Ânimos se acalmam a 8 dias da eleição

Ânimos se acalmam a 8 dias da eleição

Posso estar enganado, claro, mas a impressão que me deu nesta sexta-feira esquisita em São Paulo, faltando apenas oito dias para irmos às urnas eleger o novo presidente da República, é que os ânimos começaram a se acalmar, depois do intenso tiroteio midiático-eleitoral dos últimos dias.  

É como se todo mundo tivesse combinado que era melhor dar uma trégua porque a escalada radical estava chegando a um perigoso ponto de combustão. Até as manchetes hoje trataram de outros assuntos e  inclusive deixaram escapar algumas notícias boas nas primeiras páginas.

O ar ficou mais respirável. Os programas eleitorais, desde quinta-feira, seguiram na mesma linha, apresentando propostas para melhorar o país, com mais música e gente sorrindo em lugar de denúncias e ameaças.  

Certamente deve ter contribuído também para esfriar as cabeças a chuva que voltou a cair na cidade no meio da tarde. Melhor assim. Daqui a pouco, sairá mais um Ibope, amanhã vão às bancas as últimas revistas semanais antes da eleição, faltam poucos programas eleitorais a serem levados ao ar. O jogo está jogado.

Nestas horas é sempre bom saber o que anda refletindo sobre a vida um dos nossos mais brilhantes pensadores, o meu velho amigo Leonardo Boff. Em meio a tantas mensagens, tive a sorte de encontrar um artigo dele comentando a campanha eleitoral e o comportamento da mídia _ nem o teólogo conseguiu escapar do assunto dominante da semana.

Leonardo lembra logo no primeiro parágrafo de um projeto em que trabalhamos juntos, o do livro “Brasil Nunca Mais”, nos tempos em que escrever e editar textos sobre o que estava acontecendo no país implicava em correr risco de vida. Quem faz belos discursos hoje sobre as “ameaças à liberdade de expressão e em defesa da democracia” hoje não viveu aquele tempo de trevas ou não sabe do que está falando. Ou está querendo enganar alguém, achando que todo mundo é bobo e esquecido.

Por isso, acho oportuno reproduzir para os leitores do Balaio o texto de Leonardo Boff distribuído pela Rede de Cristãos, um informativo eletrônico publicado sob a coordenação editorial de Maria Helena Arrochellas. Para quem desejar mais informações: bolrede@terra.com.br

A seguir, a reflexão do grande teólogo que consegue aliar a teoria à prática de uma vida solidária.

 

A MIDIA COMERCIAL EM GUERRA CONTRA LULA E DILMA                   

Leonardo Boff*

Sou profundamente pela liberdade de expressão em nome da qual fui punido com o “silêncio obsequioso” pelas autoridades do Vaticano. Sob risco de ser preso e torturado, ajudei a editora Vozes a publicar corajosamente o “Brasil Nunca Mais” onde se denunciavam as torturas, usando exclusivamente fontes militares, o que acelerou a queda do regime autoritário.

Esta história de vida, me avaliza fazer as críticas que ora faço ao atual enfrentamento entre o Presidente Lula e a midia comercial que reclama ser tolhida em sua liberdade. O que está ocorrendo já não é um enfrentamento de idéias e de interpretações e o uso legítimo da liberdade da imprensa.

Está havendo um abuso da liberdade de imprensa que, na previsão de uma derrota eleitoral, decidiu mover uma guerra acirrada contra o Presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff. Nessa guerra vale tudo: o factóide, a ocultação de fatos, a distorção e a mentira direta.

Precisamos dar o nome a esta mídia comercial. São famílias que, quando vêem seus interesses comerciais e ideológicos contrariados, se comportam como “famiglia” mafiosa. São donos privados que pretendem falar para todo Brasil e manter sob tutela a assim chamada opinião pública.

São os donos do Estado de São Paulo, da Folha de São Paulo, de O Globo, da revista Veja, em que se instalou a razão cínica e o que há de mais falso e chulo da imprensa brasileira. Estes estão a serviço de um bloco histórico, assentado sobre o capital que sempre explorou o povo e que não aceita um Presidente que vem deste povo. Mais que informar e fornecer material para a discussão pública, pois essa é a missão da imprensa, esta mídia empresarial se comporta como um feroz partido de oposição.

Na sua fúria, quais desesperados e inapelavelmente derrotados, seus donos, editorialistas e analistas não têm o mínimo  respeito devido  à mais alta autoridade do país, ao Presidente Lula. Nele vêem apenas um peão a ser tratado com o chicote da palavra que humilha.

Mas há um fato que eles não conseguem digerir em seu estômago elitista. Custa-lhes aceitar que um operário, nordestino, sobrevivente da grande tribulação dos filhos da pobreza, chegasse a ser Presidente. Este lugar, a Presidência, assim pensam, cabe a eles, os ilustrados, os articulados com o mundo, embora não consigam se livrar do complexo de vira-latas, pois se sentem meramente menores e associados ao grande jogo mundial. Para eles, o lugar do peão é na fábrica produzindo.

Como o mostrou o grande historiador José Honório Rodrigues (Conciliação e Reforma)a maioria dominante, conservadora ou liberal, foi sempre alienada, antiprogresssita, antinacional e não contemporânea. A liderança nunca se reconciliou com o povo. Nunca viu nele uma criatura de Deus, nunca o reconheceu, pois gostaria que ele fosse o que não é. Nunca viu suas virtudes nem admirou seus serviços ao país, chamou-o de tudo,  Jeca Tatu, negou seus direitos, arrasou sua vida e logo que o viu crescer ela lhe negou, pouco a pouco, sua aprovação, conspirou para colocá-lo de novo na periferia, no lugar que contiua achando que lhe pertence (p.16)”.

Pois esse é o sentido da guerra que movem contra Lula. É uma guerra contra os pobres que estão se libertando. Eles não temem o pobre submisso. Eles têm pavor do pobre que pensa, que fala, que progride e que faz uma trajetória ascendente como Lula.

Trata-se, como se depreende, de uma questão de classe. Os de baixo devem ficar em baixo. Ocorre que alguém de baixo chegou lá em cima. Tornou-se o Presidene de todos os brasileiros.  Isso para eles é simplesmente intolerável.

Os donos e seus aliados ideológicos perderam o pulso da história. Não se deram conta de que o Brasil mudou. Surgiram redes de movimentos sociais organizados de onde vem Lula e tantas outras lideranças. Não há mais lugar para coroneis e de “fazedores de cabeça” do povo.

Quando Lula afirmou que “a opinião pública somos nós”, frase tão distorcida por essa midia raivosa, quis enfatizar que o povo organizado e consciente arrebatou a pretensão da midia comercial de ser a formadora e a porta-voz exclusiva da opinião pública. Ela tem que renunciar à ditadura da palavra escrita, falada e televisionada e disputar com outras fontes de informação e de opinião.

 O povo cansado de ser governado pelas classes dominantes resolveu votar em si mesmo. Votou em Lula como o seu representante. Uma vez no Governo, operou uma revolução conceitual, inaceitável para elas. O Estado não se fez inimigo do povo, mas o indutor de mudanças profundas que beneficiaram mais de 30 milhões de brasileiros.

De miseráveis se fizeram pobres laboriosos, de pobres laboriosos se fizeram classe média baixa  e de classe média baixa se fizeram classe média. Começaram a comer, a ter luz em casa, a poder mandar seus filhos para a escola, a ganhar mais salário, a melhorar de vida, enfim.

Outro conceito inovador foi o desenvolvimento com inclusão social e distribuição de renda. Antes havia apenas desenvolvimento/crescimento que beneficiava aos já beneficiados à custa das massas destituidas e com salários de fome.

Agora ocorreu visível mobilização de classes, gerando satisfação das grandes maiorias e a esperança que tudo ainda pode ficar melhor. Concedemos que no Governo atual há um déficit de consciência e de práticas ecológicas. Mas importa reconhecer que Lula foi fiel à sua promessa de fazer amplas políticas públicas na direção dos mais marginalizados.

O que a grande maioria almeja é manter a continuidade deste processo de melhora e de mudança. Ora, esta continuidade é perigosa para a mídia comercial que assiste, assustada, o fortalecimento da soberania popular que se torna crítica, não mais manipulável e com vontade de ser ator dessa nova história democrática do Brasil.

Vai  ser uma democracia cada vez mais participativa e não apenas delegatícia. Esta abria amplo espaço à corrupção das elites e dava preponderância aos interesses das classes opulentas e ao seu braço ideológico que é a mídia comercial. A democracia participativa escuta os movimentos sociais, faz do Movimento dos Sem Terra (MST), odiado especialmente pela Veja faz questão de não ver, protagonista de mudanças sociais, não somente com referência à terra, mas também ao modelo econômico e às formas cooperativas de produção.

 O que está em jogo neste enfrentamento entre a midia comercial e Lula/Dilma é a questão: que Brasil queremos? Aquele injusto, neocoloncial, neoglobalizado e no fundo, retrógrado e velhista? Ou o Brasil novo com sujeitos históricos novos, antes sempre mantidos à margem e agora despontando com energias novas para construir um Brasil que ainda nunca tínhamos visto antes?

Esse Brasil é combatido na pessoa do Presidente Lula e da candidata Dilma. Mas estes representam o que deve ser. E o que deve ser tem força. Irão triunfar a despeito das má vontade deste setor endurecido da midia comercial e empresarial. A vitória de Dilma dará solidez a este caminho novo ansiado e construido com suor e sangue por tantas gerações de brasileiros.

 *Teólogo, filósofo, escritor e representante da Iniciativa Internacional da Carta da Terra.

   

348 thoughts on “Ânimos se acalmam a 8 dias da eleição

    1. Lindolfo, tenho comigo que vc faz parte da quadrilha que quer dar um golpe de Estado no Brasil, pode tirar o cavalo da chuva, vcs ñ vão conseguir!!! este inquiete é coisa de desesperados e idiotas que ainda acreditam que os brasileiros são tão idiotas como o imbecil que idealizou este inquiete! avisa para o bocó que inventou isso para inventar alguma coisa mais original e criativa pq esta imbecilidade aí ñ cola!!!

    2. Lindolfo do interiorrr-SPnão o conheço mas penso o seguinte a seu respeito – você postou um comentário e nele adicionou um ” Cavalo de Troia” e o Ricardo inocente ou desatento e muito democrático aprovou ~como moderado, portanto, na minha concepção você enganou, você lubridiou a boa fé do bloguista ao inserir um crime cibernético no seu comentário.
      Esse trojan “http://www.inquiete.com.br” é a cara da campanha do PSDB, sujo,mentiroso e inescrupuloso ao mostrar a trapaça da verdade ou iludir o menos desavisado.Eu no lugar do Kotscho o deletaria e agradeceria sua participação no blog. Você deve ser um tucano tranvestido de papagaio …

  1. Juro que arrepiei.
    Eu venho acompanhando a historia contemporânea do Brasil desde a minha juventude.
    Falou tudo.
    Sempre admirei Leonardo Boff, ele ajudou a formar a minha concepção sobre religião.
    Não adianta prometer o céu tem que prometer a terra.
    Parabéns Ricardo, voce sempre acerta na mosca.

  2. Essa gente não sossega nunca.Não deram trégua.Estão somente avaliando se o empurrão que deram está dando resultado,e ainda está.Quando isto tiver se esgotado,com certeza,mais baixaria virá.Está no DNA dessa gente.

    1. Vladimir, a calmaria tem um intuito, insistir no caso da ex-ministra Erenice até que chamusque a candidata Dilma e isto deve acontecer até o dia 02/10/2010.A materia que veiculará amanhã domingo traz novos componentes para o caso e acredito que tem mais fatos a serem lançados até o dia da eleição.Estou complemntando esse comentário com essa noticia “Leia amanhã na Folha: Consultor liga esquema da Casa Civil a contas no exterior
      O esquema de favorecimento a empresas privadas que causou a demissão da ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, contava com duas contas bancárias no exterior para receber o dinheiro arrecadado com contratos de intermediação de negócios com o governo federal. As contas estão em nome de empresas em Hong Kong, região administrativa especial da China. Segundo empresários de Campinas (SP), elas foram indicadas para o depósito de R$ 5 milhões para cobrir dívidas de campanha eleitoral.
      A EDRB do Brasil diz que deveria pagar o valor para ter liberado um financiamento no BNDES. Como a Folha revelou no último dia 16, a Capital, consultoria de lobby dos filhos de Erenice, intermediou o contrato. O consultor Rubnei Quícoli, parceiro da EDRB num projeto de usina solar no Nordeste, e um dos dois donos da EDRB, Aldo Wagner, disseram à Folha que foram recebidos por Erenice em audiência na sede da Presidência da República para discutir o projeto –Erenice alegou que não foi à reunião, registrada na agenda oficial da Casa Civil.
      A denúncia levou à queda da ministra no mesmo dia em que foi divulgada pela Folha. De acordo com os papeis, a Capital pediu R$ 240 mil em seis parcelas mais 5% sobre o total a ser liberado pelo banco. A EDRB pretendia obter R$ 9 bilhões do BNDES, em três parcelas.
      A EDRB não fez os pagamentos, pedidos pela primeira vez em dezembro. Entre janeiro e fevereiro, o consultor enviou e-mails em tom ameaçador para a Capital e alertou a Casa Civil sobre a cobrança indevida. As conversas entre os dois lados, contudo, continuaram. Entre fevereiro e março, segundo o consultor, o ex-diretor dos Correios Marco Antônio Oliveira levantou a necessidade do pagamento de um bônus extra de R$ 5 milhões, que seriam usados para cobrir ‘uma dívida’ ligada à campanha da presidenciável Dilma Rousseff. O PT negou e ameaçou interpelar Quícoli.
      Marco Antonio é tio de um dos sócios da Capital, Vinícius Castro, servidor da Casa Civil que também foi demitido neste mês. Num primeiro momento, como a Folha revelou em 16 de setembro, os lobistas da Capital sugeriram a Quícoli que o depósito dos R$ 5 milhões fosse feito na conta de outra consultoria de Brasília (a Synergy), no Banco do Brasil. Não houve acordo. O que não se sabia é que, em maio, as conversas foram retomadas. Quícoli disse que lhe foi sugerida uma segunda possibilidade: depósitos em duas contas registradas na agência do banco HSBC em Hong Kong.
      A Folha apurou que as contas existem e que houve reuniões para discutir a remessa do dinheiro, embora ainda não esteja confirmado o uso eleitoral desse dinheiro.
      Leia a íntegra da reportagem na edição de domingo da Folha.
      Tenho certeza de o conteudo total trará denuncias mais fortes sobre o caso. Vamos aguardar para ler amanhã.

  3. Ricardo Kotscho. História é história. Nos anos de chumbo,todo mundo – a oposição – aplaudia a ação do Estadão e JT contra a ditadura militar, mas ninguém dizia que era havia uma motivação comercial. Ontem, como hoje, temos uma motivação política. Lamento muito que, no solo sagrado do Sindicato dos Jornalistas, vozes sejam levantadas contra a liberdade de imprensa. É humilhar a memória de Vlado e rebaixar a uma nível rasteiro as prisões de amigos comuns como Garcia ( Carlos Garcia ) e Fon ( Antonio Carlos Fon ) e tantos outros, torturados nas masmorras dos Militares. Façam qualquer tipo de movimento, nas ruas, mas não no solo sagrado do Sindicato, de onde um dia – longe das amargas governamentais – levantou-se uma voz forte , em defesa do Estado de direito, de um Estado democrático. Pense nisso.

    1. Ricardo, “…solo sagrado do sindicato dos jornalistas”… Para com isso! Cantanhede é jornalista, Bóris, Mainardi, Gancia, Otavinho, Bonner, Merval, também são. Hoje. mais do que nunca, há jornalistas e “jornalistas”, portanto, não generalize o gabarito desse solo.

  4. Essa calmaria é perigosa.
    Eles estão tramando alguma coisa.
    É bom ficar de prontidão, dormir so depois da eleição.
    Com a direita não se brinca.
    Eles são golpistas.

    1. Targinosilva, só temos uma saída, incentivar, motivar e mexer com o brio das militancias, conclamar e gritar para que naõ deixem as ruas, as praças, as vilas, as seções eleitorais, as apurações enquanto a eleição não finalizar.

  5. Com esse empate na votação sobre a impugnação das candidaturas, vejo que está muito difícil neste país, conseguir conquistar uma unanimidade a favor da honestidade política, ou melhor nem mesmo uma maioria. Por isso, acho que deveria o Sr. Presidente Lula, nomear um juiz para desempatar essa questão, que pela opinião pública, pelo expressivo número de assinaturas enviadas, não deixaram dúvidas que desejam ter seus representantes imaculados para assumirem cargos que levem este país por um caminho seguro, sem corrupção. então, apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tão bem governou, para que não titubeie e nomeie sem perda de tempo um juiz para satisfazer a vontade de um povo que implora por honestidade. Poderia se fazer até um plebiscito para tal finalidade e porque não? Foi feito um na tentativa de transformar nosso pais numa monarquia!

  6. Eu já havia lido o excelente texto do teólogo Leonardo Boff ontem a noite. E, como ele, estou indignado com o abuso da liberdade de imprensa.
    Ainda bem que a velha imprensa, apoiadora da ditadura, já não tem mais tanto poder na formação de opinião.
    Ainda bem que temos a internet como um dos principais meios para busca de informação.
    O povo já não é mais bobo.

  7. …”Como é que o presidente da República fala que tem que extirpar um partido? Não pode. O povo brasileiro não pode ouvir isso e não reclamar. E se a imprensa reclamar, vem um idiota dizer que a imprensa é golpista. Golpista é dizer que precisa destruir um partido político que existe legalmente.”
    “Serra é um idiota que apareceu com Lula, querendo dizer que está do lado, que é igual a Lula. É burro”,(Caetano Vloso)

    Isso também tem valor(oromar)

    1. Interessante.
      Quando se fala mal do governo é abuso da liberdade (eufemismo muito usado pela ditadura militar). Quando eram oposição e falavam e criavam os mesmos (ou piores) factóides que hoje os incomoda era só porque queriam dizer a verdade! Quem pensam que são? Algum tipo de divindade que tem o poder da onisciência e não devem satisfação a ninguém? Porque esse senhor não comenta os escandâlos do desgoverno petista? Ele acha que simplesmente dizer “eu não sabia ” já basta?
      Criticam nos adversários o que mais praticam…
      Não existe abuso de liberdade, existe a lei. Se mentiu, caluniou, ou qualquer coisa assim, que se aplique sobre o indivíduo ou instituição as penas cabíveis e não o cerceamento da liberdade.
      Esse senhor usa de seu ardiloso discurso singelo pra defender aquilo que reclamava quando lhe interessava.
      Aquilo que lhe permite, ele SIM, mascarar e desviar o foco dos fatos com esse discursso quase celestial.
      LIBERDADE SIM! DITADURA, SEJA DE QUE LADO FOR, NÃO, NUNCA MAIS.
      LIBERDADE SIM, até pra quem quer escrever um texto tendencioso, ardiloso, falso e oportunista como desse senhor que mistura interesse político com religião da forma mais desprezível…
      Melhor isso do que censura, mas sabe como é, faça o que eu mando e não o que eu faço…
      É muito difícil eu odiar alguém, mas tem alguns lobos em pele de cordeiro (sem citar nomes) que me despertam os mais desprezíveis sentimentos…

    2. O Velho ‘Caê’ (como é conhecido) decepcionou a todos os bahianos, ele sempre foi uma resistencia contra o carlismo na Bahia. e no final dos anos noventa e decada de dois mil, deu a beijar as mãos do ACM. um ato muito triste para um ícone da resistência contra o carlimo.

    3. Oromar, o próprio DEMo sedesintegra a cada troca de nome. Quer evitar a todo o custo seu desaparecimento, mas não existe como se manter, pois o povo não o quer mais.

    4. Oromar, não foi integrante do DEM ex PFL que disse eliminar os petistas do Brasil. Não foi deputado do DEM que na tribuna da Camara prometeu dar uma SURRA no Presidente Lula? Na época, a midia criminosa,suja ou lacraia saiu em defesa da autoridade presidencial como ofensa ?
      Ainda bem que o cidadão Luiz Inacio é uma pessoa de origem pobre e com isso ainda é temente a DEUS! Entendeu Oromar???

    5. Reproduzir mais uma mentira do PIG, pois o Lula não afirmou nada disso, é querer jogar lenha na fogueira e colaborar com o verdadeiro circo em que se transformou a campanha tucana. Aliás, ninguém precisa alimentar esse desejo de querer extirpar esses partidos deletérios, incluindo aí o PIG, porque eles próprios, há alguns dias o PSDB e hoje o Dem, reconheceram que seu destino certo, com a eleição da Dilma, é a implosão. Vasculhem na Internet e encontrarão as declarações dos líderes de ambas as agremiações.

  8. Já tinha recebido de Divina Jordão, radio mulher de Goiania, o texto de Boff. Como sempre são águas tranquilas, bom senso de quem sabe do que está falando. Bom ler, refletir e repassar. A vc, Cidadão K, parabéns por multiplicar a divulgação do pensamento de Boff.
    Mas acredite, Cidadão K, eu que ando na superficie e caminho entre serpentes, tem muita gente mostrando as garras. “Ah, dessa vez nao vai haver eleição”… e coisas assim. Ainda existe gente com a cabeça no passado, mas lembrando só do que interessa.
    Mas será tudo tranquilo e a midia vai ter que se acostumar a democracia, a ser responsavel e responsabilizada pelo que publica.
    No mais, pra não me alongar sem necessidade…como vc diz: vida que segue.
    Um abraço

  9. caro Ricardo,

    Aqui no Rio o quadro é um pouco diferente. O Extra, jornal popular do grupo “O Globo”, veio com uma capa em que chama o Presidente Lula para a guerra.

    E, a propósito, eu, que tenho um adesivo de Dilma em meu carro, fui xingado por um partidário de Serra hoje de manhã na Linha Vermelha, engarrafado no trânsito.

    forte abraço

  10. Se não entenderam o clamor popular exigindo honestidade de nossos políticos, é hora de exigirmos um plebiscito sim, sobre a vigência da Lei que impugna a candidatura de maus políticos, chamados de fichas-sujas, para que seja a partir destas eleições. É HORA DO POVO FALAR sobre o que realmente quer. Mesmo que seja necessário adiar a data destas eleições e deixar o dia 03 de outrubro para o plebiscito.

  11. Estou pensando em outro assunto.
    Quando o vice de Lula era do PL, O Zé Alencar, tudo bem, esse partido e nada é a mesma coisa.
    Agora temos como vice uma raposa do PMDB.
    Lembro num passado não tão distante quando o Sarney saiu da Arena e foi para o MDB, como vice de Tancredo.
    O Tancredo nem assumiu, morreu sabe-se lá do que.
    Não sei não se o próximo presidente não será do PMDB!!!
    Esses caras são muito velhacos….

    1. E teve também o Itamar Franco(PMDB na época), que era vice de Fernando Collor. O PMDB está e sempre estará no poder. Depois de extirpar o DEM, que é mais fraquinho, será a vez do PMDB.

    2. E você já imaginou se acontece alguma coisa com o Serra e o tal de ìndio da Costa vira presidente?
      Tá certo que vice é vice, mas não precisava exagerar…

  12. Belíssimas palavras de Leonardo Boff, demonstra porque é considerado uma das mais lúcidas e iluminadas mentes contemporâneas. Em treinamentos empresariais, convivo frequentemente com empresários, e noto que se por um lado alguns são realmente progressistas, tem visão, enxergam com clareza o novo Brasil que está emergindo, por outro há muitos que à simples menção do nome do nosso presidente, começam a ranger os dentes, numa demonstração de ódio irracional, atávico, que confesso, transcende minha compreensão, explicado apenas neste magnífico texto de Leonardo Boff. Enquanto tivermos uma elite cujo mais alto anseio, é andar pelas ruas dentro de caríssimos importados com vidros blindados e ar condicionado, que olha para o povo como se parte dele não fosse, que se sente “superior”, ou por ter muito, muitíssimo dinheiro, ou por ter diplomas e canudos e doutorados, o país não conseguirá progredir. Já passou da hora da elite, abraçar de corpo e alma o povo, seguindo o exemplo de nosso presidente, e ver em cada um de seus funcionários, um irmão, um ser humano, enfim, um igual a ser ajudado, e não apenas um utensílio descartável. Esse distanciamento, essa visão distorcida de ser “superior”, é a base do mau capitalismo, do egoísmo, diria até da falta de Deus no coração. Que venha nossa presidente Dilma, que lutou por nós até num período em que isso significava arriscar a vida, e que possa servir de exemplo às elites que acham normal que o Brasil seja uma das 12 maiores economias do mundo, enquanto ocupa algumas das piores posições em desigualdade de renda.

    http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2005/09/07/Brasil/Desigualdade_de_renda_no_Brasil_e.shtml

    http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/List_of_countries_by_income_equality

  13. Boas-novas, Leonardo, a Socialdemocracia visa á melhoria das condições de vida dos trabalhadores dentro da ordem capitalista, a favor de uma transição pacífica e gradativa do capitalismo para o socialismo por via democrática, através do voto.

    Nesta visão teológica, o Reino de Deus tem que ser construído aqui: -ou você faz a sua opção para facilitar a caminhada do povo pobre – a grande maioria – ou você faz a opção para os ricos.

    Um desses caminhos escolhidos te leva para o céu, ou outro, te leva para o inferno!

  14. Acho que o Boff não foi feliz. Li o texto e me deparei com o trecho: “nessa guerra vale tudo: o factóide, a ocultação de fatos, a distorção e a mentira direta”. Legal, soa bonito pra caramba! Mas o autor não cita quais são os factóides e as mentiras que a mídia vem noticiando. O caso da Erenice é uma mentira? Ou a corrupção da Receita, com venda de sigilos é um factóide?? Pelo que lemos, fica claro que o problema não são estes fatos citados pelo autor, mas sim o fato da mídia não prestar reverência ao Presidente Lula. É como se o Governo, pelo fato de contar com um líder que veio do povo e que hoje é o presidente mais popular da história, não pudesse ser criticado ou ter seus deslizes publicados. Pior, é como se pelo fato de estarmos nas vésperas de uma eleição, a mídia não pudesse criticar o presidente e nem seu governo. Se a argumentação do Boff fosse na linha de que a imprensa dá mais evidências as falcatruas do PT do que as dos tucanos, ainda vá la. Mas é inapropriado classificar a mídia como mentirosa e fabricante de factóides pelo fato dela expor a arruaça feita pela Erenice e a corrupção existente na Receita Federal.

    1. E a violação que a empresa da Veronica perpetuou?
      Isso não vale nada? Foi brincadeirinha dela?
      Haaaa…sei ela pode brincar com os dados de 60 milhões e temos que aceitar como fato normal?
      Aaaaa,,,eu queria só entender.

    2. Caro André,
      Alguns reparos:
      1 – não há qualquer prova ou sequer indício de que a “arruaça feita pela Erenice e a corrupção na Receita Federal” tenham alguma ligação com a campanha de Dilma Roussef. O que se critica, portanto, não é a divulgação mas a tentativa desesperada de imputar responsabilidade à candidata governista por esses fatos;
      2 – fiar-se na palavra de escroques e notórios achacadores, ocultar quebra de sigilo feita pela filha do outro candidato, reproduzir ficha falsa sobre passado “terrorista” de Dilma, distorcer decisões do TSE gaúcho sobre as contas públicas da ex-secretária, são apenas mais alguns exemplos concretos das denúncias feitas por Leonardo Boff quanto à parcialidade e venalidade demonstradas pelos órgãos de imprensa que ele critica.

    3. Prezados Rui e Divaldo,

      Reli o texto do Boff novamentes, mas minha impressão não mudou muito. Ainda creio que se a a crítica do Boff fosse de que a imprensa escolhe o que publicar, divulgando apenas o que lhe convém, o argumento seria incontestável.

      Mas entendo que a linha de raciocínio do Boff dá a entender outra coisa: a mídia é ruim porque fala mal do Lula e de seu governo. E quem fala mal do governo é golpista! Em momento algum o Boff se vale de demonstrar argumentos pra comprovar suas afirmações. Ele não cita nenhuma mentira divulgada pela mída. Na realidade, ele se concentra em mostrar as conquistas do Governo Lula e a dizer que ele é um homem do povo, enquanto a mídia é elista. Pior, o Boff chega a colocar a questão como sendo uma guerra contra os pobres.

      Usando o exemplo do Divaldo: penso que o fato da Verônica ter quebrado o sigilo de milhões não muda o fato de que o crime da Erenice e a corrupção da Receita têm que ser divulgados. O erro é deixarem de noticar também a quebra de sigilo feita pelos tucanos. O problema aí não foi mentir, mas sim omitir.

      Caro Ruy, concordo que o caso Erenice realmente não tem vínculo com a candidata Dilma. Mas penso que tem sim vínculo com a Ministra Dilma. No mínimo, neste caso a Ministra Dilma não soube controlar seus subordinados, o que arranha sua imagem de super-gestora.

      Enfim, este é apenas o meu ponto de vista. Gostaria de conhecer o de vocês. Um abraço e bom final de semana a todos.

    4. Caro André,
      Desculpe-me mas acho que sua idéia do que seja uma super-gestora está um pouco distorcida.
      Como uma pessoa, em qualquer cargo que seja, pode controlar as ações de um membro da família de algum subordinado? Só se tiver à sua disposição alguma coisa tipo “big brother”.
      A questão é a seguinte: se o filho de Erenice cobrou propina de alguém, a grana se destinava à campanha de Dilma? Isso fazia parte de um esquemão na Casa Civil destinado a arrecadar caixa dois?
      Até agora, não há qualquer indício de que isso seja verdade. Está sendo apurado e qualquer apuração do gênero leva tempo, que não pode ser delimitado pela campanha eleitoral.
      O que José Serra e a imprensa fazem é, levianamente, usar as denúncias com a finalidade de interferir no processo eleitoral. E é isso que o texto de Leonardo Boff denuncia e critica.
      Por outro lado, há uma denuncia, para ficar só num exemplo, de que um ex-funcionário do governo de SP (acho que da DERSA) teria sumido com uma grana preta, obviamente de origem “duvidosa”, destinado à campanha tucana. Saiu na revista Isto É.
      Você ouviu, leu, sabe de detalhes disso repercutidos na chamada grande imprensa? Acho que não, porque o caso foi devidamente abafado para não respingar na campanha tucana. Além disso, esse assunto poderia, como é óbvio, mostrar que corrupção não é uma coisa exclusiva do PT e do governo Lula. Espero que você não seja ingênuo a ponto de acreditar nessa falácia.

    5. Sr. Andre da SS, respeito a sua interpretação todavia, entendi que a “guerra” se refere a essa campanha eleitoral que ora se disputa. A questão não se trata da imprensa publicar os fatos vinculados a Receita ou a Casa Civil, a bronca é a extemporaneidade da noticia ou seja se os vazamentos ou quebra de sigilos já era do conhecimento publico em 2009 por que não foi noticiado naquela ocasião? E sim, proximo a data de votação? A mesma coisa se aplica ao caso da ex-ministra Erenice..Tudo para desestabilizar o processo ascendente da candidatura Dilma. Teve essa intenção, portanto, isso é algo tendencioso, sujo e partidário. Talvez, antes não causasse tanto sensacionalismo e não teria repercussão nenhuma no processo eleitoral visto que as candidaturas ainda nãao estavam definidas.
      É por aí meu veio! A midia golpista é oportunista, traçoieira e suja, suja igual a chiqueiro ou poleiro.

    6. Saiu esta semana a notícia, pouco divulgada pelo PIG: Serra isenta Dilma de envolvimento com denúncias na Casa Civil. Segundo a matéria, alega-se na defesa de Serra que a afirmação sobre o envolvimento da Dilma nos casos de lobby e tráfico de influencia na Casa Civilm foi apenas o “exercício do direito da crítica”. “Não há nem na revista Veja nem na propaganda a mais remota sugestão de que Dilma estivesse envolvida nos supostos ilícitos descritos”. E isso foi suficiente para o relator, o ministro do TSE, Henrique Neves, descartar o pedido de resposta encaminhado pelo PT. E as acusações explícitas do Serra contra a Dilma sobre o caso nas reportagens da TV reproduzidas pelos jornais?
      O que se conclui daí é que, sem sombra de dúvidas, o objetivo não era simplesmente denunciar esses esquemas no governo, mas acima de tudo lançar a culpa de tudo sobre a Dilma. Como não conseguiram provar, apressaram-se em dar essa declaração, escondidinha, sem todo o estardalhaço que acompanha cada denúnica que fazem. Essa, senhor Andress, é apenas uma das provas da má fé e do caráter deletério desses pretensos jornalistas do PIG que exalam ódio e veneno em cada linha que escrevem. É, sim, uma imprensa deletéria e golpista.

  15. Lula96% capitaliza a Petrobrás em 120,1 bilhões de dólares, o que quer dizer isso? quer dizer que a empresa passa a ter o segundo maior ativo empresarial do mundo, hoje a NOSSA Petrobras é a segunda maior empresa do planeta, a capitalização das ações negociadas atingiram um mutante quatro vezes maior que todo o dinheiro arrecadado com as privatizações de FHC, o valor das privatizações foi de U$ 38 bilhões de dólares, no pacote foram vendidas a Vale do Rio doce, o sistema Eletrobrás, o sistema Embratel, Usiba, Cia Siderúrgica Nacional, Embraer, Sibra, dentre outras.
    E consegue uma capitalização de U$120,1 em bolsa de valor (BOVESPA) .
    E pensar que empresa quase foi vendida por U$ 8 bilhões, E ainda querem voltar.

    1. Não tenha medo, tende fé. Os tucanos já sabem que perderam e se tentarem revidar ficará mais feio o enrredo que o soneto.
      O tucano cansou o bico de falar porque viu que está na contra mão de milhares de brasileiros que querem a continuidade do governo Lula.
      Quem anda com Deus não tem medo de assombração e andamos com Jesus Cristo em nossos corações.
      Este momento é nosso e foi concebido pelas forças do Alto, não temas, portanto.
      Não penseis que estes acontecimentos são mera casualidade, já estava escrito nas estrelas e nas escrituras.

    2. E vem mesmo, Ailton. A procela serão nossos votos elegendo Dilma e varrendo os irmãos siameses, PSDB e DEMO, da politica brasileira.

      Fora entreguistas. Fora doadores do patrimônio e riquezas do povo sofrido e injustiçado deste imenso Brasil.

      Um ótimo fim de semana a todos.

    3. Ailton o receio não é pela falta de vento e sim por vento demais. A campanha Dilma, deve mobilizar as militancias para airem para as ruas, as praças, os povoados, as fazendas todos os rincões. Não de deve esquecer de que a exigencia na hora de votar, da apresentação de documento com foto isso é mais prejuizo para a candidatura Dilma em relação a do Serra, por isso, deve usar os aliados, prefeitos, vereadores e politicos para divulgarem pela zona rural, favelas e grotões da necessidade de levar um documento com foto, pois entendo que essa ação do PT pedindo ação de inconstitucionalidade ao STF é tardia ou inócua.

  16. RICARDO!
    Me permita letra caixa alta.com se dizia antigamente, só desta vez – O TEXTO DO QUERIDO LEONARDO É OXIGÊNIO PARA A NOSSA DEMOCRACIA – que estava sendo ASSASSINADA pelos hipócritas que nem sabem mais como pensa e sente a NOSSA BELA GENTE BRASILEIRA!
    Acho que conseguí resumi toda o meu desabafo nessa imensa frase.
    Os medíocres que se acham neste país só querem o POVO COMO seus ESCRAVOS. Quando NOSSOS irmaõs de pátria se tornam visíveis e deixam a escravidão – os medíocres se revoltam. E a tal grande imprensa que de grande só tem o dinheiro e o abuso de poder, se torna a mais terrível opressora da pátria e de todos os nossos valores duramente conquistas.
    SALVE LEONARDO!
    SALVE RICARDO!
    Sugiro que deixes esse TEXTO como protesto – todos os dias em teu blog até que chege o dia 3. Dia em que mostraremos a essa elite burra – que o BRASIL É DE TODOS OS BRASILEIROS!
    E democracia é maioria e desde que me conheço por gente – tenho 55 anos – esta é a PRIMEIRA VEZ que a maioria que escolhe continuar com o PT do Lula agora com Dilma e aliados – VOTA CONSCIENTE de tal forma que nem a mídia golpista muda o resultado. Apenas tira o brilho e a FELICIDADE dos nossos irmãos tão sofridos!
    Na verdade Ricardo o que a elite medíocre não suporta é ver SEUS IRMÃOS DE PÁTRIA TÃO FELIZES!!!

  17. Globo abriu espaço ao LULA, presidente estava desparecido do JN, havia um ano, Globo passa a dar ‘noticias’ sobre a atuação do LULA96%, viram a reportagem sobre a venda das ações da PETROBRAX, digo da Petrobrás?
    Agora é tarde não aceitamos, ela que fique com o seu Serra.

  18. Rede Globo fez uma bela matéria em seu JN, reportagem foi a falar do sucesso da segunda maior empesa do mundo, eportagem mostrou como a Petrobras se agigantou diante das diversidades, como nossa empresa é lider em prospecção de profundidade, o fato do Brasil se tornar em 10 anos o maior produtor e exportador de petróleo do mundo.
    Globo mostra como imprensa do mundo recebeu a notícia, o trinome: Lula Petrobras e Brasil foi notícias em todos os jornais e em todas os telejornais do planeta.
    Ela(Globo) se rendeu temporáriamente ao sucesso do Lula.

    É Serra! Acho que não vai dar para antes de 2023

  19. Primoroso!!!

    Um autor iluminado assim, só podia ser amigo do Kotscho.

    Este texto eu dedico, com permissão de vocês, às comunidades católicas da cidade de Lorena-SP.

    Não moro lá, mas meus amigos católicos lorenenses tiveram que aturar nas celebrações desta semana discursos anti-Dilma que faziam lembrar a tristemente célebre ‘Marcha da Pátria com Deus Pela Família’, de 64, que deu no que deu.

    E a igreja ultrapassada e conservadora, passado o período eleitoral e com os ânimos acalmados, olhará sua comunidade e verá as bobagens e grosserias que tentou disseminar.

  20. Não há o que comentar! De minha parte de há muito deixei de lado a leitura dessa mídia comercial que a mim não trazia nenhum crescimento como cidadão.Valeu-me sem sombra de dúvida a mídia eletrònica embora para falar a verdade sinta falta da mídia impressa e de um jornal gostoso para o café da manhã.Não o que vinha sendo veiculado. A liberdade de expressão encontrará por certo caminhos para se tornar atraente, informativa,democrática,, múltipla em opiniões calcadas em fatos reais ,sem deixar de lado os sonhos,as idéias,as aventuras próprias do espírito empreededor que todo ser humano tem dentro de si e se emociona com o vislumbre de suas realizações. Acredito que as pessoas não querem mais ser consumistas de opiniões dos que se julam donos da verdade.Querem seim auscultar opiniões e formularem as suas a partir duma gama de fontes de informaçãoe não tendenciosas mas verdadeiras , muito embora possa exercer sua capacidade de análise, observação e até dúvida a respeito delas, exercendo também seu espírito investigativo.Sei que “aspiro mais do espero”.Mas espero que cheguemos a encontrar esses caminhos.Tenho certeza de que há muita mão de obra disposta a constrí-los.Será fácil encontrá-la no meio do povo.É o bastante ofertar -lhe as oportunidades!!!!.

  21. parabens ao Leonardo Boff pelos comentarios. Ele e como Lula fala o que a consciencia de gente honesta quer escutar. Voce tambem Ricardo escreve o que queremos ler.Voce tambem fala a mesma lingua dos homens de bem.Abraços o todos do Balaio.

  22. Excelente! Nada a acrescentar.

    Leonardo Boff, Parabéns!!!

    Kotsch, mais uma vez você se supera em suas avaliações.

    Muito bom!!! Mais acredito que ainda vem chumbo grosso por aí.

  23. MAIS UMA BARRIGADA HISTÓRICA DA FOLHA
    PARA FECHAR A SEMANA

    Folha “mata” o senador Romeu Tuma, depois de assassinar o jornalismo

    publicada sexta-feira, 24/09/2010 às 20:23 e atualizada sexta-feira, 24/09/2010 às 20:53

    A noticia saiu, pouco depois das 19h, no twitter da “Folha Poder” – aquele mesmo que andou batendo boca com leitores dias atrás.
    # Folha Poder folha_poder

    #FLASH Senador Romeu Tuma morre em São Paulo
    # 40 minutes ago via web

    Poucos minutos depois, havia mais de 100 retuitadas, ou seja, a notícia se espalhara – a tal ponto que os assessores do senador em Brasilia e o filho dele (que fazia campanha no interior de São Paulo) tiveram que ligar pra capital paulista, pra saber se era verdade ou não.

    E não era. A morte do Tuma é como a ficha falsa da Dilma: não podia ser confirmada, mas também não podia se descartada.

    Pelo sim, pelo não, a “Folha” preferiu matar o Tuma.

    O Antônio Arles envia-me pelo twitter a prova cabal de que a barrigada também foi parar na página principal do site da Folha. Está aqui: http://twitpic.com/2rlymv. Iso é que dá concentrar esforços pra fazer campanha pro Serra, em vez de apurar notícia.

    A “Folha Poder” precisa mudar o nome para “Folha Phoder”.

    A “Folha” já havia assassinado o jornalismo. Agora, tentou matar o Tuma.

    Deve ser para expiar os pecados, por ter apoiado a ditadura e emprestado carros à turma da repressão, com a qual Tuma também tinha ligações…

    E agora: a pesquisa do DataFolha também é como a morte do Tuma? Tudo falso, menos a data

    (tá no Blog Escrevinhador, do Rodrigo Vianna)

  24. Ricardo Kotscho foi oportuno e singular a transcrição do trecho do livro do Frei Leonardo.
    Que a paz do senhor continue nos abençoando e que possamos de fato nos tornar os escritores da nossa historia. Ao mesmo tempo, os autores e atores do tempo novo, do novo e do tempo. O que queremos é caminhar com segurança e em segurança viver: em paz, com bem estar, com cidadania e amor.
    Ler essas lições de vida e religiosidade nos acalma e remete para frente, com altivez, confiança e maturidade para concretizar nosso desígnio e nossa convicção. A determinação de um povo é insuperável e sua união imensurável quando há entre todos: a sinceridade, a humildade e a lealdade. Nisso tudo, de uma coisa temos certeza, estivemos, estamos e estaremos com o Presidente Lula, por que a sua luta não foi visando o seu próprio bem, não foi para si, e sim, para o bem de todos os seus irmãos brasileiros sem distinção de classe, credo, cor ou sexo. Algo me diz que o dia 03/10/2010 será marcado como dia da vontade popular ao optar pela continuidade e apoiar o projeto que está dando certo “para o Brasil mudar”.

  25. JÁ PINTA SEGUNDO TURNO EM SÃO PAULO. A COISA TÁ FEIA PARA O LADO DO PSDB E DO ALKMIN. HÁ AINDA QUEM DIGA QUE AS PESQUISAS DO IBOPE E DO DATAFOLHA MESMO APONTANDO O CRESCIMENTO DE MERCADANTE AINDA ESTÃO SENDO ADULTERADAS PELOS INSTITUTOS. MERCADANTE E DILMA ROUSSEF PODEM ESTAR MAIS A FRENTE DO QUE O DIVULGADO.

  26. Ricardo, o PIG jogou a toalha. O tempo se esgotou.

    Vai sobrar pro Alckmin. Mercadante está chegando.

    O Geraldo Pedágio não vai aguentar o tranco.

    Vai afundar abraçadinho com Serra.

    Vamos finalmente nos livrar dos entreguistas.

    E vai ser pra sempre, se Deus quiser. Amém.

    Um ótimo fim de semana a todos.

    1. Ricardo, faltou falar do texto de Leonardo Boff.

      Estou lendo pela 3º vez.

      E temos tambem Frei Betto.

      Não resta duvida:

      O destino do Brasil é ser referência para o mundo.

      A hora chegou.

      E também o fim de semana, que desejo seja radiante para todos.

  27. ´ta bom! tudo bem!
    Mas eu continuo preocupado com a possibilidade de um alto grau de abstençao em virtude da obrigatoriedade de levar um documento com fotografia para se poder votar.
    O PT parece que não ´ta nem aí
    Quase ninguém falou sobre isso. Pode ser a esperança deles de um segundo turno.

    1. Jesus, so agora a área juridica do PT acordou está ajuizando ação de inconstitucionalidade da lei. Tem-se como certa que STF não irá julgar antes do dia 03/10/2010 e isso na verdade trás mais prejuizo para a votação da Dilma. Como vê são essas armadilhas postas pela direita (mídia,OAB e Judiciário) que a turma da esquerda menos experiente com a parte cartorial do processo não atina.Fazer o quê!!!

  28. Sobre o texto de Boff, penso o seguinte: “falou e disse tudo”. Em outras palavras, podemos constatar que o Brasil deixou de ser uma Republiqueta de Bananas, onde um grupo de famílias ditava os rumos do país. Hoje caminhamos para ocupar um lugar ainda de maior destaque no cenário mundial. E o governo Lula é, sem dúvida, o principal responsável por colocar o Brasil na rota certa.
    O que afirmo e penso, não é mistificação; é reconhecimento, sem receio de assumir. Aqueles que pensam o contrário, paciência…, porém peço que reflitam o seguinte, já que se alinham a um pensamento retrógrado de uma pequena casta conservadora:
    COLOQUE-SE NO SEU LUGAR, VOCÊ NÃO PASSA DE UM TOLO ÚTIL.

  29. A reação da sociedade contra a insensatez da guerra contra a mídia promoveu o recuo de Lula no comício de Porto Alegre e também do Balaio. A entrevista de Lindenbergh ao UOL no mesmo sentido, pregando a distensão dos ânimos. è preciso tirar a pressão que estava tirando votos de Dilma. O clima está melhor, mas um artigo do Boff, com toda a sua credibilidade, vem a calhar para manter a idéia. Algo mais ou menos assim: eleitor, não se preocupe, nós não somos autoritários. nós somos democratas, mas essa mída realmente é golpista. Mais um lance genial do aparato publicitário do governo e seus seguidores.

    1. Afonso, “reação da sociedade” ?

      Voce quer dizer “reação da alta sociedade”. Talvez aquela consumidora da Daslu, né não ?

      O povão amou, Afonso.

      Eu achei que Lula foi muito diplomático.

      Tenha um ótimo fim de semana, Afonso.

  30. um exemplo bem fresco do que nos fala boff está na chamada que até agora há pouco (23h50min) resplandecia no site de notícias do MSN: “Ibope mostra queda de vantagem de Dilma”. daí, clica-se na chamada e a matéria vai assim: “Candidata do PT tem 50% das intenções de voto, contra 28% de José Serra, candidato do PSDB…”, sem, em nenhum momento, fazer qq relação com outra pesquisa anterior ou sequer mencionando o quanto foi a queda…
    já na chamada do mesmo site, quando trata-se da eleição do governo de SP, a chamada é: “Mercadante sobe, mas Alckmin mantém folga”. (nem me dei ao trabalho de ler a matéria)
    é por estas e por outras que estes jornalistas “engajados” e os polvos da Veja não sabem porque o Lula tem 80% de aprovação…

    1. Pedro Haase, reforçando o seu ponto de vista, vale acrescentar que na matéria da FOIA que circulará hoje ainda jogando no ventilador o caso sobre os desastrados filhos da Erenice. A mídia através de um processo sistematico de bater rebater e remoer o assunto, o reproduzindo e o relembrando na íntegra até fixar inconscientemente no eleitor como se fosse verdadeiro, depois de narrar todas as informações e misturar e confundir os atores(entrevistados- O consultor Rubnei Quícoli e um dos dois donos da EDRB, Aldo Wagner ) somente no final faz a relevação sobre a chamada principal da matéria da seguinte forma “A Folha apurou que as contas existem e que houve reuniões para discutir a remessa do dinheiro, embora ainda não esteja confirmado o uso eleitoral desse dinheiro. Ora, depois de discorrer sobre um conteudo duvidoso, depoimentos e misturar os entrevistados, apenas no final que vem “ainda não esteja confirmado o uso eleitoral desse dinheiro” fazendo acreditar que isso pode ser verdade, é criar um suspense jornalistico sensacional e danoso para a imagem da Dilma e jogar lama na campanha e insunuar que há um suposto crime ou prática ilegal de caixa dois. Nada disso aconteceu quando foi noticiado o sumiço do dinheiro(se é que houve sumiço) pelo ex-integrante da campanha Serra no caso do DERSA. Isso é pura orquestração, uma maneira sistematica e pautada de favorecimento da candidatura Serra. Parece até há um contrato firmado entre a campanha Serra e esses veiculos midiáticos embora esteja escrito nele um “objeto diferente”.

  31. Caro kotscho o texto proposto é isto:
    Curto, fino e grosso e fala lá dentro das consciencias retrógradas e como canto de louvores aos conscientizados ” Uma maravilha”
    Verdades são puras verdades e não devem ser obstruídas de que se façam presentes. este texto me faz cheio de coragem para continuar o debate de idéias claras contra a tenebrosa escuridão dos ideais dos tucanos.

  32. Caro Ricardo,

    O artigo escrito retrata vários fatos e alguns exageros. Os fatos são muito bem colocados quando o autor diagnostica a tendenciosidade por vêzes absurda, de alguns veículos de comunicação. Alguns jornais e revistas, redes de TV não conseguem aceitar a vontade de grande parte do povo brasileiro que aprova o governo Lula e já se posicionou favorável a eleição da Dilma. São fatos e constatações por tudo que assistimos, principalmente nos últimos 30 ou 40 dias de campanha. Agora as opiniões do autor sobre as razões que levam esses veículços de comunicações ou seus proprietários a assumirem esse tipo de postura são conclusões embasadas em nada. “Lugar de peão é na fábrica” : opinião dele. Tenho certeza que o Lula é e sempre foi respeitado pelos veículos de comunicações por sua trajetória única no cenário político brasileiro. Esses veículos de comunicações, de alguma maneira, estão se sentindo prejudicados em seus interêsses e por isso se posicionam da maneira como vem se posicionando. Pura defesa de seus interesses que, em 99,9999% das vêzes são de origem economica. Não sei se O Lula acabou cortando parte das verbas publicitárias desses veículos ou coisa do gênero. Por exemplo: os bancos brasileiros cometem descalabros e mais descalabros em cima da população e são denunciados a todo momento no Copon e outros institutos de defesa e sequer tais denúncias são citadas nos veículos. Porque? Vc sabe o tamanho da verba publicitária que Itaú, Bradesco, Santander etc. destinam a jornais, TVS etc. Então esses veículos só assumem posições contra qualquer entidade quando tem seus interesses prejudicados. É só isso e não essa história de elite, coronéis e capitães etc. Isso vem da cabeça do autor e não de fatos comprovados. Um abraço

  33. Essas mídias (Globo, Folha, Estadão……) eu não aguento mais!!!…estamos em plena época eleitoral e eles ficam falando que o governo atual teve o melhor desempenho nos últimos anos em: emprego, no PIB……. e muitos outros………..QUE LIBERADDE DE IMPRENSA É ESSA? ………que fica falando o que ocorreu de bom neste governo petista para se prevalecer na campanha?….será que eles são todos “vermelhos”?….chega dessa imprensa vermelha……CHEGA!!!

    1. Luiz você disse “fica falando o que ocorreu de bom neste governo petista para se prevalecer na campanha?….Desta forma está aapenas informando sem mérito ou demérito, pois está dando noticias sobre o país. O que está se comentando é que nas noticias vinculadas a campanha eleitoral, há sim uma má vontade em informar o lado positivo que beneficie o governo lula, quando o fazem, estão sempre a lembrar que os pressupostos economicos foram seguidos do governo anterior. Luis isso é tendencioso, é sujo retirar o mérito do atual governo por ter se comportado dentro de uma realidade que se pressume parecida com algo que estava apenas delineado? Em economia os preceitos economicos têm as mesmas matrizes entretanto a forma de atuar diferente é que faz a diferença.

  34. Caro Ricardo,
    Tomo a liberdade de transcrever abaixo um artigo publicado recentemente pelo ex presidente FHC:
    > SEM MEDO DO PASSADO
    > Fernando Henrique Cardoso
    > O presidente Lula passa por momentos de euforia que o levam a inventar inimigos e enunciar inverdades. Para ganhar sua guerra imaginária, distorce o ocorrido no governo do antecessor, autoglorifica-se na comparação e sugere que se a oposição ganhar será o caos. Por trás dessas bravatas está o personalismo e o fantasma da intolerância: só eu e os meus somos capazes de tanta glória. Houve quem dissesse “o Estado sou eu”. Lula dirá, o Brasil sou eu! Ecos de um autoritarismo mais chegado à direita.
    > Lamento que Lula se deixe contaminar por impulsos tão toscos e perigosos. Ele possui méritos de sobra para defender a candidatura que queira. Deu passos adiante no que fora plantado por seus antecessores. Para que, então, baixar o nível da política à dissimulação e à mentira?A estratégia do petismo-lulista é simples: desconstruir o inimigo principal, o PSDB e FHC (muita honra para um pobre marquês.). Por que seríamos o inimigo principal? Porque podemos ganhar as eleições. Como desconstruir o inimigo? Negando o que de bom foi feito e apossando-se de tudo que dele herdaram como se deles sempre tivesse sido. Onde está a política mais consciente e benéfica para todos? No ralo.Na campanha haverá um mote – o governo do PSDB foi “neoliberal” – e dois alvos principais: a privatização das estatais e a suposta inação na área social. Os dados dizem outra coisa. Mas os dados, ora os dados. O que conta é repetir a versão conveniente. Há três semanas Lula disse que recebeu um governo estagnado, sem plano de desenvolvimento. Esqueceu-se da estabilidade da moeda, da lei de responsabilidade fiscal, da recuperação do BNDES, da modernização da Petrobras, que triplicou a produção depois do fim do monopólio e, premida pela competição e beneficiada pela flexibilidade, chegou à descoberta do pré-sal. Esqueceu-se do fortalecimento do Banco do Brasil, capitalizado com mais de R$ 6 bilhões e, junto com a Caixa Econômica, libertados da politicagem e recuperados para a execução de políticas de Estado.
    > Esqueceu-se dos investimentos do programa Avança Brasil, que, com menos alarde e mais eficiência que o PAC, permitiu concluir um número maior de obras essenciais ao país. Esqueceu-se dos ganhos que a privatização do sistema Telebrás trouxe para o povo brasileiro, com a democratização do acesso à internet e aos celulares, do fato de que a Vale privatizada paga mais impostos ao governo do que este jamais recebeu em dividendos quando a empresa era estatal, de que a Embraer, hoje orgulho nacional, só pôde dar o salto que deu depois de privatizada, de que essas empresas continuam em mãos brasileiras, gerando empregos e desenvolvimento no país. Esqueceu-se de que o país pagou um custo alto por anos de “bravata” do PT e dele próprio. Esqueceu-se de sua responsabilidade e de seu partido pelo temor que tomou conta dos mercados em 2002, quando fomos obrigados a pedir socorro ao FMI – com aval de Lula, diga-se – para que houvesse um colchão de reservas no início do governo seguinte. Esqueceu-se de que foi esse temor que atiçou a inflação e levou seu governo a elevar o superávit primário e os juros às nuvens em 2003, para comprar a confiança dos mercados, mesmo que à custa de tudo que haviam pregado, ele e seu partido, nos anos anteriores.Os exemplos são inúmeros para desmontar o espantalho petista sobre o suposto “neoliberalismo” peessedebista. Alguns vêm do próprio campo petista. Vejam o que disse o atual presidente do partido, José Eduardo Dutra, ex-presidente da Petrobras, citado por Adriano Pires, no Brasil Econômico de 13/1/2010. “Se eu voltar ao parlamento e tiver uma emenda propondo a situação anterior (monopólio), voto contra. Quando foi quebrado o monopólio, a Petrobras produzia 600 mil barris por dia e tinha 6 milhões de barris de reservas. Dez anos depois, produz 1,8 milhão por dia, tem reservas de 13 bilhões. Venceu a realidade, que muitas vezes é bem diferente da idealização que a gente faz dela”.O outro alvo da distorção petista refere-se à insensibilidade social de quem só se preocuparia com a economia. Os fatos são diferentes: com o Real, a população pobre diminuiu de 35% para 28% do total. A pobreza continuou caindo, com alguma oscilação, até atingir 18% em 2007, fruto do efeito acumulado de políticas sociais e econômicas, entre elas o aumento do salário mínimo. De 1995 a 2002, houve um aumento real de 47,4%; de 2003 a 2009, de 49,5%. O rendimento médio mensal dos trabalhadores, descontada a inflação, não cresceu espetacularmente no período, salvo entre 1993 e 1997, quando saltou de R$ 800 para aproximadamente R$ 1.200. Hoje se encontra abaixo do nível alcançado nos anos iniciais do Plano Real.Por fim, os programas de transferência direta de renda (hoje Bolsa-Família), vendidos como uma exclusividade deste governo. Na verdade, eles começaram em um município (Campinas) e no Distrito Federal, estenderam-se para Estados (Goiás) e ganharam abrangência nacional em meu governo. O Bolsa-Escola atingiu cerca de 5 milhões de famílias, às quais o governo atual juntou outras 6 milhões, já com o nome de Bolsa-Família, englobando em uma só bolsa os programas anteriores.É mentira, portanto, dizer que o PSDB “não olhou para o social”. Não apenas olhou como fez e fez muito nessa área: o SUS saiu do papel à realidade; o programa da aids tornou-se referência mundial; viabilizamos os medicamentos genéricos, sem temor às multinacionais; as equipes de Saúde da Família, pouco mais de 300 em 1994, tornaram-se mais de 16 mil em 2002; o programa “Toda Criança na Escola” trouxe para o Ensino Fundamental quase 100% das crianças de sete a 14 anos. Foi também no governo do PSDB que se pôs em prática a política que assiste hoje a mais de 3 milhões de idosos e deficientes (em 1996, eram apenas 300 mil).Eleições não se ganham com o retrovisor. O eleitor vota em quem confia e lhe abre um horizonte de esperanças. Mas se o lulismo quiser comparar, sem mentir e sem descontextualizar, a briga é boa. Nada a temer.

    1. Johnny, mande o Texto do FHC pro Serra e Alckmin usarem em seus horários eleitorais gratuitos. Nós petistas sabemos muito bem o que foram os 8 anos de administração funesta de FHC.

      Desemprego galopante, doação de nosso patrimonio e riquezas para o mercado internacional.

      Johnny, a Petrobras seria vendida por FHC por 8 bilhoes de reais.

      Vá contar essa estória pra boi dormir pro Alckmin. Tente convencê-lo a usar o FHC em seu programa pra que Mercadante ganhe no primeiro turno.

      Cobinado, Johnny ?

    2. Prezado Victor Hugo,

      Desculpe-me mas esse blog não é exclusivo de petistas. Eu já fui petista e hoje não acredito mais no PT. Eu não tenho nada que combinar com o Sr.. Se o Ricardo achasse que o texto não fosse condizente com o blog, não teria publicado então não é o senhor que vai me censurar. Respeito o presidente Lula, e concordo com FHC quando ele escreve que o Lula tem envergadura moral pra apoiar quem ele quiser porque promoveu grandes avanços no País, e não precisa ficar contando as mentiras que a sua assessoria petista prepara para ele dizer. Tenho grandes amigos dentro do PT lutando para restaurar a dignidade do partido. Eu desisti em 2005 e não me arrependo. Antes de tudo torço pelo Brasil, e não pelo PSDB e muito menos pelo PT. Pergunte ao Ricardo Kotscho se esse blog é exclusivo de petistas. Então vou continuar mandando os textos que achar condizente com o blog e ler opiniões contrárias e favoráveis dos demais amigos balaieiros sem ataques pessoais. Combinado sr. Victor Hugo ?

    3. Johnny, há um adagio popular que diz” o cemitério está cheio de pessoas com boas intenções”. Ora, bases acentadas? Como teria funcionado esse país se as suas reservas beirava a casa de 36 bilhões de dólares, sua dívida externa nas alturas, dificuldades de crédito para o comercio exportador, as empresas estatais privatizadas e os recursos arrecadados sumidos, inflação altissima, nivel de desemprego elevado, taxa de juros superior a 18%, máquina administrativa sucateada, forças armadas desaparelhadas, funcionalismo público insatisfeito, judiciário desestruturado e oneroso, numa dependencia incessante dos Estados Unidos.
      Êles, na verdade deixaram o Brasil na UTI essa é a verdade pura e cristalina. O governo Lula arregaçou as mangas da camisa e pôs-se a trabalhar, abrir espaço comercial,reduzir taxa de juros, desonerar a produção e obter novos e renovar crédito para exportar, apertar o cinto. Quando tudo isso começou a dar certo, êles começaram a aparecer de volta, pregando esse conto de vigário, pregar quaresma no são joão e outras mentiradas como as acima vomitadas.Esse artigo em síntese é mais uma apologia ao governo tucano querendo tirar o mérito da comparação que seria a tônica nesta eleição que foi desviada por conta da baixaria do denuncismo perpetrada pela mídia de maneira que parecesse que os governos tanto o anterior como o atual tem as mesmas mazelas e possuem os mesmos dnas quanto a corrupção, falcatruas e mensalões…

    4. Desculpe Johnny, como muita gente inventa que o PT tem ou dá boquinha, voce não conseguiu a sua e ficou revoltado? mudou de lado e assim tornou-se traíra.

    5. Jonny você é bem informado, e está confirmando que as empresas Estatais na era FHC era mau administradas

      Se essas empresas estatais fossem bem administradas pelo governo FHC dando lucro como dão hoje as que restaram para o governo Lula, o PSDB ganharia sempre as eleições para o governo Federal.

      E tem mais o plano da oposição era, vender todas as que restaram, é só assistir discurso na tv senado pelos DEM e PSDBISTAS..

      O que houve foram sucateamentos para a ineficiência e falta de gestão para vende-las a preço de banana aos amigos do rei.

      Nessa época não só as Estatais estavam sucateadas, muitas empresas privadas faliram.

  35. Prezado Kotscho.
    A candidata Dilma disse algo muito importante durante a campanha. Longe das discussões de militantes e ativistas ela garantiu que irá fomentar as PPPs (Parceria Pública Privada) na área da saúde pública)
    Até que enfim, algo sério!

    E é sério;
    A primeira PPP do Brasil na área de saúde já está em operação na Bahia.
    O Hospital Geral do Subúrbio, localizado numa das regiões mais carentes da cidade de Salvador (BA), é o primeiro exemplo de PPP em saúde no Brasil.
    A gestão será por uma companhia francesa especializada em serviços que será um dos parceiros privados.
    Com prazo de concessão de dez anos, a Parceria envolve a prestação de serviços de saúde por parceiro privado em nome do Estado.
    O hospital dispõe de 298 leitos de emergência de alta e média complexidade, sendo 30 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e outros 30 de tratamento semi-intensivo.
    Os serviços irão atender cerca de um milhão de habitantes da região.

    Assim é possível transformar utopias em realidade.

    1. Luiz Carlos, vamos torcer pra que as PPI’s da Dilma não sejam iguais as do Alckmin no Metro que custaram a vida de 9 inocentes além da corrupção. Né não, Luiz Carlos Velho ?

  36. Lindo texto, e com a contundência necessária para o momento. Só não entendi uma coisa: Leonardo Boff desembarcou da campanha de Marina? É uma “baixa” considerável. Se fôr isso mesmo, relembremos aquele velho ditado: o feitiço vira contra o feiticeiro.

  37. Kotscho
    Também estou achando muito estranho toda mídia ficar mais quieta quando ainda faltam 8 dias para o pleito.
    Ainda acho que eles vão inventar uma nova notícia para jogar o resto da raiva no Lula e na Dilma.
    Excelente artigo do Leonardo Boff, retratando de forma clara e irrepreensível o que é a mídia do Brasil que não quer perder o poder de julgar e subjugar o pensamento da maioria do povo brasileiro.
    Foi a explanação mais lúcida que vi sobre este tema.
    Deixa claro que os brasileiros terão que enfrentar de peito aberto esta elite de retrógrados e preconceituosos que se julgam superiores a todos nós, banindo de uma vez por todas, estas famílias que diariamente trabalham contra o Brasil, contra as mudanças necessárias e contra o desenvolvimento do povo brasileiro

  38. Está claro que o texto do Leinardo Boff é uma tentativa de se contrapor o manifesto “Se Liga Brasil” assinado por Hélio Bicudo,Roberto Freire, presidente do PPS, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso, os cientistas políticos Leôncio Martins Rodrigues, José Arthur Gianotti, José Álvaro Moisés e Lourdes Sola,o poeta Ferreira Gullar, d. Paulo Evaristo Arns, os historiadores Marco Antonio Villa e Bóris Fausto, o embaixador Celso Lafer, os atores Carlos Vereza e Mauro Mendonça e a atriz Rosamaria Murtinho .

    Pela qualidade dos que divergem do frei (que não é frei),parece que vc escolheu o lado errado RK.

  39. Na Bahia tem um jornal, com a seugnda maior tiragem no Estado, exemplar custava R$1,75, ele hoje custa R$0,50 e mesmo assim tiveram que vender o prédio sede , as gráfica matriz, os escritórios regionais, diminuiram o tamanho, para economizar papel, oculpam um andar empestado pela TV do grupo, dispensaram ótimo jornalistas, usam 90% de noticias de agências e mesmo assim estão em dificuldades, Correio da Bahia chegou a ser o sexto jornal do Brasil em tiragem, agora vive a decadencia, uma realidade imposta pela internet.
    Que se mafifeste o JORNAL DO BRASIL, outra vitima identica.

  40. Redatores de JN passaram a tarde de ontem reunidos, para decidir se dava ou não enfase as notícias sobre a estrondosa capitlização da Petrobras, capitalização que colocara a empresa como a segunda no planeta, decidiram que o JN devia sim, dar cobertura jornalistica ampla e irrestrita ao assunto. E assim o fez.
    Também o Serra já estava derrotado, queria ver se ele tivesse alguma chance de vencer no primeiro turno, nenhum telespectador global ia serber desse evento.

  41. A gente vence pela inteligencia, não vence pela força.
    A esquerda resolveu chegar ao poder pela forma
    democratica.
    A esquerda não é contra o capitalismo,
    so quer dividir os lucros.

  42. Essa mídia é traiçoeira, que tal se conseguissemos um equilibrio, nossa midia popular e a midia elitista com o mesmo capital $ em valores fiananceiros empregado.

  43. Ricardos animos não estão calmos de maneira nenhuma. A midia mentirosa e salafrária está adotando uma nova técnica de conduzir a eleição para o 2º turno. Ora aumenta o índice de Marina e noutra diminue o de Dilma e adiante, ficam Dilma e Marina estacionadas e aumenta o índice de Serra, numa verdadeira confusão de índices que chegam a confundir o leitor e mexer com o eleitor.

  44. Os donos da mídia e anunciantes que elegem seus representantes capitalistas.

    Como é que isso funciona e´alguns não percebem, o que é o sistema puro capitalismo hipócrita das “concorrências”, inexistentes.

    Eu coloco o titulo.

    Compre um cartucho de tintas e leve uma impressora,
    recebi esse estudo estou repassando.

    VEJA ESTE EXEMPLO:
    Uma impressora vendidas nas principais lojas, por aproximadamente R$170,00.. A reposição dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R$ 130,00.
    Daí, você vende a sua impressora semi-nova, sem os cartuchos, por uns R$ 90,00 (para vender rápido). Junta mais R$ 80,00, e compra uma nova impressora e com cartuchos originais de fábrica. Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem que é caro por ser “tecnologia de ponta”. Para piorar, de uns tempos para cá passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço).Um cartucho, com míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99. Isso dá R$ 5,59 por mililitro. Só para comparação, a Espumante Veuve Clicquot City Travelle custa, por mililitro, R$ 1,29. Só acrescentando: as impressoras que usam os cartuchos 21 e 22, estão vindo somente com 5 ml de tinta!
    Um cartucho para a linha de impressoras X, o cartucho 26, com 5,5 ml de tinta colorida, por R$75,00.Fazendo as contas: R$ 75,00 / 5.5ml = R$ 13,63 o ml. > R$ 13,63 x 1000ml = R$ 13.636,00
    Veja só: R$ 13.636,00 , por um litro de tinta colorida. Com este valor, podemos comprar, aproximadamente:

    – 300 gr de OURO;
    – 3 TVs de Plasma de 42′;
    – 1 UNO Mille 2003;
    – 45 impressoras que utilizam este cartucho;
    – 4 notebooks;
    – 8 Micros Intel com 256 MB. Ou seja, um assalto !

    Está indignado? Então, pois os fabricantes alegam que o povo não reclama de nada.

    1. Meu caro Paulo Barbosa.
      Voce ainda usa cartucho com tinta? sai dessa use Impressora a laser, o tonner de Laser demora seis meses para repor, e o refio vem para três arbastecimentos (18 meses) e custa R$115,00(colorido). Tinta é idade da pedra no mundo tecnológico.
      Uso impressora a laser há três anos.

  45. Está sendo confirmado mais uma vez que, às vezes, “a única defesa é o ataque”. Quando se comentam as acusações feitas pela chamada “imprensa elitista” os petistas (ou lulistas?) nunca mostram uma defesa coerente às denuncias e sim desferem ataques em sentido contrário. Não há defesa possível? Os fatos que a imprensa elitista apontam são reais? Infelizmente a investigações “doam a quem doer” nunca doeram em ninguem.

  46. A verdade é uma só. Quando a imprensa divulga escandalos, como o da Casa Civil e outros mais, é logo taxada de golpista. Perguntar não ofende: A função da imprensa, que é manter informdo o leitor, não pode divulgar falcatruas?

  47. Meus comentários vem com aviso de ”aguardando moderação”. Será que é porque minha opinião não é a mesma da grande maioria que escreve apenas elogiando?

  48. A derrota do tucanato é certa, não vão ficar quietos, a sede de poder é grande, vão inventar mais, vão denunciar, é típico deles, mas não vai surtir efeito, a vitória é nossa, ou seja é do povo é da Dilma. Há, ia me esquecendo, no Paraná depois da virada de Osmar Dias sobre o tucano Beto Richa, as pesquisas foram impedidas, digo a justiça não sei porque, impediu , a pedido do candidato Beto Richa. Isso sim é uma vergonha.

  49. Kotscho

    É só aparente essa calmaria. Estão atacando via emails e assim colhendo votos de incautos e desavisados.
    Estão enviando via email e orkut, textos em favor do Serra. Este email fala que Dilma anda falando que nem Deus tira mais a presidência dela. E isto está afastando o voto dos evangélicos. Esta é uma orquestração do Pastor Silas Malafaia e da igreja Assembléia de Deus.
    O Silas está enviando via correio um CD e um encarte, falando em quem se deve votar e mostrando que se a Dilma ganhar, vai ter mais invasão em terras produtivas, casamento gay, impostos nas arrecadações das igrejas, cerceamento da pregação do evangelho nos meios de comunicação e muito mais.
    Ele diz isto no programa dele e ainda manda propaganda pra todos os que enviam dinheiro pra ele manter o seu programa no ar.
    Acho isso o cúmulo do absurdo. Será o que o Malafaia está querendo com isto?

    1. Esse filho de uma égua do Malafeya deveria estar na mesma na cadeia. Como pode se dizer um enviado de Deus para gerar o bem e ao mesmo usando seus fiéris para divulgação mentirosa e com fins lucrativos, ofenderm e ultrajar a dignidade de outras pessoas. Alipas, falando em relegião, ontem em Araraquara o padre da uma igreja católica pegou o microfone para fazer propaganda que no seu ponto de vista o futuro presidente da república estava chegando a igreja. Depois, com a chegada da imprensa,o saltimbanco Serra desconversou e disse que não foi nada preparado. Que absurdo. Esses malfeitores se juntando e fazendo propaganda ilegal e imoral, usando a fé do povo para tirar proveito próprio. E pior é essa escória do PSDB que tentam a todo custo que a eleição de 03/10 tenha segundo turno. O PT até agora não levou nenhum assunto que esteja em suspeita a propaganda para falar certas verdades desse verme chamado Serra. Não há o m´nimo de dignidade nessa nefasta campanha do Desce Ladeira. Quanto ao comentário de Leonardo Boff dou meus parabéns e traduz a realidade nua e crua dos quatrocentões atirando para todos os lados e vendo que apesar disso, não conseguem evitar o inevitável: a derrota final no dia 03/10, que Deus é grande e não deixará acontecer segundo turno com esse desgovernado candidato. Acompanho campanhas políticas desde 1981 e me confesso surpreso com o nível abaixo de zero utilziado pelo PSDB/DEM agora. Já tinham aprontado de tudo mas como agora é ridículo e feio. E a esquerda maldita poderá ter um golpe fatal com o já anunciado segundo turno em SP. O povo afastará com isso o PSDB do seu comando nacional e eles perderão alem disso, na camara de deputados e também no Senado. Será a grande vitória da união e da democracia contra esses senhores feudais.

    2. Eu recebi este e-mail, e acho que se alguém cogitou acreditar nele, é um imbecil acéfalo, não acredito que evangélicos iriam acreditar nisso, mas se acreditar é pq nunca leu a bíblia com seus olhos

    3. Estou muito preocupada, é um absurdo o que estão fazendo e nós defensores desse governo não tomamos nenhuma atitude.Com a festa das ações da Petrobrás na Bovespa o presidente falou tudo menos que com certeza o Serra vai vender a Petrobrás como fizeram com a Vale e outras… e isso precisa sair na imprensa e nos programas políticos do PT e aliados.

    4. Venancio, esses pastores que se enriquecem falando no nome de Deus, êles acreditam que tendo ascendido de classe média para classe média alta, portanto, governos que cuidam bem de politicas públicas ou que promovem melhorias nas condições de familias, relativamente, pobres não são bons para representantes dessas seitas, pois na medida em que há melhoria do seu nivel de vida, com seus filhos frequentando universidades ou galgando bons empregos faz aparecer o outro lado da moeda, ou seja essa nova geração começa adquirir e enriquecer sua cultura, desenolver habilidade e dominar técnologias e com isso, procuram refletir e interpretar melhor os textos bíblicos e como o homem é produto do meio, essa transformação propociona uma certo distanciamento e libertação das doutrinas religiosas como são manipuladas para que escravizem e prisionem os frequentadores na maioria pouca alfabetização, mais contribuitiva e crente como se a verdade pregada na igreja seja absoluta e inquestionável.

  50. O povo gaucho dá a tonica das eleicões nesta prévia no comicio; 35 mil de espectadores compareceram.
    O que significa isto?
    Que o PSDB já foi destronado lá no sul pelos bem politizados gauchos e a ex-governadora Yeda Crucius Credo (PSDB) já não manda mais nada por lá.
    Agora só falta o povo paulista dar aquele -Chega prá no Alckmim em Sampa e vamos limpar São Paulo.
    Caro eleitor paulista, siga o exemplo dos irmãos gauchos, não deixe prá depois, limpe o estado vote em quem quiser mas menos no Alckmim, ele significa a continuidade dos Pedágios excorchante e aviltantes, a indecente Taxa de Inspecão Veicular que tantos de nós odiamos.
    Vamos dizer pros tucanos no voto que chega de roubar-nos, de chamar-nos de ignóbeis por tabela, de alienados.
    Vamos defender nossos direitos de cidadãos de IR E VIR, vamos fazê-los (os tucanos) é claro, respeitar a constituicão.
    Vamos defender o retorno da qualidade de ensino para nossos filhos, vamos defender a seguranca com melhores salários para nossos policiais (eu não sou policial, bem entendido) mas eles merecem o nosso reconhecimento.
    Pensem bem no dia 3 de outubro, será o dia da revirada, vamos expulsar os tucanos no voto democrático, não defendo os seus votos no PT, mas votem em qualquer candidato para governador e deputados, lhes garanto que trarão uma nova esperanca para nós.
    Qualquer candidato é melhor que tucanos, até o Maluf é, por incrível que pareca.
    Vamos colocar São Paulo em pé de igualdade com os irmãos gaucho em renovacão.

  51. Bem, como não vejo o JN com frequência mas concordo que dessas poucas vezes que eu vi nesses últimos 4 meses, realmente a aparição do Presidente Lula não tinha notado. Na arrancada final, faltando 1 semana para as eleições, aparecer uma baita reportagem, com eleogios diretos e indiretos ao LULA é de se estranhar muito. Ou vão começar a tentar apaziguar as coisas, sabendo que o brejo não vai ficar vazio e, é melhor viver no brejo sendo amigo do Rei(RAINHA NO CASO). A revista Veja já deus as caras? As noticias da Folhaonline estão diferentes. No programa eleitoral tranquilo. O Estadão meia boca. Humm. Acho que a pesquisa da Vox Populi de ontem para o governo de SP(40 x 28), e segundo turno, mostrou a cara da realidade para a oposição e isso arrefeceu o PIG e afins.

  52. A revista Veja realmente não tem credibilidade nenhuma quanto ao que escreve. Digo isso baseado naquela matária intitulada “Tigres Amazônicos”, mas especificamente quando a matéria cita a cidade de Marabá no Estado do Pará. A única coisa verdadeira ali é a informação de que tem um empresário local que irá construir um shopping. Todos na cidade acreditam que a matéria foi paga pelo dito empresário, já que ele quer vender seu negócio. Aquela informação de que aqui tem-se um dos portos fluviais mais movimentados desse país e que as madames, esposas de madereiros que nem existem mais por aqui, esposas de juízes e promotores comprando algo perto de 10 mil em boutiques são duas mentiras deslavadas.

    A realidade aqui é bem diferente da “verdade” que a Veja mostra nessa matéria. Se alguém duvida é só vir conferir de perto.

    A revista disse que a cidade teve um PIB de 3.1 bilhão, é verdade. Mas a revista omitiu o fato de que com esse PIB a cidade não esgoto sanitário nem fluvial. Que a água encanada é usada somente para lavar louças, roupas, piso de casas e calçadas, carros etc. A água é consumida somente por quem não tem como comprar água mineral ou coragem para ir buscá-la nos portos artesianos espalhados pela cidade que tem 3.1 bilhão de PIB.

    Quem escreveu essa matéria nunca esteve em Marabá. Posso afirmar.

  53. O texto de Leonardo Boff é realmente para fazer parte da história futura do país. Realmente está ocorrendo uma grande transformação. Pena que grande parte da mídia ainda esteja dormindo nos porões da ditadura. Hoje falam, escrevem e publicam o que bem entendem e ainda tentam pregar que o governo combate a liberdade de imprensa. Ainda estarei aguardando até o dia das eleições a coragem de cada uma dessas mídias públicarem os seus votos para assim o povo firmar de vez a sua independência dos golpistas que um dia ditaram os nossos rumos e ações.

  54. Os que acompanham todo movimento eleitoral só se deixará enganar por essa turma de jornal, jornalistas, televisão e radialistas principalmente aqueles que se candidatam para virar testa de ferro dos donos dos veículos de comunicação.”Essa gente” o que querem na verdade é deslegitimar desde agora a mulher que vai ser presidenta do Brasil, já que o “peão”, apesar de tudo que eles fizeram não conseguiram dar o golpe, agora eles se voltam para ela tentando baixar a autoestima do brasileiro é isso que eles gostam de fazer.

  55. Caro venancio se a Dilma esta dizendo isto tá dando um tiro no pé,em relação a querer impedir de pregar o evangelho se você é ciente disso é o cumprimento que jesus falou que iriam acontecer nos ultimos dias,porque se preocupar?se for a vontade de Deus não podemos fazer nada.

    1. Rogerio, a Dilma pregando contra o evangelho? Coisa de quem quer tumultuar ou colocá-la em situação difícil. A Dilma já declarou sua condição de cristã. A questão do aborto esse assunto deve ser discutido entre as mulheres sem participação dos homens.Quando a união entre pessoas do mesmo sexo, isso só pode acontecer através de lei, e quem vota lei no Brasil é o Congresso Nacional.

  56. É lamentável a primeira página do jornal Extra de sexta-feira 24 de setembro/2010, estampando o sr. Presidente como rei de copas: “Lula é bonito. Bonito, hein, Lula… Que o sr. Presidente e sua equipe está fazendo bonito não há dúvida: economia bombando, emprego com carteira assinada em alta, liberdade e até derespeito ao Presidente Operário.Sorry periferia por mais q1uatro anos.

  57. Ricardo, um jornalista imbecil, escreveu um artigo na Folha, dizendo que “o Rio de Janeiro não sabe votar e quanto vota o faz na contra-mão do restante do país”.Nunca li algo tão idiota.Acho essa tentativa constante de parte de setores da imprensa paulista, de criar essa rivalidade, esse bairrismo, entre cariocas e paulistas, uma coisa totalmente provinciana. Agora, dizer que só o carioca “vota mal”. Vota mal na visão de quem, cara pálida? Ou Será que esse “sábio” jornalista, acha que é o dono da verdade? Que apenas ele sabe votar bem? Dizer que os paulistas votam bem… é piada de péssimo gosto e revela como esse indivíduo é mal informado ou desonesto. Quem foi que deu a maior votação da história de São Paulo ao tresloucado Enéas? Quem deu 600 mil votos a Clodovil ? Quem elegeu por várias vezes o político mais corrupto desse país, Paulo Maluf? Quem elegeu Celso Pita, pupilo do Maluf? Quem elegeu o “rei do forró” Frank Aguiar? Quem elegeu o “honestíssimo” Quércia? Quem elegeu o outro “honestissimo” Fleury? E agora os nossos “sábios” eleitores paulistanos, vão eleger tiririca, Netinho, Frank Aguiar, Agnaldo Timóteo, Maluf.. e outros do mesmo naipe. Sem esquecer do Janio Quadros, um alcoolátra inveterdado que desgraçou o Brasil com sua renúncia e depois ainda foi eleito prefeito de São Paulo, do Ademar de Barros, do rouba mas faz… É por causa de jornalistas que escrevem boçalidades como essa, que a Folha a cada dia, perde o pouco da credibilidade que ainda tem.
    Espero que a minha liberdade de expressão, não seja tolhida. rs rs

  58. Não sei como a imprensa comete exageros…todas as vezes que o demagogo e autoritário fica em evidência por causa dos escândalos, o choro é copioso. É um povo que não sabe conviver…bonequinhas se sentem ofendidas por tão pouca coisa. Quando esse povo era oposição era tudo diferente. Como o mundo nos ensina! Quanto ao Boff, voês já leram o livro que deu origem ao seu silêncio, (aliás que silêncio falante) O livro é:Igreja: carisma e poder. Os livros dele foram bons naquela época. acho que hoje, ele é extremamente repetitivo… Que tipo de humildade tem esse governo? Em momento algum aceita criticas. Ainda bem que o demagogo, ditador passará o bastão para a guerrilheira…Vocês precisam corrigir o Hélio Costa, pois no debate de ontem pela Alterosa, indiretamente, fez valiosa campanha a fovor do Serra, ao compara ações posititvas do estado de São Paulo com o estado de Minas. ICMS, a tal “nota paulista”, entre outros. Que gafe do repórter da Globo!

    1. Brandão, me engana que gosto!!! Essas expressões “bonequinhas”, “guerrilheira” são oriundas das masmorras ou dos porões. Ainda há discípulos ou diaprendizes dessas doutrinas? Pensava-se que com a CF88 esses diplomados tivessem sido deletados do cadastro nacional ou considerados como arquivo “morto”.

  59. Certamente fizeram pesquisa qualitativa e perceberam que a população se cansou do jogo sujo e rasteiro que o consórcio PSDB/DEM/grande imprensa está fazendo para tentar derrubar a Dilma. Mas é só um momento de pausa para respirar. Eles não vão entregar os pontos facilmente. Mais sujeira virá na última semana. Principalmente nos dias finais, quando não haverá tempo para Dilma e Lula responderem aos ataques sujos.

  60. Paulo Barbosa estes exploradores agem em todas as áreas do comércio e exercem seu poder sobre o pobre consumidor.
    Não só na área da informática isto acontece mas também nos alimentos, no vestuário, nos medicamentos, enfim em todas as áreas do mercado.
    Para se ter uma idéia, no ramo de higiene como exemplo, o papel higiênico antes era ofercido aos consumidores em rolos de 40 ou 45 metros se não me falha a memória a um preco X, hoje este mesmo rolo foi reduzido para 30 metros a um preco superior ao que era vendido os de 40 ou de 45 metros. Outra coisa, eles reduziram a espessura da folha e em funcão disto criaram a folha dupla, isto é, visando lucrar mais ele tornaram a folha mais fina para gastar menos pasta de celulose para confeccionar o papel.
    Tudo bem que procuram economizar mas não pelo método de prejudicar o pobre consumidor.
    Hoje as pessoas reclamam da qualidade dos produtos colocados nas gôndolas dos supermercados e com razão. Outro dia conversando com uma pessoa no supermercado percebemos que os sabonetes que antigamente tinham um perfume que durava horas após tomarmos um banho, hoje não duram mais que uma hora depois de se banhar.
    Sabem o que é isso? É a busca desenfreada do lucro, da lei de Gerson, aquela de se levar vantagem em tudo.
    Acredito que uma fase posterior de evolucão na sociedade será os reclamos da populacão relacionados à qualidade dos produtos que nos é oferecido e a prática de precos justos.
    Os economistas dizem que estes fatos podem ser regulados pelo mercado pela lei de oferta e procura mas existem os já famosos domínio de mercado pela falta de concorrencia sendo único um produto oferecido como exemplo as tintas de impressoras.
    Então os produtores fazem e acontecem com os precos dos seus produtos, estão sozinhos e portanto não tem saída para o consumidor a não ser seu produto.
    Por aí, nestes simples casos podemos ter uma idéia no que ainda se precisa fazer em termos de regulacão de mercado de produtos e isto é uma funcão dos governos, tanto estudual quanto federal.
    Quer exemplo mais gritante que é o pedágio?
    As estradas, quando são construídas deveriam ter uma outra que permitisse ao viajante atingir o mesmo destino, mas eles não dão saída, se tomarmos uma estrada em São Paulo fatidicamente iremos cair num pedágio excorchante, caríssimo e mesmo antes de sair de casa, se formos viajar, teremos que prever uma soma de dinheiro até maior que aquela que iremos gastar de gasolina só por causa dos pedágios.
    Porisso eu vivo lutando aqui e em outros blogs juntamente com colegas exclarecidos procurando desmistificar as acões de certos governantes que não se preocupam conosco, os consumidores finais que pagamos impostos pois quem fabrica simplesmente repassa nos seus produtos, o que pagam de impostos e ainda dizem descaradamente que pagam impostos culpando o governo porisso.
    Nós vamos precisar, numa segunda etapa de lutas de procurar brigar pelos nossos direitos de cidadãos e para isto precisamos de governos que nos oucam que respeitem os nossos direitos, que oucam os nossos pleitos.
    Se deixarmos de lado, os donos do poder economico vão continuar nos explorando e rindo das nossas desgracas achando tudo isto coisas naturais.
    Agora te pergunto; e os tucanos antes de criar os tais pedágios e seus precos nos consultaram?
    Eles dizem que quem aprovou foram os deputados estaduais e neste casos nós nos esquecemos de que sendo a maioria de tucanos lá na Assembleia Legislativa, quem irá nos defender deste pedágio caro?
    Das duas uma, ou votamos renovando tudo ou trocamos de governador. Em 3 de outubro temos que lembrar destes desmandos e votar em quem é renovacão e se possível sairmos do domino tucano no governo paulista.
    A coisa é simples assim e se não formos atendidos vamos agir de acordo com nossos direitos de cidadãos fazendo protestos.

  61. Está mais do que claro, que o povo não quer perder para a elite. E nem que o Brasil volte ao passado para as mãos do PSDB/DEM. E o eleitor que tem princípio religioso (cristão), sabe muito bem, que sabedoria , verdade e humildade andam juntas ,Sabe também diferenciar a promessa eleitoreira de um planejamento global, não aceita mais barganhas , como 13º para o bolsa família, antes criticado. Isso é apelação demagógica, taxar salário em campanha e transformar todos os temas em promessas não é para o eleitor de hoje. Serra para mim não deu o que tinha que dá e não acrescenta nada para esfera federal. Ele tem que voltar a ser prefeito para terminar seu compromisso firmado e abandonado, quando foi eleito para exercer um mandato de quatro anos como prefeito de São Paulo. Se bem que para hoje já não serve mais.

  62. Todos esses pastores infligem a lei.
    Todos praticam o exercício ilegal da medicina.
    Todos fazem milagres e ninguém apresenta um
    laudo medico de antes e depois da cura.

    Para moralizar a pratica religiosa tem que proibir dizimo em igreja,
    dizimo so em conta bancaria fiscalizada pela receita.
    Cobrar 30% de imposto que é o imposto que todo mundo paga.
    Dinheiro em banco do governo para que não seja desviado para paraíso fiscal.

    A Receita Americana esta investigando a Igreja Universal, por lavagem de dinheiro,
    com implicações políticas no Brasil.
    A Receita Italiana esta investingando o Banco do Vaticano
    com suspeita de lavagem de dinheiro.
    Muitos deles querem ser deputados e senadores com olho no “fórum privilegiado”.

    São todos santinhos de pau oco.
    Quando surge alguém com intenção de moralizar o setor,
    esse alguém é comunista, ateu, enviado do Satanás.

    O que eles querem é viver vida de nababos com o dinheiro dos outros.
    “Comeras o teu pão com suor do teu rosto”.
    Trabalhar???? Nem pensar!!!!!

  63. Sabem o que acho interessante, temos este blog que é direcionado, não é imparcial, aquele que aqui escreve coloca suas idéias a serem comentadas por outros, porém sempre direcionadas.
    Neste blog só existe uma verdade.
    Neste blog algumas verdades viram mentira e algumas mentiras viram verdade.
    Antes oposição, tudo estava errado no brasil.
    Hoje na situação, nunca na história deste País.
    Depósitos foram mostrados e comprovados na PF que incriminam Eurenice, colocada lá por Dilma, porém hoje Dilma diz não saber quem é Eurenice.
    Serra tem apoio de jeferson que magoado vomitou tudo sobre mensalão, golpe este liderado por Dirceu, que hoje diz que governará com mão de ferro.
    Mas nada disso é sério…é mentira da mídia.
    Palocci vem ai e acho que ele deveria ser o chefe supremo da receita federal, afinal de contas, quebrar sigilo bancário e não ser punido é com ele mesmo.
    Mas que mentira escandalosa, afinal a receita federal e os correios são impresas idôneas, eficientes, administradas por pessoas de bem, competentes e concursadas.
    Vejo aqui bandeiras flamejantes do PT, do PSDB, do PMDB e por ai vai o P.
    Gente nervosa, ofegante e facilmente envolvida neste blog claramente direcionado…mas que isso…que tamanha mentira.
    O ânimo que vcs tem em escrever aqui, em gritar aqui, não é o mesmo de vcs para melhorar a saúde e a educação que vão de mau a pior.
    Mas que isso, que mentira deslavada, a educação e a saúde estão ótimos, é mentira da mídia, da imprensa.
    Olhe bem os candidatos que ai estão…não é necessário ser honesto para ser presidente? Brasileiro gosta do rouba mais faz. Honestidade existe mesmo entre os dois primeiros candidatos?
    “Até quando vamos levar porrada e até quando vamos ficar sem fazer nada?”

    1. Sr Cláudio, só falta você dizer que a Igreja não condena ninguém, não julga sem conhecimento e que os problemas políticos mesmo no Vaticano não são de cunho religioso. Eu sou tio de um padre que trabalha até os domingos cuidando de uma comunidade e só ganha R$ 800,00 por mês. Mas mesmo assim dou a favor até de uma CPI de religião no Brasil. Mas lhe faço uma pergunta você é honesto? Se responder sim, eu não acredito.

  64. Vamos nos preparar que vem chumbo grosso nessa última semana!
    Não vamos baixar a guarda, pois ainda tem baixaria.
    Um típico movimento de resgate de credibilidade…
    1) PSDB admite não ter relações Erenice-Dilma
    2) Folha começa a mostrar os absurdos das promessas de Serra
    3) Estadão admite (só agora que todo mundo sabe) o apoio ao Serra
    4) Globo adota um discurso mais light.
    Sei não, vamos manter a miltância firme.
    De repente, chuva de emails anônimos e apócrifos.
    Vídeos do Youtube da mesma linha.
    Hasta La vitoria siempre, dizia CHE.
    Mas a vitória é só dia 4/10.
    Como dizia Gonzaguinha, “Melhor se cuidar, No campo do adversário
    É bom jogar com muita calma, Procurando pela brecha, Pra poder ganhar”

  65. Caro Kotscho, ledo engano seu acreditar nesta calmaria, pois virá mais chum grosso por aí

    Este show de factóides para eleger Serra é nada mais nada menos do que furto do amor que a velha mídia nutre pelo baronato da mídia, a saudade que eles tem da cozinha do Planalto, por onde transitavam à vontade.

    A velha midia se arrepende até hoje de não ter derrubado Lula em 2005, para eles a hora é agora, e para isso até procuram indispor militares golpistas contra Dilma

    Não podemos nos amedontrar, é isso que esta mídia golpista quer, e olhe lá que eles se esgoelaram para manter golpistas no poder em Honduras, uma economia minúscula em relação ao Brasil que, ontem, realizou uma operação na Bolsa de Valores, o que levou à capitalização de 123 bilhões de dólares e com a Petrobrás continuando do povo brasileiro

  66. Agora entendi o “silêncio obsequioso” imposto pelo vaticano ao Sr Leonardo Boff.

    Ele tem algum problema com a realidade e lida com o mensalão e corrupção como se fosse ato divino.
    Que só santos podem realizar.

    Ve se não censura.!!!???

    abraço,
    Pro dono do Balaio…

    1. Edimar, com todo respeito, quem perdeu o contato com a realidade foi você.

      Em qual trecho do texto em questão voce fundamenta sua afirmação estapafúrdia sobre mensalão e corrupção ?

      Tenha um ótimo domingo, Edimar.

      E aproveite este. Pois no próximo domingo vamos eleger Dilma e levar desespero à candidatura de Geraldo Alckmin

      Se houver segundo turno em São Paulo (e haverá, pode ter certeza), a vaca vai pro brejo.

  67. Sábias.Muito sábias ,as palavras de Leonardo Boff.Ele,com toda certeza,sabe o que, e de que, está falando.Estranho é essa aparente tregua da” imprensa marronzista”,(como dizia o personagem do bem amado,o prefeito Odorico Paraguassú).Temos que estar atentos ao ultimo programa eleitoral,a ultima edição dos tele jornais. lembram o q a globo fez com o LulaxCollor?Não vejo a hora de votarmos,e eleger aquela que o Lula escolheu para continuar com o nosso bem estar,progresso e felicidade.Dilma,é o nome dela.

  68. Excelente texto do Boff, já o encaminhei para muitas pessoas. Quanto a calmaria, acho que o Kotscho está totalmente errado. É certo que esta ultima semana será lembrada na história política brasileira como a semana da lama, da calúnia, do ódio, da baixaria – infelizmente, serão oito dias de vale-tudo, na tentativa de destruir a candidatura Dilma. Certamente não conseguirão, mas ficará marcado para sempre, como ficou o celebre debate Lula-Collor editado pela Globo ou o “tenho medo” da pulcra Regina Duarte. Ao final, restará apenas a destroçada credibilidade da midia e o lamentável encerramento da vida politica do candidato Serra, mesclando indignidade à derrota. Perder, na politica, é uma das possibilidades. Grandes líderes como Mitterrand e Lula perderam eleições, várias vezes. Serra parece não ter estofo e qualidades para saber perder com dignidade, como as lideranças citadas. Lamentável, mas necessário. Estamos diante do fim de uma era, o grupo fernandino do PSDB se eclipsa, outros saberão ocupar o lugar? Romperão com a direita raivosa e saberão organizar uma oposição altiva porém respeitosa? Sinceramente, tenho muitas dúvidas.

  69. De positivo nesta história toda é que ficou evidenciado o preconceito da mídia que representa uma casta que não quer perder o poder.
    A velha mídia tem alguns milhões de leitores, ´verdade. Mas são antropófagos que se comem. A Veja alimenta-os com calúnias e eles saem disseminando isso.
    No entanto, a máscara caiu. Está claro que não fazem jornalismo, mas são negociadores de notícias.
    A maioria do povo já não acredita nestes escândalos. Ainda bem. No entanto, quem perde como isso é o jornalismo.
    Dilma no primeiro turno.
    Parabéns ao Leonardo Boff. A Dom Paulo Evaristo Arns Hélio Bicudo, só lamento. O lamentável é que sei que eles estão conscientes e escolheram o lado. O pior.

  70. É possível que mais uma vez as coisas estejam mudando para que tudo continue como era. Talvez… Mas no apagar das luzes da campanha eleitoral, a revista IstoÉ deu espaço para o contraditório de Erenice, a FSP publicou uma dissonante carta de Jânio de Freitas, OESP sai amanhã com editorial abrindo que tem candidato e dando aos leitores garantia de um noticiário isento, e a revista Veja indicou Ricardo Setti como blogueiro do seu site. Eppur si muove…

  71. Muito comodo o Estado de São Paulo declarar apoio a Serra a uma semana da eleição, depois que usou e abusou da aparente imparcialidade pra atacar Lula e Dilma, vem agora e diz que realmente tinha um lado. Dizer que é isento a essa altura do jogo é achar que somos uns tontos mesmo.

  72. Muito esclarecedor o texto acima, há exatos 08 dias minha filha chegou em casa feliz da vida pq o pai de uma amiga conseguiu concluir a faculdade de engenheiro de perfuraçao de poço de petreoleo e já estava muito bem empregado, e, nesse instante, ela me perguntou o pq da midia fala tao mal do governo e se opoe a vitoria da Dilma, expliquei, mais nao com essas palavras acima, que o que incomoda AOS QUE SEMPRE SE SENTIRAM OS DONOS DO PODER NESSE PAÍS é que o povo agora parou só de sonhar e pode enfim partir para realizar seus sonhos, usei o exemplo do pai da sua amiga que até pouco tempo era auxiliar de uma empresa que prestava serviiço à Petrobras e hoje é engenheiro formado com a ajuda pro-uni e de sua vontade de mudar de vida. expliquei que finalmente temos um presidente que nao só viaja pra fora do país mais que tambem vai ao agreste ao nordeste e ouve o povo. finalmente expliquei que Brasil começa a ser verdadeiramente de todos e que isso incomoda muito quem quer manter o povo escravo de tudo aquilo que criam , mas nao esqueci de dizer que há muitos problemas pra resolver e um deles, pra mim o maior é e maldita corrupçao, que precisa ter puniçao pra todos indenpendente de quem seja . Agora, expliquei pra milha filha nao somos mais escravos dos donos do poder, somos nós a opiniao publica, somos os donos do nosso nariz,estamos aprendendo a pensar pq sentimos o prazer da conquista e nao da promessa esquecida depois das campanhas eleitorais. Só a midia nao percebeu que nao somos mais seu currau eleitoral, agora queremos mais, agora queremos o que é nosso por direito. É Dilma, é 13, é Lula o maior e melhor presidente que o Brasil já teve reconhecido no mundo todo e que só nao reconhecido por essa midia golpista e partidaria. PORQUE SERA HEIN?.

  73. ~Caro Kotscho

    Os ânimos não irão se acalmar !!!
    Se acirrarão cada vez mais diante dos avanços que virão com o Governo da Mulher Presidenta Dilma !!!
    Ninguém quer tolher a liberdade de imprensa e de opinião !!!
    Ninguém que censiurar coisa nenhuma !!!
    Essa mídia esquizofrênica, sem cura, mesquinha, golpista canalha e venal é quem CENSURA O GOVERNO !!!
    Antes lutávamos para que o governo não censurasse as mídias, hoje lutamos para que determinadas mídias parem de censurar o governo !!!
    Mas é evidente que não se trata de todas as mídias, deixemos claro, como deixa claro o Leonardo Boff, de que os “bois” ou “vacas” a serem nominados são:
    “O Estado de São Paulo”, a “Folha de São Paulo,” Jornal, Rádio e Televisão “O Globo”, e a revista “Veja” do Grupo Abril !!!
    São esse os censores do Governo do Povo !!!
    São esse os inimigos a serem combatidos !!!

    ELES NÃO SE CONFORMARÃO !!!
    ELES CONTINUARÃO A GUERRA !!!

    Então que venham…!!!!
    Estamos prontos e a postos nas trincheiras da internet porque A LUTA CONTINUA !!! SEMPRE !!!

  74. Victor Hugodisse:25/09/2010 às 14:54
    ”Luiz Carlos, vamos torcer pra que as PPI’s da Dilma não sejam iguais as do Alckmin no Metro que custaram a vida de 9 inocentes além da corrupção. Né não, Luiz Carlos Velho ?”

    Né não!
    Não estou discuntindo nomes, como sempre. Não sou ativista e nem militante. Discuto conceitos. Sou a favor das parcerias — ou a total privatização da gestão— do sistema de saúde.
    E a candidata Dilma está dando mostras evidentes da encampação do sistema, não só da saúde, mas em outras áreas.
    A lição está vindo do mestre dos mestres: Fidel. Cuba, dentro de poucos dias se tornará uma nação liberal.
    Se segura aí!

    1. Luiz Carlos, o que Fidel fizer está bem feito.

      Ele tem crédito de sobra. A Educação e a Saude em Cuba são referências para o mundo.

      Mais uma vez parabens, Luiz Carlos, por sua auspiciosa mudança (virou Petista o Luiz).

      Participar do balaio lhe fez bem.

      Só acho que voce está sendo precipitado com o que vai fazer Dilma ou Fidel. Não acha melhor esperar ?

      Voce estava errado sobre Serra e mudou . . . . . . . . . .

  75. Ricardo, nesta altura da contenda eleitoral, percebe-se claramente que havia e continua havendo um esquema para derrotar o Presidente Lula, começando por impedir a vitória da Dilma no 1º turno.
    Vê-se à luz do dia que a mídia golpista está trocando de estratégia a todo instante e bem planejado e ações concatenadas. Isto por quê: a) primeiro não aceita que o governo Lula continue via Dilma; b) não admite a idéia do lulismo como um segmento político eleitoral, de maneira que impeça o seu retorno em 2014; 3º) não aceita que haja migração social de brasileiros pela via econômica que poderá no futuro contrapesar para mudança constitucional amparada por um congresso a ser eleito em 2010 de maioria aliada ao presidente que sai; e 4º) com profissionalização das forças armadas e um realinhamento doutrinário mais voltado para tecnologia e participação nas políticas públicas governamentais, isto equivale um distanciamento significativo da elite vinculada ao poder judiciário.
    Essa minha observação decorre da maneira como se pautou o TSE e o MPE com aplicação incessante de multas ao Presidente e a candidata Dilma, para que o Presidente Lula se sentisse admoestado e com isso, se amordaçasse e não falasse como estivesse sob marcação. Enquanto o candidato Serra estava bem nas pesquisas o esquema se mantinha despreocupado, todavia, quando a ventania de intenção dos votos começou a soprar em direção contrária e a mídia já não pode segurar via pesquisa arrumada e a onda vermelha espalhou por todo país, de maneira incontrolável e consolidada. Logo as luzes de alerta dispararam sinalizando que correção de rumos e novas estratégias teriam de serem postas em ação.
    Começaram pelas denuncias de violação e vazamentos de sigilos, depois torpedearam a ex-ministra e familiares e agora ameaças à democracia via censura a liberdade de imprensa.
    Momentaneamente estão usando as pesquisas num processo confuso de divulgação para dar ao eleitor de que está havendo modificação no panorama eleitoral, quando nada de nove aconteceu que justificasse essas alterações.
    Kotscho como o seu blog é uma das últimas muralhas do movimento democrático de apoio e amparo a legalidade é muito começar a preparar-se que os hackers tucanos começarão por tirá-lo do ar ou infernizá-lo com seus spans. Daquele lado tudo é possível…

  76. Caro Kotscho.
    O mistério foi revelado hoje (temos o nosso garganta profunda) Quem derrubou a ex-ministra Erenice Guerra foi o PMDB. Ela queria derrubar a turma do PMDB e distribuir os cargos para o PT. O primeiro passo foi dado. com a saída de um dos protegidos de Hélio Costa. Ele foi exonerado da diretoria de Operações, área que mantém contratos bilionários. Foi a gota d’água! Três meses depois, surgiram as denúncias que fulminaram Erenice. Era a deflagração da guerra entre PT e PMDB.
    E a cacicada do PMDB já avisou; é só o começo.

    Bem que eu tenho alertado por aqui. O PMDB é coisa de gente grande.

    1. Luiz Carlos, até FHC e a Rede Globo já se conformaram com a vitória da Dilma. Só falta voce.

      Luiz, quem vai ganhar pra governador de Minas ?

      Viu, Luiz ? Não precisa ter medo do PMDB.

      Aproveite o domingo. No proximo é dia ” 3 ” de outubro.

      Captou, Luiz ?

  77. É incrível como as pessoas se enganam a si próprias. só querem ouvir, enxergar aquilo que fanaticamente querem acreditar. É, como naquele filme francês em que a mulher fala ao seu namorado:¨Vou ser sincera com você.¨E ele com medo da ouvir alguma verdade responde: ¨Não, por favor minta¨ que diferença tem entre o escândalo da Alston e o Mensalão, exceto por envolver PSDB e PT respectivamente? Pergunte a algun tucano ou petralha se eles aceitam ouvir falar disto?O que há de diferente nas atitudes do PSDB que fez tudo o que pode para abafar o caso do metrõ e no PT o ¨¨LuLa não sabia¨o que estava aprontando Zé Dirceu e cia.? Ademais, ande nas ruas, veja: cada vez mais mendigos, mais assaltos, chacinas nas comunidades e periferias, violências de todo o tipo, o crack destruindo irreversivelmente a vida dos jovens principalmente o mais pobres. Etudo isso atingindo exatamente os que supostamente melhoram de vida com o Bolsa-Família, morando em as casas populares mostradas por Serra ou Dilma, se endividando por 5-10 anos por um celular, televisão ou um carro. Cadê os milhões de empregos cirados por Lula com carteira da assinada para esses infelizes? Para que serve os restaurante populares, os AMEs do Serra para essa gente? É desse Brasil e São Paulo que devemos nos orgulhar ? Essa Brasil, real, concreto que está sendo escondido ( ou muito pior, não pode ser mostrado ou não que ser visto) por tucanos, petralhas, verdes, comunistas, pessoal da direita, enfim nenhuma palavra, pelos radicais de esquerda, pelos pastores, padres, ¨freis obsequiosos¨ pelo ¨Financial Times¨, pela mídia golpista (¨O Estadão,A Folha, O Globo, Veja¨). Até quando (talvez nunca) as pessoas vão se recusar a ver que não há qualquer diferença entre os raivosos radicais do PT,PCB, PSTU, PSOL e os agora neodefensores da liberdade do PSDB, Democratas, Malufistas (qual é o partido mesmo?) Quercistas e cia? Ah sim, um quer acabar com a liberdade de imprensa e a livre expressão no futuro e o outro já fez e/ou foi conivente com essas coisas no passado (vide revolução de 64)…..
    PS: Se você quer começar a ajudar o Brasil, NÃO VOTE EM QUE SE ALIA OU APOIA O PMDB, OS DEMOS, JADER BARBALHO OU QÚERCIA. e NÃO CONFIE DE JEITO NENHUM EM POLÍTICO NATUREBA OU EX-JANISTAS (LEIAS;PLÍNIO DE ARRAUDA SAMPAIO).
    MAS TENTEM SER FELIZES COM TUDO ISTO.

    1. Schmdsp, a diferença entre FHC e Lula são 13 milhões de empregos.

      A diferença está na Petrobrás, Banco do Brasil e Caixa Economica Federal.

      Não entendeu ?

      Não se preocupe. No próximo domingo, 3 de outubro, vai ficar mais claro.

  78. Não concordo com o sr. Boff. Tudo que foi descoberto : mensalões, aloprados, falcatruas, maracutais, nepotismo, desvio de dindin publico, dindim na cueca, casa civil, entre outras tantas corrupções deste governo corupto, são mentiras são intrigas da oposição, os que são contra este governo corrupto, o são pq querem ser contra, somente contra.(!!??) Se a Irenice não tivese cometido alguma irregularidade não seria demitida. Nunca antes neste país houve-se tanta corrupção instituciobnalizadas, tornou-se nornal a corrupção. Errado são àgueles que as combatem. O sr. Boff pisou na bola, por isso que teve problemas com o Vaticano. Um presidente quando faz obras e tomas medidas em favor do povo, seja ele, rico ou pobre, esta fazendo para o Paíz, não esta fazendo um favor, é uma obrigação dele, pois não o faz com o seu dinheiro.

  79. Se a ex-ministra da casa civil for eleita, a oposição fará de alhos à bugalhos para implodir seu mandato.Não pense os progressistas que a mídia irá “aliviar” para o governo e PT.

  80. Parabens ao Leonardo. Ele colocou todo que o POVO que sempre foi excluido pensa a respeito da mídia comprado por serra e seus aliados. Eles (a mídia) pensam que somos idiotas e para tanto trata todos como tal; seja ele eleitor ou não de serra. Eles pensam que pode continuar a nos manipular e a dizer em quem devemos votar. Vejo que o povo vai queira a mídia serresta ou não, varrer uma boa parte deles para um passado sem volta. Será no Primeito turno e para tanto continuo fazendo minha parte. DILMA 2010 neles.

  81. O vale tudo deste final de campanha pelo segundo turno é um momento vergonhoso. Assistir o candidato Serra com os olhos esbugalhados oferecendo dinheiro do INSS para comprar votos dos aposentados como eu. Me faz lembrar o caçador de marajas que disse que iria ajudar os descamisados e na verdade acabou tirando-nos as calças. Confio no povo brasileiro, não vamos vender nosso voto por promessas indecentes, isso sim é corrupção. E o que o TSE acha? Obrigado, até a próxima.

  82. Que tal um pouco de provas para justificar a atuação da nossa mídia “imparcial” Se fosse o PT o que os nobres acham que iria ser veiculado no PIG? Viva Dilma no primeiro turno e fora as mentiras do Serra.

    O mensalão da Editora Abril
    Daniel Bezerra, editor geral
    Numa minuciosa pesquisa aos editais publicados no Diário Oficial, o blog descobriu o que parece ser um autêntico “mensalão” pago pelo tucanato ao Grupo Abril e a outras editoras. Veja algumas das mamatas:

    – DO [Diário Oficial] de 23 de outubro de 2007. Fundação Victor Civita. Assinatura da revista Nova Escola, destinada às escolas da rede estadual. Prazo: 300 dias. Valor: R$ 408.600,00. Data da assinatura: 27/09/2007. No seu despacho, a diretora de projetos especial da secretaria declara ‘inexigível licitação, pois se trata de renovação de 18.160 assinaturas da revista Nova Escola’.

    – DO de 29 de março de 2008. Editora Abril. Aquisição de 6.000 assinaturas da revista Recreio. Prazo: 365 dias. Valor: R$ 2.142.000,00. Data da assinatura: 14/03/2008.

    – DO de 23 de abril de 2008. Editora Abril. Aquisição de 415.000 exemplares do Guia do Estudante. Prazo: 30 dias. Valor: R$ 2.437.918,00. Data da assinatura: 15/04/2008.

    – DO de 12 de agosto de 2008. Editora Abril. Aquisição de 5.155 assinaturas da revista Recreio. Prazo: 365 dias. Valor: R$ 1.840.335,00. Data da assinatura: 23/07/2008.

    – DO de 22 de outubro de 2008. Editora Abril. Impressão, manuseio e acabamento de 2 edições do Guia do Estudante. Prazo: 45 dias. Valor: R$ 4.363.425,00. Data da assinatura: 08/09/2008.

    – DO de 25 de outubro de 2008. Fundação Victor Civita. Aquisição de 220.000 assinaturas da revista Nova Escola. Prazo: 300 dias. Valor: R$ 3.740.000,00. Data da assinatura: 01/10/2008.

    – DO de 11 de fevereiro de 2009. Editora Abril. Aquisição de 430.000 exemplares do Guia do Estudante. Prazo: 45 dias. Valor: R$ 2.498.838,00. Data da assinatura: 05/02/2009.

    – DO de 17 de abril de 2009. Editora Abril. Aquisição de 25.702 assinaturas da revista Recreio. Prazo: 608 dias. Valor: R$ 12.963.060,72. Data da assinatura: 09/04/2009.

    – DO de 20 de maio de 2009. Editora Abril. Aquisição de 5.449 assinaturas da revista Veja. Prazo: 364 dias. Valor: R$ 1.167.175,80. Data da assinatura: 18/05/2009.

    – DO de 16 de junho de 2009. Editora Abril. Aquisição de 540.000 exemplares do Guia do Estudante e de 25.000 exemplares da publicação Atualidades – Revista do Professor. Prazo: 45 dias. Valor: R$ 3.143.120,00. Data da assinatura: 10/06/2009.
    Negócios de R$ 34,7 milhões.

    Somente com as aquisições de quatro publicações “pedagógicas” e mais as assinaturas da Veja, o governo tucano de José Serra transferiu, dos cofres públicos para as contas do Grupo Civita, R$ 34.704.472,52 (34 milhões, 704 mil, 472 reais e 52 centavos). A maracutaia é tão descarada que o Ministério Público Estadual já acolheu representação do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) e abriu o inquérito civil número 249 para apurar irregularidades no contrato firmado entre o governo paulista e a Editora Abril na compra de 220 mil assinaturas da revista Nova Escola.
    Esta “comprinha” representa quase 25% da tiragem total da revista Nova Escola e injetou R$ 3,7 milhões aos cofres do ‘barão da mídia’ Victor Civita. Mas este não é o único caso de privilégio ao Grupo Abril. O tucano Serra também apresentou proposta curricular que obriga a inclusão no ensino médio de aulas baseadas nas edições encalhadas do ‘Guia do Estudante’, outra publicação do grupo.

  83. Ricardo
    Me diga você que é um jornalista respeitado:
    O que leva um jornal do tamanho do ESTADÃO a declarar apoio a um PERDEDOR em véspera de eleição?
    Sei.
    Sempre foram contra o POVO que vota Lula, PT, Dilma…
    Pois é.

  84. O último suspiro!
    O pano de fundo dessa discussão sobre liberdade de imprensa está refletindo os últimos dias de Roma – midiática.
    Não é Lula ou Dilma que decretou a decadência econômica desses conglomerados familiares da mídia.
    Foram os novos tempos e a tecnologia. O consumidor da mídia tradicional evoluiu, estudou, aderiu à tecnologia, enquanto os proprietários da mídia brasileira e seus herdeiros continuaram usufruindo a riqueza conquistada pelo domínio da opinião pública, sem evoluírem, sem progredir intelectual, empresarial e profissionalmente, por desconhecer o avanço do conhecimento tecnológico. Fizeram uso da tecnologia, mas não aprenderam a conhecer as técnicas do uso e aplicações tecnológicas.
    Esse mergulho nas trevas do conhecimento trouxe aos senhores da mídia brasileira o desespero do fim.
    O povo brasileiro não tem culpabilidade nesse processo, portanto não pode regredir para socorrer uma indústria obsoleta e próxima do fim.
    Mesmo que o candidato da mídia, comprometido em ressuscitá-la por meio de subsídio e compras estatais, viesse a vencer as eleições não poderia manter tal compromisso por muito tempo. O orçamento é curto e a sociedade é outra. A evolução tecnológica não perdoa os não civilizados. A civilização destruiu impérios e imperadores, quanto mais uma mídia arcaica e deslumbrada, que vivia da ignorância ou desconhecimento dos brasileiros e brasileiras submissos.
    O povo brasileiro se libertou do domínio dos senhores da mídia, principalmente da OIA, e de seus quatro-paus.
    Aos senhores da mídia só resta aceitar a evolução social e tecnológica do Brasil e se adaptarem.
    A Dilma vence as eleições e o processo civilizatório do Brasil continua, queiram ou não. É a globalização soberana.

  85. Caros amigos prestem atenção na aula que o serra deu para criancinhas de escola pública. Está explicado por que os estudantes paulistas de escola pública estão entre os piores do ENEM. Esta é imperdível. ——–Conversa Afiada: Vídeo sensacional: a conta de Serra para o salário mínimo de R$ 600 ! http://is.gd/frdsO – Meu, que vergonha!!!

    1. Caro Denis, enquanto via este video lá no blog do PHA me passou pela cabeca os tempos em que o Serra era um aluno na USP, será que ele estudou lá? O PHA sempre levanta suspeita de que ele não tem diploma de economista e nem de Engenheiro!
      Vamos supor que sim e se foi, ele deve ter sido aquele tipo de aluno plantado junto à UNE só para ver quem eram os articuladores e dedurar. Sabemos que este tipo de alunos só pegavam DP pois não estudavam e nem frequentavam aulas, eram só espiões da UDN e da ditadura.
      Eu penso que talves tenha sido esta a razão de ele sair ileso do país para se asilar no Chile. Do mesmo modo o FHC que tem parentes militares.
      Voces acreditam que eles iam pro pau de arara?
      Eles souberam muito bem se dissimular fazendo parte do MDB, depois PMDB e foram os dissidentes deste partido fundando o PSDB.
      Acho que esta história está mal contada. Com a Dilma o caso foi outro, ela sofreu ameacas de morte foi torturada e por razões que não sabemos ainda ela conseguiu escapar com alguns poucos companheiros. Hoje, estes tucanos deixaram de dissimular, fingir que eram da esquerda e admitiram a sua real identidade como representantes da elite.
      Isto passou pela minha cabeca assim como num relance ao ler o seu comentario, sei lá, minha intuicão funcionou assim.
      Pode até ser que eu esteja enganado mas passou por mim esta deducão que poucos até agora pensaram.
      Mas mesmo antes eu não ia votar mesmo neles.

  86. Eu sinceramente não acredito nesta tese, acho que esta elite hipocrita neste momento representada pelo seu agente maior de momento, senhor JOSÉ SERRA está só esperando para atacar novamente com denuncias e ataques à candidata DILMA RUSSEF e o que é pior, com o respaldo da midia reacionária representada pela s redes de televisão jornais especialmente os ligados ao estadão e folha de São paulo sem deixar de mencionar também a famingerada revista veja e como se não bastasse existe também um tal psdb-demo que so trabalha em prol das elites e em defesa dos seus interesses que consideram exclusivos e que ninguem alem deles pode usufrui-los. O que esta turma do atraso esta fazendo com a candidata DILMA chega ao absurdo do preconceito por ela ser mulher e ter coragem de querer continuar esta luta por mudanças da nossa forma de ver e de fazer politica, eles atacam a vida particular da candidata de forma imoral, dizem cada absurdo que sinceramente é impensavel em um candidato que diz ser o mais preparado para conduzir o nosso pais, como é pretensioso este senhor pois ele nem ao menos sabe respeitar as pessoas e se depender de mim que não sou politico e nem vivo às custas deles, vou lutar para conseguir todos os votos que forem poissiveis para que ele seja estirpado da politica brasileira, pois para mim quem age da forma como ele tem agido, não merece oupar nenhum cargo eletivo neste pais, peço aos que lerem este meu desabafo que me perdoem, mas eu não poderia deixar de faze-lo para que ele saiba que assim como eu, existem milhões de brsileiros e brsileiras que não aceitam mais este tipo de fazer politaica atacando a vida e a moral das pessoas.serra nunca mais,, PARA PRESIDETE EU QUERO A SENHORA DILMA RUSSEF PELO BEM DE TODOS NÓS BRASILEIROS trabalhadores honestos e honrados.

  87. Preparemo-nos é para depois que Dilma for eleita. O que não conseguiram agora vão tentar depois com muito mais beligerância. Com Lula, quase conseguiram. Deus te ajude, proteja e guie, Presidenta.

  88. Agora, faltando poucos dias para a eleição, o que resta para os perdedores do PSDB? Apenas calunia e desespero, para tentar um gol de mão aos 48 do segundo tempo. Ridículo, parte da imprensa que tornou-se cabo eleitoral do PSDB, agora vir falar de imprensa livre ?? livre pra que ?? pra tentar persuadir a opinião publica a todo custo ?? isso não é imprensa livre, livre, seria se mantesse uma certa imparcialidade… Vai ser otimo ver a VEJA engolindo aquele monte de capas idiotas sobre o polvo…

  89. Realmente o Serra se superou na cara de pau e na mentira descarada. Prometer elevar o salário mínimo para R$ 600,00 já para o ano que vem, sendo que a votação do salário mínimo já foi votado pelo Congresso e é impossível qualquer candidato esse fazer qualquer coisa para o ano que vem. Além disso, o aumento e qualquer índice de correção do salário mínimo tem que ser votado no Congresso no ano anterior, ou seja, qualquer aumento para o ano que vem tem que ser votado antes.
    Também é supreendente a arrogância do Serra quando ele fala: dá pra dar o aumento R$600.00 eu sou economista e entendo e bla bla. Olha, isso quer dizer que todos demais grandes economistas do Brasil estão todos errados e que são todos incompetentes. E o salário mínimo de São Paulo que ele fala, que na verdade é um valor mínimo que o Estado de São Paulo usa pagar os seus servidores que por sinal ganham muito mal, por exemplo um inspetor de alunos, cozinheiro, vigia, recebe por exemplo um mísero salário de cerca de R$ 580,00 por mês. E o Estado São Paulo é o Estado que paga os mais baixos salários aos seus professores ficando na 14 posição de salário mais baixo. Só para se ter uma idéia o Estado pede até mesmo para o Acre.
    Por que eu estou apontando tudo isso, somente para desmascarar o tanto que o Serra mente e se poem acima da verdade como paladino da verdade e da dignidade. Ver a campanha do Serra me da nojo, pois moro em São Paulo e sei que a educação de São Paulo está em frangalhos não existe dois professores, pelo contrário as vezes não tem é nenhum e os professores estão a mais de 5 anos sem aumento.
    Pessoal vamos abrir os olhos para as mentiras do Serra e não vamos deixar que PIG nos influenciem pois a mídia de nosso país tem lado: PSDB, DEM, e Serra.

    Vamos dizer no dia 03/09/2010 Dilma presidente. Última coisa, não estou escrevendo tudo isso porque sou filiado a qualquer partido, mas sim porque temos reconhecer o que o governo do Lula/PT fez ao contrário do PSDB/FHC.

  90. É bom mesmo, porque se este clima de guerra civil continuar quem vai levar a pior são os tucanos/demonícos. Não estamos em 1964 e não aceitaremos pacificamente um novo golpe de estado da UDN.

  91. O senhor Leonardo Boff não precisa de agradecimento, pessoa alguma precisa de agradecimento quando disseca, quando autopsia o lado sombrio e oligárquico da imprensa e da já agonizante pseudo-s intelectuais, que mantiveram os pobres e trabalhadores em seus devidos lugares durante séculos, dentro das fabricas, canteiros de obras, conzinha, no maior silêncio dizendo apenas, amem. Senhor Leonardo, pessoa como o senhor tem que ser reverenciadas eternamente.
    Aqui no Ceará temos um dos maiores opositores dessa ascensão extraordinária dos pobres, O senador Tasso Jereissate talvez por medo, eu digo que é terror, pois nesses oito anos de governo Lula por varias vezes ele se referiu ao Senhor Presidente da Republica, Luis Inácio Lula da Silva de Chefe de quadrilha. É incrível, mas observar esse senador ouvir o nome de Lula, suas feições mudam pelo ódio. Outros fizeram couro a esse exemplo de discriminação: Artur Virgílio – AM. Agripino Maia – RN. Alváro Dias – PR. ACM Neto – BA. E outros tantos que não conseguem de forma alguma ver algo positivo no Brasil nesses últimos oito anos. Como disse lá em Londres Fernando Henrique: (o lula está indo na onda criada por mim. ) Ah surfista de primeira esse Lula.
    Vicente de Paula Pinheiro – Filósofo, escritor e pintor

  92. Complemento Serra Cara de pau 2

    Congresso no ano anterior, ou seja, qualquer aumento para o ano que vem tem que ser votado antes.
    . E o salário mínimo de São Paulo que ele fala, que na verdade é um valor mínimo que o Estado de São Paulo usa pagar os seus servidores que por sinal ganham muito mal, por exemplo um inspetor de alunos, cozinheiro, vigia, recebe por exemplo um mísero salário de cerca de R$ 580,00 por mês.Digo isso mísero pois estamos falando do Estado mais rico da Federação e também para denunciar o quanto o nosso ex governante falta com a verdade e tenta enganar a população . E o Estado São Paulo é o Estado que paga os mais baixos salários aos servidores e não é porque não pode, ai sim eu digo que o Estado tem recursos o que o Estado arrecada de Pedágio, (os pedágios mais caro do mundo por km) daria para o estado ter a melhor educação, saúde e segurança publica do Brasil, coisa que não tem- Por será que não tem?.
    Abrolhos/ abra os olhos meu povo.

  93. Simplesmente brilhante o texto do teólogo Leonardo Boff. Perabéns Kotscho por colocar em seu blog essa análise do Frei. O fracasso da mídia desta vez vai ser mais estrondoso do que durante a reeleição do Presidente Lula. Acho que os barões da grande imprensa não mediram as consequências da desmoralização dos seus veículos e elas virão sem nenhuma dúvida.

  94. Felismente, o povo que anda mais informado, até porque, hoje todos sabem que a comida tem chegado, emprego, etc.., não estão se iludindo com promessas de quem ja esteve no poder, vendeu as estatais, inclusive a vale a maior mineradora do mundo, usando até dinheiro do BNDE,deichando milhares de pessoas desempregada o dolar no valor da morte, percebeu quem é melhor para nós.
    Adeus PSDB.

  95. PARABÉNS PELO ARTIGO!
    CONSIDERO ESTA MÍDIA RELATADA NO ARTIGO COMO POOOODRE QUE DESEJA LEVAR A FORÇA A ELEIÇÃO PARA O SEGUNDO TURNO PARA AUMENTAR SEU LUCRO COM PATROCINADORES NOS DEBATES E GANHAR COM VENDA DE JORNAIS E REVISTA, PREJUNDICANDO O PÁIS COM GASTO E O POVO BRASILEIRO.
    LAMENTÁVEL!

  96. Um absurdo o que se viu nestes ultimos dias!!!
    Mostraram uma candidata perigosa, capaz de papar crianças e comandar uma carnificina no País… Muito triste ver pessoas que lutaram junto com o Presidente Lula e a candidata Dilma, pela Democracia no País, hj usar desta forma suja e medonha de fazer política! Não houve um debate ate agora!!! Só se fez denuncias e só se respondeu as denuncias!!!!
    Vamos votar na candidata DILMA, porque já sabemos o que virá…

    1. O serra mente quando diz que fugiu porque aqui tinha uma ditadura terrível, posto que, Lula se fez grande sindicalista exatamente nesse época e não teve um cabelo seu arrancado. Serra deixa a nossa e vai para a do Chile onde nos primeiros dias mataram quase tudo que era sidncalista e não era a favor de Pinochet.

  97. Sinceramente apos ler os comentarios de Leonardo Boff e outros acima, fico ainda mais penalizada com a situacao que o pais ira enfrentar com Dilma, apos 8 anos do espantoso Surfista Lula, teremos agora que naufragar ??!! Que pena destes pseudo-eleitores carentes por bolsas-familia, bolsa-carrega tudo desde fraudes, extorsoes, mensaloes, dolares-cueca, enfim sao tanto os descalabros que so nos resta pedir ajuda ao Todo Poderoso, pois aqui na terra Brasil, perdura o leva tudo, os valores dos sem carater, da corrupcao deslavada! Ate onde podera o real povo brasileiro, aquele que trabalha e paga seus impostos com o suor de cada dia, aguentar tanta sujeira, tanta impunidade, no mais corrupto governo que ja tivemos???

  98. Ricardo, esse teólogo Leonardo Boff está “congelado” no tempo, como um certo filme de comédia, ótimo por sinal, congelou seu protagonista. A mídia sempre deu publicidade a tudo o que Lula faz. O que adiantaria ele ter iniciado a campanha de Dilma há dois anos, se a imprensa e a TV decidissem não publicar nada? Isso sim seria a midia contra Lula e Dilma. No entanto, tudo o que ele tem feito tem grande ressonancia nos telejornais e imprensa em geral. E, lógico, há também o contraditório.
    Outra coisa, você dizer que à época da ditadura todos estavam proibidos de tudo, NÃO É VERDADE. Em 1964 eu estava com 21 anos e sempre tive uma vida normal e comum, com atividades academicas e culturais intensas, com o povo satisfeito com o que ganhava, não havia desemprego, o caderno de Empregos do Estadão aos domingos, era do tamanho do jornal inteiro hoje. Me lembro de ter ido assistir a um show de Bill Evans no Teatro Municipal em 1974 (ou 75) que teve inicio à meia-noite. E não havia a criminalidade e violencia atuais. Portanto, não vejo porque sempre se diz que o periodo da ditadura foram “anos negros” para o país. Já ouvi inclusive Lula elogiando o período militar, onde ele desabrochou e expandiu sua atividade sindical.

  99. Brilhante o texto do historiador José Honório, sem dúvida é uma verdade solar, nossa elite é escravagista, e não aceita a democracia, apenas usam ela para seu mesquinhos interesses de classe.

  100. É impressionante como o Leonardo Boff ri da memória dos brasileiros. Acusar a revista Veja e os demais segmentos de “razão cínica” é simplesmente o cúmulo do cinismo. Por acaso não foi a revista Veja que denunciou o esquema em que a Ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, estava envolvida? Interessante foi que ela, Erenice Guerra, reagiu dizendo que era mentira e que iria processar a revista Veja. A reação da ainda ministra foi tão enfática, que fiquei até na dúvida sobre a veracidade dos fatos, ou melhor dizendo, cheguei até a pensar se a revista Veja não estava inventando…
    E eu pergunto: quem estava com a razão?
    Dois dias depois ela foi demitida e outros “chegados”, e até hoje tem peixe grande e pequeno sendo demitido.
    E eu pergunto: será que a revista Veja deveria ter ficado calado Sr. Boff?
    Portanto mais um escândalo provado pela mídia nervosa, não Sr. Boff?
    Nisso ficou provado mais um escândalo em que estes segmentos ditos de “razão cínica” ajudaram a desvendar para o nosso país.
    Obrigado donos do Estado de São Paulo, da Folha de São Paulo, de O Globo e da revista Veja.

    1. Eu só faco uma perguntinha aos colegas Eliana, Angela e Paulo. E os sigilos dos 6 milhões de brasileiros que a filha do Serra Veronica e a outra Veronica irmã do Dantas perpetuaram na sua empresa Definir.com e até agora não aconteceu nada?
      Tucanos voces fazem como os macacos que enrrolam os rabos e sentam encima e ficam apontados os rabos dos outros.
      Acho que esta eleicão para o seu candidato já passou e depois dela será o fim do tucanismo e do Demonismo a nivel nacional.
      Espero que em São Paulo o Mercadante leve para o segundo turno esta eleicão e se ele conseguir será a extincão da tucanolândia.

    2. Marcos, o que o Frei Leonardo quis dizer é que deveria ser dado o mesmo mesmo tratamento para as denuncias de corrupção nas obras do Metrô de São Paulo, que inclusive causaram a morte de 9 inocentes. Ou para as escandalosas privatizações de FHC.

      Foi isso, Marcos, que quiz dizer o extraordinário texto do Frei Leonardo Boff.

      Ele não sugeriu que fossem ignoradas as denuncias de corrupção neste ou naquele governo.

      Pode conferir. E tenha um ótimo domingo.

  101. O que é pior de tudo isto que estamos vivenciando, é saber que a turma do atraso psdb-demo, contratou uma empresa de marketig para produzir videos difamatorios contra a candidata DILMA RUSSEF e o que é pior, eles estão espalhando na internet como se fossem de pessoas comuns para parecer que não são eles que estão espalhando o terror nos eleitores menos esclarecidos, outra coisa, se o candidato do atraso realmente tivesse algum pudor, ele não deixaria os funcionários do estado mais rico da federação, com um dos mais baixos salarios do Brasil e vem ele agora tentar enganar o povo dizendo que vai fazer isto e aquilo, enfim é o desespero que esta levando-o a fazer e falar tantas besteiras.E quando eu falo que ele esta aliado ao demo, é porque só tendo aliança com odemo para praticar as atrocidades que ele est´´a praticando nesta sua campanha difamatória contra a nossa candidata DILMA. Por tudo isto eu reafirmo QUEREMOS DILMA RUSSEF para presidente do BRASIL.

  102. É impressionante como o Teólogo autor do têxto, que muito admiro, consegue tornar claro o momento, descrever a realidade e esperançar os crédulos da vida liberdade, na vida atual que segue mudando.

  103. Ricardo Kotscho a meu ver não há nenhum esfriamento de ânimosidade por parte da midia golpista e sim, uma tática nova de despistamento por parte da FolhaPIG. As investigações da PF estão sendo noticiadas a todo instrante pela midia paulista, enquanto a campanha da Dilma está ocupada com as noticias sobre as pesquisas nos porões os casos das quebras de sigilos e o casso dos filhos de Erenice são chegam nos quintais da campanha da Dilma.
    O ambiente nos parece hóstil e daquí até o dia 02/10/2010 algo de podre vai circular juntamente com novas pesquisas apontando o 2º turno e mais com vitórias de diversos candidatos do PSDB, Acredito que a estratégia será a midia focar essas noticiais e as novidades das pesquisas, restringir os espaços para a campanha Dilma nos desmentidos e desqualificações e o Judiciário(TSE/MPE) encurralando o Presidente Lula com ameaça de crimes eleitorais.
    A Dilma só restará o povo confirmar o seu voto a seu favor, caso não haja sabotagem nos transportes e apagões nos lugares de votação das regiões mais carentes.
    Prevejo nuvens cinzentas,coriscos e relampagos nos céus…

  104. Somente um estudioso/cientista como Frei Leonardo teria capacidade de externar pensamento tão coerente com o cenário politico atual, como podemos ver o exército da midia da FAMIGLIA agir com tanta voracidade em tentar para a mudança social do Brasil, me parece que eles não se sente a vontade com a possibilidade de mobilidade social , me parece também que a frase ” em terra de cego quem tem olho rei” esta perdendo enfase aqui no Brasil e as FAMIGLIAS que se vem ameaçadas por ter de aceitar mudanças estão enpenhadas em colocar as coisas como eram antigamente o povo na miséria, dependedo de multirões da saùde, um pouco de misericórdia em meio a tanta pobresa faz bem ao poder(Maquiavel), eu não entendo , essa gente ganhou tando dinheiro nos ultimos anos o que eles querem? não é mais dinheiro deve ser poder , vaidade. arrogancia, o candidato Serra representa esta gente , tem como cabos eleitorais os principais meios de comunicação do Brasil e suas FAMIGLIAS, e no fim o interesse é só poder para alguns, dinheiros para outros , e o povo este só faz parte na eleição , e no final quando voce eleitor do Serra ver a miséria nas ruas , o desemprego aos Brasileiros, mas muitos empregos para os europeus e americanos , lembre-se da frase: ‘NO FINAL SÃO APENAS NEGÓCIOS” Francis Ford Copolla (o poderoso chefão).

    Sandro

  105. Considero-me em parte um vitorioso, pois nos meados dos anos oitenta saí às ruas e derrotamos aqueles que se intulavam o senhores da verdade. Aqueles que transformaram o Brasil em um país ainda mais desigual. E daquele fim de período deplorável, aprendi uma lição, defender sempre a liberdade de expressão, a liberdade política e a liberdade de imprensa.
    Em outros países nós até temos meios de comunicação respeitáveis,com os quais não concordamos do ponto de vista ideológico, porém são respeitáveis.E no Brasil, qual é a real paisagem? Como defender algo inexistente, cujo codinome temos por imprensa?
    Vamos lá, sejamos francos, o que temos aqui em terras tropicais é papel de lixo impresso, nada mais.
    Desculpem-me o sentimento de inferioridade…

  106. Perfeita as duas partes expostas, eleição liberdade

    O momento esta para surfar nas ondas do mar suavemente

    Assim como disse o vidente conselheiro particular de tanta gente, entre essa gente Dr. Roberto Marinho era seu cliente preferencial que tenha PAZ para sempre lembrado

    Os fatos de presente, eram previsíveis de acontecer

    Onde o menor será igual o maior e todos serão iguais

    Chegaria chegou e diferença era na formação e no capital, na educação vai começar igualar de baixo para cima, com a distribuição de renda em vida

    A frase da ficção diz

    Se o Lula eleito não fizesse nada
    Já seria um milagre
    Se fizesse nem do milagre precisaria

    Ele e um castigo para parte da sociedade acomodada no sossego, achando que o conforto seria eterno

    E uma lição positiva para todos na sociedade não esperar cair do céu se acomodando, tem que ir a luta para progredir na vida com as condições futuras

    A Dilma eleita entrara na fase onde começara o maior progresso de todos os tempos, se ela esta na mesma frase, positiva, e algo inexplicável, mas fácil de compreender sem precisar entender

    Como essa frase foi para o FHC quando era Presidente

    Se eu fosse o Lula diria aos professores darem aula mesmo passando fome o resultado viria trinta anos adiante, com isso eles mesmos produziriam a solução

    Foi recusado por não entender, o significado do futuro adiante a liberdade de tudo com responsabilidade

  107. Hoje esta tudo a favor de Dilma, não é Ricardo.Quem está dando as garantias do que voçe e o teologo estão afirmando? Estou aqui para falar que fui estudante na epoca mais triste da repressão militar no Brasil e acho que minha luta foi maior do que a de voçes.Embora tenha participado da politica estudantil na época, jamais peguei em armas contra os irmãos brasileiros.Pelo contrario tive colegas desaparecidos e familias sem informações.Não sou dono da Folha, nem do Estadão, nem da Època e muito menos da Veja.Sou um brasileiro que trabalhou duro durante mais de 40 anos, enfrentando as mais duras crises na minha profissão e jamais faltei com o respeito a ninguem.Meu está ai, meu email e IP voçes tem.Sem duvida está iniciado o purgatorio no Brasil, porque suas manifestações já deixam isso claro.E nem sabem em quem vou votar.Espero que o começo da velhice tenha me transformado em um pessimista, mas nunca em um covarde.

    1. Francisco meu “amigo”, também sou brasileiro e vive a década de “80”, onde na minha juventude passei a maior parte dela desempregado por falta de oportunidades. Naquela época fazer um curso superior era só para os afortunados, você vem me disser que sofreu, então não deve saber o que é isso, pois eu da mesma maneira que muitos brasileiros viveram e ainda vivem (devido à séculos de opressão) passei muita fome, comia água quente com farinha, pra sobreviver. Agora vem vocês mesquinhos e hipócritas disserem que são os legítimos donos da verdade, pessoas com pensamentos como os seus, certamente não conhecem os ensinamentos de Jesus Cristo (ou esse nome não tem valor pra você?).

    2. Não entendi, a carapuça serviu? Lutamos todos e o final é justamente este que queríamos, se não é o ideal, é o melhor de tudo que existe aí, afinal, no Brasil, partidos políticos são facções e não fomentadores de ideais. Nunca li nem ouvi resumo melhor que este do Frei.

    3. Sr, Francisco
      Vejo claramente,que seu histoicismo, não serviu para arejar seu pensamento retrógrado, que defende o neo-liberaliismo, elitista, concentrador de renda e de benefícios corpotativistas individualistas.
      O sr. é com certesa participante do exército de defesa dos poderosos e dos coroneis.
      Note bem: Eu nunca votei no Lula, mas aprendi, que é necessário dar o grito de liberdade e banir o discurso massivo dos políticos, que defendem os constantes 4%, que os institutos de pesquisas indicam sistemáticamente, que Lula é ruim ou péssimo! São os detentores de 70% das riquezas nacional.

      O brasileiro acordou sr. Francisco!!!

  108. Felizmente Temos no Brasil, brasileiro Milhões de Leonardos Boffs. Amei o artigo. Penso que Temos q estar Vigilantes até a computação do Último voto. Não nos desmobilizemos, pois é Temerário ficarmos desatentos, ACHANDO Q NÃO PODEM INSURGIR CONTRA NÓS DE NOVO até no dia das Eleições. Vou concordar q agora vão investir p/ q as eleições tenha segundo turno a fórceps para q suas contas bancárias já gordas, engordem ainda mais a nossas custas. Concordo com Jane!!! Textos Heróico-Histórico-CIDADÃOS-CRISTÃOS, como outros dE Leonardo Boff E ANÁALOGOS é que deveriam ir para as Escuelas Brasileiras. VIBRAÇÕES POSITIVAS AO kOTSCHO , AO BALAIO PELA CONTRIBUIÇÃO A TODAS/TODOS NÓS NESTE MOMENTO DE TREMENDA RELEVÂNCIA IMPORTÃNCIA A NÓS POVOS QUE AQUI EM SOLO BRASILEIRO NOS EXPRESSAMOS,VIVEMOS , ACONTECEMOS.CHEGA DE COVARDIA MIDIÁTICA CONOSCO.

  109. Sra. Eliana,

    Nós também estamos pedindo ajuda ao Todo Poderoso contra pessoas que pensam como a senhora.

    O governo Lula tem 80% de aprovação como bom ou ótimo(pesquisa IBOPE de hoje), de onde sai essa besteira de que são todos apadrinhados políticos ou beneficiários dos programas sociais?

    A senhora sabe quanto são 80% de 190 milhões de pessoas?
    Sabe contar ou frequentou a escola pública de São Paulo?
    Cães raivosos são pessoas como a senhora.
    O frei Leonardo Boff falou tudo: lembro-me de uma capa da revista(?) Veja em que o Presidente do Brasil aparecia sendo chutado no traseiro.
    Mais respeito, por favor.
    Ele foi eleito por milhões de votos, quem esse magazine de quinta pensa que é para colocar uma foto dessa na capa?
    Isso é liberdade de imprensa??!
    RÍSIVEL!!!
    O Serra disse que tem valores cristãos, mas ignora a educação e a saúde das crianças do estado que ele governa há anos.
    Valor cristão é tirar da pobreza e dar dignidade a 30 milhões de pessoas. Acho que Jesus prefere mais esse tipo de ação do que ir à missa todo dia e tratar mal depois uma criança maltrapilha que está no semáforo.
    Deus não quer mais crianças maltrapilhas nas ruas, Ele não quer crianças cheirando cola na cracolândia em SP( onde estava o cristão Serra que não acabou com isso?).
    A “sanguinária,assassina” Dilma portou-se com muito mais dignidade fazendo uma campanha limpa, sem boataria, sem ataques pessoais, sem vídeos espúrios, enfim, a corrupção que ainda existe próxima a ela logo será extirpada, porém esse projeto de governo deve continuar.
    Não se preocupe que, apesar de tudo, existe muito menos corrupção do que a escondida pela mídia “livre” que arrasa SP há 16 anos: dê uma olhada na quantidade de CPIs engavetadas.
    Enfim, na última semana, arregacemos as mangas e tracemos uma meta: conseguir pelo menos1 voto para a Dilma por dia.
    13 no atraso e no retrocesso!!!
    13 pelo povo brasileiro.
    Essa sim é a vontade de Deus.

    1. Senhora Fabiana, com respeito ao seu indi!gnado comentario, quero lembrar-lhe que aqui AINDA podemos expressar nossas opinioes, quero crer. O que nao posso comprender, e que somente opinioes a favor do atual desgoverno sao bem aceitas, e quando nos posicionamos contra recebemos o CALA BOCA???!!

    2. Fabiana, fui alertado pelo R K de que estava sendo cansativo com minhas repetitivas participações no blog. Depois de ler seu texto, tenho que dar razão e agradecer ao R K.

      Façamos um acordo:

      Eu diminuo. Voce nos dá o privilégio de participar mais vezes.

      Um cordial abraço a voce.

      E que este seja um domingo tão maravilhoso quanto será, com toda a certeza, o “próximo”.

  110. Excelente e brilhante artigo do filósofo Leonardo Boff. Uma fantástica lição de politica sobre a realidade da sociedade brasileira.

    A elite em todas as suas vertentes, abomina o fato incontestável de que um metalurgico seja o melhor presidente que nosso pais, tem e teve, um presidente sem doutorado que colocou o pais de pé e eliminou a subserviencia que atrelava e condenava nosso povo á miséria e a fome.

    Graças á moderna Ágora virtual tecnológica, temos acesso ao conhecimento, aos fatos em tempo real, em várias linhas de interpretações e pensamentos, podemos pensar por nós mesmos.. por isso no dia 03 de outubro sem medo de ser feliz… o povo brasileiro vai eleger em primeiro turno,a sucessora do nosso amado presidente Lula, a primeira mulher presidente do Brasil,Dilma Rouseff com muita honra e orgulho, que continuará o projeto politico/social de Lula pelo progresso e felicidade do nosso povo.., assim será!

    1. Esse negócio de doutorado tem uma história bacana. Quando Lula esteve aqui no Pará beijando a mão de Jader Barbalho em palanque, esse dizia apontando para uma uma universidade pública que tem doutorado em ciência politica, que esse gesto é uma lição melhor do que todo poderia ministrar em academia. Na platéia tinha aluno desses que gritava: É ISSO LULA, SÓ TEMOS AULA COM MERGANHAS!!!! E tanto é verdade que ouviram tudo, colocaram o rabos entre as pernas e ficaram calados.

    2. Mariangela, você sabia que Serra foi o melhor Ministro da Saude, só precisamos saber de qual Governo, Pois até a presente Data, como ontem saiu na TV, ele realizando obras em todos os Estado Brasileiros, ai eu fiquei sem entender, se ele era Ministro da Saude ou Presidente, pois nunca se referia qual governo eram aquelas obras.Afinal Serra era Ministro de qual Governo, e porque a realização de tantas obras no Brasil todo se ele sera simplesmente Ministro da Saude. Outra coisa – se Serra esta promentendo aumentar o Salario Minimo e aumentar o Salário dos Aposentados – porque não o fez quando era Ministro e Governo? Restá saber que tipo de Promessa é essa.
      Helvidio

  111. Ricaaaardo !!! O Troféu rapaiz…lembra do Troféu ??? Aquele catador de lixo reciclável, que todos os dias passa aqui no boteco do Palito, o Baracobama, pra tomar a sua cervejinha, e, quando pega na garrafa a eleva sobre a cabeça como se fosse um troféu e fala bem alto: PRESENTE DO LULA !!!

    Pois é…acabei de chegar do bar, fui comprar um cigarro. O Troféu estava no maior bateboca com o Segueta.

    O p.rra do Segueta apostou com ele um engradado de cerveja que ia dar Serra, e agora, vendo que o Sabugo Liso tá ferrado quer mijar fora.

    O Troféu tá uma fera…já disse que a palavra do Segueta é igual palavra do Serrote, num vale o que o gato enterra.

    O Segueta é um neguim que trabalha em uma serralheria aqui no bairro, vive fazendo aposta nunca ganhou uma.

    Sei não rapaz…se o Segueta num pagar esta ao Troféu, a coisa vai fedê aqui no pedaço.

    1. EVERALDO MEU “VÉI” !!!!

      Esse “Segueta” aí aposta no Alckimin Também ?
      era bom que apostasse !!!
      O “Troféu” iria tomar todas !!! Tem engradado de cerveja suficiente aí em Aparecida de Goiania ?
      Vai faltar no Brasil a partir do dia 3/10 !”!!

      Fala pra o “Segueta” que aqui vai dar segundo turno entre o “ultimo dos demotucanos” contra o Mercadante aqui em São Paulo !!!
      E daí o Mercadante vira o jogo !!!
      Hoje as pesquisas indicam que o Mercadante perde feio só nas cidades com menos de 100.000 habitantes no Estado.
      Com a vitória de Dilma no primeiro turno e com a mudança de Lula para cá na reta final, NÃO VAI TER PREFEITO QUE NÃO QUEI:RA FICAR DE BEM COM A PRESIDENTA DO BRASIL !!!!

      Os únicos bicos que não ficarão miolhados serão os dessas aves de mau agouro em vias de extinção !!!
      Os unicos bicos secos do país !!! OS TUCANOS !!!
      Bicos aliás, que não enchem nunca !!!
      O passarinho pra gostar de vender o que é dos outros e encher a pança !!!
      Mas vai acabar !!!
      Ô SE VAI !!!!

      Avisa o “Troféu” que traga a atiradeira pra São Paulo que eu forneço as pedras !!!

    2. Meus amigos, nem se uma nave extraterrestre pousar no Brasil, vinda de Alpha Centauri ( Próxima Centauri, a estrela mais proxima de nós ), e dela desembarcar um ET com a cara do Serra, os irmãos siameses, PSDB e DEMO, conseguem virar esse jogo.

      O eleitor só vai concluir que bonito como o Serra só ET.

  112. Ricardo,

    Conheci o Boff e seu irmão Clodovis, nos corredores da Editora Vozes, em petrópolis. Sempre tive uma admiração grande por este senhor que realmente, muitas vezes foi silenciado epode falar com maestria, do alto de sua propriedade sobre o que é liberdade de imprensa, de fala e até de pensamentos. A quanto tempo não ouvimos falar na famosa patrulha ideológica.
    Dou total crédibilidade as palavras do Boff, ao dizer que esta elite ainda sobrevivente dentro de nosso pais não aceita que o Lula, um proletariado, pior um retirante tenha chegado ao maior posto de uma nação.
    Isso é um comportamento a qual nos anos 90 teve eu ápice quando empresesas chamadas de ponta, demitiram, ou admitiram somentes pessoas com nivel superior, criando uma casta a qual tinham em seus conhecimentos as teorias, mais sentir na pele o sol que um pedreirto aguenta para assentar tijolos no prumo, isso não tinham e é a prática que constroi as suas teorias.
    Quando viram que uma pessoa simples, do povo estava lá, realmente o primitivo orgulho besta se levantou dentro do interior destes ditos doutores e começou a cruzada contra Lula, pois não adimitiam um semi analfaberto, criado nas escolas da vida assumir um cargo tão importante.
    Na linguagem do povo, as elites meteram o dedo lé e rasgaram.
    Mas não se dão por vencidos e movidos por um achosmo, por ainda se acharem os donod do pedaço,l tentam abalar os pilares de um novo Brasil, muito menos colonial, muito menos cego, muito menos cabestro.
    Realmente está uma calmaria, um silencio que me deixa muito alerta esperando mais uma chamada Bala de Prata de ultima hora.
    Tenho medo de um animal ferido, e estes senhores midiaticos estão com seu orgulho dilacerado pela força do “JOÃO NIGÚEM”, Em uma guerra, muito silêncio não significa o armistício. Pelo contrário é sinal de surpresa a vista, por isso temos que seguir alerta, atentos pois de um grupo que fez factóiddes, que forjou denuncias, futucou coisas que com apoio da famosa VEJA deu o tom de escandalo a fatos e factoides usando a baixaria como a ultima cartada para ver se vira o jogo, O silêncio é sinal de estratégia. Quem sabe querem pegar no contra pé do relaxamento ou do0 famoso já ganhou que tanto os PTistas da raia miuda gostam de gritar?
    Aliás o PT é igual ao Flamentgo, ao Brizola. Ou ele é muito amado ou é super odiado.
    Mas só temos uma semana, não digo que é a semana decisória nem digo que a eleição esta decidida apesar das evidências. Prudencia e canja de galinha não faz mal a ninguém.
    Não é a grande massa que se coloca na esquerda filosofica que diz que as grandes midias não são confiáveis, e as pesquisas que saem são encomendadas por elas ou delas próprias? Pois é, antes de cantarmos Viva. Fiquemos de tocaia a espera de uma bala de prata ou uma bomba atômica.
    Sabe que pela primeira vez estou empolgado em ir votar?
    Parece que o dia 3 será uma decisão de copa do mundo onde o Brasil está jogando ou em jogo.

    Parabens Leonardo Boff, parabens Ricardo.

  113. Muito oportunos a matéria do Kotsho e o anexo de Leonardo Boff. Após a ditadura militar,nós brasileiros, passamos a sofrer com a ditadura da imprensa. Ela, a imprensa, estava tão sedenta de liberdade que quando a conseguiu passou a fazer mau uso dela. A imprensa deve ser, e há segmentos que o são, guardiã da democracia. O problema está na imprensa dos poderosos que a usam para manipular as mentes do povo sem instrução e que não tem tempo para nada além de se locomover de casa para o trabalho, trabalhar e, se locomover de volta para casa, e assim, a vida inteira.
    Mas, com o mar de informação em que nos banhamos todos os dias as coisas irão mudar, inevitávelmente. A História que o diga.

    1. [A imprensa deve ser, e há segmentos que o são, guardiã da democracia] Não para isso, mas apenas para noticiar os fatos favor ou contra.De fato, a favor só precisa de uma central do governo e nada mais. Posto que, o mais perigoso não o que é contra, mas o que hoje é a favor depois passe para o outro lado. Quem guarda a democracia é o povo através de consulta, como fará Chavez amanhã e que sempre fez quando preciso. Veja o caso ficha limpa no supremo. Bastavam terem marcado uma manifestação, esse terem ido na sacada e pedir para levantar a mão quem era a favor ou contra e contar. Se até Cristo foi jugado assim, coisa que o Frei acabou de defender como maravilhos, por que não pode ser qualquer coisa?

  114. Se o Lula passou como um trator por cima desta imprensa partidária na última eleção, agora não precisará de segundo turno para a Dilma repetir a doze.Em 2015 o trator vai funcionar de novo!!!!!!!!!!!!!!

  115. Lendo tudo isso de um Homem da midia ,fico muito feliz , porque por onde ando falo com o povo, e uma grande parte da população não percebe , todo o bem que o LUla (pt) fez para esse paiz , não sera isso q acontece na Venezuela . Nessitamos sem duvida de um controle da midia.

  116. É impressionante como o Leonardo Boff ri da memória dos brasileiros. Acusar a revista Veja e os demais segmentos de “razão cínica” é simplesmente o cúmulo do cinismo. Por acaso não foi a revista Veja quem denunciou o esquema em que a Ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, estava envolvida? Interessante foi que ela, Erenice Guerra, reagiu dizendo que era mentira e que iria processar a revista Veja. A reação da ainda ministra foi tão enfática, que fiquei até na dúvida sobre a veracidade dos fatos, ou melhor dizendo, cheguei até a pensar se a revista Veja não estava inventando…
    E eu pergunto: quem estava com a razão?
    Dois dias depois ela foi demitida e outros “chegados”, e até hoje tem peixe grande e pequeno sendo demitido.
    E eu pergunto: será que a revista Veja deveria ter ficado calado Sr. Boff?
    Portanto mais um escândalo provado pela mídia nervosa, não Sr. Boff?
    Nisso ficou provado mais um escândalo em que estes segmentos ditos de “razão cínica” ajudaram a desvendar para o nosso país.
    Esse escândalo ainda está vivo entre nós. E os outros, já “antigos” como o Mensalão, apenas como exemplo…
    Obrigado donos do Estado de São Paulo, da Folha de São Paulo, de O Globo e da revista Veja. Continuem denunciando, porque o Brasil agradece.

    1. A questão a meu ver não é a divulgação dos fatos pela Veja,
      A questão é;
      Com qual objetivo a revista Veja fez tais denuncias.
      Claro, é a tentativa de envolver Dilma Russef e o Lula.
      Foi nesta linha que a oposição raivosa: DEM e PSDB, ( Eu excluo aí o PPS, que incompreensívelmente, está coligado com esta frente liberal, cuja bandeira é exclusivamente elitista) Praticou desde o início do governo Lula. Se deram mal, e agora não conseguem estabelecer um plano de governo viável, que desconstrua o governo Lula.

  117. Eu sinceramente não vejo onde as coisas estão mudando, a maioria continua influenciável, e o pior é que não sei nem porque ou por quem. Como é que o maior e mais rico estado do pais vive tantos anos com o PSDB no governo de São Paulo, vai reeleger um governador que já cumpriu dois mandatos como governador desse estado, mas segundo seu próprio partido não serve pra ser presidente do pais. Como pode? Será que o povo de São Paulo também concorda com o PSDB? Governar São Paulo por dois mandatos não garante que Alkimim seja melhor que Serra. Ou será que o Serra e mais amigo dos donos de porteiras nas estradas (os caras gastam uma fortuna pra fazer publicidade de pedágio. Ou está sobrando dinheiro ou eles acreditam que as pessoas vão pegar mais pedágio depois de assistir propaganda). E olha o absurdo, o candidato do PSDB a presidência na televisão prometendo saúde pra todos, qualidade no sistema de saúde! No pouco que ficou no governo de São Paulo mudou alguma coisa? O PSDB criou a CPMF pra melhorar a saúde, ao mesmo tempo privatizou o sistema com a disseminação de planos de saúde e continua a mesma “desculpe” merda. Durante o governo dele não vi ele reclamar do governo federal que não tinha dinheiro então só pode ser argumento pra pegar a boquinha e implantar pedágio pra pedestre também. Sei não, a urna eletrônica é segura mesmo, não é uma divisão de poderes não? E o Mercadante? Aonde ele estava mesmo, o que vinha fazendo por São Paulo???? Mora em São Paulo? Ta vivo? O PT não tem um grande empresário paulista pra ser candidato? Um sujeito competente que gere emprego, que seja trabalhador? Não é só metalúrgico que é trabalhador. Ta cheio de empresário que trabalha 12, 15, 16 horas por dia. Vamos virar o disco gente, partido não é time de futebol e não é a rede bobo que elege candidato, é o eleitor. Pelo amor de Deus netinho pra senador? O sujeito não é racista não? Não foi ele que batia na mulher? Faz favor Sr Presidente, se queria um senador de pele escura (como se cor da pele fizesse alguma diferença) ta cheio de gente competente em São Paulo, basta procurar e pedir pro pessoal não aparecer só em período eleitoral.

  118. OLHA, EU ACHO QUE VEM CHUMBO GROSSO POR AI. ELES VAO SOLTAR ALGUMA FALSA NOTICIA, ALGUMA CALUNIA CABELUDA, COISAS DE PSDB E DEM. NAO VAO DEIXAR BARATO, NAO. PORISSO O BOCA A BOCA VAI TER QUE SER FERRENHO. VEM RASTEIRA POR AI.

  119. ÊÊÊÊÊÊNIO MEU-MEU !!!

    Então o Xuxú, tá indo pás p.cas ???

    Que beleeeeza !!!

    Só falta isto pra enterrarmos de vez este bando de vagabundos que tanto mal tem feito ao nosso País.

    Tô indo pro orkut, descer o pau no Xuxú encaldado. O Sabugo Liso já virô defunto.

    Vamu qui vamu…tô ligadão…deixei uma mensagem na página de uma professora em São Carlos, descendo o pau no Serra, ela me respondeu dizendo que eu tô batendo leve, aproveitou e descascou o Xuxú.

    Esta internet é uma maravilha, para nós militantes virtuais. guerrilheiros cibernéticos…tô me divertindo pá p,rra.

  120. Cara “senhoura” Eliana Biaso Bacha

    Com todo o meu respeito…fica difícil tentar dialogar no teu nível por eu ser servo e defensor irrestrito da inquestionável e bem vinda de boa hora Lei Maria da Penha !!!

    Mas por caridade,,,Me tire algumas dúvidas
    Por acaso a “Senhora” é moradora de Santana ? Esse é o bairro onde eu moro em São Paulo. Seríamos vizinhos ? Aqui pelo que sei a maioria daquelas antigas “senhoras” já morreram mas os seus filhos ainda vagueiam por aqui para nos envergonhar e tornar esse nosso bairro um dos mais atrazados politicamente do país e com certeza o mais conservador !!!
    Caso não more aqui, seria a “senhora” uma das adoradoras da “Opus Dei” ? Seita católica que abriga ou já abrigou figuras da marca do Reinaldo Azevêdo da Veja e Geraldo Alckimin, candidato a governador pela direita !!
    Não é da “Opus Dei” ?
    Por acaso seria a “senhora” alguma “obreira” do pastor Silas Malafaia que anda distribuindo e-mails do fim do mundo pelo Brasil afora contra a vitória da candidata preferida pela maioria do povo ?

    Saiba Senhora Eliana que no Brasil existem só três coisas que não enchem nunca:
    BICO DE TUCANO E GAVETAS DE PADRE OU PASTOR !!!

    O resto das porcarias só servem pra encher o nosso saco como esse teu discurso rancoros contra os pobres necessitados do Programa Bolsa Família !!!
    Obrigado por continuar divulgando esse teu ódio pela internet !!!
    Gente como a senhora são os verdadeiros culpados pela derrota esmagadora da oposição !!!
    O PT TE AGRADECE PARA TODO SEMPRE !!!
    LOUVADO SEJA O TEU RANÇO !!!

  121. Eu sei que na mídia não vai sair mesmo, então procuro alertá-los através desse espaço democrático.São 30(trinta) ou mais municípios paulistas, envolvidos com uma máfia que fornece merenda escolar. Trata-se da empresa SP Alimentação, e em Limeira a polícia já prendeu envolvidos.
    Tem vereador de lá envolvido, que inclusive é candidato a dep. federal pelo PV. Nos jornais, qualquer assalto, por mais banal que seja é divulgado, e isto não é importante. A quem interessa esse “abafa”?

  122. Ricardo,ótimo artigo,porém,não podemos achar que os fatos acabaram.Lembra da eleição passada dois dias antes, o que a srede globo fez?Todo cuidado é pouco.Os leoes so descansam apos devora as suas presas.

  123. Se os verdadeiros democratas soubessem fazer a diferença de “moderação” e “censura”, não teriam medo e pudores dos meus comentários que foram censurados por quem se dizem donos da verdade (ricardos e boffs). Deveriam ter vergonha de fazerem deslavadas propagandas tendenciosas. E olha que o meu comentário não defendia ninguém (pt ou psdb). Mas agora digo: a anti-democracia está com vocês, pois só o que o autor do blog quer e como quer é que é transcrito, aliás é só ler os 176 comentários, que na grande maioria “lambem” Boff e Ricardo.

    1. Luiz, tambem tenho meus comentários censurados pelo Ricardo Kotscho toda vez que exagero nas asneiras.

      Asneiras brandas são toleradas pelo Ricardo.

      O segredo é não exagerar.

  124. Sabe, Ricardo, o q é melhor, ainda?… Vc me desculpe, meu caro; mas, qdo eu li o Frei, pensei q ele havia colocado, como só ele, possuidor de capacidade, talento e poesia… em palavras, frases, o q estava tentando dizer e passar pra todos aqueles q não percebiam a importância do momento – econômico e social. Pq eu havia lido um outro artigo do Mestre Comparato, onde o nosso homem falou o mesmo, na ótica, particular; mas, no fim, dando margem, maior e bem firme, desse mesmo momento… Então, Ricardo, qdo li essas duas obras, edificantes da realidade, eu me senti mais traqnquilo; pq o q tentava eu, dentro de minhas limitaçãoes, estavam conseguindo fazê-lo… E vc, agora, parece um pouco de mim… tomando dessa luz, Leonardo Boff. Falta, vc pegar da outra grde luminosidade, a do Mestre Comparato, transcrevendo-a. Ah!… Isso é q é jornalismo, circulando pelas veias… risos Aquele abraço, fraterno

  125. Oi Ricardo Boa noite. Sem sono aproveito para entrar no seu blog e ver se tinha alguma novidade.Valeu.Ler o que o Sr.Leonardo Boff escreveu me fez ficar mais tranquila.Suas palavras tb., embora alguns achem que vem coisa grossa por ai.Não podemos nos esquecer dos fatos passados de nossa história eleitoral, mas se até o ex-presidente FHC já deu como certa a vitória de Dilma, não creio que essa força maligna direitista do PIG e a oposição vão tentar algo drástico para reveter o quadro eleitoral que parece já nos remeter à vitória de Dilma.Há que haver JUÍZO E JUSTIÇA. Temos um presidente com 80% de aceitação popular e uma quandita que vem na frente em todas as pesquisas.Não acredito que eles vão querer transformar o país numa anarquia.Deus nos livre e nos guarde desse pensamento horripilante,mas é o que vai acontecer se eles tentarem algo drástico para prejudicar a candidata Dilma.O momento é de reflexão e prece.Uma abraço.Lenir.

  126. Texto lúcido, esclarecedor – como o é em todos os seus textos o Teólogo Leonardo Boff – e que apela tão somente ao intelecto de cada leitor.
    Lembra-me, pela sua importância diria, histórica, à carta do saudoso Leonel Brizola (ambos bravos como leão “leo” – coincidência?) que um assustado Cid Moreira se viu obrigado a ler em pleno JN, onde o Sr. Brizola escancara para toda a Nação o verdadeiro caráter dessa usurpadora de mentes, consciências e opiniões, a exemplo de tantos outros impérios da comunicação que oprime o povo em nome de uma falsa liberdade de expressão.
    Com aquele de Brizola, o texto do Leonardo Boff deveria ter sido leitura obrigatória em todos os canais de tv, e publicação em primeira página – também obrigatória – de todos os jornais, para que todos pudessem conhecer mais uma vez quem são o lobos que baliem em tempos bicudos que são estes de total perda de credibilidade junto a opinião pública.
    Viva a Liberdade de Expressão/Opinião! Viva a Democracia!
    Viva Lula! Viva Dilma!
    Sobretudo, Viva o Povo Brasileiro!!!!!!!!!!!!!!!!!

  127. Fabiana, querida, vi a iluminação de Deus em cada palavra sua nesta página. Parabéns pela sua inteligência libertária e que sabe distinguir as coisas, e colocá-las em seus devidos lugares. O Leonardo Boff foi magistral em seus comentários. Parabéns, mais uma vez às lúcidas inteligências de nosso país. O povo mais humilde, que viu em Lula o seu libertador, talvez nem saiba, mas há pessoas que conquistaram mais que ele em educação, conforto e posição social , que se propuseram a defender um governo tal qual nunca se viu – do povo e para o povo, tudo para o povo, e nada do povo!!!

  128. Na reta final, no Jornal Nacional, fiquei surpreso com aquilo que parecia ser erro. O locutor anunciava 50, Dilma e 24 Serra, apresentando a diminuição da diferença para 9. Com a repetição em mais dois dias, percebe-se não se tratar de erro, mas, cavilosidade. Numa tentativa desvairada, o locutor anuncia a virada de Serra, apontando a diminuição da diferença para apenas 9%, mas os números a seguir anunciados apresentam diferença de quase 3 vezes maior.
    Esse erro crasso, querendo a candidata Dilma, poderia processar a Globo, e com provas irrefutáveis. Que grandeza de Dilma, com seu silêncio!

  129. A mídia no Brasil sepre teve partido nopasado foi UDN, ARENA, PDS, PFL, e hoje DEM(onio) /PSDB(esta). Se voltarmos ao passado a gente vai ver como sempre agiu a imprensa no Brasil, inclusive apoiando a ditadura. No Brasil, a ditadura ainda continua. É ditadura da mídia que sonega informações, distorce noticias e inventa fatos. É ditadura da caserna que não se conforma emter perdido certos privilégios (certos, porque conservam ainda muitos, sob ameaça velada aos poderes constituídos. É ditadura do judiciário que mantém com mão de ferro uma estrutura antiquada e voltada unicamene contra os mais humlldes, mantendo ao largo os poderosos, que permanecem intocáveis por suas decisões. É ditadura da propria igreja abandonou a opção pelos pobres e se reintegrou na aliança com os poderosos, gozando de todas suas regalias e se inebriando, mesmo, com todos seus vícios, como pedofilia, por exemplo, por fim é ditadura mesmo do capital que a todos compra e impõe sua vontade. Logo, necessário se faz que os formadores de opinião se mobilizem para mostrar ao povo que ele está se manifestar contra a imprensa. Que não tem o direito absoluto de criticar, até porque não é dona da verdade. E que quer proibir o povo de se manifestar contra a imprensa, isto sim é atentar contra a liberdade de expressão.
    Deus Carmo

  130. O Sr. FHC acaba de fomentar a guerra quando afirma à imprensa internacional que o desenvolvimento econômico do Brasil se deve a ele própio e afirma ainda que acha que a Dilma deve vencer as eleições e que com ela o país vai crescer muito lentamente…. Quanta dor de cotovelo!

    1. Pergunto: Como a justiça eleitoral pode homologar e concordar com a candidatura de “personagens” a cargo publico. To vendo na propaganda eleitoral varios “personagens” como candidatos?!?!. Quem é tiririca? Quem é Netinho? São personagens ou são canditados? Cade o ministério publico? Isso é ilegal e a nomeação de qualquer pessoa que use de personagem e não do que de fato é pra se candidatar esta cometendo crime de falsidade ideologica e não pode ser diplomado. Vão ter que diplomar o tiririca e o titirica pra efeito legal não existe, como fica?
      Não é só ele não, tem gente que já cumpriu até mandato como nome faso, nome fantasia>
      Se bem, que depois do fiasco do Supremo, o que vamos esperrar da ala judiciaria? Os ditos ministros ficam discutindo por horas assunto que nada tem ahaver coma denuncia. Não deliberam nada e depois o que tinha razão perde a razão ao descumprir a constituição e dedefinir que empate de opiniões prevalece sobre a autonomia da JUstiça Eleitoral. Cade a bandeira, cade Ordem e Progresso?

    2. É a tal história; o pessoal tucano ficou no governo extamente o mesmo tempo que o Lula está ficando e não fizeram nada, até pelo contrário, afundaram ainda mais o Brasil.
      Quando sairam, deixaram a já famosa heranca maldita tucana.
      Agora que o metalúrgico provou que governar NÃO REQUER PRÁTICA E NEM TAMPOUCO HABILIDADES querem denegrir o árduo trabalho do Torneiro Mecânico para tirar o Brasil da escuridão economica em que ficou.
      Mas a ele que ficou e não soube a proveitar as chances dadas pelo nosso povo, só lhes resta agora cortar os pulsos de inveja.
      Sabem,,,ele pensou que continuaríamos a acreditar que só PHDs é que poderiam governar com sabedoria e o metalúrgico provou que não precisamos de tanto exagero assim.
      Para governar o Brasil, basta apenas ter bom senso, organizacão, honestidade e apreco pelos mais pobres e pronto, aí está a receita para dar o show que o Lula deu.
      Será que qualquer dos PHDs não tenha esta qualidade?
      Pelo menos o Lula provou que o FHC não tem, infelismente.

  131. Perfeiro, que bela opinião desta pessoa, concordo plenamente com suas opiniões.. é exatamente isto que há anos acontece neste país, esta mídia como citado é de pior qualidade, mas tenhamos dó deles, o importante é que o país esta dando certo….

  132. RAPAZ – depois de lê esse artigo do Dr. Leonardo Boff – vi que o CARA é realmente o LULA, o cara tem coragem, tem apoio, tem tudo, para encarar essas famílias de MAFIOSOS, acho que nem o OBAMA teria coragem de peitar tais famílias “americana”, mas Lula é Nordestino, e Nordestino não tem medo de adversidade, Nordestino quando não gosta de outro, fala é na cara.. KKKKKKKKKK
    O LULA É O CARA – e veja, só, eles vestiram a caramuça – já tem EDITORIAL apoiando o SERRÁGIO, kkkkkkkkkkk
    FORÇA DILMA

  133. Todos os parabéns e agradecimentos ao Kotscho, que escreve traduzindo exatamente a tristeza e indignação dos cidadãos que clamam mesmo que “silenciosamente” por justiça.
    Cada vez que o leio e a seguir os comentários, refaço minhas esperanças de que não somos poucos a distinguir quem são os “bandidos” na história do Brasil e na atualidade.
    Felizmente eles sofrem com a eterna falta de carater e cedo ou tarde o povo acaba por perceber isto.
    Podem enganar muitos por algum tempo, mas não enganam a todos por todo tempo.
    O que o PIG e a oposição tem feito é de uma safadeza sem precedentes e as pessoas percebem isto, podem até concordar ( como alguns comentáristas e seus comentários), mas sabem que é uma safadeza que os justos, honestos e éticos não fazem.

  134. Ricardo, os ânimos não estão nada calmos. O PIG não ´´e só a midia, há o TSE como contra ponto. A decisão de não permitir a retirada do video do PSDB constitue uma posição politica desse tribunal. O próprio PSDB confirmou que o partido produziu e postou a publicidade na internet. Confissão pública e insofismavel do partido. Agora vejamos o despacho “Segundo o ministro, para atender ao pedido, seria necessário comprovar a efetiva responsabilidade do PSDB pela criação e compartilhamento dos vídeos,”. Se calmaria é isto, fica dificil entender o que é “ventania” ou “tempestade”.
    A minha presunção é de que esse site venha sofrer qualquer tipo de sabotagem cibernetica, visto ser um dos se mantém democrático nessa contenda, inclusive noticiando o resultado da pesquisa “Tracking” que dá a candidata Dilma, o favoretismo absoluto de ser eleita no 1º turno com ampla vantagem beirando o patamar de + de 60% dos votos válidos. Não será nenhuma novidade a campanha do Serra entrar no TSE alegando que o IG difunde noticias inveridicas com prejuizo para a legenda.Daí para frente tudo é possivel. Também com um aliado de peso como o TSE…

  135. sugiro que copiem e colem o link desta página e enviem para todos os contatos do orkut, twitter, facebook, etc, só assim pode-se atingir um mior número de pessoas com estas informações…
    abraos a todos do balaio!

  136. A tática tucana agora e’ fazer campanha para a Marina com a intenção de disputar voto de Dilma e tentar viabilizar um segundo turno. Marina, vide as edições de hoje, e’ a heroína de agora do Estadão e Folha.

  137. Leonardo Boff é um mestre, um sábio, um vanguardista, alguém que vê o hoje e exerga além do nosso tempo. Além disso conhece o espirito do povo brasileiro, entende seus anseios, talvez ele mais do que ninguem entenda o trabalho gigante e cheio de coragem de um brasileiro com a alma brasileira, que é o nosso Presidente Lula.
    Hoje sou uma brasileira com orgulho de sê-lo, pois passamos a ter voz no cenario internacional como um país que se respeita pois criou possibilidades futuras para seu povo, e não só para as elites desse mesmo povo, que de tão insensível e burra não percebe o básico, que fazemos parte de um todo indissociável.

  138. quer dizer que no Brasil, em troca do avanço social vamos tolerar uma crise moral sem antecedentes imposta às massas? Queremos avanço social, mas com democracia, com liberdade de expressão também para as elites, para os pobres, para os religiosos, para os ateus. Pare que na velha esquerda ultrapassada prega, avanço social em troca de corrupção e sem liberdade, como em Cuba, que é o regime queridinho do PT e de Lula, o qual nem FIEDEL CASTRO MAIS ACREDITA.

  139. O mais curioso é que quando o Leonardo fez críticas ao governo e ao Presidente Lula, os seus comentários tomaram conta do noticiário. Mas essa manifestação não vi em lugar algum. A leitura do cenário político atual é incrivelmente precisa. Vou inclusive imprimir essa manifestação para tentar levá-la ao conhecimento de muitos. A vitória das forças democráticas e populares se avizinha.

  140. …eu faço o seguinte: vô lá no orkut, abro uma página, como a que eu abri para derrotar o Xuxú.

    Abri a página e me denominei Roberval, vendedor de livros, morador de Limeira. Tudo arrumadinho, na base do copia e cola, até album de fotografia eu monto.

    Para o ” Roberval” achei um cara tipico vendedor evangélico.
    Vou lá na busca do orkut, digito lá, por exemplo: “vendedor, moro em Rio Preto “, aparece um monte de páginas de vendedores que moram em Rio Preto, aí é só colar a minha mensagem em seus recados.

    A que fiz pro “Roberval” foi a seguinte, o mote são os pedágios.

    “Caro…(nome do dono da página ), me desculpa vir a sua página para este propósito, mas…como você, também sou vendedor, e não suporto mais pagar pedágios, metade de minhas comissões estão indo para esta roubalheira do Serra e Alkimim, precisamos tirar este povo de nossas vidas”…me desculpa…obrigado”

    É o estopim para que o cara entre na corrente.

    Já criei uma mensagem para os motoqueiros.

    Como quis dizer Fernando Pessoa: ” Tudo vale a pena quando a meta não é pequena ”

    A nossa é, derrotar pra sempre estes malas do PSDB/DEM.

    Até domingo dia 03/10 espero deixar umas 3 000 mensagens em páginas de eleitores aí de São Paulo.

    Vamu qui vamu.

  141. VIVA A GUERRILHA VIRTUAL !!!

    VIVA A INTERNET !!!

    …( falando sózinho )…e eu com 6.2 no calendário não imaginava que podia ainda voltar a ser criança !?

    1. Acho bom se redimir depois fazendo bastante caridade.

      Se ir pro inferno vai conviver com Alckmin, Serra, Kassab, Indio, Arruda, Roriz, Yeda Crusius, Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, Arnaldo Jabour, William Bonner, etc…

  142. Não dá pra entender o Boff. Ele se sente ferido por ter sido reduzido ao silêncio obsequiso, mas aplaude o contrele da mídia. Afinal, é bom ou não é bom ser censurado? Ou só é bom censurar quando a opinião é de direita? Só a esquerda tem direito a falar e ter a tão divinizada liberdade de falar. Lembro apenas que Boff foi sim censurado porque falava contra as doutrinas que ele deveria pregar a favor da familia e pela propriedade privada.

  143. A HORA DA VERDADE CHEGOU !! TENHO PENA DA ELITE QUE SEMPRE HUMILHOU O POVO BRASILEIRO .LULA FEZ O MELHOR GOVERNO DA HISTÓRIA DESTE PAÍS.A CANDIDATA DO POVO BRASILEIRO E DE LULA ,GANHARÁ A ELEIÇÃO NO 1º TURNO . ESSES DEBOCHADOS , FRUSTRADOS , TERÃO A MAIOR DERROTA DE SUA HISTÓRIA , PERDER NO PRIMEIRO TURNO E PARA UMA MULHER É HUMILHANTE PARA ESSE POVO PRECONCEITOSO.

  144. Só por Deus! Aqui, no distante MS, fronteira seca com o Paraguai, a situaçao é nojenta mas claramente favorável à reeleiçao do governador, sabidamente uma pessoa truculenta,preconceituosa e envolvida em escandalos nunca apurados, graças à conivencia de uma AL literalmente comprada,uma imprensa subserviente, como mostra video difundido à exaustao -aquele, que levou pra cadeia o prefeito de Dourados, maior cidade do EStado , seu vice, sua esposa, pte da Camara, vereadores e secretários. Ao Puccinelli-Serra nao acontece nada. Nada mesmo. Temo pelo que pode ocorrer de hoje até o próximo domingo…esse PIG nao esta pra brincadeira…já vejo pessoas repensando o voto, acreditando piamente na velha estratégia do ‘anti-cristo’ e ‘comedores de criancinhas’. Que Santo Expedito, o santo das causas impossíveis, nos ajude a todos===e ao Brasil, em especial. Com Dilma já no dia 3.

  145. Que grande pensador!!! esse e o texto ideal para quem quer manter uma democracia. Essa imprensa marrom tem que acabar.

    parabens!!! abaixo Globinho desprezivel

  146. A continuidade da melhora desse Pais não vai acontecer sem mudanças…..e ai pouco importa se for Serra, Marina ou Plinio, só não podemos aceitar que só um pensamento governe uma nação.
    Do geito que a coisa anda em 1 de Janeiro de 2011 não teremos oposição, e isso não é democracia.
    Os feitos obtidos pelo PT (Lula) só foram possiveis por que seu antecessor PSDB (Fernado Henrrique) preparou a base, e não tem como negar a base e as idéias continuaram as mesmas só que no comando da oposição.
    É pena a maioria só pense no seu bolsa familia sacado todo mês.
    Não tem como negar que o Lula aprendeu direitinho como conquistar massas o cara vem se mostrando nessa midia de que ele tanto reclama se dizendo o maior Corinthiano do Pais, levandose em consideração que é a segunda maior torcida do Pais da pra imaginar a quantidade de simpatizantes…..
    Quanto a midia comercial, me perdoem mais não é diferente das outras, alguem aqui consegue apontar uma midia que não vise lucro (comercio)
    Apenas algumas midias assumem o seu lado não ficam em cima do muro.
    E midia é isso mesmo deu audiencia continua falando do assunto.

    1. Acontece que o sr. FHC surfou por 8 anos com a politica que dizem que ele incrementou e NADA ACONTECEU AO BRASIL.
      Quando ele governou a gente só passava vergonha pedindo pro FMI nos salvar a todo ano. As lucrativas empresas brasileiras faliram pela má administracão dos seus conhavos e que eu acredito premeditadamente para depois serem vendidas a troco de bananas e ainda, como se isto não fosse pouco financiadas pelo BNDES a juros de pai para filho.
      Tenha a santa paciencia, como posso acreditar que tem brasileliros (que se dizem ser) com um pensamento retrógrado que se assemelha a um inimigo da pátria?
      Dizem muito sobre ignorancia mas ignorancia maior que esta é impossivel, me desculpem, só posso chamar isto de burrice, asneira e outros sinonimos de maior intensidade.
      Me revolta ver gente tão mesquinha, sem nenhuma visão das coisas. Afffff……

  147. Querido Ricardo, essa matéria de Leonardo Boff, reflete o sentimento de um povo, que a muito dominado pelo medo do amanhã pior que hoje, mas é pensando em um amanhã melhor para nossos filhos e netos, que vemos o Brasil em um rumo certo, e quando digo nossos filhos e netos não falo apenas em meus, mas em nossos, muitos fazem politicas, não pensando em um país melhor para os brasileiros, mas sim pelos seus proprios objetivos e anseios, e se esquecem que esta nação é muito maior que o menospreso que a elite politica tenta impor.

  148. É ruducionista essa eterna retórica da luta entre classes. Está no passado e não justifica, pelo menos não deve justificar, a nossa atual realidade. Não se questiona a legitimidade de termos um operário como maior representante desse povo. Isso foi motivo de orgulho durante algum tempo para nós que o elegemos.Mas é preciso que se resguarde direito e espaço a que vozes insatisfeitas com o direcionamento dado pelo Governo Lula sejam ouvidas. A trajetória do Presidente Lula foi seguida, estimulada, defendida por esse mesmo povo, e me icluo aqui. Minha geração, pós-ditadura, depositou nesse mesmo Lula todos seus ideais de justiça social e gestão participativa, transparente, nas quais pautavam nossos gritos incansáveis pelas ruas, reivindicando pelas “Diretas Já”. E nos vemos, toda essa geração, traída e calada por um lodaçal de corrupção, gosto prioritário pelo poder, favorecimento de familiares e amigos do poder. Que mal faz se o povo come, tem emprego, bolsa-família, bolsa-escola, quotas em universidades, “minha casa” e tantos outros PROGRESSOS? Faz muito mal. Gera um sentimento de impotência, uma frustração por não termos tido a oportunidade de assistir a concretização de nossos sonhos de juventude. E dói sabermos que não teremos tempo hábil para participarmos da construção de novos sonhos. Mas não nos peça, nem nos impeça, Sr Boff, de nos indignar.

    1. Que haja necessidade de haver oposicão, é l;ogico que estamos concordando, mas oposicão séria, de gente que emprega boas razões para isso.
      No desgoverno do FHC houve oposicão mas ela partia do povo pobre sem poder economico que não explora e que seu trabalho era explorado e ainda o é.
      Esta oposicão era fraca, sem expressão alguma e à ponto de não importunar o governo tucano retrógrado que eles não governaram, mas sim reinaram.
      Agiram como o país fosse propriedade deles e as vozes dos trabalhadores era tida como as vozes do ignorantes, dos comunados com os comunistas, dos populistas e daqueles que clamavam por justica social.
      No final do desgoverno autoritário tucano, o povo já infastiado de tantas injusticas resolveu virar a mesa, e que virada fantástica que fizeram após um ano, o último deles tivemos inflacão galopante, dollar a 4×1, isto é, um dollar a R$ 4,00.
      O povo então se revoltou e com infinitas razões. Fizeram uma espécie de revolucão branca, silenciosa e nas eleicões deram o seu recado aos tucanos oportunistas na base do voto.
      Aconece que acabou dando certo e se voce quer saber quando haverá uma outra oportunidade para os tucanos voltar? Só se eles fizerem chover no deserto a 50 graus de temperatura e o Arancatoco F.C. (existe?) ser campeão do Brasil da série A.
      Daqui prá frente, só um milagre que até os padres terão dificuldade de refutar, poderá salvar os tucanos e assemelhados da extincão.
      Voces detentores do poder economico que tinha as tetas tucanas para mamar, agora terão que inventar uma nova agremiacão partidária para enganar o povo, mas antes disso já vos adianto que TERÃO QUE FAZER MILAGRES e pelas crencas científicas, está provado que MILAGRES NÃO EXISTEM.
      A coiea realmente para voces, em termos de Brasil recrudesceram eee…muuuiiitttooooo. Xeque-mate, não tem saída.

  149. Estimado Ricardo bom dia!

    Como tem passado/

    Bem vamos ao que acabo de ler e vou enviá-lo a você que poderá reproduzir ou deletar na mim tanto faz!

    Só estou repassando o texto pois a meu ver não existe nada de ódio ou vingança em seu conteúdo, seu teor é da mais alta qualidade porém em algumas linhas é possivel que a sua interpretação alimente estes sentimentos!

    Portanto foi pensando no bem deste país que considerei enviá-lo a vocês para que o seu balaio continue democrático imparcial e com conteúdo!

    Está Chegando o momento!

    É preciso saber escolher bem o seu candidato à presidência da república pois a situação é gravíssima e pode píorar muito!.

    Por estes dias a Candidata do Governo, não cumpriu o prazo para participar da série de entrevistas com os principais candidatos à presidência feita pela Associação Paulista de Jornais, da qual o nosso diário é filiado e reúne os 14 principais do interior do estado.

    Foram feitas 16 perguntas a Dilma.

    Ela se esquivoue não respondeu nenhuma.

    O Jornal O VALE traz no dia de hoje um caderno especial segindo o espaço dado ao candidato José Serra e a Marina com as mesmas perguntas ignoradas por aqueles que temem a verdade!

    Bem a mim tanto faz como fez, o que pensam ao meu respeito ou a respeito das pessoas que respeito.

    No entanto o Brasil merece respeito!

    Pensem bem antes de sua escolha!

    Vamos falar de escolhas, e não me levem a mau, eu só penso no bem desta naão assim como muitos dos cntemporânes que fazem parte da ala boa desta nação!

    Houve no mundo uma escolha difícil, e foi uma mulher quem teve de fazê-la!

    Reflita: ESCOLHA DE SOFIA

    “O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se nteressam.” -Arnold Toynbee-

    Como vocês sabem, a escolha de Sofia é a história de uma mãe judia no campo de concentração nazista de Auschwitz, que é forçada por um soldado alemão a escolher entre o filho e a filha – qual será executado e qual será poupado.
    Se ela se recusasse a escolher, OS dois seriam mortos.

    Ela escolhe o menino, que é mais forte e tem mais chances de sobreviver, porém nunca mais tem notícias dele.

    A questão é tão terrível que o título se converteu em sinônimo de decisão quase impossível de ser tomada.

    Envio para vocês um artigo escrito em final de 2009 pelo economista Rodrigo Constantino. Autor de 5 livros. Escreve a coluna “Eu e Investimentos” do Jornal Valor Econômico. É também colunista do jornal O Globo. Membro-fundador do Instituto Millenium. Vencedor do prêmio Libertas em 2009, no XII Forum DA Liberdade.

    Seu curriculum vai muito além, é extenso e respeitável. Segue seu artigo:

    ” Serra ou Dilma? A Escolha de Sofia.”
    (por Rodrigo Constantino )

    Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam (Edmund Burke)

    Agora praticamente é oficial: José Serra e Dilma Rousseff são as duas opções viáveis nas próximas eleições. Em quem votar? Esse é um artigo que eu não gostaria de ter que escrever, mas me sinto na obrigação de fazê-lo.

    Os antigos atenienses tinham razão ao dizerem que assumir qualquer lado é melhor do que não assumir nenhum?

    Mas existem momentos tão delicados e extremos, onde o que resta das liberdades individuais está pendurado por um fio, que talvez essa postura Idealista e de longo prazo não seja razoável.

    Será que não valeria a pena ter fechado o nariz e eliminado o Partido dos Trabalhadores Nacional – Socialista em 1933 na Alemanha, antes que Hitler pudesse chegar ao poder?

    Será que o fim de eliminar Hugo Chávez justificaria o meio deplorável de eleger um candidato horrível, mas menos louco e autoritário?

    São questões filosóficas complexas.

    Confesso ficar angustiado quando penso nisso.

    Voltando à realidade brasileira, temos um verdadeiro monopólio DA esquerda na política nacional. PT e PSDB cada vez mais se parecem. Mas existem Algumas diferenças importantes também.

    O PT tem mais ranço ideológico, mais sede pelo poder absoluto, mais disposição para adotar quaisquer meios OS mais abjetos para tal meta. O PSDB parece ter mais limites éticos quanto a isso O PT associou-se aos mais nefastos ditadores, defende abertamente

    Grupos terroristas, carrega em seu âmago o DNA socialista. O PSDB não chega a tanto.

    Além disso, há um fator relevante de curto prazo: o governo Lula aparelhou a máquina estatal toda, desde OS três poderes, passando pelo Itamaraty, STF, Polícia Federal, as ONGs, as estatais, as agências reguladoras, tudo!

    O projeto de poder do PT é aquele seguido por Chávez na Venezuela, Evo Morales na Bolívia, Rafael Correa no Equador, enfim, todos OS comparsas do Foro de São Paulo .

    Se o avanço rumo ao socialismo não foi maior no Brasil, isso se deve aos freios institucionais, mais sólidos aqui, e não ao desejo do próprio governo. A simbiose entre Estado e governo na gestão Lula foi enorme

    O estrago será duradouro.

    Mas quanto antes for abortado, melhor será: haverá menos sofrimento no processo de ajuste. Justamente por isso acredito que OS liberais devem olhar para este aspecto fundamental, e ignorar um pouco as semelhanças entre Serra e Dilma.

    Uma continuação DA gestão petista através de Dilma é um tiro certo rumo ao pior.

    Dilma é tão autoritária ou mais que Serra, com o agravante de ter sido uma terrorista na juventude comunista, lutando não contra a ditadura, mas sim

    Por outra ainda pior, aquela existente em Cuba ainda hoje. Ela nunca se arrependeu de seu passado vergonhoso; pelo contrário, sente orgulho. Seu Grupo Colina planejou diversos assaltos.

    Como anular o voto sabendo que esta senhora poderá ser nossa próxima presidente?!

    Como virar a cara sabendo que isso pode significar passos mais acelerados em direção ao socialismo bolivariano?

    Entendo que para OS defensores DA liberdade individual, escolher entre Dilma e Serra é como uma escolha de Sofia.Anular o voto, desta vez, pode significar o triunfo definitivo do mal.

    Em vez de soco na cara ou no estômago, podemos acabar com um tiro na nuca.
    Dito isso, assumo que votarei em Serra,

    Meu voto é anti-PT acima de qualquer coisa.

    Meu voto é contra o Lula, contra o Chávez, que já declarou abertamente apoio a Dilma.

    Meu voto não é a favor de Serra. E, no dia seguinte DA eleição, já serei um crítico tão duro ao governo Serra como sou hoje ao governo Lula. Mas, antes é preciso retirar a corja que está no poder

    Antes é preciso desarmar a quadrilha que tomou conta de Brasília. Só o desaparelhamento de petistas do Estado já seria um ganho para a liberdade,ainda que momentâneo.

    Respeito meus colegas liberais que discordam de mim e pretendem anular o voto. Mas espero ter sido convincente de que o momento pede um pacto temporário com a barbárie, como única chance de salvar o que resta da civilização – o que não é muito, mas é o que hoje devemos e podemos fazer!

    Queridos amigos que estão lendo esta ensagem: Após ler o texto eu refliti e tão somente resolvi enviá-lo a vocês por não haver considerado neste nenhuma palavra de vingança, nem um odor de ódio ou rancor e nem o costumeiro revanchismo barato e imoral, ao contrário é um texto muito bem elaborado que reflete a realidade dos pensamentos de um homem de bem!

    Portanto ler e considerá-lo compete somente a vocês.

    Podem deletar também!

    Bom Domingo à todos!

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

    1. Querido colega Manoel, eu tenho lido seus comentários repletos de mirabolantes idéias, alguma válidas, outras porém despróvidas de idéias lógicas.
      Eu não sei dizer se porque, talvez por estarmos em lados opostos de ideologias que não consigo ler até o final seus comentários.
      Comeco a ficar indignado quando voce inicia seu corolário de citacões que claramente são pró portadores do poder economico explorador que nos põe a pensar que somos propriedade da classe elitizada e que como escravos na senzala, não temos direito a nada a não ser trabalhar, produzir, enrriquecer mais o sinhôzinho e em seguida morrer numa vida de gente como formigas operárias.
      Eu dou inicio à leitura pensando que poderia haver alguma coisa de proveito mas no meio desta leitura comeco a ficar desiludido de qualquer coisa que seu texto possa informar de útil e então desanimo.
      Acredito que a sua intencão possa ser boa pois ela procura nos dar a idéia de que há algo logo à frente, alguma coisa que possa ocorrer que no futuro possa nos deixar desiludidos da vida e em massa nos proponha deliberadamente ao suicídio, tal é o exagero de expressão que empregas.
      Acredito que há milhões de pessoas que pensam exatamente ao contrário do que tu propões e até tenho raciocinado que quando há mais indivíduos que pensam de forma diferente do que pensamos, logo me advirto que sou eu quem está errado, mas no seu caso será que a maioria é que está errada?
      No Brasil temos 80% de aprovacão do Lula e será que estes 80% é composta de degenerados mentais?
      Acho que há algo de errado nos seus comentários ao querer induzir milhões de seres de inclusive mentes claras e límpidas, de opiniões brilhantes às quais se voce puder ler seus pensamentos acabará por dar-lhes razão, por que expressam a verdade.

  150. Querido Kotsho,

    Já que Lula mandou a imprensa livre , escolher um lado na disputa, te pergunto , isto po si só não lhe parece abuso de autoridade, o funconário público n 1 do país , pago pelo dinheiro dos contribuintes, enquadrar a trabalho da imprensa e mais ainda, com a força de sua popularidade, atiçar a sanha vermelha contra qualquer um q pense contrário, culminado por nominar partido adversário de câncer, para isso, conforme ele, necessitando ser EXTIRPADO da política.
    Nobre Kotsho, ai tem os milhares de petistas (30.000) comissionados em seus milhares de gabinetes na máquina pública, a encherem todos canais de comunicaçao, em defesa raivosa de seus “justos” empregos, vociferando ameaças aos que se opõem pela continuidade da bandalheira nos orgãos públicos. Isto é liberdade ?
    Agora é muito simples , a tática de perpetuação d o P T no poder (famigerado projeto Gabão), eles inventaram uma tal de mídia golpista e escondem – se atras deste engodo pra contraatacarem, então o fúncionario Público n 1, faz as ordens desta turba ruidosa.
    Infelizmente, kotsho, vc tambem tem parte neste negócio em afirmar que os petistas são vitimas e não agressores da LIBERDADE do Brasil.
    espero que saia publicado , esta indignação de um mero porteiro de edificio comercial de SP, que não tem mestrado algum , mas não me considero um IDIOTA e FANÁTICO petista.

  151. NÃO EXISTEM FACTOIDES, A PROVA DISSO SÃO AS DEMISSÕES DE CARGOS IMPORTANTES DO MINISTERIO DA CASA CIVIL, TODS AQUELES LADRÕES SAIRAM DE FININHO COMEÇANDO PELA erenice, NÃO TENTE AMENIZAR UM COMPORTAMENTO DELICTIVO TÃO EVIDENTE, VC AGRIDE NOSSA INTELIGENCIA.

  152. Agora o PIG ficou sem rumo e perdeu a graça. Se um dos chefões assuimiu a derrota. MAS SEGURO, MORREU DE VELHO. Nada de esmorecer galera, vamos continuar a luta, pois temos alguns candidatos para Governador que estão precisando, cada dia mais, de nossa dedicação. Para Governador, para Senador e para Deputados. Nada de esmorecer, principalmente temos o MERCADANTE, o OSMAR DIAS, o HELIO COSTA, a IDELI SALVATTI e outros mais. Essa história de que a DILMA já venceu, nem, nem o LULA diz. Então galera, continuamos a fazer campanha para todos, ATÉ O ÚLTIMO SEGUNDO, e vamos eleger o DILMA no Primeito Turno. E vamos continuar empenhados com os GOVERNADORES, SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS da coligação DILMA PRESIDENTE.

  153. Incrível como o Lula e o Leonard Boff OBRIGARAM o JORNALÃO a tirar a MÁSCARA!

    Jamais pensei viver para ver o ESTADÃO apoiando um perdedor que não soube ou nunca desejou ser OPOSIÇÃO!

    E o engraçado é que alguns outros seguem o mesmo caminho do ESTADÃO.

    Que bom!

    Logo, logo teremos uma NOVA IMPRENSA capaz de respeitar a liberdade de expressão.

    Viva a BLOGOSFERA Ricadro.

    É primavera e eles não conseguirão matar todas as flores!

  154. Graças a Deus o povo não está acreditando mais em campanhas tão sujas. Parabéns a Leonardo Boff pelo excelente texto. Esse tipo de imprensa devia ser punida, pois o compromisso com a ética e a verdade deveria ser cobrada principalmente da Veja (eta revistinha sem ética) não esquecendo da folha de São Paulo e a Globo. Respeite o presidente Lula ele é um vencedor! Dilma neles Brasil!

  155. Manoel Fereira,

    O senhor já era serrista desde meniniho, não decidiu nada agora.
    Vamos conseguir um voto por dia ao menos para a Dilma.
    Não se acomodem.
    Façam discursos, acabem com a farsa que ela é anticristo,favorável ao aborto, porque com o bandido Serra não se brinca.
    Ponham adesivos pró-Dilma nos carros.
    Na luta até o último dia, essa direitona é do mal e joga sujo!!!

  156. realmente esta de parabens Leonard Boff , o brasil que estas pessoas querem acabou foi se o tempo em que se enganava o povo c/ as noticias fabricadas, toda eleição e isto quando eles tomam conhecimento que não vão conseguir ganhar nas urnas democraticamente, partem p/ as acusações , sim existe corrupção no gov. lula existe e em qual gov. não houve ate mais , isto e uma coisa que vai ser dificil de acabar , esta enrraizada no meio politico e herança de maus governos que tivemos, so c/ muita educaçao iremos acabar c/ essa vergonha.

  157. Parabéns pela matéria a qual compartilho em 100%. Outro comentário importante é quanto à situação no Estado do MS..por que a mídia não noticiou com a ênfase devida?
    Estive na PB redentemente e percebe que o povo está feliz…é isto que importa.
    Viva o Brasil..viva LULA/DILMA.

  158. Concordo em parte com este Teólogo, más para justificar as conquistas conseguidas, não se deve apenas etiquetar que foi o Lula e o PT. O Congresso foi sim quem deu a grande largada para adoção do bolsa escola, bem como não se deve de reconhecer os méritos de FHC que depois de aplicar um remédio amargo na economia, o paciente (país) tornou-se saudável com saúde de gigante. Apenas o Lula continuou o projeto de governo com outra etiqueta (PT) e por isto faz a festa atribuindo a sí próprio o “milagre” de estourar a boca do balão! Não tem humildade para reconhecer a vitória de muitos brasileiro que saíram da miséria para permanecer na pobreza, entretanto a corrupção venceu o medo e vejo que o país apodreceu nesta matéria e todo mundo bajula Lula. Quem são os Aliados de primeira do PT. Renan Calheiros, Sarney, Color, Severino, Inocêncio de Oliveira, Jader Barbalho, Os Coelhos no sertão que durante toda vida mamaram na SUDENE que viu no que deu? e por aí vai a escória de personalidades políticas nefastas que Lula tanto se agracia no toma lá da cá. Por isso não vejo Lula como o Salvador da Pátria.

  159. Caro amigo Ricardo Kotscho, seguiu cópia para o PSDB: http://www.psdb.org.br/index.php/psdb/fale-conosco/

    Saibam porque as famílias donas da imprensa apóiam vigorosamente o Serra, e execra o Lula, o Lula acaba com todos os contratos de fornecimento de jornais e revistas com essas ‘empresas ainda em 2003, atitude em conter gastos fútil com o dinheiro do povo causa ira nas famílias midiáticas.
    Vejam os gastos do Serra em São Paulo

    Blog do PHA e tijolaço.com
    “”As assinaturas do Serra:
    27/maio/2010
    Contrato: 15/00548/10/04
    – Empresa: Editora Brasil 21 Ltda.
    – Objeto: Aquisição de 5.200 Assinaturas da “Revista Isto É” – 52 Edições – destinada as escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado São Paulo – CEI e COGSP – Projeto Sala de Leitura
    – Prazo: 365 dias
    – Valor: R$ 1.203.280,00
    – Data de Assinatura: 18/05/2010
    28/maio/2010
    Contrato: 15/00545/10/04
    – Empresa: S/A. O ESTADO DE SÃO PAULO
    – Objeto: Aquisição de 5.200 assinaturas do Jornal “o Estado de São Paulo” destinada as escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado São Paulo – Projeto Sala de Leitura
    – Prazo: 365 dias
    – Valor: R$ 2.568.800,00
    – Data de Assinatura: 18/05/2010.
    29/maio/2010
    Contrato: 15/00547/10/04
    – Empresa: Editora Abril S/A
    – Objeto: Aquisição de 5.200 assinaturas da Revista “VEJA” destinada as escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado São de Paulo – CEI e COGSP – Projeto Sala de Leitura
    – Prazo: 365 dias
    – Valor: R$ 1.202.968,00
    – Data de Assinatura: 20/05/2010.
    8/junho/2010
    Contrato: 15/00550/10/04
    – Empresa: Empresa Folha da Manhã S.A.
    – Objeto: Aquisição pela FDE de 5.200 assinaturas anuais do jornal “Folha de São Paulo” para as escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo – CEI e COGSP – Projeto Sala de Leitura
    – Prazo: 365 dias
    – Valor: R$ 2.581.280,00
    – Data de Assinatura: 18-05-2010.
    11/junho/2010
    Contrato: 15/00546/10/04
    – Empresa: Editora Globo S/A.
    – Objeto: Aquisição pela FDE de 5.200 assinaturas da Revista “Época” – 43 Edições, destinados as escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo – CEI e COGSP – Projeto Sala de Leitura
    – Prazo: 305 dias
    – Valor: R$ 1.202.968,00
    – Data de Assinatura: 20/05/2010.””

    Esses gastos são apenas da ‘ véspera’ da campanha a presidente, das eleições 2010. e o que houve em oito anos de governo de São Paulo? Quanto gastaram? Tantos dinheiro jogado ‘fora’ e centena de Paulistas a morrer em enchentes e milhões de Reais do povo paulista desviado aos cofre de famílias midiáticas.
    É ISSO QUE QUEREMOS PARA O BRASIL?

    http://www.tijolaco.com/26546

  160. Este escrito do frei Leonardo me serve de alento para tudo que houvi e vi durante esta ultimas semanas seja vindo de amigos(felizmente não muitos) ou de colegas.Tenho 57 anos,sou engenheiro formado e portanto instruido o suficiente para notar o que representam os ataques desta mídia (globos da vida).na maioria criada e nutrida durante a ditadura e a sombra dos verdadeiros ditadores.E incrivel como desejam passar a eternidade controlando a vontade e o pensamento dos mais pobres e humildes.Se houvesse realmente uma alternativa de ideias e se a ideia fosse esta mesmo, certamente teriamos um leque de escolhas mas o discurso e sempre o mesmo-quanto pior melhor-desde que não .percamos o controle. O processo de se impor uma moral e uma falsa verdade que consiga manter a maioria da populacao a merce de alguns poderosos infelizmente continua. O que o Lula representa(nao sei se Dilma representara) para mim e chance de se jogar uma pedra no telhado de vidro destas pessoas.Parabens Ricardo e Leonardo Boff.Por algum tempo pensei que estivesse ficando louco por enxergar a politicagem atual diferentemente de alguns.

  161. Os dois candidatos que estão brigando com mais chances, sao o rebortalho da nossa classe politica.
    Para nos que trabalhamos não se escuta abosolutamente nada, eles so prometem, casa , saude, etc, e quem paga a conta ? É quem sempre trabalhou para sustentar a massa de desocupados que desde sempre tomou conta do estado.

  162. Meu querido Manoel Ferreira

    Sinceramente…eu pensava que o teu afastamento tinha te levado à razão.

    …seguinte, meu irmão…

    …o povo né mais besta não…o povo sabe que sempre será manipulado, pois jamais lhe serão revelados todos os interesses, e, por isto, não se preocupa em deixar o seu churrasco de domingo, a sua cervejinha nos botecos, sua soneca depois do almoço, para se aprofundar neste labirinto de meias informações, esta é intuitiva a sabedoria do povo.

    O grande lance para ele, o povo, é que agora pode escolher o manipulador, e pela qualidade deste, parece que não esta disposto a, tão cedo, escolher outro.

    Abraços fraternos…e vamu qui vamu…pois nada é eterno.

    1. Manoel, fica chateado não, mas seus textos intermináveis são dose pra elefante.

      Se quer fazer campanha pro Serra pode até escrever um livro de 800 páginas, mas não vai conseguir esconder essa verdade :

      Os irmãos siameses, PSDB e DEMO, governam tirando dos pobres para dar aos ricos. E por issso vão desaparecer no proximo domingo.

      Relaxe, Manoel. Temos certeza que voce consegue sobreviver à extinção dos entreguistas irmãos siameses.

      Pode contar com nossa ajuda. Mas vai precisar trabalhar, como todos nós.

      Tenha uma ótima semana.

  163. O jogo sujo da “mídia poderosa” não tem limites, pois, eu me lembro muito bem que as vésperas das eleições que conduziram Lula em seu primeiro mandato foi a mesma coisa, fizeram todo tipo pressão contrária e muita coisa sem fundamento foi divulgada para que o eleitor continuasse votando na classe dominante, mas esperança venceu o medo e hoje temos como o Lider máximo da Nação uma pessoa do povo que tem o maior índece de aprovação da história deste país (80%) e se isso não bastasse as políticas públicas deste governo de inclusão social possiblitaram que milhares de famílas brasileiras saissem da linha de pobreza e isso foi reconhecido pela ONU tendo o Brasil como destaque no combate a fome mundial. Sobre esse tema a mídia faz pequenas referências, pois, não é deles interesse deles, mas caluniar o Governo ocupa destaque de matéria principal nos telejornais. Concluíndo este pensamento gostaria expressar que a liberadade que estou tendo em manifestar essa idéia é graças ao avanço tecnológico e que as pessoas não estão mais aceitando as informações tendenciosas como era no passado recente. O papel da mídia é informar e investigar se aquilo que estão falando realmente é verdade e não ser instrumento de interesse de classes sociais.

  164. Olha a vergonha. AAA, eu to cansada, vamos deixar pra resolver depois. O Outro. Não depois eu tenho compromisso, ( compromisso dele deve ser maior do que a definição de como vai ser a eleição do pais inteiro> . Ai o outro, mas a constituição é clara, se não ha definição prevalece o Tribunal eleitoral. Não, não, eu não concordo, o regimento interno fala isso e aquilo ( o regimento interno vale mais do que a constituição). Eu estava quase ligando pro supremo e sugerindo o par ou impar. Fico imaginando então. Se para um assunto dessa gravidade não existem definições claras do que fazer, que poder tem a tal da “corte” pra controlar os destinos do país? È a revelia de quem grita mais alto? Devo ser doente mental porque vendo essas coisas fico imaginando se não é melhor arrumar um ditador que diga o que fazer baseado e fundamentado no que esta de fato escrito na lei?
    Calma, depois eu lembro que todo bom ditador acaba virando um excelente tirano . Só to perguntando? Presidente do supremo que tem a razão, e tem mesmo, maS PELA FALTA DE CONDIÇOES DE CONVENCER OS DEMAIS MINISTROS IMPÕE SUA RAZÃO, SAI DO DITADOR PRA TIRANO, OU ESTOU ENGANADO? aINDA HA TEMPO PRA REFLETIR E REMEDIAR

  165. Será que esta imprensa não percebe, que, para a nossa democracia, pior do que ela perder o governo, é ela perder a credibilidade ???

    Ô povim idiota !!!

    Ricardo…que tal um post nesta linha de pensamento ???

  166. Caro Ricardo, a baixaria parece ter dado um tempo na grande imprensa, mas está correndo solta nas redes sociais, principalmente nas mais populares, como o orkut. Os demotucanos estão inundando a net com fetos despedaçados, acusações demoníacas. calunias e declarações mentirosas, etc.Uma campanha de baixo nível, mentirosa e depolitizante. Um abraço.

  167. Boa tarde RK e aos amigos comentaristas.
    Vendo tantas propagandas eleitorais, fico pensando…será que todo esse investimentos (minutos na TV são de valores muito altos e saem do bolso do povo), não seriam o suficiente para serem aplicados em favor da sociedade, na segurança, educação, saúde, atos sociais como construção de moradias para os menos favorecidos? (Vejam quantas favelas estão sendo incendiadas, sem que se investiguem no estado de São Paulo, tendo quem diga que são todos acidentais). É como um senhor uma vez disse numponto de ônibus: Se política não desse dinheiro, não se investia tanto!

  168. Esse depoimento documentado do teólogo Leonardo Boff, é de arrepiar e a pura verdade, a midia comercial jamais divulgará qualquer coisa nesse sentido

    E o FHC não se emenda mesmo com entrevistas e depoimentos com inverdades no exterior, justamente no país do dono da Telefonica ex telesp.

    Quem não viveu sua era pode até acreditar, mas aqui jaz e nunca mais.

    Essa ex autoridade ainda tem a insensatez de dizer que o Brasil vai crescer mais lento, e ainda chama Lula de dono de quadrilha e nós vamos chama-lo que que? aí dor de cotovelo.

    Isto é a prova que o mesmo só conhece a Hingianopolis, não andou pelo Brasil pós sua era.

    Não dá o Braço a torcer que estamos acima dos 7 pontos percentuais de crescimento em comparação com sua era, a era da da estagnação de todas as áreas de crescimento deste imenso Brasil.

    Infelizmente a cada ataque temos que lembrar e voltar as mestices.

  169. A mídia gorda continua procurando tratar “liberdade de imprensa” e “liberdade de expessão” como se fossem a mesma coisa. O que eles querem é se colocarem acima de tudo e de todos. O Lula falou aquilo que é óbvio.

  170. Nossa! Que bom viver em um pais onde ha homens como Leonard Boff e o Presidente Lula.A elite brasileira e antes de tudo atrasada e preconceituosa. A midia, sua porta voz ,se considera acima de tudo. E democratica quando critica. Quando e criticada nao considera democratico.Em um Brasil novo que esta por vir, veiculos como O Estadao e a “honestissima revista Veja”, terao o seu devido e merecido lugar na historia.

  171. Eu tenho orgulho de ser brasileira quando leio as palavras sábias de Leonardo Boff. Agradeço imensamente ao Ricardo Kotscho por publicar esse texto grandioso e que será um divisor de águas para as análises sociológicas da sociedade brasileira. Além disso, coloca implicitamente a necessidade de os meios de comunicação repensarem suas práticas políticas e sua ética.

    Tive uma trajetória de vida semelhante à do Lula e à de outras pessoas: de migrante que chega a São Paulo e vai morar em cortiços. A fome era sempre a maior inimiga. Quando ia para a escola, eu não prestava atenção nas palavras dos professores, pois o barulho da minha barriga era maior e me deixava oprimida. Só pensava num copo de leite e num pedaço de pão …. Comecei a trabalhar aos 7 anos de idade. Mas aos 16 resolvi fazer madureza. O meu sonho era voltar para a escola e ter conhecimentos. Trabalhando durante todo o dia, comecei a estudar à noite e me preocupar com a realidade social brasileira, participando intensamente dos movimentos contra a ditadura militar.

    Comecei a ter condições de comer e consegui entrar na Universidade. Com meu trabalho, sustentava os meus 6 irmãos e a minha mãe.

    Todos me diziam que eu não conseguiria entra na Universidade porque eu era pobre. Entrei na USP para alegria de toda a minha família e amigos. Tive meus diplomas de socióloga, históriadora e pedagóga. Depois conclui o mestrado em economia do setor público na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Tornei-me Professora, coordenadora pedagógica e escritora.

    É essa trajetória de sucesso que desejo a todos os pobres do Brasil e do Mundo. Mas a vontade pessoal não é o único critério para conseguir essa trajetória.

    As pessoas precisam de um Estado que promova as condições econômicas e sociais para isso. É isso que Lula está fazendo. Criando possibilidades para que o povo pobre possa pelo menos comer, ter educação, emprego e saúde e que possam dessa forma decidir sua trajetória de vida.

    O governo Lula está diminuindo o barulho das barrigas para que as crianças e jovens pobres tenham possibilidade de adquirir conhecimentos e possam intervir na sua própria vida.pessoal, profissional e política.

    Se minha infância e juventude tivesse sido durante o governo Lula, com certeza meus obstáculos tiram sido menores.

    Parabéns Lula.

  172. FIQUEM ATENTOS: Encontra-se disponível na internet, Dawloud de graça, o livro “A HISTÓRIA SECRETA DA REDE GLOBO” de Daniel Heiz, sensurado pela justiça.

    Em tempo: Passem a diante essa informação.

    1. Olhem, o FHC tem seus defeitos porém tem um lado que a maioria dos tucanos não tem.
      Ele, apesar de fracassos tem um lado analitico consciente que os tucanos não conseguem admitir; que o Serra tenha já perdido a eleicão prá Dilma.
      Olhem, saber perder e admitir é uma arte.
      Pelo menos ele tem este lado que justifica de algum modo que é portador de titulo de PHD.
      Mas seus correligionários comentaristas donos do poder economico e exploradores do trabalhador, não admite nunca isto.

  173. Há cerca de 40 anos, havia quatro jornais importantes no scenario nacional. Dois francamente a favor do golpe militar (O Estado de SP e O Bobo), um nem a favor/nem contra (FSP) e um contra (JB). Dois deles foram administrados com certa competencia industrial, apostando no processo offset, permitindo redução de custos, aliada à melhora na qualidade e a impressão de páginas em cores. Foram a FSP (administrada pelo velho OF) e O Bobo (administrado pelo RM). O Estado de SP e o JB resolveram apostar no processo tipografico existente, ainda usando as velhas telhas de chumbo. O Estadão, para isto, importou a ultima maquina tipografica fabricada no mundo. Deu no que deu: o Estadão quase faliu mas foi salvo pelo Governo Federal (do Figueredo) que passou a autorizar a impressão das listas telefonicas lá para compensar os seus prjuizos financeiros, enquanto que o JB, por ser oposição, foi de mal à pior, até fechar recentemente. Daí a gratidão eterna do ESP para com todos os Governos Federais que o ajudam a sobreviver. É a tal competencia da initiativa privada que no entanto vive às custos das tetas. A FSP quase foi ao knock-out técnico quando o jovem e inexperiente OFF assumiu o jornal e que agora está fazendo estragos na redação enquanto que O Bobo continua tentando enganar Os Bobos. Internamente, ne entanto, está sendo liquidado por seus proprios funcionarios..

  174. Carissimo Kotscho,

    Moro em Contagem-MG, sou protestante e frequento uma
    igreja Batista aqui da região, e para minha surpresa, o
    meu pastor durante o sermão fez campanha aberta para
    a Marina, e desceu o malho na Dilma, o que me obrigou
    a ter um acalorado bate-boca com o mesmo apos o cul
    to. O pastor disse durante o sermão, que se a Dilma for
    eleita vai aprovar o aborto e o casamento gay, apesar da
    Marina ser uma boa candidata,vamos pregar o voto util,
    já que votar nela, ajuda a levar o zé vampiro para o segundo
    turno. Aconselho aos coodernadores da campanha da Dil
    ma, a dar mais enfase a esses temas polemicos, nos
    ultimos dias da campanha.

  175. Até que enfim um jornalão assumiu que tem lado, só faltava ele declarar o lado, pois todos sabiam qual era. Mais uma façanha de Lula, fazer o jornal Estadão assumir que apóia José Serra.

  176. Ricardo quero agradecer a voce por este espaço e dizer que seu blog é um instrumento muito importante para a Democracia.sou povão trabalho de Vigilante e quando quero me manter informado procuro seu blog e demais blogs independentes, que não estejam aliados com esta imprensa que não tem ética e julga se a dona da verdade publicando mentiras e fazendo campanha discarada para o Candidato Sr Jose Serra.
    Graças a Deus e ao Presidente Lula tenho um relativo conforto em minha casa,tenho dois empregos e não aceito de maneira nenhuma, jornais que apoiaram a Ditadura vem querer impor seus artigos escrito por jornalista que não tem a coragem de dizer não aos seus patrões quando os mesmo obrigam eles assinarem reportagem que ferem os Principios basicos da Democracia,um abraço João Ramos.

  177. Infelizmente a saída do armário do Estadão e possívelmente da folha no decorrer da semana será péssimo para o Estado de São Paulo, porque isso cheira uma última cartada se o Alckimin for eleito para GARANTIR algum contrato gigantesto de assinaturas para garantir a sobrevivência desses partidos políticos da mídia. Para evitar isso Mercadante neles.

  178. Não devemos nos esquecer que esta turma do atraso não é brincadeira, onde quer que eles sejam candidatos, aprontam alguma, aqui no Distrito Federal, o candidato ficha suja eterno aliado dos tucanos-demos, acha que vive em uma capitania hereditária pois ao desistir da candidatura, passou a vaga para sua esposa numa demonstração de total desrespeito às leis e ao eleitor da nossa cidade,enfim seja para presidente, seja para governador ,senador ou deputados, eles sempre acham que podem fazer de tudo sem prestar contas a ninguem, por tudo isto eu repito o eleitor deve se orientar melhor e estirpar este tipo de politico do cenario brasileiro, será um bem enorme tanto para o pais, como para todo o povo brasileiro.Portanto no dia 03 de outubro votarei vermelho de cima até embaixo, e se todos fizerem o mesmo, estaremos implodindo este covil reacionário que por seculos se esbaldou às custas da exploração de todos nós brasileiros e brasileiras tralhadores honestos deste pais que tanto amamos, DILMA RUSSEF para presidente do BRASIL.

  179. Parabens ao texto do Leonardo ,sintetiza tudo que como cidadao tenho sentido nas ultima semanas,uma midia que insiste em agir como nos tempos do collor,e se dizendo perseguida.Independente dos fatos com a Erenice,a imprensa se psociona num todo de forma clara a favor de um candidato:JOSÉ SERRA

  180. Caro Ricardo,
    Esta de parabens vc e o Leonardo Boff ambos pelos textos e argumentos.
    Realmente so quem viveu a tal dita_dura sabe o que era nao poder defender suas ideias.
    Meu pai viveu tal epoca negra do Brasil e relatou como eram as coisas.
    Hoje podemos nos reunir para falar de tudo desde livros, politica, religiao, esporte, e ate do presidente porque nao. Hoje se vive e se respira liberdade nas escolas, universidades, trabalho, praia e na imprensa tb.
    Este medo so interessa a certas ratazanas velhas que vivem no submundo dos esgostos para tentar amedrontar a classe media na hora de votar. Esta estrategia do terror e muito comum e ainda usada pelos demoniacos que se dizem democratas.

  181. ô Paulo Pilatos, me desculpe, mas quem ia ao aeroporto receber o Médice era o Frias pai e não os Mesquita. O jornal de confiança da ditadura em SP e porta voz da ditadura era a Folha da Tarde. A FSP só se tornou mais plural qdo a pedido do próprio Golbery, foi encarregada de ajudar a transição lenta, gradual e pacífica. Um abraço

  182. Caro Ricardo

    Um blog que só aceita opiniões favoráveis só poderia ter sido criado por alguem que já foi participante deste governo. Mas isto ainda não é a Venezuela. E pelo que me consta, vivemos numa democracia, onde as opiniões contrárias podem e devem encontrar espaço. Respeito a sua opinião e a do Leonardo Boff. Mas daí a querer induzir os seus leitores a achar que isto que estamos vivendo é o ideal de um país que quer ser uma grande nação, vai uma distancia enorme. Sou leitor da Veja e de quase todos os jornais de grande circulação.. E de Blogs como o seu. E me permito formar a minha própria opinião. Não me vendo por cargos, benesses e o meu sustento não vem de nenhum programa assistencialista que oficializou o curral eleitoral neste país. Quando as pessoas puderem votar com a própria consciência, sem a lavagem cerebral de um marketing poderoso que nos custa os olhos da cara, talvez nos seja restabelecida a decencia. E figuras que hoje dão as cartas, sejam colocadas onde sempre deveriam estar: no lixo da história. Ou numa cela.

    1. Ricardo,

      Você diz que quem vota no Lula e no PT sofre de lavagem cerebral, mas esquece de dizer que você sofre diariamente de lavagem cerebral já que se diz leitor da Veja e de jornais de grande circulação. É sempre assim, a gente não vê nosso próprio umbigo.

    2. Caro, EURIPEDES BARBOSA RIBEIRO, infeslimente você peca ao dizer que é leitor desta revistinha semanal Veja e destes jornaiscinho Est.SP.Globo Folha SP. juntando todos não dá o que presta de informação, já fui assinante destes e cancelei porque o conteudo não presta e quanto a bolsa Familia foi criada para minimizar a pobreza do nossos irmãos do norte e nordeste des Pais e se descobriu que a pobreza não estava só lá, esta em todos os est.da união a qual foi causada por estes administradores do PSDB/DEMO. você acredita se o governo deste Pais fosse do PSDB/DEMO, voce teria acesso a compra das ações da Petrobras!

  183. Ricardo, hoje (domingo) já tenho lá minhas dúvidas quanto à essa calmaria.
    coloquei lá no seu e-mail um texto nojento que está circulando na internet sobre a vida pessoal da Dilma. parece que eles encontraram a Mirian Cordeiro destas eleições. espero que isso não prospere.
    beijos. Vanda.

  184. Com a data das eleições se aproximando e a tendência de uma vitória, ainda no primeiro turno, da Dilma e com perspectivas de eleição de uma ampla maioria de sua coligação tanto na Câmara dos Deputados, como no Senado, alguns ratos já abandonam a campanha do Serra. O príncipe já declara uma possível vitória e antevê redução do ritmo de crescimento. Afinal o cara é sociólogo ou tarólogo?
    Acho que a diminuição dos ataques da grande (?) mídia tem a ver com o que pode ocorrer, caso o quadro que pintei se concretize. Certamente a Dilma, que não é o Lulinha paz e amor deve estar guardando um presente para esta turma. Algo assim como uma proposta de regulação das atividades de informação, mantendo o direito de livre manifestação de opinião, mas agilizando o direito de resposta e criando um sistema de compensação aos que são injustamente atingidos pelos desmandos desta turma de malfeitores que se diz jornalistas e comunicadores. Urge que se faça algo para separar o joio do trigo, sem estabelecer censura ou outro instrumento tão admirado por estes mesmo que hoje clamam por democracia.

  185. Parabéns Ricardo Kotscho!

    Seu texto foi um dos melhores que li nessas últimas semanas. A mídia jornalística demonstrou-se nessas últimas semanas ter se aliado aos coronéis como sempre esteve, mas nós “O POVÃO” sabemos separar o joio do trigo, e nosso voto é certo, continuar mudando, esse Brasil é nosso, não dessa mídia suja.

    Abraços

  186. Querido Kotcho,
    Por favor, comente sobre a entrevista de Hélio Bicudo, na coluna do Josias de Sousa. Sei que há vaidade e hipocrisia nas palavras de Bicudo, mas diga-nos sua opinião. Obrigada.

  187. É por essas e outras que a Lei Ficha Limpa deve ter vigência a partir destas eleições. É apenas o primeiro passo para no futuro podermos dizer: Brasil Sempre!
    Devemos exigir um plebiscito (já que aqueles que têm a competência de julgar, chegarem apenas a um empate, sem declinar o voto decisivo) para uma consulta popular sobre a vontade de um povo, pois, parece que a quantidade expressiva de assinaturas, não foi o suficiente para convencer alguns dessa necessidade. E…por que não, se foi feito um na tentativa de tornar nosso país uma monarquia, o que eternizaria o poder nas mãos dos que os tinham.

  188. Eu entendo que e Teologia da Libertação deixa claro que não adianta somente prometer
    o céu aos excluídos, tem que prometer a terra.
    Foi o que o Lula fez, prometeu a terra aos excluídos.
    Da ai a aproximação do Frei Leonardo Boff com as políticas sociais do Lula.
    Por isso, meus caros católicos, evangélicos, protestantes, adventistas, etc;
    vamos chegar ao céu depois de uma vida terrestre, plena, digna de um filho de Deus.
    Jesus ja sofreu por nos.

  189. Queridíssimo Ricardo.

    Após ler o artigo do Psicanalista Tales, no Estadão que agora é Panfletão do Serra, enquanto Sexóloga conclui:

    Ele acha que LULA É DEUS!

  190. QUEM SEMEIA VENTOS COLHE TEMPESTADE;

    O ZE VAMPIRO. CARRASCO DOS PROFESSORES APOSENTADOS VAI TER O QUE MERECE.
    O ALKIMIM AINDA CONSEGUIR LEVAR PARA O SEGUNDO TURNO, COM O LULA, . O ZÉ VAI TER UMA DERROTA HUMILHANTE NO RPIMEIRO TURMO.

    OS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO DARÃO O TROCO PELA HUMILHAÇÃO QUE SOFRERAM DURANTE OS QUATRO ANOS COM O SERROTE

  191. Eu acho que o presidente nem precisaria se preocupar com os partidos Dem e PSDB por que o povo vai deletá-los do seu dia a dia.
    Os reacionistas se colocam como se fossem os donos da verdade e se esquecem que são apenas uma pequena minoria de uns 4% dos brasileiros.
    A única coisa existente é que a maioria, a grande massa são de classe média baixa para baixo e esta classe é que detém o poder, é ela quem decide eleicões, é da somatória dos seus votos que se elegem quem dará as órdens à sociedade.
    De sorte que a democracia séria permite que haja este tipo de equilíbrio de forcas, pois sem a qual a humanidade seria como os homens pré-históricos eternamente.
    Aliás com todo o aparato da democracia ainda vemos disparates de orgulho, de prepotencia, de dominio e exploracão do homem pelo homem.
    Acredito que se o Sócrates e o Platão vivessem hoje em dia, e se quisessem praticar as suas palestras em pracas públicas como faziam na velha Grecia, seriam massacrados por duas circunstancias; uma, pela inteligencia demonstrada e pelo ódio e inveja gerados pelos incompetentes e também pela ignorancia e pelos interesses dos poderosos.
    Disto mocada, eu tenho plena certeza.
    Olhem, chego a pensar que se Cristo fizesse como fez com os mercadores e cambistas diante da casa do Pai, a igreja, ele seria preso e morto de uma forma que não fosse pela crucificacão, mas seria morto.
    E tanta gente sem dizer nada, sem fazer nada não é morto só por que ele se parece com alguém e ou por estar na hora errada num lugar que não deveria estar? Querem ignorancia maior?

    1. [Os reacionistas se colocam como se fossem os donos da verdade e se esquecem que são apenas uma pequena minoria de uns 4% dos brasileiros.] que coisa mais absurda. Nacionalista são os 96%, posto que, é a maioria que interessa e faz um país. Desse jeito quem tivesse menos voto é que seria eleito.

    2. Sabe de uma coisa. Proporcionalmente, vai votar mais em Lula quem é do ProUni e não quem recebe bolsa famíla. Obviamente que é um absurdo o cara ter saído da indigência total graça ao Lula ser essa bondade de pessoa que tira da boca dos seus para doar aos pobres, mas é verdade que algum desses não vai votar em Dilma e em todos os seus companheiros. É só depois contar os votos do nordeste para ter certeza disto.

  192. O Serra desmente FHC ou FT… Finalmente o candidato do tucano mostra que êle é o único quem deve falar. Isto signifca que até a liberdade do ex-presidente Fernando Henrique se expressar, o Serra está censurando. Na verdade, mostra por que o tucano expulsou os jornalistas do encontro às portas fechadas com os militares reformados.

  193. Ricardo, o debate da Record mais uma vez confirmou que a candidatura do Serra pelo PSDB/DEM tem seu final infeliz. Acredito piamente pelo desenvolvimento, desempenho e envolvimento negativo que o candidato Serra vem apresentando na contenda, hoje, uma analise politica e avaliação imparcial e estratégica do que foi a sua campanha, pelo comportamento desastrado,sujo e deletério,a coligação PSDB/DEM arrepende-se por não optado por lançar o Aécio Neves como candidato principal. Na humilde mas sincera opinião, o debate só teve um único perdedor, chama-se José Serra.
    Tudo contra a mídia (Globo,Folha,Estadão,Atarde) pela maneira asquerosa, nefasta, mentirosa, tendenciosa e salafrária por ter tomado partido por um dos candidatos, por ter praticado o jogo suco ao invés do democratico e imparcial, por perder a sua credibilidade para apoiar a candidatura naufrága,abandonada,desestruturada e derrotada do José Serra.
    No debate ficou comprovado o seu personalitismo, falta de humildade, ser planfletário, obtusidade, tíbieza, insustentabilidade de idéias, sem convicção nas propostas, inconsequente e insinceridade nas promessas por não ter firmeza nas propostas, insistir na baboseira e verboréia irresponsável e nas promessas inviáveis, inclusive, sofrendo critica acentuada de Marina e do Plinio Sampaio.
    É pena que o povão não quer prolongação do processo eleitoral, face sua disposição de liquidar a eleição em prol da Dilma no 1º turno. Poderia ser interessante uma disputa entre a Dilma e a Marina, afinal, são duas smulheres corajosas disputando o privilegio de ser a primeira mulher presidente no Brasil.
    Acho que o tiro de misericórdia já foi disparado em direção do Serra, a uma altura do campeonato, a própria coligação Demo/Tucana não deve nutrir nenhuma esperança mais em batalhar para colocar o Serra no 2º turno, como se diz no futebol, está mais próximo a Marina tirar votos do Serra e se habilitar para disputar o 2º turno do que o Serra ficar com 2º lugar.
    A que ponto chegou o Serra(a criatura) desmentir o próprio Fernando Henrique(o criador). Eh! No ninho tucano, eles lá se entendem…Não é atôa que cada dia, o Serra vai ficando mais isolado, abandonado e distante, pois nem os próprios aliados querem-no próximo pois só vai tirar seus poucos votos.

  194. Apoiado, vamos lá colegas, vamos mostrar para esse miserável que quando foi governador só arrochou nossa classe, só prejudicou nosso trabalho e os alunos de São Paulo, que temos memória….É Mercadante para mudar, professor para votar em Alckmin só se for masoquista!

  195. A eco-traíra Marina, ontem sentiu a pancada da DILMA. A neguinha, que vinha dando uma de “senhora da situação”, “eco-virgem imaculada”, ficou toda desajeitada quando DILMA, jogou pra cima dela a sua conivência com a venda de certificados ambientais, venda de madeiras apreendidas. etc.

    O sonho do Malafaia ( isto é nome de gente ? ) de ser “primeiro ministro” tá virando pesadelo.

    Se eu fosse esta seringueirazinha, parava com esta besteira de pedir segundo turno, pois se isto acontecesse não precisava nem de motoserra pra acabar com sua candidatura, uma machadinha bastaria.

    1. O “féla da p.ta do Serra” ( é como agora lhe trata seu vice, o indio tresloucado ) ” é outro que sabe o cacete que viria pra cima dele se chegasse ao segundo turno. Acho que é por isto que faz tanto conta de ser derrotado no primeiro.

  196. …aliás, a Marina, tá parecendo uma mistura de traíra com laranja, traíra porque saiu do PT, onde fez toda sua vida pública, recebeu um ministério para espor a sua incompetêtencia, e saiu falando asneiras sobre o partido, laranja por estar fazendo o jogo sujo do PIG/PSDB.

    Vai naquela da Helô
    Foi na deles e se lascô.

    1. Estimados everaldo e Ricarrdo bom dia!

      Marina ataca Dilma com Erenice e Dilma dá o troco com a madeira ilegal!

      Vai entender este governo?

      A falha está em quem?

      De quem é a culpa?

      Kotoco é impressionante, você lê uma matéria, copia na íntegra, dá nome aos bois e a galera nem se dá ao trabalho de ler o texto, apenas vede quem partiu a mensagem e já vai pro pau, inclusive você com seus infinitos pseudônimos, é o caos!

      Você chama isto de democracia?

      Sócrates deve estar rolando na tumba!

      Bem vamos ao papo sério:

      Ricardo, nos países de educação fracassada assim como aqui no Brasil, onde o professor vale menos do que pó de giz, por culpa do Estado que paga mal e da sociedade que rejeita qualquer tentativa de imposição de disciplina em cima dos seus monstrinhos mimados fico na dúvida do que é pior para a sociedade no aspecto da escolha para cargos políticos.

      Os múltiplos analfabetos funcionais ou os idiotas úteis.

      Obviamente ninguém nasce querendo viver mergulhado nos mais repugnantes fluídos já produzidos pela humanidade, entre esgotos e rejeitos industriais certamente a classe política é a mais sórdida de todos os tempos

      Bem então pensando nisto, sem dúvida alguma, a profissão mais suja do mundo é a do político, por conviver rotineiramente com o lodo da corrupção… e fatalmente acabar afundando nele ao ponto de duas participantes do mesmo governo se agredirem intelectualmente “(Se é que havia algo de intelectual?)” naquele debate ridículo sem ao menos se darem conta de que pertenciam ao governo do Lula o que a meu ver foi uma falta de respeito de ambas com o atual presidente. E o pior elas nem ao menos se preocuparem com o fato de estarem diante de uma nação.

      Por razões óbvias meu herói a partir de agora passa a ser o lixeiro, que embora mal visto e desvalorizado socialmente, é ele que leva as imundícies como santinhos e panfletos, e as destina num lugar que nem sequer queremos saber.

      Ah! Sim diga lá e o seu Sampa querido como vai?

      Abraços fraternos

      Manoel Ferrreira

  197. …tão ruins quanto estes malas da CNBB, é este bando de marginais que vivem com uma Bíblia debaixo dos braços roubando em nome do Senhor.

    Pra eles o salmo da libertação:

    “Senhor .
    Livrai-nos de papas, bispos e pastores
    que usam a tua palavra
    pra aumentar as tuas dores “

    1. Ah! sim:

      Estimado Everaldo, apesar de não alimentar ilusões com pessoas ou adorar homens e´por abominar principalmente a classe política, eu respeito você pelo simples fato de responder a um texto em seu nome sem se esconderr nas sombras da hipocrisia barata!

      Valeu pela sua postura querido.

      Abraços fraternos

      Manoel Ferreira

  198. Bem, eu acredito que o PIG esteja dando uma recuado estratégica para se recompor das críticas do presidente Lula.
    E como o objetivo incontestável deles é evitar que o PT eleja um sucessor, essa imprensa suja virá com com todo o furor nos últimos dias que precede as eleições com o fim de, no mínimo, provocar um segundo turno.

  199. A apelação não tem fim dos neoliberais fazer o que quer , o que pode, e que não pode, sem nenhum caratismo.

    Essa mídia não tem limite.

    Pelos comentários que li dos blogueiros

    A mídia agora cada vez mais acentuado começaram INVESTIR PATROCINANDO AS IGREJAS TORNANDO-AS COMERCIAIS a qualquer custo, o tudo ou nada, desvirtuando o propósito das mesmas e pregando política, usando o nome de Deus em vão.

    Qual o obejtivo dos que fazem e deixam fazer esse tipo de pregação, esclarecer o povo não é, ir pro lado de quem tem mais capital é o objetivo, que vergonha dos sem vergonhas do vale tudo por dinheiro, venha só a meu reino seja feita a minha só vontade e os pobres que se lixem, Lula neles mais uma vez..

  200. Os barões da midia golpista, ao colocarem em pratica a guerra midiatica contra os legítimos representantes da grande massa.
    Penssaram errado ao acharem que com tal ato iriam atingir o Presidente Lula e sua equipe.
    Erraram POIS O POVO ESTÁ DE SACO CHEIO DO PIG.

  201. Sr. Ricardo, quem são eles? Acho que são os dono de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro onde corre muito dinheiro e aí não aceita um descamizado sem dinheiro governar um continente como o Brasi.l é meu amigo se é que ou posso falar isso, A vida é cheia de supresa, só sei de uma coisa,ninquém engana Deus.

  202. ESTEJAMOS ATENTOS! AINDA FALTA MUITO PARA SE CONCRETIZAR O QUE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA TANTO NECESSITA. A VITORIA DE ALGUEM QUE CONTINUE OLHANDO PELOS MAIS NECESSITADOS. FIQUEMOS ATENTOS POIS OS LOBOS CONTINUAM SOLTOS E AS ARMADILHAS PODEM ESTAR ESCONDIDAS, AFINAL O POVO BRASILEIRO CONTINUA DEIXANDO-SE INFLUENCIAR POR ESCANDALOS CAUSADOS PELA MÍDIA DOMINANTE!!! OLHOS ABERTOS MILITANTES CONSCIENTES. DEUS NOS AJUDE!!! PARABENS RICARDO E LEONARDO BOFF. SE TODA POPULAÇÃO TIVESSE A CONSCIENCIA E OPORTUNIDADES QUE OS QUE AQUI SE COMUNICAM. A DILMA VENCERIA ESSA DE LAVADA. TORÇAMOS POR ISSO, SEM SE ABATER COM A IMPRENSA E ALGUMAS OUTRAS INSTITUIÇÕES.

  203. Caro leitor da Veja e dos grandes jornais de circulação, preste atenção para não ser como marido traído, ou seja, não ser o último a saber. O Estadão abriu o bico ontem para dizer que só falava uma verdade, ou seja, sempre fez o traído ser feliz escondendo as verdades.

  204. Pergunta que não quer calar a candidata Marina.
    Dona Marina, como a senhora quer meu voto?
    Procuro saber da sua experiencia e não vejo nada, és uma mulher que embora tenha curso superior viveu no mato, extraiu seiva de seringueira, foi amiga e colega do Chico Mendes e és ainda o últmo baluarte de defesa do meio ambiente.
    Muito bem, neste campo do meio ambiente a senhora é uma sumidade mas eu lhe adianto e pergunto:
    Isto é tudo? Lhe digo que não é e ainda falta muita coisa para que a senhora seja na verdade uma candidata à altura de um posto tão importante que é ser presidente.
    Este mesmo princípio de pergunta eu estendo aos demais candidatos que não tem bagagem técnica nem conhecimentos para tal.
    Eu acredito que para a senhora tecnologia de ponta seja a automacão mecanica de uma serra de madeira tão comuns numa serraria de madeira, coisa tão antiga como a roda para quem sabe o que é tecnologia de ponta.
    O mundo não se resume apenas em meio ambiente mas em técnicas que permite o incremento de protecão ao meio ambiente.
    Rios poluidos não é caso de meio ambiente? Acumulos de lixos pelas ruas não é meio ambiente? Saneamento não é meio ambiente? Má administracão no que se refere ao florestamento das grandes cidades não é meio ambiente?
    A senhora por acaso já morou numa cidade grande?
    A senhora já enfrentou onibus lotados indo para o trabalho? A senhora já pensou nos onibus poluindo estas grandes cidades?
    A senhora por acaso já lidou com dados sobre metrô e seus problemas de manutencão e instalacão?
    A senhora conhece ou tem algum conhecimento sobre máquinas que fazem o trabalho no campo?
    A senhora por acaso já foi governadora? A senhora já enfrentou greves por melhores salários como governadora?
    A senhora sabe o que é a construcão de hidrelétrica?
    Dona Marina o empresariado para admitir qualquer cidadão candidato a uma vaga em sua empresa chega ao ponto de exigir que este candidato fale não só ingles mas que tenha cursos de extensão universitária, MBA e o escambau para depois lhe oferecer um salário pífio.
    Ser presidente requer mais que a simples visão dos problemas que afetam o grosso do povo no seu dia a dia e o dia a dia de quem viveu na florresta não é o mesmo de quem vive numa grande cidade. Deu para entender as nuances entre esta diversidade?
    Não sou exigente mas eu penso que governar requer muito mais que uma simples experiencia em meio ambiente, precisa-se como exige os empresários, de gente que saiba até o dispensável.
    Dizer que faz e acontece não é tudo, o Lula também poderia ser analisafdo como tal mas ele viveu numa cidade grande, já sentou na mesa para negociar salários com grandes empresários vividos e experientes, já enfrentou onibus lotados para ir trabalhar e chegou até ser preso por atividades pró trabalhadores!
    O trabalho mental como aflicões, preocupacões modela a experiencia de quem está lutando pela sobrevivencia e só uma cidade grande, cheias de perigos de toda ordem pode permitir o aprendizado básico para a rápida resposta aos perigos que é viver em sociedade.
    A escola em todos os níveis, não traz este conhecimento por que ela ensina só com exemplos e não com experiencia in-vitro, em vida, na prática.
    Dona Marina e outros candidatos, eu voto inclusive a partir deste ponto, deste princípio e para mim a vivência é talvez até mais importante que o aprendizado apenas teórico.
    E então eu pergunto; como posso votar na senhora e em outros candidatos?
    Deu para sentir o meu drama?
    Na certa, após ler este meu até descabido comentário, digas que não há para mim em quem votar e que diante disto, vote em branco ou anule meu voto.
    Eu afirmo à senhora que há para mim quem mereca meu voto, pois vou votar segundo quem mostrou trabalho e esta pessoa que trabalhou, mostrou competencia e até algum conhecimento técnico mudou o Brasil e atuou em quase todos os campos da vida social, o que se resume que tem experiencia que o posto exige.
    Advinha então quem vai receber meu importantíssimo voto, pois para mim ele é por demais valioso e encerra em si toda a minha visão de quem pode atender os meus anseios quando governar?

  205. Dois pombos sem asa pra cima do Serra, durante debate da Record.

    Repóter da Record: Serra como o senhor recebeu as declarações do Ex-presidente FHC, dada ao Finnancial Times, de que a Dilma já estaria eleita.

    Serra: (pigarros e engolidas a seco) – Olha, veja bem, cada um diz o que quer, eu não tenho um patrão, minha candidatura não é patrocinada por um chefe, como a da minha oponente. O Fernando está fora do país, não vem ‘acompanhando’ o processo politico nesse exato momento.

    Eu: Não esta a acompanhar o processo politico e acerta na mosca? suas declarações é o espelho do que ocorre nesse exato momento.

    Réporter:Ana Paula Padrão, Candiato Serra, o Sr. acusa o PT de ser responsável pelo mensalão, más todos sabem que o primeiro mensalão surgiu nas Minas Gerais, em 1997, e que houve caso de favorecimento na aprovação da reeleição em 1998, e agora temos os escândalos do Mensalão de Brasília, mensalão em que o seu convidado a vice teria criado um sistema de desvio de verbas publicas, como o Sr. recebeu tudo isso?

    Serra: (engolidas a seco e pigarros), -Veja bem, muito boa a sua colocação! Três meses antes de acontecer esse fatos eu já havia descatado o Arruda como vice de minha chapa e quanto aos demais cabe a Policia Federal investigar. (sic)
    Eu: (Então ele já sabia dos roubos do pessoal de DEM em Brasilia! E casos de mensalão do PSDB em Minas e Reeleição cabe a PF investiga., Boa!! Os escandalos “deles’ é coisa da PF, e as “águas fora da bacia” de elmentos pouco ortodóxos do PT. É do PT?)

  206. Se acalmam, sim, mas por uma razão simples: a insistência nos ataques à Dilma neutraliza seu efeito. Essa calmaria é, na verdade, assustadora, um verdadeiro sinal de alerta. No dia primeiro de outubro, através da Veja (sempre ela) haverá o mais violento ataque à candidatura Dilma. É bom ficarmos alertas.

  207. Eu sempre chamei o FHC de “Dr. Horroris Causa”.
    Acho que acertei na mosca.
    Cada vez que ele abre a boca, ele afunda mais o PSDB.
    Não que ele esteja errado, é que ele fala as coisas certas nas horas impróprias.
    Não se pode falar tudo que pensa.

  208. O debate da Record foi uma arapuca para o Serra.
    Bateu mais no Serra que a Globo bate na Dilma.
    As repórteres detonaram o Serra.
    Covardia, chutar cachorro morto.

  209. Está certo comparar o Serra a um cachorro morto mas se lembrarmos que atraz dele há outros que de cachorro morto não tem nada, fica de bom tamanho dar chutes nele.
    Se lembrarmos do Alckmim que fugiu de debates e posa de vitorioso e que ele representa o perigo de tucanos no governo paulista é necessário dar pontapés nos cachorros loucos para que eles não nos mordem e ou que mexam em nossos bolsos via tipo Pedágios e taxas de inspecão veicular a despeito de protecão do meio ambiente.
    O Serra pode até estar com bons propósitos para com o Brasil mas as suas companhias destroi estes seus propósitos.
    Precisamos mudar a cara de São Paulo, nem que precisemos dar pontapés em cachorros, mas que sejam vivos e cheios de oportunismos como os deputados estaduais da legenda PSDB, Dem e PPS, que infestam a Assembleia Legislativa acompanhados pelo seu candidato a governador.

  210. Dá prá entender prq Boff foi afastado da Igreja. O discurso dele é o da divisão, do nós contra eles. Sobre o fato do governo ter como aliados a velha elite q ele critica, nada. Sobre o fato de que o caso Erenice está cheio de provas, e que cinco pessoas já foram demitidas, nem uma palavra. Sobre o fato de que existe agora uma elite sindical tão faminta de roubar qto a elite anterior, nem um pio. Parece que a viseira q Boff usa não lhe permite olhar para os lados e ver q a roubalheira até aumentou em 8 anos.

    1. Caso Erenice quase elucudado:

      Globo silência, todos os caminhos não levam a culpabilidade dos acusados, caso vai se tornar a segunda “ESCOLA BASE”. (Para quem lembra o que foi).

  211. Obs.: RESPEITO A MAIS ALTA AUTORIDADE DO BRASIL!
    PRESIDENTE DA REPÚBLICA! ORA, O QUE TEMOS OUVIDO DURANTE TODOS ESTES ANOS? O PRESI-
    DENTE ELEITO, DEMOCRATICAMENTE, EM CERTAS HORAS, COMO CONSEQUENCIA NÃO SEI DE QUE,
    ARVORANDO-SE UM SER TODO PODEROSO, TEM FALTADO COM O RESPEITO PARA COM OS BRASI-
    LEIROS! É SÓ ANALISAR O SEU PALAVREADO!!!
    NÃO ACHAS QUE ELE COLOCADO ADIANTE DOS
    BOIS?

  212. No início da campanha mostravam uma pequena diferença entre DILMA e Zépedágioserra.Depois que começaram a surgir as pesquisas do Vox Populi e da Sensus é que a Dataglobogolpe percebeu que não dava mais para ludibriar o eleitor.Passaram a apresentar resultados quase parecidos com esses institutos de pesquisa.E agora na reta final voltam a fazer diminuir a vantagem da candidata DILMA,mantém o percentual do Zéserra e aumentaram os valores para a Marina vai com as outras.Essa caterva do PIG que ganhou com o Bolsa Imprensa quer uma contrapartida para os demotucanos!

  213. Imprensa com candidato declarado é o mesmo que candidato com 24 horas/dia de horário político no ar!

    Perde a referência o eleitor, seja ele simpatizante desse ou daquele candidato.

    Sou totalmente a favor da liberdade de expressão, e tudo mais. Por outro lado, nesse caso o pleito é desequilibrado. Justo seria dizer estamos trabalhando em tempo integral para “tal candidato” e o custo tambem ser declarado como despesa de campanha “paga”.

  214. Ricardo, o PIG não respeita a constituição mesmo que seja para levar a eleição para o 2º turno. Quer mandar até no STM ao impor que este Tribunal aprecie antes da realização da eleição um recurso relativo ao pedido de acesso ao processo instaurado pela justiça militar referente a prisão da Dilma em 1964-1985. Vejamos a matéria – ” Tribunal militar nega liminar para abrir processo de Dilma
    DE BRASÍLIA
    O ministro do STM (Superior Tribunal Militar) Marcos Torres negou em caráter provisório o mandado de segurança protocolado pela Folha para que o jornal tivesse acesso aos autos do processo que levou a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, à prisão durante a ditadura (1964-85).
    Em sua decisão, que ainda será analisada e julgada em definitivo pelo plenário do STM, o ministro alegou que não poderia tomar a decisão antes do tribunal.
    No dia 17 de agosto, a Folha revelou que o processo relativo à petista estava trancado em um cofre da presidência do STM. O material foi retirado dos arquivos e mantido em sigilo por decisão do presidente do tribunal, Carlos Alberto Marques Soares.
    Marques Soares alegou querer evitar o uso político do material e também que o processo encontra-se em “estado de fragilidade, de difícil manuseio”.
    O mandado de segurança foi protocolado depois que o próprio Marques Soares negou acesso ao processo requerido pelo jornal.
    No recurso jurídico, a Folha justificou a necessidade do acesso antes das eleições, para que os leitores tivessem conhecimento do passado de Dilma. Segundo o ministro Marcos Torres, o jornal poderia ter solicitado acesso ao processo anteriormente, e não às vésperas do processo eleitoral.
    Taís Gasparian, advogada do jornal, disse esperar que o mandado de segurança seja analisado pelo plenário do STM ainda nesta semana, antes do primeiro turno.”
    Voltemos a lei da anistia (Lei nº 6683/79) que tanto se discutiu sobre a sua constitucionalidade. A Folha está extrapolando sua condição de veiculo de informação.Com a palavra os juristas sobre o assunto.

  215. Parabéns a este brilhante Filósofo e Teólogo Dr.Leonardo Boff, que comentário brilhante esse realmente é uma pessoa inteligente que sabe analisar os fatos e interpretá-los racionalmente. Parabéns também ao Balaio dp Kotscho, por colocar este artigo na internet. É disso que o povo precisa de informações que vem de encontro ao progresso do Brasil e dos brasileiros. Não precisamos da MÍDIA QUE ESTÁ A SERVIÇO DOS PODEROSOS, formadores de opiniões e fazendo como o povo acreditem nas mitiras que eles dizem nas revistas e jornais a serviço deles. Ora, ora se todos querem ver o Brasil ser um país à ocupar um dia, a classes dos desevolvidos, unam as forças e trabalhem juntos. Agora que o LULA , O PT/PMDB e os partidos aliados fizeram do Brasil um país respeitado no mundo, isso é fato. Então povo brasileiro faça uma análise, elabore uma lista, com tudo de bom que aconteceu na sua vida e no Brasil na era LULA e era FHC (que Deus ajude que nunca mais volte), e compare se é que dá para comparar, não é mesmo? Então ve que vocês querem para a futura geração do nosso querio Brasil. Nunca mais PSDB (SERRA,FHC, AÉCIO, TIA ANASTACIA( ANASTASIA ) E DEM ( DEMONIOS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *