Agora até o Papa dá palpite na eleição

Agora até o Papa dá palpite na eleição

Só faltava ele! Pois ao abrir a capa (alguns preferem chamar de home page) do portal Estadão.com, a 72 horas das eleições presidenciais, tomo um susto ao ler a manchete: “Papa condena aborto e pede a bispos que orientem politicamente fíéis”.

Diz a nota que “em reunião em Roma na manhã desta quinta-feira, 28, o papa Bento XVI conclamou um grupo de bispos brasileiros a orientar politicamente fiéis católicos. Sem citar especificamente as eleições de domingo, o Papa reforçou a posição da Igreja a respeito do aborto e recomendou a defesa de símbolos religiosos em ambientes públicos”.

Além de condenar o aborto, como se alguém pudesse ser a favor do aborto, embora muitos defendam a sua descriminalização, o papa também cobrou o ensino religioso nas escolas públicas e defendeu a luta pela manutenção dos símbolos religosos, citando o monumento do Cristo Redentor no Rio, como se eles estivessem ameaçados.

O Brasil é um Estado laico e mantem relações diplomáticas com o Estado do Vaticano. Com que direito Sua Santidade vem meter o bedelho em questões internas de um país às vésperas das eleições presidenciais? Já não basta o papel impróprio e deprimente  exercido por alguns dos seus bispos que, com esta falsa questão do aborto, transformaram seus altares em palanques contra uma candidatura e a favor de outra, distribuindo panfletos políticos em lugar de homilias?

Depois de ser explorado até a exaustão pelos bispos teefepeanos, telepastores dos dízimos e, principalmente, pela mídia, o assunto já tinha até saído de pauta, tão rapidamente quanto entrou, porque as últimas pesquisas mostraram que ele não estava mais rendendo nenhum resultado nas intenções de voto dos eleitores.  

Em artigo publicado terça-feira no Observatório da Imprensa, o analista de mídia Cristiano Aguiar Lopes prova com números de uma pesquisa que “houve um esforço coordenado e eficiente dos principais jornais e revistas do país para insuflar a polêmica sobre o tema com vistas a um fim eleitoral mais que óbvio: roubar votos de Dilma entre eleitores conservadores contrários à descriminalização do aborto”.

Os números são impressionantes: a três dias do primeiro turno, no dia 30 de setembro, as principais publicações do país pesquisadas registraram 149 menções sobre o aborto, chegando a 430 no dia 8 de outubro, na primeira semana do segundo turno que foi dominada pelo tema.

“A primeira escalada ocorre pouco antes do primeiro turno e tem como objetivo conquistar os votos de indecisos e de dilmistas não muito convictos. A segunda, bem mais intensa, busca transferir para Serra os votos de um grande contingente de eleitores conservadores _ sobretudo católicos e evangélicos _ contrários à descriminalização do aborto”, conclui Cristiabno Aguiar Lopes.

A pesquisa prova também que não houve “onda verde” nenhuma que tenha provocado o segundo turno. Foi, na verdade, uma “onda religiosa” nas igrejas e nos subterrâneos da internet que beneficiaram a candidata evangélica Marina Silva e levaram a eleição ao segundo turno, usando a ameaça do aborto como instrumento eleitoral.

O Papa foi inconveniente, chegou atrasado na história e entrou de gaiato numa falsa polêmica que até a mídia já tinha esquecido. Deveria se preocupar mais com os casos de pedofilia envolvendo religiosos que grassaram nos últimos anos em sua igreja, com a fuga de fiéis e o esvaziamento dos seus templos. Não precisamos dos seus conselhos para saber como deveremos votar no domingo.

232 thoughts on “Agora até o Papa dá palpite na eleição

    1. Em Aparecida ele beija o Terço e se ajoelha na frente da Santa.
      Em Minas Gerais ele diz receber mensagens mediúnicas de Chico Xavier.
      Na Maçonaria veste o Avental e enaltece o Grande Arquiteto do Universo.
      Com o seu amigo Ateu FHC ele se diz marxista-dialético.
      Com a turma do Santo Daime relata suas experiências de religiosidade transcedental.
      Esse escroque diz que é tudo e no fundo mesmo NÃO É NADA!
      NEM BACHAREL EM ECONOMIA ELE É.
      Na realidade ele é UM GRANDE 171…

    2. Pedro, a que ponto chega a campanha do tucano José Serra, seus ratos aliados estão passando e-mails falsos noticiando adesão da Marina Silva a candidatura Serra. A Marina desmentiu pedindo não usar seu nome no vale tudo eleitoral, acho que ela quis dizer, na sujeira eleitoral que a campanha demotucana faz. Eis a noticia “Uma nota veiculada em site de militância do candidato à Presidência da República do PSDB, José Serra, e um email supostamente enviado pela senadora Marina Silva (PV-AC) com mensagens de apoio ao tucano provocaram a reação da ex-candidata verde. Marina, ao tomar conhecimento da fraude, advertiu em sua página na internet que não quer seu nome envolvido no “vale-tudo eleitoral” e reafirmou sua posição de “independência em relação a Dilma e Serra”
      De outro modo, não se entende como um padre comete uma leviandade de comandar um grupo da Igreja Católica chamado Comissão em Defesa da Vida, coordenado pelo padre Berardo Graz, divulgou uma nota incitando os fiéis a não votar em Dilma, alegando que ela supostamente defenderia o aborto. Sentenciar uma pessoa por “suposição”!

  1. EIS A RECEITA PARA AS DESORIENTAÇÕES DO ACOBERTADOR DE PEDÓFILOS:

    O compositor Wagner Tiso regravou o histórico LULA LÁ DE 1989

    Dilma Lá!
    Brilha Uma Estrela,
    Dilma Lá!
    Cresce a Esperança!

    BAIXE, COPIE, EXECUTE, OUÇA, PASSE E REPASSE.

    Sem medo de ser feliz!!!

    1. Gilberto, por favor, a discussao politica se faz com respeito. Sou catolico e peço respeito ao Papa, nosso pastor. Nao generalize os casos de pedofilia para fortalecer o seu argumento. Assim é que ele nao se sustenta.

  2. Vou aproveitar o palpite do Papa

    “Sempre vale a pena pagar para ver”

    Ariscar e o único risco sem risco de ariscar pagar para ver e o que devemos fazer

    Também paguei para ver baseado na eleição como esta previsto a repetição

    Repeti o mesmo jogo da megasena anterior 31-32-34-40-50-55 que tinha acertado a quadra e anteriormente também tinha acertado a quadra

    Repeti o mesmo joga anterior e alguma coisa buzinava joga os 65 anos do Lula ao contrario e a camisa dez do Pele

    Nem arrisquei esse palpite, deixei de ganhar na megasena, bastaria ter acrescentado esses dois números 10 56 o valor da aposta com 8 dezenas custaria 56 reais

    Eu sei recebo vários sinais que indicam que em breve serei beneficiado com grandes coisas pode ate ser um premio da megasena, e outras coisas maiores para por no ar soluções grandes

    Não paguei para ver devia ter pago só acertei a quadra apenas repetindo o mesmo resultado, deixando de ganhar o premio, era exatamente isso que precisava para fazer a viagem para terminar uma das historias da ficção, bruxo de Benjamin Constant

    Onde três falecidos um juiz um advogado um comerciante estelionatário, faziam a triangulação para tomar em parceria, tudo que podiam dos outros

    Resolvem voltar para vida, corrigir essas atrapalhadas distorcidas para se candidatar ao cargo máximo, no inferno no paraíso no céu, tudo isso e aqui por onde passamos nessa terra, que pede manutenção

  3. E o pior é que não dá pra reclamar do Papa com o Bispo, por uma questão de hierarquia. Quem pode manda, quem tem juízo obedece (Essa é de matar).
    É bom lembrar a enorme diferença entre o Papa anterior e o atual.
    Enquanto isso… É Dilma neles.

  4. Oi Ricardo, dizer o quê desse Papa, dizer o quê dessa igreja distante do povo, longe dos pobres, ausente do verdadeiro sentimento pregado pro Cristo.Se vivo hoje, certamente o pastor da Galiléia os expulsariam do templo, como fez com os fariseus . Essa igreja perde cada vez mais credibilidade e fiéis porque aqueles que sabem a história e vivem sobre os verdadeiros preceitos do cristianismo não podem encampar essa visão reacionária.È triste.O Brasil é um país laico e assim deve permanecer para não cair na armadilha dos fundamentalistas que transformaram a vida de mulçumanos e judeus no inferno que eles vivem durante tantos séculos.O pior momento da história da Igreja Católica foi o da perseguição àqueles que se dedicavam aos estudos, como Galileu.Uma verdadeira idade das trevas.Será isso que a igreja hoje quer?.Ela não está só, infelizmente muitos evangélicos pregam a mesma cartilha da intolerância.O que diriam nossos queridos Dom Helder e Dom Luciano Mendes hoje? Certamente não ficariam calados diante de tamanhas sandices praticadas em nome de Cristo.Até quando essa igreja que prega as travas vai continuar a ditar as regras que atentam contra o verdadeiro cristiianismo aos católicos?Como é que eles , aqueles que sabem a história da Igreja no Brasil e no resto da América Latina, vão continuar a aceitar tamanhos absurdos? Em qual cristandande foi forjada a fé desses que se acham cirstãos? Esse Papa alemão certamente está longe do verdadeiro cristianismo, ela prega outra religião, a da intolerância.ele condenaria Madalena sem mesmo olhar para ela.

  5. Concordo contigo que o Papa foi incoveniente, mas não foi supreendente.
    A Igreja católica entregue a uma direção ultra-conservadora tende, infelizmente, a perder o bonde da história e, cada vez mais, diminuir sua importância social e religiosa.

  6. Se a igreja católica combatesse a pedofilia com a mesma intensidade que combate a Dilma, a igreja seria muito melhor.
    Abaixo o papa, abaixo os eclesiásticos reacionários!!!!!
    Esperemos que a igreja volte a ser aquela que formava cidadãos e não se metia em política partidária; esperemos que acabe a pedofilia e o reacionarismo, que deixe de ser influenciada por Opus Dei e TFP, que aceite a mulher no sacerdócio e ouça os grupos católicos diversos.

    1. Wesley Silva, interessante essas incongluencias religiosas, sociais, antropologicas e também politicas conforme nos chegam as informações que nos parecem inverossímeis e não aceitaveis, como por exemplo se vê o Aécio politico mineiro pedindo aos mineiros para não votarem na mineira Dilma. E ficamos a perguntar será que os mineiros só são solidários no cancer? Ou no caso da politica mineira seria o espirito de Joaquim Silvério dos Reis o traidor de Tiradentes reencarnado no Aécio?

  7. Com um papa deste calibre não é atôa que a cnbb respaldou publicamente numa entrevista do seu presidente, as baixarias e baixezas da cúpula da ICAR em SP. É como o Ricardo disse, o papa deveria se preocupar com os milhares de padres pedófilos e as corrupçõe promovidas pela opus dei mundo afora. Por outro lado, não é de se estranhar a manifestação de um individuo como esse ratsinger, o qual quando era o capanga mor de outro protetor de pedófilos, o famigerado jp segundo, foi o ponta de lança na destruição da Teologia da Libertação. Finalizando, é ótimo que tais figura da ICAR tirem a máscara, pois é mais um passo para a decadência desta entidade, que com raras exceções, sempre esteve ao lado de escravocratas.

    AlceuCG.

  8. Senti a mesma indignação que você ao ler a notícia no portal do estadinho… Não foi este papa que serviu ao nazismo? Que vá cuidar das suas ovelhas, e deixe que o Povo Brasileiro, soberano, cuide de si mesmo e dos destinos do País. Destrambelhado, inconveniente!

    1. Poder, ela pode. Mas não deve.
      Não deve porque Deus ensinou que para os pecadores, a lei a ser aplicada é a lei divina e não a lei dos homens. Se os homens começarem a punir os pecadores com as leis dos homens, como ficará a aplicação das penas divinas ?
      Como Deus poderá aplicar suas penas se os homens já o fizeram por Ele ?

  9. A própria igreja é a maior abortista.
    Já faz o aborto na intenção.
    Quantos padres, homens saudáveis, viris foram impedidos pela igreja de ter a
    sua família, os seus filhos.
    Por uma única razão. Razão econômica.
    A igreja não quer sustentar a família dos padres.
    Os bens são da igreja, não são dos párocos.

    Muitos morrem, sem família, esquecidos, alcoólatras, nos asilos.
    Crescei vos e multiplicai vos não vale para os padres.
    Como não se refreia o sexo, um instinto natural tão forte quanto a fome,
    as vitimas são as crianças, indefesas, fáceis de influenciar.
    A igreja e o PSDB tem a mesma cara,
    a cara da hipocrisia.

  10. Eu já iria votar por todos os motivos de ordem política contra José Serra, mas o que este candidato fez no segundo turno foi uma infâmia.

    Culminando com a absurda declaração contra os homossexuais para tentar garantir os votos dos evangélicos – que como se sabe são doutrinados dia e noite a ter ódio de gays.

    É absurdo que um candidato a presidente se valha do preconceito contra seres humanos para ganhar uma eleição a qualquer preço. José Serra é um irresponsável.

    Ele não tinha o direito de açular o ódio e a intolerância que já são tão grandes contra os homossexuais.

  11. Ricardo, os comentários acima e o seu próprio, estão desrespeitando a religião. Imagine se os eleitores são “vaquinhas de presépio” e seguem exatamente o que pastores, bispos, clérigos em geral recomendam. Cada pessoa tem a sua vida, com qualidades e defeitos, com virtudes e pecados, e a missa ou culto são apenas momentos de lavagem de alma e contatos sociais. Cada um sabe discernir o

  12. Ricardo, minha susgestão ao inves de repercutir a noticia do Estadão porque não obter confirmação do próprio Vaticano ou CNBB sobre a posição do Papa Bento XVI ? Parece-me que iso em nada vem prejudicar a votação da Dilma, mesmo porque ela deu declação pública sobre o tema e sua posição como Presidente, caso venha a ser confirmada no próximo dia 31/10. Vejo nisso mais prejudicial ao José Serra por que a sua esposa praticou o aborto, coisa bem mais grave do que ser ou não afavor da descriminalização (aspecto legal) do aborto. A religião católica é contra o aborto em sí sem importar-se com (des)criminalização dele. a questão religiosa é manter a vida e não os procedimentos para a sua interrupção.Como postou um blogueira acima “O Serra declarou em determinada reunião de Assembléia de Igrejas que se eleito vai acabar com a hegemonia da Igreja Católica na TV” isto é gravíssimo para os católicos representando uma verdadeira perseguição aos seus seguidores num retorno ao passado quando os cristãos foram caçados pelos hereges romanos e tiveram de se esconderem nas catacumbas e sepulcros.

  13. Nao seria mais decente ele pedir o …silencio obsequioso dos bispos da mesma forma que o exigiu de Leonardo Boff?
    Nao foi sindrome de guarulhos que atingiu a capela sixtina, foi?
    Esperança é que ja seja tarde.
    Depois dizem que o papa é muito bem informado, pelos diplomatas, digamos, vaticanenses…
    Porque nao faltarão “interpretaçoes” A LA CARTE.
    Ter nascido no pais certo (prússia) mas no seculo errado
    da nisso,

  14. Caros,

    essa postura do papa, mais do que inconveniente, aujdará a ampliar o afastamento de católicos progressistas das igrejas. Eu mesmo, que vinha participando de um grupo de estudo religioso, não mais participarei e direi aos demais integrantes que o motivo é um só: a postura vergonhosa de bispos, padres e, agora, do papa sobre uma questão que só diz respeito ao Estado.
    Além do mais, já que é para condenar o aborto, porque nossos bispos não têm a coragem de pedir que não votem tb no Serra, já que sua esposa Mônica teria feito um aborto. Por que a condenação só vale para a Dilma e para o PT?
    Apesar de canalha, a declaração do papa já era mais do que esperada. Todos sabemos que a Igreja Católica divorciou-se do povo simples e humilde há muito tempo. É, na verdade, uma instituição moralmente falida.

  15. Ricardo, como sou uma profissional da arte, preocupada em destacar e valorizar o que há de melhor nos ambientes, sugiro que você troque sua foto deste blog pela sua imagem atual, com barba.

  16. Seria de boa orientação espiritual que o papa instruísse os fiéis a não frequentarem missas onde se sabe que os clérigos são pedófilos.

    Ora, a igreja perdida em seus escândalos sexuais e financeiros, e me vem este papa tecer ordem moral?

    Às favas!!!

  17. Dizem que religião quer dizer religar, unir, vincular e eu tenho cá minhas dúvidas mesmo porque “graças a deus” não estou ligado a nenhuma delas.
    É uma geléia geral cada um se proclama dono da verdade, mas de fato são os donos da mentira, enganadores e aproveitadores da tolice e fraqueza humana isso desde o principio.
    O homem por ser “fraco” (e a maioria o é) necessita acreditar e temer algo de esperançoso para poder conviver socialmente e para isso a religião até que é benéfica senão os monstros contidos internos despertariam em muito maior numero do que já despertam e maior desordem ainda se espalharia pelo mundo.
    A religião pode ser o bem ou o mal da sociedade depende muito de seus lideres e ultimamente cá de fora a coisa piora, tenho notado que o exclusivismo tem feito mal e a historia de Lúcifer e Gabriel se repete a cada nova catedral, salão, mesquita, templo, igreja, nave, santuário, basílica, terreiro, etc. Cada um tentando se passar por Gabriel sob a capa fulmine da inteligente criação humana- ‘Satanás’.
    Quem seria Satanás?
    Aquele que é a favor ou contra o aborto?
    Aquele que diz que o outro é a favor ou contra o aborto?
    Aquele que é a favor ou contra a privatização?
    Aquele que diz que o outro é a favor ou contra a privatização?
    Aquele que mente?
    Aquele que diz que o outro mente?
    Aquele que rouba?
    Aquele que diz que o outro rouba?
    Aquele que pratica a ilegalidade?
    Aquele que diz que o outro pratica a ilegalidade?
    Aquele que procura os defeitos do outro?
    Aquele que mostra suas virtudes?
    Aquele que usa o espaço (tempo) para propor?
    Aquele que não tem propostas?

  18. Seria mais interessante o Papa determinar aos bispos a orientarem seus fiéis a se defederem da pedofilia que prolifera entres os padres de forma vergonhosa e criminal. A igreja católica está desmoralisada..

  19. Caro Ricardo Kotscho:
    O mais grave não é o posicionamento do papa a respeito do aborto. Aliás, não é surpresa a manifestação do Sumo Pontífice sobre o tema por seu passado vinculado ao que há de mais retrógrado na Igreja Católica. O principal é o destaque dado pelo jornal na capa de seu portal.
    Abraços
    Canova

  20. Não só na Folha e Estadão, O Globo tb. Diga-se de passagem, o Globo impresso é cipoada na Dilma de cabo a rabo, parece um pafleto.
    É o canto do cisne…
    Vamos lá comentar!! Vamos lá lembrar tudo que envolve o tema aborto e o candidato Serra- Monica Serra, SUS, Padre Léo.

    Contra as Manchetes tendeciosas, Internet neles!
    Os links para comentar são esses:

    http://comentarios.folha.com.br/comentarios?comment=106811&site=folhaonline&skin=folhaonline

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,papa-condena-aborto-e-pede-a-bispos-que-orientem-politicamente-fieis,631035,0.htm#noticia

  21. Que coisa feia. a igreja católica sempre fez isso. Todas as questões relacionadas a líderes sempre teve o cunho da igreja católico que age de acordo com seus interesses. Isso está provado que nunca foi bom e por isso existem as grandes diferenças sociais. A igreja gosta disso porque pobres que não tem acesso a estudos de boa qualidade podem ser facilmente manipulados não só pelos políticos, mas também por ela que quer ter hegemonia eterna. É bom a igreja católica começcar a mudar, uma vez que as pessoas vem evoluindo a cada dia que passa e isso poderá tender ao fim dessa instituição. Imaginem que uma vez eu vi um padre falando que a Internet não bom para as pessoas. Agora eu digo como ? se o mundo depende de informações ? como não aceitar a internet ? Temos que pensar que uma coisa não tem nada a ver com a outra e as duas coisas podem ser conciliadas de maneira responsável.

  22. Ricardo, minha sugestão é a de pedir ao Papa para abençoar as obras do metrô paulistas e aos seus atores pois da forma como as irregularidades vão surgindo os buracos escavados no sub solo serão insuficientes para enterrar tantas falcratuas descobertas, como essas “Irmão do presidente do Metrô, na gestão Serra, teve US$ 10 milhões bloqueados na Suíça
    O escândalo de corrupção na licitação do Metrô de São Paulo, de certa forma, era anunciado, para quem acompanha a escalada de abafamento e impunidade da corrupção tucana em São Paulo.
    Em 2009, o ex-secretário estadual de transportes metropolitanos, Jorge Fagali Neto, teve uma conta na Suíça com pedido de bloqueio pela Justiça de São Paulo, devido ao rastreamento do dinheiro de propinas da Alstom, por contratos com o Metrô.

    Até o Jornal Nacional, da TV Globo foi obrigado a noticiar o sequestro das contas, mas escondeu que o irmão do titular das contas é o atual presidente do Metrô, desde a gestão José Serra no governo paulista

    Mesmo assim, com esse pedido de sequestro dessa conta milionária na Suíça, o então governador José Serra manteve José Jorge Fagali na presidência do Metrô, o irmão de Jorge Fagali Neto.

    Por que José Serra abafou a corrupção no Metrô, no escândalo da Alstom?

    Por que impediu que CPI’s na Assembléia Legislativa investigasse?

    Por que não fez uma rigorosa auditoria no Metrô?

    Um irmão de alguém com 10 milhões de dólares bloqueados na Suíça, vindos de propinas justamente dos contratos com o Metrô, não deveria ser considerado impedido eticamente, para dirigir a empresa? E sem condições para mandar investigar internamente um escândalo destes contra seu próprio irmão?

    Que rabo preso tem José Serra com estes escândalos, para não apurar e não afastar as pessoas? São perguntas inquietantes que a nação brasileira quer saber.
    Como vê até os mineiros não vão gostar de ler esses comentários sobre o candidato Serra que afirma que tem “mãos limpas” o que eu afirmo, realmente estão bem “lavadas” mas a consciencia dela fica muito a desejar…

  23. Engraçado, que essa atuação fundamentalista está se fazendo em todas as religiões, cada uma com seu Fake ou idéia distorcida com fins eleitorais, como em :

    http://reynena.multiply.com/journal/item/739/DEPOIMENTO_DE_UMA_ESPIRITA_INDIGNADA._LEIAM_POR_FAVOR.

    È, é a “ressurreição” da estratégia do Guru indiano, pois as outras não deram certo.
    Engraçado, o PT teve oito anos no Governo. Que medo é esse? Que preocupação é essa? Que alarmismo é esse?
    Sobre esse assunto vale ler o texto na Web:

    http://www.oconsolador.com.br/ano4/178/especial.html

    Herdaremos desse pleito um Estado menos laico e isso é péssimo para a Democracia…

  24. Apoiado Rivcardo. Vai esse papa resolver os problemas graves da igreja e não encher o saco. O que ele faz com o assunto da pedofilia. Nada. Paro por aqui, para não dizer o que eu acho desse sujeito. Censurou o frei Bolf, o que podemos dizer mais.

  25. Vem aí, uma segunda-feira mais bonita de todos os tempos.
    Com o Brasil seguindo em frente,cada vez mais firme e mais humano: E muito mais alegre com um sorriso estampado no rosto de cada cidadão brasileiro.
    Pois no domingo estaremos decidindo o nosso destino.
    Nos livrando dos anti-Brasil,demagogos, enganadores,facsista,agorentos,arrogantes.
    Dilma neles Brasil.

  26. Parabens pelo seu comentário a respeito do Papa Bento XVI ele devia se preocupar com a igreja dele e deixar a eleição aqui no Brasil para nos brasileiros decidir-mos no domingo dia 31 de outubro de 2010, perdeu uma oportunidade de ficar calado.

  27. Sou ateu, mas infelizmente a ignorância do povo é que leva essas figuras a ter importância na vida política do pais. Se os fiéis questionassem seus conselheiros espirituais, isso não aconteceria. Basta deixar bem claro que eles estão ali para tratar do espirito e que os candidatos vão ser escolhidos de acordo com a consciência de cada um e ponto final.

  28. Ricardo,

    Não me assustei ao ler hoje de manhã a noticia. O Papa, como representante e lider de um insti9tuição tem o dever de dar aos seus seguidores um posicionamento perante coisas como aborto, homo sexualismo, escravidão em fim todos os temas polemicos como o uso da camisinha que este fato não é mais polemico pois a humanidade acordou para tal fato e garanto que por detras do confissionario aqueles padrs sapecas usam camisinha para evitar futuros constrangimentos.
    Ora, ele nada de novo fez. A igreja condena o aborto a anos, nada de b=novo ou absurdo perante a linha sacra da igreja católica. Mas, existe um absurdo maior que esta do aborto. È exatamente este infalivel demagogo meter o bedelho dentro de algo que di respewito apenas a nós brasileirosa e pior, orientar os cléricos a dizer para os paroquianos, pois fieis só os meus cachorros, que votem naqueles candidatos contra o aborto, ou seja discaradamente manda os católicos votarem no Serra.
    Coitado, esse Bento vive com a cabeça no séculoXVII, daqui a póuco vai querer que o TRE relacione quem voltou na Dilma para serem escomungados ou queimados em uma grande fogueira na praça dos tres poderes.
    Falta o Dalai Lama e o Babalorixá mor dar a sugestão deles. Afinal estamos na democracia e eles também tem o direito de dizer em quem seus seguidores votarão.
    Um dos grandes problemas do pais não é o aborto em si mas, as copnsequencias que acarreta. Se executado, a mortalidade das mulheres que se submeteram a uma verdadeira carnificina que é a pratica clandestina do abortyo. Se dão aluz a crianças, acarreta a mortalidade infantil, o infanticídio, as crianças abandonadas, a marginalização destas crianças indesejadas e excluidas familiarmente. O que é pior? O que é mais contra os designios de Deus?
    Este padreco de batina branca tem mais que ficar calado e só abrir a boca para comer seus suntuosos almoços e jantares, regados aos melhores vinhos europeus, ou pensamos nós que ele come todo dia talharim ao sugo?
    Mas, idiotas serão estes que se intitulam cristãos aceitarem este descalabro.
    Agora, quando será a implosão do cristo redentor? Não só, mas de todos os cristos de braços abertos espalhados por tantas cidades do pais. Há sim, a estátua do Pe Cícero vai ficar pois ele não é oficial da igreja católica. Mas o Pe. de Juazeiro manda todo mes o dinheirinho para o bispo enviar ao vaticano vindo dos romeiros e da venda de santinhos e derivados.
    È por estas e uma série de outras que me revolto e me ponho contra a essa corja, estes corsários de Cristo, estes pastores midiaticos e oportunistas que aproveitam da ignorancia de uma grande parte da população para sutentarem seus meganis e suas tlevisões de ultima geração.
    Ora bolas, manda este tal de Bento XVI ir plantar favas, pelo menos vai amenizar a fome do mundo.

  29. O Papa apenas orientou seus bispos, isso é doutrina religiosa, ensinamento, reforço de orientação. Ou o Lula pode se meter em assuntos de outro pais, como o faz habitualmente? o Papa falou como ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssSssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssupremo Pontífice da Igreja Católica e não como chefe de estado

  30. Ricardo, sou católica praticante, nunca fiz aborto e não aprovo quem o faz por motivos fúteis, mas tem quem precisa fazer, tem quem o faz por ignorância, e nisso tudo quem sofre é a mulher pobre e desinformada que se vê só e desamparada e geralmente põe sua vida em risco pelas complicações pós-aborto. Aborto é,sim, questão de saúde pública! E PRECISA SER TRATADO COMO TAL!

    O papa que me desculpe. O voto é meu, o país é meu, eu é que sei o que nosso povo passa. O Papa tem informações, mas conhece a fundo nossa mazelas?

    Vamos eleger um presidente ( oxalá seja a Dilma!) para um estado laico. São dois projetos de Brasil, aparentemente iguais, mas muito diferentes na prática. E Lula, o metalúrgico, o nordestino quase analfabeto, como apregoam alguns, ganhou de goleada! Trata-se agora de dar continuidade a este projeto.

    De péssimo gosto esta intervenção de última hora! Ainda mais se se confirmar a intenção de favorecer o sr. Serra, que desnudou todo seu mau caratismo nesta eleição.

    Venância – Maringá Pr

  31. Talvez o Papa Bento XVI, esteja pensando que estamos no Seculo XVI. Veja trecho do Livro As Veias Abertas da América Latina – Eduardo Galeano ” Três anos depois do descobrimento, Cristóvão Colombo dirigiu pessoalmente a campanha militar contra os indígenas da Ilha Dominicana. Um punhado de cavaleiros, duzentos infantes e alguns cães especialmente adestrados para o ataque dizimaram os índios.
    Mais de quinhentos, enviados à Espanha, foram vendidos como escravos em Sevilha e morreram miseravelmente.2 Entretanto alguns teólogos protestaram e a escravização dos índios foi formalmente proibida ao nascer do século XVI. Na realidade, não foi proibida,
    mas abençoada: antes de cada entrada militar, os capitães de conquista deviam ler para os índios, sem intérprete mas diante de um escrivão público, um extenso e retórico Requerimiento que os exortava a se converterem à santa fé católica: “Senão o fizerdes, ou nisto puserdes maliciosamente dilação, certifico-vos que com a ajuda de Deus eu entrarei poderosamente contra vós e vos farei guerra por todas as partes e maneira que puder, ev so sujeitarei ao jugo e obediência da Igreja e de Sua Majestade e tomarei vossas mulheres e filhos e vos farei escravos, e como tais vos venderei, e disporei de vós como Sua Majestade mandar, e tomarei vossos bens e vos farei todos os males e danos que puder.. 3 .”

  32. Pq a agrcividade com o Papa?
    Será medo?
    A vitoria não era certa?!?! Nem msm Cristo tirava?!?!
    O estado laico não quer dizer estado ATEU!!!
    O estado pode e deve ser laico, mas as pessoas que fazem parte tem o direito de não serem ateus!!!

    1. Prezado José da 14:48:

      O que se pode esperar de Petistas de carteirinha, desconhecedores do Novo Testamento e interessados só por pregações de rabinos?

  33. Olá Ricardo…ótimo texto como sempre….Eu acompanho eleições como uma simples militante que sempre fui…estava fazendo hoje uma volta ao passado e não me recordo de uma eleição tão NOJENTA como a que estamos vendo agora, em outras eleições tinhamos um caso ou outro de baixaria como o caso da ex-namorada do Lula que o Collor levou ao debate…Hoje a grande Imprensa e a turma do Serra conseguem fabricar fatos contra a Dilma com uma velocidade impressionante chega a dar náuseas..as promessas do Serra são de uma contradição basta ver o que ele faz em São paulo…parece que é mesmo o VALE TUDO confesso que não aguento mais esta eleição….estou contando os segundo para acabar logo..e ver uma MULHER na presidência.

    Abraço

  34. Estou achando que o Papa entrou nessa de gaiato.
    Se bem que poderia se mostrar mais sábio e prudente, certamente seduzido por alguns bispos que decerto mostraram a ele aquela recente foto de uma tal senhora abraçada a uma imagem de N. Sra. Aparecida. Imagem, se não me engano, novinha em folha, mal apenas saída das prateleiras.
    Bem que poderiam ter poupado o Papa desse vexame.
    E bem que poderiam ter maior consideração pelos católicos brasileiros.
    E muito bem poderiam desconfiar que grande parte do povo brasileiro nunca iria gostar que certo casal se estabelecesse no Palácio da Alvorada, ocupando-o como morada da hipocrisia. Ou, em dicção mais oportuna, fazer do Alvorada, o seu “ninho da hipocrisia”.

  35. Concordo com S. Canova:
    o Papa cumpria o seu papel. Vergonhoso é ver o destaque dado pelos principais jornais a alguns assuntos em detrimento de outros tão mais importantes para o Brasil, como bem analisou o senhor Cristiano Aguiar Lopes.
    Estou sem saber de quem sentir mais nojo.

  36. Algumas rápidas considerações:
    1- o Papa falou e orientou seus fiéis e tem liberdade para isso, certo? Para quem se sente incomodado pode achar que não;
    2- um eufemismo e hipocrisia descarada: não ser a favor do aborto, mas ser contra a despenalização. Totalmente retórico e buscando descontruir o que objetivamente, na verdade – mesmo que escondida – se quer dar vazão;
    3- os símbolos religiosos estão implicitamente ameaçados caso o PNDH-3 vigore…ou se finge ingênuo e diz que não. Ver casos na Espanha e França;
    4- o país é laico…MAS A NAÇÃO NÃO!!! Quem não assumir sua religiosidade incondicional publicamente que se vá embora.

    Para fechar: alertem-se, pois é um contra-movimento a favor de uma moral renovada, compromissada e assumida com responsabilidade. Em resumo, é uma auto-defesa da família como instituição natural.

    A disposição.

    Atenciosamente,
    Léo Brito

    1. Você está iniciando uma “guerra santa” contra os pagãos ?

      Todos os brasileiros são obrigados a ser cristãos ?

      Caso sejam obrigados, seriam obrigados a serem católicos ou evangélicos ?

      Caso sejam evangélicos, seriam obrigados a serem de qual das 258 denominações ?

      Queremos um país laico, uma nação laica, com respeito a todos os credos e religiões. Mas implantar como lei nenhuma religião ou suas doutrinas.

      Nenhuma doutrina de nenhuma religião deve virar lei no Brasil. Quem quiser viver em um país religioso, pode se mudar pois existem alguns no mundo.

    2. Léo, segundo a matéria que eu li o papa orientou os bispos a orientarem os seus subordinados a fazerem campanha política a este respeito, quanto a orientar seus fiéis nada contra já quanto a fazer política sim, inclusive pela legislação brasileira a partir das 24 hs. de sexta feira29/10 está proibida qualquer reunião em local público para campanha política, eu gostaria de ver esta lei respeitada também pelos religiosos que dever ser tratados como quaisquer outros cidadãos.
      Importante lembrar que muitos fiéis assistem à missa pela manhão antes de irem votar.

    3. Léo, quer dizer então que pelo fato de eu não ter religião nenhuma eu devo ir embora do Brasil?, é a nova versão do “Brasil, ame-o ou dexe-o”?.
      Como você é democrático heim?.
      Quanto aos simbolos religiosos eu não tô nem ai, se pôe se não pôe dois pedaços sobrepostos de madeira num lugar, o desenho de um homem no outro, ou qualquer coisa que seja.

    4. Leo Brito,

      Assumo perante todos que não possuo religiosidade nenhuma pois,poturas religiosas são frutos de teocacias impositivas como as que seguem um cristianismo fabricado, um cristianismo, adulterado onde tudo que nele existe é voltado para manter as massas controladas.
      Muita petulancia sua, berrar que uem não assumir sua religiosidade que vá embora. Quem é você? Reencarnação de algum Papa despota, imbecil, que se julga dono da fé alheia e de posse de um poder de merda ordena que vamos embora?
      Não tenho religião. Não acredito nesta igreja, não acrediuto nesta religião, não acredito na seriedade de pessoas como o senhor com este discurso TFPeidista exaltando a Famiçlia, um contra movimento e o escambal.
      Ora bolas, como falei no meu post, vá plantar favas para amenisar a fome do mundo. E não vou embora coisa nenhuma e vou continuar a dizer que o catolicismo é uma grande pantomima, onde ja se viu praticar Teofagia e adorar um instrumento de tortura romano com um cadaver pendurado. Só idiotas!!!

  37. Caros,

    depois dessa, só falta o Vaticano passar a se chamar “Vatucano”.
    Em tempo: 1) será que algum bispo dessa delegação do Nordeste teve a coragem de informar ao papa que a dona Mônica Serra é acusada de já ter feito um aborto?
    2) se o bispo de Guarulhos, dom Luiz Gonzaga Bergonzini, estivesse nessa comitiva é bem provável que ele pediria para o papa autografar um “santinho” de campanha do Serra (aquele que diz que “Jesus é a verdade e a vida”) para entregar em alguma gráfica do Cambuci e pedir uma tiragem de uns 100 milhões.

  38. Ricardo isto é consequência da vagabundagem, o cara fica o dia inteiro só coçando o saco, aí vem estas minhocas na cabeça que o fazem achar que pode dar palpite em tudo.

    Os malas ainda não acordaram do pesadelo da idade média.

    Melhor fariam se se dedicassem às crianças desamparadas ( para lhes dar de comer, e não para com.-las ), aos mendigos que dormem nas calçadas das catedrais, a aliviarem as angústias dos desamparados sem tomarem-lhes o que lhes restam.

    Estes malas deveriam pedir perdão à humanidade pelo mal que já a causaram.

    E não só eles, os pastores cobradores de dízimos, também a eles se igualam.

    Por isto passo aqui o salmo da libertação:

    Senhor…em tua divina sabedoria
    Livra-nos de papas, bispos, padres e pastores
    E de todos exploradoes
    Que usam o teu nome
    Para aumentar as tuas dores.

    1. Só teremos um estado laico quando tivermos uma democracia laica, neste sentido defendo uma lei que puma qualquer relgioso que dentro de seu estabelecimento religioso peça votos para qualquer candidato.

      A pena seria, amarrá-lo em um poste e dar-lhe 3 245 chibatadas pro vagabundo deixar de ser desqualificado.

    2. …àqueles que querem se encontrar com o verdadeiro DEUS, sugiro que, com a alma em silêncio, leiam e releiam Corinthios lº capt. 13, se em alguma destas leituras vinherem lágrimas em seus olhos, feche a sua Bíblia, vá dançar um forró, pois já se transformou num verdadeiro CRISTO.

  39. Mais um petardo-prova : a direita é extremada. Sede de governo temporal , o Vaticano tem leis, tem normas diplomáticas a seguir, ou age como? Está na hora de a soberania brasileira impor-se.
    Compete ao Governo do Brasil oficialmente refutar essa esdrúxula, inaceitável ingerência clerical em assuntos, cuja forma e conteúdo são de única e absoluta competência do Estado Brasileiro

  40. Caro Kotscho

    Eu não vou arriar o cacete em nenhuma igreja !!!
    O melhor que faço é não freqüenta-las !!!
    Sou cristão e dada as minhas circunstâncias deveria ser o primeiro a recorrer a elas como ultima esperança mas não posso !!! O “representantes” de Cristo geralmente representam o diabo !!!
    Não dá para generalizar posto que existem muitos religiosos dignos de total devoção e respeito mas nos dias de hoje ocorre que são minoria.
    O que tem de “sepulcros caiados” e “raça de víboras” falando em nome de Deus não está escrito em nenhuma “escritura” !!! Não somos nós quem iremos julgá-los, tem uma Força maior os aguardando.

    Embora eu não seja nenhum “barril” de sacristia, “agua” de pia de igreja e nem enxugador de cálice sagrado devo confessar que sou sim fiel devoto de apenas dois santos:
    São Francisco ( a cachaça ) e Santa Joana D’arc que morreu “de fogo” !!!
    Se algum desses “moralistas” dos infernos quiserem me excomungar ou me exorcizar por isso QUE O FAÇAM !!! Morrerei tranqüilo e em paz com Deus e comigo mesmo !!! Mas é bom que lembrem-se antes de que Jesus Cristo só começou a ficar famoso na Galiléia após transformar a agua em vinho que faltou nas festas das “bodas de canaã” a pedido da mãe dele e Nossa Senhora !!! Antes Ele era um total desconhecido !!!
    “…tomai e BEBEI TODOS VÓS pois esse é o meu sangue derramado para o perdão dos vossos pecados…”
    Levando-se em conta e ao pé da letra um de Seus últimos ensinamentos creio que estou mais do que perdoado !!!

    E “bóra lá” votar na Dilma e que se lasque o Papa e a “bispaiada” toda !!!

    SÓBRIOOOOOOOO !!!!!
    BRASIL !!! ZIL, ZIL,ZIL…!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    1. Enio,

      Uma religião que come o seu deus na cominhão, que adora o instrumento romano de tortura com um cadaver pendurado. Que renega a condição de prostituta a Madalena que comprovadamente era esposa de Cristo e as bodas de Canaã era seu casamento, que acredita que Maria era virgem e que o espirito santo é quem deu a bimbadinha e simplesmenterenegam a história para não destruirem estesmitos? Pode ter mortal de falar algo?
      Ora, bando de alienados. O Cristo que conheço e sigo é outro completamente diferente deste que nos vendem, literalmente.

  41. Ricardo meu rei!

    Quem foi lá pedir abenção e assinar, as escondidas, uma concordata com o Papa foi o Lulla e a Dilma. então quem chamou o Papa a se intrometer nos negócios internos do Brasil foi o PT. Agora não reclama ou você acha que o Papa vai se deixar engabelar pela lábia do Lulla ?

    Paciencia. Agora aguenta!

  42. O católico não vai conseguir seguir a orientação do Papa.
    De um lado acusam a Dilma de ser favorável ao aborto.
    Do outro lado acusam a mulher do Serra de ter
    feito o aborto com o consentimento do Serra.
    E agora? Como fica?

    Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
    Perdeu a igreja a oportunidade de ficar calada.
    São 53.000.000 de abortos sem assistência medica,
    sem ajuda da igreja que so pensa em arrecadar dinheiro
    e encabrestar as pessoas.

    O dia que o Papa for pai e criar os seus filhos
    poderá falar de aborto.

    Ate hoje não tenho uma opinião formada sobre aborto.
    Não posso dizer com segurança se sou a favor ou contra.
    O que penso é que colocar uma criança no mundo para
    viver na miséria, na rua cheirando crack
    é tão cruel quanto praticar aborto.

    É isso que Deus quer?
    Eu dispenso esse Deus.

    O problema não é de Deus é dos homens que precisam equacionar suas vidas.
    Se eu quero comer tenho que trabalhar, nem o Papa nem Deus não me dão nada.

  43. De gaiato.
    De gaiato esse Papa não tem nada, ele representa o que há de mais atrasado na igreja, o bispo de Guarulhos ainda será homenageado por ele! O Papa que representa a supremacia da Europa sobre a igreja. Sim a igreja é da Europa, com esse papa só discute os problemas da Europa, ele não está nem aí para os problemas aqui na América, acha que temos simplesmente que aceitar o que vem de lá.
    Sou católico, minha esposa kardecista, minha filhinha frequentava igrejas e centros kardecistas, agora já falei para minha esposa, pode levar pro centro, pois não dá pra seguir a igreja de Bento XVI. Pretendo ensinar a moral cristã e ensinametos bíblicos a minha filha, mas não vou levá-la a um ambiente envenenado como está a igreja. Na que frequento o padre não se manifestou, mas está sendo cobrado por leigos radicais (os fãs de Bento XVI). Imagine a partir de agora!!!
    Não acredito em reencarnação, mas sem ódio e o veneno de Bento XVI minha filha aprenderá bem mais da moral cristã no kardecismo.

  44. Ricardo,

    só tenho a dizer que as marcas desta eleição serão indubitavelmente profundas..particularmente rompi com amizades de pessoas boas e simples que tem nos seus rituais religiosos, um fundamento de vida e pensamento..Mas a partir de determinado momento tornaram-se tão fanáticas e agressivas contra a candidatura de Dilma que resolvi me afastar, primeiro porque sou eleitora de Dilma, e também porque entendo que quando a cegueira e o fanatismo chegam a este ponto, de rompimento de diálogo, então o melhor é o afastamento..porque quando um não quer dois não brigam..!!!!!

    Sinceramente Kotscho, estou torcendo para chegar logo domingo, para votar em Dilma e ver nossa candidata dar uma surra de votos neste homem, nest adversário que conseguiu trazer com ele e para a superficie da sociedade não só a direita e a extrema direita mas também o que há de pior nos seres humanos.. o preconceito, o sectarismo e a cegueira do fanatismo conduzida pelo ódio e pelo medo…

    É um absurdo fazer uso da prática da fé para induzir as pessoas a votarem ou deixarem de votar em qualquer candidato ou partido, além de ser também um retrocesso secular, e pelo que saibamos não estamos mais na idade média..
    Prefiro aguardar o domingo para dar o grito de alegria que está guardando no meu peito e na minha garganta.. esta vai ser a melhor resposta para este desvario medieval.. do ovo da serpente que infelizmente já nasceu!

    Voto Dilma Rousseff sem medo de ser feliz !! primeira mulher presidente do Brasil .. Viva o Brasil livre do preconceito, da mentira e das garras do ódio.. Viva lula, Viva Dilma viva o povo brasileiro!!

  45. Concordo plenamente!! ‘Tá super difícil ser cristão católico apostólico romano… Não bastassem os “silêncios obsequiosos”, o assassinato das CEBs, a mordaça na Teologia da Libertação, a defesa dos pedófilos, o “endireitamento” da CNBB, agora vem o Papa dar uma de Cardeal Ratzinger!! PelamordeDeus!!

  46. Na véspera do primeiro turno eu dei aula de Economia e Finanças Pessoais para jovens de 12 a 18 anos na Igreja Messiânica – de origem japonesa – aqui no Rio.

    Eu passei 45 minutos desmentindo estes boatos. Esta onde foi muito forte.

  47. Kotscho

    Eu queria saber por que no jogo de xadrez o bispo anda sempre “enviesado” ?
    Será excesso de vinho ou são mesmo uns dissimulados que se escondem nas sombras para nos pegar de surpresa ?
    Nesse jogo eu sempre preferi troca-los pelos cavalos !!!
    Os cavalos sempre foram mais úteis na construção da nossa sociedade !!!

    Não tem gente mais ociosa no mundo do que padres e militares de países pacíficos !!! Não fazem nada, não produzem nada e nessa vagabundagem toda sempre encontram tempo para conspirações de golpes de estado !!!
    O ócio e o vazio são os principais quintais de tais capetas !!!
    Não há na história da humanidade nenhum golpe político sem a participação de militares e religiosos “macomunados” !!!

  48. Calma, Ricardo! Para que tanta virulencia com o Papa, respeitado pastor dos catolicos brasileiros. Nos , catolicos estamos sim interessados em saber a sua opiniao, em saber o que ele acha, porque conhecemos bem o nosso Papa e sabemos que ele encoraja a liberdade de escolha em questoes que esta liberdade é pertinente, como o voto, por exemplo. E depois, o que o Papa disse nao é nenhuma novidade e todo o bispo e qualquer catolico um pouco mais informado ja sabe: O bispo tem o munus do ensinamento em questoes etico-morais em sua diocese. Esta vendo? E Tutto qui. Nos catolicos entendemos muito bem o Papa. Talvez nao o entendam quem agora ja esta instrumentalizando este seu artigo. Como o Noblat, por exemplo. Menos, Ricardo, menos….

    1. mas o que ocorre prezado Camanheiro é que as igrejas estão usando esse tema para demonizar uma pessoa em especifico. Não se trata de opinar. O que estão fazendo é mandar não fazer. Isso é muito diferente. Não é mais cabivel nos dias de hoje que instiuições sejam lá de que dimensão for queiram dominar as consciencias das pessoas. E relativamente à religião é bom sempre ter em mente que somos religiosos e não eclesiais. Os religiosos apenas professam sua fé, os eclesiais obedecem cegamente sua hierarquia.

      O que aconteceu aqui nos ultimos dias é que difamaram, caluniaram e demonizaram cidadãos que tem direito a defender suas opiniões. Voce viu o que aocnteceu no Ceará? Bastou um padre combater a politização da missa e o Tasso partiu pra cima dele invadindo ( e profanando o altar). Isso é errado. As pessoas que estavam lá naquele templo estavam praticando sua fé, foram em busca de conforto espiritual, só isso.

      Voce viu em Sampa? Milhões de reais de fieis gastos em impressão de panfletos disseminando ódio, difamando e caluniando?

      Isso é certo?

      Vamos em paz..

  49. …pra voce ver Ricardo, a articulação da direita internacional, uma eleição aqui no Brasil e vem estes bostas meterem a colher. A estratégia da campanha do Serra, é ditada pela direitona americana, a mesma do Bush.

    Isto sim é que é terrorismo, Bin Ladem é fichinha frente a estes vagabundos.

    Tudo isto para meterem as mãos no pré-sal.

  50. O senhor quer tirar o direito de as igrejas orientarem os seus fiéis,e por não ter argumentos democraticamente aceitáveis,parte pra desqualificação.A liberdade incomoda os totalitários!

    1. S8.

      Reclamam dos impostos.
      Gastam mais dinheiro com igrejas que com impostos.
      Quando voce quiser assistência medica, educação,
      segurança, transporte, aposentadoria, seguro saúde, justiça vai pedir ao Papa, aos Pastores.
      Ele quer os símbolos religiosos nas repartições publicas,
      vamos por o Brasão da Republica, a Bandeira Brasileira nas igrejas.

    2. Sr. S8 (isto parece nome e espião),

      O Ricardo não estava desqualificando ninguém, o que ele disse está muito certo, o Papa foi inoportuno, até porque este assunto foi motivo de muita discórdia dentro da igreja, e na minha opinião, acho que a posição de um Papa é de conciliação e não colocar mais brasa na fogueira.

    3. A igreja orienta os fiéis em sua fé. A política é pautada por outros parâmetros como a lei eleitoral e a consciência política.

      A César o que é de César, e a Deus o que é de Deus !

      Quem foi que ensinou assim ?

    4. Acontece, senhor (ou é senhora?) S8, que o Estado Brasileiro é laico (ou você não sabe o que é laico) e, por isso mesmo, não pode estar a reboque de crenças religiosas.
      Que o papa, ex-membro da juventude hitlerista, condene o aborto, como nós todos condenamos, mas que não leve isto para o campo político.

    5. Sr. S8 voce assiste o canal Discovery? Na semana passada passaram um documentário (adoro assistí-los, educa) onde os bispos da igreja católica facilitaram a fuga dos nazistas assassinos para a América do Sul.
      Não sei se foi por medo ou outra coisa, mas adianto que segundo o documrentário a guerra já tinha terminado e a invasão nazista na Itália já tinha sido varrida pelas tropas aliadas. Como se explica isto?
      Ficou provado e documentado esta ação da igreja católica, será que teremos o retorno da “santa” Inquisição ainda no século 21?

  51. Kotscho,

    Vc pode e deve dar sua opiniao sobre o tema, eu tbm, o papa tbm, ora ora
    Minha opiniao, o papa apenas repetiu a posição da igreja sobre o aborto, e logicamente sobre a descriminalização do mesmo, não é novidade.O fato que, na minha OPINIAO, obrigou o nobre Kotscho a fazer tal comentario indignado, é pq o papa repetiu a posição da igreja catolica na vesperas de eleição, o que, tbm na minha OPINIÃO, deve ajudar a candidatura Serra. Ou na politica VALORES sao relegados aO terceiro plano.

  52. Velho, que falta faz o velhinho João Paulo II ele sim mereceu todo o apoio popular que teve, preoculpava-se com as questões que traziam problemas ao cristianismo, depois deste Bento XVI abandonei de vez a igreja católica, “oh idiota, vê se volta para a melhoria do catolicismo e atrair mais fieis, ou seja está querendo fazer do Brasil o mesmo que fez com a religião católica. Este papa atual está concretizando a profecia de São Malaquias”,

    1. Nostradamus já falou e para aqueles que não crêem, até desenhou. Eles estão botando as manguinha de fóra.
      Vi isto também no canal Discovery.
      A Igraja será perseguida não pelo simples fato de perseguição simples mas pelo fato de meter o bedelho onde não é da sua alçada…desculpem (deixa eu eufemizar…) orientar as ovelhas, quero dizer. Rsssssssssssssss…….

  53. Parcial e equivocado, como sempre.
    Primeiro, não foram “bispos teefepeanos” que se insurgiram, até porque eles praticamente não existem.
    Segundo, os “telepastores dos dízimos” são muito bem representados pelo Edir Macedo, que apóia a sua candidata.

    1. Tem muitos telepastores. Não importa a quem eles apóiam. Não se deve confundir Deus com o jogo da política.

      Se Deus começar a se meter em política, até mesmo Ele poderá acabar se corrompendo. É melhor que Ele fique distante da política. Os seus filhos agradecem.

  54. Quando Chaves deu apoio a “amiga” Dilma, VExa externou sua indignação contra a intromissão do baldo venezuelano na disputa eleitoral brasileira?

    1. Jonas é você?, a quanto tempo cara!.
      Jonas, o apoio de um chefe de estado qualquer que seja a qualquer candidato que seja não enseja a incitação do povo daquele pais, afinal ele não tem nenhuma ascendência sobre aquele povo já o Papa além de ter ascendência sobre o povo católico em todo o mundo ele incitou os seus subordinados a entrar na campanha, mais ou menos como se o Hugo Chavez mandasse todos os funcionários da embaixada venezuelana fazer campanha pra Dilma, é claro que seria um grande desrespeito a nossa democracia, quanto ao Papa é ainda numa escala muito maior já que o numero de subordinados que ele tem aqui é infinitamente maior.

    2. Jonas Pinheiro

      Parabéns,quando uma colocação simples como a sua desmonta um artigo inteiro como esse do Papa,coloca a qualidade do jornalista em jogo.

  55. Caro Ricardo,
    O grande Deputado eleito pelo estado de São Paulo, o cearense TIRIRICA, já havia dito há muito tempo atrás, que o próximo papa já teria sido escolhido (substituto de Bento xvi): O CARDEAL GAIO. LOGO SERIA O PAPAGAIO.

  56. Não sejamos ingênuos, o Papa não teria essa idéia do nada, ela foi forjada, foi um pedido feito por uma parte da igreja católica conservadora, afinal, como não acatar um pedido do santo papa. Se não sabem, os laços do governo tucano com a igreja católica em São Paulo são bem estreitos e se misturam. Faltou o papa pedir pra não votar em pessoas que lutaram contra a ditadura em seus países. Gente, os negócios do vaticano com os tucanos podem ser maiores que pensamos. São os mesmos bispos que agiram no primeiro turno que agiram agora. Afinal, pensam, estamos legitimados pelo santo papa, acima do bem e do mal. Aliás, do lado do serra, ele não é do bem. Esse negocio de serra do bem é de um preconceito sem tamanho, ele demoniza e desvaloriza o outro, como se tudo que o outro fizesse era do mal. A cobra não morreu, ela ainda vive, é traiçoeira e pode picar.

  57. Comentário lamentável. O Papa tem todo o direito de orientar os fiéis de sua religião, através dos bispos que lhe são subordinados na hierarquia eclesiástica.

    1. O Papa tambem tem o direito de pedir para suas igrejas pagarem impostos como seus fiéis, mas ele não pede, porque??? alem disso fique em seu quadrado que já está bom, com regalias até a morte.

    2. Para que a igreja passe a orientar politicamente seus fiéis ela deveria se transformar em partido político e se registrar no TRE.
      Assim poderia fazer coligações e apoiar a quem quer que seja. Fica mais autêntico !

  58. É dever do líder espiritual orientar o seu rebanho. A Dilma prometeu não mandar projetos de legalização do aborto ao Congresso, mas já existem vários deles, lá. Bateu forte nosso Grande Líder, o Papa, representante de Deus na Terra (para os católicos).

  59. Outra coisa: Dilma não lutou contra a ditadura, para restabelecer a Democracia. Quem fez isto, foi Serra, e por isto teve que exilar-se no Chile (onde conheceu sua mulher, Mônica Allende Serra). Dilma lutava para estabelecer outra ditadura, ainda pior, baseada na ditadura bolchevique que matou, em menos de um século, mais de 50 milhões de pessoas!

  60. A condenação ao aborto é uma questão doutrinal da Igreja Católica. O papa está sendo coerente com a sua doutrina . O que esperavam? Ele não vai mudar a doutrina para se compatibilizar com o PT. Concordem ou não, é um direito dele. O PT também tem o direito de defender a liberação do aborto, como fez no seu 3° congresso. O problema é que agora, hipocritamente, ele se posiciona contra, apenas por conveniência eleitoral. Isso é o mais lamentável de tudo.

    1. A igreja católica tem uma doutrina que deve ser seguida pelos católicos. O PT tem uma proposta para a sociedade. Para todas as igrejas, e para os SEM-IGREJA também.

      Cada um no seu quadrado.

  61. Ricardo Kotscho, sei que você é católico praticante (eu não) tento me segurar para não ofendê-lo e a muitos outros colegas que também o são, a sua matéria já me basta nesta questão, sei que nem a fez com muito prazer, talvez mais como desabafo como católico que é, ninguém é isento de errar, nem o papa (na verdade principalmente o papa), o que as pessoas têm que entender é que o papa embora seja visto apenas como um líder religioso pelos seus seguidores ele também é chefe de estado e como tal não pode palpitar sobre a política e as leis dos outros paises, e por sua vez um pais laico como o Brasil tem que zelar pela liberdade religiosa de todos e não apenas dos praticantes de uma das religiões, liberdade religiosa que significa inclusive a liberdade de não professar nenhuma crença ou até de ser ateu, é somente isso que eu peço, respeitem-se uns aos outros assim como eu os respeito, AMEM!!!.

  62. Esse papa está mais para Torquemada. Ou então é tão insensível com as crianças, adolescentes e mulheres que até esqueceu da pedofilia, dos abusos, dos estupros, da tortura, dos assassinatos e do fato de que em 510 anos é a primeira vez que o Brasil tem chances de eleger uma mulher presidente.
    Será

    1. continuando…
      Será o papa machista ou estará apenas usando a DOR MAIOR DE UMA MULHER – o aborto – que o diga a Dona Mônica Serra – para esconder a pedofilia e todo o terror que a Madre Romana – comandada por homens pratica no mundo?
      A quem serve o papa que já colocou um dos nossos na mesma cadeira do Giordano e Galileu?
      DOGMA!!!
      Esse papa deve ser o 666 das previsões pois parece Törquemada DISPOSTO a torturar – outra vez – MULHERES. Espero que as igrejas do Brasil que ainda tem religiosos conscientes acordem para o fato de que seguir o que esse papa manda é apressar o fim da igreja romana.
      E quem salvará a madre?
      Homens como esse papa e quem faz do aborto apologia para conseguir votos – mesmo tendo vivido na família – o triste problema?
      Duvido.

  63. …e a Marina ??? Cadê a Marina heim??? Os caras usando-a, e ela dando notinhas na internet ? A rede Globo por acaso lhe dedicou, pelo menos um minuto, para ela falar sobre isto ?

    Coitada, se resguardando para ser outra vez ceviciada pelo atraso em 2014.

    O que que o fundamentalismo pentescostal não faz com uma pessoa !!!

    Coitada…

    1. Evberaldo meu Vevé,

      A globo deixou o Jo Soares dedicar todo um programa a Marina. Ela é a unica politica ética pois não se aliou a nenhum adversario, pois se não compactua com as idéias, como cabotinar e virar papagaio de pirata?
      Você ainda não pesou, analisou quem é Marina, qual o seu conceito mundialmente, depois do Lula, é a politica mais conhecida e respeitada la fora. Sabias disso?
      A posição dela e do PV é totalmente etico,
      Escxreva o que vou te dizer. Ela vai dar muito trabalho ainda. Vai pegar muita força como Lula.
      Não desdenhe e não duvide da capacidade desta magrinha que já tem sua biografia editada sem ser presidente da republica.
      Aionda não é a hora dela. A hora é da Dilma, o momento pede dilma. Não pede festas, obaoba ou antolhos que impedem a real visão da necessidade do pais. Temops que vibrar pelo pais e não por pessoas. Isso é evolução.

  64. Concordo, não precisamos da Igreja para nos dizer como devemos votar. Se a Igreja fosse boa para governar, então, ela não teria feito tantas injustiças para aumentar seu patrimônio em tempos remotos.

  65. VEx ficou indignado quando o Chaves,aqule da venezuela,enfiou o bedelho na politica interna do Brasil e disse apoiar e torcer peloa vitoria da candidata do PT? A toda evidencia que não,agora o PAPA ,Líder de autoridade Moral infinitamente Superior a Vhaves e companhia não pode defender seu valores,aliás valores da maioria do povo brasileiro?Engane outro,pois que tem conhece não te compra..

  66. A religião e a crença em Deus vem sendo corrompida ao longo do tempo e tem se transformado em simples fonte de dinheiro para seus DONOS.

    Agora uma porção de pessoas deturpam o conceito principal que prega a religião Cristã, onde se prega que a salvação da alma é uma coisa individual. A salvação de cada um é relação dessa pessoa com Deus. Tão somente dessa pessoa, não importando o que o seu irmão tenha feito de bom, ou o quanto seu pai e sua mão tenham rezado por ele.

    Então nessa lógica Divina, se o seu próximo fizer um aborto e por isso cair em pecado e for para o inferno, você não irá com ele. Cabe a você apenas mostrar o caminho. Não lhe cabe obrigar ao seu próximo a seguir por este caminho.

    Nem mesmo Deus obriga os seus filhos a seguirem pelo caminho da virtude. Ele deixa que cada um escolha e siga seu caminho, e arque com as consequências.

    O papa e os telepastores estão querendo obrigar os outros a seguirem o caminho que eles aqcreditam serem os melhores. Com isso estão se sobrepondo ao próprio Deus. Querem superar Deus.

    Deus colocou suas leis na Bíblia(para os cristãos). Não há nenhum necessidade de pegar essas leis e colocá-las na constituição do país.

    O Cristão irá se orientar pelas leis divinas. Ou algum cristão acha que está acima de Deus, e por isso tem o dever de obrigar os seus filhos a seguirem pelo seu caminho sob pena de serem condenados pela lei dos homens, em vez de serem condenados pela lei de Deus ?

  67. Você pode não precisar dos comentários de Sua Santidade. Para mim, eles são mais importantes do que os comentários de qualquer outra pessoa no mundo. O fato de o Estado ser laico não significa que o Estado seja antirreligioso. Isso sim é preconceito.

  68. A questão não é o Papa opinar, mas sim o tratamento que a velha mídia dá a isso. Pelo que andei lendo, só lembram da Dilma nesta história. Serra, que foi pego na mentira com a divulgação de que sua mulher fez aborto, é poupado.

    Para ficar claro, vejam vejam reportagem da Record:

    http://goo.gl/RHE2

  69. Essa turma do PSDB tem que ficar tranquila, pois não tem mais jeito, a Dilma já faturou essa. Pode até ocorrer um vazamento de petróleo, de grande proporções na bacia de santos. Resumindo: O tiro saiu pela culatra. Não adianta o “apoio” do O Globo, revista VEJA e JN, eleitor esta mais esperto.

    1. Nesse assunto ele não toca. Os padres pedófilos quando descobertos são transferidos para outros lugares e continuam abusando de crianças inocentes.

  70. O que se esconde atrás do moralismo ético da Igreja Católica Apostólica Romana é a misoginia, é simples perceber a aversão à mulher na Igreja Católica, a elas é reservado o papel de submissão total, a mulher sempre foi relegada a um papel menor na Igreja, a Dilma Rousseff é apenas a exposição desta face pouco comentada da Igreja, nenhum candidato a presidente do Brasil sofreu tanto preconceito desta religião específicamente quanto ela, nem o declarado ateu (na época) FHC foi tão atacado, ali valeu o argumento da laicidade brasileira e é claro que eu concordo, mas agora o que vemos é o contrário, para disfarçar a misoginia questionam até o direito de um pais ser uma nação láica, mas eu garanto o Papa é misógino, os bispos são misóginos e os padres são misóginos e é porisso que tanto atacam a provável primeira mulher presidente do Brasil.
    Eu nasci católico praticante, fui batizado, fiz catecismo, primeira comunhão, crisma e tudo, depois passei a ser “católico não praticante”, depois deixei de ser católico e virei agnóstico, pelo que vejo não demora muito pra eu virar ateu, motivo pra isso é que não me falta.

  71. Se a igreja permitisse os políticos opinarem nos seus dogmas, influenciarem os votos nos seus concílios, opinarem sobre suas diretrizes, haveria autoridade moral em Ratzinger interferir no processo político-eleitoral brasileiro. I fato de a mulher de um dos candidatos levantar a disscussão sobre o aborto não lhe dá ese direito.A hipocrisia não é um sacramento, ao que eu saiba.

  72. Boa noite Ricardo!
    Boa noite amigos balaieiros!

    Eita Ricardo, deixa o Papa pra lá!
    Deus é brasileiro, e está prestes a eleger a sua “portadora da luz”.
    O outro Ricardo, o Noblat, também publicou teu texto lá.
    Dá nojo ver as manifestações.
    Não gosto de oba-obístas de todos os lados né?

    Mas vamu qui vamu como diz o “poeta”, e vamos tornar esse país, mais “quente, e iluminado”…e governado por uma distínta senhora de “vermelho”…

    Abraços!

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

  73. Kotscho do Céu !!!

    Os “caba” de bago mole da TFP entraram aqui para defender o Papa deles !!!

    Quer saber de uma ?
    A verdade é que esse papo de ser contrario ao aborto esconde uma questão de fundo que é a PRATICA DO SEXO !!! O aborto só pode acontecer ou não depois de um ato sexual !!!
    Os caras não gostam quando a gente “trepa” !!!
    Acham isso “feio” !!! É pecado “transar” !!!
    Saibam eles então que se Deus não quisesse que a gente transasse, o povo já nascia tudo capado !!!

    Do Carlos Latuff:
    ATENÇÃO MULHERES! Seus úteros agora são PROPRIEDADE ECLESIÁSTICA !!!

    E como disse o acadêmico Rogério Cezar de Cerqueira Leite se dissessem ao Serra que canibalismo dá votos, ele botava TODOS esses “missionários” no quintal para engordar !!!
    Que eu queria ver esse banquete, eu bem que queria !!!

    Sai fora, Serra !!!

  74. …certa vez parei em Bom Jesus da Lapa durante uma romaria que acontece por lá.Milhares de “miseráveis” andam quilômetros até aquela cidade, Veem em caminhões, velhos ônibus, de todas as maneiras para cultuarem a sua fé. A “santa madre” se apossou de uma gruta em uma enorme pedra, não investiu ali nenhum centavo, e não tem vergonha de tirar daqueles pobres, o que lhes resta de dinheiro.
    Dá pena de ver aquelas pessoas sofridas, e dá nojo ouvir uma instituição desta se dizer cristã.
    Agora…dá mais pena mesmo, é ver pessoas esclarecidas, informadas, se deixarem levar por estes esploradores da palavra. São idiotas por opção, adoram ser idiotas, pagam pra isto..

  75. Acaba de sair mais um IBOPE: Dilma tem 57% dos votos válidos; Serra tem 43%. Dilma subiu, Serra desceu.

    Bento XVI corre o risco de ser responsabilizado pela derrota…

  76. O Papa falar em democracia, é piada!
    Monarquia que nega acesso às mulheres.
    É uma estrutura monárquica Medieval corrompida.
    É poder exterior a serviço do imperialismo.

  77. Que tremenda bobagem dizer que o Papa não tem o direito de se manifestar sobre a política e a legislação do aborto no Brasil. Claro que tem o direito! O direito de manifestação da opinião é sagrado! Todos têm, principalmente alguém que representa milhões de católicos.

  78. Mama mia até o papa em minusculas mesmo. Que será que falaram pro velhindo estrangeiro botar o bico nos assuntos brasileiros?
    É profundamente lastimável esta do bedelho papal. Não é àtoa que milhões de brasileiros estão fugindo de lá, talvez até não seja pela pedofilia que não chega a ser tão grave como esta de eles apoiarem o Serra até com distribuição de santinhos dele na igreja e na hora da homilia.
    Estou pasmado de ver até gente de fora falando pelos cotovelos nesta nossa eleição. Será que eles querem que arranjemos um outro presidente ditador à lá Chaves ou querem zoar e chutar o pau do barraco desta nossa fragilíssima democracia?
    Acho que eles querem que haja algo para que tudo volte ao que era antes onde o pobre sempre foi espezinhado como um cachorro sem dono.
    Infelismente (deixa eu eufemizar senão….) jamais esperei tal atitude irreverente das igrejas seja ela católica e ou protestante. é o fim dos tempos………não dá para entender, isto é uma terrível inversão de valores.
    Será que os padres católicos e os bispos protestantes estão pensando que a Dilma vai querer tomar as terras deles? Não posso deduzir outra coisa!!!
    Quando eu era criança e morava no interior, me lembro quando chegaram os padres de uma missão pastoral católica na cidade, lá pelos anos de 1957/58 e nunca mais me esqueci que um padre chutou o trazeiro de um menino coleguinha meu de classe antes de uma missa e a professora não viu. Fiquei revoltado e nunca mais, até a minha juventude fui à igreja católica a não ser para paquerar as meninas e nem nas igrejas protestantes.
    Não fiz primeira comunhão, nunca confessei porque sempre entendi que quem perdoa meus pecados que não são pequenos é Deus e não padres mortais como eu.
    Lamentável srs. bispos das duas igrejas.

  79. E desde quando vossa excrescência pode ditar normas canônicas?
    Desde quando Deus lhe deu o direito de falar por ele?
    Desde quando o cristão está impedido de receber a palavra religiosa e a benção?
    Aponte alguma intervenção na administração estatal praticada pelo santo padre, ao contrário das centenas de intervenções no codex canônico e bíblico feito por gente de sua qualidade.
    Ora, meu senhor, tome tento !

    1. Quem é que tem o direito de falar por Deus ?

      Deus não pode falar por si mesmo, direto ao coração e alma de cada um ?

      Deus precisa de um papa ?

      Como é que Deus falava aos homens antes de existirem os papas ?

  80. Para a esquerda constitui-se em objetivo permanente a destruição(moral e se possível física) do Vaticano.

    João Paulo Segundo derrubou o muro de Berlim,foi catastrófica a ascensão de um Papa oriundo de um país da antiga e moribunda) cotina de ferro.O velório do comunismo não se iniciou pela Polônia(país origem do J Paulo II)por acaso,com o memorável fortacecimento do Sindicato Solideriedade.

    Qualque posicionamento de qualquer Papa irá causar reações furiosas como as demonstradas tanto no artigo quanto nos cometários, pelos motivos óbvios.A verdade foi estabelecida em detrimento do sonho de alguns,às custas do sofrimeno de milhões.

  81. Sua Santidade tem todo o direito de mais uma vez condenar o aborto e orientar os bispos brasileiros a sempre manifestarem a posição contrária da Igreja. O que ele não pode é instigar os bispos a participarem de campanha eleitoral, como me parece foi o que ocorreu. Isso é uma intromissão em assuntos do Estado brasileiro. É claro que o candidato oportunista, o Asqueroso, vai novamente usar este tema para, com o cinismo costumeiro, atacar Dilma. Acho que está chegando a hora (debate global) de Dilma encarar temas espinhosos, como o do aborto, desmascarando a hipocrisia do adversário, e o da sua suposta ação armada no ativismo contra a ditadura. Ela é uma mulher inteligente, brilhante. Não precisa temer, fugir ou tergiversar diante destas questões. Pode tratar disso tudo com elegância, delicadeza, mas também com eficácia, mostrando que não tem nada do que se envergonhar.

  82. Pela Serra abaixo, eu “rio” acima.
    A fala do papa serviu de munição
    para a mídia mais que deseperada.
    O papa já foi pop, já foi atração,
    mas um dia a igreja viu a burrada
    que é se misturar política e religião.
    Aí, se encastelou no vaticano,
    até ser utilizada de maneira errada
    pelo partido do serra-demo-tucano,
    querendo colocar o bem contra o mal,
    tomando um revés de uma bolada
    que lembrou que a segurança nacional
    e outras doutrinas da ditadura militar
    ficaram em um tempo muito longe
    que ninguém quer mais voltar.

  83. É uma vergonha o que está acontecendo nesta campanha,uma baixaria só.
    O zé Mentirinha está com traumatismo craniano causado por uma bolinha de papel.
    A revista Veja baixou tanto o nivel que mais parece um planfleto da campanha de Serra.

  84. O Papa e a Igreja católica dão esta orientação a um quantidade absurda de eleições. Acho que desde que eu me entendo por gente, antes até afinal boa parte da Igreja católica via CEB’s apoiou o PT na sua criação.
    O novo é o que? Eles criticarem uma posição do PT?

  85. …É isto aí Ênio !!! Por trás desta conversa fiada de aborto, quando vinda destas tais igrejas, está a prática do sexo. Utilizam a repressão do sexo, como instrumento de domínio. Se conseguem fazer com que o cara não pratique sexo, conseguem o que quizerem com o coitado.
    Pois naturalmente…duas forças “telúricas” atuam no homem ( no humano) o sexo e a gula.

    O sexo é socialista, gera e preserva o coletivo, por isto o conservador religioso o pecaminiza, detesta praticá-lo, e de tanto reprimí-lo acabam o deturpando, por isto há muitos viados “enrustidos” entre eles, já a gula é capitalista, egoística, preserva o indivíduo. Sempre ouve-se falar de jantar de negócios, e foi num destes que o cristo foi vendido.
    Alguém aí já viu falar que alguém já fechou alguma venda numa “suruba” ? Aposto que nunca.

    1. Independentemente de eu, qualquer pessoa ou qualquer organização ser ou não contra o aborto, não tem a menor importância.

      Aquele que Tudo Pode, ao conceder à mulher a guarda da vida, estabeleceu que só a Ele ela tem que dar satisfação sobre o que fazer com o que carrega em seu ventre.

      Nem Igrejas, nem Estado, nem sociedade, ninguém, mais ninguém mesmo, tem que dar opinião neste assunto.

      Agora, o estado como prestador de serviço, deve dar às mulheres condições para que tomem as suas decisões, sendo ou não o chefe deste estado a favor ou contra o aborto.

      Só com esta atitude é que um estado ou igreja, esta eticamente correta(o). Esta deveria ser a ética papal.

      Por isto é um crime politizar ou religiosizar este assunto.

      As mulheres, como Deusas que são, sabem ou não sabem o que devem fazer.

      As mulheres é que teem domínio sobre a vida.

      E zé fini…como diz aquele féla da p.ta na propaganda do Serrote.

  86. O pronunciamento do papa tem endereço certo, Mônica Serra. Ele se deu após os depoimentos das alunas de Mônica Serra afirmarem que presenciaram quando Mônica disse que fez aborto e foi publicado na Folha de São Paulo. Coincidentemente, Mônica Serra desapareceu da campanha do tucano, seu marido, a qual estava bem engajada. Dilma, graças a Deus, já se pronunciou contra o aborto. Para ela é assunto vencido. Explique-se Mônica Serra, pois quem cala consente.

  87. Penso q o Papa deveria cuidar dos casos de pedofilia na Igreja e não se intrometer nas eleiçoes brasileiras. Se bem q pra mim a opinião do Papa não significa nada. Votarei na Dilma e ninguem me fará mudar de idéia. Ah, e a Folha de SP pode vir com a tal “bala de prata” q não vai adiantar nada, haja vista, q ela não tem credibilidade alguma.

  88. Esse colaborador do nazismo durante a juventude, encobertador de casos de pedofilia, onde vaí tem que pedir desculpa pelos pecados de seus sacerdotes ainda vem querer falar sobre assuntos que só estão afetos ao forum íntimos de cada pessoa?

  89. A igreja católica, com joão paulo II e ratzinger optou de vez pelo caminho do obscurantismo e da hipocrisia. Saudades de religiosos como João XXIII, D. Helder, D. Paulo Evaristo Arns, e tantos outros que tinham autoridade moral e ética ao fazerem seus pronunciamentos, sempre com respeito pela dignidade humana, e direcionados para a caridade, o amor e a conciliação. Nessa época, foi bom ser católico.

  90. Êita trem doido, sô!
    Até o Papa!
    Diria o mineiro.

    Caro Kotscho,
    Minha mãe, filha de italianos, me pegava pela mão e lá íamos nós, na “boléia” do caminhão, em direção à igreja do Aldeamento.
    O padre André, quase centenário, quase senil, vez por outra, destrambelhava de vez e resolvia celebrar a missa em latim.

    É claro que, mesmo com a predominância dos “oriundis”, a igreja ficava quase muda.
    Dentre as “tralhas” que a minha mãe tinha, havia um monte de catecismos, hinários, Bíblia, livros de oração e a missa em latim. Ela era analfabeta e eu, filho caçula, sabia ler e escrever com certa desenvoltura para os “padrões” locais e da época, tinha que ler, rezar e cantar junto com ela, todos aqueles livros. Não era difícil então, para minha família acompanhar o padre em sua missa que não era mais acompanhada por quase. ninguém.
    E ele vivia dizendo que enquanto o povoado se chamasse Aldeamento e não Santo Antonio, conforme ele queria, ele não se desenvolveria.
    Eu tinha apenas sete anos e não tinha muita noção do que ele estava dizendo.
    Perguntei ao meu pai o que ele quis dizer.
    O empírirco sexagenário me disse que já faziam alguns anos que ele não ia na igreja do Aldeamento e me fez uma pergunta: “ele continua meio… sem dizer coisa com coisa?
    Realmente, papai não nos acompanhava muito às igrejas.
    E eu não me lembrava dele ter ido conosco ao Aldeamento algum dia.
    Respondi que as pessoas diziam que ele estava meio “lelé da cuca”.
    Meu pai só disse: Então…
    Esta era uma das formas que ele encerrava um assunto que não queria ou não sabia responder.
    Ou seria a maneira de dizer: “raciocine, tire suas conclusões”?
    Papai era descendente de portugueses que chegaram no país em 1726.
    E tinha a Imperatriz Leopoldina como a pessoa mais sábia que já havia habitado neste país.
    E dizia com muito orgulho, que ela sua cidade natal!
    Eu prossegui na prática católica apostólica romana até os 12 anos. Fui da cruzada eucarística e da liga católica Jesus, Maria e José, que era somente pra adultos e casados.
    Mas, aos 11 anos, na necessidade de alguém que soubesse escrever e redigir uma ata e somar e subtrair os valores das ofertas e dos gastos para prestar contas…
    Fui chamado pra tal função. Só não era mais no mesmo local. Tínhamos nos mudado para um outro local com uma italianada mais simplória ainda.
    E veio a “Revolução de 64”. Pode considerar as aspas.
    Menos de dois anos depois, estava eu a frequentar a escola dominical da Igreja Presbiteriana.

    6 anos depois estava eu no quartel, na Vila Militar no Rio de Janeiro. No fim da Avm Duque de Caxias, em direção à Realengo, existe a Igreja de São José. Eu a frequentei por bastante tempo.
    Não mais era um católico praticante que confessava e comungava pelo menos uma vez na Páscoa.
    E hoje, só vou nas igrejas pra participar de festas ou eventos.
    E acho que meu pai era um sábio.
    E que o Padre André podia até já estar “meio lelé”…
    Mas ele era verdadeiro na tradução do “pensamento” da igreja católica ao dizer que Aldeamento só prosperaria se adotasse o nome do santo padroeiro.
    Já ouvi isto até na nossa “Cidade Maravilhosa”. Que enquanto ela não adotar seu nome completo…
    Ela será somente o que ela é…

    Só uma pergunta: O Papa ainda é Bento XVI?

    Então…

    1. Mario.
      Historias iguais a sua existem milhares por esse mundo afora.
      A igreja carrega muito da idade media onde a igreja era poder absoluto
      Decidia sobre a vida e a morte e hoje luta para não perder esse domínio.
      Hoje, um culto evangélico esta mais para baixo espiritismo que para um culto religioso.
      Hoje se discute muito a liberdade de imprensa, o conselho de mídia.
      Deve–se, urgente, pensar num conselho para a mídia religiosa.

      Um pastor não titubeia em atribuir uma cura normal. por processos medicinais,
      a um milagre. As maiores vitimas são as pessoas menos esclarecidas.
      Usam técnicas de hipinotismo para prostrar as pessoas no chão.
      Um dia desses eu assistia um culto da Igreja Renascer.
      O pastor, aquele dos dólares na bíblia, tentava derrubar um fiel.
      Como a cidadão não caia ele punha a mão no peito do cidadão e empurrava.
      Percebendo que estava dando muito na vista, ele parou.

      Houve uma época, na minha vida que eu praticava hipnotismo
      e fazia isso com as pessoas sem nenhuma evocação religiosa.
      A chave do sucesso é voce ter o domínio sobre pessoa,
      quando a pessoa se sente subjugada pelo hipnotizador
      o hipnotizador consegue tudo dessa pessoa,
      até que ela cometa um crime ou doe todos os seus bens.
      Isso precisa ser analisado sobre a luz do código penal.
      Os políticos em vez proteger os cidadãos vão pedir apoio aos vigaristas.
      Se tornam mais vigaristas que eles.

      É assim que agem as igrejas, não tem nada de sacrossanto,
      é tudo vigarice.

      Ate hoje eu exerço influencia sobre alguns parentes e amigos que
      tem melhorado de vida seguindo os meus conselhos.
      Estou sempre repassando a eles alguns novos descobrimentos da ciência
      que propiciam viver melhor e ter mais saúde.
      Nenhuma reza brava, apenas conhecimento cientifico.

  91. Ricardo…vê aí este poeminha do Drummond, postado ali no ConversaAfiada pela Carolina…

    “O sacrifício da asa corta o voo no verdor da floresta. Citadino serás e mutilado, caricatura de tucano para a curiosidade de crianças e indiferença de adultos. Sofrerás a agressão de aves vulgares e morto quedarás no chão de formigas e de trapos. Eu te celebro em vão como à festa colorida mas truncada, projeto da natureza interrompido ao azar de peripécias e viagens do Amazonas ao asfalto da feira de animais. Eu te registro, simplesmente, no caderno de frustrações deste mundo pois para isto vieste: para a inutilidade de nascer.”

  92. Sua Santidade, que me perdoem meus amigos católicos, reflete o que teve de mais baixo nestas eleições.
    Alguém aí falou em escroque?

    ***
    Não via a hora de chegar em casa para abrir a internet.

    Queria confrontar o noticiário e saber se Ratzinger estava mesmo opinando sobre como o brasileiro deveria votar e outras bobagens.

    Ai de nós, não fosse o Kotscho. Não fosse o Balaio.

    O Ricardo foi rápido e rasteiro – como se diz aqui no interior.
    ***
    Admiro alguns amigos católicos.

    E, passadas as eleições, pretendia ter com eles uma conversa.

    Diria que as políticas públicas defendidas por esses amigos nas inúmeras Pastorais, são nada mais, nada menos, que as adotadas com tanto sucesso pelo governo Lula e expressas por Dilma em seus programas.

    E, sem as paixões e excessos desferidos até aqui, seriam lembrados os avanços sociais representados pela candidatura Dilma e que tanto eles combateram.

    Mas, se o principal líder deles, se rebaixa ao levar adiante os delírios do combativo’ Malafaia?!
    Pobre igreja…

  93. …e enquanto o papa faz suas papa gaiadas, a Sandra lá de Salinas-Mg deixa em minha página do orkut, que estou usando para pedir votos pra DLMA, o link abaixo;

    ALÉM DE CONFIRMAR QUE MINEIRA NÃO VOTA EM PAULISTA

    QUE MULHERES MARAVILHOSAS SÃO AS MINEIRAS.
    !!!

    …Véim…vamu qui vamu…agora são 1:27 min. hoje vou até as cinco da manhã.

  94. Só falta a volta o do Torquemada e da santa inquisição. A igreja católica tem que ficar bem quietinha por que na sua história tem muita sujeira, como incesto, pedofilia e bacanais de deixar o Calígula corado.

  95. Sua Santidade,
    merece receber menção honrosa por intromissão em assuntos internos de um Estado laico. Será que Sua Santidade não está sendo usado pela ala mais retrógrada da Santa Igreja, no Brasil? Aquela mesma ala que peca ao mentir e proferir falso testemunho aos fiéis que vão ao templo em busca de apôio espiritual? Sua Santidade comunga com essa corrente?

  96. Kotscho,
    Noto que os seus nervos também foram afetados pela campanha. Isso é sinal que a campanha da oposição te afetou.
    Quem tem os nervos no lugar responde mais ou menos assim:
    “Eu creio que o Papa está coberto de razão. Os bispos podem se posicionar como qualquer cidadão. Eu sei que dos 400 bispos da Igreja Católica 5 estão contra mim e eu respeito. Agora eu gostaria que vocês dessem espaço para que os outros 395 pudessem se manifestar.”

    1. O PAPA não tem razão, ele como homem e cidadão deveria respeitar a opinão dos outros, quem foi que disse que pedofelia não é crime, é pior que a morte, por que a pessoa leva a vida inteira a se lamentar, o papa é tão inteligente, porque não acaba com a guerra santa, que de santa não tem nada, porque ele não faz um milagre e acaba com isso tudo, eu acho que ele é de carne e osso, sujeito a errar, deveria primeiro fazer o dever de casa e dar bom exemplo, e não se meter na soberania de um país, será que não Intalia não tem a lei do aborto. Eu sou a favor da vida mas sem impocrisia, alias a lei já existe é só cumprir, Eu sou livre para amar a Deus sem precisar de guia exploradores da fé e meter a mão no meu bolso. Desculpe esse desabafo. Sou Dilma!!!!!!!!!!

  97. O papa Bento não foi da juventude hitlerista?
    Faz sentido o papa Bento acobertar pedofilos e agora se imiscuir nas eleições. Melhor perguntar para a Monica Serra se ela fez ou não aborto. Até agora ela não negou. Já duas de suas alunas confirmaram sua declaração em sala de aula.

  98. É sô Kocho eu tbem stou muito indignado d ver tanta hipocrisia, tanta falsidade, tanta mentira, q o gde PIG é capaz d fazer prá s chegar ao resultado desejado, eles stão envolvendo pessoas q jamais deveriam s envolver ou até concentir com tda essa maracutaia q ocorre por busca d poder. Eu sou evangélico e stou starrecido d ver lideres até então bem conceituado no nosso meio mas q depois desse episódio com certeza vai dispencar no nosso conceito e vão ficar desmoralizado ante a gde massa d evangélicos, eles jamais deveriam s envolver nesse meio onde prevalece tda essa safadeza aí, principalmente com o candidato q stá comprometido com o incardido e q vem com a sua marca q prá nos povo d Deus já conhecemos, é lastimável meu caro Kocho e t aconselho prá o sr ñ generalizar e nem rotular tdos os homens d Deus como q falsos prq tem muito e posso t adiantar q a maioria esmagadora ñ faz parte e nem concente em tdo isso aí, prq a maioria ñ s venderam e nem foram influenciado graças a Deus. É DILMA neles prá dar continuidade ao gde Gov q LULA deu inicio e q ñ pode retroceder voltando as mesmas quadrilhas q desmontaram esse país.

  99. Ricardo, acredito que por essas posições, principalmente dos líderes religiosos de todas as denominações, as Igrejas vão sair dessa eleição fragilizadas. Um número razoável de fiéis, com certeza, estão deixando e continuarão a deixar de frequentar os cultos, as missas, os sermões, etc, e isso já está sendo muito bem percebido por todos os padres, pastores, bispos. Continuarão a seguir os ensinamentos de Deus, de Cristo, mas sem muita frequência às Igrejas. E isso vai levar um bom tempo para ser regularizado, se for. Mas, isso não podemos negar, muitos estão pensando diferente com relação as posturas, atitudes dos líderes de suas Igrejas.

  100. O que dói é lembrar que este papa fascista foi recebido com toda a cordialidade no Brasil. Que nunca mais ponha os pés em nosso país. O Brasil é dos brasileiros e não de gente com passado obscuro querendo palpitar em nossas eleições. Dilma certamente vai colocar estre sujeito em seu devido lugar!

  101. Serra aguarda, ansioso, uma participação de Deus, em pessoa, no seu Horário Político de logo mais… Parece que não gostou do pronunciamento do Papa; queria algo mais incisivo e indireto.

  102. Estimado Ricardo bom dia!

    Bem hoje tô miózinho, intaum deixa este passá tá!

    O Papa e o papo!

    Bem a grande verdade é que não tem mal que perdure!

    Hoje nós, ou seja: “os que pagam a conta”; estaremos livres da visão horripilante destas duas criaturas sombrias e abomináveis” com o encerramento da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão!

    Nesta sexta feira termina a disputa mais patética, medíocre, e de imprevisível baixo nível ao cargo de mandatário mor máximo desta nação! Uma campanha onde foram envolvidos de tudo um pouco: “Aborto, padres e pastores, bispos e agora o Papa!”

    Compete ao bispo “bispar!”

    Ao padre “padrear!”

    E ao papa “papear!”

    E aos demais aporrinhar!

    E Zefini! “Ai dos cofres Du Brasí!”

    É o seguinte: “Ganhe quem ganhar perde o Brasil!”

    Pela primeira vez na história desta nação seja quem for o eleito, nós teremos um derrotado no trono!

    Restos mortais de uma política falida!

    E aí meu Brasil?

    Brasil!

    Ei Brasil, você não merecia isto!

    O povo não merecia isto!

    Adeus Dignidade!

    Adeus Ética!

    Adeus Honestidade!

    Adeus meu adeus!

    Que fim triste!

    Ricardo me conta alguma coisa boa?

    Fale das cores de nossa bandeira.

    Cante o nosso hino,

    Abrace nossa gente,” Com abraços fraternos,!Solidários.”

    Dê os pêsames a cada um por mim? Por nós!

    Este pleito sepulta para sempre a nossa esperança na reconstrução da então débil democracia!

    Não me diga que o texto não é pertinente ao papo e nem mesmo ao Papa e vamos fazer um minuto de silêncio!

    Manoel Ferreira

    1. Não Aníbal, Não iria dar-me por satisfeito tampouco, estamos diante da escolha do pior entre os piores que restaraM!

      E se acaso a competência da escolha do nome para aquele que vai dirigir os rumos desta nação fosse minha acredite não seria nenhum político!

      Seria antes de tudo um homem e acima de tudo um patriota!

      Abraços fraternos amigo!

      Mané

  103. Eu fico me perguntando porque o papa não se esforça para acabar a pedofilia no seio da igreja católica. Pois o que ele tem RECOMENDADO aos padres e bispos é transferir os pedófilos para outra paróquia, como se isso apagasse os danos a estas crianças e suas famílias. Como se isso significasse que na outra paróquia o padre pedófilo não fosse mais atacar outras crianças. Será que o papa acha que uma criança abusada sexualmente não irá carregar para o resto de sua vida as marcas dessa brutalidade tão perversa quanto o aborto? Será que ele pensa que Deus considera a pedofilia (principalmente cometida por alguem que o representa na terra) um pecado menor? Se isso for verdade, eu pecadora, humana com todos os defeitos próprios da natureza human, acho isso uma brutal INJUSTIÇA!! DEUS INJUSTO, PERVERSO, SEM SENTIMENTO, SE QUER HUMANITÁRIO!

  104. Aliás, nunca entendo porque o Papa tem que dar tanta opinião. A mim, por exemplo, ele não dfiz nada, pois não me representa. Ele fala como se o mundo fosse católico, mas não é. E mesmo que católicos sejam maioria, isso não quer dizer que devem ser cegamente obedientes. Imagina o que seria isso?!

    1. O catolicismo não é a religião que tem mais seguidores.Um país sozinho tem mais budistas que católicos em todo o mundo,é a China,isso fora o Islamismo,os ortodoxos e o protestantismo,portanto.

  105. Agora, o serra vai ter que se explicar para os católicos seguidores do papa ratzinger: o que dizer sobre o aborto de mõnica serra, sua mulher ? Vai se confessar ao bispo de Guaruhos?

  106. Kotscho e blognautas do Balaio.. bom dia!

    Pior e mais suspeito é o Bento XVI externar sua opinião algumas horas antes da eleição!

    Sou católico e nestas horas me envergonho do papel da Igreja.

    Mas como diz minha mulher: ”
    a igreja é Deus. a igreja não é papa, bispos e padres. se fosse, já tinha fechado”

  107. Bom dia
    Espero que o Serra esclareça o povo de São Paulo sobre o sistema de corrupção que aconteceu nas obras do metrô de São Paulo, ou será que vai dizer que é trolóló?
    Este Serra é um brincalhão, ele etsá brincando com a democracia.`
    É Dilma na cabeça

    Reinaldo

  108. O pior é a mídia brasileira dar trela a isso, mostrando toda sua baixeja. Se fosse o Rafael Correa, Evo Morales ou o Hugo Chavez a fazer algum mísero comentário, certamente a mídia iria cair de pau, falando em ingerência, absurdos, e mais absurdos…

    O Governo Brasileiro primeiro não deveria ter assinado aquela patética concordata com o Vaticano. Agora, com a Dilma, espero que revejam e abram os olhos sobre quem está ao lado mas lhe apunhá-la pelas costas: aliás, não parece uma estratégia da juventude hitlerista?

  109. Quanto absurdo nessa matéria e nesses comentários! O Papa tem sim direito de se manifestar, principalmente porque ele estava se dirigindo aos bispos, ora!
    A Igreja acredita que a fé cristã deve se refletir na vida e não ser algo desencarnado.
    O ódio que há nessa matéria e nos comentários só reflete o vazio do homem, mergulhado no materialismo e no relativismo moral.
    Se, como alguns dissream, o Papa não representa nada então por quê o incômodo com sua manifestação?
    E a afirmação cretina do autor de que o Papa “chegou atrasado e entrou de gaiato”? Há hora certa para falar o que se pensa? Por favor sr. Kotscho! Vejo que a senilidade está chegando para vc…
    Engraçado q ninguém fala de pastores que inclusive aparecem na campanha de Serra como o Silas Malafaia, mas se um padre, bispo ou o papa falar todo mundo cai de pau levantando asneiras como “o papa devia se preocupar com a pedofilia” (ele está combatendo para quem nao sabe) ou “ele não foi da juventude hitlerista?” (muitos jovens o foram sem ter ligação com o Nazismo, vai estudar história, energúmeno).
    Enfim, reveja seu conceito pois exigir que alguem nao se pronuncie é ditatorial. Como aliás é a linha do PT.

    1. Quem é o papa?
      Não conheço, nem tenho interesse.
      Ele falou alguma coisa sobre o Brasil? Bom se ele é brasileiro pode falar a vontade, e penso que nem vai fazer diferença nenhuma.
      Deixe o cara, ele tá precisando desabafar.
      O Serra apelou pra boataria, pra o aborto, pros padres… e agora, perdido por perdido, até ao papa.
      Eu teria vergonha de participar, mas este é cara de pau e usa de todos os artifícios.
      Mesmo assim vai perder.

    2. Em primeiro lugar, sua mãe não deve tertido o desprezo a qual merece e não te dado um nome. Afinal mãe é mãe. Segundo, como o Papa, todos nós aqui temos o direito de colocar suas idéias, suas opiniões, aconselhar amigos menos experientes ou mesmo sendo um lider de alguma igreja ou seita ou seja la que nome a antropologia queira dar, de mostrar a posição da linha religiosa que segue.
      Terceiro, Existe sim uma grnade parte da humanidade mergulhada na escuridão, na ignorancia por acreditar em uma religião totalmente manipulada a qual Calvino e Lutero se rebelaram mas continuaram a pregar a manipulação do cristianismo, ou melhor, paulinismo.
      Gostaria de saber em que escola estudaste medicina, e em que universidade fizestes o doutorado em psiquiatria e a quanto tempo militas nesta profissão para atestar a senilidade do Kotsho e onde viu tal fato surgindo.
      Agora aguenta ao tranco. Você é um bosta que não tem coragem de colocar seu n0ome em um comentario de um blog democratico. Tens a beocidade ( que me perdsoe Napoleão) daqueles que julgam, acusam, afirmam teorias fétidas dos covardes, dos pustuilas os quais se acham os senhores da verdade inclusive mandando estudar história a quem nem sabes a que volume ou grau atinge a cultura de quem criticas.
      Ora, senhor “EU”, acrescente um sobrenome como por exempo EU SOU UM… casa bem com sua pieguisse barata de banheiro de prostibulo de beira de estrada.

    3. Você só chegou agora ao blog, e não está sabendo o que se passa. Os protestos contra o papa, contra o Malafaia, contra os panfletos da igreja de guarulhos e seu bispo tresloucado, o caso da gráfica do psdb, os comentários sobre o aborto, a posição de Dilma e de serra, e sua mulher, que até agora deve uma satisfação à opinião pública brasileira, pela infeliz declaração sobre Dilma, etc, etc… Tudo isso aqui foi ventilado, debatido, gritado, sussurrado. Quem não mostra nada disso é a grande imprensa, que esconde tudo o que o senhor serra faz de errado, pelo menos a sua campanha. Por que se abrissem o jogo, com certeza, não teríamos o segundo turno, arrancado graças às artimanhas e o poder qu essa imprensa tem, e é inegável, e devido à Marina. Ela foi uma alternativa, tlvez tenha evitado, naquela altura, o plebiscito que agora se impõe, o projeto de Dilma ou o do serra, a defesa do Brasil o entreguismo privativista do psdb? Você pode escolher… A confissão do seu voto está na aplicação da palavra “energúmeno”, e na necessidade de sempre xingar alguém. Que pena…

  110. Pela falta de ações da igreja em proteger as crianças desamparadas, só posso imaginar que, esta preocupação em ser contra o aborto, tem como único motivo aumentar o o contigente de crianças para que eles possam fazer o que mais sabem fazer em relação às criancinhas.

    Ô povinho vagabundo.

  111. Parabéns Ricardo, sou católico mas tenho a mesma opinião, a igreja deveria se preocupar com coisas mais graves(pedofilia) que acontece sob seus olhos e esses bispos não tomam providências.

  112. A hipocrisia da igreja catolica é demais, mas vai acabar no proximo domingo com a eleição de Dilma, é como voce disse depois tudo isso volta o que era ante.

  113. Depois dessa do papa, vale lembrar as palavras de Lutero:
    “A igreja é uma prostituta, mas é a minha mãe.”
    Isso vale para todas as igrejas.
    Não existe seitas. Igreja é uma assembleia popular grega que se reunião para discutir os problemas da comunidade.
    É uma pena que a Igreja deturpou seu sentido original e virou esse Leviatã religioso.
    Só espero que a verdade vença a mentira.

    1. “A igreja é o ópio do povo, não sou um anestesiado” (atribuido ao ateu Karl Marx) . No ano de 1915 as cirirgias eram realizadas com o paciente dopado por ópio..

  114. O Serra apelou pra boataria, pra o aborto, pros padres… e agora, perdido por perdido, até ao papa.
    Eu teria vergonha de participar, mas este é cara de pau e usa de todos os artifícios.
    Mesmo assim vai perder.

  115. Será que a turminha do Opus Dei do Alkmin resolveu pedir uma forcinha à Sua Santidade? Era só o que faltava, agora.

    Será que o senhor Ratzinger, ex representante da Inquisição Católica, não percebeu que a Idade Média já se foi há tempos? Não sou cristão, mas respeito os cristãos. Portanto, grito com todo o respeito: CALA A BOCA, PAPA!

  116. É papel da igreja defender a vida, quando a política é uma ameaça a vida, cabe a igreja lutar em favor da vida.
    São cegos que não querem ver que não se trata de partidarismo. A igreja esta sendo ameaçada, pelo PT.
    Querem calar quem envia email de fatos reais anteriores.
    São ações antidemocráticas que estão surgindo, muitos não querem ver.

  117. Parabéns, ao Papa!
    Só penso que se o seu anuncio mudar o rumo das eleições, a sua vida do papa pode estar ameaçada, como fizeram, ameaçando o Bispo Dom Luiz. Que Deus os proteja, ele e os outros de coragem que não calaram.

    1. O sr papa perdeu uma grande oportunidade de ficar quieto. Sou católico, mas não quero ser tutelado como se fosse um sujeito acéfalo. Quero usar a minha inteligência para decidir o meu voto, mas temo por aqueles que são facilmente influenciáveis por essas atitudes anacrônicas tomadas em nome da religião. Eu posso votar para Papa? Não, porque não é de minha alçada, leiga, influenciar as decisões da instituição igreja. Ela, por sua vez, não deve criar ondas num já conturbado processo eleitoral, pois prejudica mais ainda o andamento deste, pois acirra os ânimos e não leva à reflexão, pois o que a igreja deseja é que os fiéis acatem a sua decisão, passando por cima das conjecturas individuais. Chega de manipulação. Deixe que cada um vote de acordo com sua vontade e não estimulem as dúvidas, o terror e o amedrontamento dos mais simples, pois aos mais cultos, letrados, essa influência já não se efetiva…

  118. É mais que vigente que o Cristianismo deve cair.

    Seus dogmas, independente de suas interpretações, devem ser minuciosamente analisados, debatidos e divulgados como prova de mecanismos de uma Instituição Internacional Política, que foi fundada com suporte de

    Governos e, principalmente hoje, ainda que fragmentado em milhares de correntes cristãs, trabalha como meio de manipulação pscicológica E financeira em prol de enriquecimento às custas da população, ou como diz a Bíblia, o rebanho.

    Há, sim, cristãos que atuam de forma social e eticamente responsável, na reestruração social e pscicológica de detentos, de órfãos, de moradores de rua, desamparados e até em instituições educativas, quando toleram o livre arbítrio. Entretanto, é alarmante o crescimento de igrejas que, sob a autorização do governo, não pagam impostos e cobram 10% do DINHEIRO dos fiéis para manter o Reino de Deus. Em algumas há, inclusive, a cobrança de TRÍZIMO, alegando o número 3 como bíblico.

    Como exemplo do rapaz judeu de Belém, ofereço os dois lados da minha face para que batam nela. Com argumentos.

  119. A vingança de Deus contra as baixarias de Serra…

    Em caminhada, FHC perde sola do sapato e diz: ‘Fiz tudo o que Serra pediu’
    por Bruno Siffredi

    Daiene Cardoso, da Agência Estado

    Durante caminhada pró-José Serra (PSDB) nas ruas do dentro de São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta sexta-feira, 29, que fez tudo o que o candidato do partido a presidente pediu na campanha. “Tudo o que ele (Serra) pediu, eu fiz”, afirmou, ao ser perguntado sobre a participação na campanha tucana. FHC acompanhou a manifestação da militância até o Viaduto do Chá, onde perdeu a sola de um dos sapatos que calçava. Questionado sobre se eram “percalços” da campanha, FHC brincou: “Assim que é bom, gastar sola de sapato.”
    Fernando Henrique disse também que São Paulo e Minas Gerais são os “fiéis da balança” na disputa presidencial e que Serra tem chances de virar o jogo. “Eu sou sempre otimista. Dá para virar, dá para ganhar”, disse Fernando Henrique. O ato segue marcado por tumulto, com disputa por espaço entre os militantes nas vias. A caminhada é liderada agora pelo governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB).

  120. Creio que o Papa, esteja pensando que voltamos a idade média,onde a igreja influenciava diretamente nas questões políticas de grande parte dos países da época.

    Sinceramente,ha tempos eu não pisava em uma igreja,depois dessa,creio que não voltarei a freqüentar a mesma.

  121. Kotscho: fugindo um pouco do assunto, que já comentei em post anterior, queria te pedir um favor, em meu nome e em nome de outros tantos brasileiros enojados com essa mídia golpista. Ainda temos que “sobreviver” ao debate global e suas baixarias, aos jornais televisivos de amanhã, aos jornalões da velha mídia de sábado e domingo, ao panfleto terrorista, à cbn sábado e domingo inteiros, fazendo campanha pro “candidato do papa”… mas, salvo algum grave imprevisto, Dilma será proclamada Presidenta do Brasil já no domingo à noite. Por favor: você que tem acesso fácil, livre, à candidata e ao Presidente Lula, peça aos dois, encarecidamente, que Dilma NÃO conceda suas primeiras declarações como Presidente a NENHUM veículo do PIG, principalmente à Globo! Se ela fizer isso, estará esbofeteando uma boa parcela de seus eleitores, sobretudo nós que atuamos na internet, nas redes sociais e na Blogosfera Cidadã nessa guerra covarde contra a mídia golpista e o jornalismo de esgoto. Que Dilma dê uma entrevista COLETIVA. E se tiver que ser individual, que não seja para a Globo! Muito obrigada. E continuemos na luta! Dilma Lá!!! (Blog “Abra a Boca, Cidadão”)

  122. Como todo bom Petista……Se não for a seu favor é errado…..

    O que melhorou nesses 8 anos de Governo Lula? Educação (nunca esteve pior), Segurança (nem se fala), Saude (pelo amor de DEUS), Infraestrutura (????).
    Então??? O que teve de bom esse governo?? Só crescemos porque o Mundo cresceu. O Brasil foi um dos paises que menos cresceu neses ultimos anos.
    O Brasil cresceu APESAR do Lula

    1. Prezado senhor Henrique , já conversou com algum jovem que frequenta a Universidade pelo PROUNI.?Falou com um pai de uma pessoa beneficiada pelo sistema de cotas? O Brasil melhorou e muito. Não viaja um naõ frequenta supermercados?. Infraestrutura ? Tem viajado muito pelas rodovias federais Eta pessoal dos 4%!

    2. Sr. Henrique
      Nunca antes neste pais o povo teve tanta melhora em suas vidas. O pior cégo é aquele que não quer ver.
      Vou dar só um pequeno exemplo: Tenho 76 anos, sou aposentado do INSS e recebo menos do que tres salarios minimos.
      Alem de minha vida ter melhorado em todos os sentidos, antes eu não podia fazer nem uma viagem até Pirituba. Agora já viajei por diversos estados do Brasil de avião (que antes era um luxo só pros abastados). Pude nessa altura da minha vida graças ao presidente Lula desfrutar de coisas que pareciam impossiveis.
      Obviamente existem as pessoas que não se conformam em ver ao seu lado no assento do avião uma pessoa da ¨gentalha¨ que eles abominam.
      DILMA será a continuidade de tudo de bom que Lula plantou e ninguem vai poder derrubar essas arvores com suas motoSERRAs.

    3. A educação pública em SP, as escolas estaduais estão sob o comando do josé serra e do psdb há dezesseis anos. Portanto, se você fala de SP, vá reclamar com o mais preparado, pois o estado que mais arrecada tem um arremedo de administração, mesmo com a imprensa escondendo todos os podres dessa gestão. Não seja mais um inocente útil.

  123. Uma coisa que chegou no fim, que devia ser
    dito antes que quem deixou de votar no primeiro
    turno pode e deve votar no segundo turno.

    Qual a razão para que isso não fosse dito antes?
    Medo de quem não votou?

  124. Olá Ricardo, e caros bloguistas.

    Num desses últimos comentários que fiz como conhecedor profundo do PT; falei da difícil missão do presidente Lula em coordenar e domar todas as tendências ou linhas ideológicas que existem dentro deste Partido.

    E são essas “Tendências ideológicas” que estão dando “panos pra manga” nessa Campanha presidencial que, para muitos, inclusive para Você – Experiente comentarista político da atualidade – nem um cientisfta político é capaz de decifrar e acertar o resultado de uma eleição.

    Assim, a Dilma já seria a vitoriosa deste primeiro turno, não fosse a sua interferência ou fala dum tema tão polêmico e delicado quanto o aborto.

    Vale informar que existe um projeto sobre tal tema lá no Congresso Nacional – mas ainda não fora debatido devido a sua complexidade.

    “O que sai da boca – jamais voltará para a boca”. E, parabéns ao Lula em afirmar que estão dispostos a pagar pelo erro – custe o que custar.

    É muito importante quando um homem erra e assume o seu erro. E o PT, infelizmente, errou, e está pagando muito caro pelo seu erro!

    Todo mundo tem o direito de errar; o que não pode é persistir no erro. “Persistir no erro é ignorância ou burrice”.

    É impossível calar os discípulos de Cristo – que é o maior político que já passou pela Terra. Porque todo cristão é um ser simbólico que vive de símbolos e sentimentos. E toda palavra que ora sai da boca de um ser humano só traduz a intenção ou sentimento da alma.

    Principalmente quando sai da boca de um influente ou notório líder político.

    Se errou tem que pagar…

    Já foi o tempo em que a mídia e a igreja, qualquer que seja, interferia no resultado de uma eleição de Presidente.

    Hoje, cada cidadão analisa o total das ações de um político, e não, somentes os deslizes de uma fala ou discurso infelez como acontecera com a nossa Candidata: opinião insensata, de um programa de campanha de um partido que pensou somente em “versões”, e não em propostas de um grande Projeto político para o tema em questão.

    Porque a maioria do povo brasileiro é contra o aborto. Todo mundo é a favor da vida!

    Afinal, nem as tendências de opiniões de eleitores verificadas pelos institutos de pesquisas já não interferem mais no resultado final de uma eleição.

    Servem apenas de sinal ou referencial para comparação de preferências – levando em consideração o grau de rejeição desse ou daquele candidato.

    Na hora do voto – falará a voz da consciência. E viva a Democracia!

  125. O que a igreja fez com os candidatos foi chantagem.
    Chantagem religiosa, exemplifica bem o carater das igrejas.

    São todos chantagistas com os seus fieis e com os politicos.

    No meu tempo de religião a gente ganhava o céu com boas açoes,
    hoje a gente compra.

  126. Li o texto do papa orientando os bispos do brasil,ele está cuprindo seu papel não previgeliou niguém não direcionou o voto para ninguèm,voces que estão reclamando são a favor do aborto, dilma 13é meu voto.

  127. Bom dia
    O Papa deu palpite sobre o aborto, porém esqueceu de dar palpite sobre os padres e pastores que estrupam as criancihas acho isto um absurdo em pleno século 21 a gente ouvir e ver boatos e relatos de padres e pastores estrupandos criancinhas, aonde está a coerencia, isto sim é ser a favor da morte e da violencia.

    Reinaldo

  128. Sem entrar mais em polêmica, pois os defensores do serra infelizmente não são capazes de traçarem comentários sem descambarem para as ofensas e aquele monte de sinais gráficos, recursos baratos de quem domina muito pouco o ofício de escrever, comento que a igreja católica tem muitas questões relevantes dentro de suas instituições, como a pedofilia, gravíssima, que já são suficientes para ocupar o papa e seus assessores, que se torna dispensável a sua intervenção no processo eleitoral brasileiro em andamento. Quando João Paulo II optou pela expansão da RCC, Renovação Carismática Católica, o fez em detrimento da igreja popular, muito importante no nosso continente latino-americano, tão sofrido e explorado, e acabou por sufocar o movimentos das comunidades eclesiais de base, que eram a igreja no meio dos menos favorecidos, a igreja de Cristo bem junto dos necessitados. Trocou essa proximidade com as transformações sociais pelo conservadorismo alienante dos carismáticos, formato mais ao gosto de uma classe média urbana, frequentadora dos shopping-centers. Realmente, não foi uma boa escolha, tanto que o número de fiéis continua a cair, e aqueles que se afastam aos poucos, dificilmente voltam. Quem calou Leonardo Boff, o fez por não conhecer a realidade social da América Latina, de sua população, ou o fez com intenções menos confessáveis ainda. Estudei em escolas católicas, participei dos movimentos como TLC, encontro de jovens e de casais. Hoje me desiludi com tudo isso, a diferença entre o que se fala e o que se faz é abissal.

  129. Olá, graças a cabeça do povo que mudou,com o estudo e da internet,não acreditamos mais na mídia (PIG).
    Padres, pastores,tão se acabando,só querem dindim e gostão muito de crianças,
    Tenho certeza, que daqui a uns 40 anos, igreja só prá conserto musical ou boite,vai ser coisa do passado.

  130. O Papa que vá cuidar dos pedófilos que provocaram danos irreparáveis pelo mundo afora.Gostaria que orientasse seus padres,principalmente aqueles que tem influencia nas cidadezinhas do interior para acompanharem as administrações incompetentes que deixam o povo sem Saúde,Moradia,Empregos,Educação,Segurança,etc e tal.A intromissão da Igreja deveria ser constante por todo o território nacional,já que o Papa está preocupado com as gestantes,que se preocupe também com o restante da população miserável que sofre nas periferias e favelas.Na verdade de que lado está o Papa?Apoiando as elites ou os esfomeados deste Brasil?

  131. Nao acredito que o Papa tenha dado palpites na nossa eleiçao o tratado e assunto pregado pela igreja catolica creio que que o assunto foi explorado pelo momento politico que vivemos. RICARDO ja votei hoje espero que poderei dizer orgulhoso que ajudei a eleger a primeira presidente mulher do Brasil. Nossa eleiçao e triste nao se pode fazer festa no dia deveriamos ter liberdade de andar com nossas bandeiras, vibrarmos neste dia. Sera que nao esta na hora de mudar a legislaçao eleitoral ser mais alegre e festiva VIVA O BRASIL

  132. Acho muito contraditório um país laico não cobrar impostos como IPTU e ITR das instituições religiosas. A Igreja Católica é proprietária de muitos hectares rurais e diversos patrimônios urbanos. Das Igrejas Evangélicas, são incontáveis prédios urbanos com arquitura moderna de luxo e pompa.Tudo isto está isento de impostos porque a Igreja Católica no princíupio do descobrimento ajudou escravizar índios e amestrar ou dominar os negros revoltados. O Santo do Pau-Oco que muito ouro levou para Roma está aposentado e agora o assalto é feito pelos Pastores usando como arma a Palavra Distorcida.
    Está na hora do Estado começar cobrar imposto desses espertalhões dos Templos. Essas instituições ( a Católica Principalmente) são proprietárias de Universidades e Escolas cuja as mensalidades não cabem no bolso de um filho pobre de Deus.
    Quanto às aulas religiosas que a Igreja Católica quer impôr nas escolas, ficará bem aproveitável o resultado dos aprendizados. Ora, já imaginou uma grade escolar com essa matéria não poderia beneficiar só a Igreja Católica como também deveria beneficiar todas as outras inúmeras denominações e, então, com quatro aulas por período escolar teríamos só aula de religião. As demais matérias esclares poderiam ser dividas uma em cada semana. Creio que estamos chegando ao limite dos Aiatolás. Deus nos livre dessas imbecilidades.
    Quanto aos símbolos religiosos deverá ficarem bonitos os orgão públicos com uma pombinha branca num coração vermelho, várias imagens de todos os santos e etc, sem contar os orixás que também deverão ter seus espaços. Um verdadeiro presépio miscigenado. kkkkkk
    Irá ter alguém que colocará também a imagem em cera do Rei do Futebol.
    Sem mais comentários, só uma coisa: O que pensa Nosso Senhor Jesus Cristo acerca de todas essas babozeiras religiosas?

  133. Quem Quer dinheiro ? Silvio caiu do cavalo e de quatro. Após um programa tão lindo sobre a ajuda a AACD, agora um balde de água fria sobre o Panamericano . Eu não empresário um homem que têm 44 Empresas realmente não tempo para admistrar todas ao mesmo tempo. Que isto sirva de exemplo para o homem do baú, se não ele vai perder tudo e voltar a ser camelô aos 80 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *