabe aumentar os acessos ao site e para isso ele não mede as palavras.
    Nunca mais me preocuparei em postar nada aqui.

  301. Concordo plenamente. Tambem sou catolica, mas nao concordo com proibicoes, principalmente na area da saude como e o caso da AIDS e dos abortos clandestinos.Essa intervençao da Igreja Catolica é infundada, nao condiz com a nossa realidade. Tenho amigas que seguem o catolicismo, como que para fugir da realidade cruel em que vivemos, parecem usar vendas nos olhos para não ver a realidade nua e crua.

  302. lendo a grande maioria dos comentários aqui postados, fico tentando entender o motivo de tanta ofensa por quem opinou defendendo sua religião. Sou católico praticante e nem por isso acho que a religião católica é a que vai salvar todas as almas. Todas tem seu valor e siga determinada religião se concorda com suas doutrinas. Ao contrário do Sr. Ricardo, fico feliz pela igreja, através do Papa Bento 16 flexibilizar o uso da camisinha. A Igreja Católica tem mais de 2.000 anos e sua doutrina muitas vezes parece absurdas, mas são “orientações” que estão guiando o mundo desde Jesus. Não critico outras religiões pq acho que no dia do juizo, não seremos cobrados por seguir A ou B e sim pelo que Deus nos deu e o que fizemos com o que Ele nos deu.
    abraço a todos.

  303. Nao gostei de seu comentario.
    Já que voce se diz catolico,deveria saber que Bento XVI é um legitimo sucessor de Cristo.
    Escolhido por criterios,que com certeza voce desconhece.
    Nao é um leigo como voce que deveriam questionar a espiritualidde do Papa.

  304. Eu não concordo com o raciocínio. Se o blogueiro se diz CATÓLICO – e não meramente cristão, ressalta-se – ele deve sim obediência aos mandos e desmandos papais, que é a autoridade máxima o representante/interpretador da vontade divina aqui na Terra. O problema é que a maioria dos religiosos é assim mesmo… se servem da religião como num bazar, pegando apenas o que interessa ou é do seu agrado, e convenientemente esquecendo o que desagrada ou perdeu o bonde da história. “Ah, vida eterna? Beleza, tô dentro! Ah, sexo é pecado? Tô fora! Amor ao próximo (desde que o próximo compatilhe das minhas crenças, claro)? Tô dentro! Apedrejar adúlteros e imolar hereges? Tô fora!”. E por aí vai. Mas querer coerência de religioso seria querer demais, anyway….

    Para falar a verdade, ainda bem que é assim, porque se esse povo fosse mesmo seguir o que está no dogma, estávamos todos ferrados. Ainda bem que são todos eles PÉSSIMOS cristãos, ou jamais conseguiríamos ter uma sociedade moderna e minimamente tolerante com as diferenças.

    Abraços!

  305. Ricardo bom dia,
    Sempre estou dando uma olhada nos seus textos parabens por este, no ano de 2010 os velhos da hipocrisia não percebem que o mundo mudou, evoluiu os padres,pastores e lideres em geral querem tratar de assuntos de saúde publica onde eles não sabem de nada,fico com dó desses fieis supostos pecadores que perdem o livre arbitrio para seguir a palavra de um ser humano pecador como todos nós abrindo mão de suas proprias vontades,o desenvolvimento do homem de hoje e fascinante. Com a evolução do mundo só assuntos religiosos continuam com a mesma forma de 2500 anos atras, creio em deus acredito que jesus cristo existiu mas os mandamentos de 2500 anos atras não se aplica nos dias de hoje se aplica sim a caridade o amor ao proximo e etc mas assuntos de saúde publica prostituição e etc é ridiculo um para ou qualquer lider de algo se manifestar sobre politica,esporte,saúde,muito menos onde não tem nenhum tipo de conhecimento.

  306. NÃO FAÇO TUDO O QUE O PAPA MANDA “SOU PECADOR”. MAS O PAPA ESTÁ CERTO. SE ERRAMOS CONTRA A LEI DE DEUS, PODEMOS SER PERDOADOS, SE ARREPENDENDO. MAS DAÍ DIZER QUE O PAPA ESTÁ ERRADO QUANDO DEFENDE O QUE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA, É COISA DE QUEM NÃO CRÊ NA ESCRITURA SAGRADA. E QUEM NÃO CRÊ NA ESCRITURA SAGRADA, NÃO PODE DIZER QUE CRÊ EM DEUS. OU A PESSOA CRÊ EM DEUS E ACEITA QUE ERRA QUANDO NÃO SEGUE ESTA LEI, OU ELE DEVE DIZER QUE É ATEU.

  307. EU ACREDITO QUE A IGREJA CATOLICA DEVERIA OCUPAR-SE MAIS EM TRABALHOS SOCIAIS COM: RETIRADA DE MENORES DAS RUAS,AUXILIOS AS PESSOAS MENOS FAVORECIDAS,AO IENVÉS DE OSTENTAR RIQUEZAS.COMO UMA PESSOA Q NÕA VIVE EM SOCIEDADE ,PODE OPINAR E QUERER Q O MUNDO TÃO EVOLUIDO SIGA IDÉIAS ARCAICAS

  308. épor causa de “gente” como esse tal kosho (é um coxo mental) e de seus seguidores,um tal de khair (que não se perca pelo nome caído) e uma tal de teka,(não tem nome ,precisa usar apelido,ou tem vergonha de assumir suas bobagens?) é que o mundo está cheio de mazelas e de injustiças,a permissividade desenfreada tem que vser bbanida,assim como seus adeptos.Portanto sr.coxo,seguem a BENTO 16,todos os que querem que a humanidade tenha um rumo mais decente sem pornografias,aberrações,promiscuidades,vícios entre outros fatores de degradação da pessoa que não foi criada por DEUS para isso que aí está e é aplaudido e incentivado por “gente” como voces adeptos da anarquia.

  309. Até aonde eu sei, NINGUÉM é obrigado a seguir o que a igreja católica diz. É uma orientação sobre o que é “melhor” para o ser humano fiver mais tranquilo. Todo mundo sabe que a vida mundana só leva a desunião, brigas, alcoolismos, drogas, etc. Então, eu acho que, apesar de o papa não “ter” vivência sobre os assuntos da sexualidade, as orientações sobre este assunto são VÁLIDAS.

  310. Sr. Ricardo, vejo que o senhor esta a precisar de um ajuste no sentido de sintonizar a vida. Recomendo consultar o Prof. Felipe Aquino Canção Nova e Cleofas, o Prof. Felipe que eu não o conheço nem tenho contato, mas conheço suas obras tanto nos campos cientificos historicos da humanidade.

  311. Já vi a coleção de linchadores, incluido o próprio autor do blog, querendo desmerecer alguém que não lhes convém. Bando de mal-educados, isso sim.
    O Papa, perfeito ou falível, é o lider legítimo da Igreja Católica, e assim como qualquer lider religioso ou civíl, fala e dá palpites sobre como deve ser a vida pessoal de seus seguidores. Obedecer ou não, seguir ou ignorar é direito divino de cada um, mas sugerir que tal lider deveria ficar calado, porque não segue o “politicamente correto”, é violar um direito quase tão importante quanto o livre arbítrio, a liberdade de expressão. O politicamente correto nem sempre é o melhor, nem sempre é o certo, e muitas vezes é baseado apenas nas pressões das massas, e não na qualidade do raciocínio. A Igreja é contra os anticoncepcionais por motivos filosóficos, relacionados com sua doutrina. Eu discordo deles em parte, e de suas conclusões totalmente, mas respeito e entendo os seus motivos.
    Quanto ao “necessário” ataque referindo-se á pedofilia, como se a recomendação contra anticoncepcionais estivesse de alguma forma relacionada, digo que é muito triste que se aplique à Igreja Católica a exclusividade da prática da pedofilia. De fato, duvido que haja uma maior incidência de pedófilos entre padres doque na população geral, ou em outras instituiçòes religiosas. A Igreja errou ao tentar se proteger, e no processo, acabar protegendo os perpetradores de tais barbaridades, mas está aprendendo e mudando com seus erros. Já que falaram até de Galileu nos comentários, porque não lembrar todos os governos democraticamente eleitos que se tornaram autoritários ou não, e que cometeram barbaridades infinitamente mais danosas, como por exemplo o da alemanha nazista? Ou só quem erra são os religiosos, os leigos estão sempre certos? Nenhuma certeza científica jamais foi contestada? Nenhuma barbaridade médica jamais foi cometida por puro desconhecimento ou teimosia???

    Allan

    1. Eu acredito que exista uma maior incidência de pedófilos ou homossexuais entre os padres do que entre a população em geral.

      O motivo dessa maior incidência é o celibato obrigatório. Esse celibato serve de abrigo para os jovens homossexuais que não tiveram espaço para assumir sua condição diante da família e da sociedade, e acabam encontrando junto a esse grupo o conforto emocional que não encontram junto aos familiares conservadores.

      Nos rincões do país é costume enviar para as escolas de padres, os meninos que são identificados como afeminados desde a tenra infância.

  312. Quem se importa com que diz Kotscho?

    A Igreja não é contra a Nada! Mas sim a favor, a favor da vida, da dignidade humana, do respeito.

    Há sim, a igreja, não tem medo de perder fiéis não, porque se para segurar os seus fiéis a Igreja precisar negar as verdades do Evangelho de nada teria serventia.

    O Homem precisa da verdade, porque quem fala coisas vasias, já temos demais.

    Não é Kotscho?

    “conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.”
    (São João 8,32)

  313. Não é preciso saber ler nas entrelinhas a intenção do texto: Contra-atacar a igreja por sua posição contra o aborto defendida pelo ParTidão. Na visão dos onipotentes detentores da opinião pública do proletariado desinformado e calado via pão e circo, é absurdo que uma mera “entidade religiosa” questione os dogmas dos “defensores do povo”. Fica óbvio nas declarações deste missivista do ParTidão que sua função é a de propagar a cartilha socialista.

  314. Este senhor fala a pura verdade e mostra também o estilo de fé pretendido pela maioria dos católicos,uma fé em si mesmo e em seus desejos.Quando alguém nega a autoridade papal ,não faz nada de mais pois foram homens que o colocaram lá mesmo.Porém quando negam a autoridade bíblica sobre nós é como se negassem o próprio Deus,querem falar em fé sem considerar os ensinos biblicos,querem acreditar em graça de DEUS sobre os homens sem considerar as atitudes mostradas na biblia que são via de regra para os que querem manter um relacionamento com Deus.A santa eucaristia se transforma em SANTA HIPOCRISIA