Dilma só não se elege domingo no Datafolha

Dilma só não se elege domingo no Datafolha

Caros amigos,

não esqueci de vocês, mas é que tive um problema de saúde na volta do Recife (nada muito grave) e passei esta quinta-feira no pronto-socorro esperando a internação no hospital Sirio-Libanês. No Brasil, até os hospitais andam lotados, não são só os aviões e os aeroportos…

Enquanto espero a primeira refeição do dia, escrevo rapidamente só para dar uma satisfação aos leitores do Balaio e falar de uma constatação que fiz ao ler o noticiário: apesar de todo o barulho dos últimos dias, do tal “sobe e desce das pesquisas”, tudo indica que a eleição será mesmo decidida já no domingo.

Pena que não vou poder votar (eu voto em Porangaba e não deverei ter alta até domingo). É a primeira eleição que perco na vida. Votem por mim.

Abraços,

Ricardo Kotscho

*** 

Três dos quatro principais institutos de pesquisa do país _ Ibope, Vox Populi e Sensus _ apontam a vitória de Dilma Rousseff já no primeiro turno das eleições, com mais votos do que a soma dos seus adversários, fora da margem de erro, segundo as mais recentes pesquisas divulgadas.

A exceção, mais uma vez, ficou por conta do Datafolha, que registrou uma diferença bem menor a favor de Dilma. Explica o jornal do mesmo nome: “Os rivais de Dilma somam 48% dos votos válidos; ela precisa de 50% mais um para vencer já neste domingo. Como a margem de erro é de dois pontos, é impossível afirmar com segurança que não haverá segundo turno”.

Com segurança, de fato, ninguém pode afirmar nada, antes da abertura das urnas, mas vamos aos últimos números:

Vox Populi: Dilma 55 X 45% da soma dos adversários. Diferença de 10 pontos nos votos válidos.

Ibope: Dilma 55 X 44% da soma dos adversários. Diferença de 11 pontos nos votos válidos.

Sensus: Dilma 54 X 43% da soma dos adversários. Diferença de 11 pontos nos votos válidos.

Datafolha: Dilma 52 X 48% da soma dos adversários. Diferença de apenas 2 pontos.

O que explica esta discrepância que chama a atenção? A explicação mais frequente é a diferença na metodologia aplicada pelos institutos. O Datafolha é o único que ouve os eleitores na rua, em pontos de movimento; os outros três fazem entrevistas domiciliares.

Como o Datafolha adota a mesma metodologia desde a sua fundação, e nas eleições anteriores não houve tanta diferença nas projeções, alguma coisa estranha acontece este ano. O Datafolha foi o último a admitir a passagem de Dilma para a liderança e a possibilidade de ganhar no primeiro turno. Seus números sempre foram mais favoráveis aos candidatos da oposição.

O colega Merval Pereira, de O Globo, sugeriu hoje, em sua coluna que “essas diferenças entre os institutos de pesquisa vão ter de ser estudadas quando acabarem as eleições”. Também acho. Resta saber quem fará este estudo e onde será publicado.

Como escrevo antes dos últimos programas eleitorais na TV e do debate da Globo, em que todos jogarão sua última cartada, corro o risco de quebrar a cara, claro, mas desconfio que não há mais tempo para grandes novidades no front eleitoral. Pode ser que todos estejamos errados e só a Folha tenha os números certos.   No domingo, vamos saber.

Em tempo: no último dia do seu rally aéreo pelo país, a bordo do jatinho do JN, quero dar os parabéns ao repórter Ernesto Paglia pelo belo trabalho jornalístico que levou ao ar e por nos mostrar um Brasil real que, na rotina do dia a dia das redações, ficou sem espaço na mídia. Não se deve confundir o trabalho sério do repórter com a política editorial da empresa onde trabalha.

232 thoughts on “Dilma só não se elege domingo no Datafolha

  1. O DATAFOLHA É TENDENCIOSO E JOGA COM A IMPRENSA GOLPISTA DE SÃO PAULO. DILMA VAI GANHAR INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA. SABE POR QUE? PORQUE ELA É APOIADA PELO MELHOR PRESIDENTE DOS ÚLTIMOS TEMPOS NO BRASIL. NUNCA SE TEVE TANTA POPULARIDADE NO BRASIL COMO O LULA ESTÁ TENDO AGORA. QUALQUER CANDIDATO APOIADO POR LULA VENCERIA ESSA ELEIÇÃO. SEJA NO PRIMEIRO OU SEGUNDO TURNO.

    1. Osvaldo discordo dessa sua afirmação, o Serra e o FHC, ninguém quer eles de novo, nem com o apoio do Lula, as pessoas diriam que o Lula estaria doido.
      Eles (FHC/Serra) são personas non grato para o Brasil.

  2. Lembro me das eleições na minha infância, década de 60.
    O voto era feito por cédulas.
    O eleitor recebia, na sessão, as cédula de todos os candidatos.
    Entrava numa tenda, escolhia as cédulas, colocava as cédulas num envelope,
    Na saída da tenda depositava o envelope na urna.
    Os candidatos espalhavam suas cédulas pela cidade,
    muitos já vinham com os envelopes prontos.

    O latifundiários reuniam seus empregados na pátio da fazenda,
    davam, a todos, os envelopes prontos para votar.
    Conduziam os seus empregados até bem próximo do local de votação.
    Como havia uma área restrita a pedestre, os fazendeiros acompanhavam a pé os seus
    empregados até a sessão de votação.
    Era chamado o voto de cabresto que garantia a eleição de muitos coronéis.
    Muitos trocavam as cédulas dentro da tenda.
    Quando o fazendeiro percebia, pelos resultados, que as suas ordens não foram
    integralmente cumpridas, começava a degola na fazenda.
    Muitos perdiam seus empregos sob a desconfiança do patrão.

    Hoje temos a urna eletrônica que garante a independência do eleitor.
    Salve a tecnologia apesar dos constantes rumores na internet.
    Em todas essas eleições que usaram a urna eletrônica nunca foi constato fraude.
    Pergunta os mais céticos: por que os americanos não usam a urna?

    Porque não sei. So sei que na eleição do Bush deu a maior confusão na Florida,
    onde o seu irmão se elegeu governador.
    Eles não conseguiram contar os votos e ficou uma tremenda duvida.
    Isso nunca aconteceu no Brasil.
    Dia 3 leve a sua colinha para não errar, não esquecer.
    Vote 13, o numero da sorte.

  3. Amigo, pode deixar, o médico vai te dar alta no sábado e ainda vai colocar seu voto na imaculada urna porangabense.
    Cuidado para não passar na Barão de Limeira, la o voto muda, a urna muda, pode mudar até Porangaba e te levarem para um local ermo…rsrsrs
    Não vou brincar que voto por você porque ai vão dizer que estamos usando a carteira de identidade sem o título e votando um pelo outro, afinal somos parecidos…Tanto você como eu somos altos, olhos azuis, cabelos longos, corpo espartano e bem cuidado, lindos.
    Um forte abraço e estimo suas melhoras totais até sábado.

  4. Caro Kotscho,

    É bom ter você de volta.

    O blog é seu, mas como você nos deixa à vontade estou compondo o comittê de recepção.

    Assim como eu, tenho certeza que os demais internautas passaram o dia tentando interpretar – baseados nas pesquisas – o que se dará no domingo.

    Não havia como fechar a conta do embate Dilma x Serra, antes desse seu post.

    Agora, salvo ‘acidentes’ de última hora, os eleitores farão justiça a Lula consagrando Dilma sucessora nas próximas etapas de seus programas sociais.

    Quanto ao Paglia, foi muito bom você separar os propósitos dele, dos de seu patrão (Globo), porque eu assistia as reportagens com os dois pés atrás, para saber até onde a emissora queria chegar.

    Já a proposta do Merval, taí um tema proposta a ser bancada pelo PT nacional.
    Para que, nas próximas eleições, nossas políticas sociais não tenham sua continuação ameaçadas pela mídia desta encabrestada elite brasileira.

    E a primavera, tá aí, prá quem quiser apreciá-la.

  5. Ricardo,
    melhore rápido…ah e por favor: evite assistir aos jogos do seu time, para evitar o stress!!!! um grande abraço, estamos rezando por vc!!!!
    Walace Lara

  6. Caro Ricardo,

    Cuide-se meu amigo. Melhoras.
    Ao que tudo indica Dilma será eleita já no domingo. Alívio para a militância, com emprego garantido para os próximos 4 anos. Que desespero da galera!!! Só em pensar em voltar a fazer greves sem a “boquinha” garantida…..ufa!!! Tomara que o Brasil passe incólume por mais esse período. Que a corrupção e os escândalos ao menos diminuam. Que a Dilma use toda sua experiência político/administrativa na condução do País ao status de 1º mundo pois, segundo todas as previsôes oficiais, nossa economia estará ainda mais forte nos próximos anos. Que a Dilma consiga consolidar ainda mais a democracia em nosso País, ampliando a liberdade de imprensa, punindo exemplarmente todos os maus funcionários públicos (aqueles que praticam o tráfego de influências, empregando parentes e amigos). Que a Dilma use sua experiência passada em criar guerrilhas contra a corrupção, o nepotismo, o favorecimento de aliados políticos (Sarney, Collor, Maluf etc.). Vamos torcer pelo Brasil, que ela faça um bom governo. Mais uma vez: melhoras Ricardo.

    1. Caro Johnny,
      É óbvio que não posso discordar de você quanto ao fato de a corrupção, o nepotismo e o tráfico de influências configurarem métodos anti-republicanos, anti-democráticos e altamente condenáveis de prática político-administrativa.
      No entanto, ouso afirmar que não há, no mundo, e desde que o mundo é mundo, qualquer instituição pública ou privada em que tais práticas não ocorram, em maior ou menor grau.
      Para exemplificar, veja só o que está ocorrendo, agora, no Banco do Vaticano:
      http://tudoglobal.com/blog/editorias/79551/lavagem-de-dinheiro-no-vaticano.html
      Portanto, imagine você administrar e ser responsável por um organismo complexo e tentacular como é o governo federal brasileiro. Para impedir, vedar totalmente, as práticas acima apontadas, só com a instalação de um imenso “big brother”!
      Quanto à liberdade de imprensa, que você pretende ampliada no futuro governo, eu pergunto: quando, onde e em que momento a imprensa foi impedida de veicular o que bem lhe aprouvesse nesse último governo?
      Pelo contrário, ela teve tanto liberdade que pode até mentir impunemente:
      http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=138277&id_secao=1
      O que não se deve confundir é liberdade de imprensa com o direito de criticá-la, o qual deve ser assegurado a todos, inclusive ao Presidente da República, você não acha?
      Por fim, quanto às “boquinhas” da militância, concordo que o PT tem um grande apetite por elas. Mas não acho que o “aparelhamento” do Estado tenha se dado, no governo petista, em nível superior ao de qualquer governo anterior. O que incomoda um pouco é que os postos estão sendo ocupados por “sindicalistas”, ou seja, por “estranhos no ninho”. Anteriormente, os apaniguados eram mais cheirosos.
      Caro Kotscho,
      Um abraço e boa recuperação.
      Você encontrou o Beluzzo por aí?

    2. Caros amigos Anibal e Rui Garcia,

      É verdade que hoje temos instituições bastante sólidas. Também é verdade que é dificil controlar todos os níveis da administração pública para evitar os problemas havidos recentemente. O que eu tenho cobrado muito do PT é todo o discurso que ajudei a criar de 1980 a 2005 (quando desisti) sobre a luta contra essa corrupção, alianças espúrias, sacanagens (não preciso aqui lembrar do Silvinho, Zé Dirceu, Genoino etc.) e, depois que assumimos o poder em 2002, misteriosamente “esquecemos” todos os nossos valores éticos pelo qual tanto lutamos durante mais de 20 anos e tivemos que nos “adaptar” ao poder. Repito: jamais questionarei as grandes realizações dos últimos 8 anos, só queria um pouco mais de coerência do partido e do Lula nos quesitos ética, transparência e vergonha na cara. Até 2002 lutamos, criticamos, nos revoltamos, entramos em greve, fizemos de tudo na defesa desses valores e agora nos juntamos a Sarney, Collor, Maluf etc. Podem me chamar de ingenuo, concordo, mas ao menos sou coerente e não mudei minhas idéias quando meu ex partido assumiu o poder. Um abraço a todos

  7. Melhoras Kotscho!
    O Datafolha, depois das eleições, deverá rever sua metodologia, se não quiser perder ainda mais sua credibilidade.
    Todo mundo já sabe que vai dar Dilma no primeiro turno.

    1. Daniel, eu como Petista/socialista, prefiro que a Folha continue como está. Não tem melhor maneira de votar certo nestas e nas próximas eleições.

      É só votar contra os candidatos do PIG, de olho fechado.

      Não tem como errar.

  8. Caro Ricardo!!!

    Espero que você já tenha sido recuperado de sua enfermidade e que sua volta ao cotidiano seja cheia felicidades.Justo você que é um maravilhoso e consagrado jornalista politico,ficar sem votar deve ser um trama,uma tristeza.Mas a vida é assim mesmo,tenha certeza que nós iremos representá-lo nas urnas com imenso prazer e que venha a vitória da democracia Brasileira neste domingo de eleições.Também desejo que todos os brasileiros vote bem e escolha o candidato que melhor achar por bem votar.

  9. Mais. Então domingo vai ser dia de altas. A tua alta e altas comemorações pela vitória da Dilma e altas comemorações pelo segundo turno em SP. Um forte abraço mano.

  10. Vi uma emissora resignada, uma emissora desmotivada, nunca vi a Globo tão derrotada, como a ví pouco instante.
    Eles se abateram com a derrota imposta pela Dilma, nem nos dois massacres anteriores(2002 e 2006) sentiram tanto.
    O Bonner estava louco para terminar logo com ‘aquilo’ para ir embora, era visivel que Bonner queria ir pra casa.

    Vamos ver se vão armar um ‘editorial’, como sempre fizera nos dois ultimos dias antes das urnas.

  11. Caso Erenice:

    começam a surgir verdades, Veja que diz VEJA em seu blog:

    (Blog da ABRIL CULTURAL /VEJA)

    01/10/10
    CGU conclui quatro investigações do caso Erenice e não vê irregularidades
    De acordo com a controladoria, as acusações feitas pelo empresário Rubnei Quicoli de que integrantes da Casa Civil tentaram intermediar financiamentos do BNDES são infundadas

    http://www.abril.com.br/noticias/brasil/cgu-conclui-quatro-investigacoes-caso-erenice-nao-ve-irregularidades-601059.shtml

  12. Santa Clara…Santa Clara
    Faz uma coisa pra mim
    Restabelece a saúde
    Deste querido Véim
    Que ele demore muito
    …a comer…
    Pela raiz o capim

    Fala pra dona Mara
    Pra por jeito neste homi
    O caba anda demais
    Num piscar de olho somi
    Será que ele comeu ?
    Mocotó de lobisomi ???

    Em primeiro de janeiro
    Faça chuva ou faça só
    Eu quero ve-lo em Brasília
    Puchando nosso forró
    Que vamos fazê pra DILMA
    Tumando uns trololó

    Saúde Véim…fica firme aí…vamu qui vamu.

    Eu tô aqui firme no orkut, na militancia virtual, pra DILMA, arrebentar com este bando de vagabundos logo no primeiro turno.

  13. E o Serra heim ???
    Tá doidim-doidim
    Avisa aí pra ele
    Qui vai ficá inda mais ruim
    Pois o ferro também entra
    No pobre do Alkmim

    Né conversa fiada não !!! Pelas respostas que tenho recebido aqui na página do orkut, que criei para pedir voto pro Mercadante aí em São Paulo, este féla da mãe vai torá o Xuxú.

    1. Eu também tô com pena!……………..hahaaahaaaaahaaaaa
      Mercadante? Pelo amor de Deus. Desse nem o lula gosta!
      Olha o primeiro turno aêê gente!

  14. bom dia a todos ,lhe desejo uma boa recuperacao RICARDO ,agora como o datafolha nao garante o 2 turno ,mas garante por a+b que a soma dos adversarios de Dilma é 48%?,neste caso nao e valido a margem de erro?2 pra baixo 2 pra cima ?no caso da Dilma é sempre calculado 2 pra baixo,e nos adversarios 2 pra cima,nao ha erro !!!,é tudo certo, tudo em cima ,ou melhor ,pra cima !!!

  15. Além da discrepância entre os dados do Datafolha e dos outros institutos de pesquisa de opinião, interessante foi o fato de ontem, no “Bom Brasil”, “Jornal Hoje” e “Jornal Nacional”, em seu texto praticamente idêntico, não ter sido sequer mencionado a existência dos outros resultados, mas apenas o do Datafolha….Vai ver que, como um polvo vidente a Globo nem perca seu tempo com os outros….

  16. Sr. Ricardo, não o conheço pessoalmente, mas aprediz ter muita estima por voce, falo voce porque tenho uma certa idade, espero que se recompere logo, pois espero sinceramente, e peço a Deus por sua recomperação.

  17. Vida longa meu amigo!

    Cuide-se!

    Ouça os conselhos dos médicos e siga suas orientações ok!

    Bem aomos ao besteirol!

    Você disse: “No Brasil, até os hospitais andam lotados, não são só os aviões e os aeroportos…”

    Fale agora um pouco sobre a educação, a segurança pública e etc…e tal!

    Pois é Kotoco, não é só pobre que sofre não é?

    Mas boa sorte e vida longa!

    Abraços fraternos

    Manoel Ferrreira

  18. Lula o melhor presidente dos Ultimos tempo. Domingo o dia consagrado em uma mulher vai assumir a presidencia da Republica. Vai descansar Serra!!! Vai!!!

  19. “Não confundir o trabalho sério do repórter com a política editorial da empresa onde trabalha”.
    Me desculpe Ricardo, mas não dá para separar uma coisa da outra. Se a Globo manipula as informações do repórter, porque ele aceita. O que a Globo tem feito com o governo Lula desde 2006, é de dar nojo.
    Nunca ouvi dizer que um repórter da Globo tenha se rebelado. É honesto o sujeito para garantir o emprego, vender até a alma. Só dois jornalistas se rebelaram em 2006, e foram demitidos.
    Rápida recuperação e saúde.

    1. De onde você acha que a Record contratou bons reporterers? Gente que não quis vender sua dignidade para Globo.
      Hoje existem vários Blogs jornalisticos de excelentes profissionais de midia, gente que se mantém autonomo em pró de sua dignidade.

      Veja o documentário de 1:33:00h da BBC-Londres, sob o titulo ‘Muito Além do Cidadão Kane” (1993). veja os depoimentos de reporters que foram perseguidos pela platinada, gente que ficou desempregado por anos.

      Vá no Google. Lá há vários sites com endereço do video

  20. Estimo rápida melhora. Volte logo. Mas não esquenta, não. Você terá a oportunidade de votar para presidente no segundo turno. Só p/ presidente, porque para governador o Alkimin (picolé de xxux) leva de primeira.
    Abraços

    1. Lindolfo,

      O Kotscho tem seu domicílio eleitoral em Porangaba-AC. Isso fica no Acre.
      Logo, se ele conseguir se recuperar a tempo de viajar, só votará no dia 03 de outubro, pois a Dilma será eleita nesse dia.
      O Xuxu ficará só para os paulistas que gostam de verdura…
      Sem trocadilhos leguminosos !

  21. Estou com o Armando P. Silva Jr. Entendo que o jornalista deve ter dignidade e se rebelar contra pautas sacanas.
    Sou do tempo e o Ricarod Kotscho tamb´pem em que o repoprter se rebelava até contra o título que pusse ser ´dúbio. Hoje o repórter, ao assinar uma matéria com título e conteúdo deturpados, se defendem desta forma: “Ah, mas foi o editor que fez assim”. E ficar por isso mesmo.
    O jornalista sabe, mas muitos não querem saber, que seu trabalho mexe com uma matéria prima chamada verdade e que esta matéria prima quando deturpada destrói reputações.
    Quanto ao Datafolha, ele vai se ajeitar aos outros. Dilma no primeiro turno.

  22. A decisão do Supremo de não exigir dois documentos
    para votar é uma decisão acertada visto quer o titulo de
    eleitor, sozinho, não tem valor, precisa de um documento de identidade.
    O mesário procura o eleitor na lista de votação, que esta em ordem alfabética,
    pelo nome, de pois confere o numero do titulo.
    É uma questão de lógica.
    O direito é como a matemática, obedece a lógica.
    Para votar basta um documento de identidade e que
    voce se dirija a sessão que sempre votou.
    Não adianta documento certo em sessão errada.
    Terá que consultar o TRE pela internet.

    1. Só não entendo porque o congresso nacional, quando aprovou essa lei, não viu isso. Porque o Lula quando assinou a lei também não notou isso.
      Só agora, há algumas horas da eleição, pedem para o supremo analisar……

  23. Quer saber?

    Eu sou contra divulgar pesquisas uns 10 dias antes das eleições.

    Existe muito interesse em jogo, e pesquisa queria ou não interfere na escolha de muitas pessoas, umas para votarem naquele horroroso “voto útil” e outras por tendências.

  24. Quem calcula jogo sabe que o universo da lotomania
    que combina 100 dezenas em grupos de 20 é um
    universo astronômico de mais de 20 dezenas
    535983370400000000000 (+/-)

    Imagina combinar 140.000.000 de eleitores em grupos de 2000
    que é a amostra que os institutos usam para calcular.
    Estoura a memória de qualquer computador.
    A possibilidade de erro nas pesquisas eleitorais é muito grande.
    Haverá discrepâncias mas, não de grande monta.

    1. Caro Targino,

      A estatística é uma ciência muito séria e de grande utilidade. Não duvide da seriedade científica da pesquisa, pois ela é usada em muitas aplicações e pode ser comprovada na imensa maioria das vezes.

      Mas quando falamos em Datafolha, aí a coisa não émais ciência e descamba para a esculhambação. Todos oscandidatos encomendam pesquisas nos institutos confiáveis, pois elas são de grande ajuda durante a campanha.

  25. Ricardo, Bom Dia! Que as forças positivas do universo e cósmicas o restitua rapidamente. Votarei na DILMA 13. Muitas energias positivas. Um abração. de Belo Horizonte.

  26. BOM DIA A TODOS, MAS ESTAMOS AQUI NO PARANA, ABSOLUTAMENTE AS ESCURAS COM RELAÇAO AS PESQUISAS NO PARANA A 17 DIAS QUE O T.R.E., LOCAL, NAO DEIXAM DIVULGAR AS PESQUISAS PARA GOVERNADOR, ESTAO RASGANDO A CONSTITUIÇAO , ONDE FICA A LIBERDADE DE INFORMAÇAO? DE IMPRENSSA, DE CIDADÃO, A IMPRESSAO QUE SE TEM E QUE OS SENHORES JUIZES DO T.R.E, ESTAO MANINPULANDO O PORQUE? A QUE CUST?, QUE MORAL É ESTA , QUE ÉTICA E ESTA?

  27. Meu caro Ricardo, espero que você fique bom logo pra comemorar a vitória da Dilma, com o Lula e todo os brasileiros..Concordo com vocês em quase todos os pontos tocados.Pesquisas,,inclusive, mas no tocante ao Paglia, não nego, ele sempre foi um excelente repórter.Sempre mostrou dignidade em suas reportagens mas eu percebi uma certa marotagem nas escolha das cidades.Como a Globo nunca foi confi[avel, ele leva a fama infelizmente. Por isso fiz várias críticas às viajens porque , de de um lado ele mostrou o que todos nós ja sabemos, que o país ainda precisa de muita coisa, mas foi um morador do Paraná que mais reclamou.Paglia foi a sua cidade e não mostrou a realidade.Os moradores estavam muito bem e contentes com suas casas, seus trablhos e as indústrias.Eu sinto muito.Não fui ao Paraná, mas o morador do local onde Paglia foiu não tinha porque mentir uma vez que existem no local indústrias dando emprego e melhores salários aos trabalhadores.Mostrar que tem esgoto a céu aberto, isso é trabalho para prefeituras, porque o governoi federal repassa à elas o dinheiro para tais incumbências.Coisa que você sabe melhor do que eu.No mais um eu desejo a você um pronto restabelecimento.Um abraço fraterno.Senti sua falta.Até breve.Não fique brabo comigo, sou sua fá e me considero amiga tb,mas tenho opinião, além de,como diz o meu filho, ter mania de escrever cartas,qd devia ser mais concisa e de ser tb. um pouco teimosa.No mais sou uma boa cristã.Rezo pra você e pelo nosso país ser mais justo para os mais fracos.

  28. Bom dia Ricardo!
    Bom dia amigos balaieiros!

    Estou, ou melhor, estamos todos torçendo pra voce se recuperar logo. Também notei, e fiquei um pouco preocupado pela sua ausência nesses dias.
    Quanto às pesquisas, isso já virou um saco né não?
    Agora é deixar o barco correr, e a história passar.
    Torço pela felicidade dos meus amigos, e se isso significa que “ela” deva ganhar, que seja.
    Contanto que essa felicidade não seja curta, tudo bem.
    Mas continuarei aqui, sempre de olho, e criticando quando for preciso, ou exigindo quando for preciso, mas nunca agradecendo por um servíço tão caro e ao ponto de me fazer de propagandísta, ou militante aloprado.
    Ganhe quem ganhar, com certeza ainda não é hora de comemorar vitórias democráticas plenas.

    …a nossa democracía ainda não pode ser só essa…

    Abraços e melhoras Ricardo…

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

    http://ecoblog-blogeco.blogspot.com/

    1. Robson, voce prefere o Paraná, onde a divulgação das pesquisas foram proibidas pelo candidato Tucano ?

      Nós não estamos achando as pesquisas um saco,
      Robson.

      Estão ótimas.

      Tenha um ótimo dia, Robson.

  29. Caro Kotscho,
    A propósito do texto abaixo tenho uma pergunta pra vc. O que mais influencia, na sua opinião, a perda de relevância por parte da imprensa? A postura da própria imprensa ou a chegada da internete?
    abraços

    O fato relevante
    Dom Demetrio Valentini 24 de setembro de 2010 às 10:30h

    Por D. Demétrio Valentini*

    Nestas eleições um fato novo está acontecendo. Fato verdadeiramente relevante. Mas que não precisa ser publicado na grande imprensa. Aliás, o fato relevante consiste exatamente nisto: o povo já não se guia pelos “fatos relevantes” publicados pela mídia. A grande imprensa perdeu o poder de criar a “opinião pública”.

    A “opinião pública” não coincide mais com a “opinião publicada”.

    O povo encontrou outros caminhos para chegar às suas próprias opiniões, e traduzi-las em suas opções eleitorais.

    Já houve eleições que mudaram de rumo por causa do impacto produzido pela divulgação de “fatos relevantes”, tidos assim porque assim divulgados pela grande imprensa.

    Agora, a grande imprensa fica falando sozinha, enquanto o povo vai tomando suas decisões.

    Bem que ela insiste em lançar fatos novos, na evidente tentativa de influenciar os eleitores, e mudar o rumo das eleições. Mas não encontram mais eco. São como foguetes pífios, que explodem sem produzir ruído.

    A reiterada publicação de fatos, que ainda continua, já não encontra sua justificativa nas reações suscitadas, que inexistem. Assim, as publicações necessitam se apoiar mutuamente, uma confirmando o que divulga a outra, mostrando-se interdependentes mais que duas irmãs siamesas, tal a impressão que deixam, por exemplo, determinado jornal e determinada revista.

    Esta autonomia frente à grande imprensa, se traduz também em liberdade diante das recomendações de ordem autoritária. Elas também já não influenciam. Ao contrário, parecem produzir efeito contrário. Quando mais o bispo insiste, mais o povo vota contra a opinião do bispo.

    Este também é um “fato relevante”, às avessas. Não pela intervenção da Igreja no processo eleitoral. Mas pela constatação de que o povo dispensa suas recomendações, e faz questão de usar sua liberdade.

    Este “fato relevante” antecede o próprio resultado eleitoral, e pode se tornar ponto de partida para um processo político muito promissor. O povo brasileiro mostra que já aprendeu a formar sua opinião a partir de “fatos concretos”, que ele experimenta no dia a dia, dos quais ele próprio é sujeito. Já passou o tempo das falácias divulgadas pela imprensa, onde o povo era reduzido a mero expectador.

    Em tempos de eleições, como agora, fica mais fácil o povo identificar em determinadas candidaturas a concretização da nova situação que passou a viver nos últimos anos. Mas para consolidar esta mudança, e atingir um patamar de maior responsabilidade política, certamente será necessário trabalhar estes espaços novos de autonomia e de participação, que o povo começou a experimentar.

    Temos aí o ponto de partida para engatar bem a proposta de uma urgente reforma política, e também de outras reformas estruturais, indispensáveis para superar os gargalos que impedem a implementação de um processo democrático amplo e eficaz.

    O fato novo, a boa notícia, não consiste só em saber quem estará na Presidência da República, nos Governos Estaduais, e nos parlamentos nacionais e estaduais. A boa notícia é que o povo se mostra disposto a tomar posição e assumir o seu destino de maneira soberana e responsável.

    * Matéria originalmente publicada no site Diocese de Jales

    1. Ao caro: Guará Borges.

      Comentei diversas vezes a respeito desse fenomeno chamado Internet. Inclusive as emissoras foram alvo das minhas observações, em vários cometários falei da poderosa ferramenta que se tornou a Internet. Fiz uma analogia enviada a Globo, em resumo, disse naquele texto que, se a internet existisse em 1989, jamais o Brasil teria vivido aquele Collorido período negro na sua história.

  30. Boa tarde Cidadão K. Estou aqui bebendo minha cachaça Seleta de Salinas, porque hoje é sexta feita e ninguém é de ferro. Por isso, e porque também lá fora começa a forma um tempo de chuva, que deverá cair lá pelas 14 horas, acho que vou tirar um cochilo e mandar o trabalho caçar sapo. Que vida boa, que vida boa, sapo cantou na lagoa…
    Pena que vc não vota domingo. Mas, também, que diacho, porque vota em Porangaba? Bem, não tenho nada com isso…
    Eleição acabando e a vaca já deitou. Espera só que se cumpra o destino. Que bom !!
    No tricolor, o Baresi tá na corda bamba, (mais um), por conta de um time que nem vai nem fica. Balanga pra lá e prá cá. Pior, pensam em chamar o Luxemburgo (credo em cruz, socorram todos os Santos do Dia). Então, melhor não enveredar o assunto pra esse caminho.
    Então que tal umas piadas.? Dificil é lembrar das que eu já contei. Mas vamos tentar.
    O marido chega em casa no final da noite, deita-se na cama, a mulher já está deitada, ele a cutuca e diz:
    ___ Querida, quero amá-la.
    A mulher, que estava quase dormindo, com a voz de sono responde:
    ___ A mala? A mala… não sei onde está, procure no guarda roupa.
    O marido insiste:
    ___ Querida, voce não entendeu, eu quis dizer que quero amar-te.
    Dai a mulher se estressa:
    ___ Pô, que saco !!! Por mim vc pode até ir pra Jupiter, Saturno, à puta que o pariu… só me deixe dormir em paz !!!
    …………………
    Três loucos e um argentino no hospicio conversam numa rodinha.
    Um dos loucos diz:
    ____ Tenho muito dinheiro… vou comprar o Citibank !!!
    Dai o segundo louco:
    ____ Eu sou muito mais rico… vou comprar a General Motors.
    O terceiro maluco:
    ____ Ts, ts, ts… tudo mixaria… vou comprar o Google e a Microsoft.
    Dai o argentino responde:
    ____ Não vendo !!!
    ………………………..
    Putz, Cidadão K, essa caninha tá uma delicia, pena que vc nao possa beber… mas médico não sabe de nada… que tal experimentar…
    ……………
    Três amigas, uma noiva, uma amante e uma casada, num dia, num encontro social, combinam de inventar novas formas de sedução. Combinam que depois contarão a experiencia umas a outras.
    No dia seguinte a noiva narrou sua experiencia:
    ___ Usei um corpete de couro, botas de 36 cm, salto alto, máscara de mulher gato… quando meu noivo me viu ficou maluco, nos amamos loucamente, de todas as formas possiveis e imaginaveis… uma loucura !!
    A amante conta então a sua experiência:
    ___ Fui ao encontro do meu amante no escritório, toda produzida, fantasiada de sua secretaria, ele ficou louco… amamos na mesa, no sofá, no chão, pendurados no lustre, na sacada, na maquina xerox… uma loucura !!!
    Dai a casada conta a sua experiência:
    ___ Comprei uma calcinha de lycra preta, com laçinho de cetim no ponto G, coloquei capa preta, corpete de couro preto, botas de 32 cm, uma máscara nos olhos, pintei a boca de vermelho, apaguei as luzes da casa, iluminei só com velas. Dai meu marido chegou. Acendeu as luzes. Olhou pra mim de cima a baixo e disse:
    ____ Fala ai Batman… o que tem pra janta hoje ????
    ………………………………
    Acaba de chegar da Suiça, dos melhores laboratórios farmaceuticos, uma nova pilula pra disfunção erétil.
    Um pilula que parte é viagra, parte é dramin e outra parte Gardenal.
    É pra gente transar com nossa mulher todos os dias, não enjoar e não enlouquecer.
    ……..
    No interior de Minas, um mineiro e uma mineira, amigos, caminham pelo campo de uma fazenda.
    Até que viram um cavalo transando com uma égua.
    ___ Carzarberto… que é aquilo?
    ___ Eles tão cazalando Mariquinha. A égua tá no cio, o cavalo percebeu e estão mandando brasa.
    ___ Mas Cazarberto, cumé qui é qui o cavalo sabe que ela tá no cio?
    ___ Ora, sô. O cavalo sente o cheiro da égua no cio, Ará !!
    ___ Cazarberto, si eu perguntá uma coisa pr´’ocê, ocê jura qui num vai chatiá cumigo?
    ___ Craro qui não Mariquinha, Podeperguntá.
    ___ Poracaso… ocê tá cum o nariz intupido ????
    ……………….
    Tai Cidadão K, pra vc se divertir um tiquinho enquanto modera as bobeiras que a gente escreve.
    Um abraço, fique com Deus, tome os remédios certinho como o médico manda, se cuida…

  31. Essa é para matemático de plantão:

    Na minha Bahia os números do DATAFRIAS para corrida ao governo do Estado estão idênticos aos numeros da presidencia:

    Pesquisa na Bahia:
    Wagner – 46% vai ser eleito com 52%
    Soma dos demais =39% – temina em 44%
    Diz o Datafrias que eleição se dará no primeiro turno.

    Pesquisa para presidente:
    Dilma – 46% vai chegar a 49%
    soma dos demais =39% – termina com 47%
    Diz o Datafrias que haverá segundo turno.

    Queria ver o Owald de Souza explicar essa. Uma vez que a matemática é uma ciencia exata..
    Se tronou inexata com a Folha.

  32. Olá Ricardo, na minha opinião, nenhum dos institutos de pesquisa não estão merecendo crédito porque estão fazendo suas pesquisas nos respectivos locais em que ‘tal canditato’ está mais forte; e também, estão fazendo a pesquisa não considerando as idades dos entrevistados.

    Quanto ao Datafolha, esta não é de propriedade da Folha? então, não é dígna de crédito. Isso é o que eu acho.

  33. Kotscho,

    torço por sua rápida recuperação, mas lamento que não possa votar no domingo. Tb jamais deixei de votar e, mesmo doente, faria o possível e o impossível para votar na Dilma e no Mercadante.
    Qto ao Datafolha, nenhuma novidade. Os caras vão forçar a mão até o fim, contando com o imponderável para levar a eleição para o segundo turno. Se errarem, como acredito, virão com aquela conversinha mole de que tudo estava dentro da manjada margem de erro (ou seria margem de manobra?).

  34. Gostaria de chamar a atenção para um deatlhe que as emissoras e jornais não se aperceberam:

    Com a descrença vem a decadência;
    Com a decadência vem a felência.

    E o cofre do povo está longe, muito longe

    Já temos Revista vendida para empresa SulAfricana, e isso é só o inicio.

  35. RK, ainda bem que voce melhorou. Tinha uns participantes aqui que já estavam ficando doentes.

    Pronto restabelecimento.

    E vamos avisar pro Alckmin que vai ter segundo turno em São Paulo pra ele não enfartar com o resultado “inesperado”.

    1. Aalex, o Roriz tinha que tomar umas aulinhas com o Alckmin.

      É muito mais liso o “Xuxu”.

      Viram como fugia do Mercadante no ultimo debate na Globo ?

      Era só ouvir o nome do Mercadante e se borrava todo.

      Não perco os debates entre Mercadante e Alckmin no segundo turno por nada.

      Imperdíveis.

  36. Pô, Kotscho, agora fiquei preocupada. Não é nada grave, mas não deve ter alta até domingo? Não vai votar? Pôxa, a democracia brasileira precisa do seu voto, um voto de qualidade …. Melhoras ….

  37. Telefonemas no Supremo.

    …Fim do sacro Templo do Jus
    erosão da ultima trincheira
    debacle do bunker final
    esboroamento de Madison,Jefferson ..
    adeus Ruy, pontes d miranda, Bevilacqua!
    fusão do certo com o errado
    bigbang do ex-baluarte
    The gilmarend
    Enfim, o fim.

  38. Caro jornalista Ricardo Kotscho…
    … te desejo uma pronta recuperação. E lamento que não possa cumprir esse mais importante exercício de democracia.
    Infelizmente, não posso votar por você, mas, certamente, votarei como você votaria; pelo Brasil.
    Saúde e bem estar! Cuide-sel!!!!.
    Abraço
    Bernadete

  39. Querido Ricardo.
    Melhoras e saiba que estamos torcendo para que retornes logo a esta casa.
    Estaremos atentos.
    Fiquei ESTARRECIDA com o uso da FAMILIA levada ao limite para conseguir votos, assim como de religiões…por um dos candidatos.
    Também não reconheci a Marina que de verde parece ter virado laranja. Troca tanto de figurinos que já não a reconheço. Não tenho medo pois não sou a Regina – aquela da campanha do FH/Serra contra o Lula/PT. Mas confesso que essa Marina não é aquela a quem Lula e o PT deram todo o apoio para chegar tão longe. Espero que não vire representante de uma ONG MILIONÁRIA ESTRANGEIRA daquelas que querem roubar a nossa amazônia. Espero que depois da eleição caia a ficha da Marina. Já é tempo. Antes que vire apenas Helena.
    Prefeiro a ONDE VERMELHA do que a VERDE QUE VIROU LARANJA. Também não quero meu Brasil verde e amarelo virando o PRETO DO LUTO de uns poucos que querem governar muitos. Viva a DEMOCRACIA.
    Viva a BLOGOSFERA que foi fundamental na vida de cada um dos brasileiros. Somos nós os formadores de opinião como disse Lula. Nós garantimos a LIBERDADE DE EXPRESSÃO! Ou o PIG acorda ou acabamos com o seu frágil IBOPE.
    Abraços e melhoras Ricardo.
    E que domingo seja DILMAIS!!

  40. Ricardo, Boa Noite!

    Acompanho constantemente o Balaio, mas gostaria de saber porque seu link não aparece mais na Home do IG? Querem isolar sua coluna? Favor nos explicar.

    1. Eu também stou estranhando essa mudança do PIG em relação ao SR sô Kocho, tenho notado a parcialidade em favor do ZÉ PEDÁGIO do PIG, também essa discartada da coluna da vossa senhoria, cuide-se bem sô Kocho um abraço

  41. Ricardo,

    Pô ficar com inveja de mim não vale!!!
    Não precisa tanta solidariedade a minha pessoa. Vamos lá, resolva logo esta pendenga com a saude, com seu inconsciente e saia logo deste tal Sírio Libanes, ante que chegue um medico isrraelense e te confunda por cauasa do teu nome alemão.
    Meu Deus, só em lembrar no0 enfia escalpo ali, pões soro aqui, e remedio pra la e remedio para cá, me da arrepio, sabes o que passei a exatos um mes.
    Nem enfermeira gostoza te dá ânimo. Mas,cura logo esta danada.
    Veja o lado bom, não iras votar, pela primeira vez. Pelo menos estas livre de uma possivel dor de consciencia, Tudo é possivel em politica, certo?
    O fato destas pesquisas me lembra aquele batalhão marchando certinho com o pé esquerdo na marcação do bumbo e apenas um com o pé direito na marcação. Quem está errado? Todo os 99% do batalhão ou este unzinho?
    De repente é este o ganhador sozinho da mega sena.
    Toda probabilidade aponta para a Dilma, é muito dificil outra probabilidade mas, nada é impossivel, pintar um segundo turno, pode ser mais, para que sofrermos por antecipação, elocubrarmos hipóteses, trazemos a questionamento metodos de pesquisa de cada instituto. Quem é mais preciso? Nas residências ou na rua, na abordagem?
    JABULAAAANI!!!!
    Segunda feira agente descobre o que nos atormenta a mais de um ano. Se for como queremos, parabéns, se for o que não queremos, todas as nossas teses se esvaem pelos nossos dedos.
    È^cômico. È igualzinho a final de campeonato de futebol. O Time vem papando tudo e chega lá na reta final, pimba, capota, perde jogos e la se foi a taça.
    Mas, que seja bom para o povo, é o que me interessa apenas.
    mais importante agora é que você saia logo desta oficina, sarado, curado, com este vigor que te acompanha.
    Faz parte amigo!!! Depois de uma certa idade, principalmete sndo nós fumantes ou ex fumantes inveterados, obrigatóriamente faremos um SPA forçado.
    N0o fim do mes de outubro, sei que ficarei tres dias na oficina. Minha perna esquerda intupiu també, e chá de arame, diaboi verde não funcionou, então, cateter na veia para bloquiar a famosa operação salaminho a qual meu lado esquerdo já teve contato.
    Falando em medicina! Sabe quando um camarada sabe que está virando Gay?
    Quando adora ir no urologista!!!

    Vamos rir, gargalhar, o riso é o grande auxílio a cura.
    Deixa a politrica para lá! A tristeza de não votar!
    Abrace a alegria, que está aí do seu lado, apenas se escondeu pelo momento que
    assusta.
    Se foi coração, teu amor a vida o sará.
    Se foi pulmão, a felicidade que respiras no seu lar, te curará.
    Se foi estômago, a fé que te alimenta irá sanear as mazelas.
    Se foi intestinos, a sua maturidade em separar o joio do trigo fará a cura acontecer.
    Em fim, cada gesto, cada ato, cada pedacinho de nossa vida
    a qual trazemos a mente neste momento
    é uma panacéia que nosso espirito coloca para nos acalentar.
    SAproveita para solidificar o fato de não fumar mais.
    Aproveita a comida sadia mas, sem gosto para emagrecer.
    Projete sua ida para sua casa, e veja a alegria das filhas dos netos e da Mara!!!

    Tô com tigo!!!

    1. Estimado Marquinhos bom dia!

      Tente Deus Marcus, tente Deus!

      Eu já conversei contigo e você já me ouviu então espero que me ouça novamente: “Deus”

      Quanto a nós, estaremos orando não somente pela sua recuperação mas também por todos aqueles que com bom ânimo atravessam o vale de sombras nebulosas.

      A lanterna na escuridão é Deus Marcus e Ele vai te dar a cura, apenas creia!

      Um grande abraço e que o Senhor esteja com você e com a sua casa!

      Fique na paz!

  42. Laranja Serra podre?

    Sim, laranja estragada, corrupta, censora e representante do atraso.

    “Laranja” verde Marina?

    A mesma cor laranja, da bem paga “laranja” pró USA da Ucrânia, a idiota fascista Julia Timoschenko.

    Vade retro – tanto na Paraíba, como na Ukrânia

    Inté,
    Murilo

  43. Johnny, está decepcionado com as alianças do PT atual ?

    Vote no PSOL, Johnny. Vote no PSTU.

    São iguaizinhos ao PT do passado que voce tanto admira.

    E estão precisando muito do seu voto.

    E Johnny, de onde voce tirou a idéia estapafúrdia de que eu quero censurar tucanos no blog do R K ?

    O que mais gosto é de ler neste blog são as chapuletadas que os Tucanos recebem quando querem defender as privatizações do FHC e Daniel Dantas e as borduadas que tomam quando defendem os pedágios extorsivos do Alckmin.

    Quem sou eu, Johnny, pra censurar Tucanos e Demos neste blog. Sou apenas um participante como voce. Nada mais.

    Tenha um ótimo fim de semana.

    E espero todos os Tucanos e Demos aqui na segunda pra comemorarmos o resultado das urnas.

    Combinado, Johnny ?

    1. Meu caro balaieiro,
      Como será o 2o turno? O que será que vai acontecer? O Datafolha estava com a razâo ? Essas perguntas ninguém ainda tem as respostas (exceto a última: sim o datafolha estava certo)mas quem sabe alguém pode me dizer porque até 2002, nós petistas (sim, eu fui petista até 2005), esperneavamos, faziamos greve, lutavamos contra aquilo que chamavamos de falta de transparência, de ética, Lula era inteiramente contra aquilo que chamavamos de esmola assistencialista (o antecessor do Bolsa Familia) e depois de 2002 “esquecemos tudo isso” em nome da governabilidade. Tremenda falta de coerência ou aquilo tudo não passava de jogo de cena para assumirmos o poder. Essas respostas deveriam ser respondidas por qualquer petista. Ora meu caro balaieiro, agora vcs petistas tem que se preocupar em “realmente” ganhar a eleição pra Presidência da República, coisa que não foi possível no 1o turno porque o povo brasileiro assim não o quis e o povo de São Paulo mais uma vez colocou um tucano lá no palácio dos bandeirantes no 1o turno. Ou seja, existe uma grande parte dos habitantes desse país que não concordam com o que o PT vem fazendo. Então todos somos livres pra votar e também pra escrever aqui no blog, antes e depois das eleições e todas as opiniões devem ser respeitadas. Combinado?

  44. Boa noite RK e todos os comentaristas. Domingo é dia de se pensar muito antes de votar. Vimos o último debate e as promessas de sempre, principalmente do candidato do PSDB que disse ter acabado com o ICMS, sendo que foi o partido dele que o criou para que tivessemos um serviço de saúde de primeiro mundo. Certo que ele como governador do estado de São Paulo, não votou porque não era de sua competencia. Tudo que não fez quando governador, (Alckmim) diz que vai fazer agora. Mas, o melhor é aguardar até domingo, quando teremos o resultado. Aos eleitores, uma boa sorte na escolha.

  45. Caro amigo Kotscho espero que este seja apenas um mau passageiro e que volte logo a nos brindar com seus textos para animar a moçada que gosta de bater letras no teclado do computador.
    Quero que saibas que a democracia não pode prescindir de um jornalista amigo democrata do blogueiro, boa saúde, fé em Deus e pé na tábua.
    Mas indo de encontro ao seu texto bem elaborado, comento que poucas vezes eu vi o Serra tão melancólico como neste debate da Globo. Me parece que ele sofreu o debacle que as pesquisas bem intencionadas demonstram agora neste final de campanha. Coisa que nâo vi na Marina que está ainda animada de ficar com a Dilma pra um segundo turno. Sinceramente não vejo condições para ela chegar a tal situação de pretenciosamente querer disputar um segundo turno sequer. Ela precisava se lembrar que primeiro terá que tomar votos do Serra, coisa tão impossivel quanto tomar votos de Dilma.
    Ela terá que aguardar mais uma ou duas eleições e durante este espaço de tempo fazer alguma coisa de notória como o Lula fez pra ficar imbativel nas urnas, será que ela tem competência prá isto?
    Ela terá que provar senão vai acontecer o mesmo que aconteceu com a Heloisa Helena que nem tão breve voltará à cena politica do Brasil.
    Bem, domingo farei do meu voto como se fosse o seu e o depositarei com a consciencia de que todos daqui do Balaio já sabem.
    Boa e breve recuperação amigo democrata.
    Divaldo.

  46. Sr. RK, melhoras e cuidados.
    Não acho que precisemos de ciência de Houston para explicar o Datafraude, a questão ali é que eles disponibilizam um número maior de formulários e o Tavinho escolhe a dedo os que ele deseja.
    abs caipiras, muchacho

  47. O Malafaia se auto proclama pastor, o representante de Deus, o arrecadador de tributos da fé
    e se acha no direito de dizer o que as pessoas devem pensar, devem fazer,
    baseado na sua suposta e lucrativa relação com Deus.
    Trata a religião como uma coisa de sua propriedade, onde ele dita as normas se as regras
    porque Deus ele nunca viu, nunca chegou perto.
    Quer interferir nas decisões políticas. Tenha a santa paciência, pra quem não acredita em santa.
    É muita pretensão!!!!

    1. Lindolfo,

      Você tem razão. Eu não sabia da existência de outra Porangaba, que não fosse a do Acre. Mas essa do oeste paulista deve ser onde o Kotscho tem seu sítio. Afinal, morar em São Paulo e ter um sítio no Acre seria muito complicado.

  48. Meu caro Kotscho.
    Me parece que a discussão ainda se faz por nomes e pela propaganda oficial. Daí, com certeza, não sai e não se constroem e nem se elaboram consciências cívicas.
    Os pleitos prioritários do eleitorado estão sendo tratados de forma infantilizada.
    Eis o exemplo:

    Receitas do tesouro 2009: 65,74%
    Encargos financeiros da União: 16,36%
    Transferências:
    Previdência Social: 14,63%
    Estados e Municípios:8,85%
    SAÚDE: 3,77%
    Defesa: 3,34%
    EDUCAÇÃO:2,88%
    Direitos Sociais e combate a fome: 2,20%.

    Nenhum candidato disse, de forma direta e concisa, como será o orçamento nestas duas pastas —Saúde e Educação— e, ao permanecer assim, com certeza, nada será sequer melhorado.

    1. Concordo , Luiz.

      Nenhum candidato diz coisa com coisa. Serra só promete o que não cumpriu como Prefeito e Governador.

      Por isso voto na Dilma e no Aloisio Mercadante por causa dos 13 milhoes de empregos gerados pelo governo Lula.

      Tenha um ótimo fim de semana, Luiz.

      E um abraço pra voce, Manoel Ferreira.

    2. Luiz Carlos, o véio, me diga como o seu Serra irá cumprir essas promesas vazias de pagar décimo terceiro para o bolsa escola( vcs dizem que é bolsa esmola), dar dez por cento aos aposentados(vcs os chamaram de vagabundos) e salário mínimo de 600 reais (vcs do governo anterior só davam aumento de 8, 10 ou 12 reais), pois diziam que a previdência iria quebrar se pagassem mais.

    3. Caro Luiz Carlos (o velho),

      Você andou tendo aulas de matemática com o professor José Serra ?

      65,74 % +
      16,36 % +
      14,63 % +
      08,85 % +
      03,77 % +
      03,34 % +
      02,88 % +
      02,20 %
      ————-
      117,77 %

      Essa montoeira de números aí, veio de onde ?

    4. Se o DataFolha ler isso aqui, vai convidar o Luiz Carlos ( o velho) e o Manoel Ferreira para reforçarem o quadro de matemáticos daquele renomado instituto.

  49. Os EUA investem mais de 15 % na saúde e os países Europeus, muitos, ultrapassam 20%.
    Até Cuba, a falida Cuba, investe mais de 7% na saúde pública.

    Esta é a discussão. O resto é briga de torcida organizada.

    1. Luiz Carlos.
      A briga do Obama foi estender a saúde a toda população.
      Quarenta milhões de pessoas não tinham assistência medica.
      La não tem um SUD que atende todo mundo.
      Bem ou mal a assistência medica, no Brasil, é grátis.
      La, voce entra num hospital e paga tudo que usa,
      esparadrapo, seringa, etc.

    2. Luiz, hoje voce está irrepeensível. Está inspirado.

      Cuba é referencia mundial em Saude e Educação, Luiz.

      A falida e injusitçada Cuba.

      Não acha um absurdo o bloqueio imposto pelo imperialismo americano, Luiz ?

      Qual sua opinião ?

  50. targinosilvadisse:2/10/2010 às 1:12
    ”O Malafaia se auto proclama pastor,
    Quer interferir nas decisões políticas. Tenha a santa paciência, pra quem não acredita em santa.
    É muita pretensão!!!!”

    Só ele Targino? Só ele? E os outros, como é que fica? Então, fica combinado assim, se estiver do meu lado, está certo, do contrário, nunca está certo!
    É isso?
    Ou não?
    COERÊNCIA AMIGO. COERÊNCIA…
    Se bem que, clamar por coerência atualmente é o mesmo que pregar no deserto.

    1. Luiz Carlos.
      Não fica bem misturar religião com política.
      Ou o cidadão ou é político ou é religioso.
      A religião contamina a política e vice-versa
      Querer ser as duas coisas não da, uma das duas coisas é falsa.
      Não da para criar um Estado baseado em religião.
      Eu não sou contra ninguém, cada um pode ter o seu partido,
      a sua crença religiosa.
      O que não pode é ficar inventando Satanás para ter domínio sobre as pessoas
      para conquistar dinheiro e poder.
      A Bíblia é o maior livro de economia, ensina como ficar rico,
      sem trabalhar, sem produzir nada, sem investir capital, nada, so arrecadando.

      Olhai os lírios do campo….

  51. Ailton 1/10…12:25

    …se foi buchada de bode
    “Que desestabilizô o homi”
    É porque o caba é frôxo
    E não segura o que comi

    Para estes desarranjos
    O meu avô preparava
    Uma colher de Maizena
    Num copo d´agua butava
    Um “pai nosso” rezava
    E a caganera passava.

    1. Por falar em desarranjo
      Tu tá vendo meu amigo ?
      O que LULA tá fazendo
      Com este antro de bandidos ?

      Até a nega Marina
      Tá toda desarranjada
      Com o tamanho da marola
      Da onda verde esperada
      Vai padecer no ostracismo
      Por ser muito desastrada

      Já disse aqui várias vezes
      LULA é cobra criada
      Não se brinca com o LULA
      Enfrenta-lo é latada
      Pois em quem LULINHA pisa
      Tá f.dida, tá lascada.

  52. Caro Ricardo
    Sei que tudo se resolverá a contento. Até porque, no seu caso, vaso ruim não quebra.
    Votaremos todos pensando em você.
    Vê se cria juízo, garoto!
    Um forte abraço.

  53. Bom dia Ricardo,

    Já na idade do condor (todos chegarão lá), a sensibilidade existente aumenta, e as defesas caem.

    Somos passives desse mal, mas iremos com certeza suplantar mais essa diversidade que faz parte de nossa rotina.

    Desejo a você plena recuperação.

  54. Prezado Kotscho.
    Muita saúde prá você?
    Permita-me lembrar, hoje, o que nos deixou, como lição, o anarquista Bakunin quando se referia ao governo formado por socialistas cujos membros vinham do operariado.
    É bom lembrar. A pobreza, em si mesma, não é virtude. Não podemos fazer apologia da miséria.

    ” O GOVERNO DA MAIORIA POPULAR SE FAZ POR UMA MINORIA PRIVILEGIADA. ESSA MINORIA, PORÉM, DIZEM OS MARXISTAS, COMPOR-SE-Á DE OPERÁRIOS. SIM,CLARO, COM CERTEZA, MAS DE ANTIGOS OPERÁRIOS QUE, TÃO LOGO SE TORNEM GOVERNANTES OU REPRESENTANTES DO POVO , DEIXAM DE SER OPERÁRIOS E OBSERVARÃO O MUNDO PROLETÁRIO DE CIMA DO ESTADO; NÃO MAIS REPRESENTARÃO O POVO, MAS A SI MESMOS E SUAS PRETENSÕES DE GOVERNÁ-LO: QUEM DUVIDA DISSO NÃO CONHECE A NATUREZA HUMANA”

    O ex-sindicalista, Jair Meneguelli, hoje ocupando um alto cargo no SESI —PRESIDENTE DO SESI— disse numa entrevista, em 1990 que; ”o pior patrão é aquele que começou com um torninho no fundo quintal”

    1. Luiz Carlos o velho.

      Concordo com você em parte, o que é bom já nasce feito tanto faz letrado ou não letrado.

      O primeiro governo do operariado no Brasil foi esse do Lula e sem duvida o que mais prosperou, então qual seria a outra saída ? se com 510 anos o país Brasil com tantas riquezas, sempre foi de terceiro mundo, e sempre emergente que nunca emergia, com letrados no poder.

      Algo teria que ser mudado em 2002 mudou, deu certo e tem que ser continuado.

      Por outro lado se diz em cultura, inteligencia e esperteza, essa “esperteza”/ intelectualidade baseado até em algum conceitos e leis feitas por eles mesmos e fez com que se escondesse muita coisa podre durante anos e anos, onde
      letrados sempre souberam fazer com maestria pela alta complexidade e conhecimento mais do que ninguém, inclusive essa baixaria e tendencias nessa campanha.

    2. Luiz Carlos Velho, o Meneguelli disse uma estrondosa asneira e voce repetiu. Como voce gostaria que se comecasse uma empresa ?

      Recebendo a doação de uma siderurgica do programa de privatizações de FHC e Daniel Dantas ?

      Desculpe, Luiz, mas voce teve sorte do Kotscho estar acamado. Ele só tolera asneiras brandas.

      As exageradas ele censura para o bem de nossos fígados.

      Tenha um ótimo domingo.

  55. Estimado amigo enfermo: Saúde e Paz!

    Estamos torcendo pelo seu pronto restabelecimento!

    Quanto ao besteirol, vamos finalizar esta meleca:

    “BALANÇO FINAL!”

    Ricardo pense comigo: Imagine a coordenação de campanha da Dilma escondendo a mesma a “pá e o cal” com os quais sepulta candidaturas amigas em determinadas regiões por suas declarações e se o Serra continuar atirando no próprio pé, então estamos com os resultados eleitorais decididos você não acha?

    Entretanto isto não é tão simples querido e fiel escudeiro do PT mesmo no leito pois a historia eleitoral nos conta outra coisa.

    Veja lá:

    Candidatos que disparados na frente inicialmente perdem fôlego pela mesmice e os mais atrasados avançam fazendo pequenos remendos aqui e ali o que estimula e atiçam as massas a seu favor como é o caso da morena Marina que passa todo este romantismo e todo o deslumbramento por um mundo de conto de fadas!

    .Mas a vida é assim!

    O povão adora viradas espetaculares não importando contra quem.

    É assim desde os tempos de Roma antiga e continua sendo.

    Dilma que se cuide!

    O Serra, por exemplo, já está andando sobre os calcanhares de tantos tiros “(Nos próprios pés!)” mas promete melhorar a pontaria.

    Acontece de serem dois candidatos “geniosos” de opiniões fortes e de promessas vazias e tão evasivas como as do monarca. Porém para a sorte dos dois, ninguém é de ninguém neste mar de lama!

    Minha opinião?

    Bem já que você insiste: “Se juntássemos os quatro postulante ao cargo não teríamos nenhuma proposta madura e responsável de governo como fora nas quatro últimas eleições!”

    Serra meio que não convence mesmo!

    Dilma menti e promete coisas que jamais seriam cumpridas como sempre!

    Marina uma sonhadora e idealista de peqiuenos ideais, porém sonha!

    E o Plinio não deveria se expor ao meio desta lama toda!

    Então Kotoco o que nos resta?

    Simples meu amigo: Mais quatro anos de oba oba!

    Abraços fraternos e “Vida longa”

    Manoel Ferreira

    1. De fato o Plinio não deveria se expor a essa lama toda, ele deveria se expor a algum laboratório cientifico para analisarem porque sua esclerose esta durando tanto.

  56. Poxa, Kotscho,

    Espero que você esteja melhor e se recupere logo. Não se preocupe que amanhã votaremos. Não por você, porque cada voto é insubstituível, mas em sua homenagem e em homenagem à democracia.

    Você veio ao Recife fazer uma reportagem?

    Abraços, saúde,

    Juliana.

  57. Se o datafolha diz que DILMA tem hoje 52 por cento dos votos válidos, então ela também ganharia no datafolha, mas o Balaio não ia perder a oportunidade de jogar suspeita sobre os órgãos de imprensa da chamada “mídia golpista”. Insinuar que D. Paulo Evaristo Arns teria caído em uma espécie de armadilha, quando aderiu ao manifesto em favor da liberdade de imprensa, é menosprezar a inteligência de Dom Paulo e a nossa.
    Nada como um bom texto de refinada parcialidade.

    1. O que me deixa pasmo, corado de vergonha é um bispo de inegável sapiencia entrar no jogo dos golpistas dos gorilas do PSDB, Dem. e PPS.
      Não consigo entender as razões às quais eles entendem ser o que melhor pro povo se este povo está feliz está esparamcoso.
      Será que os bispos passaram a pensar que os pobres não são os eleitos de Deus, que os que passam necessidade, fome, são explorados não merecem ser sequer lembrados pelo senhor?
      Onde está o que pregam todos os dias nas catedrais que o pobre é o prediletode Deus?
      Será que não veem que o povo estava amarrado pelo sistema social excludente de todas os bens?
      Srs. bispos não consigo entender esta nova modalidade de entendero povo.

  58. Kotscho! Bom dia e boa volta ao nosso convívio, com saúde claro.
    Desculpe o amigo pelo desvio do assunto, mas quando quero saber das coisas eu entro aqui e cutuco vc rs.
    Me tira uma coisa que está martelando na minha cabeça e não sai até que eu saiba o porque das coisas:
    Bush esteve no Brasil para fazer conferência para que platéia? Qual foi o assunto abordado? Porque a imprensa não divulgou o fato tão notório e significativo por ser o palestrante um “falcão” ex-presidente dos EEUU.
    Porque dessa vizita antes das eleições?
    Se vc puder me esclarecer, pelo a gentileza aqui no balaio ou no meu e-mail. Na minha cátedra dos 68 anos acredito que já ví um enunciado desse que deu no que deu em 64, estou resabiado
    Fique com Deus
    Antonio Jorge

  59. Caro Kotscho,

    Estimo as melhoras, acho sua avaliação perfeita e com relação ao debate, não interferiu em nada (na minha opinião)
    então aguardamos até domingo a noite pra ver quem tinha razão.
    Um forte abraço,
    Muita saúde e Paz!

  60. Caro Kotscho

    Voce precisa parar de vez com essa disputa com o Vice Presidente do Povo José Alencar de quem freqüenta mais o Sírio-Libanês !!! Quer saber ?
    ISSO NÃO FAZ BEM PRA SAÚDE !!!
    Nem de voces e nem de quem gosta tanto dos dois !!!!
    Parem com essa “murrinha” já !!!

    De novo e pela penúltima vez nesse ano digo que NÃO ME FIO EM PESQUISAS !!!
    O que vale é a temperatura das ruas. ESTÁ FERVENDO PRO LADO DO MERCADANTE !!! Ontem durante uma caminhada do PT pelo centro de São Paulo pude perceber um clima de panela de pressão !!!
    Era a agua da chuva em contato com a miltância !!!
    O vapor era visível e denso !!!
    Todos sabem da capacidade da nossa militância na reta final !!!
    É uma locomotiva poderosíssima !!!
    Com esse “vapor” todo agora eu tenho certeza !!!
    Mercadante será a grande surpresa dessa eleição !!!

  61. Pela campanha suja que os cri$tão$ estão fazendo nesta eleição, é que eu acredito que, quando não houver mais nenhum deles na face da terra, Deus virá morar e conviver conosco.

    Ô povinho imprestável e vagabundo !!!

    1. Caro colega Everaldo, o que disse, será exatamente o que acontecerá dentro em breve. Estes são aqueles que foi citado na biblia que mesmo vendo não vêem, ouvindo não ouvirão. São os surdos mudos e cegos do fim dos tempos.
      De sorte que ouvindo não entendem e mesmo vendo não enxergarão e porisso não serão chamados para a nova Terra, a nova Jerusalém pois não entenderão a lei do Senhor.
      Serão levados em alma pra outro planeta onde terão uma nova oportunidade de milhares de anos vivendo deste mesmo modo em que vivem, com suas paixões, ganacia, orgulho e arrogancia.
      Os mansos e humildes herdarão a nova Terra, a nova Jerusalém. Está escrito lá na biblia e os escolhidos entenderão fácilmente a vontade do senhor.

  62. Amigo Kotscho

    Espero encontrá-lo já recuperado desse susto e pronto para lutar pela nossa democracia…Abraços

    Ao Everaldo,

    Lula gosta de criar cobra, fazer o que? levou para gabinestes ao lado do seu, dois especimes da fauna brasileira. Do amazonas ganhou uma Jararaca (Bothrops) da especie das MARINAsceas adora picar a mão do seu tratador.,
    Da Bahia ganhou um perigoso Surucucu, A surucucu (Lachesis muta) da familia das GEDDELiaceos se alimenta de verbas das emergências do país.
    Dilma tem que cuidar para não ter serpentes no seu governo. essa gente só trabalha para fazer gols contra o time e depois fundar o seu próprio.

  63. O que houve com a Globo, estamos a minutos das urnas e tudo que se ouve é um silêncio arrepiante, se é que é possivel ouvir o silêncio! Emissora não sabota, não difama, não distorce, não tenta de todas as formas impor o seu candidato nessa horas finais, comportamento tão comum nesses ultimos sete dias que antecedem ao sufrágio popular. Será que a resposta surda gritada pelo povo foi ouvida? ou será que se aperceberam de hoje ser apenas uma emissora sem voz? sem credibilidade?

  64. Ricardo,

    Ontem iniciei a leitura da Isto È e me destacou principalmente uma matéria cjhamada de ondas vermelha, a qual é capa da revista.
    Enquanto damos enfase a matéiras de semanarios que são claramente macominados com o ser do contra, temos esta revista fazendo um jornalismo sério, analítico a qual coloca o que acontece realmente não puxando brasas para a sardinha de ninguém nem levantando factóides que já exuiriram o povo a qual não aguentam mais estas picuinhas.
    Colocaram muoit bem que o Povo não vota em partido. O povo ,vota em candidato e o grau de cnfiabilidade dele com candidatos está no cumprimento das promessas feitas durante as campanhas. O julgamento popular do ser corrupto não é maior do que a aprovação por terem feito, cumprido o que prometeram em campanha.
    A matéria fala muito bem da Dilma, colocando claramente queo PSDB e seus marketeiros esperavam uma Dilma estressada, uma dilma temperamental que não conseguisse suportar com harmonia um debate. Apostaram errado. A Dilma conseguiu falar com o povo, coisa que o Serra não conseguiu, com seu discurso de ja fiz de tudo.
    Acampanha se perdeu, o PSDB inicia agora uma renovação de idéias, de pessoas, de lideranças para reconstruir não com os cacos deixados por esta malfadada campanha, mas com novas peças, lideradas pelo Aécio Neves, em uma locomotiva que se monta, visando a próxima eleição.
    Quanto ao serra, ainda tem um pulmão ao alto de seus 68 anos, poderá vir como ´prefeito de São Paulo, mas depois disso, será relegado ao ostracismo politico, como o FHC que hoje é palestrante, um excelente sociólogo, apenas.
    Mas, a analise da matéria não parou pelos dois. Pegou a Martina e a colocou como uma força que nasce dentro da pólitica. Diferente da Heloisa Helena, a Marina sai desta campanha mais fortalecida politicamente, mas conhecida e principalmente mais acreditada, vide a arrancada recewbida. Tem a maioria dos votos do eleitores que ganham até 5 salarios minimos alem do peso dos que possuem nivel superior.
    Pode ser a grande surpresa politica dos próximos anos. Tem a seu lado empresas de peso, como a Natura a qual seu big boss é o vice da chapa. Não podemos desmerecer essa pessoa politicamente nunca, como fizeram com o Lula no principio de sua carreira ou na primeira candidatura.
    Mas, os surfistas da onda vermelha se esquecem delas, a desmerece por ter um pártido ainda sem muita estrutura. O PT quando surgiu, tinha apenas uma base operaria reduzida no ABC paulista, aos poucos foi pegando força e chegou a um ponto que está. Mas, o povo não vota em partido. Lembremos disso sempre daqui para frente.
    Parabéns a ISTO È por se manter integras dentro deste fogo cruzado.

  65. Paulo Barbosadisse:2/10/2010 às 12:35
    Luiz Carlos o velho. ”O primeiro governo do operariado no Brasil foi esse do Lula.. .
    Algo teria que ser mudado em 2002 mudou, deu certo e tem que ser continuado.”
    Meu caro Paulo Barbosa.
    Há um equívoco conceitual na sua fala. A verdade é que, em 2002 nada mudou; na essência não! E esta é a grande novidade, ou seja; nada de novo. Francamente lhe digo; FELIZMENTE.
    Para você saber como a situação voltaria aos anos 80, bastaria que o candidato Plínio Sampaio, com aquele discurso à lá PT pré 2003, atingisse 30% nas pesquisas; pronto. Só isso.
    O ”operário” Lula, na verdade, fez um governo claramente liberal, permitindo, no entanto, que alguns refratários continuassem com o falatório esquerdizado. Só o falatório, pois quem tentou ir mais longe nas utopias, como se viu; foram devidamente escanteados, sem nenhuma contemplação. Sobraram poucos que, se juntaram em legendas nanicas e inexpressivas. Estes, sem o palanque do PT não alcançam sequer 1% nas pesquisas.
    Caro Paulo. Até o bolsa-família é, a rigor, um programa de origem liberal. Os liberais imaginaram uma forma de compensar os excluídos, deram-lhe o pomposo nome de ”imposto negativo”. Eles, os liberais, no entanto, tinham constrangimentos profundos em usar o programa, uma vez que isso daria um palanque extraordinário para às oposições de linhagem esquerdistas.
    Entendeu Paulo?

    1. Resumindo o que disse o Luiz Carlos Velho:

      Lula fez o mesmo que FHC, porém com mais eficiência, competência e probidade administrativa.

      Sem dilapidar nosso patrimônio. Sem doar nossas riquezas.

      Por isso Lula gerou 13 milhões de empregos. FHC não gerou nenhum.

      O povo concorda com voce, Luiz Carlos Velho.

      E vai retribuir amanhã nas urnas.

      Tenha um ótimo domingo, Luiz Carlos Velho.

  66. targinosilvadisse:2/10/2010 às 10:10
    Luiz Carlos.
    ”A briga do Obama foi estender a saúde a toda população.
    Quarenta milhões de pessoas não tinham assistência medica.
    La não tem um SUS que atende todo mundo.”
    Pois é meu caro Targino.
    O problema são estes 40 milhões —10,5% da população—, pois como se sabe, os demais 90% têm cobertura através de convênios.
    No Brasil, ao contrário, apenas 30 milhões têm cobertura de saúde privada, os outros 170 milhões que se virem no SUS.

    Os Estados Unidos gastam em saúde duas vezes mais por habitante que os outros grandes países industrializados, e os custos continuam aumentando mais rápido que a renda, destacou a organização Commonwealth Fund Foundation EM 2009.

    1. Luiz Carlos.

      As minhas irmãs e cunhados mudaram para o interior de São Paulo.
      Elas não tem convenios medico particular.
      Adoram o SUS, a ambulância vai busca-las em casa.
      O meu dentista, já bem vivido, esta sempre elogiando o SUS.
      Outros amigos meus também elogiam.
      Eu tenho assistência medica da Medial.
      Pego as minhas receitas e vou ao posto de saúde
      e consigo todos os meus remédios sem pagar um tostão.
      Reclamar de que?

    2. Eu estive em Rio das Ostras, interior do estado do Rio de Janeiro, na quinta e sexta depois do carnaval, e precisei levar minha mulher ao médico, sentindo cólicas.

      Procurei em toda a cidade uma clínica particular aberta e não havia nenhuma. Nenhum hospital particular que atendesse emergência ou tivesse ambulatório.

      Como não tinha jeito mesmo, fui ao hospital público, qual não foi minha grata surpresa, quando minha mulher entrou numa fila de 3 pessoas e foi atendida dentro de 20 minutos.

      Aqui na capital, em nenhum dos hospitais demeu convênio, nunca fui atendido tão rapidamente.

      É claro que Rio das Ostras deve ser uma excessão no país. Mas prova que é possível ter saúde de qualidade gratuita para todos. Basta a sociedade querer e bancar !

  67. Ricardo, desejo seu pronto reestabelecimento! Que pena que não poderá votar, mas cuide-se primeiro.
    Realmente, o Datafolha e seu dono a Folha de SP deram sua última cartada. Mas foram fragorosamente desmentidos no dia seguinte pelos institutos sérios. Não há dúvidas: Amanhã, teremos uma nova presidente no Brasil. A ONDA VERMELHA avança, e teremos segundo turno em SP e no Paraná, mesmo com o tucano Beto Richa tendo impedido a divulgação das pesquisas (depois é o Lula e o PT quem são contra a liberdade, é mole?), e notícia frequinha: Heloísa Helena despencou e não se elegerá senadora! Bem vinda a onda vermelha, por um Brasil melhor!

  68. Pronta já estamos encima da data.
    A sorte está lancada e amanha a estas horas já serão iniciadas a contagem.
    Quem ganhou, ganhou, não há mais tempo para mais nada.
    Espero que, o que ganhar faca a vontade do povo soberano e que o Brasil continue crescendo como tem crescido.
    Esta é a oportunidade que o povo paulista tem para trocar o que está governando há 16 anos.
    O Geraldo já teve a sua oportunidade de duas administracões e o que ele está propondo, se já não foi feito, não foi por falta de chances e se não o fez é por falta de competencia ou porque não quis.
    Agora nos promete mil coisas mirabolantes e sabemos que só trocando de governante é que serão mudadas pois quem está chegando vai querer mostrar servicos e teremos tudo realizado conforme desejos do povo.

  69. O Serra é igual ao Satanás que briga a todo custo pelo poder. Faz intriga entre candidatos e imprensa e ainda entre religiosos e políticos. Inventa Dossiês e tudo mais. Pelo amor de Deus e de todos, vamos banir o Serra da política brasileira.

  70. A rede globo, o Ibope e o Datafolha fizeram uma tabelinha para divulgar as pesqusas nessa noite antes das eleições. O motivo é que se houver diferença do divulgado, terá como justificar.

  71. O SATANÁS.

    Serra é o Satanás em pessoa. Pelo poder faz de tudo e coloca candidato contra a igreja, a imprensa contra partido e candidato e usa da forma mais bonita e falsa de falar para enganar as pessoas. Ele só deixa uma pista, a sua cara que não ingana ninguém.

  72. O BRASIL ESTA MELHOR- A VITÓRIA DO LULA E DA DILMA QUEBRA PARADIGMAS E AO MESMO TEMPO É UM TAPA NA CARA DA BURGUESIA QUE ACHA QUE ARIQUEZA DO BRASIL É SÓ PARA UMA ELITE QUE DOMINA TUDO.POBRE TEM QUE SER POBRE É PECADO PENSAR GRANDE. NOIS ERA MUITO CAIPIRA… AGORA NOS TAMO DE OI … RS RS

  73. Em tempo diz eu:
    puta edição da última Brasileiros!
    A entrevista com o Draúsio, demais ..
    Tom Zé .. demais tb .. entende muito ..muito de música
    Bela entreviusta do Alex com o Gullar .. ih .. acho que tá pirando…ele não tem nada daquele Gullar lá de trás. Mas efim, temos que respeitá-lo.

    Que revista, heim mano!
    e graças a Deus os anunciantes descobriram que existe jornalismo neste país!

  74. Luiz Carlos ( o velho ) disse, referindo-se ao governo do famigerado FHC:

    “Eles, os liberais, no entanto, tinham constrangimentos profundos em usar o programa, uma vez que isso daria um palanque extraordinário para às oposições de linhagem esquerdistas.”

    Caro Luiz,

    Qual é o político no mundo que sente “profundos constrangimentos” em usar qualquer meio que lhe dê votos ?

    O FHC não teve nenhum constrangimento em empenhar toda a máquina governamental, para aprovar uma emenda à constituição em benefício próprio. Imagine se teria algum constrangimento em aplicar o programa “bolsa escola”.

    Toda a máquina governamental, que naquela época era maior que a de hoje, estava devidamente aparelhada pelos integrantes dos partidos de apoio ao governo: PSDB, PFL/ DEMo, PPS, PMDB, PTB e outros de igual quilate.

    Não entendo como alguém que se diz velho pode acreditar nessa conversa de que políticos, sejam de que partido forem, de que país forem, se sentiriam profundamente constrangidos com alguma coisa…

    Isso está parecendo até história do Tiririca !

    1. Esse Anibal é digno de pena,tem a irresponsável coragem de tentar debater (em tom desrespeitoso) com alguem do calibre do LC.

      Compra um espelho Anibal!!!

    2. Caro Oromar,

      O tom desrespeitoso fica por sua conta, uma vez que o próprio nunca reclamou.

      Na verdade é um prazer debater com ele porque ele sempre argumenta, contra-argumenta e enriquece o debate com seus pontos de vistas opostos aos meus.

      Muitas vezes ele procura dados para sustentarem seus pontos de vista e os apresenta. Não que eu concorde, mas é melhor ter alguém assim, do que os que simplesmente adjetivam.

      Agora quanto à torcida, ela existe para todos.

  75. Olá, Ricardo!

    Aqui é a Lúcia, sua vizinha. Os seus posts sobre a participação da mídia nas eleições estavam ótimos.

    Um abraço e votos de pronta recuperação!

    P.S.: Você tem um notebook/netbook para acompanhar as eleições no hospital? No Sírio há wi-fi… posso emprestar-lhe o meu netbook.

  76. BOM DIA RICARDO !!!

    É HOJE !!!

    É HOJE QUE O POVO LIVRE DESTE PAÍS VAI SE LIVRAR DEFINITIVAMENTE DESTE BANDO DE VAGABUNDOS QUE HÁ 500 ANOS IMPEDEM O CRESCIMENTO DO BRASIL.

    …VAMU QUI VAMU…EU JÁ TÔ INDO…

  77. Querido Ricardo,

    Espero que esteja melhor nesta linda manhã de domingo aqui em Petrolina/PE.
    Minhas orações são para tua breve e total recuperação!
    Que tal um delicioso chazinho de Alecrim do Campo bem fraquinho hein?
    Abraço forte,
    Norma.

  78. Bom dia Ricardo!
    Bom dia amigos balaieiros!

    Estou saindo agora para dar a minha opinião “sincera” sobre tudo o que tenho vísto, ouvído, sentído, e observado.
    Para dar o meu parecêr, embora pequeno e praticamente inaudível num oceano de festivais de todas as espécies de sordidades, e incoerências.
    Para exteriorizar, embora de forma minoritária, o que tenho sentido nos ultimos anos.
    E principalmente constatar, que ainda não vivemos em uma democracía plena de direito.
    Após passar uma hora e quinze minutos numa “zona”, venho a saber que nessa outra “zona” não precisarei apresentar o título que retirei na outra “zona”. Isso sim é democracía.
    O título de eleitor não precisa mais. Não vale mais…isso é democracía.
    Caminharei lembrando de tantas oportunidades perdidas de ascenção que não foram aproveitadas. Dos escândalos sucessívos, das propostas que não vieram, e do enfraquecimento de todas as leis, e instituições.
    Do crescente desrespeito aos cidadãos.
    Irei com a consciência daquele que tem memória, e não consegue “cobrir” com o manto do esquecimento, fatos lamentáveis que atingiriam de forma fatal, qualquer governo, em qualquer país do mundo, menos aqui.
    Digo em todos os níveis. Do municipal, ao estadual, até chegar no federal.
    Sei que sou minoría, e sei que meu protesto infelizmente não causará resultado significatívo.
    Talvez seja como um daqueles integrantes da “Carga da Brigada Ligeira” que nem para a história marcou individualmente.
    Um protesto isolado para que um dia nesse país, se possa dizer que víve-se num sistema livre e verdadeiramente democrático com o tão sonhado “Voto-Facultatívo”.
    Mais uma vez, irei investir, e vença quem vencer, estarei certo da derrota.
    Meus princípios são outros, e se negam a aceitar os valores atuais.
    Infelizmente é difícil ser assim. Mas tentar ser o contrário, sería traír a mim mesmo.
    Posso não ser respeitado por isso. Posso ser criticado por isso, posso até ser detestado por isso, eu não sei.
    Mas jamais posso dizer que não estarei sendo coerente comigo mesmo.
    Meu voto não será em branco, pois para mim, isso sería lavar as mãos, e realmente não tenho vocação para “Pilatos”.
    Meu voto necessariamente, e infelizmente será “nulo”.
    Nenhum candidato expôs propostas. Nenhum candidato foi suficientemente convincente, e verdadeiro.
    Todos apenas exploraram convenientemente o fator de “ação e reação” sendo o segundo o mais observado.
    Me recuso a fazer parte dessa “trupe”. Me recuso a ser apenas mais um número manipulável.
    Mas esse será o meu protesto. Ainda tenho esse direito, e ninguém vai me tirá-lo.
    O direito de pensar, e decidir fora dos critérios impostos pela “Veja” ou pela “Carta Capital”,
    O dia em que tentarem sequer pensar em me tirar esse direito, poderão constatar realmente que “um filho teu não foge à luta, e nem teme quem te adora, a própria morte”

    Boa votação a todos!
    Bom domingo!

    Robson Narciso de Oliveira
    RG. 546.339
    Tit Eleitoral N 0001 6824 1961 Zona 274 Seção 0589

    1. Robson, quando FHC dilapidou nosso patrimônio e doou nossa riquezas na Mega-maracutaia das privatizações era hora de todos os filhos da Pátria não fugirem à luta.

      Parabens, Robson. Chegamos ao dia 3 de Outubro sem encontrar uma única critica sua aos irmãos siameses, PSDB e DEMO.

      José Serra, Geraldo Alckmin, Yeda Crusius, José Roberto Arruda, Gilberto Kassab e Sebastião Roriz agradecem consternados.

      Bom domingo, Robson.

      Bom domingo a todos. Volto daqui a pouco.

      Estou saindo pra cumprir meu dever cívico de votar.

      Votar pra varrer os entreguistas irmãos siameses, PSDB e DEMO, da politica brasileira.

      Que assim seja. Amém.

    2. Robinho, votação é sempre péssima!

      Tudo que é obrigatório é ruim, principalmente em se tratando de escolha de tralhas!

      Mas fique triste não, você fez a melhor escolha: “Nenhuma!” diante deste amontoado de tranqueiras o melhor é pagar pra ver e já começar a cobrar as mentirras propagadas em campanha no dia seguinte

      Abraços frraternos

      Manoel Ferreira

  79. Anibaldisse:2/10/2010 às 22:50
    Luiz Carlos ( o velho ) disse,
    “Eles, os liberais, no entanto, tinham constrangimentos profundos em usar o programa, uma vez que isso daria um palanque extraordinário para às oposições de linhagem esquerdistas.”
    Qual é o político no mundo que sente “profundos constrangimentos” em usar qualquer meio que lhe dê votos”

    Pois é Anibal.
    Parece simples, mas não é.
    Imagine um governo —qualquer governo— não petista e não alinhado com o esquerdismo que se atrevesse, na posse, dar início a um programa deslavadamente assistencialista; Imaginou?
    Se, ainda assim você não entendeu, francamente, esgota-se aqui, qualquer tentativa de debater o tema.

    De qualquer forma, sugiro que você dê uma olhada nos discursos do então candidato Lula, antes de 2003 sobre as (como ele dizia): bolsas isso, bolsas aquilo que, segundo ele mesmo era uma mecânica perversa adotada ao longo da história do país que visava, unica e exclusivamente, manter o povo no atraso.
    Então, num governo oposicionista, milhares de militantes invadiriam Ruas, Praças, Igrejas, repartições e até escolas, tudo isso com amplo apoio da dita sociedade organizada pregando o desastre do sistema.
    Pense bem!
    Só isso. Fácil de entender, não é?

    1. Pois é Luiz Carlos,

      Então o nome disso não seria “profundo constrangimento”, e sim medo. Tipo a Regina Duarte…

      Imagino que você esteja falando sobre os últimos momentos do segundo governo de FHC, pois no primeiro governo e durante mais de dois anos do segundo governo dele, sua palavra era lei. Tudo o que FHC quisesse, era trombeteado e amplificado por todos os jornais e canais de TV, e todos os comentaristas elogiavam. Ninguém se atrevia a ser contra.

      A aprovação da emenda da reeleição não levou milhares a invadirem ruas, igrejas, etc… A dita sociedade organizada não se levantou contra. Muito pelo contrário, apoiou-a.

      Eu já vi todos os vídeos do Lula com seus discursos contra as esmolas.

      Na época “o cara” prometeu dar emprego, em vez de dar esmola. “O cara” criou tanto emprego, que está faltando mão de obra qualificada no mercado( na era FHC, tinha muitos engenheiros disputando vaga em concurso de varredor de rua no Rio de Janeiro). Para quem é miserável e não tem qualificação, ele(o cara) construiu zilhões de novas escolas técnicas no país, onde serão formados milhares de torneiros mecânicos que irão, talvez, presidir o país nos próximos 500 anos.

      Agora na época de FHC, quando ele estava destruindo empregos, a criação de bolsa esmola tinha um sentido de ameaça aos cidadãos brasileiros. Épocas diferentes, prioridades de governo diferentes.

      Caras diferentes…

      Não tenho saudades da era FHC. Que nunca mais retorne.

      Pode levar muito tempo ainda para que a última viúva de FHC morra, mas muitas delas hoje em dia estão felizes e faceiras com O CARA…

    2. Luiz Carlos Velho, explique pra gente porque o Serra tenta a todo custo convencer-nos que o bolsa família é uma idéia dele quando ministro da bláblábláblá.

      Viu, Luiz Carlos ?

      Acabou o seu discurso sobre o bolsa- família.

      Serra não só defende o programa como quer ganhar votos prometendo dobrar seu valor.

      Agora, Luiz , faça uma comentário de pelo menos 10 linhas criticando Serra por sua defesa do bolsa-família pra que acreditemos no seu discurso.

      Complicou, Luiz ?

      Serra está no segundo turno. Melhor não arriscar.

      Né não, Luiz ?

  80. O Brasil esta dando ao mundo uma lição
    de como se faz uma eleição, livre e democrática.
    Recentemente, o prefeito de Moscou foi demitido pelo presidente russo.
    No Brasil isso não acontece.
    No Brasil, quem demite um prefeito é a justiça, o poder legislativo,
    depois dos tramites legais de acusação e defesa.
    No fim da noite o mundo já saberá o resultado das eleições.
    Viva a urna eletrônica.

  81. Já cumpri a minha obrigatoriedade logo pela manhãzinha e me dei muito bem, havia apenas um eleitor à minha frente e não demorei nem 1 minuto para cumprir minha obrigacão.
    Agora estou ansiosamente aguardando o momento de iniciar a contagem dos votos torcendo para que seja resolvido já neste primeiro turno a eleicão para presidente.
    Na minha familia há nada mais nada menos de 50 ou 60 votos e a maioria foi para a Dilma, segundo minha pesquisa familiar.
    Como o Lula mesmo disse, que numa eleicão é difícil a gente ter acima dos 50% dos votos disponiveis, mas se tivermos a maioria já está ótimo.
    Espero apenas que o Mercadante leve para segundo turno a eleicão paulista que acho ser tão importante como a vitória da Dilma porque com a substituicão do governo tucano é que nós teremos um pedágio pelo menos mais justo para o povo e menos aviltante se caracterizando em excesso de poder contra a vontade do povo que já tem sofrido tanta humilhacão dos politicos tucanos.
    Chega de humilhacão, chega espoliacão do povo, vamos dar um BASTA nisto.

  82. Na próxima semana, após a divulgacão dos resultados, quero ver a cara da midia golpista.
    Acho que de agora em diante, após a lavada que vão levar do povo, mudarão de opinião e voltarão bem mansinhos e farão como se nada houvesse acontecido.
    Vão ter que mudar de atitudes, mesmo na marra porque quem manda nas suas opiniões é o povo e quem governa vai depender da sua vontade.

    1. Só agora compreendi seu belo texto sobre a primavera. Hoje, nesta manhã de 4 de outubro eu senti esta leveza da primavera no ar. Que bom voltar a respirar!

  83. Estimado acamado, Que ta rolando no vestiário?

    Bastidores?

    A Marina morena ta descendo a lenha no ex-partido!

    ”INGRATA. INGRATA! INGRATA!”

    O Serra vampiro ataca a “Mãe Dilma”.

    VAMPIRO,VAMPIRRO “VAMPIRO! SANGUINOLENTO!”

    A MÃE Dilma faz o “V” da vitória com um sorriso sem igual! “(Sem igual mesmo!)” Meu! Acho que ela exagerou na maquiagem, consegue sorrir sem mover um só músculo do rosto!

    Plínio? Ah! Deixa o seu Plínio pra lá, é gente boa!

    Rapaz levanta da cama aê, Toma um gole e vem vê a farra!

    Kotoko se lembra daquele livreto do millôr ?

    Acho que era Fábulas fabulosas!

    Pois é: “Pintou a historinha do: “O Rode, a Baposa e as Uvas!”

    Bão, ta chegando a hora de recolher a lona!

    Falando em lona e picadeiro, e o Tirirca, Batoré, Magila, Moacir, Mulher melão, mulher pêra, mulher Jaca, o tal do Netinho ……………..?

    Saúde meu querido! Tá chegando a hora! Pula daí pra comemorar!

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  84. Obrigada Ricardo!
    Foi no teu BALAIO que descobri que muitos jornalistas não se rendem ao PIG.
    Através do teu blog fui descobrindo outros. E nestes 55 anos de vida – te confesso que meu MAIOR GRITO depois daquela da chegada ao mundo – vai ser o sabor de DERROTAR a tentativa de GOLPE feita pelo PIG e a máfia que se aliou a eles.
    Viva o Brasil livre e de todos!
    Viva a LIBERDADE DE EXPRESSÃO que é garantida por cada um de nós – como bem o disse o AMADO Lula – o FILHO DO BRASIL!
    Viva os formadores de OPINIÃO que frequentam a tua e tantas outras casas – blog – sem medo de SER FELIZ!
    Que estejas bem para também sentires o PRAZER de viver num país que agora é de todos!
    Abraços e bom domingo!
    Domingo que ficará para SEMPRE na história da minha vida!

    1. QUANTO MAIOR É A ALTURA PIOR É O TOMBO, JÁ DIZIA O VELHO DITADO.
      QUANDO UM PSEUDO-LÍDER É ARROGANTE E PREPOTENTE SEUS SEGUIDORES TAMBÉM O SÃO.

      O BRASIL É DE TODOS, INCLUSIVE DAQUELES QUE NÃO APÓIAM O PT.
      ABRAÇO.

  85. Voce sabe o que é ter um amor meu senhor.
    Ter loucuras por um poder…
    e depois encontrar esse poder
    meu senhor, nas mãos de um outro “qualquer”.

    As declarações do FHC são puro despeito.
    Ele inventou a reeleição, de um tombo no Itamar Franco, com propósito de
    perpetuar o seu partido no poder.

    O tiro saiu pela culatra,
    perdeu duas eleições para o Lula,
    vai perder a terceira.
    Agora fica blasfemando.

    …Com desejos de morte e de dor…

  86. Caro Ricardo,

    Duas surpresas para mim. Dilma não levou no 1o turno e Aloysio Nunes venceu até com certa tranquilidade a Marta e o Netinho. Esse mês vai ser de lascar meu amigo!!! As baixarias vão rolar soltas. Já estão falando em Marina ou Aécio pra vice de Serra. Aqueles veículos de comunicação que vc já conhece devem estar com um baú de denúncias no gatilho. Sei lá Ricardo. Apesar das minhas desilusões com o PT preferiria que a eleição já se resolvesse no 1o turno. Acho dificílimo uma mudança no quadro e 90% dos votos da Marina se transferirem para o Serra, porém, nunca se sabe. Veja o tal do Aloysio Nunes, era o azarão da eleição e ganhou fácil. Tomara que o bom senso prevaleça e as baixarias se resumam a coisas concretas e não a suposições e suspeitas. Um abraço e mais uma vez, melhoras.

  87. Ricardo,

    Não devemos nuca cantar vitória antres do tempo. Esse negócio de que a Dilma vai ganhar no primeiro turno, que só no datafolha a Dilma vai para o segundo turno, é realmente algo que desbundou o resultado.
    Quem levou a eleição para o segundo turno graças a Deus foi a Marina. Se fosse o Serra, meu Deus, a coisa estaria preta.
    Agora é a oportunidade do PSDB mudar a sua retórica, mudar seu caotico discurso e buscar um combate mais rigido.
    Mudar o vice, como já propuseram, é uma saida. Pegar a marina para isso, é uma grande jogada mas, para a Marina é derrubar toda a força que ganhou nesta eleição.
    A dialética muda muito. È basicamente uma nova eleição, novo discurso de ambas as partes, consertar rumos, e rotas para que a conquista dos eleitores de Marina seja um fato.
    Quem votou em Marina quer de alguma forma uma mudança com a continuidade do que está aí mas sem um discurso ou postura dura que Dilma mostrou nas entrelinhas. Mas provavelmente, vão para a Dilma, veja bem, provavelmente.
    Pois é, a caixinha de surpresas acontecendo e mostrando a muito militante do PT que o Já ganhou é um hino que não se deve cantar. Dilma pode até ganhar, como Serra também,
    Mas, lembremos, que o resultado que for é a resposta do povo a uma postura.
    Nada é fixo, as coisas são mutaveis. Pois é, esta pegou muita gente boa de surpresa!!!

  88. O resultado Marina Silva é conseqüência dos
    debates em que Serra e Dilma fugiram do confronto
    e encheram a bola da Marina Silva.
    Ela foi poupada pelos 2 concorrentes.
    O único que pressionou a Maria foi o Plínio.
    Ela lucrou com essa situação.
    Sem Marina Silva no debate agora não tem como fugir.

  89. Atenção divaldo, manoel ferreira, targinosilva ( isso é nome)
    salete, pedro e todos os que cantaram vitória.
    a diferença é que você usam o jornal (jornais, revistas, tablódes, ) não para ler e informarem-se, usam apenas para limpar a bunda. por isso falam tanta asneira apoiado por este petista enrustido.

  90. Acho que se ouver segundo turno será entre o Serra e a Dilma e por outro lado, será porque o PT não soube dialogar com a chamada classe média paulista que também está enciumada e quer receber as atencões do presidente.
    Está certo dar uma bolsa aos pobres necessitados do norte e nordeste mas também deve-se ter atencão à classe média que trabalha demais e colabora muito com o governo com os seus impostos.
    Compreendemos que é sumamente difícil agradar a gregos e troianos mas tem que se fazer esforcos supremos para favorer também a classe média trabalhadora, também explorada.
    Por outro lado temos um outro fator que predomina que é a ignorancia e falta de cultura e poder de análise do povo que pouco ou nada se interessa por politica.
    Dentro desta logica está também o fato de que a lembranca do brasileiro é muito fraca, talvez por falta de um tratamento mais adequado das gestantes durante o desenvolvimento do feto, o que causa nanismo mental.
    Todas as pessoas quando indagadas sobre votar e candidatos, dizem logo que em se tratando de politica não há discussão, quer dizer; não querem nem saber e sabedores disto os politicos oportunistas vão tirando vantagens deste despreso do povo ignorante pela politica, pois prá mim não querer saber de politica é ignorancia, é ser um analfabeto funcional.
    Desculpem a minha sinceridade mas votar em um Tiririca é sinal de despreso pela politica, uma falta de responsabilidade, uma alienacão total e votar num Serra e num Alckmim tem a mesma conotacão, pois eles nos enfiam um pedágio ganganta abaixo e nos humilham com isto.
    Era hora da nossa gente aprender a votar a ter interesse pelo seu futuro e dos seus filhos.

  91. Essa doença está pegando…
    Todo mundo sumiu. Acho que foram estudar pesquisas.
    Você, Kotscho, como pode escrever essas coisas e olhar no espelho. Ficar detonando adversários como fossem inimigos. De você eu não esperava isso. Mas o Brasil ainda tem jeito enquanto houver possibilidade de penalizarmos corruptos ao menos nas urnas.
    Podemos mais! Aprendam!

  92. BOM VER QUE QUASE TODOS OS COMENTÁRIOS ESTÃO ERRADOS. TEREMOS SIM SEGUNDO TURNO. É A BOFETADA DO POVO NO ROSTO DOS ARROGANTES QUE DIZIAM SER CERTA A VITÓRIA DA CANDIDATA DO PT. MUITO BOM PARA O LULA VER QUE QUERER CALAR A IMPRENSA NÃO LEVA A NADA. E O LULA LEVOU MAIS UM BAILE EM SANTA CATARINA, NÃO SÓ NÃO CONSEGUIU ACABAR COM O DEM, GRITANDO EM ALTO E BOM SOM, COMO FOI FRAGOROSAMENTE DERROTADO POR ÊLE. KOTSCHO, MELHORAS PARA VOCÊ. FIQUE EM PAZ PORQUE SEU VOTO NÃO IRIA MUDAR EM NADA OS ACONTECIMENTOS ALVISSAREIROS NO BRASIL. GANHAMOS EM SÃO PAULO COM O ALCKMIN. EM MINAS COM O ANASTASIA, NO PARANÁ COM BETO RICHA E VAMOS GANHAR NO BRASIL COM O SERRA.

  93. A aí, será que o senhor irá dar os créditos ao Datafolha? Espero que esse seja o ponto de virada de um Brasil melhor, centrado da Educação, Saúde e sobretudo Ética, assim mesmo, todas em letras maiúsculas. Cansei de ver o Brasil administrado como se fosse um condomínio, somos muito mais que isso! Merecemos muito mais que isso! Espero que Marina possa aceitar a vice presidência ao lado de Serra para que o Brasil possa ocupar o lugar de destaque que ele merece.

  94. E chega de censura à imprensa! Assim como o senhor é livre para falar o que quer, e para defender o lado que quiser, espero que aceite que existem opiniões contrárias às suas e saiba que somos maiores do que pensamos, por isso merecemos mais do que temos. Precisamos acima de tudo de ética e de um pouco de vergonha na cara! Espero que meus comentários sejam liberados.
    Obrigado!

  95. Só me resta rir,kkkkkkkkkkk, até o desfecho do segundo turno uma porrada de neguinho vai ficar sem dormir e dependendo do resultado muitos vão se suicidar……..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, inclusive o dono do blog…….Acho q a FOLHA acertou….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  96. alo
    estou ha quinze dias na italia, terra do meu sangue,
    na casa de meus parentes, ao norte do abruzzo, vizinha
    de marche, ha 8 km de ascoli picceno.
    aqui e uma regiao muito bonita, regiao de campagna,
    onde ja ajudei meus parentes, o senhor giovanni vannitelli, a colher oliva e fazer a vendemia.
    tudo bonito, com plantacoes de oliveiras e vinhas, onde se descortina ao fundo os apeninos, e nao muito lontano, a grande montanha da italia, o gran sasso, onde aos pes esta a cidade de aquila, que foi devastada pelo terremoto, de onde vi tudo sendo reconstruido, ao vir de roma, onde meus parentes foram me buscar.
    na domenica, fui com o senhor giovanni, a missa na cidade de torano nuovo, a terra de meus avos.
    uma cidade picolla e muito bonita, um verdadeiro presepio aos pes dos apeninos, onde pude conversar um pouco com o sindaco da cidade, amigo meu.
    dino, perguntou a mim, luigi, vi que hojje e eleicao no brasil, onde uma femena e candidata. sim dino, e penso que vencera ainda no primeiro turno.
    entao o brasil tera uma femena como presidente, e o que pensa lei.
    pensar, dino, nao sei se pensa, somente sei, veja imagine, voces elegerem na italia um primeiro ministro que foi da brigada rossa.
    mi…nona……..
    preferimos o toto riina………
    ciao

    1. Ola Luis, desculpe a curiosidade,mas é que
      tenho parentes exatemente nesta região da Itália. A família é Capranica.Legal.Sou professora aqui no estado de são paulo.

  97. O DATAFOLHA FOI O ÚNICO QUE ACERTOU. ESTAVA COMPRADO PELO PSDB????
    Pela lógica do blogueiro Coticho, podemos afirmar então que todos os outros “Institutos” foram comprados/cooptados pela situação (PT)
    Devagar, blogueiro (blogueiro não é jornalista!!).

    Leia o que foi escrito:
    O Datafolha foi o último a admitir a passagem de Dilma para a liderança e a possibilidade de ganhar no primeiro turno. Seus números SEMPRE foram mais favoráveis aos candidatos da oposição.

  98. Pois é companheiros, silêncio e medo na área. Então Ricardo quem estava errado nas pesquisas, o Data Folha ou os outros institutos? Vai me vetar agora, democrata? Onde foi parar a aprovação de quase 80% do Lula que nem sequer foi homem o suficiente para aparecer ao lado da funesta comissão petista após a eleição.

    Foi uma eleição memorável. 52% dos brasileiros não querem a Dilma e a Marina foi magnífica. O Brasil diz não ao robô, a falta de humanismo , ao distanciamento e ao oba oba do já ganhou. O Brasil não que o PT!!!

    Alckmin acabou com Mercadante, Aluísio com a maior votação para Senador. Em MG, PR e ES, estado importantes deu PSDB. Então cantadores de vitória, onde anda Dilma?

    Eleitores da Marina, dissidente do PT, decidirão a eleição em prol do Serra. A conta é simples, as pessoas decidem a parte a decisão partidária. E no PV existem vários ex-petistas, jovens que não gostam de corrupção e da soberba e egocentrismo de um presidente fanfarrão.

    Viva a democracia, via a lucidez popular!!!!!

    1. Pois é, Dum!
      Há de se desconfiar também nessas pequisas que dão 105,3% de aprovação ao pai (deles) lula. Se tentaram iludir os eleitores dessa forma vergonhosa nesta eleição, porque não pensar que os índices de popularidade também não sejam uma fraude?

  99. Parece que o Datafolha acertou, ao menos no quesito do texto acima.
    Pessoal, cuidado com a fé cega..Mãe Dilma???
    só pode ser brincadeira.
    Vamos ao segundo turno, que a Dilma não fique escondida na confortável sombra do Lula..

  100. Ué ??? CADÊ TODO MUNDO DESSE BLOG.
    E O BLOGUEIRO ONDE ESTÁ???
    PAREM DE CHORAR GENTE.VOLTEM PARA A REALIDADE.
    O BRASIL VIRTUAL CRIADO PELO LULA NÃO EXISTE NO DIA A DIA DAS PESSOAS.
    CADÊ OS 90% DE APROVAÇÃO DE LULA????
    ESPERO QUE CAIAM NA REAL E PERCEBAM QUE ESSA APROVAÇÃO É PESSOAL DO LULA (ATÉ EU SIMPATIZO COM “O CARA”,,RS..) E CONSEGUIDA GRAÇAS AO MARKETING BEM FEITO. MAS ISSO NÃO TEM NADA A HAVER COM O GOVERNO.
    SE O BRASIL FOSSE ESSA MARAVILHA QUE O LULA DIZ EM SEU BRASIL VIRTUAL, NÃO SERIA PRECISO DAR BOLSA FAMÍLIA QUE É COISA DE PAÍS SUB DESENVOLVIDO. PÁIS DESENVOLVIDO DÁ EMPREGO E DIGNIDADE.

    É RICARDO ..PARECE QUE SÓ O DATA FOLHA ESTAVA CERTO NÉ..???
    NÃO VOU FICAR CHATEADO SE VOCÊ CENSURAR MAIS ESTE COMENTÁRIO…É PRÓPRIO DOS QUE APOIAM AS RESTRIÇÕES A IMPRENSA.
    GRANDE ABRAÇO.

  101. “Dilma só não se elege domingo no Datafolha”, “Serra joga a toalha”.

    E agora José? E agora Velho, e agora Targino.Agora vem o discurso de unir as forças para o segundo turno. Mas o brasileiro não é bobo, bobos são os mais ignorantes e mal informados no norte-nordeste, esses sim manipuláveis pelas bolsas. Não fosse isso a derrota seria muito maior!!

    Esses 46, 9% da Dilma para quem cantava vitória no primeiro turno foram uma derrota imensa.

    Aos que me xingaram e tentaram me ridicularizar aqui, a cada comentário meu, abraços democráticos e até dia 1 de novembro. Realmente Ricardo, o Brasil é sensacional!!

    abraços a todos o petistas que acharam
    que a colérica participação de Lula na campanha garantiria a vitória da..dela. FHC agora no segundo turno, mais Aécio e outras lideranças estarão na campanha. Porque, no primeiro, nem precisou. Boa eleitores da Marina!!!

  102. Como se viu o titulo “Dilma só não se elege domingo no Datfolha” foi EMBLEMÁTICO. Como emblema é possivel o risco de que se perpetue.

  103. Serra só tem esses 33% cativos,

    Dois fatores mudaram os números:

    1) Marina cresceu diante das calunias de cunho religiosas, calunhia deixaram os evangélicos em pãnico, e maioria deles migraram para campanha da Marina.

    2) A PIG/Globo martelou intensamente no sabado (2/10) que haveria sugundo turno, a todo momento era repetido que haveria segundo turno, com um único propósito, induzir o eleitor diante de um quadro de segundo turno tentar encaixar a Marina nessa vaga e excluir o Serra, só que PIG/Globo sabia que a vaga seria do Serra.

    Más não tem problema vamos voltar para a batalha final.

  104. Bom dia Ricardo!
    Bom dia amigos balaieiros!

    Espero que esteja melhor Ricardo!
    Como voce pode ver, só o Datafolha estava certo, e os outros todos errados.
    E pelo jeito, se existísse um “Dataveja”, ou Dataglobo, poderíam acertar ainda mais.
    É o caso de se fazer aquela pesquísa de métodos dos outros institutos, e ver até onde, e quem realmente “manipula” ou não essas mesmas pesquisas.
    Como disse aqui antes, e volto a repetir. Essas pesquisas são um saco.

    Espero que esteja bem, e possa retornar ao baláio logo Ricardo.

    Abraço a voce, e a todos no espaço.

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

  105. Vejo muitos paulistas orgulhosamente dizer que São ‘evoluidos’ policamente tal e coisa, coisa e tal, más o que vi foi justamente o contrário, como é que elegem um ‘palhaço’ com recorde nacional de votos, 1,5 milhão de lesados paulistas.
    Na Bahia os candidatos exóticos, candidatos pertencente a fauna foram despresados pela população

    São eles:

    Arcelino POPO (campeão de box)
    Chiquinho (aquele)
    Leocrete (meio homem, meio lobisomem)
    Zé da Luz, (nunca se mostrou, colocava uma lampada
    na campanha a quarta tentativa, nunca foi visto ).

  106. (Carlismo)

    Enquanto isso:

    Segue os funérais dos caudilhistas, morre o lider e Bahia faz funerais coletivos, cinco deles desceram juntos no mesmo ano em que se deu o feletro. Ontem Bahia sepultou mais três

    Só falta um.

  107. Bom dia. Espero ansiosamente o seu retorno.
    É,…… me parece que esqueceram de combinar com os eleitores que a Dilma teria que ganhar logo no primeiro turno, né? Depois dessa, como confiar em pesquisas? Acho que são todas manipuladas.

  108. Que VERGONHA voxpopuli/ig/BAND… passaram o tempo todo dando 21% ao serra e 53% p/ o PT. LEDO ENGANO
    SÓ ERRARAM EM 20% (-12% P/ SERRA E + 8,00% PT…diziam margem de erro de 2%)
    como fica agora a cara de vcs?????

    Instituto de pesquisa ????? e o q vcs me dizem sobre estado publici´tário… NAO CONFIO MAIS NA BANDEIRANTES. nem hj nem nunca mais.

  109. Agora é hora de menos teclado e mais rua
    Façamos nossa parte hoje indo às ruas para pedir voto para Dilma, conversando com quem nos telefona ou para quem telefonamos,
    Lutemos nestes dias que nos restam, o Brasil não pode naufragar
    No dia 31 o Brasil seguirá um destes caminhos: o do avanço(Dilma) ou o da bancarrota e da uqebradeira (Serra)
    Amigos e amigas, olha só que lindo este video feito pelo pessoal da Portela para a Dilma
    Dizem meus botões que este será o jingle nesta nova fase da campanha
    Muito lindo, é nossa cara, o povo é o motivo da nossa vitória

    http://www.josecarloslima.blogspot.com

  110. São os chamados instrumentos santos usados pela oposição.
    A anti-campanha difamatória encontrou eco entre os religiosos, e foram estes foram usados pra virar o jogo.
    Instrumentos de Deus, manipulados pelo diabo.
    Agora, a tucanada festeja o 2º turno, como se fosse a redenção de suas vidas .
    Espero que ganhem a presidência, porque não farão nada, pois perderam todo o apoio proporcional.

  111. Anibaldisse:3/10/2010 às 21:15
    Pois é Luiz Carlos,
    ”Então o nome disso não seria “profundo constrangimento”, e sim medo. Tipo a Regina Duarte…”

    Não Anibal. Não, não e não. Nada disso.
    Medo é muito diferente de constrangimento. Por favor, sem tergiversação.
    Medo é um sentimento que inquieta diante do presentimento de uma ameaça de perigo; FOBIA; PAVOR.
    Já constrangimento é uma situação embaraçosa, acanhamento de quem está pouco à vontade diante de uma determinada situação. É o caso dos liberais, ao lidar com programas assistencialistas compensatórios, uma vez que estes —bolsas isso e aquilo— equivale a admitir o fracasso da política de inclusão social.

    Quanto ao ”medo” expresso da Regina Duarte, devo lhe dizer; diante daquela situação — do PT que iria virar tudo de cabeça para baixo; te lembra disso? —, ela estava coberta de razão.
    Pense bem.

    1. A Regina Duarte estava com fobia. Medo infundado.

      Mas a maioria não teve medo.Como continua não tendo medo e vai seguir em direção ao avanço com Dilma. Vamos dizer não ao atraso do PSDB e do DEMo mais uma vez no dia 31 de outubro.

      Aguarde e verá !

      Comemore apenas a sobrevida de 27 dias que acabaram de obter. Mas não vai durar muito.

  112. Quanto ao questionamento sobre a postura do candidato Serra em prometer ”dobrar” o bolsa família, seguramente, trata-se do desespero da marquetagem diante de uma realidade eleitoreira, a qual, quem não aderir ao esquemão demagógico estaria fadado ao fracasso nas urnas.
    É uma espécie de veneno contra veneno.

    1. Será véio? Ou o Lula não soube usar as bolsas plenamente, mas apenas como moeda de troca que não vai dar certo. O povo não é burro, não cai mais no conto do populista colérico!

  113. Já ganhou!Já ganhou!Já ganhou!Já?
    Valeu meu povo!
    Ai, essa doeu na alma da petraiada!
    Cadê os institutos isentos? No final, só quem acertou foi o malvado datafolha..por que terá acontecido isso?!? Será que o povo entrou para o pig também.
    Mas vai chover explicações dos tipos chamados de analistas, cientistas políticos, etc..todos isentos, claro!
    O povo demorou, mas entendeu o lixo que está esse governo. Caiu a máscara de botox deste governo!! Mas eu estou tão feliz!

  114. Eu tenho e sempre tive pavor do salto alto. Quando eu comecei a ouvir a campanha da Dilma bater naquela tecla que já estava 10 pontos na frente, pensei comigo “agora dançou”. Acho que até é mais uma questão supersticiosa que me conduz a esse medo. Pelo amor de Deus, pé no chão, nada de cantar vitória, entre um extremo e outro é melhor entrar achando que vai perder….. Quanto ao segundo turno, duro prever. Acho que agora a UDN vai jogar pesado. Vão convocar Carlos Lacerda, Alimoar Baleeiro, Rafael de Almeida Magalhães,Abreu Sodré, Cunha Bueno, todo um um exército para garantir a vitória do Serra. Vamos ter 30 dias de sangue pela frente. Não serão trinta dias de lágrimas e ou suór apenas. Teremos sangue. Quem viver verá.

  115. Ricardo, a eleiçãodo Tiririca gerou uma piada infame nas ruas de Salvador:

    “Tiririca ficou com tanto medo do congresso, que só foi prá lá com um delegado da policia federal a tira-color”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *