Últimas cenas da campanha eleitoral

Últimas cenas da campanha eleitoral

Caros amigos balaieiros,

domingo, 31 de outubro de 2010. Chegou o dia da onça beber água e ver quem tem café no bule. Pesquisas, comentários, análises, torcidas, propostas, baixarias, nada disso mais interessa. Agora cessa tudo porque a única coisa que importa é sua excelência, o eleitor, clicar seu voto na urna.

Aqui em Porangaba são 7h30 da manhã. O dia nasceu bonito, com céu claro e poucas nuvens, o canto do galo e os passarinhos muito animados. Daqui a pouco vou votar aqui e voltar para São Paulo porque viajo ainda hoje à tarde para Brasília a trabalho. Acompanharei as apurações por lá para preparar uma reportagem da revista Brasileiros, que sairá na edição de novembro, junto com meus colegas Hélio Campos Mello e Nirlando Beirão.

Bom domingo, bom voto a todos. Volto para atualizar o Balaio e liberar comentários a qualquer momento, assim que arrumar uma brecha porque meu dia vai ser bem corrido.

Abraços,

Ricardo Kotscho

*** 

Acabei de ver agora os últimos programas dos candidatos presidenciais na TV e o noticiário do dia sobre a campanha eleitoral. Como Serra e Dilma vão participar daqui a pouco do décimo e derradeiro debate, na TV Globo, as últimas cenas foram protagonizadas em São Paulo e no Recife, respectivamente, sem a presença deles.

Em São Paulo, quem convocou e liderou a caminhada tucana foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. No Recife, a carreata de Dilma foi comandada pelo presidente Lula. Imagens dos dois eventos e o noticiário completo estão na capa do iG.

Informam Ricardo Galhardo e Ana Carolina Dias, do iG em Pernambuco:

“Lula leva 100 mil pessoas às ruas do Recife _ Acompanhado do governador reeleito Eduardo Campos, Lula seguiu em carro aberto pelas ruas da capital pernambucana”.

Informa Rodrigo Rodrigues, do iG em São Paulo:

“FHC perde sola de sapato e interrompe caminhada _ Evento organizado pelo ex-presidente em apoio a Serra contou com participação do governador e prefeito de SP”.

Nada tenho a acrescentar.

124 thoughts on “Últimas cenas da campanha eleitoral

  1. Prezado Ricardo!
    Olha só o festerê em Recife!
    Mas que “silêncio ensurdecedor…” em São Paulo!
    Missão cumprida para todos nós, e eu, pessoalmene, espero a vitória de Dilma no domingo!
    Boa sorte a todos.
    Sulista

  2. Kotscho… me preocupa essa calmaria… o que eles estão aprontando? a fiscalização precisa estar muito atenta, principalmente em sp e Minas. ficar atento ao que é mais visivel, já ajuda.

  3. Caro Ricardo,

    Infelizmente essa campanha não serviu de exemplo pra ninguém. Que baixaria. Quantas mentiras de ambos os lados. Quanta falta de patriotismo. Valeu tudo pra ganhar as eleições. Desde apoio assintoso da mídia ao Serra até campanha assintosa do Lula para a Dilma. E nós, pobres idiotas, assistindo toda essa manipulação da opinião pública, principalmente daqueles menos críticos, que não possuem convicções sobre quem pode ser melhor para o país. Lamentável. Ainda bem que acabou. Tomara que, seja lá qual for o resultado do pleito, tenhamos dias melhores nos próximos anos. Que o país continue consolidando sua democracia, fortalecendo suas instituições, expurgando os elementos nocivos da vida pública e crescendo economicamente, de forma a garantir crescimento de renda das camadas menos favorecidas da população. Um abraço

    1. Johnny prezado, querendo nivelar por baixo! Desculpe-me dirigir-lhe essas palavras, a baixaria e sujeira vieram da campanha tucana e da mídia golpista, conservadora e reacionária introduzindo mitos religiosos no âmago do processo eleitoral essa exploração acirrou os ânimos e com ajuda do Juizo Eleitoral levaram a disputa para o 2º turno. Pelo que se observa nesta reta final da 2ª votação tem todas as caracteristicas da 1ª e se algo mudou aquela trajetória não foi espontaneo e sim intencionalmente plantado e arquitetado. Há dúvidas quanto amanhã, o silencio é amigo de malidicencias, serve para desarmar ânimos e vigilancia. Sabemos que as militancias pró Dilma só são bons para angariarem votos porém são insipientes em detectar tramoias e fraudes tecnicas bem elaboradas e para mim aí reside o perigo depois usado como virada, inclinação eleitoral,mudança de rumo e outras alegações
      Como Deus é Deus e a tudo vê esperamos que o temor do julgamento divino seja objeto de recuo ou reflexão por parte da direita brasileira insaciável por poder.

    2. Eu gostaria que você apontasse aonde viu mentiras, falta de patriotismo e manipulação da opinião pública na campanha de Dilma Roussef. Senão seu comentário não passa de um discursinho vazio de conteúdo e ainda por cima com uma certa dose de arrogância, por julgar que nosso povo não tem consciência crítica e não sabe enxergar onde está a verdade e onde está a mentira.
      Deixo o link de um vídeo (é curto, apenas dois minutos) que mostra claramente os dois lados que disputam essa eleição.

    3. Caro Ricardo,
      Eu já devia saber que não há como opinar ao lado de petistas. O partido é o mais limpo e transparente. Não conta mentiras. É coerente do começo ao fim de qualquer eleição, principalmente essa. Não patrocinou a quebra de sigilo de ninguém. Não criou nenhum dossiê. O Lula é um poço de ética, transparência e coerência. Não usou nada da máquina para manipular a opinião pública. Seu bolsa familia é uma criação original de seu staff assim como todas as grandes realizações do país nos últimos 30 anos (desde que o PT foi criado).Mas isso são calúnias né Ruy Garcia??? A mesma mídia golpista e que se posicionou ao lado do Serra “inventou” tudo isso. Pelo amor de Deus cidadão !!! Pode ficar aliviado. A boquinha da militância está garantida pelo menos para os próximos 4 anos. Discurso vazio é o seu que não quer enxergar nada do que não convém a militância. O que importa é ficar no poder.

    4. Johnny

      Além do(a) Jose que respondeu sua postagem,logo aí acima tem a Joana que também externou sua preocupação com possíveis trapaças e vitória da oposição.

      Será que a esquerda radical já está preparando o discurso da derrota?Espero que não.

    5. Caro Johnni, pode ter certeza que o Brasil vai continuar melhorando e terá cada vez mais dias melhores seja qual for i resultado do pleito desde que a Dilma seja eleita.
      É 13 o número da sorte agora virou número da competência.

    6. Espera aí compadre,

      Querias que o Lula fizesse campanha para o Zé montinho?

      Coitado, eu digo Zé Montinho porque ele realmente não tem a altivez de uma Serra.

    7. Johnny,
      Voce faz um esforço tremendo para disfarçar o que você realmente é; mas não dá meu caro. Não há coisa pior do que alguém que não assume de uma vez de que lado está, e fica com um discursinho meia boca, “isento”, “imparcial” e tentanto mostrar equidistância entre os dois lados em disputa, e ainda por cima ficar se vitimizando: “não dá pra debater com petistas”. É o próprio Zé Chirico tentanto desqualificar quem o põe contra a parede.
      Aponte aonde estão as mentiras, calúnias, falta de patriotismo e etc e tal que você vê no governo de Lula e na campanha de Dilma e documente, mostre a cobra e o pau que mata a cobra. Chega de conversa mole.

  4. Espero a vitória de Dilma Roussef no domingo pelo bem de todos. Acredito que em um governo Dilma o Brasil será muito melhor e mais igual. Espero um governo igual ao de Lula que olhou para os mais necessitados. Acredito nesse Brasil e pendo que o povo brasileiro começa a perceber a importância de um governo em prol do povo e não de um governo que olha apenas para aqueles que tem projetos pessoais. Nós brasileiros merecemos um governo igual ao Lula e se Deus quiser teremos a continuidade de tudo aquilo que ele começou. Viva o Brasil, Viva Lula, Viva Dilma
    Roussef !!!!

  5. Caro Ricardo, boa noite!
    Faço minha as palavras do colega Sulista Azul-preto-branco!
    Felicidades a todos nós neste domingo dia 31 (treze ao contrário).
    Pena que o silêncio ensurdecedor da cidade de São Paulo se faça sentir.
    Ma tenho fé que no domingo nosso corações irão se alegrar de verdade!
    Saudações!!!

  6. De modo geral sempre me preocupo apesar de as pesquisas favorecerem a Ministra Dilma. Sobre o debate não quero assistir porque já estou enojado de ver a cara destes tucanos e não suporto ver mais tantas baixarias do candidato e as armações do casal 45, além da falta de educação, gente à qual nunca deveremos indicar aos nossos filhos como exemplo. Casal baixo no proceder quanto ao respeito pelos semelhantes. No dmingo vou deixar meu voto com muita convicção na ministra e sem medo de ser feliz. Se Deus quiser irei festejar no domingo o encerramento desta campanha que considero a mais suja, a mais vil, a mais sem propósito de um candidato que se diz estar preparado para, isto sim dilapidar o nosso patrimonio que se chama Brasil. Que Deus nos proteja e que as hostes superiores espirituais encaminhem nossa gente para a melhor opção que não é dificil e que escolhamos quem trabalhe em favor dos menos favorecidos e faça o crescimento do nosso Brasil com o mesmo ímpeto que vem crescendo. O Brasil tem um compromisso bem grande e sério com a humanidade pois ele irá sanear a fome que no futuro próximo iremos enfrentar. O Brasil será a nova seara da humanidade e porisso elegeremos a (o) presidente que será imposta pela vontade de Deus e não a de alguns oportunistas de plantão.
    Viva Dilma a mulher coragem e destemor a mineira que não tem medo de dificuldades. Em frente Joana D’arc dos tempos modernos, Lealdade, Igualdade, Legalidade, Honestidade e Fraternidade.

    1. “…Brasil… irá sanear a fome que…”

      Acorda meu caro,ainda tem mais de 30 milhões abaixo da liha de pebreza no Brasil,mais de 50% dos paises do mundo não possuem essa população.

      Se vc tiver 20 anos,não terá tempo útil de vida prá ver este Brasil do seu e do meu sonho,acorda!!!

  7. A cena que mais impressiona é ver o Serra fazendo caminhada durante a campanha, ele segura com os braços a chegada do povo para não encostar nele e o olhar então, assustado, parece que esta indo para a forca, isso chama-se ALERGIA DE POVO.

  8. Caro Kotscho

    A campanha do Serra começou torta e acabou torta !!!
    Deram aula de como fazer dar tudo errado em uma só campanha !!!
    Primeiro com a não realização das prévias dentro do PSDB o que afastou o Aécio e os mineiros, depois foi aquele “suspense” estúpido e inexplicável do Serra de ser ou não ser candidato quando o mundo inteiro sabia que esse sujeito nunca pensou em outra coisa na vida !!!
    A tragédia começou aí mas em seguida: veio o circo da ESCOLHA DO VICE !!! De todas as tranqueiras possíveis escolheram o que tinham de pior, um “Índio” desconhecido e desclassificado que só apareceu pra fazer e dizer “merda” !!!
    – E pensar que o nosso Vice Presidente do Povo hoje é esse tão querido brasileiro chamado José Alencar…Chega a dar dó da “tucanada” !!! –

    Aí começam os programas de televisão. Enquanto o programa da Dilma e do PT aparecia nas telas impecável no conteúdo e cinematográfico no visual…o “marqueteiro” do Serra me aparece com uma favela de estúdio e com o Presidente Lula como principal destaque !!! FOI A MAIOR SACANAGEM QUE FIZERAM COM A OPOSIÇÃO !!! Esse Luis Gonzáles deveria devolver os milhões em dinheiro que recebeu não só pela sua total incompetência mas principalmente por VERGONHA !!!
    A CAMPANHA DO SERRA FOI UMA VERGONHA também no que se refere ao sub-mundo da política, aos ataques, aos e-mails apócrifos e falsos, às baixarias desferidas no intuito de desconstruir a candidata Dilma, aos apelos de religiosos da idade média, AO FUROR DA VELHA MÍDIA e etc., etc., etc…
    O fim de feira foi a tomografia da “bolinha” !!! ( sem maiores comentários !!! )

    Mas em se tratando de Serra e do PSDB ainda não era tudo…
    Quando finalmente o ex-Presidente FHC vai para as ruas fazer campanha, que embora seja ele mais rejeitado do que carne de porco em hospital, é ainda a maior referência do que “pode” esse tal de PSDB….E O “CABA” ME PERDE A SOLA DO SAPATO !!!

    E não dá para dizer que foi algum petista que socou o “côco” da cabeça dele até arrebentar aquela sola…
    O SAPATO SE DESMANCHOU SOZINHO !!!
    ….Assim como a carreira política desse “finado político”, novo “defunto vivo”, e ex-Presidente Eleito do PIG…José Serra !!!
    ACABOU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    JÁ ERA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Meu caro

      Qualquer que seja o resultado(na minha opinião:um é péssimo e a outra ruim) fica a lição que o Brasil não tem dono(o Lula jáentendeu essa…),e quem foi ex-presidente eleito(a) foi Dilma -já esqueceu do primeiro turno,né ptralha??? Abraço.

  9. Que coisa mais linda o meu Presidente LULA arrastando a multidão e o outro perdendo sola de sapato….um governou com amôr, tesão, coração….movido por gente (povo), o outro e seus amigos…de dolorosa lembrança de infelizes 8 anos….espero NÃO se repita por muito tempo.

  10. Ricardo, eu tenho muito acrescentar: 1º) O Lula efetivamente é um dos maiores presidentes que este país já teve; 2º) A Dilma nesse 2º turno alcança a um indice médio superior a 10 pontos percentual à frente do candidato Serra; e 3º) O modelo do debate formatado pela Globo em nada alterou a trajetória da campanha eleitoral.
    O sentimento que fica é de que os próprios aliados do Serra estão desmotivados, exaustos e melancólicos pelas suas exposições que tiveram de fazer nas praças, passeatas,carreatas e andanças e por estarem desacostumados a lidarem com o povo intimamente sentem desgastados e ansiosos para que tudo aquilo termine logo não gostam do cheiro do povo e isso faz com que eles sintam-se mal e incomodados diferente do chamego e do aconchego do Lula com o povo, abraçando e apertando-lhe as maõs não importando se preto,multao,cafuso,pobre,idoso,mulher,senhora,beato,evangélica,cristãos, ateus ou atoa.O Lula no seu íntimo deve dizer “que venha o povo” e isso faz a diferença e é a isto que os eleitores começam a meditar “time que está ganhando não se muda” ou “não vou trocar o certo pelo duvidoso”.
    Até domingo com Dilma no coração e na consciencia.

  11. Em São Paulo,
    – O grande ‘líder popular ‘ FHC liderando ‘caminhada-monstro’, andando no calçadão perdeu a sola das pantufas.
    O Kassab podia, ao menos, ter colocado uma passadeira de pele de arminho, igual ao Hotel Crillon, de Paris.

    Em Recife,
    – Nadando de braçada , Lula festeja com os conterrâneos.
    Agora só falta, no domingo, Dilma 13!!!

  12. Terminou o “debate” da Globo.
    Serra irrita. É só falar, porque a gente denota falsidade na fala dele.
    Na minha opinião Dilma começou -como sempre- meio nervosa, mas depois deslanchou.
    Foi muito bem no palanque eletrônico da Globo, que de debate mesmo não teve nada.
    Dilma foi mais clara, precisa e passou segurança e conhecimento.
    Por isso mesmo, fiquem tranquilos: dia 31 é 13: Dilma presidente!

    1. Não há debate,porque simplesmente não há o “que” debater. Qualquer um sabe comparar os dois governos. Os oito anos de PSDB estão na memória do povo. Existe uma juventude que não viveu isso,ou que era muito jovem para entender, mas a maioria do povo viveu toda a miséria de FHC !

  13. obrigado a todos que fizeram comentarios pois seria essas minhas palavras. quizeram fazer o mesmo terror que fizeram com nosso presidente mas o povo está atento e sentindo que o nosso brasil é outro. SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO E MUITO AMÔR ,VIVA A NAÇÃO VIVA LULA VIVA DILMA NOSSA PRESIDENTA SE DEUS QUIZER ATÉ AVITÓRIA BRASILLLLLLLLLLLL BRASIL

  14. Caro Sr. Ricardo Kotscho

    Com estas duas cenas, você acrescentou muito, já dar para sentir o animo das campanhas, e pelo visto, os correligionários do Serra já estão jogando a toalha.
    Nós eleitores não devemos nos esquecer, a eleição só termina amanhã, domingo 01.12.2010, após votar.
    Ai, sim, podemos dizer, missão cumprida, e aguardar o verdadeiro resultado.
    Até lá !

  15. O FHC, já tinha perdido a vergonha, agora perdeu ate a sola do sapato.
    A caminhada do PSDB, ontem no centro de São Paulo, foi patética, fiquei com dó de FHC.

  16. Prezado Ricardo, Bom dia…

    Realmente, como diria o macaco Simão, a tal da passeata tucana pareceu “piada pronta” culminando com FHC, seus sapatos e sua incapacidade de finalizar a curta caminhada. Como o triste incidente aconteceu bem em frente seu Instituto – atrás do Teatro Municipal – aproveitou e saiu de fininho.

    Interessante Ricardo, porque o incidente em questão me fez puxar pela memória. Remeteu-me à minha infância e adolescência quando ainda eram comuns e famosos os sapateiros de bairro.

    Os jovens de hoje não sabem mas a vida era dura e antes de se aposentar um par de sapatos, ele levava no mínimo umas três “meia-solas” e o salto de borracha era trocado inúmeras vezes. Nos dias atuais, de consumismo exacerbado, não raro os sapatos são aposentados, ou doados, ainda em bom estado.

    Mas confesso que fiquei intrigado.

    A sola do sapato de FHC literalmente “abriu o bico” bem no início da caminhada que era curta – do Largo de São Francisco até a Praça da República. Tudo bem que hoje em dia a maioria das pessoas caminha pouco, mas que diabos de sapatos estava nosso ex-presidente usando? Com certeza esqueceu-se das recomendações de Mário Covas que vivia repetindo que um político para ganhar eleições “tem que amassar barro”. E não se deve tentar amassar barro com sapatos frágeis.

    Enfim, Ricardo… esse pequeno incidente, claramente inconsequente, mas engraçado, chamou-me a atenção para um outro fato; os tucanos são muito azarados. Tudo dá errado com eles. Enfrentam crises internacionais gravíssimas, não chove, a Lei de Murphy é quase uma aliada quando estão no poder. E por que será?

    Bem, uma das explicações poderia ser esta: se você não sabe escolher sequer que sapatos deve usar para ir a uma caminhada, como pode querer governar um país com tantos problemas como o Brasil?

    Abraços, Ricardo e um ótimo feriadão a todos os amigos Balaieiros.

    1. Bravo amigo, também sinto saudades dos bons tempos em que era comum mandarmos consertar sapatos nos sapateiros.
      Infelizmente todos eles foram aniquilados pelo governo FHC. Morreram de fome.

    2. Chega.

      Pra mim chega.
      Deixar o Edson Ferreira falar que o fim da profissao de sapateiros se deram pelo governo FHC é burrice!!! Mesma coisa dizer que no governo Lula milhares de cortadores de cana perderam o emprego, pois máquinas foram introduzidas na colheita da cana.

      Milhares de profissoes acabam e milhares surgem de acordo com a própria evolucao da industria e das tecnologias!

      Esse pensamento do Edson Ferreira é o mesmo que dizia que “computadores vao acabar com empregos”.

      Façam me o favor!

      O Brasil merece mais!! Parem com essa idiotice de briga entre PT-PSDB. Sao todos farinha do mesmo saco!

  17. O FHC não perdeu só o sapato, não, perdeu o rumo também.Agora bonito mesmo foi o Lula no Recife. Mais de cem mil pessoas gritando os slogan dele que ficarão na história:Ole.olle.ole,olá.Lulá.Lullá.Lula, Lula, o guerreiro brasileiro”.Amanhã dia 31 vamos votar e fazer a Dilma carregar a bandeira do Lula que ela certamente não vai deixar cair.

  18. Pois é Kotsco, este é o retrato da atual campanha enquanto o Lula leva 100 mil pernambucanos às ruas para festejar a democracia e apoiar a candidata Dilma Rousseff, em São Paulo o FHC é obrigado a recorrer a expedientes escusos para por 2 mil funcionários publicos na rua acompanhando um cortejo fúnebre da candidatura do seu partido.

    1. O! Leo o Fernando Henrique não perdeu nenhuma sola de sapato aquilo foi uma encenação para encantar e chamar atenção da sua namorada que certamente devia estar assistindo aquele desfile.
      Voltando ao sério, o procedimento de auditeoria nas urnas eletronica efetuado pelo TSE é uma verdadeira piada acho que a classe dos auditores deve estar rindo atoa dessa prestidigitação.

  19. A imprensa nativa não deu nenhuma notícia acerca do apoio dos Verdes europeus à candidatura de Dilma. Eis o manifesto, assinado por pelo menos duas figuras bastante conhecidas no Brasil: Daniel Cohn-Bendit e José Bové.

    Paris 18 de outubro de 2010
    No quadro das atuais circunstâncias do Brasil, a ancoragem na esquerda é a única possibilidade real de fazer avançar a causa ecológica
    « É impossível acreditar que a esperança suscitada pelos dois mandatos presidenciais de Lula acabe terminando no segundo turno com a eleição do candidato da direita »
    A candidatura de Marina Silva trouxe para o eleitorado de Dilma, a pupila de Lula, a grande surpresa do primeiro turno.
    É preciso saudar a novidade que representa a candidatura de Marina Silva que já lutava, desde o período de sete anos em que foi ministra do governo Lula, para fazer entrar verdadeiramente as questões ecológicas na pauta de preocupações do governo brasileiro de esquerda. Com sua presença no escrutínio, a diversidade de lutas sociais, de todas as minorias (sexuais, religiosas) encontrou uma voz.
    O placar de 19% do total de votos para uma candidata independente, sem apoio de partidos poderosos, representa a segunda grande surpresa. Ele prova que o Brasil se transforma muito mais profundamente do que apenas no plano do crescimento econômico. Para a democracia e a cultura, este já é um passo considerável.

    Na América Latina, da Colômbia ao Chile, e agora também no Brasil, para além dos diferentes contextos, as questões ecológicas entram definitivamente na pauta das eleições presidenciais, o que não é mais o caso na Europa. O Brasil é a sétima potência mundial. Nenhum europeu em sã consciência pode se desinteressar pelo que está em jogo para os destinos ecológicos e sociais do planeta.

    Esta é a razão pela qual desejamos, através deste manifesto, expressar nossa inquietação. A batalha do segundo turno se anuncia bastante cerrada e, algo impensável até ontem, uma vitória da direita não está mais excluída. Na configuração de hoje, o partido verde está longe de ter a dimensão popular de Marina Silva. Algumas personalidades como Gilberto Gil, ele mesmo afiliado a este partido, conclamam a que se vote em Dilma sem ambiguidade. E nós compartilhamos desta posição.
    Prestemos bastante atenção ao seguinte: José Serra não é um social democrata de centro. Por trás dele, a direita brasileira vem mobilizando tudo o que há de pior em nossas sociedades: preconceitos sexistas, machistas e homofóbicos, junto com interesses econômicos os mais escusos e míopes. A direita sai do porão.

    – Contra as mulheres, as facções mais reacionárias das igrejas cristãs – incluindo aquela da mulher do candidato da direita que declarou publicamente que Dilma quer assassinar criancinhas – acusam a candidata de ser favorável ao aborto, mesmo que esta questão não faça parte de seu programa de governo, tampouco do programa do Partido dos Trabalhadores.

    – Contra os homossexuais: o vice de Serra sustenta um discurso abertamente sexista e homofóbico.
    – Contra os pobres: acusados de votar na esquerda por ignorância.
    A esta panóplia, bem conhecida em toda parte, vem se juntar uma criminilização particularmente ignóbil por parte da direita das lutas de resistência contra a ditadura. Dilma tem sido alvo de campanhas anônimas na internet que acusam de terrorismo e de bandidagem por ter participado na luta contra o regime militar, ela que foi por este motivo presa e barbaramente torturada.
    A mobilização da direita está completamente ligada aos interesses do agro-negócio, um vínculo sobre o qual o governo Lula tem sido ambíguo em alguns momentos. No entanto, uma vitória da direita representaria o triunfo do complexo agro-industrial e dos céticos em matéria de aquecimento global. Seria uma guinada à direita em direção à revisão do estatuto da floresta que começou a limitar a devastação na Amazônia e no Mato Grosso, e no asseguramento dos direitos indígenas sobre suas reservas, que no ano passado obtiveram uma importante vitória (Raposa Serra do Sol) referendada pela Corte Suprema do país, que reconheceu esses direitos. Vinte e duas reservas indígenas podem seguir este caminho de enfrentamento com o agro negócio da soja e do arroz transgênico.

    Não permitamos que o voto libertário em Marina Silva paradoxalmente se transforme em uma catástrofe para as mulheres, para os direitos humanos e para os direitos da natureza!
    No plano internacional, os aspectos mais inovadores da política Sul-Sul de Lula (certamente pelo fato de seu apoio a Ahamdinejad), seriam condenados ao ostracismo com um realinhamento com os Estados Unidos. Além de representar uma alternativa à fixação estéril em uma política de confronto entre Estados Unidos e China, esta política Sul-Sul se opõe às estratégias dos países do Norte de multiplicar as medidas de defesa dos direitos da propriedade intelectual em detrimento do acesso aos saberes, à internet (especialmente no âmbito da ACTA[1]).
    Marina Silva recusou-se a manifestar apoio ao voto em Dilma. Pode-se compreender que seja um pouco difícil para ela se alinhar imediatamente com Dilma, com quem ela entrou em conflito enquanto no governo, e neste momento ela luta para evitar o alinhamento do partido verde com a direita, apesar da campanha virulenta contra ela por parte do PT.

    Com efeito, os ecologistas estão travando, não só na Europa, como em vários países do mundo, um sério debate com os socialistas sobre a questão nuclear, sobre a OMC e o produtivismo agrícola e industrial, bem como o problema do aquecimento climático. No Brasil, agrega-se a todas essas questões uma dimensão – amplificada por sua urgência crucial – da luta contra as desigualdades. Pode-se compreender, portanto, a reserva de alguns ambientalistas em se alinharem com a candidata da esquerda.
    Mas nossa experiência como força política e de oposição e governo na Europa nos permite afirmar a nossos companheiros brasileiros que, nas atuais circunstâncias do Brasil, a ancoragem na esquerda é a única possibilidade real de fazer avançar a causa ecológica: já vimos no que se tornou a « Grenelle » – Ministério do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Energia e Transportes – na França com a direita.
    Quanto às mulheres, às minorias étnicas, religiosas, sexuais, elas sabem aonde têm que se bater. A xenofobia, o racismo, a mobilização reacionária da religião são os perigosos instrumentos que a direita populista utiliza alegremente na Europa.

    É impossível acreditar que a esperança suscitada pelos dois mandatos presidenciais de Lula acabe terminando no segundo turno com a eleição do candidato da direita.

    Daniel Cohn-Bendit (Alemanha) co-président du groupe parlementaire des députés Verts au Parlement Européen
    Monica Frassoni (Itália) co-présidente du Parti des Verts Européens
    Philippe Lamberts (Bélgica) co-président du Parti des Verts Européens
    Dominique Voynet (França) Senadora, Prefeita da Cidade de Montreuil , ex-Ministra do Meio Ambiente (gov. Jospin)
    Yves Cochet – ( França) Deputado Nacional, ex-MInistro do Meio Ambiente (Gov. Jospin)
    Noël Mamère (França) – Deputado Nacional e Prefeito de Bègles (Bordeaux)
    José Bové (França) – Deputado europeu
    Alain Lipietz (França) – dirigente dos Verdes, ex-deputado europeu
    Jérôme Gleizes (França) – Dirigente da comissão internacional dos Verdes
    Yann Moulier Boutang (França) Co-diretor da Revista Multitudes (Paris)

    1. Marcos, boa tarde!
      Li, gostei e considero que esse manifesto deveria ser mais divulgado, mais discutido, para que as pessoas tivesse uma idéia da importância do momento ímpar que estamos vivendo.
      E o “PIG”? Bem, o PIG, ao que parece, não suporta a esquerda intelectual, nem a nossa brasileiríssima, que dirá a dos “gringos”! Quaisquer manifestações pró candidata Dilma, não mereceram qualquer linha, ou aprofundamento de idéias por parte da mídia acabrestada. E olha que “diversidade” de temas não faltou. O manifesto datado de 18-10, deve estar guardado para, dependendo do resultado, aí sim, criticá-lo, ou, algum âncora vir no horário nobre ou em matéria exclusiva de suas revistas semanais, dizer que os ilustres intelectuais europeus desconhecem a realidade brasileira, e blá, blá, blá… Ou, simplesmente, foi propositadamente ignorado.
      O PIG sabe que o mundo se debruça sobre o Brasil e à América Latina, com justificada preocupação, afinal, muito está em jogo nesta eleição.
      Neste domingo saberemos o quanto avançaremos ou o quanto teremos de retrocesso.
      Espero confiante na vitória de Dilma, para que o Brasil possar ser mais justo para todos os brasileiros.
      Fico cá pensando: Qual será a capa da Veja? Que será uma “edição especial, extra”, ah, isto será…
      abç
      Sulista

    2. No primeiro turno como foi a eleição? A Dilma ganhou com a Marina Silva e o Serra juntos. Agora, sem a Marina e se baseando no primeiro turno com a Dilma, mesmo sem nenhum voto dos que votaram na Dilma

  20. A maior decepção de todo brasileiro e acho que tambem é a minha, é que depois do Lula nós verificamos que perdemos decadas apostando nossas fichas em presidentes canalhas, engravatados, superiores, parasitas, sabendo que o Brasil tinha jeito e podiam dar uma condição melhor para seu povo, e não o fizeram, se decepção e raiva matasse com certeza eles já estariam na fila para reencarnar como insetos.

  21. O menosprezo já é de tradição dos soberbos, comparando a caminhada vitoriosa de um presidente que usa o poder para fazer campanha e a arrebentada sola de sapato do ex-presidente.
    Logicamente não caberia o desdém porque todos sabem que ele deve ter muitos bons pares de sapato, no entanto e bem por isso e outras mil razões pelo menos meu votinho José Serra terá, mesmo porque houve um tempo na infância em que eu não cruzava as pernas pela vergonha em mostrar a sola do sapato.
    Este menosprezo e esta arrogância me separam ainda mais da letárgica massa.

  22. Putz,acabo de vir do centro da minha cidade de aproximadamente 400.000 habitantes e me chamou a atenção o grande número de carros com bandeirolas e adesivos de todos os tipos da Dilma.E olha que o serrágio acompanhado do aécio e do itamar, esteve por aqui na última quinta feira.Estou torcendo para que no resto do Brasil o entusiasmo seja idêntico.Agora é só aguardar.

    1. Gersier, aquí em minha capital o que mais se vê são carros com propaganda da Dilma, como 1º turno ela teve aproximadamente 4 milhões e duzentos mil votos em todo o Estado talvez nesse 2º o votação alacance a casa dos 5 milhões

  23. É vergonhoso e vexatório perder de forma vil e infame como certamente acontecerá com Serra amanhã.

    Deviam ter aprendido com Lula que sabe ganhar e perder.

    Soube perder de Collor e FHC com dignidade.

    Mas não podemos esperar muito de Tucanos e Demos.

    São bons pra cobrar pedágios, dilapidar nosso patrimonio, doar nossas riquezas e enriquecer os amigos.

    Convido a todos para votarmos com as palavras de Leonardo Boff na mente e principalmente no coração :

    “Com Lula, a esperança venceu o medo. Com Dilma a verdade vencerá a mentira”.

    Bom domingo a todos.

    Chegou o dia que tanto aguardávamos.

  24. Quem tá preocupado com as “viradas” em MG e SP, deve cuidar ao menos da urna onde votar. Em vários estados o PSDB “avacalhou” com as pesquisas. Em AL, a votação após as 17:00 horas deve ter sido a maior do Brasil, talvez perca pro MA. Isso é claro indício de mesário ou alguém nos TRE VOTANDO PELOS QUE SE ABSTIVERAM. São votos rápidos, em um só candidato. O estranho é que essas diferenças entre pesquisas e apuração SÃO SEMPRE EM FAVOR DO PSDB ou seus aliados! O Teotônio (AL) já é até reincidente. Portanto, VIGIEM NOSSAS URNAS ou elas serão novamente “emprenhadas”! E o TSE pede que confiemos nesse sitema viciado e vicioso de coleta e apuração dos votos!

  25. Ricardo,

    Hoje, no O GLOBO saiu uma matéria sobre a volta de documentos do Prestes ao pais através de um acordo entre o Brasil e Russia onde são revelados detalhes da vida de exilado, da coluna Prestes que chegou até a Bolivia e inspirou até o Mao Tse Tung na grande marcha.
    De todas as matérias do jornal, esta foi a unica que me atraiu, que me chamou a atenção de verdade pois o resto, a mesmice imperou, salvo os cadernos Prosa e Versos e o Segundo caderno.
    Este tema campanha politica se tornou uma mesmice que a unica coisa diferente que vi foi comentarem que esta é a eleição do século, a mais chic pois será Lula X Bento XVI.
    Graças a Deus amanhã termina. Como ja comentei aqui, quero ver o THE DAY AFTER, o que terão para falar, para comentar, para criticarem, aplaudirem, em fim, qual o lado que acertou no alvo.
    Veremos a resposta do povo a tudo que surgiu nesta grande comédia pastelão. Veremos se realmente a maioria dos eleitores hoje tem um bom senso politico ou isto fica restrito a apenas alguns brasileiros. Veremos realmente qual a aspiração de nosso povo.
    Quais temas trarão a voga para despertar debates e embates com a raia miuda que se estapeiam por uma persona. Idolatram o que é indolatravel.
    Será que cientistas politicos conseguiram provar a tese de que Lula é um vaidoso caudilho moderno?
    Espero que depois desta comedia pastelão, parem de colocarem apelidos jocosos em candidatos que não gostam. Que parem de terem espasmos delirantes emk defender o que é óbvio, claro e evidente. Que passem a ver que politica hoje não é mais paixão, não é romantica mas sim uma matéria analitica, umamatéria a qual tem que se pensar, ver o momento friamente e se poderá ocorrer um retrocesso ou um avanço no momento do pais.

  26. Seriamo-nos bons professores “A roda do tempo” parte I e II

    Sua estatística esta correta, mas não convence e veja nos exemplo os por quês?

    Tem razão, mas, Brasil um pais grande se formos fazer uma comparação com vários países da África da Europa

    E juntarmos como se fosse o Brasil cada continente desses, vai produzir uma estatística semelhante a essa

    Nossa família sua dos outros, se fizer um levantamento de todos seus parentes do seu lado e do lado da sua mulher

    Depois da estatística feita, o resultado vai se aproximar dessa sua estatística, isso que dizer que temos que financiar a solução para equilibrar as ações, o caminho e distribuir renda e educação

    Essa política atual e justa e não e porque um lugar e melhor que os outros que devemos abandonar os outros, e o pré-sal e de todos os que são os sócios de todo patrimônio publico, tem que ser redistribuído para todos em todo território nacional e já podemos pensar internacionalmente

    QUAIS ESTADOS GERAM RENDA e quais estados consomem renda no Brasil

    O Brasil que trabalha…

    Estado Quanto paga ao governo federal Quanto recebe do governo federal Resultado final
    Acre 244.750.128,94 2.656.845.240,92 2.412.095.111,98
    Amazonas 6.283.046.181,11 3.918.321.477,20 2.364.724.703,91
    Amapá 225.847.873,82 2.061.977.040,18 1.836.129.166,36
    Pará 2.544.116.965,09 9.101.282.246,80 6.557.165.281,71
    Rondônia 686.396.463,36 2.488.438.619,93 1.802.042.156,57
    Roraima 200.919.261,72 1.822.752.349,69 1.621.833.087,97
    Tocantins 482.297.969,89 3.687.285.166,85 3.204.987.196,96
    Alagoas 937.683.021,32 5.034.000.986,56 4.096.317.965,24
    Bahia 9.830.083.697,06 17.275.802.516,78 7.445.718.819,72
    Ceará 4.845.815.126,84 10.819.258.581,80 5.973.443.454,96
    Maranhão 1.886.861.994,84 9.831.790.540,24 7.944.928.545,4
    Paraíba 1.353.784.216,43 5.993.161.190,25 4.639.376.973,82
    Pernambuco 7.228.568.170,86 11.035.453.757,64 3.806.885.586,78
    Piauí 843.698.017,31 5.346.494.154,99 4.502.796.137,68
    Rio Grande do Norte 1.423.354.052,68 5.094.159.612,85 3.670.805.560,17
    Sergipe 1.025.382.562,89 3.884.995.979,60 2.859.613.416,71
    Goiás 5.397.629.534,72 5.574.250.551,47 176.621.016,75
    Mato Grosso 2.080.530.300,55 3.864.040.162,26 1.783.509.861,71
    Mato Grosso do Sul 1.540.859.248,86 2.804.306.811,00 1.263.447.562,14
    Espírito Santo 8.054.204.123,9 3.639.995.935,80 4.414.208.188,1
    Minas Gerais 26.555.017.384,87 17.075.765.819,42 9.479.251.565,45
    Rio de Janeiro 101.964.282.067,55 16.005.043.354,79 85.959.238.712,76
    São Paulo 204.151.379.293,05 22.737.265.406,96 181.414.113.886,09
    Paraná 21.686.569.501,93 9.219.952.959,85 12.466.616.542,08
    Rio Grande do Sul 21.978.881.644,52 9.199.070.108,62 12.779.811.535,9
    Santa Catarina 13.479.633.690,29 5.239.089.364,89 8.240.544.325,4

    Agora você entendeu o porquê da popularidade… lá em cima???
    A gente banca e eles elegem o Presidente…

    1. Meu caro Paulo Ilmar Kasmirski.

      Nada mais justo que isso aconteça, Juscelino Kubitschek fez o Sudeste grande com o dinheiro do todo o Brasil, inclusive com o dinheiro de “la em cima”. Se seu estado ai embaixo é rico, isso voces devem a nos outros, Juscelino fez o chamado “50 anos em 5”, nos ficamos só com o 45 expurgados e Sedeste ficou com todo os 5, Sudeste é rico por nossa conta. JK esqueceu não só o Norte e Nordeste, esqueceu o Sul e Centro-Oeste também, a mesma coisa aconteceu com todos os presidentes militares que deitaram poder, só começa amudar com Sarney e Collor, FHC continua com a priorização da região premiada, e Lula vem para distribuir a riqueza por igual.
      Só agora essas regiões conseguem acompanhar o Sudeste, e mesmo assim muitos Estados faz isso com as proprias pernas. Rio e SP foram adotados por todo os Brasileiros, tudo era destinado aos dois, por isso os demais ficaram nânicos economicamente, isso começa a mudar, a meta é que todos estados tenham a mesma ‘altura’ na economia.
      (Como acontece com os 50 estados americanos, por isso que ele foram a potencia numero um durante muitos anos, agora nem tanto)

    2. Caro Amigo

      O Senhor veio saber disto agora. Isto decorre do chamado pacto federativo.
      Esta advogando que cada estado deve procurar a sua independência ? O Senhor esta pregando a desintegração do Brasil ?
      Fique sabendo o Senhor que em outros países acontecem o mesmo. Vou citar um exemplo só : Alemanha.

    3. Ailton

      Quanta besteira meu caro,vá estudar um pouco sobre o financiamento da indústria pela cultura do café no início do século passado.Se estiver muito longe prá vc,vá verificar,por exemplo quais as 3 maiores e melhores universidades brasileiras,em graduação,extensão e pesquisa e aí vc vai enender porque o sudeste também será o mais desenvolvido neste século.Acorda rapaz.

  27. “A roda do tempo II”

    Tem sentido

    E preciso levar tudo da vida real para as salas de aulas, para deixarmos de continuar rodando no mesmo lugar

    Isso já tinha que ter a muito tempo moradia, e não e só para estrangeiros, mas sim também para todos brasileiros

    Já que tão chegando finalmente a esse veredicto, e os rumores nas praças já vêm falando que e pela primeira vez, que os estudos no Brasil começaram a ser olhado certo

    E o mais incrível, por um presidente que tem só a faculdade da vida sofrida, e sabe tem noção como a maioria tem, mas os que tinham deixaram de fazer isso por medo das futuras concorrentes e concorrentes

    Se deixarmos de fazer o certo vai aparecer muitos Lulas da vida real, e milhares de analfabetos como, eu vai quere ser um

    E para melhorar isso tem na ficção uma sugestão melhorada, para dar uma mãozinha na hora certa da vida durante o processo de crescimento, que e caro de partida e barato no fim da vida http://www.ficcaoglobalizada205br.blogspot.com

    Sistema de ensino precisa abrir as fronteiras, para evitar os futuros desvios de condutas, ai quando acontecem coisas iguais isso aconteceu, à prova esta, no tribunal MS, muitos ficam dando uma de ceguinho, como se nada aconteceu, quando aconteceu esta acontecendo e vai continuar acontecendo, igual isso http://www.aconteceuisso.blogspot.com

    http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/usp+tera+moradia+estudantil+exclusiva+para+estrangeiros/n1237815121628.html

  28. Na passeata dos tucanos também IRIAM até mais de 100.000 pessoas. So que estas, na última hora, prefiriram pegar uma fila num dos inúmeros pedágios do Serra e ficar 4 dias na praia. Paciência….

    1. A sola do sapato foi a mais esfarrapada das desculpas que FHC encontrou pra sair de fininho do fiasco da passeata do PSDB.

      FHC saiu as ruas pra descobrir que sua popularidade está ao nivel da sola de seu sapato.

      Em breve terá a companhia de Serra.

      O povo é implacável com quem não sabe perder com dignidade.

      Ganhando, muitos se esqueceriam da infâmia de sua campanha, suas calunias e baixarias.

      Perdendo, vai receber em dobro o desprezo que sempre demonstrou pelo povo, sobretudo pelos pobres.

      Como dizia Maluf, outro com a mesma sede insaciável de poder que Serrra e FHC:

      “Em politica, o feio é perder.”

  29. Já é tradição no Brasil – em época de eleição – os grandes políticos tradicionais usarem os piores ternos e sapatos em suas caminhadas. “Como eles são humildes”…

    Na minha opinião, nós estamos preocupando muito com esses caras que já estão com a vida feita.

    Essa elite não precisa dos pobres para sobreviverem.

    Eles não comem o que o pobre come; e, nem frequentam os lugares que o pobre frequenta.

    Só procuram o pobre em época de eleição.

    Até o oposto dessa hipótese é verdadeira.

    1. Celso Ferreira.
      É Verdade. Devemos ter mais respeito com o nosso presidente que não soube cantar o Hino Nacional Brasileiro, disse de forma cínica que os brasileiros estavam melhores de vida porque estavam comprando mais dentaduras (prótese dentária), chamou os aposentados e funcionários públicos de vagabundo, ligou para a Polícia Federal para parar a investigação sobre Daniel Dantas e sua gangue…
      Teria muito mais coisa para colocar do Sr. Fernando (Ferrando o pobre) Henrique (Henricando o rico) Cardoso (Caridoso para os amigos, genros, Danieis Dantas e apaniguados) sobre a forma “respeituosa” que ele tratava o cidadão comum. Você deveria conhecer uma expressão simples que diz: “A recíproca é verdadeira” . Portanto, quem não sabia respeitar o povo não pode querer o respeito desse povo hoje em dia.
      Até o Presidente Figueiredo com todos os seus predicados de cavalariano, teve um colóquio mais saudável com o povo.
      Seguramente, FHC colhe o que ele plantou no passado.
      José Paz de Azevedo e Silva

  30. Últimas cenas: Vocês conseguiram acessar hoje link dos resultados das últimas pequisas eleitorais? E o IG que esqueceu um link da antepenúltima pesquisas do datafolha. A grande mídia, espera assim, conseguir o resultado que quer, amanhã. Mas, esquecem que a maioria do povo brasileiro não é mais tão fácil de se manipular!!!

  31. Eu tenho Ricardo
    Estive nos no TEATRO CASAGRANDE onde na década de 70 tudo acontecia. Naqueles dias eu, como milhares de brasileiros vivíamos INVISÍVEIS. Esquecidos por governos e pela mídia que se acha democrática achávamos que o Brasil era dos ricos. Um pouco dos médios. Mas nunca dos pobres como nós. Foi Lula quem de fato nos resgatou a auto estima e nos deu visibilidade. Por isso 40 anos depois das principais lutas pela democracia lá estava eu cantando e chorando ao perceber que escrevíamos um dos mais belos capítulos da nossa história: ELEIÇÃO DA PRIMEIRA MULHER trazida pela mão de um homem ex operário!
    Que honra estar naquele ato!
    Que lindo abraçar Dilma e perceber o quanto ela é terna com todos!
    Eu já sabia que Dilma seria nossa primeira presidente. Eu ví nas suas mãos como já disse aqui. Amanhã – salvo roubo em urnas – terei apenas a confirmação do que ví há mais de um ano nas mãos de Dilma: PROTAGONISTA DA HISTÓRIA! A gente traça o destino ainda mocinhos. Foi assim que Serra se tornou apenas figurante da história nacional. Nunca chegará a presidente. Não tem a força da nossa guerreira para lutar por uma causa sem abandonar seus liderados. Lamento pelo PSDB. Mas tambem entendo que a ganância pelo poder – A NEGOCIAÇÃO DO SEGUNDO MANDATO QUE O DIGA – traçou o fim do que era para ser bom. Ao PSDB restará juntar os cacos do que sobraram da vaidade dos seus líderes. Terá ainda que ser passado a limpo. Ao PT e a Dilma todas as glórias pois está não é apenas uma eleição para presidente de uma nação. Esta é uma eleição que DEFINE a NAÇÃO QUE QUEREMOS PARA TODOS!
    Uma nação onde todos os irmãos de pátria tem voz e vez – SEM MEDO DE SEREM FELIZES!
    Voltar atrás – nunca mais querido Ricardo.
    O Ato no Teatro Casagrande foi a mostra mais linda de que estamos todos vivos.
    A eleição de Dilma será a morte da medusa que foi se esconder no ninho tucano por falta de opção.
    A vitória de Dilma será o fim do monopólio de algumas familias que se acham IMPRENSA quando na verdade são apenas empresas de lucros e manipulações.
    Viva os BALAIOS e todos os Ricardos que ousam peitar os podres poderes participando de projetos como o do livro BRASIL NUNCA MAIS!
    Abraços de quem está feliz por ajudar a escrever este belo capítulo da nossa história.

  32. Bem Sr. Kotschko, seria possível me responder ou algum dos seus leitores, a pergunta que não quer calar: O que o PAPA tem a ver c/ a eleição brasileira? Segundo as más linguas (ou boas…), trata-se de intriga do tal bispo de Guarulhos, o panfleteiro….Imagine que minha faxineira, cujo acesso à grande mídia é mais restrito, apesar de que tem PC em casa (tá vendo Lula? e , claro, vai votar nele!)), veio rir comigo a respeito.. E ela é católica, como manda ainda a tradição mineira..
    .Pena ele não vir poraqui nesses tempos de lançamento de dardos…Ja vi 2 gangues brigando em Salvador, em pleno espaço público, atirando côcos uns nos outros que foi um horror!.Todo mundo correu e até a polícia demorou!,,,Uma cocada na cabeça é traumatismo craniano na certa!..

    Como sou ateia e pouco se me dá o que o papa ou o pastor diz ou pensa, ainda assim acho que ele deveria ser submetido a uma avaliação neuro/psiquiatrica!

    Quem sabe, como se diz poraqui, caducou?

  33. Paulo, vc já parou pra pqzar qt o governo federal envia pra cada municipio?
    É claro que cada municipio recebe um quinhão diferente.

    Vai faltar dinheiro na sua conta apresentada!!!!!!!!

  34. Candidato Caô Caô

    Ele subiu o morro sem gravata
    Dizendo que gostava da raça
    Foi lá na tendinha e bebeu cachaça
    Até bagulho fumou
    E o dono do barracão
    Ainda usou lata de goiaba como prato
    Eu logo percebi é mais um candidato
    Para a próxima eleição
    Ele fez questão de beber água da chuva
    Foi lá no terreiro pedir ajuda
    E bateu cabeça no gungá
    Mas ele não se deu bem
    Porque o guia que estava encorporado, disse:
    Esse político é safado
    Cuidado na hora de votar
    Também disse:
    Meu irmão se liga no que eu vou lhe dizer
    Hoje ele pede seu voto
    Amanhã manda os homi lhe bater, podes crer;
    E depois que ele for eleito
    Dá aquela banana pra você, podes crer;
    Hoje ele pediu seu voto
    Amanhã manda a policia lhe prender, podes crer;
    E depois que ele for eleito
    Não arruma emprego pra você

    Ele ofereceu salário mínimo a 600
    Ofereceu 10% aos aposentados
    13º ao bolsa família
    Até que o povão merece
    Mas vale a pena entregar o país
    Nas mãos do candidato caô caô?

  35. Amanhã nos livraremos de Serra.

    E do Ministro DEMO/Tucano Gilmar Mendes, herança de Serra e FHC ?

    Dilma poderia aposentá-lo pelo critério da “Extrema importância para País.”

    Com Dilma e sem Gilmar Mendes, serão 50 anos em 4.

    Bom domingo a todos.

    .

    1. Sim, eles descerão a rampa sob a admiração e gratidão de um povo e da nação aos quais souberam honrar , impulsionaram a crescer e a recuperar a auto-estima. Graças principalmente a esses dois grande BRASILEIROS este é um país transformado. Para seus filhos, a Nação é cada vez, cada dia mais, a PÁTRIA MÃE GENTIL… BRASIL !!!!

    2. Essa foto foi feita com ajuda de marqueteiros. Tudo na política é nojento. PT e PSDB sao todos sujos, nojentos, salpicados de falcatruas.
      Nao digo nada se o Lula nao descer a rampa do Planalto acompanhado do Sarney.

      Enquanto isso, muitos nesse blog se matam em favor da política, tratando alguns homens de moral suja, por se venderem a politicagens escusas, como se fossem “Deuses”.

      Façam-me o favor…

      O Brasil merece mais!

  36. Pois é Ricardo…que campanha “féla da mãe” heim rapaiz ???
    Nunca vi uma coisa desta. Tudo por causa destes vagabundos, que nem para oposição serviram.

    Transformaram-na em um chiqueiro.

    O lado lindo ficou por conta de nossa BELA canditada, que sem nunca ter disputado uma eleição deu um banho de equilíbrio, e principalmente de garra.

    Mesmo o mais desequilibrado de seus opositores, não podem deixar de reconhecer que ela foi GRANDE, e assim será como presidente.

    Estou, apesar de um pouco esgotado, cansado, feliz pelas noites de sono que dediquei procurando conquistar eleitores para ELA.

    Estou meio DILMAparanóico, estou “gamado” em minha nobre candidata.

    PARABÉNS DILMA,
    PARABÉNS LULA
    PARABÉNS AO NOSSO POVO SIMPLES QUE, AO CONTRÁRIO DESTA OPOSIÇÃO MEDÍOCRE, VALORIZARAM A NOSSA DEMOCRACIA.

    VIVA O BRASIL.

    …e vamú qui vamú viu Véim ??? ainda temos uma noite pela frente…

  37. Ricardo
    Brilhante o texto sobre o fim da campanha. Mostrou que uma realidade complexa pode ser descrita em poucas palavras, quando o autor as sabe escolher. Gostei muito mesmo, dos dois parágrafos finais e da frase que fecha o texto. Impagáveis.

  38. Ricardo
    Estamos ficando velhos. A nossa geração é a mesma, Vandré, Chico Buarque, Elis, Pelé, Lula e por aí vai, e como diz a música… “os nossos ídolos são os mesmo dos nossos pais”.
    Veio o movimento sindicalista, o PT e a luta desigual. Votar no PT era crime, ser petista era ser criminoso, ser discriminado, embora muitos ainda hoje pense dessa forma. O movimento contra o PT, você sabe melhor do que eu, persiste até hoje. Basta ver como atulham nossas caixas de e-mail com lixo fabricado em escala industrial contra o PT, contra petistas, contra o Lula, e ultimamente contra a Dilma. Não recebo absolutamente nada contra os “do outro lado”.
    Depois de termos sobrevivido aos milicos de plantão e, antes desses a outra mediocridade, aos que vieram depois. Deus nos livre e guarde.
    Depois de muita luta, luta essa que ainda não terminou, vimos o fruto do nosso trabalho. Nunca imaginaria que um dia teríamos um Presidente nesse país, um Presidente na acepção da palavra, e o tivemos, graças a Deus, seu nome: LULA. Passaram-se oito anos e o trabalho desse bravo homem, corajoso, abnegado e, muitos outros adjetivos positivos possíveis, está chegando ao fim, ao fim de uma jornada. Uma jornada altamente positiva, que nos deixou orgulhosos de sermos Brasileiros, com “B” maiúsculo. O seu trabalho não terminou, ele estará sempre conosco, com certeza. Como um paizão que sabe que seus filhos que vêm pedir um conselho.
    Substituir Lula não será uma tarefa fácil, seu carisma, sua presença, não é fácil mesmo. Sabemos da competência de Dilma, mas os “outros”, se agiram como agiram com o Lula, imaginemos o pretenderão fazer com ela. Uma coisa é certa: estaremos alerta.
    Parabéns para você Ricardo que faz parte dessa maravilhosa história. Parabéns a Dilma que saberá dar continuidade ao legado que nos é deixado, parabéns ao nosso digníssimo Presidente Lula que honrou o cargo que ocupou e ainda ocupa, que honrou a nossa confiança e parabéns a todos os brasileiros.
    Se um dia disseram que não tínhamos passado, não tínhamos presente e muito menos futuro, hoje podemos nos orgulhar do presente e da certeza do futuro.
    As futuras gerações saberão que essa geração lutou para deixar um país melhor para elas e que teve um Presidente que trabalhou para que tivessem um futuro melhor.

  39. Bom dia Kotscho!
    E caríssimos balaieiros, boa eleição e um belíssimo dia.
    A propósito Kotscho, já que o teu dia será corrido, tenho certeza que o teu calçado está revisado e perfeito.

  40. Estimado cidadão Porangabense(È certo porangabense?) bom dia!

    Ufa! Enfim: “Livres do maldito horário eleitoral!”,

    E na escandalosa e medíocre campanha da baixaria total que vença o que menos mal nos impor!

    Você espera alguma coisa boa?

    Então na escolha do pior dos piores que seja o menos pior!

    Se é que existe?

    Vença quem vencer: “Perde o Brasil!””

    Bom Domingo à todos

    Abraços patriotas e fraternos

    Manoel Ferreira

  41. Ricardo,

    Estou me preparando para ir votar. Minha filha Clara está mais empolgada do que eu dentro da sua inocência de 6 aninhos.
    Nossa, criança parece ter um consciente coletivo especial pois todas agem da mesma foma, e me lembro quando acompanhava meus pais nas seções para votarem. Parecia que era eu que iria colocar o papel na urna.
    Meu senso cívico me leva a ter que apertar o botão seja ele vermelçho verde ou branco, afinal voto ainda é secreto e nesta eleição ganha mais um adjetivo, o sagrado.
    O que me espera a porta do colégio a qual voto? Militantes importunando quem entra? Gritos com chavões de campanha mesmo ,sendo proibido a boca de urna? Ou serei um a mais a caminhar pela quadra até a urna eletrônica?
    Pois é, vou lá. Depois eu conto como foi.

    1. …Pronto, cheguei do meu dever civico. Aqui em Itaipu a atmosfera esta mais para dia de finados do que para dia de eleição. Não se ve os famosos cabos eleitorais agitando bandeiras, não existe no olhar, no semblate dos eleitores uma alegria, uma empolgação como me lembro da ultima a qual Lula se reelegeu.
      O povo parece triste. A praia aos poucos vai enchedo de gente. Familias inteiras chegam de onibus comum, em onibus de excursão, mas sem aquela euforia.
      Hoje é o nosso dia das bruxas. Um dia das bruxas sem aquela euforia americana nem distribuição de guloseimas ou pessoas fantasiadas mas com semblantes apaticos, como bois indo para o matadouro.
      Cheguei na seção e só tinha os mesários, sentados nas carteiras conversando sobre mil coisas, entrei entreguei o titulo e apertei meu voto. Até a Clara que na ultima fez questão de apertar o confirma, hoje, nem ligou, ficou sentadinha me esperando.
      No bar onde fui comprar um refrigerante, o assunto em voga era a derrota do vasco, o Cruzeiro encostado no Fluminense, em oputra mesa se falava do desabamento e ninguem mencionava Serra ou Dilma ou mesmo Lula.
      A imporeção que tenho é que literalmente o meu povo daqui estavam defecando e preambulando para as eleições.
      Foram tantas mentiras, tantas promessas, tantas ofensas, que isso dinamitou a euforia politica dos dias de eleições.
      Pergunto se o povo realmente pegou a consciencia de que eleição é colocar no poder o que é melhor para o pais.
      ]Nem aquela meia duzia de frenéticos militantes que mgritam o nome do candidato, fazem apostas, diz o ja ganhou encontrei no caminho.
      Apenas o rapazi9nho que me atendeu perguntou se eu ja tinha votado e virou para a Clara e fez a mesma pergunta. Ela, em sua infancia, simplesmente disse não, sem aquela impolgação demonstrqada antes de sairmos de casa.
      Conseguiram apagar o prazer do voto e transformar em uma simples obrigação.
      Não dá para entender opu elocubrar quem vai ganhar aqui no pedaço. Em 53 anos é a primeira vez que comparo eleição a dia de finados. Nem quando este dia era no dia 15 de novembro. Verão, calor, picolé de manga comprado na carrocinha, era festa.
      Mas, apesar de eu achar que eleição não é carnaval, de que o ato civico tenha que ser frio e analitico, sem ser a escolha um fruto de emoção ou impulso, estranhei a apatia o que denotou exatamente o contrario do que penso ou do tradicional carnaval. Me mostrou tristeza do povo por twer sido disrespeitado, aviltado, qualificado de burro, alvo de dispustas insanas de uma tatica retrógada de jogar titica no ventilador do outro, de ver gente que não tem nada a haver com politica influenciar ou tumultuar a decisão de voto, como aqueles capetinhas dos cartoons que aparecem do lado do ouvido dizendo, vota em mim, este outro não serve.
      Lutaram contra o aborto mas conseguiram abortar o prazer de nosso povo votar.
      Daqui a dois anos, temos uma regional. Sabertemos como uma previa o que será a próxima eleição de 2014, a forma, a noção de respeito, de senso ético, de fazer politica dentro da exigencia que o povo quer.
      Até lá, oremos para que a maldição dos indicados, dos apoiados por antecessores não seja solidificada no governo Dilma. Que ela seja fiel a seu mentor. Que sua personaçlidade forte, vaidosa não a suba a cabeça e jogue Lula para escanteio.
      Que Serra consiga vencer as tentações do oder, que realmente governe pelo pais, para o povo em geral e em um lampejo de inteligencia continuie a obra que Lula iniciou. Que ele não seda as tentações e aos pedidos daqueles politicos que governam em causa própria.
      A lenha da fogueira que sairá a fumacinha branca ja esta sendo colocada. Esperemos o resultado!!!

  42. Lula chora ao visitar o amigo José Alencar na UTI, sai do hospital com o choro incontido.

    Isso me lembrou um fato marcante na primeira posse, no discurso, Lula chora muito quando tenta falar o que disse um homem magro, famélico e quase esquelético.O humilde homem a chorar muito, disse no JN: “- Meu Deus, Meus Deus obrigado, Lula vai assumir, gente Lula vai assumir, não vou mais passar fome”, cai de joelhos e com muito choro, repete:”Não vou mais passar fome”
    Lula não conseguiu terminar. chorou

    È duro Ricardo, só quem já esteve nesse lado da vida, sabe o que é passar fome. Meu velho, quem nunca teve essa terrivel experiêcia não devia governar.

    Foram muito cruéis com todos os brasileiros pobres, eles nos desprezaram, por isso nos os desprezamos agora..

    1. Não digo que ninguem mais no Brasil passou fome. Ainda existe miséria sim. Ainda existe pessoas que comem bolinhos de brarro com sal, para distrair a fome mais trazer a plenitude gástrica.
      Temos que ser realistas. Temos que ver que Lula não é Deus, é um homem e que deu o pntapé inicial na peleja contra a fome mas, ainda não foi desta vez que conseguiu erradicar a miséria do pais.
      Não preciso passar fome para saber a dor que é isto. Não preciso morar em palafitas para saber o quanto o saneamento é necessário. Basta termos olhos criticos, coração aberto e motivação para resolver o problema. O fato é que atitudes sentimentalóides trazem estagnação a estas pessoas que ainda passam fome por conveniência.
      Hoje, o choro não tem tanto lugar assim na política. O pranto é simbolo de que algo falta. E hoje, o passo ja foi dado. è só continuar

  43. Aqui em Jundiaí terra “ainda” governada pelo PSDB hoje está meio lusco-fusco.
    Boa viaje e bom trabalho não vá se empanturrar no coquetel, de um abraço na presidente e celebre bastante junto aos seus companheiros.
    Estou saindo para sufragar meu voto no Serra… É obrigatório fazer o que?
    Se fosse facultativo vocês ganhariam por uma margem um pouco maior pense nisso e dê idéia ao pessoal do congresso diga que porco gordo é mais fácil de lidar os ‘alongados’ são dispersos e insubordinados.
    O Chico sabe disso!
    Se encontrares o Chico diga que aqui na terra ainda jogam futebol e ao Gil que a foqueirinha de papel se apagou de vez.
    Há! Cuidado para não engasgar com a azeitona.
    Respeitoso abraço.

  44. · 48 minutos atrás
    Agradecimentos à Viomundo,Escrivinhador, Luisnassif, Ricardo do balaio,Conversa afiada,Leandro Fortes, Carta Capital,Eduardo Guimaraes,Biscoito Fino,Jorge furtado, Tijolaço, Record e tantos outros que nos informaram com seriedade, etica em um jornalismo investigativo e verdadeiro. Com voces aprendemos muito e ficamos sabendo que existe sim jornalismo diferenciado.Viva a web e o meu desejo que Dilma cumpra rapidamente a promessa de banda larga para qeu esse Brasil tenha acesso a uma nova midia! Aos novos amigos do faceb., dos comentaristas desses blosg “sujos” meu muitissimo obrigada, com vcs nossa vitoria tem novo sabor .Alegria hoje sempre e vamos continuar sempre nesses novos e nossos espaços conquistado
    abraçao grande pra todos voces e 13 beijos em cada um

  45. Sr. ricardo, estou apreensivo, mais vamos lá, eapero que dilma ganhe, espero que vote destas vez, pois estava doente, o brasil precisa continuar mudando.

  46. Muito bem, terminamos as eleições definitivamente, agora vamos para a apuração Ala jacta est ( a sorte está lançada) e quem ganhou já levou e não tem como voltar atráz.
    Pelo que eu conversei com pessoas amigas à última hora de ontem a Dilma parece que confirmadas as pesquisas, já ganhou.
    Olhem, eu apesar de não ser tucano nem PTista mas sim brasileiro de quatro costados qualquer um poderá fazer um bom governo, assim espero, e condições ambos tem de sobra pois provaram nos debates.
    O Serra, apesar das baixarias próprias de quem sentiu que estava ficando prá traz, posso entender, pois ele estava sob pressão do partido e do jogo dos interesses de alguns financiadores da campanha que esperam usufruir da sua vitória, caso ela aconteça.
    No meu modo puro de pensar acho que o Serra, pela vontade espressada na campanha está disposto se ganhar a exercer um governo da maior candura e honestidade pois está é uma chance de vida ou morte politica prá ele.
    Prá Dilma a coisa até me parece mais fácil, uma vez que tudo que há em prática no governo do PT e que agradam plenamente ao povo, se deve às suas plataformas como ministra. Então é só tocar prá frente com muita naturalidade pois tudo está em andamento.
    Eu confio plenamente na ministra Dilma pela sua capacidade de gerir e a inteligencia demonstrada até agora na pasta.
    Infelismente ao Serra eu não posso pensar assim porque o seu governo não foi o que poderia e tinha chances de ser pelo poder economico do estado de São Paulo e o que foi feito em favor do povo.
    O metrô que eu julgo que seja da maior importancia pelo transito caótico da cidade de São Paulo não foi construído mais que alguns kilometros de linhas enquanto o na cidade do México começados ao mesmo tempo, construiu centenas de kilometros a mais que o paulista. Isto indica incompetencia de governo e sem dúvida deve ser levadas em conta quanto à sua possível desenvoltura no governo federal.
    Outra coisa é a notável falta de sorte que ele vem tendo quanto a campanha dando vários tiros nos pés e as posturas faladas que ele aplicou no andamento desta.
    Agora é esperar prá ver o que dará esta conturbada eleição, para mim a mais baixa que um candidato poderia ter.

  47. Agora há pouco, estando ouvindo uma emissora do grupo PIG um entrevistado disse que é bem possível que uma grande maioria de eleitores já não se lembram em quem votaram para deputados estaduais e federais. Eu me lembro bem em quem votei e foi de cabo a rabo no PT e nos deputados eu me lembro que votei no Vaccareza e no Rui Falcão.
    Pelo menos estou tranquilo numa coisa; fica fácil eu me lembrar por que votei num só partido e mesmo assim votei em quem foi expressivo durante os seus trabalhos na Assembléia e no Congresso.

  48. Oleeéééééééé!
    Dilmais!
    Viva o POVO BRASILEIRO!
    E pensar que vivo para ver a primeira mulher presidente do Brasil!
    Obrigada aos homens que estão sendo maioria e obrigada às mulheres que tiveram auto estima e segurança suficiente para escolherem a PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL!
    Sem medo de ser feliz!

  49. Quero agradecer aos colegas que levaram adiante ao trabalho de desmistificação da campanha baixa do Serra e principalmente ao nosso condutor o Jornalista amigão Kotscho por nos dar a oportunidade de nos ceder o campo de lutas ao qual nos dispusemos a lutar pelo bem do Brasil, pelo bem de todos e justiça social aos menos favorecidos.
    Agora, nos resta dar a nossa singela contribuição pela nova fase da moderna politica brasileira colaborar com a nossa PRESIDENTE DILMA.
    Foi feita a vontade das hostes superiores espirituais que querem o progresso do país que precisa tomar o seu lugar no concerto da nações do terceiro milênio. Viva os brasileiros, viva o Brasil.

  50. E não teve jeito, a máquina do governo venceu, por apenas 10%, continuaremos a ter oposição, ótimo! Mas isto é BEM MENOS do que os 83% de aprovação que Lula supostamente tem agora. O Brasil perdeu, pena que vai demorar para o povo perceber isso, em 64 também demorou… mas é outra conversa, que venha o arbítrio, já estamos acostumados!

  51. Senador Álvaro Dias.
    O que falta ao PSDB é auto critica.
    Não foi o Lula que baixou o nível.
    O Lula não chamou ninguém de narcotraficante, terrorista , apelou para preconceito nem
    colocou a questões religiosas na política.
    Ninguém usou a maquina do Estado mais que FHC.

    Vocês perderam pelos próprios erros.
    Quem derrotou o Serra foi o Aécio Neves.
    Para ele era muito importante que Serra não ganhasse,
    ele se tornou o líder natural do PSDB.

  52. Caro Ricardo;
    Saudações nas cinco pontas da Estrela!
    Mais uma vez a esperança de continuar melhorando venceu! Viva o Brasil e o “Povo Brasileiro”! Viva a Democracia!
    São 20:00horas e meu coração verde-amarelo bate freneticamente enviando o líquido Vermelho da Vida para alimentar as células de um corpo que apenas existia nos anos das sangrias, das desesperanças, dos fracasso e tudo de ruim que poderia acontecer à uma Nação tão rica como a nossa da qual faço parte e fizeram parte meus antepassados.
    Em menos de uma década passei a ter orgulho de minha nacionalidade diante dos meus correspondentes e amigos diretos que moram em outros continentes. Lá eles admiram o Brasil atual e acham, espantosamente, que foi um milagre que aconteceu na América Latina. Mas sempre os refutei dizendo que nada mais foi do que a forma de governar com practibilidade as riquezas que sempre estiveram dispostas nesse canto esquecido do mundo e administrado por uma elite seletiva. O que o Brasilk tem feito pelo povo no gverno Lula ainda não representa nem 1% do que os próximos governos poderão fazer se seguirem a mesma linha de raciocínio deste. Que Deus proteja, guie e institivamente oriente nossa nova Presidente, Dilma.
    Ao assistir o último debate na televisão, pois não assistí nenhum anterior, eu pude ter a certeza do elitismo do concorrente de Dilma. Ele foi catedrático e enfatizou muito o programa de cursos profissionalizante de cinco meses para que todos tivessem profissão. Enquant isto a Dilma referiu à acessibilidade da classe menos favorecida para as faculdades, para cursos de níveis superiores. Daí uma diferença que os menos atentos não vêem. Pois a política do PSDB (do FHC) é ferrar os pobres. É não acontecer de um filho de rico ter que estudar onde um pobre estuda. É claro e notório que hoje a sociedade não valoriza profissões sem um diploma (mesmo sendo comprado ou feito nos barzinhos defronte as faculdades) para ingresso em qualquer serviço. Qualquer concurso, qualquer vaga em empresas é exigido o canudo, mesmo que o sujeito candidato não tenha conhecimento nenhum do que vai fazer no emprego que almeja.
    Está aí a diferença e a identidade de quem queria ser Presidente do Brasil. Sabe ele muito bem que quanto mais tiver miseráveis no Brasil mais as classes elitilosas galagam patamares melhores financeiramente sem se preocuparem se o País está à bancarrota ou não. Essa classe social não é patriota e nem nacionalista. Não amam o Brasil e não dotadas de humanidade.
    Mas Deus falou alto em voz de trovão: Se dizem que sou brasileiro, vou ajudar esse torrão.

    Consultor da Dilma: Lula, o Grande Presidente que deixa o cargo com maioria de aprovação
    Consultor do Serra: FHC, o entreguista privatizador que deixou o governo com o maior índice de reprovação.
    O que será que cada um desses irão fazer agora após os resultados desta eleição?

  53. Ricardo,

    Pronto o Boner anunciou que o Brasil tem pela primeira vez uma mulher presidente.
    Agora sim, posso gritar VIVA!!! O povo amadureceu, soube separar o joio do trigo. E agora, o que estes Serristas vão praguejar?
    A dona esta lá!!! VIVA!

  54. Estou emocionada com a eleição da Dilma. É um grande fato histórico, pois é a 1a mulher presidente do Brasil e como se não bastasse venceu inúmeros preconceitos, por ser mulher, por ser divorciada e por ter sido presa na época da ditadura. É extremamente emocionante presenciar este momento, de superação e e respeito à condiçpão feminina

  55. Boa noite RK e todos os comentaristas. E…ocorreu o óbvio. O Brasil já tem novo presidente, (presidenta). Dos dois candidatos, venceu o melhor, o mais autêntico, que não se serviu de artificialidade, como a fraqueza de ”ficar grogue” com um arremesso de uma bolinha de papél, passando-se por vítima de um ferimento que não existia. Foi muita fantasia, se achando o único esperto e que o povo era totalmente idiota, assim como FHC pensou quando fez um plebiscito na tentativa de tornar nosso país numa monarquia. Sua tentativa de convencer que no estado de São Paulo, havia educação a contento, fez uma declaração infeliz dizendo que nas salas de aula colocou dois professores, quando não deu um salário justo à um único professor e no território estadual nunca houve esse segundo professor e com respeito à segurança, permitiu que suas duas polícias se confrontassem defronte ao palácio do governo, quando uma delas pleiteava apenas um reajuste, não um aumento salarial que há mais de 14 anos não havia e dirigiu a palavra aos seus eleitores baseado em estatisticas de que o crime está diminuindo no estado, quando nas grandes cidades, não se tem segurança nem dentro de casa, pois, os ”arrastões” feito por delinquentes, a invadem, mesmo com forte sistema eletrônico de vigilância e funcionários para tanto. Homicídios se multiplicam até dentro de shoppings e nas vias mais movimentadas, com tiroteios, passando as responsabilidades para o governo federal, como se o estado não as tivesse, pois, nem as fronteiras com outros estados sua polícia não fiscaliza, permitindo que drogas e armas aqui entrem. O povo soube escolher.

  56. D……………………..I…………………..L…………………M…………………..AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

    …dilmais…né não Véim ???

  57. Ricardo, a Onça já Bebeu a Agua e a cachorrada molhada já começou a se abanar para se enxugar. Como disse aqui outro dia, já deu inicio a troca de acusações pela derrota. Começaram culpando justamente o Aécio e aí com certeza vai surgir o tal do sigilo da receita. Vamos aguardar porque alguém ainda vai jogar a farinha no ventilador. Vai ser um tal de agarra aqui e alí que não vai ter fim porque sobrou pouca teta para muita gente segurar. Imagine acomodar essa gente em São Paulo e Minas com essas acusações mútuas. Será que São Paulo vai dar conta de pagar a conta até a próxima eleição ? Pela experiencia que o PSDB tem o Alckimin vai ter que reinaugurar o trem da alegria e vai ser dificil a briga pela acomodação na primeira classe. Tem muita gente importante que perdeu o emprego mas não perdeu a pose. Vão ter que dividir a Dersa em Dersa 1, Dersa 2 , Dersa 3 e vai por aí afora. Mas de acordo com o Serra vai ser tudo certinho, tudo dentro da lei, tudo dividido de forma igualitária sem prejudicar ninguém para não ter briga na justiça. E vamu qui vamu.

  58. Estimado Ricardo bom dia!

    bem hoje não vou endereçar a você as minhas palavras, mas a nossa nova eleita!

    Estimada Dilma presidenta eleita bom dia!

    Na qualidade de um brasileiro que esperava muito mais do governo Lula, principalmente nos aspectos da ética e social, venho nesta manhã falar diretamente e com minhas próprias palavras o que espero do seu governo.

    Dilma é sabido por qualquer um que tenha a menor percepção política de que o candidato Serra, embora um homem competente não teria facilidades para conduzir as reformas necessárias para dar um rumo definitivo ao nosso país diante das adversidades que estão vindo pela frente.

    Portanto acredito que o seu governo encontrará menor oposição neste congresso ora eleito o que a meu ver é um ponto positivo ao seu favor.

    Dilma eu não espero milagre algum de sua parte, bem como não esperei de Lula ou de FHC, ou de outros tantos, espero apenas que volte seus olhos para as coisas possíveis de serem executadas!

    Esqueça esta história de Pré Sal por um momento,os Bios isso e bios aquilo, as Mega Obras do PAC, a construção de dois bilhões de casas e outros. “Veja bem eu disse por um momento!”

    Além de comida na mesa o nosso povo precisa de empregos, além de remédios precisa de saúde, e vai por aí afora!

    Preocupe-se neste primeiro momento e imediatamente com:

    Segurança!

    Saúde!

    Educação!

    Emprego!

    Os demais podem aguardar um pouco! “Veja bem eu disse um pouco!”

    Dilma eu jamais entenderei o porque o Lula optou pelo seu nome tendo pessoas como o Patrus mas pelo visto ele estava certo, porém eu gostaria de te dizer que a partir de agora é “Você!” o mandatário desta nação pois doravante o Lula passa a qualidade de Ex-Presidente, e sendo assim seja sensata e coerente porque os rumos desta nação foram dados de legado pelo povo desta terra em suas mãos, então esqueça o que foi feito no passado e pense no que precisa ser feito a partir de agora, e compete a cada um de nós fazer, ou ainda continuar fazendo a sua parte e torcer pelo seu sucesso, pois dele depende o triunfo desta nação!

    Boa sorte e que Deus permita que vocês tenham a sabedoria necessária para dirigir este povo bom, honesto na sua grande maioria e trabalhador!

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  59. 9:17 hrs.
    E O SR. NÃO DÁ NOTICIAS?????.
    quero saber como foi a noite.
    por favor né!
    sabemos de sua proximidade com nosso presidente LULA . queremos noticias.

  60. É … a vitória dos tucanos foi imensa, pois agora eles governam pra a maioria dos brasileiros. Mas uma coisa é governar, outra coisa é presidenciar.
    Brasileiros estão divididos entre os que preferem quem sabe fazer(federal) e os que sabem falar(estadual).
    Está implícito aí a disputa ricosxpobres, escoladosxanalfabetos, chiquesxrotos.
    Depois de tanta injustiça com tanto uso da máquina(jornais, revistas, emails, padres…), foi isto o que resultou: uma guerra ganha.
    Mas como admirador das reformas, fico com as batalhas “perdidas”, fico com Dilma.

  61. “O perigo não são os gringos que querem nos comprar, e sim os brasileiros que querem nos vender”.
    A questão das mudanças no marco regulatório de petróleo no Brasil, que foi proposto pelo governo Lula através de projeto de lei, porem que foi totalmente modificado pelo congresso nacional prejudicando se aprovado como foi sugerido pelo relator da matéria o entreguista Deputado ………. precisa ser melhor discutida, melhor analisada pois esta é a última chance que temos, enquanto povo brasileiro para sairmos de vez do atoleiro do terceiro mundo em que nos encontramos.
    Os valores em jogo nesta questão, são incomensuráveis! Tanto é verdade que logo após a Petrobrás ter anunciado a descoberta dos campos gigantes produtores de petróleo na bacia de Santos o governo norte americano mandou reativar a sua quarta frota naval para atuar no atlântico sul e que havia mais de 50 anos que estava desativada.
    Fica claro e evidente o interesse dos americanos por essa nossa grande fortuna, este verdadeiro tesouro, talvez o último que o mundo conseguirá descobrir, eu disse “o último que o mundo conseguirá descobrir”!
    Realmente somos um povo privilegiado! Agora será preciso ter o devido merecimento para poder fazer uso em nosso benefício de toda essa riqueza, e esse merecimento vem com a coragem para defender os nossos interesses e não permitirmos que ninguém nos roube toda essa riqueza e essa nossa possível última chance.
    Como os americanos são os maiores consumidores de petróleo do planeta e tem reservas próprias suficientes para manter esse desperdício energético nos patamares atuais por apenas três anos, ele inventou a invasão do Iraque para poder saquear seu petróleo e garantir mais doze ou quinze anos de reservas disponíveis para seu consumo.
    Foi preciso uma matança indiscriminada de seres humanos, quase que um genocídio para atender os interesses gananciosos do povo americano em relação ao petróleo.
    No entanto agora os americanos estão de olho no Brasil, que a bola da vez, pois se confirmadas às expectativas produtoras desses campos extratores na bacia de Santos (e elas estão se confirmando gradativamente) poderemos chegar a cifras gigantescas em montantes de lucros. Coisa de centenas de “trilhões” de dólares.
    E esse dinheiro todo justifica toda e qualquer atitude destes americanos terroristas perante seu próprio povo.
    Mas o pior nesta situação não é o olho gordo dos americanos que pretendem nos roubar de todas as formas essa riqueza toda, e sim o comportamento de maus brasileiros, corruptos e ignorantes que querem vender o país mais uma vez para os gringos. Digo mais uma vez, pois foram várias as vezes que este país foi entregue covardemente pelo seu próprio povo aos interesses internacionais, e sempre vendido por preço de bananas. Como exemplo posso citar; o ciclo do pau Brasil que foi levado daqui até exaurir-se, pelos portugueses, depois foi feito o mesmo com o ouro brasileiro, depois veio o ciclo do açúcar, o ciclo da borracha, do café e vai por aí.
    Com todas essas riquezas geradas neste país aconteceu a mesma coisa, foi tudo levado daqui pelos estrangeiros a preço de bananas, foi praticamente roubadas essas riquezas nossas.
    Mas o valor que esta em jogo hoje com a questão do pré sal é uma coisa simplesmente incalculável. Valores suficientes para tirarmos nosso país do terceiro mundo e o colocarmos no seu devido lugar de direito, entre o terceiro e quarto país do mundo em termos de riqueza per capta. Portanto não vamos deixar que estrangeiros decidam por nos e nos mantenham no terceiro mundo em um país desonesto com seu próprio povo onde permite a fome, a miséria de seus filhos para entregarmos toda essa riqueza para os gringos terroristas americanos.
    Com esse dinheiro poderemos construir o melhor sistema educacional do mundo, o melhor sistema de saúde pública do mundo, o maior sistema de segurança pública do mundo, e tudo isso com baixos impostos pois os valores a que estamos nos referindo são elevadíssimos quase que incalculáveis!
    Portanto deixemos de pensar pequeno, passemos a sonhar grande pois nosso sonho pode se realizar se a Petrobrás puder exercer seu direito de explorar este petróleo todo pois foi ela mesma quem descobriu toda essa fartura em petróleo!

  62. Terminadas as eleições e conhecido os eleitos fecha-se o panorama político brasileiro atual e podemos então imaginar o que deve vir pela frente em termos políticos e sociais para o nosso país.
    Sabemos que o congresso continua nas mãos dos conservadores e que este fato em si já dificultará em muito a nossa presidenta em realizar um trabalho social desejável, com possíveis avanços e continuidade das conquistas realizadas no governo anterior, porem devemos crer que as conquistas até então realizadas serão preservadas.
    O povo brasileiro se manifestou de forma clara, elegeu como presidenta deste país a primeira mulher após ter elegido também pela primeira vez um operário.
    Ao analisarmos este panorama político totalmente novo e realizado em tão pequeno espaço de tempo, apenas oito anos, podemos perceber que o povo realmente esta em processo de evolução política neste pais.
    Devemos dar graças a Deus por este fato e agora vamos todos torcer e nos unir, deixando de lado as pequenas questões, as picuinhas políticas e deixar que esta mulher conduza nosso país da melhor forma possível.
    Que as críticas daqui pela frente possam estar embasadas em verdades e não em preconceitos como foram feitas até aqui, que se faça oposição construtiva e nunca de forma destrutiva e revanchista.
    Devemos desejar que cada personagem deste verdadeiro jogo de xadrez onde todos os lances devem ser pensados muito antes de serem realizados proceda com dignidade e honestidade de princípios, para que o maior vencedor deste pleito venha a ser o único que merece estes méritos, o povo brasileiro!
    Portanto, que se realize um verdadeiro governo popular, preocupado com as grandes questões sociais e políticas e que se encare de frente todos os desafios, que sabemos não são poucos e que degrau por degrau possamos ir trilhando rumo à justiça social, rumo à modernidade deste país, rumo ao aperfeiçoamento jurídico e conseqüentemente rumo ao fim da impunidade que até então vem imperando no Brasil.
    Precisamos de reformas e devemos fazer jus a elas lutando pelos nossos direitos organizados através de todas as maneiras democráticas possíveis, pois entendo eu que somente organizados e politizados passaremos a ter mais forças para cobrar este governo recém eleito.
    Para a presidenta agora é hora de arregaçar as mangas e partir para a luta, trabalhar com afinco e dedicação e para nós os brasileiros é hora de começarmos a pensar nestas reformas que a meu ver são imprescindíveis ao nosso país, reformas estas que podem nos levar ao primeiro mundo, pois agora somos um país rico graças à descoberta dos campos petrolíferos gigantes realizada pela Petrobrás, essa empresa que se confunde com o nosso país devido suas grandes dimensões e devido a sua história que também se confunde com a história deste país.
    Vamos em frente, primamos por reformas políticas nos três poderes, principalmente no judiciário, que é o responsável pela manutenção de direitos inalienáveis do povo como a própria vida, precisamos criar um poder judiciário totalmente independente, desatrelado do poder executivo como acontece hoje.
    Reforma eleitoral, fidelidade partidária, desobrigatoriedade de votos, reforma agrária, reforma urbana, reforma educacional, reforma no sistema de saúde pública, sistema habitacional, segurança pública e outras.
    Podemos ver que muito há para se fazer. Podemos ver também que muita coragem e disposição haverá de ser necessário.
    O povo brasileiro esta de parabéns!

  63. O caba leva uma pisa
    E já começa a falá
    Que se prepara pra próxima
    Tá doido, pode interná
    Será qui num discunfia
    Que nasceu pá apanhá ?

    …é o que meu avô dizia Ricardo !!!

    O caba quando num presta
    Num tem cuma cunsertá
    Num se aproveita o que resta
    Nem há santo pá salvá
    É pegá o vagabundo
    Abrí uma cova e interrá.

  64. Acabou… Acabou e ela ganhou, ou melhor, ganhamos todos nós pois venceu o bom senso, e a continuidade do governo Lula que mostrou para todos o que é governar para a maioria e também mostrou para o mundo o que e ter um pouco de personalidade…

  65. Kotscho.
    Aqui em Jundiaí terra “ainda” governada pelo PSDB hoje está meio lusco-fusco.
    Boa viaje e bom trabalho não vá se empanturrar no coquetel, de um abraço na presidente e celebre bastante junto aos seus companheiros.
    Estou saindo para sufragar meu voto no Serra… É obrigatório fazer o que?
    Se fosse facultativo vocês ganhariam por uma margem um pouco maior pense nisso e dê idéia ao pessoal do congresso diga que porco gordo é mais fácil de lidar os ‘alongados’ são dispersos e insubordinados.
    O Chico sabe disso!
    Se encontrares o Chico diga que aqui na terra ainda jogam futebol e ao Gil que a foqueirinha de papel se apagou de vez.
    Há! Cuidado para não engasgar com a azeitona.
    Respeitoso abraço.

  66. Caro Kotscho

    Este final de semana o país tomou uma posição de país grande e inteligente, pois votou em Dima para Presidente da República Federativa do Barsil , observado o que o Presidente LULA fez neste quase oitos anos , olando para a classe pobre e com isso olhando para os mais ricos do país, pois nunca os ricos ganharam tanta grana como nesse mandato, pois o pobre foi as comprass e adquiriu sua casa, seu carro, sua moto, aparelhos eletrônicos novos, geladeiras fogão e comeu um pouco melhor.
    Sei que tudo isso é um começo e que algumas coisas começaram no primeiro madato de FHC, mas depois eles se perderam e venderam quase todas empresas estatais, umas certas como a telesp e outras erradas como a Fepasa, pois não existe trem no Brasil, devido a vendo de FHC, OUTRAS VENDAS LOUCAS COMO A DA vALE dizendo que ela dava prejuizo, sendo que ela era mal administradas por eles.
    O BRASIL É GRANDE E FORTE E SERÁ MAIOR POIS ACREDITO EM DILMA E ORO A DEUS A CADA DIA QUE ORIENTE SEUS PENSAMENTOS, POIS SUAS ATITUDES LEVARAM AO PAÍS EM ALGUM LUGAR SEJA ELE AO PRIMEIRO MUNDO COMO A COREIA DO SUL OU PERDEREMOS TEMPO E VONTADE DE TUDO
    VIVA A DEMOCRACIA…
    VIVA DILMA
    VIVA A 1ª MULHER PRESIDENTE DO BRASIL
    VIVA AO POVO BRASILEIRO QUE É MELHOR QUE TODOS.
    Fernando Pires

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *