Eleição agora pode ir para o 2º turno?

Eleição agora pode ir para o 2º turno?

Se depender da maioria dos analistas que li nesta quinta-feira, a resposta ao título é “sim”. Pela primeira vez, desde que a candidata Dilma Rousseff disparou nas pesquisas, o mais recente Datafolha divulgado na véspera registra uma queda na diferença de votos que ela abriu sobre os demais concorrentes. “Com escândalos, cai vantagem de Dilma, mostra o Datafolha”, comemora o jornal em manchete.

Só faltou acrescentar um “até que enfim!…” Segundo o instituto, Dilma caiu dois pontos, Serra subiu um, Marina cresceu três e os nanicos alcançaram um ponto também. Em uma semana, a vantagem de Dilma sobre a soma de todos os adversários juntos caiu cinco pontos (era de 51 a 39 e agora ficou em 49 a 42).

Ainda assim, a candidata do PT venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Nos votos válidos, ela tem 54, Serra fica com 31 e Marina com 14. Caiu de 14 para 8 pontos a vantagem de Dilma sobre os demais.

Em comparação com a última pesquisa tracking do Vox Populi/Band/iG, publicada na quarta-feira, a diferença dos números dos dois institutos é grande. No Vox, Dilma mantem 27 pontos de vantagem sobre Serra (51 a 24); no Datafolha, esta diferença cai para 21 pontos (49 a 28).

A apenas dez dias das eleições, trata-se de uma diferença fora de qualquer margem de erro, que só poderá ser aferida com a divulgação de novas pesquisas por outros institutos.

Seja como for, o novo Datafolha reacendeu as esperanças de quem está jogando tudo para levar a eleição ao segundo turno. Como as denúncias de violação do sigilo fiscal não foram capazes de alterar o quadro das pesquisas, novos escândalos ganharam a praça, levando à queda da ministra Erenice Guerra e outros funcionários da Casa Civil e dos Correios.

Com a guerra aberta e declarada entre o governo Lula e a campanha de Dilma com a imprensa, o cenário volta a se tornar imprevisível, sempre na dependência de um “fato novo”. O que não se conseguiu ainda foi alavancar a campanha de José Serra, já que os votos perdidos por Dilma estão migrando majoritariamente para Marina Silva.

Pouco importa. A esta altura, qualquer voto vale para levar a eleição ao segundo turno, nem que seja dos nanicos, que pela primeira vez somados atingiram um ponto no Datafolha. Até um debate promovido terça-feira na internet com três “nanicos de esquerda” mereceu toda a última página de hoje do caderno de eleições da Folha, sob o título: “Vermelhos contra Lula”.

Atos públicos são promovidos à margem das campanhas oficiais para denunciar, de um lado, ameaças do governo à liberdade de imprensa, ao Estado de Direito e à democracia, com discursos histéricos como se o país estivesse à beira de uma guerra civil; de outro, entidades do movimento social e os partidos aliados do governo se mobilizam para denunciar o “golpismo da imprensa” a serviço da candidatura de José Serra.

Aonde isto vai parar, e qual a sua possível influência na campanha eleitoral que está chegando ao fim, não tenho a menor idéia. Só sei que este clima de intolerância, como escrevi outro dia, não é bom para ninguém. Nem gosto de escrever sobre este assunto. A eleição passa, o país e suas instituições ficam. Os eleitores voltam a ser apenas cidadãos, os jornalistas, jornalistas, e a vida segue.

Teremos segundo turno? Gostaria de saber a opinião dos caros leitores.

Em tempo: conversei esta tarde, por mais de uma hora, com dois jovens repórteres brasileiros da BBC de Londres, que vieram aqui em casa me entrevistar sobre a campanha eleitoral. É sempre agradável falar com pessoas inteligentes e bem informadas. Sabem qual foi o tema que dominou a conversa? Pois é, o mesmo dos últimos posts publicados aqui no Balaio: o papel da mídia nestas eleições. Virou assunto até lá fora…

712 thoughts on “Eleição agora pode ir para o 2º turno?

    1. O fato é que a política brasileira já estava na lata do lixo ao fim do governo de FHC, e durante os 8 anos de Lula/PT/Zé Dirceu/Cia, foi afundando ainda mais.
      Votei pela mudança, mas a decepção é grande.
      Lamentável tudo o que se vê e a´culpa não é da imprensa,mas dos que dão farto material para a imprensa divulgar, exercendo o papel de jornalismo. O que queremos? que diante de fatos como doláres na cueca, mensalão, dancinha da pizza, tapioca com cartão corporativo, Chavez, Ahmadnejad, Erenice´s family and friends, Mercadante – o irrevogável, etc, etc, etc., a imprensa seja conivente e não se manifeste no sentido de relatar fatos? Dilma disse que eram factóides, e depois? deixaram de ser?
      O sistema político no Brasil é nojento, independentemente de quem esteja no governo. Pobre povo.

    2. Antonio,
      Quer dizer que, na sua opinião, a imprensa é uma entidade acima de qualquer suspeita, composta em sua totalidade por seres prôbos, íntegros e honestos.
      Em compensação, todos os políticos são nojentos (embora na sua salada você só tenha colocado fatos negativos relativos ao PT).
      Acho que qualquer generalização do tipo é extremamente perigosa e equivocada (toda a unanimidade é burra, já sentenciava Nelson Rodrigues) , ou seja, há jornalistas (e donos de jornais e tv) extremamente inescrupulosos, e há políticos honestos.
      Para completar, um lembretezinho: o povo, neste governo, ficou bem menos pobre.

    3. Antonio,
      Você acha que a imprensa de propriedade familiar estão preoculpada com o Brasil? Você acha que elas querem o melhor para o país? Elas fizeram todo esse enredo por interesses próprios, elas só querem o dinheiro público para continuar a tocar seus gigantescos ‘negócios’, e Serra é essa garantia.
      Com o Lula eles não acharam um centavo sequer. familias midiaticas Querem o Serra por ser uma garantia que cofres estarão sempre abertos a qualque hora que precisar.
      Serra é uma garantia que nenhum membro desse clube midiatico familiar vai falir nos próximos quatro anos.
      É só por isso que apostam no Serra.

  1. Vocês estão ouvindo as gritas do pessoal incomodado com as críticas do presidente Lula à mídia?
    Quando esta mídia PIG fala tanto e tão mal do país, onde estavam estes defensores da liberdade?
    Onde estavam quando a mídia fez campanha pró tucanato nos últimos 16anos?
    Liberdade não é libertinagem.
    Portanto, muito cuidado com suas palavras.

  2. Não. E o datafolha, nesta eleição presidencial, sempre esteve à reboque do Vox/Populi e do Sensus, num primeiro momento e, depois, até mesmo do Ibope. O datafolha foi o último a reconhecer e captar a disparada da Dilma. Por que será?
    E a “queda” da Dilma foi operada dentro da margem de erro.

    1. Fernando, analisar uma pesquisa não dá segurança para inferir tendencia, contudo a média dessas pesquisas pode oferecer um panorama pais confiável. Vou preparar um demonstrativo dessa média e divulgar ainda hoje.

  3. Não vai ter segundo turno porque o povo é quieto e sossegado, nem tá aí com essas gritas do príncipe Serrinha.
    Na hora do vamos ver, vai votar consciente, em massa.
    Nunca mais a rede bobo vai ditar suas normas ao povo brasileiro.

    1. Jeder Jander, você acenou para o grande detalhe – não se vê nenhuma propaganda da candidatura Serra pelas capitais. Não se ouve nenhum politico, aliado ou simpatizante pedindo votos para Serra. Não se observa em rodas, grupos ou multidões cartazes, santinhos, placas ou planfetos com foto, frases ou realizações feitas pelo Serra.Pelo visto, nem nos jardins do Palacio do Governo de São Paulo existe esses materiais de campanha. Ainda nãoa tive a sorte de ouvir em grupos, conversas ou aglomerações discussões cujo o centro do debate fosse defesa ou ataque da candidatura Serra. Na verdade, nas ruas ou junto ao povo a figura de Serra é invisível. Nem uma linha ou palavra. Como disse um blogueiro acima, “o povo esta calmo e sossegado, acima tranquilo, somente esperando a hora de apertar o nº 13 e depois CONFIRMA. Sair para o abraço e até 2014…É desse silencio que o PIG tem medo, se cag….

  4. Caro Ricardo,

    Belíssimo post (pra variar meu amigo !!!!). Independente das pesquisas diárias, eu realmente assisto posturas de desespero de parte da mídia pela possibilidade de a Dilma levar a eleicão já no 1o. turno. Se isso ocorrer é pela vontade da maioria do povo brasileiro. Se nào ocorrer é pela mesma razão. Não sei se são os escândalos que provocam uma possível reviravolta no quadro da semana passada onde se preconizava uma vitória da Dilma já no 1o turno. Claro que esse tipo de escândalo que ocorreu justamente na pasta ocupada pela Dilma acaba por decepcionar parte do seu eleitorado, principalmente porque ela sempre se colocou “acima” de todos os ecândalos dos últimos anos. Lembro-me que quando estourou a história do mensalão tanto ela como Tarso Genro penalizaram a chamada turma de São Paulo e Minas do PT como responsáveis por toda aquela lambanca. Agora que a coisa estourou debaixo do nariz dela não há como penalizar ninguém. Eu continuo acreditando que ela leva essas eleicões no 1o ou 2o turno pois seu eleitorado tem conviccão que ela representa a continuidade do governo Lula. Um abraco

  5. Ô sô Kocho esse povozim da imprensa ainda ñ caiu a ficha, eles podem fazer o q quizer prá levantar o Zé PEDÁGIO e ñ vão conseguir, a imprensa ainda ñ quer aceitar o fato q o povo já descartou o Zé PEDÁGIO e tda a sua comitiva com a imprensa e outros meios q até então tinham alguma influencia sobre o povo, após o governo LULA as coisas ficaram bem claras e mudaram graças a Deus a favor do povo, creio eu q tdo esse terrorismo já faz parte do passado o presente é deixa a mulê trabaiaaaaaaa!!!!!

  6. Só acho que não está havendo justiça, pela grande imprensa, no acompanhamento das eleições. Se continuar assim, tudo indica que, com a ajuda da mídia, pode haver 2o. turno.

    1. Rubens, você notou que essa pesquisa publicada pelo DataFora, todos os caandidatos tucanos ou demonio subiram na intenção dos votos e diminuiram consideravelmente a dianteira daqueles que estão com a vitoria assegurada? O pior que Vox Populli estragou a festa. No meu entender, essa pesquisa teve finalidade de alavancar recursos, melhorar arrecadação financeira para injetar na campanha cujo caixa já estava minguando.

  7. como eu ja dize em veces anteriores, ” como meu pai diz, o cordeiro so ta morto depois do ultimo coise”, e o se engana quem achar que o ultimo coise sera antes do dia 3/10, vai ter segundo turno?, “nao”, por que nao?, por que o povo sabe o que lhe convem, ponto…

  8. Amigos comentaristas do Balaio.

    A imprensa PIG denuncista de corrupção não diz não promove concretamente por seus meios na prática como coibi-los e resolver esse problema de cultura da lei de Gerson de uma vez por todas, sempre foi assim, não visam o coletivo como um todo.

    Denunciar por denunciar e tão somente para vender jornais, revistas , audiência na TV, e “ninguém sabe disso” !!!!

    A corrupção não tem lado, não tem partido, não tem ideologia, é do quem dá mais e quem pode mais .

    Neste Balaio como leitores e comentaristas devem existir programadores em informática, engenheiros economistas, professores e demais profissionais da mais alta estirpe.

    Temos que sugerir meios e pedir as autoridades, boa imprensa, programas, projetos no sentido de cercar todas essa possibilidades da evasão do erário público e torná-lo mais eficiente, não importando qual o sistema político.

    Não deixar o ser humano que é passível de erro com ou sem intenção.

    Tentar elaborar um projeto em um sistema automatizado sem que possa existir volatilidade,(volátil memória que se apaga) e acabar com diz que me diz.

    A tecnologia está aí para ser usado no sentido dificultar qualquer fraude e comprovar qualquer autenticidade.

    Parece até ingenuidade, mas é possível.

    O Estado e a boa imprensa hoje, é um meio de controle que a sociedade tem, mas terá que ser mais abrangente e transparentes, não basta divulgar números, temos que saber quem pagou e quem recebeu comprovadamente sem brecha e como é essa pulverização na prática.

    Sugiro um sistema desde a origem do dinheiro seja assinado com as impressões digitais da mão através de leitores óticos de quem liberou/enviou, quem recebeu.

    Um sistema em cascata, origem e destino do dinheiro, seja público ou privado.

    Nas campanhas eleitorais nós escutamos, eu fiz isso e fiz aquilo, com a verba X ou Y, o adversários retruca eu não recebi X e nem Y, e fica só na palavra contra palavra e nada mais, não sabemos quem fala verdade, ou seja, não temos nem como duvidar, não se tem nem como comprovar qualquer afirmação.

    Tem empresas de plano de saúde que já identifica através desse sistema leitor ótico das digitais e confirma se aquele usuário é ele mesmo, um sistema de gerenciamento eficiente,

    Que tal adotá-lo em todos os setores da economia, Incrementado na constituinte como clausula pétrea um sistema embasado em lei e acabar com a figura do laranja, que recebe dinheiro em espécie, não se sabendo a origem e o destino.

    A assinatura manual não é um identificador seguro e nunca foi, o papel aceita tudo, até se identificar por um processo com pericia e punição, leva muito tempo, e acarreta conseqüentemente o custo Brasil.

    É só querer fazer.

    1. Em todos os ‘degraus’ de nossa sociedade a Dilma vence, desde milionários a favelados, de militares a industriários, de bancários a donas de casas, de aposentados a adolecentes, de Nordestino a Sudestinos, Sulinos e Nortinos (‘istas’ é um erro de português para origem), a Diva vernce, não existe uma classe social em que a presiudenta não seja a melhor colocada nas pesquisas.
      Agora me explique como o Serra vai vencer essa eleição no segundo turno? O Alckimin pensou assim como você. Levou 2006 para o segunto turno e a ‘cacetada’ foi de fazer perder o endereço de casa, derrota foi de 68% a 29% esqueceu?

  9. Vai dar Dilma no primeiro turno. O Datafolha perdeu sua credibilidade faz tempo. O Tracking Vox/Band/Ig mostra uma diferença muito maior.
    Acho que o Datafolha tá tentando ajudar a campanha do Serra. Mas, o povo não vai cair nessa.

  10. Com certeza, segundo turno mais que necessario para que os 02 candidatos digam a que vieram.
    Um vai ter que responder pelo saco de maldades enquanto governa o estado mais rico da federacao. O preco dos pedagios abusivos e extorsivos.
    E o outro se tem realmente personalidade propria e nao é somente o esteriotipo do presidente que sai.

  11. Se depender do William Bonner e da Fátima Bernardes, sim, haverá segundo turno, ontem os dois eram só sorrisos, com uma ponta de cinismo e ar de vingança. Tomara que a Dilma ganhe no primeiro, mas se não for possível, que a disputa seja com a marina, e isso aí!

  12. A mídia imopressa e falada é de propriedade dos senhores feudais, estão pouco se lixando pelo assaliados. O que eles querem é manter a hegemonia com relação à riqueza do país. Portanto, dia 3 é 13 nas urnas, DILMA neles.

  13. Se tem que ser a imprensa a abrir os olhos dos cidadãos Brasileiros que seja então…..Eu não colocaria um funcionario na minha empresa com o Histórico de Dilma, acho que o mais inteligente é que se busque um candidato ao cargo que tenha um curriculo de realizações importantes e acima de tudo experiência.
    As pesquisas anteriores mostram que esse Pais tem que investir muito em educação, pois é quase inacreditavel que 51% da população vote por gratidão ou solidariedade ao Lula.
    Um candidato a qualquer que seja o cargo deve ser analisado pelo curriculo e não pelo Padrinho…………!

    1. Marcio,
      Gostaria que você fosse mais claro em apontar as razões pelas quais não empregaria uma pessoa com o Histórico de Dilma. Por acaso ela se mostrou incompetente nos cargos que já ocupou na vida pública? Se você é de opinião que sim, por favor diga quando, aonde e porque.
      Quanto a realizações importantes e experiência, gostaria de lembrá-lo que o Presidente Lula nunca tinha exercido qualquer cargo público antes de ser presidente. E deixará o posto como o governante melhor avaliado da história. Como ficamos?

    2. Marcio, pelo amor de Deus, você acredita que no governo de Serra em São Paulo não houve falcatuas, trafico de influencia, roubalheiras e outras maldades? Você acha que a bancadaria nos professores, camelôs, favelados foi ficção cinematografica. Como a mente é sua você vê da sua forma. Passar bem!!

  14. o Brasil não pode aceitar um fantoche na presidencia. Uma mulher sem história nenhuma para merecer o posto mais importante do país, aliás, ela tem história sim, mas de dar vexame à nossos filhos quando perguntarem: Quem foi essa Dilma?

    1. Somente um desinformado ou obtuso pode escrever um comentário destes, se não conhece os antecedentes da nossa futura Presidente que se mude de país para não desinformar seus filhos.
      Seja mais patriota e menos tucano

    2. Quem foi este tal de Serra.
      Rasgou seu passado ou nunca teve.
      Nao passa agora de um politico demagogo e de falsas promessas. O que prometem agora nao fizeram em oito anos de governo FHC.

    3. O Alckmin tinha história quando sucedeu o Covas? O Kassab tinha história quando sucedeu o Serra? O Lula tinha administrado algum Ente Federativo quando ganhou a eleição em 2002?

      A única coisa que a história gosta é a repetição. Repetição dos argumentos fajutos, ainda que, repetidamente, tenham sido derrubados pelos fatos.

    4. Quem foi é no tempo passado. A pergunta que tem que ser feita é Quem é Dilma? E porque não fazemos a mesma para o Serra, Quem é Serra? Um asno, que tenta sobreviver com suspeitas disso e daquilo e ao mesmo liga a imagem da candidata. Fora isso é o mesmo que vive de promessas eleitoreiras como aumentar o salário em quase 25% em 2011 e pior prometer décimo terceiro para um benfício assistencialista, chamado até a pouco por de Bols Esmola. É uma vergonha essa chamada esquerda tomar por base mentiras escabrosas desse ilustre derrotado. Mesmo que consigam, só vão adiar a derrota como foi em 2006 com o picóle de chuchu. A UOL não citou ainda o escãncdalo do governo estadual do MS. O governador é do PSDB e o babaca do deputado Ary Rigo, que alem de contar vantagens se achando um professor de mutretas, dá todos os caminhos exercidos pelo seu partido e pelo governador, também do PSDB, como distribuir as “mensalidades”, deixou de ser mensalão, para todos da assembléia legislativa e também MPE, Tribunal de Justiça e etc… Cade a imprensa que se diz perseguida em puro engodo porque não é verdade, pois se fosse isso todos os erros cometidos pelo governo Lula não viriam a tona. Comentei a ainda pouco no CONVERSAAFIADA do PHA, que a Dilma e a equipe do PT tem que levar isso a público e perguntar ao Sérgio Guerra, EJ e principalmente ao ficha imunda do Serra. Ele precisa provar do próprio veneno. Como pode um cara querer governar o país se seus coligados e amigos fazem de tudo com o erário público? Evidentemente ele vai dizer que nçao tem nada a ver com isso, igualmente quando o Eduardo Azeredo desenvolveu e criou o mensalão em MG junto com Marcos Valério em 1997, sendo o FHC presidente e o Serra ministro. Quem foi o Serra? Grande sócio do Daniel Dantas, FHC e ACM para entregarem as estatais e pagarmos as tarifas telefônicas mais caras do mundo, como exemplo. Quem foi Serra? Junto com FHC, ele era ministro do planejamento, o maior de desemprego da história do Brasil. Nós falavamos até pouco tempo que bater em cachorro morto é covardia, mas como ele foi pra UTI e está sobrevivendo, está na hora de mudarem a propaganda e exigir retratação dessa coligação nefasta e perguntar ao Serra como o país pode depositar confiança em presidente de um partido que tem escândalos em todo o Brasil e principalmente, em níveis municipais e estaduais. Ele fugirá as perguntas e pedirá que TSE proiba a campanha, mas a merda estará espalhada no ventilador e veremos quem tem mais cacife para sobreviver. Pago pra ver esse vendilhâo aguentar. Devrá despencar para terceiro lugar nas pesquisas e o enterro não mais será adiado. Ricardo contrinua para a divulgaçãono YOUTUBE e que essa coligação se borre de medo! Um abraço…

    5. E o que temos do outro lado? um homem da confiança do FHC, uma especie de primeiro ministro que ajudou a implantar o Neo-liberalismo, um regime que levou o Brasil a 12 quebradeiras em oito anos, um regime que atirou 40 milhões de brasileiros na mais absoluta miséria, uma politica que gerou 30 milhões de desemprego em apenas oito anos, e atirou 32% dos trabalhadores na rua da amargura, um governo em que Brasil sai de 9ª para a 22ª economia do mundo. Com o Neo-liberalismo Brasil só conheceu miséria, fome, pobreza, quebradeiras da indústria, empresário a fugir do país. com o Neo-Liberalismo de Serra tudo parou, páis foi humilhado no cenário internacional, FMI toma posse do Brasil, com o Neo-Liberalismo a que pertence o Serra 10 milhões de familias foram para os lixões em buscas de restos para alimentar seus filho.
      E o que temos desse lado?. Temos uma presidenta Dilma que traz uma herança positiva do melhor presidente de todos os tempos, traz as conquistas do governo Lula. não vou relattar, estão ai para quem quiser ver.

  15. Infelizmente há muito dinheiro sujo sendo jogado na campanha do Zé Serra, tem tv que desde o início do mês de Setembro, passa ao menos de 10 a 15 minutos falando de escândalos no governo. Tenho certeza que venceremos essas eleições e essa mídia mediocre, cada vez mais perderá espaço na opinião pública.

    1. Boa tarde Fabrício,

      Caríssimo, acredito que a questão ideológica partidária precisa dar espaço a razão.
      O PSDB governou por 8 anos e se mostrou incompetente, os atuais indices conseguidos pelo governo atual são muito bons, até o SERRA usou a presença do LULA em sua propaganda eleitoral como ícone de competência.
      O que o povo quer é a continuidade e esta é a dificuldade da oposição.

    2. Desculpa… nenhum outro presidente da repùblica brasileiro contou com tantos votos e tanto apoio popular. E esses votos e esse apoio vem de todos os setores da nossa sociedade. Mas, obviamente, sempre haverá aqueles – os derrotados de plantao – que entendem que para ser presidente da repùblica somente se requer tìtulos !

    3. Caro Fabrício, aqui no meu Estado do Pará, de tão grande desigualdade social, a “esmola” do bolsa familia ajuda muitas donas de casas sem qualificaçao e sem trabalho, mãe de tres ou mais filhos que não têm pai presente, a comprar alimentos para suas crianças. A fome é mais urgente que a qualificação profissional ou a educação que poderia levar tais donas de casa a pescar seus proprios peixes.

  16. Sera porque o TRE ou oTSE não intervem diante de tanta baixaria da midia, já que eles são os responsaveis pelas eleições nopais?
    As regras não incluem falsas acusações ou só incluem acusações contra o PT e o governo ?
    Que democracia é esta que a PIG tanto defende? É claro que a democracia que eles defendem é sópara eles.
    Onde esta a justiça que nada faz para impedir essa parafernalia?
    O pior é que tem tanta gente que ainda não descobriu que a midia é na verdade uma parte dos principais partidos politicos de direita que parasitam opoder desde sempre.

  17. Complicado isso hein Ricardo…Torço e luto fervorosamente para que tenhamos 2 turno e para que o povo brasileiro posso acordar e perceber que essa terroristazinha disfarçada de boa moça de maneira nenhuma serve para o Brasil

    1. Voce é jovem e não viveu os tempos do FHC/SERRA! queria ver o que pensaria se seus pais fosse aos lixões em busca de alimentos para te alimentar, por causa de um politico do calibre do Serra,

    2. Você viveu o período da ditadura militar? Você sentiu na pele a opressão, a falta de liberdade, o clima de mêdo e insegurança, quando qualquer um que ousasse fazer oposição aos generais de plantão podia ser preso, torturado e ou até “suicidado”?
      Se você viveu isso e chama Dilma de “terroristazinha” é porque você estava do lado dos torturadores.
      Se não viveu, procure se informar melhor antes de fazer acusações desse tipo.

  18. É evidente que parte da a mídia históricamente ligada à direita ou à elite, como queiram, divulgam notícias que, julgam capazes de mudar a opinião pública às vésperas das eleições. O mesmo ocorre com alguns institutos de pesquisas, não que eles não tenham credibilidade, mas é que existem muitos interesses em jogo. Se no Brasil, existe uma imprensa tão eficiente, com bons reporteres e boas fontes, porque as notícias só são veiculadas meses depois que os fatos ocorreram, e às vésperas do pleito? Por que essa mesma mídia, não mostra a notícia quando ela realmente acontece, para que o povo forme sua opinião?
    Acredito que essa parte da mídia, substima o povo ( a maioria que não tem o costume de ler seus jornais ou ver seus sites, blogs, etc), postando notícias que ganham grande divulgação em todas as outras mídias populares.

  19. Leva no 1. turno SIM.

    O caso Erenice, pode ter decepcionado um pouco sim, mas quando se pensa:

    1) Que EXISTEM DEZENAS de maracutaias, esquemas, mensalões do PSDB e do DEM FUNCIONANDO A TODA e que a imprensa NUNCA MOSTRA NADA;

    2) Que o Serra é a mentira, a baixeza, a canalhice encarnada, mentiu confirmadamente diversas vezes durante a campanha (vide por ex.: dizer que colocou 2 professores nas salas de aula – MENTIRA; dizer que era o sucessor escolhido por Lula – MENTIRA; dizer que sua filha foi vítima de quebra de sigilo – MENTIRA, ELA é que quebrou o sigilo de 60 MILHÕES DE BRASILEIROS e a imprensa NEM UMA LINHA SEQUER;

    3) Que para confirmar mais ainda tudo isso, o Serra está aliado ao DEM do Arruda, à turma REACIONÁRIA E CORRUPTA que SEMPRE TORNOU O BRASIL UM CAMPEÃO MUNDIAL DA DESIGUALDADE SOCIAL;

    4) Que a Marina, pode até ter boas intenções, mas não tem chance alguma, será apenas uma perda de tempo;

    5) Que é óbvio que o PIG vai tentar até o último segundo, distorcer as coisas o mais que puder;

    6) Enfim, por essas, e mais algumas dezenas de razões, o povo não é bobo, sabe muitíssimo bem que SÓ MELHOROU DE VIDA GRAÇAS AO LULA, então vai dar DILMA NO PRIMEIRO TURNO! 🙂

    O resto é desespero do PIG.

    1. Professor, muito triste ver este comentário de um formador de opinião….quem arrumou este país tem um só nome: Fernando Henrique Cardoso. O lula e sua corja deveria ter vergonha na cara e não roubar os méritos de quem realmente os merece.

    2. Que pais vc mora? ta batendo desespero?nunca vi uma quadrilha tão bem organizada como o PT só que ñ tem crime perfeito.
      Se a bandidagem do PT ñ devem nada é só entrar na justiça,vcs compraram a imprensa toda salvaram a GLOBO da falencia,ontem compraram o SILVIO SANTOS ou tentaram pelo menos mas parece que deu certo,toma vergonha é esse tipo de professor que o Brasil tem POUCA VERGONHA.

    3. concordo em genero. numero e grau, com tudo o que disse o professor Marcos.
      quem não viveu a ditadura não sabe o que estão dizendo a respeito de Dilma.
      leva sim, no 1º turno.

    4. A maracutaia, infelizmente, està na veia do povo brasileiro. Nenhuma outra lìngua no planeta possui tantos sinônimos para a mesma idèia, a da maracutaia, tais como ESPERTEZA, MALANDRAGEM. Sejamos honestos, boa parte de nòs critica os outros brasileiros que estao na polìtica como se eles nao fossem parte desse tecido social. Nòs, tambèm, fazemos parte dele, infelizmente. Aprendemos desde cedo a colar nas provas, a enganar o amiguinho na bolinha de gude, a escapar de impostos ou multas devidas de trânsito. Se achamos que a classe polìtica deva mudar – e muito – tal mudança deve começar, primeiro, por todos nòs.

  20. Chega dos mesmos! Não dá mais para aguentar tanta essa politica dos capitalistas, dos proprios interesses, de tanta corrupção, dos agrrogantes, dos legalistas opressores, dentro de um sistema burocratico, que necessita de mudanças radicais, nao de massagistas e etc. Vamos mudar! Você pode!

  21. Com toda certeza, seria muito melhor termos um 2° turno, permitiria a nós a chance de podermos ter mais informações sobre essas denúncias contra casa civil. Se a Dilma não tiver nada a ver com as denúncias, ela ganharia, mas se ela estiver envolvida, jamais poderia ser Presidente.
    Nós temos que ter esse tempo para podermos chegar a uma dessas conclusões.

    1. Marcos você ainda tem 10 dias para refletir, comece meditando: 1º) como uma empresa receberia bancos de dados de instituição bancária se não houve trafico de influencia ou uma determinação de alaguém com poderes para tal; 2º) Por que um governante não permitiu instalaçoes de CPI’s para investigar denuncias ocorridas dentro do governo; 3º) Por que um acidente onde houve vítimas não foi competentemente investigado; 4º) Como o governante libera verbas publicitárias para grupos da mídia que os apoia em campanha politica 5º) Por que o meu candidato antes do inicio da campanha tinha escolhido o Arruda para ser vice e mudou de opinião?
      Como você vê o outro lado não é nehum santo.

  22. Eu gostaria que a eleição fosse para o segundo turno por um simples motivo: os tucanos teriam que ser menos genéricos nos programas de tv e a turma do pt teria que se esconder menos atrás do Lula e fazer política com as próprias pernas. Fortaleceria o debate e mostraria quem realmente sabe o que tá dizendo…

  23. acho que não. eles estão (a elite atrasada, corrupta e violenta) estão desesperados atrás de uma bala de prata, estão assustados mesmo. mas agora é caixão e vela preta pro serra.
    e eu nem gosto da dilma, nem da marina, nem do pt…
    mas acho que é isso.

  24. 7/9 por cento sempre foi a diferença da Datafalha para Vox e Sensus. Então, está tudo como era antes. Nadica de nada mudou. Segundo turno vai ter sim, em SP, isso com certeza. E aí, vixe, mais vitórias e mais vitórias.

  25. Ricardo]

    Não é a Imprensa que fabrica os escandalos do gorverno Lulla. Até hoje 9 Ministros do governo Lullla foram demitidos por corrupção. A cada dia aparece mais um escandalo Os escandalos estão aí ninguem nega. Tentam explicar e se justificar. No Caso do TV Brasil Franklin Martins acha muito natural que seu filho REPRESENTANTE COMECIAL da Tecnet participe a ganhe um pregão presencial. Agora uma empresa desconhecida que nem tem página na Internet ganha um contrato de R $ 14 milhoes no MInistério dos esportes. esta mesma Empresa ganhou um registro de preço do mesmo valor no MInisterio do Turismo. Vc acha que a Imprensa deve ficar calada?.

    1. Poxa Ricardo, se você é um juiz, quer for reu está ferrado. Antes mesmo do processo correr você já mandaria para o paredão…Assim fica dificil encontrar o caminho da justiça e da convivencia democrática.

    2. O que não é aceitável, caro Ricardo Reis, é que a imprensa seja tão descaradamente parcial. Há vários escândalos que envolvem políticos aliados a José Serra que não recebem nem uma linha ou um segundo no noticiário; só tomamos conhecimento deles pela blogosfera.
      Atuando dessa forma, a imprensa perde credibilidade. Pelo menos de minha parte, passo a questionar se o que é divulgado são escândalos reais mesmo ou simplesmente fabricados, até porque todos são categoricamente desmentidos pelos envolvidos.
      O fato de um ministro sair do cargo não signica, em absoluto, que seja culpado pelas acusações. E nossa história está cheia de exemplos nesse sentido.

  26. Lula conseguiu fazer o que o PSDB, não conseguiu. FHC durante as eleiçoes para presidente na sua saída não trabalhou politicamente para eleger seu suscessor, ao contrario do LULINHA paz e amor supreendeu a todos até os mais intelectuais. VAI VENCER NO PRIMEIRO TURNO

    1. Não se engane meu amigo! Marina vai para o segundão e vai vencer esta parada. O povo vai fazer uma verdadeira revolução com o voto. Dilma e Lula, não tem medo de Serra e sim de Marina que tem uma história mais bonita que a de Lula e mais limpa.

  27. É dilma no Primeiro turno
    Quem ta com esperança 1° truno esquese não vai
    existir em 2010!!!!!!!!!!!

    ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉERÉÉÉÉÉÉEÉÉÉÉ´ 131313131313131313131313131313131

    13

  28. Sou uma senhora de 52 anos,há muito tempo não voto em nenhum candidato.Mas nesta eleição,uma mulher me chamou a atenção e me devolveu a fé na política.Marina Silva! Uma mulher linda de intenções e convicções.Alguém que se importa com a preservação da natureza,da vida.Porque o futuro de meus netos depende de pessoas como ela,uma mulher simples,sem esnobismos.Uma mulher que se preocupa com o futuro da terra,do meio ambiente,dos animais,das crianças.Parabéns Marina! Que Deus esteja ao seu lado sempre e lhe ilumine para que você possa iluminar este Brasil tão necessitado de uma líder que ame verdadeiramente esta Nação.Um abraço.

  29. CUIDADO RICARDO! VC FAZ PARTE DESSA MÍDIA QUE O PT QUER CENSURAR E QUEM SABE TRANSFORMAR OS JORNALISTAS EM GOLPISTAS! VC É UM DELES, E DOS BONS!
    Eu recomendo que entrem no Youtube procurem o pastor Paschoal e vejam o que ele quer falar! Thanks you!

  30. Se o povo usasse o jornal p/ ler,e não p/ se limpar,talvez fossemos mais esclarecidos qto aos candidatos em quem votar,ainda que não temos opçoes nenhuma,certamente que não votariamos no melhor,porem no menos ruim.

  31. A ausência de Dilma no debate sobre o Nordeste, foi um desrespeito aos nordestinos que queriam ve-la discutindo as questões de nossa região.Espero que os “conscientes” mostrem a ela que não é assim que a “banda” toca. No 1º turno ela pedeu meu voto.

    1. Augusto Souto você é parente do Paulo candidato a governador da Bahia? Caso positivo devo lhe dizer que o Nordeste nada perdeu sem a presença da Dilma no debate, pois tudo acenava para uma arapuca. Como você lamenta a sua ausencia? A Dilma, volta e meia está sempre aquí no Nordeste. Essa semana esteve aquí na Bahia. Meu caro ela tem agenda…Precisa de desdobrar para dar conta do recado. Tenha consciencia, tudo o que ela teria de dizer no debate ja sabemos a vontade: gerar mais empregos, dar continuidade a construção da refinaria em Pernambuco,concluir a ferrovia Norte-Sul, concluir o Porto Sul em Ilheus,iniciar e dar anamento a hidroéletrica de Belo Monte, terminar obras do PAC, construir milhares de casas para o Programa Minha Casa Minha Vida…Quer mais!

  32. Fico triste, pois, esperava mais do candidato Serra devido sua experiencia eu acredito que seria melhor para o Pais. Embora acho que nesta eleição mereciamos ter melhores Candidatos .

  33. Vai ter sim segundo turno, estou torcendo pra isso temos que tirar esse pt nogento do poder, foram muitos os escandalos que surgiram na era pt, tá na hora de votarmos na experiencia naquilo que deu certo e esse nome chama-se SERRA.

  34. Acorda Brasil. Eu voltaria a votar no Lula dentro de 4 anos, mas sei que a Dilva jamais foi e jamais será o Lula e é aí que o povo está equivocado e suspeito que o próprio Lula está. Minha intuição já se transformou em convicção: O Serra está certo “Se a Dilma vencer agora o Lula não conseguirá voltar”

  35. Dilma não enfrenta só José Serra. Também a Rede Globo, a Folha, o EStadão, a Veja e esses estranhos democratas que surgiram como talibãs, em plena campanha eleitoral. A investida dos que não querem uma ex-guerrilheira como presidente é muito forte. Mesmo assim, se o João Santana caprichar nos últimos programas da TV, se Lula for mais cuidadoso nas suas falas, não dando munição ao inimigo, e se os verdadeiros democratas se unirem nas ruas, nos blogs e em todas as trincheiras dá para levar nos primeiro turno.

  36. Calma, muita calma em relação à pesquisa Datafolha publicada hoje com entusiasmo pelos jornais com pequena oscilação de nossa candidata a presidente da República, Dilma Rousseff.
    Não vamos contestá-la, nada disso. Nunca brigamos com as pesquisas. Mas vamos analisá-la com serenidade e, principalmente aguardar as sondagens eleitorais do IBOPE e dos institutos Vox Populi e Sensus que saem hoje, amanhã e nos próximos dias.??A despeito da oscilação, de qualquer forma Dilma continua vencendo no 1º e no 2º turnos. Não devemos e não nos apressemos nas conclusões.??Comemoram uma oscilação, não a subida de Serra
    O barulho que estão fazendo – oposição e mídia – está muito superior ao que justificam as oscilações, quase todas dentro da margem de erro em todos os itens, indicam os gráficos da pesquisa Datafolha. Esta euforia externada por eles, portanto, é parte da campanha midiática. 
    Lembrem-se, o barulho não era o mesmo, nem atingia estas dimensões enquanto o candidato da oposição a presidente, José Serra oscilou e foi despencando ao longo da campanha dos mais de 40% que chegou a ter para os pouco mais de 20% que tem agora.??Vejam, a versão da Folha – encampada pelos demais veículos da mídia – é que Dilma caiu por causa das denúncias e que a candidata do PV ao Planalto, senadora Marina Silva foi a beneficiária. Mas, o próprio jornal admite e os gráficos do Datafolha mostram que está tudo dentro da margem de erro e que o candidato da oposição, José Serra só ganhou um ponto percentual em relação à pesquisa anterior – de 27% para 28%. ??Mais do que nunca, às ruas militância!
    Cautela e uma análise isenta e cada vez mais minuciosa são essenciais nesta hora, até porque precisamos levar em conta que o mesmo Datafolha ficou na contramão de todos os demais institutos quando estes há um mês começaram a mostrar a posição de Dilma consolidada.O Datafolha foi o último a chegar a este consenso, e antes, no início e no meio da campanha chegou a levantar suspeitas e a ir à Justiça contra os Institutos Sensus e Vox Populi. ?No mais, o que devemos agora é fazer e intensificar a campanha. De agora até o dia 3 de outubro – mais 10 dias. A hora, mais do que nunca, é de colocar todas as nossas forças nas ruas, com o que de melhor nós temos, que é a nossa militância. Às ruas para buscar todos os votos para Dilma e para nossos candidatos – e aliados – a governador, senador, deputado estadual e federal. Chegou a chegou a hora da arrancada final e da vitória no 1º turno. Ela é possível, está confirmada e agora só temos que garantí-la.

  37. O problema ao que vejo não se trata da “liberdade de imprensa” mas sim “responsabilidade da imprensa”. Essa ao meu ver é a questão. Diz o antigo adágio: A flecha lançada e a palavra proferida não mais retornam. Já vi ao longo de meus quarenta e tantos anos a imprensa literalmente destruir a vida de pessoas inocentes. Lembram-se do caso de uma escola particular de São Paulo cujos donos foram acusados de abuso das crianças? Pois é, esses pagaram caro pela irresponsabilidade da imprensa e tiveram suas vidas destruídas.
    À imprensa cabe apensa noticiar fatos e não tentar incutir na cabeça do povo sua opinião. Uma imprensa livre pressupõe antes de mais nada imparcialidade e justiça “aos fatos”.
    A diferença apurada nessas pesquisa, algumas delas feitas evidentemente em favor do candidato Serra, ao meu ver, retrata o desespero. A maioria quer Dilma, desde o começo. Esteja a maioria certa ou errada não importa, sua vontade deve ser respeitada. O absurdo é tão grande e falta de hombridade tamanha que segundo o Serra agora se até um trem de metrô para em São Paulo isso é culpa da campanha da Dilma. Isso é o retrato do desespero.
    Em particular, estou satisfeito com o andar do atual governo e vislumbro que a continuidade do projeto tende a ser ainda mais produtivo. Por que arriscar uma mudança ainda sob a batuta de uma candidato que não consegui nem mesmo apoio integral do seu partido!?!?!

  38. E’ claro que DILMA vai ser eleita no primeiro turno.
    O POVO brasileiro e’ esclarecido e sabe em quem
    pode confiar. Nao vai perder a chance de seguir
    crescendo e ver seus descendentes conseguirem uma qualidade de VIDA MELHOR.

  39. Como ouvi dizer, no primeiro ou no segundo turno Dilma leva, e terá tempo de sobra para governar, porque a unica Bomba que a opisição tinha para pertubar no seu inicio de mandato já foi explodiu e está sendo muito bem digerida pelo Lula, né Erenice.

  40. Quem foi o Serra? É o mesmo futriqueiro , fofoqueiro, agitador, que no período mais triste de nossa história, membro da UNE, enquanto seus colegas lutavam pela democracia, muitos foram mortos ,outros torturados ele, covardemente os abandonou, fugindo, dando no pé, para o Chile. Assim sendo, meu voto é DILMA presidente do BRASIL.

    1. PF Amaral, o Serra quando estudante foi covarde? Fugiu dos militares trajando roupas de mulher? Pô, eu pensava tratar-se de um cara de verdade, corajoso,honesto e sincero. Seerá que me enganei? Bem! Como hoje ele é sujo, dissimulado,inescrupuloso, mentiroso, difamador,caluniador e desnorteado será que sempre foi assim? Sendo assim, meu voto é Dilma pelo mais é confiável, guerreira, competente, sincera, mãe, avô e mulher..

  41. Serra promete levar para todo Brasil, o excelente programa que há anos esta dando certo em São Paulo, este programa já tirou várias familias de situações financeiras difíceis é o BOLSA IMPRENSA

  42. O Serra é ruim. A Dilma é pior. A Marina parece mais confiável. O Lula prometeu muito e não fez quase nada. O Brasil cresceu por causa do empresariado competente, por causa do povo trabalhador que buscou suas próprias oportunidades e não por causa dos políticos. As propostas do Serra são uma elucubração que tenta reverter a tendência. As propostas da Dilma, será que as tem? Enquanto um esperneia, a outra tenta mostrar o que não tem, ou seja, carisma e competência. E enquanto isso, continuamos com um país sucateado, sem estradas dignas da riqueza do país, sem ferrovias, sem investimentos maciços em enducação, em saneamento, etc. O país é governado pelo trabalho e pelo esforço de seu povo e é desse modo que cresce e se enriquece. Os políticos só mostram que sabem tirar proveito do que os outros fazem, do que o povo faz. Tomara que haja segundo turno para tentar descortinar o que realmente pensam esses candidatos.

    1. Paulo Roberto isso é um monologo? Você escrevendo tudo para mais de 60 milhões de brasileiros lerem? O que você acha que êles acharão disso? No dia 03/10/2010 você juntamente com mais alguns saberão o que êles acham de tudo que está acontecendo no nosso país e do que acontece com suas familias, amigos e parentes.Bem estar, amigo!!!

  43. Se vc chama Dilma de terrorista, com certeza devia apoiar a ditadura militar.
    Se acredita na imprensa imparcial, é melhor ir ler Alice no País das maravilhas.
    Se pensa que os políticos são diferentes do povo, é bom acordar dessa utopia.
    A única verdade é que todos morreremos e que tem sempre alguém levando algum!
    Agora, se vc quer continuar sendo ingênuo… saiba que ingenuidade não é virtude!

  44. TER SEGUNDO TURNO SIGNIFICA COLOCAR NO PODER, DITADORES TRAVESTIDOS DE POPULARES, DE POVO. A ELITE BRASILEIRA É, COMO SEMPRE FOI, DITADORA, DONA DO PODER. A GRANDE IMPRENSA SEMPRE QUIZ E SEMPRE FOI A MANDATÁRIA DESTE PAÍS. MAS ELES VÃO QUEBRAR A CARA, PORQUE A DILMA VAI GANHAR NO PRIMEIRO TURNO, SEM PRECISAR DE MILAGRES! ELES VÃO VER! NÃO ADIANTA INVENTAREM ESCÂNDALOS. ELES TÊM ESCÂNDALOS QUE ATÉ DEUS DUVIDA, MAS O PT NÃO ENTRA NO ESQUEMA DELES. MAS ACHO QUE TAVA NA HORA DE DIZER QUE EM TODOS ESTES ESCÂNDALOS ESTÃO IMPRESSAS, PORQUE ESTÃO MESMO, AS DIGITAIS DO “ZÉ”!!!

  45. As eleiçoes vão ser definida no 1 Turno, e mais uma vez a imprensa partidária que pensa ser a dona da verdade, vai quebrar a cara e ver que o Eleitor brasileiro não é mas aquele otário que votava por indicação da imprensa, vota no que acha melhor e ta acabado, foi o tempo em que a Globo era o maior eleitor do Brasil, e com isso a imprensa vai ficando desacreditada.

  46. Aos poucos, o brasileiro esta se politizando e enxergando por trás da notícia tendenciosa e oportunista, veiculada pelo meio de comunicadores subjugado aos capitalistas politicos de direita (psdebistas e democratas).

  47. Caro Ricardo!
    Assisti há pouco o hrário do TRE. Deu para perceber que os resultados da última pesquisa influenciaram os programas desta tarde. Marina já citas coisas que fez como ministra. Serra deixou os escândalos de lado para tentar mostrar àas mulheres do Brasil que ele é o candidato que as ama.
    Dilma continuou mostrando que ela é herdeira do sucesso do governo Lula.
    Parece que a vida voltou ao normal. Já era tempo dessa palhaçada do psdb acabar.
    Um abraço!!!!

  48. Este que ai esta falando que o PT e uma cambada vai nunca teve se quer uma casa para morar e uma pessoa aloprada,porque se fosse um cidadao respeitava as opnioes oposta,este nao sabe realmente o que uma democracia a propria imprensa forma opnioes das pessoa, este aloprado deve ser um deste.nao tem opinao propria;

  49. Ricardo

    Boa Tarde !

    Vamos ter a 1ª Mulher Presidente do Brasil, com vitória no 1º turno !
    A maioria da população quer que o Brasil continue crescendo e com uma sociedade mais justa.
    Somente neste ano, teremos 500 médicos formados pelo PROUNI.
    Este é um momento mágico para a nossa história.

    Viva DILMA !

    Viva O POVO BRASILEIRO !

    Nizar

  50. Quanta ignorância.

    Será que ninguém está vendo o que está acontecendo?

    Será que o povo brasileiro vai ter a coragem de eleger uma pessoa na qual sempre se lixou para regras?

    Não é possivel, gente pesquisem.

    A maioria dos nossos políticos brasileiros são corruptos.
    Não defendo ninguém pois tudo é uma sujeira só.

    Mas o que você conhece sobre Dilma Roussef?

    O porque colocar uma pessoa como ela para governar nosso país?

    Vocês sabem o porque ela foi presa?
    Deem uma pequena pesquisada no GOOGLE.

    Gente vamos fazer com que essa eleição vá sim para o segundo turno.

    Apesar de me simpatizar muito pela Marina, acredito que ela não terá forças contra Dilma para um segundo turno.

    Vamos fazer o segundo turno votem no Serra, prefiro ele governando o nosso País do que Dilma.

    Serra pode até não ter tantos simpatizantes pelo partido dele, mas vejam ele fez como ministro e governador.

    O que Dilma fez?
    Pac?

    Cadê?
    E vai fazer PAC 2?

    Gente Prestem atenção.

  51. Gostaria mesmo é de o SERRA e a MARINA no segundo turno. pois o pessoal do PT com a tal DILMA pra já morreram. O gente do PT sem Ética nenhuma! Usam e abusam da “máquina”, o seu LULA se dizia antigamente contra COLLOR, SARNEY, etc e tal…e hoje em dia anda de beijinhos e mãos dadas com os mesmo “caras” que ele dizia serem “corruptos”. O que aconteceu com o tal ” LULA LÁ”??? Adivinha??? Moral pra esses do PT….hummmm!

  52. Ricardo,espero que não! O objetivo é minar a confiança e instilar a dúvida no coração das pessoas.Estava algo indiferente mas agora estarei em campanha!Não quero a reprise de 89 .

  53. É só e perguntarem, o que vcs acham da saúde do Brasil?, da Educação do Brasil?, das estradas do Brasil? Exemplo: hoje pagamos para pelas estradas, IPVA, PEDAGIO e CID imposto imbutido na compra da gasolina.
    Vocês querem que continuem assim.?

  54. Ricardo, do meu ponto de vista, não haverá 2º turno para mim partindo do pressuposto de que a intenção de votos favoravel a candiatura Dilma está consolidado. Não quero discutir a pesquisa por que não foram dadas as informações técnicas requeridas, ou sejam: metodologia,coleta amostral,qualidade das amostras e outros elementos essenciais para se fazer um diagnóstico mais preciso.Não queremos pré julgar mas é óbvio, que o DataFolha pertence ao grupo Folha de São Paulo, um dos algozes do Presidente Lula e do seu partido, não iria divulgar uma pesquisa que não revelasse para a nação de que a atitude do Presidente Lula em relação a imprensa lhe fosse desfavorável.Isto já era esperado, todavia, uma ação tende a provocar reação, fica o alerta para a campanha Dilma, intensificar nas ruas, nos bairros, nas favelas, nos povoados, vilas e municipios de todos os cantos desse Brasil, os chamamentos populares, associações de bairros, enfim todas as militancias para atuarem em todos os quadrantes da campanha, coisa que falta ao PSDB pois êle não tem o povo, o povão, os pobres e os ora incluidos. O PSDB é elitista, não chegaa perto do povo, do povão das pessoas mais humildes. Então essas são as reservas estratégicas que a campanha da Dilma conta. A questão da mídia só é acompanhada na classe média alta, nos ricos nos altos segmentos ou grandes grupos economicos e sociais.
    Era baboseira do Serra quer comprar o voto do pobre com a sinalização de aumentar salario minimo é vista como piada e verboreia eleitoral.
    O sentimento que perpassa pelo íntimo de cada brasileiro beneficiado seja pai, irmão,tio,mãe todos é de que fazer uma ingratidão ao presidente que lhe deu o que comer será a mesma que os cristão da época fizeram ao nosso Senhor Jesus Cristo e tenho certeza que ninguém vai quer viver com essa traição.Escreva com as letras da fé NÃO HAVERÁ 2º TURNO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAS DE 2010.

  55. O que uma parcela da mídia manipuladora quer, é tentar colocar a Marina para o segundo turno?Não é não.Querem o Serra.Marina está sendo usada pela pretensa onda verde.Mas o eleitorado está atento e não deixará retornar ao poder governantes que acham que poucos podem mais que a maioria.Nunca nesse país se comeu tão bem,nunca nesse país se construiu tanta casa,o Brasil virou um canteiro de obras.O eleitor está vendo tudo isso e não podemos perder a oportunidade de avançar .Dilma presidente e Tarso governador do RS>

  56. FOOOOOOOOOOOOORA PSDB, FICOU 8 ANOS NO GOVERNO COM POUCAS REALIZAÇÕES E SOCIÓLOGO. UM QUE DIZEM ANALFABETO SEM EXPERIÊNCIA FEZ MUITO MAIS, SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER. DEIXEM DE HIPOCRISIAS..

  57. “Escândalo atrapalha campanha de ‘protegida de Lula’, diz ‘NY Times”

    Essa infecção esta radicada globalmente

    http://g1.globo.com/platb/redacao/2010/09/21/escandalo-atrapalha-campanha-de-protegida-de-lula-diz-new-york-times/#comment-75910

    Vai atrapalhar como as ondas do mar atrapalham os surfistas
    Isso não chegara a se concretizar, ser como uma onda do mar, que vai estabilizar ficando na balada que esta ficara

    Que poderá acontecer, confirmar a Marina como surpresa esperada

    Por que enquanto o Serra, malha de um lado só

    Marina sobe por que malha o Serra e a Dilma, enquanto o Serra e a Dilma não malham a Mariana sobe

    Apesar dessas turbulências, que era visível, de isso ocorrer ir em direção a esses fatos no ar que estavam no cofre como reserva de malhação

    Algo natural, se tratando, de política só na base do ego pessoal, onde cada partido tem sua máfia por debaixo dos panos, por tabela tem os partidos nanicos sobre o mesmo domínio

    Ate o dia da eleição deveremos ter mais capítulos, dos bastidores que desviam recursos via as indústrias dos lucros sem capital, usando todos os tipos de artifícios, via prestadores de serviços de diversas atividades incluindo todos os segmentos da economia, das coisas que são cobradas e não feitas, tipos reformas onde nunca foi reformado, veneno onde nunca foi passado, sendo pago como se fosse feito as reformas e os venenos passados, sobrando ainda as merendas

    Nunca nesse país tivemos aulas sobre política melhor que nessa eleição

    Prognostico daqui para frente pode ser a surpresa Marina, pode dar duas mulheres

    Porem tem o fator economia e o fator Lula, e o pré-sal basta destacar mais isso que matematicamente garante a Dilma no lugar dele, e o que dizem na praça

  58. O “sindicato do golpe”(pig,burguesia burra,6duzia de intelectuais babacas,demostucanos e politicos anti-Brasil)
    Eles estão raivosos,por não delegar poder junto a população.
    UMA LEVA DE SENADORES E DEPUTADOS SEGUNDO AS PESQUISAS ESTÃO INDO PARA CASA.
    Graças ao pedido que o Lula está fazendo junto a população,o senado vai modificar o seu quadro.
    Aqui em São Paulo a turma do contra não vai conseguir eleger nenhum senador em todo Brasil as derrotas são amargas.Entre as derrotas estar a de ARTUR VIGILIO DO PSDB.
    É POR ISSO QUE ESTAR EXISTINDO ESTA ONDA RAIVOSA COM CHEIRO DE ENXOFRE NO AR.
    Quanto a pesquisa do data folha.Pegaram o viés da margem de erro e jogaram a Dilma para baixo e o Zé com Marina para cima, COM ESSA MANOBRA TENTAR DAR UM POUCO DE AR ATÉ DIA 3 DE OUTUBRO.
    Saindo as proximas pesquisas SENSUS E VOXPOPULI FICARAR CLARO O QUADRO ELEITORAL.
    PSDB/DEM/PPS(A TURMA DO CONTRA) NUNCA MAIS…………

  59. Não é o PIG que vai levar Dilma para o segundo turno não, mas sim os evangélicos.

    As declarações do pastor Silas Malafaia contra o PT e a Dilma estão influenciando, não só o meio evangélico como também o universo católico.

    A voz do pastor Silas Malafaia tem mais peso do que a de Lula no meio evangélico.

    Era tudo o que a Dilma não poderia ter nesta altura do campeonato: Silas Malafaia como opositor.

  60. Isso sem dizer que as pessoas que responderam a esta “pesquisa” sofreram clara tentativa de manipulação, já que tanto o “dataserra”, como o “globope” adimitem que incluiriam nesta pesquisa perguntas sobre os “escândalos da casa civil”, tais como se o eleitor teria conhecimento dos acontecimentos, se Lula e Dilma tinham participação no caso, etc., para depois dizerem em quem pretendem votar. Não perguntaram, é claro, sobre os 4 milhões desviados do caixa 2 da campanha do serra, sobre os escândalos dos aliados do Serra no MS e nem sobre os 60 milhões de sigilos bancários quebrados pela filha do Serra, e ainda assim o índice de votos na Dilma garante a vitória no 1º turno. E a dra. Cureau, tão preocupada com a lisura das eleições não deu um pio sobre essa vergonhosa tentativa de manipulação das pesquisas!!

  61. Acredito que Dilma irá no 1º Turno. Na minha opinião, apesar de achar que a Marina seria a melhor opção, é melhor a Dilma do que Serra. Em 2002 quando Serra tentava ocupar o lugar do FHC, Lula propunha aumentar o salário que na epoca era de 200 reais, enquanto Serra o “economista” dizia que não se podia fazer o aumento pois “quebraria” as contas do governo. Então se hoje pode, não será verdade que o Lula “arrumou” a casa e que estruturou nossa economia para que pudesse fazer isso. Muitos criticam o Bolsa Familia, mas os criticos não sabem e nem passam fomem então seria aquele ditado né?” “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”. Outra coisa o Serra disse que com aumento do salário para 600 mais familias passarão a receber o Bolsa Familia, mentira. O candidato não sabe nem como funciona o programa. Quanto maior a renda mais dificil fica para que as familias recebam o Beneficio. Por exe. Em uma casa com 4 pessoas com renda total de 510, dividindo por 4 dá 127,5, ou seja, a familia recebe o beneficio pois fica abaixo da renda maxima per capita que é de 140 reais. Se o salário for para 600 reais, a renda per capita dessa familia daria 150, ou seja, eles perderiam o beneficio. Além disso, se observamos os municipios pequenos, como uma loja pode pagar 90 reais a mais no salário, sendo que as vendas são menores. 1 salário minimo de 600 reais para uma Daslu não é nada, mas para uma dessas lojas de 1,99 é muita coisa. Consequencia, demissões.
    Não sou o senhor da verdade, mas não acredito no Serra e em sua equipe. Veja aqui em Minas. O candidato Tucano, Antonio Anastasia, não vincula sua imagem a José Serra. Por que será?
    Por fim, os erros devem ser corrigidos, os corruptos presos e assim arrumar a casa, nossa politica. Será que eles também não tem “companheiros” que fazem o mesmo? Será que somente os Petistas são corruptos?
    Tenho parentes em São Paulo e eles reclamam muito da Saúde de São Paulo. Por tanto, o Sr. José Serra, não tem o meu voto.

  62. TODA ELEIÇÃO É A MESMA COISA, NO BRASIL A IMPRENSA FUNCIONA COMO UM VERDADEIRO PARTIDO POLITICO, AINDA BEM QUE A POPULAÇÃO HOJE ESTA MAIS ESCLARECIDA SABE DIFERENCIAR O JOIO DO TRIGO.ENQUATO HOUVER ESSES DEMOS NA IMPRENSA TEMOS QUE CONVIVER COM ISSO.

  63. O serra tem mesmo muita estória prá contar (ou melhor explicar), pois trata-se do maior mentiroso do Brasil, tudo que ele diz soa mentira e falsidade, é especialista em se apropriar de feitos alheios como: FAT, GENÉRICOS etc.etc…

  64. Para a sua decepção, para a decepção da imprensa paulista e dos principais meios de comunicação, principalmete a IG, não var ter 2° turno. Vai dar Dilma para Presidente do Brasil, kkkkkkkkkkkk

  65. O povo realmente está anestesiado, abobalhado, não existe outra explicação. Diante de tantos escandalos de corrupção(o pior cancer que pode existir num País) desde o início do Governo Lula e agora localizado na Casa Civil. Nem isso é motivo para que o Povo acorde, em especial aqueles que fazem seus comentários na Internete em defesa dos malfeitores, corruptos, destruidores da ainda existente mísera moral de um Povo . Por letrados que são tais comentarista, deviam se olhar nos espelho para ver se ainda acham um pouco de vergonha em suas caras. Haja Brasil e dinheiro para sustentar essas quadrilhas.

  66. Bom, estamos no caminho da evolução da Sociedade Brasileira., portanto corremos o risco de que acusações do tipo que determinado candidato anda fazendo ainda pode ter peso na decisão eleitoral. Qualquer cidadão medianamente instruido sabe quais os jornais e revistas que atacam tentando minar diariamente o ano todo, o projeto repito o projeto politico que atrapalha os planos do projeto antagonico dos seus patrões, o Presidente LULA falou em alguns jornais e revistas, e não a Imprensa total, particularmente estou dispensando a opinião e grita corporativa, quanto ao acontecido na Casa Civil, é corriqueiro da organização politica brasileira, e nenhum,
    nenhum politico está fora desse risco, e note os nossos donos dos partidos e por isso os mais corriqueiros nos cargos nos ultimos 30 ou 40 anos são hipócritas e descarados ao apontar somente nas eleições fatos que conhecem diariamente.
    Acredito em projetos, o último Governo que tivemos conseguiu quebrar a hegemonia direitista e elitista que dominava a décadas nosso País. Como está sendo bom ver pessoas saindo dos edificios de Apartamentos que até o passado recente não teriam a minima oportunidade de frequentar a não ser como empregados, o projeto é de evolução e portanto continuará.

  67. Para aqueles que criticam as bolsas família e demais, deveriam renunciar a suas bolsas recebidas todos os meses de seus patrões, travestidas de vale-transporte, vale alimentação, etc.
    Ou vocês pensam que estes benefícios não são bolsas difarçadas. Pense bem…

  68. Mas o DATAFOLHA não é aquele instituto que caminhou atéo pouco tempo em descompasso com os outros e que de uma hora pra outra disse que Dilma “disparou”? Como confiar na honestidade deste?

  69. DILMA LEVA ESSA PRINCIPALMENTE AQUI NO NORDESTE,SERRA NÃO ENGANA NINGUEM,ESTAO TODOS CONCIENTES,DIFAMAÇÃO POR PARTE DESSE DEMOTUCANO NÃO LEVA A LUGAR NENHUM.

  70. A mídia golpista rotula de pobre/ignorante quem vota na Dilma !
    Alguém sabe o rotolu para quem vota no Serra ?
    Agora uma coisa é certa, muita gente que fala mal do PT, nos últimos oito anos viveu como nunca os prazeres de um pais que esta dando certo, pobre não compra carros, apartamentos nem faz viagens ao exterior.
    Quanto ao 2º turno, espero não aconteça, vai ser duro aguentar mais baixaria da imprensa golpista !

  71. A imprensa não só está prejudicando os avanços sociais e econômicos desses últimos 8 anos, como está exercendo o papel de justiçeira. Jornalistas e outros profissionais desse setor, infelizmente são pagos e bem pagos para falar e escrever o que o patrão manda. Ou seja, onde está a tal “Liberdade de Imprensa”? A mídia de modo geral sempre esteve a serviço das elites, por isso, as pessoas que falam e escrevem nesse mundo, nem sempre tem autonomia, é sempre pago para falar em nome de outrem. O que é mesmo liberdade de imprensa?

  72. No atual estádio da campanha eleitoral, imprescindível ao povo brasileiro a realização do segundo turno, pois poderão surgir novas denúncias e desmistificar a arrogância petista de ética pública, vez que se mostram iguais aos arenistas de triste memória. Lula já está colocando as “mangas” de fora, se levantando contra a liberdade de imprensa, o que os “companheiros” prezavam muito em outras época. 2º Turno jáaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  73. EU ACHO QUE A DILMA GANHA EM 03 DE OUTUBRO. CASO HAJA 2º TURNO… E DAÍ… SE FOR, A DILMA GANHA DE QUALQUER JEITO. SERIA ATÉ BOM, PARA QUE A MARINA DESCESSE DO MURO E DECLARASSE LOGO VOTO EM JOSÉ SERRA. ELA BEM SABE QUE ESTÁ SENDO USADA, ISSO ELA SABE!!! ALIÁS… O QUE A CAMPANHA DA DILMA PENSA, QUE ATÉ HOJE NÃO DENUNCIOU ÀQUELA SOCIEDADE ENTRE A POBRE FILHA DO SERRA QUE LUTA COM DIFICULDADES PARA CRIAR OS QUATRO FILHOS E A IRMA DO DANIEL DANTAS, QUANDO FORAM QUEBRADOS MILHÕES DE SIGILOS BANCÁRIOS E REPASSADOS À “FOLHA”??? ESTÃO ESPERANDO O QUE??

  74. Quero segundo turno para ver propostas, o PT é dono de criticar o continuismo quando não lhe convém, os escandalos não existiram, muita coisa até hoje não ficou explicada. PT não é partido é uma ceita:arrecada,tem um dono,e ilude o pobre aparentemente resolvendo seus problemas.

  75. Kotosho, qual diferença entre a Dilma eo Serra ?, bom acho que com Serra o Lixo pmdb vai demorar um poco mais a ser aliar e ganhar cargos no governo do mais tudo continua mesma politica economica de 94.

  76. A filha do FHC recebeu durante sete anos, e nunca trabalhou no gabinete de um senador do DEM.
    Todo mundo sabe disto, mas ninguém divulga !
    Da mesma forma que a filha do Serra foi lobista no governo do FHC !
    Essa é a diferença, pelo menos no governo do PT as pessoas ficam sabendo das mutretas, já com a oposição certamente não saberam de nada.
    Se preferem assim ! Votem no Serra !
    E banquem o/a corno(a) manso(a) !

  77. É necessario extinguir o PSDB e o DEM, do nosso país, só assim teremos condições de realizar o desenvolvimento de
    nossa nação. Agora temos a oportunidade, eleger Dilma no primeiro turno, já faz tempo que não vejo a midia falar de divida externa, lembra que fomos obrigados a diminuir o consumo de energia eletrica, senão ficariamos sem, a imprensa não tem o que falar por isso tenta e suas edições criar fatos com a intenção de denegrir imagens de politicos, sera que não percebe que este tempo já foi, que hoje o povo brasileiro é mais exigente e ignora esses relatos, o povo quer fato novo sim mas com qualidade de crescimento não fatos simplesmente eletoreiros chegaram até prometer decimo terceiro para o bolsa familia INACREDITAVEL

  78. Torço ardentemente para que haja, mas tenho minhas dúvidas. Tenho muito do que está por vir, principalmente em relação à nossa liberdade, conquistada com tanto sacrifício. Como disse o ex sei lá o quê José Dirceu, o PT é muito maior do que Dilma. E aí eu pergunto: quem vai segurá-los? Pelo meno esse mérito o Presidente Lula tem. Sei não, mas estou sentindo um cheiro cada vez mais forte de Venezuela no ar. Que Deus nos proteja.

  79. porque sera que ninguem fala dos milhoes que jose sera e FHC trouxeram do FMI para ajudar o povo quando era ministro da saude e que ninguem sabe onde foram parar todo esse dinheiro sera que eles podem explicar isso tambem

  80. Quem não deve não teme.Caindo várias pessoas ligadas a Dilma por corrupção e não tinham culpa?Contem outra.Com dilma ou serra vai continuar a roubalheira.Votem em Marina.

  81. Ricardo
    Com o vídeo que o Serra fez mandando os CACHORROS atacarem milhões de brasileiros que são petistas – Freud explica – a VITÓRIA da Dilma é no primeiro turno.
    Piada que corre na INTERNET: o Serra emprestou os cachorros que o BOLA/BRUNO usaram para matar Eliza.
    Terrível!
    Mas foi isso que os CACHORROS do SERRAPIG lembraram a quem viu o vídeo.
    CACHORROS TENEBROSOS atacando milhões de brasileiros petistas e simpatizantes.
    Que tiro no pé.
    Que falta de respeito com SERES humanos e com a nossa DEMOCRACIA.
    Serra não é mais o candidato do saudoso PSDB.
    O PSDB que poderia ter sido uma OPOSIÇÃO forte e capaz de ter feito um PROJETO para o Brasil tendo em vista as eleições – se torna o que de pior existe.
    Mário Covas!
    José Richa!
    Socorro!
    Serra entregou o PSDB para um tal de PIG que agora é o candidato oficial do PSDB já que assumiu MOSTRAR até VIDEOS CRIMINOSOS que parecem coisa de NAZISMO!

  82. Sabe qual a diferença entre votar no Tiririca e votar no Serra e no Alckmin ?
    Votando no Tiririca a gente vai estar elegendo um palhaço
    E votando no Serra e no Alckmin vai estar elegendo quem vai fazer o povo de palhaço…

  83. A Dilma vai ganhar no primeiro turno. Por maior que seja a trapaça, e ela está sendo armada. Daqui para 3 de outubro o Data Folha , A Globo, O Ibope, o Estadão, a Veja(óia) e outros nanicos vão dar o golpe das pesquisas. Mas o povo que consolidou o voto na Dilma tem experiência de muitos golpes eleitorais. Como temos o Sensus, o Vox Populi, A Band a Record e outroas empresas neutras, o golpe não vingará.

  84. Ricardo,

    Ao aproximar-se o dia 03.10 fica difícil prever se irá ter segundo turno. Penso apenas que a Dilma deveria dar um chega pra lá no Serra, pois parece que ela aceita suas acusações. Precisa falar no horário eleitoral e desmascará-lo. Idem no debate da Globo.
    Mas acredito que ela leva ainda no primeiro turno.

    Abs

  85. Chega a dar nojo ver o papel da imprensa nestas eleições. O Jornal Nacional – aquele que o general assistia para se sentir em paz – é ridículo, pois, tenta se passar por imparcial. Sem contar que o pau mandado da família Marinho, o medíocre do William Bonner, quando entrevistou Dilma parecia querer matá-la. Já quando Serra esteve na bancada do JN, o moço só faltou beijar a boca do vampirão. A Veja, então, não dá pra ler. Eta revistinha sem-vergonha, reacionária e preconceituosa. Folha de SP e Estadão, com problemas de má-circulação e queda acentuada de influência e abrangência, me fazem lembrar de um ditado muito comum no interior: “fulano falando e cachorro cagando é o mesmo”. Quem liga para o que eles escrevem, a não ser a elite de merda de São Paulo? Agora, como bem disse o RK, ragaram de vez a fantasia. Querem ganhar no tapetão. Esses mesmos, que criticam e jogam sujo contra Lula e Dilma, susteram a Ditadura Militar, emprestando seus programas e suas páginas (e até mesmo carros!) para que o regime se mantivesse. Faltam 10 dias para a eleição e pouco se alterou na vontade do eleitor. Sinal de que não somos mais vacas de presépio e nem mudaremos. A luta dessa gente, que não suporta ver o pobre viver melhor, não terá eco.

  86. Não , não haverá segundo turno, não podemos acreditar em um instituto de pesquisa que faz campanha descarada para um candidato. O desespero da Folha faz qualquer coisa para produzir uma manchete contra a Dilma. Meu estomago revira quando leio as manchetes dos principais jornais e revistas, e é claro do Jornal Nacional. Onde vai parar isso tudo eu não sei. A resposta será no dia 3 de outubro, Dilma eleita no primeiro turno.

  87. Brasileiros e Brasileiras gostaria que todos paracem um pouco e analisem cada candidato, sejam imparciais neste momento, pois a lei de Gerson ( levar vantagem em tudo) tem que ficar de lado, estamos escolhendo um representante de nossa nação, não vamos cometer o mesmo erro. Quando voce cidadão esta procurando um emprego no mercado eles exigem de voce escolaridade ,nivel Superior com Pós- graduação etc… se voce não estiver preparado não consiguira o cargo que almeja, esta regra e para todos certo. E simples comparar um governo com o outro, um teve que reajustar a economia para chegar no seu ponto ideal sem ter condições de colher os frutos destas mudanças. o outro entrou no governo com a economia ajustada e tirou aproveito da situação dizendo ser o melhor governo……. Já pensou se fosse ao contrario sera que estaria como esta……cuidado com este papo de que fui casado pela ditadura por que lutava pelos interesses do POVO, muitos na verdade lutavam pelo proprio interesse aproveitando da situação que o pais passava na epoca, ditadura foi ruim…. outra afirmação que devemos analisar ate que ponto.
    Boa Tarde
    a Todos

  88. Infelizmente o povo “comprado” pelo Lula não tem acesso aos escândalos que ocorrem diariamente. Dilma não tem condições intelectuais, morais, administrativas para governar um país que insiste em manter este câncer corrupto e falso democrata que chama-se PT. Belos sem vergonha, assim como a quadrilha que viri ajunto com Dilma.
    Pelo bem do Brasil, chega das esmolas e da libertinagem.

  89. Vai para o segundo turno sim.
    Outros escândalos aparecerão para derrubar Dilma.
    Nada de novidades, isso tudo já era de se esperar é só lembrarmos de 2002, 2006…
    O PT que se prepare vem chumbo grosso por ai….
    Novos escândalos estão, apenas, guardados nas gavetas da mídia, esperando sua hora para serem tirados de lá, conforme interesse da mídia e não do Brasil. Quere é eleger Serra isso sim, estão desesperados com caixa ($$) lá em baixo, precisam encher de novo !
    As denúncias não tem nada a ver com moralizar o Brasil. Pois só denunciam coisas de interesse deles…o resto das roubalheiras deixam passar numa boa !
    Da “roubalheira” do PSDB não aparece nada, são santos, honestos…então tá a gente acredita !
    E novas denúncias aparecerão perto do dia de votação, para não dar tempo de resposta do PT.
    O PT é meio “burro” para se defender, não sabem argumentar, por exemplo : quando a mídia fala em da relação do PT com ditadores, o PT deveria “lembrar” as pessoas que China está muito longe se ser uma democracia (são comunistas! ) e de ter liberdade de imprensa lá…e vejam os EUA são “amigos” dos chineses e a mídia não dá um pio ! Dai vale ! Ah com os comunistas chineses vale tudo, a amizade..dai pode…. !
    Os EUA vendem armas aos árabes (país longe de ser democrático) e a mídia não fala nada.
    Ou seja, o que existe na verdade, são os ditadores “amigos” e os “inimigos” isso sim…o resto é “conversa para boi tonto dormir” pura hipocrisia.
    Mas como disse o PT na sabe argumentar sobre as coisas então a mídia , velha de guerra, jogo seu jogo para defender seus interesses e só, nada a ver como termos um Brasil melhor.
    Nos tempos de FHC a roubalheira rolava solta mas pouco aparecia.
    Em SP o PSDB fico 16 anos para fazer um “tiquinho” de linhas de mêtro.
    Estamos atrás da cidade do México !!
    A China UM PÁIS COMUNISTA (só para lembrar) faz em metro o que SP na fez ainda em todo esse tempo…bom a gente bem sabe pra aonde foi todo esse $$ gasto no metro né ? A Folha, o Estadão poderia nos dizer…Ah mas daí não interessa…eles (PSDB) são nossos amigos, deixa roubar a vontade !

  90. Caros, penso que devemos votar com seriedade e optar pelo candidato (a) que alinha-se melhor com as suas ideias e o que deseja para o seu futuro e de seus familiares. Vejo que infelizmente muitas pessoas julgam que “votar certo” é escolher o candidato que melhor está nas pesquisas – ERRADO!. Numa eleição escolhemos as pessoas que terão poder de elaborar leis e projetos que terão influencia direta ou indireta em nossas vidas. Vamos deixar de comparar uma eleição com uma corrida de cavalos.
    Nós todos que participamos destes comentários temos acesso as informações e sabemos interpretá-las, algo que infelizmente grande parte de nosso povo não sabe fazer.
    Boa sorte a todos nós!

    P.S.: Vamos parar com essa conversa fiada de dividir o país em ricos e pobres; Sudeste e Nordeste, Paulistas e Cariocas e etc… Para sermos um grande povo e país como desejamos ser o primeiro passo e termos a coragem de assumir nossos erros e agirmos corretamente, lutar pelos nossos direitos e exigir uma educação de qualidade e menos impostos.

  91. Não há democracia sem uma imprensa livre. Também não é possível vivermos uma democracia quando a imprensa está a serviço de propósitos corporativos e de interesses de grupos com intenções de hegemonia dentro de uma sociedade.
    Me sinto muito mal enquanto cidadão perceber a “grande imprensa” (prá mim ela é nanica) totalmente alinhada a um projeto de retomada de poder de uma oligarquia paulista.
    É UMA VERGONHA!!! O resultado é que aqueles que realmente estavam neutros no processo acabem se indignando com toda essa sujeirada e descarreguem votos na Dilma. Toda essa orquestração revela de maneira explícita que há um deliberado projeto de poder alinhado com uma oligarquia. Em outras palavras “libertade de imprensa” não é usar uma prerrogativa que é da sociedade como meio de se “tomar o poder num golpe midiático”. Estamos assistindo a armação de um “golpe no Brasil”.

  92. DILMA VENCE NO PRIMEIRO TURNO.
    Se deixarmos os escândalos de lado JÁ QUE TODOS SÃO FARINHA DO MESMO SACO E PENSARMOS REALMENTE NO QUE NOS INTERESSA, QUE SERIAM OS PROGRAMAS DE GOVERNOS APRESENTADOS PELOS CANDIDATOS então as disparidades seriam enormes e a vantagem de Dilma seria ainda maior , não precisando de pesquisas para manipular nossas opiniões.
    A regra é simples continuarmos o que estamos vivenciando ou votar num despreprarado!

  93. …será que não dá pra perceber que esta pesquisa do Data Mentirosa Folha, é só pra manter o coitado do Serra ainda na campanha ?

    O idiota, mente tanto, que acredita até nas mentiras que falam sobre ele.

    Tá naquela de candidato paranóico: – Geeeeente falem que eu ainda tenho chance, falem !!!

    Coitado deste homem.

    1. …estão esquecendo de dizer que a maioria dos indecisos vota em quem esta na frente, que no dia da eleição, um grande número de eleitores muda o voto em favor de quem esta na frente nas pesquisas, por influência de parentes, amigos, militantes, etc., etc.

  94. Não pode ser que Ricardo K. ache que o DataFolha não torcia pela Dilma, perdão, distorcia. Não é possíl que acredite em Institutos de pesquisas, não conhece o dito de Churchill “só acredito nas estatísticas que eu mesmo falsifico”?

  95. Os brasileiros se queixam pelo fato de Dunga ja começar como técnico da seleção brasileira e não ter experiência……..então como querer eleger uma mulher que nunca foi sequer vereadora ou outro cargo eletivo, nunca foi eleita pra nada !!!
    Brasileiro é incoerente mesmo !!!!

  96. INFELIZMENTE QUEM DEVERIA SER O REGULADOR É À JUSTIÇA, PORÉM ELA PERDEU COMPLETAMENTE O PODER DE CONTROLAR A SITUAÇÃO, OU SEJA PERDEU AS RÉDEAS, QUANDO DEVERIA AGIR DEU OPINIÃO E JUSTIÇA NÃO DEVE OPINAR, SIMPLISMENTE AGIR. REALMENTE AGORA NÃO SE SABE ONDE É QUE VAI PARAR.

  97. Não consigo mais acreditar na mídia brasileira. Vou começar a ler jornais de outros países, pois são mais imparciais que os jornais brasileiros. É nítida a forma com que a globo distorce dados e favorece o Serra. Na falta de provas, vemos muitos ataques sem credibilidade. Não é possível que as coisas erradas que ocorrem no país sejam descobertas somente na véspera das eleições.
    Eu acredito que a Dilma leva no primeiro turno. Gostaria muito que desse Dilma versus marina no segundo. Mas considerando que a Marina, por ter minoria na CD e SF, dificilmente consiga governar sem chantagens. Quero Dilma no primeiro turno para resolver o principal problema do país – distribuição de renda. O José Serra irá governar para a mídia e para os burgueses. Lula deu bolsa família e prouni para o povão, isso é oportunidade de estudar sem passar fome. Acredito que o Brasil vai melhorar no governo da Dilma. A esperança deve vencer o medo que a mídia quer nos impor.

    Alisson Vogado.
    Foz do Iguaçu – PR

  98. NÃO, NÃO HAVERÁ SEGUNDO TURNO, O DATAFOLHA ESTÁ QUERENDO INTERFERIR NAS ELEIÇÕES E LEVAR O SERRA PARA O SEGUNDO TURNO. HÁ GRANDES INTERESSES POR TRÁS DISSO TUDO. PODEM TER CERTEZA.

  99. A nossa politica, pois acredito que nos paizes chamados de 1º mundo a coisa seja um pouco mais diferente, é uma vergonha. De um lado, uma aventureira, sem nehuma qualidade que habilita para o cargo que postula e do outro, um politico experiente, disposto aliar-se até com o para conseguir, pelo menos ir para o 2º turno, Que eleitor pode confiar em qualquer desses candidatos? Eu! Absolutamente .

  100. Se fosse o FHC, com a popularidade do Lula,
    certamente, estaria manipulando o Congresso
    para tentar um terceiro mandato,
    comprando os Ronnie Vons da vida

    Para o bem do Brasil torço para que não haja segundo turno.
    Eles estão doidos para botar a mão no Pre-sal,
    mandar fazer navios em Singapura…
    Eles são mais corruptos que o PT.
    São hábeis em dissimular.
    São hábeis em praticar o que acusam nos outros.
    Não esqueçam o Collor de Mello.
    Essa lição não deve ser esquecida.
    O governo que ai esta já foi pintado por essa gente,
    de ignorante, incompetente, comunista e eles quebraram a cara.
    Vão quebrar de novo.
    A Dilma fará um governo melhor que o Lula.

  101. Caro amigo. Respondendo à tua provocação, e em que pese a força tarefa montada pela mídia em apoio ao candidato de oposição, municiando os noticiários de “fatos novos”, atrevo-me a vaticinar que não haverá segundo turno para presidência. Por uma simples razão: o povo já percebeu que o golpismo e o denuncismo se tornaram uma prática sistemática dos demotucanos. Tanto é que as pesquisas oscilaram pouco, mesmo nas “trakings”, surgidas, curiosamente, tão logo começaram os ataques suicidas da mídia/oposição desesperada. O povo já está mais maduro e preparado para separar o joio do trigo. Agora mesmo, circula nas corrrentes da internet, um e-mail acusando Dilma de ser lésbica, em uma caso com sua ex-empregada, que, diz o material divulgado pelos golpistas, pretende requerer judicialmente pensão alimentícia. Esta deve ser a cartada final da mídia demotucana para as vésperas da eleição, como derradeira tentativa de desqualificar Dilma e criar fato novo que mexa com o eleitorado evangélico. É esperar para ver. Abraço.

  102. Só foram dois pontos a menos, sai de 51 para 49%, e o Serra não conseguiu nem capitalizar esse dois pontos, quem subiu mesmo foi a Marina saiu de 10 para 13%

  103. Gostaria e muito de um segundo turno entre Dilma e Marina por quê?
    Daria mais tempo de o povo brasileiro refletir melhor e também fazer um pararelo em cima da idoneididade, integridade, honestidade, humildade, coragem e vontade de fazer um Brasil melhor pra mim, pra você, pra todos nós!!!!

    Marina continue sendo a mulher de fibra e autêntica que você sempre foi, Deus está com você!!!!!

    Fora toda essa escória que só quer sugar e enriquecer às custas de altos impostos gerados por gananciosos do PSDB, PT e cia.

  104. Para o bem da maioria do povo brasileiro e ao Brasil em especial, torço e voto prá Dilma! Chega desta burguesada mandar e tratar a gente como se fôssemos seus escravos, há muito tempo, e iso aumentou muito desde Morreia Salles!

  105. A mídia se comporta como advogado do candidato tucano,sempre pronta para defende-lo ou para atacar a canidata Dilma,, mesmo assim vai dar Dilma no primeiro turno, o povo está atento!

  106. Com o desespero de Serra, prometendo aumento pra os Aposentados(querenndo compra o voto dos aposentados) com 10% de almento salarial e sal. min de R$ 600,00, é… tem gente que ainda se engana. Isto é, ato de desespero, incompetencia e irresponsabilidade com o BRASIL!

  107. Se o PSDB voltar ao poder: 1) o Brasil voltará a ser lacaio dos EUA; 2) voltará a dever ao FMI; 3) além de ter colocado na Constituição que nunca fabricará uma bomba nuclear, também será obrigado a declarar que nunca irá explorar o Pré-sal, entregaremos tudo para o Capital explorar; 4) extinguiremos nossas Forças Armadas e compraremos proteção deles; 5) abriremos mão das nossas Amazônias Verde e Azul. Lembram do símbolo da campanha de FHC, a mão erguida mostrando os cinco dedos? São os cinco pontos que enunciei. Os emplumados do PSDB tem excesso de amor-próprio, mas nenhum amor ao País. A sua síntese é o próprio Daniel Dantas, definido por uma colunista famosa como “um sujeito que fala inglês fluente, vive nas salas VIP de aeroportos e está disposto a vender a própria Mãe por qualquer dólar oferecido”.

  108. É uma incognita. Talvez sim, talvez não. Os fatos novos e as investigações podem levar de para um lado ou para outro. Tem uma parcela de pessoas, que parecem querer o Serra na marra, que só olham um lado da coisa ( e nisto parece que está incluida uma parte da imprensa e da mídia). Porém as investigações estão em curso e podem revelar dados bastante surpreendentes. Por exemplo, que a quebra de sigilo da filha de Serra foi causada por um fogo amigo “pero no mucho” partindo de dentro do próprio PSDB, provavelmente das Minas Gerais. E a investigação paralela sobre a quebra de sigilo de 60 milhões de pessoas pela empresa Decidir das Monicas Serra e Dantas pode ser uma bomba de magnitude enorme pois pode levar a um indiciamento por pratica de crime de proporções gigantescas.
    O Erenicegate também está sob séria investigação, e pode trazer revelações importantes. Também sabemos que a filha do FHC tinha um emprego de assessora no Senado, nunca foi lá e recebia um polpudo salário de R$8000. Quanta hipocria!!!!
    Só me pergunto por que a imprensa não se aprofunda também em investigações sobre coisas bastante suspeitas que aconteceram e acontecem no governo de SP e que foram abafadas ou nem veiculadas. Casos Alstom, Bombardier, nomeação de Roberto Freire na Sabesp ( que eu saiba ele só entende de fazer água política, pois no seu próprio estado sofre rejeição absoluta), o loteamento da Secretária de Cultura do Estado de SP ( e consequentemente das verbas) entre as OSs de amigos e parentes de Tukanos .
    Além disso, é evidente que o Serra mente descaradamente. E pensa que o povo não se da conta disso. Onde estão as tais AMES de que ele tanto fala? Conheço uma pessoa que foi a uma das poucas e há 2 anos espera uma consulta com um oftalmologista. No Hospital Geral em Guarulhos, que é de responsabilidade do governo do estado pois serve também para possíveis ocorrencias no Aeroporto, quando levei um amigo que tinha se acidentado no aeroporto, não tinha nem Ortopedista nem Traumatologista, que seriam especialidades básicas e fundamentais nesse tipo de hospital.
    As escolas públicas de segundo grau em SP estão um lixo , e acredito que o Serra não receberá nenhum voto de nenhum professor, que é quem realmente conhece as condições.
    A própria FOLHA, e olha que aí é a cria se voltando contra o criador, noticiou ontem ” Serra faz promessas, mas mostra desconhecimento sobre o Bolsa Família”. Alias, mostra desconhecimento sobre quase tudo, porque enveredou no modelo Campanha Futrica e se esqueceu de focar em apresentar propostas sérias e coerentes. Diz que o salário mínimo será de 600 reais e que melhorará as aposentadorias. Ora, por que não deram um salário mínimo de 300 dolares, como agora, e reajustes corretos na aposentadoria quando foram governo? Na época deles o minimo era de 120 dolares e as aposentadorias só perdiam valor. Enfim, tiveram bastante oportunidades de fazer no governo federal e também aqui em SP, e pouco fizeram. Querem que o povo creia que agora será diferente?
    Também a FOLHA noticia hoje que a renda dos trabalhadores bateu recorde de crescimento em todas as regiões desde 2002 ( engraçado, justamente desde quando terminou o governo tukano).
    Fala que as estradas federais estão ruins, mas estavam péssimas quando eles governaram. As de SP se são boas é porque o contribuinte que já paga impostos e taxas altas, ainda tem que pagar pedágios exorbitantes.
    Enfim tem muita conversa pra boi dormir.
    Corrupção, trafico de influencia, etc etc…. todos sabemos são endêmicas na política e nas administrações públicas. O cancer maior está nos municípios. Ninguém honesto é a favor disso. O que se espera é que haja um movimento conjunto de todos os governantes, partidos, políticos, da mídia e também da sociedade civil para extirpar , ou pelo menos diminuir ao mínimo isso. Agora, hipocria e malandragem não colam. O roto falar do remendado, me poupem!!!! Esse discurso não pega porque sabemos que não é sério.
    Se for pro segundo turno, e Serra enfrentar Dilma, ele vai ter que mostar realmente e com propostas sérias e concretas a que veio, senão será só mais um dia do exercício do voto, mas a eleição já estará ganha.

  109. Pelo que vejo em varios comentários , falam das tais elites (DEM,PSDB..)que a imprensa os proteje porém quem esta no poder a 8 anos é o PT juntamente com o partido de aluguel PMDB que é hoje formado pelas novas elites ou antigas que trocaram de parceiros outra pergunta como é que a oposição se é que se pode chamr isto de oposição esta querendo dar o golpe se quem tem a chave do cofre e outras ferramentas é o PT?? seria a primeira vez na história deste mundo que a oposição daria o golpe

  110. RK:
    A manchete da Folha é enganosa:
    Dilma em agosto= 49% em setembro=49%
    Serra em agosto= 29% em setembro= 28%
    Marina em agosto=09% em setembro=13%
    Não haverá segundo turno. O qued pode haver é o terceiro colocado passar o segundo. Só isso.

  111. Ate que enfim não sendo ainda verdadeira as pesquisas, porque todas são manipuladas,para beneficiar o PT que não quer largar o poder, ora podem fazer pesquisa que quiser se estas forem feitas na sua maioria em redutos e municipios do PT a Dilma e seus candidatos sempre sairão ganhando – é uma vergonha mais é uma constatação

  112. Eu tenho medo é da confusão que sera esta eleição com a obrigatoriedade de se apresentar um documento com fotografia
    para se poder votar.
    Ninguem se preocupou em esclarecer esta mudança.
    Pode estar nesta alteração a oportunidade que estão esperando para forçar um segundo turno.
    É bom ficar atento.

  113. Alô Professor Ricardo, hoje saiu na imprensa mais uma taxa de desemprego com a criação de mais de um milhão empregos isto para o mes de agosto, o melhor resultado desde 2002. Aliás, em 2002 eles tinham as mesmas opiniões de que Lula não tinha experiência administrativa, não tinha sido Prefeito, Governador , Senador, etc para poder galgar ao Cargo de Presidente do Brasil, fizeram terrorismo político, que ia acabar com o tal real ou seja as mesmas baboseiras que falam hoje, fora o preconceito de que ele era analfabeto. Hoje o Presidente LUla é respeitado e elogiado por todos os representantes do primeiro mundo e até pelo Presidente dos Estados UNidos que o elogiou chamando-o de “O CARA”. Quer mais. A currupção, nepotismo e fisiologismo existe em todo país há muitos anos, inclusive recentes com participação dos partidos de oposição (Rio Grande do Sul, Mato Grosso , Paraíba, Brasília, e outros), só tem uma diferença, hoje a Polícia Federal tem tido muito trabalho porque nada se coloca para debaixo do tapete, diferentemente de São Paulo que existe mais de 70, não sei quantos pedidos de CPI arquivadas. Será se Deus quizer no primeiro turno, chega de propostas eleitoreiras e demagogicas e choradeira.

  114. Eleição em 1º turno, a população cansou de denuncismo sem proposta, se houvesse um candidato consistente haveria 2º turno, porém nesta situação, com denuncismos baratos, com acusações de falsos moralismos, aí não dá nem pro 2º turno.

    @caiotiago

  115. Vai sim!!

    2º Turno em São Paulo e em seguida uma vitoria sobre os protegidos da Grande Midia 100% manipuladora.

    A nivel nacional será uma surra de dar Dó!!

  116. Há muito tempo percebi que a mídia infelizmente não é a favor do desenvolvimento de um país (agem por conviniência). Quem não se lembra das denúncias que houve no governo passado? Mensalões, etc e etc. Faço um apelo a todos os cidadãos que acompanha este sítio, nunca votem em candidatos apoiados pela impressa, lembram do arsenal de denúncias? É garotada….. ele so veio a tona porque o governo que la estava, era de oposiçao…. Imagine se aquele governo fosse do PSDB ou DEM, será que você, que fica o tempo todo com o trazeiro sentado em uma poutrona assistindo um daqueles telejornais, teria sido informado deles? Use a cabeça…. Ladrão jamais denunciará ladrão. Será sempre tudo flores, maravilhas nada de errado, será meu senhor Deus que os psdebistas e democratas são todos anjos e eu não sei……..

  117. Fato novo já temos: uma candidata eleita… agora falar de IMPRENSA golpista é muito fácil, pois os ditadores não gostam dela, sobretudo quando a corrupção aparece. Aliás, o seu presidente, patético, demagogo, ditador quer acabar com partidos politicos e com a imprensa.

  118. Lembrem-se! Os canais de televisão, de rádio são concessões públicas. Os caras administram as tvs, as rádios, como se fossem verdadeiros donos. Não sabendo que as concessões podem e devem ser revistas. O que tem que existir é o marco regulatório para a mídia. Todos nós sabemos que a “vênus platinada” trabalha contra os interesses do Brasil. Só apoia aquilo que lhe é conveniente e tudo faz para derrubar qualquer candidato que não atender aos seus interesses. Já vimos este filme antes.
    É preciso vigilância constante contra a imprensa golpista. A Democracia não pode nem deve ter retrocesso.

  119. Esse Brasil Livre está querendo colocar a culpa dos escândalos na mídia, como se os 8 anos passados e os anteriores também não tivessem sido uma sucessão de escândalos, não concordo com imprensa marrom, mas o que ele está querendo é uma imprensa chapa-branca, acho que ele quer um Brasil tão Livre quanto “Cuba Libre”

  120. Se fosse só a grande imprensa…Tem a baixaria dos vídeos no You Tube, os emails. Dá até para fazer coleção-Dilma satanista, abortista, atéia, lésbica, terrorista, ladra, comedora de criancinhas. O final dessa campanha está dramático para a Direita e seus aliados jornalísticos…Triste fim de Policarpo Quaresma…Faz muito bem a candidata Dilma manter a linha, a altivez e não baixar o nível, prometer coisas “incumpríveis” ou mesmo distorcer informações.
    Esperamos sim essa altivez, firme , da nossa FUTURA PRESIDENTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  121. Vai não Senhor Ricardo, a Dilma Leva no 1º Turno essa Eleição, pois o serra vem duma linhagem fracassada, e a resposta está nas administrações do dem e psdb, veja São Paulo, Rio Grande do Sul (escândalo que a globo não dá nenhum destaque) sabe-se lá não é mesmo?
    Como já se referiu em outro comentário o Profº Marcos, maracutaia tem em todo lugar, basta ver o noticiário internacional, o que não pode é ficar impune, tem que responsabilizar quem fere a Lei, por isso ela existe para punir os “descuidados”.
    Parabéns para a Candidata Dilma que até o presente momento não baixou o nível da campanha em momento algum.
    Toda vez que era ‘cutucada’ por jornalistas da globo sempre soube se portar e falar dos seus projetos para um Brasil Melhor para nosso povo (isto tbém nos inclui), pois todos somos brasileiros e o que os políticos la de Brasília resolvem afeta a todos nós.
    Obrigado Lula por levar nosso País a uma democracia verdadeira e humana!!!

    1. Sr.Kaio, será que voce conhece São Paulo, para falar da adminstração do PSDB, se fosse ruim como o povinho do PT diz, geraldo não dava de lavada mais essa vez,

    2. Democracia????? Acho que você nem o PT sabe o que é isso!!!!

      Democracia não é fazer coisa errada e querer que ninguém fale disso… toda vez que acontece algo é pq os PTistas são perseguidos……Ora….. Isso é mais chavismo do que democracia, certo?

  122. É só perguntar para o povão se hoje está pior do que no governo FHC, quando a população tinha de se contentar com um mísero salário de fome, desemprego, e vendo socorrer bancos inexpressivos e não conhecidos, além das privatizações e aqui em São Paulo, a venda do Banespa e por último a ”Nossa” Caixa. Se eleito presidente, podem crer, vão vender a Caixa Economica Federal e o Banco do Brasil. Pior, ninguém sabe para onde vai o dinheiros dessas vendas ou privatizações. O Pais devia para o FMI que mandava seus ficais no nosso Banco Central para determinar o que tínhamos de fazer com relação à economia. Que passado triste, não podemos retroceder.
    Já viram o valor das reservas brasileiras? Nunca tivemos tantas. Passamos por uma crise mundial e conomica, em que países tidos como desenvolvidos, estão atolados. Agora vem esse candidato acusando seu opositor como se fosse terroristra, deveria ter vergonha na cara e parar de bancar a la vadeira de berira de corregos fazendo tantas fofocas, sem apresentar um projéto real para melhora deste país. Não tem noção do que diz. Professores, policiais, funcionários da saúde, conhecem muito bem em que estado de penúria chegou os funcionários do estado. O metrô que ele está acusando seus adversários, mostra tamanha fragilidade, que não tem um sistema de acumuladores para funcionar quando a energia eletrica falta e se parar dentro de um túnel vai matar asfixiados muitos usuários, essa foi a razão de terem saido pelas janelas, para respirar. É muito fácil jogar culpa nos outros quando a administração não existe, tampouco a responsabilidade. Esta é a minha opinião. Onde já se viu uma blusa enroscada na porta de um vagão parar o trem e não haver oxigênio suficiente, para que todos (na superlotação) resperem. Vamos parar de tanta falsidade e resolver os problemas. Já chega quando do afundamento da linha 4 do metro, que veio à publico dizer que não era competencia do estado fiscalizar a obra e sim da empreiteira.

  123. As pessoas são burras!!!

    Todo mundo foca em escandalos e tudo mais, mas o que foi feito para a cultura, o que tem sido feito no intelectual do cidadão brasileiro???
    Pelo que podemos ver nada, afinal essa é uma das coisas que o governo Lula sabe que não pode dar ao povo, como seus programas gratuitos de distribuição de dinheiro, bolsas de qualquer coisa que seja possivel, e ai a valorização do trabalho duro, do crescimento, do reconhecimento da cultura e trabalhos que não sejam apenas futebol, são deixados de lado, afinal alguem sabe me dizer o que aconteceu com o inverstimento do PAN?? pois é os estadios estão abandonados e se e talves terão alguma utilizadade em 2016…

    Fora Lula, não chega perto Dilma, este pais precisa crescer, ter investimento interno e não abrir as pernas para a midia global achando que ele é o melhor do mundo e com seu filme ridiculo, que assim como todos so se passa no nordeste…

    Por mim pode vir qualquer um que não seja esses dois!!! eles so estragam e impedem o desenvolvimento sustentavel!!!

  124. Imprensa livre sim! Sempre, até mesmo quando ela está a serviço de interesses escusos! Temos que confiar nas instituições brasileiras, não podemos cair na tolice de de querer retoceder um milímetro que seja no propósito de vivermos a plenitude do estado de direito e liberdade de expressão no Brasil. Todavia, senhores “empresários” que se travestem de “imprensa”, sejam pelo menos decentes em assumir qual a candidatura que vocês apoiam, isso sim seria DECENTE!!! Camuflar as reais intenções usando uma prerrogativa que a sociedade lhes faculta de livre expressão “também é um ato de corrupção”, “tráfico de influência”, “abuso de poder”. Vocês não concordam? Pois é, para infelicidade de muitos, muitos mesmo, pela incompetência e ganância do “Doutor Preparado Serra” que impediu a candidatura do brilhante Aécio, o segundo turno “JÁ ERA”, depois de um metalúrgico “analfabeto” que conseguiu ser infinitamente MAIOR (em todos os sentidos) que os DOUTORES que o precederam, teremos agora nossa PRIMEIRA PRESIDENTE. Pois é, agora faço questão de ter uma mulher à frente do meu Brasil! Confio que será maravilhoso!!! GOLPE NÃO!!!!!

  125. ” A imprensa global está até escalando seus atores para votar na Marina pra vê se consegue mandar seu candidato sem sal para o segundo turno. Mas o povo não são bobos, a Marina está sendo usada, outra, os tucanos só usam de terrorismo eleitoral, prática que eles tanttos condenam são hiprócritas. Outra a imprensa deve ter investido muito dinheiro pra ganhar retorno com uma eleição definhando para o segundo turno. Até as perguntas dos globais com candidata petista são tendeciosas. Só que tentaram fazer com o LULA e cadê, tentou acabar com o país para acabar com o Lula mas não conseguiram , o povo tem senso crítico. Acorda imprensa fascista.”

  126. PROTESTO
    Peço as pessoas honestas que repudiem o Zé 171, que com suas mentiras tirou meu nome do livro de Recordes e colocou o seu.
    Dizendo que criou o auxilio desemprego, os genéricos, a assistência para a mães e recem nascidos, o bilhete único, 300 hospitais e muitas outras lorotas.
    Reconheço que a minha capacidade de mentir é infinitamente menor, mas o posto sempre foi meu.
    PINÓQUIO

  127. Gostaria de ver um análise isenta do sr sobre as cagadas da erenice… mas sem essa de que ah outroas fizeram então coloca tudo num saco só… e o sr, gostaria que terminasse tudo no primeiro turno?

  128. Bom, em minha humilde opinião, acho que dos presidenciaveis, nenhum tem competencia suficiente para fazer o Brasil crescer como cresceu nos ultimos anos, o Brasil precisa do surgimento de um político sério, que nao esteja em escandalos, que seja do povo assim com o nosso presidente atual e que execute os bons projetos que o nosso país tem.

  129. Jovem já estou cansado desta mídia comprometida , será que o dem e psdb não tem escândalos A filha do Serra com a empresa Decide assinaturas de jornais e revista feita pelo o governo de São Paulo para o PIG ( Partido da imprensa Golpista )

  130. NÃO ADINATA A MIDIA IDIOTA E AMADORA QUE TEMOS EM NOSSO PAIS QUERER DEVIAR O CURSO NATURAL DA HISTORIA, NÓS VAMOS ELEGER A DILMA, A MIDIA QUERENDO OU NÃO. VIVEMOS JUNTO AO POVO, E A POPULAÇÃO NÃO DA IMPORTANCIA PARA ESSA BESTEIRA QUE TODA HORA SAI PUBLICADO NA MIDIA (NORMALMENTE PAGA OU, PARCIAIS). EM TEMPO, PORQUE NÃO FAZER UMA ENQUETE: ((VCS ACREDITAM NA MIDIA, E PQ?))). VCS FICARAM SURPRESSO E DECEPCIONADOS.

  131. E ainda tem gente que acredita no que a imprensa divulga.No tempo do Império quem mandava eram os escravocratas.Na velha república, os barões do café.Na nova república deu de tudo: ditaduras, golpes, falcatruas, mentiras, corrupçãso. Hoje quem (des)manda é a imprensa golpista.Não aceitam mudanças. E o povo, oh! Apesar deles e dos reacionários de plantão vai dar DILMA no 1º turno.

  132. vai ter segundo turno com certesa , mais é entre alckim e mercadante , quanto a Dilma , sem chançe , ela e o corinthians já levaram essa .

    abraços a toda a tucanada e corre pra fila do bolsa fam[ilia.

    1. Vcs são todos analfabetos….Não sabem nem escrever….é talvez escrito com “s”….certeza também escrito com “s”! Meu deus do céu!!!! Se querem Dilma…fiquem com Dilma….Se acham que Lula e Dilma são bons, td bem…..agora admitam!! todo o dinheiro do governo usado pra custear os planos de assistência social (bolsa família etc) vem dos impostos que o povo do Sudeste paga! É fácil fazer assistencialismo com o chapéu alheio e dizer que isso é distribuição de renda! Distribuir renda é distribuir oportunidades….salário…..emprego…..e diminuir as desigualdades regionais….e não “dar” dinheiro apenas! A verdade é que somente o PSOL fala a verdade nessa eleições!

  133. Li os comentários sobre este assunto, e observei que os “lulistas” falam sem conhecimento de causa ou apenas defendendo um interesse particular e não coletivo. São ignorantes não no sentido prejorativo da palavra , são verdadeiros ignorantes elegendo outros ignorantes, pois é assim que nosso presidente e sua candidata se apresentam a nação: eles nunca sabem de nada……acho que os lulistas também acreditam em coelhinho da pascoa, mula sem cabeça,……dá tempo ainda, acordem pelo bem dos seus filhos e netos.

    1. Carlos,
      E você, que se considera muito sabido, tasca essa pérola: “sentido ‘prejorativo’ da palavra”.
      E ainda se apresenta como alguém com conhecimento de causa, mas não apresenta um argumento minimamente consistente para apoiar o que fala.
      Sinceramente, acho que você devia voltar para a escola, desde que não seja uma escola pública de São Paulo, porque aí é que você vai desaprender mesmo.

    2. Pelo bem de nossos filhos e netos é que te digo”vá de retro Zé “Preparado” Serra e seu bando de tucanos emplumados, boçais e aliados dos “DEMos”. Pelo bem de nossos filhos e netos é que queremos salários dignos, economia gerando empregos formais, brasileiros pobres com acesso a faculdades de excelente nível. Vocês “Serristas” que estão se entupindo de ganhar dinheiro no governo “lulista” estão indignados porque toda a sociedade está ganhando. Prá vocês o que importa é ganhar tudo sozinho às custas de arrocho salarial, desemprego e alta concentração de renda. Acorda meu irmão Lula salvou o capitalismo e a democracia neste País, que estava destinada a enfrentar uma verdaeira conculsão social!!! Realmente a “elite preparada Serrista” é curta de raciocínio. Quer ganhar tudo sozinha, esquecendo que hoje isso já não se aplica a nenhum país decente do mundo. Aliás, vocês querem mesmo e viver subserviente aos interesses de americanos e europeus! Isso é que é “visão estratégica”!!! Seria cômico se não fosse TRÁGICO!!! Modelo tucano de entrega do país JAMAIS! JAMAIS! JAMAIS!!!

    3. Gozado Carlos ,para vocês tucanos todos do PT são ignorantes mas vocês se aliaram ao partido mais reacionário e ignorante desse país, o ex-PFL, vulgo DEM, uma verdadeira escória da política nacional; vide ACM, Bornhausen etc

    4. Tenho lido os comentarios e ficado cada vez mais estarrecido com o grau de conhecimento das pessoas, tem uma visão muito superficial do país. qquer coisa que o lula diz eles aceitam como verdades absolutas, motivo pelo qual a Sra. Dilma o os Tiriricas, Dineis, Maguilas da vida podem e serão eleitos e teremos que suporta-los até a proxima eleição parlamentar.

    5. Poisa é Carlos nós Lulistas acreditamos em tudo isso só não acreditamos em gente incompetente que não sabe administrar nada então vendem tudo que o país tem.
      Tambem não acreditamos em governantes vagabundos que acordam as 11: 00 Hs , nós trabalhadores a esse horario já estamos cansados de trabalhar né.
      A não ser que voce seja um dos dois.

    6. Senhor carlos ninguem é ignorante, as pessoas recebem informação de péssima qualidade que só faltam dizer a elas o que devem fazer, não existe espaço para o pensamento, para a reflexão, porque presume se que o povo não sabe pensar, mas o povo sabe.

    7. Olha Carlos, se um cara que não sabe de nada fez o que fez, já imaginou se ele soubesse? Não se trata de escândalo nenhum meu caro, tão somente é coisa inventada, inclusive te desafio, prova que o que o PIG diz é verdade que eu mudo meu voto na hora. Outra coisa, se sou um ignorante vc é o que? O que me vem a cabeça é: analfabeto! E me declaro muito menos ignorante que vc, pq voto pelo que vejo e vc pelo que ouve falar.

  134. Porque a midia não coloca na balança o que o governo(Lula) fez de bom para esse povo ou ruim. Mas o povo sabe por isso que não teremos o 2º turno. O laboratorio que vendeu a vasina suina para o Brasil é único que fabrica por que iria pagar propina. O PSDB coloa tudo que acontence no país de ruim é culpa do PT. O que eles fizeram para melhorar a vida do povo no seu governo(PSDB/DEM) sugou

  135. Grande Mestre, Ricardo Kotscho,

    De umas duas semanas para cá notei que a grande imprensa tem dado uma cobertura mais propositiva para Marina, já que abdicaram da candidatura Serra agora. Creio que a estratégia seja essa mesma, a de forçar o segundo turno usando a Marina, para partir para o vale tudo no segundo turno.
    Mas, acredito que o tiro sairá pela culatra. Pelo menos espero.
    Um grande abraço!

  136. Lamentável ainda conviver com pessoas que já deveriam ser extirpadas do convívio humano. SERRA, um figurão desonesto á serviço do mal. Péssimo administrador, acabou com São Paulo e se ganhar a eleição, vai acabar novamente com o Brasil. Viva nosso presidente LULA e tenho FÉ que elegeremos nossa futura presidente DILMA.
    SERRA É FOME…DÍVIDA…DESEMPREGO…
    FORA SERRA
    FORA PSDB
    FORA DEM
    O BRASIL REJEITA TODOS VOCÊS!!!

  137. Estou muito feliz pelo povo brasileiro… Gente, ainda há tempo de salvar o nosso pais. Há dez dias ainda para as eleições… não deixem se enganar por essa mulherzinha que tem seu passado mais sujo que pau de galinheiro… Vote certo… ame o seu pais. Temos melhores opçoes para o momento… ajude seus amigos e visinhos a mudar de idéia e votar em Marina para presidente, Pessoa integra e honestissima… Ah, mas vc pode ouvir dizer que ela nao entende nada de politica… mas que entendimento tinha e tem o Sr Lula? Acredite nesta mulher… Vale o sucesso do Brasil… vale nosso sucesso, vale o seu tambem.

  138. Caros colegas,

    Acho um absurdo opiniões desastradas utilizando do passado da nossa futura presidente para desqualificá-la. Ao contrário, o que a qualifica perante todo o povo e principalmente aos segmentos mais esclarecidos é o fato de que foi como “terrorista” que lutou pelo retorno ao estado de direito e normalidade democrática, pois foi militante importante na luta contra a ditadura miliar. Se hoje o Brasil se encontra no rumo da afirmação democrática graças a Dilma, Gabeira, Paiva, Brizola, Arraes e tantos outros.

  139. Escrevi em outro blog e repito aqui.
    Que a chamada grande (?) imprensa é parcial, até as pedras sabem. Mas agora demonstra que também é burra. Ou é, além de parcial, mal intencionada e deturpadora da informação?
    Vejam o que escreve a Folha de São Paulo hoje: Em comício ao lado de Dilma, Lula chama DEM de ‘dono de engenho`.
    Até a minha sobrinha de dois anos de idade entendeu a quem o Lula estava se referindo, incluindo, entre os muitos donos de engenhos, a imprensa conservadora, da qual faz parte a FSP.

  140. Não. É Dilma no primeiro. Não adianta a Imprensa forçar a barra. Hoje tem a WEB. Quem tem a força é a WEB.
    Aliás, Kotscho, que papel rídiculo da mídia.
    Tá todo mundo vendo essa preferência…
    E pior é que a Mídia não assume que é Serrista…
    Vergonha?
    Preferem ficar em cima do muro pq se der Dilma eles têm como consertar a cagada?

  141. Para o Psdb, liberdade de expressão é falarem o que quer em sem ter de ouvir o que não querem.
    Democracia é colocar à força os seus candidatos no poder.
    Sorte que o Basil é melhor doque a cabecinha obsoleta deles.
    Volto a reafirmar. “O BRASIL SEM ELES PODE MAIS”.

  142. fico indignada com a politica brasileira, ao inves de ficarem criticando um ao outro, porque nao se preocupem em elaborar planos de governo ,que ira melhorar o Brasil , porque apos o termino das eleiçoes os candidatos que diz ter plano de governo para solucio nar a Educação, o outro para Saude, outro para o meio ambiente , transporte, e etc não se juntam ao presidente e governador eleito e trabalham todos em prol do nosso Brasil se isso acontecer poderemos ser a maior potencia mundial em tudo voces n ao acham

  143. Segundo turno terá sim mas em São Paulo, pois aquele idiota do Alkimim esqueceu rapidinho que o vampirão Serra trabalhou contra ele na eleição passada e a favor do DEMO-Cassabe e agora êle anda parece um cachorrinho com o vampirão no colo, cria vergonha.

  144. José Serra, quem diria, acabou nos braços da ARENA (PDS, PFL, DEM, DEMO); ou será que que essa opinião publicada não é da velha direita facista travestida de opinião popular ? felizmente vivemos numa Democracia (e não numa midiacracia) onde, quer queiram, quer não, tem sim o Sr. Presidente da República o direito de externar sua opinião sobre essa imprensa golpista neo marrom produtora de factóides ao largo do verdadeiro interesse do povo.

  145. Como é curta a memória dos pró-tucanos. Acreditam que somente hoje surgiram os escândalos, desvios de verbas e atos de corrupção.
    Seria interessante relembrar sobre as diversas privatizações realizadas durante a gestão FHC, as quais jamais tomamos conhecimento do que foi realizado com os valores recebidos das empresas vencedoras e questionarem-se sobre os famosos R$ 300.000,00 pagos aos deputados para aprovação da reeleição em 2008, dentre outras ações divulgadas pela mídia.

    Acordem. Não há gestão que possamos aprovar 100% de suas realizações ou comprovar que 100% de ações foram lícitas.

    Se estão descontentes com a gestão atual ou a anterior, pensem em alternativas. Se acharem que são poucas, pocurem se manifestar e organizem-se para apresentar alternativas.

  146. Espero que o povo brasileiro tenha consciência no dia da eleição e consiga dar um susto neste governo que comanda este Pais, fazendo o que bem entende em prol de favores oferecido a uma massa desfavorecida.

  147. Perguntas:
    1-Porque será que a mídia trabalha tanto para o psdb/dem
    Obs: ( os donos dos meios de comunicação é um grupo de pessoas que pertence a elite do Brasil)

    2-Fala-se que os votos da Dilma são dos mais pobres
    obs: (O psdb ao criar a progresão sem repetencia nas escolas estão criando cidadãos pobres de tudo inclusive de raciocinio logico, sendo asim não podemos cobrar deste povo que entenda o que a mídia está divulgando )

    Moral da Hitória
    -O povão merece respeito e a mídia não os atinge
    -A folha/estadão perderam a credibilidade assim como a rede Globo,

    O governo tem que governar para os mais necessitados sem prejudicar os ricos. Sera que esta choradeira é porque deixaram de ganhar tanto como no passado?
    Ou sera porque a justiça está mudando neste país e começando a ameaçar os poderosos.

  148. Vamos para o 2º turno,gente inteligente e preparada sabe o que quer, não vamos deixar esta despreparada continuar a robalheira que vem acontecendo a 8 anos,acorda povinho que somente vive de esperanças do próximo carnaval,aí fica chorando na 4ª feira de cinza. Serra nesta dilminha metralha!

    1. Você não deveria chamar-se João e sim Mané, Manezão.
      Quem disse que robalheira só existe há oito anos. Ela existe há pelo menos 510 anos, desde que o Brasil foi descoberto.
      Outra coisa, quem vive de esperanças e fantasiados é a turma que torce para Serra.
      Acorda João!

  149. O íncrivel é que só o Data Folha quer ter credibilidade,hora estas pesquisas estão dentro da margem de erro,eles simplismente aplicaram a favor de Serra e Marina, isto esta muito claro. 2 pontos pra mais pra eles e 2 pontos pra menos para Dilma.Mas no dia 3 de outubro, este PIG junto com esta imprensa parcial irão ver com seus próprios olhos, com quem o Brasil quer continuar.

  150. Fora com todos os serras da vida, pois o proprio nome ja diz eles ja roubaram demais o pais e continuam ai querendo mais, e quando a dizerem que a Dilma e guerrilheira, pelos menos ela sofreu as consequencias de ses atos presa no pais e não como esse pessoal do psdb que foram gastar o dinheiro fora daqui, asilados no exterior e estáo ai querendo novamente o poder para poder desfrutar de todas as regalias que o poder lhes confere.

  151. Boa tarde a todos, Carlos,você está certo e feliz em seu comentário, nós somos os trabalhadores que sustenta todas estas cambadas de vagabundo, só há jogos de interesse, ninguem se importa com país, mas só em dar uma ajuda aos parentes e amigo. O povo que conhece e le jornais e assitem uma boa emissota de televisão, jamais votaria na Dilma, pois tudo que é de podridão esta ao lado dela, não merece nem comentário, o povo humilde não tem acesso a nada, acredita que Lula fez tanta coisa para o país, tudo o que fez é dar sequência ao que o FHC deixou. Nosso povo é um povo do dó.

  152. É…CARO RICARDO, PARA OS CIDADÃO MAIS BEM INFORMADOS E CAPAZES DE FAZER UMA AUTO-CRÍTICA SOA PURA SAFADEZA COMO OS SETORES DE IMPRENSA MAIS PODEROSOS DESSE PAÍS ESTÃO AGINDO EM FAVOR DA CANDIDATURA DO SERRA, GLO, FOLHA DE SÃO PAULO, ESTADÃO, PARECEM TER SE MOBILIZADO EM PRÓ DO CADIDATO SERRA. INFELIZMENTE A CULTURA DO BRASILEIRO, POR FALTA DE CULTURA OU ALIENAÇÃO CONTINUAM COMENDO NO PRATO DA IMPRENSA PODRE. ESPERO QUE ESSE MESMO POVO ACORDE A TEMPO. SERRA VOCÊ É UM DOENTE, OBSSECADO PELO PODER, VOCÊ VENDERIA ATÉ A SUA MÃE PARA CHEGAR LÁ. FORA SERRA!!!!!!!!!!!!!

  153. Se Deus quiser, teremos segundo turno. Chega de tantos desmandos, tanta corrupção. Usando o jargão do Presidente Lula: “Nunca se viu na história desse país, tanta corrupção”. A alternância do poder é salutar em um país democrático. Brasileiros, unamo-nos em torno de um segundo turno!!! Chega de tanto populismo. O Brasil não é uma aldeia!!!!!

  154. Nunca nesse país tivemos aulas sobre política melhor que nessa eleição

    Por esses dias o silencio predomina, a preferência esta sendo a Marina, porem o Serra cairá em dobro, porque muitos dizem na praça, eu ia votar no Serra, agora to mais para Marina e a Dilma como ela esta praticamente eleita no primeiro turno, vou pensar ate o dia da eleição

    As TVs deveriam dar prêmios fazendo um raly show da vida real tipo, as competições existentes A fazenda BBB

    Algo semelhante sugerido que foi idealizado pela ficção no MS, sugerindo na época que não tinha nem uma dessas competições, no ar

    E os escândalos continuam em alta, devera vir muito mais
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/803394-pivo-do-escandalo-em-ms-tambem-acusa-zeca-do-pt.shtml

    Convidar eu, o sindico do terminal da rodoviária do MS, Prefeito governador deputado Juiz ator cantor palhaço, estelionatário punguista presidiário professor policial mendigo mulher de programa, um elemento ou mais de cada segmento

    Para a gente ficar na selva no meio da Amazônia, num curral cercado por animais de todo tipo de espécie durante 90 dias depois da primeira versão por no ar as versões seguintes

    http://www.ficcaoglobalizada2015br.blogspot.com http://www.aconteceuisso.blogspot.com

    Com isso de carona podia ser a versão II para atualizar a ficha limpa

    Essa tal de ficha limpa tem que ser levado a serio, não e nem um cansaço, pelo contrario e para evitar o cansaço da canseira que a população leva isso a serio

    Porque agora todos que não sabiam estão começando, a saber, que o patrimônio publico pertence aos sócios do

    Brasil, que e como seu condomínio que tem seus funcionários pagos pelos condôminos
    Chegara o dia desses shows, da vida real ir pro ar por categoria de todos os tipos de instituições e segmentos, religiões políticas empresas sindicatos escolas faculdades universidades etc.

  155. Como votar em um ET como o Serra? êle é candidato a tudo, mas quando se elege RENUNCIA, pois já renunciou a Prefeitura, o govêrno do Estado .será que teria algém com coragem de ainda de votar em um ser desse.

  156. Kotscho, PORQUE A PORCENTAGEM DA DILMA “É ARREDONDA PARA BAIXO”, e a do SERRA e da MARIANA “SÃO ARREDONDADA PARA CIMA”, ja que os institudos dizem : MARGEM DE ERRO de 3 PONTOS, para MAIS (CIMA), ou para MENOS (baixo)? Ora, se a Dilma AGORA TEM 49% “SEGUNDO O DATA FOLHA”, se colocar 3 para cima, ELA CHEGA AOS 52%, da “MESMA FORMA”, que se for colocar 3 para baixo O SERRA FICA COM 25%. Vale lembrar que o IBOPE, na eleição para PREFEITURA DE SÃO PAULO entre “MALUF e MARTA SUPLICY”, até “UMA SEMANA ANTES, a MARTA ESTA EM 3º LUGAR”, e na PESQUISA DA “SEXTA-FEIRA, ANTES DO DOMINGO DA ELEIÇÃO”, o IBOPE “MOSTROU UMA VIRADA INCRIVEL”, pois a MARTA, “QUE UMA SEMANA ANTES ESTAVA EM TERCEIRO LUGAR”, meio que BAIXANDO UM CARISMA LULA-OBAMA, “CHEGOU EM PRIMEIRO”, e confirmando assim O RESULTADO NA ELEIÇÃO. Ah! E o IBOPE? Bem o IBOPE DISSE QUE, “ACERTOU AS PESQUISAS”, porque “O RESULTADO DA ULTIMA PESQUISA (SEXTA-FEIRA ANE-VESPERA DA ELEIÇÃO) MOSTROU O RESULTADO QUE DEU NAS URNAS”. Será que COM O DATA FOLHA, VAI ACONTECER O MESMO, E A DILMA MELHORA NO FINAL?

  157. O que me espanta nisso tudo é a existência de casos como varelioduto e outros tantos. Parece que para uns tudo e permitido e para outros não. O Governo Lula não pode ostentar tanta retidão.

  158. É difícil acreditarque haverá segundo turno. Mais difícil ainda é acreditar que em um eventual segundo turno o Serra está nele pois teria que roubar votos da Dilma. Mais dificil ainda é acreditar que Serra ganharia em um segundo turno pois os votos dos outros candidatos iriam natualmente para Dilma.

  159. Digo que não, não haverá segundo turno. Digo isto porque não confio nas pesquisas, muito menos do datafolha. Para que vc tenha conhecimento do interesse que a eleição se resolva já, no primeiro turno, digo que sou eleitor no RS, atualmente resido no PR. Vou viajar até Gravataí, votar no dia 03/10 e voltar no dia 04 à Curitiba, onde tenho agedada consulta médica no dia 05. Não vai haver 2° turno! Chega de seguir o catecismo da mída enganjada e manipuladora.
    Basta.

  160. Para o bem do país A Dilma vai ganhar já no primeiro turno.
    Como ninguém gosta de votar esses indecisos que andam por aí , e algum outro desavisado que ainda pensa em Serra devem votar na Dilma.
    Sem um turno já enche o pacová,imagine ter que aguentar mais um mes de Porpaganda Politica.
    É DILMA NA CABEÇA já.

  161. Acho estranho as acusações aparecerem só em época de eleiçôes. Pode até ser que existem muita coisa errada sim, más, porque só agora divulgaram? Essas coisas que dizem, não é de agora, essa escola já existe desde governos anteriores (Sarney, Collor e FHC). Sabe do que eles tem medo? É da Dilma ser eleita. E por ela ser mulher (puro preconceito). Tomara que ela seja eleita no 1° turno e dê uma lavada de votos nos tucanos. Que ela seja melhor que todos eles juntos, inclusive melhor que o Lula (e olha que o Lula foi muito bom). O Lula apanhou muito, por ser um operário, e o que tem de errado ser um operário? Não é uma profissão digna como uma outra qualquer? Não teve curso superior, más, foi um bom presidente sim, soube fazer política externa e o Brasil deu um salto enorme em desenvolvimento. E o FHC com curso superior, cadê? Não vi ele nenhuma vez no programa eleitoral do Serra. Acho que até ele está com vergonha de seu canditado, por estar falando tanto do caso Receita Federal (quebra de sigilos), caso Erenice, etc…e não tem nada pra apresentar de concreto (há agora tem: vai elevar o salário mínimo pra 600,00, vai dar 10% de aumento pros aposentados e vai criar o 13° pro bolsa família). Já ia me esquecendo, cade a imprensa que fala da quebra de sigilo e do caso Erenice. Avise ela pra falar do caso Yeda Crusius no Rio Grande do Sul. Acho que eles não podem falar, a Yeda é do lado dos tucanos (Serrinha)………………Que feio PSDB do Serra, que vergonha, pimenta nos olhos dos outros é refresco. Né??

  162. Pelo que percebo nos grotões tudo indica que a fatura para presidente sera liquidada no segundo turno, apesar do suspiro da Marina.

    Bonner e Fatima o casal 20, apos estas eleições passam a se chamar casal 45

  163. É incrivel como a politica se parece com futebol neste país. Li alguns comentários neste blog e desacreditei de ver como alguns eleitores pró Dilma estam agindo como torcedores fanáticos. Para eles não importa se o gol é feito de mão, desde que ganhe o jogo.

    A palavra chave na politica é ÉTICA!!!

    Cada um tem o direito de escolher quem quiser… Para mim o inadimissível é ver gente que sabe discernir o certo do errado parecer mais um torcedor do que um eleitor…

    Temos que punir todos os politicos e partidos corruptos ou corruptíveis, sejam eles quem for!!!

    Votar é um ato cívico e não apenas uma questão de escolher quem vai vencer!!!!

    Não nego que o Lula fez um bom governo, mas como falei antes, ele foi anti-ético quando ocorreu os escandalos do mensalão e dos aloprados.

    Na politica os meios importam sim!!!! O resultado final não é a única coisa que importa, pois amanhã os seus diretos de cidadão começarão a ser violados por uma causa maior. Aí pergunto: Os fins justificam os meios neste caso?????

    Escolha seu candidato cmo se estivesse escolhendo a pessoa que vai cuidar do futuro de seus filhos.

    Boa Sorte a todos, e que a ÉTICA vença essa eleição.

  164. Gozado! não? Sempre os jornalistas foram defensores e promotores de Lula e do PT. Agora que eles(lula e PT) se acham donos do Brasil estão dizendo que a imprensa é anti-lula. Vejam como Lula e o PT têm espírito democrático! Acho que os generais eram mais democráticos que eles. Este desgoverno lula é uma bangunça desde o início. Só não quer reconhecer isto quem tem cegeira política ou está mamando nas tetas do herário.

  165. Kotscho, acho que “O ALCKMIN CORRE RISCO DE PERDER A ELEIÇÃO EM SÃO PAULO”, depois dos VIDEOS que o MERCADANTE mostrou, segunda e ontem; E QUE “VAI MOSTAR AMANHÔ no horario politico, onde “MOSTRA O ALCKMIN em 2002, FAZENDO PROMESSAS, QUE ATÉ HOJE NÃO FORAM CUMPRINDAS”.

  166. eu acho que os brasileiros não pode ser manipulados por pesquisa, e deve votar conciente alalisando não só os dois candidatos dos P.T ( partidos dos traidores ) e do PSDB (que são farinha do mesmo saco). o candidato mais preparado que não estar nas pesquisas manipulada por esses institutos e pela midia é o candidato do PSOL (PLINIO).

  167. NÃO TENHA DÚVIDA, lembra de tantas outras eleições onde alguns candidatos si consideravam eleitos, e as unrans disseram NÃO para eles, inclusive no segundo turno, pois é quem viver verá!

  168. é dificil ver alguma coisa q esse colunista falar q se aproveite,deve ser daquela imprensa iqual a globo,veja e outras q é contra o governo lula,faz o sequinte colunista monte um partido com a globo,veja,folha de são paulo e ganhe a eleiçaõ nas urnas.

  169. Haverá com certeza o segundo turno, e que possibilitará ao eleitor separar o joio do trigo, o lula é uma farsa, a dilma é um engodo, ainda resta uma esperança.

  170. “Avida segue?” Que idéia o senhor tem de Democracia caro amigo Ricardo, estamos correndo risco eminente de estabelecermos uma Ditadura branca, promovida pelo populismo de um presidente que não teve sequer a ombridade de assumir que falhou ao encher o Planalto com seus mensaleiros, que pretende seguir a linha de seu camarada Hugo chaves, e assim nos jogar em um desfiladeiro sem volta, onde seremos tragados pelos sonhos demagogos de um partido sem identidade, que ora era de esquerda mas que hoje vai dançando conforme a música, para agradar o censo comum.
    Caros amigos estamos em um momento das eleições que não basta mais somente nosso voto enquanto ato democrático, precisamos agir e convencer mais gente e mostrar a realidade de uma Democracia. Precisamso mais que nunca estirpar estes que aí estão apenas na onda de transformações implantadas pela gestão interior, vangloriando-se de ter pago o FMI um juro barato, escondendo para debaixo do tapete o absurdo da dívida publica interna.

  171. Caro Ricardo, tenho certeza que não vai ter 2º turno, principalmente pela força do nosso presidente e pela firmeza da candidata Dilma! Até Serra acha isto pois já o colocou em sua propaganda na tv! Quem viver verá, Diulma nossa presidente já no 1º turno; Serra joga muito sujo e é muito prepotente!! Ricardo, gosto de sua coluna por ser imparcial na mioria das vezes!!

  172. 2% a menos e assanhou todos osTUCANOS, gente são apenas 2pp, como os próprios intitutos de pesquisa afirmam, há uma margem de erro para mais ou para menos, calma, não arranquem sua penas em vão, deixe um pouco para o 3/10. ali o a alegri vai se tornar desespero.

  173. O fato novo que o Bonner colocou na ar em 2006 foi uma pilha de dinheiro parido pelo PT. O de agora é o depoimento de um escroque que diz que ia receber um dinheiro e pagar uma comissão ao filho da Erenice, tudo em caso de sucesso de uma operação escabrosa que ele queria emplacar junto ao BNDES. Aliado a isso existe a chantagem que esse indivíduo desclassificado fez junto à Casa Civil. A Erenice fez muito bem em segurar a pressão, porque se isso vem à tona a seis meses atrás, talvez a candidatura da Dilma nem saisse do lugar. Esse movimento que o PIG está fazendo em cima da Marina, que posa de boba da côrte, já havia sido detectado. Vale tudo para levar o pleito para o 2º turno. Acontece que a munição deles acabou. Não existe mais tempo para criar um fato novo. Os dois que foram ao ar já estavam podres de tão velhos e guardados na baú de maldades que a direita sempre tem consigo, em estoque, para atacar seus desafetos. Eles, no desespero, começaram aatacar pessoalmente a Dilma, na sua vida pessoal. Chegará uma hora que eles vão começar a defender os atos dos torturadores e querer convencer a população que ela foi presa, torturada e condenada, pasmem, JUSTAMENTE. Será a queda definitiva das oposições facistas neste país. Eles, finalmente, mostrarão a cara, que já está estampada no sites que difamam a Dilma diariamente há meses.

  174. Eduardo cala essa boca, intelectuais são asquerosos se acham deuses fora com eles.
    Não vê o Neymar todos o acham o intelectual da bola,veja o resultado:
    1º TURNO Corinthians ( de Lula ) 4 x Santos 2
    2º TURNO Corinthians ( de Lula ) 3 x Santos 2
    Só houve 2º TURNO porque foi obrigatório.
    Fora os jornalistas,que se acham intelectuais
    Quem manda no Brasil é quem trabalha.

  175. Kotscho acho que o ALCKMIN VAI CAIR NAS PESQUISAS, depois que o MERCADANTE, mostrou segunda-feira e ontem, e “VAI MOSTAR AMANHÔ, os VIDEOS, onde o “ALCKMIN FAZ PROMESSAS na eleição de 2002, e que NÃO CUMPRIU ATÉ HOJE”.

  176. aCREDITO QUE A DILMA PREVALECERÁ, SEMPRE SOU LULA, MAS, ESSE PESSOAL DO SEU ENTORNO É UMA VERDADEIRA ABERRAÇÃO DO PODER. FAZ TUDFO EM FAVOR DA COMBALIDA DIREITA. SÃO MUITO IRRESPONSAVEIS.

  177. Pimenta no ( olho ) alheio é refresco, pr ñ dizer outra coisa
    sou funcionário público de SP c/ muito orgulho, e sei quem é a tucanada, estou comendo o pão que o diabo amasssou a 16 anos . respeito a democracia o voto é livre, mas com o meu jamé……oh loco meu !!!!

  178. Sim, acredito e torço por um segundo turno. Não é possível que, envolvida em tantas denúncias de corrupção, a Dilma consiga se eleger sem ao menos um segundo turno. No governo Lula, a corrupção atingiu níveis altíssimos, jamais visto, e, a grande saída é dizer: eu não sei… eu não vi… foi uma traição. Aliás, essa tem sido a resposta de Dilma. Não gostaria, de forma alguma, de ver uma corrupta, guerilheira e assassina, na presidência da República. Está na hora do povo reagir nas urnas.

  179. Experiência própria, sempre via o meu candidato encostar nas pesquisas, chegava a tirar 15, 20 e 25% da diferença e quando chegava o dia das eleições o oponente ganhava, era frustrante, ainda mais que eu queria ver o Brasil como ele é hoje desde 1989. más o oponente sempre vencia, agora vejo o assanhamento dos opositores por apenas 2%. É Pouco para alvorosso, diferença precisa ser de 25%acima, para ameaçar a candidatura da presidenta Dilma.

  180. P/Carlos:
    Sou Lulista sim e com orgulho! O que o nosso sociólogo e professor FHC fez pelo Brasil? Entregou as nossas riquezas e privatizou as Teles e o setor elétrico. E aonde foi parar o dinheiro dessas privatizações? Ninguém sabe, ninguém viu!
    O problema, é que a velha elite que faz parte do PSDB, DEM, etc., não que que o povo melhore as sua condições de vida! Dilma na cabeça!

  181. Caro Kotscho

    Primeiro te cumprimentar pelo merecido premio de melhor repórter do ano, o “comunique-se” !!!
    Se eu pudesse votar também teria votado em ti, mas não sou jornalista nem dos bons e nem dos ruins. Sou apenas um leitor daqueles poucos bons que ainda sobraram. Não leio mau jornalismo pois tal como ao Presidente do Povo Lula isso me provocaria náuseas. MAS TODA EXCEÇÃO MERECE SER PREMIADA !!! PARABÉNS !!!

    Quanto ao assunto em epígrafe ( eita que agora eu “abufelei”: EPÍGRAFE !!! )….
    NÃO HAVERÁ SEGUNDO TURNO PARA PRESIDENTE !!!
    Nenhuma lógica atestaria que um governo tão bem avaliado como esse mereceria ser punido com a vitória da oposição !!! Isso seria um absurdo inédito no mundo !!! Governo bom faz o sucessor ( no caso sucessora ). Governo ruim perde !!!
    Mesmo com a torcida nervosa da midia esquizofrênica, sem cura, golpista. canalha e venal com os seus ANALISTAS CHAPA-PRETA ou os rompantes e latidos da neo-UDN…
    A PRESIDENTA DILMA JÁ ESTÁ ELEITA !!!
    O Brasil rejeita Serra e os seus aliados, agarrar-se ao Serra é o mesmo que dar o abraço no afogado, é afundar junto !!!
    NÃO TEM JEITO !!!
    SERRA AFUNDOU E DIMINUIU A OPOSIÇÃO !!!
    SERRA É O COVEIRO DO CONSÓRCIO DEMOTUCANO !!!
    É infinitamente mais fácil a Marina chegar em segundo do que o Serra se tornar Presidente da República !!!
    E por isso a velha imprensa já torce pela Marina pois o seu maior inimigo é o PT , é Lula e é Dilma !!!

    E digo mais…
    Vai haver segundo turno em São Paulo !!!
    Mercadante não terá menos do que 30 % dos votos, terá mais !!!
    São os próprios institutos de pesquisa que atestam isso. Manipulam as margens de erro mas não conseguem esconder que Dilma está a frente em São Paulo e que Marta e Netinho são favoritos para as duas vagas no senado.
    A onda vermelha virá nas “colas” que o eleitor terá de levar para as urnas para digitar os 6 votos !!!
    Quem viver verá…
    E vida que segue ,,,

  182. OS PATROCINADORES QUEREM MAIS TEMPO DE EXPOSIÇÃO PARA SUAS MARCAS. E COMO TUDO NO “BRASILMENSALÃO”, QUE COMEÇOU NO PSDB DE MINAS PARA O BRASIL, OU SEJA, MUDOU OS ENDEREÇOS, AGORA DESCARADAMENTE NAS MÃOS DOS DONOS DA “VERDADE”, FABRICADA CONVENIENTEMENTE PARA DAR UMA CARA DE POLIDA, INTELECTUAL, DEMOCRÁTICA ETC. MAS NO FUNDO É TUDO POR DINHEIRO. QUEM QUER DINEHIRO!!! SEGUEM A BOIADA DOS INTERNAUTAS, DESTA FEITA SÃO MASSA DE MANOBRA QUE TROCAM EMAILS, CARREGAM O PESO DAS MEIAS VERDADES COMO FORMIGUINHAS CUMPRIDORAS DE SUAS TAREFAS….

  183. Claro que DILMA vai ganhar no primeiro turno.
    O povo brasileiro sabe o que e’ melhor para o
    nosso pai’s e votara’ em DILMA que dara’
    seguimento ao governo LULA que alem de
    melhorar a nossa vida, nos po

    Claro que a candidata DILMA sera’ eleita no primeiro turno.
    No’s brasileiros sabemos que o governo dela sera’ um
    seguimento do governo LULA que alem de melhorar
    a nossa qualidade de vida, nos fez ser reconhecidos
    como um grande e progressista PAI’S.

  184. Vou deixar duas lembranças para refletirmos: O Sr. Serra esteve 8 anos no poder e o Salário Mínimo nunca passou dos 100 Dólares, hoje é de R$510,00 aproximadamente $300 e ele vem dizer que vai elevar para R$600,00. Será? Se bem me lembro venderam quase todas as estatais e o que fizeram do dinheiro, NADA, pois o país ficou mais individado e ainda entregaram para o governo seguinte com a inflação acima dos dois dígitos. Todos fazem suas maracutaias, o que é imoral e indecente, só que a dos tucanos me parece foram muito maiores. E o Sr. Serra ainda quer nos convencer que será melhor do que os que estão no poder. Será?

  185. não tenho a mínima idéia, esse assunto é muito delicado, não quero a volta de conservadores ao poder, mas também não quero corruptos no governo, do ponto de vista moral, estamos vivendo os últimos dias de gomorra. Para mim, o prestígio de Dilma virou suco…

  186. COITADO DO SERRA . ESTÁ ATIRANDO PARA TODO LADO, PARA VER SE CONSEGUE ACERTAR UM TIRO. CHEGA A SER PATÉTICO…. SE LIGA, ATÉ SELINHO PARA A MONICA IOSI ÊLE PEDIU……E JOGANDO SINUCA, QUE TAL? É A CARA DÊLE…… CERTAMENTE TODA NOITE ELE JOGA COM OS MANOS , EH,HE,HE,…….

  187. Acredito que seria bom para o país se as eleições fosse para o segundo turno. Talvez o eleitor acorde. Eleger um poste para tomar conta do país é ruim. Ver todas as mafias do mensalão, sanguessuga e outras voltar a assumir o governo. O país não merece
    J. Leite

  188. Infelizmente a Marina é a nova Heloisa Helena de 2010. Vai ser usada para tentar levar o Serra para o 2º turno. Mas, vontade é coisa que dá e logo passa.

  189. Gostaria que houvesse segundo turno. Depois que pesquisas Norte americanas mostraram que o Presidente lula pensa, não é, o que o povo pensa. Talvez ele pare de ficar falando abobrinhas para o eleitor. Digo isto com relação sua amizades com o Chaves, e o Armadneja.

  190. Serra e Geraldo jamais, Marina e Mercadante são os candidatos dos militantes, a Dilma está líder a todo instante, dificilmente teremos segundo turno neste Brasil Gigante, a não ser em São Paulo este Estado aconchegante que recebe pessoas deste Brasil Gigante.

  191. Vai não Senhor Ricardo, a Dilma Leva no 1º Turno essa Eleição, pois o serra vem duma linhagem fracassada, e a resposta está nas administrações do dem e psdb, veja São Paulo, Rio Grande do Sul (escândalo que a globo não dá nenhum destaque) sabe-se lá não é mesmo?
    Como já se referiu em outro comentário o Profº Marcos, maracutaia tem em todo lugar, basta ver o noticiário internacional, o que não pode é ficar impune, tem que responsabilizar quem fere a Lei, por isso ela existe para punir os “descuidados”.
    Parabéns para a Candidata Dilma que até o presente momento não baixou o nível da campanha em momento algum.
    Toda vez que era ‘cutucada’ por jornalistas da globo sempre soube se portar e falar dos seus projetos para um Brasil Melhor para nosso povo (isto tbém nos inclui), pois todos somos brasileiros e o que os políticos la de Brasília resolvem afeta a todos nós.
    Obrigado Lula por levar nosso País a uma democracia verdadeira e humana!!!

    joão batista de Anajatuba -maranhão

  192. Independentemente de quem leve o “botim”, fico pasmo de ver como ainda tem gente, simpatizante de qualquer partido, que ainda concorda com o Sr. Lula quando ele diz que é preciso “calar” a imprensa, “eliminar” este ou aquele partido.
    Será que, depois de tanta paulada, ainda não entenderam que a “oposição” é necessária sempre, qualquer que seja a “situação”. Ou será que ainda tem gente, além do Sr. Marco Aurélio Garcia, que acha a Venezuela um exemplo a ser seguido?

  193. A Marina com esse discurso idiota e ultrapassado do “sustentavel” pensa que todo brasileiro quer virar indio e viver da colheita de açai ou de palmito , Serra com esse discurso (já desamascarado) de o mais preparado esta se mostrando o mais apavorado.
    Serra e Marina quem sabe em 2018.

  194. Imprensa golpista. Imprensa fascista.

    Pensei que os comentários eram sobre a política brasileira e acabo de descobrir que é sobre as eleições na Venezuela.

    E só caiu alguns pontinhos. Se cair mais…
    Chama o Chaves!!!

  195. O jogo tá pesado, por parte da oposição, certamente a acusação principal e sem provas sairá no final de semana, incorporando aquela tradicional ajuda dos meios de comunicação. Realmente, as forças da elite atrasada, pois a elite moderna está de bem com o trabalho e o lucro nesse bom momento que o país atravessa, bem que gostariam de um golpe, para transformar o Brasil , em um barril de pólvora, em um banho de sangue e guerra civil, pois querer ganhar no tapetão, trazendo ódio, e comentários racistas, tentando subjulgar o entendimento da população trará consequências, que realmente não é do agrado da população ordeira e pacífica brasileira. Torço para que o dia 3 , chegue logo, para o Brasil caminhar novamente em busca das melhorias conquistadas pelo maestro Lula..

  196. Parabéns por sua sencibilidade e imparcialidade,chegando a questionar a parcialidade de outros intitudos, gosto muito da postura ética do ig e do jornalismo sério, sem comentar a seriedade do vox, o que me deixa pensativo é o fato de não fazerem pesquisas no estado de São Paulo, o que acontece?? esses dados são privativos do datapsdb ou da globalkimim, se puder me responder ficaria satisfeito.

  197. Estou cansado de tantas “babozeiras”, de torcidas idiotas, de propaganda eleitoral através dêste blog. Um chama outro de idiota, outro chama um de burro, só para levarem adiante suas propagandas. Infelizmente, sou obrigado de chamá-los todos de cegos. O caso de Erenice Guerra é verdadeiro, junto de seus filhos e marido. O filho de Franklin Martins (JORNALISTA) está nas paradas. Fatos aconteceram quando a Dilma ainda era Ministra. Acho que num País sério estavam todos presos. O autor do blog não precisa ficar preocupado, pois nada vai acontecer e Dilma será eleita no primeiro turno. Isto é Brasil.

  198. Segundo turno com certeza entre Mercadante e o picolé de chuchu,não adianta a imprensa ficar criando/inventando essas materias cholas,a classe trbalhadora já decidiu é Dilma em primeiro turno,agora quanto a frente de esquerda ,que frente é essa que nem eles se entendem,vejam a central que tentaram fundar entre conlutas e inter-sindical ,ja afundou,nem bem nasceu e já foi enterrada,vejam o candidato a presidente pelo Pstu,nem em sua base territorial conseguiu se eleger,o outro não me lembro nem que é,a classe trabalhadora ja se cansou desses que se dizem de esquerda e quando chega na hora de assinarem um acordo que favopreça os trabalhadores se escondem,abandonam a mesa de negociação,e depóis vem com o discurso raivoso que ta tudo0 vendido,fora pstu e pco

  199. A Senadora Marina tenho a impressão que foi eleita pelo PT, conforme informações de casos anteriores quando o político sai de um partido o cargo vai para um suplente, pois o partido é o detentor. Porque a sra. Marina continua senadora.H.M.

  200. VOCÊS PERCEBERAM QUE, PRINCIPALMENTE ANTES DAS ELEIÇÕES, QUANDO A TUCANADA ESTÁ ATRÁS NAS PESQUISAS, É QUE APARECEM ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO PARA PREJUDICAR O PT? QUE COINCIDÊNCIA, NÃO!? O CASO DO SUPOSTO VAZAMENTO NA RECEITA, POR EXEMPLO, FEZ UM ANO E NINGUÉM DENUNCIOU ANTES. POR QUE SERÁ? FICOU GUARDADINHO PARA QUANDO O PSDBESTA PRECISASSE? NÃO É SEMPRE ASSIM QUE FUNCIONA? SERÁ QUE NOS GOVERNOS DO PSDB NÃO ACONTECE NADA DE ERRADO?? SERÁ QUE ELES PENSAM QUE O POVO É IDIOTA E NÃO TEM MESMO MEMÓRIA? O QUE ELES FIZERAM NESSE PAÍS EM 8 ANOS DE FHC? CADÊ O DINHEIRO DAS PRIVATIZAÇÕES? CADÊ AS INÚMERAS CPIs QUE O TUCANATO SUFOCOU DURANTE A GESTÃO FHC? QUANTO ERA O SALÁRIO MÍNIMO? O QUE FIZERAM PELOS APOSENTADOS, A NÃO SER CHAMÁ-LOS DE “VAGABUNDOS”? ETC … ETC … ONDE ESTAVA A IMPRENSA, CONIVENTE, QUE NÃO DISSE QUASE NADA NA ÉPOCA? POR QUÊ SÓ CONTRA O PT BOA PARTE DELA SE MANIFESTA COM TANTO ENTUSIASMO E ESPÍRITO PATRIÓTICO? POR QUÊ, PELO MENOS, NÃO ASSUMEM, COM CORAGEM E ÀS CLARAS, COMO MANDA A DEMOCRACIA QUE TANTO DIZEM DEFENDER, DE QUE LADO REALMENTE ESTÃO? SERÁ QUE ATÉ NESSE MOMENTO SÓ SABEM TAMBÉM FICAR EM CIMA DO MURO? POR MISERICÓRDIA, JÁ NÃO BASTA O PSDB? DAQUI A POUCO NÃO TEM MAIS ESPAÇO NO MURO PARA TANTA GENTE … O QUE A IMPRENSA ESTÁ FAZENDO, SÓ ATACANDO UM LADO, É JUSTO? É DEMOCRÁTICO? POR QUE SERÁ QUE O PSDB ESTÁ COM TANTA SEDE DE VOLTAR AO PODER? SERÁ QUE É PARA BENEFICIAR O POVO CONSERVANDO E MELHORANDO AS CONQUISTAS DO GOVERNO LULA? ME ENGANA QUE EU GOSTO! TEM OUTRO NOME PARA ISTO QUE ESTÃO FAZENDO DO QUE TERRORISMO POLÍTICO? POR QUÊ SÓ AGORA? POR QUÊ SÓ CONTRA LULA E O PT? … É UMA VERGONHA!!! MAS, O POVO VAI SABER SEPARAR O JOIO DO TRIGO E VAI SABER VOTAR CERTO NO DIA 03 DE OUTUBRO. TUCANADA … JAMAIS!!!! VOCÊS FRACASSARAM!!! O TEMPO DE VOCÊS JÁ PASSOU! LULA: O MELHOR PRESIDENTE QUE ESTE PAÍS JÁ TEVE. (RECONHECIDO MUNDIALMENTE). E É ISSO MATA A TUCANADA DE INVEJA!!!! É DILMA NA CABEÇA PARA O BEM DO BRASIL E PELA CONTINUAÇÃO E APRIMORAMENTO DAS CONQUISTAS DO GOVERNO LULA.
    VALE RESSALTAR QUE TUDO QUE ESTIVER ERRADO, SEJA NO GOVERNO DO PT OU EM QUALQUER OUTRO, DEVE SER APURADO COM RESPONSABILIDADE E OS CULPADOS PUNIDOS NA FORMA DA LEI. NÃO TEM DE ESCONDER NADA E LIVRAR A CARA DE NINGUÉM. SÓ QUE PRECISA SER FEITO COM TODOS, IGUALMENTE, INDISTINTAMENTE, COMO REZA A DEMOCRACIA. E NÃO SOMENTE CONTRA ALGUNS, EM DETERMINADOS MOMENTOS,QUANDO HÁ APENAS O INTERESSE MESQUINHO E ELEITOREIRO EM JOGO, FALANDO MAIS ALTO. NÃO SE PODE E NÃO SE DEVE TENTAR LUDIBRIAR O POVO DESSA MANEIRA! É MUITA COVARDIA!!!
    PAULO

  201. TODOS SÃO FAVORÁVEIS A UMA IMPRENSA LIVRE.

    AGORA, RAZÃO ASSUSTE O PRESIDENTE LULA, POIS NO BRASIL TEMOS UMA IMPRENSA GOLPISTA A TEMPOS, QUE TENTA FORMAR OPINIÃO COM ESCANDA-LOS PRODUZIDOS PELA PRÓPRIA OPOSIÇÃO.

    É UMA VERGONHA, POR ISSO CONCORDO COM O CONTROLE MESMO

  202. Caro Kotscho,

    Já vem o DataFolha de novo !

    Está tentando de novo criar um factóide estatístico !

    É só isso.Pode ser que a Dilma tenha perdido um ou outro ponto nas pesquisas, mas o DataFolha não tem credibilidade para “liderar” a corrida pisando artificialmente no freio da Dilma e no acelerador do Serra.

    Factóide estatístico criado pela Folha de SãoPaulo emais nada !

    E segue a procissão…

  203. Gostaria de saber quais foram as benfeitorias que o Sr. Presidente Lula fez pelo País. O que interessa para ele e toda essa corja do PT é que as pessoas continuem ignorantes de conhecimento, pois somente assim é que eles vão conseguir votos. Para essa população mais simples, basta dar um bolsa família, que para eles está muito bom…… Se realmente ele quisesse o desenvolvimento do País, ele não teria esse tipo de pensamento pequeno e medíocre. Como se pode perceber, são sempre os jovens, que querem mudar o País, que querem colocar alguem do povo para ver se coisa muda de figura e também as pessoas com menos estudo, pois não tem esclarecimento suficiente para saber o que é melhor para o seu País, pensam somente o que é melhor para si, naquele momento.
    Me digam quem foi Dilma Rousseff? Pois é, parece que todo mundo esqueceu, assim como ela fez questão de esquecer o que ela foi no passsado, como se tivessem feito uma lavagem cerebral quando ela foi presa. E a pergunta que não quer calar: Por qual motivo ela foi presa? Injustamente? Totalmente inocente?
    Pensem muito bem o que vocês farão pelo nosso País, mesmo sendo uma democracia, somos obrigados a dar o voto a alguem. Que esse alguém seja uma pessoa melhor do que essa Dilma ……

    1. cara renata nao sei que idade tu tens mas posso te dizer uma coisa como tu nao sabe nada de brasil hein acho que voce e mais uma das riquinha que o motorista leva todo dia para onde que e que passa horas em shoppins fazendo compras. que tal vizitar augumas cidade do interior deste pais e verificara como mudou nos ultimos anos, claro esqueça os oculos escuros, deixe em casa a ignorancia e seja mais brasileira.

  204. Creio que não vai haver segundo turno, pois os que estão sendo pesquisados podem ser os indecisos mas outros indecisos devem se posicionar neste final, pois a economia está bombando e o aumento de pessoas empregadas com carteira assinada teve uma boa alavancagem.SDS.

  205. Caro Kotscho

    Em política há que se ter lado !!!
    E por isso EU VOU hoje no ato contra o “golpismo midiático” no Sindicato dos Jornalistas lá na rua Rego Freitas.
    Não iria, caso estivesse no Rio de Janeiro, na manifestação programada em frente ao Clube Militar que reunirá os milicos de pijama e sofredores do mal de Alzheimer da ditadura que receberão aqueles dois “jornalistas” “pés de chinela” dilacerados nas coxas pelas dores do “silício” e pelas auto-mutilações chicoteadas nas próprias costas falando de democracia ( OLHA ISSO !!! ) E não iria por achar que é o que querem !!! Seria a unica forma de terem alguma atenção !!! Não tem nada que dar milho pra galinha velha !!!

    Também não fui no ato de ontem do movimento :”cansei:”. Fizeram no Largo São Francisco uma manifestação composta por eleitores do Serra, por ex-petistas ressentidos e por ex- comunistas.
    Tem tipo mais ridículo e perdido na vida do que um ex-comunista ?
    Vide os casos de Roberto Freire, Ferreira Gular, Alberto Goldman, Arnaldo Jabor, e por aí afora…
    O que que eu quero com o Carlos Vereza ?
    A versão mais recente da Regina Duarte.

  206. O Serra virou papagaio de piratas e os piratas são da mídia( Veja, Globo, Folha e Estadão). Entre Dilma (Lula) e Serra (mídia), fico com Dilma, pois Lula nos deu crescimento econômico, distribuição de renda e geração de empregos, fato raro em nossa historia e isso não caiu do céu. Enquanto a mídia nos deu Collor e FHC (2x).
    Sou contra corrupção, mais não sou idiota em votar no papagaio da mídia. Faço aqui um desafio. Se alguém citar apenas 1 caso de corrupção do PSDB/DEM em que a mídia tenha escandalizado, apenas 1, eu mudo e voto no Serra.

  207. O datafolha pertence qual grupo mesmo?
    Acredito que há manipilação nesta estória, afinal, quem já depositou sua confiança em Dilma Roussef, jamais voltaria atrás por acusações que não a afetam diretamente e que, até agora nada foi provado.
    Simples manipulação, típico de derrotados.

  208. Sr. Ricardo,
    Infelizmente a imprensa vem perdendo a sua função que a meu ver é somente prestar a informação e divulgar. No entanto, ela quer ser justiçeira e defender uma elite ultrapassada sem conhecimento da realidade. Por outro lado, voces falam tanto de liberdade de imprensa mas, são os primeiros a podar as manifestações das pessoas. Fiz um comentário hoje e não está mais no seu veículo de comunicação. Por que? O que é “liberdade de imprensa”? Onde está a autonomia de voces? Voces só fazem o que o “patrão” de voces manda. O que é “liberdade de imprensa”?.

  209. li todos os comentarios e estão todos corretos porque o que a imprensa esta fezendo é uma barbarie, ela tem algum interesse muito grande com estes tucanos, sobre 2º turno, vai ter sim, mais para governador de são paulo porque o serra ja era.

  210. É acredito que teremos segundo turno para presidente…o povo está percebendo que tudo precisa ser esclarecido…não é fácil mais enganar um país inteiro…precisamos separar o jóio do trigo.

  211. Quanta iguinorância! O Povo merece se ferrar mesmo!! A imprensa está mostrando o que está na cara…..mas vocês não querem enxergar.Se eu pudesse , sumiria do Brasil, pois sabe-se lá até quando isso vai perdurar. Uma quadrilha assumiu o poder , e o povo acha lindo, maravilhoso….que bonitinho, eles estão dando o bolsa esmola, que lindo… o pobre não é mais pobre…e enquanto isso eles usam a máquina para desviar e controlar tudo! Também o que esperar de um povo que continua votando no Maluf e pior vota no Color. Já não sinto mais o menor prazer em ser Brasileira! Aliás , sinto é : VERGONHA!

    1. Aproveite as promoções das empresas aéreas.
      Vc, com sorte, pode achar uma passagem em
      promoção, bem baratinha, pra Conchinchina.
      Vai com Deus! Boa viagem. Adeus, ingrata!

    2. mude-se o que esta esperando, talves um convite da franca, espanha, italia ou outra pais para ganhar a vida com programas sex ou talves morrer na froteira do mexico para tentar entrar nos estados unidos, claro senpre teras o Itamarati para lhe trazer de volta, ´pense bem talves a melhor opção eh o brasil dos ultimos 8 anos

  212. Podem ranger os dentes a demo-tucanalha e com a grande mídia deste país. Dilma vai vencer no segundo turno sim. Não e só o “mais preparado” dos preparados que vai ter a mais longas das noites dia 04 próximo vindouro, mas a sua corja de Arthur Virgílio, Heráclito Fortes, César Maia, José Agripino e caterva.

  213. ATÉ AGORA EU NÃO SEI QUAL O MOTIVO DA IMPRENSSA, PRINCIPALMENTE A GLOBO, TEM O INTERESSE DE PRJUDICAR A DILMA, O DURO É SABER QUE QUANDO ELA QUER DERRUBAR ALGUEM ELA CONSEGUE, LEMBREM BEM O QUE ELA FEZ COM O FALECIDO CELSO PITA, SÓ QUE COM O EDIR MACEDO ELA NÃO CONSEGUIU NADA, TEM ALGO MUITO ESTRANHO AÍ

  214. ÑAO ADIANTA NÃO VÃO LEVAR…EM SÃO PAULO TUDO DE RUIM E CULPA DO PT E DA DILMA,ATÉ CHUVA DE GELO,FOI CONSEGUIDA COM TRAFICO DE INFLUENCIA JUNTO AO SAO PEDRO.

  215. Se Deus quiser vai dar segundo turno para os Presidenciaveis e primeiro turno para o Geraldinho…

    Viva o PSDB que tem cultura os petistas são todos semi analfabetos chega de quem não sabe de nada

    1. A Amiga Ligia , não viveu na epoca que o FHC governou o Brasil , que acabou com o emprego no ABC paulista e na capital, não viveu a possibilidade de ver uma Volks e uma Ford, sair de uma vez daqui .
      Esta é a educação que os tucanos presenteam o Brasil.
      Acredito que seu filho ou irmão ou algum conhecido tenha recebido uma boa educadção nas escolas estaduais aqui de SP

      ABraços a Você Ligia , pesquise um pouco de estoria politia antes de falar que todos os Petistas são do povo (analfabeto como vc disse )

    2. lugia voçe jah disse isto a sua empregada, ao seu motorista,ao pequeno agricultor que colhe seus alimentos diariamente, aos lixeiros que colhem todos os dias os seus restos que porcamente voçe deixa ao tempo, disse isto aos seu vizinho, nao do seu predio mas sim da favela que te rodeia, acho bom nao dizer pois quem vai passar por ignorante vai ser voçe

  216. acredito que vai para o segundo turno sim, mas com o povo com nojo dessas denuncias feitas agora em cima da hora, vai migrar em massa para a marina, ate como um voto de protesto, portanto o segundo turno vai ter sim, mulher contra mulher e o serra fora do mesmo jeito

    1. O Fabio Nelli está falando algo que é o sonho de uma grande maioria dos eleitores, mas que ainda teem a idéia de: Vou votar em quem está ganhando as pesquisas para não estragar o meu voto” Agindo assim, estará realmente estragando o seu vovo. Marina – mulher deve ir para o segundo turno Parafraseando: “vote Marina. Não tenha medo de ser feliz”

    2. Vc foram convencidos errôneamente pela mentirosa da Folha, lembram este Datafolha só deu o braço a torcer que o Serra estava caindo, quando todos os outros institutos já davam a Dilma na dianteira, e também por causa da ação que o MSM do blog da Cidadania para saber detalhes da aferição feita pelo Datafolha. Aí sim eles começaram a dar uma queda e simultaneamente uma subida na Dilma. Cambada de pulhas. Vcs acreditam neste instituto? O tracking Vox/Band está dando que a Dilma continua inalterada e Serra também.

  217. É Dilma no primeiro turno não resta dúvida! Muito boa a sugestão do leitor Nilson Ribeiro de fazer uma enquete se as pessoas confiam na mídia. Como ele disse, vcs teriam uma surpresa.

  218. COM CERTEZA TEREMOS MUITO OUTROS SEGUNDOS TURNOS NOS ESTADOS PARA GOVERNADOR; E NÃO SÓ PARA PRESIDENTE.
    OS EXAGEROS, REFLEXÕES E “ACORDAÇÕES” ESTÃO EXTRAPOLANDO A REALIDADE POLITICA BRASILEIRA.
    AS CAPACIDADES DE INVENTAR OBRAS E AÇÕES POLITIQUEIRAS ESTÃO SE ESGOTANDO E ESQUENTANDO AS CABEÇAS DO PREGUIÇOSOS MENTAIS E FÍSICOS, DOS MEDÍOCRES, DOS APÁTICOS E ATÉ DE PARTE DOS ALOPRADOS.
    OS BRASILEIROS SÉRIOS, RESPONSÁVEIS E SENSÍVEIS
    SE CANSARAM DE MENSALÕES, CUEÇÕES, FISIGATES E DO RECENTES EUNICEGATE; FORAM DEMAIS PARA A MENTE DO BRASILEIRO, JÁ CHEGANDO AOS LIMITES DA TOLERÂNCIA MÉDIA.
    O SENHOR JOSÉ SERRA, COM CERTEZA, VOLTARÁ A RECEBER SEUS FIXOS 36%/38% DE INTENÇÕES DE VOTOS DE PESQUISA (OU ATÉ MAIS) E A SENHORA MARINA SILVA VAI CHEGAR AOS 14%/16%.
    OS INDECISOS E OS NULOS VÃO SOMAR 15%.
    NOS ESTADOS MAIS RICOS E MAIS CIVILIZADOS (SÃO PAULO, MINAS, PARANÁ, RIO GRANDE DO SUL, GOIÁS) TALVEZ OS OPOSITORES DE LULA VENÇAM NO PRIMEIRO TURNO.
    O SENHOR JOSÉ SERRA É FICHA LIMPA, COMO TODOS SABEM E TEM, COMPROVADAMENTE, UM EXCELENTE HISTÓRICO DE EXPERIÊNCIAS E DE CONSTRUÇÕES POSITIVAS, EFICIENTES E BEM ACEITAS.
    COSTUMA SER RIGOROSO COM OS GASTOS E COM OS BENS, VALORES E DINHEIROS PÚBLICOS, E TEM MOSTRADO QUE SABE RESPEITAR OS DIREITOS BÁSICOS DO CIDDÃO-ELEITOR E TRATAR BEM O CIDADÃO.
    ESTAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS SÃO BÁSICOS, ALTAMENTE OPORTUNOS E NECESSÁRIOS PARA QUEM SE CANDIDATA A GERENCIAR O BRASIL E OS BRASILEIROS COM EFICIÊNCIA, RESPONSABILIDADE E HUMANISMO.

  219. Hoje fico um pouc mais triste, vejo que temos imprensa torcendo de todos os lados, o que é um direitode todos..Mas me parece que querem generalizar um suposto apoio ao candidato serra. Por exemplo o dono desta coluna pareceme ser lulista e dilmista , e um direito dele que devemos respeitar.Nao decidi ainda o meu voto,mas saei que devo votar como bom brasileiro que sou.O que nao podemos fazer e levar a politica para o lado do fanatismo, ai correremos o risco de perdermos a razao, e votar errado.Peço a Deus que ilumine todos os politicos e que aqueles que vierem aser eleito que tenha um pouco mais de respeito e consideração com o povo Brasileiro, que esta cheio de ESPERANÇA e motivado por um BRASIL ENORME. Cabe agora aos nossos futuros eleitos nao deixar essa ESPERANÇA morrer. Que vença aqueles que forem o melhor para todos nós.

  220. Carlos, vc deve ser muito inteligente para chamar quem vota no PT de ignorante. Aposto que tudo o que vc leu até está dentro do “pacotão” do PIG ( Veja, Globo, Folha, e seus paus-mandados). É DILMA NO 1º TURNO PARA DESESPERO DO PIG!

    1. Cara, você acredita em teoria da conspiração! Mensalão, para você, provavelmente não existiu… foi invenção da direita. Dinheiro na cueca… Amizade com o Chavez… porque não, é um verdadeiro democrata social bolivariano, gente boa como Evo e os barbudos (cubano e iraniano). Só falta falar que o Obama é encarnação do capeta e coisa e tal.

  221. Parabéns ao governo LULA! Pelos inúmeros empregos criados, pela economia forte, que transformou o país de devedor a credor, construindo uma imagem forte no exterior, por não ter sucateado, nem vendido nossas empresas, ao contrario estão dando lucro! Pela devolução da dignidade do povo brasileiro, um povo que hoje pode sonhar! Esta comendo melhor, esta comprando mais, esta vivendo melhor! Quanto a corrupção, nunca foi tão explicita como agora, não ocultada, dizer que não houver corrupção nos outros governos é ser enganado! Corrupção sempre existiu, como foi divulgada é que esta a questão. Apenas um exemplo, no Estado de SP, onde temos as melhores rodovias, rodovias essas que foram construidas a 30, 40 anos atras, grande maioria no regime militar, construções impecaveis, todas foram privatizadas, e o que se foi feito?(SÓ PRACAS DE PEDAGIOS), pedágios caros, próximos uns dos outros, e os recursos do IPVA o mais caro do Brasil cuja sua destinação principal era para a manutenção dessas rodovias, no quisito segurança é melhor nem comentar! Não espero que a Dilma faça um governo igual ao de LULA, são pessoas diferentes, mantendo sua herança já é uma grande LIDER!

  222. Não tem há comparação entre Dilma e Marina A Dilma ganha de dez a zero e Serra é o passado tortuoso que tivemos com FHC. Até me arrepio só em pensar no Brasil se desmontar todo nas mãos do PSDB/DEM, Deus nos livre destes males. Amém.

  223. U M CAMARADA QUE NÃO CONSEGUE GOVERNAR SÃO PAULO, SEMPRE ENTREGANDO O ESTADO ANTES DO TERMINO DE SEU MANDATO, FAZENDO JURAS QUE GOVERNARIA ATÉ FIM. COMO É QUE VAI GOVERNAR UM CONTINENTE COMO O ‘BRASIL’ TOMA JEITO ZÉ SERRA, DEIXA DE SER 171

  224. Favelas

    Descaso da realidade humana, as favelas um roteiro da vida real escrito na ficção que um dia começaria o fim das favelas

    Com o projeto idealizado pela ficção, fim das favelas, fim da esmola etc.

    Assim como os cariocas recebem os turistas do Brasil e do mundo inteiro, de braços abertos com lucro nos bancos e dólar no bolso ( assim como Jesus Cristo esta de braços abertos abraçando o mundo inteiro apontando para as favelas)

    Criar a maior universidade de guias turísticos poliglotas do mundo tipo exportação, assim como todas as profissões

    Profissionalizar todas as praias do Brasil, para fomentar o turismo, como um dia isso vira realidade entre-nos

    Os projetos idealizados foram abandonados, pelos que não deviam ter abandonado, resolveram deixar de lado

    Ainda fui taxado de louco por muitos, com o seguinte recado você esta se metendo aonde não devia poderá lhe custar caro, “eles e que ficaram loucos”

    Foi escrito por mim e dito a muitos, que estaria próximo de chegar o dia de pessoas sem nada sem capital ter as mesmas influencia importância que muitos que tem tudo e não estão fazendo nada no lugar que estão

    A população vai eleger essa gente que ira fazer o que não esta sendo feito, e ficaram por muitos anos essa vai ser a obra de vocês

    E o Lula foi eleito e a Dilma será a seqüência dessa consolidação

    Na ficção esta escrito que o menor abandonado será igual o maior e todos serão iguais no meio igual o inicio e o fim que será de todos, ate o dia da morte natural sair de linha, ficando, as mortes acidentes provocadas pelo nosso pavio bruto

    E os vírus protipos voltaram aos seus criadores treinados multiplicados, assim como a natureza levara de 30 a 40% de tudo nos incluindo, e os vírus levarão tudo nas mesmas proporções, na media sobrara de 30 a 40% de tudo existindo, aos poucos se nada for feito isso acontecera no ciclo da era dos acontecimentos dos fatos das coisas estranhas ruins boas

    A hora disso tudo a favor ou contra chegara, ainda tem tempo de sobra para os concertos, ou deixar rolar para ver acontecer

    Não acredite nisso, esteja vivo isso já esta acontecendo, entre-nos invisivelmente, no mundo da ficção, porém esta coincidindo com o mundo real

    1. Eu tenho escrito, falado nos blogs sobre a imundícia dos rios de Sào Paulo e me encontro indignado com os governos do Geraldo e do Serra quando durante os seus quase 16 anos de governo não fizeram nada em termos de saneamento destes rios.
      Meu genro americano tem parentes que querem conhecer o Brasil, querem conhecer São Paulo e eu, mesmo antes que eles venham, já estou pensando no que vou fazer com o mau cheiro do Rio Tietê quando vierem do aeroporto de Cumbica.
      Eu etive nas barrancas do Rio Ohio na cidade de Cincinnati e embora as suas águas são lamacentas, não há mau cheiro. Eu até comi apetitosamente peixes do mar num restaurante à beira do Rio sem ser molestado por cheiros desagradáveis e até me lembrei de Piracicaba enquanto saboreava os peixes.
      Porque os nossos governantes esqueceram dos nossos rios?
      Há empresas que fabricam equipamentos de ponta para eliminar este problema mas os tucanos não procuraram salvar os rios mortos.
      Eu estou indignado com tanto descaso e fico mais ainda quando leio pessoas dizendo aqui que vão votar neles.
      Eles merecem levam um NÃO bem dado pelos eleitores de São Paulo só por este descaso.
      Meu voto é apenas um (1) mas ele vai de forma consciente para quem está em condicões de vence-los e mudar este estado de coisas.

  225. É brincadeira sem graça, o Serra ( F H C ) ter ainda apetite apresidência, já é hora de fazer uma dieta, ou ainda vai continuar por aí tomando cafézinho, almoçandovem lanchonetes, comendo pastel, abraçando velhinhos, beijando crianças de colo, e quando não faz nada disso, fica estudando um meio de enganar a população, de ser o único candidat honesto, e o pior, lançando na mídia sua melhor especialidade na campanha DENUNCIAS SEM PROVAS, já é hora de darum basta nisso. A experiência e qualidades para o cargo são tantas, que escolheu um tal de Indio para ser seu vice na chapa, A UNICA COISA QUE SABEMOS DO SEU VICE, É QUE ELE É UM DOS MAIS FALTOSOS AO PLENÁRIO DA CâMARA. SERRA PARA COM A BRINCADEIRA, O BRASIL É A OITO ANOS UM PAÌS SÉRIO E, MAIS RESPEITADOS NO CENÁRIO MUNDIAL.

  226. OHHH A IMPRENSA SOH IMPRENSA O LULA E A DILMA, NÃO LEMBRAM DO FHC E SEUS MERDAS, AS PRIVATIZAÇÕES, MILHARES DEMITIDOS, E VÁRIAS COMPRAS DE CPIS, E QUEM GARANTE QUE O ZE SERRA NÃO ESTAH ESCONDENDENDO A VERDADEIRA INTENSÃO COM A QUEBRA DE SIGILO DA FAMÍLIA SERRA, SERÁ QUE FOI DESCOBERTO TANTA COISA QUE O PVO BRASILEIRO NÃO PODE SABER, E QUE VCS. INSISTEM QUE ELES NÃO SAIBAM. DILMA NELES JAH.

  227. Na verdade o que eu queria ver nesta reta final de campanha é uma virada da Marina Silva. E nisso nós podemos ajudar. Vamos pedir votos para amigos e familiares. Vamos mostrar que o povo não é idiota e acredita mais em tanta mentira. Prometem e prometem, quando entram lá se esquecem de tudo. Vamos fazer nossa parte.

    1. O grande problema da Marina é, para governar com a dita DEMOCRACIA, vc precisa de maiorias, senão vc não governa, então vc tem que fazer alianças com gente de toda categoria não pode olhar para virtudes, porque virtudes muito poucos políticos tem, o voto do Maluf e do Crivela tem o mesmo peso, aí que esta o X da questão.

    2. Vamos pensar no Brasil. Suponhamos que ela ganhasse, como ficaria o País? ou alguem acredita que Marina, apesar de honesta, teria condiçao de governar? Não se trata de preconceito, mas ela caiu de para-quedas, a serviço de outros, (poderia ser um ou outro) justamente para não haver liquidação da fatura eleitoral no 1º turno. Não quero pagar para ver.

    3. Que Marina, o quê! Marina está à direita de Serra. É uma deslumbrada, ganhou umas medalhinhas no exterior e em troca quer entregar a Amazônia numa bandeja. Marina é um zero, uma decepção, é disparado a pior candidata, não é à toa que virou queridinha da mídia.

  228. Minha juventude foi marcada pelo Brasil dos anos 80 e 90. Eu, a exemplo de milhões, sem emprego, sem escolaridade, sem perspectiva, ouvindo falar de dívida externa, de FMI, de over-night,, de Delfim Neto, de cruzado, de congelamento de preços etc., só o que tinha eram dentes cariados, algumas roupas gastas de tanto caminhar sob um sol causticante tentando vender livros de casa em casa. Lembro dos cinco dedos da mão de FHC pela Globo que equivaliam a saúde, educação, segurança, emprego e moradia. Nunca ocorreu isso. O que eu vi foi o Brasil começar a ser vendido e 29 bilhões serem colocados em bancos dos quais nunca tinha ouvido falar e de onde o dinheiro tinha desaparecido. Presenciei muita injustiça cometida pela rede Globo numa campanha desigual e por si, desonesta através do Jornal Nacional. Saí às ruas juntando-me a grupos de colegas que pintaram as caras e gritavam denunciando o candidato do Roberto Marinho. Tive muita raiva em saber que os Jornal Nacional atingia um público de 90% e que ouviam e viam tudo como expressão de uma verdade. Lembro de Ricúpero e da carta lida por Cid Moreira que o juiz da comarca do Rio de Janeiro obrigou a Globo a divulgar. MAS, LEMBRO TAMBÉM DA EMOÇÃO QUE SENTI AO CANTAR O HINO NACIONAL NUM COMÍCIO DE RUA ONDE EM CIMA DE UM PALANQUE IMPROVISADO COM UM CAMINHÃO ESTAVA LULA lutando sem o poder da mídia, tentando passar para o público que o Brasil de hoje seria possível. NÃO VOTO EM DILMA. VOTO EM LULA. Ele, como filho do Brasil que é reflete bem a dificuldade dos que foram jovens nas década de 80 e 90.

  229. Gostaria muito de ver esse País passado a limpo. Mas acho que estamos caminhando para um Chavismo Tupiniquim, onde os homens que realmente lutaram para progredir e que dedicaram horas a fio de estudos e investimentos, verem seu sacrifício ir para o ralo. Agora fica fácil dividir o bolo. Assim será o nosso Brasil, poucos produzindo para a sobrevivência de muitos que nunca sentiram o gosto salgado do suor descendo por todo o corpo e vivendo como verdadeiros ” REIS ”
    E esqueçamos os mensalões, dólares nas cuecas, cartões corporativos sem limite, desvio de milhões de reaís que poderiam ser destinados para amenizar o sofrimento desse povo tão carente de saúde, educação, segurança.
    Minha única esperança é que não seja tarde demais; porque senão o último que ficar que apague a Luz… se houver…

  230. É impressionante apenas fiz um comentário que qualquer adiministrador faria não da pra contratar pessoas sem experiencia para a vaga…….e a turma do PT já ficou toda indiguinada e começou a meter o pau no PSDB e compania….desculpem mas a impressão que se tem é que quem sai a defesa do Dilmismo não leva em consideração o fato da inesperiência…assumam que sua candidata não foi a melhor opção para o PT……e nem me importa se não fosse o Serra (PSDB) poderia ser outro candidato desde que com um curriculo a altura da vaga…..!

  231. Como os que sempre se apresentaram como santinhos (Tucanos) mostram sua face verdadeira quando o bicho pega. Usam de todas as maracutaias possíveis e imagináveis.
    O que não é o desespero!!! Chamar os Lulistas de de ignorantes é chamar 78% da população de ignorante. Prefiro ficar com estes do que com “os iluminados” que detonaram nosso país desde 1500. Pela primeira vez na História estão perdendo as regalias… por isto de “cordeiros passaram a lobos ferrozes” afinal estão perdendo os “ignorantes” estes acordaram e criaram CONNSCIÊNCIA.
    O Brasil não voltará para trás. Acabou tucananda….

  232. A vantagem de um segundo turno é o aprofundamento das propostas e programas dos candidatos. Tudo que a gente conhecer melhor e com mais detalhes, mais teremos certeza de que fizemos a escolha certa. Por conta disso, acho até que deveria ser obrigatório o segundo turno em todas as eleições, inclusive nas proporcionais. E não tenho a menor idéia de como seria possível esse acontecimento. Pelo menos coisa é certa e necessária. Deveria se mudar as regras.
    O que importa é que se houver o segundo turno teremos a chance de conhecer melhor nossos candidatos e não teríamos razão de chorar depois.
    Um abraço.

  233. as pessoas querem eleger a dilma por achar que ela agira como o nosso atual presidente..porem nao devemos achar que dilma sera tao boa assim so por que ela e a candidata dele.pois cada um pensa de uma maneira,e nao sabemos se dilma so esta sendo oportunista com a popularidade que lula tem,ou se fara realmente alguma coisa boa para o pais.

  234. Atenção, bem lembrado o caso FHC / Serra e as privatizações e o alto nível de desemprego na época, querem mais uma sujeira da campanha deles, circula na internet um vídeo pirata defamando a candidata Dilma, continua uma vergonha a campanha do Serra / FHC.

  235. O Carlos acima disse tudo que precisava, eu espero que após ao que parece ser irremediavelmente impossivel evitar a eleição da fantoche do lula por 4 anos e mais 8 anos do próprio lula, nós não estarmos vivendo a realidade que a Venezuela hoje vive, uma ditadura democratica renovada pelo voto dos que vivem das bolsas que mantem cativos os eleitores e sem liberdade de imprensa como lá acontece, quem não fala bem do Coronel Hugo Chaves vai preso e tem sua empresa desapropriada

  236. Perdeu a fé, Cidadão K? Quer o casal Bonner como ministros das comunicações? Quer os cassetas ministros da integração social? Quer Galvão Bueno ministro dos esportes? Quer “aquele-idiota-da-veja-cujo-nome-não-lembro” ministro da cultura? Ninguém quer. Então Cidadão K, pode dormir tranquilo…

  237. Nunca ví as pesquisas mentirem tanto como agora. A verdade é que a Dilma não chega a 30% do eleitorado brasileiro. Quem duvida, espere ao dia 3 de outubro.

  238. TAMBEM SOU A FAVOR DE QUE MARINA DE UMA VIRADOOONAA.. VOTO NA MARINA.. E TODOS SABEMOS Q SERRA EH ATRASO PARA O BRASIL. QNDO VI UMA REPORTAGEM DELE AFIRMANDO QUE QUER EXPANDIR COM TECNICO DE ENFERMAGEM.. TECNICO DE ENFERMAGEM? PERA AÍ NE GENTE? PQ NAO EXPANDIR LOGO COM UM CURSO SUPERIOR? TECNICO TEM MENOS CUSTO NE? MAS SE É P BRASIL SEGUIR EM FRENTE.. VAMOS P MARINAA!!

  239. Gostaria muito de ver a Marina Silva no segundo turno, seria o melhor para o país, seu plano de governo e mais coerente com as nossas necessidades, os governos anteriores já conhecemos e é dificil acreditar em ambos, o atual prega muita coisa, mas que não vemos na prática, as diferenças estão menores, as oportunidades estão igualando-se, mas as favelas continuam crescendo num ritimo assustador, onde os votos são disputados em muitas das vezes na bala, quando vou a cidade do Rio de Janeiro e passo pela linha vermelha, vejo aquela miséria as condições em que as pessoas vivem é impossivel acreditar que algo está mudando, acredito que a forma de calcular as desigualdades é que mudou, em São Paulo a favela de Heliópolis com cerca de 200 mil habitantes, a Rocinha no Rio de Janeiro com mais de 300 mil habitantes populações superiores a cidades importantes do nosso país, mas respeito aqueles que acreditam que alguma coisa melhorou, basta chegar a época das chuvas e as tragédias começarem acontecer que constataremos que infelizmente nada mudou , mais um ano passou sem que nada fosse feito. Tudo tem que melhorar, mas a educação é fundamental, sem ela não chegaremos a lugar nenhum, o povo primeiro precisa aprender a discernir o certo e o errado , interpretar aquilo que ouvem para então poder escolher os melhores candidatos, caso contrário, permaneceremos onde sempre estivemos.

  240. Acredito que a Dilma e o povo brasiliero vencerão no primeiro turno. Aqui no Paraná até o Alvaro Dias PSDb já largou o seu candidato para apoiar a coligação Dilma presidente.

    Os ricos ainda não se conformam com o povo no poder e pior tem muito pobre que acredita ser rico e voto no Serra por se achar melhor que os outros

  241. parabéns Kotscho, pelo prêmio no comunique e a mídia televisiva e a impressa precisa assumir seu candidato. Nunca ví uma mídia tão parcial a favor do candidato da elite, José Serra.

  242. Pelo bem do país e da democracia,seria interessante que tivesse segundo turno sr RK.E quanto aos atos públicos que estão sendo feitos para defender a nossa (inclusive a sua) liberdade de imprensa(ou vai falar que um jornalista da sua idade não conhece Franklim Martins e a vontade que ele tem de controlar os meios de comunicação?),esses atos públicos estão sendo feitos por pessoas sérias inclusive por ex petistas como é o caso do sr.Hélio Bicudo que foi um dos fundadores do pt,coisa que também o sr como jornalista deve saber.Entãoeu acho que pelo bem do país e da democracia ameaçada,eu acho que deve haver segundo turno.O lula está se comportando como um ditador .lebrem se cidadaõs que aqui leêm :Hitler também tinha 80% de popularidade quando levou a Europa para a segunda guerra.Era muito fanatico um lado e pessoas boas e de boas intençõs do outro que nunca imaginavam que suas vidas seriam destruidas e deu no que deu.Entrem no google e leiam o disursso de um certo Joseph Goelbls pagandista de Hitler e comparem com um
    discursso irado que o lula fez dizendo que a opinião pública eram eles (o PT) comparem os discussos.Guardadas as proporções os discurssos são parecidos . E é de dar medo,tamanho é o totalitarismo existente naquela fala.Lula e pt não podem ser contrariado e isso não é estado democraticode direito.

  243. Meu caro Kotscho, você diz, as eleições passam mas instituições ficam. “Tudo como dantes no quartel de Abrantes” .Isso é conversa prá boi dormir..Meu filho, eu não nasci ontem,não sou ingênua nem tenho memória curta e não vou fingir que o que a grande mídia está fazendo com a Dilma é uma coisinha àtoa.Você também sabe que não é.Me poupe desse simplismo. Ela tentou com o Lula em 2006 e está tentando com a Dilma agora.É um golpe dos mais baixos que se pode imaginar e não podemos fingir que isso não está acontecendo.Como é mesmo os versos daquele samba do Gomzaguinha? Ah”” …nós não somos babacas, nós queremos respeito.”

  244. Com a campanha maciça de apoio à candidata do presidente, destaco a seguir os problemas, não resolvidos nesta administração, que ela terá de enfrentar, tão logo assuma a presidência: E tomar decisões.
    1) Reformas tributária e da previdência.
    2) Tirar 70% do PAC 1 do papel e das garras da burocracia.
    3) Reduzir a carga de impostos sôbre energia eletrica dos atuais 33% para porcentagens menores do que 15%.
    4)Retirar da gestão dos Correios e da Infraero os politicos nomeados e nelas colocar profissionais do ramo.5) Estabelecer controles efetivos sobre os subsídios, com garantia do Tesouro, para obras como o trem-bala e a usina de Belo Monte, cheias de questionamentos tecnicos.6) Tomar medidas de contenção da acelerada expansão do desequilibrio macro-econômico derivada do crescente deficit em conta corrente provocado pela valorização do Real.
    A estimativa conservadora é que se atinja assustadores 400 bilhões de dolares em 2014.. 7) Determinar que autoridades da área parem de mascarar o crescimento do deficit, utilizando até dividendos das estatais (que a elas retornam por outros caminhos) e depósitos judiciais.8) Deter o crescimento das despesas corrente não financeiras, acima da receita tributária, causadas pelo excesso de funcionários públicos contratados.9)
    Identificar onde buscar recursos para pagar os juros (8,75% a,a,) dos empréstimos obtidos para pagar o FMI (juros de 2% a,a,). 10) Afastar da área da política externa políticos cujos raciocínios são exclusivamente baseados em conceitos ideológicos ultrapassados, e que criam problemas de relacionamento externo de dificil solução.
    11) Obrigar todos os membros do governo a respeitar a constituição.
    Oremos.

  245. Eu gostaria de saber da sua opnião Sr. Ricardo, considerando a ênfase que o Sr. está dando aos números do Datafolha, sem levar em consideração os números de institutos como o Vox populi, Sensus, ibop entre outros que mostram dados completamente diferentes aos da folha.
    Eu pergunto: Qual dos institutos está certo em suas pesquisas?
    O Sr. diz que nem gosta de escrever sobre esse assunto. Será?
    É lamentável como um candidato que se diz competente, intelectual e preparado para governar o país, ter que recorrer a escândalos e baixarias para tentar levar a eleição para o segundo turno. Pura ilusão! Havendo segundo turno, os eleitores de Marina votarão em Dilma e é provável que a própria Marina apoie Dilma, o que os institutos de pesquisa não sabem é que existe uma boa margem de eleitores que embora já saiba em quem votar, votam em determinado candidato majoritário que não seja o seu só prá levar a eleição para o segundo turno e aí, no turno final votam no seu verdaeiro candidato e decidem a eleição. Foi assim, na eleição passada, muitos eleitores votaram em Eloísa Helena no primeiro turno e no segundo votaram em Lula, o mesmo pode acontecer agora com Marina Silva. A propósito, alguém sabe me dar notícia de Eloísa Helena?
    Talvez os institutos de pesquisa saibam.
    Eu tenho a impressão de que não vai haver segundo turno, ou seja, novamente o povo vai contrariar a opinião pública, como foi dito pelos doutores da lei na eleição passada.
    Um grande abraço a todos e todas, e boas eleições.
    Jonhson
    081-9953-6156

  246. QUE TODO CIDADÃO-ELEITOR, QUER SEJA JUSTO, SÉRIO E DE BOM SENSO; QUER SEJA APÁTICO, MEDÍOCRE OU VIVA SUSTENTADO PELA BOLSA-ESMOLA-CALADORA, PRECISA NÃO ESQUECER NUNCA QUE:
    NEM A SENHORA DILMA FOI NEM JAMAIS SERÁ QUALQUER DOS LULAS (O LULA NORDESTINO, COM SUA PUREZA JOVEM; O LULA SINDICALISTA, COM O SEU DESTEMOR E SUA DETERMINAÇÃO; E, MUITO MENOS, O LULA PRESIDENTE); SÃO DUAS PESSOAS INTEIRA E COMPLETAMENTE DIFERENTES: O LULA LUTOU E LUTOU COM GARRA, PRUDÊNCIA E PONDERAÇÃO E, DO JEITO DELE, CONSIDERA-SE UM VENCEDOR E POR ISTO NÓS O RESPEITAMOS, EMBORA NÃO ESTEJA SENDO UM PRESIDENTE PERFEITO; A DILMA NUNCA GERENCIOU NENHUM CIDADÃO-ELEITOR, QUALQUER PATRIMÔNIO PÚBLICO OU PRIVADO, NÃO TENDO SIDO AINDA TESTADA EM ÁREAS DE EXTREMAS RESPONSABILIDADES DAS GERÊNCIAS QUER DE PATRIMÔNIO PÚBLICO, QUER DE CIDADÃOS-CONTRIBUINTES.
    NEM O SENHOR JOSÉ SERRA FOI NEM JAMAIS SERÁ O FHC, PSDB OU DEM.
    O SENHOR JOSÉ SERRA É ELE PRÓPRIO, NASCIDO CLASSE MÉDIA BAIXA, VENCEDOR BEM SUCEDIDO PUBLICAMENTE, CULTO, PREPARADO (E BEM COMPROVADO, COMO PREFEITO, GOVERNADOR, SENADOR E DEPUTADO), COMO EXCELENTE GERENCIADOR DE PATRIMÔNIOS PÚBLICOS E ADMINISTRADOR HUMANISTA DE CIDADÃOS-ELEITORES-CONTRIBUINTES.
    E O BRASILEIRO ESTÁ SABENDO VOTAR MELHOR.

  247. se o 2º turno fosse hj seria:
    Marina x Dilma
    e meu voto eh marina!! xega de tanto escandalo!! acooorda brasillllll!!!
    tem muita coisa oculta da dilma que para uns eh motivo de risos, mas para os que estao entendendo e sabem do q se trata eh motivo e pedirmos socorro, e quem nos socorrerá se for a dilma? RESPONDO: NINGUEM!!!!

    Evangelicos.. votem conscientes!!!!

  248. O eleitor precisa saber que a mídia brasileira é controlada por meia dúzia de famìlias, que têm candidato, José Serra. Elas defendem o próprio interesse e não o do país, como tentam fazer crer. O eleitor precisa também ficar atento e se preocupar com seus próprios interesses: emprego, salário, crédito bancário, casa própria, etc. A mídia, que eu saiba, sempre esteve no poder e desfrutando de tudo isso, pouco importam para ela os problemas do Brasil. São empresas comerciais e como tal querem é o poder. Então, acho que não se pode arriscar o que foi conquitado com tanto sacrifício e pelo único governo que se preocupou com o povo após a redemocratização.. Não deve haver segundo turno, porque a mídia inventa o que quer e até ser julgada por esse judiciário corporativista e lento, já era. Aliás, é bom lembrar que voto na Marina Silva beneficia o Serra, como queria o senador Agripino Maia, e ela não teve apoio nem do Gabeira.
    Manoel

  249. Gostaria de vê o comentário da Folha de São Paulo, sobre o escandalo que envolve o Deputado Ari Rogo do PSDB, partidário de José Serra pagando propina para o Candidato do PMDB Andre Puccinneli, que apoia a Candidatura de José Serra no Mato Grosso do Sul. Essa Imprtensa Golpista só favorece a Candidatura do PSBD/DEM

  250. O SERRÁGIO vai perder pra MARINA-VERDE-CORDELIMÃO.

    Eu queria era que a DILMA desse PEIA no primeiro, segundo e terceiro TURNO – não importa.

    CALA BOCA IMPRENSA GOLPISTA – VEJA, REDE GLOBO, ESTADÃO (JÁ FALIDOS) AHAHAHHAHAHAHAH

  251. Não, a eleição não vai ter 2o. turno, apesar do desejo incontrolável das Organizações Globo, d´O Estado de SP, da “Falha” de SP e da revista Veja. Para desespero deles e da elite nefasta que insiste em sugar as riquezas deste país até a última gota, Dilma será eleita e, quem sabe, reeleita, se Lula não quiser voltar em 2014, claro…

  252. Aqui vai uma sugestão para a propaganda eleitoral, do PT:
    FIQUE ATENTO, NÃO SE INTIMIDE. PENSE GRANDE, PENSE BRASIL, NO DIA 3 VOTE 13, O NÚMERO DA SORTE!

  253. Estou rezando para que DEUS ampare o Brasil e tenha 2º turno, o povo não merece mais uma gestão PT, chega de dinheiro em mala, cueca e a saúde agonizando, o tráfico crescendo e o povo pelo bolsa esmola sendo manipulado na hora do voto. Mais educação e trabalho para todos. Marina Presidente. Obrigada.

  254. Com certeza não teremos segundo turno o que está dando certo deve continuar e é preciso não alimntar o ódio dos DEMOPSDB e da Imprensa Maldosa contra LULA E Dilma Por isto torço para que descansemos dia 4 e preparemos a Posse da Primeira MUlhewr a Governar nosso Brasil.

  255. É brincadeira sem graça, o Serra ( F H C ) ter ainda apetite a presidência, já é hora de fazer uma dieta, ou ainda vai continuar por aí tomando cafézinho, almoçandovem lanchonetes, comendo pastel, abraçando velhinhos, beijando crianças de colo, e quando não faz nada disso, fica estudando um meio de enganar a população, de ser o único candidat honesto, e o pior, lançando na mídia sua melhor especialidade na campanha DENUNCIAS SEM PROVAS, já é hora de darum basta nisso. A experiência e qualidades para o cargo são tantas, que escolheu um tal de Indio para ser seu vice na chapa, A UNICA COISA QUE SABEMOS DO SEU VICE, É QUE ELE É UM DOS MAIS FALTOSOS AO PLENÁRIO DA CâMARA. SERRA PARA COM A BRINCADEIRA, O BRASIL É A OITO ANOS UM PAÌS SÉRIO E, MAIS RESPEITADOS NO CENÁRIO MUNDIAL.

  256. Eu acho e desejo sinceramente que termine no primeiro iurno, pois é lamentável que uma campanha para presidente da republica fique na dependencia de denuncias de escandalos feitas por jornais.
    Onde está a proposta que provocou a virada?

  257. Vejo que o País necessita de uma mudança, e que seja uma mudança melhor, com essa noticia que possamos ter um segundo turno, acredito e vejo que a população Brasileira esta conseguindo entender, que o melhor para o Brasil e realmente analisar os candidatos, e votar em quem realmente hoje é HONESTO, JUSTO, DIGNO de nossos votos, e colocar um brasileiro (a) que realmente possa dar uma qualidade de vida melhor a todos nós, que olhe para nós e não para seus interesses particulares. Temos sim que levar essa eleição ao segundo turno, para termos um tempo melhor para analisar, e que seja com a Marina em minha opinião é uma das candidatas que se encaixa nas qualidades citadas acima, (eu espero) para o pais neste momento, Um abraço. Eder Ferreira de Araújo.

  258. Esses golpistas do PSDB não perdem por esperar. A surra vai ser grande, vão encolher sua bancada, na câmara e senado, perder governos estaduais importantes e de quebrar assistir sentados mais 8 anos de Dilma.

  259. Basta os responsáveis pela camapanha da Dilma, colocarem o Lula todos os dias criticando a baixaria da oposição, que o segundo turno será na disputa pelo governo de São Paulo, para presidente só em 2014…

  260. Até no teor dos emails é perceptível a diferença de nível dos interlocutores: de um lado alguns irracionais que gritam (quando colocam maiúsculas) e até utilizam palavras de baixo calão. Percebe-se a origem vermelha tupiniquim, totalmente desprovida de cultura e eduação.
    As últimas denúncias e o interesse cada vez maior do governo atual em calar a imprensa á qualquer custo me fez rever meu voto. Vamos para um 2º turno sim, e que a verdade venha á tona, para o bem da democracia brasileira.
    Chega de ditaduras e totalitarismo.

  261. Quem sabe, se depender dos facinoras de cá e de lá, dos imbecis daqui e de lá …talvez. Vejo que jovens e srs. falam coisas sem nexo, na maioria movidos por ignorancia ou raiva
    vamos defender FHC SERRA ? – eles venderam tudo que havia de bom do Brasil do brasileiros a preço de banana; essa foi a época de maior corrupção não divulgada, claro, eles compraram todos ou dividiram com eles. Ai entra o povo, será que o povo é esse que fala e despeja aqui sua raiva ? será que esse povo está contente com: elvação da carga tributaria feita por FHC/SERRA de 27,5 para 34.% ? a aliquota do imposto de renda de 17,5% para 26,5% ? a divida interna de 167 bilhões para quase 900 bilhões, gerando a quebra de empresas e empregos ? o imposto do cheque ? é esse governo que o povo quer ? todo ano fazia milhares e milhares de cartas ao FMI e outros pedindo emprestimos e mais emprestimos para o povo pagar ? será que esse povo está esclarecido sificiente para aqui falar desse ou daquele governo ?qual era o lastro do real com o FHC SERRA ? qual era o saldo das reservas cambiais na era FHC SERRA ? para que serve isso e como se conseguiu essa façanha ? quantos empregos o FHC Serra abriram nos oitos anos ? qual era o salario minimo ? como era a distribuição de renda. Nesse governo 45 milhões de pessoas subiram de classe social, e a deles ?

  262. As urnas falarão. Se for Dilma, vamos fazer o quê? Se for Serra, vamos fazer o quê? Aceitar, é a democracia acima de todas as opiniões e acima de tudo.

  263. É piada.., só num pais como o Brasil que uma pessoa já é quase presidente no primeiro turno, onde essa mesma pessoa nunca teve um cargo eletivo, fico triste porque o povo não sabe votar!!!!!!!!!!!!!

  264. Espero que de o 2 º Turno pois o povo brasileiro em geral estão de olho nos acontecimentos politicos-economicos e sociais, a atualidade do pais é a divulgação dos fatos ocorridos nos ultimos 10 dias, pois é muito importante a midia para o Pais, isso é significante as pessoas saberem que esta acontecendo tais fatos prestes as eleições e esses fartos dirão que ha albumas irregularidades no governo Federal. com isso faz alterações muito nas pesquisas para presidente..é importante o papel da impresnsa.e bom para todos .ats, Jose Arimatea Dantas Rocha

  265. Impressa Londrina observa o balaio.

    Assunto: o papel da mídia nas eleições.

    O que podemos dizer sobre o interesse dos londrinos nessa matéria.

    É óbvio que o mundo todo sabe o sucesso desse governo Lula na área social e influencia em todos os setores, inclusive assuntos internacionais.

    E isso causa certa curiosidade com tantas denuncias oportunistas, véspera das eleições por essa parte da mídia que tem o capital nas mãos para poder manipular tudo e a todos, como não estão conseguindo seu intento, mais curiosidades da imprensa internacional sobre esse segundo poder.

    Já não bastasse o que influenciaram na eleição do Collor, agora mais uma vez agem de má fé e tentam manipular abrindo suas caixas de ferramentas de maldades no desespero com vorosidade, onde éla sempre prosperou e manda em São Paulo por mais de 16 anos, tente novamente voltar a mandar no resto do Brasil.

    Uma elite que exclui e que só lembra do pobre e favelado em véspera de eleição, mas felizmente classe C, D, e E subindo no ranking de classes , já está vacinada.

  266. Caro Kotscho
    Esta eleição a Dilma já ganhou.
    Seja no 1º ou no 2º turno.
    Só existe uma possibilidade de Dilma encontrar dificuldades para vencer: Se forem para o 2º turno a Dilma e a Marina, caso contrário a fatura já está registrada em cartório.
    Quem está tirando votos de Dilma (se é que isto está acontecendo) é a Marina e não o Serra.
    Portanto um 2º turno entre Serra e Dilma será um banho da Dilma, mesmo que o Gabeira e Serra mandem rezar uma missa.

  267. Marina é oportunista, pois utilizou o tal do mensalação para pagar a sua campanha a senadora, porque uma campanha ao senado é cara e ela acha que foi com qual dinheiro? Ela cospe no prato que come. Se juntou ao Gabeira, sabe que o Gabeira está com o Serra, o PSDB, que eles jogam sujo e fica usando do jogo sujo do Serra para tentar derrubar Dilma. É uma nojeira só! Dilma 2010! Marina é uma sonsa.

  268. O pior é que não precisa provar nada. A cada grito da imprensa a moçada demite uns 10. Deveria ter eleição todo ano. O que teria de filho de sindicalista desempregado seria uma festa. Os caras lutam na eleição como se fosse o “pão nosso de cada dia”. É o emprego dos caras que está em jogo. Como disse um humorista a Erenice vai ser enquadrada em “formação de família”. É uma piada esta gente.

  269. O meu camarada Fábio, não tem essa de ultima hora nunca é tarde para limpar a sugeira que estÁ debaixo do tapete do PT, o que falta é alguem de peito para falar todas as sugeriras deste partido, se o povo fasse pelo menos um poucO inteligente e esperto votavariam nos cadidatos do PSDB.

  270. Meu amigo Kotscho.
    Eleições, na minha opinião, não é torcida. É realidade. Os eleitores querem saber se a vida dele está melhor. Se antes não podiam comprar um yogurt e hoje estão comprando Activia. Os sacos de lixos das periferias dá o retrato fiel do que o governo Lula fez para estes eleitores nos últimos 8 anos. Trabalho com carteira assinada só não tem quem não quer. Crédito nos Bancos do Governo, só não tem quem realmente estava com muita dificuldade financeira e não conseguiu ainda quitar seu compromissos. Esta é a realidade. Tenho dois cartões Ourocard do Banco do Brasil. Um da Visa e outro Mastercard. Os limites dos dois cartões eram, respectivamente, de 1.500 reais cada. Para minha surpresa, a questão de um ano atrás, quando da maior crise mundial desde 29, apareceu no meu extrato um limite de 8.500 reais cada cartão. Quer dizer, eu que não conseguia comprar uma televisão LCD em suaves prestações, por conta dos limites do meu cartão, agora posso comprar até 5 aparelhos LCD, se fosse o caso. Esta é a realidade. É governo que adota medidas corretas para ajudar o cidadão e não deixá-lo na mão, quando ele mais precisa de apoio. É evidente que não mudei meus gastos em função do aumento do limite, mas quantos cidadãos puderam usufluir desta ação positiva do governo.
    Por estas, creio que não haverá e não poderá haver alteração no quadro sucessório da Presidência da República.
    Estou muito confiante na eleição da Dilma em primeiro turno.

  271. isso é coisa desses fracos que acham que o povo não tem inteligencia e acreditam no que eles falam atiçam o fogo sem provas so p/ ver no que vai dar, são politicos antigos e so querem se elegerem para tirar proveito. Por isso Dilma vai ganhar em primeiro turno tranquilamente e serra vai voltar chorar na cama que é lugar quente . O Brasil mudou e o povo junto com ele.

  272. O Zé Serra assinou um documento em cartório, dizendo que não ia deixar a Prefeitura. Cagou na cabeça dos Paulistanos.
    Ou pede perdão em público, ou se aposenta. Vai ficar sempre fora.

  273. Bastou a a pesquisa variar DENTRO DA MARGEM DE ERRO, e apareceu um monte de engraçadinhos para dizer que a disputa irá para o segundo turno.

    Vai ser uma surra em 3 de outrubro, algo me diz que a votação vai ser na faixa de 60% a votação de uma determinada candidata.

    Esse mesmo instituto, ou insisteemtudo, disse que daria um outro candidato, e teve que voltar atrás, e agora na reta final que criar um candidato vencedor.

    Em 3 de outrubro só tem uma candidato a votar, os outros dois mais expressivos já mostraram que estão do mesmo lado. AMBOS DEFENDEM A FLEXIBILIZAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS, PODE?

  274. EU NÃO AGUENTO MAIS A CARA DO LULA DE INOCENTE, NUNCA SABENDO DE NADA , PASSANDO A MÃO NA CABEÇA DE TODOS DO PT. MOÇADA VAMOS VOTAR COM A INTELIGENCIA, FORA DILMA!!!!

  275. Ricardo, sinceramente, espero que não, pois não vou aguentar mais um mês vendo no que a imprensa brasileira se transformou ….. ou melhor, resolver definitamente se mostrar …. tenho 41 anos, me faz lembrar 1989, quando um edição da TV Globo definiu o segundo turno … a propósito, quem é o editor do JN dessa vez?

  276. O que de fato, os representantes do poder econòmico(SERRA E FHC), estão tentando fazer de forma irresponsável, é confundir a opinião pública e brincar com a inteligência das pessoas. Não mais ter sequer, lembrança de deste passado tenebroso. LULA E DILMA ATÉ A VITÓRIA, SE DEUS QUISER E ELE HÁ DE QUERER.

  277. Pesquisas fresquinhas: Os tucanos j´´a podem voar de volta para os seus ninhos. o sonho acabou.

    Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma mantém 51% e Serra, 24%
    Marina Silva mantém 10%, patamar alcançado ontem pela primeira vez
    iG São Paulo | 23/09/2010 17:26

  278. Kotscho, ainda sobre papel de terminados orgãos da Imprensa, notadamente veja, estadão, folha, globo, acabo de tomar conhecimento de uma reunião no clube militar do RJ, patrocinada pelo velhos militares golpistas de 64, onde convidaram os abjetos de jornalismo merval pereira e reinaldo azevedo para participar da palestra para um manifesto contra o governo Lula. Isto sim nos deve preocupar e muito.
    ET. A escrita em minúsculo dos nomes próprios é de propósito, significa a importância dos jornalistas.

  279. A DILMA DEVE GANHAR NO PRIMEIRO TURNO MAS NÃO COM MEU VOTO.PELO MENOS VEJO UMA VANTAGEM NISSO: COMO NUNCA VOTEI E JAMAIS VOTAREI NESSA CORJA DO PT, VOU PODER FICAR MAIS QUATRO ANOS , PELO MENOS, CRITICANDO O GOVERNO FEDERAL. ACHO MELHOR CRITICAR DO QUE FICAR DANDO DESCULPAS ESFARAPADAS PARA OS DIVERSOS ESCANDALOS QUE BROTAM NO PALÁCIO DO PLANALTO.
    VADE RETRO SATANÁS!!!

  280. Si falam que o Lula e Mussolini, eu diria que o Serra e filho ideológico de Hitler, veja o que fez na TV Cultura eles que se fazem democráticos, fez sair de Roda Viva o Herodoto por que pergunto dos pedágios, cobro o dobro por Rodoanel que inauguro sem acabar, e ainda se diz bom administrador.E mentira que em todas as escolas no primeiro ano tem dos professores. deu 12% de aumento a os professores e tiro 16% de gratificações. A educação e um desastre só Money.Para eles negócios só negócios, coloca para dirigir educação economistas, qual e o negocio?
    Que mas falar si se por peruca a Marina se pode falar que se parece com Eva Braum. Tudo este permitido, mais a falta de respeito por ser ganhador sobressaem..,
    Plis, demônios apagãos.

  281. O Povo esta cancado de tanta manipulacao. Nos estamos ligado e observando o que realmente querem e fazem a qualquer custo para atingir o poder absoluto neste Pais. O Jogo do vale tudo. Estamos cansados de tanta palhacada de tanta porcaria e muitas denuncias, que ate agora nao provaram nada a tentar a opiniao de quem ja esta certo a muito tempo em quem vamos votar no dia 03 de outubro. E com certeza votaremos na pessoa de quem tem mais de 51 por cento de credito. Eu votarei em Dilma Roussef no dia 03 de outubro com a Graca de Deus.

  282. É uma pena que parte da imprensa brasileira não saiba agir com imparcialidade e não tenha compromisso com a ética e a verdade. Isso só prejudica a nossa democracia. Estão confundindo liberdade de impressa com libertinagem. Pessoas prejudicadas por injurias, difamações e mentiras jamais terão a sua dignidade recomposta, pois o primeiro impacto é sempre o que fica.

  283. Se teremos segundo turno não sei,mas que seria saudável e interessante para a democracia,seria! Para quem está com Dilma ,o pt e o Lula o resultado seria o mesmo,com vitória da Dilma no segundo turno! Então porque não esperar e ver se dará tempo para realizar as apurações sérias que o Presidente Lula pediu que sejam realizadas sobre as denúncias de corrupção na casa civil?
    Se existe a certeza que as denúncias são factóides eleitorais,devemos esperar as apurações da polícia federal e então confirmar o vopto em Dilma no segundo turno. Não é uma atitude inteligente,lógica e que trará benefícios ao País. Elegeremos então uma presidente com um carimbo maior de honestidade e que só dará força ao seu futuro governo. Estaremos preservando o Brasil de aventureiros do dinheiro público.!
    Conclamo todos do balaio do Kotscho a dar essa chance a Dilma e ao Brasil, votando em qualquer outro candidato que não Dilma no primeiro turno..
    Em relação as ações “histéricas” ao que o nobre jornalista comenta acima gostaria de saber a sua opinião também em relação as ações sóbrias ,racionais e democráticas dos sindicalistas e movimentos sociais que convocaram manifestação contra órgãos de imprensa .

  284. Infelizmente o DataFolha já mostrou que sua metodologia e isenção estão em sérios apuros, por hora, nada feito, o Vox Populi diz outra coisa, que o quadro está consolidado.

  285. ACHO TUDO ISSO UMA PALHAÇADA, E A CULPA DISSO É DA IMPRENSA, E QUEM VAI PAGAR O CUSTO É A POPULAÇÃO POIS VCS DA IMPRENSA QUEREM MAIS É VER O CIRCO PEGAR FOGO. SE FOSSE DO PARTIDO TUCANO VCS ESTARIAM SATISFEITOS . É PURO PRECONCEITO CONTRA A CANDIDATA DILMA, PQ É MULHER. O DERROTADA NÃO ACEITA PERDER , E O SEU PARTIDO QUE MANIPULARA AS PESQUISAS. VCS SÃO CULPADOS, UM PAÍS POBRE NÃO DEVE TER 2.º TURNO.

  286. Acredito que não haverá 2º turno. A essa altura, a imprensa mostra que será muito mais fiscalizadora e diligente num eventual governo da Dilma do que num governo do Serra. Basta ver como a imprensa se comporta em relação aos governos estaduais dos tucanos. Para o eleitor um pouco mais perspicaz, é preferível ter um presidente sob marcação cerrada do que um “queridinho” da imprensa. Ao demonstrar sua torcida pela eleição do Serra, os principais veículos de comunicação mostram para os eleitores que serão transigentes com um eventual governo dos tucanos, como foram nos oito anos de FHC.

  287. Acredito que não, apesar de estar torcendo pra isso, não que eu tenha nada a favor deste contra esta, mas falta debate, falta assunto,falta esclarecimento e penso que indo par o 2° turno haverá mais tempo de aprofundar e buscar mais informação.Acho vergonhoso esse clima de guerra partidária sem uma luz nos argumentos.Esse evento apoiado pelo PT e Cia contra a impresa é vexatório num país democrático, se não hovesse a imprensa jamais saberíamos sobre o caso Erenice e tantos outros escandalos, não temos lutar contra a liberdade de imprensa e seu abuso somos nós quem controla.Não existe liberdade vigiada!O governo não tem que temer a imprensa pois é graça a ela que muito d alimpeza é feita, só se querem abafar a voz da imprensa se concordam com as falcatruas.Devemos lutar e muito pela democrecia e conter os pensamentos radicais.Mas acho que memso com toda denuncia oPT ganha a eleção presidencial no 1º turno embora que seria melhor um aprofundamento de temas e tempo para apurar as denuncias feitas que seria melhor se fossem antes do ultimo mometo da eleição.

  288. O PIG ESTÁ EUFÓRICO COM A POSSIBIIDADE DE GANHAR UM PONTO, ESQUECEM QUE QUEM ESTÁ LEVANDO OS VOTOS 1 DE DILMA E 1 DE SERRA É A MARINA. ASSIM NA MARGEM. NO VOXPOPULI/IG/BAND É DIFERENTE.

  289. Por sinal, direto do site do IG.

    Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma mantém 51% e Serra, 24% Marina Silva mantém 10%, patamar alcançado ontem pela primeira vez

    iG São Paulo | 23/09/2010 17:26

    Os três principais candidatos à Presidência da República mantiveram suas intenções de voto em relação ao levantamento anterior, de acordo tracking Vox Populi/Band/iG divulgado nesta quinta-feira. Com isso, a distância entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) continuou em 27 pontos percentuais. A candidata Marina Silva (PV) também manteve os 10% alcançados pela primeira vez ontem.

    Na região Centro-Oeste, Dilma tem 46%, Serra tem 29% e Marina Silva, 16%. No Sul, a petista tem 48%, enquanto o tucano tem 30%, segundo o levantamento. Já Marina aparece com 6% entre os sulistas. No Nordete, onde Dilma tem o melhor desempenho, a petista tem 63%, Serra, 15% e Marina, 5%.

    Na pesquisa espontânea, quando a lista com os nomes dos candidatos não é apresentada, o quadro também se manteve inalterado com relação ao levantamento anterior. Dilma lidera com 44%, ante 21% de Serra e 8% de Marina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é ainda lembrado por 2% dos eleitores.

    O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais e para menos.

  290. Pois é, virou assunto até lá fora porque alguns segmentos da midia brasileira deve pensar que a Democracia é boa dependendo de quem a exerce e para quem ela é exercida.

  291. 2o. turno tem que ser no governo do estado SP, que ditadura é esta 20 anos de PSDB no Governo, chega!!!
    Quero Mercadante! porque a Dilma será nossa presidenta.

  292. O Mercadante diz que vai fazer por S.Paulo o que o Lula fez pelo Brasil.S.Paulo não merece isto.Corrupção, tráfico de influência, mensalão, dolar na cueca, quebra de sigilo,etc.
    Ainda amizade com ditadores jurássicos, narcotraficantes,etc. Se hoje atécrianças têm celular é graças à privatização das telecomunicações. A saúde em SP está tão abandonada que o próprio Lula, Sarney e outros vêm se tratar aqui ,no Incor.

  293. É tudo que GRÔBO, FOIA e ÓIA querem, mais de depender de mim nao vai haver nao> Como é que um car acha que vai ganhar a eleiçao enganando o povo desse jeito promentendo 600,00 de salario minimo se no governo do qual ele fez parte o salario foi arrochado o poder de compra nao existia e ele nunca fez nada para mudar essa covardia? porque tal proposta nao foi feita quando ele ainda aparecia na frente das pesquisas? Nao dá pra acreiditar num sujeito que mete o pau no bolsa familia e depois diz que vai dar abono de natal para o beneficio? como é que que dá pra confiar num sujeito que nunca cumpriu nem seus mandados ( prefeito e governador) ? como é pode-se acreditar em cara que nem mesmo seu proprio partido o respeita? E essa imprensa doida que se estabeleceu no páis que nao fala do desvio da merenda escolar no RJ, na qual o vice de SERRa é o principal acusado, nao fala dos devios de dinheiro dos sanguessugas etc, ect e etc. O que vai acontecer é essa imprensa ficar tao envergonhada como serra em 03 de outubro

  294. SRS. ELEITORES VCS JÁ PERCEBERAM QUE TODA VEZ QUE O SR. DERROTADO SERRA DISPUTA UMA ELEIÇÃO, ACONTECE UM ESCANDALO, É MUITO ESTRANHO NÉ, ALGUEM SE LEMBRA DA ROSEANE SARNEY, É PURA APELAÇÃO O PSDB É SUJO. POIS ALEM DE PAGAR O PIOR SALÁRIO DO BRASIL , FAZ MANOBRAS DIABÓLICAS PELO PODER, CUIDADO COM AS MANIPULÇÕES É DILMA NO PRIMEIRO TURNO.

  295. As elites não assimilam Lula e tentam escondê-lo

    Quem olhasse para o Brasil através da imprensa, não conseguiria entender a popularidade do Lula. Foi o que constatou o ex-presidente português Mario Soares, que a essa dicotomia soma a projeção internacional extraordinária do Lula e do Brasil no governo atual e não conseguia entender como a imprensa brasileira não reflete nem essa imagem internacional, nem o formidável e inédito apoio interno do Lula.

    Acontece que Lula não se subordinou ao que as elites tradicionais acreditavam reservar para ele: que fosse eternamente um opositor denuncista, sem capacidade de agregar, de fazer alianças, de construir uma força hegemônica no país. Ficaria ali, isolado, rejeitado, até mesmo como prova da existência de uma oposição – incapaz de deixar de sê-lo.

    Quando Lula contornou isso, constituiu um arco de alianças majoritário e triunfou lhe reservavam o fracasso: ataque especulativo, fuga de capitais, onda de reivindicações, descontrole inflacionário, que levasse a população a suplicar pela volta dos tucanos-pefelistas, enterrando definitivamente à esquerda no Brasil por vinte anos.

    Lula contornou esse problema. Aí o medo era de que permanecesse muito tempo, se consolidasse. Reservaram-lhe então o papel de “presidente corrupto”, vitima de campanhas orquestradas pela mídia privada – como em 1964 -, a partir de movimentos como o “Cansei”. Ou o derrubariam por impeachment ou supunham que ele pudesse capitular, não se candidatando de novo, ou que fosse sangrado pela oposição, ser derrotado nas eleições de 2006. Tinham lhe reservado o destino do presidente solitário no poder, isolado do povo, rejeitado pelos “formadores de opinião”, vitima de mais um desses movimentos que escolhem cores para exibir repudio a governos antidemocráticos e antipopulares.

    Lula superou esses obstáculos, conquistou popularidade que nenhum governante tinha conseguido, o povo o apóia. Mas nenhum espaço da mídia expressa esse sentimento popular – o mais difundido no país. O povo não ouve discursos do Lula na televisão, nem no rádio, nem os pode ler nos jornais. Lula não pode falar ao povo, sem a intermediação da mídia privada, que escolhe o que deseja fazer chegar à população. Nunca publica um discurso integral do presidente da republica mais popular que o Brasil já teve. Ao contrário, se opõem frenética e sistematicamente a ele, conquistando e expressando os 3% da população que o rejeita, contra os 82% que o apóiam.

    Talvez nada reflita melhor a distância e a contraposição entre os dois países que convivem, um ao lado do outro. Revela como, apesar da moderação do seu governo, sua imagem, sua trajetória, o que ele representa para o povo brasileiro, é algo inassimilável para as elites tradicionais. Essa mesma elite que tinha uma imensa e variada equipe de apologetas de Collor e de FHC, não tolera o fracasso deles e o sucesso nacional e internacional, político e de massas, de um imigrante nordestino, que perdeu um dedo na máquina, como torneiro mecânico, dirigente sindical e um Partido dos Trabalhadores, que não aceitou a capitulação ou a derrota.

    Lula é o melhor fenômeno para entender o que é o Brasil hoje, em todas as posições da estrutura social, em todas as dimensões da nossa história. Quase se pode dizer: diga-me o que você acha do Lula e eu te direi quem és.
    Feio não, eu sou o Silva, o bunitinho…..
    Bom Dilma prá vocês!

  296. Não tenho a menor dúvida de que um governante deve governar para todas as classes de pessoas, mas o que tenho visto ultimamente é uma preocupação muito grande de apoiar e enaltecer a causa dos homossexuais, espíritas, e outros tipos parecidos. Chega quase a ser constrangedor dizer que nasci, vivo e morrerei heterossexual, creio firmemente em Deus e em Cristo. E quase tenho receio de dizer que não há opção sexual do ponto de vista bíblico. No entanto o governo Lula tem sido craque em nos colocar acuados em relação aos outros grupos. Dilma, por certo, continuaria assim, se eleita. Ela falou algo que tirou a presidência do grande estadista Tancredo Neve: “nem Deus me tira a presidência” Será? Vamos aguardar para ver o que Deus fará. Vai usar sua soberania ou sua permisão?

  297. AGORA O SR. DERROTADO QUER PAGAR UM MINIMO DE R$ 600,00 (reais), pois o nosso auxilio refeição é de R$ 4,00 da para confiar em um candidato desse.
    cuidado srs eleitores.

  298. DEIXO AQUI MEUS PARABENS AOS LEITORES,EM ESPECIAL AO RICARDO MILLA, REALMENTE, É 1 TURNO SIM! VAMOS DEIXAR A TUCANADA JUNTO COM A MIDIA E A IMPRENSA PARTIDÁRIA LOUCOS DE RAIVA. QUEM ACREDITA NA IMPRENSA ??? SO OS IGNORANTES! O CANDIDATO TEMPORÁRIO QUEM CONHECE? PREFEITO, DEIXOU PARA QUEM? GOVERNADOR VAI DEIXAR PARA QUEM? E A PRESIDENCIA, COM QUEM FICARÁ??/ QUEM SABE E PENSA NO PRÓXIMO SEM DEMAGOGIA E AINDA SEM HIPOCRISIA. VOTA PT. VCS PERCEBERAM QUE O PAÍS SO TEM PREFEITOS, GOVERNADORES PRESIDENTE QUANDO SÃO DO PT??? PORQUE SERÁ??? OS OUTROS NÃO TRABALHAM ???AH!AH!É QUE SÃO MUIIITOS HONESTOS!!!AH!AH!AH! PT NELES JÁ

  299. É brincadeira sem graça, o Serra ( F H C ) ter ainda apetite apresidência, já é hora de fazer uma dieta, ou ainda vai continuar por aí tomando cafézinho, almoçandovem lanchonetes, comendo pastel, abraçando velhinhos, beijando crianças de colo, e quando não faz nada disso, fica estudando um meio de enganar a população, de ser o único candidat honesto, e o pior, lançando na mídia sua melhor especialidade na campanha DENUNCIAS SEM PROVAS, já é hora de darum basta nisso. A experiência e qualidades para o cargo são tantas, que escolheu um tal de Indio para ser seu vice na chapa, A UNICA COISA QUE SABEMOS DO SEU VICE, É QUE ELE É UM DOS MAIS FALTOSOS AO PLENÁRIO DA CâMARA. SERRA PARA COM A BRINCADEIRA, O BRASIL É A OITO ANOS UM PAÌS SÉRIO E, MAIS RESPEITADOS NO CENÁRIO MUNDIAL.

  300. Improvável 2º turno presidencial, isto somente existe no universo “datafalha” , traking voxpopuli 51% a 24%, taxa de desemprego no País é a menor da série histórica, diz IBGE, rumo a taxa do pleno emprego q gira em torno dos 6% de desocupados.

  301. Eu já me decidi. Se por obra de alguma bala de prata, essa corja do PSDB/DEM voltar ao poder federal, eu mudo para o Paraguay. Com certeza vou ser mais feliz lá com o Fernando Lugo.

  302. o pig trabalha para o psdb e serra todos sabem e so ver os contratos que o governo de sao paulo do psdb tem com a editora abril milhoes e milhoes de reais para ajuda-lo nas eleicoes e eles tem a audacia de dizerem que sao isentos.

  303. QUANDO TEREMOS UMA POPULAÇÃO INTELIGENTE, QUE BOICOTE ESSA IMPRENSA/MIDIA DEMAGOGA E PARTIDÁRIA??? ACORDA POVÃO O BRASIL É DO POVO, NÃO DA ELITE, VAMOS DAR O TROCO A ELES , PENSEM NO PRÓXIMO. DEIXA SE SER MANIPULADO POR IMPRENSA INTERESSEIRA, QUE GOSTA DE DAR MANCHETES DO POVO PASSANDO FOME, NA MISÉRIA, ..COMO MUITOS VIVIAM NO GOVERNO ANTERIOR …VAMOS DERRUBAR OS PODEROSOS!!! POIS ENQUANTO TIVER POBRE . MISERÁVEL É LUCRO PARA ELES!!!

  304. Uma sugestão para o Lula. Se pedissem para ele tentar um único dia a viver como atirador de esquerda, é o que ele fazia enquanto oposição. Será se ele conseguiria? Qual é a verdadeira identidade deste Senhor? Será se ele ainda se reconhece?

  305. Dilma no primeiro turno. Para a opsição, PIG e seus asseclas demotucanos só restará o choro, o esperneio e depois a adesão. Sim, adesão. Podem escrever que o PSDB, percebendo o seu desgate eleitoral irá aderir ao governo Dilma, como fizeram o PDT, PP e outros na vitória lulista.
    E não adianta inventarem acusações. Só falta disserem que a blusa que causou o caos no metrô de SP, ou era a blusa da Dilma ou bandeira do PT. Dá-lhe incompetência e descaso, essas sim as verdadeiras habilidades gerenciais do FHC e sua turma. Lembram do apagão? Da divida externa? Da ingerência do FMI? Do Ricupero? Do salário mínimo de 80 dólares? Do Fator Previdenciário? Da CPMF? Dos “vagabundos” dos aposentados? Do socorro fraudelento aos bancos? Da flexibilização do câmbio, que chegou em 2002, a quatro reais por dólar? Da falência do EStado, vendas fraudulentas de estatais? Ainda bem que o Serra, só despencando…..rsrsrs

  306. Ah! E quem disse que o Datafolha (da Midia oportunista) é confiável nessa altura do campeonato? Pesquisa se manipula (estudei estatistica na Facu). É so verem as manchetes de capa da Folha de SP. Nada em destaque contra o governo do PSDB, nem sobre o apagão do Metrô..manchetes de capa ruidosa, só contra o PT ou a Dilma.
    A DataFolha vinha ha tempos insistindo em pesquisas que mostravam a Dilma e o Serra sempre empatados. Diferentemente de outros insititudos. De uma hora pra outra saiu uma pesquisa que a Dilma estava 20 pontos na frente do Serra – mesmo indice dos outros – não tiveram mais como encobrir a mentira. Vá enganar os idiotas, instituto de m…vendido!

  307. Se o dataserrafolha tivesse crédito, eu até acreditaria que essa pesquisa não é uma tentativa de resposta à Dilma, pelo pé na bunda que ela deu na folha pelas sussecivas mentiras publicadas.

  308. Se você, que faz parte da mídia com este blog, puxa a sardinha escancaradamente para a Dilma, porque critica o resto da imprensa por, segundo sua opinião, defender o candidato contrário? Não seriam, pois, farinha do mesmo saco, ou melhor, farinha em sacos opostos.

  309. É triste ver a amnésia da qual sofrem os brasileiros e até os instruídos. Esqueceram que seu querido Lula sempre se esquivou de perguntas sérias, nunca soube de nada, sacrificou a classe média em prol de muitos vagabundos, que em vez de trabalhar, recebem a tal da bolsa família e continuam assaltando quem trabalha. Nunca se viu e ouviu tantas mentiras, nem tantos conchavos com pilantras que deveriam ser enforcados como a família Sarney, e descobriu-se tanta sujeira, e ainda vão votar numa cria, leia-se Dilma, desse meliante. Parabéns, brasileiros, e no futuro, engulam tudo o que essa mulher horrorosa vai aprontar, pois todos vocês merecem belas lambadas em seus cérebros.

  310. Xiiiiiiiiiiiiiiii, pra quem vai a “rosa” nesta “primavera”?

    Essas mídias…………………..como elas acusam “injustamente” os petista. Só porque teve trafego (com pedágio é claro) de influência…….que mídia é essa que persegue esses “inocentes” petistas?…..isso tem que acabar….vocês concordam?

  311. Sem chance… Se esse tipo de expediente desse resultado Dilma não teria nem 1%.

    Como não funciona….
    Dilma primeiro turno, o que vejo é uma reação até esperada de Marina no final da campanha, Se Serra não se cuidar Marina passa ele…

  312. Acho que segundo turno só em são paulo, não confio em nada que fvem da folha, mostrou-se sem qualquer ética e a vontade dela em levar serra para o segundo turno fez muita “maladragem jornalistica”.
    P trackin da vox popolis e Ig aponta o emsmo resultados ou seja a posição de dilma foi inaterada.

  313. Se depender do Pig com certeza, o datafolha entrou em campo de novo, elevando para cima os votos de marina e dos nanicos, o povo já decidiu no primeiro ou no segundo é Dilma neles.

  314. O QUE ME CHAMA ATENÇÃO É O INTERESSE DA REVISTA
    VEJA SOBRE O CASO ERENICE GUERRA,
    SERÁ QUE É APENAS DENUNCIAS OU TERCEIRAS INTENÇÕES.E NO CASO DA GLOBO, SERÁ QUE A MOCINHA
    QUE DILMA GANHE?EU SOUBE QUE O TERRENO DA REDE
    GLOBO EM SÃO PAULO É IRREGULAR.SENDO QUE SERRA ERA O GOVERNADOR….NÃO SEI…MAS EU ACHO QUE A GLOBO QUER DETONAR DILMA.JÁ EU COMO PRETENDO PRESTAR VÁRIOS CONCURSOS PÚBLICO
    ESTOU COM DILMA ..PSDB=PRIVATIZAÇÃO….

  315. HOJE A MANCHETE DE CAPA DO JORNAL DA TARDE ESTADÃO DOS POBRES FOI:
    11 EMAS MORREM NO ZOO DE SÃO PAULO.
    E DENTRO, ESCONDIDO A MANCHETE PRINCIPAL:
    METRO DE SÃO PAULO É SUSPEITO DE ESTAR SUCATEADO POR EXCESSO DE USUÁRIOS.
    Em decorrencia do apagão do Metrô nesta semana.
    Vergonhoso! Se fosse o governo do PT responsavel por esse desmonte no Estado, podem ter certeza que não iriam dar atenção à emas.
    TODA A MIDIA DE SÃO PAULO FOI VENDIDA PARA O PSDB/DEM em troca da aprovação da LEI CIDADE LIMPA.
    QUEM ESTA LUCRANDO HORRORES COM A FALTA DE MIDIA ALTERNATIVA NA CIDADE.? OS GRANDES VEICULOS DE COMUNICAÇÃO.
    GLOBO, GRUPO FOLHA, ESTADÃO, EDITORA ABRIL. É so repararam no aumento descomunal de anuncios nesses veiculos nos ultimos tempos. So idiota não vê isso. Estavam todos quebrados antes dessa lei.

  316. Eu não arrisco o meu voto com a dona dilma. ela não demonstra sinceridade. ela simplesmente deseja poder ganancia e pessoas que governaram este país sem popularidade como collor e o janio quadros, indiscutivelmente ela (dilma) não ficará por menos. ela é uma pessoa com um passado obscuro e tenebroso. não votem na incerteza. votem em SERRA OU MARINA.

  317. E HOJE, ESSES VEICULOS ESTÃO PAGANDO A CONTA, ENCOBRINDO ESCANDALOS E MAIS ESCANDALOS DESSES PARTIDOS., A ORDEM É: CACEM OS PETISTAS , NOS DEIXEM EM PAZ E PUBLIQUEM TUDO EM DESTAQUE.!!!

  318. Ah, completando a minha opinião, vou votar na Maria OsMARINA Silva, exatamente pelo fato de muitos pobres coitados dizerem que ela é feia e passa fome, no entanto, até agora, mostrou muita competência e inteligência, valendo o ditado ao inverso: não é o hábito que faz o monge.
    Não adianta estar toda produzida como a cria do molusco, se tem um coração podre.

  319. ta deprimente o trabalho de algums orgãos de impresa ta dando muito na cara que estão puxando pro hommer meu assim os jornais vão tranquilamente a falencia e a vejinha 16 anos de psdb em são paulo nenhum roubinho nenhuma sujeirinha nada nem uma capinha contra bilhões no metro tudo certinho e o kassab ainda mandou 01 bi sera que foi tudo envestido certinho nossa que maravilha o roubo-anel nada desviado um anjinho o psdb junto com o DEMO ai não da é de enjuar perdeu mais um assinante.

  320. Pobre país, os petralhas autoritários e sem escrupúlos na cúpula do poder e o povo acreditando em papai noel. Da até pena , não fosse tão trágico.O molusco barbudo espumando de raiva por terem descoberto mais uma rouba lheira bem nas suas barbas.

  321. Li todos os comentários, e percebi que todos os comentários, respeitando a opinião de voces, são de pessoas que são politiqueiras, que nada sabe sobre o que é fazer política no Brasil, hoje voces apoiam este Partido que se diz de trabalhadores, de trabalhadores eles nada tem são aproveitadores do momento, querem se perpetuar no poder, vote hoje no PT, e chore 04 anos/o voto de de voces poius o meu nunca sera este voto de oportunistas; ESTA A FORMA DE GOVERNAR DO PT/PARTIDO DA BOQUINHA;

  322. MEU CARO KOTSCHO… É COMO VOCE BEM DIZ,,, TUDO PASSA,,,POREM,,, EU,,,JAMAIS HAVIA VISTO,,TAMANHA COVARDIA,,DO “”CONSORCIO”” ESTADAO, FOLHA E GLOBO E SUAS REVISTINHAS NAZISTAS,,, ESTAO EM TOTAL DESESPERO,,,E POR ESTA E OUTRAS COISA ESTE TRIO,, SUSTENTOU A DITADURA GENOCIDA,,,POR DECADAS,,E ESATO ACOSTUMADOS,, A,, GOLPISMOS,,E,, SUBMUNDO DO JORNALISMO,,, REPITO,,,SAO,,,UMA,,,AMEAÇA,,,A..SOBERANIA NACIONAL..!!! PERIGO PERMANENTE A..DEMOCRACIA,,DURAMENTE CONQUISTADA!!! CREIO QUE OS BRASILEIROS JA ESTAO,, POLITIZADOS,,PARA,,, NOTAR E SENTIR,,, QUEM SAO OS INIMIGOS DA PATRIA!!! UMM ABRAÇAO MARCAO

  323. Ricardo,

    Mais uma vez não leio os comentários feitos para este tema.
    Na velocidade que vem caindo a diferença, migrando para a Marina, mesmo assim, levando ainda Serra ao retrovisor da Dilma, é provavel que tenhamos um segundo turno.
    Com certeza, todas essas denuncias feitas na reta final, atingiram sim a campoanha PTista, apesar das prontas providências a qual o governo promoveu em resposta as acusações, creio que amenizou mas não saneou a infecção que atingiu em uma boa parte do eleitorado Dilma.
    Como uma dia coloquei aqui, tem mmuita gente que torce para o Jacaré querendo que o Indiana Jones se dane, e apalude, ovaciona o Jacaré que destruiu o herói, o mito, o queridinho do povo e por ai vai.
    Parece surreal, mmas não é. Tem dois senhores aposentados que costumamos nos encontrar pela manhã na praia. Sentamos para tormar um café com pão em uma barraca de oputro amigo e hopje, eles estavam falando sobre os umtimos fatos. Fui taxativo em perguntar em quem iriam votar se iriam pois ja estavam isentos. Um me respondeu “enquanto eu tiver vida e equiulibrio vou votar e pensava na Dilma, mas confesso que estou com medo!” o outro,
    mais direto foi logo dizendo que “onde tem fumaça tem fogo. Se a ministra não tinha culpa, porque se demitiu? Esperava a investigação!”.
    O Dirley, dono do bar gritoi logo: “VOTO NA MARINA E NO GABEIRA!” ai acendeu um fogo no recinto, Um falou do outro lado do balcão:” boa!!!” Oe senhores que conversavam comigo com ar de quem encontraram uma soluçã, concordaram. o Dirley volto a dizer: ” OLHA, NÓS MORAMOS EM UMA REGIÃO ECOLÓGICA. NOS DEPENDEMOS DESTA PÁISAGEM, DO MAR LIMPO, DA LAGOA DESPOLUIDA, EM FIM, QUEIRA OU NÃO A ECOLOGIA NOS PROPORCIONA O MODO DE VIDA. ENTÃO MARINA, GABEIRA, SIRKIS, MINC E TALVEZ O PICIANI”! Como advogado do diabo falei: “ELES, TIRANDO OS DEPUTADOS E SENADORES, NÃO VÃO VENDER!” O Dirley, retrucou: MAS NÃO IMPORTA, O QUE INTERESSA É QUE SEREI HONESTO COMIGO E COM MUITOS AMIGOS DAQUI”.
    Em fim, todo mundo que estava na birosca, concordaram com o Dirley, e aquele quadro que semana passada vi na padaria onde todos eram Dilma, conseguiu uma concorrencia, digamos assim, com a Marina e o Gabeira.
    Será que teremos um segundo turno? Se a Marina vier na velocidade que está ganhando pontos a cada dia, enconstar no Serra e até passar. De 13 pontos para vinte e dois da uma média de 10 dias, digamos 2 pontosa por dia completam 20, com algumas dissidencias serrista e mais de Dilma, digamos que empate Serra e Marina. Se contarmos que os indecisos e os nulos resolvam em protesto votarem na Marinba, digamos que ela consiga 4 pontos deste grupo, a Marina passa Serra e vai para o segundo turno com a Dilma. Aí de qualquer maneira dará Dilma, mas, totdo o PT, Lula e afuins, terão que fazer uma revisão p´rofunda internamente, estruturalmente e de pessoal. Talvez, mudar o discurso comum, sem envolver o Lula que é algo a parte do PT.
    Esperemos dia 3 de outubro ou melhor, dia 4 de outubro para sabermos quem ganhou este páreo.

  324. Se depender de mim, que vou votar em Marina, haverá segundo turno, sim. Agora, tenho estranhado muito que o tracking vox-populi parou de fazer pesquisa para o governo de SP, pois a última que vi foi em 10/09. Por que será? Talvez Alckmin já esteja com mais de 60%….

  325. O Brasil cresceu APESAR do Lula.
    O Mundo inteiro crsceu e o Brasil ficou na rabeira. Pior entre os emergentes. Um dos piores nas Americas.
    Em suma. Lula não fez nada exceto aparelhar o governo com sindicalismo barato que provoca toda essa ineficiencia e corrupção.
    Lula acabou com a classe média. Tirou dinheiro desta e distribuiu aos pobres e muito mais aos ricos. Bancos, gdes redes, fabricas de autiomoveis nunca lucraram tanto e a classe média hoje , para sobreviver, tem que pechinchar até pra comprar remédio.
    Fora Lula. Fora PT.

  326. jose baixaria serra e o nome indicado para presidencia das organizações tabara com fernando henrique cardoso como vice, porem, para presidente do brasil contra a vontade da veja,da globo,da folha de são paulo dos jornalistas da bandeirante liderados pelo fernando mitre que falou esta perola no programa band eleições (dilma caiu 5 pontos agora nos ja podemos ter segundo turno) quanta imparcialidade,ainda bem que o presidente da vox populi estava la para conter o desvario do mitre e dos seu comandados. podem tirar o cavalo da chuva a dilma vai ganhar no primeiro turno . as 9 horas da noite do dia 3 de outubro a DILMA ja sera presidente.

  327. nao podemos acreditar numa corja de criar corruptos
    e nao acontecer nada, nos brasileiros nao merecemos isso, temos esse momento de impedi-los.
    bom seria se os votos nulos ganhassem as eleições e fosse necessario convocar nova eleição com outros nomes, nehum desses me satisfaz.

  328. LEIAM O QUE FOI PUBLICADO NO JORNAL THE ECONOMIST Situação do Brasil antes e depois.
    Nos tempos de FHC X Nos tempos de LULA
    Risco Brasil
    FHC – 2.700 pontos
    LULA – 200 pontos
    Salário Mínimo
    FHC – 78 dólares
    LULA -210 dólares
    Dólar
    FHC – R$ 3,00
    LULA – R$ 1,78
    Dívida FMI
    FHC – Não mexeu
    LULA – Pagou
    Indústria naval
    FHC – Não mexeu
    LULA – Reconstruiu
    Universidades Federais Novas
    FHC – Nenhuma
    LULA – 10
    Extensões Universitárias
    FHC – Nenhuma
    LULA – 45
    Escolas Técnicas
    FHC – Nenhuma
    LULA – 214
    Valores e Reservas do Tesouro Nacional
    FHC – 185 Bilhões de Dólares Negativos
    LULA – 160 Bilhões de Dólares Positivos
    Créditos para o povo/PIB
    FHC – 14%
    LULA – 34%
    Estradas de Ferro
    FHC – Nenhuma
    LULA – 3 em andamento
    Estradas Rodoviárias
    FHC – 90% danificadas
    LULA – 70% recuperadas
    Industria Automobilística
    FHC – Em baixa, 20%
    LULA – Em alta, 30%
    Crises internacionais
    FHC – 4, arrasando o país
    LULA – Nenhuma, pelas reservas acumuladas
    Cambio
    FHC – Fixo, estourando o Tesouro Nacional
    LULA – Flutuante: com ligeiras intervenções do Banco Central
    Taxas de Juros SELIC
    FHC – 27%
    LULA – 11%
    Mobilidade Social
    FHC – 2 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza
    LULA – 23 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza
    Empregos
    FHC – 780 mil
    LULA – 11 milhões
    Investimentos em infraestrutura
    FHC – Nenhum
    LULA – 504 Bilhões de reais previstos até 2010
    Mercado internacional
    FHC – Brasil sem crédito
    LULA – Brasil reconhecido como grau de investimento

    – repasse, por favor, o Brasil precisa saber.
    – Que este e-mail circule pelo Brasil inteiro.
    – ESSE TEXTO DEVE-SE TRANSFORMAR NA MAIOR CORRENTE QUE A INTERNET JÁ VIU!!!
    ACORDA BRASIL!””

    PSDB OUTRA VEZ NÃO!

  329. bem li os comentarios e muita gente pergunta o que o PSDB fez quando era governo vou responder o que lembro
    pegou o mpais devendo 60 BI entregou devendo 880 BI pegou uma carga tributaria de 26%do PIB entregou 39% PIB
    alienou 500 BI de patrimonio publico estes sao os grandes feitos do psdb
    alguns escandalos desvio de 130U$BI atraves de contas cc5 leia se banestado, compra da reeleiçao
    e agora a imprensa lembra disto nao nao nao
    a elite pseudo branca escravagista nao tem interesse que o pais desenvolva, se desenvolver vai ter que remunerar quem trabalha, vai ter que conviver com quem trabalha
    ou voçes acham que esta elite fica feliz em ver nos “povo ” compartilhar o mesmo espaço que eles,o mesmo aviao o mesmo bar da moda
    o que eles sempre manteveram ate o lula chegar la foi este apartaide social e querem manter a qualquer custo
    por isto eu que nunca votei em cadidato do PT agora voto na DILMA e vamos ganhar no 1°TURNO

  330. OLHA OQUE O BRASIL ERA ANTES DO LULA E OQUE É AGORA, AI ENTÃO VC VAI VER QUEM REALMENTE MERECE SEU VOTO E QUEM REALMENTE AMA SEU POVO QUE HOJE VIVE MUITO MELHOR SÓ QUE É MUITO DIFICIL TER QUE ASSUMI QUE UM OPERARIO É O MELHOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DESSA NACÃO .
    DILMA NELES BRASIL!!!!!!!!!!!!!

  331. Quem habitua-se a elogiar o jeito “tucano” de governar, que se informe o modo como esses senhores tratam os funcionários públicos estaduais paulistas. PSDB, nunca mais!

  332. Cada povo tem um governo que merece, pelos comentários acima, vejo que a maioria são analfabetos e ignorantes, pois apoiam o Lulismo, inclusive o autor desta coluna, que se diz uma pessoa inteligente, o PT só transformou o bolsa escola do programa FHC, em bolsa esmola do PT, o resto foi o prosseguimento do plano real, com Henrique Meirelles,
    aliás , programa do FHC, o resto foi o contexto mundial, com relação às denúncias, são todas verdadeiras, mas como o Lula mantém uma ditadura populista, onde manipula o Legislativo e o Judiciário, vamos rezar para que Deus não deixe de ser brasileiro.

  333. EESPERO ENCERRAR ESSE COMETARIO AQUI, GENTE VAMOS PARAR DE LERO LERO É DILMA QUE EU QUERO , AQUI MINHA FAMILHA E EU JÁ DECIDIU É DILMA 13 , PRESIDENTE, CELSO RUSSOMANO PARA GOVERNADOR FILLIPE 1321 LÁ DA CIDADE DE DIADEMA PARA DEPUTADO FEDERAL E CARLOS GRANA LÁ DO ABC PAULISTA PARA DEPUTADO ESTADUAL 13690

  334. A IMPRENSA NÃO TEM A MESMA FORÇA DE MANIPULAR AS PESSOAS COMO EM OUTRAS ELEIÇÕES.
    FORAM OITO ANOS DE PAU EM CIMA DO LULA E O POVO ESTÁ COM ELE. PRECISAMOS DE UMA IMPRENSA QUE NOS RESPEITE. NÃO SOMOS IDIOTAS. TORÇO POR LULA. TORÇO PELO BRASIL.

  335. O Brasil melhou em grande parte devido a economia mundial ter melhorado. Era para o Brasil estar bem melhor se não fosse tanta corrupção como o mensalão por exemplo, e o Lula e a Dilma nunca sebem o que se passa perto deles? Parem de ser ignorantes ao pensarem que a Dilma vai dar continuidade… O Serra é o candidato melhor preparado para dar continuidade aos bons projetos. Manda a Dilma ir cuidar do netinho dela.
    Rumo ao segundo turno!

    Um abraço!!

  336. Vamos responder com Marina. É a única que merece o nosso voto , apesar, de ser um pouco combativa para o meu gosto. Está faltando aumentar a adrenalina. Usar das mesmas armas que essa corja entende. Xingar a mãe, para mim, é o mínimo necessário. Tem que usar a linguagem deles. Mas, é o que nos resta…

  337. Povo Brasileiro,pensem bem antes de votar,alguem empregaria uma pessoa com os antecedentes criminais igual dessa candidata, voltaremos ao regime antigo que tanto lutamos para mudar,mais dizem que em terra de cego
    quem tem um olho é rei, e aqui nao precisa nem de um olho
    pois o povo esta cego.

  338. Se houver, acredito que seja Dilma com Marina, pois eleitor da Dilma não vai migrar pra outro, como eleitor de Marina não migra pra lá também.

  339. Precisamo ler notícias de mídias internacionais para abrirmos a mente. Precisamos ver como a corrupção é um câncer mudial e como os noticiários encaram este câncer em alguns lugares do planeta. No Brasil foi-se o tempo em que varriam para debaixo do tapete todas as falcatruas. Diferentemente do pior governo, FHC e seus partidos PSDB/DEM, que pagava pedra para o PIG, temos ultimamente o véu da corrupção rasgado e o santuário dos sacrifícios expostos à população. Corrupção no Brasil nunca deixou de existir desde a construção mentirosa do descobrimento desta Terra Mãe Gentil à fundação do primeiro Banco (o Banco do Brasil), passando por todos os capítulos de nossa história política.
    Bons livros de se ler: Brasil Nunca Mais; As Histórias Secretas de Rocha Pombo e outros tantos que brasileiro não gosta de ler.
    Mas, é importante salientar que o Brasil nunca foi visto pelo mundo como está agora sendo visto com o Governo do Lula, do PT. Que a Luz Divina ilumine a mente de cada um de nós para não voltarmos ao passado ridículo que vivemos por séculos. Que o discernimento racional de cada um eleitor saiba fazer comparativos entre o passado e o presente.
    Hoje sinto-me orgulhoso de ler boas notícias sobre o Brasil nas mídias internacionais, porque na nossa só lemos futrica que tende empurrar-nos para o quanto pior, melhor.

  340. A imprensa golpista, leia-se Folha, mente acintosamente.
    O Vox Populi mantém a estabilidade de Dilma.
    Quem, Serra representa: Interesse da Abril, interesse das construtoras irmãs, etc e tal.
    Sr. Kotsho: Cite uma medida em prol dos quenada têm ou, para os milhares de militantes dessa classe chamada classe média baixa, de autoria do ínclito, capaz, paladino da democrácia, chamado, Zé Serra.

  341. Temos aí, os resultados de pesquisas. MAS, olhem!!! ja passei dos 50 anos e nunca fui interceptado por um desses idiótas que as fazem. O serviço é mal feito . Alem de induzir os indecisos a votar em quem aparece na frente das pesquisas.(Sabemos que existem muitos imbecis com o título na mão)Quem não lembra das eleições de Janio para prefeito com seu rival FHC.
    FHC, sentou até na cadeira do gabinete. A pesquisa dava sua vitória fácil. mas quem mandou desinfectar a mesma foi o Velho Janio e lá Governou a grande metrópoli S. Paulo.

  342. Acabou de sair pesquisa VOX POPULI/IG/BAND
    DILMA 51%
    SERRA 24%
    MARINA 10%

    De acordo com o texto ,só Marina cresceu 1 ponto em relação à última pequisa.
    É PRIMEIRO TURNO!!!
    Todo mundo sabe que a metodologia do DATAFOLHA privilegia a área urbana, além de que os números mudaram dentro da margem de erro.
    E a zona rural faz muita diferença.

    É só denúncia e quase nada muda!

    Os cães ladram e a caravana passa!!!

  343. Nós brasileiros estamos numa sinuca de bico, de uma lado dilma, com um passado nebuloso e apoiada por um grande camelô politiqueiro, que tem como mestre o grande lobo das montanhas(josé dirceu), do outro marina silva discipula de tudo isto ai, e com taco na mão josé serra, sem nenhuma chance de uma tacada correta, pelo simples fato de dar uma branca. Ora, mesmo que josé serra esteja esnucado, quem sabe nós eleitores poderemos dar a ele um voto de confiança, isto porque, é melhor ter um mal jogador na presidencia da republica, porem honesto, do que termos lá uma matilha. Deus Salve o Brasil.

  344. Impressa golpsita assim como em 2006, esta a todo custo tentanto fabricar um 2º turno, mas agora a situação é diferente, o governo LULA se consolidou e DILMA, cresceu em vários segmentos, inclusive os mais conservadores tradiconais aliados do PSDB. Novas denucncias iram surgir mais é muito dificil mudar o quadro. Pior o PSDB e Serra que tiveram um passado, negar tudo e jogar sua biografia para o lixo. Esprrto foi o o Aécio que mineiramente tirou o time de campo na hora certa, vai se eleger Senador e certamente integrara a base do futuro Governo DILMA. O resto é factoide.

  345. Quando um candidato ou candidata está na frente, conforme pesquisas sérias, o que fazem os opositores? Procuram divulgar algum deslize que envolva o que está “vencendo” pelas pesquisas. Pode ser verdade, mas o acusado tem direito a defesa e as vezes o tempo é curto para isso.
    Não fizeram uma vez isso com o Lula e ele perdeu as eleições. Lembram?
    Porque precisam usar da denuncia de ultima hora para convencer o povo a mudar o seu voto? Será que o povo é tão desinformado assim? Será que o povo só vê o que é mal e esquecem o que foi bem feito?
    Eu creio que Deus, que todo o povo brasileiro é temente a Ele, nos iluminará e votaremos num candidato ou candidata que supere em muito mais o governo de Lula.
    Collor, quando eleito, acreditei que seria um novo Juscelino, mas eu me decepcionei
    Um povo, iluminado por Deus, não errará duas vezes. Assim acredito.

  346. Ricardo, sabe o que mais gosto, quando estes analistas quebram a cara. Para mostrar que são covardes, aposte alguma coisa valiosa com eles, na mesma hora dizem que é só suposição, um bando de hipócritas ou puxa-sacos.

  347. É Ricardo, gosto muito de ti, mas, porém, contudo, todavia, esses analistas que você consultou devem fazer parte do PIG (Partido da Imprensa Golpista). Pois os que consultei acham o contrário. Serra e Mariana estão subindo. É só invenção da Folha para dar um pequeno ânimo a seu candidato. Mas se houver segundo turno, será somente para manter de pé por um pouco mais de tempo, a esperança de Serra. E no segundo turno que João Santana vai fazer as comparações entre o governo do PT e o do PSDB. Aí, amigo, só vai dar Dilma.

  348. Se o PIG fizer uma semana de jornalismo limpo a Dilma ganha no primeiro turno com 65% dos votos;continuando a baixaria do PIG ela ganha com “apenas” 52%.

  349. Há, agora entendi, é segundo turno para eleição de sindico do prédio, seu Osvaldo do 503, contra o Vampirão, mais até agora seu Osvaldo está dando uma lavada, não sei nem se vai ter o segundo turno.

  350. Acredito que não, é apenas uma frente fria passando no verão do PT.
    Irremediavelmente a eleição vai morrer no primeiro turno.
    Ainda mais agora que aparece o João Almeida dizendo que deveriam ter tirado o Lula logo em 2005. Deveriam mas não fizeram, só piora as coisas.

    Segue o enterro, vamos votar !

  351. Aqui no predio que eu moro, vai ter eleição pra Sindico, não precisa morar no Predio, apenas tem que ser safado, quer se candidatar Serra?, eu acho que vc não ganha, pois vc não é safado e sim pau mandado.

  352. A MARINA E NESTE MOMENTO A MELHOR OPÇÃO PARA O BRASIL, ELA NÃO ESTA COMPROMETIDA COM BANQUEIROS A CAMPANHA DELA E BEM MODESTA E SOBRE TODO TEM UMA CONDUTA POLITICA IMACULADA,
    ESTA BEM POSICIONADA EM RELAÇÃOAS DENUNCIA DA ROUBALHEIRA DA SUCESSORA DA dilma E MOSTRA HONESTIDADE NO QUE PROMETE

  353. Vai ter segundo turno sim, afinal, Deus é brasileiro!!!! Essa mulher NÃO PODE assumir o Brasil, credo! Sei que vou ser malhada como judas na sexta feira santa pelos fanaPTicos de plantão, a religião que mais atrai adeptos hoje no Brasil, mas não importa, dou minha opinião sim, com orgulho de não ter me deixado contaminar por essa praga. E se essa mulher ganhar, que Deus tenha pena de nós, brasileiros bem intencionados e não contaminados. Já estou até analisando a ideia de me mudar pro Paraguai, Senegal, sei lá, até ela ser defenestrada como foi o Collor.

  354. Kotscho você como um jornalista independente e coerente gostaria muito de seus comentários quanto:

    1. As acusações de influência e trafego no governo e corrupções deveriam ser anunciadas antes das eleições ou depois das eleições?

    2. Vejo nos jornais, revistas e tvs (estadão, folha, jornal nacional, Veja……) que o governo tem apresentado o menor índice de desemprego nos últimos anos, melhor crescimento, entre outros. Essas informações deveriam ser anunciadas pelas mídias antes das eleições ou depois das eleições?

    Kotscho pelo seu amplo curriculum e independência jornalística o que dos ítens acima as mídias deveriam fazer?

    1. Luiz,

      Vejamos o que é uma manipulação, TV Globo passa quinze dias a comentar sobre a quebra de sigilo da fIlha do Serra, em todas as matérias nesses quinze dias, Globo fez questão de mencionar, ou atribuir de forma subliminar “culpas’ à Dilma, depois de quinze dias a ‘martelar’ constantemente o assunto e sempre a acusar a presidenta Dilma de ser a responsável pela quebra. Na ultima sexta feira Policia Federal apresenta a elucidação do caso, Quebra de sigilo era cometido por uma funcionária da agencia da Receita Federal de Mauá havia 16 anos, ela cometia quebra em troca de 50, 100 ou R$200 Reais.
      Depois que surge a responsável, Globo dá notícia em apenas 30 segundos e no final do JN.sem retirar as acusações velada feirtas a presidenta.
      Isso é chamado de MANIPULAÇÃO DA INFORMAÇÃO.

  355. POPULAÇÃO BRASILEIRA VAMOS VOTAR EM MASSA NA MARINA E LAVAR ELA PARA O SEGUNDO TURNO, NÃO VAMOS PERMITIR ESTE DESASTRE DO PT GANHAR MAIS UMA ELEIÇÃO, ISTO SERÁ UMA TRAGÉDIA POLÍTICA PARA O BRASIL, TUDO QUE ESTAMOS VENDO AI NO HORÁRIO POLÍTICO É BALELA, E FRUTO DO BOLSA FAMÍLIA, ENGANAÇÃO E DEBOCHE COM NOSSO POVO, A CARGA TRIBUTÁRIA SERÁ PENOSAMENTE ELEVADA, OS APOSENTADOS FICARAM ISOLADOS, NÃO CREDITEM NAS MENTIRAS DESTA GENTE, POR FAVOR.VAMOS FORMAR UMA CORRENTE DO VOTO CONCIENTE PARA SALVAR O BRASIL DESTA GENTE, VAMOS VOTAR NA MARINA ELA NÃO ESTÁ COMPROMETIDA COM TODA ESTÁ SUGEIRA QUE ESTAMOS VENDO AI. POR FAVOR,POR FAVOR…POR FAVOR.

  356. O povo realmente está anestesiado, abobalhado, não existe outra explicação. Diante de tantos escandalos de corrupção(o pior cancer que pode existir num País) desde o início do Governo Lula e agora localizado na Casa Civil. Nem isso é motivo para que o Povo acorde em especial aqueles que fazem seus comentários na Internete em defesa dos malfeitores, corruptos, destruidores da ainda existente mísera moral de um Povo . Por letrados que são tais comentarista, deviam se olhar nos espelho para ver se ainda acham um pouco de vergonha em suas caras. Haja Brasil e dinheiro para sustentar essa quadrilha.

  357. Caros,

    Me sinto muito triste com o rumo dessa eleição, o que estamos discutindo é o futuro do nosso País, eu me recuso a apoiar um candidato que vive dizendo que a imprensa e a”elite” o persegue. Eu só queria saber quem é essa tal de elite, pelo que eu ando entendendo só existe 02 tipos de pessoas que não fazem parte dela. Os que apoiam o Pt e os que recebem o bolsa familia. Eu só acho dificil me enquadrar como elite, já que eu trabalho bastante e que a minha bandeira é honestidade e correção sempre. Não estou aqui fazendo apologias politica e nem defendo um ou outro candidato. Mas me preocupa quando vejo o presidente do meu país e o seu candidato reclamarem de perseguição se eles mas do que ninguém perseguem quem não concorda com eles. aonde está a democracia, para onde está indo o meu direito de ir e vir.
    Sim, eu acredito em liberdade de imprensa, o Lula por um acaso criticava a imprensa quando o escandalo era com os inimigos políticos dele??? não que eu me lembre
    Bem dito o ditado ” pimenta nos olhos dos outros é refresco nos da gente”
    E se ele não quer ver o nome dele citado de forma negativa na imprensa, é só ele tomar cuidado com quem ele anda. se você se liga com pessoas corruptas cedo ou tarde você se queima.

    Desabafo de uma Brasileira, que sempre se orgulhou e amou o seu país

  358. vejam que engraçado, no Brasil para arrumar qualquer emprego, tem que ter experiencia, menos para governar. não dá para entregar o BRASIL como cobaia na mão de quem nunca governou nem sua casa, senão vai del uma DILGRAÇA.